Tem muita gente com "trabalho ótimo"!! Negros e negras, pessoas com deficiência, mulheres, LGBTQIA+, entre muitas outras diversidades que compõem o indivíduo. A pergunta é: por quê essas pessoas não estão ocupando espaços de visibilidade? Compreendo e concordo com você Rebeca. É bom ver o canal se colorindo de diversidade. É bom ver essas pessoas tendo oportunidade de expor seus "ótimos trabalhos". ;*
Flavio Cesar do Carmo Santana Ouvir a opinião que diverge da minha solidifica o que já penso ou me mostra pontos frágeis, que devo reconstruir. Silenciar o outro, só demonstra minha fragilidade.
infelizmente existes pessoas que possui uma visão no qual eles partem como verdade algo que e ruim para toda a comunidade, esses devem ser silenciados.
Justamente, como um trabalhador que trabalha arduamente e depende de um salário , vai ter tempo para entretenimento, familia, como ele vai cuidar da saúde e irá se reciclar no mercado de trabalho através da educação?
Professor, que aula. Bem estruturado esses pensamentos e sua questão final coroa-nos com uma bela reflexão. Mera ilusão? Será? Ao sr. meu respeito e admiração!!!
nunca vi uma colocação tão lúcida e necessária para esclarecer o que esta sendo chamado de "crise moral e ética". Infelizmente não é um conteúdo que possa ser explicado de forma clara para aquele que mais sofre com essa ilusão do estado de bem-estar, felizmente (mesmo em meio a tantos conflitos sociais) há o vislumbre, um "pontinho de luz" da alteração para um novo sistema econômico.... Obrigada pelo vídeo!
Lucas F Tudo se começa com uma ideia (imaginação), depois se busca concretizar a ideia no mundo real! Ideias supostamente utopicas tais como o homem ir a Lua... Ou a imaginação de se viver sem guerra. Eram ideias utopicas a alguns séculos atrás e se tornou realidade. Lucas vem imaginar conosco e ao menos tentar construir um mundo melhor!
Caramba! Assisti a conversa do Silvio com o Mano Brown ontem no jantar e depois sentei rpa escrever sobre crise do Estado Social e democrático, dei uma paisa agr pra e resolvo jogar o tema no RUclips e me deparo com esse vídeo. Coincidência? Acho que sim, mas adorei! Sempre bom ouvir o professor Silvio.
o surgimento do bem estar social começou com Santo AMBRÓSIO. lá se vem os deturpadores querendo deturpar conceitos historicos. Tem um vídeo excelente no canal lobo conservador sobre o Santo.
A linguagem primária bem didática pode contribuir para avaliações mais profundas. O organizador narrador do vídeo deve ser elogiado pela iniciativa. Não cabe aqui fazer juízos de valor ou externar antítese de opinião. Está em bom caminho.
O mundo precisa de pessoas que não faz parte da maioria que está inserido neste mundo seletivo que escolhe quem deve e quem pode viver bem e desfrutar do bem dessa terra . Cultura é restrita a uma minoria privilegiada. Acesso a capital financeiro também é restrito a poucos privilegiado e que são os que dão calote no sistema financeiro , agindo como se fosse o filho pegando dinheiro com o país. Veja o que está acontecendo no Brasil no Estado do Pará um empresa estrangeira que extrai minério, vem a anos poluindo os rios , lagos , poços , riacho . E quando o moradores reclamam as instituições que tem que regular e controlar essas empresas estrangeiras. Essas empresas dá aos moradores da região que estão contaminado com xumbo e outros minérios, água e cesta básica. Mas o Estado brasileiro o governo brasileiro não toma nenhuma providência e os moradores estão com sintomas de envenenamento ao beber e cozinhar com essas águas. O presidente do Brasil, visitou esse país de branco , loiros e lá o presidente do Brasil foi humilhado e lá nesse país tinha ONGS que trabalham em favor desse país e manifestante com cartaz que hostilizar o presidente do Brasil e aqui no Brasil, ONGS e até índios comprados por esses países hostilizavam o governo e também o Estado do Brasil. Hoje está aí a prova que o presidente do Brasil estava certo . Os brancos podem tudo naquele que os fortalece o sistema . Cadê MP, cadê o IBAMA. O ministério do meio ambiente . Todos que defenderam esse país que explora as riquezas do Brasil comprando ONGS e instituições traidoras deveria ser processadas por deixar um país explorador , matar , eliminar a população do Estado do Pará. Cadê os políticos, os senadores , deputados federal , cadê o governador , cadê MP, cadê o STF. Só tomam iniciativa quando as pessoas já estão padecendo . Não tem juiz pra denunciar vocês, mas Deus vai cobrar . Alguém sabe que país explora os minérios no Estado do Pará? Alguém sabe o nome da primeira ministra desse país que esnobou o presidente da República do Brasil? Esqueci o nome desse país? Esses dominadores ainda pensa que o Brasil ainda é uma colônia.
Existem países que envestem em bem estar social e o resultado na economia são muitos bons, são países que se encontram no topo do índice de desenvolvimento humano e renda per capita!
Sempre gostei do Silvio Luiz, ele esclarece de maneira muito simples, ele é jurista e doutor em filosofia e alguns alienados vem aqui comentar dizendo que é baboseira!
Matheus, só estou sendo um pouco irônico. Mas vamos lá! Vou pegar como exemplo a Dinamarca que vc citou em outro comentário. Será que você sabe quanto eles pagam de impostos? Pagam mais de 40% de impostos (em alguns casos, pode chegar a 56%). A população, quase em peso, faz uso dos serviços públicos porque eles são de qualidade. Em outras palavras, o Estado dinamarquês não é nem de longe um Estado pequeno e os seus impostos também não são baratos, são bem salgados. A questão não é o tamanho do Estado, mas a sua eficiência. A atividade econômica lá funciona bem por causa da regulamentação estatal, e não apesar de.
Sabe, Matheus, estou achando uma maravilha esse escândalo do auxílio moradia do judiciário ter vindo à tona. As pessoas criticam ao extremo o Bolsa Família, um programa de segurança alimentar, mas viram a cara e fazem de conta que não estão vendo a farra do judiciário, isso para não falar do Refis e seu perdão de dívidas de empresários no valor de 543 bilhões. Esse discurso, muitas vezes, é apenas uma cortina de fumaça para um fato muito mais simples: a nossa "elite" e a nossa classe mérrrdia têm nojo do pobre. Acham que o pobre é pobre por... preguiça! Porque não se esforçou o suficiente.
Sempre fiquei intrigado ao ver filmes norte-americanos em relação ao retrato do pobre. Sempre achei o pobre americano melhor servido que muitos de classes superiores de muitos Países pelo mundo. Aí fui ver que a imensa maioria possui ar-condicionado, possuem microondas, quase três quartos têm um carro ou uma caminhonete, quase dois terços possuem TV a cabo ou satélite, mais da metade das famílias pobres com filhos têm algum sistema de videogame, como o Xbox ou o PlayStation, acesso a internet. Descobri também que são mais "altos" que seus pares no mundo e que seu índice de pobreza (estabelecido por eles mesmos) é em alguns casos 20 ou 30 vezes mais altos (em relação aos que estabelecidos pela ONU) que em países da Africa.
O estado de bem-estar social fundamental para sobrevivência do sistema capitalismo e os mercados internos e mundial, deixando os proletas com três refeições e trabalhando para sustentar a base do capital.
Ótima explicação. Só faltou comentar o Estado de Bem-Estar Social como meio de cooptação da classe trabalhadora frente ao ideário comunista, em prestígio após a Segunda Guerra Mundial.
Parece que não ouviu, ou não prestou atenção, quando ele afirmou que o Welfare State é uma forma de perpetuar o capitalismo, não ferramenta de propaganda comunista. Como se a China e a Rússia não fossem potências mundiais, com seus problemas, é claro, assim como a antítese mais óbvia, os EUA. Desconstrua, parça.
Bruno de Carvalho capitalismo=livre comércio, estado de "bem-estar" social presume intervenção Estatal no mercado, o que exclui qualquer possibilidade de chamar esse troço de capitalismo, falar abobrinha é fácil, estudar não, desconstrução amigão.
Gabriella Araujo não é, dado que capitalismo é fundado na livre troca entre os indivíduos, o que implica numa abstenção/inexistência do Estado, talvez um Estado que fornecesse apenas serviços de segurança e justiça se aproximasse do capitalismo, mas estado de bem estar social com certeza é absurdamente distante de um capitalismo real
Vocês estão confundindo capitalismo com (neo)liberalismo e anarquia. Diferentemente do socialismo utópico (ou "comunismo"), o Estado de Bem-Estar Social se funda em uma sociedade onde o capital é central e permeia todas as relações, inclusive as de intervencionismo. Aliás, no Estado mais (neo)liberal possível, ainda assim o Estado intervém muito. Estado sem intervenção não existe. Se não há intervenção estatal, é anarquia.
O que acontece quando é a própria intervenção do Estado que causa a crise? As pessoas tendem a dizer que o Estado não intervia na economia antes da crise de 29, o que é, para alguns autores, falso. Se formos na raiz do problema da crise em 2008, foi exatamente a política de incentivo ao crédito com juros baixos regulados pelo BC norte americano que deu início a especulação imobiliária. O Estado ele deve servir de pilar de sustentação para manutenção dos conflitos sociais, não de meio para implementação de políticas defendidas por grupos de interesse, sejam eles a bancada agrícola, sejam eles as "minorias".
Raphael, é verdade! O Fed teve a sua parcela de culpa, porém o que os liberais raramente dizem é que (isso segundo o relatório oficial de análise da crise feito por uma comissão do Governo americano) o erro do Fed foi não ter regulado mais o crédito, e não menos. Ou seja, o Estado pecou em ter se metido pouco! Há quem diga que a origem dessa bolha nem está no papel do Fed, mas no estouro da bolha da internet. De qualquer forma, a meu ver, os grandes culpados dessa crise foram a ganância dos bancos ao oferecerem os subprimes e as agências de risco, que sabiam o que havia dentro dos CDO's, mas disseram aos investidores que esses eram bons negócios. Ah! Mais uma coisa: na hora de criticar o papel do Estado, também é bom lembrar que foi o socorro dele que evitou uma quebradeira geral.
Bem, é um ponto de vista. É bom lembrar que quem arcou com prejuízo dos bancos foram os pagadores de impostos, no final, você tem o Estado resolvendo um problema que ele mesmo gerou. Depois, ao meu ver, é meio subjetivo demais colocar o problema da causa na ganância dos bancos, porque, dessa maneira , cortamos o elo central entre o real problema e a solução objetiva. A maioria das pessoas não gostam dos pontos de vistas que vão contra o que sustenta suas crenças pessoais, de qualquer forma, sugiro o documentário: Fraude: ruclips.net/video/PTpKGiVwKHY/видео.html Se quiserem explorar a crise de 2008 sobre uma ótica diferente.
Raphael, eu não diria que ele gerou, mas que ele fez parte da crise. Acho que a culpa dos bancos é algo que não dá para deixar de lado, afinal de contas, eram eles que lidavam diretamente com os "ninjas", aquelas pessoas que não tinham a menor condição de conseguir um empréstimo em qualquer avaliação séria de crédito. A causa da crise não foi um fator apenas, mas vários, que somados deram naquilo, não tiro a responsabilidade de ninguém, mas sinto que você colocou a culpa toda na conta do Fed. Sobre o Estado ter arcado com o prejuízo... bem, ele não foi o único, o Lehman Brothers que o diga. Quando pagamos impostos, também esperamos que o Estado mantenha a ordem da sociedade, mesmo que para isso ele tenha que socorrer bancos e evitar um efeito dominó de quebradeira no sistema financeiro. Pontos de vista e crenças todos têm, mas isso não me impede de analisar de forma objetiva o problema.
O estado de bem estar social é uma perigosa ilusão? Digamos que o pensamento do Sílvio seja que sim. Agora fica meu questionamento, qual seria, na visão do Sílvio, a ou as alternativas? Gostaria de saber para poder continuar a estudar o assunto.
Bom, sei que Silvio e eu temos algo em comum, somos adeptos do marxismo, materialismo historico e dialético + comunismo. Sendo assim, a solução é a implementação do socialismo. Se precisar transcorrer mais, o farei, se quiser..
Professor, adorei seu vídeo. Mas preciso dizer que não acredito que o Estado de bem-estar social seja apenas uma ilusão, não é uma utopia, funcionou nos países nórdicos da Europa, possibilitando os maiores IDH da região. Mas é claro que como vc mesmo disse, deve estar atrelado a princípios como a moralidade e acho que aqui no Brasil não funcionou pq nossos governantes não se importam com princípios... Então, continuarei acreditando e defendendo essa forma de regulação da economia no meu país, onde a maior parte da população ainda vive na miséria.
O grande dilema da sociedade é como gerir o poder. Quem definiria como as relações sociais deveriam funcionar. Esse é o grande problema, seja no Capitalismo, seja no Socialismo. Não há boas perspectivas em nenhuma das duas ideologias. Isso resolvido, todos os outros problemas sociais também serão. Quem que define que as relações sociais no Capitalismo ou no Socialismo é melhor do que cultura dos povos Indígenas? O que justifica que o modo de vida moderno é superior aos dos povos "primitivos" e seria o ser atingido para todos? Enfim, antes da discussão sobre Economia, Direito, é necessário discutir a Política.
Eu penso que o liberalismo e o Estado do Bem-Estar social (ou social-democracia) embora justificam a democracia como "valor" ou "bem", a encaram, de fato, pelo critério da eficácia. Defendem a democracia porque lhes parece um regime favorável a apatia política. A ideia de cidadania é reduzida a organização de partidos políticos e manifestando-se no processo eleitoral de escolhas de representantes.
Como o Estado de Bem-Estar Social legitima a desigualdade sendo que os países com uma das menores desigualdades (gênero e renda) vivem um regime de Estado de Bem-Estar Social (vide países nórdicos)?
Acho que é tipo assim: eles meio que deram a ilusão para o proletariado de uma possibilidade de convivência pacifica eternamente com a burguesia, e não necessariamente são o mesmo Estado de Bem-Estar social para as suas camadas marginalizadas e para os imigrantes.. então a desigualdade ta justificada
eu entendi essa questão mais como um problema do contexto do século passado do que como um problema inerente ao Estado de bem-estar social. mas vale lembrar também que é uma estratégia dentro do capitalismo né, e no capitalismo sempre persistirá algum tipo de desigualdade
Ninguém pode negar que o único modelo de criar riquezas é o capitalismo. Agora para gerar um estado de bem-estar se faz necessário as intervenções estatais necessárias para a distribuição, regulação e oportunidades mais iguais possíveis para todos pelo Estado.
A ausência completa do Estado beira a anarquia. O diálogo é o balizador comum entre os grupos de cidadãos. Lamentavelmente em nosso país escravocrata o Estado favoreceu os grupos dominantes e chegamos ao abismo estrutural, corrosão do Estado e seus indivíduos.
Silvio Almeida muito didático como sempre. Mais vídeos dele, no canal, por favor.
como é bom ver a Casa do Saber se enegrecendo.
representatividade! 💛
Rebeca Rodrigues ele não ta la por ser negro, ele ta la porque reconhecem que o trabalho dele é ótimo extremamente escroto o que você ta dizendo
Exato Will Reis.
existe muita gente importante que não tem reconhecimento, se vc for em qualquer favela vai ver muita gente inteligente.
@@WilsonVieira13 👏👏👏
Tem muita gente com "trabalho ótimo"!! Negros e negras, pessoas com deficiência, mulheres, LGBTQIA+, entre muitas outras diversidades que compõem o indivíduo. A pergunta é: por quê essas pessoas não estão ocupando espaços de visibilidade? Compreendo e concordo com você Rebeca. É bom ver o canal se colorindo de diversidade. É bom ver essas pessoas tendo oportunidade de expor seus "ótimos trabalhos". ;*
Doze minutos bem investidos.
Mesmo para quem discorda é muito muito agregador.
depois de uma aula assim, vc ate vira petista ne ?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Flavio Cesar do Carmo Santana
Ouvir a opinião que diverge da minha solidifica o que já penso ou me mostra pontos frágeis, que devo reconstruir.
Silenciar o outro, só demonstra minha fragilidade.
infelizmente existes pessoas que possui uma visão no qual eles partem como verdade algo que e ruim para toda a comunidade, esses devem ser silenciados.
@@flaviocesardocarmosantana5551 estado de bem estar social = socialismo
Não queremos mais isto em nosso país
Quanto mais assisto mais culto intelectual inteligente me torno
Casa do saber tem uma grande importância na nossa cultura e história e filosofia
Silvio Luiz, que bom vê-lo por aqui. Suas abordagens são sempre bem contextualizadas. Adorei seu livro sobre Sartre.
Justamente, como um trabalhador que trabalha arduamente e depende de um salário , vai ter tempo para entretenimento, familia, como ele vai cuidar da saúde e irá se reciclar no mercado de trabalho através da educação?
Professor, que aula. Bem estruturado esses pensamentos e sua questão final coroa-nos com uma bela reflexão. Mera ilusão? Será?
Ao sr. meu respeito e admiração!!!
Esse canal é absurdamente incrível, simplesmente OBRIGADO pelo trabalho e a iniciativa de trazer grandes pesquisadores aqui.
nunca vi uma colocação tão lúcida e necessária para esclarecer o que esta sendo chamado de "crise moral e ética". Infelizmente não é um conteúdo que possa ser explicado de forma clara para aquele que mais sofre com essa ilusão do estado de bem-estar, felizmente (mesmo em meio a tantos conflitos sociais) há o vislumbre, um "pontinho de luz" da alteração para um novo sistema econômico.... Obrigada pelo vídeo!
Me trouxe uma visão do mundo que eu não imaginava que existia, parabéns!
Seja Bem vindo a imaginolândia!!
Lucas F Tudo se começa com uma ideia (imaginação), depois se busca concretizar a ideia no mundo real! Ideias supostamente utopicas tais como o homem ir a Lua... Ou a imaginação de se viver sem guerra. Eram ideias utopicas a alguns séculos atrás e se tornou realidade. Lucas vem imaginar conosco e ao menos tentar construir um mundo melhor!
@@viniaceli essa é a ideia...
Análise muito pertinente e fundamentada.
Caramba! Assisti a conversa do Silvio com o Mano Brown ontem no jantar e depois sentei rpa escrever sobre crise do Estado Social e democrático, dei uma paisa agr pra e resolvo jogar o tema no RUclips e me deparo com esse vídeo. Coincidência? Acho que sim, mas adorei! Sempre bom ouvir o professor Silvio.
O Silvio é simplesmente fantástico!❤ Q aula, meus amigos.
Melhor resumo sobre Welfare State. Gostei muito do conteúdo e, a partir de hoje, serei mais um aprendiz do canal. Boa sorte!
Ótimo, vídeo! Equilibrado e questionador.
Aulão!!
Que homem inteligente! Parabéns!!! ❤
Representando a USJT, orgulho de ser aluno!
Meu eu espero que o estado de bem estar social dure pra sempre, tive uma conversa e mudei de opinião sobre varios aspectos que eu achava corretos
Fã número um do Silvio 🖐🏿🤚🏿🤚🏿🤚🏿
Amei o vídeo vou acompanhar outros vídeos senti muito representada pelo professor sucessos😊
Silvio de Almeida um Grande Professor!!
Acho que 80% dos comentaristas não sabem a diferença entre Estado e Governo.
o surgimento do bem estar social começou com Santo AMBRÓSIO. lá se vem os deturpadores querendo deturpar conceitos historicos.
Tem um vídeo excelente no canal lobo conservador sobre o Santo.
@@LeonProZip "lobo conservador" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é piada?
@@hero660BBAAAADDDDFF Piada? Piada É tentar dizer que algo é piada ausente de analise. Isso sim, é uma piada.
@Matheus Silva Estou mentindo? Nao.... O que é ruim? É simples, A mentira.
Felicidades....
real
Esclarecedor,informativo,excelente!!!Muito importante hoje é sempre!👏🏿👏🏾👏👏🏻
Sugestão: vejam tbm o canal Nova Acrópole... vão apreciar com certeza :-)
A linguagem primária bem didática pode contribuir para avaliações mais profundas. O organizador narrador do vídeo deve ser elogiado pela iniciativa. Não cabe aqui fazer juízos de valor ou externar antítese de opinião. Está em bom caminho.
Explica muito bem parabéns
Excelente, professor.
EXCELENTE!
O mundo precisa de pessoas que não faz parte da maioria que está inserido neste mundo seletivo que escolhe quem deve e quem pode viver bem e desfrutar do bem dessa terra . Cultura é restrita a uma minoria privilegiada. Acesso a capital financeiro também é restrito a poucos privilegiado e que são os que dão calote no sistema financeiro , agindo como se fosse o filho pegando dinheiro com o país. Veja o que está acontecendo no Brasil no Estado do Pará um empresa estrangeira que extrai minério, vem a anos poluindo os rios , lagos , poços , riacho . E quando o moradores reclamam as instituições que tem que regular e controlar essas empresas estrangeiras. Essas empresas dá aos moradores da região que estão contaminado com xumbo e outros minérios, água e cesta básica. Mas o Estado brasileiro o governo brasileiro não toma nenhuma providência e os moradores estão com sintomas de envenenamento ao beber e cozinhar com essas águas. O presidente do Brasil, visitou esse país de branco , loiros e lá o presidente do Brasil foi humilhado e lá nesse país tinha ONGS que trabalham em favor desse país e manifestante com cartaz que hostilizar o presidente do Brasil e aqui no Brasil, ONGS e até índios comprados por esses países hostilizavam o governo e também o Estado do Brasil. Hoje está aí a prova que o presidente do Brasil estava certo . Os brancos podem tudo naquele que os fortalece o sistema . Cadê MP, cadê o IBAMA. O ministério do meio ambiente . Todos que defenderam esse país que explora as riquezas do Brasil comprando ONGS e instituições traidoras deveria ser processadas por deixar um país explorador , matar , eliminar a população do Estado do Pará. Cadê os políticos, os senadores , deputados federal , cadê o governador , cadê MP, cadê o STF. Só tomam iniciativa quando as pessoas já estão padecendo . Não tem juiz pra denunciar vocês, mas Deus vai cobrar . Alguém sabe que país explora os minérios no Estado do Pará? Alguém sabe o nome da primeira ministra desse país que esnobou o presidente da República do Brasil? Esqueci o nome desse país? Esses dominadores ainda pensa que o Brasil ainda é uma colônia.
Eu tenho um orgulho imenso quando vejo indivíduos negros dominar com excelência !
E verá cada vez mais :)
Que explicação maravilhosa!!! Parabéns!!
Muito bem explicado.
Obrigada, Professor Silvio! Esclarecedor.
Excelente colocacoes!! Obrigada!!
Excelente!
Simplesmente fantástico esse canal.
Excelente o vídeo, muito esclarecedor...
Excelente vídeo, parabéns
Votarei no mais preparado! Professor de Direito Constitucional e Social-democrata #CIRO2018
Jean Willys, vc aqui??
Ciro mesmo
assisti 3 vzs só pra anexar bem kkkk sensacional. mt obrigado
Elucidativo e didático todas as pessoas deveriam assistir uma aula dessas.
Bom vídeo e bons comentários....é disso que precisamos...discussões construtivas!
Perfeito, esclareceu exatamente oq me veio na cabeça
Muito bom o vídeo! Parabéns, professor!! E obrigada!
Excelente exposição.
Existem países que envestem em bem estar social e o resultado na economia são muitos bons, são países que se encontram no topo do índice de desenvolvimento humano e renda per capita!
Sempre gostei do Silvio Luiz, ele esclarece de maneira muito simples, ele é jurista e doutor em filosofia e alguns alienados vem aqui comentar dizendo que é baboseira!
Eduardo Monteiro diploma não é nada filho
Matheus, fale-me mais sobre as suas sábias soluções para a economia mundial. Estou curiosíssimo :S
Ricardo Nascimento leia os meus outros comentários desse vídeo, está nos comentários aí em algum lugar, ja cansei de explicar
Matheus, só estou sendo um pouco irônico. Mas vamos lá! Vou pegar como exemplo a Dinamarca que vc citou em outro comentário. Será que você sabe quanto eles pagam de impostos? Pagam mais de 40% de impostos (em alguns casos, pode chegar a 56%). A população, quase em peso, faz uso dos serviços públicos porque eles são de qualidade. Em outras palavras, o Estado dinamarquês não é nem de longe um Estado pequeno e os seus impostos também não são baratos, são bem salgados. A questão não é o tamanho do Estado, mas a sua eficiência. A atividade econômica lá funciona bem por causa da regulamentação estatal, e não apesar de.
Sabe, Matheus, estou achando uma maravilha esse escândalo do auxílio moradia do judiciário ter vindo à tona. As pessoas criticam ao extremo o Bolsa Família, um programa de segurança alimentar, mas viram a cara e fazem de conta que não estão vendo a farra do judiciário, isso para não falar do Refis e seu perdão de dívidas de empresários no valor de 543 bilhões. Esse discurso, muitas vezes, é apenas uma cortina de fumaça para um fato muito mais simples: a nossa "elite" e a nossa classe mérrrdia têm nojo do pobre. Acham que o pobre é pobre por... preguiça! Porque não se esforçou o suficiente.
Excelente análise
Grande prof. Silvio!!!
Excelente! Pena que em alguns momentos ele fala muito baixinho
Ótimo Vídeo !!!
Parabéns !!
Excelente explicação professor!
rapaz, só o curriculum do cara me deixou de queixo caído. kkkk
Alguns colegas de faculdade tiveram aula de filosofia jurídica com ele e gostaram mto...
Moço você é bom hein!!! 🤝
Excelente explicação, obrigado professor.
Muito bom o vídeo, sou adepto do estado de bem estar social.
Na teoria é lindo
@@jeffersoncampos7241 na prática tbm... pena que tem subserviente demais no Brasil.
Sempre fiquei intrigado ao ver filmes norte-americanos em relação ao retrato do pobre. Sempre achei o pobre americano melhor servido que muitos de classes superiores de muitos Países pelo mundo.
Aí fui ver que a imensa maioria possui ar-condicionado, possuem microondas, quase três quartos têm um carro ou uma caminhonete,
quase dois terços possuem TV a cabo ou satélite, mais da metade das famílias pobres com filhos têm algum sistema de videogame, como o Xbox ou o PlayStation, acesso a internet. Descobri também que são mais "altos" que seus pares no mundo e que seu índice de pobreza (estabelecido por eles mesmos) é em alguns casos 20 ou 30 vezes mais altos (em relação aos que estabelecidos pela ONU) que em países da Africa.
Maravilhosa aula!
Unisa Parelheiros 🌻💐
Vídeo muito enriquecedor
Esse cara tinha que ser Presidente do Brasil.
Que aula ❤
Obrigada!
Eu assisti esse video agora, ai eu vou sentar aqui pra pensar e reassistir ele mais tarde, porque porraaannn
Que aula! mano ,muito bom!
Meu professor e mestre Silvio, feliz em ouvi-lo , sempre agregando saber, certo Senhores!?
Saudades das Aulas de Direito la na FZP......
O estado de bem-estar social fundamental para sobrevivência do sistema capitalismo e os mercados internos e mundial, deixando os proletas com três refeições e trabalhando para sustentar a base do capital.
Perfeito!
Bem estar é não depender de dinheiro pra ser feliz ☺️☺️☺️
👏👏👏👏👏👏👏😊☺ aula maravilhosa
perfeito!
Excelente explicação!
Muito bom, mas talvez pudesse ser um pouco mais curto.
Ótima explicação. Só faltou comentar o Estado de Bem-Estar Social como meio de cooptação da classe trabalhadora frente ao ideário comunista, em prestígio após a Segunda Guerra Mundial.
Parece que não ouviu, ou não prestou atenção, quando ele afirmou que o Welfare State é uma forma de perpetuar o capitalismo, não ferramenta de propaganda comunista. Como se a China e a Rússia não fossem potências mundiais, com seus problemas, é claro, assim como a antítese mais óbvia, os EUA. Desconstrua, parça.
Bruno de Carvalho capitalismo=livre comércio, estado de "bem-estar" social presume intervenção Estatal no mercado, o que exclui qualquer possibilidade de chamar esse troço de capitalismo, falar abobrinha é fácil, estudar não, desconstrução amigão.
Capitalismo utópico sem estado não existe, assim como não existe socialismo utópico. Bem estar social é capitalista sim, não se enganem
Gabriella Araujo não é, dado que capitalismo é fundado na livre troca entre os indivíduos, o que implica numa abstenção/inexistência do Estado, talvez um Estado que fornecesse apenas serviços de segurança e justiça se aproximasse do capitalismo, mas estado de bem estar social com certeza é absurdamente distante de um capitalismo real
Vocês estão confundindo capitalismo com (neo)liberalismo e anarquia. Diferentemente do socialismo utópico (ou "comunismo"), o Estado de Bem-Estar Social se funda em uma sociedade onde o capital é central e permeia todas as relações, inclusive as de intervencionismo. Aliás, no Estado mais (neo)liberal possível, ainda assim o Estado intervém muito. Estado sem intervenção não existe. Se não há intervenção estatal, é anarquia.
obgda pela aula
Q aula!!!
Ótimo vídeo.
Muito bom. Mas cruel terminar o vídeo com essa crítica no ar..."é uma poderosa ilusão?"
O que acontece quando é a própria intervenção do Estado que causa a crise?
As pessoas tendem a dizer que o Estado não intervia na economia antes da crise de 29, o que é, para alguns autores, falso. Se formos na raiz do problema da crise em 2008, foi exatamente a política de incentivo ao crédito com juros baixos regulados pelo BC norte americano que deu início a especulação imobiliária. O Estado ele deve servir de pilar de sustentação para manutenção dos conflitos sociais, não de meio para implementação de políticas defendidas por grupos de interesse, sejam eles a bancada agrícola, sejam eles as "minorias".
Ai Jesus viu e não entendeu. No mínimo bolsomimiom
Raphael, é verdade! O Fed teve a sua parcela de culpa, porém o que os liberais raramente dizem é que (isso segundo o relatório oficial de análise da crise feito por uma comissão do Governo americano) o erro do Fed foi não ter regulado mais o crédito, e não menos. Ou seja, o Estado pecou em ter se metido pouco! Há quem diga que a origem dessa bolha nem está no papel do Fed, mas no estouro da bolha da internet. De qualquer forma, a meu ver, os grandes culpados dessa crise foram a ganância dos bancos ao oferecerem os subprimes e as agências de risco, que sabiam o que havia dentro dos CDO's, mas disseram aos investidores que esses eram bons negócios. Ah! Mais uma coisa: na hora de criticar o papel do Estado, também é bom lembrar que foi o socorro dele que evitou uma quebradeira geral.
Bem, é um ponto de vista. É bom lembrar que quem arcou com prejuízo dos bancos foram os pagadores de impostos, no final, você tem o Estado resolvendo um problema que ele mesmo gerou. Depois, ao meu ver, é meio subjetivo demais colocar o problema da causa na ganância dos bancos, porque, dessa maneira , cortamos o elo central entre o real problema e a solução objetiva. A maioria das pessoas não gostam dos pontos de vistas que vão contra o que sustenta suas crenças pessoais, de qualquer forma, sugiro o documentário: Fraude: ruclips.net/video/PTpKGiVwKHY/видео.html
Se quiserem explorar a crise de 2008 sobre uma ótica diferente.
Raphael, eu não diria que ele gerou, mas que ele fez parte da crise. Acho que a culpa dos bancos é algo que não dá para deixar de lado, afinal de contas, eram eles que lidavam diretamente com os "ninjas", aquelas pessoas que não tinham a menor condição de conseguir um empréstimo em qualquer avaliação séria de crédito. A causa da crise não foi um fator apenas, mas vários, que somados deram naquilo, não tiro a responsabilidade de ninguém, mas sinto que você colocou a culpa toda na conta do Fed. Sobre o Estado ter arcado com o prejuízo... bem, ele não foi o único, o Lehman Brothers que o diga. Quando pagamos impostos, também esperamos que o Estado mantenha a ordem da sociedade, mesmo que para isso ele tenha que socorrer bancos e evitar um efeito dominó de quebradeira no sistema financeiro.
Pontos de vista e crenças todos têm, mas isso não me impede de analisar de forma objetiva o problema.
Michelle OHara deveria argumentar!
Muito bom!
Planejo uma visita semana que vem.
No Brasil a carga tributária é regressiva, fazendo com que a população pobre pagam proporcionalmente a maior parte dos impostos!!
0:00 af mano é mt fofo
O estado de bem estar social é o sonho de todo encostado na vida.
Legal mesmo é trabalhar que nem um camelo até enfartar. Ou de coronavírus em casa porque não tem leito de UTI suficiente.
Então nos países nórdicos a população é vagabunda e encostada ?
Dr.Silvio, aguardamos V.Exa para tomar um chafe' e ouvir o povo daqui, tds vao ficar felizes ....
O estado de bem estar social é uma perigosa ilusão? Digamos que o pensamento do Sílvio seja que sim. Agora fica meu questionamento, qual seria, na visão do Sílvio, a ou as alternativas? Gostaria de saber para poder continuar a estudar o assunto.
Bom, sei que Silvio e eu temos algo em comum, somos adeptos do marxismo, materialismo historico e dialético + comunismo. Sendo assim, a solução é a implementação do socialismo. Se precisar transcorrer mais, o farei, se quiser..
@@BrunoLima-vh1eu Obrigada!
Professor, adorei seu vídeo.
Mas preciso dizer que não acredito que o Estado de bem-estar social seja apenas uma ilusão, não é uma utopia, funcionou nos países nórdicos da Europa, possibilitando os maiores IDH da região.
Mas é claro que como vc mesmo disse, deve estar atrelado a princípios como a moralidade e acho que aqui no Brasil não funcionou pq nossos governantes não se importam com princípios...
Então, continuarei acreditando e defendendo essa forma de regulação da economia no meu país, onde a maior parte da população ainda vive na miséria.
Os países nórdico estão estagiando econômicamente a décadas
Informações importantíssimas! E, Ciro 2018!
Bolsonaro 2018!
Bom.
O grande dilema da sociedade é como gerir o poder. Quem definiria como as relações sociais deveriam funcionar. Esse é o grande problema, seja no Capitalismo, seja no Socialismo. Não há boas perspectivas em nenhuma das duas ideologias. Isso resolvido, todos os outros problemas sociais também serão. Quem que define que as relações sociais no Capitalismo ou no Socialismo é melhor do que cultura dos povos Indígenas? O que justifica que o modo de vida moderno é superior aos dos povos "primitivos" e seria o ser atingido para todos? Enfim, antes da discussão sobre Economia, Direito, é necessário discutir a Política.
Eu penso que o liberalismo e o Estado do Bem-Estar social (ou social-democracia) embora justificam a democracia como "valor" ou "bem", a encaram, de fato, pelo critério da eficácia. Defendem a democracia porque lhes parece um regime favorável a apatia política. A ideia de cidadania é reduzida a organização de partidos políticos e manifestando-se no processo eleitoral de escolhas de representantes.
Dr. Silvio fala bem e bem educado...
Futuro Senador ou Presidente ????
A escala do bem estar social e aferido pelo dinheiro
Como o Estado de Bem-Estar Social legitima a desigualdade sendo que os países com uma das menores desigualdades (gênero e renda) vivem um regime de Estado de Bem-Estar Social (vide países nórdicos)?
Acho que é tipo assim: eles meio que deram a ilusão para o proletariado de uma possibilidade de convivência pacifica eternamente com a burguesia, e não necessariamente são o mesmo Estado de Bem-Estar social para as suas camadas marginalizadas e para os imigrantes.. então a desigualdade ta justificada
Herança da questão colonial e racial eu acho..
eu entendi essa questão mais como um problema do contexto do século passado do que como um problema inerente ao Estado de bem-estar social. mas vale lembrar também que é uma estratégia dentro do capitalismo né, e no capitalismo sempre persistirá algum tipo de desigualdade
😍😍😍
Maravilhoso.
Ninguém pode negar que o único modelo de criar riquezas é o capitalismo. Agora para gerar um estado de bem-estar se faz necessário as intervenções estatais necessárias para a distribuição, regulação e oportunidades mais iguais possíveis para todos pelo Estado.
A ausência completa do Estado beira a anarquia. O diálogo é o balizador comum entre os grupos de cidadãos. Lamentavelmente em nosso país escravocrata o Estado favoreceu os grupos dominantes e chegamos ao abismo estrutural, corrosão do Estado e seus indivíduos.
Meu sonho ser inteligente assim