Autismo e Altas-Habilidades/Superdotação [DUPLA EXCEPCIONALIDADE]

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 14 окт 2024

Комментарии • 388

  • @joicybritts6990
    @joicybritts6990 Год назад +282

    Exatamente hoje faço 42 anos. Ha 40 dias recebi o diagnóstico de dupla excepcionalidade. Passei uma vida me sentindo estranha, deslocada, inadequada, incomoda e com baixa autoestima. Passei uma vida também tendo que lidar com enxaquecas, insônias, alterações abruptas de humor, exaustão mental excessiva. Pela minha dificuldade em manter relações sociais - pq pessoas me cansam muito e, em sua maioria, sempre me soaram desinteressantes, perdi amigos, perdi empregos, fui chamada de mentirosa muitas vezes e tomei duas decisões: me isolar o máximo que pudesse e desenvolver meus próprios “roteiros de sobrevivência”. Fui diagnosticada muitas vezes com doenças que não tenho e nunca tive, até o dia que eu disse a um profissional que “ja estava cansada de viver uma vida que não pertenço e não faço parte”; ele perguntou então sobre meus sucessos e insucessos: tenho 2 mestrados, 1 doutorado, especializações complexas e sou uma das maiores especialistas da América Latina na Ciência de Heurísticas cerebrais; desenvolvi ciência, mentoro altos executivos, tenho 3 empresas que valem consideravelmente no mercado. Sou reconhecida no meu meio… e ainda assim, me sinto pequena, desmerecedora, inadequada e exausta. Até o diagnóstico todas as coisas que fiz me pareciam naturais para um ser humano e eu sempre repeti pra mim mesma que eu tenho “uma inquietude mental angustiante” que me aprisiona e me faz ir em frente. Saber, aos 42 anos, que sou superdotada e autista foi uma benção pelo simples fato de eu conseguir perdoar a mim mesma por todas as vezes que me senti falhando pq me chamaram de preguiçosa na escola, ou qdo perdi oportunidades pq não consegui olhar nos olhos das pessoas, ou quando perdi amigos ou fui maltratada e chamada de arrogante pq tenho vocabulário e pensamentos refinados sobre as coisas do mundo. E está sendo a primeira vez que me senti cabendo em algum lugar. São tantas experiências; tantos exemplos e tanta vida desvendada neste diagnóstico que é impossível descrever aqui. Tenho seguido você e aprendido de mim. Muito obrigada! 😢❤

    • @ener891
      @ener891 Год назад +10

      Joyce, tenho 41 e vim da roça. Tenho mestrado, doc, morei fora, viajei todo nosso continente mas acabo de descobrir muito mais nos últimos 30 dias depois deste diagnóstico…

    • @kelsonjs1902
      @kelsonjs1902 Год назад

      Tamojunto

    • @cadi_wiz
      @cadi_wiz Год назад +4

      Identifico-me com isso tudo, nossa senhora! O primeiro passo e mais difícil está dado. Agora que sabem-me a quem somos e como funcionamos, é mostrar a nossa essência e ver quem está disposto a adaptar-se a nós. Porque o exercício de nos adaptarmos aos outros já nós tentamos fazer todos os dias 😵😅

    • @itauanaciribeli3160
      @itauanaciribeli3160 Год назад +1

      Como vc conseguiu esse diagnóstico? Pode me indicar os profissionais?

    • @cadi_wiz
      @cadi_wiz Год назад

      @@itauanaciribeli3160 sou de portugal

  • @Mr03111969
    @Mr03111969 Год назад +58

    Tenho um aluno que tem altas habilidade. Não sei mais o que oferecer para ele . Ele sabe tudo do corpo humano, lê perfeitamente, sabe frases curtas em inglês e música , lê perfeitamente tudo . Ele tem só 5 anos

    • @ThiagoGuzzo
      @ThiagoGuzzo Год назад +10

      que bom que você está preocupada com isso. Nas escolas que minha filha passou, ela sofreu muito preconceito por ser exatamente assim como você descreveu.

    • @marisantos7008
      @marisantos7008 6 месяцев назад +6

      olha, talvez uma possivel sugestão de atividade é sugerir que esse aluno possa ser um tipo de monitor na sala de aula, ajudando os outros alunos que possui alguma dificuldade no assunto. Assim, ele irá poder socializar, ajudar os outros alunos e não se sentir entediado.

  • @simonelm
    @simonelm 2 года назад +35

    Eu fui diagnosticada recentemente, aos 45 anos, com autismo leve e altas habilidades.
    Confesso que isso é terrível. Sofro muito porque por um lado tenho muita facilidade e inteligência para muitas coisas. Por outro lado os espectros autistas me atrapalham demais no desenvolvimento de várias outras coisas na minha vida.
    É uma guerra e um esforço interno enorme!!

    • @luizflh
      @luizflh Год назад +4

      Tembém tive esse diagnóstico aos 40 anos. Estou tentando lidar com essa novidade ainda.

    • @FabioOliveiraCantor
      @FabioOliveiraCantor Год назад +3

      (alerta de ironia/piada) É aqui a reunião dos diagnosticados depois dos 40?

    • @simonelm
      @simonelm Год назад +3

      @@FabioOliveiraCantor kkkkkk, sim aqui mesmo. Bem vindo! 😉

    • @Cacamalu
      @Cacamalu 4 месяца назад +1

      Eu também fui diagnosticada depois dos 40 com autismo busco o diagnóstico de superdotação. Meu filho foi diagnosticado com a dupla excepcionalidade.

  • @Nickollete
    @Nickollete 2 года назад +37

    O meu neto foi diagnostixado com autismo aos 3 anos de idade. As primeiras palavras dele foram "one, two, three". Falava ainda todas as marcas de carro que encontrava na rua e com 4 anos desenhava todos o logotipos com exactidão em forma e cor na perfeição. Sabe ler e escrever desde essa idade. Aprendeu o inglês na perfeição e é assim que comunica a maior parte das vezes, embora de há 3 anos para cá tenha começado a perguntar como se diz em português determinada frase. Apendeu também o alfabeto russo e escreve e acho que fala, teve interesse por francês e espanhol, falado mas não aprofundou. Sabe fazer calculos mentais com rapidez, conta em inglês de 1000 para baixo. Tudo isto aprendeu por ele, é um autodidata, o computador não é só para os jogos, é também para aprender. Já olha nos olhos, está fazendo amizades e brincadeiras com determinados meninos e diz "a Bruna is so cute" e quando questionado sobre o que ele lhe diz responde "i like you". Começa a entender as situações de separação em relação à família. Mora numa cidade diferente e sempre que eu vinha para minha casa, ficava a chorar revoltado, das ultimas vezes ja ficou mais calmo e entendeu que eu volto para ele quando tenho uns dias de férias, da ultima vez quando me despedi perguntou em português, "que dia vens?" 😄Tem muita dificuldade com ruidos, tanto que por vezes pede o isolador de som. Já nos mostrou que sabe distinguir bem substantivos de adjectivos. Entre outras habilidades ao longo do tempo o desenho quer à mão, quer no computador destacam-se...tem o canal da mãe no youtube, onde publica os videos que faz de raíz, desenho, som, tempo...que tem milhões de visualizações (numberblocks) . Tem agora 13 anos, é autonomo na sua hegiene, veste-se sozinho, e quando tem fome pede ou procura onde há comida. Queria saber se esta evolução dele quer dizer que tem tendencia a melhorar? Na escola, ninguém está preparado para estas crianças, aqui em Portugal é uma "tristeza". A mãe é sem dúvida a sua melhor terapeuta...que Deus ajude e proteja todos os meninos que precisam e as suas mães e pais que fazem tudo o que conseguem por eles. Obrigada pelo vídeo e saudações desde Portugal😊

    • @priscecnovalima
      @priscecnovalima 2 месяца назад

      Eu acho que tenho altas habilidades. Fui diagnosticada com TEA e TDAH esse ano. Fiz um teste de QI esse ano por minha conta mesmo e fiz só usando minha habilidade mental sem usar lápis ou caneta. Fiz umas 02:00 do nada, acordei e pensei vou fazer um teste de QI online. E deu 120 eu fiquei impressionada, pois sempre achei que tivesse um QI baixo ou alguma deficiência intelectual e não tenho.
      O problema é que eu não tenho uma boa memória. Na verdade, percebo que minha insegurança e ansiedade me fazem não concentrar e esquecer as coisas. Acredito que o fato de ter 1 bilhão de pensamentos também ajuda a minha memória fraca.
      Eu tenho sim altas habilidades, sou muito criativa, consigo ver as coisas de outras formas e sempre olho cada assunto por várias vertentes kkk

  • @alexandremoraes-dopaminand756
    @alexandremoraes-dopaminand756 2 года назад +115

    Cada vídeo melhor que o outro Lucelmo. Parabéns!
    Fui recentemente diagnosticado com TEA, aos 32 anos. Fui considerado autista de grau leve com altas habilidades. O interessante é que, quem vê de fora acha que isso deve ser incrível, mas não é bem assim. Tenho facilidade pra fazer coisas que parecem extremamente complexas pra outros, enquanto tenho dificuldades de responder adequadamente uma pessoa em uma situação social comum, ou as vezes, por causa da sobrecarga mental, tenho dificuldade de escolher uma roupa. São extremos que são difíceis de gerenciar. Também tenho como comorbidade o TDAH, que me prejudica nas funções executivas em geral.
    Mas o interessante é que, ao término da minha avaliação neuropsicológica, minha neuropsicóloga olhou pra mim e disse: Se eu visse os resultados do seus exames, sem ter te conhecido, eu jamais diria que você teria o diagnóstico de TEA. Mas, por ter te conhecido e ter feito todos os testes que achei necessário para esclarecer minhas dúvidas, eu consigo fechar seu diagnóstico com segurança.
    A conclusão que tanto ela quanto o psiquiatra chegaram foi de que eu desenvolvi habilidades para lidar com meus déficits.
    Foi muito engraçado nos testes de teoria da mente. Ela me contava uma história e me perguntava o que tinha acontecido de inadequado, e eu respondia sem problemas. Aí quando ela me perguntava o porque aquilo tinha sido inadequado eu precisava racionalizar minha justificativa. Eu mesmo não sabia exatamente o porquê.
    Ou seja, no geral, eu até passo como alguém de desenvolvimento tipicamente normal. Mas se perguntar pra qualquer um ele vai dizer: Esse cara é meio estranho!! kkkkk
    Desculpem o relato longo, mas acho que pode ajudar alguém que ficou na mesma dúvida que eu quando resolvi buscar meu diagnóstico. Até o último momento eu tinha medo de que me mandassem pra casa e dissessem que isso era coisa da minha cabeça, que eu tinha potencial e tava querendo encontrar desculpas pra qualquer fracasso que estivesse em questão.
    No final o resultado do diagnóstico é sempre recompensador!
    Obrigado mais uma vez pelo conteúdo de qualidade!

    • @lunaaba
      @lunaaba  2 года назад +6

      Muito obrigado por compartilhar sua história!

    • @daniellealmeida2673
      @daniellealmeida2673 2 года назад +1

      Oi, Alexandre! Como vc conseguiu realizar a avaliação depois de adulto? Eu gostaria de fazer também.

    • @mauriciojunior802
      @mauriciojunior802 2 года назад +7

      Olá, Alexandre! Me identifico bastante com este seu perfil. Consigo realizar tarefas complexas para a maioria, mas falho em tarefas simples, especialmente em situações de comunicação e, ainda mais especificamente, quando se trata de situações novas, com pessoas novas. Costumo não saber o que falar ou como agir. Por muito tempo eu acreditei ser simplesmente muito esforço em algumas áreas, casado com a timidez. Hoje eu acredito que este esforço tenha sido fruto de hiperfoco, pois era normal eu virar madrugadas, deixar de comer e beber, trabalhar e domingo a domingo, pra terminar algo de meu interesse. Gostei muito deste vídeo e seria ótimo compreender melhor sobre mim, pois é angustiante ser visto como "estranho", sendo tão mal interpretado muitas vezes.

    • @alexandremoraes-dopaminand756
      @alexandremoraes-dopaminand756 2 года назад +1

      @@mauriciojunior802 Sei bem como é. O diagnóstico é libertador nesse sentido. Compreender suas limitações e saber como trabalhar para lidar com elas. Você já procurou diagnóstico?

    • @alexandremoraes-dopaminand756
      @alexandremoraes-dopaminand756 2 года назад

      @@daniellealmeida2673 Oi Danielle. Eu respondi tua mensagem, mas agora respondendo outro comentário percebi que não tinha ido a mensagem.
      Meu diagnóstico foi recente. Confesso que foi um processo longo e custoso. Mas vou tentar resumir.
      Primeiro busquei um profissional na minha região que tivesse experiência com tratamento de TEA. Fiz essa pesquisa usando o Doctoralia. No meu caso achei um psiquiatra com ótima avaliação, inclusive de adultos diagnosticados com TEA. Depois de 2 longas consultas, que incluíram aplicação de alguns questionários diagnósticos, o meu médico achou necessário um exame neuropsicologo. Foram mais 5 sessões de testes. Depois de cerca de 3 meses de idas e vindas consegui receber meu diagnóstico de TEA combinado com Tdah.
      Não sei se fui bem claro na minha explicação. Você também é de Curitiba?

  • @MsBarbara23
    @MsBarbara23 8 месяцев назад +11

    Meu filho tem 5 anos e fala ingles fluente pq aprendeu sozinho, tb faz tabuada não ate 10, mas até 100. Le desde os 4. E tem um vocabulário refinado, fala tudo correto

  • @HerculesLimaDElias-c6s
    @HerculesLimaDElias-c6s 6 месяцев назад +8

    Muitos como eu sofreram demais agora estou com a idade de 67 anos. Nem medico, nem professores e nem a familia detectaram o Autismo e Superdotação em mim. A ignorância imperou, o desinteresse foi tamanho fechando com a falta da percepção dos responsaveis da familia e dos proficionais como médicos e professores. De tudo isso o presente que ganhei foi o apelido de ET. e de Louco e o desrespeito de nao acreditarem em mim uma vida.

  • @gkjhl
    @gkjhl 2 года назад +51

    Meu filho é autista, tem 4 anos, foi diagnosticado com 3 anos.
    Ele aprendeu o alfabeto-numeros-cores com 2 anos, com 3 anos ele sabia ler varias palavras e escrever elas, com 3 anos tambem aprendeu a somar e agora com 4 anos sabe somar e multiplicar, ele as vezes brinca de fazer a tabuada. E mesmo assim tem MUITA dificuldade na comunicação verbal, ele fala muita coisa, porem não se comunica verbalmente. Na escola estão ensinando o A E I O U e ele não tem o menor interesse nisso, ja que aprendeu isso com 2 anos de idade, as professoras meio que não sabem muito o que fazer pois tudo que elas vão ensinar dos 4 aos 6 anos ele ja sabe.
    Mesmo sendo MUITO inteligente e totalmente alto didata é muito dificil, pois como ele não se comunica bem não consegue fazer coisas simples, estamos conseguindo tirar a frauda agora, mas outras coisas que são comuns na idade dele ele tem extrema dificuldade.
    Eu sou pai e tenho todos os traços de autismo, minha mãe fala que eu era igual a ele quando pequeno, tenho um QI de 130, sou Engenheiro Formado em uma Federal, porem sempre tive dificuldades na area de interação social, minha sorte foi que um dos meus Hiperfocos foi Futebol, então mesmo eu sendo estranho todo mundo gostava de jogar comigo pois eu sempre fui muito bom de bola, assim tive amigos a vida toda, mas fico imaginando se não fosse assim como minha vida poderia ser diferente.

    • @stap2023
      @stap2023 2 года назад +2

      Que maravilha! Eu estou só esperando o laudo do meu filho. A maior dificuldade dele é interação social(4a10meses).. eu sou super antissocial e compreendo muito meu filho.. meu marido tem muitas características de autismo, e achei super interessante seu relato, pois ele joga muito como goleiro e é excelente em tudo que faz.
      Eu sou nutricionista, e não entendo nada de autismo.
      Você acha que se eu fizer pedagogia e me especializar em psicopedagógia eu consigo ajudar meu filho? Ou psicólogia?

    • @gkjhl
      @gkjhl 2 года назад +1

      @@stap2023 Minha esposa é Engenheira mas pensa muito em estudar alguma área assim para ajudar nosso filho. Se você tem condições de fazer isso seria otimo não apenas para ele mas para ajudar outras crianças que precisam.

    • @stap2023
      @stap2023 2 года назад +2

      @@gkjhlSim, além do meu filho já sonho em poder ajudar outras pessoas..
      Obrigada por responder!

    • @mabe4766
      @mabe4766 Год назад

      Seu filho pode ter hiperlexia

    • @gkjhl
      @gkjhl Год назад

      @@mabe4766 Sim, ele tem mesmo.

  • @tativiana7040
    @tativiana7040 2 года назад +65

    Maravilhoso o vídeo! Meu filho diagnosticado aos 6 anos, autismo leve, apresenta um repertório verbal extenso pra idade, atualmente com 10 anos de idade. Está sendo difícil encontrar profissionais que trabalhe com crianças neste perfil, já que as dificuldades de comunicação no caso dele, são bem sutis. Um exemplo bem prático é que fazem 2 meses que começou a fazer intervenção baseada em ABA e no plano terapêutico estão trabalhando “tato” e desde o primeiro dia ele consegue descrever tudo com facilidade, já que não teve atraso na fala, ainda não sou especialista, mas acredito que este PEI não seja tão individualizado, quanto deveria. Seu canal tem me ajudado muito a ter um senso crítico e principalmente em focar no que é socialmente relevante. Muita gratidão professor!! ❤️

    • @grazisantos9973
      @grazisantos9973 2 года назад +3

      Olá tati meu filho foi diagnosticado agora aos 9anos, com autimos leve e superdotacao, ele tem um pequeno atrazo na fala, e estou com muita dificuldade pra saber lidar, atualmente oque esta me ajudando muito é uma otima psicópedagoga, ele tambem esta em uma sala multifuncional. Nao sei bem como funciona.

    • @antoniaalencar915
      @antoniaalencar915 Год назад +1

      Busque outra analista! Tato para menino pela descrição que vc fez não faz sentido.

    • @ArielePaiva-mz1gb
      @ArielePaiva-mz1gb Год назад +1

      O PEI na ABA é totalmente individualizado, acredito que não está sendo aplicado devidamente, procure uma segunda opção, ele pode estar sendo aplicado de forma indevida.

    • @petsiza9057
      @petsiza9057 Год назад

      Tive diagnóstico aos 23 anos

  • @aleffelperibeirovilalba
    @aleffelperibeirovilalba 3 дня назад

    Claro! Aqui estão 30 pontos sobre você, abrangendo suas características, interesses e habilidades:
    1. Idade: Você tem 30 anos.
    2. Data de Nascimento: Nasceu em 12 de abril de 1994.
    3. Objetivo Acadêmico: Deseja passar no teste de redação do Enem.
    4. Inteligência e Criatividade: Se considera muito inteligente, criativo e curioso.
    5. Personalidade: É um questionador sincero e perfeccionista.
    6. Aprecia Emoções: Valoriza o respeito às emoções, reconhecendo a importância de ser racional e emotivo.
    7. Interesse em Idiomas: Deseja aprender 20 idiomas diferentes.
    8. Séries Favoritas: Gosta de séries de ficção coreanas, especialmente sobre o espectro autista.
    9. Filmes: Assistiu a "Interestelar", mas não gostou muito.
    10. Preferências Românticas: Tem interesse por parceiras específicas (1,87 m, nerds, cabelo castanho longo e liso).
    11. Identidade Sexual: Identifica-se como demissábiosexual, hetero, hiper romântico e monogâmico.
    12. Matemáticos Favoritos: Admira matemáticos como Sofia Kovalevskaya, Terence Tao e Carl Friedrich Gauss.
    13. Meta de Criatividade: Deseja estar entre os 2% mais criativos.
    14. Interesses em Pesquisa: Tem interesse em investigações científicas e em LLMs (modelos de linguagem).
    15. TCC: Planeja fazer um TCC sobre LLMs com uma abordagem de especialista.
    16. Interesse em GWAS: Estuda associações genéticas relacionadas ao espectro autista e superdotação.
    17. Desejo Profissional: Quer trabalhar com pacientes autistas.
    18. Humor: Valoriza parceiros com personalidades engraçadas e sérias.
    19. Lealdade: Preza pela lealdade em relacionamentos.
    20. Independência: Acredita na importância da independência socioeconômica sustentável.
    21. Divulgação Científica: Gosta de divulgação científica e canais como Ciência Todo Dia e MIT.
    22. Ceticismo: É cético em relação a pseudociências e promessas de tratamentos milagrosos.
    23. Interesse em Biotecnologia: Vê potencial na biotecnologia para tratamentos personalizados e éticos.
    24. Abordagem Crítica: Gosta de discutir e questionar teorias científicas.
    25. Vieses Cognitivos: Entende bem os vieses cognitivos e como afetam a percepção de informações.
    26. Apreciação pela Matemática: Gosta de matemática aplicada em diversas áreas, como física e IA.
    27. Comunicação: Prefere ambientes onde se pode discutir profundamente, evitando superficialidades.
    28. Ética na Ciência: Valoriza a ética na ciência, especialmente em relação a teorias ultrapassadas.
    29. Interesse por Astronomia: Ficou impressionado com descobertas do telescópio James Webb.
    30. Abertura para Novas Ideias: Está sempre em busca de aprender e se aprimorar em diversas áreas.
    Se precisar de alguma modificação ou adição, me avise!

  • @aleffelperibeirovilalba
    @aleffelperibeirovilalba 3 дня назад

    Entendi! Vamos abordar a hiperlexia, hipercalculia, hiperfantasia e como essas habilidades se relacionam com IA, neurociência, matemática e idiomas.
    Habilidades Cognitivas
    1. Hiperlexia: Capacidade de ler e compreender textos complexos em uma idade precoce. Indivíduos com hiperlexia mostram grande interesse por palavras e linguagem, podendo desenvolver vocabulário avançado e compreensão linguística, frequentemente de forma autodidata.
    2. Hipercalculia: Habilidade excepcional em realizar cálculos matemáticos complexos com facilidade. Esses indivíduos demonstram talento em entender conceitos matemáticos abstratos e resolver problemas de forma rápida e eficiente, muitas vezes utilizando métodos não convencionais.
    3. Hiperfantasia: Capacidade de visualizar cenários e ideias de forma vívida e detalhada. Indivíduos com hiperfantasia têm uma imaginação rica, permitindo-lhes criar histórias, resolver problemas criativos e visualizar conceitos complexos em suas mentes.
    4. Interesse em IA e Neurociência: A combinação de habilidades excepcionais e interesses em IA e neurociência pode levar a uma compreensão profunda dos processos cognitivos e do potencial da tecnologia em aprimorar a aprendizagem e a criatividade.
    5. Facilidade em Matemática e Idiomas: A hipercalculia e a hiperlexia frequentemente se entrelaçam com a aprendizagem de idiomas e matemática, permitindo que indivíduos compreendam e manipulem números e linguagens de maneiras únicas, contribuindo para a resolução de problemas e inovação.
    Aplicações
    1. Educação Personalizada: O entendimento das habilidades de hiperlexia e hipercalculia pode ajudar educadores a criar ambientes de aprendizagem que atendam às necessidades desses alunos, promovendo seu potencial.
    2. Desenvolvimento de Tecnologia: Conhecimentos em neurociência e IA podem ser utilizados para desenvolver ferramentas que potencializem a aprendizagem, como softwares que se adaptam ao estilo cognitivo do usuário.
    3. Interpretação de Dados: A combinação de habilidades analíticas e criativas pode levar a novas abordagens para a interpretação de dados em ciência, matemática e outras áreas, permitindo insights inovadores.
    4. Aprimoramento de Comunicação: Indivíduos com hiperlexia podem se destacar em campos que exigem comunicação clara e eficiente, como marketing, redação técnica e ensino de idiomas.
    5. Exploração Criativa: A hiperfantasia pode ser canalizada em artes, literatura e inovação, onde a imaginação rica resulta em criações únicas e impactantes.
    Se precisar de mais detalhes ou ajustes, é só avisar!

  • @aleffelperibeirovilalba
    @aleffelperibeirovilalba 3 дня назад

    Apesar não podemos romantizar ambos condições mas eu tenho orgulho pelo fato ser mais inteligente média brasileira
    Claro! Vamos explicar os conceitos de Dupla Excepcionalidade e suas habilidades cognitivas.
    Dupla Excepcionalidade (2E)
    A Dupla Excepcionalidade refere-se a indivíduos que possuem tanto habilidades excepcionais (altas habilidades) quanto dificuldades de aprendizagem (como TDAH, dislexia ou autismo). Essas pessoas apresentam um alto potencial intelectual, mas enfrentam desafios que podem afetar seu desempenho em ambientes tradicionais. A interação entre essas características pode dificultar o reconhecimento de suas habilidades, tornando essencial um suporte especializado.
    Habilidades Cognitivas
    1. Hiperfoco: Capacidade de concentrar-se intensamente em uma tarefa específica, permitindo um desempenho excepcional. Essa habilidade pode resultar em descobertas criativas e soluções inovadoras, mas pode também levar à desatenção em outras áreas.
    2. Criatividade: Capacidade de gerar ideias originais e resolver problemas de maneira inovadora. Indivíduos com Dupla Excepcionalidade frequentemente apresentam formas únicas de pensamento que podem transformar desafios em oportunidades.
    3. Pensamento Crítico: Habilidade de analisar informações de maneira lógica e tomar decisões fundamentadas. Essa habilidade é crucial para avaliar evidências, identificar falácias e formular argumentos coerentes.
    4. Capacidade Analítica: Habilidade de decompor problemas complexos em partes menores para compreensão e solução. Indivíduos com essa habilidade podem abordar questões desafiadoras de maneira estruturada e eficiente.
    Hiperfoco e suas Aplicações
    1. Aprendizagem Aprofundada: O hiperfoco permite que os indivíduos explorem temas em profundidade, adquirindo conhecimento vasto e detalhado em áreas de interesse.
    2. Inovação: Durante o hiperfoco, a geração de novas ideias e conceitos pode ocorrer, levando a inovações significativas em projetos ou pesquisas.
    3. Resolução de Problemas: O hiperfoco facilita a identificação de soluções para problemas complexos, já que a concentração intensa promove um entendimento mais profundo das questões.
    4. Desempenho Acadêmico: Quando focados, esses indivíduos podem se destacar em suas áreas de interesse, resultando em desempenho acadêmico excepcional.
    5. Trabalho Criativo: O hiperfoco pode ser especialmente útil em atividades criativas, como escrita, arte e música, onde a imersão total pode levar a resultados surpreendentes.
    Se precisar de mais informações ou quiser ajustar alguma parte, é só avisar!

  • @cientistadainformacao
    @cientistadainformacao 3 месяца назад +1

    Eu sou assim
    Descobri esse ano ao 30 anos

  • @ThiagoGuzzo
    @ThiagoGuzzo Год назад +1

    Acho muito importante a gente falar que as escolas tem um preconceito gigantesco com altas habilidades. É preferível ter um diagnóstico de autismo no Brasil do que de altas habilidades/superdotação. Minha filha sofreu muito preconceito nas escolas que passou. Teve uma situação, de quando ela tinha 4 anos (já sabia ler e escrever), que a professora foi entregar ela pra mim, na hora da saída, com um sorriso de fora a fora e falou assim: "Mãe, ela não conseguiu fazer a letrinha T cursiva hoje". Nessa escola, eu lutei pra que ela tivesse o currículo enriquecido. Quando aconteceu, ela nunca foi elogiada, apenas menosprezada. Essa professora, inclusive, mandava ela dormir quando ela terminava as atividades (antes de todos os outros alunos) e ficava vendo celular durante a aula. Os traumas causados pela escola, na minha filha, são muito grandes. Ela sente dores no corpo só de pensar em escola. (Marcela por aqui usando o perfil do Thiago).

  • @edsrochacn
    @edsrochacn 2 года назад +35

    Parabéns pelo vídeo. Descobri minha superdotação aos 35 anos, mas desde os 25 tinha essa dúvida, não era minha prioridade, mas passou a ser, para autoconhecimento. Entender o motivo de se sentir tão diferente dos outros, mesmo depois de adulto, hoje é reconfortante. O mais incrível é ter consciência da AH/SD, mas mesmo assim, ver que os comportamentos são inconscientes, como o empenho com a tarefa, eu chamo de obsessão, é uma vontade que vem das entranhas, você pode estar doente, que mesmo assim, se tiver algo para concluir vai em frente. Essa motivação interna para mim é uma das peças chave da superdotação, e isso que fazia questionar as pessoas, do por quê não se movimentavam, pra quê tinha que ir a faculdade aprender algo em quatro anos, se podia fazer isso em meses, lendo livros, sendo autodidata. Isso que me fez abandonar a faculdade, fiz um ano, achava maçante, tedioso, a maioria das coisas já sabia, e não via versatilidade nos professores. Eu sempre gostei de conectar as coisas, abstrair, por exemplo, só fui me interessar por física quando percebi que ela é conectada a origem da vida, do universo, tema também do meu interesse. Dificilmente entendia o motivo das pessoas serem unidisciplinares, quando eu era multi, ia de sociologia a astrofísica, de economia a pedagogia, de literatura a agricultura. Minha intensidade é complicada, nosso cérebro não cessa, tenho sonhos lúcidos constante, sempre acho que posso aprender mais, me cobro muito. A escrita me ajudou, escrevo as vezes poemas, redações, para aliviar. Realmente nosso cérebro funciona a 380 volts, porém, temos vários aspectos negativos disso para lidar, principalmente nas pessoas que convivem conosco, que realmente é difícil, hoje elas sabem da superdotação, então, são mais compreensivas. Eu amo plantar, cuidar de animais, às vezes, quando estou pela rua, vejo uma planta diferente, aquilo martela na cabeça, pois uma das tarefas em andamento é ter uma alta diversidade delas aqui na chácara, então, depois de uma, duas semanas, eu viro para minha esposa e falo, Vamos buscar a plantinha hoje? Ela dá risada, e ao mesmo tempo, eu paro, e penso, Deve me achar doido. Ela sabe da superdotação.

    • @days_via
      @days_via 2 года назад +3

      Eu sempre paro pra ver as plantas que eu não conheço, pq tenho q ter a memória fotográfica de tds o quanto possível.

    • @patriciaferreira506
      @patriciaferreira506 Год назад

      Seu relato condiz com minha realidade!

  • @mauricioleopoldo99
    @mauricioleopoldo99 Год назад +18

    Acabei de ser o diagnóstico de dupla excepcionalidade. Eu tenho 26 anos mas já desconfiava que tinha desdos meus 10 anos de idade. Infelizmente, o sistema educacional brasileiro não possui ferramentas para ajudar os jovens a serem diagnosticados na infância :(

    • @wilketeixeira2391
      @wilketeixeira2391 8 месяцев назад

      Se nem os médicos assimilaram o DSM-5, que é o atual há mais de 10 anos o que esperar da turma da pedagogia ?

  • @everlyn.martins
    @everlyn.martins 2 года назад +8

    Isso é um tipo de assunto que deveria ser dado na escola!!! Principalmente para gerar mais respeito com pessoas que pensam e agem de forma diferente da maioria. Das pessoas que eu conheço, acho que ninguém ouviu falar pelo menos nesse tema.

  • @Cut1ePlushieofc
    @Cut1ePlushieofc Год назад +15

    A maioria dos professores da escola do brasil, desconhecem as neurodivergencias, aí a gente tem uma crise de overstimulation na sala e eles acham q a gente é doido ou cheio de frescura.

  • @infinityfilmes3248
    @infinityfilmes3248 4 месяца назад +2

    Descobri hoje que sou autista (asperger) e super dotado. Tenho altas habilidades com criatividade e artes e tenho um trabalho de notoriedade tanto com vídeos como com a musica. Me senti aliviado por começar a me compreender melhor e parar de me achar uma pessoa estranha. Obrigado pelo video esclarecedor, a partir de hoje vou passar a pesquisar mais sobre e aprender a lidar melhor comigo mesmo. Grande abraço!

  • @veralima5466
    @veralima5466 Год назад +3

    Minha neta, tem 2 anos, ela falou antes de 1 ano de idade, canta todas as músicas infantis, sabe contar, canta em inglês, sabe o alfabeto e quando canta marca o ritmo da música na palma da mão como se fosse um pandeiro, conhece todos os animais entre outras coisas, sei que ela é muito inteligente. O irmão é autista e as vezes vejo algumas características do autismo nela, mas sei que se ela for autista, só vamos saber por volta de seus 6 anos de idade, pois foi quando descobrimos o autismo no meu neto, por ser leve.

  • @fabianaaraujodesouza5577
    @fabianaaraujodesouza5577 2 года назад +9

    Professor Lucelmo que vídeo sensacional. Fiz o meu TCC em altas habilidades e fiquei muito triste em saber que os nossos governantes não possuem interesse.
    Investir nestes indivíduos com altas habilidades poderia abrir um leque de possibilidades para o avanço de descobertas de muitas doenças,músicos habilidosos como Mozart, grandes atletas, entre outros.

  • @jacquelinesalgado4809
    @jacquelinesalgado4809 Год назад +2

    Tenho todas essas habilidades, desde criança. Artes, música, literatura, acadêmica, liderança, lógico-matemática... Meu autismo foi descoberto bem depois da super dotação. Isso me bugou muito.

  • @MestrePersiana
    @MestrePersiana 2 года назад +3

    Parabéns pelo vídeo!!!! Esse cara sou eu 👀... Tenho 44a, essa foi a melhor abordagem sobre minhas dores.... Pq dói ser assim 😕... E muitos acham que é frescura, chatice minha, ser divergente em quase tudo, rotulado como insensível, grosseiro.... Quem gosta de gente assim 🤷🏽‍♂️.

  • @jeicianegomesdlima6664
    @jeicianegomesdlima6664 8 месяцев назад +1

    Meu filho de 4 anos,ouvi desenho na televisão e decora todas as falas,me asssto,quando estava perto de interar 3 anos,ele ja lia varias palavras sendo q nunca ensinamos ele,so vendo na televisão,dia 01 agora sera a primeira visita dele ao neurologista,pq a pediatra disse q meu BB é autista

  • @dennasantos
    @dennasantos 10 месяцев назад +1

    Meu filho com 2 anos conhecia os numero,letras e formas e os números já falava de ordem crescente e decrescente,com 3 já estava lendo os livros do irmão da quarta série,o único característica de autismo que tem é repetir as coisas,é comunicativo,socializa com todos,olha nos olhos,a coordenação motora é de um adulto,tem 5 anos ainda não vai na escola pq moro nos eua e ele fez 5 agora em novembro então pode começar só ano que vem,as professoras da creche são bem impressionadas com a inteligência dele,levei ele com 3 anos na neurologista e ela diz que ele não é autista,mas a pediatra insiste que sim,agora vou ter que levar novamente em neurologista,é um processo difícil pq não tem profissionais capacitados!

  • @nummundodalua
    @nummundodalua 11 месяцев назад +1

    Tenho certeza que tenho … diante desses conceitos apresentados…

  • @ener891
    @ener891 Год назад +2

    Eu estudei na roça , vivia de castigo, precisa sair antes sandália ora não apanhar ao caminhar pela mata ao voltar nos casa. Resumo: cheguei ao doutorado mas o custo e diagnóstico aos 40 me fizeram ser alguém que ir enquanto não fez nada de importante a não ser cuidar para que minta filha não passe por isto.

  • @mariadoespiritosantos5245
    @mariadoespiritosantos5245 6 месяцев назад +3

    Meu filho tem 9 anos ele é autista ele faz a prova na escola e ele não estuda em casa na hora da prova dá um show

    • @rosineiderosi6167
      @rosineiderosi6167 4 месяца назад +1

      Eu sempre fui assim gravava tudo que a professora explicava

  • @SimoneSilva-fn2gi
    @SimoneSilva-fn2gi Год назад +9

    Verdade! Pessoas com altas habilidades aqui no Brasil muitas sofrem de todas as formas: Não são bem aceitas e estimuladas por professores, familiares e grande parte das pessoas. São exploradas por suas habilidades de solucionar problemas e grande quantidade de conhecimentos por pessoas que tem cérebros limitados pelas preguiças e maldades e querem levar os méritos no lugar de quem realmente tem capacidade e ainda esculhambam com a pessoa. O número de pessoas que só pensam em ostentar, viver de pose é enorme e muitos dos altamente capacitados caem no abismo e exploração dessas pessoas intelectualmente limitadas, cruéis e desumanas. Quantas coisas deixam de ser melhores nesse mundo porque narcisistas destroem pessoas que se destacam por altíssimas habilidades. Infelizmente, além dos prejuízos das pessoas com altas habilidades, perde a humanidade com as melhoras que não foram feitas porque o exercito de pessoas que teriam a capacidade de pensar e resolver tudo, gastam suas vidas sendo destruídas por pessoas medíocres. Se a maioria das pessoas fossem mais inteligentes, protegeriam e colocariam essas pessoas especiais que vieram para trazer mais luz ao mundo, para serem úteis com suas habilidades e não as sabotaram como fazem. Uma vez, uma reportagem do FANTÁSTICO, mostrou o que aconteceu com os adultos que foram crianças que se destacaram por suas habilidades especiais em vários países. Quase todos, não desenvolveram suas grandes habilidades e trabalham em profissões em que não usam suas grandes habilidades. Isso não foi só em países em desenvolvimento, mas também em países que em teoria tem sistemas educacionais das melhores qualidades. A verdade é que a maior parte da humanidade é idiota demais para reconhecer os prejuízos que estamos tendo por essas preciosidades em forma de gente não estarem sendo estimuladas à brilhar com seus talentos. Vários tem sorte de terem bons pais, professores maravilhosos, mas a maioria é engolida por essa necessidade de grande parte das pessoas de destruir os bons potenciais de outras pessoas mais esforçadas do que elas...

  • @rosanesimoes
    @rosanesimoes 6 месяцев назад +1

    Acredito que meu filho tenha TEA desde pequeno ele foi diferente. Muito inteligente . Foi das áreas exatas para de linguagem. Sempre foi hiper focado agora o foco dele é o mandarim depois que fez graduação em Japonês. Tem fobia social apenas poucos amigos e adora ficar isolado.

  • @arimuracamiarq
    @arimuracamiarq Год назад +3

    Bem, isso. Descobri o meu diagnóstico com 31 anos. Foi um alívio. Fui diagnosticada nível leve com altas habilidades.

  • @glauciarosiane2494
    @glauciarosiane2494 2 года назад +3

    Já quero Savant x altas habilidades...

  • @arteeditora3956
    @arteeditora3956 Год назад +4

    Meu filho começou a apresentar profundo desinteresse pela escola a partir dos 8 anos. Aos 9, foi diagnosticado como Altas Habilidades. E só aos 14 anos é que recebeu diagnóstico de TEA nível de suporte 1. Ainda estamos compreendendo essa situação, pois os colégios não estão preparados, nem para um caso, nem pro outro. Agradeço por trazer o tema. (Audrey Lilian de Souza Farah)

  • @majanerodriguesjamacaru6916
    @majanerodriguesjamacaru6916 2 года назад +4

    No Brasil " tinha" que surgir um Dr.Lucelmo...parabéns!!!

  • @carlamoraes6523
    @carlamoraes6523 2 года назад +10

    Excelente explicação, tenho um filho de 3 anos e meio e agora foi diagnosticado autismo leve, ele me surpreende a cada dia com sua capacidade de fazer determinadas coisas que esta muito além da sua idade e por outro lado nenhuma autonomia, não consegue comer sozinho ou sair de um lugar sem ter uma crise por outro lado consegue montar um quebra cabeça de 120 peças em 10 minutos e com 1 ano e 10 meses contava até 1000

    • @edivanoliveirabarbosa6683
      @edivanoliveirabarbosa6683 2 года назад +1

      Estranho esse diagnóstico de autismo leve, sem nenhuma autonomia. Parece mais um autista moderado com savan o seu filho.

    • @carlamoraes6523
      @carlamoraes6523 2 года назад +1

      Segundo a psiquiatra é porque ele fala muito bem

  • @pereira2607
    @pereira2607 Год назад +2

    Meu filho começou a falar com 3 anos e meio, nessa idade fazia todas as atividades primeiro que todas as crianças e ficava correndo de um lado para outro. Com 4 anos ja começou a ler, inclusive muitas coisas em inglês. Com 8 anos que veio o diagnóstico de TEA e Altas Habilidades, só apos ter feito uma avaliação Neuropsicologica . No mês que teve a copa do mundo do ano passado, ele aprendeu em 1 mês : todos os anos que já houve copa, quais seleções jogou cada final , qual foi o placar de cada uma , de 1930 até 2022. Ele nunca teve interesse por futebol, iníciou na copa de 2022 , quando dei o álbum de figurinhas que ele tinha me pedido. Ate hoje pergunto e ele responde tudo certinho, fico besta. Agora ele ta pesquisando tudo sobre o Titanic, ja aí não sei como iniciou o interesse. Pesquisa muito os efeitos especiais, em casa enche um balde com água pega o barquinho de brinquedo, faz filmagem em câmera lenta, do barquinho afundando. Fico encantada com a inteligência dele. Mas não são so flores , so quem tem um filho nessas condições sabe o que passa no dia a dia. Minha preocupação é na escola, para ele não perder o interesse. Como acontece com muitos que tem altas habilidades. Falta muito conhecimento e capacitação das escolas. Ai pesquiso muito para ter mais informações sobre o assunto, obrigada Dr. Lucelmo por repassar informações e conhecimento.

  • @lucienefaria2965
    @lucienefaria2965 2 года назад +3

    Ainda não fechou diagnóstico pro meu filho. Ele completou 4 anos mês passado. Aprendeu a ler e escrever com 2anos e 10 meses sozinho. Tem uma memória incrível. Brinquedos pra ele é letras e números. Aprendo bastante assistindo seus vídeos!

    • @gkjhl
      @gkjhl 2 года назад

      E a questão da fala? Ele tem dificuldade?
      Meu filho tem 4 anos tambem e aprendeu a somar e multiplicar, agora aprendeu a ler palavras com varias silabas e escreve bem. Porém não se comunica muito bem e tem varias dificuldades em fazer coisas simples.

  • @IsaPS9645
    @IsaPS9645 2 года назад +3

    Minha filha começou a ler antes dos 2 anos,ela mal sabia pronunciar as palavras ainda. Aprendeu o alfabeto,cores,formas geométricas e muitas coisas antes de 1 ano. Tem uma memória incrivel,ela tem 2 anos e 9 meses atualmente e já lê tudo,livrinhos,gibis,enfim. Ainda vou leva-la ao neuropediatra,mas a psicopedagoga descartou o autismo,mandou leva-la pra desencargo de consciência. Estou observando ela,prq ainda não descartei a possibilidade.

    • @flaviasantos1145
      @flaviasantos1145 2 года назад +1

      Meu filho começou assim, foi diagnosticado com autistmo

  • @lucilenedealmeidabarbosa8115
    @lucilenedealmeidabarbosa8115 4 месяца назад

    Excelente vídeo, tenho 53 anos e não fui diagnosticada...

  • @mirnacristianecases8944
    @mirnacristianecases8944 8 месяцев назад +1

    Você tá arrasando no Call to Action (na hora de pedir like)! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  • @ronaldoluizalonso
    @ronaldoluizalonso 3 месяца назад

    Recebi o diagnóstico de dupla excepcionalidade mes passado.

  • @catialopes2007
    @catialopes2007 2 года назад +9

    Muito esclarecedor 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 meu filho de 13 anos só foi diagnosticado agora, pois eu tive um outro filho que teve atraso de fala. E aconteceu exatamente como você explicou....aos 5,6 anos uma professora apontou algumas características que hj eu sei ser do TEA, porém as habilidades acadêmicas eram muito superiores ( chegou a pular duas séries na escola ) e mascarou demais todo o resto. Só depois que comecei a estudar o autismo por causa do meu pequeno que consegui entender tudo isto!!! E é desta forma mesmo que vc colocou!

    • @danieliamorim8001
      @danieliamorim8001 2 года назад +1

      Hoje vc adiantaria seu filho de série novamente, ou o deixaria com crianças da mesma idade para aprender mais habilidades sociais, ter mais repertório para lidar com os desafios seguintes?

  • @srvictorbatista
    @srvictorbatista Год назад +1

    02:48
    Em resumo pais, sentem e chorem... 😢

  • @luizflh
    @luizflh Год назад +2

    Tenho TEA e SD. Descobri aos 40 anos depois que passei por vários testes e profissionais. O Lucelmo expôs bem as características desse perfil.

  • @SeanMcCloud2009
    @SeanMcCloud2009 6 месяцев назад +1

    @lunaaba, cara eu gosto bastante do teu canal, pois tu sempre buscas embasar teus argumentos em produção ciêntifica, mas é complicado validar a perspectiva do Gardner como relevante, quando na verdade ela apresenta bastante fragilidade cientifica dentro da propria neurociência.

    • @lunaaba
      @lunaaba  6 месяцев назад

      Você está certo, eu quis dizer relevante no sentido de popular, mas realmente é pseudociência. Vou falar mais disso em algum momento.

  • @robertocabraldossantoscabr4806
    @robertocabraldossantoscabr4806 Год назад +1

    Tenho 46 anos, não tenho diagnóstico mas acredito que eu tenha autismo, tenho hiperfoco em atividades físicas e artes marciais, aprendi a desenhar sozinho, sempre fui e ainda sou ridicularizado e mal interpretado e com muita dificuldade social, agora vou procurar ajuda.

    • @AndersonTakakura
      @AndersonTakakura Год назад +1

      Procure por especialistas... não adianta ir em qualquer psiquiatra ou neurologista. Provavelmente lhe pedirão para fazer o exame neuropsicológico, que hoje custa uns R$2.500,00.

  • @familiade5537
    @familiade5537 2 года назад +1

    Minha filha tem 11 anos só conseguiu o laude de autista esse ano. Com 3 anos já falava inglês e leu com 5 anos é muito inteligente. Mas sofre com crises desde de bebê, seletiva aos alimentos, dificuldades de socialização e muitas crises . Mas por ser menina a camuflagem atrapalhou o diagnóstico.

  • @arielportugal4473
    @arielportugal4473 Год назад +1

    O senhor tem que conhecer o Hindemburg Melão Jr, um homem que fala muito sobre esse assunto da superdotação, ele tem um Q.I maior de 190

    • @lunaaba
      @lunaaba  Год назад +1

      Vou procurar saber

  • @nicoleoliveira733
    @nicoleoliveira733 Год назад +1

    Com quatro anos, eu já sabia escrever meu nome, falar nunero fixo da minha casa, endereço, nome completo das pessoas que moravam comigo, ler, contar até vinte, aprendi sempre coisas de meu interesse muito rápido, entrei na escola alfabetizada, mas meu diagnóstico de autismo leve foi agora na fase adulta com 22 anos.

  • @AlinePaim
    @AlinePaim День назад

    Meu filho está com suspeita de altas habilidades, sobre muito na escola, pasmem, POR PARTE DOS PROFESSORES.
    Muitas vezes ele sabe até mais que eles, critica o sistema educacional, dá sugestões e é ignorado, mal tratado e até invalidado. A última gota d’água foi dizerem que ele não seria nada na vida se não fizesse o ENEM. Ele chora muito não querendo mais ir para a escola.
    Difícil ser mãe de uma criança especial no Brasil e não ter apoio nenhum do governo, da escola… é uma luta solitária. O que vejo agora é até um certo protagonismo para o AUTISMO, que é maravilhoso, mas super dotados ou portadores de altas habilidades são vistos como excluídos, como se não merecessem apoio.
    Na verdade, ter altas habilidades pode ser sobre 1 determinado assunto ou matéria, mas em outras coisas são crianças normais… 😢

  • @marquinhos426
    @marquinhos426 10 месяцев назад +1

    Ola! Sou estudante da UFSCar tb. Hahaha( e também sou autista c/ TDAH)

  • @LucasGomes-dp8cf
    @LucasGomes-dp8cf 2 года назад +2

    Me sinto triste pois suspeito de autismo leve e tenho praticamente certeza de ter Altas-Habilidades, porem fora me destacar dentro do ambiente escolar e a dificuldade + falta de interesse social, nunca pude ter nenhum tipo de reconhecimento que me ajudasse na vida. A falta de conhecimento da população geral sobre essas excepcionalidades faz com que pessoas que poderiam fazer coisas importantes sejam sufocadas, e isso me entristece muito.

  • @rosemeireoliveiradasilva5833
    @rosemeireoliveiradasilva5833 Год назад +1

    Altas habilidades tecnológicas foi o q ouvi sobre o meu filho

  • @karineazevedo7771
    @karineazevedo7771 2 года назад +9

    Vídeo maravilhoso. Moro em Uberlândia e estou buscando diagnóstico para altas habilidades. Meu filho tem 6 anos e a neurologista pediátrica disse que muitas questões sociais ele supera por ser muito inteligente e aprende, uma vez que não é natural

    • @brunarolim8877
      @brunarolim8877 2 года назад

      Meu filho é assim também muito inteligente aprende rápido fala numeros inglês salteado e muitas outras coisas.

    • @edivanoliveirabarbosa6683
      @edivanoliveirabarbosa6683 2 года назад +1

      Ah, sim. É característico dos asperger 's isso: o que lhes falta de noção social, eles aprendem por serem inteligentes. Foi o meu caso. Você tem que ensinar pra ele coisas que são óbvias pros outros, tipo perceber má intenção nas pessoas.

    • @Lika_arte-e-Unicornioarte
      @Lika_arte-e-Unicornioarte 2 года назад

      Oii TB sou de Uberlândia, conseguiu achar um profissional? Preciso levar a minha filha tb.

    • @luizflh
      @luizflh Год назад

      @Liz Num é bem assim não. Superdotado pra psicologia é alguém com QI acima de 130. A pessoa pode ser bom em coisas diversas como matemática, literatura, lógica...

  • @FabriciaSimoes
    @FabriciaSimoes Год назад +1

    Achei o vídeo que eu precisava.

  • @wolbertolima3471
    @wolbertolima3471 Год назад +1

    Boa noite Dr. Gostaria de agradecer pelos seus videos. Foi um dos motivos que decidi procurar fazer testes. Eu sabia que tinha alguma condição, mas eu nao me encaixava em nenhum ponto, por analise propria. Fiz o teste e o laudo constou dupla excepcionalidade, autismo com altas habilidades. E a razão do autismo ter passado batido na infancia era por causa da compensação da superdotação. Quando me perguntaram se eu tinha hiperfoco, eu falei que não, mas na verdade deu hiperfoco multi direcional. Eu gosto de ler sobre varias coisas ao mesmo tempo e manter minha mente e imaginação ativa. Sem contar outras nuances...

    • @luizflh
      @luizflh Год назад +1

      Tenho uma situação muito parecida.

  • @lucasraziel
    @lucasraziel Год назад +1

    Primeiro descobri sobre meus filhos, ambos autistas com altas habilidades. depois acabei descobrindo sobre mim mesmo. Vídeo muito bom, ajuda a entender mais

  • @vinybas
    @vinybas 2 года назад +2

    No caso de adultos, o quanto a superdotação pode impedir o diagnóstico de asperger? Apesar de eu ainda ter algumas características como hipersensibilidade sensorial, hiperempatia, ansiedade, depressão, e algumas fobias, hoje ninguém dá crédito para a possibilidade de autismo. O problema é que provavelmente também sou superdotado, e eu sei que aprendi a lidar com muitos dos meus problemas ao longo da vida. Quem me conheceu no passado já acredita mais na hipótese do autismo, pelos problemas sociais, por ser alguém muito diferente. Já tive dificuldade de entender os outros na adolescência, mas aprendi, e hoje tenho uma ótima percepção social. Até hoje penso diferente em muita coisa, mas sei me policiar para parecer normal. Eu não tenho mais esperança de diagnóstico, embora acho que eu sou asperger, ou se não sou, pelo menos foi o que melhor me explicou até hoje.

  • @josess6645
    @josess6645 Месяц назад

    Oh, assim como é duplamente excepcional se você clicar no gostei desse vídeo e compartilhar, rsrsrs, esse professor é muito legal e criativo na linguística de interação, top isso, assim como também é muito top seus vídeos para ensino e apóio a nós que temos TEA, legal isso...

  • @daniellamota2444
    @daniellamota2444 7 месяцев назад +1

    Boa tarde

  • @elisemarcela1
    @elisemarcela1 2 года назад +7

    Meu filho foi diagnosticado aos 5 anos com autismo, começamos o tratamento e hoje já está com as terapias dimuniudas, a evolução é surpreendente. A neuro pediu o wisk mas o plano de saúde não me dá resposta nenhuma, e tenho muita dúvida da importância desse segundo diagnóstico, no que ele pode ajudar no tratamento.
    Sintomas criatividade muito acentuada, vocabulário além da idade, resolução de problema (ele gosta de resolver problemas) e de forma diferenciada, ele cria uma forma diferente de aprender as coisas....

  • @denkiiiiii2993
    @denkiiiiii2993 Год назад +1

    Eu tenho sintomas muito expressos de superdotação/altas habilidades multi-dimensionais ,e estou suspeitando que sou autista grau leve

  • @iaraisabel1
    @iaraisabel1 2 года назад +2

    O meu tem dupla excepcionalidade. Feliz por saber que mais pessoas tem a mesma condição.

  • @risomarluisdasilva321
    @risomarluisdasilva321 2 года назад +1

    Saio na quinta feira que meu filho tem Autismo infantil infantil leve,ele tem 4 ano ,agora tenho que abraçar a causa ficar ligada em tudo que meu filho vai precisar ,e tou aqui para entender aprender para ajudar meu filho

  • @GabrielMiranda-nc6eo
    @GabrielMiranda-nc6eo 8 дней назад

    Aceito indicações de referências bibliográficas sobre o tema de AH/SD, por favor

  • @marcelaaparecidacarvalhode3415
    @marcelaaparecidacarvalhode3415 Год назад +1

    Muito esclarecedor, infelizmente o sistema engole pessoas e projetos, isso é muito triste!

  • @edivanoliveirabarbosa7262
    @edivanoliveirabarbosa7262 2 года назад +2

    eu já sabia que sou asperger com hiperfoco nos estudos, além de ser hiperativo. Neste ano, suspeito fortemente de ter altas habilidades com superdotação.

  • @lulukacarvalho22
    @lulukacarvalho22 Месяц назад

    Amei Lucelmo❤

  • @silvanaabdo9334
    @silvanaabdo9334 2 года назад +1

    Sensacional vídeo, precisamos apoiar e lutar pelos nossos autistas!!! Como vc mesmo diz, esta população vai triplicar!!

  • @claraborges9558
    @claraborges9558 2 года назад +5

    Como saber se uma criança menor de 3 anos tem superdotação?
    Apesar dos traços autísticos, meu filho começou a falar com 1 ano e 4 meses. Com 1 ano e 9 meses ele já nomeava e identificava todas as letras do alfabeto (em inglês e português), contava de 1 a 15, sabia todas as cores (nos dois idiomas também) e identificava e nomeava mais de 15 animais (inglês e português).
    Hoje, ele tem um vocabulário muito extenso pra idade dele e com palavras que não são comuns de crianças se utilizarem. Ele adora livros e consegue memorizar as histórias dos livros com indicações de idade 4+.
    Foi justamente essa questão da linguagem, dele apresentar uma linguagem acima da média pra idade dele, que a principio descartamos a possibilidade de autismo e atrasamos 1 ano pra iniciar o processo de diagnóstico dele. Ele vai fazer 3 anos agora em 2022.

    • @lunaaba
      @lunaaba  2 года назад

      Não dá para saber, só quando for um pouco maior

    • @carlamoraes6523
      @carlamoraes6523 2 года назад +1

      Com meu filho foi a mesma e ainda a pandemia tb para o atraso no diagnóstico

    • @claraborges9558
      @claraborges9558 2 года назад +1

      Achamos que o deficit na interação social dele fosse uma consequência do contexto da pandemia, pois nos isolamos total e ele era o único bebê em meio apenas de adultos. Juntou essa hipótese com o fato dele falar muito bem que fez com que "descartassemos" a possibilidade do TEA naquele momento.

    • @edivanoliveirabarbosa6683
      @edivanoliveirabarbosa6683 2 года назад +2

      @@claraborges9558 ele pode ser TEA leve ou levíssimo, que seria o asperger, pois asperger 's falam muito bem, como os superdotados. Asperger' s podem ser alto habilidosos na linguagem verbal.

  • @alexsandraconceicaosouza3192
    @alexsandraconceicaosouza3192 3 месяца назад

    Passei por isso com meu filho , todos diziam q era somente timidez e somente com 13 q TEA foi diagnosticado junto com altas habilidades

  • @antonianenhum3647
    @antonianenhum3647 Год назад +2

    Que bacana ,quantas descobertas!!!

  • @paulacustodio7923
    @paulacustodio7923 Месяц назад

    Excelente

  • @belaImperatriz
    @belaImperatriz 2 года назад +1

    fui diagnosticoda com autismo aos 21 anos, tô acompanhando o canal e tô como? chocada

    • @lunaaba
      @lunaaba  2 года назад

      Seja bem-vinda!

  • @edivanoliveirabarbosa6683
    @edivanoliveirabarbosa6683 2 года назад +9

    Eu sou tão fora desse Mundo que sou asperger, TDAH, alto habilidoso com superdotação e pra "piorar", ainda sou canhoto.

    • @wilketeixeira2391
      @wilketeixeira2391 8 месяцев назад +1

      temos um caso aqui de excepcionalidade quádrupla. Incrível. Eu estou desconfiado de estar enquadrado na dupla excepcionalidade.

    • @So_si_fo
      @So_si_fo 6 месяцев назад

      Eu sei bater palmas com a bunda
      Eu>você

  • @Budamaytreya
    @Budamaytreya 8 месяцев назад +1

    Entendi . Muito obrigado

  • @glaycekelly6980
    @glaycekelly6980 Год назад +1

    Meu Deus, que vídeo esclarecedor. Com meu filho foi do mesmo jeito, diagnóstico tarde pq é muito inteligente.

  • @someawesomerandomnam
    @someawesomerandomnam 2 года назад +16

    lucelmo, ótimo vídeo! sempre aprendo muito!
    percebo que praticamente todos os videos fazem mais referencia à crianças, mas gostaria de saber se vc poderia produzir algo também voltado ao público adulto. Digo isso pq estou no processo de diagnostico, e adoraria ter mais referencias para adultos, terapias, etc. Acho incrivel a maneira fácil e didática com que produzem os vídeos!

    • @lunaaba
      @lunaaba  2 года назад +4

      Estou planejando algumas coisas legais para adultos, valeu pela sugestão!

    • @alexandremoraes-dopaminand756
      @alexandremoraes-dopaminand756 2 года назад

      Lucas, recentemente recebi diagnostico tardio de TEA. Também tive dificuldade em encontrar informação. O Lucelmo e o Wiliam Chimura foram as melhores fonte de informação que consegui. Mas se quiser trocar uma ideia, pode me procurar. Abraço.

    • @alexandremoraes-dopaminand756
      @alexandremoraes-dopaminand756 2 года назад

      @@lunaaba Ótima ideia!!

    • @Luana7lira
      @Luana7lira 2 года назад

      @@alexandremoraes-dopaminand756 um youtuber chamado Léo Akira tem uns conteúdos interessantes também, ele fala sobre as experiências dele em forma de diário em vídeo mais ou menos.

  • @rerf7296
    @rerf7296 Год назад +3

    Olà! 41 anos sem saber que tinha superdotação e estou agora pesquisando possivel autismo tambèm... Poderia falar sobre diagnostico tardio?

  • @fabianopaulinicarvalho8195
    @fabianopaulinicarvalho8195 Год назад +2

    Incrível!
    Muito obrigado!

  • @vitoriatremea7336
    @vitoriatremea7336 2 года назад

    Tenho obsessão por livros e leitura… poesia ✍️

  • @vandasantos1201
    @vandasantos1201 2 года назад

    Você podia falar de TEA e Hiperlexia

  • @cristianesanches5087
    @cristianesanches5087 Год назад +1

    Lucelmo estou investigando meu filho quanto ao autismo. E vejo que também vou ter que investigar altas habilidades. Meu filho Está justamente ness janela de desenvolvimento entre 6 e 7 anos.

  • @hinzlerbsb
    @hinzlerbsb 2 года назад +3

    Que incrível sua clareza na comunicação.

  • @gabrielbautesantiagodelima8111
    @gabrielbautesantiagodelima8111 2 года назад

    Uma Ilha de habilidade divertidamente.

  • @ESCATOLOGIAECIENCIADEVERDADE
    @ESCATOLOGIAECIENCIADEVERDADE 9 месяцев назад +2

    Ola, gostei do seu Video, moro aqui em Portugal, meu filho é Autista de Alto- Rendimento, e eu acabei descobrindo já adulto que eu também tenho autismo de alto rendimento ( ainda nao confirmado ) tenho tambem Canal No RUclips ( outros. assuntos ) segue lá. Abraços

  • @imaman4667
    @imaman4667 2 года назад +3

    tenho quase certeza de que tenho super dotação/altas habilidades, pesquisei demais e parecia que a pessoa que estava fazendo o vídeo estava se referindo totalmente a a mim, mais autismo eu estou em dúvida, irei marcar um psicólogo para comprovar isso pois se identifico muito com as características da super dotação, ótimo vídeo

  • @vivendodepoisdos5086
    @vivendodepoisdos5086 2 года назад

    Qro ser sua aluna. O meu Deus será q tenho grana para isso. Como vc e bom!!!!

  • @tgrizilli
    @tgrizilli Год назад +2

    Recebi o diagnóstico com TEA e dupla excepcionalidade, a algumas semanas. Tenho 40 anos, e sempre fui tratado como o estranho de toda turma que passei (escola, trabalho, familia etc). Sempre fui chamado de burro, vagabundo, preguiçoso por meus pais, professores e colegas. Pensar que eu poderia ter tido uma vida bem mais confortavel, me gera muita frustração. Ainda nao sei o que pensar sobre o diagnóstico... por enquanto só raiva.

  • @diymilla
    @diymilla 2 года назад +1

    Vc fala de forma científica e com termos técnicos do jeito que eu gosto.

  • @helainemarques5572
    @helainemarques5572 Год назад +1

    Me disseram que meu filho, laudado por uma neurologista como superlotado, não é por não preencher os critérios de socialização. É assim mesmo.

  • @anacarmelitana
    @anacarmelitana Год назад +1

    A partir dos 2 anos e meio pode fazer o teste de QI SON-R.. também é possível diagnosticar a dupla excepcionalidade

  • @adrianofonseca8847
    @adrianofonseca8847 2 года назад +3

    Esse vídeo é muito útil e merece uma parte 2!!

  • @nubiatorres27
    @nubiatorres27 7 месяцев назад +1

    Tenho um netinho de 14 anos que com 3 anos teve meningite e depois que ele fez 10 anos começou com alguns comportamentos diferente.levamos a uma clínica que o diagnosticou com altismo leve e TDAH, e super dotação.

  • @samuelbonomi4622
    @samuelbonomi4622 Год назад +1

    Esse video me define!!!! Grato...😊

  • @adrianapereira5770
    @adrianapereira5770 2 года назад +1

    Bom dia, gostei muito. Tenho um filho com 13 anos , já diagnósticado com Altas habilidades( desde 2016), mas que estou suspeitando que também seja autista.Por favor faça mais vídeo com esse tipo de conteúdo( como eles podem camuflar essas características). Obrigada.

  • @inteligenciamilgrau
    @inteligenciamilgrau Год назад +1

    3:21 Uma dúvida! Quais as leis que falam sobre essa questão do direitos à educação especial?

  • @vitoriatremea7336
    @vitoriatremea7336 2 года назад +1

    Faça um vídeo sobre o Safantismo exclusivamente

  • @ELISTRAVAIN
    @ELISTRAVAIN 2 года назад +1

    Cada vídeo aprendendo mais, obrigado pelo seu conteúdo
    Começamos a investigar autismo no meu filho aos 4 anos, o neuro que eu levei descartou autismo, por ele ser super comunicativo, mas agora com 7 anos eu levei em outro neuro, e foi dado o laudo autismo leve (Aspenger) com altas habilidades
    Estamos na corrida contra o tempo agora, ele vai começar as terapias
    Estou aprendendo muito do meu filho no seu canal

    • @edivanoliveirabarbosa6683
      @edivanoliveirabarbosa6683 2 года назад

      Se ele tem o laudo de superdotação, leva em colégios particulares pra pedir bolsa de estudos pra ele.

  • @marialuciaspanga7457
    @marialuciaspanga7457 2 года назад +3

    Gostei muito esclarecedor, eu estava justamente buscando algo sobre o tema abordado, obrigado professor. Qdo puder gostaria que você falasse um pouco sobre o uso de canabidiol nos indivíduos com TEA.

    • @lunaaba
      @lunaaba  2 года назад +1

      Sugestão anotada!, vou me programar!