Ainda não tenho diagnóstico, se é que podemos chamar assim, mas o fato é que me identifico muito com essas características. Que bom que existem mais pessoas falando sobre isso, é sempre prazeroso encontrar debates sobre esse tema tão importante. Parabéns!
Eu acabei de receber o diagnóstico, realmente explica muita coisa, mas eu ainda estou me sentindo um pouco perdida e ainda digerindo o resultado dos meus testes. TEA já esperava, mas TDHA e AH, não, foi uma surpresa e explica o que só o TEA não fazia sentido
O podcast ganhou mais um inscrito por convidar a Daphne Queiroz, ilustre referência de psicoterapeuta a superdotados adultos, quem acompanho sempre, e exemplo de profissionais tão em falta. Gratidão.
finalmente algo que explicar minha história de vida... sempre me achei um ser extranho e anormal, Pois muito nova (06 anos) assumi responsabilidade no cuidado com minha irmã de 05 anos, o que nos causou uma relação disfuncional até hoje.
Estou na metade do PodCast e já chorei litros, um sentimento forte de tristeza por tudo que passei e estar passando, sendo conversado por outras pessoas, por ter sofrido e estar sofrendo tanto por algo que nem sei se sou. Eu tenho 28 anos e só no ano passado descobri por coincidência sobre a superdotação e desde então venho pesquisando mais sobre. No momento também estou feliz por sentir uma luz no fundo do túnel, agora eu sei por onde começar (buscar a psicoterapia e fazer o diagnóstico) porém, não tenho condições alguma no momento de ter um acompanhamento com o profissional certo do assunto. Ai meu coração tá palpitando porque apesar de eu saber agora pra onde ir, não tenho combustível que me leve até lá, e ir andando (buscando vídeos sobre) pode fazer eu piorar por não conseguir chegar onde quero da forma certa. Gente é confortante saber que posso ser superdotada e ter uma resposta pra tudo vivi e vivo mas é desconfortável saber que a única maneira de usar o melhor de mim ao meu favor e se eu tiver um acompanhamento adequado. 😢 Mas desde já agradeço pelo vídeo eu tô amando e só estou na metade ainda 😅
Mia, essa fase de autodescoberta é importante para você se curar, mas ja te adianto uma coisa, você não vai ser diagnosticada :), voce vai ser avaliada. AH/SD não é diagnosticável porque não eh um transtorno, o que significa que não tem absolutamente nada de errado com voce!
Podcast mais que necessário. Fui identificado recentemente e muito obrigado por esse papo tão rico. Se eu soubesse já na minha infância, teria evitado tantas coisas, entendido tantas coisas...
Tenho TEA e TDAH. Meu QI Total deu 111. Eu achava que daria bem perto de 120. A Neurologista falou que um QI Total acima da média tá bom demais pra uma pessoa com 2 Transtornos como eu. Rsrs. E a Neuropsicóloga falou que pessoas na minha condição, e de QI maior inclusive, não têm a independência e autonomia que eu tenho, pois as funções executivas deles não são preservadas. Então fiquei contente por saber das minhas altas habilidades, uma graça de Deus.
Acho que depende muito do caso, eu tenho TEA e TDHA, meu qi é mais que 120, tenho independência e autonomia, claro carrego muitos traumas e todas situações que vivi e vivo me levaram a depressão e ansiedade, mas sou independente e consigo ter autonomia
Boa noite. Amei o termo "criança dourada." E olhando nesse sentido, tenho certeza de ter sido uma criança dourada. Por exemplo, considerando no aspecto escolar: o menino das boas notas, o representante de turma, o líder do pelotão de saúde, o capitão do time, o membro integrante do centro cívico da escola (escolhido por voto em eleições pelos próprios alunos), o garoto que era responsável por hastear a bandeira nacional, o garoto que coroou Nossa Senhora da Aparecida , o garoto escolhido para representar todos os atletas de uma escola em um jantar de celebração das olimpíadas municipais intercolegiais, o garoto que ficou em primeiro lugar em vários concursos estudantis, inclusive em simulados, o garoto que fazia até sucesso entre as meninas (muitas fãs, kkk)... tenho uma coleção desses pequenos prêmios guardados comigo até hoje. Sempre abusei da minha irreverência determinação e criatividade. Entretanto... Hoje em dia não me vejo com esse brilho (acho que não chego nem ao ponto de ser considerado um simples homem de lata). Que bom que você não falou em "adulto dourado", reservando esse termo às crianças. Não que eu não tenha completado meu ciclo de formação pessoal e profissional. Formei em medicina numa faculdade federal, fiz especialização em duas áreas de atuação médica, trabalho profissionalmente como médico e professor, ocupo cargos de coordenação... Casado há 25 anos, três filhas... Enfim, não é assim que todos teriam que ser? Qual é o brilho disso? Acredito na existência de um potencial ainda a ser alcançado. Posso ir além. Meus pais e professores sempre acreditaram que eu poderia ir além. Eu chegava ao absurdo de fechar disciplinas com nota final de 100 no ensino médio. Olhando por esse ponto de vista (de onde eu ainda poderia chegar) que penso no homem de lata. Como lição final desse vídeo, se houver (se houver) uma chance (mínima) de eu ter...(...) achei as coisas ditas pela Daphne preciosíssimas como conselhos. Engraçado ouvir uma terapeuta dando sugestões e conselhos... De forma clara e precisa. Nossa!!! Tomara que todos que tenham altas habilidades possam ouvi-la falando nesse vídeo. Algumas coisas foram familiares para mim, minha esposa e filhas. Obrigado.
Oi Bom dia!Te convido a conhecer o nosso canal.. Wendyzinha tem QI139 e mostro a nossa rotina,nem tudo são flores,tem vezes que ela simplesmente não faz as provas por ter matérias repetitivas mas quando gosta realmente ela se destaca.
Vc parece ser superdotado sim. E se perceber as características emocionais, psicológicas e biológicas que ela falou, aí é certeza. Senão, pode ser alta inteligência em várias áreas, com muita dedicação e persistência.
@@fabir.l.9799 Não que eu não tenha completado meu ciclo de formação pessoal e profissional. Formei em medicina numa faculdade federal, fiz especialização em duas áreas de atuação médica, atuo profissionalmente como médico e professor, ocupo cargos de coordenação... Casado há 25 anos, três filhas... Enfim, não é assim que todos teriam que ser? Qual é o brilho disso? Acredito na existência de um potencial ainda a ser alcançado. Posso ir além. Meus pais e professores sempre acreditaram que eu poderia ir além. Eu chegava ao absurdo de fechar disciplinas com nota final de 100 no ensino médio. Olhando por esse ponto de vista (de onde eu ainda poderia chegar) que penso no homem de lata.
@@marcusmesquita7923 Faça seu melhor, mas viva o aqui e agora. Não se compare. Não se esqueça de aproveitar a família. Aos poucos vc vai fazendo sempre mais. Mas não se cobre. Viva a vida, seja feliz!
Sempre comento sobre isso.. Wendyzinha sempre foi muito inteligente,começou a falar as primeiras palavras aos 5meses,mas sempre teve muita dificuldade de coordenação motora,sono e muitas crises sensoriais que é o que realmente mais encomoda hoje.. Ela tem dias muito estressantes😔
Conversa muito interessante, venho assistindo diversos conteúdos sobre o tema e este com certeza foi um dos que teveram boas perguntas e respostas claras para tirar minhas dúvidas. Obrigado!
Eu sou Abulai, sou guineense.Eu posso em muitas dificuldades,me esforço muito para poder me relacionar com os outros . Há muito tempo comecei a buscar informações sobre minhas emoções, sempre me senti diferente,por tanto nunca tinha passado na cabeça sobre a superdotação e até agora me acho superdotado.Mas já fiz tudo para poder mudar meus sentimentos.E minha busca sobre auto descoberta me levou até saber a existência de disso e uma coisa q gosto muito de acompanhar , me identifico com todos esses traços.Na verdade,tenho muita familiaridade com todo isso,as pessoas me acham muito estranho e às vezes isso me deixa muito frustrado.Apesar de algumas dificuldades na escola, eu tinha muita facilidade de aprender, sempre fui melhor aluno da minha turma, agora estou na universidade,estou estudando no estrangeiro, agora,as vezes sinto muita dificuldade na escola por conta das emoções.Minha diculdade de relacionamento está cada vez piorando,Isso tá me deixando muito preocupado.
Passo agora horas empenhada em entender e aprender mais sobre AHSD, foi um alívio me encaixar em alguma coisa, o difícil é falar pras pessoas que sou estranha pelo fato do AH😅 mas poderia ser outro nome qualquer, o importante que agora tenho um grupo a pertencer e saber que não só no mundo, que agora sei o que ler pra tentar me entender . ❤️
Sim. Agora que foi descoberto como uma neurodivergência, deveria mudar o nome, pq cria mais estigma ainda para quem não é um gênio e sobre com as questões emocionais e sociais. Até em médico sofre, por perceber sintomas demais que eles nem aprenderam. Aí, em vez de tentarem descobrir quais os problemas biológicos, preferem já desistir e dizer que é tudo da cabeça, porque nunca viram aquilo. Enqto isso, a doença crescendo dentro da gente.
@@fabir.l.9799 Verdade,até com um neuropscicologo que faz a avaliação eu me senti estranha,percebendo que ele ficava confuso as vezes,parecia não acreditar ou achar exagerado,claro que posso estar errada,mas ainda assim foi um sentimento e percepção persistente durante toda seção,me fazendo duvidar das capacidades do profissional,de mim mesma,se não estava sendo "demais",se valia pena continuar a fazer aquilo,reforçando um medo que já tinha.
@@deboraramos2406 Acontece mesmo. Eu vejo profissionais especializados em AH/Superdotação. E aqueles que não são superdotados não compreendem a profundidade. Os próprios profissionais enxergam só características superficiais e externas. E muitos ainda tem o estigma de que tem que ter QI super alto, saber muito de português e matemática. Só os especialistas que são superdotados é que compreendem todo o universo da mente e corpo do superdotado, em qualquer nível de QI. Quem não for o aluno nota dez viciado em livros, melhor só fazer avaliação com quem é superdotado. Eu conheci pessoas muitíssimo infelizmentes quem não têm nada das minhas peculiaridades. São bem metidas e arrogantes. Têm é pouca sensibilidade e pouca empatia. Algumas lêem muitos livros por ano, e permanecem alheias ao que acontecem a sua volta. E não, não são autistas. Já outras pessoas muitíssimo inteligentes que conheci, tudo o que eu falava que sentia e observava em relação aos outros e ao mundo, elas também sentiam e observavam. E com a intimidade, vi que tinham inúmeros problemas psicológicos e de adaptação ao mundo, crises existenciais, como eu. Enfim, hoje sei que são superdotados em alto grau de sensibilidade e perfeccionismo. Não é o meu caso. Eu tenho tudo, mas num grau mais leve. Mas por não ter um QI de gênio nem nunca ter me interessado por uma carreira academia, eu nunca tive a minha inteligência reconhecida por pessoas medianas ou com déficit cognitivo que estivessem no mesmo ambiente que eu. E qdo falo algo que elas não compreendem, que é muito abrangente e profundo, elas acham que inventou pra aparecer ou que não bato bem da cabeça. Tudo porque falou de maneira natural. E brasileiro tá acostumado a que pessoas inteligentes são "doutores", se vestem bem, têm ótimos empregos e falam de forma pomposa, como se tivessem numa palestra. Mas foram os próprios superdotados que me disseram que eu era muito inteligente. E foram as características psicológicas, biológicas e a maneira diferente de pensar (que eu já vinha procurando há décadas) que me fizeram reconhecer a superdotação em mim. Agora, se num teste pra TDAH, não reconheceram nem no meu filho, que começou a estudar russo sozinho, e tinha tido uma avaliação de QI e deu todas as habilidades acima da média, menos uma, imagina um teste comigo. Só mesmo especialista na área e que tenha esses novos conhecimentos. Mas é muito dinheiro pra alguém como eu investir. Já tenho quase 50 anos e já desisti de muita coisa. Não tenho mais pretensões de nada. Pra mim seria só a parte psicológica mesmo e comportamental, porque nenhum terapeuta conseguiu ajudar, nem entendiam o que eu tinha para ajudar.
Já tive crise de pânico,só por ver notícia no jornal de crianças sofrendo na guerra. Tbem não gosto de ficar sentindo meu coração bater, me deixa mal, mais não sou Superdotada , pelo menos não sei ainda kkk embora me identifico em grande parte. Tenho muita facilidade em lê pessoas , intuição muito aguçada, já preci golpe com meu marido só de olhar no comportamento da pessoa mais ele não acreditou e caiu 😢 agora ele sempre me ouve😊. Outra coisa é sentir muito o que ouço de desagradáveis de alguém doe muito críticas e zombaria, enfim hoje tento me regular e a uns 6 meses fui diagnosticada TDAH por causa de insônia a mente não desligava a noite uffa....
Acho que seria bacana vc fazer uma avaliação neuropsicologica para ver, eu estava investigando TEA, achei um combo TEA, TDHA e AH 😂. Sempre sofri com insônia e exaustão, meu cérebro não desliga, é o tempo todo pensando e com isso sinto muita ansiedade
Depois de 33 anos, na terceira sessão de terapia, comecei a me questionar sobre isso. E ouvindo a entrevistada falar, me identifiquei com muita coisa. Mas ao meu lado cético acha que isso é besteira, apenas meu cérebro querendo se encaixar, o mesmo mecanismo dos signos e outras baboseiras. Enfim, preciso entender melhor, ter um diagnosticado não mudaria muita coisa na minha vida, pois o objetivo é melhorar minha vida trabalhando nos "sintomas" e como isso impacta a mim e minha família.
Quanto mais pesquiso sobre o tema, mais me auto percebo como um ser com essas características, quer seja pela minha história de vida, quer pelo modo como eu elaboro e reelaboro a vida em meu entorno. Percebi tardiamente e se for realmente isso, é algo que isola mais que agrega. Enfim, suposições.
É pior do q se imagina, todos te achando maluco, e vc nao se adaptando em nada, a idade vem e aos poucos todos se distanciam. Dificuldades em trabalhar, relacionamento de forma geral, sentimentos ruins. E talvez nao tenha realmente uma solução, so conversar sobre o tema e expor os traumas. E viver na plateia da vida enquanto pessoas estao la no palco atuando sem deixar a gente participar.
Isso pode acontecer quando existem questões difíceis na história de vida ligadas ao potencial, o que pode fazer com que você não expresse as qualidades por falta de confiança ou por não se sentir bem com isso.
eu me sentia assim! me identificava muito com as características negativas, mas sem conseguir me ver nas positivas… comecei recentemente a fazer os testes, quero muito entender melhor se expresso as características positivas nos testes
Eu até hoje faço isso: enrolar pra fazer algo que os outros fazem em 2h que eu faço em 15min pra não me sobrecarregarem ou parecer que eu não tô fazendo nada...
galera nessa parte do trabalho é complicado.......eu sou auto de data e sempre arrumei intriga nos trampos.....sou analista de telecomunicações......e não consigo ficar 2 anos no mesmo serviço.......ALGUEM ME AJUDA POR FAVOR
Infelizmente ninguém vai nos ajudar, ou pagamos um profissional como a psicoterapeuta do vídeo ou temos que aprender a mudar nosso comportamento diante do mundo, aprender com nossos erros. O mundo não vai mudar, as pessoas também não e também não estão interessadas em nossos problemas, infelizmente. Assista vídeos, tente fazer exercícios físicos, relaxar sempre que possível fazendo algo que você gosta e aprenda a se perdoar e a perdoar os outros. E o único caminho pra nos trazer um pouco de paz e conforto. Temos que entender que as pessoas não estão preparadas para conviver com pessoas "diferentes" e isso não é culpa delas e nem nossa. Boa sorte pra nós.
Super inteligência são os gênios. Descobriu-se que nem todo superdotado é um gênio. Mas a inteligência do superdotado é mais abrangente do que a de um neurotípico. Ser inteligente sendo neurotípico é maravilhoso. Ser superdotado, no Brasil, independente do grau de QI, é tenebroso, tal qual ser um TDAH e um Autista nível 1 de suporte.
57:02 "Achar um silêncio seguro", eu perdi até o rumo do pensamento com uma frase tão singela.
Ainda não tenho diagnóstico, se é que podemos chamar assim, mas o fato é que me identifico muito com essas características. Que bom que existem mais pessoas falando sobre isso, é sempre prazeroso encontrar debates sobre esse tema tão importante. Parabéns!
Depois de ser diagnosticada, senti um alívio tão grande. Muitas coisas passaram a fazer sentido em minha vida.
Bom dia!Te convido a conhecer o nosso canal..Wendyzinha é superdotada QI139.
Sim , muita coisa passa afazer sentido!😊
Eu acabei de receber o diagnóstico, realmente explica muita coisa, mas eu ainda estou me sentindo um pouco perdida e ainda digerindo o resultado dos meus testes.
TEA já esperava, mas TDHA e AH, não, foi uma surpresa e explica o que só o TEA não fazia sentido
O podcast ganhou mais um inscrito por convidar a Daphne Queiroz, ilustre referência de psicoterapeuta a superdotados adultos, quem acompanho sempre, e exemplo de profissionais tão em falta. Gratidão.
Psicóloga excepcional. As informações que ela traz são de muita relevância. Conteúdo de altíssima qualidade! 🥰
finalmente algo que explicar minha história de vida... sempre me achei um ser extranho e anormal, Pois muito nova (06 anos) assumi responsabilidade no cuidado com minha irmã de 05 anos, o que nos causou uma relação disfuncional até hoje.
Estou na metade do PodCast e já chorei litros, um sentimento forte de tristeza por tudo que passei e estar passando, sendo conversado por outras pessoas, por ter sofrido e estar sofrendo tanto por algo que nem sei se sou. Eu tenho 28 anos e só no ano passado descobri por coincidência sobre a superdotação e desde então venho pesquisando mais sobre. No momento também estou feliz por sentir uma luz no fundo do túnel, agora eu sei por onde começar (buscar a psicoterapia e fazer o diagnóstico) porém, não tenho condições alguma no momento de ter um acompanhamento com o profissional certo do assunto. Ai meu coração tá palpitando porque apesar de eu saber agora pra onde ir, não tenho combustível que me leve até lá, e ir andando (buscando vídeos sobre) pode fazer eu piorar por não conseguir chegar onde quero da forma certa.
Gente é confortante saber que posso ser superdotada e ter uma resposta pra tudo vivi e vivo mas é desconfortável saber que a única maneira de usar o melhor de mim ao meu favor e se eu tiver um acompanhamento adequado. 😢
Mas desde já agradeço pelo vídeo eu tô amando e só estou na metade ainda 😅
se alguém puder me ajudar de alguma forma, eu agradeço muito ❤
Mia, essa fase de autodescoberta é importante para você se curar, mas ja te adianto uma coisa, você não vai ser diagnosticada :), voce vai ser avaliada. AH/SD não é diagnosticável porque não eh um transtorno, o que significa que não tem absolutamente nada de errado com voce!
Pessoas inteligentes , sempre foram odiadas
O diferente não é aceito pelo o sistema
@@miaallen3634Imagina ser avaliada aos 55 anos! Chorar foi pouco... Perdi a minha vida!
Podcast mais que necessário. Fui identificado recentemente e muito obrigado por esse papo tão rico. Se eu soubesse já na minha infância, teria evitado tantas coisas, entendido tantas coisas...
👍
vc aqui leandro? interessante
Tenho TEA e TDAH. Meu QI Total deu 111. Eu achava que daria bem perto de 120. A Neurologista falou que um QI Total acima da média tá bom demais pra uma pessoa com 2 Transtornos como eu. Rsrs. E a Neuropsicóloga falou que pessoas na minha condição, e de QI maior inclusive, não têm a independência e autonomia que eu tenho, pois as funções executivas deles não são preservadas. Então fiquei contente por saber das minhas altas habilidades, uma graça de Deus.
Eu tenho TEA/SD tb e também percebo que ter os 2 me ajuda com isso que ela falou, ter algumas percepções que pessoas só com TEA não têm.
Acho que depende muito do caso, eu tenho TEA e TDHA, meu qi é mais que 120, tenho independência e autonomia, claro carrego muitos traumas e todas situações que vivi e vivo me levaram a depressão e ansiedade, mas sou independente e consigo ter autonomia
Pelo amor de Deus, quero esse grupo na minha mesa 😅
Boa noite.
Amei o termo "criança dourada."
E olhando nesse sentido, tenho certeza de ter sido uma criança dourada.
Por exemplo, considerando no aspecto escolar: o menino das boas notas, o representante de turma, o líder do pelotão de saúde, o capitão do time, o membro integrante do centro cívico da escola (escolhido por voto em eleições pelos próprios alunos), o garoto que era responsável por hastear a bandeira nacional, o garoto que coroou Nossa Senhora da Aparecida , o garoto escolhido para representar todos os atletas de uma escola em um jantar de celebração das olimpíadas municipais intercolegiais, o garoto que ficou em primeiro lugar em vários concursos estudantis, inclusive em simulados, o garoto que fazia até sucesso entre as meninas (muitas fãs, kkk)... tenho uma coleção desses pequenos prêmios guardados comigo até hoje. Sempre abusei da minha irreverência determinação e criatividade.
Entretanto...
Hoje em dia não me vejo com esse brilho (acho que não chego nem ao ponto de ser considerado um simples homem de lata).
Que bom que você não falou em "adulto dourado", reservando esse termo às crianças.
Não que eu não tenha completado meu ciclo de formação pessoal e profissional. Formei em medicina numa faculdade federal, fiz especialização em duas áreas de atuação médica, trabalho profissionalmente como médico e professor, ocupo cargos de coordenação...
Casado há 25 anos, três filhas...
Enfim, não é assim que todos teriam que ser?
Qual é o brilho disso?
Acredito na existência de um potencial ainda a ser alcançado. Posso ir além. Meus pais e professores sempre acreditaram que eu poderia ir além. Eu chegava ao absurdo de fechar disciplinas com nota final de 100 no ensino médio.
Olhando por esse ponto de vista (de onde eu ainda poderia chegar) que penso no homem de lata.
Como lição final desse vídeo, se houver (se houver) uma chance (mínima) de eu ter...(...) achei as coisas ditas pela Daphne preciosíssimas como conselhos. Engraçado ouvir uma terapeuta dando sugestões e conselhos...
De forma clara e precisa.
Nossa!!!
Tomara que todos que tenham altas habilidades possam ouvi-la falando nesse vídeo.
Algumas coisas foram familiares para mim, minha esposa e filhas.
Obrigado.
Oi Bom dia!Te convido a conhecer o nosso canal..
Wendyzinha tem QI139 e mostro a nossa rotina,nem tudo são flores,tem vezes que ela simplesmente não faz as provas por ter matérias repetitivas mas quando gosta realmente ela se destaca.
AS DUAS SÃO O QUÊ?!! 🎉
Vc parece ser superdotado sim. E se perceber as características emocionais, psicológicas e biológicas que ela falou, aí é certeza.
Senão, pode ser alta inteligência em várias áreas, com muita dedicação e persistência.
@@fabir.l.9799
Não que eu não tenha completado meu ciclo de formação pessoal e profissional. Formei em medicina numa faculdade federal, fiz especialização em duas áreas de atuação médica, atuo profissionalmente como médico e professor, ocupo cargos de coordenação...
Casado há 25 anos, três filhas...
Enfim, não é assim que todos teriam que ser?
Qual é o brilho disso?
Acredito na existência de um potencial ainda a ser alcançado. Posso ir além. Meus pais e professores sempre acreditaram que eu poderia ir além. Eu chegava ao absurdo de fechar disciplinas com nota final de 100 no ensino médio.
Olhando por esse ponto de vista (de onde eu ainda poderia chegar) que penso no homem de lata.
@@marcusmesquita7923
Faça seu melhor, mas viva o aqui e agora.
Não se compare.
Não se esqueça de aproveitar a família.
Aos poucos vc vai fazendo sempre mais. Mas não se cobre. Viva a vida, seja feliz!
Sempre comento sobre isso..
Wendyzinha sempre foi muito inteligente,começou a falar as primeiras palavras aos 5meses,mas sempre teve muita dificuldade de coordenação motora,sono e muitas crises sensoriais que é o que realmente mais encomoda hoje..
Ela tem dias muito estressantes😔
Sério? Com 5 meses? Como foi para vocês a experiência?
Assistindo tudo é bem melhor que os cortes. Eu, vendo agora, antes de ir trabalhar sobre meu 5º romance.
Nos cortes a gente não consegue passar o todo da informação!
Me identifico muito
Conversa muito interessante, venho assistindo diversos conteúdos sobre o tema e este com certeza foi um dos que teveram boas perguntas e respostas claras para tirar minhas dúvidas. Obrigado!
Que bom que você gostou!
Como é importante conhecer sobre HA/SD com clareza e empatia. Parabéns pelo conteúdo!
Mulher, adorando teu podcast, 3° que vejo hoje é todos com ótimos assuntos e mto bem conduzidos. Parabéns e gratidão 🙏🏼
Este podcast foi sensacional e equivale a horas de mta terapia rs
Parabéns!
Sempre maravilhoso ouvir a Daphne!!
Gosto muito da Daphne.. ❤
Ela é excelente!
Eu sou Abulai, sou guineense.Eu posso em muitas dificuldades,me esforço muito para poder me relacionar com os outros . Há muito tempo comecei a buscar informações sobre minhas emoções, sempre me senti diferente,por tanto nunca tinha passado na cabeça sobre a superdotação e até agora me acho superdotado.Mas já fiz tudo para poder mudar meus sentimentos.E minha busca sobre auto descoberta me levou até saber a existência de disso e uma coisa q gosto muito de acompanhar , me identifico com todos esses traços.Na verdade,tenho muita familiaridade com todo isso,as pessoas me acham muito estranho e às vezes isso me deixa muito frustrado.Apesar de algumas dificuldades na escola, eu tinha muita facilidade de aprender, sempre fui melhor aluno da minha turma, agora estou na universidade,estou estudando no estrangeiro, agora,as vezes sinto muita dificuldade na escola por conta das emoções.Minha diculdade de relacionamento está cada vez piorando,Isso tá me deixando muito preocupado.
Descreveram a minha vida toda em apenas 1h
Passo agora horas empenhada em entender e aprender mais sobre AHSD, foi um alívio me encaixar em alguma coisa, o difícil é falar pras pessoas que sou estranha pelo fato do AH😅 mas poderia ser outro nome qualquer, o importante que agora tenho um grupo a pertencer e saber que não só no mundo, que agora sei o que ler pra tentar me entender .
❤️
Foi difícil obter o diagnóstico?
Sim. Agora que foi descoberto como uma neurodivergência, deveria mudar o nome, pq cria mais estigma ainda para quem não é um gênio e sobre com as questões emocionais e sociais.
Até em médico sofre, por perceber sintomas demais que eles nem aprenderam. Aí, em vez de tentarem descobrir quais os problemas biológicos, preferem já desistir e dizer que é tudo da cabeça, porque nunca viram aquilo.
Enqto isso, a doença crescendo dentro da gente.
@@fabir.l.9799 Verdade,até com um neuropscicologo que faz a avaliação eu me senti estranha,percebendo que ele ficava confuso as vezes,parecia não acreditar ou achar exagerado,claro que posso estar errada,mas ainda assim foi um sentimento e percepção persistente durante toda seção,me fazendo duvidar das capacidades do profissional,de mim mesma,se não estava sendo "demais",se valia pena continuar a fazer aquilo,reforçando um medo que já tinha.
@@deboraramos2406
Acontece mesmo.
Eu vejo profissionais especializados em AH/Superdotação.
E aqueles que não são superdotados não compreendem a profundidade. Os próprios profissionais enxergam só características superficiais e externas. E muitos ainda tem o estigma de que tem que ter QI super alto, saber muito de português e matemática.
Só os especialistas que são superdotados é que compreendem todo o universo da mente e corpo do superdotado, em qualquer nível de QI.
Quem não for o aluno nota dez viciado em livros, melhor só fazer avaliação com quem é superdotado.
Eu conheci pessoas muitíssimo infelizmentes quem não têm nada das minhas peculiaridades. São bem metidas e arrogantes. Têm é pouca sensibilidade e pouca empatia.
Algumas lêem muitos livros por ano, e permanecem alheias ao que acontecem a sua volta. E não, não são autistas.
Já outras pessoas muitíssimo inteligentes que conheci, tudo o que eu falava que sentia e observava em relação aos outros e ao mundo, elas também sentiam e observavam.
E com a intimidade, vi que tinham inúmeros problemas psicológicos e de adaptação ao mundo, crises existenciais, como eu.
Enfim, hoje sei que são superdotados em alto grau de sensibilidade e perfeccionismo.
Não é o meu caso. Eu tenho tudo, mas num grau mais leve.
Mas por não ter um QI de gênio nem nunca ter me interessado por uma carreira academia, eu nunca tive a minha inteligência reconhecida por pessoas medianas ou com déficit cognitivo que estivessem no mesmo ambiente que eu. E qdo falo algo que elas não compreendem, que é muito abrangente e profundo, elas acham que inventou pra aparecer ou que não bato bem da cabeça.
Tudo porque falou de maneira natural.
E brasileiro tá acostumado a que pessoas inteligentes são "doutores", se vestem bem, têm ótimos empregos e falam de forma pomposa, como se tivessem numa palestra.
Mas foram os próprios superdotados que me disseram que eu era muito inteligente. E foram as características psicológicas, biológicas e a maneira diferente de pensar (que eu já vinha procurando há décadas) que me fizeram reconhecer a superdotação em mim.
Agora, se num teste pra TDAH, não reconheceram nem no meu filho, que começou a estudar russo sozinho, e tinha tido uma avaliação de QI e deu todas as habilidades acima da média, menos uma, imagina um teste comigo.
Só mesmo especialista na área e que tenha esses novos conhecimentos.
Mas é muito dinheiro pra alguém como eu investir. Já tenho quase 50 anos e já desisti de muita coisa. Não tenho mais pretensões de nada.
Pra mim seria só a parte psicológica mesmo e comportamental, porque nenhum terapeuta conseguiu ajudar, nem entendiam o que eu tinha para ajudar.
@@deboraramos2406
E vc terminou sua avaliação?
Já tive crise de pânico,só por ver notícia no jornal de crianças sofrendo na guerra. Tbem não gosto de ficar sentindo meu coração bater, me deixa mal, mais não sou Superdotada , pelo menos não sei ainda kkk embora me identifico em grande parte. Tenho muita facilidade em lê pessoas , intuição muito aguçada, já preci golpe com meu marido só de olhar no comportamento da pessoa mais ele não acreditou e caiu 😢 agora ele sempre me ouve😊. Outra coisa é sentir muito o que ouço de desagradáveis de alguém doe muito críticas e zombaria, enfim hoje tento me regular e a uns 6 meses fui diagnosticada TDAH por causa de insônia a mente não desligava a noite uffa....
Acho que seria bacana vc fazer uma avaliação neuropsicologica para ver, eu estava investigando TEA, achei um combo TEA, TDHA e AH 😂. Sempre sofri com insônia e exaustão, meu cérebro não desliga, é o tempo todo pensando e com isso sinto muita ansiedade
Podcast maravilhoso, cheio de informações verídicas e essencial.
Muito obrigado! 👏👏👏👏🙏🙏🙏🙏
Depois de 33 anos, na terceira sessão de terapia, comecei a me questionar sobre isso. E ouvindo a entrevistada falar, me identifiquei com muita coisa. Mas ao meu lado cético acha que isso é besteira, apenas meu cérebro querendo se encaixar, o mesmo mecanismo dos signos e outras baboseiras.
Enfim, preciso entender melhor, ter um diagnosticado não mudaria muita coisa na minha vida, pois o objetivo é melhorar minha vida trabalhando nos "sintomas" e como isso impacta a mim e minha família.
A Daphne é maravilhosa!! 👏👏👏
Ela é fora de série!
Quanto mais pesquiso sobre o tema, mais me auto percebo como um ser com essas características, quer seja pela minha história de vida, quer pelo modo como eu elaboro e reelaboro a vida em meu entorno. Percebi tardiamente e se for realmente isso, é algo que isola mais que agrega. Enfim, suposições.
É pior do q se imagina, todos te achando maluco, e vc nao se adaptando em nada, a idade vem e aos poucos todos se distanciam. Dificuldades em trabalhar, relacionamento de forma geral, sentimentos ruins. E talvez nao tenha realmente uma solução, so conversar sobre o tema e expor os traumas. E viver na plateia da vida enquanto pessoas estao la no palco atuando sem deixar a gente participar.
tem solução sim
Num mundo de cegos, quem tem um olho é apedrejado.
Falei isso hoje. Meu filho tem que ser conformar, vive sendo podado, em vez de ser nutrido.
Que triste né? Temos muito para evoluir.
você pode ajudar seu filho a ser quem ele é.
É possivel ter altas habilidades apenas negativas? Ou seja, se identificar apenas com os aspectos negativos?😢
Isso pode acontecer quando existem questões difíceis na história de vida ligadas ao potencial, o que pode fazer com que você não expresse as qualidades por falta de confiança ou por não se sentir bem com isso.
eu me sentia assim! me identificava muito com as características negativas, mas sem conseguir me ver nas positivas… comecei recentemente a fazer os testes, quero muito entender melhor se expresso as características positivas nos testes
Eu até hoje faço isso: enrolar pra fazer algo que os outros fazem em 2h que eu faço em 15min pra não me sobrecarregarem ou parecer que eu não tô fazendo nada...
socorrrrooooo..
DRAS! É FATOR GENÉTICO ESTAS CARACTERÍSTICAS???
Os diagnósticos são complexos e muito perigosos quando nâo sâo feitos por um profissional realmente preparado.
DRAS! ONDE ENTRA A " INTELIGÊNCIA EMOCIONAL , neste Contexto???
Mulher sábia
37:40
Eu sou como essa paciente citada: fui investigar TDAH e TEA, mas ainda não acredito na parte AH/SD, pois sempre me achei burra.
Isso geralmente acontece por a gente ter a visão de que a pessoa com superdotação é o gênio que faz coisas que ninguém nunca fez.
galera nessa parte do trabalho é complicado.......eu sou auto de data e sempre arrumei intriga nos trampos.....sou analista de telecomunicações......e não consigo ficar 2 anos no mesmo serviço.......ALGUEM ME AJUDA POR FAVOR
Infelizmente ninguém vai nos ajudar, ou pagamos um profissional como a psicoterapeuta do vídeo ou temos que aprender a mudar nosso comportamento diante do mundo, aprender com nossos erros. O mundo não vai mudar, as pessoas também não e também não estão interessadas em nossos problemas, infelizmente. Assista vídeos, tente fazer exercícios físicos, relaxar sempre que possível fazendo algo que você gosta e aprenda a se perdoar e a perdoar os outros. E o único caminho pra nos trazer um pouco de paz e conforto. Temos que entender que as pessoas não estão preparadas para conviver com pessoas "diferentes" e isso não é culpa delas e nem nossa. Boa sorte pra nós.
A INTELIGÊNCIA TEM A VER VOM A "ELETRICIDADE" CEREBRAL???
E SEMPRE É HERDADO DOS PROGENITORES???
Mesmo que nenhum dos pais aparente ser, já se tem ali o gene. Como no autismo e TDAH.
O funcionamento dos três transtornos é muito parecido..
Se " Altas Habilidades" não é Super inteligência ", pq a " barra" entre as duas palavras???
Um termo venho do termo usado na Europa, e outro do termo americano " gifted".
Houve uma luta para se tirar o termo "altas habilidades", mas não foi aceito. Então puseram a barra com o outro nome.
Super inteligência são os gênios.
Descobriu-se que nem todo superdotado é um gênio.
Mas a inteligência do superdotado é mais abrangente do que a de um neurotípico.
Ser inteligente sendo neurotípico é maravilhoso.
Ser superdotado, no Brasil, independente do grau de QI, é tenebroso, tal qual ser um TDAH e um Autista nível 1 de suporte.
Como sempre fui considerada "meio burrinha",nunca fui muitk cobrada ,intelectualnente