Recebi esse diagnóstico apos avaliacao neuropsicologica e estou vendo varios videos em casa tentando entender melhor. Esse ate agora foi o que mais me esclareceu sobre o assunto. Agora ficou mais claro pra mim, e sim, posso afirmar que concordo com o diagnóstico. Aos 42 anos estou triste pelos anos de confusao sem saber disso, mas aliviada em saber agora como lidar melhor com meus sentimentos e reações diante das coisas da vida. Conhecimento pra nós e fundamental. Obrigada por tanta dedicação e estudo nessa área, e por se disporem a vir elucidar e nos ajudar. Digo isto comovida de verdade. Obrigada por se importarem e por estudarem tanto sobre o assunto. A missao de voces e muito, muito bonita mesmo. Desejo luz, sabedoria e alegria interna em seus corações, meus amigos. Paz profunda.
Tenho um filho de um ano e dez meses já diagnosticado com TEA, e estudando sob a condição dele, tenho praticamente certeza que minha mais velha (10 anos) tbm esteja no espectro, com altas habilidades. Já marquei com neuro pra poder conversar e investigar. Ela foi autodidata e precoce com a leitura e escrita, sempre teve muitos problemas de socialização, algumas esteriótipias, e nunca gostou de contato, inclusive não gostava de colo quando bebê. Hj ela sofre com uma ansiedade terrível, chegando a se auto lesionar.
Uma das melhores entrevistas que vi sobre o tema. Entrevistado de alto nível. Tenho TEA e SD diagnosticado aos 40 anos. Minha psicóloga percebeu que eu tinha um perfil diferente da maioria das pessoas com relação a inteligência e outros aspectos, e me pediu para que eu fizesse uma avaliação neuropsicológica. Fiz a avaliação e após isso fui a um psiquiatra especializado em autismo e recebi o diagnóstico.
Eu tenho 16 anos, e com 7 anos foi fechado o diagnóstico de TEA nível 1 com TDAH. Mas antes disso, eu manifestava comportamentos tipo agitação, hipersensibilidade, focos peculiares em objetos, agressividade ocasional e perfeccionismo intenso que resultava em frustrações com os problemas e comparação com os outros. Mas além disso, eu tinha muita facilidade no aprendizado e em fazer atividades em comparação aos outros, tanto que quando eu ia entrar para a escola, falaram que eu poderia já estar avançado um ano, mas não foi o que eu fiz. Aos 9 anos, um teste feito por uma estagiária mostrou que eu tive pontuações superiores em leitura e em escrita. Em 2021 com 14 anos, eu falei com meu psiquiatra sobre a desconfiança que eu tive de que eu posso ter superdotação, e ele confirmou que tem possibilidade porque eu tenho muitos sinais, além dos sinais de TEA nível 1 e TDAH, menos na questão de dificuldade do uso de linguagem pragmática e de entender pontos de vista e estados mentais diferentes. O problema é que não tenho condições de pagar para as testagens. Eu não trato faz tempo o possível Autismo nível 1 que eu era tratado tomando risperidona. Faz um tempo até hoje que eu estou fazendo tratamento para TOC. Os sinais de TDAH eu nunca tratei, porque quando eu era mais novo e tentei ser medicado com ritalina não resolveu e me fez mal. Mesmo assim, eu vivo bem hoje em dia, e se eu tiver condição de fazer avaliações para superdotação eu faço algum dia.
Meu filho tem 9 anos desde um ano e meio já estava lendo, adorava letras e números. Ele é Autista e Hoje temos certeza que ele tem Hiperlexia. A leitura e pronúncia sempre foi perfeita. Hoje aos nove ele têm dificuldade de compreensão. E nós estamos enfrentando dificuldades já a um tempo de conseguir um profissional que consiga nos ajudar nesse situação! Precisamos de uma orientação. Estou aberta para conversar e conhecer outras famílias para trocarmos ideias.
Minha filha fez a avaliação das habilidades cognitivas com a Neuropsicologa e no laudo deu superdotação QI 139 e pelo teste síndrome de Asperger..Levei o exame hj na neuro pediatra e ela não deu laudo da síndrome de Asperger, será que é normal?ela vai dá só depois das terapias ocupacional? Fiquei com dúvidas..
Top qualificação de pessoas muito inteligente, Empáticos, autocontrole, Introvertido, Humor ácido, Casa desorganizada, Leitura e escrita, Paixão por desafio como memorização vários dígitos de π como 50 casas,(3,1415926535898932384626433837295028831754179069366 Independência, Padrão incomum comportamento
Sensacional como sempre!!! Pensando alto, acho que algumas pessoas confundem inteligência com conhecimento. Como se o fato de ser inteligente já fizesse a pessoa adquirir conhecimento sem precisar de qualquer esforço ou contato com conteúdos inteligentes/de qualidade. Daí há uma certa cobrança social "se ele é inteligente, tem que saber disso e daquilo" como vocês bem disseram, a falsa crença que "vai saber se virar sozinho". Bom, pode até aprender, mas vai apanhar "um pouco" da vida.
A minha filha foi aplicado o teste pela neuropsicologa,e ela vem enfrentando muitas dificuldades na escola justamente por isso,porque a professora da sala de recursos simplesmente acha que p ela ser uma criança superdotada ele tem que ser 100%em tudo e não só em algumas áreas..O QI dela é 139 mas ela também é asperger..
Excelente!! Amo essa temática, trabalhei com avaliação neuropsicológica por cerca de 10 anos. Tenho saudades da minha profissão, desde que me mudei para os states estou fora da área.
Minha filha fez avaliação das habilidades cognitivas com a Neuropsicologa, levei o resultado hj na neuro pediatra,deu superdotação QI 139 e sugestão de síndrome de Asperger,mas a neuro pediatra não me deu laudo, só encaminhou para as terapias ocupacional, será normal?
@@wendyzinhamel8501 pesquise psicólogos especialistas em SD/AH. Os psicólogos não especialistas não conhecem as particularidades dessas pessoas. Ah, infelizmente 99,9% dos médicos também não sabem à respeito.
Em nós autistas isso pode significar coisas diferentes. Pode ser desde a pessoa forçando contato através do Masking pra parecer socialmente aceitável ou simplesmente alguma análise, alguma coisa que estamos observando que pessoas neurotípicas não costumam observar ou que observam em circunstâncias diferentes. Por exemplo, pode ser que estejamos analisando as sujeiras do óculos da pessoa, pode ser que estejamos analisando como é a barba da pessoa, ou simplesmente que estamos nos concentrando no que está sendo nos dito e não necessariamente na pessoa, e isso acaba sendo refletido nesse "olhar distante". Essa questão de "estarmos no nosso mundinho" não deve ser levada ao sentido mais literal ou mais figurado. O cérebro é diferente, então o jeito que coletamos informações é diferente e o olhar pode ser diferente também.
Não acho q eu tenha altas habilidades, mas sempre me destaquei na escola sem esforço em relação a notas e era tratada como se fosse muito inteligente pelos professores e colegas, eles também supunham q eu era muito estudiosa, mas isso não era verdade, e tudo desandou na faculdade porque nunca tive essa organização de me esforçar pra estudar e me manter estudando. Enfim, sempre tive MUITA dificuldade de socialização, tive mutismo seletivo e não falava absolutamente nada na escola até os 9 anos, e sinto q essa situação só serviu pra essas dificuldades serem deixadas de lado mesmo, cresci sem sentir essa inteligência q todos falavam porque o tempo todo sinto q tem algo errado com meu cérebro
Também fui como vc, mas nunca me achei inteligente sempre tive dificuldade em continuar qualquer coisa, eu me interesso até aprender depois perde a graça. Nem em empregos consigo ficar mais de 3 anos, aconteceu o mesmo no curso superior em universidade federal, durou 3 anos o curso... Não consegui terminar, tinha passado num concurso público na época mas também só fiquei 3 anos... Sempre me senti deslocada em ambiente social, não gosto de lugares com muitas pessoas, gosto de socializar mas tem que ser com poucas pessoas e tenho q ter controle do ambiente
Eu fui confirmado Alto habilidoso/ superdotado. Mas ainda não me conformo com isso, pois suspeito fortemente de ser TDAH, e suspeito levemente de ser asperger. Duas pediatras falaram que minha filha tem TDAH, mas eu suspeito levemente dela ser alto habilidosa/superdotada como eu. Semana que começarei avaliação neuropsicológica pra TEA e TDAH. Ano que vem tentarei diagnóstico pra minha filha, se Deus quiser.
Nossa, muito bom o vídeo. Eu tenho asperger e superdotação, e é um desafio conseguir se adaptar e se encaixar no mundo. Soube do diagnóstico aos 41 anos, sempre me percebi diferente das demais pessoas e como é importante esse autoconhecimento. Parabéns pelo canal e pelo vídeo, auxilia muito na nossa compreensão. Gratidão 🙏🌷
Como haverá um encontro uma vez por mês, faça um a respeito das diferenças entre TDAH e Aspergers. Ocorre confusão tanto em adultos como em crianças. Obrigada.
Nem me fale...é muuito dificil lidar com autismo leve e altas habilidades..ainda mais com 14 anos...querendo amigos, mas afastando os amigos pela sua inflexibilidade, aí bate um caos emocional , acana se agredindo ... , cheio de pensamentos invasivos, sobre os quais ele diz:eu sei que não é assim ,mas o meu cérebro não aceita isso... ..e sou avó, cuidando tb de um marido com transtorno bipolar
pesquise psicólogos especialistas em SD/AH. Os psicólogos não especialistas não conhecem as particularidades dessas pessoas. Ah, infelizmente 99,9% dos médicos também não sabem à respeito. É importante fazer terapia com um especialista em SD.
Alcancei 128pts e a neuropsicóloga me classificou dentro da superdotação. Ou seja, deve ter usado a classificação de Davis Wechsler: QI acima de 127: Representa uma Superdotação, habilidade apresentada em pessoas raras. Ex.: Goethe, Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Pascal, Ludwig Wittgenstein, Aristóteles, entre outros. QI entre 121 - 127: Inteligência superior. Podemos citar aqui Napoleão, Cortez, Madonna, Hitler, típico intelectual. QI entre 111 - 120: Inteligência acima da média. Média dos graduados numa boa universidade, tipo PhD. QI entre 91 - 110: Inteligência média. Aqueles que se saem bem em seus estudos. QI entre 81 - 90: Embotamento ligeiro. Simplório, mas convive bem socialmente. QI entre 66 - 80: Limítrofe. Consegue pouco nos estudos. QI entre I entre 51 - 65: Debilidade ligeira. Realiza atividades simples e repetitivas. QI entre 36 - 50: Debilidade moderada. Realiza tarefas simples. QI entre 20 - 35: Debilidade severa. Realiza tarefas simples, mas requer supervisão.
única coisa q que não podemos ter acesso ao Dr.pra cuidar de nossos filhos. Gostaria q odr.Paulo,indicasse um NEUROPEDIATRA que nós.tivessemos acesso através de um plano de saúde.pois particular ,com essa PANDEMIA fca impossível
Meu filho tem 3 anos e 6m, e desde o 3 começou a ler. Aprendeu o alfabeto com 1.8m, só assistindo videos no youtube. É hiperlexo. Mas tem dificuldade em socializar, em se comunicar, criar diálogo, com rigidez cognitiva. Ainda não temos diagnóstico. Mas estou em busca! Quero melhorar a desatenção, a rigidez e a comunicação dele. Mas ainda não sei bem como ajudar. Estamos em busca de terapia.. Mas ainda não tivemos acesso! :(
Tenho muita dificuldade com mentira social. Sou desagradável, mesmo me esforçando muito em agradar. Já me meti em situações até cômicas, como afirmar para o padre que não era católica (e ele quase negou me casar), embora eu tenha ensaiado a resposta! hahaha (Ps.: quis casar na Igreja pelo meu pai que estava muito doente na época).
Eu também, inclusive eu odeio mentiras por menor que seja. Quando a pessoa pede minha opinião a respeito de algo, eu sempre fico ansiosa e tensa, pois não consigo "mentir pra ficar legal" kkkkk
Minha filha tem 8 anos, foi diagnosticada com tdha, tod e QI 121, porém tem dificuldade de socializar, quer muito ter amigos, ser aceita, é muito irritada, briga com as crianças, muda brincadeiras, quer ser lider e nao gosta de perder, duas psiquiatras diz que ela tem autismo nivel 1, mas psicologas diz que não. Eu como mãe vejo muitos traços... Um abraço apertado machuca, cortar as unhas dos pés é como se estivesse matando ela, conta muitas mentiras, as vezes mistura fantasia com realidade, quando lavo os cabelos dela dói, quando menor dar um banho era difícil, pois tudo doía e incomodava, qualquer arranhão é como se todos os órgãos fossem saltar para fora 😢, fobia de cachorro, insetos, demorou muito para pisar na terra e grama, pouco contato visual, olha muito para as mãos em conversas, não usa roupa que aperta ou tenha etiquetas pegando, auto estima baixa, crises de ansiedade, intolerância a lactose, enjôos constantes durante crises, hiper foco, falou com 1 ano e ja verbalizava frases, a fala dela é rica e fluente, quando feliz grita e fala muito alto, o que incomoda outras crianças, nao aceita piadas, compra brigas, insiste na criança que a rejeita, se comunica muito bem com adultos e crianças, diz sentir sensibilidade nos ouvidos e uma leve dor o que a irrita e as vezes até leva o choro. Me sinto perdia com tantos profissionais psicologas, dando opiniões contrarias a de medicos
Tenho TEA e SD diagnosticada na fase adulta, e quando tinha ums 8 anos ,estava na segunda serie ,pois faco aniversario no meio do ano. Eu fazia a 2 serie pela manha e a tarde a 3 serie , eu gostava muito, so nao gostava que as crianças eram maiores . Acho que pode ser uma saida para as crianças SD, se for bom pra elas.
A escola do meu filho sugeriu que eu levasse meu filho em um neuropediatra, porque ele entrou na escola com 3 anos e já lia, falava os números, alfabeto e respondia quem falava em inglês. Levamos ele ao especialista e foi diagnosticado com altas habilidades e autismo tipo 1. Hoje ele tem 5 anos e já soma, multiplica, monta brinquedos e quebra cabeça complexos e usa aplicativos de blocos 3D para designer que eu uso no trabalho (sou design de produto). Ele foi fazer exame no laboratório tinha um senhor tocando piano, ele começou a observar, e quando eu e meu esposo percebemos, meu filho sentou no banco ao lado desse senhor e começou a repetir as teclas do piano junto com ele e tocar. PERGUNTA: como estimular meu filho com autismo e altas habilidades com equilíbrio?
Assisti seu vídeo hoje, muito bom o papo e esclarecedor também, gostaria de saber se nessas habilidades ha a intervenção dos pais, professores e etc... porque só por observar um adulto fazer algo ou ver algo na TV/mídias sociais não e o bastante, meu filho e AUTISTA tem 4 anos, e tentamos ensinar de maneira didática e lúdica também coisas do dia a dia...
Autas ablidades tecnológicas Ele me vê tocar órgão musical e toca e não esquece mais E louco por maquinário motores etc Na escola está na média dos demais
Sempre passei como "excêntrica" rs. Altas Habilidades/Superdotação diagnosticada desde 1 aninho, e TEA apenas aos 30 anos - nasci em 1990 e ainda sou mulher. O "masking" fez passar batido muita coisa.
Estou assistindo essa live em 2024. Minha filha de 9 anos teve o diagnostico de TEA /TDAH e Atas Habilidades, fez a avaliação Neuropscicológica a pedido do neuropediatra, no laudo aponta o QI de 123. A neuropscicologa e neuropediatra estão equivocados com relação a identificação das Altas Habilidades? Pois o dr disse que o QI até 130 esta dentro da media. Fiquei na duvida quanto a isso. Se puderem me responder eu fico grata!
meu filho foi diagnosticado com sindrome de asperger(autismo leve), fez o exame neuropsicologico wisc-IV, e o resultado foi o seguinte , alcançou eficiencia total a nivel muito superior observando maior habilidade em compreensão verbal e memoria operacional...minha duvida é o seguinte, quer dizer que ele tem dupla excepcionalidade???
pesquise psicólogos especialistas em SD/AH. Os psicólogos não especialistas não conhecem as particularidades dessas pessoas. Ah, infelizmente 99,9% dos médicos também não sabem à respeito. Muitos SD/AH tem diagnósticos de transtornos errados por causa das particularidades da SD.
O diagnóstico de Altas Habilidades não depende dos resultados de testes de inteligência. O diagnóstico é de investigação psicoeducacional com base nos Três Anéis de Renzulli.
Fiz a avaliação neuropsicológica além do TEA, TDAH, meu QI total avaliado com Wais III para população americana com perfil de nível superior deu resultado de 126, percentil 96. O neuropsicólogo disse que estou no quadro de altas habilidades/ superdotação. Fui ao neurologista e ele emitiu um atestado com cid do TEA e do TDAH, não consta altas habilidades superdotação, eu me calei e não consegui falar para ele visualizar esse critério na avaliação neuropsicológica.
pesquise psicólogos especialistas em SD/AH. Os psicólogos não especialistas não conhecem as particularidades dessas pessoas. Ah, infelizmente 99,9% dos médicos também não sabem à respeito.
Estou passando pela mesma coisa. Meu filho tem 6 anos, o teste de QI tbm deu 138 e tem suspeita de TEA e TDHA. Estamos fazendo testes pra tentar fechar o diagnóstico. Vc conseguiu o do seu filho já?
Muito interessante! Meu filho (TEA nível 1) de 22 anos sempre se destacou na escola em relação a notas, porém já desistiu de 3 faculdades. Sabe tudo sobre os heróis da Marvel, desenhos da Disney e seu assunto preferido é Pokémon. Conhece todos, acho que tem mais de 600, sabe todos os detalhes de cada um deles (força, poderes, fraquezas, origem....). Isso pode ser uma alta habilidade ou é só uma boa memória?
Provavelmente ele desiste das faculdades pque tem múltiplos interesses, aprende com facilidade e isso torna o ensino chato, desinteressante. Além disso, deve estar satisfeito com o que já aprendeu. Precisa fazer terapia com um especialista em SD/AH. Os profissionais da saúde em geral não conhecem as particularidades dos SDs. Não sabem lidar com eles, não estão aptos a ajudá-los.
37:02 minha terapeuta falou hoje comigo sobre isso ... não entra na minha cabeça a pessoa perguntar o que eu acho e não querer ouvir a minha resposta, mas sim a reposta que ela queria ouvir, então para quê perguntou, para se validar ? Não percebe que isso é falso, igual pedir para alguém te dar uma jujuba chamando de dipirona e achar que vai passar a dor/febre 😅😅😅ela quer se enganar, me faz participar involuntáriamente da mentira, e eu que sou o errado ainda 😂😂😂
Apesar eu não gosto fica romance autista, Eu tenho orgulho em ser síndrome de asperger e Einstein, Os artistas com duplo de excepcionalidade, Por síndrome de Einstein conhecimento de científico, Hipergrafia ortográfico, Hiperleixa leituras, Hipercalculia matemática, Hiper fantasia visualização imagem mentais muito complexo, Base de genética herdado ou mutação os indivíduos autista, Por avaliação de neuropsicologia
Sou TEA e AH, fui submetido ao WAIS-3 e digo com toda certeza que esse teste não é adequado a portadores de TEA em especial o componente de Compreensão, que faz conflação quimérica de fato e valor e que ignora não-cognição axiológica. E a psicóloga omitiu que eu deveria responder de acordo com regras sociais. Bati Muito Superior em praticamente tudo. Bati superior e raciocínio matricial sendo que fiz o subcomponente dissociando, saí do consultório vomitando. No subcomponente compreensão apesar de eu saber as respostas e dar as respostas factuais corretas para todas as questões eu obtive score apenas de Média Superior.
Idem, fui ruim em TODOS os subtestes de atenção, tendo tomado ritalina, psicologa sabendo, mas mesmo assim se nega a diagnosticar TDAH junto com TEA e AH. E outra, ainda me diagnosticou como TEA nivel 2... totalmente sem noção.... Esses psicologos que aplicam esses testes sinceramente não sabem de nada, só as coias padrões e obvias. Muita raiva, estou desde semana passada brigando com essa mulher tentando conseguir um diagnostico justo
uma autista leve não verbal de 3 anos que memoriza uma música por exemplo ouvindo uma única vez ,e números e música em inglês , é um tipo de alta habilidade ?
Queria que tivessem colocado algum teste pra gente fazer aqui. "ai mas ele disse q é ruim..." idai é divertido n entro no buzzfeed esperando um diploma. Quero testizim pra fazer pfv
Poderia me indicar um profissional capacitado para avaliar meu esposo? Inicial mente ele foi diagnosticado com autismo na fase adulta umas depois em um segundo momento teve o laudo de altas habilidades por outro profissional mas que nos deixou em dúvida em relação ao laudo inicial de autismo. Em nossa cidade não temos profissionais capacitados em haltas habilidades.
Olá preciso de uma dica,se vc conseguir me ajudar..A Wendy fez a avaliação neuropsicologica com 7anos,o QI dela é 139 porém ela é asperger e estamos passando por muitos problemas na escola,porque na sala multidisciplinar eles não conseguem ver as habilidades dela,porque ela tem habilidades em algumas áreas onde ela tem hiperfoco,e eles acham que ela tem que ser 100%em tudo para ser considerada uma criança superdotada..Desde já agradeço!
@@lunaaba Eu gostaria de saber se vc sabe me dizer se é normal nós mães de crianças duplamente excepcional passar por isso,da escola duvidar das habilidades mesmo com o laudo?
Mais de 20 pontos, em especial se o indivíduo sofre de distúrbios ansiosos. No meu caso o componente Compreensão do WAIS 3 foi aplicado de forma errada, a Psicóloga omitiu a instrução a responder as perguntas de acordo com regras sociais, e as perguntas factualmente não só são sujeitas a não-cognição axiológica como fazem conflação quimérica entre fato e valor, entre fenomeno e valoração.
Aos 7 anos depois de várias sessões de avaliação detectaram superdotação. Somente aos 45 recebi o diagnóstico de autismo quase ao mesmo tempo que meu filho. Muito distúrbio do sono, ansiedade e depressão desde muito jovem.
Cai muito mal um careca enaltecendo Galton e Gardener. Ainda mais em um canal de PBE. Aspeger baba de amor em seu túmulo kkkkkkk Infelizmente a teoria de Gardner é só um bestseller para coachs. Felizmente a ciência precisa de ética e a perspectiva desse cara, provavelmente por involutariedade, desemboca em um viés político promotor de campos de concentração
2 года назад+3
Mentira social é uma coisa sem sentido, por que a realidade haveria de ofender alguém?
meu filho tem 6 anos meio e estamos no processo de diagnostico, ao que tudo indica é um asperger, passamos por uma avaliação neuropsicologica e o quoeficiente foi de 150, ele pode ser considerado uma criança com dupla excepcionalidade?
Infelizmente vários mitos sobre ahsd sendo repercutidos... Faltou o principal: falar com um profissional especialista em altas habilidades, um psicopedagogo ou psicologo. Wisc não atesta altas habilidades.
@@nadejdanobrega5125 a superdotação intelectual envolve um comportamento é uma neurodiversidade também. O wisc mede algumas funções, mas uma avaliação respeitosa de superdotação deve ser multidimensional e se possível multiprofissional. O que mais tem é neuropsicologo que mal sabe aplicar wisc patologizando comportamento superdotado.
pesquise psicólogos especialistas em SD/AH. Os psicólogos não especialistas não conhecem as particularidades dessas pessoas. Ah, infelizmente 99,9% dos médicos também não sabem à respeito. Pode acontecer mas tem que ser bem avaliado!
Recebi esse diagnóstico apos avaliacao neuropsicologica e estou vendo varios videos em casa tentando entender melhor.
Esse ate agora foi o que mais me esclareceu sobre o assunto. Agora ficou mais claro pra mim, e sim, posso afirmar que concordo com o diagnóstico.
Aos 42 anos estou triste pelos anos de confusao sem saber disso, mas aliviada em saber agora como lidar melhor com meus sentimentos e reações diante das coisas da vida.
Conhecimento pra nós e fundamental.
Obrigada por tanta dedicação e estudo nessa área, e por se disporem a vir elucidar e nos ajudar. Digo isto comovida de verdade. Obrigada por se importarem e por estudarem tanto sobre o assunto.
A missao de voces e muito, muito bonita mesmo.
Desejo luz, sabedoria e alegria interna em seus corações, meus amigos.
Paz profunda.
Tenho um filho de um ano e dez meses já diagnosticado com TEA, e estudando sob a condição dele, tenho praticamente certeza que minha mais velha (10 anos) tbm esteja no espectro, com altas habilidades. Já marquei com neuro pra poder conversar e investigar. Ela foi autodidata e precoce com a leitura e escrita, sempre teve muitos problemas de socialização, algumas esteriótipias, e nunca gostou de contato, inclusive não gostava de colo quando bebê. Hj ela sofre com uma ansiedade terrível, chegando a se auto lesionar.
Ouvir Dr Paulo é maravilhoso ! Tudo que ele diz permite aos leigos e acadêmicos aprenderem
Parabéns pelo convidado !!!!!🎉
Paulo é de longe o melhor nesse assunto! Sou apaixonada em cada aula que ele ministra.
Isso nao é uma live, é uma aula. Que mergulho em conhecimento.
Uma das melhores entrevistas que vi sobre o tema. Entrevistado de alto nível. Tenho TEA e SD diagnosticado aos 40 anos. Minha psicóloga percebeu que eu tinha um perfil diferente da maioria das pessoas com relação a inteligência e outros aspectos, e me pediu para que eu fizesse uma avaliação neuropsicológica. Fiz a avaliação e após isso fui a um psiquiatra especializado em autismo e recebi o diagnóstico.
O melhor vídeo que existe no youtube sobre o tema!!
Eu tenho 16 anos, e com 7 anos foi fechado o diagnóstico de TEA nível 1 com TDAH. Mas antes disso, eu manifestava comportamentos tipo agitação, hipersensibilidade, focos peculiares em objetos, agressividade ocasional e perfeccionismo intenso que resultava em frustrações com os problemas e comparação com os outros. Mas além disso, eu tinha muita facilidade no aprendizado e em fazer atividades em comparação aos outros, tanto que quando eu ia entrar para a escola, falaram que eu poderia já estar avançado um ano, mas não foi o que eu fiz. Aos 9 anos, um teste feito por uma estagiária mostrou que eu tive pontuações superiores em leitura e em escrita. Em 2021 com 14 anos, eu falei com meu psiquiatra sobre a desconfiança que eu tive de que eu posso ter superdotação, e ele confirmou que tem possibilidade porque eu tenho muitos sinais, além dos sinais de TEA nível 1 e TDAH, menos na questão de dificuldade do uso de linguagem pragmática e de entender pontos de vista e estados mentais diferentes. O problema é que não tenho condições de pagar para as testagens. Eu não trato faz tempo o possível Autismo nível 1 que eu era tratado tomando risperidona. Faz um tempo até hoje que eu estou fazendo tratamento para TOC. Os sinais de TDAH eu nunca tratei, porque quando eu era mais novo e tentei ser medicado com ritalina não resolveu e me fez mal. Mesmo assim, eu vivo bem hoje em dia, e se eu tiver condição de fazer avaliações para superdotação eu faço algum dia.
Meu filho tem 9 anos desde um ano e meio já estava lendo, adorava letras e números. Ele é Autista e Hoje temos certeza que ele tem Hiperlexia. A leitura e pronúncia sempre foi perfeita. Hoje aos nove ele têm dificuldade de compreensão. E nós estamos enfrentando dificuldades já a um tempo de conseguir um profissional que consiga nos ajudar nesse situação! Precisamos de uma orientação.
Estou aberta para conversar e conhecer outras famílias para trocarmos ideias.
Tenho uma filha de 10 anos alta habilidade, não tem autismo, mas o vídeo foi super instrutivo, parabéns.
Excelente!!! Sou mãe de Asperger com AH/SD e tudo que foi falado aqui bate exatamente com o que passamos no dia a dia!
Minha filha fez a avaliação das habilidades cognitivas com a Neuropsicologa e no laudo deu superdotação QI 139 e pelo teste síndrome de Asperger..Levei o exame hj na neuro pediatra e ela não deu laudo da síndrome de Asperger, será que é normal?ela vai dá só depois das terapias ocupacional? Fiquei com dúvidas..
@@wendyzinhamel8501 tem que buscar um profissional com mestrado ou doutorado em SD. Os outros não conhecem as particularidades.
@@marciapp5302 Oi Márcia,agora ela já está com laudo..Dupla excepcionalidade,superdotação intelectual e síndrome de asperger..Obrigada 💙🙏
Estamos com suspeita de altas habilidades ...
@@wendyzinhamel8501 meu filho é asperger e tem suspeita de altas habilidades. Queria trocar experiências com outras mães.
Isso aconteceu comigo. Mas eu não deixei que fizessem isso com minha filha! Ela mesma queria, mas expliquei pra ela. E foi uma ótima solução!
Top qualificação de pessoas muito inteligente,
Empáticos,
autocontrole,
Introvertido,
Humor ácido,
Casa desorganizada,
Leitura e escrita,
Paixão por desafio como memorização vários dígitos de π como 50 casas,(3,1415926535898932384626433837295028831754179069366
Independência,
Padrão incomum comportamento
Estou encantada com esse conteúdo. Muito esclarecedor. Gratidão.... Parabéns 👏👏👏👏👏👏👏
Sensacional como sempre!!! Pensando alto, acho que algumas pessoas confundem inteligência com conhecimento. Como se o fato de ser inteligente já fizesse a pessoa adquirir conhecimento sem precisar de qualquer esforço ou contato com conteúdos inteligentes/de qualidade. Daí há uma certa cobrança social "se ele é inteligente, tem que saber disso e daquilo" como vocês bem disseram, a falsa crença que "vai saber se virar sozinho". Bom, pode até aprender, mas vai apanhar "um pouco" da vida.
A minha filha foi aplicado o teste pela neuropsicologa,e ela vem enfrentando muitas dificuldades na escola justamente por isso,porque a professora da sala de recursos simplesmente acha que p ela ser uma criança superdotada ele tem que ser 100%em tudo e não só em algumas áreas..O QI dela é 139 mas ela também é asperger..
Ely e família: DEUS me dará família protegida, mãos abençoadas, bens multiplicados. 🙏🏻🙌🏻❤️
Que papo sensacional! Parabéns aos envolvidos!!!
Excelente vídeo, parabéns pelo trabalho Dr.
Muito satisfatórias as explanações que fazem. Sempre acompanho.
Que dupla incrível
Adoro ouvir vcs. Obrigada.
Uma das melhores leves qur já assisti! Esse tema merece mais atenção e estudos.
Maravilhosa aula 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 vcs dois juntos é espectacular!!!!!!
Excelente!! Amo essa temática, trabalhei com avaliação neuropsicológica por cerca de 10 anos. Tenho saudades da minha profissão, desde que me mudei para os states estou fora da área.
Minha filha fez avaliação das habilidades cognitivas com a Neuropsicologa, levei o resultado hj na neuro pediatra,deu superdotação QI 139 e sugestão de síndrome de Asperger,mas a neuro pediatra não me deu laudo, só encaminhou para as terapias ocupacional, será normal?
@@wendyzinhamel8501 pesquise psicólogos especialistas em SD/AH. Os psicólogos não especialistas não conhecem as particularidades dessas pessoas. Ah, infelizmente 99,9% dos médicos também não sabem à respeito.
Não poderias fazer atendimento on-line?
Sempre falei isso estar na média é a melhor opção de vida.
Gratidão ❤
Excelente! Esclarecedor! Sou mãe de dois altas habilidades e esposa de um altas habilidades!
Algo que noto nos autistas, mesmos os leves, como você, é esse olhar fixo, como se estivesse olhando algo que está longe, mesmo estando perto.
Em nós autistas isso pode significar coisas diferentes. Pode ser desde a pessoa forçando contato através do Masking pra parecer socialmente aceitável ou simplesmente alguma análise, alguma coisa que estamos observando que pessoas neurotípicas não costumam observar ou que observam em circunstâncias diferentes.
Por exemplo, pode ser que estejamos analisando as sujeiras do óculos da pessoa, pode ser que estejamos analisando como é a barba da pessoa, ou simplesmente que estamos nos concentrando no que está sendo nos dito e não necessariamente na pessoa, e isso acaba sendo refletido nesse "olhar distante".
Essa questão de "estarmos no nosso mundinho" não deve ser levada ao sentido mais literal ou mais figurado. O cérebro é diferente, então o jeito que coletamos informações é diferente e o olhar pode ser diferente também.
Sou autista e noto isso tb: nosso olhar é fixo. O das pessoas típicas tem um "brilho" q o nosso não tem ra. Tb tenho Altas Habilidades/Superdotação.
Deliciosa live, muito obrigada!
Meu Filho está fechando este diagnóstico
Tea leve com autas ablidades
"Você não pode querer saber de tudo". Essa é minha sina. Sou diagnosticada Asperger mas tô achando que não é só.
Meu filho foi diagnosticado há pouco tempo com altismo e altas habilidades, muito obrigada pela live, estou buscando conhecer este universo.
Parabéns pelo conteúdo! Será que poderiam gravar um vídeo sobre a antiga síndrome de Asperger em adultos, especialmente em mulheres?
Vou me programar e faço sim!
Luna ABA acabei de assistir o vídeo que vc postou sobre adultos. 🙏🏻
Não acho q eu tenha altas habilidades, mas sempre me destaquei na escola sem esforço em relação a notas e era tratada como se fosse muito inteligente pelos professores e colegas, eles também supunham q eu era muito estudiosa, mas isso não era verdade, e tudo desandou na faculdade porque nunca tive essa organização de me esforçar pra estudar e me manter estudando. Enfim, sempre tive MUITA dificuldade de socialização, tive mutismo seletivo e não falava absolutamente nada na escola até os 9 anos, e sinto q essa situação só serviu pra essas dificuldades serem deixadas de lado mesmo, cresci sem sentir essa inteligência q todos falavam porque o tempo todo sinto q tem algo errado com meu cérebro
Também fui como vc, mas nunca me achei inteligente sempre tive dificuldade em continuar qualquer coisa, eu me interesso até aprender depois perde a graça. Nem em empregos consigo ficar mais de 3 anos, aconteceu o mesmo no curso superior em universidade federal, durou 3 anos o curso... Não consegui terminar, tinha passado num concurso público na época mas também só fiquei 3 anos... Sempre me senti deslocada em ambiente social, não gosto de lugares com muitas pessoas, gosto de socializar mas tem que ser com poucas pessoas e tenho q ter controle do ambiente
Perfeito!
Excelentes colocações. Esclareceu muito o assunto.
Maravilha de live! Bem do padrão Luna.
Eu fui confirmado Alto habilidoso/ superdotado. Mas ainda não me conformo com isso, pois suspeito fortemente de ser TDAH, e suspeito levemente de ser asperger. Duas pediatras falaram que minha filha tem TDAH, mas eu suspeito levemente dela ser alto habilidosa/superdotada como eu. Semana que começarei avaliação neuropsicológica pra TEA e TDAH. Ano que vem tentarei diagnóstico pra minha filha, se Deus quiser.
Gratidão! Vocês dois são fantásticos!
Excelente!
Vocês são demais!!! Muito obrigada por compartilhar tanto conhecimento!!!!
Lucelmo e Dr. Paulo junto 💙💙💙💙💙💙💙💙
Nossa, muito bom o vídeo. Eu tenho asperger e superdotação, e é um desafio conseguir se adaptar e se encaixar no mundo. Soube do diagnóstico aos 41 anos, sempre me percebi diferente das demais pessoas e como é importante esse autoconhecimento. Parabéns pelo canal e pelo vídeo, auxilia muito na nossa compreensão. Gratidão 🙏🌷
Como haverá um encontro uma vez por mês, faça um a respeito das diferenças entre TDAH e Aspergers. Ocorre confusão tanto em adultos como em crianças. Obrigada.
Maravilhoso! 👏👏👏👏 Muito obrigada!! 🙏🙏🙏🙏
Caramba, super aprendendo sobre autismo e entendendo tanta coisa vivida! Gratidão!
Nem me fale...é muuito dificil lidar com autismo leve e altas habilidades..ainda mais com 14 anos...querendo amigos, mas afastando os amigos pela sua inflexibilidade, aí bate um caos emocional , acana se agredindo ... , cheio de pensamentos invasivos, sobre os quais ele diz:eu sei que não é assim ,mas o meu cérebro não aceita isso... ..e sou avó, cuidando tb de um marido com transtorno bipolar
pesquise psicólogos especialistas em SD/AH. Os psicólogos não especialistas não conhecem as particularidades dessas pessoas. Ah, infelizmente 99,9% dos médicos também não sabem à respeito. É importante fazer terapia com um especialista em SD.
Que canal maravilhoso ❤
Muito bom, parabéns!
Adoro os dois profissionais!
Alcancei 128pts e a neuropsicóloga me classificou dentro da superdotação. Ou seja, deve ter usado a classificação de Davis Wechsler:
QI acima de 127: Representa uma Superdotação, habilidade apresentada em pessoas raras. Ex.: Goethe, Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Pascal, Ludwig Wittgenstein, Aristóteles, entre outros.
QI entre 121 - 127: Inteligência superior. Podemos citar aqui Napoleão, Cortez, Madonna, Hitler, típico intelectual.
QI entre 111 - 120: Inteligência acima da média. Média dos graduados numa boa universidade, tipo PhD.
QI entre 91 - 110: Inteligência média. Aqueles que se saem bem em seus estudos.
QI entre 81 - 90: Embotamento ligeiro. Simplório, mas convive bem socialmente.
QI entre 66 - 80: Limítrofe. Consegue pouco nos estudos.
QI entre I entre 51 - 65: Debilidade ligeira. Realiza atividades simples e repetitivas.
QI entre 36 - 50: Debilidade moderada. Realiza tarefas simples.
QI entre 20 - 35: Debilidade severa. Realiza tarefas simples, mas requer supervisão.
Meu sonho seria meu filho ter a possibilidade de passar numa consulta com Dr. PAULO
única coisa q que não podemos ter acesso ao Dr.pra cuidar de nossos filhos.
Gostaria q odr.Paulo,indicasse um NEUROPEDIATRA que nós.tivessemos acesso através de um plano de saúde.pois particular ,com essa PANDEMIA fca impossível
Life fantástica! Acrescentou muito pra mim.
ADORO OUVIR ELE FALAR NENÊ
Gratidão.
Meu filho tem 3 anos e 6m, e desde o 3 começou a ler. Aprendeu o alfabeto com 1.8m, só assistindo videos no youtube. É hiperlexo. Mas tem dificuldade em socializar, em se comunicar, criar diálogo, com rigidez cognitiva. Ainda não temos diagnóstico. Mas estou em busca! Quero melhorar a desatenção, a rigidez e a comunicação dele. Mas ainda não sei bem como ajudar. Estamos em busca de terapia.. Mas ainda não tivemos acesso! :(
Fantástica essa live!!!!
Tenho muita dificuldade com mentira social. Sou desagradável, mesmo me esforçando muito em agradar. Já me meti em situações até cômicas, como afirmar para o padre que não era católica (e ele quase negou me casar), embora eu tenha ensaiado a resposta! hahaha (Ps.: quis casar na Igreja pelo meu pai que estava muito doente na época).
Eu também, inclusive eu odeio mentiras por menor que seja. Quando a pessoa pede minha opinião a respeito de algo, eu sempre fico ansiosa e tensa, pois não consigo "mentir pra ficar legal" kkkkk
Obrigada!
Ótima aula, muito esclarecedor.
Ótima live!!
Volta com espectro papo no segundo semestre de 2022? Tem meu voto.
Só inteligência mediana e o mundo não seria tão desenvolvido.
Minha filha tem 8 anos, foi diagnosticada com tdha, tod e QI 121, porém tem dificuldade de socializar, quer muito ter amigos, ser aceita, é muito irritada, briga com as crianças, muda brincadeiras, quer ser lider e nao gosta de perder, duas psiquiatras diz que ela tem autismo nivel 1, mas psicologas diz que não. Eu como mãe vejo muitos traços... Um abraço apertado machuca, cortar as unhas dos pés é como se estivesse matando ela, conta muitas mentiras, as vezes mistura fantasia com realidade, quando lavo os cabelos dela dói, quando menor dar um banho era difícil, pois tudo doía e incomodava, qualquer arranhão é como se todos os órgãos fossem saltar para fora 😢, fobia de cachorro, insetos, demorou muito para pisar na terra e grama, pouco contato visual, olha muito para as mãos em conversas, não usa roupa que aperta ou tenha etiquetas pegando, auto estima baixa, crises de ansiedade, intolerância a lactose, enjôos constantes durante crises, hiper foco, falou com 1 ano e ja verbalizava frases, a fala dela é rica e fluente, quando feliz grita e fala muito alto, o que incomoda outras crianças, nao aceita piadas, compra brigas, insiste na criança que a rejeita, se comunica muito bem com adultos e crianças, diz sentir sensibilidade nos ouvidos e uma leve dor o que a irrita e as vezes até leva o choro. Me sinto perdia com tantos profissionais psicologas, dando opiniões contrarias a de medicos
Excelente aula. Obrigado.
Tenho TEA e SD diagnosticada na fase adulta, e quando tinha ums 8 anos ,estava na segunda serie ,pois faco aniversario no meio do ano.
Eu fazia a 2 serie pela manha e a tarde a 3 serie , eu gostava muito, so nao gostava que as crianças eram maiores .
Acho que pode ser uma saida para as crianças SD, se for bom pra elas.
A escola do meu filho sugeriu que eu levasse meu filho em um neuropediatra, porque ele entrou na escola com 3 anos e já lia, falava os números, alfabeto e respondia quem falava em inglês. Levamos ele ao especialista e foi diagnosticado com altas habilidades e autismo tipo 1. Hoje ele tem 5 anos e já soma, multiplica, monta brinquedos e quebra cabeça complexos e usa aplicativos de blocos 3D para designer que eu uso no trabalho (sou design de produto). Ele foi fazer exame no laboratório tinha um senhor tocando piano, ele começou a observar, e quando eu e meu esposo percebemos, meu filho sentou no banco ao lado desse senhor e começou a repetir as teclas do piano junto com ele e tocar.
PERGUNTA: como estimular meu filho com autismo e altas habilidades com equilíbrio?
Olá! Como ele está hoje com 6 anos? Ele socializa bem com outras crianças? Quando bebê ele tinha boa interação social? 😊
@@ms_silver7033 Hoje ele socializa super bem com as pessoas no modo geral. Quando bebe ele pouco interagia.
Eu tb acho que a melhor coisa é ser mediano. Eu de vdd ainda não achei a vantagem de ser AH/SD e TDAH.
Assisti seu vídeo hoje, muito bom o papo e esclarecedor também, gostaria de saber se nessas habilidades ha a intervenção dos pais, professores e etc... porque só por observar um adulto fazer algo ou ver algo na TV/mídias sociais não e o bastante, meu filho e AUTISTA tem 4 anos, e tentamos ensinar de maneira didática e lúdica também coisas do dia a dia...
Não entendi o que você quer saber. É interessante levar para terapia com especialista.
Olá, gostaria da referência do estudo que o Dr. Paulo disse sobre Nehart de 2008. Agradeço se vc puder enviar.
Up
Autas ablidades tecnológicas
Ele me vê tocar órgão musical e toca e não esquece mais
E louco por maquinário motores etc
Na escola está na média dos demais
Sempre passei como "excêntrica" rs. Altas Habilidades/Superdotação diagnosticada desde 1 aninho, e TEA apenas aos 30 anos - nasci em 1990 e ainda sou mulher. O "masking" fez passar batido muita coisa.
Tu fez oq da vida?
Estou assistindo essa live em 2024. Minha filha de 9 anos teve o diagnostico de TEA /TDAH e Atas Habilidades, fez a avaliação Neuropscicológica a pedido do neuropediatra, no laudo aponta o QI de 123. A neuropscicologa e neuropediatra estão equivocados com relação a identificação das Altas Habilidades? Pois o dr disse que o QI até 130 esta dentro da media. Fiquei na duvida quanto a isso. Se puderem me responder eu fico grata!
meu filho foi diagnosticado com sindrome de asperger(autismo leve), fez o exame neuropsicologico wisc-IV, e o resultado foi o seguinte , alcançou eficiencia total a nivel muito superior observando maior habilidade em compreensão verbal e memoria operacional...minha duvida é o seguinte, quer dizer que ele tem dupla excepcionalidade???
pesquise psicólogos especialistas em SD/AH. Os psicólogos não especialistas não conhecem as particularidades dessas pessoas. Ah, infelizmente 99,9% dos médicos também não sabem à respeito. Muitos SD/AH tem diagnósticos de transtornos errados por causa das particularidades da SD.
O diagnóstico de Altas Habilidades não depende dos resultados de testes de inteligência.
O diagnóstico é de investigação psicoeducacional com base nos Três Anéis de Renzulli.
Fiz a avaliação neuropsicológica além do TEA, TDAH, meu QI total avaliado com Wais III para população americana com perfil de nível superior deu resultado de 126, percentil 96. O neuropsicólogo disse que estou no quadro de altas habilidades/ superdotação. Fui ao neurologista e ele emitiu um atestado com cid do TEA e do TDAH, não consta altas habilidades superdotação, eu me calei e não consegui falar para ele visualizar esse critério na avaliação neuropsicológica.
Em algumas culturas, ia ser na lata: “a roupa está apertada. Melhor um número maior”. E não seria grosseria 🤷🏻♀️
Meu marido deve ser altas habilidades ...
Eu queria saber sobre TEA TDAH é supedotação juntos, tem?
Meu deus! Meu filho tem suspeita de TEA e fez este teste de Q.I e deu 138. É muito difícil fechar o diagnóstico dele.
pesquise psicólogos especialistas em SD/AH. Os psicólogos não especialistas não conhecem as particularidades dessas pessoas. Ah, infelizmente 99,9% dos médicos também não sabem à respeito.
Você teve um laudo? O meu tbn tem suspeita de TEA. E foi diagnosticado com AH pela neuropsicologa, QI 133.
Ele foi encaminhado para psiquiatra, vou levar em uma amanhã, especialista em neurodesenvolvimento.
Estou passando pela mesma coisa. Meu filho tem 6 anos, o teste de QI tbm deu 138 e tem suspeita de TEA e TDHA. Estamos fazendo testes pra tentar fechar o diagnóstico. Vc conseguiu o do seu filho já?
Um ser inflexivelmente moral seria terrível de se ter por perto.
Muito interessante! Meu filho (TEA nível 1) de 22 anos sempre se destacou na escola em relação a notas, porém já desistiu de 3 faculdades. Sabe tudo sobre os heróis da Marvel, desenhos da Disney e seu assunto preferido é Pokémon. Conhece todos, acho que tem mais de 600, sabe todos os detalhes de cada um deles (força, poderes, fraquezas, origem....). Isso pode ser uma alta habilidade ou é só uma boa memória?
Isso é hiperfoco.
Provavelmente ele desiste das faculdades pque tem múltiplos interesses, aprende com facilidade e isso torna o ensino chato, desinteressante. Além disso, deve estar satisfeito com o que já aprendeu. Precisa fazer terapia com um especialista em SD/AH. Os profissionais da saúde em geral não conhecem as particularidades dos SDs. Não sabem lidar com eles, não estão aptos a ajudá-los.
Eu tenho AH , mas na escola nada foi trabalhado
No teste da monha filha deu 147 de QI, e finalizou com 134....qual o morivo da mudanca nos numeros? Ela tem tea e tdah.
37:02 minha terapeuta falou hoje comigo sobre isso ... não entra na minha cabeça a pessoa perguntar o que eu acho e não querer ouvir a minha resposta, mas sim a reposta que ela queria ouvir, então para quê perguntou, para se validar ? Não percebe que isso é falso, igual pedir para alguém te dar uma jujuba chamando de dipirona e achar que vai passar a dor/febre 😅😅😅ela quer se enganar, me faz participar involuntáriamente da mentira, e eu que sou o errado ainda 😂😂😂
Apesar eu não gosto fica romance autista,
Eu tenho orgulho em ser síndrome de asperger e Einstein,
Os artistas com duplo de excepcionalidade,
Por síndrome de Einstein conhecimento de científico,
Hipergrafia ortográfico,
Hiperleixa leituras,
Hipercalculia matemática,
Hiper fantasia visualização imagem mentais muito complexo,
Base de genética herdado ou mutação os indivíduos autista,
Por avaliação de neuropsicologia
Sou TEA e AH, fui submetido ao WAIS-3 e digo com toda certeza que esse teste não é adequado a portadores de TEA em especial o componente de Compreensão, que faz conflação quimérica de fato e valor e que ignora não-cognição axiológica. E a psicóloga omitiu que eu deveria responder de acordo com regras sociais.
Bati Muito Superior em praticamente tudo. Bati superior e raciocínio matricial sendo que fiz o subcomponente dissociando, saí do consultório vomitando. No subcomponente compreensão apesar de eu saber as respostas e dar as respostas factuais corretas para todas as questões eu obtive score apenas de Média Superior.
Idem, fui ruim em TODOS os subtestes de atenção, tendo tomado ritalina, psicologa sabendo, mas mesmo assim se nega a diagnosticar TDAH junto com TEA e AH. E outra, ainda me diagnosticou como TEA nivel 2... totalmente sem noção.... Esses psicologos que aplicam esses testes sinceramente não sabem de nada, só as coias padrões e obvias. Muita raiva, estou desde semana passada brigando com essa mulher tentando conseguir um diagnostico justo
@@montycora É capaz de ela ter te posto no nível 2 apenas por tu ter discutido, questionado a autoridade/habilidade dela
@@LNVACVAC - Não, esse laduo foi feito antes de qualquer manifestação minha...
uma autista leve não verbal de 3 anos que memoriza uma música por exemplo ouvindo uma única vez ,e números e música em inglês , é um tipo de alta habilidade ?
Não dá para saber exatamente, mas parece mais um savantismo do que uma alta habilidade.
Queria que tivessem colocado algum teste pra gente fazer aqui.
"ai mas ele disse q é ruim..." idai é divertido n entro no buzzfeed esperando um diploma. Quero testizim pra fazer pfv
Eu tenho vídeos no canal com teste.
@@lunaaba ❤️❤️❤️
Essa live serve como diagnóstico 😂?
Poderia me indicar um profissional capacitado para avaliar meu esposo? Inicial mente ele foi diagnosticado com autismo na fase adulta umas depois em um segundo momento teve o laudo de altas habilidades por outro profissional mas que nos deixou em dúvida em relação ao laudo inicial de autismo. Em nossa cidade não temos profissionais capacitados em haltas habilidades.
Olá preciso de uma dica,se vc conseguir me ajudar..A Wendy fez a avaliação neuropsicologica com 7anos,o QI dela é 139 porém ela é asperger e estamos passando por muitos problemas na escola,porque na sala multidisciplinar eles não conseguem ver as habilidades dela,porque ela tem habilidades em algumas áreas onde ela tem hiperfoco,e eles acham que ela tem que ser 100%em tudo para ser considerada uma criança superdotada..Desde já agradeço!
Oi, eu entendi a descrição, mas não a pergunta ou em que poderia ajudar.
@@lunaaba Eu gostaria de saber se vc sabe me dizer se é normal nós mães de crianças duplamente excepcional passar por isso,da escola duvidar das habilidades mesmo com o laudo?
Quanto pontos de Q.i pode variar , em um teste mal aplicado ?
Em tese, tantos quantos existem, varia de acordo com o quão mal aplicado seja.
Mais de 20 pontos, em especial se o indivíduo sofre de distúrbios ansiosos.
No meu caso o componente Compreensão do WAIS 3 foi aplicado de forma errada, a Psicóloga omitiu a instrução a responder as perguntas de acordo com regras sociais, e as perguntas factualmente não só são sujeitas a não-cognição axiológica como fazem conflação quimérica entre fato e valor, entre fenomeno e valoração.
Mas o médico pode questionar ou não concordar com o neuro psicólogo quanto ao diagnóstico.
Será que ele sabe como é o funcionamento cerebral de um SD? 🤷♀️
@@marciapp5302 Nem todo sabe. Mas sim, legalmente existe a competência.
Aos 7 anos depois de várias sessões de avaliação detectaram superdotação. Somente aos 45 recebi o diagnóstico de autismo quase ao mesmo tempo que meu filho. Muito distúrbio do sono, ansiedade e depressão desde muito jovem.
Cai muito mal um careca enaltecendo Galton e Gardener. Ainda mais em um canal de PBE. Aspeger baba de amor em seu túmulo kkkkkkk
Infelizmente a teoria de Gardner é só um bestseller para coachs. Felizmente a ciência precisa de ética e a perspectiva desse cara, provavelmente por involutariedade, desemboca em um viés político promotor de campos de concentração
Mentira social é uma coisa sem sentido, por que a realidade haveria de ofender alguém?
Existe um problema chamado não-cognição axiológica.
Qualquer noção de bem e mal, certo e errado, é sujeita a essa percepção de que é uma mentira.
Primeira vez que ouço que Altas habilidades é acima de 130.... hj emdia se considera acima de 115 já pode ter altas habilidades...
Exatamente isso! Já caiu por terra esse conceito de Q.I 130 para fechar AH/SD.
meu filho tem 6 anos meio e estamos no processo de diagnostico, ao que tudo indica é um asperger, passamos por uma avaliação neuropsicologica e o quoeficiente foi de 150, ele pode ser considerado uma criança com dupla excepcionalidade?
Sim, 150 de qi é superdotação.
Infelizmente vários mitos sobre ahsd sendo repercutidos... Faltou o principal: falar com um profissional especialista em altas habilidades, um psicopedagogo ou psicologo.
Wisc não atesta altas habilidades.
Há as várias inteligências múltiplas que que o wisc não avalia. Creio que wisc avalia umas 3 formas de inteligências.
@@nadejdanobrega5125 a superdotação intelectual envolve um comportamento é uma neurodiversidade também. O wisc mede algumas funções, mas uma avaliação respeitosa de superdotação deve ser multidimensional e se possível multiprofissional. O que mais tem é neuropsicologo que mal sabe aplicar wisc patologizando comportamento superdotado.
Bom dia. Meu filho tem 7 anos, sempre gostou de aprender, como faz quando a criança gosta de aprender, eu tento não estimular, mas ele gosta muito,
Onde encontro esses profissionais? Em minha cidade já procurei e não encontrei.
@@Maxineiaangelo pesquise no Google.
Pode se ter TEA+AH+TDAH?
pesquise psicólogos especialistas em SD/AH. Os psicólogos não especialistas não conhecem as particularidades dessas pessoas. Ah, infelizmente 99,9% dos médicos também não sabem à respeito. Pode acontecer mas tem que ser bem avaliado!
Sim
É o meu caso