Estou de BYD Dolphin há 13 meses e nunca fui tão feliz com um carro. Nunca mais volto para a combustão. Gero minha energia através do meu sistema foto-voltáico e rodo de graça. Além disso, do benefício financeiro, o carro é uma delícia de dirigir. As pessoas ficam criando cenários improváveis por medo da novidade, mas todo aquele q fizer um bom estudo para a sua própria realidade e ver q o EV funciona, não vai se arrepender.
Felizmente existem pessoas pensando diferente e apostando no novo. Se o mundo não fosse assim, andaríamos de charretes ainda. Sou proprietário de um Dolphin Plus e não tenho nada a reclamar. Hoje não vejo sentido quando vejo um carro a combustão todo de plástico e sem graça sendo vendido por 100mil. Só de pensar dos carros a combustão que tive e o quanto já gastei com vela, cabo de vela, correia dentada, filtros, óleo, reparo pra vazamento de óleo, reparo de motor, pagar por gasolina e o posto abastecer com praticamente só álcool na mistura, combustível de má qualidade... hoje sinto uma paz
A maioria dos elétricos não tem sequer lâmpada para trocar, é tudo led, pastilha de freio pode durar mais de 100 mil km, motor elétrico, e provavelmente a bateria, irão durar mais que o próprio carro.. E agora começam a aparecer os híbridos EREV, como a Shark, para acabar com o diesel.
Só um detalhe...quando a bateria do seu carro ELÉTRICO entrar em combustão e incendiar você sabe como combater o incêndio ? Sabe como usar um EXTINTOR DE INCÊNDIO para extinguir fogo em bateria de carro ELÉTRICO..? Fala aí..? Responde aí..?
@@MarcioSilva-v2u caramba velho.... ninguém gosta mesmo de falar nisso....mais o risco é muito grande pw vc vai literalmente sentado em cima da bateria do carro,que é no assoalho,...se algo bater no fundo danifica a bateria,no Brasil não é um lugar legal pra se ter um carro assim,sem contar que,nossos eletricos tem uma dirigibilidade horrível.
Fala mal quem não tem... Tenho um Bolt desde janeiro, 12 mil kms, faço 550 km na cidade, 380 na estrada, zero manutenção, não pago ipva, quase zero pra carregar esse tempo todo (tenho 1 carregador rápido free perto). Sem barulho, sem cheiro e muito prático. Pra comprar o carro fui ver a opinião dos donos nos EUA, alguns com 400 mil km e muito satisfeitos.
O mais engraçado é gente que não gosta e não quer comprar carro elétrico preocupada com autonomia, as vezes gente que nunca fez viajem longa, ou gente que faz no máximo uma viagem longa por ano
Eu viajo td mês pra cidade da minha mãe. São 450 km só com um carregador na estrada e não é o rápido. É o rápido de 60 amperes. Por isso continuo no carro a combustão
Como ia comprar se não existia? kkk BYD pegando fogo so ta no pais a menos de 2 anos.. agora sim, tem carros eletricos desde 2011 como nissan leaf e os pangares esquerdistas eleitores de ex presidiario consumidores de produtos xing ling so veio descobrir carro eletrico agr
O problema começou, quando as marcas tradicionais perceberam que não podem concorrer com os carros elétricos chineses! Pronto, depois disso, estão investindo fortemente contra os carros elétricos, até conseguiram, através do lobby, uma sobretaxa em carros elétricos que não possuem fábricas no Brasil, por e exemplo.
@@danielgimenez2431, se pudessem já estariam perto, mas passam longe e não, não são melhores que os atuais GWM, BYD e até a XIAOMI já está produzindo EVs de alta performance e luxo. Já tive várias marcas de veículos nacionais e hoje tenho um BYD Dolphin e posso dizer com propriedade que Stelantis, Volkswagen e Chevrolet passam longe com seus modelos defasados. A Toyota terá que lançar no Brasil modelos com a mesma tecnologia e opcionais de seus modelos vendidos nos EUA e na Europa se quiser de manter competitiva.
@@danielgimenez2431Prejuízo? Você acha que chinês vai pagar para vender carro para brasileiro? É mais barato porquê chinês produz de tudo em grandes quantidades.
@@jcziviani acho e é oq acontece, mandam mais carro do vendem, pátios cheios, com carros pra vender até final do ano que vem, esses carros o custo já foi pago, aí vendem por qualquer valor, a Toyota jamais faria isso, a empresa de carro mais lucrativa do mundo
Espalharam a historia que o Dolphin Mini tem suspensão traseira mole, se você gosta de suspensão dura, não precisa mudar o amortecedor ou molas perdendo a garantia! Tem uma solução antiga usada nos carros rebaixados, que consiste em colocar calços de borracha nos elos das molas, é o chamado Buffer de Mola! Você só tem que ter o cuidado de retirar antes de levar para qualquer serviço na concessionaria, o par para as molas traseiras custa uns uns R$130 no ML !
@@andreleme7686 Boa, mas o mini já deve ter uns 2 meses que tá saindo da loja com o amortecedor calibrado. Os primeiros modelos realmente tem a suspensão "mole" mas a BYD ouviu a reclamação dos clientes e rapidinho resolveu. Sou cinegrafista e a TV que eu trampo fez uma entrevista na concessionária mês passado, o gerente da loja respondeu ao repórter sobre essa informção.
Se não for vendê-lo em 3 dias, então sim e tiver rodado bem, bela economia de gasolina, revisão etc, agora se comprar e vender em 3 anos desvalorização do carro etc no final sai perdendo, óbvio que carro não é investimento e a combustão se desvaloriza tambem
Tudo o que é novo, disruptivo causa extranheza e questionamentos. Será controverso. Afinal é apresentado como uma nova “proposta” ao até então padrão estabelecido e amplamente aceito pela sociedade. O que dizer da marca líder e referência no ambiente corporativo de celulares que foi a BlackBerry e insistiu ( até demais ) em seu teclado físico e com mais botões que um controle remoto da SKY e veio a sucumbir com seu último modelo ( fracasso total ) em 2013. Steve Jobs da Apple provocou isto a ser o “outlier” por definição e alterar algo que já estava definido como “correto e aceito”. O ponto da minha reflexão ( sim, antes que questionem aqui, sou um entusiasta bimmer confesso, tenho gasolina ⛽️ nas veias, com herança genética direta ligada à indústria do automóvel, sou filho de Metalúrgico, meu Pai ajudou a construir e fabricar automóveis por 34 anos, nasci no berço da indústria automotiva nacional que foi o ABC Paulista, onde vc acabava virando ou metalúrgico ou metaleiro 🤘🏾 ( ou ambos, rsrsrs Provavelmente terei que ser encaminhado para um grande parque eólico ou fazenda de energia solar fotovoltaica para “desintoxicação”, rsrs ) é que o avanço dos carros elétricos no mundo ( e sim no Brasil também vai ocorrer de forma significativa) não deve ter uma polaridade a exemplo da última disputa política, como ocorre em um pleito no Brasil. Não existe somente “aquele” ou “este”; Não existe uma solução única e definitiva para a mobilidade urbana. Novas soluções e propostas devem surgir, o carro flex, com o nosso Etanol é uma boa solução e presente em nosso mercado, novas tecnologias devem surgir ( a exemplo dos testes avançados com o “e-Fuel, a gasolina sintética e com os avanços com células de hidrogênio). O ponto que devemos ( e mais do que nunca ) quebrar e esquecer algumas paradigmas, o mundo e a civilidade humana evolui, devemos apenas estar atento e ser perceptíveis as novas propostas e soluções, onde com a aplicação correta e de forma assertiva terá êxito. Sendo uma ou mais soluções devem conviver em harmonia,assim como nos em sociedade. Muito Obrigado. Risley Smith.
Tive um e vendi com esse receio, ja tive JAC, VOLVO e NISSAN eletricos. E a autonomia de NENHUM carro eletrico é oq dizem. O funcionamento de uma bateria é entre 20 e 80%. Se o carro roda 300, tirando os 40% da diferença, da 180km, se for em rodovia, vai fazer uns 120km no maximo, se ficar no transito o dia todo, gasta muita energia do ar condicionado, que consome em torno de 1 a 1,5kw por hora.
Ótimo vídeo! O carro elétrico usado deveria ser valorizado porque não tem desgaste de peças ! Mas o lobby de quem perde dinheiro com isso empresas de combustível auto peças fábricas que não tem produto como a VW … tentam sempre falar mal da tecnologia foi assim até com a Uber !
Vídeo perfeito, muito bem apresentado, mostrando através de bons argumentos que a eletrificação é mais um aliado para os que querem a utilizarem como uma forma de transporte barato e ecologicamente correto. Tudo o que é novo vai sofrer críticas e terá que romper barreiras e até preconceitos, mas para isso existe a livre escolha. Eu paguei pra ver e até agora acho que fiz uma boa escolha no meu custo/beneficio.
Este mes completo um ano com meu Dolphin GS, onde meus ultimos 3 carros foram Corollas, ZERO arrependimento, co energia fotovoltaica ja economizei mais de 15 mil reais em 1 ano, o carro é fantastico
Carro elétrico é o futuro, mesmo que para muitos ainda não seja o momento, ou por nao acreditar/entender a proposta. Igual os computadores, que ha 30 anos atrás ninguém imaginava que seria difundido e muito utilizado. Hoje vc tem um computador nao mão, sim, o seu smartphone é um computador. Ou seja, tem coisas que as pessoas só acreditam vendo e usando. Carro elétrico ja é realidade pra mim. Ainda não comprei, por questão de outros investimentos. Futuramente eu serei sim um proprietário de EV. 🙏🙏
Já tive carro diesel, gasolina, flex, agora estou com un dolphin plus pra rodar no dia a dia da cidade e digo: é muito excelente! Não tem custo benefício melhor!
Estou com um BYD DOLPHIN MINI a 02 meses, já rodei 6000 km, fazendo aplicativo, e estou muito satisfeito com o carro. Tenho energia solar em casa, e o custo para carregar o carro nesses 6000 km foi R$107,00 a mais na minha conta de luz. Só tenho elogios para esse carro. Até a suspensão que no início eu estranhei por ser macia demais, já estou adaptado.
Gostaria de ressaltar que a produção de baterias é feita em um ambiente controlado, longe das cidades, além de tudo a poluição acontece uma única só vez para cada carro elétrico! Depois de fabricado o carro elétrico tem zero emissão de poluentes, já um carro a combustão polui mais dentro das cidades e o tempo todo que ele está ligado!
Falando mal sao os mesmos tipos que impediram que o Brasil fosse um dos pioneiros no mundo com carros eletricos no tempo de Gurgel pra lamber a VW e Chevrolet. Parabens pelo video !!!
Con la introducción de nuevas tecnologías, siempre hay una primera etapa para derribar mitos, miedo al cambio. Dar a conocer información ayuda mucho para pelear contra las fake news impulsadas por el lobby de otras tecnologías viejas e intereses opuestos. Muy buen video informativo Afonso! 🙌👏
Estou muito feliz com meu HAVAL Plugin, 8000km. Mas, sem romantismos: para a cidade é perfeito. Para viagens longas, mesmo as rodovias do Estado de SP ainda não tem estrutura. Mais de uma vez não consegui recarga nas estradas e contei com o combustão para evitar uma longa fila de 4 horas para carregar o carro. A ampliação da rede de eletropostos ainda é uma aposta. Viagem com mais de 300km tem que ser muito bem planejada.
Top, parabéns pela didática e elegância, é igual ao avanço do celular, hoje faço ligações interurbanas ilimitadas a custo ínfimo!!! um chip 5G eletrônico E-SIM a preço de banana!
Que top esse video! Responde todas as críticas de forma direta e sem rodeios. Parabéns por ter conseguido passar toda essa informação em apenas um take! Tenho um Dolphin Plus igual a esse há 1 mês e estou muito feliz. Desempenho incrível, e não gasto nada pois tenho placas solares.
2 meses que troquei um corolla híbrido 2023 + um Renegade 2019 em um XC40 p8 usado… Tenho energia foto voltaica em casa, fiz vários passeios pra praia e esse fds fui pra Poços de Caldas, zero arrependimento. Uma coisa que gostei muito é não haver poluição sonora, em uma viagem longa faz muita diferença.
Esse papo de desvalorizacao é baseado nos antigos pre byd Leaf kwid bolt jac , os Dolfin desvalorizou mesma coisa q um corolla Corolla xei combustão zero 157 1 ano depois fip 129 Dolfin zero 159 Ano anterior 130 Corolla altis 194 Ano anterior 140 Perdeu 44 em 1 ano Dolfin plus 179 Ano anterior 152 Perdeu 27 em 1 ano
Aqui em Brasília tem uma revenda de carros usados do grupo Saga, que resolveu se especializar na venda de usados eletricos já que a demanda na região é alta. A loja está lotada de gente comprando eletricos usados. Enquanto os haters inventam moda, a loja está rachando de ganhar dinheiro. Gente vindo de São Paulo buscar seu elétrico usado por 30, 50 mil reais abaixo do valor do zero. E nada de FIPE de 70%. Vendem os carros na tabela FIPE e se quiser. No mercado de usados o que manda é baixa manutenção, confiabilidade e bons preços. Nos dois primeiros os eletrícos são simplesmente imbatíveis. Prova disso é que o sonho de todo motorista que usa carro severamente, dos quais cito Uber, Taxi, Vendedores que percorrem muitos quilometros por dia, é uma UNANIMIDADE. Todos querem eletrico. Não há como comparar com a combustão. O que pega ainda é o preço, ainda acima dos carros a combustão. Mas com a chegada ao mercado de usados, já estão começando, com esforço, a migrar de seus polos, hb20 e afins. Basta ver aqui no DF a quantidade de Dolphin Mini que é Uber...
@@fabriciofonsecademelo6075, exatamente. Sou taxista em Goiânia e mesmo sem ter direito aos incentivos fiscais de isenção de impostos por não ser montado no Brasil, resolvi comprar um Dolphin Mini e até aqui zero arrependimentos. Só ouço elogios dos clientes em relação ao silencio e conforto. Minha meta agora é o Dolphin Plus, pela autonomia e força ou quem sabe algum outro modelo similar e que venha a ser lançado daqui a 3 anos.
@fabriciofonsecademelo6075 sim nem em leilão tem abaixo da fip , esses dias data 15/10 lote 1 no freitas tentei comprar uma Dolfin mini o lanche estava em 62 achei q ia sair uns 8o mas a procura foi tanta q saio 96 mais 5% mais 2 patio fora walbox deu mais q a fip de 105 , de 350 carros q tinha foi o unico q pagaram tabela fip tamanha a procura
Pelo menos tem peças de reposição e qualquer mecânico mexe, o cara não fica so na mão da concessionária, e o pós venda não tem nem comparação com esses chinês elétrico@@marceloandriolo819
Vejo que a tecnologia dos elétricos estão em um momento de maturação no Brasil, tem mês que as vendas vão muito bem, aí no mês seguinte nem tanto, mas no geral considerando o ano a ano o crescimento tem ocorrido de forma acelerada. Acho que 2025 será o ano do gatilho para os elétricos no Brasil, pois com o início da fabrica BYD na Bahia não haverá nem argumentos para as rivais com a história de taxação de chineses.
@@normand_66 Sem dúvidas, os preços das baterias estão caindo ano a ano, sendo este um fator muito decisivo para o equilíbrio dos preços. A fabrica da BYD é um fator muito importante para consolidação da marca, mas o avanço da infraestrutura e a ampliação de concessionárias também devem ajudar a impulsionar as vendas.
Quem fala mal é porque não tem ou nunca vai ter um carro elétrico pq no Brasil ser medíocre e imbecil e invejoso é assim mesmo oque esperar do nosso povo a não ser isso
Porque o ser humano tem horror a mudança, qualquer que seja, odeia sair do que já tá acostumado, o ser humano tem preguiça porque mudança também significa trabalho e isso sim o homem tem horror. Mas isso é passageiro e logo se acostuma ao novo.
Seria legal tu ir em um Podcast para falar sobre os carros elétricos o Sergio Habib mesmo não acredita que o mercado vai crescer muito principalmente no Brasil
Enquanto não tiver carregadores rápidos a cada 50 km nas estradas isso não me pega. Gosto da autonomia do diesel da compass e da rampage. Com um abastecimento consigo rodar ininterruptamente por mais de 800 km
Tb acho que o carro elétrico é o futuro, mas as dificuldades são maiores do que vc comentou. Fui para a Holanda e lá funciona bem. No Brasil ainda é uma aventura ter carro elétrico. Abraço!
Resposta p quem nao sabe. Um eletrico de 150 mil reais p exemplo, quem roda razoavelmente bem economiza em media 3 mil reais, so fazer as contas, com essa economia o carro se paga em 3 anos e meio, e ainda tem mais 5 anos de garantia pela frente. Pra quem nao quer rasgar dinheiro, e disparado melhor negocio.
Para um uso de 90% na cidade, qual vale mais a pena? Um dolphin GS seminovo ou um Ora 03 Skin também seminivo? Partindo da premissa, que ambos custem o mesmo valor, na faixa de R$ 122.000? Sei que o Dolphin tem mais autononia, e o Ora é mais complicado? Mas qual a melhor opção?
meias verdades maravilhosas. Numa viagem de 700km, você perde algumas horas a mais da sua vida carregando os carros, isso fora a emoção de saber se vai ter espaço ou vai estar funcionando. Só um desocupado completo pode achar isso bom. Esses carros são ótimos como segundo carro para a cidade. Onde você pode ter seu carro "normal" para viagens em familia ou negócios.
O meu maior receio em ter um carro elétrico é a autonomia, acho muito pouco, ė a dificuldade em achar ponto de recarga no percurso, o resto eu teria sem problema.
Concordo com vc em genero , numero e grau. No entanto no inicio do Pro-alcool foi a mesma coisa, desconfiança mas depois deu tudo certo e vai acontecer a mesma coisa com os elétricos.
Meu rei o problema pra mim não fica na na recarga e sim no pós venda. de como a marcar vsi me tratar quando houver um sinistro, se vou dicar esperando muito tempo para ter uma reposição de peças.
Veículos elétricos no geral, são perfeitos para o perímetro urbano. Não emitem poluentes (quando estão rodando), são mais eficientes em transito lento, não queimam embreagem, não desgastam freio com o para-e-anda, parar em subidas não é um pesadelo para quem é ruim de roda etc. O problema, é que é só isso mesmo. Não é que falam mal. É que falam a verdade - de que eles não são nenhuma solução mágica para questões ambientais e econômicas.
A grande vantagem de um elétrico está ligado a nutrição, pois em uma única parada para reabastecimento no posto, na beira da estrada, você tera tempo suficiente para fazer as 3 refeiçôes importantes do dia.
Vendo os comentarios, meio mundo dizendo que tem energia fotovoltaica .... Se metade desses tivessem realmente, nao seria possivel enxergar o céu no país , pois estaria totalmente obstruido por placas solares. Ou o pessoal agora esta instalando placas fotovoltaicas no subsolo ????
Que AULA! Um MURRO bem dado na cara dos hipócritas!! Quem defende carro a combustão, nem sabe, ou sabe, que AUTOMATICAMENTE torna-se "parceiro" dos donos de posto de gasolina (máfia) e indústria de periféricos de carros (máfia) kkkkkk! Coisas que só fazem sentido na colônia chamada brazil...O lugar onde o escravo AMA algemas.
Na Europa houve uma febre de carro elétrico, agora as vendas despencaram! A Ford suspendeu a fabricação da F150 elétrica por falta de demanda! Pode ser que um dia eu compre um elétrico, mas por enquanto não!
As pessoas nunca estiveram preparada para novas tecnologias. Isso vem de séculos. Quando surgiu o smartphone ninguem queria, hoje todos usam. Algo normal.
Utilize a Rede pra ver canais sérios como este, não fiquem assistindo canais sensacionalista que fica criando polêmicas vazias!! Buscar informações técnicas e de qualidade, como aqui no eletricarBR. Muitas pessoas falando assuntos que nao dominam, tem que filtrar e estudar as coisas pra opinar. Eu ainda estudando muito sobre os veículos elétricos, isso ja ha alguns anos. Quando comprar, ja saberei os riscos, benefícios e dificuldades, assim como quando compramos um veículo a combustão.
Muita gente viaja ao menos 1 vez ao ano. Viagem longa. Eu por exemplo passo o fim de ano na cidade da esposa (296 km). Agora na contra-mão tenho um gasto de mais de 1000 reais com combustível no mês. Já coloquei fotovoltaico em casa pra alimentar casa/restaurante. Ano q vem espero comprar um BYD. Se não conseguir viajar com ele, alugo um
falam que carro eletrico desvaloriza , estou tentando comprar um aqui em santa catarina e o mias barato que vi foi o dolphim mini com 6 mil km por 100 mil, aqui nao tem muito usado a venda não e o que tem esta caro.
BYD tem que investir em carregadores em rotas de viagem em pontos estratégico. Ela tá só pensando em vender os carros mais o segredo do sucesso infraestrutura de rotas e reposição de pessas
Em um antigo filme de Hollywood, ambientado no velho oeste, três cowboys bebiam seus whiskies no saloon. Um deles, com olhar inquisitivo, coloca o copo sobre a mesa e pergunta aos outros dois: vocês cham que esse negócio de carruagem vai pegar? Gosto de contar essa história para os amigos que questionam o carro elétrico.
Estou de BYD Dolphin há 13 meses e nunca fui tão feliz com um carro. Nunca mais volto para a combustão. Gero minha energia através do meu sistema foto-voltáico e rodo de graça. Além disso, do benefício financeiro, o carro é uma delícia de dirigir. As pessoas ficam criando cenários improváveis por medo da novidade, mas todo aquele q fizer um bom estudo para a sua própria realidade e ver q o EV funciona, não vai se arrepender.
Idem
Idem
idem
Idem
Idem
Felizmente existem pessoas pensando diferente e apostando no novo. Se o mundo não fosse assim, andaríamos de charretes ainda. Sou proprietário de um Dolphin Plus e não tenho nada a reclamar. Hoje não vejo sentido quando vejo um carro a combustão todo de plástico e sem graça sendo vendido por 100mil. Só de pensar dos carros a combustão que tive e o quanto já gastei com vela, cabo de vela, correia dentada, filtros, óleo, reparo pra vazamento de óleo, reparo de motor, pagar por gasolina e o posto abastecer com praticamente só álcool na mistura, combustível de má qualidade... hoje sinto uma paz
A maioria dos elétricos não tem sequer lâmpada para trocar, é tudo led, pastilha de freio pode durar mais de 100 mil km, motor elétrico, e provavelmente a bateria, irão durar mais que o próprio carro.. E agora começam a aparecer os híbridos EREV, como a Shark, para acabar com o diesel.
dolphin é comparado em um fiat moby posso te provar que está pagando muito caro amigo.😂😂😂😂
@@ninefingersthief157 Eu já dirigi um Fiat Mobi e pelo jeito voce nunca dirigiu um Dolphin Plus pra ta falando isso kkkkkk
Só um detalhe...quando a bateria do seu carro ELÉTRICO entrar em combustão e incendiar você sabe como combater o incêndio ? Sabe como usar um EXTINTOR DE INCÊNDIO para extinguir fogo em bateria de carro ELÉTRICO..? Fala aí..? Responde aí..?
@@MarcioSilva-v2u caramba velho.... ninguém gosta mesmo de falar nisso....mais o risco é muito grande pw vc vai literalmente sentado em cima da bateria do carro,que é no assoalho,...se algo bater no fundo danifica a bateria,no Brasil não é um lugar legal pra se ter um carro assim,sem contar que,nossos eletricos tem uma dirigibilidade horrível.
Fala mal quem não tem...
Tenho um Bolt desde janeiro, 12 mil kms, faço 550 km na cidade, 380 na estrada, zero manutenção, não pago ipva, quase zero pra carregar esse tempo todo (tenho 1 carregador rápido free perto). Sem barulho, sem cheiro e muito prático.
Pra comprar o carro fui ver a opinião dos donos nos EUA, alguns com 400 mil km e muito satisfeitos.
O mais engraçado é gente que não gosta e não quer comprar carro elétrico preocupada com autonomia, as vezes gente que nunca fez viajem longa, ou gente que faz no máximo uma viagem longa por ano
né, esse pessoal fala de autonomia ai vai no posto manda colocar 50 de gasolina 😂😂😂
É verdade!
Eu viajo td mês pra cidade da minha mãe. São 450 km só com um carregador na estrada e não é o rápido. É o rápido de 60 amperes. Por isso continuo no carro a combustão
Tenho um Dolphin a 4 meses. Meu arrependimento foi não ter comprado antes.
Como ia comprar se não existia? kkk
BYD pegando fogo so ta no pais a menos de 2 anos..
agora sim, tem carros eletricos desde 2011 como nissan leaf e os pangares esquerdistas eleitores de ex presidiario consumidores de produtos xing ling so veio descobrir carro eletrico agr
Meu arrependimento é não ter dinheiro para comprar 😅
@@RAN40kkkkkkkk eu também viu
@@RAN40meu tio fazendeiro tem um elétrico lá nos estados unidos,o carro dele faz 400 ou mais e é carissimo
O problema começou, quando as marcas tradicionais perceberam que não podem concorrer com os carros elétricos chineses! Pronto, depois disso, estão investindo fortemente contra os carros elétricos, até conseguiram, através do lobby, uma sobretaxa em carros elétricos que não possuem fábricas no Brasil, por e exemplo.
podem concorrer e sao melhores, a diferenca e que eles nao vendem carro no prejuiso igual os chineses
@@danielgimenez2431, se pudessem já estariam perto, mas passam longe e não, não são melhores que os atuais GWM, BYD e até a XIAOMI já está produzindo EVs de alta performance e luxo. Já tive várias marcas de veículos nacionais e hoje tenho um BYD Dolphin e posso dizer com propriedade que Stelantis, Volkswagen e Chevrolet passam longe com seus modelos defasados. A Toyota terá que lançar no Brasil modelos com a mesma tecnologia e opcionais de seus modelos vendidos nos EUA e na Europa se quiser de manter competitiva.
@@danielgimenez2431Prejuízo? Você acha que chinês vai pagar para vender carro para brasileiro? É mais barato porquê chinês produz de tudo em grandes quantidades.
@@jcziviani acho e é oq acontece, mandam mais carro do vendem, pátios cheios, com carros pra vender até final do ano que vem, esses carros o custo já foi pago, aí vendem por qualquer valor, a Toyota jamais faria isso, a empresa de carro mais lucrativa do mundo
Toyota pode ser talvez a montadora mais valiosa e a maior em vendas e faturamento, mas não é a mais lucrativa.
A eletricidade tirou a humanidade das trevas, só faltava o automóvel, enfim, a tecnologia tornou isso possível.
O conhecimento ilumina a verdade.
Cara, video perfeito! Tava faltando isso, nao aguento mais tanta gente falando merda na internet sem entende o minimo logico.
Tenho um BYD Yuan pro e estou adorando o carro e vejo muita gente que não tem o carro falando mal!
Estou namorando o meu Mini pra 2025, está tudo caminhando pra isso, gasto uns 4 mil por mês, vai cair pra 400 ou 500 mensal.
Já fiz o teste drive.
Espalharam a historia que o Dolphin Mini tem suspensão traseira mole, se você gosta de suspensão dura, não precisa mudar o amortecedor ou molas perdendo a garantia!
Tem uma solução antiga usada nos carros rebaixados, que consiste em colocar calços de borracha nos elos das molas, é o chamado Buffer de Mola!
Você só tem que ter o cuidado de retirar antes de levar para qualquer serviço na concessionaria, o par para as molas traseiras custa uns uns R$130 no ML !
@@andreleme7686 Boa, mas o mini já deve ter uns 2 meses que tá saindo da loja com o amortecedor calibrado. Os primeiros modelos realmente tem a suspensão "mole" mas a BYD ouviu a reclamação dos clientes e rapidinho resolveu. Sou cinegrafista e a TV que eu trampo fez uma entrevista na concessionária mês passado, o gerente da loja respondeu ao repórter sobre essa informção.
Espera começar montar na Bahia.
Eu também.
Troquei meu Hb20 por um Dolphin plus , a diferença de gasto para se locomover-se é absurda.
Vou trocar o meu HB20 em um dolphin mini.
Se não for vendê-lo em 3 dias, então sim e tiver rodado bem, bela economia de gasolina, revisão etc, agora se comprar e vender em 3 anos desvalorização do carro etc no final sai perdendo, óbvio que carro não é investimento e a combustão se desvaloriza tambem
@@Eeletrs37 falam tanto de desvalorização mas você não acha um barato para comprar.
Bom dia, tira um dúvida. Vele realmente a pena?
Parabéns, suas explicações foram claras e corretas, tenho um BYD Dolphin Plus e concordo plenamente!
Falam tanto que carro elétrico desvaloriza, mas a gente não ve nenhum baratinho a venda kkkkk
Pois é. Já tentei comprar um usado, justamente aproveitando essa desvalorização, mas não achei nada...
@@lucianodias73 só da JAC
Tudo o que é novo, disruptivo causa extranheza e questionamentos. Será controverso. Afinal é apresentado como uma nova “proposta” ao até então padrão estabelecido e amplamente aceito pela sociedade. O que dizer da marca líder e referência no ambiente corporativo de celulares que foi a BlackBerry e insistiu ( até demais ) em seu teclado físico e com mais botões que um controle remoto da SKY e veio a sucumbir com seu último modelo ( fracasso total ) em 2013. Steve Jobs da Apple provocou isto a ser o “outlier” por definição e alterar algo que já estava definido como “correto e aceito”. O ponto da minha reflexão ( sim, antes que questionem aqui, sou um entusiasta bimmer confesso, tenho gasolina ⛽️ nas veias, com herança genética direta ligada à indústria do automóvel, sou filho de Metalúrgico, meu Pai ajudou a construir e fabricar automóveis por 34 anos, nasci no berço da indústria automotiva nacional que foi o ABC Paulista, onde vc acabava virando ou metalúrgico ou metaleiro 🤘🏾 ( ou ambos, rsrsrs Provavelmente terei que ser encaminhado para um grande parque eólico ou fazenda de energia solar fotovoltaica para “desintoxicação”, rsrs ) é que o avanço dos carros elétricos no mundo ( e sim no Brasil também vai ocorrer de forma significativa) não deve ter uma polaridade a exemplo da última disputa política, como ocorre em um pleito no Brasil. Não existe somente “aquele” ou “este”; Não existe uma solução única e definitiva para a mobilidade urbana. Novas soluções e propostas devem surgir, o carro flex, com o nosso Etanol é uma boa solução e presente em nosso mercado, novas tecnologias devem surgir ( a exemplo dos testes avançados com o “e-Fuel, a gasolina sintética e com os avanços com células de hidrogênio). O ponto que devemos ( e mais do que nunca ) quebrar e esquecer algumas paradigmas, o mundo e a civilidade humana evolui, devemos apenas estar atento e ser perceptíveis as novas propostas e soluções, onde com a aplicação correta e de forma assertiva terá êxito. Sendo uma ou mais soluções devem conviver em harmonia,assim como nos em sociedade. Muito Obrigado. Risley Smith.
No Brasil, a EnergySource já recupera até 97% dos materias na reciclagem da bateria de lítio. É uma realidade!
Quem fala mal geralmente nunca teve carro elétrico
E nem vai ter
Eu tenho a 9 anos e falo mal, tenho propriedadee kkk
ate porq, nada é perfeito
pesquisa, BYD pegando fogo
Tive um e vendi com esse receio, ja tive JAC, VOLVO e NISSAN eletricos. E a autonomia de NENHUM carro eletrico é oq dizem. O funcionamento de uma bateria é entre 20 e 80%. Se o carro roda 300, tirando os 40% da diferença, da 180km, se for em rodovia, vai fazer uns 120km no maximo, se ficar no transito o dia todo, gasta muita energia do ar condicionado, que consome em torno de 1 a 1,5kw por hora.
Estou a 1 mês com o meu elétrico, JAC IEV40, comprei com 100 mil km , e estou muito feliz. Ah e é 2020😅.
Ótimo vídeo! O carro elétrico usado deveria ser valorizado porque não tem desgaste de peças ! Mas o lobby de quem perde dinheiro com isso empresas de combustível auto peças fábricas que não tem produto como a VW … tentam sempre falar mal da tecnologia foi assim até com a Uber !
Vídeo perfeito, muito bem apresentado, mostrando através de bons argumentos que a eletrificação é mais um aliado para os que querem a utilizarem como uma forma de transporte barato e ecologicamente correto. Tudo o que é novo vai sofrer críticas e terá que romper barreiras e até preconceitos, mas para isso existe a livre escolha. Eu paguei pra ver e até agora acho que fiz uma boa escolha no meu custo/beneficio.
Muitas verdades sendo ditas! Parabéns!
Excelente vídeo com todos os esclarecimentos parabéns 👏👏
é lindo de conduzir - quando se utilizava a caixa automática criticavam e diziam que era para deficiente - hoje adoram.
A verdade é que quem COMPRA um elétrico, não quer voltar mais pra combustão 😂😂😂
que dialética e síntese incríveis. parabéns pelo roteiro do vídeo, muito bem argumentado.
Este mes completo um ano com meu Dolphin GS, onde meus ultimos 3 carros foram Corollas, ZERO arrependimento, co energia fotovoltaica ja economizei mais de 15 mil reais em 1 ano, o carro é fantastico
Tenho um BYD Yuan Plus e estou muito satisfeito e viajo razoavelmente. Não tenho do que me queixar.
Sou um dono de um BYD King, único arrependimento é não ter entrado antes nesse mundo.
Não volto mais pra carro 100% combustão.
Parabéns pelo vídeo, estou no meu segundo elétrico, só alegria, fumacento para ser proprietário, NUNCA MAIS!!
Viva a liberdade de escolha!!! Tenho um Seal que vai de 0 a 100 em 3,8s, ótimo custo benefício, muito feliz, diversão é diária.
Carro elétrico é o futuro, mesmo que para muitos ainda não seja o momento, ou por nao acreditar/entender a proposta. Igual os computadores, que ha 30 anos atrás ninguém imaginava que seria difundido e muito utilizado. Hoje vc tem um computador nao mão, sim, o seu smartphone é um computador. Ou seja, tem coisas que as pessoas só acreditam vendo e usando. Carro elétrico ja é realidade pra mim. Ainda não comprei, por questão de outros investimentos. Futuramente eu serei sim um proprietário de EV. 🙏🙏
Tô aguardando ansioso o meu momento.
Carro chinês está vindo com muita tecnologia e não tem comparação
Preços muito agrecivos apesar das tarifas de importação
Excelente comentario, muito bom mesmo vou repassar para os amigos.
Completei uma semana com meu Dolphin Mini....e posso dizer somente alegria. Carro sensacional.
Excelente videoooo, parabéns.
Viva a mobilidade elétrica 😊😊😊
Já tive carro diesel, gasolina, flex, agora estou com un dolphin plus pra rodar no dia a dia da cidade e digo: é muito excelente! Não tem custo benefício melhor!
O melhor por enquanto é ter os dois um elétrico pra cidade e um a combustão pra viajar.
Estou com um BYD DOLPHIN MINI a 02 meses, já rodei 6000 km, fazendo aplicativo, e estou muito satisfeito com o carro. Tenho energia solar em casa, e o custo para carregar o carro nesses 6000 km foi R$107,00 a mais na minha conta de luz.
Só tenho elogios para esse carro. Até a suspensão que no início eu estranhei por ser macia demais, já estou adaptado.
Os elétricos compensa pra rodar nos app man ?
Tudo isso é lindo na teoria. Quem está comprando agora estarei tendo dor de cabeça.
Gostaria de ressaltar que a produção de baterias é feita em um ambiente controlado, longe das cidades, além de tudo a poluição acontece uma única só vez para cada carro elétrico!
Depois de fabricado o carro elétrico tem zero emissão de poluentes, já um carro a combustão polui mais dentro das cidades e o tempo todo que ele está ligado!
Falando mal sao os mesmos tipos que impediram que o Brasil fosse um dos pioneiros no mundo com carros eletricos no tempo de Gurgel pra lamber a VW e Chevrolet. Parabens pelo video !!!
Con la introducción de nuevas tecnologías, siempre hay una primera etapa para derribar mitos, miedo al cambio. Dar a conocer información ayuda mucho para pelear contra las fake news impulsadas por el lobby de otras tecnologías viejas e intereses opuestos. Muy buen video informativo Afonso! 🙌👏
Concordo contigo.
Estou muito feliz com meu HAVAL Plugin, 8000km. Mas, sem romantismos: para a cidade é perfeito. Para viagens longas, mesmo as rodovias do Estado de SP ainda não tem estrutura. Mais de uma vez não consegui recarga nas estradas e contei com o combustão para evitar uma longa fila de 4 horas para carregar o carro. A ampliação da rede de eletropostos ainda é uma aposta. Viagem com mais de 300km tem que ser muito bem planejada.
Parabéns pelo vídeo, sensato, realista e sem mimimi!
Tenho um Haval GT e nunca mais voltarei para carro somente a combustão. Carro eletrificado é outro patamar de dirigibilidade.
Top, parabéns pela didática e elegância, é igual ao avanço do celular, hoje faço ligações interurbanas ilimitadas a custo ínfimo!!! um chip 5G eletrônico E-SIM a preço de banana!
Que top esse video! Responde todas as críticas de forma direta e sem rodeios. Parabéns por ter conseguido passar toda essa informação em apenas um take!
Tenho um Dolphin Plus igual a esse há 1 mês e estou muito feliz.
Desempenho incrível, e não gasto nada pois tenho placas solares.
Nosso país não está preparado pra ter carro elétrico, ou seja ou careta em casa ou já era!
2 meses que troquei um corolla híbrido 2023 + um Renegade 2019 em um XC40 p8 usado… Tenho energia foto voltaica em casa, fiz vários passeios pra praia e esse fds fui pra Poços de Caldas, zero arrependimento. Uma coisa que gostei muito é não haver poluição sonora, em uma viagem longa faz muita diferença.
Ele já deu problema?
@@vozmarxista968 zero problemas.
@@vozmarxista968 é mais fácil um a combustão dá.
Esse papo de desvalorizacao é baseado nos antigos pre byd Leaf kwid bolt jac , os Dolfin desvalorizou mesma coisa q um corolla
Corolla xei combustão
zero 157
1 ano depois fip 129
Dolfin zero 159
Ano anterior 130
Corolla altis 194
Ano anterior 140
Perdeu 44 em 1 ano
Dolfin plus 179
Ano anterior 152
Perdeu 27 em 1 ano
Aqui em Brasília tem uma revenda de carros usados do grupo Saga, que resolveu se especializar na venda de usados eletricos já que a demanda na região é alta. A loja está lotada de gente comprando eletricos usados. Enquanto os haters inventam moda, a loja está rachando de ganhar dinheiro. Gente vindo de São Paulo buscar seu elétrico usado por 30, 50 mil reais abaixo do valor do zero. E nada de FIPE de 70%. Vendem os carros na tabela FIPE e se quiser.
No mercado de usados o que manda é baixa manutenção, confiabilidade e bons preços. Nos dois primeiros os eletrícos são simplesmente imbatíveis. Prova disso é que o sonho de todo motorista que usa carro severamente, dos quais cito Uber, Taxi, Vendedores que percorrem muitos quilometros por dia, é uma UNANIMIDADE. Todos querem eletrico. Não há como comparar com a combustão. O que pega ainda é o preço, ainda acima dos carros a combustão. Mas com a chegada ao mercado de usados, já estão começando, com esforço, a migrar de seus polos, hb20 e afins.
Basta ver aqui no DF a quantidade de Dolphin Mini que é Uber...
@@fabriciofonsecademelo6075, exatamente. Sou taxista em Goiânia e mesmo sem ter direito aos incentivos fiscais de isenção de impostos por não ser montado no Brasil, resolvi comprar um Dolphin Mini e até aqui zero arrependimentos. Só ouço elogios dos clientes em relação ao silencio e conforto. Minha meta agora é o Dolphin Plus, pela autonomia e força ou quem sabe algum outro modelo similar e que venha a ser lançado daqui a 3 anos.
@fabriciofonsecademelo6075 sim nem em leilão tem abaixo da fip , esses dias data 15/10 lote 1 no freitas tentei comprar uma Dolfin mini o lanche estava em 62 achei q ia sair uns 8o mas a procura foi tanta q saio 96 mais 5% mais 2 patio fora walbox deu mais q a fip de 105 , de 350 carros q tinha foi o unico q pagaram tabela fip tamanha a procura
Depois da garantia o que a gente faz com o carro elétrico?
O problema não são os carros, o problema é o pós venda que está deixando a desejar.
Boa observação.
Veja o pós venda do seu querido carro a combustao com 90 mil km ou mais......... 😂😂😂
Pelo menos tem peças de reposição e qualquer mecânico mexe, o cara não fica so na mão da concessionária, e o pós venda não tem nem comparação com esses chinês elétrico@@marceloandriolo819
corta pro pós venda das chinesas conseguindo ser melhor até que das queridas japonesas 😅
Se vc ficar 5 anos com o carro, a economia supera bastante a desvalorização.
Vejo que a tecnologia dos elétricos estão em um momento de maturação no Brasil, tem mês que as vendas vão muito bem, aí no mês seguinte nem tanto, mas no geral considerando o ano a ano o crescimento tem ocorrido de forma acelerada.
Acho que 2025 será o ano do gatilho para os elétricos no Brasil, pois com o início da fabrica BYD na Bahia não haverá nem argumentos para as rivais com a história de taxação de chineses.
A expectativa está boa para 2025, sem falar que a BYD espera o preço cair com a remoção do imposto.
@@normand_66 Sem dúvidas, os preços das baterias estão caindo ano a ano, sendo este um fator muito decisivo para o equilíbrio dos preços.
A fabrica da BYD é um fator muito importante para consolidação da marca, mas o avanço da infraestrutura e a ampliação de concessionárias também devem ajudar a impulsionar as vendas.
Quem fala mal é porque não tem ou nunca vai ter um carro elétrico pq no Brasil ser medíocre e imbecil e invejoso é assim mesmo oque esperar do nosso povo a não ser isso
Porque o ser humano tem horror a mudança, qualquer que seja, odeia sair do que já tá acostumado, o ser humano tem preguiça porque mudança também significa trabalho e isso sim o homem tem horror.
Mas isso é passageiro e logo se acostuma ao novo.
Seria legal tu ir em um Podcast para falar sobre os carros elétricos o Sergio Habib mesmo não acredita que o mercado vai crescer muito principalmente no Brasil
mas ta crescendo acima do esperado.
Excelente vídeo. Estou muito satisfeito com o meu carro elétrico! ❤
Eu sou a favor do carro elétrico, principalmente aqui no Brasil, onde compramos um combustível caro e ainda adulterado, ,
Enquanto não tiver carregadores rápidos a cada 50 km nas estradas isso não me pega. Gosto da autonomia do diesel da compass e da rampage. Com um abastecimento consigo rodar ininterruptamente por mais de 800 km
Gastava 70 reais de gasolina por dia, hoje com Dolphin mini gasto 20 reais de energia🎉🔆🕯🔋⚡️⚡️
por dia?
Por dia @@normand_66
Tb acho que o carro elétrico é o futuro, mas as dificuldades são maiores do que vc comentou. Fui para a Holanda e lá funciona bem. No Brasil ainda é uma aventura ter carro elétrico. Abraço!
O que é falar mal? Eu vejo as pessoas falando a realidade é as suas verdades.
top esse canal! até q enfim alguém mandando a real sobre os elétricos. parabéns!
Vídeo excepcional, parabéns!
Esse cara é muito inteligente, orgulho de você ser aqui de Curitiba 😊
Resposta p quem nao sabe.
Um eletrico de 150 mil reais p exemplo,
quem roda razoavelmente bem economiza em media 3 mil reais, so fazer as contas, com essa economia o carro se paga em 3 anos e meio, e ainda tem mais 5 anos de garantia pela frente. Pra quem nao quer rasgar dinheiro, e disparado melhor negocio.
BYD Dolphin Mini ou GWM Ora 03 Skin?
Me respondam com justificativa.
Desde já agradeço muito.
Meu ORA é D”ORA !!!
Elétrico é VIDA
Video excelente, parabéns!
Para um uso de 90% na cidade, qual vale mais a pena? Um dolphin GS seminovo ou um Ora 03 Skin também seminivo?
Partindo da premissa, que ambos custem o mesmo valor, na faixa de R$ 122.000?
Sei que o Dolphin tem mais autononia, e o Ora é mais complicado?
Mas qual a melhor opção?
Eu iria na BYD por está fazendo uma fabrica no Brasil e depois algumas coisas como pneus vai ser nacionalizado.
meias verdades maravilhosas.
Numa viagem de 700km, você perde algumas horas a mais da sua vida carregando os carros, isso fora a emoção de saber se vai ter espaço ou vai estar funcionando. Só um desocupado completo pode achar isso bom.
Esses carros são ótimos como segundo carro para a cidade. Onde você pode ter seu carro "normal" para viagens em familia ou negócios.
Se um elétrico não te atende, você pode partir para outra opções sem problemas, mencionei isso no vídeo!
O meu maior receio em ter um carro elétrico é a autonomia, acho muito pouco, ė a dificuldade em achar ponto de recarga no percurso, o resto eu teria sem problema.
Concordo com vc em genero , numero e grau. No entanto no inicio do Pro-alcool foi a mesma coisa, desconfiança mas depois deu tudo certo e vai acontecer a mesma coisa com os elétricos.
Depende do uso de cada um, como so ando em media 30 km por dia, so carrego 3 vezes no mês, enquanto estou dormindo,.
Cara. Eu não tenho carro elétrico ainda. Mas com certeza em breve terei o meu . Acredito na mobilidade eletrica com certeza
ano que vem os preços vão ficar bons.
Minha maior dúvida é sobre a segurança em batida. Minha sogra tem um BYD e numa colisão de frente com um caminhão, como fica a bateria??
Fica e continua em baixo do carro...
@@jcziviani😂
Eu quero saber quem vai querer um carro elétrico de segunda mão? Sem desvalorizar tanto?🤔🤔
A MUDANÇA SEMPRE É VISTA COM MUITA DESCONFIANÇA. O NEGOCIO É ESPERAR PRA VER.
Realmente só fala mal quem não tem um carro elétrico, no meu caso, não vejo a hora de conseguir trocar meu outro carro, que ainda é a combustão.
espera fabricar na bahia,
Um vídeo simples com fundamentos precisos para uma boa avaliação, sem rodeios os negativismo extrapolado.
Meu rei o problema pra mim não fica na na recarga e sim no pós venda. de como a marcar vsi me tratar quando houver um sinistro, se vou dicar esperando muito tempo para ter uma reposição de peças.
Veículos elétricos no geral, são perfeitos para o perímetro urbano. Não emitem poluentes (quando estão rodando), são mais eficientes em transito lento, não queimam embreagem, não desgastam freio com o para-e-anda, parar em subidas não é um pesadelo para quem é ruim de roda etc. O problema, é que é só isso mesmo. Não é que falam mal. É que falam a verdade - de que eles não são nenhuma solução mágica para questões ambientais e econômicas.
A grande vantagem de um elétrico está ligado a nutrição, pois em uma única parada para reabastecimento no posto, na beira da estrada, você tera tempo suficiente para fazer as 3 refeiçôes importantes do dia.
Muito bem explicado, brasileiro acha que sabe tudo e nem andou no carro, já comprei o meu
Vendo os comentarios, meio mundo dizendo que tem energia fotovoltaica ....
Se metade desses tivessem realmente, nao seria possivel enxergar o céu no país , pois estaria totalmente obstruido por placas solares.
Ou o pessoal agora esta instalando placas fotovoltaicas no subsolo ????
Que AULA! Um MURRO bem dado na cara dos hipócritas!!
Quem defende carro a combustão, nem sabe, ou sabe, que AUTOMATICAMENTE torna-se "parceiro" dos donos de posto de gasolina (máfia) e indústria de periféricos de carros (máfia) kkkkkk! Coisas que só fazem sentido na colônia chamada brazil...O lugar onde o escravo AMA algemas.
Na Europa houve uma febre de carro elétrico, agora as vendas despencaram! A Ford suspendeu a fabricação da F150 elétrica por falta de demanda! Pode ser que um dia eu compre um elétrico, mas por enquanto não!
Fala bem!! 👏👏👏👏
As pessoas nunca estiveram preparada para novas tecnologias. Isso vem de séculos. Quando surgiu o smartphone ninguem queria, hoje todos usam. Algo normal.
Quem fala mal é youtuber do clube só Celta e Mortadela...
Utilize a Rede pra ver canais sérios como este, não fiquem assistindo canais sensacionalista que fica criando polêmicas vazias!! Buscar informações técnicas e de qualidade, como aqui no eletricarBR. Muitas pessoas falando assuntos que nao dominam, tem que filtrar e estudar as coisas pra opinar. Eu ainda estudando muito sobre os veículos elétricos, isso ja ha alguns anos. Quando comprar, ja saberei os riscos, benefícios e dificuldades, assim como quando compramos um veículo a combustão.
Pede para o cameraman ou cameragirl deixar você sempre enquadrado. Muito bom o vídeo.
Muita gente viaja ao menos 1 vez ao ano. Viagem longa. Eu por exemplo passo o fim de ano na cidade da esposa (296 km).
Agora na contra-mão tenho um gasto de mais de 1000 reais com combustível no mês.
Já coloquei fotovoltaico em casa pra alimentar casa/restaurante. Ano q vem espero comprar um BYD.
Se não conseguir viajar com ele, alugo um
Normal os celters e g3 falarem mal, sorte de não ser tão acessível, senão já ia virar uma bagaceira de pessoas tirando racha 😂😂😂
Já tem fábrica no Brasil que reciclagem de baterias veículos
Muita gente fala mal pq Elétrico é limitado: só serve para uso urbano e para quem mora em casa e pode fazer recarga a noite
Uma bateria custa de 60 a 80 mil reais! Da pra colocar combustível por 150 mil km!
Tenho um arrizo 5e 100%eletrico .. elétrico é uma benção pra nós.. to economizando e to feliz da vida
falam que carro eletrico desvaloriza , estou tentando comprar um aqui em santa catarina e o mias barato que vi foi o dolphim mini com 6 mil km por 100 mil, aqui nao tem muito usado a venda não e o que tem esta caro.
BYD tem que investir em carregadores em rotas de viagem em pontos estratégico.
Ela tá só pensando em vender os carros mais o segredo do sucesso infraestrutura de rotas e reposição de pessas
Quase 2 meses já com meu Dolphin .. todo dia ele amanhece na minha garagem com 360km de autonomia 🤤🤤🤤🤤
Em um antigo filme de Hollywood, ambientado no velho oeste, três cowboys bebiam seus whiskies no saloon. Um deles, com olhar inquisitivo, coloca o copo sobre a mesa e pergunta aos outros dois: vocês cham que esse negócio de carruagem vai pegar? Gosto de contar essa história para os amigos que questionam o carro elétrico.