Tenho 62 anos de idade e lembro bem que, naquele início da década de 1970, tudo o que tinha era... Fuscas. Para cada cem Fuscas, duas Kombis e um Gordini. Você só viu dez Fuscas? Viu pouco, vai por mim. Ah! Sou neto de um militar. Embora eu fosse criança naquela época, eu também lembro das coisas que o meu avô contava e defendia à mesa dos almoços familiares. Não vou menciona-las aqui, porque a decência me impede. Sim, tudo o que havia era muitos Fuscas, e muitos Paivas desaparecidos, e muitas Eunices aflitas, e muitas famílias mutiladas... Aconteceu.
Quanto aos fuscas tudo certo, mas quando o filme retrata o ano de 96, aparece um santana modelo 99 kkkk é algo bobo, talvez só quem goste muito de carro que vai perceber, que é o meu caso. Mas curti demais o filme.
Nesse momento, pego meu caderninho (igual quando ele faz quando conhece um diretor novo) e escrevo essas frases maravilhosas para usar sem moderação para o resto da vida.
Kkk acho q n tem o tal critico kk essa ideia é relacionada a que não existe a palavra SAUDADE na lingua Inglesa. Mas é óbvio q eles tem algo equivalente, já q n faz sentido eles n terem esse sentimento de SAUDADE, talvez o termo em definição possa ser diferente, porém o sentido deve srr igual.
@@Eduardo_bepeIntra não tem! Qdo me perguntam o que é saudade, eu explico que é o sentimento que sentimos de algo que jamais voltará: tipo a casa da minha avó, sempre que todos os meus primos e eu estávamos juntos e ela contava a história de amor dela e do meu avô, e ela chorava! Não tem em inglês, algo que traduza isso em apenas uma palavra. Moro na Inglaterra há anos, e até hoje não consegui achar uma palavra que traduza
@@julia_ailuj7 peixe com pipoca! Meus avós eram um casal birracial na época da ditadura, e sofreram muito racismo na época, pq meu avô era um seguidor do mariguella e a polícia sempre tava de olho nele
@@nataliacesario316Como vc sabe que eles ou outro povo não tem estes sentimentos? É muito pretensioso acreditar que nós temos exclusividade sobre algumas emoções. Podemos expressar diferente, com mais ou menos intensidade, sim.. toda cultura tem sua peculiaridade, na maneira de agir ou reagir, de sentir e etc. Mas isso não quer dizer que um povo tenha um determinado sentindo que outro povo não tenha. Pra mim isso é bobagem. Afinal todos somos humanos.
Exatamente, inclusive no livro o Marcelo sempre fala que a mãe era mais contida, discreta com as coisas que sentia. Não faria sentido ela explodir mesmo, não era condizente.
Eu acho que não ter explosão deixou melhor. Como o Thiago falou, a panela de pressão que nunca explode, e encaixa perfeitamente porque ela tinha 5 filhos pra cuidar, alimentar e proteger, não podia se permitir quebrar e por isso é mais doloroso, nem o direito de quebrar ela tinha.
É um soco no estômago, mas daqueles que você agradece depois! Walter Salles mandou bem demais, mas prepare-se pra sair do cinema meio pensativo e com o coração apertado. Vale a pena, mas não é pra qualquer um!
Sim, nos anos 70 havia muito fusca, era um carro popular e barato, ainda mais porque a industria automotiva da época era muito limitada, então as pessoas de classe média baixa tinham fusca, e as pessoas com mais dinheiro tinham aqueles sedãs enormes. Nos filmes do Mazaropi passados nos anos 70 é possível ver cenas urbanas onde um monte de fusca rodando nas ruas.
E era o milagre econômico! A classe média tinha mais acesso a bens de consumo, como carros, geladeiras e TV, e o Fusca foi o mais popular. Isso serviu muito para a ditadura encobrir seus assassinatos, torturas, censura, seus crimes de corrupção. Disfarçando seu regime déspota.
E pensar que essa situação só mudou durante o mandato do Collor .. e foi ali em 70 que rolou aquela situação de proibição de importação de veículos não foi?.. e no Brasil tinha umas 3 fabricantes só.. e com pouquíssima variedade..
Torcendo Demais pra Fernanda Torres concorrer ao Oscar de Melhor Atriz, ela nem precisa vencer, só a Indicação já vai ser uma Felicidade Imensa. 🏆👏👏👏👏👏⭐⭐⭐⭐⭐
Depois de sobreviver a Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo, Mamonas Assassinas e Silvio é Maravilhoso Finalmente poder assistir uma produção Brasileira que mostra o que o nosso Cinema tem de Melhor. 🇧🇷👏👏👏👏👏
O Brasil tem um dos melhores cinemas do mundo. Uma pena é que uma parcela muito pequena consegue alguma distribuição. Eu amei Ainda Estou Aqui e ele nem é um filme brasileiro preferido esse ano.
@@murilocorpes3310 O Dia Que Te Conheci. Dos que vão estrear (vi na Mostra de SP) tem o excelente Os Enforcados e Oeste Outra Vez, que na minha humilde opinião, é o melhor filme de faroeste da última década.
Eu acho uma pena que muitos brasileiros só dão "valor" pro cinema brasileiro quando se trata de Oscar, depois é provável que nem tenham interesse por outros bons filmes estão sendo ou ja foram lançados. Felizmente estamos em uma ótima fase do cinema nacional e acho que ainda é preciso ter uma divulgação internacional pros filmes daqui chegarem em mais pessoas, uma pena por uma parte. Que as pessoas vejam no cinema se puderem e que procurem mais do nosso cinema.
@joaoviniciusbezerraassunca7373 Tem Greice, Tia Virgínia, Carvão, Marte Um, Retratos Fantasmas, Deserto Particular, Mato Seco em Chamas, A Vida Invisível, Como Nossos Pais, A Filha do Palhaço, Arábia etc.
@@joaoviniciusbezerraassunca7373 Além dos citados pelo colega acima, veja Saudade Fez Morada Aqui Dentro (tá na netflix), Noites Alienígenas e Sem coração. Dois deles estavam disputando com Ainda estou aqui como indicação brasileira ao oscar, e também acho válido ver outros realizadores fora do eixo que não sejam apenas Kleber Mendonça e Karim Ainouz
@@joaoviniciusbezerraassunca7373 Central do Brasil, Tropa de Elite 2, Não Por Acaso, Vidas Secas, Tocaia no Asfalto, Limite, Cabra Marcado Para Morrer, Ação Entre Amigos, O Céu de Suely, Boi Neon, Cidade Baixa, O Menino e o Mundo, Marighella, Cinema Aspirina e Urubus, Baile Perfumado, O Sequestro do Voo 375, Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver, Pixote, O Quatrilho, O Que é Isso Companheiro, Os Fuzis, O Enterro da Cafetina, A Marcada Carne, O Homem da Capa Preta, Faca de Dois Gumes, Abril Despedaçado, O Corintiano, O Palhaço, Que Horas Ela Volta?, Lúcio Flávio o Passageiro da Agonia, Memórias do Cárcere, Terra Estrangeira, Mangue Negro, Jogos Subterrâneos, Copacabana Me Engana... Se quiser mais, eu cito mais. Pelo menos a metade são filmes recentes.
Pra quem for assistir o filme no shopping tijuca, no Rio de Janeiro, o prédio da polícia do exército, que fica ao lado do shopping, foi onde o Rubens Paiva foi morto. Ele morreu por causa da hemorragia interna (resultado das sessões de tortura) jogado nu no chão da sua cela.
@@alinevictoria8873 eu não diria que isso é um spoiler. Além disso, essa informação não diminui em nada a experiência do filme. É um filme que vai muito além disso pois é uma discussão profunda sobre perda, saudade, vazio e injustiça. Tudo isso sob a sombra das atrocidades da ditadura militar.
@@alinevictoria8873Mas cara, todo mundo sabe (ou deveria saber) que o Rubens Paiva foi assassinado durante a Ditadura. Isso não é spoiler. Seria o mesmo que lançassem um filme sobre Tiradentes, alguém dissesse que ele foi executado na forca, e você chamasse isso de spoiler... rs...
Eu não conhecia o Rubens Paiva, e sinceramente prefiro assim, eu senti as mesmas emoções que os familiares do filme, tendo esperança dele aparecer..aliás eu só assisto filme sem saber nada dele, nem a sinopse eu leio , pra mim é bem melhor assim @@Luiz_Wan
Assisti a estreia ontem, no Cinemark de Campo Grande/MS, e aqui também todo mundo aplaudiu no final. Percebi o silêncio ao longo do filme também, e pouco entra e sai. Fiquei feliz por ver muita gente bem jovem indo ver o filme na estreia, sinal de que essa galera que nasceu a partir dos anos 2000 também está estudando a história e se engajando politicamente. Na minha opinião, essa explosão da Eunice aconteceu quando o cachorrinho foi atropelado e ela partiu pra cima dos milicos que ficavam do outro lado da rua vigiando a casa dela. Não foi pior porque ela era uma pessoa bem controlada, tinha que ser pra segurar aquela onda toda sozinha. A Fernanda Montenegro poderia ter aparecido mais, mas a única cena com ela foi a que mais me emocionou.
Estou com você com relação à Fernanda Montenegro. Segurei a emoção o filme todo, mas quando ela apareceu... nossa, minha respiração travou pra não chorar.
Eu assisti esse filme com a minha mãe e foi uma experiência muito legal pq o q vc falou de construção de época foi algo q me impressionou muito e a minha mãe comentou sobre isso. Teve dois momentos q ela falou, um sobre o pote de toddy kkkkk e o outro foi na cena das meninas passando coca cola para bronzear. Eu sei q são coisas boas mas mostra como ela fixou imersiva neste filme pois ela viveu aquela época. E algo q me emocionou muito tbm foi q eu vi a minha mãe na Fernanda Torres, óbvio q não tem nada ver o q ela viveu com o q a minha mãe viveu mas tem muitos momentos onde ela tá se segurando e quando tá triste e feliz tbm eu vi a minha mãe nela e é algo q a gente só percebe quando fica mais velho mesmo e vai aprendendo mais sobre nossos pais. Eu poderia passar um bom tempo em como esse filme mexeu com o meu emocional
Na sessão em que estive, tinham muitos idosos pra cima dos 70 anos, que estavam muuuito emocionados. É realmente sufocante, mas com um sutileza absurda. Viva o cinema nacional!
Assiti esse filme hoje. Que filme sensacional. Que atuação estupenda da Fernanda Torres. A cena do restaurante é daquelas em que o protagonista conversa com você e te passa tudo o que está sentindo sem falar nenhuma palavra. Só se ouvia gente chorando nessa hora. Fernada Montenegro dá um show apenas com o olhar. A fotografia, o roteiro e a direção do Walter também são incríveis. Filmaço 👏👏👏👏👏👏👏
Estão aceitando. Tenho certeza que muitos vão achar esse filme lindo enquanto fazem troça com a morte do clezão, porque claro, perseguição a "golpistas de direita" é válido. Vivemos na ditadura do amor.
@@omopai esse seu comentário só demonstra o seu desconhecimento, pois inúmeras pessoas foram caladas e de forma pior q no regime militar, pois trata-se de censura prévia. Foram banidas e impedidas de se expressar nas redes por pura perseguição política. Sem falar as que foram presas ou exiladas apenas por se expressar.
Dá um calor no coração e uma alegria ter um filme perfeito, com o tema certo e que ainda conversa com a atualidade tornando-o extremamente relevante para nossas vidas. Por fim, o melhor comentarista, no melhor canal de cinema falando em alto e bom tom o necessário sobre o filme e sobre a maluquice que se tornou uma parte da política atual, Não é sobre ser direita ou esquerda, sobre lula ou Bolsonaro, é sobre apoiar um regime ditador, cruel, vil e violento. Essa crítica me fez aplaudir e vibrar.
Cara sai a meia hora do cinema e ainda estou com o peito apertado, com tantos sentimentos por tanta coisa que o filme mostra que muitos querem repetir, QUE FILME, aí aí Fernanda Torres é foda pra caralho!!! E a direção do Walter Salles é incrível
Tiago eu falo em termos de distribuição se esse filme for indicado mais gente vai velo pelo mundo e podem descobrir mais filmes brasileiros eu acho q o cinema nacional precisa começar a colocar seus filmes para essas grandes premiações e apresentar nossas histórias
@@giulyanoviniciussanssilva2947mas o cinema brasileiro é um dos mais presentes na maioria dos grandes festivais gringos. Nosso problema mesmo reside na distribuição interna
Que filme forte, que filme impactante e reflexivo em especial pelo que não fala. E como é importante a gente defender a democracia né, o tamanho da importância do direito à liberdade e do direito de defesa.
Quando é que esses artistas farão um filme retratando o sofrimento de uma mãe que perdeu o filho de apenas 18 anos, no primeiro dia de seu trabalho num atentado na porta do quartel, praticado pela "luta armada" ? Em memória ao Mario Kozel Filho.
A cena dela tomando banho, me emocionou muito. Além do banho, ela queria tirar o que ela vivenciou lá. Achei uma linguagem própria do cinema naquela cena. Parabéns pelo vídeo
Até a sua crítica emociona. E quanto aos Fuscas, sim tinha muitos. Na minha família, todos que tinham carro tinha Fusca. E o táxis eram Fusca, as viaturas eram fuscas .
Eu saí da sessão com dor de cabeça, tamanha a tensão e a emoção que o filme me causou. Eunice Paiva foi uma grande mulher, como tantas outras que encararam lutas silenciosas (ou não) nesse período nefasto da nossa história. Filmaço! O melhor do ano é nosso.
Assisti ontem e fiquei impressionada com o silêncio. Estava com expectativas baixas para o comportamento dos expectadores por ser feriado, minha sessão ter sido às 16h e por eu não morar numa região nobre onde as pessoas costumam ter mais respeito no cinema. No final do filme todos aplaudiram e eu não lembro de ter visto isso em outro momento da minha vida com um filme nacional, muito menos no meu bairro.
"Será que tinha tanto fusca em 1970?". Meu bisovô tinha um fusca, meu avô tinha um fusca, as irmãs do meu avô tinham um fusca, vários idosos amigos do meu avô tinham fusca. Então, posso dizer que, pelo menos entre os familiares mais velhos (e os amigos/conhecidos deles) se tinha muito fusca.
Ansioso pra ver, acredito que realmente que tenha uma boa história. E pra quem fala no Oscar, no momento vejo o filme tendo grandes chances de ser indicado em filme internacional, quem tem acompanhado sabe que Oscar não é nada garantido, tem Emilia Perez forte aí mas torço pra que tenha uma virada. Roteiro adaptado é difícil pela concorrência mas pelo prêmio em Veneza é provável que pegue essa indicação também, atriz é certamente a categoria mais disputada em mais um ano, hoje vejo a Torres em sétimo lugar pra ocupar uma das cinco vagas, Saorise Ronan, Tilda, Marianne e até Demi Moore podem aparecer. Torço pra que os membros não americanos valorizem a Torres na temporada, ela é uma grande atriz no humor ou no drama, e seria lindo ver ela indicada, vencer sabemos que é MUITO difícil.
Só queria dizer: que filme sensível, elegante! A atmosfera que é criada, vc é levado pra dentro daquela família, pra dentro daquela casa e depois quando um membro desaparece é como se vc estivesse participando disso, sofrendo por causa disso. Os silêncios do filme te faz refletir muito, a violência nunca é mostrada, sempre sugerida o que torna tudo muito pior. Uma obra prima, belíssimo!
eu saí em silencio - vontade de tomar uísque - acordei no dia seguinte ainda dentro do filme - e parece que ainda estou -ate mesmo vc mencionando o cartaz e o pq dela nao estar sorrindo deu cisco no olho agora
O filme é excepcional em cada detalhe. A reconstrução do Rio de Janeiro da época visualmente falando. A tensão o tempo inteiro. O horror psicológico na vida de cada um. Nada em excesso, muitas cenas apenas o olhar já transmite tudo. A fotografia é fantástica, um primor de filme. Trilha sonora, nao tem nada no filme que seja apenas para estar ali, todo detalhe tem algo a dizer
A sorveteria, o atestado de óbito, a cena no final dela lembrando do marido na TV. Todas foram "emotional damage", era só um bom pai e nem envolvido na luta armda estava 😢
Tomara que esse longa seja Indicado para o Oscar de Melhor Filme Internacional, e se ele conseguir concorrer na categoria principal Melhor Ainda. ⭐⭐⭐⭐⭐
Indicado na categoria internacional acho que já é certo, é um dos três mais fortes da temporada juntamente com Emilia Pérez e The Seed Of The Sacred Fig. Torço também pra outras categorias, incluindo filme principal, por mais que seja difícil.
Mano, que filme lindo. Eu nn sou de chorar, mas fiquei segurando o choro por uns 30 min no final do filme. Um dos melhores filmes que vi nessa década e com certeza o melhor do ano.
Eu era criança na época da ditadura e claro que não tinha muita noção do que estava acontecendo. Éramos uma família de classe média baixa, morando no subúrbio do Rio. Meu pai era militar e só depois de adulta ele contou o que acontecia naquela época. Ele foi "convocado" pra espionar e entregar vizinhos que seriam considerados "subversivos". Ele sofreu as consequências por não ter feito isso, entrou pra uma lista negra e nunca foi promovido. Você simplesmente não podia falar abertamente sobre certos assuntos, porque a pessoa do lado podia ser um informante e te entregar pra repressão. A irmã de um amigo meu foi sequestrada na rua por agentes à paisana e ficou sumida durante uma semana. A família desesperada, só conseguiram achar porque um parente era militar e mexeu os pauzinhos. Motivo: ela atendeu um telefonema que caiu POR ENGANO na casa deles, vindo de um número grampeado pelos militares (telefone fixo antigamente tinha isso). Acharam que ela fazia parte de algum grupo subversivo... Enfim, quem não viveu a época não tem a mínima noção do que foi a ditadura militar. Acho um absurdo jovens de 20 anos renegando o que aconteceu e defendendo a ditadura. A juventude de hoje acha que foi "ficção", ou no mínimo um exagero. Mas eu gosto de compartilhar esse relato pra mostrar que a repressão da ditadura militar não atingiu só quem tinha envolvimento político ativo, os chamados "subversivos". Se hoje podemos falar abertamente, reclamar de político nas redes sociais, é porque lá atrás muita gente lutou e sofreu pra gente ter essa liberdade. Esse filme é extremamente necessário! Quem não conhece a história está fadado a repeti-la.
o que posso dizer de filme é ASSISTAM NO CINEMA, porque lá a experiência sensorial vai ser melhor. Fiquei tão impactado que pretendo assistir mais uma vez no cinema.
É mais fácil comover o público quando o personagem tá o tempo todo segurando pra não chorar, tá passando por uma barra pesada mais tá tentando se manter de pé, mesmo estando quebrado por dentro....eles seguram as lágrimas e nós choramos por eles.
Eu assisti ao filme ontem e notei isso que você falou sobre o silêncio na sala de cinema. Ninguém dava um pio e dava pra sentir a tensão no ar. Angustiante mesmo. Que filme! Se não ganharmos o Oscar dessa vez..... Um abraço
Você falou dos fuscas aí, lembrei uma conversa que tive com uma amigo meu que trabalhamos juntos, que é bem idoso já... ele contou que nos anos 70 ele tinha um fusca, só que era tanto fusca que ele entrou em outro sem querer (sim até as chaves eram padrão) kkkkkkk Então sim, o filme acertou nisso também!
Aqui em Porto Alegre o filme foi aplaudido ao final da sessão e merecidamente. Um filme belíssimo e muito tocante. Um filme para assistir várias vezes para lembrarmos o que foi a ditadura e nunca esquecermos de seus crimes.
Na minha sessão aplaudiram … e sim , chorei .. sem melodrama por que me tele transportei para a dor e para o tempo .. com uma trilha sonora esplêndida .. sai , e fiquei reflexiva .. amo o cinema e mais ainda o brasileiro
Você reoarou que uma das filhas usa a expressão "literalmente" de forma errada como estão fazendo hj em dia? Nao consegui entender como que num filme que se preocupou com tantos detalhes sobre a caracterização da epoca deixou passar isso.
Eu esperei assistir para depois vir aqui! Eu tô impactada com o filme, a trilha sonora é linda! No final da sessão que eu estava todo mundo aplaudiu e um moço disse: ditadura nunca mais!✊🏻
Eu queria que todo o mundo assistisse esse filme! Sai do cinema exatamente da forma como foi falado. Sai em silêncio e mal por saber que aquela história foi real, mas ao mesmo tempo sai feliz por ter visto um filme tão espetacular. Como filma esse Walter Salles! E como ele é bom em contar histórias!
O filme retrata o vazio de uma forma que impressiona como um diretor e aqueles atores conseguiram isso. A expressão facial da Fernanda é algo que mata a gente em 1seg e te ressuscita no mesmo seg! O filme é simplesmente incrivel . Triste , vazio, preenchimento, grandeza, angústia luto... Mas acima de tudo, respeito!
Talvez a critica pela qual eu mais esperava. Você foi tão delicado em sua critica e tão sensitivo que voltarei a me inscrever em seu canal. Há muito desdém sobre o cinema nacional e eu acho importante que uma pessoa com senso critico (demais aguçado) tenha apreciado uma obra, sobretudo, contida. Que contem o seu choro, a sua dor, que represa o seu desespero, a sua vontade de desaguar. Pela primeira vez na vida estou resignado em meu lugar, enquanto cinéfilo e brasileiro, consciente de que, com ou sem Oscar, o mundo tenha percebido uma dor em algum lugar de um continente onde suas vidas são pouco valorizadas e a partir desse longa ela passe a existir, a encontrar uma localização, um endereço e uma identidade. Vida longa ao cinema, vida longa ao Brasil.
Eu chorei horrores! Muitas cenas me marcaram. A cena da despedida dele (ali eu senti que ele sabia que não voltaria) me fez chorar por uns 10 minutos. A Fernanda Montenegro, sem falar uma única palavra, disse absolutamente tudo! Selton apaixonante (o que faz a perda daquele pai e daquele marido ser ainda mais sentida) e Fernanda gigantesca e absoluta! Este filme e Dias Perfeitos foram as 2 jóias que assisti em 2024 e que marcaram minha vida!
na sessão em que eu fui houve um silencio sepulcral do inicio ao fim, interrompido somente por fungadas chorosas que passaram a ser mais frequentes na segunda metade do longa. O filme possui um peso colossal
É um filme triste e lindo, mas o livro é ainda mais escancarado, principalmente as partes e revelações do atestado de óbito. Senti um pouco de falta de mostrar essa crueza no filme. A cena dela tomando banho é puro cinema! 10/10
Walter Salles é um diretor com grife: cinco minutos de apreciação e reconhecemos seu estilo - marcado por um olhar cinematográfico voltado a expor a alma das personagens; sendo representado em “AINDA ESTOU AQUI” por planos muito íntimos como não poderia deixar de ser, já que o filme retrata uma família ATRAVESSADA pela excrescência da Ditadura Militar Brasileira (1964-1985). É uma obra que resgata as vítimas anônimas do Horror - quem sobrevive; quem tem o dever de assumir o timão da casa; quem não tem o ‘luxo’ de vacilar porque os boletos vencem, os filhos precisam de cuidados e a vida, ainda que dilacerada, continua. Eunice - aqui nas peles de Fernandas (Torres e Montenegro) - esposa do ex deputado Rubens Paiva, assassinado pela escória militar - é uma dessas vítimas. Tinha todos os motivos para sucumbir, mas se manteve plena, elegante, digna, ainda que a fatura por tanta força tenha lhe cobrado quinze anos de sua velhice pelo acometimento de um Alzheimer. É também um filme sobre MEMÓRIA, por isso estão lá fotos, câmeras, álbuns e casa - recursos que abrem e fecham um arco narrativo que vai de família feliz ao reencontro da felicidade familiar. E é justamente no reencontro da felicidade que a veterana Fernanda surge silenciosa por apenas 4 minutos: o suficiente para fazer-me chorar quando não imaginava ser possível, já que o filme se recusa à pieguice. Já disse: é uma história de valentia discreta. A sala do Reserva Cultural (Av. Paulista) estava LOTADA. E foi com reverência coletiva que “AINDA ESTOU AQUI” foi assistido. O clipe final, na voz de Erasmo - “É preciso dar um jeito, meu amigo” - parece nos sacudir pelo presente que vivemos: um tempo em que nossos vizinhos, parentes e conhecidos torcem pelo recrudescimento do autoritarismo. Um tempo que em “nome da família”, famílias seriam dilaceradas, e a barbárie voltaria a atingir TAMBÉM gente branca da classe média, já que para os pretos e pobres da periferia global, a democracia ainda nem aconteceu.
Em um mundo justo , esse filme seria indicado ao Oscar nas seguintes categorias: Melhor Filme Melhor Direção Melhor Filme Internacional Melhor Atriz Melhor Roteiro Adaptado Melhor Design de Produção
Foi a melhor crítica do filme, fui sem saber o que era o filme, mas o fato de saber que o Selton iria desaparecer, foi o que deixou ainda mais impactado, por isso para quem indiquei eu disse para nem ler a sinopse e só ir.
A cena da explosão existiu, mas ela explodiu para dentro, implodiu e mesmo assim não deixou a peteca cair por conta dos filhos, que foi na cena da sorveteria! Essa cena me destruiu....
Acabei de chegar do cinema. Fui sozinha às 15h de uma quarta, meu último dia de férias. Achei que a sessão vazia seria ótima pra engatar nesse mergulho, mas infelizmente um casal falou alto o filme INTEIRO. Quase 2h30 de falatorio em um filme tão silencioso e tenso quanto esse. Enfim, nada disso tira a grandiosidade do filme, é só um desabafo mesmo. Obrigada pela resenha! Adorei
Tiago o Oscar não legítima a qualidade do filme, mas esse filme precisa ser visto pelo mundo inteiro e principalmente pelos brasileiros, eu acho q o Oscar seria uma forma de levar esse filme e mostrar o que aconteceu no Brasil o Oscar é uma vitrine para mostrar do que o Brasil e capaz de fazer com seu cinema eu acho balela essa história de que o cinema nacional não precisa do Oscar precisa no sentido de divulgar e distribuir o filme e o cinema nacional não pela qualidade pq acho os filmes nacionais fodas
Que filme incrível! É aquele filme tão bem feito que me deixa bravo por tudo isso ter acontecido. Me emocionei algumas vezes durante o filme, acabei de sair do cinema e ainda estou atônito!
Com certeza esse filme tem nota 10. A direção tem controle de tudo, como você comentou. A ideia da cena que você comenta que gostaria que tivesse, eu não sei. Acho que parte da maestria do filme esta em não ter essa cena. Mas a gente saber , pela direção e pela atuação de que a cena ta logo ali. Ta vindo. Ja devia ter vindo. Que mulher. Que historia.
O Filme é muito bom realmente. Me surpreendeu positivamente. É tenso e frio, triste e Melancólico. É uma obra-prima. Merece toda essa ampla repercussão positiva que está recebendo.
Na entrevista que ela deu em algum festival ela falou que fez duas cenas de "explosão" choro, desespero etc. Mas que saiu da edição final, escolha do Salles.
O filme é um excelente resgate histórico. Muito humano e cheio de referências à cultura musical brasileira, e um filme sofrido no sentido emocional. Eu nunca tinha visto uma sala de cinema tão muda. Ele é bem longo, tem momentos mais parados, mas nada disso tira a importância dele. Foi bom ter ido na estreia.
Ainda estou aqui só tem 8 mil avaliações no IMDB? Quem já assistiu o filme e gostou tem que ir lá avaliar. Se temos força de engajamento, temos que usar.
Tenho 62 anos de idade e lembro bem que, naquele início da década de 1970, tudo o que tinha era... Fuscas. Para cada cem Fuscas, duas Kombis e um Gordini. Você só viu dez Fuscas? Viu pouco, vai por mim.
Ah! Sou neto de um militar. Embora eu fosse criança naquela época, eu também lembro das coisas que o meu avô contava e defendia à mesa dos almoços familiares. Não vou menciona-las aqui, porque a decência me impede.
Sim, tudo o que havia era muitos Fuscas, e muitos Paivas desaparecidos, e muitas Eunices aflitas, e muitas famílias mutiladas... Aconteceu.
Quanto aos fuscas tudo certo, mas quando o filme retrata o ano de 96, aparece um santana modelo 99 kkkk é algo bobo, talvez só quem goste muito de carro que vai perceber, que é o meu caso. Mas curti demais o filme.
@@johnvtrp6604 vdd isso eu me liguei
Perfeito, era assim mesmo
Seu avô era um grande homem
Se estivesse vivo seria um grande GADO igual você 🐂
"Tem que ser muito doente para defender a ditadura. Ou muito doente, ou muito cruel, ou muito burro" (Belotti, Tiago - 2024)
Tem sim. Tem inclusive gente doente que defende ditadura de esquerda, como o PT.
Ou os três
Nesse momento, pego meu caderninho (igual quando ele faz quando conhece um diretor novo) e escrevo essas frases maravilhosas para usar sem moderação para o resto da vida.
Todos os tipos de ditaduras, pois algumas ainda existem e são relevadas.
Mesmo assim o paralelismo não justifica @@csl3095
Vi um crítico falando que só nós brasileiros, sabemos falar sobre saudade! E já tô emocionada
qual crítico?
Kkk acho q n tem o tal critico kk essa ideia é relacionada a que não existe a palavra SAUDADE na lingua Inglesa. Mas é óbvio q eles tem algo equivalente, já q n faz sentido eles n terem esse sentimento de SAUDADE, talvez o termo em definição possa ser diferente, porém o sentido deve srr igual.
@@Eduardo_bepeIntra não tem! Qdo me perguntam o que é saudade, eu explico que é o sentimento que sentimos de algo que jamais voltará: tipo a casa da minha avó, sempre que todos os meus primos e eu estávamos juntos e ela contava a história de amor dela e do meu avô, e ela chorava! Não tem em inglês, algo que traduza isso em apenas uma palavra. Moro na Inglaterra há anos, e até hoje não consegui achar uma palavra que traduza
@@julia_ailuj7 peixe com pipoca! Meus avós eram um casal birracial na época da ditadura, e sofreram muito racismo na época, pq meu avô era um seguidor do mariguella e a polícia sempre tava de olho nele
@@nataliacesario316Como vc sabe que eles ou outro povo não tem estes sentimentos? É muito pretensioso acreditar que nós temos exclusividade sobre algumas emoções. Podemos expressar diferente, com mais ou menos intensidade, sim.. toda cultura tem sua peculiaridade, na maneira de agir ou reagir, de sentir e etc. Mas isso não quer dizer que um povo tenha um determinado sentindo que outro povo não tenha. Pra mim isso é bobagem. Afinal todos somos humanos.
Tem especialistas falando em até indicação de melhor filme na categoria PRINCIPAL do oscar... Eles tão deixando a gente sonhaaaar
Será?
A Sony esta fazendo campanha pra filme, filme internacional, roteiro adaptado, atriz, ator coadjuvante, direção e montagem.
@@joaopantoja8161 serio?
Assisti o filme na quinta-feira. Amei, chorei. Saí de lá muito leve. Que filme, vou assistir novamente
Kkkkkk Sonha não que o relógio tá com o despertador ligado kkk
Fernanda até chegou a grava uma cena de explosão, mas o Walter tirou na edição por não parece uma cena que a Eunice da vida real faria
Exatamente, inclusive no livro o Marcelo sempre fala que a mãe era mais contida, discreta com as coisas que sentia. Não faria sentido ela explodir mesmo, não era condizente.
@@paulomacedo5920 Explodir o que?
@@brunohenriquefloripa A famosa cena "Oscar Bait"
Eu acho que não ter explosão deixou melhor. Como o Thiago falou, a panela de pressão que nunca explode, e encaixa perfeitamente porque ela tinha 5 filhos pra cuidar, alimentar e proteger, não podia se permitir quebrar e por isso é mais doloroso, nem o direito de quebrar ela tinha.
É um soco no estômago, mas daqueles que você agradece depois! Walter Salles mandou bem demais, mas prepare-se pra sair do cinema meio pensativo e com o coração apertado. Vale a pena, mas não é pra qualquer um!
Os ignorantes ficam de fora, como sempre.
Meu filme preferido nacional é Central Brasil
@@suelanyerinaferreira5042 você assistiu ainda estou aqui?
Tô a três dias assim, até sonhei com o filme.
@@suelanyerinaferreira5042 você já assistiu ainda estou aqui?
Sim, nos anos 70 havia muito fusca, era um carro popular e barato, ainda mais porque a industria automotiva da época era muito limitada, então as pessoas de classe média baixa tinham fusca, e as pessoas com mais dinheiro tinham aqueles sedãs enormes. Nos filmes do Mazaropi passados nos anos 70 é possível ver cenas urbanas onde um monte de fusca rodando nas ruas.
Inclusive tem uma foto famosa do calçadão de Copacabana dessa época só com Fuscas estacionados.
pior que é verdade, fusca aqui no Brasil foi fabricado até anos 90 se não me engano ou seja não é exagero kkkkk
E era o milagre econômico! A classe média tinha mais acesso a bens de consumo, como carros, geladeiras e TV, e o Fusca foi o mais popular. Isso serviu muito para a ditadura encobrir seus assassinatos, torturas, censura, seus crimes de corrupção. Disfarçando seu regime déspota.
E pensar que essa situação só mudou durante o mandato do Collor .. e foi ali em 70 que rolou aquela situação de proibição de importação de veículos não foi?.. e no Brasil tinha umas 3 fabricantes só.. e com pouquíssima variedade..
mesmo assim, n era todo mundo que podia ter um novo
Que alegria ver um nota dez e BR ainda
Ele deu 10 pra outros filmes nacionais já.
A cena de explosão da protagonista é quando o cachorro morre. Pra mim foi satisfatório.
Na minha opinião, é "a cena" do filme.
Fiquei emocionado só de ver a crítica, imagina quando assistir ao filme… Excelente vídeo, Tiago!
Chorei quando ele deu a nota
@@andersenfernandes Tá chorando num condomínio ou num barraco de favela??
@ a gente pode se emocionar independentemente de onde estiver. Cada um tem suas dores, seus fantasmas e sua história.
Torcendo Demais pra Fernanda Torres concorrer ao Oscar de Melhor Atriz, ela nem precisa vencer, só a Indicação já vai ser uma Felicidade Imensa. 🏆👏👏👏👏👏⭐⭐⭐⭐⭐
Até porque eu tenho certeza que eles vão dar pra Angelina Jolie. Mas a indicação já é um prêmio
Que obra de arte do cinema Brasileiro! Atuação impecável da Fernanda Torres!
Depois de sobreviver a Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo, Mamonas Assassinas e Silvio é Maravilhoso Finalmente poder assistir uma produção Brasileira que mostra o que o nosso Cinema tem de Melhor. 🇧🇷👏👏👏👏👏
O Brasil tem um dos melhores cinemas do mundo. Uma pena é que uma parcela muito pequena consegue alguma distribuição. Eu amei Ainda Estou Aqui e ele nem é um filme brasileiro preferido esse ano.
Drama !
@@carlosalbertojr2220 Qual seu filme br favorito desse ano?
@@murilocorpes3310 O Dia Que Te Conheci. Dos que vão estrear (vi na Mostra de SP) tem o excelente Os Enforcados e Oeste Outra Vez, que na minha humilde opinião, é o melhor filme de faroeste da última década.
Faltou falar de farofeiros 2. Quem foi ao cinema assistir aquela merda.
Eu acho uma pena que muitos brasileiros só dão "valor" pro cinema brasileiro quando se trata de Oscar, depois é provável que nem tenham interesse por outros bons filmes estão sendo ou ja foram lançados. Felizmente estamos em uma ótima fase do cinema nacional e acho que ainda é preciso ter uma divulgação internacional pros filmes daqui chegarem em mais pessoas, uma pena por uma parte. Que as pessoas vejam no cinema se puderem e que procurem mais do nosso cinema.
Que legal. Pode indicar alguns desses bons e novos?
@joaoviniciusbezerraassunca7373 Tem Greice, Tia Virgínia, Carvão, Marte Um, Retratos Fantasmas, Deserto Particular, Mato Seco em Chamas, A Vida Invisível, Como Nossos Pais, A Filha do Palhaço, Arábia etc.
Vi todos esses..todos otimos,porem pra mim A vida invisível e,principalmente, Arábia,estão acima dos outros..@@joaopantoja8161
@@joaoviniciusbezerraassunca7373 Além dos citados pelo colega acima, veja Saudade Fez Morada Aqui Dentro (tá na netflix), Noites Alienígenas e Sem coração. Dois deles estavam disputando com Ainda estou aqui como indicação brasileira ao oscar, e também acho válido ver outros realizadores fora do eixo que não sejam apenas Kleber Mendonça e Karim Ainouz
@@joaoviniciusbezerraassunca7373 Central do Brasil, Tropa de Elite 2, Não Por Acaso, Vidas Secas, Tocaia no Asfalto, Limite, Cabra Marcado Para Morrer, Ação Entre Amigos, O Céu de Suely, Boi Neon, Cidade Baixa, O Menino e o Mundo, Marighella, Cinema Aspirina e Urubus, Baile Perfumado, O Sequestro do Voo 375, Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver, Pixote, O Quatrilho, O Que é Isso Companheiro, Os Fuzis, O Enterro da Cafetina, A Marcada Carne, O Homem da Capa Preta, Faca de Dois Gumes, Abril Despedaçado, O Corintiano, O Palhaço, Que Horas Ela Volta?, Lúcio Flávio o Passageiro da Agonia, Memórias do Cárcere, Terra Estrangeira, Mangue Negro, Jogos Subterrâneos, Copacabana Me Engana... Se quiser mais, eu cito mais. Pelo menos a metade são filmes recentes.
Pra quem for assistir o filme no shopping tijuca, no Rio de Janeiro, o prédio da polícia do exército, que fica ao lado do shopping, foi onde o Rubens Paiva foi morto. Ele morreu por causa da hemorragia interna (resultado das sessões de tortura) jogado nu no chão da sua cela.
😢
Podia botar um aviso de spoiler, você acabou entregando o desfecho do filme 😢
@@alinevictoria8873 eu não diria que isso é um spoiler.
Além disso, essa informação não diminui em nada a experiência do filme. É um filme que vai muito além disso pois é uma discussão profunda sobre perda, saudade, vazio e injustiça. Tudo isso sob a sombra das atrocidades da ditadura militar.
@@alinevictoria8873Mas cara, todo mundo sabe (ou deveria saber) que o Rubens Paiva foi assassinado durante a Ditadura. Isso não é spoiler.
Seria o mesmo que lançassem um filme sobre Tiradentes, alguém dissesse que ele foi executado na forca, e você chamasse isso de spoiler... rs...
Eu não conhecia o Rubens Paiva, e sinceramente prefiro assim, eu senti as mesmas emoções que os familiares do filme, tendo esperança dele aparecer..aliás eu só assisto filme sem saber nada dele, nem a sinopse eu leio , pra mim é bem melhor assim @@Luiz_Wan
Assisti a estreia ontem, no Cinemark de Campo Grande/MS, e aqui também todo mundo aplaudiu no final. Percebi o silêncio ao longo do filme também, e pouco entra e sai. Fiquei feliz por ver muita gente bem jovem indo ver o filme na estreia, sinal de que essa galera que nasceu a partir dos anos 2000 também está estudando a história e se engajando politicamente.
Na minha opinião, essa explosão da Eunice aconteceu quando o cachorrinho foi atropelado e ela partiu pra cima dos milicos que ficavam do outro lado da rua vigiando a casa dela. Não foi pior porque ela era uma pessoa bem controlada, tinha que ser pra segurar aquela onda toda sozinha.
A Fernanda Montenegro poderia ter aparecido mais, mas a única cena com ela foi a que mais me emocionou.
Estou com você com relação à Fernanda Montenegro. Segurei a emoção o filme todo, mas quando ela apareceu... nossa, minha respiração travou pra não chorar.
Eu assisti esse filme com a minha mãe e foi uma experiência muito legal pq o q vc falou de construção de época foi algo q me impressionou muito e a minha mãe comentou sobre isso.
Teve dois momentos q ela falou, um sobre o pote de toddy kkkkk e o outro foi na cena das meninas passando coca cola para bronzear.
Eu sei q são coisas boas mas mostra como ela fixou imersiva neste filme pois ela viveu aquela época.
E algo q me emocionou muito tbm foi q eu vi a minha mãe na Fernanda Torres, óbvio q não tem nada ver o q ela viveu com o q a minha mãe viveu mas tem muitos momentos onde ela tá se segurando e quando tá triste e feliz tbm eu vi a minha mãe nela e é algo q a gente só percebe quando fica mais velho mesmo e vai aprendendo mais sobre nossos pais.
Eu poderia passar um bom tempo em como esse filme mexeu com o meu emocional
Na sessão em que estive, tinham muitos idosos pra cima dos 70 anos, que estavam muuuito emocionados. É realmente sufocante, mas com um sutileza absurda. Viva o cinema nacional!
“É preciso dar um jeito, meu amigo., Descansar não adianta, Quando a gente se levanta quanta coisa aconteceu…” 🎶
Assiti esse filme hoje.
Que filme sensacional.
Que atuação estupenda da Fernanda Torres.
A cena do restaurante é daquelas em que o protagonista conversa com você e te passa tudo o que está sentindo sem falar nenhuma palavra.
Só se ouvia gente chorando nessa hora.
Fernada Montenegro dá um show apenas com o olhar.
A fotografia, o roteiro e a direção do Walter também são incríveis.
Filmaço 👏👏👏👏👏👏👏
Quem lembra do passado não aceitará o mesmo absurdo no futuro, é um alerta para todos nós.
Estão aceitando. Tenho certeza que muitos vão achar esse filme lindo enquanto fazem troça com a morte do clezão, porque claro, perseguição a "golpistas de direita" é válido. Vivemos na ditadura do amor.
@@andrequeiroz8517do que você tá falando cara
@@andrequeiroz8517 se fosse naquela época, vc nem estaria comentando na internet!
@@andrequeiroz8517que comparação sem noção
@@omopai esse seu comentário só demonstra o seu desconhecimento, pois inúmeras pessoas foram caladas e de forma pior q no regime militar, pois trata-se de censura prévia. Foram banidas e impedidas de se expressar nas redes por pura perseguição política. Sem falar as que foram presas ou exiladas apenas por se expressar.
Dá um calor no coração e uma alegria ter um filme perfeito, com o tema certo e que ainda conversa com a atualidade tornando-o extremamente relevante para nossas vidas. Por fim, o melhor comentarista, no melhor canal de cinema falando em alto e bom tom o necessário sobre o filme e sobre a maluquice que se tornou uma parte da política atual, Não é sobre ser direita ou esquerda, sobre lula ou Bolsonaro, é sobre apoiar um regime ditador, cruel, vil e violento. Essa crítica me fez aplaudir e vibrar.
Cara sai a meia hora do cinema e ainda estou com o peito apertado, com tantos sentimentos por tanta coisa que o filme mostra que muitos querem repetir, QUE FILME, aí aí Fernanda Torres é foda pra caralho!!! E a direção do Walter Salles é incrível
Eu tava esperando por sua crítica!
Vou correndo pro cinema!
Tiago eu falo em termos de distribuição se esse filme for indicado mais gente vai velo pelo mundo e podem descobrir mais filmes brasileiros eu acho q o cinema nacional precisa começar a colocar seus filmes para essas grandes premiações e apresentar nossas histórias
É só batendo la fora pras pessoas aqui sentir a pancada.
@@giulyanoviniciussanssilva2947mas o cinema brasileiro é um dos mais presentes na maioria dos grandes festivais gringos. Nosso problema mesmo reside na distribuição interna
Que filme forte, que filme impactante e reflexivo em especial pelo que não fala. E como é importante a gente defender a democracia né, o tamanho da importância do direito à liberdade e do direito de defesa.
Só q democracia não existe
Quando é que esses artistas farão um filme retratando o sofrimento de uma mãe que perdeu o filho de apenas 18 anos, no primeiro dia de seu trabalho num atentado na porta do quartel, praticado pela "luta armada" ? Em memória ao Mario Kozel Filho.
Era o vídeo que eu tava esperando hehe
Estava ansioso por essa crítica!! Já vou ver hoje no cinema
Obrigado por se posicionar claramente.
Nota 10 merecidíssima!
A cena dela tomando banho, me emocionou muito. Além do banho, ela queria tirar o que ela vivenciou lá. Achei uma linguagem própria do cinema naquela cena. Parabéns pelo vídeo
Até a sua crítica emociona. E quanto aos Fuscas, sim tinha muitos. Na minha família, todos que tinham carro tinha Fusca. E o táxis eram Fusca, as viaturas eram fuscas .
Eram muitos mesmo.....
Excelente crítica. Deu ainda mais vontade de assistir.
Tiago, seria pedir muito que você fizesse uma crítica de Paris, Texas?
Eu saí da sessão com dor de cabeça, tamanha a tensão e a emoção que o filme me causou. Eunice Paiva foi uma grande mulher, como tantas outras que encararam lutas silenciosas (ou não) nesse período nefasto da nossa história. Filmaço! O melhor do ano é nosso.
Assisti ontem e fiquei impressionada com o silêncio.
Estava com expectativas baixas para o comportamento dos expectadores por ser feriado, minha sessão ter sido às 16h e por eu não morar numa região nobre onde as pessoas costumam ter mais respeito no cinema.
No final do filme todos aplaudiram e eu não lembro de ter visto isso em outro momento da minha vida com um filme nacional, muito menos no meu bairro.
"Será que tinha tanto fusca em 1970?". Meu bisovô tinha um fusca, meu avô tinha um fusca, as irmãs do meu avô tinham um fusca, vários idosos amigos do meu avô tinham fusca. Então, posso dizer que, pelo menos entre os familiares mais velhos (e os amigos/conhecidos deles) se tinha muito fusca.
Eu fiquei emocionado com o trailer, agora com a crítica, imagina o filme... 2a feira tô no cinema!
É incrível como você descreve exatamente o que a gente sente ao assistir. Eu de fato me senti angustiado em muitos momentos. O filme é maravilhoso.
Ansioso pra ver, acredito que realmente que tenha uma boa história. E pra quem fala no Oscar, no momento vejo o filme tendo grandes chances de ser indicado em filme internacional, quem tem acompanhado sabe que Oscar não é nada garantido, tem Emilia Perez forte aí mas torço pra que tenha uma virada. Roteiro adaptado é difícil pela concorrência mas pelo prêmio em Veneza é provável que pegue essa indicação também, atriz é certamente a categoria mais disputada em mais um ano, hoje vejo a Torres em sétimo lugar pra ocupar uma das cinco vagas, Saorise Ronan, Tilda, Marianne e até Demi Moore podem aparecer. Torço pra que os membros não americanos valorizem a Torres na temporada, ela é uma grande atriz no humor ou no drama, e seria lindo ver ela indicada, vencer sabemos que é MUITO difícil.
Só queria dizer: que filme sensível, elegante! A atmosfera que é criada, vc é levado pra dentro daquela família, pra dentro daquela casa e depois quando um membro desaparece é como se vc estivesse participando disso, sofrendo por causa disso. Os silêncios do filme te faz refletir muito, a violência nunca é mostrada, sempre sugerida o que torna tudo muito pior. Uma obra prima, belíssimo!
eu saí em silencio - vontade de tomar uísque - acordei no dia seguinte ainda dentro do filme - e parece que ainda estou -ate mesmo vc mencionando o cartaz e o pq dela nao estar sorrindo deu cisco no olho agora
" O filme é maior qye o Oscar" .Esse elogio já é um Oscar.
O filme é excepcional em cada detalhe. A reconstrução do Rio de Janeiro da época visualmente falando. A tensão o tempo inteiro. O horror psicológico na vida de cada um. Nada em excesso, muitas cenas apenas o olhar já transmite tudo. A fotografia é fantástica, um primor de filme. Trilha sonora, nao tem nada no filme que seja apenas para estar ali, todo detalhe tem algo a dizer
A sorveteria, o atestado de óbito, a cena no final dela lembrando do marido na TV. Todas foram "emotional damage", era só um bom pai e nem envolvido na luta armda estava 😢
Foi uma das poucas vezes em que eu não estava vendo um filme, mas sentido
Tomara que esse longa seja Indicado para o Oscar de Melhor Filme Internacional, e se ele conseguir concorrer na categoria principal Melhor Ainda. ⭐⭐⭐⭐⭐
Indicado na categoria internacional acho que já é certo, é um dos três mais fortes da temporada juntamente com Emilia Pérez e The Seed Of The Sacred Fig. Torço também pra outras categorias, incluindo filme principal, por mais que seja difícil.
é um filme q te leva tao longe q demora uma horas dps pra vc sair daquela realidade, daquela familia, e lembrar quem vc é, uma verdadeira experiencia
Mano, que filme lindo. Eu nn sou de chorar, mas fiquei segurando o choro por uns 30 min no final do filme. Um dos melhores filmes que vi nessa década e com certeza o melhor do ano.
Eu era criança na época da ditadura e claro que não tinha muita noção do que estava acontecendo. Éramos uma família de classe média baixa, morando no subúrbio do Rio. Meu pai era militar e só depois de adulta ele contou o que acontecia naquela época. Ele foi "convocado" pra espionar e entregar vizinhos que seriam considerados "subversivos". Ele sofreu as consequências por não ter feito isso, entrou pra uma lista negra e nunca foi promovido. Você simplesmente não podia falar abertamente sobre certos assuntos, porque a pessoa do lado podia ser um informante e te entregar pra repressão. A irmã de um amigo meu foi sequestrada na rua por agentes à paisana e ficou sumida durante uma semana. A família desesperada, só conseguiram achar porque um parente era militar e mexeu os pauzinhos. Motivo: ela atendeu um telefonema que caiu POR ENGANO na casa deles, vindo de um número grampeado pelos militares (telefone fixo antigamente tinha isso). Acharam que ela fazia parte de algum grupo subversivo...
Enfim, quem não viveu a época não tem a mínima noção do que foi a ditadura militar. Acho um absurdo jovens de 20 anos renegando o que aconteceu e defendendo a ditadura. A juventude de hoje acha que foi "ficção", ou no mínimo um exagero. Mas eu gosto de compartilhar esse relato pra mostrar que a repressão da ditadura militar não atingiu só quem tinha envolvimento político ativo, os chamados "subversivos". Se hoje podemos falar abertamente, reclamar de político nas redes sociais, é porque lá atrás muita gente lutou e sofreu pra gente ter essa liberdade.
Esse filme é extremamente necessário! Quem não conhece a história está fadado a repeti-la.
o que posso dizer de filme é ASSISTAM NO CINEMA, porque lá a experiência sensorial vai ser melhor. Fiquei tão impactado que pretendo assistir mais uma vez no cinema.
É mais fácil comover o público quando o personagem tá o tempo todo segurando pra não chorar, tá passando por uma barra pesada mais tá tentando se manter de pé, mesmo estando quebrado por dentro....eles seguram as lágrimas e nós choramos por eles.
Eu assisti ao filme ontem e notei isso que você falou sobre o silêncio na sala de cinema. Ninguém dava um pio e dava pra sentir a tensão no ar. Angustiante mesmo. Que filme! Se não ganharmos o Oscar dessa vez..... Um abraço
Você falou dos fuscas aí, lembrei uma conversa que tive com uma amigo meu que trabalhamos juntos, que é bem idoso já... ele contou que nos anos 70 ele tinha um fusca, só que era tanto fusca que ele entrou em outro sem querer (sim até as chaves eram padrão) kkkkkkk Então sim, o filme acertou nisso também!
Aqui em Porto Alegre o filme foi aplaudido ao final da sessão e merecidamente. Um filme belíssimo e muito tocante. Um filme para assistir várias vezes para lembrarmos o que foi a ditadura e nunca esquecermos de seus crimes.
Na minha sessão aplaudiram … e sim , chorei .. sem melodrama por que me tele transportei para a dor e para o tempo .. com uma trilha sonora esplêndida .. sai , e fiquei reflexiva .. amo o cinema e mais ainda o brasileiro
Gente, essa mulher ganhou uma Palma de Ouro em Cannes! Parece que só agora Fernanda Torres foi “descoberta” internacionalmente
Você reoarou que uma das filhas usa a expressão "literalmente" de forma errada como estão fazendo hj em dia? Nao consegui entender como que num filme que se preocupou com tantos detalhes sobre a caracterização da epoca deixou passar isso.
Eu esperei assistir para depois vir aqui! Eu tô impactada com o filme, a trilha sonora é linda! No final da sessão que eu estava todo mundo aplaudiu e um moço disse: ditadura nunca mais!✊🏻
Eu queria que todo o mundo assistisse esse filme! Sai do cinema exatamente da forma como foi falado. Sai em silêncio e mal por saber que aquela história foi real, mas ao mesmo tempo sai feliz por ter visto um filme tão espetacular. Como filma esse Walter Salles! E como ele é bom em contar histórias!
O filme retrata o vazio de uma forma que impressiona como um diretor e aqueles atores conseguiram isso. A expressão facial da Fernanda é algo que mata a gente em 1seg e te ressuscita no mesmo seg! O filme é simplesmente incrivel .
Triste , vazio, preenchimento, grandeza, angústia luto... Mas acima de tudo, respeito!
Talvez a critica pela qual eu mais esperava. Você foi tão delicado em sua critica e tão sensitivo que voltarei a me inscrever em seu canal. Há muito desdém sobre o cinema nacional e eu acho importante que uma pessoa com senso critico (demais aguçado) tenha apreciado uma obra, sobretudo, contida. Que contem o seu choro, a sua dor, que represa o seu desespero, a sua vontade de desaguar. Pela primeira vez na vida estou resignado em meu lugar, enquanto cinéfilo e brasileiro, consciente de que, com ou sem Oscar, o mundo tenha percebido uma dor em algum lugar de um continente onde suas vidas são pouco valorizadas e a partir desse longa ela passe a existir, a encontrar uma localização, um endereço e uma identidade. Vida longa ao cinema, vida longa ao Brasil.
Estava esperando MT seu vídeo 😊
Eu chorei horrores! Muitas cenas me marcaram. A cena da despedida dele (ali eu senti que ele sabia que não voltaria) me fez chorar por uns 10 minutos. A Fernanda Montenegro, sem falar uma única palavra, disse absolutamente tudo! Selton apaixonante (o que faz a perda daquele pai e daquele marido ser ainda mais sentida) e Fernanda gigantesca e absoluta! Este filme e Dias Perfeitos foram as 2 jóias que assisti em 2024 e que marcaram minha vida!
Toda crítica q vejo desse filme já me faz chorar, imagina qdo assistir o filme.
Quando ele deu a nota me deu um no na garganta
amigo te garanto, ele ira te destruir
na sessão em que eu fui houve um silencio sepulcral do inicio ao fim, interrompido somente por fungadas chorosas que passaram a ser mais frequentes na segunda metade do longa. O filme possui um peso colossal
É um filme triste e lindo, mas o livro é ainda mais escancarado, principalmente as partes e revelações do atestado de óbito. Senti um pouco de falta de mostrar essa crueza no filme. A cena dela tomando banho é puro cinema! 10/10
Qual o nome do livro?
Verdade, o silêncio do cinema só foi quebrado algumas vezes por alguma fungadas pós choro.
Estou indo assistir domingo 😍😍
Melhor filme do ano facilmente! Na minha sessão teve aplausos e gritos de protestos contra ditadura. Foi lindo!!!!
Amei a crítica. Vou ver amanhã. Já ansiosa, ainda que já conheça a história.
Acabei de voltar do cinema, filme lindo e forte em muitos sentidos. Fiquei muito feliz de ver a sessão cheia.
Na minha sessão aplaudiram também.
Walter Salles é um diretor com grife: cinco minutos de apreciação e reconhecemos seu estilo - marcado por um olhar cinematográfico voltado a expor a alma das personagens; sendo representado em “AINDA ESTOU AQUI” por planos muito íntimos como não poderia deixar de ser, já que o filme retrata uma família ATRAVESSADA pela excrescência da Ditadura Militar Brasileira (1964-1985).
É uma obra que resgata as vítimas anônimas do Horror - quem sobrevive; quem tem o dever de assumir o timão da casa; quem não tem o ‘luxo’ de vacilar porque os boletos vencem, os filhos precisam de cuidados e a vida, ainda que dilacerada, continua.
Eunice - aqui nas peles de Fernandas (Torres e Montenegro) - esposa do ex deputado Rubens Paiva, assassinado pela escória militar - é uma dessas vítimas. Tinha todos os motivos para sucumbir, mas se manteve plena, elegante, digna, ainda que a fatura por tanta força tenha lhe cobrado quinze anos de sua velhice pelo acometimento de um Alzheimer.
É também um filme sobre MEMÓRIA, por isso estão lá fotos, câmeras, álbuns e casa - recursos que abrem e fecham um arco narrativo que vai de família feliz ao reencontro da felicidade familiar. E é justamente no reencontro da felicidade que a veterana Fernanda surge silenciosa por apenas 4 minutos: o suficiente para fazer-me chorar quando não imaginava ser possível, já que o filme se recusa à pieguice. Já disse: é uma história de valentia discreta.
A sala do Reserva Cultural (Av. Paulista) estava LOTADA. E foi com reverência coletiva que “AINDA ESTOU AQUI” foi assistido. O clipe final, na voz de Erasmo - “É preciso dar um jeito, meu amigo” - parece nos sacudir pelo presente que vivemos: um tempo em que nossos vizinhos, parentes e conhecidos torcem pelo recrudescimento do autoritarismo. Um tempo que em “nome da família”, famílias seriam dilaceradas, e a barbárie voltaria a atingir TAMBÉM gente branca da classe média, já que para os pretos e pobres da periferia global, a democracia ainda nem aconteceu.
Sabia que a nota ia ser 10. O filme é excepcional.
Em um mundo justo , esse filme seria indicado ao Oscar nas seguintes categorias:
Melhor Filme
Melhor Direção
Melhor Filme Internacional
Melhor Atriz
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Design de Produção
vou assistir. O Tiago dar 10 pra mim é muito significativo. Ele consegue uma coisa rara que é o equilíbrio entre ser criterioso e ser generoso.
Foi a melhor crítica do filme, fui sem saber o que era o filme, mas o fato de saber que o Selton iria desaparecer, foi o que deixou ainda mais impactado, por isso para quem indiquei eu disse para nem ler a sinopse e só ir.
8 indicações!!! Histórico!! Se não levar, vai ser a prova de que o Oscar é uma furada!
eu nunca vi uma crítica de um filme nota 10 no canal eu estou arrepiada. obs: assisti o filme hoje, 13/12, dia que Eunice Paiva faleceu em 2018 😢
Gente, to com inveja de vcs! Pq o filme só passou dois dias no festival de Londres, e não tem nenhuma sala de cinema
Vai estrear dia 7 de fevereiro aqui :)
Você diz estar em londres e nós que está com inveja rsrsrsrsrsrs
@@guilhermice eu já vou estar no Brasil nessa data 😅
@@renansantosdasilva2680 não sinta
Assisti ontem na estreia, fiquei impressionado com a sala cheia e quieta durante o filme. Excelente filme!
A cena da explosão existiu, mas ela explodiu para dentro, implodiu e mesmo assim não deixou a peteca cair por conta dos filhos, que foi na cena da sorveteria! Essa cena me destruiu....
Quanto aos fuscas, sim tinha MUITO fusca na época, foi uma febre no Brasil inteiro kkkk
Amo a comemoração do 10 ahahaha 💛💛💛 tava com saudade
Acabei de chegar do cinema. Fui sozinha às 15h de uma quarta, meu último dia de férias. Achei que a sessão vazia seria ótima pra engatar nesse mergulho, mas infelizmente um casal falou alto o filme INTEIRO. Quase 2h30 de falatorio em um filme tão silencioso e tenso quanto esse. Enfim, nada disso tira a grandiosidade do filme, é só um desabafo mesmo.
Obrigada pela resenha! Adorei
Tomara que muitos brasileiros assistam
Tiago o Oscar não legítima a qualidade do filme, mas esse filme precisa ser visto pelo mundo inteiro e principalmente pelos brasileiros, eu acho q o Oscar seria uma forma de levar esse filme e mostrar o que aconteceu no Brasil o Oscar é uma vitrine para mostrar do que o Brasil e capaz de fazer com seu cinema eu acho balela essa história de que o cinema nacional não precisa do Oscar precisa no sentido de divulgar e distribuir o filme e o cinema nacional não pela qualidade pq acho os filmes nacionais fodas
É claro que o cinema Brasileiro precisa de um Oscar
Que filme incrível! É aquele filme tão bem feito que me deixa bravo por tudo isso ter acontecido. Me emocionei algumas vezes durante o filme, acabei de sair do cinema e ainda estou atônito!
Meu Deus, eu vi ontem e: QUE FILME MEUS AMIGOS, QUE FILME! Fico feliz em ser brasileiro nesses momentos.
Com certeza esse filme tem nota 10. A direção tem controle de tudo, como você comentou.
A ideia da cena que você comenta que gostaria que tivesse, eu não sei. Acho que parte da maestria do filme esta em não ter essa cena. Mas a gente saber , pela direção e pela atuação de que a cena ta logo ali. Ta vindo. Ja devia ter vindo.
Que mulher. Que historia.
O Filme é muito bom realmente.
Me surpreendeu positivamente.
É tenso e frio, triste e Melancólico.
É uma obra-prima.
Merece toda essa ampla repercussão positiva que está recebendo.
Vou assistir a esse filme no domingo. E eu já me arrepiei todo só na sua análise... Muita expectativa aqui! Haha parabéns pelo trabalho, Tiago!
Na entrevista que ela deu em algum festival ela falou que fez duas cenas de "explosão" choro, desespero etc. Mas que saiu da edição final, escolha do Salles.
O filme é um excelente resgate histórico. Muito humano e cheio de referências à cultura musical brasileira, e um filme sofrido no sentido emocional. Eu nunca tinha visto uma sala de cinema tão muda. Ele é bem longo, tem momentos mais parados, mas nada disso tira a importância dele. Foi bom ter ido na estreia.
Ainda estou aqui só tem 8 mil avaliações no IMDB? Quem já assistiu o filme e gostou tem que ir lá avaliar. Se temos força de engajamento, temos que usar.
Que alegria ver o cinema nacional sendo valorizado 👏👏👏❤️❤️❤️❤️
Filme fantástico, Walter Salles e Fernanda Torres merecem todos os prêmios, mas foda-se o Oscar, nosso cinema não deveria ser validado por eles
Família Salles no Hype, Botafogo disputando títulos e filme concorrendo ao oscar 👏
É tempo de Botafogo