Olá @maiconFavacho-ss7xq! Que bom que vc gostou da aula. Se possível, divulgue o canal para os seus amigos. Conheça também o nosso Instagram: instagram.com/raciocinando_descomplicando/ Sucesso nos estudos!!!
Muito bom! Gostaria de ter esse benefícios que você disse que a lógica proporciona. Mais como isso se aplica na vida já que as pessoas geralmente não racionam assim como você mostrou?.
Olá Samuel! Muitas das vezes a pessoas não raciocinam da forma correta por falta de conhecimento. No entanto, a lógica está presente no nosso cotidiano. Ter conhecimento de lógica ajuda na compreensão e na argumentação correta. Na linguagem natural, nem sempre os argumentos estão estruturados da forma correta. Veja essa questão de concurso: (FCC / TRT 9 / Analista Judiciário-Área Administrativa / 2004). Em uma declaração ao tribunal, o acusado de um crime diz: "No dia do crime, não fui a lugar nenhum. Quando ouvi a campainha e percebi que era o vendedor, eu disse a ele: − hoje não compro nada. Isso posto, não tenho nada a declarar sobre o crime." Embora a dupla negação seja utilizada com certa frequência na língua portuguesa como um reforço da negação, do ponto de vista puramente lógico, ela equivale a uma afirmação. Então, do ponto de vista lógico, o acusado afirmou, em relação ao dia do crime, que a) não foi a lugar algum, não comprou coisa alguma do vendedor e não tem coisas a declarar sobre o crime. b) não foi a lugar algum, comprou alguma coisa do vendedor e tem coisas a declarar sobre o crime. c) foi a algum lugar, comprou alguma coisa do vendedor e tem coisas a declarar sobre o crime. d) foi a algum lugar, não comprou coisa alguma do vendedor e não tem coisas a declarar sobre o crime. e) foi a algum lugar, comprou alguma coisa do vendedor e não tem coisas a declarar sobre o crime. questoes.grancursosonline.com.br/questoes-de-concursos/raciocinio-logico/15188
Olá Bruninho Santos! Lógica informal ou lógica não-formal é o estudo dos argumentos apresentados na linguagem comum, em contraste com as apresentações de argumentos numa linguagem artificial, formal ou técnica (ver lógica formal). Johnson e Blair[1] definem lógica informal como "um ramo da lógica cuja tarefa é desenvolver padrões não-formais, critérios, procedimentos para análise, interpretação, avaliação, crítica e construção da argumentação no discurso cotidiano." Textos opinativos em jornais e revistas oferecem exemplos de textos ilustrativos de lógica informal,[2] geralmente porque tais textos são curtos e freqüentemente falaciosos. Todavia, lógica informal também é utilizada para raciocinar sobre eventos em ciências humanas e sociais. De facto, a maior parte da argumentação que parte de fa(c)tos conhecidos para fa(c)tos desconhecidos usando linguagem natural, mesmo se combinada com raciocínios matemáticos e estatísticos, pode ser considerada como uma aplicação de lógica informal posto que não contam com evidências empíricas adicionais. pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%B3gica_informal#:~:text=Textos%20opinativos%20em%20jornais%20e,em%20ci%C3%AAncias%20humanas%20e%20sociais. A Lógica Informal é uma tentativa de desenvolver uma lógica que possa ser usada para avaliar, analisar e aprimorar os raciocínios informais que ocorrem em relacionamentos interpessoais, propagandas, debates políticos, argumentos legais e nos comentários sociais encontrados em jornais, televisão, Internet e outras formas de comunicação de massa. criticanarede.com/log_informal.html
Excelente explicação, muito obrigado! Mas eu fiquei com algumas dúvidas... 1- Qual é, ou qual seria o objeto formal da lógica? 2- E se quisermos saber qual é o objecto de estudo da lógica formal, será correto responder que são as estruturas de raciocínio? É tudo... E mais uma vez, muito obrigado.
Olá Yannick! Veja esta questão de concurso: 01. (IFB / IFB / Professor-Filosofia / 2017). Assinale a alternativa que corresponde ao objeto de investigação da lógica, conforme esclarece Irving Copi, em “Introdução à lógica”. a) Os conteúdos das proposições. b) O processo de inferência. c) O argumento. d) A linguagem descritiva. e) A origem das ideias. Gabarito: Alternativa C. "A lógica trata de argumentos e inferências. Um de seus propósitos básicos é apresentar métodos capazes de identificar os argumentos logicamente válidos, distinguindo-os dos que não são logicamente válidos." Irving Coppi. De acordo com Machado (2008, p. 31), “a Logica Formal trata das formas de argumentos válidos, ou seja, dos modos legítimos de chegar a conclusões a partir de um conjunto de premissas” Machado. Segundo Salmon (1971, p. 13), “a Lógica trata de argumentos e inferências. Um de seus propósitos básicos é apresentar métodos capazes de identificar os argumentos logicamente válidos, distinguindo-os dos que não são logicamente válidos”. Nolt (1991, p. 1) define a Lógica como “o estudo de argumento. Um argumento é uma sequência de enunciados na qual um dos enunciados é a conclusão e os demais são premissas, as quais servem para provar ou, pelo menos, fornecer alguma evidência para a conclusão”.
*MUITO OBRIGADO POR ESSA PLAYLIST!!!!*
Olá Raven! Que bom que gostou da nossa playlist. Conheça também o nosso Instagram instagram.com/raciocinando_descomplicando/. Sucesso nos estudos!!!
Muito obrigado!!!
Olá Thiago Santos! Obrigado por participar do nosso canal. Sucesso nos estudos!!!
Excelente explicação. Muito obrigado!
Olá Marcus Kalyel! Que bom que vc gostou da aula. Continue acompanhando o nosso canal.
excelente aula!!!
Olá @maiconFavacho-ss7xq! Que bom que vc gostou da aula. Se possível, divulgue o canal para os seus amigos. Conheça também o nosso Instagram: instagram.com/raciocinando_descomplicando/
Sucesso nos estudos!!!
Muito boa a explicação do professor. Está de parabéns! Só tive a impressão que o professor falava proporcional quando era proposicional.
Olá Roseli Sumire! Não foi impressão, houve uma falha na pronúncia da palavra proposicional. Obrigado por assistir o vídeo e pela observação.
Muito bom! Gostaria de ter esse benefícios que você disse que a lógica proporciona. Mais como isso se aplica na vida já que as pessoas geralmente não racionam assim como você mostrou?.
Olá Samuel!
Muitas das vezes a pessoas não raciocinam da forma correta por falta de conhecimento.
No entanto, a lógica está presente no nosso cotidiano. Ter conhecimento de lógica ajuda na compreensão e na argumentação correta.
Na linguagem natural, nem sempre os argumentos estão estruturados da forma correta.
Veja essa questão de concurso:
(FCC / TRT 9 / Analista Judiciário-Área Administrativa / 2004). Em uma declaração ao tribunal, o acusado de um crime diz:
"No dia do crime, não fui a lugar nenhum. Quando ouvi a campainha e percebi que era o vendedor, eu disse a ele:
− hoje não compro nada.
Isso posto, não tenho nada a declarar sobre o crime."
Embora a dupla negação seja utilizada com certa frequência na língua portuguesa como um reforço da negação, do ponto de vista puramente lógico, ela equivale a uma afirmação. Então, do ponto de vista lógico, o acusado afirmou, em relação ao dia do crime, que
a) não foi a lugar algum, não comprou coisa alguma do vendedor e não tem coisas a declarar sobre o crime.
b) não foi a lugar algum, comprou alguma coisa do vendedor e tem coisas a declarar sobre o crime.
c) foi a algum lugar, comprou alguma coisa do vendedor e tem coisas a declarar sobre o crime.
d) foi a algum lugar, não comprou coisa alguma do vendedor e não tem coisas a declarar sobre o crime.
e) foi a algum lugar, comprou alguma coisa do vendedor e não tem coisas a declarar sobre o crime.
questoes.grancursosonline.com.br/questoes-de-concursos/raciocinio-logico/15188
Material muito bom. É lógico.
Obrigado. A próxima aula será sobre proposições.
Revisar!
Olá @dompipo! Que bom que vc está de volta! Conheça também o nosso Instagram instagram.com/raciocinando_descomplicando/. Sucesso nos estudos!!!
Parabens professor muito top.
Obrigado. Não deixe de acompanhar o nosso canal.
Tá de parabéns, material de qualidade
Obrigado pelas palavras de apoio!
Exemplos de lógica informal no cotidiano ?
Olá Bruninho Santos!
Lógica informal ou lógica não-formal é o estudo dos argumentos apresentados na linguagem comum, em contraste com as apresentações de argumentos numa linguagem artificial, formal ou técnica (ver lógica formal). Johnson e Blair[1] definem lógica informal como "um ramo da lógica cuja tarefa é desenvolver padrões não-formais, critérios, procedimentos para análise, interpretação, avaliação, crítica e construção da argumentação no discurso cotidiano."
Textos opinativos em jornais e revistas oferecem exemplos de textos ilustrativos de lógica informal,[2] geralmente porque tais textos são curtos e freqüentemente falaciosos. Todavia, lógica informal também é utilizada para raciocinar sobre eventos em ciências humanas e sociais. De facto, a maior parte da argumentação que parte de fa(c)tos conhecidos para fa(c)tos desconhecidos usando linguagem natural, mesmo se combinada com raciocínios matemáticos e estatísticos, pode ser considerada como uma aplicação de lógica informal posto que não contam com evidências empíricas adicionais. pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%B3gica_informal#:~:text=Textos%20opinativos%20em%20jornais%20e,em%20ci%C3%AAncias%20humanas%20e%20sociais.
A Lógica Informal é uma tentativa de desenvolver uma lógica que possa ser usada para avaliar, analisar e aprimorar os raciocínios informais que ocorrem em relacionamentos interpessoais, propagandas, debates políticos, argumentos legais e nos comentários sociais encontrados em jornais, televisão, Internet e outras formas de comunicação de massa.
criticanarede.com/log_informal.html
Raciocinando - Descomplicando o RLM . Excelente explicação
Mas um fã...Parabéns Amarildo! Esse é de Ourilândia do Norte..Parazão!
Obrigado. Não deixe de acompanhar o nosso canal.
sensacional!
Obrigado. Não deixe de acompanhar o nosso canal.
Parabéns Amarildo, show de bola!!
Obrigado. Veja a aula 01 também.
Parabéns tio amei a explicaçao.
Estamos com saudades de vocês!
Excelente explicação, muito obrigado!
Mas eu fiquei com algumas dúvidas...
1- Qual é, ou qual seria o objeto formal da lógica?
2- E se quisermos saber qual é o objecto de estudo da lógica formal, será correto responder que são as estruturas de raciocínio?
É tudo...
E mais uma vez, muito obrigado.
Olá Yannick!
Veja esta questão de concurso:
01. (IFB / IFB / Professor-Filosofia / 2017). Assinale a alternativa que corresponde ao objeto de investigação da lógica, conforme esclarece Irving Copi, em “Introdução à lógica”.
a) Os conteúdos das proposições.
b) O processo de inferência.
c) O argumento.
d) A linguagem descritiva.
e) A origem das ideias.
Gabarito: Alternativa C.
"A lógica trata de argumentos e inferências. Um de seus propósitos básicos é apresentar métodos capazes de identificar os argumentos logicamente válidos, distinguindo-os dos que não são logicamente válidos." Irving Coppi.
De acordo com Machado (2008, p. 31), “a Logica Formal trata das formas de argumentos válidos, ou seja, dos modos legítimos de chegar a conclusões a partir de um conjunto de premissas” Machado.
Segundo Salmon (1971, p. 13), “a Lógica trata de argumentos e inferências. Um de seus propósitos básicos é apresentar métodos capazes de identificar os argumentos logicamente válidos, distinguindo-os dos que não são logicamente válidos”.
Nolt (1991, p. 1) define a Lógica como “o estudo de argumento. Um argumento é uma sequência de enunciados na qual um dos enunciados é a conclusão e os demais são premissas, as quais servem para provar ou, pelo menos, fornecer alguma evidência para a conclusão”.
Muito bom!
Obrigado. Não deixe de acompanhar o nosso canal :)