Eu como português sinto-me lisonjeado pela mestria do Sr Bueno em contar as epopeias dos descobrimentos e dos grandes navegadores portugueses. No fundo é a história de Portugal e a história do Brasil que se unem a uma só voz...A distância geográfica é grande mas o sangue que nos é muito forte. E tanto é assim que Deus sendo eu Português escolheu para minha mulher...uma brasileira.
"Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal, por te cruzarmos quantas mães choraram quantas noivas ficaram por casar para que fosses nosso ó mar... valeu a pena? tudo vale a pena se a alma não é pequena... Quem quer passar além do Bojador tem que passar além da dor, Deus ao mar o perigo e o abismo deu mas nele é que espelhou o Céu!" Fernando Pessoa (do poema Mensagem)
O cometa que ele viu foi o "Cometa Astone" O grande cometa Astone foi visto a brilhar junto ao Sol durante o dia. Segundo Guillemin, historicamente é o primeiro cometa visto do Brasil pelos descobridores portugueses. O astro estava bem visível em 21 de abril. Foi registrado na europa a 17 de março. É possível que o Mestre João tenha observado o cometa na Brasil.
Esses dois episódios do Bartolomeu Dias e a conexão com o Bacharel de Cananéia foram os melhores que já vi por aqui desde o Caminho do Peabiru. Infelizmente não vai cair no Enem kkk.
Pura invenção. Bueno (que, vale ressaltar, não é historiador) sabe muito bem que o descobridor do Brasil foi o navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que desembarcou no cabo de Santo Agostinho (Pernambuco) em 26 de janeiro de 1500. Acontece que ele não gosta de Pernambuco, e já deixou isso claro em diversas oportunidades. E a falácia do vídeo é facilmente desmontada: basta saber que Cabral, mesmo acompanhado por Bartolomeu Dias, pensou que tinha descoberto uma ilha em 1500.
@@juniorpetjua você revela desconhecimento de vários aspectos históricos... Nunca ouviu falar do mito das "Ilhas Brasil"??? Também nunca deve ter ouvido falar do navegador e cosmógrafo Duarte Pacheco Pereira, que esteve na negociação do Tratado de Tordesilhas em 1494... Acha que foi um acaso os portugueses terem recusado a primeira proposta do Tratado, e só aceitarem se o meridiano do Tratado passasse a 370 leguas de Cabo Verde onde vai enquadrar grande parte do territorio que seria o Brasil??? Acha que foi tudo obra do acaso??? Que os portugueses já não conheciam o Brasil antes do Tratado de Tordesilhas... Mais cegos que os cegos são os que não querem vêrr...
Acho q o Eduardo é bem interessante. Sem ter formação como historiador dá um banho de informações precisas, alegres e tira o manto do mistério dos historiadores. É um esbanjador generoso de informações válidas e ao mesmo tempo divertidas e muito úteis. Sou admirador dele como professor q fui e q sempre achei q as aulas de história teriam q ser assim como ele nos revela seu saber.
Eu sou professor de história e concordo com a tese aqui levantada, ainda que faltem evidências documentadas. Quando Cabral aqui chegou, o território brasileiro certamente já era conhecido dos portugueses. Uma prova disso é que o "descobrimento" ocorreu em abril de 1500 e no ano seguinte, na primeira viagem exploratória, com a participação de Américo Vespúcio, este informa que "não existia aqui ouro ou metais de valor, apenas uma infinidade de árvores de paul-brasil". Como ele já sabia disso? A Europa não conhecia a árvore em si, pois o que chegava na Europa até então eram apenas as toras, já debastadas que vinham do oriente, aliás de espécie diferente da aqui encontrada. Esse fato sempre me intrigou. E essa história do Bacharel também é muito intrigante e merece ser aprofundada.
Eu diria que D. João já sabia da existência daquele território quando assinou o tratado de Tordesilhas. Por isso mesmo o assinou. D. João era cruel, mas tinha pouco de tonto.😉😉
Esses navegantes portugueses tinham uma coragem descomunal, gigantesca e incomensurável. Apesar do desastre de perder tantos homens e navegadores experientes eles não pararam e continuaram em frente.
As armas e os barões assinalados, Que da ocidental praia Lusitana, Por mares nunca de antes navegados, Passaram ainda além da Taprobana, Em perigos e guerra esforçados, Mais do que prometia a força humana, E entre gente remota edificaram Novo reino , que tanto sublimaram.....
Genial forma de apresentar a história, por Bueno. Maneira romântica de contar o passado, com base em documentos históricos. Sou Português e gostei dessa maneira original, animada e com muito humor, retratando o sofrimento de heróis passados que arriscaram literalnente tudo, até sua própria vida em nome da pátria 👍 Que descanssem em paz, honra lhes seja feita ☝️
Muito bom. Eu moro na África do Sul e fui várias vezes aonde os Oceanos se encontram. É muito bonito. É Adamastor tb faz parte dos livros de história da África do Sul.
Parabéns pelo seu trabalho claramente dirigido a curiosos ou alunos. Você distraiu-se quanto à violência de D. João II. De facto liquidou quem afrontasse o seu poder. Jamais um irmão, mas um cunhado irmão da rainha e o Duque de Bragança o fidalgo mais poderoso do país, mais um cardeal, etc. para além de ter matadores ao seu serviço que actuavam em Espanha e França...
Eu também não 😭😭😭 estou maratonando os episódios dele, e estou AMANDO, mas infelizmente essa dureza em q nos colocou essa "gripezinha" me deixou com as finanças em migalhas
4 года назад
@@pedroalexr mas pelo mercado pago não dá certo? No débito
História incrível de gentes sem medo.... Fernando Pessoa descreveu num poema épico como venceram o Adamastor.. Deixo aqui para quem não conhece.... " - O mostrengo que está no fim do mar Na noite de breu ergueu-se a voar; A roda da nau voou três vezes, Voou três vezes a chiar, E disse: «Quem é que ousou entrar Nas minhas cavernas que não desvendo, Meus tectos negros do fim do mundo?» E o homem do leme disse, tremendo: «El-Rei D. João Segundo!» «De quem são as velas onde me roço? De quem as quilhas que vejo e ouço?» Disse o mostrengo, e rodou três vezes, Três vezes rodou imundo e grosso. «Quem vem poder o que só eu posso, Que moro onde nunca ninguém me visse E escorro os medos do mar sem fundo?» E o homem do leme tremeu, e disse: «El-Rei D. João Segundo!» Três vezes do leme as mãos ergueu, Três vezes ao leme as reprendeu, E disse no fim de tremer três vezes: «Aqui ao leme sou mais do que eu: Sou um povo que quer o mar que é teu; E mais que o mostrengo, que me a alma teme E roda nas trevas do fim do mundo, Manda a vontade, que me ata ao leme, De El-Rei D. João Segundo!» "
Esta narrativa do Bartolomeu foi TOP TOP TOP. Já sabia, mas tinha poucas pessoas para conversar sobre. As pessoas não se interessam pela incrível vida destes homens que nos fizeram
Nunca os portugueses disseram que descobriram a India, até porque a India era conhecida ha muitos séculos, assim como as rotas terrestres até lá... Os portugueses propuseram-se descobrir e descobriram o CAMINHO MARITIMO para a India.
Sr. Eduardo Bueno, gostava que me mostrasse um documento antigo onde se referencie que Vasco da Gama ou alguém afirmasses que descobriu a Índia, eu sou português bastante conhecedor da História de Portugal, já li muitos livros sobre as descobertas portugueses e nunca mas nunca alguma vez li, ou ouvi alguém que tivesses afirmado isso, é pela sua boca que aos 64 anos ouço essa história. A todos portugueses sempre foi ensinado que Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia.
Só tenho palavras a expressar neste mundo virtual chamado RUclips no momento, somente o meu muito obrigado sempre. A minha imensa gratidão e consideração em poderem produzir , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequente sua sabedoria com um conteúdo tão importante no formato de vídeo com a intenção, e visando a nossa formação intelectual, social ,psicológica , moral e humana. Muito sucesso hoje e sempre ao canal .
Grande Eduardo sou um historiador amador. Aposentado no Brasil moro em Portugal com a esposa que é médica (revalidadada aqui). Apesar de ser somente 5 anos mais novo que vc, suas narrativas remonta as as do meu pai. Meu Pai era autodidata e também historiador amador, mas do seu calibre. Isso sobre o Bartolomeu Dias, inclusive sobre a Teoria dele ter descoberto o Brasil, ele me contou em 1978. Aos 10 anos o Velho me deu toda coleção de Monteiro Lobato. Aos 12 anos a coleção de História do Delgado de Carvalho e aos 14 anos as dois volumes de Soto Mayor.
Os meus agradecimentos ao autor por disponibilizar aqui o seu conhecimento histórico, além de uma notável capacidade de comunicação e prazer em ensinar. Pena que não seja fácil encontrar os seus livros em Portugal, pois bem o merecia. No entanto, e como é um tema ainda não muito bem estudado mesmo por cá, mas que foi de extrema importância na altura e ainda hoje com repercussões em especial no Brasil, devido não só ao seu protagonismo politico a nivel internacional como herdeiro direto dessa cultura. Pode ser que um dia se debruce sobre o papel e o poder da Ordem de Cristo na época e as sua influência decisiva nos acontecimentos de então. Pois como se sabe, entre outros factos históricos relevantes, a conquista de Ceuta embora tivesse motivada como resposta um acordo comercial entre os muçulmanos e o reino de Aragão, que concedia a estes últimos a primazia de navegarem no estreito de Gibraltar, também teve aí esteve presente o espirito das Cruzadas e ainda e sobretudo o ADN da Ordem dos Templários.
Fantástico, espetacular, esplêndido, que episódio incrível, maravilhoso, sem igual, 👏👏👏👏👏👏👏👏👏um dos melhores que eu membro da classe c já assisti até hoje, queria não ser da classe c pra comprar todos os seus livros de uma vez só. Mas assim que eu conseguir um emprego comprarei o primeiro, o gênese, de minha coleção do Eduardo Bueno.
O D.Joaoll, o Perfeito ,matou o Duque D Diogo e outro eram seus cunhados em Évora. O D.Manuel era irmão da sua mulher Rainha D Leonor. A fundadora das Misericórdias.
O mostrengo que está no fim do mar Na noite de breu ergueu-se a voar; À roda da nau voou três vezes, Voou três vezes a chiar, E disse: “Quem é que ousou entrar Nas minhas cavernas que não desvendo, Meus tetos negros do fim do mundo?” E o homem do leme disse, tremendo: “El-Rei D. João Segundo!” “De quem são as velas onde me roço? De quem as quilhas que vejo e ouço?” Disse o mostrengo, e rodou três vezes, Três vezes rodou imundo e grosso, “Quem vem poder o que só eu posso, Que moro onde nunca ninguém me visse E escorro os medos do mar sem fundo?” E o homem do leme tremeu, e disse: “El-Rei D. João Segundo!” Três vezes do leme as mãos ergueu, Três vezes ao leme as reprendeu, E disse no fim de tremer três vezes: “Aqui ao leme sou mais do que eu: Sou um Povo que quer o mar que é teu; E mais que o mostrengo, que me a alma teme E roda nas trevas do fim do mundo, Manda a vontade, que me ata ao leme, De El-Rei D. João Segundo!” in Mensagem, Ática, 12.ª ed., 1978
Equipe do canal Buenas Ideias, como sei que o Eduardo não lêem os comentários, repassem esse recado pra ele, pelo amor de Deus: Um episódio sobre a chegada dos Vikings no Brasil. Tem neguim dizendo que ele chegaram aqui, quase 500 anos antes de Cabral. Tô que não durmo, intrigado com esta afirmação!!! Aguardo ansioso por esse dia, Abraços!!
Brilhante ✨ Professor Peninha!! A história de Portugal e do Brasil estão ligadas de forma inapagável. E creio que os feitos heróicos são muito maiores que os tristes e trágicos factos que todos lamentamos. Do ponto de vista dos portugueses do século XXI seria interessante explorar essa herança comum, a boa e louva-la. Dado que a má fica sempre na nossa conta, e na verdade tb é uma herança comum para relembrar e nunca mais repetir. Um abraço de Portugal. Ps: Qd os seus livros chegam a Portugal?
D. Manuel I não era sobrinho de D. João II mas sim primo direito e cunhado. D. Manuel tinha dois irmãos mais velhos ( que chegaram a adultos), em que o mais velho, D. João morre em Castela e o outro irmão, D. Diogo, é assassinado pelo rei D. João II depois de descobrir que o seu primo liderava um atentado à sua vida.
Gente como é possível tantos canais ruins e sem conteúdo terem tantos seguidores e um canal maravilhoso como esse não? Vamos seguir, vamos apoiar este canal excelente... Precisamos entender nossa cultura pra construirmos um país melhor no futuro.
Putz, tô viciado no Canal. Coloco um vídeo pra assistir de boas e acabo assistindo vários. Esses do Bartolomeu estão foda. Obrigado, Peninha. Obrigado, equipe Buenas Ideias.
Um dos melhores episódios que eu já vi do canal, ainda mais porque toca o hino do Vascão, junto com o do caminho do Peabiru, o do Gago Coutinho e Sacadura Cabral, o do Barão de Maua e o da princesa Leopoldina que são os meus preferidos.
Professor, esta noite, estranhamente, sonhei initerruptamente com alguns versos e imagens relatadas em "Os Lusíadas", de Camões... Não seria possível um especial épico sobre?
Acontece que o próprio vídeo do Bueno é uma fake news. Ele sabe muito bem que o descobridor do Brasil foi o espanhol Vicente Yáñez Pinzón (em 26 de janeiro de 1500), e que os portugueses não sabiam da existência do Brasil até a chegada de Cabral, uma vez que a esquadra cabralina pensou ter descoberto uma ilha (Ilha de Vera Cruz).
Se não me engano a divisão entre oceano atlántico e indico é no cabo agulhas, um pouco a leste do cabo da boa esperança. Embora na época acreditassem que essa divisão fosse o cabo da boa esperança.
poha kra... eu chorei... vá se phoder... lembrei da viagem que fiz à Bahia, onde conheci muito dessa história não contada do nosso Brasil. não que o que eu digo valha alguma coisa, mas... parabéns! phoda!
Má rapáiz, acho que é o episódio mais bonito que já vi, conseguiu passar ao presente a "emoção" daqueles homens do passado!!! Somos filhos de heróis! Tomara que algum dia isso seja valorizado pelos brasileiros!
Muito show a história sobre a vida de Bartolomeu. Mas espero que um dia você possa falar das grandes mulheres da história do Brasil. Marquesa de Santos, Isabel e outras mulheres do nosso Brasil. Sucesso.
Um dos melhores episódios!!!! Que história
olha quem encontrei aqui rsrsrs
@@jvcardoso1997 com dois anos de atrasado. Vasco da Gama? Rsrs
Eu como português sinto-me lisonjeado pela mestria do Sr Bueno em contar as epopeias dos descobrimentos e dos grandes navegadores portugueses. No fundo é a história de Portugal e a história do Brasil que se unem a uma só voz...A distância geográfica é grande mas o sangue que nos é muito forte. E tanto é assim que Deus sendo eu Português escolheu para minha mulher...uma brasileira.
"Ó mar salgado, quanto do teu sal
são lágrimas de Portugal,
por te cruzarmos quantas mães choraram
quantas noivas ficaram por casar
para que fosses nosso ó mar...
valeu a pena?
tudo vale a pena se a alma não é pequena...
Quem quer passar além do Bojador
tem que passar além da dor,
Deus ao mar o perigo e o abismo deu
mas nele é que espelhou o Céu!"
Fernando Pessoa (do poema Mensagem)
O cometa que ele viu foi o "Cometa Astone"
O grande cometa Astone foi visto a brilhar junto ao Sol durante o dia. Segundo Guillemin, historicamente é o primeiro cometa visto do Brasil pelos descobridores portugueses. O astro estava bem visível em 21 de abril. Foi registrado na europa a 17 de março. É possível que o Mestre João tenha observado o cometa na Brasil.
Esses dois episódios do Bartolomeu Dias e a conexão com o Bacharel de Cananéia foram os melhores que já vi por aqui desde o Caminho do Peabiru. Infelizmente não vai cair no Enem kkk.
Pura invenção. Bueno (que, vale ressaltar, não é historiador) sabe muito bem que o descobridor do Brasil foi o navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que desembarcou no cabo de Santo Agostinho (Pernambuco) em 26 de janeiro de 1500. Acontece que ele não gosta de Pernambuco, e já deixou isso claro em diversas oportunidades. E a falácia do vídeo é facilmente desmontada: basta saber que Cabral, mesmo acompanhado por Bartolomeu Dias, pensou que tinha descoberto uma ilha em 1500.
@@juniorpetjua você revela desconhecimento de vários aspectos históricos... Nunca ouviu falar do mito das "Ilhas Brasil"??? Também nunca deve ter ouvido falar do navegador e cosmógrafo Duarte Pacheco Pereira, que esteve na negociação do Tratado de Tordesilhas em 1494... Acha que foi um acaso os portugueses terem recusado a primeira proposta do Tratado, e só aceitarem se o meridiano do Tratado passasse a 370 leguas de Cabo Verde onde vai enquadrar grande parte do territorio que seria o Brasil??? Acha que foi tudo obra do acaso??? Que os portugueses já não conheciam o Brasil antes do Tratado de Tordesilhas... Mais cegos que os cegos são os que não querem vêrr...
Acho q o Eduardo é bem interessante. Sem ter formação como historiador dá um banho de informações precisas, alegres e tira o manto do mistério dos historiadores. É um esbanjador generoso de informações válidas e ao mesmo tempo divertidas e muito úteis. Sou admirador dele como professor q fui e q sempre achei q as aulas de história teriam q ser assim como ele nos revela seu saber.
Felizmentez pq se caisse, não passaria no canal hahahahahahaha
Paulo estou contigo. Quem descobriu foi Duarte pacheco pereira. Em umA missão secreta. Pq o Brasil no momento estaca alem do tratado.
Eu sou professor de história e concordo com a tese aqui levantada, ainda que faltem evidências documentadas. Quando Cabral aqui chegou, o território brasileiro certamente já era conhecido dos portugueses.
Uma prova disso é que o "descobrimento" ocorreu em abril de 1500 e no ano seguinte, na primeira viagem exploratória, com a participação de Américo Vespúcio, este informa que "não existia aqui ouro ou metais de valor, apenas uma infinidade de árvores de paul-brasil". Como ele já sabia disso? A Europa não conhecia a árvore em si, pois o que chegava na Europa até então eram apenas as toras, já debastadas que vinham do oriente, aliás de espécie diferente da aqui encontrada. Esse fato sempre me intrigou.
E essa história do Bacharel também é muito intrigante e merece ser aprofundada.
Eu diria que D. João já sabia da existência daquele território quando assinou o tratado de Tordesilhas. Por isso mesmo o assinou. D. João era cruel, mas tinha pouco de tonto.😉😉
Esses navegantes portugueses tinham uma coragem descomunal, gigantesca e incomensurável. Apesar do desastre de perder tantos homens e navegadores experientes eles não pararam e continuaram em frente.
As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca de antes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerra esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo reino , que tanto sublimaram.....
@@lopc1907 Vou começar a minha aula amanhã com estes versos.
Genial forma de apresentar a história, por Bueno. Maneira romântica de contar o passado, com base em documentos históricos. Sou Português e gostei dessa maneira original, animada e com muito humor, retratando o sofrimento de heróis passados que arriscaram literalnente tudo, até sua própria vida em nome da pátria 👍 Que descanssem em paz, honra lhes seja feita ☝️
Muito bom. Eu moro na África do Sul e fui várias vezes aonde os Oceanos se encontram. É muito bonito. É Adamastor tb faz parte dos livros de história da África do Sul.
Parabéns pelo seu trabalho claramente dirigido a curiosos ou alunos. Você distraiu-se quanto à violência de D. João II. De facto liquidou quem afrontasse o seu poder. Jamais um irmão, mas um cunhado irmão da rainha e o Duque de Bragança o fidalgo mais poderoso do país, mais um cardeal, etc. para além de ter matadores ao seu serviço que actuavam em Espanha e França...
Nem nunca quis matar o cunhado D. Manuel, infelizmente!
Esse Eduardo é o cara! Um dos melhores episódios até hj (sim, já vi todos mas ainda não sou membro 😂).
Então se inscreve kkkk
@@mogli4494 Inscrito eu tô, só não pago... Não sou membro. Tem que ter cartão de crédito eu n tenho
@@pedroalexr pode crê
Eu também não 😭😭😭 estou maratonando os episódios dele, e estou AMANDO, mas infelizmente essa dureza em q nos colocou essa "gripezinha" me deixou com as finanças em migalhas
@@pedroalexr mas pelo mercado pago não dá certo? No débito
Até pra passar pelo Cabo da Boa Esperança o Vasco da Gama foi o segundo...kkkkkkkkkkk
Vice rei das Índias
Quanta maldade
Toma meu like ai fera
Mito kk
Kkkkkkkkkkkkklk
História incrível de gentes sem medo....
Fernando Pessoa descreveu num poema épico como venceram o Adamastor..
Deixo aqui para quem não conhece....
"
- O mostrengo que está no fim do mar
Na noite de breu ergueu-se a voar;
A roda da nau voou três vezes,
Voou três vezes a chiar,
E disse: «Quem é que ousou entrar
Nas minhas cavernas que não desvendo,
Meus tectos negros do fim do mundo?»
E o homem do leme disse, tremendo:
«El-Rei D. João Segundo!»
«De quem são as velas onde me roço?
De quem as quilhas que vejo e ouço?»
Disse o mostrengo, e rodou três vezes,
Três vezes rodou imundo e grosso.
«Quem vem poder o que só eu posso,
Que moro onde nunca ninguém me visse
E escorro os medos do mar sem fundo?»
E o homem do leme tremeu, e disse:
«El-Rei D. João Segundo!»
Três vezes do leme as mãos ergueu,
Três vezes ao leme as reprendeu,
E disse no fim de tremer três vezes:
«Aqui ao leme sou mais do que eu:
Sou um povo que quer o mar que é teu;
E mais que o mostrengo, que me a alma teme
E roda nas trevas do fim do mundo,
Manda a vontade, que me ata ao leme,
De El-Rei D. João Segundo!» "
Que medo desse Adamastor!!! Haha em Lisboa tem um mirante que tem esse mostro esculpido em pedra! Maravilhoso Eduardo peninha❤️
Esta narrativa do Bartolomeu foi TOP TOP TOP. Já sabia, mas tinha poucas pessoas para conversar sobre. As pessoas não se interessam pela incrível vida destes homens que nos fizeram
O mais legal dos seus videos é que a gente não consegue criticar as suas piadas, tu mesmo as faz e as critica.
KkkkkkkkkkKkkkkkkkkkkk
Cara até arrepiei, vou comprar esse livro! Sensacional
Compra compra compra! Hehehe
Recomendo também o livro
Cananeia - O Primeiro Povoado Do Brasil, do Ídolo de Carvalho
é um complemento interessante nesta história!
Que bom que nunca assisti a uma aula presencial sua
Detesto me emocionar em público.
Nunca os portugueses disseram que descobriram a India, até porque a India era conhecida ha muitos séculos, assim como as rotas terrestres até lá... Os portugueses propuseram-se descobrir e descobriram o CAMINHO MARITIMO para a India.
Verdade.
Foi o que ele disse. Caminho marítimo.
@@reinaldoew694 veja no minuto 6.10 o que diz Eduardo B.
Q besteira...quase 40 minutos de uma boa aula de história...e vem se ligar numa besteira dessas...Q o próprio Eduardo Bueno corrigiu logo depois...
Sr. Eduardo Bueno, gostava que me mostrasse um documento antigo onde se referencie que Vasco da Gama ou alguém afirmasses que descobriu a Índia, eu sou português bastante conhecedor da História de Portugal, já li muitos livros sobre as descobertas portugueses e nunca mas nunca alguma vez li, ou ouvi alguém que tivesses afirmado isso, é pela sua boca que aos 64 anos ouço essa história. A todos portugueses sempre foi ensinado que Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia.
A Ilha de São Tomé fica no Golfo da Guiné e, não, em Cabo Verde. Hoje, juntamente com a Ilha do Príncipe, forma o país São Tomé e Príncipe.
Só tenho palavras a expressar neste mundo virtual chamado RUclips no momento, somente o meu muito obrigado sempre.
A minha imensa gratidão e consideração em poderem produzir , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequente sua sabedoria com um conteúdo tão importante no formato de vídeo com a intenção, e visando a nossa formação intelectual, social ,psicológica , moral e humana. Muito sucesso hoje e sempre ao canal .
Sensacional...digno de um filme de aventuras!! A história portuguesa/brasileira é muito phoda!
Grande Eduardo sou um historiador amador. Aposentado no Brasil moro em Portugal com a esposa que é médica (revalidadada aqui). Apesar de ser somente 5 anos mais novo que vc, suas narrativas remonta as as do meu pai. Meu Pai era autodidata e também historiador amador, mas do seu calibre. Isso sobre o Bartolomeu Dias, inclusive sobre a Teoria dele ter descoberto o Brasil, ele me contou em 1978. Aos 10 anos o Velho me deu toda coleção de Monteiro Lobato. Aos 12 anos a coleção de História do Delgado de Carvalho e aos 14 anos as dois volumes de Soto Mayor.
Também sou BR, sou professora de história em Portugal. Os alunos adoram as histórias atrás da história.
@mrafranca me inscrevi no seu canal. Boa noite.
@pauloattayde6337 Obrigada, apesar que não publico quase nada.
Bela História, Bueno. Meu nome homenageia este herói português. Abraço.
Essas aventuras das grandes navegações são impressionantes!
"Moisés dos Mares " foi ótimo!
A comparação é feita por João de Barros em As Décadas da Ásia, séc. XVI.
Bartolomeu, Camões..... que história incrível! 😍😍😍
Os meus agradecimentos ao autor por disponibilizar aqui o seu conhecimento histórico, além de uma notável capacidade de comunicação e prazer em ensinar. Pena que não seja fácil encontrar os seus livros em Portugal, pois bem o merecia.
No entanto, e como é um tema ainda não muito bem estudado mesmo por cá, mas que foi de extrema importância na altura e ainda hoje com repercussões em especial no Brasil, devido não só ao seu protagonismo politico a nivel internacional como herdeiro direto dessa cultura. Pode ser que um dia se debruce sobre o papel e o poder da Ordem de Cristo na época e as sua influência decisiva nos acontecimentos de então.
Pois como se sabe, entre outros factos históricos relevantes, a conquista de Ceuta embora tivesse motivada como resposta um acordo comercial entre os muçulmanos e o reino de Aragão, que concedia a estes últimos a primazia de navegarem no estreito de Gibraltar, também teve aí esteve presente o espirito das Cruzadas e ainda e sobretudo o ADN da Ordem dos Templários.
um momento lindo
um momento comovente
um momento que nem pode ter acontecido.
Muito bom! Outro grande navegador que merece um Buenas Ideias é o Fernão de Magalhães. Abraços!
Sem dúvida.
Não foi menos importante para o conhecimento do mundo.
Não há dúvida de que a deusa Clio te ama ... Prossiga !!!
O Bueno é o remédio para quem não gosta de história.
É quase hipnotizante ouvir esse honem falando.
Wow! O Bacharel de Cananéia me dá ARREPIOS!
"Continua, continua, conta mais dessa verdade nua!"
És Grande!
Nossa que incrível... Melhor parte ele reconhecendo a classe do público dele🤣🤣🤣 obrigada, é nóix 🤣🤣🤣
hahaha tb rachei.. depois aquela conversinha com ele próprio.. do tiro ñ tiro.. vou deixa estar KKKKKKKKKK miga rachei..
dei like só pra ñ deixa no 13.. dá azar, assim fica com o 14 e sorte pra vida.. mas olha, . 17 nunca nunquinha, táokey????
@@shootgunMarvel valeu hahaha
@@claudiasouza8567 valeu :)
Fantástico, espetacular, esplêndido, que episódio incrível, maravilhoso, sem igual, 👏👏👏👏👏👏👏👏👏um dos melhores que eu membro da classe c já assisti até hoje, queria não ser da classe c pra comprar todos os seus livros de uma vez só. Mas assim que eu conseguir um emprego comprarei o primeiro, o gênese, de minha coleção do Eduardo Bueno.
Que história triste do Bartolomeu Dias.
Adoro as histórias do Peninha, porisso adquirir três livros dele ❤️. Me apaixonei por cada história contida nos livros 💯🇧🇷 história original.
Pqp véi, meu olho marejou com a narrativa final!
Que episódio mais emocionante. Parabéns Bueno!
O D.Joaoll, o Perfeito ,matou o Duque D Diogo e outro eram seus cunhados em Évora. O D.Manuel era irmão da sua mulher Rainha D Leonor. A fundadora das Misericórdias.
O mostrengo que está no fim do mar
Na noite de breu ergueu-se a voar;
À roda da nau voou três vezes,
Voou três vezes a chiar,
E disse: “Quem é que ousou entrar
Nas minhas cavernas que não desvendo,
Meus tetos negros do fim do mundo?”
E o homem do leme disse, tremendo:
“El-Rei D. João Segundo!”
“De quem são as velas onde me roço?
De quem as quilhas que vejo e ouço?”
Disse o mostrengo, e rodou três vezes,
Três vezes rodou imundo e grosso,
“Quem vem poder o que só eu posso,
Que moro onde nunca ninguém me visse
E escorro os medos do mar sem fundo?”
E o homem do leme tremeu, e disse:
“El-Rei D. João Segundo!”
Três vezes do leme as mãos ergueu,
Três vezes ao leme as reprendeu,
E disse no fim de tremer três vezes:
“Aqui ao leme sou mais do que eu:
Sou um Povo que quer o mar que é teu;
E mais que o mostrengo, que me a alma teme
E roda nas trevas do fim do mundo,
Manda a vontade, que me ata ao leme,
De El-Rei D. João Segundo!”
in Mensagem, Ática, 12.ª ed., 1978
Equipe do canal Buenas Ideias, como sei que o Eduardo não lêem os comentários, repassem esse recado pra ele, pelo amor de Deus: Um episódio sobre a chegada dos Vikings no Brasil. Tem neguim dizendo que ele chegaram aqui, quase 500 anos antes de Cabral. Tô que não durmo, intrigado com esta afirmação!!!
Aguardo ansioso por esse dia, Abraços!!
Brilhante ✨ Professor Peninha!! A história de Portugal e do Brasil estão ligadas de forma inapagável. E creio que os feitos heróicos são muito maiores que os tristes e trágicos factos que todos lamentamos.
Do ponto de vista dos portugueses do século XXI seria interessante explorar essa herança comum, a boa e louva-la. Dado que a má fica sempre na nossa conta, e na verdade tb é uma herança comum para relembrar e nunca mais repetir.
Um abraço de Portugal.
Ps: Qd os seus livros chegam a Portugal?
Caralho!!..Tome logo meu dinheiro e passa pra cá esse livro agora ; 😁😁,, que história 😵!! 👏👏👏👏
Adorei esse episodio
Melhor episódio. Que vontade de voltar para o ensino médico e conversar com minha professora de história
Eduardo Bueno você é o cara.
esse é sem dúvidas um dos melhores episódios. O Bacharel de Cananeia já merece um episódio só dele, professor.
Maratonando em 2021.
Amo história do Brasil e amo ainda mais as rimas
Que história fantástica
muito loko esse professor..... melhores aulas de história que eu já tive na vida.... que falta faz professores assim nas escolas
TOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOP 🤸🏿♂☯🙏🏿
Pla plaplaplapla..... adoro!
Que história fascinante!
Sugiro que leia Esmeraldo de Situ Orbis e que estude a biografia de Duarte Pacheco Pereira, se calhar, esse sim, o primeiro a chegar ao Brasil
Um dos melhores episódio de todos.
Professor, o senhor é incrível!! Que episódio magnífico!!!!!
D. Manuel I não era sobrinho de D. João II mas sim primo direito e cunhado. D. Manuel tinha dois irmãos mais velhos ( que chegaram a adultos), em que o mais velho, D. João morre em Castela e o outro irmão, D. Diogo, é assassinado pelo rei D. João II depois de descobrir que o seu primo liderava um atentado à sua vida.
Aprendi mais neste vídeo sobre história do que na escola.
Gente como é possível tantos canais ruins e sem conteúdo terem tantos seguidores e um canal maravilhoso como esse não? Vamos seguir, vamos apoiar este canal excelente... Precisamos entender nossa cultura pra construirmos um país melhor no futuro.
QUE EPISÓDIO! QUE REVIRAVOLTA! BACHAREL DE CANANÉIA! Quem diria? Voltei pra ver 5 vezes essa revelação! Demais!
Que citação...
Pude imaginar quando diz que as naus subiam e depois despencavam .
Genialidade naquilo que faz!
Joinha antes de ver o vídeo. Sempre.
🇵🇹🇵🇹 orgulho dos heróis do mar 👏🏻👏🏻
um dos melhoes episodios !!!! obrigado dudu !!!
Putz, tô viciado no Canal. Coloco um vídeo pra assistir de boas e acabo assistindo vários. Esses do Bartolomeu estão foda. Obrigado, Peninha. Obrigado, equipe Buenas Ideias.
Um dos melhores episódios que eu já vi do canal, ainda mais porque toca o hino do Vascão, junto com o do caminho do Peabiru, o do Gago Coutinho e Sacadura Cabral, o do Barão de Maua e o da princesa Leopoldina que são os meus preferidos.
Melhor final
SENSACIONAL!!
Professor, esta noite, estranhamente, sonhei initerruptamente com alguns versos e imagens relatadas em "Os Lusíadas", de Camões... Não seria possível um especial épico sobre?
Parabéns peninha obrigado pela aula
Sabe que eu já tenho 38 anos mas adoro ouvir suas aulas!!!!
Grande Peninha. A história verdadeira
Um dos melhores episódios!
Amei Esse Episódio. E olha que já vi quase todos. Parabéns, Eduardo. Sua forma de apresentar o programa é o que mais me atrai.😜
Para mais informações, só indo no Memorial da Epopéia em Porto seguro,Bahia.
Lá você irá conhecer o Duarte Pacheco.
Genial !!! Numa época de Nutelagem e Fake News essa História é um grande alento !!!
Acontece que o próprio vídeo do Bueno é uma fake news. Ele sabe muito bem que o descobridor do Brasil foi o espanhol Vicente Yáñez Pinzón (em 26 de janeiro de 1500), e que os portugueses não sabiam da existência do Brasil até a chegada de Cabral, uma vez que a esquadra cabralina pensou ter descoberto uma ilha (Ilha de Vera Cruz).
Fandárstico!
Se não me engano a divisão entre oceano atlántico e indico é no cabo agulhas, um pouco a leste do cabo da boa esperança. Embora na época acreditassem que essa divisão fosse o cabo da boa esperança.
Eu taco o like antes mesmo de assistir o vídeo.
Eduardo conta a história do Nosso Hurricane, o Maguila! hehehe, brincadeira.
poha kra... eu chorei... vá se phoder...
lembrei da viagem que fiz à Bahia, onde conheci muito dessa história não contada do nosso Brasil.
não que o que eu digo valha alguma coisa, mas... parabéns! phoda!
Que aula!!!!
Que maravilha me acrescenta informações que eu não tinha
Má rapáiz, acho que é o episódio mais bonito que já vi, conseguiu passar ao presente a "emoção" daqueles homens do passado!!! Somos filhos de heróis! Tomara que algum dia isso seja valorizado pelos brasileiros!
Excelente vídeo!
Até às piadas ruins são boas.
Muito show a história sobre a vida de Bartolomeu. Mas espero que um dia você possa falar das grandes mulheres da história do Brasil. Marquesa de Santos, Isabel e outras mulheres do nosso Brasil. Sucesso.
Ele já falou de algumas, a Tarcila, claro e a Nair de Tefe, mas concordo seria ótimo ouvir de mais delas de antes da República.
Brilhante
Verdadeiro show!!
C o Bartolomeu dias descobriu o Brasil minha família descobriu o Brasil 🤔 interessante
Magnífico relato, amado Penhinha 🥰👏👏👏👏👏👏👏
o melhor episodio!!!!!!!!!!!!!!
Que história fantástica! Inacreditável!
Sensacional! Um dos melhores mesmo, poético, dramático. Parabéns!
Caraca , que belo episódio Mestre , aprendendo muito com eles
porra, que história foda! Esses navegadores tinham o "saco roxo" mesmo.
Genial !!!!!
Mas que baaita episódio!
Bom dia Eduardo Bruno gostei muito dos vídeos