Toda vez que um SuperBowl acaba eu sinto mais calor que a semana passada. Nós, moradores do terceiro mundo estamos sendo deixados para morrer tal qual os camponeses na idade média. ESTAMOS SENDO DEIXADOS PARA MORRER LITERALMENTE
Como um estudante de História especialmente interessado em História Medieval, e que leu algumas fontes boas sobre o assunto, posso te dizer que a nossa situação é possivelmente pior
Sou de Manaus, normalmente no primeiro semestre do ano chove dia sim e dia também. Tá uma coisa anormal, um solzão e chuvinha rala que a gente só vê lá pra agosto. Eu tô muito assustado, tenho medo de o último inverno amazônico da minha vida ter sido o do ano passado.
Já fui contratado pra trabalhar como cozinheiro nesse pesadelo, eu não tinha ido até o lugar até um dia antes de começar, quando eu fui pra ver onde era e tal. Eu nem desconfiei pq as fotos eram lindas, as reviews numerosas, nome limpo, a marca tinha 2 anos, então tava tudo MUITO de boa. Aí eu chego lá e era esse troço, um cubo de concreto com 3 chaminés, sem janelas e com só 3 portas. Tinha 1 banheiro DO LADO dos refrigeradores, tudo passavs pelo ar da porta do único banheiro pra tipo... 15 cozinheiros e sei lá quantos motoboys. Felizmente eu pude sair correndo dali, tem gente que não tem essa escolha.
90 anos atrás a URSS tinha acabado de sair da grande fome de 1932-1933, nos anos 60 a URSS se tornou um grande importador de grãos, duvido muito que nesse espaço de 30 anos tenha sido tão boa assim a distribuição de alimentos
@@SamirSiqueira Não precisando mais cozinhar em casa para o marido e os filhos ou para si mesma, elas saem pra ir trabalhar como cozinheira precarizada num galpão fechado e imundo recebendo mixaria. Realmente, é muito melhor!
Essa declaração de quem "ninguém mais vai cozinhar" tem diversas camadas e abrange vários setores das nossas vidas. Outro dia estava ouvindo um podcast que versava sobre segurança alimentar. Um dos assuntos era justamente o pq os dados atuais apontarem que as pessoas compram menos açucar, sal, oleo, mas continua com um índice maior de obesidade e problemas de saúde provenientes de ma alimentação. Isso se deve principalmente ao aumento do consumo de ultra processados, que são cada vez mais produtos artificiais feitos em laboratório do que comida de verdade. Pq as pessoas consomem tanto ultraprocessado se no Brasil temos TANTA oferta de comida fresca in natura e restaurantes de comida de verdade? Por varios fatores: Antigamente, havia uma pessoa que ficava em casa encarregada do trabalho de cozinhar, uma MULHER. Hoje com a mulher trabalhando fora, nao tem mais alguém que se dedique a isso. Qualquer pessoa que tente cozinhar agora, tem que conseguir fazer isso depois de 10/12h fora de casa. Logo, fica mais prático e rápido pegar algo já pronto. Segundo, muitas pessoas de fato nao sabem cozinhar, e isso vem de perdendo! Como havia uma pessoa que se dedicava/dedica a isso, esse conhdecimento não tem sido passado adiante. Por questão de preço, é muito mais barato, por refeição, comprar lasanha ou miojo do que pedir marmita. Não necessariamente os produtos in natura são mais caros, se considerarmos o kg ou quantas refeições rendem, mas aí entra a questão do tempo e o saber fazer. Toda essa conjuntura social diária é muito conveniente para o lucro de certos setores: O ifood, precarização de toda a cadeia de produção. Para a indústria alimentícia é muuito mais barato e lucrativo criar alimento em laboratório que nºao tem que esperar crescer e dura anos dentro de uma lata na prateleira. E tbm não podemos esquecer o setor imobiliário. Atualmente os apartamentos e casas tem a cozinha cada vez menor e enxuta. Como que alguém consegue cozinhar em um studio(uma kitnet gourmet) que a bancada só tem espaço para a pia e um cooktop de duas bocas?? muitos nao tem nem forno! A geladeira é um frigobar!! é muito mais lucrativo vender apartamentos menores por um preço maior. É uma rede gigante que se vale cada vez mais da nossa exploração. Pensa que quando as pessoas começaram trabalhar home office, várias começaram a comer melhor pq tinham TEMPO de cozinhar!!
Concordo com a maior parte, mas deu uma forçada no não saber. Internet tá aí e cozinhar nem é difícil, principalmente os alimentos que já são do nosso dia a dia. Ter tempo pra cozinhar é que é complicado mesmo.
Essa parte do cooktop e do frigobar me pegou! Já passei por isso. Era praticamente impossível deixar comida pronta, porque não cabia “na geladeira”. Não ter forno também era péssimo, porque eu podia simplesmente deixar algo no forno e cuidar da vida, diferente de fazer um frango ensopado, por exemplo, que eu preciso estar toda hora mexendo pra não pegar. É foda. E com relação ao tempo é isso mesmo… nos fds eu às vezes comia marmita, porque simplesmente estava exausta para cozinhar, depois de ter feito isso a semana toda e ainda ter q arrumar casa, lavar roupa, estudar, trabalhar, entre outros.
@@zexiamalexim eu sei cozinhar todo o trivial. Mas como não tenho prática (e tempo) minha comida, além da pouca variedade, não é nem de longe boa como da minha esposa. Como quase tudo na vida, recorrer à internet ajuda, mas não substitui a experiência adquirida com a prática.
Ontem o STF tava julgando uma questão referente ao vínculo trabalhista entre apps e seus trabalhadores (Uber, Ifood...) E essa decisão do STF pode criar uma resolução que faria com que nenhum TJ possa aceitar mais a causa trabalhista solicitando reconhecimento de vínculo e portanto direitos... E eu não vi 1, nem 1, mobilização de entidades da classe fazendo manifestações pra colocar pressão nessa pauta a nosso favor. Cara me deu uma bad ontem, uma depressão desgraçada. Quase que minhas duas boletas de bupropiona não deram conta de recaptar minha serotonina e eu simplesmente apaguei no volante. Acho que baixou minha pressão. Sei lá. Fiquei muito mal ontem. 35 graus em Porto Alegre e eu tendo que ligar o ar condicionado do carro media despencando pra fazer corrida pra ganhar 5,88.... Eu simplesmente não tenho mais esperança. Já consigo me ver com 80 anos dirigindo 18 HS por dia pra poder conseguir comprar comida. Não tenho esperança.
não pense q vc ta sozinho camarada. eu sei o quanto é rapido e facil cairmos no desespero nesse sistema mas isso tem q ser o nosso maior combistivel de revolta. vamos perder muito antes de vencer, mas vamos vencer! lembre se SEMPRE q todos os q vieram antes de nós pensavam o mesmo, que suas condições so iriam piorar, que ficariamos na merda para sempre, mas nós avançamos muito ao longo da história com o poder vindo da nossa revolta. nunca deixe de se revoltar. E PROCURE O SAMECA SE PRECISAR DE AJUDA PSICOLOGICA
Deixo aqui meu humilde comentário de apoio a você. Sei que é difícil, não sei necessariamente como está sendo difícil para você, mas pode ter certeza que os momentos ruins não duram pra sempre. Podem tardar, mas sempre viram memórias. Sempre procure ajuda de quem quer que você tenha perto da sua vida, as relações interpessoais servem para isso. Não tenha vergonha de receber ajuda, mesmo que monetária, afinal a culpa da sua situação não é sua, tenha isso em mente. Você deve ser uma pessoa forte, trabalhadora e que já aguentou muitos males, por isso tem direito de cobrar e receber ajuda dos outros. Aguente firme camarada, e sigamos em frente.
Nos motoristas fomos traídos pelo sindicado. Desde o início falamos que tinha que ser por km rodado e por mim, e jamais por hora. Pois não faz sentido. Mas, o sindicato, pelas costas negociou com o ministro do Lula, Marinho, o valor de 30 reais hora rodada, e assim que sair a regularização o sindicato dos trabalhadores de aplicativos vai ser o maior sindicato do Brasil, pois entre motoristas e entregadores, passa de 1,5 milhão, e com a uberização, tende a crescer. Imagina a contribuicao sindical que eles vão receber. Eu não sou contra sindicato, mas o sindicato dos motoristas de app NOS TRAIU pois aceitou 30 reais por hora RODADA. Em uma hora da pra rodar mais de 60 km tranquilamente se for por uma rodovia, e a Uber ou 99 poderá pagar por lei 30 reais, ou seja, 50 centavos o km. Isso é 8x menos que o táxi, que tem isenção de imposto, e o motorista de aplicativo não tem nada. E detalhe pra leigos, hora rodada, não é hora online. Vc pode ficar online 12 horas, mas quanto tempo tinha passageiro dentro do carro? 6 horas? Se for assim, podem te pagar 180 reais. Tira gasolina, seguro, alimentação, pneu, óleo, manutenção preventivas e corretivas....sobra o que? Sobra dinheiro pra janta, no máximo. É trabalho escravo. E a porra do Lula que foi no flow antes da eleição falar que sabia das condições dos motoristas tá fazendo o que? NADA!
Sou de são Leopoldo parceiro, tô rodando 14 horas só pra pagar conta e levar comida pra minha filha de 6 anos. Eu só não me mato por causa da minha filha. Se não fosse ela eu acelerava o carro até 150 e dava num viaduto. Isso não é vida! É só dívida. E mesmo eu tendo curso técnico e me formando em história, não me chamam em lugar nenhum.
Infelizmente sou Uber, apesar de ser técnico em mecânica e estar me formando em história. A explora da Uber não tem limites. Trabalhamos de 12 a 16 horas por dia apenas pra pagar as contas básicas e comer. Estou mandando currículo pra todos os lugares, pois não tá dando mais.
E pior que q o q a gente mais vê é Uber se sentindo o “empresário”, ensinando a foder os passageiros, enviando mensagens querendo cobrar mais o percurso, a ensinar a faze-lo cancelar pra ganhar o valor sem a corrida, ou colocando preço absurdo pra usar o ar-condicionado, enquanto passam pano pra CARALHO para o real problema que é a própria Uber.
@@diegonexus3082 E sabe por que? Uber e 99 pagam de mil a mil e quinhentos reais se você indicar um novo motorista. Então, quando vc pega um carro e pergunta pro motorista se é bom fazer Uber, o motorista vira uma cadela e começa a dizer que é maravilhoso, que faz 500, 600 e até 1000 reais por dia, ou seja, salário de médico, engenheiro....kkkkkk....mas, se vc olhar vai ver que o carro tá na reserva, tem amassado, e o motorista tá sem almoço....kkkkk. Grande parte dos motoristas é mentiroso mesmo.
Tem uma pizzaria em um baraco aqui perto de casa. Ao lado de um valao com ratos, baratas. E a pizza custa 90 reais no ifood.... obviamente vc nao pode ir la e sentar, oedir um refrigerante, comer. E só pelo ifood que atende.
@@elisa_5445 e o incrível é que essa pizzaria que eu falei cobra 90 a pizza mais barata, e sempre tem moto na frente. Eu peço a pizza de 50 kkkkk, e direto com a pizzaria, nada de Ifood.
Têm uma marmitaria nos fundos de uma casa aqui perto. Têm cachorro no pátio, é sujo, paredes com infiltração. Sempre têm entregador fazendo retirada. Fui pesquisar no Ifood e a marmita mais barata custa R$25,00. 😂
E nem precisa ser um grande galpão. Anos atrás conheci umas pessoas que estavam montando um restaurante pra vender no iFood. Era na cozinha da casa de uma delas, um lugar super abafado, a bancada de pallet, condições sanitárias questionáveis. Tinha cachorro e gato no local. Era muito zoado. Então eu tive minha própria experiência com dark kitchen. rsrs
6:10 Pra quem mora em Santo Amaro, perto da esquina da Av. Nossa Senhora do Sabará com a Av. Washington Luiz, na rua Borba Gato 225, ali tem uma dark kitchen. Ou vc que frequenta a Rua Augusta (O LADO DO BAIXO AUGUSTA) onde tinha o BK, o BK transformou o restaurante em dark kitchen tbm
Tem muitos "restaurantes" no Ifood que são apenas uma casa, muitos comércios funcionam apenas com delivery. O IFood também é pessjmo com quem ta começando algo pequeno, como os IMEIS. O Ifood acaba colocando o próprio MEI pra pagar o entregador atraves do cupom entrega grátis. O cliente nao paga pelos cupons que o Ifood oferece, porém, sai do bolso de alguém, acaba tornando um ambiente super competitivo, onde quem da mais dinheiro pro Ifood vence.
Na Europa atualmente também existem muitos restaurantes populares pra trabalhadores e estudantes, e ultimamente cada vez mais lotados por causa do empobrecimento da população, com preços altíssimos e salários estagnados
Uberização precisa ser freada, mas infelizmente Lula não está fazendo absolutamente nada pra isso mudar. Vai sair uma regularização em breve, mas preve valor por hora pra motorista e não por km e min rodado. Imagina uma corrida que dura uma hora...nesse caso a Uber pode oferecer 30 reais. Em uma hora vc anda 50 km. Receber 30 pra andar 50 km sendo que vc paga absolutamente tudo, pois vc e dono do carro. A conta não fecha!
@@ernestito7064 Eu sempre defendi regulamentar, mas essa regulamentação que vai sair eu sou contra, pois piora ainda mais os ganhos dos motoristas. A Uber poderá pagar 30 reais por hora rodada. Em uma hora, na rodovia, da pra rodar tranquilamente 60 km. Isso da 50 centavos o km...mas, vão dizer que o motorista aceita se quiser. Mas cadê o estado pra defender os idosos que aceitam sem querer, os os que simplesmente são burros mesmo? A regularização que vai sair vai piorar as coisas. Nós motoristas pedidos 2,5 reais o km rodado, mais um valor por mim, o sindicato traiu a classe e negociou um valor a hora. Não existe motorista que ganhe por hora! Temos que ganhar por km rodado e por tempo.
@@StfM246 7 a cada 10 motoristas de aplicativo são Bolsonarista, é tipo caminhoneiro. Esses retardados pagam hoje 5,3 o litro de gasolina, mas....tem saudade de sua do era 8 reais. Como podem pensar algo? 😭😭😭😭
Quer piorar ainda mais? A partir de agora estão surgindo restaurantes sem cozinha, eles mandam ingredientes pra casa de pessoas, essas pessoas cozinham, vendem pelo Ifood e ficam com uma parte do dinheiro. A precarização não tem fim pra esses caras
Advogando pro: eu realmente prefiro pedir comida do que fazer. Sou sozinho, e quando cozinhava fazia muita comida para distribuir ao longo da semana. Às vezes comida num buffet livre. Fazendo as contas das comidas + o trabalho para fazer + comer a mesma comida 4 dias seguidos percebi que vale muito mais pedir uma marmita. Promotando contra: em toda minha vida somente usei 1 vez o iFodis, e depois que coloquei o meu negócio (varejo alimentício) nessa plataforma decidi nunca mais usar. Eles exploram todos os envolvidos. Parceiros, funcionários e entregadores. São taxas que chegam a 37% de comissão com frete grátis. O abuso deles ataca todos os lados. Quando for pedir comida, vale direto com o restaurante
Eu cozinho minhas marmitas para 10 dias, e vou alternando com almoço em restaurante e comidas semi-prontas. Eu mesma cozinhando a minha comida dá um custo de 8 reais a marmita, cada almoço no restaurante são 40 reais. Se eu fosse pedir o mesmo almoço do restaurante para comer em casa ainda teria o custo da entrega, a conta não fecha.
Acho difícil... Pois os alimentos por si só já são caros: carnes, verduras, legumes e etc. Só se os pratos forem à base de enlatados, embutidos e sabe-se lá que tipos de vegetais.
Eu vi muitas dessas Dark Kitchens no bairro de Copacabana, onde eu fiquei nas férias no Rio de Janeiro. Eram várias lojas só com uma portinha para pegar a Pizza e um mar de motoboys esperando o Job. Era quase a rua inteira só disso.
Imagina ser tão desconexo da realidade de achar que não fazer comida em casa é mais barato que pedir pedir por aplicativo. Zero noção de como se compõe o valor e zero noção de como o capital se reproduz.
As vezes não é questão de valor e sim de tempo. Normalmente se gasta 10-12hs do seu dia, no mínimo, com trabalho (incluso deslocamento) e acumulando outros afazeres domésticos junto ao tempo de descanso acaba sobrando pouco tempo pra cozinhar Com isso fica a "escolha" de pegar algo rápido pra comer (miojo, por exemplo) ou pedir por aplicativo
O que eu vejo nessa questão do iFood, ainda mais depois desse comentário do CEO, é que o plano deles é continuar precarizando até que todos os restaurantes exceto as grandes franquias internacionais tipo Mc, bk, pizza h etc. todos se tornem dark kitchens pois assim ficará bem fácil do iFood comprar todos e se tornar o grande monopólio da alimentação como eles sonham. Só o ciclo normal do capetalismo… e é bizarro ele dizer que vai conseguir isso em 10 anos…. Precisamos fazer a revolução pra ontem!
@@eddieeosratoshitos2770 jamais. IFood é capital brasileiro. Não tem naipe pra engolir multinacional não. Inclusive fico até surpreso de o iFood não ter expandido pela América Latina ainda… talvez tentem. Mas da a impressão de serem ainda mais fracos do que a propaganda massiva e incessante deles faz parecer!!!!
Eu tenho uma pequena lanchonete, um trailer na garagem de casa que é a cozinha de 2x2. Coisinha pequena, duas mesas apenas para os clientes. A ideia sempre foi retirada e entrega. As mesas surgiram da necessidade dos clientes em comer no local. Ao mesmo tempo, tenho conta no ifood. Posso afirmar com tranquilidade, que é a pior coisa que existe para quem vende. E, infelizmente, atualmente é de onde vem metade da grana do meu restaurante. Fazemos um trabalho enorme de incentivar o cliente a pedir diretamente conosco, mostrando as vantagens para ele.
Esse CEO se inspirou na casa dele, só pode... Como ele coloca a roupa no cesto de roupa suja e ela aparece limpa e passada no guarda-roupas tempo depois?! 🤯
No meu município tem um bom prato. Café da manhã 50 centavos, 1 real almoço. Também tem Marmitex pra levar pra casa na parte da tarde. É impossível ter um desse em cada bairro do Brasil. A burguesia nunca iria permitir. Principalmente os donos de fast food e restaurantes
@@sizotti1493 antigamente, eu acreditava que talvez tivesse algum sentido as críticas marxistas em relação aos liberais e sua realidade estrita, baseadas apenas em conceitos, sem respaldo na realidade, mas agora percebo que os marxistas também estão preso em seus próprios conceitos, sem nenhuma análise a rigor da realidade, porque não a vivem. Quiçá os burgueses, lá atrás, uniam-se em reuniões para discutir essas coisas. Quiçá. Atualmente, dão a mínima. Pode ser 1 pessoa ou 1 bilhão, a vida deles será a mesma
@@Harel10954 Eu acredito que o problema não é a analise "rasa" que os liberais fazem. Mas a falta de empatia, tipo, as pessoas passam fome no capitalismo, não tem como negar isso, mas mesmo assim eles dizem que a culpa é da pessoa, que ela deveria ter se esforçado mais. Tipo, irmão, consciência e compaixão é uma coisa importante.
Eu moro do lado de uma empresa que faz brownie. Parei de pedir desses restaurantes que são desconhecidos, nas noites de desespero (eu gosto de cozinhar e odeio esses apps). Só dá rato e lixo pela calçada. Nunca vi o dono, só funcionários. É precário.
Acho que a melhor analogia pra dark kitchen é que, além de um galpão sem janelas, é um complexo industrial (que produz alimentos) sem nenhuma regulamentação de indústria. Produzem muito resíduo, consomem muita água, geram um barulho infernal e um cheiro tbm de fritura e vapor de óleo que se espalha pelos arredores - tudo isso em áreas residenciais, onde SERIA proibida uma indústria qualquer.
Real eu não entendo quem seria ter mais Bom Pratos no Brasil. A comida pode não ser maravilhosa, mas sendo honesta, equilibrada e variada, não é um custo alto e é um beneficio gigante
Minha esposa pediu uma salada um dia desses pra comer e pedimos de um lugar que não conhecíamos. Estava bom. Outro dia ela queria pedir de novo, mas já tava perto de fechar e não recebia mais chamados. Decidimos pedir de outro lugar (outra logo, etc...). Enfim, quando chegou o pedido era idêntico se comparado ao primeiro restaurante. Ai me toquei que pedimos de um dark kitchen.
Quando vc lê um contrato de uma "empresa" dessas , se vc tem algum tico e teco sobrando, seu queixo cai... vc não é um trabalhador , vc é um prestador de serviços (nome bonito para escravo), a empresa não garante demanda, não garante nada, vc é responsável por tudo, tem crédito social na cara dura ... vc é um m...da mesmo , com todas as letras (não posso colocar todas por motivos óbvios). E de quebra, o próprio indivíduo tira de sí a possibilidade ainda existente de assegurar uma alimentação de qualidade, e terceiriza para empresas... Tudo sendo feito para tirar da mão do indivíduo , na prática, o poder de escolha. E a população que aí está, vai brigar PARA MAIS DISSO ! Eu perdi as esperanças, acabou e ninguém está se dando conta...
Eu percebi que aqui na minha cidade tem uma Dark Kitchen (Fala Portugues aligenilena do krl). Uma Cozinha Sombria por causa das embalagens, todos vendem pratos com frango, os 4 tem o mesmo sabor e de vez em quando vem na embalagem uns dos outros e os preços são rotativos, um dia um tá com desconto, depois o outro e assim por diante.
Quando eu for prefeito de Goiânia, lançarei lavanderias, restaurantes e creches populares para a socialização do trabalho doméstico. Esse é o caminho para o problema da dupla jornada feminina! Votem em mim, camaradas goianienses! 👍🏻🚩
Ja trabalhei de entregador e as dark kitchens são reais. Várias vezes eu recebia pedido de entrega de diversos restaurantes diferentes e a retirada era no mesmo lugar, que era só um galpão fechado onde só tinha uma janelinha por onde era retirado o pedido.
Ian vc me inspirou a fazer uma dark kitchem que funcione em modelo cooperativo, tô iniciando o primeiro empreendimento dentro dela, e buscando fugir ao máximo do Ifood, empregando motoboys fixos e usando sistemas de gestão simples. espero no futuro poder capacitar funcionários para criarem suas próprias empresas de cozinha seguindo o modelo cooperativo e atingindo tipos de alimentos.
Disse a moça que compra produtos alimentícios que fazem parte de uma divisão do trabalho enorme. Todos os dias dá graças à divisão do trabalho e mercado pela pela comodidade que hoje desfruta.
Dark kitchen não são restaurantes, não tem salão com mesas para atender o público, são apenas glpões fechados pro público com cozinhas dentro. Cozinhas, são cozinhas e não restaurantes. 'Kitchens'
No centro de São Paulo vc esbarra com várias dark kitchen com amontoados de entregadores expostos na calcada e sem suporte algum. Essas cozinhas são literalmente apenas uma janelinha direto pra calçada e essa janelinha cabe passar apenas o pedido e mais nada.
Esqueci de colocar as aspas, mas que mais vejo é povo falando de vender marmita de casa alugar quartinho no ait bnb e pregando empreendedorismo com isso. Sou dr minas e é um casa morreu em quarto em Monte Verde alugaram no air bnb, muita gente pregando liberalismo criticando que a prefeituras não fiscaliza esse quarto, mas querem pagar barato e não usar hotéis fiscalizados kkkkkkkkk
É o que ele tem que dizer para que o STOCK do iFood suba de preço. Mas a realidade é que não existe como ser mais barato pedir comida do que fazê-la. E se um dia, este dia chegar, e ninguém mais comprar fogão e esquecerem como se cozinha ( impossível ), mas se acontecesse... o iFood aumentaria gradativamente suas margens de lucro e os preços e assim voltaria a ser mais barato voltar a cozinhar.
Eu trabalho em restaurante físico que tem delivery próprio e Ifood e eu já ouvi algumas vezes que os motoboys que trabalham lá preferem mil vezes o delivery de lá do que o Ifood.
Minha tia tinha restaurante no ifood que era só ela fazendo na cozinha minuscula da casa dela, a vigilancia sanitaria era a que os meios materiais lhe permitiam com esforco empregado da propria consciencia. Na hora de entregar a comida ao motoboy, descia de cesta amarrada na corda, pois morava no terceiro andar lá onde judas perdeu as botas (todo mundo se virando nos trinta, incluindo o motoboy que nao ia ver banheiro tão cedo)
Moro numa cidade pequena com 20 mil habitantes, tem um turismo relativo e um curso de gastronomia, nenhum restaurante usa mais o Ifood mais barato para eles ter o motoboy 1 ou 2.
Em Portugal a maioria dos entregadores de aplicativos e motoristas de aplicativos são brasileiros. È a internacionalização da exploração! os entregadores de comida ganham por viagem 1,5 euros se nao estou errado!
Restaurante tem que ter espaço pra receber clientes, mesas, cadeiras, etc... se não tem essas características e só tem a cozinha, então, não é restaurante.. E no ifood acontece de estabelecimentos com nome de restaurantes, sem ser.
E detalhe, se acontecer aquelas chuvas de verão intensas nesse futuro utópico aí, praticamente todo mundo vai passar fome. Aqui no RJ teve uma chuva quase que apocalíptica recentmente e praticamente TUDO parou.
Nem precisa ir muito longe, no ano passado um pássaro caiu na subestação de energia da minha cidade e ficamos das 6 da tarde até umas 3 da manhã sem energia, todos os estabelecimentos comerciais tiveram que fechar e os restaurantes não funcionaram porque agora todos eles funciona com fogão e forno elétrico, daí você imagina o prejuízo e já percebe o quanto estamos vulnerável.
Eu fiquei anos sem pedir ifood. No último mês pedi várias vezes. Tenho que parar de pedir de novo, o certo é pegar o contato direto do restaurante e pedir pelo zap
Deus me livre, como mineira a cozinha é o coração da casa. Já tive que comer fora, pq não tinha tempo de fazer comida em casa e sempre sentia falta do tempero de casa.
Tem um colega meu que abriu dois restaurantes no ifood. Os dois são no mesmo lugar, um com atendimento presencial e o outro só delivery, muda apenas o nome e os valores dos produtos. Por que ele fez isso? Criou um "concorrente" para ele mesmo. Aí as pessoas comparam os preços e acabam comprando dele de qualquer forma sem saber 🤣🤣🤣
Só uma coisa, o "dark" de dark kitchen não é por não ter janelas, o dark nesse caso é mais para o sentido de oculto ou de fantasma mesmo, algo que você não sabe exatamente de onde vem, "encoberto por sombra", invisível. Outro exemplo nesse uso é se você postar um vídeo no seu canal mas só rodar ele através de ADS, ele vai ser um dark vídeo, ou dark post, já que se eu entrar no seu canal não encontro ele, tal como andar em todas as ruas do seu bairro não irá encontrar o restaurante que você pede.
Vamos lá... Hoje entregadores que querem ter no mínimo o direito a uma aposentadoria tardia se aderem ao MEI, pagando cerca de 2,5% mensais do seu salário em um único tipo de imposto (referente aos 75 mensais da categoria e com lucratividade de 3mil), com essa mudança alguns pontos a serem destacados: 1- Criação de mais um sindicato (Brasil possui mais de 13mil sindicatos, em contrapartida, países de primeiro mundo possuem cerca de 200). Com a criação desse sindicato os trabalhadores irão pagar o equivalente a 7,5% sobre salário de "contribuição" (mais ou menos 5% a mais mensais, pelos mesmos direitos de quem se adere ao MEI) e nao somente isso, a empresa IFOOD terão seus gastos quadruplicados referente a novos impostos. Resumindo, cara, a realidade é que se uma empresa não se sustenta, não proporcionará empregos para a população, neste caso não é melhor ser obrigatório o uso de MEI? Se o governo realmente quisesse ajudar quem entrega pedido, ele não estaria pensando em taxação, ele estaria pensando em incentivos....
Ah vá que eu vou deixar de cozinhar! Primeiro que sou cheia de problemas de saúde e sigo dietas específicas, segundo que sou paranóica com essas cozinhas fantasmas, e terceiro, sou pobre, não aspiro ser rica, muito menos explorar outros pobres. Toda vez que preciso de um delivery (coisa que eu evito) me sinto péssima pelos motoboys. Tá doido.
"em 10 anos ninguém vai mais cozinhar". Se até lá chegar o socialismo, pleno emprego e salário de no mínimo 5k aí podemos pensar nesse "luxo" fora da capital de SP que é pedir comida pronta
Toda vez que um SuperBowl acaba eu sinto mais calor que a semana passada. Nós, moradores do terceiro mundo estamos sendo deixados para morrer tal qual os camponeses na idade média. ESTAMOS SENDO DEIXADOS PARA MORRER LITERALMENTE
o que acontece no superbowl para aumentar o calor aqui?
@@fnd6813Superstição e jatos privados. Coff coff, Taylor Swift.
Como um estudante de História especialmente interessado em História Medieval, e que leu algumas fontes boas sobre o assunto, posso te dizer que a nossa situação é possivelmente pior
Que viagem esse papo de superbowl
Sou de Manaus, normalmente no primeiro semestre do ano chove dia sim e dia também. Tá uma coisa anormal, um solzão e chuvinha rala que a gente só vê lá pra agosto. Eu tô muito assustado, tenho medo de o último inverno amazônico da minha vida ter sido o do ano passado.
Já fui contratado pra trabalhar como cozinheiro nesse pesadelo, eu não tinha ido até o lugar até um dia antes de começar, quando eu fui pra ver onde era e tal.
Eu nem desconfiei pq as fotos eram lindas, as reviews numerosas, nome limpo, a marca tinha 2 anos, então tava tudo MUITO de boa.
Aí eu chego lá e era esse troço, um cubo de concreto com 3 chaminés, sem janelas e com só 3 portas.
Tinha 1 banheiro DO LADO dos refrigeradores, tudo passavs pelo ar da porta do único banheiro pra tipo... 15 cozinheiros e sei lá quantos motoboys.
Felizmente eu pude sair correndo dali, tem gente que não tem essa escolha.
Extremamente urgentes falar de assuntos tão importantes na fase do captalismo que vivemos hoje.
Porra, essa de atingir “metade do que os Soviéticos alcançaram 90 anos atrás” doeu! 😢
90 anos atrás a URSS tinha acabado de sair da grande fome de 1932-1933, nos anos 60 a URSS se tornou um grande importador de grãos, duvido muito que nesse espaço de 30 anos tenha sido tão boa assim a distribuição de alimentos
@@jailsonbr eu não duvido, tenho certeza que não foi.
@@Harel10954'-' misericórdia
@@Halleta. foi o que a URSS não teve com os seus.
@@Harel10954a gente já entendeu, vc é parcial, não gosta da URSS. Vai embora
"Restaurant evil 2" EU MORRI HAHAHAHAHAHAHA
Emancipar o trabalho doméstico das mulheres!
Foi isso que pensei, as mulheres não precisando mais cozinhar, só esperando um homem levar a comida pronta na porta da casa dela.....genial né!!
Gado,@@SamirSiqueira: COZINHAS COLETIVAS COM PROFISSIONAIS DEVIDAMENTE REMUNERADOS
@@SamirSiqueira Não precisando mais cozinhar em casa para o marido e os filhos ou para si mesma, elas saem pra ir trabalhar como cozinheira precarizada num galpão fechado e imundo recebendo mixaria. Realmente, é muito melhor!
Essa declaração de quem "ninguém mais vai cozinhar" tem diversas camadas e abrange vários setores das nossas vidas.
Outro dia estava ouvindo um podcast que versava sobre segurança alimentar. Um dos assuntos era justamente o pq os dados atuais apontarem que as pessoas compram menos açucar, sal, oleo, mas continua com um índice maior de obesidade e problemas de saúde provenientes de ma alimentação. Isso se deve principalmente ao aumento do consumo de ultra processados, que são cada vez mais produtos artificiais feitos em laboratório do que comida de verdade. Pq as pessoas consomem tanto ultraprocessado se no Brasil temos TANTA oferta de comida fresca in natura e restaurantes de comida de verdade? Por varios fatores: Antigamente, havia uma pessoa que ficava em casa encarregada do trabalho de cozinhar, uma MULHER. Hoje com a mulher trabalhando fora, nao tem mais alguém que se dedique a isso. Qualquer pessoa que tente cozinhar agora, tem que conseguir fazer isso depois de 10/12h fora de casa. Logo, fica mais prático e rápido pegar algo já pronto. Segundo, muitas pessoas de fato nao sabem cozinhar, e isso vem de perdendo! Como havia uma pessoa que se dedicava/dedica a isso, esse conhdecimento não tem sido passado adiante. Por questão de preço, é muito mais barato, por refeição, comprar lasanha ou miojo do que pedir marmita. Não necessariamente os produtos in natura são mais caros, se considerarmos o kg ou quantas refeições rendem, mas aí entra a questão do tempo e o saber fazer.
Toda essa conjuntura social diária é muito conveniente para o lucro de certos setores: O ifood, precarização de toda a cadeia de produção. Para a indústria alimentícia é muuito mais barato e lucrativo criar alimento em laboratório que nºao tem que esperar crescer e dura anos dentro de uma lata na prateleira. E tbm não podemos esquecer o setor imobiliário. Atualmente os apartamentos e casas tem a cozinha cada vez menor e enxuta. Como que alguém consegue cozinhar em um studio(uma kitnet gourmet) que a bancada só tem espaço para a pia e um cooktop de duas bocas?? muitos nao tem nem forno! A geladeira é um frigobar!! é muito mais lucrativo vender apartamentos menores por um preço maior.
É uma rede gigante que se vale cada vez mais da nossa exploração. Pensa que quando as pessoas começaram trabalhar home office, várias começaram a comer melhor pq tinham TEMPO de cozinhar!!
Concordo com a maior parte, mas deu uma forçada no não saber. Internet tá aí e cozinhar nem é difícil, principalmente os alimentos que já são do nosso dia a dia. Ter tempo pra cozinhar é que é complicado mesmo.
Essa parte do cooktop e do frigobar me pegou! Já passei por isso. Era praticamente impossível deixar comida pronta, porque não cabia “na geladeira”. Não ter forno também era péssimo, porque eu podia simplesmente deixar algo no forno e cuidar da vida, diferente de fazer um frango ensopado, por exemplo, que eu preciso estar toda hora mexendo pra não pegar. É foda. E com relação ao tempo é isso mesmo… nos fds eu às vezes comia marmita, porque simplesmente estava exausta para cozinhar, depois de ter feito isso a semana toda e ainda ter q arrumar casa, lavar roupa, estudar, trabalhar, entre outros.
@@zexiamalexim eu sei cozinhar todo o trivial. Mas como não tenho prática (e tempo) minha comida, além da pouca variedade, não é nem de longe boa como da minha esposa. Como quase tudo na vida, recorrer à internet ajuda, mas não substitui a experiência adquirida com a prática.
Ontem o STF tava julgando uma questão referente ao vínculo trabalhista entre apps e seus trabalhadores (Uber, Ifood...) E essa decisão do STF pode criar uma resolução que faria com que nenhum TJ possa aceitar mais a causa trabalhista solicitando reconhecimento de vínculo e portanto direitos... E eu não vi 1, nem 1, mobilização de entidades da classe fazendo manifestações pra colocar pressão nessa pauta a nosso favor.
Cara me deu uma bad ontem, uma depressão desgraçada. Quase que minhas duas boletas de bupropiona não deram conta de recaptar minha serotonina e eu simplesmente apaguei no volante. Acho que baixou minha pressão. Sei lá. Fiquei muito mal ontem.
35 graus em Porto Alegre e eu tendo que ligar o ar condicionado do carro media despencando pra fazer corrida pra ganhar 5,88....
Eu simplesmente não tenho mais esperança. Já consigo me ver com 80 anos dirigindo 18 HS por dia pra poder conseguir comprar comida. Não tenho esperança.
não pense q vc ta sozinho camarada. eu sei o quanto é rapido e facil cairmos no desespero nesse sistema mas isso tem q ser o nosso maior combistivel de revolta. vamos perder muito antes de vencer, mas vamos vencer!
lembre se SEMPRE q todos os q vieram antes de nós pensavam o mesmo, que suas condições so iriam piorar, que ficariamos na merda para sempre, mas nós avançamos muito ao longo da história com o poder vindo da nossa revolta.
nunca deixe de se revoltar.
E PROCURE O SAMECA SE PRECISAR DE AJUDA PSICOLOGICA
Deixo aqui meu humilde comentário de apoio a você. Sei que é difícil, não sei necessariamente como está sendo difícil para você, mas pode ter certeza que os momentos ruins não duram pra sempre. Podem tardar, mas sempre viram memórias. Sempre procure ajuda de quem quer que você tenha perto da sua vida, as relações interpessoais servem para isso. Não tenha vergonha de receber ajuda, mesmo que monetária, afinal a culpa da sua situação não é sua, tenha isso em mente. Você deve ser uma pessoa forte, trabalhadora e que já aguentou muitos males, por isso tem direito de cobrar e receber ajuda dos outros. Aguente firme camarada, e sigamos em frente.
Nos motoristas fomos traídos pelo sindicado. Desde o início falamos que tinha que ser por km rodado e por mim, e jamais por hora. Pois não faz sentido. Mas, o sindicato, pelas costas negociou com o ministro do Lula, Marinho, o valor de 30 reais hora rodada, e assim que sair a regularização o sindicato dos trabalhadores de aplicativos vai ser o maior sindicato do Brasil, pois entre motoristas e entregadores, passa de 1,5 milhão, e com a uberização, tende a crescer. Imagina a contribuicao sindical que eles vão receber. Eu não sou contra sindicato, mas o sindicato dos motoristas de app NOS TRAIU pois aceitou 30 reais por hora RODADA. Em uma hora da pra rodar mais de 60 km tranquilamente se for por uma rodovia, e a Uber ou 99 poderá pagar por lei 30 reais, ou seja, 50 centavos o km. Isso é 8x menos que o táxi, que tem isenção de imposto, e o motorista de aplicativo não tem nada. E detalhe pra leigos, hora rodada, não é hora online. Vc pode ficar online 12 horas, mas quanto tempo tinha passageiro dentro do carro? 6 horas? Se for assim, podem te pagar 180 reais. Tira gasolina, seguro, alimentação, pneu, óleo, manutenção preventivas e corretivas....sobra o que? Sobra dinheiro pra janta, no máximo. É trabalho escravo. E a porra do Lula que foi no flow antes da eleição falar que sabia das condições dos motoristas tá fazendo o que? NADA!
Sou de são Leopoldo parceiro, tô rodando 14 horas só pra pagar conta e levar comida pra minha filha de 6 anos. Eu só não me mato por causa da minha filha. Se não fosse ela eu acelerava o carro até 150 e dava num viaduto. Isso não é vida! É só dívida. E mesmo eu tendo curso técnico e me formando em história, não me chamam em lugar nenhum.
KKKKKKKKKK ss regulariza e todo mundo toma no cu
Infelizmente sou Uber, apesar de ser técnico em mecânica e estar me formando em história. A explora da Uber não tem limites. Trabalhamos de 12 a 16 horas por dia apenas pra pagar as contas básicas e comer. Estou mandando currículo pra todos os lugares, pois não tá dando mais.
E pior que q o q a gente mais vê é Uber se sentindo o “empresário”, ensinando a foder os passageiros, enviando mensagens querendo cobrar mais o percurso, a ensinar a faze-lo cancelar pra ganhar o valor sem a corrida, ou colocando preço absurdo pra usar o ar-condicionado, enquanto passam pano pra CARALHO para o real problema que é a própria Uber.
muitos ubers defendem a empresa, o problema é esse
@@diegonexus3082 E sabe por que? Uber e 99 pagam de mil a mil e quinhentos reais se você indicar um novo motorista. Então, quando vc pega um carro e pergunta pro motorista se é bom fazer Uber, o motorista vira uma cadela e começa a dizer que é maravilhoso, que faz 500, 600 e até 1000 reais por dia, ou seja, salário de médico, engenheiro....kkkkkk....mas, se vc olhar vai ver que o carro tá na reserva, tem amassado, e o motorista tá sem almoço....kkkkk. Grande parte dos motoristas é mentiroso mesmo.
@@dioneioliveirarocha9689 fui criticar essas empresas num comentário e surgiu defensores q ou trabalham ou conhecem quem trabalha, é bizarro
@@dioneioliveirarocha9689 Médico ou Engenheiro que ganha 1.000 por dia é a minoria da minoria, a precarização tá geral amigo.
Tem uma pizzaria em um baraco aqui perto de casa. Ao lado de um valao com ratos, baratas. E a pizza custa 90 reais no ifood.... obviamente vc nao pode ir la e sentar, oedir um refrigerante, comer. E só pelo ifood que atende.
Tem uma hamburgueria aqui do lado de casa q eh assim kkkkkk, só tem pelo ifood, bglh ridiculo, melhor fazer hamburguer em casa msm
@@elisa_5445 e o incrível é que essa pizzaria que eu falei cobra 90 a pizza mais barata, e sempre tem moto na frente. Eu peço a pizza de 50 kkkkk, e direto com a pizzaria, nada de Ifood.
Que horror
Têm uma marmitaria nos fundos de uma casa aqui perto. Têm cachorro no pátio, é sujo, paredes com infiltração. Sempre têm entregador fazendo retirada. Fui pesquisar no Ifood e a marmita mais barata custa R$25,00. 😂
E nem precisa ser um grande galpão. Anos atrás conheci umas pessoas que estavam montando um restaurante pra vender no iFood. Era na cozinha da casa de uma delas, um lugar super abafado, a bancada de pallet, condições sanitárias questionáveis. Tinha cachorro e gato no local. Era muito zoado. Então eu tive minha própria experiência com dark kitchen. rsrs
6:10 Pra quem mora em Santo Amaro, perto da esquina da Av. Nossa Senhora do Sabará com a Av. Washington Luiz, na rua Borba Gato 225, ali tem uma dark kitchen.
Ou vc que frequenta a Rua Augusta (O LADO DO BAIXO AUGUSTA) onde tinha o BK, o BK transformou o restaurante em dark kitchen tbm
Anúncio do Ifood no começo foi de fuder kkkkkkkk.
Eu não troco minha jantinha caseira por lanche nem fodendo
até pq é menos da metade do preço
O Ian n tem controle sobre esses anúncios.
Senso comum será?
Eu não troco nem a minha jantinha caseira e nem a minha horta no quintal! Mas sei que infelizmente a maioria não tem essa possibilidade.
@@Bambuzeiro infelizmente, moro em apartamento alugado, zero possibilidade de ter uma hortinha
Tem muitos "restaurantes" no Ifood que são apenas uma casa, muitos comércios funcionam apenas com delivery. O IFood também é pessjmo com quem ta começando algo pequeno, como os IMEIS. O Ifood acaba colocando o próprio MEI pra pagar o entregador atraves do cupom entrega grátis. O cliente nao paga pelos cupons que o Ifood oferece, porém, sai do bolso de alguém, acaba tornando um ambiente super competitivo, onde quem da mais dinheiro pro Ifood vence.
Na Europa atualmente também existem muitos restaurantes populares pra trabalhadores e estudantes, e ultimamente cada vez mais lotados por causa do empobrecimento da população, com preços altíssimos e salários estagnados
Uberização precisa ser freada, mas infelizmente Lula não está fazendo absolutamente nada pra isso mudar. Vai sair uma regularização em breve, mas preve valor por hora pra motorista e não por km e min rodado. Imagina uma corrida que dura uma hora...nesse caso a Uber pode oferecer 30 reais. Em uma hora vc anda 50 km. Receber 30 pra andar 50 km sendo que vc paga absolutamente tudo, pois vc e dono do carro. A conta não fecha!
Pior que todo uber que eu pego se acha "empreendedor" e acha que não deve regulamentar nada.
Já perguntou pra um motorista de aplicativo o que ele ele pensa sobre o assunto?😊
@@ernestito7064 Eu sempre defendi regulamentar, mas essa regulamentação que vai sair eu sou contra, pois piora ainda mais os ganhos dos motoristas. A Uber poderá pagar 30 reais por hora rodada. Em uma hora, na rodovia, da pra rodar tranquilamente 60 km. Isso da 50 centavos o km...mas, vão dizer que o motorista aceita se quiser. Mas cadê o estado pra defender os idosos que aceitam sem querer, os os que simplesmente são burros mesmo? A regularização que vai sair vai piorar as coisas. Nós motoristas pedidos 2,5 reais o km rodado, mais um valor por mim, o sindicato traiu a classe e negociou um valor a hora. Não existe motorista que ganhe por hora! Temos que ganhar por km rodado e por tempo.
@@StfM246 a maioria é burra demais pra pensar. Por isso que estamos nessa situação infelizmente.
@@StfM246 7 a cada 10 motoristas de aplicativo são Bolsonarista, é tipo caminhoneiro. Esses retardados pagam hoje 5,3 o litro de gasolina, mas....tem saudade de sua do era 8 reais. Como podem pensar algo? 😭😭😭😭
Quer piorar ainda mais? A partir de agora estão surgindo restaurantes sem cozinha, eles mandam ingredientes pra casa de pessoas, essas pessoas cozinham, vendem pelo Ifood e ficam com uma parte do dinheiro. A precarização não tem fim pra esses caras
Oooi?
Pera quê?!
@@lucasdasilva23 é meus amigos é isso mesmo que vcs leram
@adrianrocha17 querem uma mostra do que eu estou falando? Procurem o canal do Vegetarirango e vejam o "negócio" que ele montou
É um home office de restaurante? Kkk
A realidade do entregador/motorista de aplicativo no Brasil é MUITO triste 😢 sério alguma coisa tem que acontecer pra coisa mudar..
Tão triste que mais da metade deles não quer voltar para CLT, eu digo isso porquê já fiz entrega como bico e como trabalho integral
Sim, capaz que em 10 anos ja nem tenha mais gente viva
Advogando pro: eu realmente prefiro pedir comida do que fazer. Sou sozinho, e quando cozinhava fazia muita comida para distribuir ao longo da semana. Às vezes comida num buffet livre. Fazendo as contas das comidas + o trabalho para fazer + comer a mesma comida 4 dias seguidos percebi que vale muito mais pedir uma marmita.
Promotando contra: em toda minha vida somente usei 1 vez o iFodis, e depois que coloquei o meu negócio (varejo alimentício) nessa plataforma decidi nunca mais usar.
Eles exploram todos os envolvidos. Parceiros, funcionários e entregadores.
São taxas que chegam a 37% de comissão com frete grátis. O abuso deles ataca todos os lados.
Quando for pedir comida, vale direto com o restaurante
Eu cozinho minhas marmitas para 10 dias, e vou alternando com almoço em restaurante e comidas semi-prontas. Eu mesma cozinhando a minha comida dá um custo de 8 reais a marmita, cada almoço no restaurante são 40 reais. Se eu fosse pedir o mesmo almoço do restaurante para comer em casa ainda teria o custo da entrega, a conta não fecha.
Acho difícil... Pois os alimentos por si só já são caros: carnes, verduras, legumes e etc. Só se os pratos forem à base de enlatados, embutidos e sabe-se lá que tipos de vegetais.
Matou a charada. Não tem como acontecer o que o cara do iFood falou com comida de qualidade.
Essa do restaurante fantasma foi foda! Meu Deus do céu!!!!😳
Abraços amigos 👍🌹
Eu vi muitas dessas Dark Kitchens no bairro de Copacabana, onde eu fiquei nas férias no Rio de Janeiro. Eram várias lojas só com uma portinha para pegar a Pizza e um mar de motoboys esperando o Job. Era quase a rua inteira só disso.
Imagina ser tão desconexo da realidade de achar que não fazer comida em casa é mais barato que pedir pedir por aplicativo. Zero noção de como se compõe o valor e zero noção de como o capital se reproduz.
As vezes não é questão de valor e sim de tempo. Normalmente se gasta 10-12hs do seu dia, no mínimo, com trabalho (incluso deslocamento) e acumulando outros afazeres domésticos junto ao tempo de descanso acaba sobrando pouco tempo pra cozinhar
Com isso fica a "escolha" de pegar algo rápido pra comer (miojo, por exemplo) ou pedir por aplicativo
Se ninguém mais cozinhar ninguém mais come😂😂
Ian faz um video falando sobre a política de cuidados na União soviética, isso alugou um triplex na minha cabeça
Como diz os jornalistas da Globo News:
" Esse é o bom capitalismo"!
esses vendidos deveriam trabalhar lá para aprenderem!!!!
Ouvi esse assunto quando estive em São Paulo.
O que eu vejo nessa questão do iFood, ainda mais depois desse comentário do CEO, é que o plano deles é continuar precarizando até que todos os restaurantes exceto as grandes franquias internacionais tipo Mc, bk, pizza h etc. todos se tornem dark kitchens pois assim ficará bem fácil do iFood comprar todos e se tornar o grande monopólio da alimentação como eles sonham. Só o ciclo normal do capetalismo… e é bizarro ele dizer que vai conseguir isso em 10 anos…. Precisamos fazer a revolução pra ontem!
E se eles pudessem, engoliriam as grandes franquias também.
@@eddieeosratoshitos2770 jamais. IFood é capital brasileiro. Não tem naipe pra engolir multinacional não. Inclusive fico até surpreso de o iFood não ter expandido pela América Latina ainda… talvez tentem. Mas da a impressão de serem ainda mais fracos do que a propaganda massiva e incessante deles faz parecer!!!!
Eu tenho uma pequena lanchonete, um trailer na garagem de casa que é a cozinha de 2x2. Coisinha pequena, duas mesas apenas para os clientes. A ideia sempre foi retirada e entrega. As mesas surgiram da necessidade dos clientes em comer no local. Ao mesmo tempo, tenho conta no ifood. Posso afirmar com tranquilidade, que é a pior coisa que existe para quem vende. E, infelizmente, atualmente é de onde vem metade da grana do meu restaurante.
Fazemos um trabalho enorme de incentivar o cliente a pedir diretamente conosco, mostrando as vantagens para ele.
Esse CEO se inspirou na casa dele, só pode... Como ele coloca a roupa no cesto de roupa suja e ela aparece limpa e passada no guarda-roupas tempo depois?! 🤯
No meu município tem um bom prato. Café da manhã 50 centavos, 1 real almoço. Também tem Marmitex pra levar pra casa na parte da tarde.
É impossível ter um desse em cada bairro do Brasil. A burguesia nunca iria permitir. Principalmente os donos de fast food e restaurantes
Burguesia está nem aí para esse tipo de coisa, vai por mim
No RJ tinha o """Restaurante Cidadão "" hoje acabaram todos acho..
Tinha um dentro do Estádio do Maracanã.
@@Harel10954 Enquanto manter só 1 ou 2 a burguesia não se importa.
Todavia, quando começa a dar qualquer ameaça a burguesia, ai fecha, infelizmente.
@@sizotti1493 antigamente, eu acreditava que talvez tivesse algum sentido as críticas marxistas em relação aos liberais e sua realidade estrita, baseadas apenas em conceitos, sem respaldo na realidade, mas agora percebo que os marxistas também estão preso em seus próprios conceitos, sem nenhuma análise a rigor da realidade, porque não a vivem.
Quiçá os burgueses, lá atrás, uniam-se em reuniões para discutir essas coisas. Quiçá. Atualmente, dão a mínima. Pode ser 1 pessoa ou 1 bilhão, a vida deles será a mesma
@@Harel10954 Eu acredito que o problema não é a analise "rasa" que os liberais fazem.
Mas a falta de empatia, tipo, as pessoas passam fome no capitalismo, não tem como negar isso, mas mesmo assim eles dizem que a culpa é da pessoa, que ela deveria ter se esforçado mais.
Tipo, irmão, consciência e compaixão é uma coisa importante.
6$ a entrega de 4km ou mais,mais vinte minutos esperando ficar pronto!
Falam 4km mas quando poe no gps é bem mais
Estou compartilhando seus vídeo para todos Ian!! ❤❤❤
0:52
Mds ri demais
Eu moro do lado de uma empresa que faz brownie. Parei de pedir desses restaurantes que são desconhecidos, nas noites de desespero (eu gosto de cozinhar e odeio esses apps). Só dá rato e lixo pela calçada. Nunca vi o dono, só funcionários. É precário.
Aqui em Porto Alegre/Rgs o ifood subiu bastante. Não dá pra pedir comida td hora.
Pior que aqui na zona leste de sp ta cheio dessas cozinhas
Obrigado camarada Ian!!!
Acho que a melhor analogia pra dark kitchen é que, além de um galpão sem janelas, é um complexo industrial (que produz alimentos) sem nenhuma regulamentação de indústria. Produzem muito resíduo, consomem muita água, geram um barulho infernal e um cheiro tbm de fritura e vapor de óleo que se espalha pelos arredores - tudo isso em áreas residenciais, onde SERIA proibida uma indústria qualquer.
Real eu não entendo quem seria ter mais Bom Pratos no Brasil. A comida pode não ser maravilhosa, mas sendo honesta, equilibrada e variada, não é um custo alto e é um beneficio gigante
Pelo esquema de ter lucro a qualquer coisa hoje já evito pedir entrega de comida e vou buscar em lugares que gosto, mas não troco fazer meu almoço.
Minha esposa pediu uma salada um dia desses pra comer e pedimos de um lugar que não conhecíamos. Estava bom. Outro dia ela queria pedir de novo, mas já tava perto de fechar e não recebia mais chamados. Decidimos pedir de outro lugar (outra logo, etc...). Enfim, quando chegou o pedido era idêntico se comparado ao primeiro restaurante. Ai me toquei que pedimos de um dark kitchen.
Quando vc lê um contrato de uma "empresa" dessas , se vc tem algum tico e teco sobrando, seu queixo cai... vc não é um trabalhador , vc é um prestador de serviços (nome bonito para escravo), a empresa não garante demanda, não garante nada, vc é responsável por tudo, tem crédito social na cara dura ... vc é um m...da mesmo , com todas as letras (não posso colocar todas por motivos óbvios). E de quebra, o próprio indivíduo tira de sí a possibilidade ainda existente de assegurar uma alimentação de qualidade, e terceiriza para empresas... Tudo sendo feito para tirar da mão do indivíduo , na prática, o poder de escolha. E a população que aí está, vai brigar PARA MAIS DISSO ! Eu perdi as esperanças, acabou e ninguém está se dando conta...
Quando eu era pequeno eu costumava falar PRESIDENT EVIL imitando o locutor do menu do jogo.
Buenas camaradas ouvindo desde Santa Maria da boca do Monte
Eu percebi que aqui na minha cidade tem uma Dark Kitchen (Fala Portugues aligenilena do krl). Uma Cozinha Sombria por causa das embalagens, todos vendem pratos com frango, os 4 tem o mesmo sabor e de vez em quando vem na embalagem uns dos outros e os preços são rotativos, um dia um tá com desconto, depois o outro e assim por diante.
Quando eu for prefeito de Goiânia, lançarei lavanderias, restaurantes e creches populares para a socialização do trabalho doméstico. Esse é o caminho para o problema da dupla jornada feminina! Votem em mim, camaradas goianienses! 👍🏻🚩
Como cidadão goianiense tem meu voto . ✊🏿✊🏿✊🏿
@@eduardol6749❤️🚩
Mas de onde virá o dinheiro ?
@@KILLDOZER2 Arrecadação municipal e o envio de verbas do governo federal. Relaxa, Jones Manoel será o presidente concomitantemente, tá suave! 😃
@@DomRodrigo80 ok, entendo. Mas isso é imposto. Não acha que já temos impostos de mais?
Sempre lembro daquela fala da America Chavez no filme do doutor estranho, na maioria dos universos a comida e de graça e estranho cobrarem por isso
Restaurante Ível/Evil foi a melhor da semana. Show kkkk
Ja trabalhei de entregador e as dark kitchens são reais. Várias vezes eu recebia pedido de entrega de diversos restaurantes diferentes e a retirada era no mesmo lugar, que era só um galpão fechado onde só tinha uma janelinha por onde era retirado o pedido.
Ian vc me inspirou a fazer uma dark kitchem que funcione em modelo cooperativo, tô iniciando o primeiro empreendimento dentro dela, e buscando fugir ao máximo do Ifood, empregando motoboys fixos e usando sistemas de gestão simples. espero no futuro poder capacitar funcionários para criarem suas próprias empresas de cozinha seguindo o modelo cooperativo e atingindo tipos de alimentos.
Quando chego em casa estou só a carcaça, se pudesse não ter que cozinhar eu agradeceria, mas não estou disposta a participar dessa explorar.
Disse a moça que compra produtos alimentícios que fazem parte de uma divisão do trabalho enorme. Todos os dias dá graças à divisão do trabalho e mercado pela pela comodidade que hoje desfruta.
Dark kitchen não são restaurantes, não tem salão com mesas para atender o público, são apenas glpões fechados pro público com cozinhas dentro. Cozinhas, são cozinhas e não restaurantes. 'Kitchens'
Cheguei! Comi no ifood ontem, e me arrependi😂 Kfc não é tudo isso não gente😅
Prefiro o franguin empanado da mamãe 😂
Restaurant evil: o inimigo agora é outro hahahaha
No centro de São Paulo vc esbarra com várias dark kitchen com amontoados de entregadores expostos na calcada e sem suporte algum. Essas cozinhas são literalmente apenas uma janelinha direto pra calçada e essa janelinha cabe passar apenas o pedido e mais nada.
Eu trabalho com ifood a 6 anos.
A maioria dos restaurantes não existem, são apenas casas normais.
Aqui em Brasília é assim.
Sim é empreendedorismo que povo tem exaltado.
@@staciemara20 isso não é empreendedorismo.
Isso é a máxima expressão da exploração do trabalho.
Esqueci de colocar as aspas, mas que mais vejo é povo falando de vender marmita de casa alugar quartinho no ait bnb e pregando empreendedorismo com isso. Sou dr minas e é um casa morreu em quarto em Monte Verde alugaram no air bnb, muita gente pregando liberalismo criticando que a prefeituras não fiscaliza esse quarto, mas querem pagar barato e não usar hotéis fiscalizados kkkkkkkkk
Vamo
O cara jurando que a vida é aquele filme "Tá chovendo Hambúrguer"
A mais maldita das empresas nacionais.
0:53 a quinta série série que ainda mora dentro de min não aguenta kkkkk
Restaurant Evil fez o meu dia, obrigado. ❤
Não sabia dessa parada de Dark Kichen. Mas a essa altura depois de entender o capitalismo não é surpreendente mas não deixa de ser bizarro.
É o que ele tem que dizer para que o STOCK do iFood suba de preço. Mas a realidade é que não existe como ser mais barato pedir comida do que fazê-la. E se um dia, este dia chegar, e ninguém mais comprar fogão e esquecerem como se cozinha ( impossível ), mas se acontecesse... o iFood aumentaria gradativamente suas margens de lucro e os preços e assim voltaria a ser mais barato voltar a cozinhar.
Aqui em Fortaleza tem varias dark kitchen, tem uma bem grande no bairro mais nobre da cidade e do lado de fora ficam inúmeros motoboys
Ian vc deixa meus dias melhores 😂
Ter anúncio do iFood nesse vídeo é cômico
O Ian n tem controle sobre isso.
Ironia da plataforma.
E quando tem anuncio do mbl ou brasil paralerdos.
Eu trabalho em restaurante físico que tem delivery próprio e Ifood e eu já ouvi algumas vezes que os motoboys que trabalham lá preferem mil vezes o delivery de lá do que o Ifood.
Tem uma dark kitchen na esquina de casa e eu nem sabia. É fechadão mesmo.
Em Restaurant Evil o chefão final será o Erick Jaquin lutando e gritando: "Você é a vergonha da profission!!!"
Minha tia tinha restaurante no ifood que era só ela fazendo na cozinha minuscula da casa dela, a vigilancia sanitaria era a que os meios materiais lhe permitiam com esforco empregado da propria consciencia. Na hora de entregar a comida ao motoboy, descia de cesta amarrada na corda, pois morava no terceiro andar lá onde judas perdeu as botas (todo mundo se virando nos trinta, incluindo o motoboy que nao ia ver banheiro tão cedo)
Então eu já passei em vários darkkicthen principalmente em Pinheiros aqui em SP
é pra rir de desespero uma matéria dessa, só assim pra tankar
Moro numa cidade pequena com 20 mil habitantes, tem um turismo relativo e um curso de gastronomia, nenhum restaurante usa mais o Ifood mais barato para eles ter o motoboy 1 ou 2.
Em Portugal a maioria dos entregadores de aplicativos e motoristas de aplicativos são brasileiros. È a internacionalização da exploração! os entregadores de comida ganham por viagem 1,5 euros se nao estou errado!
Ian Brabo no Rango Neves já
Restaurante tem que ter espaço pra receber clientes, mesas, cadeiras, etc... se não tem essas características e só tem a cozinha, então, não é restaurante.. E no ifood acontece de estabelecimentos com nome de restaurantes, sem ser.
Ian, vc esta pensando em fazer um video sobre o novo documentário do Br***l paralel*? Seria muito interessante
Estou procurando literatura sobre os gulags, alguma recomendação??
E detalhe, se acontecer aquelas chuvas de verão intensas nesse futuro utópico aí, praticamente todo mundo vai passar fome. Aqui no RJ teve uma chuva quase que apocalíptica recentmente e praticamente TUDO parou.
Nem precisa ir muito longe, no ano passado um pássaro caiu na subestação de energia da minha cidade e ficamos das 6 da tarde até umas 3 da manhã sem energia, todos os estabelecimentos comerciais tiveram que fechar e os restaurantes não funcionaram porque agora todos eles funciona com fogão e forno elétrico, daí você imagina o prejuízo e já percebe o quanto estamos vulnerável.
Já fui "entregador do Ifood", e não desejo essa humilhação e necessidade, nem ao meu pior inimigo.
Eu fiquei anos sem pedir ifood. No último mês pedi várias vezes. Tenho que parar de pedir de novo, o certo é pegar o contato direto do restaurante e pedir pelo zap
Dark kitchen é realmente Restaurant Evil
Ja trabalhei nessas dark kitchen, o meu era um mercado que era um galpao embaixo de um bar, e eu xingo o Ifood até hoje pela experiencia desagradavel
Deus me livre, como mineira a cozinha é o coração da casa. Já tive que comer fora, pq não tinha tempo de fazer comida em casa e sempre sentia falta do tempero de casa.
Mais um pra ajudar a engajar
Tem um colega meu que abriu dois restaurantes no ifood. Os dois são no mesmo lugar, um com atendimento presencial e o outro só delivery, muda apenas o nome e os valores dos produtos.
Por que ele fez isso? Criou um "concorrente" para ele mesmo. Aí as pessoas comparam os preços e acabam comprando dele de qualquer forma sem saber 🤣🤣🤣
Que hack
Eu procurei no RUclips, os vídeos são todos na vibe "como montar sua dark kitchen".
"Vamo cozinhar" HAUDHSUSHSYSHEYEHE 6 E ONIBUS!!!
Só uma coisa, o "dark" de dark kitchen não é por não ter janelas, o dark nesse caso é mais para o sentido de oculto ou de fantasma mesmo, algo que você não sabe exatamente de onde vem, "encoberto por sombra", invisível. Outro exemplo nesse uso é se você postar um vídeo no seu canal mas só rodar ele através de ADS, ele vai ser um dark vídeo, ou dark post, já que se eu entrar no seu canal não encontro ele, tal como andar em todas as ruas do seu bairro não irá encontrar o restaurante que você pede.
Vamos lá... Hoje entregadores que querem ter no mínimo o direito a uma aposentadoria tardia se aderem ao MEI, pagando cerca de 2,5% mensais do seu salário em um único tipo de imposto (referente aos 75 mensais da categoria e com lucratividade de 3mil), com essa mudança alguns pontos a serem destacados: 1- Criação de mais um sindicato (Brasil possui mais de 13mil sindicatos, em contrapartida, países de primeiro mundo possuem cerca de 200). Com a criação desse sindicato os trabalhadores irão pagar o equivalente a 7,5% sobre salário de "contribuição" (mais ou menos 5% a mais mensais, pelos mesmos direitos de quem se adere ao MEI) e nao somente isso, a empresa IFOOD terão seus gastos quadruplicados referente a novos impostos. Resumindo, cara, a realidade é que se uma empresa não se sustenta, não proporcionará empregos para a população, neste caso não é melhor ser obrigatório o uso de MEI? Se o governo realmente quisesse ajudar quem entrega pedido, ele não estaria pensando em taxação, ele estaria pensando em incentivos....
Ah vá que eu vou deixar de cozinhar! Primeiro que sou cheia de problemas de saúde e sigo dietas específicas, segundo que sou paranóica com essas cozinhas fantasmas, e terceiro, sou pobre, não aspiro ser rica, muito menos explorar outros pobres. Toda vez que preciso de um delivery (coisa que eu evito) me sinto péssima pelos motoboys. Tá doido.
Eu rachei quando o Ian leu o meu "Ai dentu". Kkkkkk perdi muito.
Puts, como ele sabe que vamos fazer a revolta das máquinas daqui 10 anos?
"em 10 anos ninguém vai mais cozinhar". Se até lá chegar o socialismo, pleno emprego e salário de no mínimo 5k aí podemos pensar nesse "luxo" fora da capital de SP que é pedir comida pronta
Deve ser igual trabalhar em bentoya no Japão.
E se você destruir a impressora primordial, todas são destruídas.
Mais Você com Ian Neves seria um sucesso, bolo red velvet com consciência de classe
em defesa do ian, eu uso ível, principalmente no truco e é mt melhor do q da pra ir