Dupla excepcionalidade - TDAH + Altas Habilidades e superdotação

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 сен 2024
  • Descubra a relação entre superdotação, dupla excepcionalidade e TDAH e como se dá esse diagnóstico neste vídeo.
    Muita gente com alto QI é diagnosticada como tendo TDAH e na verdade não tem. Muita gente com TDAH + altas habilidades é diagnosticada apenas como tendo TDAH. Muita gente ducplamente excepcional não recebe o diagnóstico e nem o tratamento adequado. Mas como identificar esses indivíduos? Quais são as características neurais, cognitivas, comportamentais e emocionais da dupla-excepcionalidade? Qual a diferença disso para a superdotação simples?
    Será que a alta inteligência pode mascarar um o transtorno do déficit de atenção?
    Aprenda a compreender e apoiar melhor aqueles que são duplamente excepcionais.
    Conheça nosso curso sobre altas habilidades e superdotação - altashabilidad...
    Grupo do telegram para altas habilidades t.me/+q6SxRV5Z...
    WhatsApp Para dúvidas sobre o curso e agenda - contate.me/cli...
    Pesquisas -
    1. "Anatomical and functional brain imaging in adult attention-deficit/hyperactivity disorder (ADHD) - A neurological view" de S. Durston, 2006 - Sobre os aspectos neurológicos do TDAH em adultos através de técnicas de imagem cerebral.
    2. "High IQ may 'mask' the diagnosis of ADHD by compensating for deficits in executive functions in treatment-naive adults with ADHD" de A. Antshel et al., 2014 - Sobre como o alto QI pode potencialmente ocultar os sintomas de TDAH, compensando os déficits nas funções executivas.
    3. "Giftedness and ADHD - a systematic literature review" de M. Resch, 2022 - Sobre a interseção entre superdotação e TDAH em vários estudos.
    4. "Cognitive and achievement characteristics of students from a national sample identified as potentially twice exceptional (Gifted with a Learning disability)" de J. Peters et al., 2020 - Qual o perfil cognitivo e de alunos potencialmente duplamente excepcionais, com superdotação e dificuldades de aprendizagem?
    5. "Cognitive Correlates of attention-deficit hyperactivity disorder in children and adolescents with high intellectual ability" de E. Pittel et al., 2020 - Sobre os aspectos cognitivos do TDAH em crianças e adolescentes com alto funcionamento.
    6. "ADHD and Giftedness: A neurocognitive consideration of twice-exceptionality" de M. Lovett et al., 2013 - Sobre os aspectos neurocognitivos da dupla excepcionalidade, com foco em TDAH e superdotação.
    7. "Decreased Latent Inhibition is associated with increased creative achievement in high-functioning individuals" de S. Carson et al., 2003 Sobre a relação entre a diminuição da inibição latente e o aumento da realização criativa em indivíduos de alto funcionamento.
    8. "Is attention deficit hyperactivity disorder a valid diagnosis in the presence of high IQ? results from the MGH longitudinal family studies of ADHD" de J. Biederman et al., 2007 - Sobre a validade do diagnóstico de TDAH em indivíduos com alto QI com base nos resultados dos estudos longitudinais de famílias com TDAH.

Комментарии • 645

  • @jeanalessandro
    @jeanalessandro  Год назад +47

    altashabilidadesesuperdotacao.com/
    Conheça nosso curso completo ☑️

    • @DanielSouza..
      @DanielSouza.. Год назад +3

      Bom dia, Jean. Assisti alguns de seus vídeos e acredito ter as duas condições TDAH do tipo desatento (ou TDA) e Altas Habilidades e Superdotação, quem devo procurar para ser avaliado?

    • @carolinaalarconlopes7061
      @carolinaalarconlopes7061 Год назад +1

      ​@@DanielSouza..te indico solicitar um encaminhamento médico para avaliação neuropsicológica através do neurologista.E assim iniciar o processo de investigação.

    • @rosaa3999
      @rosaa3999 Год назад

      Gracias.Gostei.Muitobom

    • @marlibenevenga3016
      @marlibenevenga3016 Год назад

      ​@@DanielSouza..Toque em um clipe para colá-lo na caixa de texto.Toque em um clipe para colá-lo na caixa de texto.Toque em um clipe para colá-lo na caixa de texto.Toque em um clipe para colá-lo na caixa de texto.Toque em um clipe para colá-lo na caixa de texto.Toque em um clipe para colá-lo na caixa de texto.Toque em um clipe para colá-lo na caixa de texto.Toque em um clipe para colá-lo na caixa de texto.Toque em um clipe para colá-lo na caixa de texto.

    • @diogoferreira2317
      @diogoferreira2317 Год назад

      Boa tarde , qual e sua formação acadêmica? Você é psicólogo? Porque você aborda temas muito sensíveis, que exigem formação específica.

  • @anatolentino4859
    @anatolentino4859 Год назад +56

    "Ela é inteligente, só precisa se esforçar mais". loop infinito

    • @Gwhatever
      @Gwhatever 3 месяца назад +2

      Eu ouvi muito isso. 😂
      Outra coisa que era: "tem que prestar mais atenção ou só foi falta de atenção"

    • @marcellelacerda6677
      @marcellelacerda6677 Месяц назад

      Sim

    • @Miguelmoura91
      @Miguelmoura91 6 дней назад

      Ouvi isso a vida toda! hahahah

  • @izwave
    @izwave Год назад +198

    VÍDEO de 1h do Jean = Paz interior, calma, atenção e sensação de bem estar.

    • @candice.machado
      @candice.machado Год назад +2

      Muuuuito ❤️

    • @ratovideos
      @ratovideos Год назад +3

      Não tem 1 hora, tem 58 minutos e 30 segundos hahaha

    • @izwave
      @izwave Год назад +3

      Estatísticamente 1h

    • @brmartin
      @brmartin Год назад +6

      A organização do raciocínio e uso próprio de vocabulário é hipnótico

    • @michellerosa7155
      @michellerosa7155 Год назад +3

      Conforto ❤

  • @andreinammendonca
    @andreinammendonca Год назад +93

    Meu pai sempre me cobrou isso. "Como que vc esquece a chave, perde isso, perde aquilo, esquece o q acabei de te dizer, e não tira nenhuma nota baixa e lembra de td que estuda?" Isso foi minha infância e adolescência. Td mundo acha que eu sou super inteligente, mas eu msm digo q sou mt lerda pra mt coisa simples. Ninguém nunca entendeu. Agora eu entendi.

    • @sheilinha1195
      @sheilinha1195 Год назад +2

      😢😢😢 também perco tudo

    • @sou_usavlogs
      @sou_usavlogs 11 месяцев назад +2

      Me descreveu,eu sempre fui praticamente autodidata,aprendo coisas sozinho e outras com alguém ensinando em 1/4 do tempo que outras pessoas,ex;dirigir carro,5 aulas,pilotar moto;45 min,tocar teclado sozinho 8 meses,violão sozinho 3 meses,fazer maquetes de qualquer coisa;1 semana;desenhar;comecei com 5/6 anos,e por aí vai,fora informática,jogos,programas,internet etc...tudo muito rápido.

    • @soupequinho
      @soupequinho 11 месяцев назад

      eu

    • @washingtonferreira20
      @washingtonferreira20 11 месяцев назад +1

      Passei por isso,era mais inteligente que todos ao meu redor e diziam que eu era burro,lento , atrasado isso mudou quando tirei as notas mais altas do colégio,tudo virou o contrário mas piorou,de coagido a sem limites me destruiu

    • @washingtonferreira20
      @washingtonferreira20 11 месяцев назад

      Fugi de tudo e todos morrendo de medo da vida acabaram comigo até hoje, ainda me vejo mais inteligente que outros e me sinto culpado

  • @michellemarques2670
    @michellemarques2670 Год назад +41

    Curta aqui se vc está vendo esse vídeo na velocidade x2
    28:01 em diante "elas pegam tudo que precisam pegar com muita rapidez, estendem tudo que precisam entender com muita rapidez e ficam entediadas, ficam sem fazer nada" - ou vc pega tudo rápido suficiente pra ver tudo numa velocidade muito maior de vídeo haha

    • @leo523
      @leo523 2 месяца назад

      acabei de assistir outro vídeo em 4x. Com extensão do navegador.

    • @edileusaestefani3423
      @edileusaestefani3423 20 дней назад +1

      A maioria dos vídeos eu ouço em 2 ou 1,75. Os dele eu coloco em 1,5 kkkk😂😂😂😂

    • @thaisepessoa7173
      @thaisepessoa7173 3 дня назад

      Fui diagnosticada com tdah e odeio quando as pessoas falam muito rápido, além disso, prefiro aprender pelos livros do que com pessoas, amo leitura. O único problema que sempre me incomodou foi a falta de atenção em sala de aula.

  • @patriciadasilvinha4835
    @patriciadasilvinha4835 11 месяцев назад +32

    O quadro do Van Gogh ali atrás e depois me dou conta que vc é a cara dele 😂

  • @teresaclara281
    @teresaclara281 10 месяцев назад +54

    Sinto que é por isso que em parte me sinto tão deslocada no mundo. Tenho AH/SD e TDAH. Descobri recentemente, aos 26 anos, pq minha psicóloga desconfiou de TDAH, mas nunca tive prejuízos na minha vida escolar e acadêmica, oq fez a gente investigar a hipótese das altas habilidades. Tenho muita dificuldade de internalizar o diagnóstico de AH/SD, pois ao mesmo tempo em que sei que tenho muita facilidade pra aprender certas coisas, eu aprendo sempre "do jeito errado". Ter que conviver com o TDAH faz eu me sentir constantemente burra e frustrada por todas as coisas em que falho e todas as coisas que acabo desistindo por causa da dificuldade em executar coisas básicas do dia-a-dia.

    • @fga_amanda_araujo
      @fga_amanda_araujo 4 месяца назад +8

      Nossa você fez uma descrição completa de como me sinto. Também fechei TDAH + altas habilidades e tenho essa sensação de ser uma “impostora” no mundo dos inteligentes, já que comumente falho em coisas simples.

    • @millenaronconi842
      @millenaronconi842 4 месяца назад +3

      Me senti EXCEPCIONALMENTE representada aqui!

    • @raultejo
      @raultejo 2 месяца назад +5

      Deslocamento e incompreensão. Minha mãe dizia que eu era estranho. Kkkkk e era mesmo. Depois ela não entendia porque eu ia mal na escola. Acrescentaria a profunda tristeza pela frustração de não conseguir alcançar alvos que pra maioria seria difícil e pra mim muito mais fácil, todavia inalcançável pelo simples fato de não conseguir executar. Nossa vida é um paradoxo e a autocobrança é grande, a competitividade interna destruidora, porque vc exige o ápice de si mesmo e não consegue nem começar, e se começa não finaliza. Só Deus pra nos ajudar, porque profissionais são poucos e eu já venho nesse dilema em toda minha vida. Estou melhor na autopercepção filosófica, mas um emocional péssimo devido a esse conflito interior sem fim. Quando eu era mais novo e solteiro eu simplesmente vivia em fuga, mas sempre a cobrança interior me entristecia. Só que depois de casado, aí a coisa muda, porque vc tem que dar resultados. Pelo menos eu tenho um cargo público pra sobreviver, mas me vejo como uma pessoa que perdeu o trem de sua própria história. 😢

    • @marcilenesilva3667
      @marcilenesilva3667 Месяц назад

      ​@@fga_amanda_araujome sinto exatamente assim😢

  • @taisbarraviera2764
    @taisbarraviera2764 2 месяца назад +5

    Eu tenho memórias de quando tinha 3 anos, mas muitas vezes tenho q parar pra lembrar o que fui fazer no outro cômodo da casa kkkk Nunca reprovei em cálculo na faculdade pública, mas não conseguia me organizar direito para estudar também as outras matérias. Meu pai fala que se tivesse a mesma inteligência que eu já estaria rico, mas eu não consigo nem mesmo organizar meu quarto kkkkk

  • @euseicoisas_
    @euseicoisas_ Год назад +30

    3 da manhã e eu quase aos prantos por presenciar essa descrição de tudo vindo de forma exógena, simplesmente as pessoas não conseguem compreender o quão difícil é

  • @caiohenrique4826
    @caiohenrique4826 Год назад +217

    Esse é o meu drama, frustração pelo eterno potêncial . A dificuldade de ter conteúdo de qualidade de altas habilidades (principalmente ligado à intensidade emocial) e ainda mais com dupla excepcionalmente. Parece que você foi feito para dar errado, quase que cômico. Um grande potencial que você não tem controle por conta do tdah e sobreposição de problemas inibitórios, seja por questões físicas ou filosóficas. Uma memória de longo prazo excelente e facilidade em aprender passivamente vs grandes problemas com memória de trabalho e estudos ativos. Preferências, desejos, vontades por leituras complexas e a tortura tentar conter a hiperatividade conseguir parar para ler. Tudo isso com o perfeccionismo e ansiedade como cereja do bolo. ( ou no caso o fermento)

    • @luizflh
      @luizflh Год назад +5

      É isso mesmo.

    • @diegopynchon
      @diegopynchon Год назад +19

      Fui diagnosticado com Tdah ano passado . E pra mim já foi uma grande porrada. Suspeito que tenho dupla excepcionalidade. Mas consigo imaginar cenários aonde na verdade eu nem tenha Tdah mas sim apenas altas habilidades ( principalmente pela questão da conscienciosidade, que é o que mais " pega" no " meu tdah ")
      Depois do diagnóstico fui até apelidado de embaixador tdah, porque comecei a estudar muito sobre vários transtornos e ajudei a diagnosticar amigos que depois foram em terapeuta e psiquiatra e hoje inclusive, assim como eu, tomam medicação.
      A questão de altas habilidades para mim é uma suspeita pela grande quantidade de interesses que tenho, muitas leituras filosóficas, literatura de vanguarda do mundo todo, antropologia...
      E uma coisa que noto em mim é a facilidade para abstração .

    • @giuchedid
      @giuchedid Год назад +8

      Me descreveu. Muito difícil de lidar. Eu ainda sou autista, então fica muito complicado 😵‍💫

    • @rosangelalethy5692
      @rosangelalethy5692 Год назад +12

      Sofri e sofro muito com esse combo de padrões "diferenciados"...hoje me aceito como sou, mas o preço foi e é alto, ruptura familiar com contato zero com genitora, irmãos e outros parentes...vida social quase zero...mas meus "diversos interesses" me preenchem, pois são voltados para auto conhecimento, saúde, comportamentos e transtornos, mesmo que em meio a idas e vindas de assuntos extremos...gratidão pelos seus vídeos...vc é um exoaeroporto para quem se sente de outro planetinha...😁😉👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    • @TheLeonardo762
      @TheLeonardo762 Год назад +5

      Minha condição é a mesma que a sua, parabéns por relatar tão bem.
      Da pra ver que é vdd pelos canais que vc segue, dei uma olhada e vários que vc segue eu tbm sigo kk se eu fosse usar o seu relato, acrescentaria problemas com drogas, já usei desde álcool a cogumelos psicodélicos (que tive vontade de experimentar depois de ler um livro que hj até tem documentário na Netflix chamado; como mudar sua mente do escritor Michael pollan) e hoje aos 24 anos percebo o tanto de conhecimento "inutil" que eu tenho, que não me ajudam em nada com coisas triviais, tipo conseguir sair da cama e ir para o computador colocar em prática o conhecimento que eu já tenho sobre a profissão que quero seguir pelos próximos anos. Abraço

  • @blasterbills
    @blasterbills Год назад +14

    O tanto que eu chorei vendo esse vídeo não tá escrito.
    Tu não tem noção do quanto ajudou essa pessoinha aqui.

    • @Alex47684
      @Alex47684 Год назад +3

      Eu também choro muito assistindo vídeos dele... Esse inclusive! É bizarro o sentimento de ouvir e conseguir conceituar sintomas que te fazem ser taxado a vida toda!

  • @BrasilEmFatos
    @BrasilEmFatos Год назад +47

    Eu sou TDAH diagnosticado recentemente. Tenho 24 anos, sou desenvolvedor de software e tudo isso tem sido uma baita descoberta. É muito difícil pq uma hora eu me acho de alguma forma inteligente (ou algo assim), outras sou extremamente ineficiente e me acho um idiota. Fiz teste de QI com neuropsicóloga e deu 108. Algumas questões fui acima da média chegando a 115 (inteligência cristalizada se n me falha) e outras tipo, 84. Eu me sinto assim: tenho fome imensa de conhecimento. Uma ansiedade e inquietude extrema. Tudo que começo dificilmente termino. É exaustivo 😞. Apesar disso muitos me veem como referência…falo inglês fluente (aprendi sozinho), me tornei programador também sozinho (sempre fui autodidata), já tenho formação superior e estou em busca do mestrado, sai do meu estado natal com 20 anos e agora me encontro morando fora do país. Sempre também fui taxado como “estranho” pq “falo difícil” e/ou pq gosto de assuntos que comumente as pessoas cagam: matemática, física (ambos fui pessimo no colégio apesar de gostar muito), astronomia, computação e agora neurociência. É f****….

    • @monicamoreira6110
      @monicamoreira6110 Год назад +2

      Nossa parabéns com24 anos e já está evoluído assim .meu filho tem o mesmo perfil. Espero que ele também use sua inteligência 😊 inteligência 😊

    • @dionisioricardo
      @dionisioricardo Год назад +1

      Minha auto avaliação de QI varia enormemente. No meu caso, foi falta de atenção em alguns testes.

    • @wellington0757
      @wellington0757 Год назад +1

      Amigo,quanta coincidência. Meu QI Tb deu 108 e em outrs abaixo da média. A partir de 110 estamos acima da média, você considera que 108 está acima da média. Teste WAIS III.

    • @BrasilEmFatos
      @BrasilEmFatos Год назад +2

      @@wellington0757 não. Estamos dentro da média. Todavia chegando na média alta. E se comparar com a média por paises, considero que estamos bem acima da média brasileira por exemplo que dependendo do estudo, gira em torno dos 83 - 87. Pelas minhas pesquisas, 108 é a média de paises asiáticos. E daí que vem a questão: bom, se com o diagnóstico de TDAH (durante a avaliação) alcancei 108. Será que com o tratamento (medicação e TCC), quanto eu alcançaria. E dependendo, poderiamos disparar marcando muito. mais que 108.

    • @ProjetoWld
      @ProjetoWld 6 месяцев назад

      Como faz p teste Qi?

  • @Fernanda-sr9zl
    @Fernanda-sr9zl Год назад +8

    Meu Deus!!!!!!!! Eu consigo entender um livro de Kant e não consigo me manter engajada em arrumar todos os dias a minha cama!!!!!!!!! E me sinto suuuuper sobrecarregada com as tarefinhas do tipo (morando sozinha há 9 meses , saí da casa do meu pai e esse aspecto está um caos). Por enquanto tenho diagnóstico (a ser confirmado) de TDAH . Talvez venha também um de AH . Não sei. Sei que muito for do tal padrão eu sou.

  • @3ldraziel296
    @3ldraziel296 29 дней назад +2

    Meus professores sempre falavam que eu era muito inteligente, só era indisciplinado. Um grande contraste, sempre pegar recuperação em português e ganhar 3 anos consecutivos uma feira de Comunicação na categoria poesia e composição de música autoral. Cito mil outros exemplos desses, mas acredito que todos que se identificam sabe do que estou falando e viveram coisas semelhantes... Nunca me senti genial, longe disso, mas nunca me senti normal.

  • @matheusbenjamim4879
    @matheusbenjamim4879 Год назад +36

    Eu sempre fui considerado a pessoa que tinha tudo para ser o melhor aluno na escola, só que eu nunca me esforçava.
    Fui diagnóstico com tdah esse ano, com 23 anos, fui aprovado no vestibular de direito em uma faculdade pública concorrida aos 17 anos e fui aprovado na OAB na primeira, mesmo sem me "esforçar".
    Durante o meu diagnóstico, eu fiz o teste de qi e tive como resultado 125, mesmo não prestando atenção nele kkkkkkkkkk, é muito frustrante ser assim, ter sempre a capacidade mas não conseguir produzir corretamente, estou tomando ritalina e tenho conseguido me concentrar melhor, agradeço demais ao Jean, esclareceu muito a minha situação.

    • @cidfadel
      @cidfadel Год назад

      Ritalina é broxante! Cuidado com ela

    • @luangomes9061
      @luangomes9061 Год назад +2

      legal seu depoimento, eu fui diagnosticado com tdah recentemente aos 24 anos, sempre sofri com problemas de foco e persistencia em algo, principalmente em tarefas cotidianas chatas, e em muitos casos com a didática da escola. Talvez a única matéria que eu tenha gostado de fato e tenha visto como útil para minha vida, foi filosofia, considerando o ensino médio. A questão do questionar o "por que" das coisas me fascinou, de modo a fazer eu perceber que posso criar meu proprio modo de interpretar o mundo.
      iniciei o tratamento com ritalina recentemente, e o que pude perceber foi uma espécie de silenciamento dos pensamentos, logo no primeiro comprimido, foi como se de pouco em pouco, toda aquela divagação virasse fumaça, e muito fortemente se fizesse um pensamento mais único linear e focado, o que me fez conseguir ficar parado e focar em situações mais especiificas. Na escola, sempre fui o aluno que tirava notas baixas mas sempre passava, e mesmo sem estudar ou prestar atenção nas aulas, as vezes ia bem por intuição da resposta, ia fazer a prova sempre virado decorrente de meu hiperfoco em jogos na noite anterior. Atualmente, tenho buscado cada vez mais fugir dos vicios. Em testes de qi tive pontuações de 105 a 120, mas particularmente não sou tão inteligente, mas me considero criativo, e sou visto em varios ambientes como inteligente. Em testes de personalidade ou coisas assim, também costumo bater baixa conscienciosidade. se puder, fale um pouco de sua experiencia com a ritalina.

    • @matheusbenjamim4879
      @matheusbenjamim4879 Год назад +1

      Amigo, impressionante como o seu depoimento parece com a minha vida kkkkkkkkkkkk, tenho os mesmo problemas que você e tenho também um amor grande por filosofia e por várias outras áreas do conhecimento. Em relação a minha experiência com ritalina, tem sido incrível, eu com ritalina sou outra pessoa, muito mais focado, muito mais assertivo e muito mais calmo em tomar decisões. Só que eu estou sentindo um pouco dos colaterais, meu coração fica a mil e eu estou sentindo muito sono quando o efeito do remédio está saindo.

    • @jessicaazevedo2198
      @jessicaazevedo2198 11 месяцев назад

      Olá! Eu fui diagnosticada com tdah quando ainda andava no 1° ciclo, tomo concerta já alguns anos. Sou um pouco mais nova, tenho 20 anos. Sempre fui bastante distraída, não tenho paciência para tarefas como fazer resumos ou apontamentos. Faço-o apenas quando sinto que é necessário.
      Acho que isto com o passar do tempo vai-se atenuando vais ver. Com o tempo, vais conseguir fazer as coisas ainda melhor.

    • @gabriellarodrigues558
      @gabriellarodrigues558 5 месяцев назад +1

      Meu filho tem sete anos, tem TDAH e recentemente recebi sua avaliação neuropsicológica, Qi de 125. Eu estou caindo nesse mundo agora, nem imaginava que poderia ter as duas coisas.

  • @walkerin9
    @walkerin9 Год назад +36

    Muito interessante!
    Não sei se sou superdotada ou se tenho TDH ou os dois ou nenhum, mas tenho algumas dessas características. Até hoje tenho vivido um verdadeiro céu e inferno sempre me sentindo desequilibrada, sem foco, intensa, perdida, morta, viva, imaginativa, vazia, com dor por tudo e por nada. Hoje estou quebrada, procurando explicações para esse caos que me fere todos os dias.
    Continue com os vídeos!
    Aprendi muito, se um dia eu descobrir que sou uma dessas coisas já terei alguma noção

    • @jeanalessandro
      @jeanalessandro  Год назад +4

      :D Agradeço o feedback! Abraço.

    • @carolperfuhumor
      @carolperfuhumor Год назад +1

      Eri, será que vc, além de SUPERDOTADA, também tem muitos traços da personalidade borderline ??

    • @walkerin9
      @walkerin9 Год назад +2

      @@carolperfuhumor Carol, sei pouco sobre borderline, mas acho que se eu tivesse justificaria muito do que sinto.
      Mas não posso ter certeza ainda porque não fui a um profissional. Como eu disse, tenho algumas características de TDH e de superdotação mas também de autismo, de borderline entre outros.
      É realmente um desafio pra mim entender o que se passa comigo, sempre me incomodei com isso, mas pensava que com o tempo eu fosse "aprender a me controlar" e "amadurecer", aprender a focar no que "importa", porém depois de um tempo não parece mais tão simples.
      Experimentei muitas situações que deveriam ter me dado essa "maturidade" esse "autocontrole" e esse "foco" mas tenho a impressão de que é só uma ilusão e de que na vdd estou ficando cada vez mais fora da curva

    • @andreinammendonca
      @andreinammendonca Год назад +2

      Tb senti parecido com border. Eu sou isso td ai em pessoa. Depois de adulta recebi meu diagnóstico de Border e Tdah. Comece a fazer o tratamento, existe uma vida melhor do que isso.

    • @theworldtome7962
      @theworldtome7962 Год назад

      @Eri-bn3jk Leia o livro O drama da criança bem dotada. Alice Miller . Vai ter ajudar a esclarecer !!
      É preciso fazer tratamento psiquiatrico e terapia , senão a vida não avança :(

  • @rafaelmorodevens4564
    @rafaelmorodevens4564 Год назад +3

    Eu não acelerei nem pulei. Na verdade eu precisei voltar umas trezentas vezes pra entender o que foi dito porque minha mente fugia. Tive que largar os afazeres, sentar, olhar o seu rosto e assistir com legenda. Possivelmente terei que assistir tudo de novo em outro momento.

  • @Gugeler2011
    @Gugeler2011 Год назад +19

    Bom dia. Eu vi sua matéria e fiquei logo querendo registrar aqui meu depoimento. Durante seu vídeo eu comecei logo me identificar. Teria dezenas de depoimentos a passar, mas meu desejo é autoconhecimento. Trabalho com desenvolvimento de software e acho isso tão fácil. Demorei inclusive a perceber que poderia ter reconhecimento para eu ter renda ou forma de sobreviver nisso. Certa vez eu estava na aula de cálculo na faculdade e fiquei distraído a ponto do professor me chamar atenção. Tempos depois eu repeti a matéria e outro professor fez uma abordagem bem diferente e eu me apaixonei pela matéria, tendo achado um caso real onde pude aplicar teoria aprendida. Para resumir, obtive aprovação, com conceito máximo. Eu creio que jamais apreenderia, por exemplo, ginástica rítmica e sou ruim em dança, nesta eu logo disperso e pero interesse, e por isso fico sem entender como eu consigo programar um computador e surpreender as pessoas e ser medíocre, péssimo até, em muitas coisas. Ao ver por exemplo um filme, onde tem muitos personagens, como por exemplo alguns filmes policiais, com muitos nomes, em seguida eu não estou entendendo o filme e desisto de assistir. Tenho 72 anos e adoro o que faço, meu trabalho me faz vibrar, e ter alegria em atender pessoas que usam as soluções que eu desenvolvo, num computador, e vejo entretanto, que poucas pessoas avançam nesta área.

    • @sou_usavlogs
      @sou_usavlogs 11 месяцев назад

      Eu sou técnico em informática e também aprendi tudo muito rápido,fora várias outras coisas como o inglês,cantar,tocar teclado,violão,pintar,desenhar,fazer histórias em quadrinhos,e aprender tudo muito rápido,mas eu sou péssimo em outras coisas;comunicação,organização,planejamento,ter assunto pra falar com as pessoas,resolver problemas simples etc...

    • @lysstech
      @lysstech 11 месяцев назад +1

      Que demais saber que trabalha com ti tanbem , eu acredito que tenho tdah mas uma outra pessoa que tem tanbem disse que era impossível. Alguém com tdah trabalhar com ti

  • @paulo555.
    @paulo555. 17 дней назад

    “ São características morfológicas e não desvio de caráter, nem moral” oulll. Libertador esse vídeo

  • @antonio.laranjeira
    @antonio.laranjeira Год назад +6

    Eu, com suspeita de TEA e AH fazendo cara de bunda e pensando "faz sentido" ouvindo Jean descrever o comportamento enquanto vejo o video no 2x numa mini janela, mexendo no celular, procurando outro video sobre o assunto e tudo isso enquanto procrastino os estudos que eu realmente deveria estar fazendo

  • @Maria-il9bk
    @Maria-il9bk Год назад +14

    Tenho TAG e fiquei mega focada nesse vídeo.Nunca ouvi alguém que me explicasse tanto sobre tantos comportamentos meus! Aprendi muito mais nesse vídeo do que em anos de busca de tratamentos psiquiátricos,psicológicos e alternativos! Muito grata!É absolutamente frustrante ter potencial e parecer um nada,uma incompetente e,pior,não dar a devida contribuição para a qual Deus me programou.

  • @gmbenetti
    @gmbenetti 19 дней назад +1

    Recebi um diagnóstico de altas habilidades com TDAH. E é impressionante como esse diagnóstico descreveu ele. O que mais me assusta ou me intriga é, que buscando agora mais informações, como me identifico com ele. Querendo entende-lo, a impressão que tenho é que consegui repostas sobre questões minhas. É inquietadora essa sensação de querer entender sobre tudo isso. Agradeço demais por esse conteúdo, e agora, além de entende-lo, preciso entender à mim...

  • @gabrielmota2413
    @gabrielmota2413 Год назад +41

    Ótimas explicaçoes, Jean. Parabéns pelo seu trabalho. Tem me ajudado demais. Tenho uma alta empatia, observo demais o comportamento social e consigo sentir o que as pessoas sentem e querem expressar , antes mesmo de expressarem. Além de ter um humor bem apurado e bem "piadista". Gosto de tarefas complexas e estudos complexos ,mas tenho dificuldades em algumas tarefas diarias ( mecânicas), trabalhos repetitivos me deixam com um tedio absurdo e fico desatento ,pois não me prende a atenção. Alem de sentir um cansaço mental de forma significativa por pensar demais. Nao sei exatamente o que tenho, mas seus videos me ajudaram a ter um certo entendimento e controle.

    • @daianas4001
      @daianas4001 Год назад +3

      Gabriel Mota, faço exatamente suas minhas palavras. Obrigada pelo comentário, de certa forma ajuda não sei porque e o Jean, sem palavras 😊

  • @diegomorel1
    @diegomorel1 9 месяцев назад +9

    Peguei ontem meu diagnóstico de TDAH e superdotado, e agora descobri o porquê de tudo no minha vida até aqui e as dificuldade e minhas genialidades. A primeira vez que eu vi um vídeo seu em um podcast falando sobre supermercados me identifiquei mas me neguei que eu poderia ter, agora com o diagnóstico em mãos e sabendo dos dois, consegui entender tudo e esse vídeo seu aqui me descreve total, e minhas altas habilidades em artes, música, desenhos, esportes individual, atletismo e muito mais, tudo autodidata

  • @Sandalfoot_average
    @Sandalfoot_average Год назад +3

    Você parece com Van Gogh e, ao lado, um quadro dele. Muito pertinente 😊

  • @julianaslv2604
    @julianaslv2604 Год назад +26

    Excelente vídeo, realmente é difícil ter essa dupla excepcionalidade, pois somos constantemente mal interpretados e a sensação de estarmos sempre abaixo do nosso potencial, na prática, tende a ser muito desgastante. Muitos perguntam: de que adianta ter QI alto se não alcança seus objetivos, não ganha dinheiro em alto nível e não põe tudo em prática? Falam isso como se fosse fácil. É melhor nem falar nada sobre TDAH e superdotação, muitas vezes, além de não quererem saber, ainda costumam te colocar para baixo. Quando se fala em superdotado, entendem erroneamente que a pessoa teria que saber tudo, fazer tudo certo, ganhar rios de dinheiro e se dar bem em todas as áreas da vida, o que é absurdo, pois ninguém é perfeito. Por isso, é melhor nem falar nada, as pessoas não irão entender ou vão achar que é arrogância, passando a cobrar muito mais.

    • @gabriel_sant
      @gabriel_sant Год назад +4

      Eu acho que isso não é uma coisa a se falar para outras porque soa como arrogante ou prepotente mesmo, é mais para autoconhecimento

    • @Brendonn94
      @Brendonn94 Год назад +7

      Se falarmos desses assunto com pessoas "normais" é isso que acontece. Elas vão dizer : " pq não ganha dinheiro já que tem essas habilidades/potencialidade ". Isso é uma coisa que me desanima muito nesse mundo, as pessoas só pensam no lucro em tudo que fazem, já eu não consigo fazer nada se a motivação for apenas dinheiro, ou sobrevivência ou como a maioria, que só se motiva pelo sexo, vejo que toda motivação é vazia

    • @julianaslv2604
      @julianaslv2604 Год назад +1

      @@Brendonn94 Exatamente isso

    • @Juniorbaseado
      @Juniorbaseado Год назад

      ​@@gabriel_sant!!!

    • @Diego-nh3el
      @Diego-nh3el Год назад

      Se você não consegue explicar qualquer coisa de forma simples é porque não entende/não entendeu ainda.

  • @Evelynlucas100
    @Evelynlucas100 Год назад +11

    Minha filha tem 9 anos e foi diagnosticada com AHSD, TDAH,DPAC e Dislexia, mas com 4 anos se alfabetizou. Você descreveu perfeitamente a minha filha

    • @afrancielly
      @afrancielly 11 месяцев назад

      Eu falei com menos de 1 ano, escrevi cursivamente aos 4. Por isso me adiantaram 2 séries à frente por estar mais adiantada que outras crianças

    • @sou_usavlogs
      @sou_usavlogs 11 месяцев назад

      Quando eu estava na segunda série me mudaram para a terceira série,😅fiquei 1 mês lá,e depois me mudaram para a segunda denovo,da primeira até a oitava série sempre fui o mais inteligente da sala,já tirei passei com 99 em ciências e 97 em português,e todas as outras matérias acima de 70,menos matemática.

    • @ppa7864
      @ppa7864 9 месяцев назад

      ​@@afranciellymeninas iniciam a fala antes dos meninos. Isso é bem comum por conta do próprio funcionamento cerebral da mulher.

  • @marialeticiadesouzaparaiso8372
    @marialeticiadesouzaparaiso8372 3 месяца назад +2

    Eu tenho TDAH e sou de 1962, usava computador na época do DOS e quando começamos usar o Windows aproveitei a ideia para falar pra meus colegas de trabalho,falava que eu era WINDOWS e eles eram DOS, porque eu mudava de assunto rapidamente. Kkk

  • @endrickrf1
    @endrickrf1 11 месяцев назад +2

    Eu ia pra escola com 5anos de idade, fugi de casa também aos 5 e andei sozinho num caminho de 12 km até a casa do meu pai, que eu só tinha ido de carro uma vez. Aos 7 anos, passando pela cozinha e vendo os adultos, vi minha vó e tios conversando, percebi que eu não era nada parecido com eles, e também nem com as outras pessoas. Sempre fiquei muito na minha mente, imaginando, criando, aprendendo. Minha família era muito disfuncional, e no meio do caos, eu vivia aquele dilema de ser criança com os problemas dos adultos. Com 12 anos, eu era o terror dos professores por que não tolerava inocentemente as incongruências dos comportamentos deles e suas disciplinas na escola. (Numa aula ciências, na outra ensino religioso), parecia ser eu o único a pensar além dos limites que existiam ali. Com 14 anos eu conheci o termo autoconhecimento, comecei a meditar e fiquei imensamente feliz com a mente, a partir dai, comecei a criar muita autoconsciência e os adultos começaram a me detestar cada vez mais. Eu não gostava do que eles gostavam, e não respeitava o poder sem liderança de quem quer que fosse. Com 14 anos também comecei a aprender instrumentos diversos, aprendi sozinho. Com 17 eu estava gostando muito de musica eletrônica, então aprendi a produzir lows e hi-bpms. Comecei frequentar raves, porem não gostava das atitudes desmedidas das pessoas em relação as drogas, consequentemente pelo menos as pessoas que eu ia "amigos" também não gostavam dessa atitude. Eu me senti desprezado pela minha família, amigos, escola e a igreja tinha argumentos muito fracos. Basicamente passei minha vida, tentando entender por que sou assim, tão diferente dos outros, e por que tenho essa coisa com me desenvolver sempre mais, e fazendo assim com que geralmente as pessoas não entendam meu raciocínio, sobre a mente e o mundo. Prefiro ficar sozinho aprendendo, do que ser um ser social normal.

    • @TatiYFO
      @TatiYFO 11 месяцев назад

      Cara, muito interessante sua jornada. Continue no caminho do autoconhecimento, da meditação e tbm compreensão q sua família e o povo da igreja estão onde conseguem estar neste momento. Eu nasci numa igreja evangélica, mas era desafiadora, fazia perguntas q ninguém ousava fazer pequenininha, sempre questionando e filósofa krrrV Vivia brigando ( discutindo)com minha prima espírita, até que um dia eu pensei: " porque sou eu a certa?" Se eu tivesse nascido na Índia eu defenderia o hinduísmo, se tivesse nascido em um país árabe seria mulçumana, e com humildade pedi a Deus p me mostrar o caminho. E com 16 fui p Japão sozinha e foi meu despertar espiritual, mas digo q muitas pessoas foram enviadas p me colocar no meu caminho espiritual. Dê uma chance as pessoas, somos todos um não há ninguém totalmente errado e ninguém totalmente certo. Alguma coisa a gente aprende uns com os outros. E é essa troca é incrível. Comece a perceber os milagres e sincronicidade do Universo. Deixe se encantar pela vida e as pessoas. Paz e luz🙌✌️

  • @jinsohn3426
    @jinsohn3426 Год назад +8

    Por a caso conheci seu canal e chorei muito em algumas passagens. Vou ser chato e contar algumas coisas de mim. Eu gosto muito de áreas exatas desde criança, destruindo eletronicos da casa aos 4 e 5 anos. (mas não conseguia montar de novo) Construi radio simples mas com 6 anos e pedia para meu pai comprar livros de astronomia e física e aos 12 anos terminei o curso tecnico em eletronica, onde a turma era só de adultos. Após um teste de QI na escola meus pais foram chamados pela professora só que na cultura da época (oriental) não falaram comigo. Mas em seguida fomos imigrar para o Brasil, isso aos 14 anos. Então perdi o timing de estudar via academica pois fui trabalhar com o negocio da familia. Nunca fui ter muitos amigos pois não conseguia me enturmar e eu era um que não conseguia acompanhar as piadas. Acho que tenho um transtorno de codependencia onde me desgasto com problema dos outros que as vezes nem eles sabem que tem. Achei seu canal e estou muito aliviado que não sou um ET sem habilidade social. Pode coexistir superdotaçaõ e codependencia emocional onde sou imã de pessoas aproveitadores? O que me ajudaria para amenizar minhas angústias? Obrigado

    • @MaizaBrito
      @MaizaBrito Год назад +1

      A terapia ajuda na coodependencia.

    • @alexadler5321
      @alexadler5321 Год назад +1

      Terapia e evangelho. Deus te abençoe!

  • @xablaumalvada2380
    @xablaumalvada2380 Год назад +4

    Eu tenho memórias de quando estava na 1 série aprendendo a ler , e eu pegava o livro pra ver se sabia oque estava escrito e relacionava as palavras , dai que evoluí na leitura . Percebi que tinha uma capacidade de aprender sozinha . Mas durante muito tempo nao aprendi com a didática dos professores.

    • @geisonfsm
      @geisonfsm Год назад +1

      Nao aprendi com meus professores, aprendia por mim, eles né davam o "stater" e eu evoluía, sempre fui visto como diferente na escola, em casa, etc .... Agora me entendo

  • @Edivaniaduarteoliveira
    @Edivaniaduarteoliveira 4 месяца назад +2

    Eu tenho diagnóstico de tdah com o QI acima da média. Mas, esse filtro dos pensamentos é minha maior luta. Penso rápido demais, muitas coisas ao mesmo tempo, isso cansa. Como é difícil seguir um manual, ter paciência de ler, prefiro seguir meu raciocínio. Mas, essa falta de organização dos pensamentos, me faz demorar mais em fazer as coisas. Essa discrepância nos resultados dos testes é impressionante, no diagnóstico. Difícil entender uma alta habilidade para algumas coisas, e muito abaixo da média em outras simples.

  • @archmotionviz
    @archmotionviz 12 дней назад

    Otimos videos! Parabens, eu fui diagnosticado com TDA com 31 anos e isso com certeza mudou a minha vida por que estou aprendendo como minha mente funciona. No meu caso eu nao tenho a falta da atenção mas ao contrario, o excesso, presto atenção em muitas coisas ao mesmo tempo e qualquer distração minima quebra minha concentração e isso gasta muita energia mental pra manter todos esses focos de atenção e por muitos anos me achei muito burro por que nao conseguia sustentar a leitura de um livro por 20 min portanto nao entendia nada mas no fundo achava que tinha entendido e isso gera uma frustração enorme. Tenho uma atenção extremamente fragmentada mas aos poucos estou melhorando, estou em tratamento com medicamentos e isso me ajuda muito, porem eu entendi que preciso isolar qualquer distração principalmente sonora quando quero aprender algo e outra coisa que me conformei é o “como” eu aprendo, eu absorvo muito mais conhecimento somente vendo alguem fazer algo, a pratica é muito eficiente para o meu aprendizado e estou adaptando o meu modo de aprender. Muitas vezes vemos pessoas fazendo coisa extraordinárias e pensamos: “ Se ele consegue eu tambem consigo” isso que a sociedade nos impõem é em parte verdade, sim é possivel aprender qualquer coisa mas na maioria das vezes nao do mesmo modo que aquela pessoa que vemos, temos de encontrar o nosso próprio “modo eficiente de funcionar”. Outra coisa é a questao das habilidades e de aprender sozinho, eu aprendi falar francês sozinho (e nao foi na França kkk) aprendi o desenho e outras coisas em pouco tempo mas a grande verdade é que nada disso é tão extraordinário se nao temos a habilidade de vende-las! Entenda que se voce é super dotado ou sei la se voce nao souber comercializar isso nao vai mudar nada na sua vida kkkk as vezes as pessoas me falam…nossa voce aprende rapido..é muito inteligente e etc! Meu psicólogo me disse isso e sei que nao é pra me agradar..ele é especialista em alzeihmer no hospital de madri..e ta tudo bem, isso de eu ser inteligente por ser verdade mas meu bolso continua vazio 😂😂😂 o ponto é que se voce é muito inteligente mas nao possui uma boa habilidade relacional dificilmente isso vai fazer de voce de sucesso como muitos dotados pensam..ngm vai chegar pra vc e falar: nossa como voce é inteligente..toma aqui o meu dinheiro kkkkkk bom continuo aprendendo muito sobre mim e estou melhorando muito!

  • @FabriciaSimoes
    @FabriciaSimoes Год назад +4

    Meu primeiro vestibular foi pra física em 2002. Gabaritei quase todos os assuntos mas química e geografia fui um desastre tão grande que tirei 0.86 em química e 2 pontos em geografia. Eu não consigo aprender de jeito nenhum. Tinha nota pra passar pra odonto, engenharias, menos medicina. Não estudei pro vestibular. Eu não me acho inteligente o suficiente mas sei que pra algumas coisas estou acima do normal. Geralmente eu ensino colegas mais chegados e vão super bem nas provas. Tenho aptidão pra exatas, humanas, biológicas, aprendo com facilidade e fico entediada nas aulas. Não consigo ficar na sala amarrada e na faculdade foi um problema, descobri que podia sair a qualquer momento e foi pro brejo. Fora as crises, sou TEA mas desconfio que tenho outra comorbidade concomitante.

  • @ManieroFernanda
    @ManieroFernanda 5 месяцев назад +1

    Quando o um profissional descreve exatamente como você é…me emocionei várias vezes ouvindo cada uma das características das pessoas com tdah + superdotação e altas habilidades.
    Como trás alívio entender como o nosso cérebro funciona, e porque algumas coisas são tão fáceis e outras extremamente difíceis e desafiadoras!!!

    • @gregorymendes988
      @gregorymendes988 2 месяца назад

      Descobri que sou os 2 depois da entrevista. O negócio é usar pro bem a superlotação e tratar o tdah.

  • @karlbeats1349
    @karlbeats1349 Год назад +9

    Esse foi o melhor conteúdo até agora q achei por aqui. Ainda não tenho o laudo oficial da dupla, tenho o do TDAH, mas sempre me achei um TDAH diferente, pois tenho uma memória incrível, uma capacidade de reconhecer padrões e criar coisas novas com isso tbm acima da média e me reconheci em 99% de tudo q vc falou sobre a dupla excepcionalidade. Parabéns por esse conteúdo. Deu uma luz grande pra eu me autoconhecer. Vou tentar superar a paralisia do meu TDAH pra fazer os testes e ter a confirmação. Um dia eu consigo.

  • @michaeldeoliveira5966
    @michaeldeoliveira5966 12 дней назад

    esse vídeo é praticamente o resumo da minha vida, estou impressionado.

  • @ronaldoferreira5380
    @ronaldoferreira5380 Год назад +2

    Eu sou assim mesmo loucura do meu pensamento pois eles na para nem durmo direito vejo o universo diferente

  • @cristianesotelo1061
    @cristianesotelo1061 Месяц назад

    Muito obrigada pelas informações. Meu filho tem TDAH e superdotação e verificamos essas características. Ele foi identificado bem cedo e graças a condução mais adequada ele tem se saído muito bem. Ele é um menino maravilhoso, tem um coração e caráter lindo. ❤

  • @amelia.demarque
    @amelia.demarque Месяц назад

    Tenho diagnóstico de TDAH (dado aos 43 anos, estou com 45). Estou passando por testes para saber se é só isso mesmo. Tenho problemas nas funções executivas. O fato de ter TDAH não me trouxe prejuízos na aprendizagem. Sempre tive facilidade para aprender. Na faculdade, percebi que só conseguia aprender ouvindo, não conseguia anotar. Aliás, cadernos sempre foram um problema para mim. Eu passava o ano todo apenas com um caderno de brochura de 90 páginas. Fiz Letras por causa da minha obsessão por Inglês. Sou professora de inglês e português desde 99. Sinto-me uma pessoa contraditória, deslocada, fora do "contexto", estranha. Tenho uma dor profunda em meu âmago por me sentir assim. Desde pequena as pessoas me superestimavam e eu sempre me sentia uma fraude! Como você disse: caos na mente. Tem hora que acho que posso mudar o mundo, fazer algo diferente usando meu cérebro e tem hora que penso que a vida não vale a pena.

  • @psmileyshow
    @psmileyshow Год назад +3

    Dr. Jean, eu era a criança hiperativa, subia na parede, pulava, meu corpo hoje é cheio de cicatrizes, não sei como estou viva😂 na infância ia muito mal na escola. Aprender a ler e escrever ✍️ foi muito tarde e na base do choro, minha mãe era muito rígida, obrigava a estudar, mas não entendia nada, até que fui pro Japão 🇯🇵 lá a educação é bem diferente, e comecei a gostar de algumas coisas como arte, música, ficar na biblioteca lendo historinhas, computação, trabalhos de mecânica e ciências. Fiquei 3anos, foi o bastante pra mudar minha disciplina porque no Japão na minha época, professores eram respeitados e considerados como pais da educação. E comecei ser chamada a menina nerd na escola brasileira, porque me aplicava nos estudos, com muito medo de ser considerada burra, tirava sempre excelentes notas, mas não tinha muita paciência pra estudar, só coisas que realmente me interessava, aos poucos descobri que era TDAH, estou de volta no Japão, fiz Direito no Brasil, e me lembro que pra manter notas sempre chorei, dificuldade extrema de estudar, de ler, mas com tanta prática de anotações e leitura descobri que escrevo muito errado e troco palavras: outra vez li “Inseto” era “Isento” da outra vez “Alergia” com “Alegria”. Todos falam pra mim desde amigos íntimos a familiares e colegas de trabalho que eu vivo no mundo da lua. Poderia nos explicar o que é Dislexia. E realmente tem coligação com TDAH alguns dizem que não.

  • @celiaschreiber3951
    @celiaschreiber3951 Год назад +6

    Boa noite!
    Tenho alunos suspeito de Altas Habilidades, TDH e Autismo. 3 alunos do 2° Ano. Altas Habilidades, lê tudo, não registra nada, gosta de desenhar e fazer cruzadinhas, caça-palavras e se distrai com a borracha e o lápis. O autista, interessou-se por planetas, e começou a falar tudo sobre eles. O aluno TDH, toma ritalina, agitado, provoca os colegas, bate, não têm bom rendimento escolar. E nenhum tem diagnóstico, é só minha suspeita de professora.😢.

    • @celiaschreiber3951
      @celiaschreiber3951 Год назад +2

      Viva!!! Ontem saiu o diagnóstico de um TDHI

    • @yasminbaron6137
      @yasminbaron6137 Год назад +1

      Pra mim o terceiro é apenas mal educado

    • @Soarescarolyne
      @Soarescarolyne 4 дня назад

      Tenho sintomas de tdah e na época da escola sempre fui ótima aluna, timida

  • @cristine3783
    @cristine3783 Год назад +3

    Nossa, um vídeo nunca me descreveu tanto como esse, chega deu um alivio saber que não era paranóias da minha cabeça o que eu comecei a observar em mim, ao mesmo tempo que me dá uma angústia pensar que posso não ter esse diagnóstico e muito provável que eu seja invalidada ao tentar falar sobre esse assunto com as pessoas mais próximas, devido a ignorância acerca da psicologia que ainda temos hoje. Porém, independente disso gostaria de dar o meu relato, porque sempre fui essa criança que se destacou muito cedo, aprendi a ler com 3-4 anos, me alfabetizei nessa idade, aos 6 anos já conseguia escrever com letra cursiva, inclusive a professora me proibia porque eu precisava “acompanhar” as outras crianças, me destacava em matemática também, mas sempre tive muita dificuldade em relações sociais e em relação à organização no geral, era aquela aluna que esquecia apostila, esquecia que tinha lição de casa, esquecia o dever em casa, já esqueci caderno, estojo e etc…A parte da empolgação e de querer aprender um determinado assunto a todo custo me representa demais, acredito que agora eu esteja na fase da literatura clássica(já peguei uns 5 livros na biblioteca) que acredito que muito provável eu acabe desmotivando em alguns dias e não lendo eles. Tenho muita dificuldade em focar em um assunto para estudar, sempre digo que “tudo” me interessa, tanto que é que me sinto muito perdida e angustiada por já estar próximo ao momento de decidir a minha carreira e eu estar em dúvida entre muitas profissões. Bom, isso é só uma ponta do iceberg de tudo que eu vivo, sinto uma pressão gigantesca pelos meus pais me acharem muito inteligente-apesar de sempre falarem que eu sou muito desatenta-e eu acabar decepcionando eles ao fracassar por não ter habilidades que hoje são cruciais para sobreviver no ambiente de trabalho, como é a organização, essa constância de realizar a mesma coisa disciplinadamente e comunicação social, é como se eu tivesse um grande potencial como foi dito no vídeo, mas eu estivesse desperdiçando dia após dia.

  • @carolperfuhumor
    @carolperfuhumor Год назад +8

    É importante mesmo o auto-conhecimento, pois para diferenciar um TDAH + SUPERDOTAÇÃO da condição única da SD, eita, é bem difícil, acho até que há muitos erros diagnósticos, portanto, um curso como o seu Dr. Jean, é muito importante. Eu tenho uma facilidade gigantesca de aprender algumas coisas, mas eu não consigo fazer um feijão, pois não suporto catar os grãos estragados e também meu juízo não gostou da idéia de fazer feijão, é uma tortura para mim fazer feijão e meu irmão até riu quando eu falei sobre meu sofrimento com a história do feijão, pois eu me cobro e isso me tortura.

    • @selmaholanda4316
      @selmaholanda4316 Год назад +2

      Nossa, super me identifiquei com você! Fazer feijão, arroz, macarrão, a comida trivial do brasileiro, eu não sei fazer. Mas às vezes faço receitas mais trabalhosas e diferentonas que pego na internet!

    • @carolperfuhumor
      @carolperfuhumor Год назад +1

      Selma, eu sou desse jeito, pois as receitas mais diferentes, eu me saio muito melhor.

    • @yasminbaron6137
      @yasminbaron6137 Год назад

      Ué, bota numa bacia de agua e tira o que boiar

    • @selmaholanda4316
      @selmaholanda4316 Год назад

      @@yasminbaron6137 obrigada pela dica!!!👍

  • @rafaelmorodevens4564
    @rafaelmorodevens4564 Год назад +5

    Que refrescante ver material na minha língua sobre minha condição de duplo excepcional TDAH. A pressão na qual cresci, e me formei me adoeceu imensamente, 38 anos superdotado e fracassado com talento numas 10 areas mas não sei viver. É tão duro! Vou me inscrever, vou te seguir, vou tentar me concertar e não esquecer de buscar sobre isso.

    • @bibi39320
      @bibi39320 Год назад +2

      O mais complicado é saber tanto e não conseguir realizar nada, muitas vezes temos que observar todos indo em frente com muito menos potencial ou talento enquanto ficamos pra trás. 😢 No meu caso eu não consegui nem me formar na faculdade pq não consigo arcar com os custos então fico correndo atrás, faço as provas e vestibulares e passo sempre com alta pontuação mas no meio do caminho é sempre dinheiro, dinheiro e preciso trancar. É tão frustrante ver pessoas que estudaram na sua sala e não tinha metade do seu potencial fazendo pós graduação e vc fadado ao imenso fracasso. Mas isso vai mudar agora que sei o motivo! Vamos melhorar 🙏

    • @rafaelmorodevens4564
      @rafaelmorodevens4564 Год назад

      @@bibi39320 Exatamente! Exatamente! Eu sabia dirigir e não tirei carteira, eu estudei biologia era excelente e não me formei, porque saia correndo da sala com ansiedade que eu nem sabia que tinha. Meu problema nunca foi dinheiro, foi ser transtornado por coisas desse tipo. Me esforçava, passava em prova, fiz um monte de curso trabalhei num monte de lugar e nunca estive satisfeito. Nunca. Hoje sei o porquê. Quantidade mísera de dopamina que meu cérebro produz com o TDAH.

    • @rafaelmorodevens4564
      @rafaelmorodevens4564 Год назад

      @@cavaldepernademaicos Você nem me conhece rapaz! Eu já tive inumeros sucessos superficiais, se fosse esse o caso eu estaria muito bem resolvido. Eu busquei e eu conquistei todos esses sucessos superficiais e eu não tive qualquer satisfação nisso. Essa jornada esmerilhou meu cérebro, eu perdi todos os sonhos e eu estou morto por dentro pensando em mort3 todo tempo.fui infeliz quase a vida inteira. Hoje eu só queria estar morto. Por dentro eu já estou. Perdi todos os meus sonhos e tudo que me fazia feliz. Se isso não é estar quebrado....

    • @cavaldepernademaicos
      @cavaldepernademaicos Год назад

      @@rafaelmorodevens4564 Você não entenderia, mesmo.

    • @rafaelmorodevens4564
      @rafaelmorodevens4564 Год назад

      @@cavaldepernademaicos você é que acha que sabe mais do que eu sobre mim mesmo. Você é um pretensioso e um arrogante! Não é porque você leu alguns parágrafos que eu escrevi que te torna entendido sobre o que eu preciso ou deixo de precisar. Você acha que eu botei tudo aqui? Eu fiz curadoria do que eu quis e do que não quis expor aqui. Você não me conhece! Eu não quero te conhecer. Fica na sua!

  • @Maria_clara971
    @Maria_clara971 Год назад +3

    Será que eu tenho dupla excepcionalidade? Eu não sabia se eu era inteligente ou
    " burra" sempre mascarei minhas dificuldades. Péssima em matemática e com habilidades para compreender assuntos na área de humanas, arte etc dificuldade de atenção, controle inibitorio, hiperfoco...

    • @Juniorbaseado
      @Juniorbaseado Год назад +1

      Sou igual a você e tenho suspeita de ter tdah

  • @selmaholanda4316
    @selmaholanda4316 2 месяца назад

    Gente, boa tarde a todos. Impressionada com esse vídeo do Dr. Jean Alessandro, em como ele diz exatamente como me sinto. Nunca fiz nenhum teste, não tenho nenhum diagnóstico fechado, mas me identifico totalmente com a dupla excepcionalidade: tdah + superdotação. De tudo o que é dito no vídeo, mencionar a importância que o autoconhecimento sobre o nosso funcionamento neurológico, sobre a nossa condição de neurodivergente nos traz é libertador, nos tira um pouco o peso da autocobrança. Mas, e como dizer isso para a sociedade??? Possuir um diagnóstico de tdah, ah/sd vai nos "aliviar" no mundo neurotípico? A sociedade vai nos tratar com mais condescendência por causa dessa condição??? No mundo corporativo, p. ex., sinto-me extremamente cobrada pelas minhas falhas (tdah) enquanto as minhas qualidades (ah/sd) não são reconhecidas/valorizadas ou acabam sendo ofuscadas pelas "falhas" e aí a gente fica se sentindo uma pessoa inadequada/incompetente, o pior ser humano do mundo, para dizer o mínimo. Como agir na sociedade diante desse dilema???

  • @anaceliaalhadefsampaio3898
    @anaceliaalhadefsampaio3898 Год назад +2

    Eu tenho especialização em Altas habilidades, e trabalho com esse público, gosto muito. Sou psicóloga escolar e identifico muitas crianças e adolescentes, e na clinica particular atendo adultos.

    • @BrasilEmFatos
      @BrasilEmFatos Год назад

      Doutora, poderia passar seu contato? Faz consulta pela internet? Pois estou morando fora do país atualmente

  • @prof.diegonascimento7472
    @prof.diegonascimento7472 Год назад +7

    Fiz avaliação neuropsicológica, meu QI deu 128 e pela conversa com a psicóloga não tenho AH/SD.
    Porém nos testes minha atenção, processamento e etc ficam na média e média superior, quando envolvia tempo eu tive dificuldade (sou lento). Em quase todas as outras meus resultados eram superiores ou até muito superiores.
    Com esses resultados ela concluiu que tenho TDAH, porém eu consigo "compensar".
    De fato é o que ocorre, quando é algo rápido que me empolgo eu tenho um desempenho bom, inclusive em provas na escola e concursos da minha área (quando estou no hiperfoco). Porém em tarefas muito longas ou que eu não tenho interesse eu sou horrível, deixo para última hora e entrego com um resultado que não me agrada.

    • @montycora
      @montycora Год назад

      Sim, é isso mesmo, mas nossos profissionais são podres e não conseguem enxergar fora da caixa. Tu tem superdotação com TDAH, mas psicologos analisam isso como robos e não leem o contexto, somente numeros. MAs, se ele concluiu TDAH, maravilha, agora tu pode conseguir remedio que vai mudar a tua vida... A superdotação não é um transtorno, então o diagnóstico não é tão relevante a não ser para o teu ego. O TDAH vai puxar o teu QI para baixo por causa dos testes de atenção, mas pede para o profissional te dar o score de todos, se em alguns tu fez acima de 130, é altas habilidades sim.

    • @86mLuisa
      @86mLuisa Год назад +1

      QI 130 é alto? O meu deu 130, mas tenho dislexia e TDAH, a neuropsicola falou essa parada de compensação

    • @montycora
      @montycora Год назад +1

      @@86mLuisa - de acordo com a literatura, acima de 130 é superdotação... Se é alto ou não, não sei te dizer, mas suponho que sim, se é usado como medida para superdotação...

    • @prof.diegonascimento7472
      @prof.diegonascimento7472 Год назад

      @@86mLuisa Consideram 130+ como Altas Habilidades e Super Dotação, no seu caso você tem Dupla excepcionalidade.
      Pelo que vi, eu e provavelmente você conseguimos lidar com o dia-a-dia e "esconder" o TDAH em situações que precisa ou em situações que exige raciocínio. Eu tirava boas notas quando queria com facilidade, terminei a escola e fui até pós graduação, mas em coisas de organização, longas, planejamento e etc sou um desastre

    • @karolaynesouza5382
      @karolaynesouza5382 11 месяцев назад +1

      ​@@prof.diegonascimento7472ta tomando algum remedio p focar nas atvvdds longas? Eu sou assim tbm espero conseguir terminar meu curso de 2 anos e 6 meses ja se foram 4 meses e procrastinei horrores, mas entregando as atvvdds tudo um dia antes e aproveitando a adrenalina

  • @teacheralanpessoa
    @teacheralanpessoa Год назад +1

    É muito custoso realizar certos pedidos de alguns chefes. Tem muito pedido dos gestores que é perda de tempo, não gera melhorias ou mudanças práticas.

    • @gregorymendes988
      @gregorymendes988 2 месяца назад +1

      Se você é TDAH, fuja desse tipo de empresa.

  • @edileusaestefani3423
    @edileusaestefani3423 20 дней назад +1

    Parabéns Jean, um dos vídeos mais completos que já assisti a respeito do assunto. 👏👏👏

  • @taticardozors
    @taticardozors Год назад +3

    Parabéns.Estou impressionada com suas palestras e toda a informação que você está trazendo com muita profundidade científica. Mas também estou impressionada pois você está me descrevendo!! Pois tenho TDHA e dislexia diagnosticada quando eu tinha 26 anos ... Nessa época comecei a me entender mais, e não sofrer tanto. Hoje com 50 anos ainda tenho muito pra melhorar e tento não me cobrar tanto... mesmo tendo conseguindo ter passado em um concurso público federal e ter conseguido finalizar meu doutorado em Biologia molecular onde tive muita dificuldade em finalizar...ainda tenho essa sessão de que não estou fazendo nada certo. E o sentimento de inferioridade e baixa autoestima ainda me perseguem. Grata pelas informações. Parabéns

  • @beatrizkathleen8844
    @beatrizkathleen8844 Год назад +2

    Eu tinha certeza do meu diagnóstico de tdah, agora estou achando que além do tdah posso entrar dentro desse caso. Algumas coisas eu achava que era normal e as pessoas ao meu redor que não faziam por falta de interesse e por serem acomodadas em relação a buscar conhecimento. O meu pai também era assim igual eu, então ai mesmo que eu achava que era normal. Ele vivia sempre em busca de conhecimento e sabia muito de tudo, tudo que eu perguntava ele sabia dizer e explicar com detalhes. Ele tinha cursado 3 faculdades e antes de falecer ele tinha o desejo de fazer mais uma em específico, só não deu tempo. Quando eu o perdi parecia que eu perdi o meu chão, eu era muito apegada a ele, muito. Faz 5 anos e mesmo que eu já tenha trabalhado isso em terapia, quando lembro dele sinto muito.
    É triste, porque eu já me pressionava em relação aos prejuízos que o tdah me trás, imagina se descubro que o meu caso é esse aí?! E imagina as pessoas saberem disso?! A pressão externa e interna só aumentaria. Ainda mais por eu ainda não ter começado a medicação pro tdah.
    Esse vídeo me descreveu, mas sinceramente eu nem sei dizer se seria pior ou melhor o meu caso ser esse e não só tdah.

    • @Juniorbaseado
      @Juniorbaseado Год назад +1

      É o extremos, Muito bom e muito Ruim.

  • @annazaleski
    @annazaleski 11 месяцев назад +4

    Oi, Jean. Tudo bom? Fui diagnosticada com TDAH e minha psicóloga anda suspeitando que eu tenha dupla excepcionalidade. Ela está estudando sobre criatividade no mestrado dela e está entrando em contato com AH/SD.
    Algumas características minhas que fazem ela desconfiar que eu posso ter dupla excepcionalidade:
    - Eu foco MUITO em um assunto específico e quero estudar e ler TUDO o que tiver sobre isso, porém perco o interesse em semanas. Se pudesse, eu leria todos os livros de determinado assunto ao mesmo tempo;
    - Tenho alta sensibilidade emotiva;
    - Muitas pessoas dizem que eu escrevo muito bem e sou extremamente criativa, mas apesar de ter ideias muito boas, não consigo pô-las em prática. Muitos dos meus professores na faculdade dizem que eu tenho ideias “brilhantes” [sic], o problema é que eu não faço.
    - Aprendi a ler sozinha com 4 anos;
    - Tenho facilidade em ter ideias novas e gosto de conectar assuntos mesmo alguns sendo opostos um do outro;
    - Muitos dizem que gostam do meu senso de humor e falam que é um humor sarcástico/irônico e inteligente (eu não acho kkkk nem me acho engraçada)
    Apesar disso, não acredito ter AH/SD, pois, pra mim, as ideias e criatividade que eu tenho vem do fato de eu consumir bastante livros/filmes/séries o que ajuda na criatividade. E qualquer pessoa pode ter as mesmas ideias que eu tenho.
    Não acho que minha criatividade é acima da média.
    Gostaria de um dia poder fazer uma consulta e sessões com uma equipe especializada pra tirar a prova real. Mas, as que eu pesquisei estão muito acima do meu orçamento. Então, vou esperar minha situação financeira melhorar pra poder ver certinho.

    • @off-il3og
      @off-il3og 11 месяцев назад +1

      Tenta passar pelo neuro para ter certeza se pesquisar bem achar em conta o exame eletro

    • @beatricemedrado4081
      @beatricemedrado4081 11 месяцев назад +1

      Tenho todas as características que você e também dizem que tenho altas habilidades, mas eu não acho.

    • @marcimogli6447
      @marcimogli6447 6 месяцев назад +1

      Parece que me descreveu

  • @angelmartoszat
    @angelmartoszat Месяц назад

    eu sou TEA com altas habilidades, estes videos tem me ajudado muito

  • @igorhenrique5477
    @igorhenrique5477 Год назад +2

    Ahhhhhhhh eu vo ficar malucooooo, eu tava esperando tanto por esse vídeo!!!!!! Tdah aqui!

  • @danielsoares2479
    @danielsoares2479 Год назад +3

    Rapaz, você foi enviado de Deus! É o professor Xavier do Brasil! "Let's find them".

  • @guimcast1
    @guimcast1 9 месяцев назад +1

    Hahaha a parte do chatGPT é meu comportamento descrito! Eu faço isso com muita frequência mesmo...

  • @siaa191
    @siaa191 6 дней назад

    Como vai, Jean? Seu canal é excepcional! Acredito que até mesmo os profissionais não têm conhecimento de diversas coisas que você explica aqui no canal.

  • @kaykryan
    @kaykryan Год назад +10

    Por favor, fale sobre bipolaridade junto da superdotação. Eu nunca vi alguém compartilhando sobre, mas eu sinto, vejo, percebo, absolutamente todos os "sintomas"/"indícios" que encontrei da bipolaridade tipo 1 em min, mas também me vejo como superdotado/com altas habilidades, o que pode ocorrer? Já pensei que posso "ter só uma das duas coisas", a grosso modo, mas como não me consulto penso que talvez realmente seja, mas por falta de informação não tenho certeza. Tenho 15 anos e não tenho condições de me consultar psicologicamente, seu canal me ajudou em me identificar, conhecer mais sobre mim mesmo. Muito obrigado por seus vídeos e conhecimento.

    • @marcosandre3986
      @marcosandre3986 Год назад

      Sim, fale sobre isso por favor! 21 anos aqui, tenho ah/sd e com suspeitas altas de bipolaridade

  • @transmutacaoecura7391
    @transmutacaoecura7391 Год назад +3

    Por favor, fale sobre a dupla excepcionalmente - autismo e superdotação

    • @adri9276
      @adri9276 Год назад

      Tbm gostaria de ouvir sobre

  • @a.rafaelatidres
    @a.rafaelatidres Месяц назад

    Gostaria de agradecer por você dividir tanto…😊

  • @carolinaalarconlopes7061
    @carolinaalarconlopes7061 Год назад +2

    Dr, tenho uma filha que foi diagnosticada com QI 130 e sugestão de TDAH, e ouvi exatamente isso da médica.Que em muitos momentos o engajamento da criança impacta na atenção, planejamento da criança.

  • @hadrianoliver1878
    @hadrianoliver1878 9 месяцев назад +1

    Complicado hein, meu camarada? Ninguém pediu mas ou deixar aqui um breve depoimento sobre mim.
    Me identifico muito no que você disse sobre essa espécie de "contradição cognitiva". Sempre tive muita facilidade com abstração na parte linguistica. Lembro que no terceiro ano do ensino fundamental, por exemplo, ganhei um concurso de redação, e nessa época, sei lá com 9 anos, eu conseguia estruturar um texto como se fosse um adolescente. E nesse episódio, que nunca esqueci, os professores não entenderam de onde havia tiradoi aquele tipo de argumentação (E nem eu). Aquilo passou e ninguém mais tocou no assunto. E como sempre estudei em escola pública, nunca fui estimulado a escrever e desenvolver essa habilidade, que só veio se manifestar com intensidade novamente quando já tinha meus 29 anos, quando passei a ler compulsivamente e escrever textos em blogs aleatórios.
    Já por outro lado sempre tive extrema dificuldade na parte de cálculo. Não conseguia entender um conceito matemático por ele mesmo. Em problemas matemáticos eu dispersava rapidamente, pela falta de interesse, e ficava questionando o papel dos personagens dentro da proposição. E quando percebia já tinha perdido a explicação, o tempo de resolução e tudo mais que podia perder. Um exemplo da terceira série: Sei lá, Maria tinha 43 laranjas e deu 5 laranjas para Pedro. Quantas laranjas tem Maria agora? Na hora me vinha na cabeça: Por quê? E seguia divagando filosoficamente nos meus pensamentos doidos de criança. E claro, como é de se esperar, isso me criou sérios problemas de desempenho e aprendizado. Eu sempre passava raspando em exatas. E no resto eu não fazia questão de me esforçar, pegava tudo de orelhada. Também nunca anotava nada nos cadernos. Por isso não sei se o que tenho é realmente descalculia ou se faltou uma abordagem diferente no meu aprendizado de matemática. Como por exemplo, explicar o que está por trás dos teoremas, para quê foram criados.
    Hoje analisando depois de mais velho, posso dizer que este fator (a)matemático destruiu a minha autoestima e as minhas potencialidades pro resto da vida. Costumo até brincar que hoje sou uma espécie de burro-inteligente. Ao mesmo tempo que consigo, sem formação nenhuma em filosofia, compreender sei lá, a teoria da história de Hegel, a ética kantiana, a metafísica aristotélica ou criar minha própria teoria existencialista (o que serve pra nada), por outro lado não consigo resolver uma simples equação básica de primeiro grau, sem penar feito uma toupeira bêbada. Além de ser extremamente desorganizado, desatento e procrastinador. Tenho interesse em tudo que você possa imaginar, mas não consigo ter disciplina e interesse para seguir uma linha específica por muito tempo. Com excessão da arte. Tenho ou tive uma relação menos tóxica com a arte.
    Tentei tente e consegui trabalhar em certa época da minha vida com a arte. Aprendi a desenhar sozinho e fui trabalhar como designer autodidata. Fiz isso por alguns anos, mas em certo ponto perdi completamente o interesse. E por causa do meu perfeccionismo doentio nunca consegui progredir com métricas, metas, ou ser eficiente como p as outras pessoas. Mesmo tendo um resultado qualitativo acima da média. Por causa desses problemas não consigo mais desenhar por 5 minutos.
    E isso tudo aí, claro, me fez não avançar nos estudos formais, acadêmicos. Sempre evitei provas como um vampiro foge da luz. E em tudo que me meti a fazer, sempre me achei uma fraude, um impostor que estava tomando o lugar de alguém. Estava e estou sempre sendo assombrado pela sensação de que alguém vai me desmascarar. Enfim. Não me sinto muito inteligente, quem dirá superdotado. Me sinto, sim, uma contradição ambulante. Enfim, é isso ai: tenho uma mente que não para nunca, mas não realizo nada que preste. Seja por me achar uma fraude, seja por ser incapaz de ter disciplina. E junto com isso vem o isolamento, a depressão, o fracasso financeiro e por aí vai. Hoje tenho pouquíssimos amigos, não construi família e nem carreira. Vou levando a vida como dá.
    Olha, só rindo pra não chorar, viu? 😂 Não é fácil existir desse jeito. Se um Jim me oferecesse a possibilidade de desligar minha mente e me metamorfosear n'um típico tio do churrasco, simples, objetivo e constante, pode apostar que eu faria isso.
    Abraço!

    • @sandracristina2011
      @sandracristina2011 8 месяцев назад

      Muito interessante o seu relato. Nunca é tarde pra buscar orientação.

  • @midyellinogueira8737
    @midyellinogueira8737 11 месяцев назад +3

    O melhor vídeo que eu já vi na internet sobre TDAH ❤❤
    O mundo precisa de mais profissionais assim. 👏🏻👏🏻

  • @wowsports8800
    @wowsports8800 Год назад +2

    Tenho tdah e minha terapeuta está considerando superdotação, vou fazer testagens logo. Me identifiquei muito com o vídeo, sempre fui a queridinha dos professores e sempre me dei maravilhosamente bem em todas as materias com exceção em matemática e outras matérias exatas, as quais tenho de ser guiada pela mão basicamente! Nunca achei ser possível ter ambas as características!!

  • @deborahfernandes166
    @deborahfernandes166 Год назад +2

    Não sei se sou superdotada, mas me identifiquei com muito do que o senhor disse. Especialmente na parte de se interessar e querer saber de tudo o que me interessa. Me cobro demais também e minha atenção também precisa melhorar muito. tenho muita dificuldade de me organizar também.

  • @PRISCILADUARTE28
    @PRISCILADUARTE28 Год назад +1

    E, eu tentando assistir o vídeo na velocidade 3 para poder prestar atenção! rs.. Mas só tem a 2! Bem interessante o conteúdo!

  • @user-nc5yn8pq5s
    @user-nc5yn8pq5s 7 месяцев назад

    Dr Jean Alessandro, tenho assistido alguns de seus vídeos e me identifico com a maioria dessas características então explicadas. Nunca fiz teste de nada disso, porém estou afastado do trabalho por sessenta dias devido profunda depressão. Não gosto de dormir, mas durmo por oito horas, porém sonho demais, basta pegar no sono, já estou sonhando. Tenho dificuldade de prestar atenção em coisas que não me interessam. Tenho 57 anos, atualmente sou carreteiro, mas antes eu trabalhava com música. Sou multi-instrumentista, escrevo livros, faço desenhos e pinturas digitais - mais voltadas para desenhos de carros e caminhões. Tenho facilidade de aprender muitas coisas, mas a minha organização é horrível, sou muito procrastinador, não conheço ninguém mais procrastinador que eu. Nos últimos anos me isolei aos poucos das pessoas, às vezes odeio conversar, mas quando o assunto é do meu interesse, eu adoro conversar. Vivo esses dilemas e não sei o que fazer. Pode me dar uma dica?

  • @clack_bum
    @clack_bum Год назад +2

    De longe é o melhor vídeo sobre TDAH do RUclips até agora. E olha que já assisti algumas toneladas de vídeos com esse tema…

  • @67rad
    @67rad Год назад +4

    Obrigado Jean .....Só quem passa a vida toda tentando se entender e melhorar sabe a importância de um vídeo , uma ajuda dessas, ainda não consegui me diagnosticar, apesar de meus problemas e limitações estou sempre ajudando e correndo oelos outros e acabo deixando minha vida meio de lado ,

  • @anthonybrito1935
    @anthonybrito1935 Месяц назад

    Que vídeo esclarecedor...me vi várias vezes e vou buscar exames e me conhecer melhor para usar o melhor de mim...muito obrigado

  • @annikvilleon5908
    @annikvilleon5908 7 месяцев назад

    Terapia holística auxilia muito com isso, eu curei todas essas dificuldades depois do meu despertar em 2018. Tem sido um processo longo de reprogramação do subconsciente mas está sendo a melhor coisa na minha vida desde então!

  • @DinoAplanalp
    @DinoAplanalp Год назад

    33:00
    35:00 perfil cognitivo

  • @ProfSuellenBorges
    @ProfSuellenBorges 10 месяцев назад +1

    Jean, OBRIGADA. É tudo o que consigo verbalizar neste momento!

  • @liviadn
    @liviadn Год назад +4

    Cara, não me leve a mal, mas você é lindo

  • @lucierexavierneves5772
    @lucierexavierneves5772 Год назад +1

    Explicação ótima, eu fui procurar ajuda para a ansiedade e na primeira consulta a neuropsicóloga me disse que tinha quase certeza que eu era TDAH, então resolvi fazer todos os testes, fiz todos esses que vc citou e outros, foi vários meses fazendo, e todas as vezes eu descobria algo novo. No final de todos os testes ela estava certa do diagnóstico. Foi libertador pq foi chamada de tola, ruda e outros adjetivos, e pelo o fato de ouvir as coisas sobre mim, eu realmente achava que eu era isso que as pessoas falavam. Parabéns pelo conteúdo 👏

  • @matheusviana7
    @matheusviana7 5 месяцев назад

    Que conteúdo rico, sou grato a Deus por essas aulas.

  • @prschorn
    @prschorn 4 месяца назад

    Hoje recebi o diagnóstico de Altas habilidades, e tenho tdah diagnosticado já há alguns anos, e esse vídeo foi muito bom. Explicou muito o que a neuro também me explicou

  • @gidionesouza2561
    @gidionesouza2561 Год назад +3

    Muito obrigado pelo contéudo! Já estou suspeitando de tdah há bastante tempo, mas nada foi tão específico pro que eu to passando quanto a dupla excepcionalidade. Algumas das dificuldades que o tdah enfrenta eu sempre compensei de alguma maneira, aprender para mim sempre foi fácil mesmo com todo o desfoco e desmotivação. Agora sabendo melhor as diferenças e semelhanças entre as duas condições sinto que a peça que faltava pro meu quebra-cabeça foi encontrada! Quero buscar ajuda médica porém no momento estou me reerguendo financeiramente, o que me resta é o conhecimento para pelo menos limpar o caminho - ou melhor dizendo a minha mente - para ter condições de arcar com isso. Por isso só tenho a agradecer por esse contéudo de altíssimo valor, saiba que você está mudando a vida das pessoas com esse projeto!!

  • @siltolk5243
    @siltolk5243 Год назад +1

    Meu filho tem 11 anos e teve diagnóstico de dupla excepcionalidade aos 7 anos e confirmado aos 10. A maior dificuldade que temos é achar escola preparada para lidar com essa condição. E minha maior preocupação é essa AH estar sendo perdida por falta de estímulo. Que bom que te achei. Muito esclarecedor seu vídeo. Obrigada.

  • @Entrevista86
    @Entrevista86 Год назад +21

    Sou uma pessoa com QI alto, tudo que faço passo de primeira, tenho uma “memória fotográfica” incrível, consigo memorizar localização na página (vendo dentro da minha cabeça )onde está a questão que procuro , mas ao msm tempo não sei onde coloco minhas chaves e quase todo dia me atraso por isso . E as vezes me sinto uma lesada, 😢 eh horrível

    • @cleberfernando8689
      @cleberfernando8689 Год назад +3

      Memória fotográfica não existe

    • @eduardaaraujo5577
      @eduardaaraujo5577 Год назад +3

      Na verdade é memória eidetica, mas algumas pessoas falam memória fotográfica. Mas essa memória existe sim.

    • @mh2acustica
      @mh2acustica Год назад +1

      Seja feliz com sua mente, Gabi, entenda suas limitações e favoreça seus bons atributos . Entenda seus limites. Faça vitória com sua inteligência. 😊

    • @Dublagennssvozzss
      @Dublagennssvozzss 11 месяцев назад

      ​@@eduardaaraujo5577confia

  • @tatianecarvalhoterapeuta
    @tatianecarvalhoterapeuta 6 часов назад

    quanto conhecimento

  •  Год назад +1

    Professor,depois que eu vi um dos primeiros vídeos no RUclips seu,só mim refossou que eu tenho um conjunto de comportamentos que a sociedade existente de Hoje não entendi.
    Tenho altas e duplas habilidades,com os outros sintomas que o Senhor estar relatando neste outro vídeo,no âmbito educacional,o meu forte é às áreas Humanas,tenho dificuldade de mim encaixa no modelo Educacional do Brasil,boa parte do meu aprendizado é sozinho,vendo vídeos como o seu e outros temas,debates etc.
    Tenho duplas habilidades,penso rápido,formulo uma resposta e a solução de um problema em questão de milésimo de segundo,tenho tendência para alto conhecimento e amo Filosofia,Sicologia,Antropologia,Psicologia.

  • @rosimarmoreno6339
    @rosimarmoreno6339 Год назад +1

    Como eu me identifico, preciso de um profissional pra me ajudar, não aguento mais isso, é horrível

  • @obionor
    @obionor 4 месяца назад

    Muito importante este assunto!! muito obrigado. temos pouco conteúdo TDAH + AH/SD. Sempre que possível, trate mais deste pontos!!!

  • @Wallefi_Eliabe
    @Wallefi_Eliabe Год назад +2

    Excelente aula, lembro de ver outro vídeo seu professor falando sobre superdotados e como a gente tem uma capacidade intelectual acima da média, precisando de uma gestão emocial sólida pra manter essa grande capacidade, quero deixar aqui meu relato, de como eu estou buscando essa gestão emocional, e gradativamente superando as minhas sombras que escondem o verdadeiro "eu" por trás, acredito que o tratamento no emocional pode levar a gente muito longe, porque em teoria os maiores bloqueios são no emocional, que são as vozes "você não pode", "você não é bom o suficiente", etc, então gerando essa base, essa estrutura emocional, consequentemente a pessoa vai ter melhor domínio pra administrar a intelectualidade e as habilidades mais evidentes em um superdotado.

    • @Adelylima
      @Adelylima Год назад

      Sim, para mim o problema nunca foi a capacidade de aprender, sempre foi meu emocional todo ferrado. Se alguém falasse que eu podia, eu ia lá e fazia, não importava o que fosse.

  • @israelgramacho
    @israelgramacho Год назад

    Sou TDAH grave, eu fico impressionado como você fala, é muito louco cara. Eu sou AH, mais isso me causa dores mentais, eu choro muito, eu desenvolvo máquinas, chips, produtos. Fui péssimo na escola, e odeio rotina. Isso me machucou uma vida inteira.

  • @rogerionascimento1798
    @rogerionascimento1798 8 месяцев назад

    Ótimo conteúdo, o mais consistente que vi até agora. Estou estudando essa matéria, pois desconfio que possuo algo desta natureza, devido as características descritas. TDAH e talvez SD/AH misturado

  • @sueanechaves
    @sueanechaves 5 месяцев назад +2

    Hoje tenho 43 anos e o diagnóstico de tdah e bipolaridade só veio ano passado. Mas eu sei que meu QI é alto, sou boa em exatas e humanas e tenho memória fotográfica. Nunca tive dificuldade na escola, só na faculdade comecei a ter problemas em acompanhar meu curso na federal. Fiz meus testes com uma neuropsicóloga e estou aguardando a resposta.

  • @fabiovicentini2263
    @fabiovicentini2263 Год назад +1

    Sinceramente ainda não sei se tenho superdotação ou não,
    Ou se sou apenas um pouco mais inteligente q a média das pessoas.
    Mas tenho sintomas leves de desatenção.
    Mas adoro ver esses vídeos e aprender mais sobre o assunto muito bom o vídeo.

  • @condcromo
    @condcromo 10 дней назад

    Muito bom. Vc poderia falar também sobre ahsd e autismo nível 1. Valeu!

  • @oraculoonline8523
    @oraculoonline8523 Год назад +3

    odeio,protocolos e regras rígidas sobre manuais de como,quando e o que fazer ,gosto de fazer direto mesmo kkkk e eu achava que era arrogância minha ,mas agora sei que não é.

  • @denisemendes8309
    @denisemendes8309 5 месяцев назад +1

    Recebi um diagnóstico de TDAH aos 58 anos. Porém, o psicológico disse que tenho atenção e que estou numa bolha.

  • @titilalima4628
    @titilalima4628 Год назад +2

    Que vídeo perfeito!!!! Muito obrigada por compartilhar tanto conhecimento. Você me faz lembrar o pintor Van Gogh.

  • @irmaolek
    @irmaolek Год назад

    ser muito inteligente sem entender o propósito de ter nascido assim é muito perigoso. ótimo vídeo!

  • @AUTISMUSIC-sm3ll
    @AUTISMUSIC-sm3ll 10 месяцев назад

    Excelente explanação dr Jean.
    Tenho uma filha com TEA NÍVEL 1.
    Está sendo investigado se tem 2E.
    E eu 99,9 % chance de também ter TEA e 2E.
    PESSOAS COM TEA, 2E ETC A MENTE NÃO PARA.... E COMO SE NÃO BASTASSE, NOS COBRAMOS MUITO NAS ÁREAS QUE TEMOS CERTAS DIFICULDADES.

  • @fabiolamim5243
    @fabiolamim5243 8 месяцев назад

    Olá. Já assisti vários videos teus, e dentre os psicólogos que já ouvi na net, você é que mais entende de altas habilidades, pois você fala da essência desta questão. Me identifico com tudo que falas sobre altas habilidades, e você toca justamente nos aspectos mais importantes, exceto que não tenho uma boa memória de trabalho. Fazem 2 anos que me auto diagnostiquei com dupla excepcionalidade (TDAH com altas habilidades), depois de uma vida inteira refletindo sobre a minha condição. Tenho 43 anos. Então este ano eu pude fazer uma avaliação com uma profissional. Mas ela negou a dupla condição, e me diagnosticou com apenas TEA. Na entrega do laudo eu coloquei várias questões e ficou claro que ela compreendeu mal alguns aspectos decisivos da minha história. Os testes cognitivos acusaram os pontos principais do meu auto diagnóstico: inteligência superior (122) e deficit de memória de trabalho. Mas ela exagerou minhas dificuldades sociais e subestimou minha intelectualidade. A dúvida que te coloco é que como TDAH ou TEA prejudicam partes inferiores da cognição, é natural a perca de pontos no teste de QI? Até porque a inteligência pura está além da memória de trabalho, é metaneurológica. Porém estes testes se focam demais nas partes inferiores da cognição, pois a parte superior precisaria de avaliações de longo prazo, as quais mediriam aqueles processos superiores que demandam mais tempo. Tais testes se focam muito na inteligência imediata. Eles avaliam sim processos superiores, mas deixam a desejar. Um processo mais superior, como conceitos mais filosóficos, demandariam por exemplo, que se colocasse uma situação problema filosófica nova e solicitasse uma solução através de uma discussão com o psicólogo durante uma hora. Ao invés de apenas questões de lógica concreta a serem respondidas em um minuto cada (em média). Também questiono a pontuação que recebi. No teste de raciocínio matricial (o mais difícil dos que eu resolvi) eu acertei todas exceto uma, mas as ultimas questões mais avançadas eu acertei todas. No teste de aritmética (relativamente fácil) eu também errei apenas uma questão pouco além do meio do teste, apenas por distração. Se estes testes são tão decisivos, não era para dar uma pontuação maior?

  • @mauricealeph3750
    @mauricealeph3750 Год назад

    .... lágrimas 😭 de emoção surgem...a cada "missing Gap" preenchido...

  • @silvanamaria2665
    @silvanamaria2665 2 дня назад

    Parabéns, comunicação clara...