97.000 mil pessoas no Mundão do Arruda (sou Rubro-negro mas o Arruda é um estádio gigante das antigas, raiz assim como a Ilha e os aflitos). Meu amigo, o estádio tremia muito quando saia gol. Que privilégio, essa geração de hoje nunca vai ter noção do que é um clima de estádio como esse.
Pra mulecada que tá vendo esse vídeo e falando coisas do tipo: "Não fez mais que a obrigação contra seleção de merda", tem por obrigação primeiro saber que contexto aconteceu esse jogo. Me lembro dele perfeitamente, já tinha uns 11 pra 12 anos. A seleção nessas eliminatórias tava naquele esquema vai-não vai, pega, não pega.Ganhava um aqui, empatava um acolá, até que pela PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DAS ELIMINATÓRIAS, o Brasil perdeu um jogo. Hoje em sia pode ser bem normal perder nessa competição, mas até alí nunca tinha conhecido, ou era vitória ou no máximo empate, derrota jamais. Pra terminar a história, a Bolívia tava sendo o bicho-papão da competição. Tava sendo surpreendente mesmo, ao ponto de ser uma das, senão a primeira seleção sul-americana a se classificar pra copa de 94, bem antes do Brasil por exemplo. Aí pra fechar a boca do pacote de maluquices, o Brasil vai jogar contra eles na altitude desumana, diga-se de passagem, de La Paz, e toma 2x0, com dois gols de Etcheverry, uma delas uma falha colossal de Taffarel. Pronto, foi feriado na Bolívia quase. Lembro das manchetes dos jornais locais: "Vencemos os tri-campeões!" e coisas do tipo, enquanto aqui, a crise se instalou, afinal, essa geração conseguiu a façanha de perder o primeiro jogo do Brasil na história das eliminatórias. Aí tempos depois, o Brasil vinha pra esse jogo com gosto de vingança mesmo, porque a Bolívia se não me engano era a líder das Eliminatórias (sim, isso aconteceu) e tava por cima da carne seca. Logo, o sentimento desse jogo era diferente mesmo. 6x0 não era nem de perto o resultado que qualquer brasileiro esperava, no máximo um 2x0 pra retribuir. Nunca meçam algo baseado na esfera atual, pesquisem o contexto histórico e só daí, falem algo.
Lembro desse dia. No JN o povo vaiou a seleção quando chegou de ônibus para Teresópolis no dia seguinte à derrota. A Bolívia foi a sensação na época, junto com a Colômbia foram as primeiras a se classificar. Seleções como Brasil e Argentina suaram pra chegar a copa sendo que a segunda teve de passar por duas repescagens para ir aos EUA. Pena que a Bolívia chegou num grupo com as fortes Alemanha e Espanha e a frágil Coréia do Sul. Saiu com apenas um ponto na primeira fase após empate com a Coréia. O fim do ciclo desse time se deu na Copa América de 1997 quando foram vice na competição que eles sediaram, perdendo a final para o Brasil.
as eliminatórias eram diferentes, disputadas no segundo semestre de 93, o brasil jogou primeiro todas as partidas fora, empatou com o equador, perdeu da bolivia, goleou a venezuela e empatou com o uruguai...depois venceu os 4 jogos em casa e foi a partir desse jogo que embalou pra ganhar a copa, detalhe que entraram de mãos dadas algo que se tornou tradição até a copa seguinte!
Realmente. Pela campanha fora da curva que estava fazendo, a seleção da Bolívia foi até assunto de reportagem no N.Y. Times (fato citado pelo Galvão na transmissão). Até pelo momento que estavam vivendo, eles foram para esse jogo com o nariz um pouco para cima. Aí pegaram uma seleção brasileira mordida, recebendo esse apoio que só a torcida do nordeste dá, e tomaram um choque de realidade. Com 20 minutos de jogo, já estavam distribuindo botinadas pra tentar vingar na base do ponta-pé o vareio que estavam levando. E só não foi mais porque o Brasil tirou o pé do acelerador. Tanto é que dos seis gols, cinco foram no primeiro tempo.
Tenho 32 anos(sou idoso) e te digo mais: NÃO FEZ MAIS DO QUE A PORRA DE SUA OBRIGAÇÃO, não importa a fase do qual o Brasil estava ou está, é que nem Real Madrid disputando Champions: NÃO FAZ MAIS DO QUE SUA OBRIGAÇÃO. Título de Copa do Mundo em casa NUNCA terás até pq nunca mais será disputado Copa do Mundo no Brasil, mas se tiver, já estaremos todos mortos e não veremos mesmo pq se tiver Copa no Brasil, só daqui a 300 anos.
@@bolsonaroelulaemum6982 Com esse nome, 32 anos é só de terceira idade, né Pelé? kkkkkkkkk 32 anos idoso? Faz-me rir. Tu tinha no máximo 6 anos de idade quando esse jogo aconteceu, não tinha nem ideia do que era futebol, que dirá saber de contexto histórico da partida.
Nessa época eu tinha 8 anos e lembro como se fosse hoje, a professora da minha escola em Pernambuco foi com a camisa do Brasil e ficamos conversando sobre futebol 1 hora mais ou menos. Todos BRASILEIROS sempre serão bem recebidos aqui em Pernambuco, aqui somos todos iguais.
O tetra do Brasil começou a ser desenhado nesse jogo pois foi a partir daí que o Brasil embalou e foi nesse jogo contra a Bolívia no Arruda que o tetra começou.
Esse jogo foi uma vingança da seleção. Ela nunca havia perdido um jogo em eliminatórias, e havia perdido pela primeira vez para a Bolívia por dois a zero, na Bolívia. Esse jogo foi o da volta...e deu nisso...rsrs
Quando eu vejo a comemoração dos jogadores nessa época como o Bebeto, poxa nessa época os caras jogavam com orgulho e coração. Hoje em dia só mercenários que não tem amor nenhum pela seleção brasileira.
Esse jogo foi o oxigênio que o Brasil precisava e tempos depois, já quando voltavam dos Estados Unidos em conquista do Tetra, os jogadores retribuíram a sua gratidão, pois o voo de Los Angeles foi direto para Recife. A motivação para conquistar o Tetra não é devido ao jogo entre Brasil x Uruguai no Rio de Janeiro onde teve mais de 100,000 torcedores no Maracanã, nem com o peso de Romário que voltava foi a motivação, mas sim pelo jogo da vingança contra a Bolívia no Arruda aqui no Recife.
Realmente,sou do sudeste, mas só no nordeste e no norte que a seleção tem apoio. a seleção fez certo em parar primeiro no recife após a conquista do tetra, se o brasil tivesse mandado todos os jogos em casa ali, tinha ganhado tudo só com a torcida.
O tetra começou aí. Mais épico do que esse jogo só a volta da seleção a Recife depois do tetra, a primeira cidade a ser visitada, e não estava nos planos oficiais vir a Recife mas os jogadores pediram para vir a Recife. A cidade, a avenida Boa Viagem cara, eu estava com minha Vó que faleceu esse ano, meu avô ainda era vivo. Bicho, ver esse jogo me enche os olhos lágrimas.
antes era assim , amor pela camisa , estádio fervendo, jogadores focados jogando por amor absoluto pela seleção, hoje em dia , jogam de qualquer jeito, se ganhar ganhou! saudades dos anos 90 , futebol era de verdade
@@michellsilva6993 verdade. É muito injusto só lembrarem do último jogo mas se não fosse ele nem chegava na última rodada com a classificação dependendo do empate
Foi aqui que o amor e o orgulho entre povo e seleção foi restaurado, eu era criança e sem dúvidas é o maior jogo que vi na vida, time e torcida juntos, mãos dadas, alegria, paixão!!! Impossível dar errado!!!
Lembro desse dia Bebeto jogava demais, hoje não torço mais seleção tá mercenária infelizmente não temos mais Bebeto Jorginho Mauro Silva Zinho Taffarel e outros
Claro que tem jogadores bons hoje em dia. O problema da Seleção Brasileira sempre foi os técnicos teimosos. Não se esqueça que mesmo com esse festival de gols o Brasil quase que ficou fora da Copa Só não ficou por quê chamaram o Romário para o último jogo contra o Uruguai.. Esse técnico atual o Tite eu não gosto dele. Ele é muito teimoso, Você sabe porque !! a Copa de 2018 ele deixou bons jogadores de fora Quero dizer não convocou....
Hoje temos uma visão mais positiva desse time, mas antes desse jogo contra a Bolívia muitos achavam que esse time de 1993 era formado por um bando de pernas de pau. Muitos achavam que time de verdade era a geração do tricampeonato de 1970 ou o time de 1982.
@@felipemelo285 relax ae mano!!! Eu acho que sim... Romário era um craque acima do nível de todos!!! Mas para mim Bebeto era craque nessa época, Muller também!!!
Foi uma história de amor linda, começando nesse jogo, primeiro de mãos dadas, e indo até a volta da seleção ao Recife, já tetracampeã, dois dias após o título para agradecer à torcida. Impossível um pernambucano não se emocionar com isso. Estava com 11 anos qd fui ver a seleção na volta ao Recife e nunca esqueci aqquela emoção. E agora lembrando, meus olhos se enchem de lágrimas. Lindo demais.
Saudades... tinha 13 anos.. hoje 40 anos... imagina só.... affff era uma delícia assistir jogos com a família. Com amigos ... era muito bom... hoje infelizmente nem tempo eu perco...
Jogo marcado pelo início da reação do time brasileiro rumo à conquista da vaga para a Copa do Mundo dos Estados Unidos de 1994 depois de ter sido derrotado no jogo de ida, em La Paz, por 2-0. Primeira derrota do Brasil na história das eliminatórias. Uma das marcas dessa reação foi a famosa entrada em campo de mãos dadas para demonstrar a união do grupo. Parreira escolheu jogar com o tradicional 4-4-2 com dois volantes, dois meias ofensivos e uma dupla de ataque. Nesse jogo, a dupla de ataque era Bebeto e Müller. Em 1994, o 4-4-2 de Parreira ganhava contornos que faziam o sistema ficar mais pra um 3-5-2 quando, com a posso de bola, Mauro Silva jogava entre os dois zagueiros Márcio Santos e Aldair, avançando os dois laterais simultaneamente (Jorginho pela direita, Leonardo pela esquerda e, mais adiante, com a expulsão de Leonardo contra os EUA, Branco). Dunga jogava centralizado, à frente de Mauro Silva. Mazinho posicionava-se na região centro-direita e, Zinho na centro-esquerda. Romário e Bebeto com liberdade para atacar e se movimentar para buscar jogo, alternadamente, no meio.
Que saudade! O Brasil capengou até o final daquelas eliminatórias, mas esse jogo fez lavar a alma da torcida brasileira. Desde então, sempre que a seleção precisasse do carinho da torcida, a CBF retirava os mandos dos grandes centros, no Sul e Sudeste, e transferiam para o Norte e, sobretudo, o Nordeste. Além dessa partida, Argentina 0 x 5 Colômbia e Brasil 2 x 0 Uruguai, com dois gols de Romário, foram os grandes jogos que trago na memória.
Numa época que a torcida torcia pelo Brasil, numa época que não eramos "torcedores do Barcelona, do Real Madrid"... que não discutíamos se um argentino autista ou um português marrento é o melhor do mundo. Numa época em que tinhamos craques de sobra... e o Romário ainda nem era convocado... ahhhh 1993-1994. Que saudades eu tenho...
Falou tudo, agora esse pessoal é muito modinha , bando de baba ovo desses times europeus que só vencem por que tem dinheiro pra comprar os jogadores do Brasil, fora isso jamais ganhariam ..
Uma verdadeira decadência termos de ver torcedores brasileiros torcendo por Barcelona, Real, Milan, Manchester United. Brasileiro tem de apoiar o futebol daqui, os de fora já ganham rios de dinheiro com os craques (e incluem-se alguns pernas de pau) daqui. E os clubes ainda perdem apoio para esses europeus? Tudo bem que eles ainda estão bem atrasados em relação aos de lá, mas merecem ainda um apoio.
Sensacional a atitude da torcida pernambucana. Fato é, não vínhamos jogando bem nas eliminatórias, o time era desentrosado, de certa forma retranqueiro. Além disso, o time sofria diversas críticas da imprensa, e ainda corríamos risco de não nos classificarmos para a copa. Então veio todo o apoio do povo pernambucano, que recebeu a seleção de braços abertos. E foi a partir daí que os jogadores começaram a entrar de mãos dadas, mostrando a união do time.
Sandro sancho de oliveira pow que honra vc ter vivido isso aí amigão porquê isso sim era seleção hoje o que vemos é a seleção caça níquel por isso que até 2002 foi a última e verdadeira seleção brasileira sorte de quem ainda viu a verdadeira seleção brasileira.
Sandro Sancho, Primeiro jogo que eu fui na vida... Eu tinha 18 anos. Jamais vou esquecer, especialmente de como fiquei impressionado com o gol do Müller... Porque o tempo de bola dele era espetacular, num cruzamento perfeito do Jorginho. Fico olhando as imagens para tentar me ver... Rsrs...Mas fiquei do lado de cá, nas cabines das emissoras. Só lamento que o Romário ainda não estava sendo chamado... Só foi chamado no último jogo contra o Uruguai.
Esse time era muito questionado e começou muito mal nas eliminatórias , mas mostrou personalidade quando jogou no Brasil ganhando todos os jogos. O Brasil passou sufoco para se classificar e sofreu críticas muito pesadas, mas as dificuldades serviram para dar união e confiança a esse time que venceu o Mundial do ano seguinte.
Cara eu tinha acho que uns 13 anos nessa época ou 14, e lembro que agente tava assistindo o jogo na casa de amigo, e todo gol do Brasil agente corria um monte moleques pra fora da casa pra comemorar.
O Bebeto participa dos dois primeiros gols, faz o terceiro, bate o escanteio do quinto e faz o sexto. O dono do jogo. Espetacular o tapa que ele deu pra driblar o zagueiro no primeiro gol, deu totozinho por cima .
Bebeto jogava muito. Acho que a dupla Bebeto e Miller também poderia ter feito sucesso em 94 e conquistado o tetra. Miller estava em grande fase. Não foi convocado dando lugar ao Romário. Palhinha jogava muito também.. Tu és o Glorioso...
Muller falhou miseravelmente em 90, principalmente contra Argentina. Já tinha falhado em 86. Impressionante como neguinho não tem memória. Não devia ter sido titular em nenhum das duas (em 86 deveria ser Renato Gaúcho e em 90 lógico o Bebeto). Deu no q deu. Em 94 ele era banco, e ainda ficou putinho q só entrou em um jogo..
@@MaxZelkcovikBebeto em 90, estava longe das suas condições físicas ideais. Foi por isso que o Lazaroni optou pela dupla de ataque "Muller e Careca". Tanto é que, Romário tinha quebrado a perna quando atuava no PSV Eindhoven da Holanda 🇳🇱. Nessas 2 Copas, infelizmente por teimosia dos técnicos, a seleção não tinha opções a altura, por causa da burrice de certos "profissionais"😊
Essa mão dadas no começo Do jogo foi idéia do Ricardo Rocha ,e isso foi até a final em 1994 , Ricardo Rocha Foi muito importante para o Tetra, pq mesmo Ele Se lesionado no primeiro Jogo e não jogando a Copa,ele Ficou nós EUA ,contagiando o Time e motivando
Minha nossa eu lembro desse jogo como se fosse ontem mesmo apenas tendo 6 anos de idade. Foi um show. Aí que eu comecei a me ligar na seleçao brasileira e 1 ano depois foi aquela explosao de alegria na Copa de 94. Hoje em dia percebo que era um time fraco. Ganhamos a copa graças a Romario e Bebeto.
Muller, um jogador genial e pouco reconhecido: Iniciou a jogada do primeiro gol, fez o segundo, deu o passe para o terceiro, o quarto foi de bola parada (escanteio), quinto gol de jogada parada (escanteio), sexto gol passe de Muller. Detalhe: Muller é destro. Jogou pela esquerda e fez os passes com a perna esquerda. Sem mais.
Exagerou mto no genial, mto bom jogador sim, mas q fez uma copa ok em 86 e uma copa medíocre em 90. Não se compara ele com caras como Bebeto, Romário, Careca...
@@MaxZelkcovik Não exagerei, não. Quem viu Muller jogar sabe bem do que estou falando. Teve um período dele no São Paulo que ele havia disputado (se não me falha a memória, tá) de 1986 até 1994 NUNCA HAVIA PERDIDO UM JOGO DE FINAL. Quando foi para o Palmeiras, formou o melhor ataque (em termos de gols) da história do futebol brasileiro quebrando recordes do Santos de Pelé (média de mais de 4 gols por partida). E sou corinthiano, tá. Mas admiro os grandes craques do futebol. E como disse, Muller é pouco reconhecido. Jogava muito! Muito mesmo! Infelizmente vc não vai encontrar muitos lances dele no yt, até pq, não existia celular em sua época e nem havia tantos registros filmados como nos dias atuais. Não vai encontrar muita coisa de Denner (Portuguesa) e nem de vários grandes jogadores dessa época. E não dá para comparar com Careca, com Bebeto, com Romário, porque são CENTRO-AVANTES! E são estilos e posições BEM DIFERENTES. Muller era um falso meia, um falso ponta, um falso atacante... Nunca ninguém sabia se ele ia armar uma jogada, se ia fazer uma tabela, se ia pra ponta esquerda ou para a direita. E de repente alguém aparecia na cara do gol (com uma jogada dele), de repente alguém recebia um cruzamento (um passe na verdade) perfeito na cara do gol vindo da esquerda ou da direita, de repete ele fazia um pivô para fazer uma tabela rápida de um toque e deixar alguém na cara do gol, ou ele mesmo aparecia na frente e marcava o dele. E quem passava a bola e cruzava pra essas feras (Romário, Bebeto, Careca, e jogadores dessa posição) fazer gols era esse cara aí, Muller. Jogava pela direita, pela esquerda, cruzava com ambas as pernas, era veloz, fazia pivô com perfeição (o único jogador de campo que vi fazer isso, uma vez que era mais comum no futebol de salão), fazia tabelas rápidas de um toque na bola, fazia gols sempre, e foi campeão em todos os clubes que passou.
@@RicardoLemosKi excelente relato da carreira do Muller, sou mais novo mas conheço a história dos grandes jogadores Peguei o final da carreira dele, quando estava no Cruzeiro (me lembro dele na final da copa do brasil de 2000, contra o Sao Paulo), ele jogava mais como um meia de criação, e mesmo longe do auge físico ainda jogava fácil
Esse jogo é histórico. O Brasil havia perdido para a Bolivia por 2 a 0. Primeira derrota do Brasil em eliminatórias. A expressão "vai que é tua Taffarel", surgiu nas eliminatórias. Não pq o Taffa dominava a área, mas pq ele falhava muito em bolas aereas. Bebeto jogava muito! Muller, um dos jogadores mais geniais de todos os tempos, e pouco reconhecido. Ambi-destro, veloz, inteligente, habilidoso. Dos 6 gols, participou de 3, fazendo 1 dos gols.
lembro desse jogo que assisti com meu pai na casa de uns amigos em 1993, eu tinha anos de idade e me lembro perfeitamente do clima em que assistimos esse jogão, foi o primeiro jogo que assisti acompanhado de uma galera e churrasco rolando, realmente nostálgico, eram outros tempos, uma conexão que havia da seleção com a população, conexão essa que se perdeu depois de tantas decepções causadas pelos nossos governantes, hoje a revolta da situação do nosso país se refletiu até mesmo na vontade de torcer pelo Brasil...infelizmente, ficam as lembranças...mas mesmo assim ainda resiste a vontade de ter mais uma estrela na camisa, mesmo que isso só traga uma alegria momentânea.
Esse jogo foi no dia 29 de agosto de 1993 (domingo) e marcou história com o maior público que o estádio do Arruda recebeu (cerca de 96 mil pessoas, salvo engano). A Bolívia tinha um grande elenco, mas percebeu o que um time igualmente forte, porém com os brios aflorados, é capaz de fazer. 30-jun-2019 - 23h17min.
ESte Brasil si que era de "ñeque", hicieron trapo a mi país por la derrota en la paz; una aplanadora fueron; así reaccionaba esa superselección. Nos hicieron morder el polvo y estuvieron decididos a cambiar el panorama o historia (de lo que había pasado en la paz)... Nuestros compatriotas estaban asustados, se notaba la tensión, por eso ella fue su mayor derrota.... y fue el país campeon después este mismo brasil, tetracampeon del mundo en el 94, una maquina era. Esperemos que siga siendo la selección que saca cara por la conmebol....
Campanha do Brasil nas eliminatórias para a Copa '94: 8 jogos com 5 vitórias, 2 empates e 1 derrota. primeiro turno, com jogos fora de casa: Equador 0x0 Brasil Bolivia 2x0 Brasil Venezuela 1x5 Brasil Uruguai 1x1 Brasil Segundo turno, com jogos em casa: Brasil 2x0 Equador Brasil 6x0 Bolivia Brasil 4x0 Venezuela Brasil 2x0 Uruguai
@@patriota9787 As eliminatórias da copa naquele tempo eram divididas em grupos, então Brasil ficou no grupo com essas seleções enquanto Argentina, Peru e Colômbia estavam em outro junto com o Paraguai, enquanto o Chile estava suspenso pela farsa do Rojas em 1989.
Essa foi a melhor seleção boliviana disparada da história. Tinha vários bons jogadores. Não dá nem pra comparar com a de hoje em dia. Esse jogo foi um acidente de percurso deles, pois se classificaram com sobras para a copa.
Sim, concordo! Era uma boa seleção para o nivel da Bolívia q.nunca fez nada no futebol.. tinha bons jogadores como Baldivieso, Edwin Sanchez, Etcheverry.. e ainda tinha questão da altitude, foi uma boa geração q terminou com o vice da copa América 97! Nesse jogo dos 6x0 eles vinheram pensando em jogar de igual pra igual kkk já q estavam com moral, tinham ganho do Brasil... Kkkkkk vem tranquilo Bolívia 😂😂😂😂😂😂
Eu tenho orgulho de torcer pro Santa Cruz, pois teve muitos jogos históricos no estádio do Santa, eu queria nascer nessa época pra ir com meu pai e meu avô ver esse jogo...
Tempo bom !!!! Naquele tempo eu tinha 22 anos ; era muita anciedade pois , o Brasil tinha ganhado o tri em 1970. Tínhamos grandes seleções depois do tri , a de de 1978 , a de 1982 que seleção. Então está de 1994,:foi emocionante , pegamos a seleção da Suécia , duas vezes , contra os Estados Unidos ganhamos com um a menos , contra a Holanda nossa que jogo Depois na final contra a Itália, ai todos sabem , do pênalti perdido do Bagioo. Para quem assistiu , foi um verdadeiro , jogos de nervos a flor da pele. Mas valeu !!!!!
@@gilvicente2010 Bebeto jogou muito, demais em 93, tanto na Espanha qto pela seleção. Bebeto foi artilheiro da CA 89 e escolhido 3 do mundo. Foi artilheiro Tb das olimpíadas 96 já com 32 anos
Eu SEMPRE falei que Müller JOGOU PRA KARALHO nas eliminatórias e MERECIA TER JOGADO A COPA. Ninguém fala sobre isso. Olha o passe para o BEBETO no PRIMEIRO GOL. Müller estava voando nessa época no São Paulo junto com Raí e foi injustiçado. Assim como Edmundo em 98. E olha que sou Flamenguista.
Muller jogou as copas de 86 e 90 e teve a chance de decidir nos jogos que o Brasil foi eliminado e perdeu gols feitos. Romário e Bebeto não amarelaram na copa . Mas concordo que Muller jogou muito , mas teve sua chance em copas.
2002 classificou por obra divina, pq não jogava nada. Era aflitivo ver os jogos da seleção.... E veja só, acabou ganhando aquela copa... Ironias da bola.
Interessante que nessas duas copas que vc citou a seleção tinha muitos craques. Inclusive muitos que poderiam ter ido e por algum motivo acabaram não indo.
O Brasil já tinha um timaço, e tinha Ronaldo Fenômeno novinho no banco, mas já jogava muito. Zinho, Bebeto, Müller e Raí, fora os zagueiros Ricardo Gomes e Ricardo Rocha. Não lembro quando Romário chegou, mas aí falam que Romário quem classificou o Brasil. Não desmerecendo o baixinho que jogou muito, diferenciado é claro.
Invés de reforma o ARRUDA não fizeram arena Pernambuco que SPORT NÁUTICO e muito menos o SANTA CRUZ nem jogam na arena Pernambuco jogaram dinheiro no ralo
Essa grande atuação da Seleção Brasileira foi um momento de alegria que antecedeu um momento profundamente triste, ocorrido no final deste mesmo dia 29/10/1993, na favela de Vigário Geral, no Rio de Janeiro.
Brasil estava desacreditado nessa época, ninguém apostava no tetra na copa dos EUA em 1994, conseguimos aquela façanha contra o Uruguai e fomos campeões em 1994 pela quarta vez. Saudades da nossa seleção que nos dava alegria, hoje é só cai cai de jogadores de mídia.
@@mauriantonionowotny6576 vc tá falando do Muller por causa desse jogo contra a forte Bolívia? Haha Pqp. Memória curta, corno manso. Em 90 Muller fez um copa bisonha, em 86 falhou tb... Gosta de sofrer é? Quer comparar Uruguai com Bolívia né? É não é apenas sobre dois gols, mas sobre como o Romário jogou. E sim, Brasil precisava de um empate, era último jogo, se perdesse tchau. E não só ali, na copa Romário Tb arrebentou, Muller ficou putinho no banco. Mas nunca teve metade da bola de Bebeto ou Romário
Nesse tempo a seleção era do povo eu era criança nesse tempo, e estávamos assistindo na casa de um amigo meu que ficava bem em frente ao campinho que jogávamos bola, e toda vez que saia o gol, saiamos correndo pro campinho pra comemorar e foram 6 vezes, tempo bom, quando a seleção não era desses abutres da cbf e nem dessa emissora podre da globo e outra bebeto foi melhor que Neymar.
Brasilllllllllllllllllllllll. Bebeto geniale !! Finally I gir to experiense Brasil to be world champions in 1994. Greetings from Norway.😎
97.000 mil pessoas no Mundão do Arruda (sou Rubro-negro mas o Arruda é um estádio gigante das antigas, raiz assim como a Ilha e os aflitos). Meu amigo, o estádio tremia muito quando saia gol. Que privilégio, essa geração de hoje nunca vai ter noção do que é um clima de estádio como esse.
Esse jogo aconteceu depois da seleção ser vaiada em Salvador
Bebeto era um monstro, metia gol demais e jogava bem tanto como referencia exemplo desse jogo e como segundo atacante, quando jogou com romario!
Pra mulecada que tá vendo esse vídeo e falando coisas do tipo: "Não fez mais que a obrigação contra seleção de merda", tem por obrigação primeiro saber que contexto aconteceu esse jogo.
Me lembro dele perfeitamente, já tinha uns 11 pra 12 anos.
A seleção nessas eliminatórias tava naquele esquema vai-não vai, pega, não pega.Ganhava um aqui, empatava um acolá, até que pela PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DAS ELIMINATÓRIAS, o Brasil perdeu um jogo. Hoje em sia pode ser bem normal perder nessa competição, mas até alí nunca tinha conhecido, ou era vitória ou no máximo empate, derrota jamais.
Pra terminar a história, a Bolívia tava sendo o bicho-papão da competição. Tava sendo surpreendente mesmo, ao ponto de ser uma das, senão a primeira seleção sul-americana a se classificar pra copa de 94, bem antes do Brasil por exemplo.
Aí pra fechar a boca do pacote de maluquices, o Brasil vai jogar contra eles na altitude desumana, diga-se de passagem, de La Paz, e toma 2x0, com dois gols de Etcheverry, uma delas uma falha colossal de Taffarel.
Pronto, foi feriado na Bolívia quase. Lembro das manchetes dos jornais locais: "Vencemos os tri-campeões!" e coisas do tipo, enquanto aqui, a crise se instalou, afinal, essa geração conseguiu a façanha de perder o primeiro jogo do Brasil na história das eliminatórias.
Aí tempos depois, o Brasil vinha pra esse jogo com gosto de vingança mesmo, porque a Bolívia se não me engano era a líder das Eliminatórias (sim, isso aconteceu) e tava por cima da carne seca.
Logo, o sentimento desse jogo era diferente mesmo. 6x0 não era nem de perto o resultado que qualquer brasileiro esperava, no máximo um 2x0 pra retribuir.
Nunca meçam algo baseado na esfera atual, pesquisem o contexto histórico e só daí, falem algo.
Lembro desse dia. No JN o povo vaiou a seleção quando chegou de ônibus para Teresópolis no dia seguinte à derrota. A Bolívia foi a sensação na época, junto com a Colômbia foram as primeiras a se classificar. Seleções como Brasil e Argentina suaram pra chegar a copa sendo que a segunda teve de passar por duas repescagens para ir aos EUA.
Pena que a Bolívia chegou num grupo com as fortes Alemanha e Espanha e a frágil Coréia do Sul. Saiu com apenas um ponto na primeira fase após empate com a Coréia.
O fim do ciclo desse time se deu na Copa América de 1997 quando foram vice na competição que eles sediaram, perdendo a final para o Brasil.
as eliminatórias eram diferentes, disputadas no segundo semestre de 93, o brasil jogou primeiro todas as partidas fora, empatou com o equador, perdeu da bolivia, goleou a venezuela e empatou com o uruguai...depois venceu os 4 jogos em casa e foi a partir desse jogo que embalou pra ganhar a copa, detalhe que entraram de mãos dadas algo que se tornou tradição até a copa seguinte!
Realmente. Pela campanha fora da curva que estava fazendo, a seleção da Bolívia foi até assunto de reportagem no N.Y. Times (fato citado pelo Galvão na transmissão). Até pelo momento que estavam vivendo, eles foram para esse jogo com o nariz um pouco para cima. Aí pegaram uma seleção brasileira mordida, recebendo esse apoio que só a torcida do nordeste dá, e tomaram um choque de realidade. Com 20 minutos de jogo, já estavam distribuindo botinadas pra tentar vingar na base do ponta-pé o vareio que estavam levando. E só não foi mais porque o Brasil tirou o pé do acelerador. Tanto é que dos seis gols, cinco foram no primeiro tempo.
Tenho 32 anos(sou idoso) e te digo mais: NÃO FEZ MAIS DO QUE A PORRA DE SUA OBRIGAÇÃO, não importa a fase do qual o Brasil estava ou está, é que nem Real Madrid disputando Champions: NÃO FAZ MAIS DO QUE SUA OBRIGAÇÃO.
Título de Copa do Mundo em casa NUNCA terás até pq nunca mais será disputado Copa do Mundo no Brasil, mas se tiver, já estaremos todos mortos e não veremos mesmo pq se tiver Copa no Brasil, só daqui a 300 anos.
@@bolsonaroelulaemum6982 Com esse nome, 32 anos é só de terceira idade, né Pelé? kkkkkkkkk
32 anos idoso? Faz-me rir. Tu tinha no máximo 6 anos de idade quando esse jogo aconteceu, não tinha nem ideia do que era futebol, que dirá saber de contexto histórico da partida.
Nessa época eu tinha 8 anos e lembro como se fosse hoje, a professora da minha escola em Pernambuco foi com a camisa do Brasil e ficamos conversando sobre futebol 1 hora mais ou menos. Todos BRASILEIROS sempre serão bem recebidos aqui em Pernambuco, aqui somos todos iguais.
Sou pernambucano e assino em baixo o que vc está dizendo
Neymar é um bosta perto dos antigos
O tetra do Brasil começou a ser desenhado nesse jogo pois foi a partir daí que o Brasil embalou e foi nesse jogo contra a Bolívia no Arruda que o tetra começou.
Kleber
@@joserosa1940 meu amigo eu tinha 12 anos nessa epoca o brasil deu um chocolate na bolivia
Como eu torci pro nosso Brasil. Esse jogo marcou mesmo o início da caminhada rumo ao tetra.
Esse jogo foi uma vingança da seleção. Ela nunca havia perdido um jogo em eliminatórias, e havia perdido pela primeira vez para a Bolívia por dois a zero, na Bolívia. Esse jogo foi o da volta...e deu nisso...rsrs
Brasil
Quando eu vejo a comemoração dos jogadores nessa época como o Bebeto, poxa nessa época os caras jogavam com orgulho e coração. Hoje em dia só mercenários que não tem amor nenhum pela seleção brasileira.
verdade com esse time atual do Brasil neycai ,Gabriel jejum ,William , Paulinho , Fernandinho,Marcelo, geração 7 a 1 só decepção mesmo kkkkkkkkk
O Müller jogava com tanto amor que ta aí fudido cheio de divida. Amor não enche barriga
@@mar16able Gabriel jejum kkkkkkkkkkk
@@leandroferreira2107 vidios
@@cleycastrosousa7603 - Fala merda não, o Muller ganhou muito dinheiro, não soube administrar!
Lembro exatamente desse dia com muito saudosismo!!! Foi 29/08/1993, esse jogo eu assisti, foi meu presente de aniversário, eu fazia 14 anos.
Esse jogo foi o oxigênio que o Brasil precisava e tempos depois, já quando voltavam dos Estados Unidos em conquista do Tetra, os jogadores retribuíram a sua gratidão, pois o voo de Los Angeles foi direto para Recife. A motivação para conquistar o Tetra não é devido ao jogo entre Brasil x Uruguai no Rio de Janeiro onde teve mais de 100,000 torcedores no Maracanã, nem com o peso de Romário que voltava foi a motivação, mas sim pelo jogo da vingança contra a Bolívia no Arruda aqui no Recife.
Exatamente! Aquela derrota para a Bolívia no primeiro turno foi muito dolorosa, sobretudo do jeito que foi, com um frangaço do Taffarel.
Esse jogo o publico foi de 120 mil
Realmente,sou do sudeste, mas só no nordeste e no norte que a seleção tem apoio. a seleção fez certo em parar primeiro no recife após a conquista do tetra, se o brasil tivesse mandado todos os jogos em casa ali, tinha ganhado tudo só com a torcida.
Ainda bem que chamaram o Romário, se não o tetra não viria
Impressionante como o Recife dava um clima otimista pra Seleção.
O tetra começou aí. Mais épico do que esse jogo só a volta da seleção a Recife depois do tetra, a primeira cidade a ser visitada, e não estava nos planos oficiais vir a Recife mas os jogadores pediram para vir a Recife. A cidade, a avenida Boa Viagem cara, eu estava com minha Vó que faleceu esse ano, meu avô ainda era vivo. Bicho, ver esse jogo me enche os olhos lágrimas.
Quando vejo esse time, da vontade de chorar. Homens honrados que sentiam orgulho da amarelinha.
Interessante que todo mundo faziam gol, zagueiro, lateral,meio de campo, atacante.
B
Essa seleção passou um sufoco da porra pra classificar. Foi a seleção que encerrou uma hegemonia de 40 anos sem derrotas do Brasil nas eliminatórias
Quem se lembra bem, sabe o quanto esse time era criticado
É verdade homens de honra 👏👏👏👏
antes era assim , amor pela camisa , estádio fervendo, jogadores focados jogando por amor absoluto pela seleção, hoje em dia , jogam de qualquer jeito, se ganhar ganhou! saudades dos anos 90 , futebol era de verdade
Bebeto era foda, quando estava inspirado arrazava a defesa adversária, nunca mais teremos uma seleção como essa.
Bebeto levou o time do BRASIL nas costas durante as eliminatórias
@@michellsilva6993 verdade. É muito injusto só lembrarem do último jogo mas se não fosse ele nem chegava na última rodada com a classificação dependendo do empate
Foi aqui que o amor e o orgulho entre povo e seleção foi restaurado, eu era criança e sem dúvidas é o maior jogo que vi na vida, time e torcida juntos, mãos dadas, alegria, paixão!!! Impossível dar errado!!!
Lembro desse dia Bebeto jogava demais, hoje não torço mais seleção tá mercenária infelizmente não temos mais Bebeto Jorginho Mauro Silva Zinho Taffarel e outros
Claro que tem jogadores bons hoje em dia.
O problema da Seleção Brasileira sempre foi os técnicos teimosos.
Não se esqueça que mesmo com esse festival de gols o Brasil quase que ficou fora da Copa
Só não ficou por quê chamaram o Romário para o último jogo contra o Uruguai..
Esse técnico atual o Tite
eu não gosto dele.
Ele é muito teimoso, Você sabe porque !!
a Copa de 2018 ele deixou bons jogadores de fora
Quero dizer não convocou....
Hoje só tem perna de pau na seleção kkkkkkkkk
Que jogásso!!! Repararam que CINCO jogadores marcaram dos SEIS gols do jogo?! Era um time de craques... era um TIME!!!
Hoje temos uma visão mais positiva desse time, mas antes desse jogo contra a Bolívia muitos achavam que esse time de 1993 era formado por um bando de pernas de pau. Muitos achavam que time de verdade era a geração do tricampeonato de 1970 ou o time de 1982.
Craques? Não força, pelo contrário craque mesmo era só Romário. Essa seleção tinha bons jogadores em todas posições por isso era consciente!
@@felipemelo285 relax ae mano!!! Eu acho que sim... Romário era um craque acima do nível de todos!!! Mas para mim Bebeto era craque nessa época, Muller também!!!
@@nandokinks Bebeto e Romario era a dupla. Mas Bebeto e Muller funcionavam muito bem!!!
Nesse tempo aí era maravilhoso,até o som do cronômetro da saudades.
Ü. Logo após Mrccvv, á
Essa galera do Recife aí foi fundamental na arrancada para a copa de 94...
foi a unica cidade alem do rio de janeiro q apoiaram o brasil,minas e sao paulo vaiaram
@@leandropena7055 Lembro bem.
Foi uma história de amor linda, começando nesse jogo, primeiro de mãos dadas, e indo até a volta da seleção ao Recife, já tetracampeã, dois dias após o título para agradecer à torcida. Impossível um pernambucano não se emocionar com isso. Estava com 11 anos qd fui ver a seleção na volta ao Recife e nunca esqueci aqquela emoção. E agora lembrando, meus olhos se enchem de lágrimas. Lindo demais.
Equipazo está selección se dió el lujo de tener en el banco a Rivaldo, Ronaldo, cafu y Leonardo
Saudades... tinha 13 anos.. hoje 40 anos... imagina só.... affff era uma delícia assistir jogos com a família. Com amigos ... era muito bom... hoje infelizmente nem tempo eu perco...
Estava nesse jogo ....foi emocionante!
A gente vê Bebeto fazendo gol e eu pensando que Gabriel Jesus ia fazer vários gols na copa , Affff como sou iludido
rsrsrsrs
Da nem pra comparar.... Bebeto Forever
Jogo marcado pelo início da reação do time brasileiro rumo à conquista da vaga para a Copa do Mundo dos Estados Unidos de 1994 depois de ter sido derrotado no jogo de ida, em La Paz, por 2-0. Primeira derrota do Brasil na história das eliminatórias. Uma das marcas dessa reação foi a famosa entrada em campo de mãos dadas para demonstrar a união do grupo. Parreira escolheu jogar com o tradicional 4-4-2 com dois volantes, dois meias ofensivos e uma dupla de ataque. Nesse jogo, a dupla de ataque era Bebeto e Müller. Em 1994, o 4-4-2 de Parreira ganhava contornos que faziam o sistema ficar mais pra um 3-5-2 quando, com a posso de bola, Mauro Silva jogava entre os dois zagueiros Márcio Santos e Aldair, avançando os dois laterais simultaneamente (Jorginho pela direita, Leonardo pela esquerda e, mais adiante, com a expulsão de Leonardo contra os EUA, Branco). Dunga jogava centralizado, à frente de Mauro Silva. Mazinho posicionava-se na região centro-direita e, Zinho na centro-esquerda. Romário e Bebeto com liberdade para atacar e se movimentar para buscar jogo, alternadamente, no meio.
Maior público no Arrudão: 96 mil pessoas. E eu estava lá. Jogo inesquecível. Lavamos a alma contra a Bolívia! Rumo ao Tetra. E fomos tetra!
Essa sim q seleção jogava com amor d verdade grandes heróis d futebol brasileiro
Tiver o privilégio de está nesse jogo e depois de 24 anos vir o Brasil ser campeão mundial pela primeira vez
Que saudade! O Brasil capengou até o final daquelas eliminatórias, mas esse jogo fez lavar a alma da torcida brasileira. Desde então, sempre que a seleção precisasse do carinho da torcida, a CBF retirava os mandos dos grandes centros, no Sul e Sudeste, e transferiam para o Norte e, sobretudo, o Nordeste. Além dessa partida, Argentina 0 x 5 Colômbia e Brasil 2 x 0 Uruguai, com dois gols de Romário, foram os grandes jogos que trago na memória.
Numa época que a torcida torcia pelo Brasil, numa época que não eramos "torcedores do Barcelona, do Real Madrid"... que não discutíamos se um argentino autista ou um português marrento é o melhor do mundo. Numa época em que tinhamos craques de sobra... e o Romário ainda nem era convocado... ahhhh 1993-1994. Que saudades eu tenho...
Falou tudo, agora esse pessoal é muito modinha , bando de baba ovo desses times europeus que só vencem por que tem dinheiro pra comprar os jogadores do Brasil, fora isso jamais ganhariam ..
esculachou legal essas criança meu mano
eu concordo com voce!! eles sem duvida Romario, Bebeto, Branco, Dunga, Rai, Leonardo, verdadeiros craques !!!
falou tudo , que pena que eu estava nas fraudas nessa epoca , que o Brasil formava 4 seleções brincando !!!
Uma verdadeira decadência termos de ver torcedores brasileiros torcendo por Barcelona, Real, Milan, Manchester United. Brasileiro tem de apoiar o futebol daqui, os de fora já ganham rios de dinheiro com os craques (e incluem-se alguns pernas de pau) daqui. E os clubes ainda perdem apoio para esses europeus? Tudo bem que eles ainda estão bem atrasados em relação aos de lá, mas merecem ainda um apoio.
Bebeto, Muller, Zinho...isso era um time de verdade! Jogadores Raiz!
@alexteacher74 perna-de-pau, porém jogadores que não são modinhas...
@alexteacher74 BOM E VOCÊ.
@alexteacher74 eu não li isso
E atualmente temos Roberto Firmino, Taison...
@alexteacher74 Bebeto perna de pau?Pois assiste as entrevistas do Romário e vê lá quem ele diz quem foi seu melhor parceiro de ataque
Grande jogo que eu tive o privilégio de ver
Alguém vendo esse vídeo 2019 ??
Sensacional a atitude da torcida pernambucana. Fato é, não vínhamos jogando bem nas eliminatórias, o time era desentrosado, de certa forma retranqueiro. Além disso, o time sofria diversas críticas da imprensa, e ainda corríamos risco de não nos classificarmos para a copa. Então veio todo o apoio do povo pernambucano, que recebeu a seleção de braços abertos. E foi a partir daí que os jogadores começaram a entrar de mãos dadas, mostrando a união do time.
Eu fui nesse jogo e na época eu tinha 17 anos, poxa como a vida passa rápido, mas graças a Deus estou vivo e isso é motivo de agradecer a Deus.
Sandro sancho de oliveira vdd
Sandro sancho de oliveira é isso aí parabéns pelo comentário enquanto muitos idiotas reclamam da vida você tem humildade em agradecer.
Sandro sancho de oliveira pow que honra vc ter vivido isso aí amigão porquê isso sim era seleção hoje o que vemos é a seleção caça níquel por isso que até 2002 foi a última e verdadeira seleção brasileira sorte de quem ainda viu a verdadeira seleção brasileira.
Sandro Sancho,
Primeiro jogo que eu fui na vida... Eu tinha 18 anos. Jamais vou esquecer, especialmente de como fiquei impressionado com o gol do Müller... Porque o tempo de bola dele era espetacular, num cruzamento perfeito do Jorginho. Fico olhando as imagens para tentar me ver... Rsrs...Mas fiquei do lado de cá, nas cabines das emissoras. Só lamento que o Romário ainda não estava sendo chamado... Só foi chamado no último jogo contra o Uruguai.
tempo em que tínhamos orgulhos de ver a seleção jogar
Verdade Amigo
@alexteacher74 selebosta que foi campeã do mundo em 94, chupa que é de uva otário
Por isso que aquele 7x1 contra Alemanha não dá mesmo pra engolir. Nunca.
O Brasil voltou a ser um time gigante a partir desse jogo. Durou até 2006 :(
Nuno Lopes Isso...até 2006...E MORREU ( como diz Didi)
Exatamente. Fomos gigantes até 2006. Delá pra cá apenas uma seleçao nornal que ia no embalo mas sempre morria na praia.
Durou até 2002
@@leandroferreira2107 2006 com a derrota para a França na Copa com Kaká, Ronaldinho, Ronaldo e Adriano.
Bebeto jogou muito na sua carreira
Verdade, e é pouco lembrado...
Bebeto é o coração do Brasil
Muito emocionante reviver esse tempo. Lembro que até amistosos ninguém queria perder pois dava GOSTO de ver a SELEÇAO JOGAR. Hj já não sinto o mesmo.
JLHXZSUR
WE
Bebetinho era muito craque. Jogava muito e muita gente esquece disso
Eu tinha dez anos de idade,o tetra começou aí, dava gosto de torcer.
Saudades dessa seleção...jogavam com garra e amor a camisa...💪👏👏🇧🇷
Eliabe Pinheiro , impressionante a raça do time. Falta isso hj.
Time raiz chuteiras pretas amor a camisa eu tinha muito orgulho Saudades dessa seleção
Esse time era muito questionado e começou muito mal nas eliminatórias , mas mostrou personalidade quando jogou no Brasil ganhando todos os jogos. O Brasil passou sufoco para se classificar e sofreu críticas muito pesadas, mas as dificuldades serviram para dar união e confiança a esse time que venceu o Mundial do ano seguinte.
Cara eu tinha acho que uns 13 anos nessa época ou 14, e lembro que agente tava assistindo o jogo na casa de amigo, e todo gol do Brasil agente corria um monte moleques pra fora da casa pra comemorar.
29 / 08 / 93
Estádio Arruda
Recife - Pernambuco
Bebeto fazendo dois gols com passes de Muller, um dos maores jogadores da história do futebol brasileiro.
Quem, Muller?
ESSE FOI O JOGO PRA LAVAR A ALMA DA SELEÇÃO!!!
O Bebeto participa dos dois primeiros gols, faz o terceiro, bate o escanteio do quinto e faz o sexto. O dono do jogo. Espetacular o tapa que ele deu pra driblar o zagueiro no primeiro gol, deu totozinho por cima .
Isso aí que era seleção brasileira de verdade era tempos de glória
Bebeto jogava muito. Acho que a dupla Bebeto e Miller também poderia ter feito sucesso em 94 e conquistado o tetra. Miller estava em grande fase. Não foi convocado dando lugar ao Romário. Palhinha jogava muito também.. Tu és o Glorioso...
Müller estava sim na Copa de 1994... Foi reserva, mas chegou a entrar na partida contra a seleção de Camarões, ainda pela fase de grupos.
Muller falhou miseravelmente em 90, principalmente contra Argentina. Já tinha falhado em 86. Impressionante como neguinho não tem memória. Não devia ter sido titular em nenhum das duas (em 86 deveria ser Renato Gaúcho e em 90 lógico o Bebeto). Deu no q deu. Em 94 ele era banco, e ainda ficou putinho q só entrou em um jogo..
@@MaxZelkcovikBebeto em 90, estava longe das suas condições físicas ideais. Foi por isso que o Lazaroni optou pela dupla de ataque "Muller e Careca". Tanto é que, Romário tinha quebrado a perna quando atuava no PSV Eindhoven da Holanda 🇳🇱. Nessas 2 Copas, infelizmente por teimosia dos técnicos, a seleção não tinha opções a altura, por causa da burrice de certos "profissionais"😊
Essa mão dadas no começo Do jogo foi idéia do Ricardo Rocha ,e isso foi até a final em 1994 , Ricardo Rocha Foi muito importante para o Tetra, pq mesmo Ele Se lesionado no primeiro Jogo e não jogando a Copa,ele Ficou nós EUA ,contagiando o Time e motivando
Jamais esquecerei deste jogo, lembro que o Brasil tinha tomado 2x0 da Bolívia em La paz, aí a Bolívia era tipo uma sensação nessas eliminatórias..
Kkk vdd mas depois desse 6 a 0 voltaram a ser a Bolívia.
Foi apartir desse jogo que o Brasil iniciou a caminhada para tetra
Minha nossa eu lembro desse jogo como se fosse ontem mesmo apenas tendo 6 anos de idade. Foi um show. Aí que eu comecei a me ligar na seleçao brasileira e 1 ano depois foi aquela explosao de alegria na Copa de 94. Hoje em dia percebo que era um time fraco. Ganhamos a copa graças a Romario e Bebeto.
Muller, um jogador genial e pouco reconhecido:
Iniciou a jogada do primeiro gol, fez o segundo, deu o passe para o terceiro, o quarto foi de bola parada (escanteio), quinto gol de jogada parada (escanteio), sexto gol passe de Muller.
Detalhe: Muller é destro. Jogou pela esquerda e fez os passes com a perna esquerda.
Sem mais.
Perfeito
Nunca tinha ouvido falar desse craque, agr eu sei quem ele é!!
Exagerou mto no genial, mto bom jogador sim, mas q fez uma copa ok em 86 e uma copa medíocre em 90. Não se compara ele com caras como Bebeto, Romário, Careca...
@@MaxZelkcovik Não exagerei, não. Quem viu Muller jogar sabe bem do que estou falando.
Teve um período dele no São Paulo que ele havia disputado (se não me falha a memória, tá) de 1986 até 1994 NUNCA HAVIA PERDIDO UM JOGO DE FINAL.
Quando foi para o Palmeiras, formou o melhor ataque (em termos de gols) da história do futebol brasileiro quebrando recordes do Santos de Pelé (média de mais de 4 gols por partida).
E sou corinthiano, tá.
Mas admiro os grandes craques do futebol.
E como disse, Muller é pouco reconhecido.
Jogava muito! Muito mesmo!
Infelizmente vc não vai encontrar muitos lances dele no yt, até pq, não existia celular em sua época e nem havia tantos registros filmados como nos dias atuais.
Não vai encontrar muita coisa de Denner (Portuguesa) e nem de vários grandes jogadores dessa época.
E não dá para comparar com Careca, com Bebeto, com Romário, porque são CENTRO-AVANTES! E são estilos e posições BEM DIFERENTES.
Muller era um falso meia, um falso ponta, um falso atacante...
Nunca ninguém sabia se ele ia armar uma jogada, se ia fazer uma tabela, se ia pra ponta esquerda ou para a direita. E de repente alguém aparecia na cara do gol (com uma jogada dele), de repente alguém recebia um cruzamento (um passe na verdade) perfeito na cara do gol vindo da esquerda ou da direita, de repete ele fazia um pivô para fazer uma tabela rápida de um toque e deixar alguém na cara do gol, ou ele mesmo aparecia na frente e marcava o dele.
E quem passava a bola e cruzava pra essas feras (Romário, Bebeto, Careca, e jogadores dessa posição) fazer gols era esse cara aí, Muller.
Jogava pela direita, pela esquerda, cruzava com ambas as pernas, era veloz, fazia pivô com perfeição (o único jogador de campo que vi fazer isso, uma vez que era mais comum no futebol de salão), fazia tabelas rápidas de um toque na bola, fazia gols sempre, e foi campeão em todos os clubes que passou.
@@RicardoLemosKi excelente relato da carreira do Muller, sou mais novo mas conheço a história dos grandes jogadores
Peguei o final da carreira dele, quando estava no Cruzeiro (me lembro dele na final da copa do brasil de 2000, contra o Sao Paulo), ele jogava mais como um meia de criação, e mesmo longe do auge físico ainda jogava fácil
Esse jogo é histórico.
O Brasil havia perdido para a Bolivia por 2 a 0.
Primeira derrota do Brasil em eliminatórias.
A expressão "vai que é tua Taffarel", surgiu nas eliminatórias.
Não pq o Taffa dominava a área, mas pq ele falhava muito em bolas aereas.
Bebeto jogava muito!
Muller, um dos jogadores mais geniais de todos os tempos, e pouco reconhecido.
Ambi-destro, veloz, inteligente, habilidoso.
Dos 6 gols, participou de 3, fazendo 1 dos gols.
Cara Raí jogava muito!! Clássico meio campo!!
Nesse dia foi só alegria, saudades dessa época.
O Tetra começou nesse jogo, lembro demais de como estavamos desacreditados
Essa seleção a gente já comemorava antes. Só assistia o jogo. Dá uma olhada no elenco...
Foi o jogo -chave que trouxe a confiança ao time.
E que timaço!
lembro desse jogo que assisti com meu pai na casa de uns amigos em 1993, eu tinha anos de idade e me lembro perfeitamente do clima em que assistimos esse jogão, foi o primeiro jogo que assisti acompanhado de uma galera e churrasco rolando, realmente nostálgico, eram outros tempos, uma conexão que havia da seleção com a população, conexão essa que se perdeu depois de tantas decepções causadas pelos nossos governantes, hoje a revolta da situação do nosso país se refletiu até mesmo na vontade de torcer pelo Brasil...infelizmente, ficam as lembranças...mas mesmo assim ainda resiste a vontade de ter mais uma estrela na camisa, mesmo que isso só traga uma alegria momentânea.
Jorginho jogava muito!! Que cruzamento pra Muller 5:23. Não se fazem mais laterais direito como antes.
Exato amigo e o povo só exalta o Cafu que tinha muito vigor físico mas que era fraco tecnicamente
Jorginho jogou muito na seleção e no Bayern de munique
Esse jogo foi no dia 29 de agosto de 1993 (domingo) e marcou história com o maior público que o estádio do Arruda recebeu (cerca de 96 mil pessoas, salvo engano).
A Bolívia tinha um grande elenco, mas percebeu o que um time igualmente forte, porém com os brios aflorados, é capaz de fazer.
30-jun-2019 - 23h17min.
2:40, que saudade desse barulho quando aparecia o placar!
Eu fui a esse jogo, na época tinha 17 anos. Saudades.
Saudade desse tempo tinha jogadores de verdade
É e agente ainda reclamava do time.
Melhor selecao Boliviana de todos os tempos ,e a nossa melhor da copa 94 .
Jogavam com alma e coração, hoje só jogam pensando no milhão😔
Verdade Bebeto e Romário tinha AMOR A camisa e o
País
ESte Brasil si que era de "ñeque", hicieron trapo a mi país por la derrota en la paz; una aplanadora fueron; así reaccionaba esa superselección. Nos hicieron morder el polvo y estuvieron decididos a cambiar el panorama o historia (de lo que había pasado en la paz)... Nuestros compatriotas estaban asustados, se notaba la tensión, por eso ella fue su mayor derrota.... y fue el país campeon después este mismo brasil, tetracampeon del mundo en el 94, una maquina era. Esperemos que siga siendo la selección que saca cara por la conmebol....
BONS TEMPOS QUANDO TINHA BONS JOGADORES, BONS COMEDIANTES... ☺ ERA UMA MARAVILHA 😃
Campanha do Brasil nas eliminatórias para a Copa '94:
8 jogos com 5 vitórias, 2 empates e 1 derrota.
primeiro turno, com jogos fora de casa:
Equador 0x0 Brasil
Bolivia 2x0 Brasil
Venezuela 1x5 Brasil
Uruguai 1x1 Brasil
Segundo turno, com jogos em casa:
Brasil 2x0 Equador
Brasil 6x0 Bolivia
Brasil 4x0 Venezuela
Brasil 2x0 Uruguai
Guilherme felipe relativente foi uma boa campanha até
Cadê os outros sul-americanos ? como Argentina,Peru, Colômbia,Chile
@@patriota9787 As eliminatórias da copa naquele tempo eram divididas em grupos, então Brasil ficou no grupo com essas seleções enquanto Argentina, Peru e Colômbia estavam em outro junto com o Paraguai, enquanto o Chile estava suspenso pela farsa do Rojas em 1989.
Que diferencia dessas imagens não tinha tecnologia de câmera como hoje mesmo assim queria volta nesse tempo😔😢
Eu estava nesse jogo, tinha 10 anos na época. Época que todos vestiam a camisa por amor, orgulho da seleção que hoje não tenho muito.
2:40 Só eu que fico viciado nessa vinheta? Rsrs.
Feazmo muito nostálgica essa vinheta do tempo e placar do jogo. Tem cara de anos 90.
@@alexmotoca87 sbucssbshysjxsjx shxbsx xbdsbx sbxxbdvdbsbsjdsbdbsxbdbxbxbx xbxbxbx xbxbdbdbsbdhddbvdvsbdbsjd dbdvsdvhssshcvhhs sbsshsbsbsvvsjsbyjxvbsjs yjybsjybsjysbssjxbsbysjy shy sbyvybybsyvsjcsjsvvsis shssjs sjsvsbsusjsvsjsjss sbsbsvvsjsbsjsvsuscsby sjs sjs sbs us vsvssvsvahshssvshsvshsvajsvshsvshvxauavajhauajavqiavhaauaavhwjsvssajavajahajavahavajavaavahavaavavavquavahahahabqhcavahahahavajahahavahavvvvvsvshshshsvsjsbahshwhsvahsbahsbsjsvauauwsbsjsvaisvajsvshsvajshabsvajavsjsvshsvahsvshshahsvajsvajsvahsvahwvajavajavahavajsvajsvsjshajsjshsvajshajsvahsbajsjajsisavajsvabajabaahavahavajsbaiavajavavagcauhajvahavahavcahahabavahavjahahavajahabajavbahavajavavajabajavajavajavaja vhajavcauabahavavahavajavajavajavaausvayjvshsvshsvshshshhshshshsvshshsvsusvshsvsvsjsvsjscsjvsjsvsjvsjsvsjvsisbsvsvsvvvsvshsjssvsjshsisvsid sugyhsvissvjsisvisssvhshsosvsis sjs isdvosdhsvsusbsisvsisbjsbsjs sjsvsjsvsjs sjsvsjdvisdbsjdbsjdvshdvd isvsisvhsjsvsjdvsosvsisvsvsjsbsvsisvsishsjsvissvsjssh ssisvsjssjsvsjdbsisvsjsvcsiussvsjsvjsdvsvvd sjsvsvsjsvsjssjsvsjsvsjsvsbsvsbsvsvsjsvsjcsjshsucghs wxsvshwvwvwwishwisvwhsvshsvsjs sjsvsjdvsvdvsjshsjs sjdvjsd sjdvsbdvsjd p
Essa foi a melhor seleção boliviana disparada da história. Tinha vários bons jogadores. Não dá nem pra comparar com a de hoje em dia. Esse jogo foi um acidente de percurso deles, pois se classificaram com sobras para a copa.
Sim, concordo! Era uma boa seleção para o nivel da Bolívia q.nunca fez nada no futebol.. tinha bons jogadores como Baldivieso, Edwin Sanchez, Etcheverry.. e ainda tinha questão da altitude, foi uma boa geração q terminou com o vice da copa América 97! Nesse jogo dos 6x0 eles vinheram pensando em jogar de igual pra igual kkk já q estavam com moral, tinham ganho do Brasil... Kkkkkk vem tranquilo Bolívia 😂😂😂😂😂😂
Hoje (29/08/2016) completam 23 anos.
Horas depois ocorreu a chacina de Vigário Geral.
Dá vontade de chorar devido à tamanha nostalgia e olha que o Romário não foi convocado pra esse jogo.
Eu tava nesse jogo na arquibancada.. Foi inacreditavel. O Tetra comecou ai nesse jogo.
Eu tenho orgulho de torcer pro Santa Cruz, pois teve muitos jogos históricos no estádio do Santa, eu queria nascer nessa época pra ir com meu pai e meu avô ver esse jogo...
augusto filho de Bohn
Top
Saudades desta seleção!!!
Baita jogador Bebeto
@alexteacher74 e o romário era o quê? ?? Outro cheio de querer e metido a foda.
@@tevezdafiel9125 vdd, mas o Romário era massa kkk
@alexteacher74 e metia
Esse jogo foi o início do tetra
Aí o Brasil começou a ter corpo de campeão, e o apoio do torcedor pernambucano foi fundamental.
chego a me arrepiar ao assistir os melhores momentos desse jodo.
Eu vivi e vi.
Tempo bom !!!!
Naquele tempo eu tinha 22 anos ; era muita anciedade pois , o Brasil tinha ganhado o tri em 1970.
Tínhamos grandes seleções depois do tri , a de de 1978 , a de 1982 que seleção.
Então está de 1994,:foi emocionante , pegamos a seleção da Suécia , duas vezes , contra os Estados Unidos ganhamos com um a menos , contra a Holanda nossa que jogo
Depois na final contra a Itália, ai todos sabem , do pênalti perdido do Bagioo.
Para quem assistiu , foi um verdadeiro , jogos de nervos a flor da pele.
Mas valeu !!!!!
Ai sim foi futebol brasileiro, bebeto foi o melhor do mundo nessa época
Ele não era melhor nem que o Romário, sem falar no Baggio e Maradona, como seria melhor do mundo?
@@gilvicente2010 Bebeto jogou muito, demais em 93, tanto na Espanha qto pela seleção. Bebeto foi artilheiro da CA 89 e escolhido 3 do mundo. Foi artilheiro Tb das olimpíadas 96 já com 32 anos
Ele colocou o La Coruña em outro patamar.Recebeu propostas de vários times maiores e o presidente não vendeu porque a torcida não deixava
só vim aqui em 18/08/2019 matar a velha saudade
Eu SEMPRE falei que Müller JOGOU PRA KARALHO nas eliminatórias e MERECIA TER JOGADO A COPA. Ninguém fala sobre isso. Olha o passe para o BEBETO no PRIMEIRO GOL. Müller estava voando nessa época no São Paulo junto com Raí e foi injustiçado. Assim como Edmundo em 98. E olha que sou Flamenguista.
Mais ai ele ficaria do lugar de quem?? Bebeto? Romário? Ai não dava ne fera TANTO que Bebeto e Romário decidiram da copa de 94
Viola >>>>>>>> Muller
E o Viola nem tinha tanta grife, diferente do Muller.
Acho a mesma coisa. Nem que colocasse 3 atacantes. Pra mim, se tivesse que escolher, Romário e Muller.
Muller jogou as copas de 86 e 90 e teve a chance de decidir nos jogos que o Brasil foi eliminado e perdeu gols feitos. Romário e Bebeto não amarelaram na copa . Mas concordo que Muller jogou muito , mas teve sua chance em copas.
Essa foi a segunda Eliminatória mais sofrida pra seleção brasileira. A mais sofrida foi para a Copa de 2002.
Fernando Mancini e nas duas venceu a Copa depois
2002 classificou por obra divina, pq não jogava nada. Era aflitivo ver os jogos da seleção.... E veja só, acabou ganhando aquela copa... Ironias da bola.
Interessante que nessas duas copas que vc citou a seleção tinha muitos craques. Inclusive muitos que poderiam ter ido e por algum motivo acabaram não indo.
Nossa eu lembro desse el diablo etieverri era muito bom,conversei com alguns bolivianos ele é considerado o melhor jogador boliviano d todos os tempos
O Brasil já tinha um timaço, e tinha Ronaldo Fenômeno novinho no banco, mas já jogava muito. Zinho, Bebeto, Müller e Raí, fora os zagueiros Ricardo Gomes e Ricardo Rocha. Não lembro quando Romário chegou, mas aí falam que Romário quem classificou o Brasil. Não desmerecendo o baixinho que jogou muito, diferenciado é claro.
Romario entrou apenas no ultimo jogo das eliminatorias, estava detruindo no barcelona e o parreira foi pressionado para convoca- lo.
Esse Arrudão estádio tem muita história boa para contar seleção brasileira é Santa Cruz futebol clube....
Sou pernambucano
Sou TRICOLOR PE 🇸🇾
E sou brasileiro de corpo e alma 🇧🇷
Invés de reforma o ARRUDA não fizeram arena Pernambuco que SPORT NÁUTICO e muito menos o SANTA CRUZ nem jogam na arena Pernambuco jogaram dinheiro no ralo
Essa grande atuação da Seleção Brasileira foi um momento de alegria que antecedeu um momento profundamente triste, ocorrido no final deste mesmo dia 29/10/1993, na favela de Vigário Geral, no Rio de Janeiro.
Verdade você morava lá ?
@@RodrigoSantos-mh6et Não morava em Vigário Geral, mas morava(e moro até hoje) na capital fluminense.
@@Bruno17115 A data da chacina foi 29/08 1993 as 23/00 Hs até 00/30 o jogo já tinha acabado mas o pessoal foi prá rua comemorar onde tudo aconteceu
9:34 "E que cada seleção fique na sua posição histórica dentro do futebol", se o Galvão falasse isso nos tempos atuais daria uma baita polêmica...
Macacu
O Brasil começou aqui ns jogo até a copa e ser campeão é maravilhoso não tem preço
Se fosse essa seleção de jeito nenhum tomaria 7x1 👍
Seleção 93/94 faria era 7x1 na Alemanha fácil
Seleção raiz hoje é nutella
@@andrematos3937 concordo
Brasil estava desacreditado nessa época, ninguém apostava no tetra na copa dos EUA em 1994, conseguimos aquela façanha contra o Uruguai e fomos campeões em 1994 pela quarta vez. Saudades da nossa seleção que nos dava alegria, hoje é só cai cai de jogadores de mídia.
Eu estava em La paz no 2 a zero ! Estava com muita raiva da Bolívia kk fui no hotel Plaza é conheci toda essa seleção..😎
A narração de Galvão era mais empolgante....ufanista....mas parecia que ele estava mais motivado e tentava motivar as pessoas
Muller ir pra reserva era difícil de aceitar. Nem que colocasse 3 atacantes..
Muller participou dos 3 primeiros gols....depois foi o romario endeuzado por fazer 2 gols no uruguai quando apenas precisavamos de um enpate ......
@@akhenaton1642 na decisao caminhava em campo. Erou gol sem goleiro....tinha que ser subtitiudo teve estrela no penalty deu na trave e entrou...
@@mauriantonionowotny6576 vc tá falando do Muller por causa desse jogo contra a forte Bolívia? Haha Pqp. Memória curta, corno manso. Em 90 Muller fez um copa bisonha, em 86 falhou tb... Gosta de sofrer é? Quer comparar Uruguai com Bolívia né? É não é apenas sobre dois gols, mas sobre como o Romário jogou. E sim, Brasil precisava de um empate, era último jogo, se perdesse tchau. E não só ali, na copa Romário Tb arrebentou, Muller ficou putinho no banco. Mas nunca teve metade da bola de Bebeto ou Romário
Nesse tempo a seleção era do povo eu era criança nesse tempo, e estávamos assistindo na casa de um amigo meu que ficava bem em frente ao campinho que jogávamos bola, e toda vez que saia o gol, saiamos correndo pro campinho pra comemorar e foram 6 vezes, tempo bom, quando a seleção não era desses abutres da cbf e nem dessa emissora podre da globo e outra bebeto foi melhor que Neymar.
Bebeto foi sem dúvidas um dos melhores jogadores de todos os tempos, e foi muito melhor que Neymar...
Bebeto não tem igual
Neymar é gênio bebeto era muito bom mas calma, se neymar tivesse vontade de jogar bola era o melhor do mundo com ctz
Muller e Raí meu tricolor era tudo nessa época 🥺😩