Aula 01 - Um panorama da Metacognição - NUT706-Processo de Aprendizagem.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 сен 2024
  • Você sabe o que é metacognição? Nesse vídeo você vai saber o que é Metacognição, e suas características. Vou mostrar os seus domínios na Medicina, na Filosofia e na Educação. E ainda mais, você vai conhecer as Crenças Epistemológicas e seus impactos na educação.
    metacognição, educação, ensino, professor, didática, crenças epistemológicas, teoria da mente, conhecimento, cognição, Terapia Metacognitiva, formação docente, aprendizagem
    ++ Compartilhe este canal: / oaprendizemsaude
    ++ DESCRIÇÃO:
    =============
    Esta é a primeira aula da disciplina NUT706-Processo de Aprendizagem: Metacognição, estratégias e estilos, oferecida a alunos de PG do NUTES-UFRJ e de outras instituições de ensino superior, no Brasil e no exterior.
    Sou o Professor Mauricio A. P. Peixoto, professor associado do NUTES-UFRJ e responsável pela disciplina.
    Dessa vez eu convidei professores de todo o Brasil para trazer mais conhecimento e seus resultados pesquisas. Todos são pesquisadores e líderes de Grupos de pesquisa em Metacognição. São eles:
    - Profa. Dra. Cleci T. W. da Rosa (UPF)
    - Profa. Dra. Nancy G. Corrêa (UEMP)
    - Prof. Dr. César S. Xavier (IFES)
    - Prof. Dr. Jesus C. Brabo (IEMCI/UFPA)
    - Prof. Dr. Italo G. Neide (UNIVATES)
    - Profa. Dra. Solange W. Locatelli (UFABC)
    - Profa. Dra. Luciana L. A. Veiga (SEEDUC e CEDERJ)
    É por isso que se você assistir à essa aula e as outras você conhecerá o estado da arte nas pesquisas em Metacognição. Esse vídeo tem [X] partes.
    Na primeira eu apresento a Metacognição como um discurso de segundo nível sobre a cognição, mostro e defino seus componentes: O conhecimento, a experiência, e a habilidade metacognitiva.
    Em seguida defino Crença Epistemológica como crenças que o indivíduo possui sobre a natureza e o processo do conhecimento. E aqui explico o que as pessoas podem acreditar sobre o conhecimento.
    Na perspectiva da sua natureza pode entendê-lo em termos de Simplicidade , sendo então discreto ou relativo, Ou ainda do ponto de vista da certeza, e nesse caso sendo fixo ou evolutivo.
    E ainda mais, o conhecimento pode ser pensado em termos do seu processo. E aí as pessoas podem entender o conhecimento como tendo sua fonte externa ou interna. E finalmente a sua justificativa como dualística ou múltipla.
    Continuo então mostrando aspectos da Metacognição na Medicina. Apresento a noção de Doenças Funcionais Cognitivas, como a metacognição atua na insônia e me refiro à alguns princípios biológicos e fenomenológicos da consciência. E isso nos leva à Terapia Metacognitiva de Adrian Wells.
    Finalmente apresento o uso da Metacognição como um imperativo ético para o exercício da medicina e na educação médica a metáfora do balão em um artigo de Roex & Degrise.
    Na perspectiva da Filosofia, discuto a natureza da Metacognição, Teoria da Mente e o problema mente-cérebro.
    E por último na perspectiva da educação, apresento achados de pesquisa que procuram interagir conteúdos da neurociência com contextos práticos de sala de aula.
    ++ Navegue rapidamente:
    ========================
    0:00:00.000 - Apresentação
    0:01:21.386 - Categorias Metacognitivas - Conhecimento Metacognitivo
    0:04:24.804 - Categorias Metacognitivas - Habilidade e Experiência Metacognitiva
    0:05:59.137 - Crenças Epistemológicas
    0:14:42.623 - Pergunta: Esclarecendo as crenças
    0:21:11.822 - Domínios da Metacognição: Medicina
    0:43:55.705 - Domínios da Metacognição: Filosofia
    0:47:14.438 - Domínios da Metacognição: Educação
    0:52:38.933 - Pergunta: Limite entre a cognição e a metacognição
    1:02:00.755 - Pergunta: Relação Mente-Cérebro-Processo Educativo
    ++ Compartilhe este vídeo: • Video
    ++ Acesse o blog do Professor Mauricio: oaprendizemsau...
    ++ Referências:
    ===============

Комментарии • 2

  • @thamiresandrade4179
    @thamiresandrade4179 3 месяца назад

    Olá, Professor. Me chamo Thamires, sou professora de matemática, tenho muitas crenças fortes quanto ao que sei sobre a disciplina de matemática, me formei a dois anos, corro atrás do prejuízo tentando aprender o que acho que ainda não sei, me sinto incapacitada de progredir, mas sigo tentando, estou em busca da minha efetivação em um concurso público, o nível das questões específicas são altíssimas. Você teria algum conselho, professor?

    •  Месяц назад

      Thamires, antes de tudo não se diminua. Identifique o que não sabe e busque. Assim você não fica perdida no sue estudo. Saber o que não sabemos é o que nos coloca em posição para aprender. Então troque o "incapacitada" por "orientada para aprender"!