Todos os pacientes que estavam em UTI, eram contados 10 dias pra ter uma melhora e sair de lá. Caso o paciente não apresentasse melhora neste prazo, a ordem dos gestores era pra que diminuíssem a oxigenação gradativamente dos aparelhos de respiração mecânica e assim esses pacientes fossem asfixiados e morreriam "logo", libe rando os leitos para os próximos idosos em estado critico (já que eram o principal "mercado" por serem os mais atingidos pela COVID 19), além de baixar os custos, aproveitavam pra obter mais lucro pela "DEMANDA maior". Ficou famoso como "alta" porque alguém de dentro da PREVENT relatou que ouviu a seguinte resposta sobre essa técnica perversa, foi chamado de forma jocosa internamente de "Alta". Até hoje não consegui superar essa história e fiquei paranóica.
Como uma pessoa que vem de uma familia cheia de medicos e medicas, isso não começou na pandemia não, sempre houve em hospitais privados mas na pandemia ocorreu em uma escala nunca antes vista. E há quem defenda o capitalismo.@@malumoteki3021
A partir do momento em que o valor da pessoa não é medido no quanto ela consome ou no quanto ela produz de mercadorias, a gente valorizaria a vida ainda mais. Por isso que num estado socialista ela deveria ter a vida mais digna do que num capitalista.
@@guilhermevieira6010 como ela seria um peso maior no estado Socialista se em alguns exemplos que nós temos não tem nem imposto? Me ilumina com sua sabedoria superior por favor
Vc realmente acha q 3000 anos atrás tínhamos idosos chegando aos 80 anos ? E esses idosos precisavam ser pagos todo mês pelo estado ? Sem contar a quantidade deles, hj em dia tem países q 25% da população tem acima de 60 anos, populações antigas nunca chegaram a tudo isso.
@@joaovitordossa8491se tribos há 3000 anos eram capazes de cuidar de 5% de idosos, nós hoje, com a capacidade produtiva que temos, deveriamos ser capazes de sustentar não 25, mas 50%. Todo dia tem comida sendo QUEIMADA e DESCARTADA para lucrar, você acha mesmo que não dava pra idoso ter o minimo sustento depois de trabalhar 60 anos da sua vida?
@@joaovitordossa8491 se minha vó tivesse rodas era uma motoca não ignore a materialidade. em muitos lugares chegar aos 50 ja era algo dificil, passar dos 10 era raridade. PARA OS POBRES. sobre a segunda pergunta: não eram pagos pelo estado porque morriam antes. os pobres, claro. os ricos ja passavam de 80 e tinham a fortuna de gerações que nunca trabalharam pra poder viver bem :) parece hoje né?
Sou concurseira e este tipo de conteúdo é muito precioso pra mim. Fiz força de acertos nos conhecimentos gerais/atualidades no concurso do Ipea só assistindo o pessoal da soberana e repercussões da esquerda num geral sobre o que tem rolado no nosso br. Obrigada!
Isso me lembra a crítica que a família dinossauros faz no episódio O Grande Dia, quando eles tinham a "tradição" de empurrar seu idosos em um penhasco.
Tem um episódio de Todo Mundo Odeia o Chris onde a Rochelle explica que ela coordena as finanças da casa como um Estado, em déficit. Fazendo dívida pra pagar conta. Fiquei lembrando do episódio, pq é o conto da "Economia de Estado é a dona Maria fazendo conta pra fechar o mês." Só que ao avesso. E fiquei triste pela Rochelle, pois ela não emite a própria moeda.
Eu vi esse episódio esses dias. Eu e minha mãe adoramos, desde que sou criança. Uso muito as situações da série para introduzir conceitos de consciência de classe. Depois que morei um tempo nos EUA (ela foi me visitar 2 vezes) ficou ainda mais fácil de contextualizar as situações. Aliás, o Chris Rock fez um excelente trabalho. Muita situação que eu achava ser um exagero, na verdade é como realmente ocorre lá 😂
E por cá já se discute imenso a ideia da insustentabilidade do sistema nacional de pensões. E, claro, a direita aproveita para introduzir aposentadorias/reformas privadas.
A propósito do 'aniversário' da ponte Rio Niterói, uma 'obra' da ditadura. Para realizar a obra, lançou se mão do dinheiro da previdência. Anos depois, a ponte foi privatizada. Devolveu-se o dinheiro para a previdência? Não. Aí a propaganda ideológica diz que não há dinheiro para previdência.
Eu converso com muita gente no meu comércio o nível de entendimento de coisa simples é absurdamente baixo em todas as faixas etárias, além disso ninguém quer ouvir ou aprender sobre a sociedade só falam de fofoca eu estou vivendo em um rebanho de ignorantes isso é insuportável. Parabéns a vcs que me faz sentir melhor.
@@nonatojunior2584ah mas tem uns q são uns verme e se vc falar pra eles q eles tem direitos eles te entregam pro rh pra eles te perseguirem ou demitirem msm
Eu tenho 63, sou aposentada pelo INSS com uma pensão acima da média, e nunca fui funcionária pública. O triste é pensar que talvez a minha geração seja a última que não vai morrer trabalhando 😢
Falamos muito isso aqui em casa. Meus pais aposentaram, mas toda vez que alguém fala em aposentadoria pra mim, minha mãe ri e fala "Oh querido, tu acha que essa geração vai aposentar?" E ainda fala p eu aproveitar enquanto ela tá viva e pode me dar suporte, pra cuidar da saúde, pq vou precisar de muita saúde pra trabalhar até os 80 anos 😂
No início da revolução industrial os trabalhadores eram verdadeiros escravos, trabalhavam até às 3 da madrugada e não tinham sequer onde dormir, dormiam sentados por 4 horas apoiados em cordas.
@@yagoleandro5009 melhorou e muito. Na epoca de Marx nem leis trabalhistas existiam. E hj nao ha chance nenhuma de haver revolucao. Existem meios civilizados de requerimento de melhorias trabalhistas. Nao ha porque agir como um ser acéfalo que acha que uma revoluçãoviolenta é a solucao
@@Rob-h3w Eu acho que a solução é a revolução, mas.... Eu não vou lutar pela mesma, a vida é curta, família foi pro saco (culturalmente), então, que se lasque o futuro.
A quantidade de jovens está ficando menor, porém a economia não está diminuindo. Pelo contrário, as economias dos países contiuam crescendo com os seus pibs, pois a automação e os sistemas produtivos estão cada vez mais sofisticados. Então, a questão é apenas saber para onde está indo esse dinheiro e tributar.
Eu sempre digo que um capitalista só vira capitalista se outro capitalista permitir. Estranhamente, os defensores de capitalistas que não possuem capital discordam!
Só um adendo EXTREMAMENTE ALTAMENTE importante: O Ian falou da massa que dobra o espaço tempo está entre nós e por isso o liberal tá falando que tá envelhecendo mais rápido. Nesse caso, fisicamente falando, quem tá na região de maior massa, (vamo falar que é um buraco negro pra ficar mais simples), é o liberal, já que pro observador de dentro do buraco negro o tempo fora fica em fast forward, e pra quem tá observando o buraco negro, o oposto. Ent nós podemos dizer que o Cabeça de Planilha vive dentro de uma singularidade e a gente, como já sabido, no mundo real.
O pior é que o trabalho humano está gradativamente sendo substituído por máquinas e algoritmos, ou seja, emprego e aposentadoria ficarão mais difíceis 😞
Pare de pensar em sí e pense na economia. Entenda que você tem que morrer para a economia não quebrar. Esses idosos não sabem o que é empatia? Gente, tem que ter empatia.
Me sinto no mínimo duplamente pressionado pela hegemonia capitalista desde que decidi, ainda muito novo, que teria dois objetivos principais, os quais: me formar em medicina (sim, aqui no Brasil), e viver até os 120 anos para conseguir realizar o primeiro objetivo sem ter recursos suficientes. Vai ser tudo no modo vietcongue. Trabalho para que consiga, mas a esperança está longe de me olhar com carinho.
@@Rob-h3walgo que aprendi é que amigo tá lá quando tu tem a onça, "amigos da onça"... Aí tem o parceiro, as vez cê nem gosta dele, mas com respeito é possível convivência, depois o irmão/irmã, camarada pra mim encaixa aí, os povos unidos jamais serão vencidos, problema é realizar essa união, sem organização não tem emancipação, caos+desordem leva a tragédias, imprudências, maldade não vem dá maldade, vem dá imprudência, falta de tino em relação a causa e efeito... Já caos+ordem, ao equilíbrio, até porque a vida é uma organização em meio a entropia, acompanhando o tempo, o movimento, de túmulos em túmulos... Sobrevivência, um destino esquecido pela vida.
Basicamente, o capitalismo deixa tudo tão caro que as pessoas nem conseguem ter filhos. Soma isso a maior expectativa de vida e teremos uma "crise" de previdência.
Isso é uma simplificação gigantesca do problema. Existe também uma questão cultural muito forte e o maior acesso a informações e meios de prevenir a gravidez. Seu argumento faria muito sentido se fosse a população pobre a ter cada vez menos filhos, mas é justamente o contrário. Populações mais ricas tem menos filhos e as pobres continuam tendo mais filhos. E é justamente esse o motivo de países europeus estarem se tornando cada vez mais multiétnicos. A população local tem melhores qualidade de vida, são mais ricos e tem poucos filhos/vivem mais. Já a população imigrante tem piores condições de vida, vem de uma cultura diferente e possuem mais filhos/vivem menos.
@@vicoturo2 Exatamente E tem outros fatores: Antes, mais rural, os filhos eram a "aposentadoria" e "seguro de vida". Com a aposentadoria estável, não ouve mais essa necessidade de filhos. Outra coisa, hj em dia, a mulher foca na carreira, filhos ficaram para segundo plano ou fora dos planos.
Uma crise fictícia porque ela só existe pelo fato de alguns poucos acumularem mais recursos que as próximas 5 gerações de suas famílias conseguiriam gastar
@@vicoturo2Mas o único motivo da prevenção à gravidez é o financeiro. O impulso reprodutivo é muito forte, mas as pessoas com mais instrução se reproduzem menos pois sabem que não terão recursos para sua prole e para si ao mesmo tempo.
Critica pertinente, gostaria só de contribuir com um ponto. Uma coisa sobre o ponto inicial que gerou a piada da gravidade, um dos fatores que faz um país "envelhecer" mais rápido ou mais devagar é imigração e emigração, um exemplo simples está nos EUA. Estão envelhecendo mais devagar pôs, muita gente nova, no começo da vida profissional vai lá, o que faz aumentar a base de pessoas mais novas. Se isso se mantem ao longo do tempo, e com força literalmente o pais rejuvenesce. A magia do brasil é também ter uma emigração alta de pessoas novas.
No Chile a aposentadoria é privado, excetuando poucas categorias como os policiais e membros das Forças Armadas, não sei se há outras categorias sem a aposentadoria privada. Ao se aposentar não conseguem ganhos suficientes . Vi no RUclips um documentário sobre isto.
Cara sempre fico impressionado com o quanto vcs são absurdamente coesos nas análises, aprendo muito nesses vídeos. Vcs já pensaram em criar uma comunidade de ensino tipo a do ICL? Acho que ajudaria no financeiro tbm. Enfim só queria deixar meus sinceros agradecimentos abraços e força aí.
Esse envelhecer mais tarde acredito que querem dizer a pirâmide etária do Brasil subindo mais rápida que a dos outros países. Realmente tem a ver com o momento histórico, com a queda de natalidade, que veio antes nos desenvolvidos mas logo depois aqui, justamente porque a vida começou a ficar muito cara e difícil, as pessoas nem tem como sustentar muito filho
Antigamente, mais rural, as pessoas tinham muitos filhos porque eles eram a garantia e ajuda do futuro familiar. Atualmente, com a grande presença do estado "doando" a aposentadoria, acabou o incentivo à ter filhos.
@@Notificações_de_Sistema ue,mas o bolsa familia nao incentiva as pessoas a terem mais filhos ? o problema nao eh a presenca ou ausencia de estado, antigamente o filho tinha a mesma profissao do pai, um emprego garantido bracal, na economia de hoje que tem os patroes so ter um filho nao garante que o filho vai ajudar a trazer recursos, tem gasto com saude e educacao e mesmo com diploma aindad eh uma loteria, enquanto que antigamente nem gasto com saude tinha, mortalidade infantil era alta e a unica solucao era fazer mais filho por garantia, a mesma qualidade de saude que deu aumento de vida pro idoso tornou menos necessario as pessoas terem mais de um filho, e geralmente tem so 2, enquanto a media teria que ser mais de 2
@@devforfun5618 se fosse 1 salário mínimo, acredito que sim. O problema é que isso gera outro problema, a destruição familiar. Mulheres vão fazer 3...4 filhos, garantir uma alta renda e não irão mais casar. E isso vai causar que os homens vendo isso, irão parar de fazer filhos. Na verdade, mesmo sem pagar tanto e por alguns outros motivos, o movimento MGTOW já está crescendo.
@@devforfun5618 Eu não sou romantizador da vida (quando falo da vida, falo no contexto geral da existência de tudo). No quesito humanos, vejo como uma praga, estamos em excesso no planeta. Assim quando tem muitos ratos, pombos, javalis, etc.. O animal Humano não tem um predador direto. Acredito que essa seja uma forma da natureza dar uma concertada. Periodos de dificuldade = multiplicação. Períodos de bonança = controle.
8:16 - Isso sempre me faz vir o estados unidos na mente. "Não temos dinheiro pra sistema de saúde público e pra perdoar as dívidas estudantis". Literalmente 4 meses depois desse discurso vindo do presidente: - "Estados Unidos manda 1 trilhão pra israel usar em sua campanha de extermínio". Só o que os estados unidos mandou pra Israel e Ucrânia nos últimos anos dava pra ter perdoado a dívida de todos os estudantes e feito um sistema de saúde gratuito pro país inteiro. Não é que não tem dinheiro, não tem dinheiro pra você, seu pobre.
"os custos com cuidar dos seus idosos", fi que custos? Ao menos que a pessoa seja herdeira, o cara passou pelo menos 40 anos trabalhando, produzindo riqueza. Vale lembrar que, muitas pessoas NÃO conseguem se sustentar com a aposentadoria do INSS, e acabam tendo que tentar entrar no mercado de trabalho informal com 65+ anos, ganhando muito menos do que deveria pra fazer muito mais do que deveria. Obs: se eu ler alguém falando que a culpa é da pessoa de ela não ter investido em previdência privada, eu vou mandar tomar no c# mesmo, pq 0 paciência
Mas é assim que a extrema direita se articula, eles tentam ´´desmoralizar´´ os adversários em pautas nas quais são a fraqueza deles, assim eles desvirtuam os debates sérios e pautem somente em discursos morais.
O Ciro propôs um teto a ser definido, em torno 5 mil reais e acima disso, um regime de capitalização complenentar sob controle dos trabalhadores. Ele também é rigoroso com as contas, é propunha cobrar mais dos ricos e gastar menos com juros. Prinvipalmente esse último, estar na discussão de qualquer austeridade fiscal.
Não só não sabem o que fazer com os idosos mas tambem com pessoas doentes que não conseguem mais trabalhar. Você nao produz você não é mais útil, voce é descartável.
Não foi mencionado sobre os impostos Pis e Cofins que foram criados na constituição de 1988, justamente para cobrir o "déficit" com as aposentadoria. Pegando o recolhimento do INSS das empresas mais o INSS dos trabalhadores x benefícios pagos aposentados/pensionistas realmente há déficit. Porém somando o que o INSS reconhe mais os impostos mencionado acima não há déficit e sim superavit. Isso tem que ser mencionado nas discussões quando envolve essa falácia de déficit.
@@charlesluiz5752 primeiro q aposentadoria estatal não tem nada a ver com liberalismo, tem a ver com keynesianismo, segundo q o problema não é as pessoas viverem mais, o problema é as pessoas não terem filhos.
Antes da "reforma" ainda não existia déficit, todos os cálculos apenas contabilizaram uma única fonte, o pagamento realizado pelos trabalhadores e empresários, desconsiderando todas as outras, ou seja, contabilizava todas as despesas , mas não todas as receitas. Um estelionato.
Isso sem falar na questão da desoneração da folha de impostos para a Previdência que o próprio Temer aprovou, ao mesmo tempo em que dizia que faltava dinheiro.
para resolver o problema da previdência é preciso coragem para aumentar as contribuições federais tipo CONFINS e CSLL ou taxar a circulação do capital como o fechamento da ford ou investimentos estrangeiros ou empresas tipo holding como itausa e black rock.
Quando a pessoa tem bagui na cabeça ela Lê: "Infomoney- fonte dupla cor, onde em cinza escuro: "If My", e em branco "No One". O que resume bem o que um liberal pensa: Se é meu, não é de mais ninguém! - Tradução livre
Pessoal, vai ter um debate de comunismo x capitalismo na minha escola, eu fiquei do lado comunista e ao pesquisar eu gostei muito, mas aonda tenho algumas dúvidas, alguém pode me responder algumas delas? 1. Teria salário ou alguma forma de remuneração ou tipo, as pessoas trabalhariam por boa vontade? 2. Se não vai ter estado, quem remediaria os meios de produção? Pq se tiver algum/alguém remediando o meio, essa pessoa não estaria na mesma classe do restante, não? 3. Existiria dinheiro? Tipo, pra eu conseguir comprar um vídeogame, como séria? Ou não existiria esses tipos de objetos? Como fucionaria os mercados e tals? 4. Como funcionária a economia? 5. China, cuba, ussr e tals são países socialistas de verdade? Se sim, como na china tem tantos bilionários, monopólios e tals? Tenho 14 anos e não tenho muitas idéias sobre isso, desculpe qualquer pergunta burra, eu não apoio o capitalismo de jeito nenhum, então queria entender um pouco mais o comunismo (e pra ganhar o debate tbm) Obs: não quero ofender ninguém e nem a ideologia
Comunismo é o que se busca alcançar um dia, mas não existe, e não sabemos se vai existir, então não tem como saber como funcionaria. No momento só houveram experiencias socialistas mesmo. China não é socialista. URSS e Cuba são. Mas uma nação socialista que previamente foi capitalista, ainda mantém muitas características do capitalismo. Isso é oq sei, não conheço mais detalhes p te falar. Mas tem varios videos do Ian explicando suas questões com mais detalhes.
@@Curiosidadeemfoco2024 Que bacana! Parabéns. No meu tempo de escola tivemos uma disputa de debate também. Mas foi na aula de ciências, Lamarkism vs Darwinismo. Eu fiquei com a teoria de Lamark. Os caras tinham a faca e o queijo na mão e perderam. Kkkk.
Boa tarde: motivos e causas do colapso da civilização atual: déficit populacional, inflação desordenada causada por governos ineptos, crise no setor produtivo e serviços gerados por intervenções estatais, degradação declínio e queda dos grandes centros urbanos, violência gerada por grupos e organizações armadas com intensão de saquear e ter poder tirânico sobre os indivíduos, êxodo para o interior e locais isolados e por fim caos e fome generalizada.
1 Acabar com mega salários da elite polirica jurídica e militar 2 acabar com hipersalarios de jogadores de futebol, artistas, atores e CEOs E realocar o restante desses salários que vêm ou do lucro com exploração em massa de fãs, clientes, expectadores, etc ou de impostos para a previdência da geração futura que trabalha hoje pra garantir a aposentadoria de quem se aposentar hoje. 3. Automatizar várias funções simplórias da indústria para que não seja preciso forçar idosos a voltarem a trabalhar.
O problema é o idoso pobre! Pq a gente não ver essa matérias se referindo a idosos políticos que acumulam um montem de aposentadoria igual ao Temer, Sarney, não falam de militares aposentados desde os 30 anos.
Simplesmente hetero na economia e gay nos costumes
ai tu me quebrou kkkk vou usar essa frase kakakak
😀
😂😂😂😂😂😂😂
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Sou hetero na economia e nos meus costumes, mas sou gay nos costumes alheios kkkkk
@Ian_Maicon_Hoknin hetero de economia heterodoxa, ou seja, a que foge da economia (neo)clássica
Não podemos nunca esquecer oq a Prevet senior fez com os idosos na pandemia. Qdo os pacientes começaram a dar prejuízo, eles começam a dar “alta”.
Todos os pacientes que estavam em UTI, eram contados 10 dias pra ter uma melhora e sair de lá.
Caso o paciente não apresentasse melhora neste prazo, a ordem dos gestores era pra que diminuíssem a oxigenação gradativamente dos aparelhos de respiração mecânica e assim esses pacientes fossem asfixiados e morreriam "logo", libe rando os leitos para os próximos idosos em estado critico (já que eram o principal "mercado" por serem os mais atingidos pela COVID 19), além de baixar os custos, aproveitavam pra obter mais lucro pela "DEMANDA maior".
Ficou famoso como "alta" porque alguém de dentro da PREVENT relatou que ouviu a seguinte resposta sobre essa técnica perversa, foi chamado de forma jocosa internamente de "Alta". Até hoje não consegui superar essa história e fiquei paranóica.
Como uma pessoa que vem de uma familia cheia de medicos e medicas, isso não começou na pandemia não, sempre houve em hospitais privados mas na pandemia ocorreu em uma escala nunca antes vista. E há quem defenda o capitalismo.@@malumoteki3021
Aplicavam cuidados paliativos, eles estavam matando as pessoas e ninguém foi preso.
Minha mãe recebeu essa alta bem antes da pandemia. Plano de saúde Amil. Hospital Santa Paula. SP
"Óbito também é alta"
Tá certinha a materia, anualmente eu envelheço 1 ano desde que nasci, muito rapido.
envelheço a uma taxa de 1s/segundo, complicadíssimo
Envelheço 12 meses a cada ano. Mas assim como a teoria de Einstein, é relativo. Por exemplo, mensalmente envelheço 28 a 30 dias. Às vezes até 31.
Radicalizei minha mãe a partir desse argumento que ela como aposentada, é um peso pro estado burguês.
Pois é...😢
Pro estado socialista ela seria ainda mais
A partir do momento em que o valor da pessoa não é medido no quanto ela consome ou no quanto ela produz de mercadorias, a gente valorizaria a vida ainda mais. Por isso que num estado socialista ela deveria ter a vida mais digna do que num capitalista.
@@victorsilva3593 vc só fez um discursinho demagogo que além de falso não resolve nada, como q o socialismo resolve isso na prática?
@@guilhermevieira6010 como ela seria um peso maior no estado Socialista se em alguns exemplos que nós temos não tem nem imposto? Me ilumina com sua sabedoria superior por favor
As tribos há 3000 anos atrás cuidavam dos idosos mas hj em dia isso é um problema
Tem uma conta aí que vc não acrescentou..... fertilidade indo pro buraco!
Vc realmente acha q 3000 anos atrás tínhamos idosos chegando aos 80 anos ? E esses idosos precisavam ser pagos todo mês pelo estado ? Sem contar a quantidade deles, hj em dia tem países q 25% da população tem acima de 60 anos, populações antigas nunca chegaram a tudo isso.
@@joaovitordossa8491se tribos há 3000 anos eram capazes de cuidar de 5% de idosos, nós hoje, com a capacidade produtiva que temos, deveriamos ser capazes de sustentar não 25, mas 50%. Todo dia tem comida sendo QUEIMADA e DESCARTADA para lucrar, você acha mesmo que não dava pra idoso ter o minimo sustento depois de trabalhar 60 anos da sua vida?
@@joaovitordossa8491 se minha vó tivesse rodas era uma motoca
não ignore a materialidade.
em muitos lugares chegar aos 50 ja era algo dificil, passar dos 10 era raridade. PARA OS POBRES.
sobre a segunda pergunta: não eram pagos pelo estado porque morriam antes. os pobres, claro. os ricos ja passavam de 80 e tinham a fortuna de gerações que nunca trabalharam pra poder viver bem :) parece hoje né?
Milhares de anos atrás outras espécies de hominídeos cuidavam de seus idosos. Somos uma aberração da natureza.
Temos que proteger os idosos da nossa classe. Inútil e descartável de verdade é a burguesia retrógrada!
“O CABEÇA DE PLANILHA “ isso daqui me pegou demais KKKKKKKKKK
É título de um livro do Luis Nassif, inclusive
Me senti atacado oq sou viciado em planilha
Lembra aquela fala do Paulo Guedes, de que o problema é que os brasileiros querem viver demais.
Porem mesmo com uma pandemia ele não morre, hipocrisia
Malignos.
Sou concurseira e este tipo de conteúdo é muito precioso pra mim. Fiz força de acertos nos conhecimentos gerais/atualidades no concurso do Ipea só assistindo o pessoal da soberana e repercussões da esquerda num geral sobre o que tem rolado no nosso br. Obrigada!
Desde que passei a me preparar pro CNU, virei de esquerda pelo menos até o dia da prova
Meu pai viveu até os 94 anos! E nunca teve complexo de culpa de "sangrar" a seguridade social! Ele trabalhou 50 anos!
Isso me lembra a crítica que a família dinossauros faz no episódio O Grande Dia, quando eles tinham a "tradição" de empurrar seu idosos em um penhasco.
Tem um episódio de Todo Mundo Odeia o Chris onde a Rochelle explica que ela coordena as finanças da casa como um Estado, em déficit.
Fazendo dívida pra pagar conta.
Fiquei lembrando do episódio, pq é o conto da "Economia de Estado é a dona Maria fazendo conta pra fechar o mês." Só que ao avesso.
E fiquei triste pela Rochelle, pois ela não emite a própria moeda.
boa.
Eu vi esse episódio esses dias. Eu e minha mãe adoramos, desde que sou criança. Uso muito as situações da série para introduzir conceitos de consciência de classe. Depois que morei um tempo nos EUA (ela foi me visitar 2 vezes) ficou ainda mais fácil de contextualizar as situações. Aliás, o Chris Rock fez um excelente trabalho. Muita situação que eu achava ser um exagero, na verdade é como realmente ocorre lá 😂
Portugal é um país de idosos 3:00 também, já faço parte das estatísticas 60 anos, sou professora, uma classe envelhecida e em extinção.🇵🇹
E por cá já se discute imenso a ideia da insustentabilidade do sistema nacional de pensões. E, claro, a direita aproveita para introduzir aposentadorias/reformas privadas.
Desculpa mas esse coração no fim do comentário ficou humoristicamente mórbido kakakakakaka
@@Eu_Bim haha, não foi intencional.
O pior é o discurso e crescimento da direita que o estado “dar” muita coisa à população .
@@mariamacielm8691 Assustador também a quantidade de brasileiros que apoiam o chega, pasmem😱contra os outros imigrantes.
Boa noite de Portugal 🇵🇹🇵🇹🇵🇹
Meme do ouro a qq momento
A propósito do 'aniversário' da ponte Rio Niterói, uma 'obra' da ditadura. Para realizar a obra, lançou se mão do dinheiro da previdência. Anos depois, a ponte foi privatizada. Devolveu-se o dinheiro para a previdência? Não. Aí a propaganda ideológica diz que não há dinheiro para previdência.
Eu converso com muita gente no meu comércio o nível de entendimento de coisa simples é absurdamente baixo em todas as faixas etárias, além disso ninguém quer ouvir ou aprender sobre a sociedade só falam de fofoca eu estou vivendo em um rebanho de ignorantes isso é insuportável. Parabéns a vcs que me faz sentir melhor.
Definiu meu sentimento diário
Não vamos desanimar união é tudo continuo conversando com todos e mostrando onde está a raiz dos problemas reais do cotidiano de cada um.
@@nonatojunior2584ah mas tem uns q são uns verme e se vc falar pra eles q eles tem direitos eles te entregam pro rh pra eles te perseguirem ou demitirem msm
Eu tenho 63, sou aposentada pelo INSS com uma pensão acima da média, e nunca fui funcionária pública. O triste é pensar que talvez a minha geração seja a última que não vai morrer trabalhando 😢
Falamos muito isso aqui em casa. Meus pais aposentaram, mas toda vez que alguém fala em aposentadoria pra mim, minha mãe ri e fala "Oh querido, tu acha que essa geração vai aposentar?" E ainda fala p eu aproveitar enquanto ela tá viva e pode me dar suporte, pra cuidar da saúde, pq vou precisar de muita saúde pra trabalhar até os 80 anos 😂
Trenzinho do engajamento 🚂🚃🚃🚃🚃🚃🚩
No início da revolução industrial os trabalhadores eram verdadeiros escravos, trabalhavam até às 3 da madrugada e não tinham sequer onde dormir, dormiam sentados por 4 horas apoiados em cordas.
E é por isso que nao haverá revolução no Brasil. As condicoes de trabalho melhoraram muito.
@@Rob-h3w melhorou muito pra quem né, porque mesmo que melhorando o pobre continua trocando o almoço pela janta
@@yagoleandro5009 melhorou e muito. Na epoca de Marx nem leis trabalhistas existiam.
E hj nao ha chance nenhuma de haver revolucao. Existem meios civilizados de requerimento de melhorias trabalhistas. Nao ha porque agir como um ser acéfalo que acha que uma revoluçãoviolenta é a solucao
@@Rob-h3w
Eu acho que a solução é a revolução, mas....
Eu não vou lutar pela mesma, a vida é curta, família foi pro saco (culturalmente), então, que se lasque o futuro.
Para você vê como funciona o capital e até hoje é assim a luta é contínua e política.
A quantidade de jovens está ficando menor, porém a economia não está diminuindo. Pelo contrário, as economias dos países contiuam crescendo com os seus pibs, pois a automação e os sistemas produtivos estão cada vez mais sofisticados. Então, a questão é apenas saber para onde está indo esse dinheiro e tributar.
Os idosos vão morrer a curto e médio prazo, esse crescimento tem dias contados.
Previdência falir foi uma fake boa p quem não conhece o sistema.
Eu caí nessa
Eu sempre digo que um capitalista só vira capitalista se outro capitalista permitir. Estranhamente, os defensores de capitalistas que não possuem capital discordam!
Duas águias nos céus do Brasil. Chega a dar gosto ouvir esses piás! Parabéns!
Só um adendo EXTREMAMENTE ALTAMENTE importante:
O Ian falou da massa que dobra o espaço tempo está entre nós e por isso o liberal tá falando que tá envelhecendo mais rápido. Nesse caso, fisicamente falando, quem tá na região de maior massa, (vamo falar que é um buraco negro pra ficar mais simples), é o liberal, já que pro observador de dentro do buraco negro o tempo fora fica em fast forward, e pra quem tá observando o buraco negro, o oposto. Ent nós podemos dizer que o Cabeça de Planilha vive dentro de uma singularidade e a gente, como já sabido, no mundo real.
This guy physics
eu tava pra escrever isso kkkkkkkk
O pior é que o trabalho humano está gradativamente sendo substituído por máquinas e algoritmos, ou seja, emprego e aposentadoria ficarão mais difíceis 😞
Pare de pensar em sí e pense na economia. Entenda que você tem que morrer para a economia não quebrar. Esses idosos não sabem o que é empatia? Gente, tem que ter empatia.
😂adorei a ironia😂
Me sinto no mínimo duplamente pressionado pela hegemonia capitalista desde que decidi, ainda muito novo, que teria dois objetivos principais, os quais: me formar em medicina (sim, aqui no Brasil), e viver até os 120 anos para conseguir realizar o primeiro objetivo sem ter recursos suficientes. Vai ser tudo no modo vietcongue. Trabalho para que consiga, mas a esperança está longe de me olhar com carinho.
Dois grandes camaradas
Comunistas nao tem amigos, só “camaradas”. Por isso nao tem problema nenhum em se matar por poder
@@Rob-h3w teus papo doidao
@@Rob-h3w😂😂😂 oq q tu tá arrumando? Então eu chamo o garçom de chefe por isso ele tem q me pagar um salário? Liberal cabeça de planilha
@@Rob-h3wdivide um poko o baseado cmg
@@Rob-h3walgo que aprendi é que amigo tá lá quando tu tem a onça, "amigos da onça"... Aí tem o parceiro, as vez cê nem gosta dele, mas com respeito é possível convivência, depois o irmão/irmã, camarada pra mim encaixa aí, os povos unidos jamais serão vencidos, problema é realizar essa união, sem organização não tem emancipação, caos+desordem leva a tragédias, imprudências, maldade não vem dá maldade, vem dá imprudência, falta de tino em relação a causa e efeito... Já caos+ordem, ao equilíbrio, até porque a vida é uma organização em meio a entropia, acompanhando o tempo, o movimento, de túmulos em túmulos... Sobrevivência, um destino esquecido pela vida.
Vocês trocaram os conceitos. Quem viaja próximo à velocidade da luz ou fica próximo de um objeto massivo é o que não envelhece
你好 同志们 - Nǐ hǎo tóngzhìmen - Olá, camaradas!
Basicamente, o capitalismo deixa tudo tão caro que as pessoas nem conseguem ter filhos. Soma isso a maior expectativa de vida e teremos uma "crise" de previdência.
Alimentação processada para desgastar para saúde também é etc.
Isso é uma simplificação gigantesca do problema. Existe também uma questão cultural muito forte e o maior acesso a informações e meios de prevenir a gravidez. Seu argumento faria muito sentido se fosse a população pobre a ter cada vez menos filhos, mas é justamente o contrário. Populações mais ricas tem menos filhos e as pobres continuam tendo mais filhos.
E é justamente esse o motivo de países europeus estarem se tornando cada vez mais multiétnicos. A população local tem melhores qualidade de vida, são mais ricos e tem poucos filhos/vivem mais. Já a população imigrante tem piores condições de vida, vem de uma cultura diferente e possuem mais filhos/vivem menos.
@@vicoturo2
Exatamente
E tem outros fatores: Antes, mais rural, os filhos eram a "aposentadoria" e "seguro de vida". Com a aposentadoria estável, não ouve mais essa necessidade de filhos.
Outra coisa, hj em dia, a mulher foca na carreira, filhos ficaram para segundo plano ou fora dos planos.
Uma crise fictícia porque ela só existe pelo fato de alguns poucos acumularem mais recursos que as próximas 5 gerações de suas famílias conseguiriam gastar
@@vicoturo2Mas o único motivo da prevenção à gravidez é o financeiro. O impulso reprodutivo é muito forte, mas as pessoas com mais instrução se reproduzem menos pois sabem que não terão recursos para sua prole e para si ao mesmo tempo.
O isoso deveria ser muito respeitado pois ja contribuiu com o pais. Porém o sistema ve o idoso como um lixo.
Critica pertinente, gostaria só de contribuir com um ponto. Uma coisa sobre o ponto inicial que gerou a piada da gravidade, um dos fatores que faz um país "envelhecer" mais rápido ou mais devagar é imigração e emigração, um exemplo simples está nos EUA. Estão envelhecendo mais devagar pôs, muita gente nova, no começo da vida profissional vai lá, o que faz aumentar a base de pessoas mais novas. Se isso se mantem ao longo do tempo, e com força literalmente o pais rejuvenesce. A magia do brasil é também ter uma emigração alta de pessoas novas.
Temos que imigrar mais haitianos
No Chile a aposentadoria é privado, excetuando poucas categorias como os policiais e membros das Forças Armadas, não sei se há outras categorias sem a aposentadoria privada. Ao se aposentar não conseguem ganhos suficientes . Vi no RUclips um documentário sobre isto.
Cabeça de planilha é um xingamento que eu adotarei no trabalho. Obrigado, camarada Humberto.
Cara sempre fico impressionado com o quanto vcs são absurdamente coesos nas análises, aprendo muito nesses vídeos.
Vcs já pensaram em criar uma comunidade de ensino tipo a do ICL? Acho que ajudaria no financeiro tbm. Enfim só queria deixar meus sinceros agradecimentos abraços e força aí.
Comentando para ajudar no algoritmo.
Esses dois juntos mudam a forma de pensar de qualquer um minimamente pensante
A vitória é do trabalhador 😁
simplesmente amo esse dois juntos
A collab que todo mundo ama
Vamo que vamo
Uma verdadeira sala de aula.
E os comentários enriquecem mais ainda. parabéns.
Muito bom. Parei um tempo de ver os vídeos... to recapitulando. Tão de parabéns camaradas... animado de novo. Obrigado.
Esse envelhecer mais tarde acredito que querem dizer a pirâmide etária do Brasil subindo mais rápida que a dos outros países. Realmente tem a ver com o momento histórico, com a queda de natalidade, que veio antes nos desenvolvidos mas logo depois aqui, justamente porque a vida começou a ficar muito cara e difícil, as pessoas nem tem como sustentar muito filho
Antigamente, mais rural, as pessoas tinham muitos filhos porque eles eram a garantia e ajuda do futuro familiar.
Atualmente, com a grande presença do estado "doando" a aposentadoria, acabou o incentivo à ter filhos.
@@Notificações_de_Sistema ue,mas o bolsa familia nao incentiva as pessoas a terem mais filhos ? o problema nao eh a presenca ou ausencia de estado, antigamente o filho tinha a mesma profissao do pai, um emprego garantido bracal, na economia de hoje que tem os patroes so ter um filho nao garante que o filho vai ajudar a trazer recursos, tem gasto com saude e educacao e mesmo com diploma aindad eh uma loteria, enquanto que antigamente nem gasto com saude tinha, mortalidade infantil era alta e a unica solucao era fazer mais filho por garantia, a mesma qualidade de saude que deu aumento de vida pro idoso tornou menos necessario as pessoas terem mais de um filho, e geralmente tem so 2, enquanto a media teria que ser mais de 2
@@devforfun5618 se fosse 1 salário mínimo, acredito que sim.
O problema é que isso gera outro problema, a destruição familiar. Mulheres vão fazer 3...4 filhos, garantir uma alta renda e não irão mais casar. E isso vai causar que os homens vendo isso, irão parar de fazer filhos.
Na verdade, mesmo sem pagar tanto e por alguns outros motivos, o movimento MGTOW já está crescendo.
@@devforfun5618
Eu não sou romantizador da vida (quando falo da vida, falo no contexto geral da existência de tudo).
No quesito humanos, vejo como uma praga, estamos em excesso no planeta. Assim quando tem muitos ratos, pombos, javalis, etc.. O animal Humano não tem um predador direto. Acredito que essa seja uma forma da natureza dar uma concertada. Periodos de dificuldade = multiplicação. Períodos de bonança = controle.
Kim katupiry disse na Argentina está um paraíso 😅
esse é um estupido! não tem cura!
8:16 - Isso sempre me faz vir o estados unidos na mente. "Não temos dinheiro pra sistema de saúde público e pra perdoar as dívidas estudantis". Literalmente 4 meses depois desse discurso vindo do presidente: - "Estados Unidos manda 1 trilhão pra israel usar em sua campanha de extermínio".
Só o que os estados unidos mandou pra Israel e Ucrânia nos últimos anos dava pra ter perdoado a dívida de todos os estudantes e feito um sistema de saúde gratuito pro país inteiro.
Não é que não tem dinheiro, não tem dinheiro pra você, seu pobre.
Encontro dos grandes 🎆🎆🎆
"foi mal quebrei, que ruim ser vcs " foi foda "KKKKKkkk
Excelente vídeo!
Conheça o caso dos Benjamins Buttons brasileiros, hoje no horário nobre
Obrigado pelo trabalho, camaradas!
Meu feat favorito. Que vídeo bom.
N O ONE - DO LOGO NO SITE DO INFOMONEY KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Vivendo mais, mas não melhor...
Absurdos do Capitalismo só aumentam e fazem gente da mesma classe (a mais sofredora ) se matarem , literalmente . O nível já chegou no canibalismo…
20:00 justamente, é o motivo pelo qual busquei a vasectomia, não multiplicar a miséria.
"os custos com cuidar dos seus idosos", fi que custos? Ao menos que a pessoa seja herdeira, o cara passou pelo menos 40 anos trabalhando, produzindo riqueza. Vale lembrar que, muitas pessoas NÃO conseguem se sustentar com a aposentadoria do INSS, e acabam tendo que tentar entrar no mercado de trabalho informal com 65+ anos, ganhando muito menos do que deveria pra fazer muito mais do que deveria.
Obs: se eu ler alguém falando que a culpa é da pessoa de ela não ter investido em previdência privada, eu vou mandar tomar no c# mesmo, pq 0 paciência
Vocês comunistas são muito raivosos
@@cristian97967se você não tem raiva do capitalismo, o errado é você.
Está tudo bem. Disse o frango na porta do forno. Tamolascado
@@cristian97967sério, senhor faz arminha com a mão?
@@cristian97967 sim, eu possuo hidrofobia, como descobriu?
Essa IDIOTICE de chamar de gay um adversário político faz parecer os adolescentes do colégio que precisam de bullying pra lacrar.
Mas é assim que a extrema direita se articula, eles tentam ´´desmoralizar´´ os adversários em pautas nas quais são a fraqueza deles, assim eles desvirtuam os debates sérios e pautem somente em discursos morais.
diz muito sobre nossos adversarios politicos, mas muita gente nao pega a mensagem ou ainda nao está pronta para entender.
Esse video foi libertador
Camaradas voces sao fodas. Valeu!!!!
Meus camaradas favoritos (os poucos que conheço)
CAMARADAS, DIA 23 HAVERÁ ATOS PELO PAIS TODO. CONTO COM A PRESENÇA DE VOCÊS !!!
Num sábado, ignorando a grande massa trabalhadora
O Ciro propôs um teto a ser definido, em torno 5 mil reais e acima disso, um regime de capitalização complenentar sob controle dos trabalhadores. Ele também é rigoroso com as contas, é propunha cobrar mais dos ricos e gastar menos com juros. Prinvipalmente esse último, estar na discussão de qualquer austeridade fiscal.
Que horror
Obrigado pelo engajamento galera continuem
Gostaria de saber mais sobre a China "utilizar a divida pública como instrumento de luta de classes". Isso é novo para mim
🎉🎉
*Comentário para engajar o Al Gor It Mo*
SIMPLESMENTE AULAS
Tem vídeo da live completa?
Tem um corte bizarro na hora que o Humberto vai explicar o plano do Ciro e eu queria ver o que ele falou.
Um salve Humberto e Ian e todos e todas as camaradas!!
Brasil e China envelheceram antes de ficar ricos.
A diferença é que eles tem alta produtividade e nós não
❤❤❤
Não só não sabem o que fazer com os idosos mas tambem com pessoas doentes que não conseguem mais trabalhar. Você nao produz você não é mais útil, voce é descartável.
Não foi mencionado sobre os impostos Pis e Cofins que foram criados na constituição de 1988, justamente para cobrir o "déficit" com as aposentadoria. Pegando o recolhimento do INSS das empresas mais o INSS dos trabalhadores x benefícios pagos aposentados/pensionistas realmente há déficit. Porém somando o que o INSS reconhe mais os impostos mencionado acima não há déficit e sim superavit. Isso tem que ser mencionado nas discussões quando envolve essa falácia de déficit.
Baita conteúdo. Parabéns pelo trabalho de vcs.
Vcs prestam um serviço ao país. Obrigado.
traduzindo, o liberal quer matar sua mãe pra que o bilionário possa andar de jatinho.
Traduzindo, vcs são ignorantes econômicos
@@guilhermevieira6010 e vc ô inteligentão? Qual a solução????
@@charlesluiz5752 primeiro q aposentadoria estatal não tem nada a ver com liberalismo, tem a ver com keynesianismo, segundo q o problema não é as pessoas viverem mais, o problema é as pessoas não terem filhos.
@@charlesluiz5752 aliás o Estado socialista não apresenta nenhuma solução pra esse problema.
@@guilhermevieira6010 o próprio capitalismo acaba obrigando as pessoas não terem filhos.
Humberto o mais brabo
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O suco do capitalismo
Antes da "reforma" ainda não existia déficit, todos os cálculos apenas contabilizaram uma única fonte, o pagamento realizado pelos trabalhadores e empresários, desconsiderando todas as outras, ou seja, contabilizava todas as despesas , mas não todas as receitas. Um estelionato.
9:50 Ótima analogia para explicar a República Velha.
EU AMO ESSE CASAAAAAAAAALLLLL
Vocês são ótimos, camaradas!❤
Muito bom, os dois!
grato pelo trab
Isso sem falar na questão da desoneração da folha de impostos para a Previdência que o próprio Temer aprovou, ao mesmo tempo em que dizia que faltava dinheiro.
Muito bom esse formato
quero mais
para resolver o problema da previdência é preciso coragem para aumentar as contribuições federais tipo CONFINS e CSLL ou taxar a circulação do capital como o fechamento da ford ou investimentos estrangeiros ou empresas tipo holding como itausa e black rock.
315 mil inscritos muito bom
bom demais
Quando a pessoa tem bagui na cabeça ela Lê: "Infomoney- fonte dupla cor, onde em cinza escuro: "If My", e em branco "No One". O que resume bem o que um liberal pensa: Se é meu, não é de mais ninguém! - Tradução livre
Pessoal, vai ter um debate de comunismo x capitalismo na minha escola, eu fiquei do lado comunista e ao pesquisar eu gostei muito, mas aonda tenho algumas dúvidas, alguém pode me responder algumas delas?
1. Teria salário ou alguma forma de remuneração ou tipo, as pessoas trabalhariam por boa vontade?
2. Se não vai ter estado, quem remediaria os meios de produção? Pq se tiver algum/alguém remediando o meio, essa pessoa não estaria na mesma classe do restante, não?
3. Existiria dinheiro? Tipo, pra eu conseguir comprar um vídeogame, como séria? Ou não existiria esses tipos de objetos? Como fucionaria os mercados e tals?
4. Como funcionária a economia?
5. China, cuba, ussr e tals são países socialistas de verdade? Se sim, como na china tem tantos bilionários, monopólios e tals?
Tenho 14 anos e não tenho muitas idéias sobre isso, desculpe qualquer pergunta burra, eu não apoio o capitalismo de jeito nenhum, então queria entender um pouco mais o comunismo (e pra ganhar o debate tbm)
Obs: não quero ofender ninguém e nem a ideologia
Comunismo é o que se busca alcançar um dia, mas não existe, e não sabemos se vai existir, então não tem como saber como funcionaria. No momento só houveram experiencias socialistas mesmo.
China não é socialista. URSS e Cuba são. Mas uma nação socialista que previamente foi capitalista, ainda mantém muitas características do capitalismo.
Isso é oq sei, não conheço mais detalhes p te falar. Mas tem varios videos do Ian explicando suas questões com mais detalhes.
@@taynahibanez9952 O debate foi hoje e eu e meu grupo ganhamos kkkk Vencemos 5 argumentações e eles 2, mas obrigado pela ajuda
@@Curiosidadeemfoco2024 Que bacana! Parabéns. No meu tempo de escola tivemos uma disputa de debate também. Mas foi na aula de ciências, Lamarkism vs Darwinismo. Eu fiquei com a teoria de Lamark. Os caras tinham a faca e o queijo na mão e perderam. Kkkk.
Muito bom essa análise.
Boa tarde: motivos e causas do colapso da civilização atual: déficit populacional, inflação desordenada causada por governos ineptos, crise no setor produtivo e serviços gerados por intervenções estatais, degradação declínio e queda dos grandes centros urbanos, violência gerada por grupos e organizações armadas com intensão de saquear e ter poder tirânico sobre os indivíduos, êxodo para o interior e locais isolados e por fim caos e fome generalizada.
o pior é q vc fica idoso aos 40 anos, pois o mercado pode te considerar assim, no brasil
1 Acabar com mega salários da elite polirica jurídica e militar
2 acabar com hipersalarios de jogadores de futebol, artistas, atores e CEOs
E realocar o restante desses salários que vêm ou do lucro com exploração em massa de fãs, clientes, expectadores, etc ou de impostos para a previdência da geração futura que trabalha hoje pra garantir a aposentadoria de quem se aposentar hoje.
3. Automatizar várias funções simplórias da indústria para que não seja preciso forçar idosos a voltarem a trabalhar.
O problema é o idoso pobre! Pq a gente não ver essa matérias se referindo a idosos políticos que acumulam um montem de aposentadoria igual ao Temer, Sarney, não falam de militares aposentados desde os 30 anos.