Uma curiosidade sobre o disco Getz/Gilberto: João Gilberto ficou reticente em gravar o disco com Getz porque achava que o estilo do saxofonista não combinava com a bossa nova. Mas acabou topando, e além da esposa Astrud, levou também o pianista e amigo Tom Jobim. E como João não falava inglês, coube à dupla servir de intérprete junto ao americano. Durante as gravações, insatisfeito com Getz, que tocava seu sax como se fosse o único instrumentista presente, pediu que Tom transmitisse um recado: "Diga a esse gringo que ele é muito BURRO!" Tom traduziu para o gringo: "Ele disse que é uma honra tocar com você." E o gringo, que de burro não tinha nada, resmungou: "Não me pareceu que ele quis dizer isso." Após muitas discussões e trocas de elogios, Getz resolveu se "enquadrar" e tocar seu sax como o parceiro queria. E João acabou vencendo a queda de braço com o americano... SÓ QUE NÃO! Terminada a gravação, os brasileiros foram embora, e o gringo, que de burro não tinha nada, voltou ao estúdio e subiu o volume do sax em todas as faixas. João Gilberto só ficou sabendo da traquinagem quando o disco estava pronto. Apesar, ou talvez POR CAUSA disso, a parceria rendeu quatro grammies (na época em que o prêmio tinha alguma relevância) e o disco se tornou uma das maiores obras primas do jazz mundial.
Parabéns!!!!Eu sou fã do getz pra mim ele é o meu saxofonista preferido na bossa nova!!!!O cara era gênio no saxofone ele era conhecido como 《 o som》!!!!!!!!
Interessante. Alias escuto muito esse disco e ja havia me perguntado pq o sax sai tao mais alto que o violao de Joa Gilberto. Obrigado por compartilhar.
E também teve aquela coisa do Getz atacar sem cerimonia, ou discrição, a Astrud que era um pitelzinho na época e mulher de João. João não gostou nada desse lance de hábitos americanos sobre amizade americana. Poucos anos depois, Getz e Astrud viveram juntos.
João Gilberto é muito esperto! A harmonia dele é impressionante! A mão direita, do ritmo, é muito esperta! Ele fala no ouvido da gente, principalmente das mulheres, que ele sabe tão bem conquistar. Na minha vida eu vi 11 shows dele e NUNCA o vi reclamar do som! Só uma vez ele pediu para desligar o ar. ( já vi videos dele reclamando do som, sempre com razão). Mas, o fato, é que ele consegue fazer a plateia inteira viajar no som dele. Ele faz milagre com a plateia! O maior desses milagres é aquele em que ele encanta a plateia do festival de Águas Claras; uma plateia de gente louca, roqueira, tipo “toca Raul” , mas, quando ele começa a cantar, a magia se instaura e aquela gente jovem viaja junto e o dia amanhece como nunca!
Quando o Smashing Pumpkins veio pela primeira vez ao Brasil, perguntaram pra eles o que eles conheciam da música brasileira, quando todo mundo esperava ouvir Sepultura, o James Iha respondeu: Antônio Carlos Jobim e João Gilberto.
João Gilberto foi único. Existe um documentário dos 85 anos de Tony Bennett em que mostra ele gravando um CD em parceria com vários artistas. E ele viaja para vários países para fazer as gravações. E acaba indo ao estúdio da Abbey Road. Quando ele entra pela primeira vez no recinto, você que está assistindo, fica na espera de que ele fale algo à respeito dos Beatles. Ele entra, olha e diz, simplesmente: “Gostaria de gravar aqui com o João Gilberto. No outro dia, ele grava com a Amy Winehouse. Confiram.
Ó João foi um perfeccionista, uma voz é um violão perfeitos. Tive o prazer de ouvi-lo em um show em Bh. Reclamou muito do ar condicionado que desafinava o violão. Nunca mais vi e ouvi uma apresentação tão extraordinária.
A conclusão que faço depois de tudo que você falou de João Gilberto não pode ser outra, ele era um gênio da musica brasileira. Quantos mùsicos criaram um ritmo que mudou a percepção musical de um país?
O Regis estava indo muito bem, inclusive por alguns conhecimentos sobre o João como as questões técnicas que ele já havia sacado a 60 anos atrás sobre o som (esqueceu de dizer que João tinha ouvido absoluto, que consegue escutar num alcance onde o ser humano comum não consegue) , suas influências como a de Chet Baker, nesse modo de cantar baixinho quase sussurrando, que mais parece uma conversa ao luar com a namorada (nunca se esquecendo que João quando jovem em seu 1º grupo musical, ele imitava Orlando Silva, pois, era sua inspiração, segundo ele próprio) e seu perfeccionismo explícito, fez intervenções em até seu grande amigo, o maestro e gênio Tom Jobim. E por falar em gênio o Regis, nega a possibilidade de gênio a João Gilberto. Eu discordo peremptoriamente. Pois, a forma com que ele se notabilizou diante do mundo civilizado, digamos assim, com apenas sua voz e violão, ninguém até o momento no mundo chegou a fazer com tanta qualidade e preciosismo como João fez. João não foi buscar os acordes complexo no Jazz (embora toda a turma da bossa nova gostavam de ouvir West Coast Jazz ou, Cool Jazz) como disse o Regis, mas, muito antes disso, João se transferiu para o sul do País e lá conheceu um maestro e arranjador, que abriu os seus horizontes harmônicos que depois João cansou de exibí-los. Outra coisa fantástica sobre João, é que as suas harmonias complexas, ele poderia fazer todas elas apenas se utilizando até a casa 5 do Violão que em afinação natural, é A,D,G,C,E,A. Poucos eram os acordes que passavam desse limite, a não ser quando ele queria dar ênfase mais aguda ao acorde. Foi o primeiro cara que eu ouvi tocar e cantar fora do compasso, ou antecipando, ou estendendo o tempo para concluí-lo, sem atropelar, ou, desafinar a melodia, e a harmonia, e claro, muito menos ainda o rítmo. Só por esses "pequenos" detalhes, já se pode lhe conferir a genialidade. Você fazer, centenas e centenas de acordes até a casa 5 do violão, já é o suficiente para lhe chamarem de gênio. No geral, o Regis foi bem, apesar de ser um cara mais ligado a outros segmentos musicais, demonstrou que conheceu de certa maneira João Gilberto, tem até discos dele. João não foi um Bach, os caminhos são diferentes, embora, por ironia, ou coincidência, são dois Joães. O João Bach, revolucionou a música. O João Gilberto revolucionou o samba, e a música brasileira, que não é pouco, ao contrário, é muito, por ter sido a melhor música popular já feita no século XX, do qual João, o Gilberto, muito fez por ela.
Da pra fazer tudo quanto é acorde até a quinta casa do violão. Não vejo isso como o ponto de genialidade do JG. A maneira de cantar, o deslocamento dos compassos, o lance de tocar um acorde e a nota que ele cantava era uma tensão (ou extensão como alguns chamam) do acorde. Isso sim pra época era uma enorme revolução.
Se você diz que João Gilberto não foi um génio é porque não abarca a sofisticação de João Gilberto na sua verdadeira magnitude. João é como a natureza. Simples na aparência, complexo quando estudado. Analisar João Gilberto na voz, e depois no violão e depois nas harmonias... ou seja... analisá-lo por partes é não entender que João é mais que a soma das partes... João Gilberto era génio. Abraço de Lisboa. Ainda assim gostei muito de seu vídeo. Não somos é obrigados a concordar em tudo.
Ótima matéria. Parabéns. Eu tenho as edições originais dos três primeiros discos de João Gilberto. Tenho o disco de Água de Março, produzido por Wendy Carlos, que compôs a trilha sonora de Laranja Mecânica. Ele, João Gilberto, estava 60 anos à frente das produções musicais de sua época. E foi um gênio, porque tinha um "ouvido absoluto" e foi um artista "inventor". Segundo Erza Pound, o artista inventor é o que cria uma nova escola artística e que não existia antes e por isso dá origem a mestres ou seja, a seguidores absolutamente dedicados e, aprofundar aquela invenção. João Gilberto foi portanto um artista inventor, uma usina geradora de novas formas artísticas musicais que antes não existiam e gerou seguidores do mais alto nível técnico. Se não quiser usar o termo gênio, tudo bem. Mas foi historicamente, "um invento"r. Ele, por isso, mudou a música brasileira para sempre. Tecnicamente foi um virtuose absoluto. E tocou e gravou o que quis. Era tratado como grande artista na Europa e nos EUA, onde sempre foi compreendido. Ni Brasil, foi amado mas com muita patrulha de pessoas preconceituosas que não compreendiam as inovações que criou no canto, nas harmonias, na batida do violão e na voz, no canto. Cuidava da voz e da respiração, como ninguém. Tinha uma memória fabulosa: conhecia os discos da música brasileira de cor, os autores das faixas, arranjadores e arranjos vocais de cor. Um músico e intérprete incrível. O maior artista da música que conheço. Um abraço.
Só fico triste que não tenhamos prestado a ele a devida homenagem e valor enquanto estava vivo . Eu acho João Gilberto incrível ! Brasil não o valorizou . Mas sertanejo universitário , axé e outras tranqueiras as pessoas dão um valor que essas musicas não merecem .Não achei a última foto triste não . Um senhor já idoso , normal na idade dele . Nada demais . Viveu muito , e chegou a sua hora. Como a vida é . Como diria Ritinha Lee: valeu bruxão!! Obrigada João , você fez tão bonito !! 🥰
Excelentes colocações Regis! Eric Clapton também sempre foi um grande fã de João Gilberto e tentou algumas vezes gravar com ele. Perda inestimável para o Brasil!
@@josebruxio7201 É chato mas é real, vai por mim. Trabalho com essas coisas e vejo, infelizmente, todos os dias.O baterista é patrocínio, cara. É graças a caras que pagam para anunciar que os canais existem.
It is very easy to understand the stance of João Gilberto, Mr. Tadeu, our audiences are far away from to know what is a good behavior and finally acts as a polite audience. Thanks a lot for your clear explaination.
Queridão, sou seu fã, pelos comentários de todos os estilos, em que se pré depos a manifestar. Edilson Correia, Rockeiro, gosto de MPB, curto muito também modas de violas. Essa eu tenho propriedade de falar porque conheço os artistas desse gênero e, o que tenho a lhe dizer que esses compositores, cantores são simplismente sensacionais. Quero aqui deixar pra você uma pesquisa sobre uma dupla mineira chamada Zé Mulato e Cassiano. Que hoje são os melhores representantes da música caipira original do cenário nacional. Ganhadores do prêmio ESSO , não sei em que ano, mas ouço sempre que posso pois adoro como eles são autênticos. Não sei se lhe interessa mas acho que vale a pena escutar e protestar sobre esse movimento que não esta na mídia mas é forte em muintas regiões do BRASIL. Um abraço e, continue assim como você é realmente.
Foi o melhor vídeo que eu vi de todos que você publicou, Régis Tadeu. João Gilberto é tudo isso e o céu também. O maior nome da música brasileira de todos os tempos, em minha modesta opinião.
Ao observar o acervo de CD's naquelas estantes lá atrás não dá para negar ou criticar, sem fundamentos e experiência semelhantes, as opiniões do Régis Tadeu! Parabéns Régis!
Esses caras com estantes repletas de vinil, costumam ser incríveis e extremamente seletivos e de extremo bom gosto. Parabéns Régis, por mais um vídeo de qualidade.
@@lemeandre Ed Motta é um gênio em termos de soul music, entende tudo, na vdd o cara é genial em tudo. Aquela "palinha" dele no programa do Jô tocando Blues (sem saber Inglês) é GENIAL, INCRÍVEL, sem dúvidas alguma uma das melhores vozes desse Brasil, até os álbuns atuais são geniais.
Muito bom o material que você apresentou. Lembro de ter tido contato com a obra de João Gilberto entre os anos de 89/90, em meio às músicas de Raul Seixas e tbm às fitas K7 de bandas do underground punk e fanzines que corriam não apenas o Brasil, como tbm o mundo, através dos Correios.... Velhos tempos... Sempre gostei de João Gilberto, mas nunca me preocupei com essas coisas que falavam sobre a personalidade dele, isto em nenhum momento influenciou meu toca fitas 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Acho este canal, assim como o kazagastão, pontos de encontro de ótimas informações, conceitos, curiosidades e aprendizado. Muito agradecido, finalmente um lugar que nos sentimos bem, aliás, em casa.
João Gilberto pode ser considerado gênio pela sua originalidade . Podemos dizer que João Gilberto é um marco da MPB ! Pena que o grande público não conhece o artista João Gilberto . Gostaria de destacar a grande sorte do cantor de encontrar no seu caminho o genial Antonio Carlos Jobim que o abasteceu com ótimas músicas!
Realmente ele foi (e vai continuar a ser) um ícone da música brasileira. Pode-se gostar ou não da sua música, mas não se pode discutir sua qualidade e inovação...
Falou tudo Regis. Respeito pelo artista em primeiro lugar. João Gilberto foi O cara que sempre exigiu as melhores condições para seus shows ,pra que o público tivesse a melhor experiência possível, e que o músico hoje tenha a estrutura que tem .
Eu tenho 63 anos, e em 1977, com 21 anos eu curtia Rock, Jazz e um pouco de MPB, mas não conhecia muito do João Gilberto e comprei o disco "Amoroso" recém lançado, este disco me fez ver que não se tratava de um músico qualquer e sim de um gênio, lá se vão 42 anos e minha admiração por este músico impar só fez aumentar.
Me desculpe aí Régis, mas João Gilberto foi sim um GÊNIO! Você mesmo disse ao afirmar que ele criou um estilo de tocar violão MUITO COMPLEXO! E eu posso garantir que se lhe faltava a voz, sobrava muito na genialidade do violão!
O jeito de cantar de João Gilberto foi inovador também porquê segundo dizem não sei é lenda ou não,Bob Dylan disse numa entrevista que chegou a fazer aulas de canto para poder cantar igual a ele!
João Gilberto foi para mim, o rei do "descompasso". Tocar igual a ele sempre foi uma missão quase impossível. Músicas lindas e que não obedeciam propositalmente um andamento sincrônico entre harmonia, melodia e ritmo.
Eu toco e canto no mesmo estilo, as clássicas que o João tocava. É até melhor, e vc só vai adaptando a voz e a cada acorde, e eu odeio metrônomo kkkkkjk
Naquele ao vivo que ele faz em Tóquio, fica muito evidente isso, ele canta 2 segundos na frente, depois ele alcança com o violão, é simplesmente assustador. Parece que o violão faz uma simbiose com o corpo dele.
Vídeo excelente e muito esclarecedor. João Gilberto foi um dos primeiros cantores de que virei fã.Com esse retardamento que assola o público que consome música no Brasil , acho pouco provável que as pessoas se disponham a conhecer a obra do João, é o que tem acontecido com o saudoso e excelente cantor Emílio Santiago.
Ainda bem que apertei o play (do vídeo)!! Adorei :) Era um homem estudioso. dedicado. Repetia, repetia, repetia! Por isso em shows não tocava uma música da mesma forma. Eu me sinto privilegiada e sou muito agradecida por ter descoberto João Gilberto! Minhas experiências musicais só fizeram melhorar.
Para ser muito criativo, não é necessário ser um gênio, mas é preciso ser talento. João Gilberto Prado Pereira de Oliveira tinha um imenso talento. A música brasileira deve muito a ele. Foi um dos seus melhores comentários, Régis.
Se de vez em quando, pudesse falar dos músicos: Macalé, itamar Assunção, arrigo barnabé, Sérgio sampaio, tom ze e outros dessa linhagem...seria um grato prazer saber um pouco mais desses artistas.
Eu aprendi a tocar o samba "Pra que discutir com Madame", com arranjo de João Gilberto, com a ajuda de um professor de violão e depois "aperfeiçoei" sozinho. O arranjo dele tem 110 acordes diferentes. Como a música é repetida, dá 220 acordes. Ele usa: Cria um tema para a musica, Muita Dissonância, inversões no baixo dos acordes, variações entre acordes graves e agudos, preparações, usa da dissonância para gerar aproximações de acordes, diversos recursos entre a voz e violão, tipo : brincar com o ritmo da voz e do Violão em paralelo, sem falar em afinação, graça e harmonia já dita acima. Ele quebrou um paradigma nos anos 60. Serviu de modelo para: Os Tropicalistas, Os Novos Baianos, todos da Bossa Nova, todos da MPB e para o Mundo. Como não dizer que é gênio.
Excelente vídeo...tenho todos seus discos,.um músico extraordinário e faz muita falta..,,amoroso ,chega de saudade e o disco branco como é conhecido o João Gilberto de 1973 são meus três mais ,, pérolas da música mundial....Valeu ..Abrs.
Puxa vida, Regis! Este foi o primeiro vídeo seu que assisti, e prometo assistir o quanto eu conseguir. Adorei sua análise e sua abordagem em relação ao João Gilberto. Parabéns!
Falou muito bem! Tudo verdade! Graças a Deus, tive a oportunidade de conhecer João Gilberto em minha adolescência. Nunca mais o abandonei. Canto muitas das músicas que ele gravou. Toco violão, ao meu estilo, cantando as músicas que ele gravou. Mas, nunca sem o tentar imitar, pois não tenho como e ninguém jamais terá. Ele foi único. E suas gravações são eternas. Gostaria muito de o ter conhecido pessoalmente e conversado bastante com ele. Gosto tanto de João Gilberto que até parece que o conheci pessoalmente.
Regis, eu viajo muito de carro e em uma dessas viagens comecei a assisti-lo sem grandes pretensões, sobretudo por serem vídeos longos, hoje é justamente a profundidade nos temas, que faz curtir demais seus conteúdos, obrigado por fazer meus deslocamentos mais agradáveis e por dividir todo esse conhecimento, que nem sempre concordo, é verdade, mas que de qualquer forma me fazem repensar. Grande abraço Danilo Xavier
Valeu Régis Tadeu. Essa é uma das muitas razões pelas qual sou seu fãzaço! Você tem o dom de mudar com clareza a opinião de todos que gostam da boa música. Abraço meu irmão.
Mudou a musica brasileira em antes e depois, virou referência pra músicos de diversos estilos dentro e fora do país. Possibilitou novas formas de interpretação, estilo vocal até hoje referência na musica popular brasileira. Como não ser considerado gênio?
Moro na cidade a onde ele nasceu,Juazeiro da Bahia . infelizmente aqui o povo não gosta de cultura e só poucos que gostam,não fizeram uma homenagem a esse grande músico mundial . infelizmente é o BRASIL!
Amei o vídeo. Uma réstia de luz em meio a escuridão cega que se tornou esse assunto sobre o João Gilberto. Meu pai era um fã apaixonado por seu legado e permaneceu sendo. Conheço todos esses discos dele que vc tem. Guardo as imagens deles com carinho na minha memória. Ficaram com sua mulher na casa que meu pai morava antes de morrer. Tenho muita vontade de resgatá-los.
João não era chato. O João, nas entrevistas que deu, percebe-se que era muito tímido e não se mostrava à vontade diante de quem ele não conhecia. Ele era muito fino e educado. Um amor de pessoa. Salve João Gilberto! Salve a Bahia, senhor!
Eu amo o AMOROSO, mas tb amo o álbum João de 1991, onde tem a ver são maravilhosa de Sampa, de Caetano, que inclusive, na minha opinião é melhor que a original... me desculpe Caetano, mas essa música é melhor na voz e no violão de João.
Os Beatles usaram muitos acordes dissonantes, principalmente na primeira fase deles, acho que até os Beatles tiveram uma certa influencia do João....os Beatles tinham um gosto muito apurado e estavam antenados a tudo que existia de bom, em matéria de música...inclusive Do You Want To Know A Secret é bem Bossa Nova, à la Maria Ninguém, muito bem gravada pelo João...e outras músicas dos Beatles com muitas dissonantes....
Noossa, realmente podemos considerar o João Gilberto como nosso Frank Sinatra. Se esse país fosse sério, o João estaria nesse status. A propósito, poxa Regis, você esqueceu de falar da convivência que ele teve com os Novos Baianos e como ele foi responsável direto na criação junto com a banda do genial disco Acabou chorare, um dos melhores discos do Brasil.
Mas ele é elevado a este nível, pelo menos por quem tem cultura e repertório pra isso. Ou acha que o povo que ouve esses pop caça-níqueis nos EUA sabe quem é Frank Sinatra?
Exato , João era amigo de Galvão e mostrou a nossa MPB para Seo Moreira, Labouche, Baby, Pepeu, chegaram no ouvidos deles Assis Valente, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim etc
Pecou ao falar que João Gilberto não era um gênio... parabéns pelo vídeo é sempre bom e inteligente dividir esse nosso patrimônio da música ....o Brasil tem a melhor música do mundo, graças ao João Gilberto que influenciou toda uma geração!!!
Anos 50 ,60,70,80 ...Anos 90 começou o fim da cultura musical no Brasil... Se não tivesse a internet ( quando são postados coisas relevantes ) a gente estaria perdido. João Gilberto recluso ele até que tinha razão... Aqui fora nada que se aproveita... Agora ele faz parte da Santíssima Trindade da Bossa nova. Antônio Carlos Jobim Vinícius de Moraes João Gilberto.
Acho que na verdade a coisa começou a degringolar nos anos 80. Temos na memória as grandes bandas: Legião e Paralamas de Brasília, Barão e Cazuza no Rio, Engenheiros no Rio Grande do Sul, Titãs e Ira São Paulo e tals... Tira isso, tem muita porcaria.
Excelente análise! João foi grande na sua área e influenciou músicos do mundo todo ! É possível amar o rock e bossa nova sem fazer comparação. Ambos são estilos musicais diferentes e tem bons e maus representantes !
Uma verdadeira palestra ao ilustre ícone e pai não só da bossa, mas dá música brasileira. Uma esplanada com uma veracidade incontestável. Obrigado Regis pelas considerações ao mestre.
Chega de Saudade não foi o primeiro disco do João Gilberto. Foi o primeiro disco de bossa nova dele. Ele havia gravado anteriormente com o conjunto Canto da Lua. Também gravou outras músicas solo, no estilo Chico Alves, ou seja, ele tinha vozeirão. Posteriormente é que ele criou o estilo conhecido até hoje.
Conheci agora o canal e já fui recebido com uma análise lúcida do espetacular músico João Gilberto. Sua contribuição para música brasileira é decisiva, como foi colocada, um divisor de águas. E como é comum no país, só daqui mais uns bons anos vai se atinar sobre isso. Gostaria de sugerir apenas que intercalasse trechos das músicas entre seus comentários. Ficaria ainda mais interessante seu canal. Acervo dá pra ver que não lhe falta. Rs... Parabéns, foi uma surpresa boa um espaço inteligente sobre música na rede. Vida longa e um abraço.
Concordo com vc Regis..Joao Gilberto estava além da nossa cultura que nao valoriza um exelente artista! Uma vez Osvaldo Montenegro disse uma frase assim" O Brasil não merece Chico Buarque" acho que vale essa frase tbm para João Gilberto, o Brasil nao mereceu esse artista maravilhoso!!
Maioria das músicas famosas que João Gilberto cantava, e que foram responsáveis pela sua fama, não eram de sua autoria. "Chega de Saudade" é de autoria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. O álbum chega de saudade, tem 12 faixas e apenas duas músicas são de autoria de João Gilberto. João Gilberto, na verdade, foi um grande interprete responsável em levar o MPB para o mundo, e não como um grande compositor...
Adorei sua análise! Perfeito. Tive a oportunidade de conhece-lo na academia Roberto Menescal. quando ele chegava as aulas eram paralisadas e todos vinham para a escada ouvi-lo em silencio profundo !!! Ele era muito simpático!
E agora Régis quem vai nos representar mundialmente? Quem vai seguir a linhagem da música brasileira que João Gilberto nos mostrou? É lastimável essa perda.
Regis, toda minha vida tenho sofrido (mais comigo do que com os outros) pelo excesso de perfeccionismo que aplico em tudo que faço. Muitos dizem que isso é defeito, mais do que virtude, porém só quem vive com a convicção obsessiva e constante, de querer fazer tudo da maneira mais absurdamente perfeita, sabe o significado dos olhares, dos narizes torcidos e das inúmeras pechas que colocam em pessoas com esta "síndrome". Quanto a João Gilberto e sua arte, pode-se dizer que ele foi, ao mesmo tempo, um virtuose e um chato - o que na opinião dos que levam a vida na base do desleixo e da falta de respeito com seus irmãos e com a vida, é inadmissível. Mas enfim, tomara que no futuro a humanidade se toque que é parte inseparável de um universo perfeito e passe a respeitar mais seus "semelhantes diferentes". Parabéns pelo vídeo e pela aula sobre mais um dos grandes da música brasileira que se foi!
Ele era fã e o jeito de cantar era inspirado no chet baker...Tinha um conhecimento bem amplo de engenharia sonora, conhecia muito os microfones e tudo a sua volta no palco, que influência sim no som! Sabia usar o ar ambiente e interno (diafragma) muito bem! Eu diria que foi um artista e compositor que entregou oque se propôs a entregar ao seu público; esse lance de gênio eu teno horror!
ANÁLISE PERFEITA SOBRE O MARAVILHOSO JOÃO GILBERTO👏👏👏👏E CONCORDO PLENAMENTE COM SEU COMENTÁRIO CONCERNENTE À FALTA DE EDUCAÇÃO GENERALIZADA DAS PESSOAS...DIFÍCIL DE ATURAR!!!JOÃO GILBERTO SABIA DAS COISAS QUANDO SE ISOLOU DESTAS ENERGIAS NOCIVAS À ALMA. GRATA PELA EXCELENTE ANÁLISE 👏👏👏👏
Wow¡¡Eternamente fan del gran joao¡! Uno de mis primeros discos a mis 11 años,fue de el! Ame la bossa gracias a sus melodias y armonias exquisitas y su manera de cantar frases musicales increibles con esa voz grave tan llena de magia...ese artista merece la gloria en el supermusical brasil!! Forever joao! Saludos desde 🇦🇷
exatamente. regis diz que JG não era gênio, mas aí desfia influências, conhecimento técnico, revolução no estilo de cantar e gravar em estúdio, a reverência dos artistas internacionais, o disco getz/gilberto...
Em vários sites, é indicado "Kind of Blue" de Miles Davis como o disco de jazz mais vendido da história (só para complementar). "Getz/Gilberto" aparece como #10. De qualquer forma, mais um excelente video!
@@rogeriomuniz100 , não interessa que Roberto tenha vendido mais ou menos discos. A questão não e essa e também não é o que está em discussão.Estou dizendo que Bossa Nova,tem sim músicas boas .Concorda comigo amigão?
@@rogeriomuniz100 , pois bem: Bom seria ,se eu não tivesse que morrer,assim poderia estar para sempre, ouvindo essas maravilhas da nossa música brasileira.Fazer o que? Sonhar não paga nada né?👏👍
@@ricardojesusdesouza3823 , compreendo que você não goste. Nada como a nossa música brasileira,vai por mim amigão,e muito bom,pois eu não vivi essa época, mas aprecio as letras das músicas. Muito bom Ricardo,pode crer! Ótima noite,fique com Deus.
Regis vc é um tremendo profissional. Nao vou negar que as vezes você até pega pegava pesado demais quando era gurado no programa do Raul. Mas esse é o seu melhor video aqui no youtube👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Uma curiosidade sobre o disco Getz/Gilberto:
João Gilberto ficou reticente em gravar o disco com Getz porque achava que o estilo do saxofonista não combinava com a bossa nova. Mas acabou topando, e além da esposa Astrud, levou também o pianista e amigo Tom Jobim. E como João não falava inglês, coube à dupla servir de intérprete junto ao americano.
Durante as gravações, insatisfeito com Getz, que tocava seu sax como se fosse o único instrumentista presente, pediu que Tom transmitisse um recado:
"Diga a esse gringo que ele é muito BURRO!"
Tom traduziu para o gringo:
"Ele disse que é uma honra tocar com você."
E o gringo, que de burro não tinha nada, resmungou:
"Não me pareceu que ele quis dizer isso."
Após muitas discussões e trocas de elogios, Getz resolveu se "enquadrar" e tocar seu sax como o parceiro queria. E João acabou vencendo a queda de braço com o americano...
SÓ QUE NÃO!
Terminada a gravação, os brasileiros foram embora, e o gringo, que de burro não tinha nada, voltou ao estúdio e subiu o volume do sax em todas as faixas. João Gilberto só ficou sabendo da traquinagem quando o disco estava pronto.
Apesar, ou talvez POR CAUSA disso, a parceria rendeu quatro grammies (na época em que o prêmio tinha alguma relevância) e o disco se tornou uma das maiores obras primas do jazz mundial.
Rodrigo Chapolim Precisão no comentário Rodrigo ! 🎼👍🏻
Parabéns!!!!Eu sou fã do getz pra mim ele é o meu saxofonista preferido na bossa nova!!!!O cara era gênio no saxofone ele era conhecido como 《 o som》!!!!!!!!
Interessante. Alias escuto muito esse disco e ja havia me perguntado pq o sax sai tao mais alto que o violao de Joa Gilberto. Obrigado por compartilhar.
E também teve aquela coisa do Getz atacar sem cerimonia, ou discrição, a Astrud que era um pitelzinho na época e mulher de João. João não gostou nada desse lance de hábitos americanos sobre amizade americana. Poucos anos depois, Getz e Astrud viveram juntos.
Pode ter ganho 350 grammies, mas o sax ficou alto PRA KCT! Nao sabioa desse fato e mesmo assim, ja me incomodava. kkkk
João Gilberto é muito esperto! A harmonia dele é impressionante! A mão direita, do ritmo, é muito esperta! Ele fala no ouvido da gente, principalmente das mulheres, que ele sabe tão bem conquistar. Na minha vida eu vi 11 shows dele e NUNCA o vi reclamar do som! Só uma vez ele pediu para desligar o ar. ( já vi videos dele reclamando do som, sempre com razão).
Mas, o fato, é que ele consegue fazer a plateia inteira viajar no som dele. Ele faz milagre com a plateia! O maior desses milagres é aquele em que ele encanta a plateia do festival de Águas Claras; uma plateia de gente louca, roqueira, tipo “toca Raul” , mas, quando ele começa a cantar, a magia se instaura e aquela gente jovem viaja junto e o dia amanhece como nunca!
Quando o Smashing Pumpkins veio pela primeira vez ao Brasil, perguntaram pra eles o que eles conheciam da música brasileira, quando todo mundo esperava ouvir Sepultura, o James Iha respondeu: Antônio Carlos Jobim e João Gilberto.
Esse cara influenciou Eric Clapton 😱
Na entrevista da Madonna com a Marília Gabriela ela disse também amar João Gilberto e Astrud Gilberto
Isso aí, so mostra, o quanto o brasileiro não reconhece e valoriza seus artistas. O povo brasileiro é disparado o mais ingrato e egoísta do planeta.
@@joaomtt não precisa gostar pra reconhecer/valorizar.
Obvio
João Gilberto foi único. Existe um documentário dos 85 anos de Tony Bennett em que mostra ele gravando um CD em parceria com vários artistas. E ele viaja para vários países para fazer as gravações. E acaba indo ao estúdio da Abbey Road. Quando ele entra pela primeira vez no recinto, você que está assistindo, fica na espera de que ele fale algo à respeito dos Beatles. Ele entra, olha e diz, simplesmente: “Gostaria de gravar aqui com o João Gilberto. No outro dia, ele grava com a Amy Winehouse. Confiram.
👏👏👏
qual documentário?
@@mauriciohenrique9376aparece no documentário " Amy" de 2015 que retrata a vida da Amy Winehouse
É necessário ter muita disciplina para ouvir,entender e admirar o João Gilberto.
Ele foi fantástico
João foi legal na época. Mas a música evoluiu. Hj bossa tá superada
@@rocktotal375 vc não sabe o que fala, João é respeitado até hoje no mundo inteiro.
A música de hoje em dia foi que involuiu.
É necessário ter um mínimo de educação musical ou ter sensibilidade de alma.
@@rocktotal375 sim a música evoluí e passa, mais certas músicas evoluí com o tempo assim como jazz existe dês de 1905 e ta ai até hoje
@@rocktotal375 evoluí pra..... Pra TRÁS.
Ó João foi um perfeccionista, uma voz é um violão perfeitos. Tive o prazer de ouvi-lo em um show em Bh. Reclamou muito do ar condicionado que desafinava o violão. Nunca mais vi e ouvi uma apresentação tão extraordinária.
A conclusão que faço depois de tudo que você falou de João Gilberto não pode ser outra, ele era um gênio da musica brasileira. Quantos mùsicos criaram um ritmo que mudou a percepção musical de um país?
E não é só questão de ritmo! É uma questão de conduzir o amor e as coisa belas da vida numa levada musical.
João Gilberto fez o mundo se render a arte de tocar violão com a alma e a simplicidade de um grande gênio.
Esse gole do Régis na caneca é caipirinha
Régis podia fazer um programa do Chico Buarque. O maior poeta da música brasileira de toda história
O Regis estava indo muito bem, inclusive por alguns conhecimentos sobre o João como as questões técnicas que ele já havia sacado a 60 anos atrás sobre o som (esqueceu de dizer que João tinha ouvido absoluto, que consegue escutar num alcance onde o ser humano comum não consegue) , suas influências como a de Chet Baker, nesse modo de cantar baixinho quase sussurrando, que mais parece uma conversa ao luar com a namorada (nunca se esquecendo que João quando jovem em seu 1º grupo musical, ele imitava Orlando Silva, pois, era sua inspiração, segundo ele próprio) e seu perfeccionismo explícito, fez intervenções em até seu grande amigo, o maestro e gênio Tom Jobim. E por falar em gênio o Regis, nega a possibilidade de gênio a João Gilberto. Eu discordo peremptoriamente.
Pois, a forma com que ele se notabilizou diante do mundo civilizado, digamos assim, com apenas sua voz e violão, ninguém até o momento no mundo chegou a fazer com tanta qualidade e preciosismo como João fez. João não foi buscar os acordes complexo no Jazz (embora toda a turma da bossa nova gostavam de ouvir West Coast Jazz ou, Cool Jazz) como disse o Regis, mas, muito antes disso, João se transferiu para o sul do País e lá conheceu um maestro e arranjador, que abriu os seus horizontes harmônicos que depois João cansou de exibí-los. Outra coisa fantástica sobre João, é que as suas harmonias complexas, ele poderia fazer todas elas apenas se utilizando até a casa 5 do Violão que em afinação natural, é A,D,G,C,E,A. Poucos eram os acordes que passavam desse limite, a não ser quando ele queria dar ênfase mais aguda ao acorde. Foi o primeiro cara que eu ouvi tocar e cantar fora do compasso, ou antecipando, ou estendendo o tempo para concluí-lo, sem atropelar, ou, desafinar a melodia, e a harmonia, e claro, muito menos ainda o rítmo.
Só por esses "pequenos" detalhes, já se pode lhe conferir a genialidade. Você fazer, centenas e centenas de acordes até a casa 5 do violão, já é o suficiente para lhe chamarem de gênio.
No geral, o Regis foi bem, apesar de ser um cara mais ligado a outros segmentos musicais, demonstrou que conheceu de certa maneira João Gilberto, tem até discos dele.
João não foi um Bach, os caminhos são diferentes, embora, por ironia, ou coincidência, são dois Joães. O João Bach, revolucionou a música. O João Gilberto revolucionou o samba, e a música brasileira, que não é pouco, ao contrário, é muito, por ter sido a melhor música popular já feita no século XX, do qual João, o Gilberto, muito fez por ela.
Da pra fazer tudo quanto é acorde até a quinta casa do violão. Não vejo isso como o ponto de genialidade do JG. A maneira de cantar, o deslocamento dos compassos, o lance de tocar um acorde e a nota que ele cantava era uma tensão (ou extensão como alguns chamam) do acorde. Isso sim pra época era uma enorme revolução.
Não li,assim como todos aqui,só dei like por causa do tamanho do texto
@@edsonmarques3899 hahahaha.... cada uma!
@@edsonmarques3899 votou em quem será?
Que aula!
Se você diz que João Gilberto não foi um génio é porque não abarca a sofisticação de João Gilberto na sua verdadeira magnitude.
João é como a natureza. Simples na aparência, complexo quando estudado. Analisar João Gilberto na voz, e depois no violão e depois nas harmonias... ou seja... analisá-lo por partes é não entender que João é mais que a soma das partes... João Gilberto era génio. Abraço de Lisboa. Ainda assim gostei muito de seu vídeo. Não somos é obrigados a concordar em tudo.
Ótima matéria. Parabéns. Eu tenho as edições originais dos três primeiros discos de João Gilberto. Tenho o disco de Água de Março, produzido por Wendy Carlos, que compôs a trilha sonora de Laranja Mecânica. Ele, João Gilberto, estava 60 anos à frente das produções musicais de sua época. E foi um gênio, porque tinha um "ouvido absoluto" e foi um artista "inventor". Segundo Erza Pound, o artista inventor é o que cria uma nova escola artística e que não existia antes e por isso dá origem a mestres ou seja, a seguidores absolutamente dedicados e, aprofundar aquela invenção. João Gilberto foi portanto um artista inventor, uma usina geradora de novas formas artísticas musicais que antes não existiam e gerou seguidores do mais alto nível técnico. Se não quiser usar o termo gênio, tudo bem. Mas foi historicamente, "um invento"r. Ele, por isso, mudou a música brasileira para sempre. Tecnicamente foi um virtuose absoluto. E tocou e gravou o que quis. Era tratado como grande artista na Europa e nos EUA, onde sempre foi compreendido. Ni Brasil, foi amado mas com muita patrulha de pessoas preconceituosas que não compreendiam as inovações que criou no canto, nas harmonias, na batida do violão e na voz, no canto. Cuidava da voz e da respiração, como ninguém. Tinha uma memória fabulosa: conhecia os discos da música brasileira de cor, os autores das faixas, arranjadores e arranjos vocais de cor. Um músico e intérprete incrível. O maior artista da música que conheço. Um abraço.
Vc disse que ele cuidava da respiração, será q ele teve alguma influência da cultura oriental, meditação na forma de tocar a música dele?
Só fico triste que não tenhamos prestado a ele a devida homenagem e valor enquanto estava vivo . Eu acho João Gilberto incrível ! Brasil não o valorizou . Mas sertanejo universitário , axé e outras tranqueiras as pessoas dão um valor que essas musicas não merecem .Não achei a última foto triste não . Um senhor já idoso , normal na idade dele . Nada demais . Viveu muito , e chegou a sua hora. Como a vida é . Como diria Ritinha Lee: valeu bruxão!! Obrigada João , você fez tão bonito !! 🥰
Excelentes colocações Regis! Eric Clapton também sempre foi um grande fã de João Gilberto e tentou algumas vezes gravar com ele. Perda inestimável para o Brasil!
perda para os americanos, meu amigo!
"João Gilberto não foi um gênio". Ai continua o vídeo explicando como ele foi um gênio. Mas valeu Régis. Bom video.
Questão de opinião ,se ele era gênio não sei..mas ele é só a bossa Nova..
@@josebruxio7201 É chato mas é real, vai por mim. Trabalho com essas coisas e vejo, infelizmente, todos os dias.O baterista é patrocínio, cara. É graças a caras que pagam para anunciar que os canais existem.
@@josebruxio7201 chato pra caralho! Kkkk insuportável! Dá uma vontade louca de usar tudo de plástico!
@@bpcism so tem um chato aqui ! e ao redor de você todo mundo sabe !... o chato é você mesmo !
@@ChristopheRousseau tá sem assunto meu filho? Pare de caçar briga na internet.
It is very easy to understand the stance of João Gilberto, Mr. Tadeu, our audiences are far away from to know what is a good behavior and finally acts as a polite audience. Thanks a lot for your clear explaination.
Queridão, sou seu fã, pelos comentários de todos os estilos, em que se pré depos a manifestar. Edilson Correia, Rockeiro, gosto de MPB, curto muito também modas de violas. Essa eu tenho propriedade de falar porque conheço os artistas desse gênero e, o que tenho a lhe dizer que esses compositores, cantores são simplismente sensacionais. Quero aqui deixar pra você uma pesquisa sobre uma dupla mineira chamada Zé Mulato e Cassiano. Que hoje são os melhores representantes da música caipira original do cenário nacional. Ganhadores do prêmio ESSO , não sei em que ano, mas ouço sempre que posso pois adoro como eles são autênticos. Não sei se lhe interessa mas acho que vale a pena escutar e protestar sobre esse movimento que não esta na mídia mas é forte em muintas regiões do BRASIL. Um abraço e, continue assim como você é realmente.
Foi o melhor vídeo que eu vi de todos que você publicou, Régis Tadeu. João Gilberto é tudo isso e o céu também. O maior nome da música brasileira de todos os tempos, em minha modesta opinião.
Ao observar o acervo de CD's naquelas estantes lá atrás não dá para negar ou criticar, sem fundamentos e experiência semelhantes, as opiniões do Régis Tadeu!
Parabéns Régis!
sempre que vejo alguém com estantes de discos/CD's, lembro do Ed Motta, que tem 30.000 pra mais... ahaha pqp
Esses caras com estantes repletas de vinil, costumam ser incríveis e extremamente seletivos e de extremo bom gosto. Parabéns Régis, por mais um vídeo de qualidade.
@@lemeandre Ed Motta é um gênio em termos de soul music, entende tudo, na vdd o cara é genial em tudo. Aquela "palinha" dele no programa do Jô tocando Blues (sem saber Inglês) é GENIAL, INCRÍVEL, sem dúvidas alguma uma das melhores vozes desse Brasil, até os álbuns atuais são geniais.
Muito bom o material que você apresentou. Lembro de ter tido contato com a obra de João Gilberto entre os anos de 89/90, em meio às músicas de Raul Seixas e tbm às fitas K7 de bandas do underground punk e fanzines que corriam não apenas o Brasil, como tbm o mundo, através dos Correios....
Velhos tempos...
Sempre gostei de João Gilberto, mas nunca me preocupei com essas coisas que falavam sobre a personalidade dele, isto em nenhum momento influenciou meu toca fitas 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Acho este canal, assim como o kazagastão, pontos de encontro de ótimas informações, conceitos, curiosidades e aprendizado.
Muito agradecido, finalmente um lugar que nos sentimos bem, aliás, em casa.
João Gilberto foi um diferencial na nossa MPB, mudando rumo musical e sendo referência até hoje para todos os estilos musicais.
João Gilberto pode ser considerado gênio pela sua originalidade . Podemos dizer que João Gilberto é um marco da MPB ! Pena que o grande público não conhece o artista João Gilberto . Gostaria de destacar a grande sorte do cantor de encontrar no seu caminho o genial Antonio Carlos Jobim que o abasteceu com ótimas músicas!
Realmente ele foi (e vai continuar a ser) um ícone da música brasileira. Pode-se gostar ou não da sua música, mas não se pode discutir sua qualidade e inovação...
Falou tudo Regis. Respeito pelo artista em primeiro lugar. João Gilberto foi O cara que sempre exigiu as melhores condições para seus shows ,pra que o público tivesse a melhor experiência possível, e que o músico hoje tenha a estrutura que tem .
Eu tenho 63 anos, e em 1977, com 21 anos eu curtia Rock, Jazz e um pouco de MPB, mas não conhecia muito do João Gilberto e comprei o disco "Amoroso" recém lançado, este disco me fez ver que não se tratava de um músico qualquer e sim de um gênio, lá se vão 42 anos e minha admiração por este músico impar só fez aumentar.
Me desculpe aí Régis, mas João Gilberto foi sim um GÊNIO! Você mesmo disse ao afirmar que ele criou um estilo de tocar violão MUITO COMPLEXO! E eu posso garantir que se lhe faltava a voz, sobrava muito na genialidade do violão!
Também acho
Concordo.
Eu não acho João Gênio. João é uma divindade. Mais respeito
Concordo com vc, os gênios são diferente dos artistas em si, tem algo é mais, é o caso de João Gilberto
O jeito de cantar de João Gilberto foi inovador também porquê segundo dizem não sei é lenda ou não,Bob Dylan disse numa entrevista que chegou a fazer aulas de canto para poder cantar igual a ele!
João Gilberto foi para mim, o rei do "descompasso". Tocar igual a ele sempre foi uma missão quase impossível. Músicas lindas e que não obedeciam propositalmente um andamento sincrônico entre harmonia, melodia e ritmo.
Acrescente-se aí, o CANTO.
Eu toco e canto no mesmo estilo, as clássicas que o João tocava. É até melhor, e vc só vai adaptando a voz e a cada acorde, e eu odeio metrônomo kkkkkjk
@@bobjayvince aí vc acordou
@@stephaniearaujo3487 não entendi o que quis dizer
Naquele ao vivo que ele faz em Tóquio, fica muito evidente isso, ele canta 2 segundos na frente, depois ele alcança com o violão, é simplesmente assustador. Parece que o violão faz uma simbiose com o corpo dele.
Vídeo excelente e muito esclarecedor. João Gilberto foi um dos primeiros cantores de que virei fã.Com esse retardamento que assola o público que consome música no Brasil , acho pouco provável que as pessoas se disponham a conhecer a obra do João, é o que tem acontecido com o saudoso e excelente cantor Emílio Santiago.
Falaste bem. Emílio, dugi tanbwm que é um rei da voz. Cantava fácil e brilhantemente seguro Saigon e Verdade Chinesa.
Muito bom Regis! Nem os maiores fãs de João Gilberto o definiria tão bem como pessoa e artista. Parabéns!
Ainda bem que apertei o play (do vídeo)!! Adorei :)
Era um homem estudioso. dedicado. Repetia, repetia, repetia! Por isso em shows não tocava uma música da mesma forma.
Eu me sinto privilegiada e sou muito agradecida por ter descoberto João Gilberto! Minhas experiências musicais só fizeram melhorar.
Amo a voz de João Gilberto desde criança , meus irmãos mais velhos ouviam , e eu amei a voz doce dele !!!
João Gilberto era único. Deslocava-se para longe de casa e tocava violão para um Sr. Que gostava de o ouvir mas que não sabia quem ele era. Fantástico
Cara já ouvi falar dessa história.. onde posso ler ou então ouvi-la ?
Eu li o Livro Amoroso do Zuza homem de melo mas lá não tem essa história.
@@felipeelcea775 Toquinho contou essa história em um poadcast. Tem corte no youtube.
Para ser muito criativo, não é necessário ser um gênio, mas é preciso ser talento. João Gilberto Prado Pereira de Oliveira tinha um imenso talento. A música brasileira deve muito a ele. Foi um dos seus melhores comentários, Régis.
Análise precisa desse mestre da MPB. "Ele trouxe identidade para a musica brasileira."
e o cpf tbem
Se de vez em quando, pudesse falar dos músicos: Macalé, itamar Assunção, arrigo barnabé, Sérgio sampaio, tom ze e outros dessa linhagem...seria um grato prazer saber um pouco mais desses artistas.
E o João Gilberto salvou a vida do Macalé...
só porcaria
@@lgaf1819 kkkkk mito
Eduardo Mota Acho Sérgio Sampaio até mais foda que Raul
A quem diga que eu dormi de toca, que eu perdi a boca, que eu fugi da briga, que eu cai do galho e que não vi saída. Grande Sérgio Sampaio.
Eu aprendi a tocar o samba "Pra que discutir com Madame", com arranjo de João Gilberto, com a ajuda de um professor de violão e depois "aperfeiçoei" sozinho.
O arranjo dele tem 110 acordes diferentes.
Como a música é repetida, dá 220 acordes.
Ele usa: Cria um tema para a musica, Muita Dissonância, inversões no baixo dos acordes, variações entre acordes graves e agudos, preparações, usa da dissonância para gerar aproximações de acordes, diversos recursos entre a voz e violão, tipo : brincar com o ritmo da voz e do Violão em paralelo, sem falar em afinação, graça e harmonia já dita acima.
Ele quebrou um paradigma nos anos 60.
Serviu de modelo para: Os Tropicalistas, Os Novos Baianos, todos da Bossa Nova, todos da MPB e para o Mundo.
Como não dizer que é gênio.
Excelente vídeo...tenho todos seus discos,.um músico extraordinário e faz muita falta..,,amoroso ,chega de saudade e o disco branco como é conhecido o João Gilberto de 1973 são meus três mais ,, pérolas da música mundial....Valeu ..Abrs.
Faltou falar da influência deles nos Novos Baianos que até hoje o reverencia por ter os trazidos pra música brasileira... É um Gênio sim....
Se não me engano a primeira versão de "Roxanne" do The Police era uma Bossa Nova, isso mostra o quanto Summers era fascinado em musica brasileira!!
Puxa vida, Regis! Este foi o primeiro vídeo seu que assisti, e prometo assistir o quanto eu conseguir. Adorei sua análise e sua abordagem em relação ao João Gilberto. Parabéns!
Falou muito bem! Tudo verdade! Graças a Deus, tive a oportunidade de conhecer João Gilberto em minha adolescência. Nunca mais o abandonei. Canto muitas das músicas que ele gravou. Toco violão, ao meu estilo, cantando as músicas que ele gravou. Mas, nunca sem o tentar imitar, pois não tenho como e ninguém jamais terá. Ele foi único. E suas gravações são eternas. Gostaria muito de o ter conhecido pessoalmente e conversado bastante com ele. Gosto tanto de João Gilberto que até parece que o conheci pessoalmente.
Regis, eu viajo muito de carro e em uma dessas viagens comecei a assisti-lo sem grandes pretensões, sobretudo por serem vídeos longos, hoje é justamente a profundidade nos temas, que faz curtir demais seus conteúdos, obrigado por fazer meus deslocamentos mais agradáveis e por dividir todo esse conhecimento, que nem sempre concordo, é verdade, mas que de qualquer forma me fazem repensar. Grande abraço
Danilo Xavier
Só eu que achei que ele iria desce o pau no João Gilberto? Kkkkkk!!!!
Eu tb kkkkk
Não sei...mas juro que fiquei preocupado e achando que havia superestimado O Régis Tadeu.
O cara é péssimo, excelente animador de velório
Essa é a graça kkk
Todo mundo achou pq ele desce o pau em todo mundo. Bons não só os artistas que ele gosta.
Quem em Sã Consciência vai Comprar uma Caneca com a Cara do Régis Desenhada? Kkkk
Se o cara for gay...
Pra dar pra sogra ..
Depende. Vai que existam fans
241.000 inscritos. Se 1% compra, ele ja faz uma graninha. kkkkkk
Maurício PC que diabos ele sorve ali?
Músicas lindas, que com certeza serão regravadas por músicos de verdade!Músicas que ficarão para eternidade!Obrigada pelo vídeo!
Regis, você é sempre muito coerente! Parabéns pelo vídeo.
E viva a João Gilberto!!!
Valeu Régis Tadeu. Essa é uma das muitas razões pelas qual sou seu fãzaço! Você tem o dom de mudar com clareza a opinião de todos que gostam da boa música. Abraço meu irmão.
O que João Gilberto fez com a dinâmica voz e o violão eh inédito. Coisa de gênio.
Provou que João Gilberto era gênio, mesmo dizendo que não rs...Muito boa a análise.
pode crer hahahahahaha engraçado como o Regis fala, ele não foi gênio, opa, acho q foi um dos músicos q ele falou melhor aqui no canal kkkkkk
Concordo plenamente, exatamente isso.
Mudou a musica brasileira em antes e depois, virou referência pra músicos de diversos estilos dentro e fora do país. Possibilitou novas formas de interpretação, estilo vocal até hoje referência na musica popular brasileira. Como não ser considerado gênio?
@@rodneyramosmartins7988 creio que foi ironía sutil do Regis... hahahha!!
Pois é. Não foi gênio mas... , o resto do vídeo é falando da genialidade do cara.
Moro na cidade a onde ele nasceu,Juazeiro da Bahia . infelizmente aqui o povo não gosta de cultura e só poucos que gostam,não fizeram uma homenagem a esse grande músico mundial . infelizmente é o BRASIL!
@Charles se fosse a Anitta ou o Pablo que morressem , O mundo parava ,
@Charles não,cidade aqui poucos tem cultura e gosta de boa música não valorizam verdadeiros artistas de talento.
Terra boa heim
@@carlosraphael1097 melhor comentario
@@l30S3UX já tem sim uma estátua e um centro de cultura com o nome dele.sou juazeirense nato
Amei o vídeo. Uma réstia de luz em meio a escuridão cega que se tornou esse assunto sobre o João Gilberto. Meu pai era um fã apaixonado por seu legado e permaneceu sendo. Conheço todos esses discos dele que vc tem. Guardo as imagens deles com carinho na minha memória. Ficaram com sua mulher na casa que meu pai morava antes de morrer. Tenho muita vontade de resgatá-los.
QUE aula! Obrigado por essa ótima explicação, Regis!
Na minha opinião, João Gilberto foi um gênio, sim. Um gênio Inovador.
Concordo
um gênio criativo
Parem com isso. João é uma divindade
Permita discordar, Regis. Mas um cara que cria um ritmo revolucionário como fez o João Gilberto, pra mim é gênio. Parabéns pelo vídeo
Bom dia...Jack Johnson falou a mesma.coisa....antes do seu primeira gravação só ouvia João Gilberto....show👏🏻
Falou no início que é difícil identificar o João como gênio, mas durante suas informações vc traduz toda a sua história como um verdadeiro gênio.
João não era chato. O João, nas entrevistas que deu, percebe-se que era muito tímido e não se mostrava à vontade diante de quem ele não conhecia. Ele era muito fino e educado. Um amor de pessoa. Salve João Gilberto! Salve a Bahia, senhor!
Acho horrivel e ridículo quando Anitta fala que ela esta sendo a primeira "cantora" a fazer sucesso no cenario internacional! Meu Deus!!!!
Ela nunca falou isso, mas alguns fãs falam!
@@diogo_barros ok
Desde o final dos anos 60,que gil faz turnê pelo mundo e não é só show pra brasileiros que estão por lá...
@@diogo_barros anita eh um pouco melhor que the beatles.mas os dois sao porcaria mesmo
Quem eh essa tal de Anita?
Para mim, a obra prima do João Gilberto é o disco Amoroso. Impossível você não se sensibilizar ao ouvi-lo. Ele é perfeito.
Concordo Micheline! Wave, Estate, Wonderful.....impecável!
Eu amo o AMOROSO, mas tb amo o álbum João de 1991, onde tem a ver são maravilhosa de Sampa, de Caetano, que inclusive, na minha opinião é melhor que a original... me desculpe Caetano, mas essa música é melhor na voz e no violão de João.
Eu não poderia contestar João Gilberto,ele tinha ouvido-absoluto,o meu é relativo demais,rs.
Os Beatles usaram muitos acordes dissonantes, principalmente na primeira fase deles, acho que até os Beatles tiveram uma certa influencia do João....os Beatles tinham um gosto muito apurado e estavam antenados a tudo que existia de bom, em matéria de música...inclusive Do You Want To Know A Secret é bem Bossa Nova, à la Maria Ninguém, muito bem gravada pelo João...e outras músicas dos Beatles com muitas dissonantes....
Valeu Regis !!! excepcional explanação em torno dessa lenda da música universal !!! Vá em paz , João !!
Noossa, realmente podemos considerar o João Gilberto como nosso Frank Sinatra. Se esse país fosse sério, o João estaria nesse status.
A propósito, poxa Regis, você esqueceu de falar da convivência que ele teve com os Novos Baianos e como ele foi responsável direto na criação junto com a banda do genial disco Acabou chorare, um dos melhores discos do Brasil.
Eu diria que ele foi mais um Elvis do que um Frank, pelo estilo inovador.
Mas ele é elevado a este nível, pelo menos por quem tem cultura e repertório pra isso. Ou acha que o povo que ouve esses pop caça-níqueis nos EUA sabe quem é Frank Sinatra?
O João estava acima do Sinatra. João não se moldou para a mídia.
Exato , João era amigo de Galvão e mostrou a nossa MPB para Seo Moreira, Labouche, Baby, Pepeu, chegaram no ouvidos deles Assis Valente, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim etc
Parabéns! Ótima reflexão, João Gilberto foi e sempre será um Ícone da música brasileira...
Aí eu me pego "maratonando" Regis Tadeu !!! Cara você é um arquivo vivo da cultura musical mundial !!
Pecou ao falar que João Gilberto não era um gênio... parabéns pelo vídeo é sempre bom e inteligente dividir esse nosso patrimônio da música ....o Brasil tem a melhor música do mundo, graças ao João Gilberto que influenciou toda uma geração!!!
Nunca me esqueço a primeira vez que eu ouvi o João.
"Aos pés da Santa Cruz, você se ajoelhou...." como me mudou aquilo
O cara era perfeccionista, muitas vezes por respeito ao público!
Anos 50 ,60,70,80 ...Anos 90 começou o fim da cultura musical no Brasil...
Se não tivesse a internet ( quando são postados coisas relevantes ) a gente estaria perdido.
João Gilberto recluso ele até que tinha razão... Aqui fora nada que se aproveita...
Agora ele faz parte da Santíssima Trindade da Bossa nova.
Antônio Carlos Jobim
Vinícius de Moraes
João Gilberto.
Acho que na verdade a coisa começou a degringolar nos anos 80. Temos na memória as grandes bandas: Legião e Paralamas de Brasília, Barão e Cazuza no Rio, Engenheiros no Rio Grande do Sul, Titãs e Ira São Paulo e tals... Tira isso, tem muita porcaria.
@@ddio8757 Mas nada supera os anos 90
@@renatogomes.2257 anos 90 grandes grupos surgiram como eo tchan e molejao kkkkkk
@@nomeesobrenome1243 Molejo ainda tinha algumas músicas que era boas ( poucas na verdade ) mas o É o tchan...
Só as dançarinas e olhe lá... kkkkkkkkkk
@@renatogomes.2257 sem dúvidas. Os anos 90 foram o fundo do poço que não conseguimos sair mais. A questão que esse lixo musical começou nos anos 80.
Excelente análise! João foi grande na sua área e influenciou músicos do mundo todo ! É possível amar o rock e bossa nova sem fazer comparação. Ambos são estilos musicais diferentes e tem bons e maus representantes !
😘
Uma verdadeira palestra ao ilustre ícone e pai não só da bossa, mas dá música brasileira. Uma esplanada com uma veracidade incontestável. Obrigado Regis pelas considerações ao mestre.
Chega de Saudade não foi o primeiro disco do João Gilberto. Foi o primeiro disco de bossa nova dele. Ele havia gravado anteriormente com o conjunto Canto da Lua. Também gravou outras músicas solo, no estilo Chico Alves, ou seja, ele tinha vozeirão. Posteriormente é que ele criou o estilo conhecido até hoje.
Muito bom aprender, vida longa ao canal.
Viva tudo que ilumina.
Sem João Gilberto, a música brasileira não seria um terço do que chegou a ser
chegou Sem do que um terço João Gilberto, brasileira não a música a seria ser
João Gilberto construiu a imagem de um Brasil colorido, moderno, elegante e alegre. Hoje nosso País é quadrado, brega, mau educado e intolerante.
Conheci agora o canal e já fui recebido com uma análise lúcida do espetacular músico João Gilberto. Sua contribuição para música brasileira é decisiva, como foi colocada, um divisor de águas. E como é comum no país, só daqui mais uns bons anos vai se atinar sobre isso.
Gostaria de sugerir apenas que intercalasse trechos das músicas entre seus comentários. Ficaria ainda mais interessante seu canal. Acervo dá pra ver que não lhe falta. Rs...
Parabéns, foi uma surpresa boa um espaço inteligente sobre música na rede. Vida longa e um abraço.
Esse é o primeiro vídeo desse canal que eu assisto. O sentimento é de que preciso assitir todos os outros.
Ele podia ser o que for, ele, Tom e Vinicius fizeram história na nossa música brasileira
Concordo com vc Regis..Joao Gilberto estava além da nossa cultura que nao valoriza um exelente artista! Uma vez Osvaldo Montenegro disse uma frase assim" O Brasil não merece Chico Buarque" acho que vale essa frase tbm para João Gilberto, o Brasil nao mereceu esse artista maravilhoso!!
Chico Buarque não merece o Brasil
O Brasil não ama o Brasil.
Maioria das músicas famosas que João Gilberto cantava, e que foram responsáveis pela sua fama, não eram de sua autoria. "Chega de Saudade" é de autoria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. O álbum chega de saudade, tem 12 faixas e apenas duas músicas são de autoria de João Gilberto. João Gilberto, na verdade, foi um grande interprete responsável em levar o MPB para o mundo, e não como um grande compositor...
O cara foi gênio no instrumental, criou uma nova forma de tocar violão
oba-la-la e um abraço no bonfa eram de sua autoria.
Excelente vídeo, Régis! JG é uma referência, mais uma que é mais respeitada lá fora que aqui. Abraço!
Adorei sua análise! Perfeito. Tive a oportunidade de conhece-lo na academia Roberto Menescal. quando ele chegava as aulas eram paralisadas e todos vinham para a escada ouvi-lo em silencio profundo !!! Ele era muito simpático!
Brasileiro ,Baiano ,João pois o Brasil no mapa musical do mundo , João Gilberto orgulho pra todos os brasileiros , e sem complexo de vira latas!
Se foi João Gilberto, chegou Lucas Lucco. Brasileiro merece!
Tem um garoto aí que é bom. O nome dele é Mudi Jarouche.
Hahahaha. A Geração 'Sertanojo' só vai conhecer isso, se não se permitir ser musicalmente influenciado.
E agora Régis quem vai nos representar mundialmente? Quem vai seguir a linhagem da música brasileira que João Gilberto nos mostrou? É lastimável essa perda.
Nova geração está difícil, mas a Joyce Moreno continua representando.Toca e canta divinamente.
Regis, toda minha vida tenho sofrido (mais comigo do que com os outros) pelo excesso de perfeccionismo que aplico em tudo que faço. Muitos dizem que isso é defeito, mais do que virtude, porém só quem vive com a convicção obsessiva e constante, de querer fazer tudo da maneira mais absurdamente perfeita, sabe o significado dos olhares, dos narizes torcidos e das inúmeras pechas que colocam em pessoas com esta "síndrome". Quanto a João Gilberto e sua arte, pode-se dizer que ele foi, ao mesmo tempo, um virtuose e um chato - o que na opinião dos que levam a vida na base do desleixo e da falta de respeito com seus irmãos e com a vida, é inadmissível. Mas enfim, tomara que no futuro a humanidade se toque que é parte inseparável de um universo perfeito e passe a respeitar mais seus "semelhantes diferentes". Parabéns pelo vídeo e pela aula sobre mais um dos grandes da música brasileira que se foi!
Como é bom ouvir você falar dessas verdades !.... puras verdades !!
Ele era fã e o jeito de cantar era inspirado no chet baker...Tinha um conhecimento bem amplo de engenharia sonora, conhecia muito os microfones e tudo a sua volta no palco, que influência sim no som! Sabia usar o ar ambiente e interno (diafragma) muito bem! Eu diria que foi um artista e compositor que entregou oque se propôs a entregar ao seu público; esse lance de gênio eu teno horror!
Tudo que vc falou de J. Gilberto eu assino em baixo, um talento inconfundível.
Queria que você gravasse um vídeo falando do trabalho musical do guilherme arantes.
Grande artista, porém esquecido.
Ele não têm uma boa voz, mas suas composições marcaram uma época que jamais voltará.
UP
Boa
.Boa guitar
ANÁLISE PERFEITA SOBRE O MARAVILHOSO JOÃO GILBERTO👏👏👏👏E CONCORDO PLENAMENTE COM SEU COMENTÁRIO CONCERNENTE À FALTA DE EDUCAÇÃO GENERALIZADA DAS PESSOAS...DIFÍCIL DE ATURAR!!!JOÃO GILBERTO SABIA DAS COISAS QUANDO SE ISOLOU DESTAS ENERGIAS NOCIVAS À ALMA. GRATA PELA EXCELENTE ANÁLISE 👏👏👏👏
Wow¡¡Eternamente fan del gran joao¡! Uno de mis primeros discos a mis 11 años,fue de el! Ame la bossa gracias a sus melodias y armonias exquisitas y su manera de cantar frases musicales increibles con esa voz grave tan llena de magia...ese artista merece la gloria en el supermusical brasil!! Forever joao! Saludos desde 🇦🇷
Para a época era muito moderno o estilo musical dele.
João Gilberto não foi gênio???
Ele só criou a BOSSA NOVA. Só isso...
Imagina se não fosse então... kkkkk
@@alissonrodrigues5547 Bim bom, Ho ba la la... João Gilberto não era um compositor e sim um "recompositor"
@@alissonrodrigues5547 ???????????????
@@alissonrodrigues5547 Bim Bom e Ho Ba La Lá praticamente dão início à Bossa Nova.
Se tudo isso que vc bem explicou não for genialidade...
exatamente. regis diz que JG não era gênio, mas aí desfia influências, conhecimento técnico, revolução no estilo de cantar e gravar em estúdio, a reverência dos artistas internacionais, o disco getz/gilberto...
né isso? kkkk
Rsrs...não e gênio ...e muito além .disso....e transcendental..
Rsrsrs
@@robertopassarinho7545 pode crer!
Quem é gênio para ele?
Em vários sites, é indicado "Kind of Blue" de Miles Davis como o disco de jazz mais vendido da história (só para complementar). "Getz/Gilberto" aparece como #10. De qualquer forma, mais um excelente video!
Rapaz esse canal do Regis é sensacional.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Meus parabéns!!!!
Incrível como a Bossa Nova tem o poder de nos alcançar e acalmar a alma. Grande Mel aos nossos ouvidos. Adoro MPB e Bossa Nova.👏👏
@@rogeriomuniz100 , não interessa que Roberto tenha vendido mais ou menos discos. A questão não e essa e também não é o que está em discussão.Estou dizendo que Bossa Nova,tem sim músicas boas .Concorda comigo amigão?
@@rogeriomuniz100 , pois bem: Bom seria ,se eu não tivesse que morrer,assim poderia estar para sempre, ouvindo essas maravilhas da nossa música brasileira.Fazer o que? Sonhar não paga nada né?👏👍
Bosta nova, tá mais pra bosta velha!!!
Bossa nova é uma grande bosta, ninguém ouve essa merda!! 🤪
@@ricardojesusdesouza3823 , compreendo que você não goste. Nada como a nossa música brasileira,vai por mim amigão,e muito bom,pois eu não vivi essa época, mas aprecio as letras das músicas. Muito bom Ricardo,pode crer! Ótima noite,fique com Deus.
Por tudo que foi explicado por você, vou discordar. Ele sim é gênio e com G maiúsculo!
Regis vc é um tremendo profissional.
Nao vou negar que as vezes você até pega pegava pesado demais quando era gurado no programa do Raul.
Mas esse é o seu melhor video aqui no youtube👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
sempre um alívio encontrar oásis como este teu canal, Regis. gratíssimo! PARABÉNS e vida longA
Excelentes colocações. Vida longa para esse canal.