Claro que um trabalhador comum pode comprar uma casa. Minha mãe comprou. Vou contar como ela comprou com o esforço dela, como dizem por aí. Vou contar um pouco do "esforço". Meus pais eram feirantes e eles acordavam muito cedo e também começaram a trabalhar cedo com 12 anos. Minha mãe comprou um terreno, pagando aluguel, com três filhos mas para isso ela precisou ter por alguns anos "dois empregos" ou até três como Julius. Eles eram feirantes, tinham por uma época uma papelaria e depois ela começou a ir para o PARAGUAI em comprar mercadoria de lá... As sacolas que ela carrega eram enormes. Então claro que dá mas ela faleceu aos 47 anos de infarto e cheia de problemas de coluna. Esse foi o preço que ela pagou. É claro que dá e você terá que se MATAR para isso e deixar sequelas emocionais em seus filhos órfãos! Essa é a meritocracia
Sim isso é sofrimento enquanto chega um playboy e compra sua casinha aos 25 anos porque teve todos os privilégios para isso, diferentemente de alguém que queiram mudar o sistema morrendo aos 47.
Interessante é que esses novos coachs de investimentos dizem que um dos segredos que os grandes milionários têm em suas rotinas para "conseguirem" seus objetivos é acordar muito muito cedo pra trabalhar.
A minha foi aos 49, e nem conseguiu comprar a casinha que ela tanto sonhava em ter, mesmo trabalhando em dois emprego (+manicure nas horas vagas), ficamos no aluguel até o dia que ela faleceu. Mas uma mãe solteira sustentando 3 filhos abandonados pelo pai é uma situação muito diferente. E eu ainda escuto coisas tipo "falta de esforço"
O cara defendeu muito bem suas ideias mano. Estuda pra caramba!! Parabéns demais por isso. Não sou adepto ao socialismo mas caraca, que aula!!!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
O que achei mais interessante é o entrevistador perguntando quanto custa 2 salários mínimos. Já é fácil observar o porquê ele tem dificuldade em compreender este assunto. Para entender sobre desigualdade é preciso está inserido dentro dela.
Para ilustrar a questão de "distribuição" de terras, vou contar uma história rápida: minha sobrinha foi casada (separou recentemente) com um milionário latifundiário de uma cidade no interior de SP, não posso dizer o nome para não identificar, pois a família é pioneira do local, mas que possuem terras em vários lugares, norte do Brasil, Paraguai, etc. Certa ocasião, meu irmão, querendo dar um presente original para o genro (que tem tudo), contratou um escritor para fazer uma pesquisa e escrever um livro sobre a família dele! Resultado da pesquisa: antepassados grileiros, assassinos, invasores de terras, etc, etc, etc.O livro não saiu! 😂 Esse sujeito tem irmãos, mas é ele que administra os bens da família e adora matar onça pintada! Essa doce criatura é bolsonarista ferrenho (já era antes dessa ser existir, pois esse é um nome que personificou o mal), disposto a qualquer coisa, junto com os seus amigos ricos e jagunços comandam a política local, recentemente alguns políticos foram impedidos de fazer campanha por lá, por falta de segurança, já que é um reduto desses marginais! Ouvir esse cara falar, é simplesmente nojento! Um ignorante absoluto, arrogante, escroto, e os filhos na mesma linha, só que estudando nos EUA...e pensar que tudo foi roubado, que toda aquela riqueza tem sangue suor e lágrimas de gente inocente! E que são tantos como ele!
@@villas-boas A história do Brasil, por exemplo, começou com a distribuição de terras através de capitanias hereditárias (uma distribuição forçada de terra para poucas pessoas que vieram de Portugal). A grilagem, por exemplo, em outro momento histórico mais a frente, foi um dos mecanismos utilizados para se apropriar de terras. Poucas pessoas, novamente, fizeram isso. Trabalhadores do campo não tinham a oportunidade e o tempo para fazer isso, pois eles trabalham em suas terras. O acúmulo de capital gera mais acúmulo de capital. Isso não é teoria. É só pesquisar como funciona a riqueza. Bilionários e milionários só acumulando mais. O cara não precisa ser nenhum gênio pra fazer sua riqueza crescer. Então, a história contada aí em cima pode ser fake, sim. Mas o pressuposto que ela partiu não é totalmente infundada ou irreal.
Maria All, os grandes latifúndios em regra geral foram todos constituídos desta maneira que você descreveu , isso faz parte da história agrária do nosso país .
Uma coisa legal dos cortes com o Petry é que ele faz perguntas com dúvidas sinceras de quem não entende do assunto mas QUER entender e, diferente de algumas bicicletas, ele fala "ENTENDI".
Creio que o aprisionamento do raciocínio do Petry se deve ao fato de ele pensar o conceito de riqueza a partir de um parâmetro burguês de acúmulo de bens de consumo.
Vdd, o lixeiro e o médico deveriam ganhar a mesma coisa. Eu só suspeito que, se por um acaso a galera perceber que vai receber os mesmos benefícios de quem trabalha menos, EU ACHO que sei lá, a galera vai parar de fazer certos serviços pq não é vantajoso e vão começar a ir nos mais fáceis, afinal, vc ganha o mesmo trabalhando menos. Mas é só um achismo meu tá, isso nunca aconteceria na vida real (contém ironia).
@@vitiate345 então, o fim do comunismo é quando não existe mais classes sociais, todo mundo seria trabalhador, não existiria essa divisão de classes ( burguesia x proletariado) ai que tá, no comunismo qual seria então a posição socioeconômica em que todos estariam situados ?, pq se for em uma posição wue a gente conhece hoje como classe média, como que as empresas que produzem produtos para ricos ficariam? Será que a Ferrari continuaria a produzir seus carros de luxo? Já que todo mundo é classe média ngm teria condições de comprar uma Ferrari, um rolex, uma mansão, etc.
@@vitiate345 Outro ponto interessante são os produtos para pobres (vamos dizer assim), você acha que se todo mundo tivesse uma condição de classe média( ganhando 10 mil/mês) produtos voltados para as camadas populares seriam produzidos? Você acha que teria um carro de entrada, uma moto de entrada, uma casa mais humilde? Um celular mais baratinho?
@@JG-gq2np Posso estar errado, mas teria produtos de entrada, sim. Não é todo mundo que quer um celular top. Tem outras prioridades na vida. Às vezes a pessoa quer gastar com viagens, por exemplo. Quanto ao carro, um zero tá custando a partir de 60 mil reais. Um Uno. As lógicas de preços seriam outras, mas não existe carro de entrada pro pobre. Então acredito que teria produtos baratos, sim.
@@vitiate345 achismo seu mesmo. Trabalho é demanda, não tem como todos trabalharem como garis. Além disso, as pessoas tem aspirações pessoais. Você acha que todo mundo sonha em ser médico pq irão receber a melhor remuneração? Tem gente que se forma como advogado mas gostaria de ser professor, como você, com essa super lógica, explica isso? Se as pessoas não precisassem se preocupar tanto em não morrer do fome, ou sei lá, ter uma casa, elas deixariam de seguir seus sonhos pra buscar áreas que não são sua aspiração? Não existem pessoas que querem atuar como médicos apenas pela sua vontade de salvar vidas? Acorda bicho.
Uma forma simples de entender o porquê não é possível todo mundo ficar rico é lembrar que o mercado vai ajustar o preço conforme o poder de compra da população, então se todo mundo hoje passar a ganhar um milhão por mês a única coisa que vai acontecer é uma hiperinflação que vai jogar o pacote de arroz pra trezentos mil
@@androidadvanced5068 Não é que todo mundo é rico nos países nórdicos, é que a classe média é realmente classe média. E sim, pelo fato de todo mundo ter um poder de compra justo, as coisas sao mais caras(nao necessariamente inflaçao). Na Dinamarca ou Noruega, um copo de cerveja custa U$15, mas o salário mínimo é bem mais alto que a média mundial. O que a gente conhece como classe média brasileira, é na verdade pobre. R$3000/mês nao da nem U$600.
Outro que precisa estudar economia. O que gera riqueza é produção. O exemplo que você deu é imprimir dinheiro, isso realmente desvaloriza o dinheiro, agora, se todos produzirem para se ter esse 1 milhão, aí sim. Terá o valor definido
O melhor professor que vi até hj falando de COMUNISMO. Imagino como seus alunos são felizes com suas aulas. Parabéns Gustavo,vc é um expoente ímpar nesse mundo cruel e com perspectivas distorcidas. Por uma classe trabalhadora unida e forte.🤝🇧🇷🤝
Mano, a respirada e a calma qdo ele pergunta se não é mágico um cara ganhar milhões pra jogar bola...mds...vc merece ir pro céu só nessa hjashaushaaushsauh
Entendi perfeitamente o seu comentário e ele faz sentido , mas o que ocorre na realidade é que as contradições do sistema capitalista é que estão cada vez mais aumentando , isso dá realmente a ideia de que o socialismo comece a aparecer mais forte como alternativa para a humanidade .
Valeu como exercício. Tá pronto para qq debate agora! Conseguir desconstruir as armadilhas e contradições do sistema capitalista não é tarefa fácil. Parabéns!
Até que não é tão difícil, só ver que o mundo produz comida além do suficiente pra alimentar todas pessoas e mesmo assim quase 1/10 do mundo passa fome.
@@AA_AlegriaApenas foi graças ao capitalismo que 9/10 do mundo hoje tem comida na mesa. E é gracas ao capitalismo que cada dia mais pessoas deixam de passar fome. Isso tudo APESAR DO ESTADO. Se não fosse as políticas socialistas implementadas no mundo então, nossa. Estaríamos MUITO melhor. Ir contra o capitalismo é o mesmo que ir contra a essência humana. Já tentaram implementar sociedades nas quais o coletivo é fantasiosamente priorizado. E o resultado foi a destruição do indivíduo, que por consequência, destruiu o coletivo.
Esse PodCast é muito bom, as perguntas que ele faz são muito boas, conseguem da rumo ao que o convidado está querendo explicar tornando a conversa mais dinâmica.
acho que o gustavo poderia ter ido na linha de explicar que uma pessoa só é rica se o dinheiro dela valer muito mais relativamente a maioria, pois o dinheiro é a representação de valor das coisas, ou seja, a função do dinheiro é diferenciar as pessoas.
Bolsa de valores não passa de um cassino, e como todo cassino é com cartas marcadas, fui operador de pregão Bovespa na década de 80. Todos os dias lia no café da manhã DCI, Estadão, Folha e Gazeta Mercantil. Nas notícias buscava entender o que estava por trás delas ou seja o interesse que havia, se uma notícia indicava ser uma boa notícia para determinada empresa ou seja indicativa de subida de suas ações, eu analisava o histórico dela, em geral ela já tinha subido ou seja o interesse era de alavancar ainda mais para que os grandes fizessem a realização de suas posições ou seja vendessem. Isto de uma forma bem simplista. Nenhum mercado é espelho da realidade, no máximo é um espelho retrovisor ou seja vê o que já passou, dirigir olhando para o retrovisor sem olhar para frente resulta inexoravelmente em um acidente. rs
A Lei de Terras de 1850, primeira lei q determina propriedade privada, abertura para latifúndios e, desigual e excludente para camponeses pobres e ex escravizados. Boas referências: Jacob Gorender e Clóvis Moura.
Nessa discussão de “poderiam todos ser ricos”, acho importante trazer o fato de que as pessoas com maior poder de consumo só o tem porque compram coisas baratas de gente subempregada. Isso porque ele poderia ter trazido exemplos, de fato temos algumas profissioes ainda na classe trabalhadora onde as pessoas se tornam pequenos ricos e vivem muito bem, viajando, com uma vida muito boa, então é necessário demonstrar que por onde essas pessoas passam elas estão consumindo o trabalho de quem ganha mal.
Ele explicou que pessoas ricas geram pessoas pobres de quatro formas: herança; acesso a grandes negócios e a grandes empréstimos para investimentos; margem de lucros X baixos salários; e, capacidade de grandes investimentos financeiros. Mas faltou duas: necessidade de empregar pessoas com baixos salários para as grandes empresas funcionarem; e, a extrema competitividade e monopólios do mercado, evitando que todos fiquem ricos ao mesmo tempo, inclusive gerando guerras entre burguesias nacionais.
Eu acho que a pergunta que o Petry tava tentando desenvolver é quase se no comunismo pode existir luxo. Tipo a questão de ser "mágico" existir um Neymar é sobre a possibilidade de alguém viver um estilo de vida cheio de confortos e experiências advento do trabalho dele. "Se não existir pelo menos um grau de desigualdade quem vai me servir nas minhas férias? Pelo menos no capitalismo eu tenho a chance de isso acontecer e eu nem preciso ser burgues pra chegar lá. Eu só preciso estar melhor do que o cara que está servindo, e eu posso chegar lá 'pelo meu esforço'" Foi o que eu entendi, mas posso ser burra tbm.
Você pensou a mesma coisa que eu nesse caso… E é isso que me incomoda no capitalismo, esse pensamento de ser melhor que o outro pra poder ter o outro como um submisso. Eu venho descobrindo inúmeras pessoas ao meu redor com esse pensamento, mas toda vez que eu pergunto “mas você sabe que é o trabalhador que gera lucro pra uma outra pessoa, né?” sempre vem uma resposta sem sentido e concordando com a cadeia desse processo, sempre algo meio “mas a vida é assim”. Toda vez que um liberal abre a boca pra falar algo eu sempre pergunto o motivo dele não ser rico e o cara tem um síncope.
Mas vcs tao pensando na premissa implantada de que uma pessoa vivendo no comunismo, eh miseravel. Um estudo foi feito sobre felicidade a um tempo. Um salario de 4 mil ja supriria todas as necessidades de uma pessoa e seria sinonimo de felicidade. O comunismo so n se popularizou pq a ganancia faz parte da natureza do ser humano... Imagine que no comunismo tudo que voce quisesse, seria acessível de alguma forma mas pra isso acontecer seria igual pra todo mundo? Vc consegue conceber um mundo assim? Em resumo, o ser humano eh filho da puut4 e tem 0 chances de isso acontecer pq sempre vai ter um arr0mbado que vai se achar melhor do que os demais e vai querer concentrar riqueza sem real motivo, apenas por caprixo ou poder
@@EtoSSS o problema que essa seria a resposta pra dar pro petry e o Gustavo não entendeu o que ele queria saber, pois, tudo que o petry já viu do comunismo foi em visão da miséria
@@dmr_rydam por isso falei "premissa implantada"... Basta vc mexer no bolso, que as pessoas vao te odiar, e foi isso q fizeram ao cominismo, uma estrategia de marketing negativa... "Como esses pobres ousam imaginar que podemos comer na mesma mesa?" Kkkkk
Vou dar um exemplo que eu acho que explícita da melhor maneira, na minha visão, a questão do lucro x produção. Um professor de inglês recebe por volta de R$17,00 a hora aula. Vamos dizer que ele tem 1 turma em que dá aula 2h por semana, totalizando 8h por mês naquela turma. O curso paga a ele R$136,00 reais por essa turma. Ou seja a mensalidade de UM ALUNO paga o salário do professor enquanto o restante das outras 20 mensalidade do restante da turma vai pro bolso do patrão.
Cara, muito bom ouvir vc falar que os principais problemas que enfrentamos no nosso país são derivados do corporativismo e do grande capital. N fica aliado a nenhum tipo de político e abre nossos olhos
Aqui eu acho que o Gustavo não entendeu a pergunta do Petry. "Não consigo ver porque pra um cara ser rico, outro tem que ser pobre". Analisa o seguinte: quanto dinheiro existe no mundo? Dinheiro é infinito ou finito? Os capitalistas mesmo não dizem que é impossível imprimir dinheiro simplesmente assim, sob demanda? Se é impossível, então dinheiro é finito, uma hora acaba. Nesse caso, o Steve Jobs não "criou" dinheiro nenhum, esse dinheiro estava em circulação e ele acumulou um montante obsceno através da venda de um produto que ele sequer produziu. Seguindo essa linha de raciocínio, o acúmulo de dinheiro é um mal desnecessário, e que só cria outros males. Já se a gente partir do outro pressuposto, de que é sim possível imprimir dinheiro conforme a demanda e portanto dinheiro é infinito, porque isso não é feito e não se acaba com os problemas sociais relacionados à falta de dinheiro (fome, moradia, saúde, educação, etc.)? E nesse segundo caso o acúmulo de riquezas é de novo desnecessário e contrário ao que o próprio capitalismo prega (meritocracia). E em ambos os casos, uma pessoa sozinha não acumula essas quantidades obscenas de dinheiro se não for através da exploração de outra; e essa exploração só é possível através da força ou da malícia. Condenar o outro à necessidade é que a malícia da parada, já que a força foi proibida um tempo atrás (dizem...). Essa pergunta foi meio complexa e já foi a uma boa altura, foram 5 horas de live.... Uma hora o cérebro pede arrego mesmo hahaha. O Gustavo mandou muito bem no geral, só achei que a pergunta do Petry ficou sem resposta aqui.
Concordo, também achei que ele não tava conseguindo responder exatamente a pergunta, mas considerando o tempo de live é compreensível. E ótima resposta a tua
Os teoristas da inveja acham que riqueza é sinonimo de exploração...kkkkk.....a ironia é que no capitalismo um Steve Jobs produz algo novo que a população almeja, no comunismo o rico é o burocrata bem comportado que vive nas costas de toda a sociedade obrigando-o a servi-lo
DINHEIRO é uma ferramenta afim de tentar se materializar um conceito subjetivo, o valor. Obviamente, quando pensamos em valor ele é algo que pode muito bem ser criado e este muda conforme o tempo. Quando olhamos como exemplo para o antigo Egito, China Antiga, o que eram o valores dessa época? Valores materiais como uma casa grande, comida farta, ter empregados para pouco trabalhar . Valores subjetivos como ser feliz, ser amado, ser admirado socialmente. De antigamente para cá o número de itens de valor aumentou significativamente, eh evidente. E isso acaba por gerar uma maior complexidade da riqueza. Resumindo, vivemos em um mundo muito mais complexo e em clara expansão de riqueza(de valores), o dinheiro então torna-se cada vez mais falho como ferramenta afim de precisar o que realmente é riqueza. E por consequência dessa complexidade que acredito que as discussões sobre economia tendem a ser tão precárias dentro dessas duas visões de mundo, direita e esquerda. Pois os dois esquecem de como tão subjetivo a economia pode ser, muito além da nossa capacidade de exatidão. Seria algo a ser discutido não apenas com números, mto menos radicalizações, mas sim em bases de trocas filosóficas sobre entendimento de quais sejam os valores gerais da sociedade e respeito ao valor individual, entendimento estes que estão em constantes mudanças ao longo das épocas.
Camarada Gustavo, tenho uma admiração enorme pelo trabalho que você tem feito nas redes! Um verdadeiro partido de vanguarda! Se não for pretensão minha, gostaria muito de sugerir uma vídeo-aula sobre o falecido empresário brasileiro João Augusto Gurgel.
Todo mundo sente na pele essa exploração mas acho que poucas tem realmente a noção do quanto é explorado. Eu por alguns anos trabalhei em uma empresa que vendia consultoria para projetos de varias empresas e um dia trabalhando para uma das maiores empresas de telecom do Brasil eu descobri que a empresa que trabalhava vendia o meu dia de trabalho para essa empresa de telecom por algo entorno de 3k~4,5k sendo que meu salario era de menos de 3k (ps: Alocação, arcondicionado, internet, cadeira, mesa, computador tudo isso era cobrado por fora para o cliente então era 3k de trabalho puramente intelectual). Então por mês ela fazia algo entre 63k ~ 100k com meu esforço de trabalho e eu apenas recebia 3k, foi ai que ficou claro pra mim o quanto a gente é explorado e como realmente para ter alguém rico, necessariamente precisa ter alguém pobre.
Temos que ter um governo mais coletivos e menos individualistas. O povo tem que ter o poder nas mão e retirar o burguês branco escravagista. Esse burgueses tem que cair e sumir do mapa.
Sim mas tem so um porem, so um meu amigo . a resposta é a mesma que o colombo deu quando falaram pra ele que se ele nao tivessw descobrido a america uma hora outro ia descobrir . foi o cara que te contrato que pensou nisso ele pensou e junta as pessoas e ganha encima do seu servico . o mesmo do jobs uma hora ou outra alguem ia pensa e pega um sistema operacional e por no celular ao que le pensou nisso primeiro junto todo mundo que precisava (os trabalhador) e fez acontecer. O mundo nao é do inteligente é dos esperto os inteligente trabalha pros esperto fica de boa em casa .
Ai você sai da empresa e vende seu trabalho pelo o que ele vale... Em nenhum lugar tá escrito o que vc tu vale e vc só pode ganhar isso, diferente das leis trabalhistas que vcs juram que é para proteger o trabalhador (kkkkkkkk). Agr me diz, o funcionário da Apple vai sair e criar iPhone? O funcionário da Ford vai sair e criar um carro? Pensa um pouco ai
@@vitiate345 esse argumento da liberdade é falho. Para vencer uma licitação de milhões, por exemplo (provavelmente o formato do contrato descrito), uma empresa precisa de diversos documentos que uma pessoa física não consegue adquirir sozinha, pois depende de laudos e participação em licitações menores. E é nesse ponto que rola o abraço do Estado com o Capitalismo. Existe toda uma estrutura burocrática e jurídica que facilita o monopólio dos recursos por um pequeno grupo, inviabilizando essa teoria de que o trabalhador pode vender a força de trabalho dele por um preço justo se assim desejar, porque esse grupo não vai pagar. Da mesma forma, o que impede uma pessoa de criar um carro, ou um telefone, não é somente a questão técnica. Tem vários vídeos de pessoas no ermo criativas o suficiente para lidar com a escassez de recursos e criar coisas incríveis. O que impede elas de usar isso para lidar com as coisas do dia a dia é que hoje tudo é uma mercadoria, principalmente em ambientes urbanos. Se você tem de comprar água e comida, você não pode gastar seu dia trabalhando com um projeto tecnológico experimental, mas precisa se adequar a sociedade e encontrar uma fonte de renda que permita sua subsistência.
No Segundo Reinado, o Brasil tomou uma medida que seria determinante para a sua histórica concentração fundiária. Em 18 de setembro de 1850, o imperador dom Pedro II assinou a Lei de Terras, por meio da qual o país oficialmente optou por ter a zona rural dividida em latifúndios, e não em pequenas propriedades. E aí começa a causa da concentração de renda.
Só que está incorreto, para alguém ser rico não precisa que outro seja pobre, apenas que haja desigualdade de renda. Por isso existem países com alto nível de desiguldade mas baixo nível de pobreza. por possuirem uma parcela significativa da população em nível de riqueza, mas com a grande maioria se encaixando na classe média.
Concordo vc sabia q um emprestimo de 50 mil vc leva 10 anos se pagar 700 por mes . E se vc juntar por 5 anos 700 por mes vc junta os mesmo 50 mil se a poupança ter um rendimento de 6% ao ano . Ou seja vc paga a casa em 5 anos e os outros anos vc esta trabalhando pro banco
Milhões de pessoas fazem cursos, abrem um negócinho, se matam inutilmente e aí chega um a exceção: Stive Jobs cuja família preparou ele uma vida inteira, possibilitou o Capital para dar o pontapé inicial (que não era nada pouco) explora milhares de pessoas e todo mundo se ilude.
Economia não é jogo de soma zero, da para todo mundo ganhar, de fato sempre vai ter desigualdade, mas sim é possível existir vários milhardarios considerados pobres, a classe média de milionários e os ricos de bilionários.
@@meditandocomaudios545 Se os trabalhadores não tivessem fabricado, sua ideia não valeria de nada. Burguês não fornece emprego, ele PRECISA da exploração do seu trabalho pra gerar lucro.
@@meditandocomaudios545 Não existe liberdade no livre mercado, enquanto houver fome não há liberdade. Os trabalhadores não precisam de ninguém além do próprio suor pra viver, é isso que o comunismo prega. Viva a um mundo sem exploração do trabalho alheio!
@@guilhermeteodosio40 Livre Mercado é Liberdade, as pessoas não sabem ultilizar ao seu Favor, Problema. Livre Mercado é Liberdade das pessoas fazerem o que quiserem com seus bens. Com Comunismo Linhares de pessoas serão roubadas, e ainda pelo próprio Estado Estado. Pramin não passam de uns Ditadores de Merda, já viram que este lixo não dá Certo
Cara se quer usar steve jobs como exemplo, tem q mencionar o engenheiro steve wozniak, tem um documentario sobre tecnologia q ele fala sobre vale do silício, e ele meciona q se nao fosse o vale do silicio o Macintosh nao sairia do papel ou seja nao as pessoas q fazem o ambiente e sim o ambiente q fazem as pessoas.
Senti falta de ele ter frisado no caso do "neymar rico" que o dinheiro que ele acumula vem essencialmente de patrocinadores de grandes marcas que investem pesado em merchandising e ele acaba pegando uma pequena fração disso tudo. O Neymar não produz nada, ele apenas é um pivô da financeirização cultural que envolvem essas grandes marcas de bebida, automóveis, roupas esportivas etc.
Pq as pessoas gostam dele/do futebol dele e pagam por isso, qual o problema disso? Vc paga internet pra ver o Humberto ué, ou vc acredita que ele não monetiza o canal ou lucra de alguma forma com a visibilidade dele? Qual a diferença de vc pagar internet pra ver seu youtuber e alguém comprar o ingresso pra ver o neymar jogando? Eu te respondo: o neymar só ganha mais ;)
a verdade é que é um conflito distributivo. Mas sem dúvida, o capital quer se reproduzir, em outras palavras: investimento tem que ter retorno, e as pessoas são o meio para o retorno não o fim.
Gustavo, o espírito do argumento é válido, mas falta materialidade no exemplo, acho que faria sentido analizar os balanços e as declarações de resultado da Apple pra entender a estrutura de custos do produto e conseguir visualizar melhor o que é salário, o que é investimento em tecnologia, o que é custo de matéria prima, o que é gasto em marketing, o que é geração de caixa, capital de giro, lucro liquido e por fim, provento pago pra acionista. Por mais forte que seja a lógica por trás da analise, quando a gente faz a sustentação ignorando as evidencias materiais (que são bem documentadas através das declarações contabeis da empresa), o discurso vira puramente retórico e os conceitos teóricos passam a ser muito questionaveis, porque o exemplo não está levando em conta a materialidade dos fatos e sim um exemplo hipotético ideal (iphone custa 1000, trabalhado recebe 100, lucro da apple de 100%). Acho que sustentar a analise dos exemplos usando a contabilidade real serve como prova pra teoria ou pelo menos ajuda a melhorar o repertório argumentativo.
Sou da linha que sempre que for explicar algo que voce defende a alguem que é mais predisposto ao contrario do que voce pensa, tem que explicar como se o outro fosse uma criança, linguagem cotidiana e exemplos dentro da atividade do questionador. Por exemplo aqui 11:28 se toda produção fosse robotizada, quem vai comprar a mercadoria? os robôs? Porque o operario ao mesmo tempo que ele produz ele também consome.
@@nanddyfortal3706 Eu to de acordo, mas o problema é usar uma caricatura que não representa a realidade pra ilustrar o argumento, é semelhante a dizer que o comunismo é uma ideologia genocida porque na URSS pós revolução muita gente morria de fome, ilustra o ponto, mas usando um espantalho. Quanto ao argumento da robotização, quer dizer que a automatização reduz o lucro? Uma empresa que aumenta a escala produtiva reduzindo custo de produção ta perdendo dinheiro? O que a história recente mostra é que a automatização é o motor da industria moderna, as mega corporações de hoje só chegaram no tamanho que tem por causa dela. A uber por exemplo só vai ser lucrativa um dia se conseguir automatizar a frota de carros. Acho essa crítica ao capitalismo muito pertinente, mas eu vejo que muitas das conclusões (nesse video pelo menos) tão sustentadas numa incompreenção da materialidade.
Silvio, se a empresa que vc trabalha, caso seja assalariado, registrar prejuízo, vc tira do bolso pra arcar? Mais valia não existe. O funcionário nada mais é do que um prestador de serviço com garantias. O contrato de trabalho é um contrato de prestação de serviço. Vc recebe pelo que acordou. Não por quanto produz.
@@guilhermeapg Mais valia não existe? como assim kkkk. O funcionário recebe uma fração do que ele ele produz e gera para o patrão. O grosso dos lucros vai para uma ou poucas pessoas. "Vc recebe pelo que acordou. Não por quanto produz." Esse é justamente o problema, quantas pessoas vão aceitar receber pouco pra não passar fome? Recebendo 1000 reais por mês enquanto a empresa gera bilhões em lucro todo ano.
@@yuribraga3069 vc aceita assumir riscos em caso de prejuízo pra ganhar mais? não. vc quer participação apenas nos lucros. Sim, empresas dão lucro. O nome disso é geração de valor. Vcs querem viver num mundo de arco-iris.
Mano, simples: Gustavo Lima era pobre, ficou rico e comprou uma mansão sem tamanho. Quem iria limpar a mansão se todas as pessoas fossem ricas? Ele ia limpar? Por que um rico se sujeitaria a limpar? Outro exemplo prático: você começa a empreender. Quem vai trabalhar pra você se todo mundo é rico? Por que um rico trabalharia pra você, pra ganhar menos que você? Outro exemplo: TODOS são ricos. Isso quer dizer que ninguém é rico, logo, o que as pessoas buscam não é riqueza (porque RICO é o contrário de POBRE, logo, pra alguém ser RICO alguém necessariamente precisa ser POBRE, assim como que pra ter LUZ precisa ter ESCURIDÃO). As pessoas buscam ter suas necessidades básicas atendidas, conforto, segurança, poder de compra, sistema de saúde de qualidade, e desejam isso pra todas as pessoas. Logo, as pessoas desejam COMUNISMO.
@@joseCOSTA-ki1xt Mas certamente o planeta não poderá ser como os Estados Unidos, ou seriam necessários 5 planetas terras pra isso, mas infelizmente é só 1. Tá aí o motivo de ter tantos países pobres para que exista 1 rico
@@DionisoBaco. Não existe 1 país rico. Existem vários países bem administrados e ricos. Não é a questão ambiental. É a incompetência administrativa daqueles que querem o paraíso na terra por decreto.
Parabéns ao entrevistador por aguentar ficar ouvindo essa ideia um tanto quanto arcaica de ver a sociedade. Claramente ele não concordava com nada que estava sendo falado, mas deu espaço pro entrevistado falar
Seria possível criar uma empresa e empregar nela os conceitos do comunismo/socialismo, para servir como exemplo para as pessoas como o comunismo pode ser essencial para garantir uma vida digna para a população.
A mais valia existe como fonte análoga ao capitalismo, sempre vai existir mais valia porque a natureza do capitalista é sempre ter lucro, mesmo que baixa sempre vai existir a exploração do proletariado em um certo do grau.
@@canalyoda Mas se for baixa digamos 10% do seu salário, vale a pena uma revolução socialistas para economizar 10%? Em nenhum momento Gustavo protestou os 8% de FGTs e 28% de previdência total 36%, que o Estado autoritário retira de você João.
@@StephenKanitz Mas 10% baseado em quê? a mais valia não é baseado no salario mas sim da condição social de produção, fora que criticar diretamente a forma com que produzimos é uma critica tambem ao fgts e inss que contribuem para a manutenção de um estado capitalista. Uma revolução socialista que garante a propriedade dos meios de produção de forma direta ao proletário faz com que a contribuição ao estado seja de forma material as necessidades da população. Quanto ao FGTS e aos demais impostos eles podem ser eliminados com a existência de uma econômia planificada como no caso da Coreia Popular onde não existe impostos.
Em nenhum tipo de sistema vai deixar de existir pobres, todo mundo conhece várias pessoas que sempre gastam mais do que ganham, não importa quanto ganham. Essas falácias consideram a única circunstância de todos serem responsáveis com seu dinheiro, justos e sem vícios, esquecendo que enquanto tem gente que regra sua vida financeira e vive bem com pouco, existe muitas pessoas que não param de gastar enquanto não devem o cu. Para funcionar, todos deveriam ganhar e gastar exatamente a mesma quantidade, a partir do momento que um começa a gastar mais, a diferença vai crescendo com o tempo.
Eu entendi a questão do Petry, e a resposta que atenderia o questionamento dele, é dada pelo Eduardo Moreira, a quantidade de dinheiro em um pais é limitada, e o "enriquecimento monetário" se dá através do remanejamento do dinheiro, portanto para que alguem se torne um novo milionário, é preciso que esse 1 milhao saia da posse de vários "alguém's" e caia nas maos ou na conta corrente desse "novo milionario". Cada um milhao que cai para uma unica pessoa ou organização, é referente a hum milhao que deixa de circular no comercio e prestação de serviços.
eh bem mais simples, se imagina com vida de milionário, quantas pessoas tem q te servir pra vc ter essa vida de luxo? e to falando MILIONÁRIO pra cima. motorista, cozinheiro, faxineiro, mordomo... e a lista vai, eh uma equipe servindo essa pessoa. Seriam ricos cozinhando pra outros ricos? toda concepção de vida de "luxo" pressupoe empregados pra te servir, essas pessoas q te servem já nao podem ser ricas pois, se fossem nao te aerviriam. Ou vc imagina o jeff bezos lavando cueca, limpando a casa etc?
@@cellomii Antissemitismo não, porque semita é filho de "Sem", ou seja, os árabes. É antijudaísmo mesmo; apenas na cosmovisão de mundo monólatra de Karl Marx que o problema do capitalismo é a diferença mútua de grupos por aspectos sócio econômicos. Friedrich Engels, no caso, já faz o contrário e afirma que a classe trabalhadora ocupa diferentes posições na história, inclusive entre aqueles que detém
Dinheiro não surge do nada, ele é transferido de uma pessoa para outra. É simples. E sobre o exemplo da Uber, ela está levando de 40 a 60 por cento na maioria das corridas. E tiram de vcs passageiros na cara de pau e não repassam para nós motoras.
Quando ele usa o exemplo do cara que ganha dinheiro com aluguel, só consegui lembrar de um monte de gente, dito coachs, de finança que vivem dizendo que imóvel, casa própria, não é investimento. Mas aí vc ver o rico com um monte de imóveis e investindo em comprar mais.
João esses coachs estão falando dentro da bolha deles, eles podem pagar aluguel e deixar o dinheiro deles rendendo lá ou morando na casa dos pais deles rsrs. Pra um pai ou mãe de família uma casa é muito mais que um investimento.
Estudo psicologia e estudei um pouco sobre isso que pra existir uma coisa tem que ter outra, pra existir uma pessoa bonita tem que existir um pessoa feia, no caso uma coisa só existe pq existe outra coisa. Quando ele disse que realmente pra existir o Rico tem que existir o pobre, pq o rico não produz, quem produz é o pobre seja na fábrica, no posto de gasolina como o frentista e tals, se todo mundo for rico não existiria o produtor e claro que empresário iria dar um salário tão alto para um funcionário ao ponto que ele fique rico?
Por isso o comunismo é irreal, a natureza n permite igualdade. O dia que as pessoas entenderem isso a ideia de comunismo morre. Valor é subjetivo, habilidades e pessoas são diferentes. Ninguém pode ganhar igual, ricos e pobres vão existir sempre.
O valor do Dinheiro é algo utópico. O povo tem que ter o poder nas mão e retirar o burguês branco escravagista. Temos que ter um governo mais coletivos e menos individualistas. O capitalismo é um câncer na mente das pessoas.
Beleza não é uma característica comparável à dinheiro, pois "Beleza" é subjetiva e dinheiro é objetivo e mensurável. Portanto, isso é uma falácia de falsa analogia.
Gente, com todo respeito, alguém poderia me explicar ou responder de uma forma mais sucinta a pergunta dos 18:01 Eu queria entender mas o Gustavo se aprofundou demais e eu fiquei 😵💫
Pelo que eu entendi: - para que tenhamos um situação em que a maioria das pessoas tenha condições dignas, precisamos abolir os antagonismos de classe. - para isso acontecer, só acabando com a burguesia, porque os nossos interesses e os deles são naturalmente antagônicos. - O Estado é uma organização que tenta atenuar esse antagonismo. Com isso, a gente fica acreditando que "basta que as leis sejam boas e que cumpramos as leis para que todo mundo fique bem". - mas as leis e a gerência do Estado favorece muito mais a burguesia. - quando a gente tomar o estado e expropriar a burguesia dos seus meios de produção, o estado tende a acabar. - isso porque, sem ter antagonismos a se atenuar, o Estado perde a sua função e morre.
@@joseCOSTA-ki1xt vc deve ser muito rico pelo jeito... pois vive num pais SEM BLOQUEIO econômico e todos podem ser Ricos... se nao eh Rico, eh um incompetente....
As pessoas não querem direitos igualado ,pq o processo p chegar em virtual possível equiparação de rendimento,encontraremos pessoas preguiçosas que não irão colaborar p chegar nesse sonhado objetivo,porém elas gostaria de usufruir de um possível sucesso,mas colaborar p isso elas definitivamente não querem …
Basta como exemplo o seguinte , para fazer uma mansão o dono da mansão não sabe nem colocar um tijolo em cima do outro , assim como nada entende de hidráulica , pintura de parede e tudo. Ele só paga ao trabalhador que sai dali pega um ônibus onde levará quase três horas para chegar a casa e as 4h estará acordando para o batente. Não existe fortunas e grandes propriedades se muitos não estiverem sendo usados para tal. O bem estar material de um sempre dependerá da exploração de outros muitos. Não há fórmula mágica.
Economia não é um jogo de soma zero, que, tirando de um, sobra para outro. A riqueza advém da produtividade. Se o mundo é mais produtivo, os produtos deflacionam e se tornam cada vez mais acessíveis, e a sociedade enriquece. Daí a redução da pobreza em 90% nos últimos 150 anos, aumento de expectativa de vida por saneamento básico e vacinas, acesso mais fácil a roupa, comida e energia, etc. A produção privada movida pela ambição de enriquecer é a única saída para capilarizar bem estar.
Claro que um trabalhador comum pode comprar uma casa. Minha mãe comprou. Vou contar como ela comprou com o esforço dela, como dizem por aí. Vou contar um pouco do "esforço". Meus pais eram feirantes e eles acordavam muito cedo e também começaram a trabalhar cedo com 12 anos. Minha mãe comprou um terreno, pagando aluguel, com três filhos mas para isso ela precisou ter por alguns anos "dois empregos" ou até três como Julius. Eles eram feirantes, tinham por uma época uma papelaria e depois ela começou a ir para o PARAGUAI em comprar mercadoria de lá... As sacolas que ela carrega eram enormes. Então claro que dá mas ela faleceu aos 47 anos de infarto e cheia de problemas de coluna. Esse foi o preço que ela pagou. É claro que dá e você terá que se MATAR para isso e deixar sequelas emocionais em seus filhos órfãos! Essa é a meritocracia
Compra sim, parcelando em 30 anos.
Sim isso é sofrimento enquanto chega um playboy e compra sua casinha aos 25 anos porque teve todos os privilégios para isso, diferentemente de alguém que queiram mudar o sistema morrendo aos 47.
Exatamente isso,qqr situaçao contraria a isso é raridade, essa e a realidade da classe trabalhadora do braziu de merda
Interessante é que esses novos coachs de investimentos dizem que um dos segredos que os grandes milionários têm em suas rotinas para "conseguirem" seus objetivos é acordar muito muito cedo pra trabalhar.
A minha foi aos 49, e nem conseguiu comprar a casinha que ela tanto sonhava em ter, mesmo trabalhando em dois emprego (+manicure nas horas vagas), ficamos no aluguel até o dia que ela faleceu. Mas uma mãe solteira sustentando 3 filhos abandonados pelo pai é uma situação muito diferente. E eu ainda escuto coisas tipo "falta de esforço"
O cara defendeu muito bem suas ideias mano. Estuda pra caramba!! Parabéns demais por isso. Não sou adepto ao socialismo mas caraca, que aula!!!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
História Cabeluda... assiste uns vídeos lá.
O cara é fera!
O que achei mais interessante é o entrevistador perguntando quanto custa 2 salários mínimos. Já é fácil observar o porquê ele tem dificuldade em compreender este assunto. Para entender sobre desigualdade é preciso está inserido dentro dela.
perfeito
Para ilustrar a questão de "distribuição" de terras, vou contar uma história rápida: minha sobrinha foi casada (separou recentemente) com um milionário latifundiário de uma cidade no interior de SP, não posso dizer o nome para não identificar, pois a família é pioneira do local, mas que possuem terras em vários lugares, norte do Brasil, Paraguai, etc. Certa ocasião, meu irmão, querendo dar um presente original para o genro (que tem tudo), contratou um escritor para fazer uma pesquisa e escrever um livro sobre a família dele! Resultado da pesquisa: antepassados grileiros, assassinos, invasores de terras, etc, etc, etc.O livro não saiu! 😂 Esse sujeito tem irmãos, mas é ele que administra os bens da família e adora matar onça pintada! Essa doce criatura é bolsonarista ferrenho (já era antes dessa ser existir, pois esse é um nome que personificou o mal), disposto a qualquer coisa, junto com os seus amigos ricos e jagunços comandam a política local, recentemente alguns políticos foram impedidos de fazer campanha por lá, por falta de segurança, já que é um reduto desses marginais! Ouvir esse cara falar, é simplesmente nojento! Um ignorante absoluto, arrogante, escroto, e os filhos na mesma linha, só que estudando nos EUA...e pensar que tudo foi roubado, que toda aquela riqueza tem sangue suor e lágrimas de gente inocente! E que são tantos como ele!
@@villas-boas , vc era o jegue, por isso tá vivo!
@@villas-boas A história do Brasil, por exemplo, começou com a distribuição de terras através de capitanias hereditárias (uma distribuição forçada de terra para poucas pessoas que vieram de Portugal).
A grilagem, por exemplo, em outro momento histórico mais a frente, foi um dos mecanismos utilizados para se apropriar de terras. Poucas pessoas, novamente, fizeram isso. Trabalhadores do campo não tinham a oportunidade e o tempo para fazer isso, pois eles trabalham em suas terras.
O acúmulo de capital gera mais acúmulo de capital. Isso não é teoria. É só pesquisar como funciona a riqueza. Bilionários e milionários só acumulando mais. O cara não precisa ser nenhum gênio pra fazer sua riqueza crescer.
Então, a história contada aí em cima pode ser fake, sim. Mas o pressuposto que ela partiu não é totalmente infundada ou irreal.
É uma história muito recorrente que certos cidadãos de bem se esforçam para esconder.
@@gustavocastro2596 , fake é sua mãe!
Maria All, os grandes latifúndios em regra geral foram todos constituídos desta maneira que você descreveu , isso faz parte da história agrária do nosso país .
Mano, assisti as 5h e ainda estou assistindo todos os cortes ✂️
Tá muito bom esse papo
Uma coisa legal dos cortes com o Petry é que ele faz perguntas com dúvidas sinceras de quem não entende do assunto mas QUER entender e, diferente de algumas bicicletas, ele fala "ENTENDI".
Creio que o aprisionamento do raciocínio do Petry se deve ao fato de ele pensar o conceito de riqueza a partir de um parâmetro burguês de acúmulo de bens de consumo.
Na pergunta final, acho que o Petry quis saber se, no comunismo, todos estariam no topo da pirâmide. A resposta é que não teria essa pirâmide.
Vdd, o lixeiro e o médico deveriam ganhar a mesma coisa. Eu só suspeito que, se por um acaso a galera perceber que vai receber os mesmos benefícios de quem trabalha menos, EU ACHO que sei lá, a galera vai parar de fazer certos serviços pq não é vantajoso e vão começar a ir nos mais fáceis, afinal, vc ganha o mesmo trabalhando menos. Mas é só um achismo meu tá, isso nunca aconteceria na vida real (contém ironia).
@@vitiate345 então, o fim do comunismo é quando não existe mais classes sociais, todo mundo seria trabalhador, não existiria essa divisão de classes ( burguesia x proletariado) ai que tá, no comunismo qual seria então a posição socioeconômica em que todos estariam situados ?, pq se for em uma posição wue a gente conhece hoje como classe média, como que as empresas que produzem produtos para ricos ficariam? Será que a Ferrari continuaria a produzir seus carros de luxo? Já que todo mundo é classe média ngm teria condições de comprar uma Ferrari, um rolex, uma mansão, etc.
@@vitiate345 Outro ponto interessante são os produtos para pobres (vamos dizer assim), você acha que se todo mundo tivesse uma condição de classe média( ganhando 10 mil/mês) produtos voltados para as camadas populares seriam produzidos? Você acha que teria um carro de entrada, uma moto de entrada, uma casa mais humilde? Um celular mais baratinho?
@@JG-gq2np Posso estar errado, mas teria produtos de entrada, sim. Não é todo mundo que quer um celular top. Tem outras prioridades na vida. Às vezes a pessoa quer gastar com viagens, por exemplo. Quanto ao carro, um zero tá custando a partir de 60 mil reais. Um Uno. As lógicas de preços seriam outras, mas não existe carro de entrada pro pobre. Então acredito que teria produtos baratos, sim.
@@vitiate345 achismo seu mesmo. Trabalho é demanda, não tem como todos trabalharem como garis. Além disso, as pessoas tem aspirações pessoais. Você acha que todo mundo sonha em ser médico pq irão receber a melhor remuneração? Tem gente que se forma como advogado mas gostaria de ser professor, como você, com essa super lógica, explica isso? Se as pessoas não precisassem se preocupar tanto em não morrer do fome, ou sei lá, ter uma casa, elas deixariam de seguir seus sonhos pra buscar áreas que não são sua aspiração? Não existem pessoas que querem atuar como médicos apenas pela sua vontade de salvar vidas? Acorda bicho.
Uma forma simples de entender o porquê não é possível todo mundo ficar rico é lembrar que o mercado vai ajustar o preço conforme o poder de compra da população, então se todo mundo hoje passar a ganhar um milhão por mês a única coisa que vai acontecer é uma hiperinflação que vai jogar o pacote de arroz pra trezentos mil
Por causa do caráter do ser humano. Não tem jeito.
Em países nórdicos existem mais pessoas ricas sem que a inflação exploda... Vai muito de cultura.
@@androidadvanced5068 É por que os países nórdicos exploram outros países !
@@androidadvanced5068 Não é que todo mundo é rico nos países nórdicos, é que a classe média é realmente classe média. E sim, pelo fato de todo mundo ter um poder de compra justo, as coisas sao mais caras(nao necessariamente inflaçao). Na Dinamarca ou Noruega, um copo de cerveja custa U$15, mas o salário mínimo é bem mais alto que a média mundial.
O que a gente conhece como classe média brasileira, é na verdade pobre. R$3000/mês nao da nem U$600.
A riqueza não está no dinheiro, ela está na capacidade de produção, por isso não pode imprimir mais moeda, do que sua capacidade produtiva de riqueza.
Outro que precisa estudar economia.
O que gera riqueza é produção. O exemplo que você deu é imprimir dinheiro, isso realmente desvaloriza o dinheiro, agora, se todos produzirem para se ter esse 1 milhão, aí sim. Terá o valor definido
O melhor professor que vi até hj falando de COMUNISMO. Imagino como seus alunos são felizes com suas aulas. Parabéns Gustavo,vc é um expoente ímpar nesse mundo cruel e com perspectivas distorcidas. Por uma classe trabalhadora unida e forte.🤝🇧🇷🤝
Ele é burro, não tem noção nenhuma em economia.
@@therenatodamado argumentos??
O mesmo que disse que numa sociedade comunista não se pode fazer piscina na sua própria casa ? hahahhaaa comunismo utopia e piada nunca dará certo.
@@GleysonAndradeSilva vai no canal do gustavo po
não bando de vagabundos que nojo desse povo sangue suga
Mano, a respirada e a calma qdo ele pergunta se não é mágico um cara ganhar milhões pra jogar bola...mds...vc merece ir pro céu só nessa hjashaushaaushsauh
ME PARECE QUE O COMUNISMO CRESCE
É o poder do Bolsonaro de ser tão imbecil que a galera começou a se sentir atraída pela ideia que ele faz tão ferrenha oposição.
Entendi perfeitamente o seu comentário e ele faz sentido , mas o que ocorre na realidade é que as contradições do sistema capitalista é que estão cada vez mais aumentando , isso dá realmente a ideia de que o socialismo comece a aparecer mais forte como alternativa para a humanidade .
@@osvaldotrigueiro3884 Quanto mais as pessoas percebem as contradições do capitalismo, mais perto as pessoas estão do socialismo/comunismo.
@@matheus6224 Camarada, você pode me tirar uma dúvida? Se não for incomodo nenhum pra você, por favor.
@@matheus6224 Poderia me responder qual é a diferença entre socialismo e comunismo? Qual a ligação entre socialismo e comunismo?
Valeu como exercício. Tá pronto para qq debate agora! Conseguir desconstruir as armadilhas e contradições do sistema capitalista não é tarefa fácil. Parabéns!
Até que não é tão difícil, só ver que o mundo produz comida além do suficiente pra alimentar todas pessoas e mesmo assim quase 1/10 do mundo passa fome.
@@AA_AlegriaApenas foi graças ao capitalismo que 9/10 do mundo hoje tem comida na mesa. E é gracas ao capitalismo que cada dia mais pessoas deixam de passar fome. Isso tudo APESAR DO ESTADO. Se não fosse as políticas socialistas implementadas no mundo então, nossa. Estaríamos MUITO melhor. Ir contra o capitalismo é o mesmo que ir contra a essência humana. Já tentaram implementar sociedades nas quais o coletivo é fantasiosamente priorizado. E o resultado foi a destruição do indivíduo, que por consequência, destruiu o coletivo.
Esse PodCast é muito bom, as perguntas que ele faz são muito boas, conseguem da rumo ao que o convidado está querendo explicar tornando a conversa mais dinâmica.
@historiacabeluda Obrigada, por lembrar de nós 'pobi' da enfermagem. Amei! É isso! Nós somos super explorados!
acho que o gustavo poderia ter ido na linha de explicar que uma pessoa só é rica se o dinheiro dela valer muito mais relativamente a maioria, pois o dinheiro é a representação de valor das coisas, ou seja, a função do dinheiro é diferenciar as pessoas.
errado, a funcão do dinheiro é permitir que pessoas façam trocas
Bolsa de valores não passa de um cassino, e como todo cassino é com cartas marcadas, fui operador de pregão Bovespa na década de 80. Todos os dias lia no café da manhã DCI, Estadão, Folha e Gazeta Mercantil. Nas notícias buscava entender o que estava por trás delas ou seja o interesse que havia, se uma notícia indicava ser uma boa notícia para determinada empresa ou seja indicativa de subida de suas ações, eu analisava o histórico dela, em geral ela já tinha subido ou seja o interesse era de alavancar ainda mais para que os grandes fizessem a realização de suas posições ou seja vendessem. Isto de uma forma bem simplista.
Nenhum mercado é espelho da realidade, no máximo é um espelho retrovisor ou seja vê o que já passou, dirigir olhando para o retrovisor sem olhar para frente resulta inexoravelmente em um acidente. rs
Daytrade é o bingo do playboy
A Lei de Terras de 1850, primeira lei q determina propriedade privada, abertura para latifúndios e, desigual e excludente para camponeses pobres e ex escravizados. Boas referências: Jacob Gorender e Clóvis Moura.
Nessa discussão de “poderiam todos ser ricos”, acho importante trazer o fato de que as pessoas com maior poder de consumo só o tem porque compram coisas baratas de gente subempregada. Isso porque ele poderia ter trazido exemplos, de fato temos algumas profissioes ainda na classe trabalhadora onde as pessoas se tornam pequenos ricos e vivem muito bem, viajando, com uma vida muito boa, então é necessário demonstrar que por onde essas pessoas passam elas estão consumindo o trabalho de quem ganha mal.
Ele explicou que pessoas ricas geram pessoas pobres de quatro formas: herança; acesso a grandes negócios e a grandes empréstimos para investimentos; margem de lucros X baixos salários; e, capacidade de grandes investimentos financeiros. Mas faltou duas: necessidade de empregar pessoas com baixos salários para as grandes empresas funcionarem; e, a extrema competitividade e monopólios do mercado, evitando que todos fiquem ricos ao mesmo tempo, inclusive gerando guerras entre burguesias nacionais.
cirúrgico!
Eu acho que a pergunta que o Petry tava tentando desenvolver é quase se no comunismo pode existir luxo. Tipo a questão de ser "mágico" existir um Neymar é sobre a possibilidade de alguém viver um estilo de vida cheio de confortos e experiências advento do trabalho dele. "Se não existir pelo menos um grau de desigualdade quem vai me servir nas minhas férias? Pelo menos no capitalismo eu tenho a chance de isso acontecer e eu nem preciso ser burgues pra chegar lá. Eu só preciso estar melhor do que o cara que está servindo, e eu posso chegar lá 'pelo meu esforço'" Foi o que eu entendi, mas posso ser burra tbm.
Sim, o Gustavo não entendeu tipo o outro corte da casa com piscina
Você pensou a mesma coisa que eu nesse caso…
E é isso que me incomoda no capitalismo, esse pensamento de ser melhor que o outro pra poder ter o outro como um submisso. Eu venho descobrindo inúmeras pessoas ao meu redor com esse pensamento, mas toda vez que eu pergunto “mas você sabe que é o trabalhador que gera lucro pra uma outra pessoa, né?” sempre vem uma resposta sem sentido e concordando com a cadeia desse processo, sempre algo meio “mas a vida é assim”.
Toda vez que um liberal abre a boca pra falar algo eu sempre pergunto o motivo dele não ser rico e o cara tem um síncope.
Mas vcs tao pensando na premissa implantada de que uma pessoa vivendo no comunismo, eh miseravel. Um estudo foi feito sobre felicidade a um tempo. Um salario de 4 mil ja supriria todas as necessidades de uma pessoa e seria sinonimo de felicidade. O comunismo so n se popularizou pq a ganancia faz parte da natureza do ser humano... Imagine que no comunismo tudo que voce quisesse, seria acessível de alguma forma mas pra isso acontecer seria igual pra todo mundo? Vc consegue conceber um mundo assim? Em resumo, o ser humano eh filho da puut4 e tem 0 chances de isso acontecer pq sempre vai ter um arr0mbado que vai se achar melhor do que os demais e vai querer concentrar riqueza sem real motivo, apenas por caprixo ou poder
@@EtoSSS o problema que essa seria a resposta pra dar pro petry e o Gustavo não entendeu o que ele queria saber, pois, tudo que o petry já viu do comunismo foi em visão da miséria
@@dmr_rydam por isso falei "premissa implantada"... Basta vc mexer no bolso, que as pessoas vao te odiar, e foi isso q fizeram ao cominismo, uma estrategia de marketing negativa... "Como esses pobres ousam imaginar que podemos comer na mesma mesa?" Kkkkk
Muito bom...a riqueza vem do lucro e o lucro vem da exploração do trabalho de alguém ou do ganho em cima de um mercado onde alguém também perde...
Essa discussão deve ser levada a mais pessoas no Brasil. Eh importante refletir
Vou dar um exemplo que eu acho que explícita da melhor maneira, na minha visão, a questão do lucro x produção. Um professor de inglês recebe por volta de R$17,00 a hora aula. Vamos dizer que ele tem 1 turma em que dá aula 2h por semana, totalizando 8h por mês naquela turma. O curso paga a ele R$136,00 reais por essa turma. Ou seja a mensalidade de UM ALUNO paga o salário do professor enquanto o restante das outras 20 mensalidade do restante da turma vai pro bolso do patrão.
Cara, muito bom ouvir vc falar que os principais problemas que enfrentamos no nosso país são derivados do corporativismo e do grande capital. N fica aliado a nenhum tipo de político e abre nossos olhos
O melhor argumento contra comunismo e socialismo, é deixar eles falarem kk
Aqui eu acho que o Gustavo não entendeu a pergunta do Petry. "Não consigo ver porque pra um cara ser rico, outro tem que ser pobre". Analisa o seguinte: quanto dinheiro existe no mundo? Dinheiro é infinito ou finito? Os capitalistas mesmo não dizem que é impossível imprimir dinheiro simplesmente assim, sob demanda? Se é impossível, então dinheiro é finito, uma hora acaba. Nesse caso, o Steve Jobs não "criou" dinheiro nenhum, esse dinheiro estava em circulação e ele acumulou um montante obsceno através da venda de um produto que ele sequer produziu. Seguindo essa linha de raciocínio, o acúmulo de dinheiro é um mal desnecessário, e que só cria outros males. Já se a gente partir do outro pressuposto, de que é sim possível imprimir dinheiro conforme a demanda e portanto dinheiro é infinito, porque isso não é feito e não se acaba com os problemas sociais relacionados à falta de dinheiro (fome, moradia, saúde, educação, etc.)? E nesse segundo caso o acúmulo de riquezas é de novo desnecessário e contrário ao que o próprio capitalismo prega (meritocracia). E em ambos os casos, uma pessoa sozinha não acumula essas quantidades obscenas de dinheiro se não for através da exploração de outra; e essa exploração só é possível através da força ou da malícia. Condenar o outro à necessidade é que a malícia da parada, já que a força foi proibida um tempo atrás (dizem...).
Essa pergunta foi meio complexa e já foi a uma boa altura, foram 5 horas de live.... Uma hora o cérebro pede arrego mesmo hahaha. O Gustavo mandou muito bem no geral, só achei que a pergunta do Petry ficou sem resposta aqui.
Boa resposta
Concordo, também achei que ele não tava conseguindo responder exatamente a pergunta, mas considerando o tempo de live é compreensível. E ótima resposta a tua
Tbm notei que a pergunta nao foi bem respondida,gostei da sua boa vontade em trazer uma resposta complexa e bem elaborada
Os teoristas da inveja acham que riqueza é sinonimo de exploração...kkkkk.....a ironia é que no capitalismo um Steve Jobs produz algo novo que a população almeja, no comunismo o rico é o burocrata bem comportado que vive nas costas de toda a sociedade obrigando-o a servi-lo
Perfeito!
Esse cara é. F... d +
Excelente este bate papo. Sintético e tremendamente esclarecedor.
Penso que temos que elaborar um esqueleto de possibilidades de formas de relações produtivas no socialismo, organização social, produtiva, etc.
DINHEIRO é uma ferramenta afim de tentar se materializar um conceito subjetivo, o valor. Obviamente, quando pensamos em valor ele é algo que pode muito bem ser criado e este muda conforme o tempo. Quando olhamos como exemplo para o antigo Egito, China Antiga, o que eram o valores dessa época? Valores materiais como uma casa grande, comida farta, ter empregados para pouco trabalhar . Valores subjetivos como ser feliz, ser amado, ser admirado socialmente. De antigamente para cá o número de itens de valor aumentou significativamente, eh evidente. E isso acaba por gerar uma maior complexidade da riqueza. Resumindo, vivemos em um mundo muito mais complexo e em clara expansão de riqueza(de valores), o dinheiro então torna-se cada vez mais falho como ferramenta afim de precisar o que realmente é riqueza.
E por consequência dessa complexidade que acredito que as discussões sobre economia tendem a ser tão precárias dentro dessas duas visões de mundo, direita e esquerda. Pois os dois esquecem de como tão subjetivo a economia pode ser, muito além da nossa capacidade de exatidão. Seria algo a ser discutido não apenas com números, mto menos radicalizações, mas sim em bases de trocas filosóficas sobre entendimento de quais sejam os valores gerais da sociedade e respeito ao valor individual, entendimento estes que estão em constantes mudanças ao longo das épocas.
meu sonho ter aula c esse cara! mto boa explicação!
Camarada Gustavo, tenho uma admiração enorme pelo trabalho que você tem feito nas redes! Um verdadeiro partido de vanguarda! Se não for pretensão minha, gostaria muito de sugerir uma vídeo-aula sobre o falecido empresário brasileiro João Augusto Gurgel.
Tem pessoas que não querem ficar ricas só querem conforto. Coisa que não acontece aqui no Brasil.
Todo mundo sente na pele essa exploração mas acho que poucas tem realmente a noção do quanto é explorado. Eu por alguns anos trabalhei em uma empresa que vendia consultoria para projetos de varias empresas e um dia trabalhando para uma das maiores empresas de telecom do Brasil eu descobri que a empresa que trabalhava vendia o meu dia de trabalho para essa empresa de telecom por algo entorno de 3k~4,5k sendo que meu salario era de menos de 3k (ps: Alocação, arcondicionado, internet, cadeira, mesa, computador tudo isso era cobrado por fora para o cliente então era 3k de trabalho puramente intelectual). Então por mês ela fazia algo entre 63k ~ 100k com meu esforço de trabalho e eu apenas recebia 3k, foi ai que ficou claro pra mim o quanto a gente é explorado e como realmente para ter alguém rico, necessariamente precisa ter alguém pobre.
Temos que ter um governo mais coletivos e menos individualistas. O povo tem que ter o poder nas mão e retirar o burguês branco escravagista. Esse burgueses tem que cair e sumir do mapa.
Sim mas tem so um porem, so um meu amigo . a resposta é a mesma que o colombo deu quando falaram pra ele que se ele nao tivessw descobrido a america uma hora outro ia descobrir . foi o cara que te contrato que pensou nisso ele pensou e junta as pessoas e ganha encima do seu servico . o mesmo do jobs uma hora ou outra alguem ia pensa e pega um sistema operacional e por no celular ao que le pensou nisso primeiro junto todo mundo que precisava (os trabalhador) e fez acontecer. O mundo nao é do inteligente é dos esperto os inteligente trabalha pros esperto fica de boa em casa .
Ai você sai da empresa e vende seu trabalho pelo o que ele vale... Em nenhum lugar tá escrito o que vc tu vale e vc só pode ganhar isso, diferente das leis trabalhistas que vcs juram que é para proteger o trabalhador (kkkkkkkk). Agr me diz, o funcionário da Apple vai sair e criar iPhone? O funcionário da Ford vai sair e criar um carro? Pensa um pouco ai
@@vitiate345 esse argumento da liberdade é falho. Para vencer uma licitação de milhões, por exemplo (provavelmente o formato do contrato descrito), uma empresa precisa de diversos documentos que uma pessoa física não consegue adquirir sozinha, pois depende de laudos e participação em licitações menores. E é nesse ponto que rola o abraço do Estado com o Capitalismo. Existe toda uma estrutura burocrática e jurídica que facilita o monopólio dos recursos por um pequeno grupo, inviabilizando essa teoria de que o trabalhador pode vender a força de trabalho dele por um preço justo se assim desejar, porque esse grupo não vai pagar.
Da mesma forma, o que impede uma pessoa de criar um carro, ou um telefone, não é somente a questão técnica. Tem vários vídeos de pessoas no ermo criativas o suficiente para lidar com a escassez de recursos e criar coisas incríveis. O que impede elas de usar isso para lidar com as coisas do dia a dia é que hoje tudo é uma mercadoria, principalmente em ambientes urbanos. Se você tem de comprar água e comida, você não pode gastar seu dia trabalhando com um projeto tecnológico experimental, mas precisa se adequar a sociedade e encontrar uma fonte de renda que permita sua subsistência.
@@G15FMC Monopólio criado pelo Estado...
Grande vídeo. Obrigado por compartilhar este conhecimento e visão de mundo.
Todos não podem ter a mesma renda, mas todos podem ter uma renda, logo tem como acabar com a miséria, mas não com a pobreza
pq nao pode ter a mesma renda?
Gustavo, vc é um monstro pqp
Fala professor, Tem a manha de fazer um vídeo explicando o Genocídio em Ruanda na década de 1990? O que de fato aconteceu, por quê aconteceu etc..
No Segundo Reinado, o Brasil tomou uma medida que seria determinante para a sua histórica concentração fundiária. Em 18 de setembro de 1850, o imperador dom Pedro II assinou a Lei de Terras, por meio da qual o país oficialmente optou por ter a zona rural dividida em latifúndios, e não em pequenas propriedades. E aí começa a causa da concentração de renda.
Pelo simples fato de que não há recursos suficientes para isso. Isso é algo óbvio. Parece que o Petry da uma de louco as vezes.
Rapaz, de uma forma bisonha a explanação dele é muito logica rs.
Admiro seu didatismo com liberal.
Também!
Gaiofato é bom demais. Força, camarada.
Muito bom!
🧐👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Brabos! ✊🏽⭐
Não existia aquela fortuna Steve Jobs pegou uma impressora e imprimiu o dinheiro, esse dinheiro não veio de nenhum lugar simplesmente não existia
As tecnologias usadas no iPhone foram todas criadas com patrocínio estatal.
"A mas como você explica, que o pra alguém estar rico alguém precisa estar pobre" -
"O dinheiro é finito. "
Logo sobem os créditos e acabou o corte.
Só que está incorreto, para alguém ser rico não precisa que outro seja pobre, apenas que haja desigualdade de renda. Por isso existem países com alto nível de desiguldade mas baixo nível de pobreza. por possuirem uma parcela significativa da população em nível de riqueza, mas com a grande maioria se encaixando na classe média.
mesmo se pegar um emprestimo do banco vc vira escravo do banco depois... é um ciclo que eles mesmo geram
Concordo vc sabia q um emprestimo de 50 mil vc leva 10 anos se pagar 700 por mes . E se vc juntar por 5 anos 700 por mes vc junta os mesmo 50 mil se a poupança ter um rendimento de 6% ao ano . Ou seja vc paga a casa em 5 anos e os outros anos vc esta trabalhando pro banco
Milhões de pessoas fazem cursos, abrem um negócinho, se matam inutilmente e aí chega um a exceção: Stive Jobs cuja família preparou ele uma vida inteira, possibilitou o Capital para dar o pontapé inicial (que não era nada pouco) explora milhares de pessoas e todo mundo se ilude.
Porque é impossível ficar rico sem roubar uma pessoa ou varias.
Vdd, eu mesmo roubo idosas todos os dias.
@@vitiate345 Você tem cara que rouba dinheiro da bolsa da mãe.
@@RicardoArgiles Top 20 argumentos fodas
JK Rowling ficou rica roubando quem? Neymar ficou rico roubando quem? Anitta ficou rica roubando quem? Impossível é no mínimo exagero!
@@danielle1859 Responda você mesmo Neymar roubou o sonho do brasileiro de ser campeão. Você e burro ou mau caráter?
Economia não é jogo de soma zero, da para todo mundo ganhar, de fato sempre vai ter desigualdade, mas sim é possível existir vários milhardarios considerados pobres, a classe média de milionários e os ricos de bilionários.
Tem sim concurso público pra gari. Eu fiz ano passado
o gustavo é mto pika po, mto estudo, mta visão
"A gente tem rei na Inglaterra, na Espanha"
então Gustavo
FOI DE COMES E BEBES
@@jcoliveira93 FOI DE DRAKE E JOSH
Ainda sim tem rei
Perfeita visão, como diz a música do racionais 500 anos de Brasil e o Brasil até hj nada mudou.
Ainda bem que esses caras apareceram para esclarecer o socialismo!!!
O megocio é que se o steve jobs tivesse feito o iphone e ninguem tivesse dinheiro para comprar não teria gerado dinheiro nenhum.
5:14 "Steve Jobs não fabricou um Iphone"
"Sim, foram os trabalhadores..."
Olha o cara, radicalizando o povo.
Se Steve não tivesse a ideia, os trabalhadores não teriam emprego.
@@meditandocomaudios545 Se os trabalhadores não tivessem fabricado, sua ideia não valeria de nada. Burguês não fornece emprego, ele PRECISA da exploração do seu trabalho pra gerar lucro.
Verdade ele precisa de Trabalhadores, mas também trabalhadores precisam dele.
Não é em todo lugar que é exploração.
VIVA A LIBERDADE
@@meditandocomaudios545 Não existe liberdade no livre mercado, enquanto houver fome não há liberdade. Os trabalhadores não precisam de ninguém além do próprio suor pra viver, é isso que o comunismo prega. Viva a um mundo sem exploração do trabalho alheio!
@@guilhermeteodosio40 Livre Mercado é Liberdade, as pessoas não sabem ultilizar ao seu Favor, Problema.
Livre Mercado é Liberdade das pessoas fazerem o que quiserem com seus bens.
Com Comunismo Linhares de pessoas serão roubadas, e ainda pelo próprio Estado Estado.
Pramin não passam de uns Ditadores de Merda, já viram que este lixo não dá Certo
Cara se quer usar steve jobs como exemplo, tem q mencionar o engenheiro steve wozniak, tem um documentario sobre tecnologia q ele fala sobre vale do silício, e ele meciona q se nao fosse o vale do silicio o Macintosh nao sairia do papel ou seja nao as pessoas q fazem o ambiente e sim o ambiente q fazem as pessoas.
Senti falta de ele ter frisado no caso do "neymar rico" que o dinheiro que ele acumula vem essencialmente de patrocinadores de grandes marcas que investem pesado em merchandising e ele acaba pegando uma pequena fração disso tudo. O Neymar não produz nada, ele apenas é um pivô da financeirização cultural que envolvem essas grandes marcas de bebida, automóveis, roupas esportivas etc.
Pq as pessoas gostam dele/do futebol dele e pagam por isso, qual o problema disso? Vc paga internet pra ver o Humberto ué, ou vc acredita que ele não monetiza o canal ou lucra de alguma forma com a visibilidade dele? Qual a diferença de vc pagar internet pra ver seu youtuber e alguém comprar o ingresso pra ver o neymar jogando? Eu te respondo: o neymar só ganha mais ;)
@@vitiate345 acho que você tem que assistir o video novamente...
Ao meu entender ele produz entretenimento com o esporte seria o mesmo q um ator faz
a verdade é que é um conflito distributivo. Mas sem dúvida, o capital quer se reproduzir, em outras palavras: investimento tem que ter retorno, e as pessoas são o meio para o retorno não o fim.
Gustavo, o espírito do argumento é válido, mas falta materialidade no exemplo, acho que faria sentido analizar os balanços e as declarações de resultado da Apple pra entender a estrutura de custos do produto e conseguir visualizar melhor o que é salário, o que é investimento em tecnologia, o que é custo de matéria prima, o que é gasto em marketing, o que é geração de caixa, capital de giro, lucro liquido e por fim, provento pago pra acionista.
Por mais forte que seja a lógica por trás da analise, quando a gente faz a sustentação ignorando as evidencias materiais (que são bem documentadas através das declarações contabeis da empresa), o discurso vira puramente retórico e os conceitos teóricos passam a ser muito questionaveis, porque o exemplo não está levando em conta a materialidade dos fatos e sim um exemplo hipotético ideal (iphone custa 1000, trabalhado recebe 100, lucro da apple de 100%).
Acho que sustentar a analise dos exemplos usando a contabilidade real serve como prova pra teoria ou pelo menos ajuda a melhorar o repertório argumentativo.
O nome dele é Gustavo 😅
Sou da linha que sempre que for explicar algo que voce defende a alguem que é mais predisposto ao contrario do que voce pensa, tem que explicar como se o outro fosse uma criança, linguagem cotidiana e exemplos dentro da atividade do questionador. Por exemplo aqui 11:28 se toda produção fosse robotizada, quem vai comprar a mercadoria? os robôs? Porque o operario ao mesmo tempo que ele produz ele também consome.
@@efeemachado opa, dislexia bateu forte
@@nanddyfortal3706 Eu to de acordo, mas o problema é usar uma caricatura que não representa a realidade pra ilustrar o argumento, é semelhante a dizer que o comunismo é uma ideologia genocida porque na URSS pós revolução muita gente morria de fome, ilustra o ponto, mas usando um espantalho. Quanto ao argumento da robotização, quer dizer que a automatização reduz o lucro? Uma empresa que aumenta a escala produtiva reduzindo custo de produção ta perdendo dinheiro? O que a história recente mostra é que a automatização é o motor da industria moderna, as mega corporações de hoje só chegaram no tamanho que tem por causa dela. A uber por exemplo só vai ser lucrativa um dia se conseguir automatizar a frota de carros. Acho essa crítica ao capitalismo muito pertinente, mas eu vejo que muitas das conclusões (nesse video pelo menos) tão sustentadas numa incompreenção da materialidade.
Que aula! PQP!
Simplesmente top
Maravilhoso a melhor explicação q eu já vi do comunismo
O capitalismo desaba quando você entende o conceito de mais-valia.
Silvio, se a empresa que vc trabalha, caso seja assalariado, registrar prejuízo, vc tira do bolso pra arcar? Mais valia não existe. O funcionário nada mais é do que um prestador de serviço com garantias. O contrato de trabalho é um contrato de prestação de serviço. Vc recebe pelo que acordou. Não por quanto produz.
@@guilhermeapg Mais valia não existe? como assim kkkk. O funcionário recebe uma fração do que ele ele produz e gera para o patrão. O grosso dos lucros vai para uma ou poucas pessoas.
"Vc recebe pelo que acordou. Não por quanto produz." Esse é justamente o problema, quantas pessoas vão aceitar receber pouco pra não passar fome? Recebendo 1000 reais por mês enquanto a empresa gera bilhões em lucro todo ano.
@@yuribraga3069 vc aceita assumir riscos em caso de prejuízo pra ganhar mais? não. vc quer participação apenas nos lucros. Sim, empresas dão lucro. O nome disso é geração de valor. Vcs querem viver num mundo de arco-iris.
Mano, simples: Gustavo Lima era pobre, ficou rico e comprou uma mansão sem tamanho. Quem iria limpar a mansão se todas as pessoas fossem ricas? Ele ia limpar? Por que um rico se sujeitaria a limpar?
Outro exemplo prático: você começa a empreender. Quem vai trabalhar pra você se todo mundo é rico? Por que um rico trabalharia pra você, pra ganhar menos que você?
Outro exemplo: TODOS são ricos. Isso quer dizer que ninguém é rico, logo, o que as pessoas buscam não é riqueza (porque RICO é o contrário de POBRE, logo, pra alguém ser RICO alguém necessariamente precisa ser POBRE, assim como que pra ter LUZ precisa ter ESCURIDÃO). As pessoas buscam ter suas necessidades básicas atendidas, conforto, segurança, poder de compra, sistema de saúde de qualidade, e desejam isso pra todas as pessoas. Logo, as pessoas desejam COMUNISMO.
Outro membro da teoria da inveja....kkkkkkk
É só ver o final de Não olhe pra cima.
Vamos acabar com o lucro...HAHAHAHAHA. ..vamos acabar com os milionários. ...HAHAHAHAHA. ...em Cuba todo mundo é igualmente pobre...HAHAHAHAHA. ...
@@joseCOSTA-ki1xt
Mas certamente o planeta não poderá ser como os Estados Unidos, ou seriam necessários 5 planetas terras pra isso, mas infelizmente é só 1. Tá aí o motivo de ter tantos países pobres para que exista 1 rico
@@DionisoBaco. Não existe 1 país rico. Existem vários países bem administrados e ricos. Não é a questão ambiental. É a incompetência administrativa daqueles que querem o paraíso na terra por decreto.
Parabéns ao entrevistador por aguentar ficar ouvindo essa ideia um tanto quanto arcaica de ver a sociedade. Claramente ele não concordava com nada que estava sendo falado, mas deu espaço pro entrevistado falar
Seria possível criar uma empresa e empregar nela os conceitos do comunismo/socialismo, para servir como exemplo para as pessoas como o comunismo pode ser essencial para garantir uma vida digna para a população.
já possuimos diversos exemplos, a exemplo de cooperativas etc
existe no Brasil a fábrica Flaskô
Flaskô é um grande exemplo, depois da uma pesquisada que a história é muito foda.
De fato por que nenhum grupo financiando pela grana do Chico Buarque abriu uma empresa sem lucro, com qualidade, que dizimaria o sistema capitalista ?
É por isso que a gente fala que vocês são idealistas pra caralho.
@@CDB12345 OBRIGADO PELA INOFRMAÇÃO, VOU PESQUIZAR
Quem vai trabalhar para os ricos,se não houver pobres.....
Qual é a taxa exata de exploração do trabalho. “É muito elevado” ficou opiniático não científico
A mais valia existe como fonte análoga ao capitalismo, sempre vai existir mais valia porque a natureza do capitalista é sempre ter lucro, mesmo que baixa sempre vai existir a exploração do proletariado em um certo do grau.
@@canalyoda Mas se for baixa digamos 10% do seu salário, vale a pena uma revolução socialistas para economizar 10%? Em nenhum momento Gustavo protestou os 8% de FGTs e 28% de previdência total 36%, que o Estado autoritário retira de você João.
@@StephenKanitz Mas 10% baseado em quê? a mais valia não é baseado no salario mas sim da condição social de produção, fora que criticar diretamente a forma com que produzimos é uma critica tambem ao fgts e inss que contribuem para a manutenção de um estado capitalista. Uma revolução socialista que garante a propriedade dos meios de produção de forma direta ao proletário faz com que a contribuição ao estado seja de forma material as necessidades da população. Quanto ao FGTS e aos demais impostos eles podem ser eliminados com a existência de uma econômia planificada como no caso da Coreia Popular onde não existe impostos.
@@StephenKanitz O Estado é controlado por QUEM?
Em nenhum tipo de sistema vai deixar de existir pobres, todo mundo conhece várias pessoas que sempre gastam mais do que ganham, não importa quanto ganham.
Essas falácias consideram a única circunstância de todos serem responsáveis com seu dinheiro, justos e sem vícios, esquecendo que enquanto tem gente que regra sua vida financeira e vive bem com pouco, existe muitas pessoas que não param de gastar enquanto não devem o cu. Para funcionar, todos deveriam ganhar e gastar exatamente a mesma quantidade, a partir do momento que um começa a gastar mais, a diferença vai crescendo com o tempo.
Eu entendi a questão do Petry, e a resposta que atenderia o questionamento dele, é dada pelo Eduardo Moreira, a quantidade de dinheiro em um pais é limitada, e o "enriquecimento monetário" se dá através do remanejamento do dinheiro, portanto para que alguem se torne um novo milionário, é preciso que esse 1 milhao saia da posse de vários "alguém's" e caia nas maos ou na conta corrente desse "novo milionario". Cada um milhao que cai para uma unica pessoa ou organização, é referente a hum milhao que deixa de circular no comercio e prestação de serviços.
eh bem mais simples, se imagina com vida de milionário, quantas pessoas tem q te servir pra vc ter essa vida de luxo? e to falando MILIONÁRIO pra cima. motorista, cozinheiro, faxineiro, mordomo... e a lista vai, eh uma equipe servindo essa pessoa. Seriam ricos cozinhando pra outros ricos? toda concepção de vida de "luxo" pressupoe empregados pra te servir, essas pessoas q te servem já nao podem ser ricas pois, se fossem nao te aerviriam. Ou vc imagina o jeff bezos lavando cueca, limpando a casa etc?
Galera, bora se unir! ✊🏾
A riqueza de poucos depende da pobreza de muitos. Quem não herda riqueza a obtêm, sobretudo, pela exploração (mais valia).
Falácia judaica
@@pedrogabriel6810 caraio do nada jogou antissemitismo de graça
@@cellomii né kkkkk
@@cellomii
Antissemitismo não, porque semita é filho de "Sem", ou seja, os árabes.
É antijudaísmo mesmo;
apenas na cosmovisão de mundo monólatra de Karl Marx que o problema do capitalismo é a diferença mútua de grupos por aspectos sócio econômicos.
Friedrich Engels, no caso, já faz o contrário e afirma que a classe trabalhadora ocupa diferentes posições na história, inclusive entre aqueles que detém
eu sempre pensei assim: se tem 10 macacos e cada um tem 3 bananas: nenhum dos macacos é rico.
Ninguém vira bilionário investindo em longo prazo kkkkk esse petry é muito pueril
Mas da ora melhorar bastante de vida
@@lucastattouf claro, mas não ache que vc vai ficar milionário fazendo isso
Dinheiro não surge do nada, ele é transferido de uma pessoa para outra. É simples.
E sobre o exemplo da Uber, ela está levando de 40 a 60 por cento na maioria das corridas. E tiram de vcs passageiros na cara de pau e não repassam para nós motoras.
Quando ele usa o exemplo do cara que ganha dinheiro com aluguel, só consegui lembrar de um monte de gente, dito coachs, de finança que vivem dizendo que imóvel, casa própria, não é investimento. Mas aí vc ver o rico com um monte de imóveis e investindo em comprar mais.
João esses coachs estão falando dentro da bolha deles, eles podem pagar aluguel e deixar o dinheiro deles rendendo lá ou morando na casa dos pais deles rsrs. Pra um pai ou mãe de família uma casa é muito mais que um investimento.
E ainda há gente que acredita em meritocracia!!
Estudo psicologia e estudei um pouco sobre isso que pra existir uma coisa tem que ter outra, pra existir uma pessoa bonita tem que existir um pessoa feia, no caso uma coisa só existe pq existe outra coisa.
Quando ele disse que realmente pra existir o Rico tem que existir o pobre, pq o rico não produz, quem produz é o pobre seja na fábrica, no posto de gasolina como o frentista e tals, se todo mundo for rico não existiria o produtor e claro que empresário iria dar um salário tão alto para um funcionário ao ponto que ele fique rico?
Eu acho que se todo mundo fosse bonito, então todo mundo seria bonito.
@@andyisdead Se todo mundo fosse "bonito" não existira a diferença entre bonito e feio, somente existiria "todo mundo".
Por isso o comunismo é irreal, a natureza n permite igualdade. O dia que as pessoas entenderem isso a ideia de comunismo morre. Valor é subjetivo, habilidades e pessoas são diferentes. Ninguém pode ganhar igual, ricos e pobres vão existir sempre.
O valor do Dinheiro é algo utópico. O povo tem que ter o poder nas mão e retirar o burguês branco escravagista.
Temos que ter um governo mais coletivos e menos individualistas. O capitalismo é um câncer na mente das pessoas.
Beleza não é uma característica comparável à dinheiro, pois "Beleza" é subjetiva e dinheiro é objetivo e mensurável. Portanto, isso é uma falácia de falsa analogia.
Eu pensava que essa questão era óbvia..... até por que os recursos no mundo são limitados e isso influencia no mercado em sí.....
Gente, com todo respeito, alguém poderia me explicar ou responder de uma forma mais sucinta a pergunta dos 18:01
Eu queria entender mas o Gustavo se aprofundou demais e eu fiquei 😵💫
Pelo que eu entendi:
- para que tenhamos um situação em que a maioria das pessoas tenha condições dignas, precisamos abolir os antagonismos de classe.
- para isso acontecer, só acabando com a burguesia, porque os nossos interesses e os deles são naturalmente antagônicos.
- O Estado é uma organização que tenta atenuar esse antagonismo. Com isso, a gente fica acreditando que "basta que as leis sejam boas e que cumpramos as leis para que todo mundo fique bem".
- mas as leis e a gerência do Estado favorece muito mais a burguesia.
- quando a gente tomar o estado e expropriar a burguesia dos seus meios de produção, o estado tende a acabar.
- isso porque, sem ter antagonismos a se atenuar, o Estado perde a sua função e morre.
O nosso parlamento nunca aceitará isso, já sabemos que vota pra deputado e senador é talvez mais importante que o próprio presidente.
Quando alguém Explica oque eh COMUNISMO... A galera entende e Muda.... ✊️
kkkkkk não muda não, a estoia da carochinha não tem poder no mundo real
@@gustavodutra2817 avisa lah na China.
Vamos acabar com o lucro...HAHAHAHAHA. ..vamos acabar com os milionários. ...HAHAHAHAHA. ...em Cuba todo mundo é igualmente pobre...HAHAHAHAHA. ...
@@joseCOSTA-ki1xt vc deve ser muito rico pelo jeito... pois vive num pais SEM BLOQUEIO econômico e todos podem ser Ricos... se nao eh Rico, eh um incompetente....
@@DCastro9mm Não sou rico. Mas Vivo bem. E quem falou que todos tem que ser ricos?
Umas das justificativas da renda universal e justamente pelo possível substituição da trabalho humano por robots.
Não entendo muito das coisas aí, mas a China é conhecida pelo excesso de trabalho e pela mão de obra barata , seria o mesmo.
Eitaaa papai!! Que aula hein
Foda demais esse cara explicando
Não existe sociedade sem Estado. A ordem tem que ser imposta por um ente soberano.
As pessoas não querem direitos igualado ,pq o processo p chegar em virtual possível equiparação de rendimento,encontraremos pessoas preguiçosas que não irão colaborar p chegar nesse sonhado objetivo,porém elas gostaria de usufruir de um possível sucesso,mas colaborar p isso elas definitivamente não querem …
Basta como exemplo o seguinte , para fazer uma mansão o dono da mansão não sabe nem colocar um tijolo em cima do outro , assim como nada entende de hidráulica , pintura de parede e tudo. Ele só paga ao trabalhador que sai dali pega um ônibus onde levará quase três horas para chegar a casa e as 4h estará acordando para o batente. Não existe fortunas e grandes propriedades se muitos não estiverem sendo usados para tal. O bem estar material de um sempre dependerá da exploração de outros muitos. Não há fórmula mágica.
Economia não é um jogo de soma zero, que, tirando de um, sobra para outro. A riqueza advém da produtividade. Se o mundo é mais produtivo, os produtos deflacionam e se tornam cada vez mais acessíveis, e a sociedade enriquece. Daí a redução da pobreza em 90% nos últimos 150 anos, aumento de expectativa de vida por saneamento básico e vacinas, acesso mais fácil a roupa, comida e energia, etc.
A produção privada movida pela ambição de enriquecer é a única saída para capilarizar bem estar.
Valeu pela aula mestre
Proudhon diz que a prorpiedade é de quem tem a posse plena, não de quem possui um papel, pois esta de papel é UM ROUBO!
Então se você fizer uma viagem, você deveria perder a sua casa? Já que vai deixar de ocupá-la por um tempo
Boa aula.
A questão é...temos q organizar uma força tarefa pra execução de certas peças políticas 🤔
se todo mundo é rico, logo ngm é rico, esvazia-se o conceito
Simplificando a desigualdade social é necessário existir para que o trabalhador de classe baixa sustente a riqueza da burguesia.