Uma vez,minha irmã foi aos EUA e ela queria muito visitar uma comunidade Amish, e assim fez. Lá ela comprou várias lembranças,uma delas era uma boneca em trajes tradicionais. Ela mostrava para todo mundo informando que era artesanato feito por mulheres Amish. Até que um dia ela foi lavar a roupa da boneca e lá estava “ Made in China”.😅😅😅😅
Também gostei, pois o canal sendo de divulgação científica, quem acompanha está de certa maneira estudando e essas caixinhas acabam sendo o momento da aula onde o aluno tira a dúvida. Curti bastante 😊
De acordo com o Dicionário Vine - O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento, stau·rós “denota, primariamente, poste ou estaca vertical. Em tais peças os malfeitores eram pregados para execução. O substantivo stau·rós e o verbo stauroō, amarrar a uma estaca ou poste, devem ser originalmente distinguidos da forma eclesiástica da cruz de duas vigas”. Além disso, a Bíblia usa a palavra grega xý·lon como sinônimo de stau·rós. (Atos 5:30; 1 Pedro 2:24) Essa palavra significa “madeira”, “viga”, “estaca” ou “árvore”. b Desse modo, a The Companion Bible (Bíblia Companheira) conclui: “Não há nada no grego do [Novo Testamento] que sequer sugira duas peças de madeira.”
@@henriquecaldeira De acordo com o Dicionário Vine - O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento, stau·rós “denota, primariamente, poste ou estaca vertical. Em tais peças os malfeitores eram pregados para execução. O substantivo stau·rós e o verbo stauroō, amarrar a uma estaca ou poste, devem ser originalmente distinguidos da forma eclesiástica da cruz de duas vigas”. Além disso, a Bíblia usa a palavra grega xý·lon como sinônimo de stau·rós. (Atos 5:30; 1 Pedro 2:24) Essa palavra significa “madeira”, “viga”, “estaca” ou “árvore”. b Desse modo, a The Companion Bible (Bíblia Companheira) conclui: “Não há nada no grego do [Novo Testamento] que sequer sugira duas peças de madeira.”
Como falhar miseravelmente: faça uma pichação zombando da religião que vc odeia, e sua arte será usada 2 mil anos depois como evidência pelos estudiosos e inclusive praticantes dessa religião.
Pois é,mesmo assim é uma referência à religião, não ao personagem real da religião. O Jesus dos textos bíblicos foi crucificado na cruz da deusa romana Vitória. Jesus foi criado por Roma.
Essa pessoa que fez a pichação provavelmente até sabia como era o verdadeiro rosto de Jesus, mas preferiu desenhar uma cabeça de burro no lugar mantendo o mistério de como era Jesus fisicamente kkk
Sugestão de pauta: - Jardins Suspensos da Babilônia existiram? - Jezabel era tão malvada como diz a Bíblia ? - Ainda hoje há influência cultural de Alexandre na Índia ?
O melhor canal de história do mundo, talvez até do Brasil. Um dos melhores canais de história do universo, quem sabe até, um dos melhores do planeta terra.
Estou fazendo um detox de redes sociais por preencherem meu cérebro com muita informação inútil. É tão satisfatório encontrar aqui um canal como este, tão maravilhoso e esclarecedor. Muito obrigada ❤
Eu moro no Paraguay e estou constantemente em contato com Menonitas, as comunidades tem diferenças em quais sao mais ou menos adeptas de tecnologias, a solidariedade entre eles é algo muito verdadeiro.
❤ Olá meu Caro historiador Henrique (que tornou-se também um " garoto-propaganda" da INSIDER), a cada dia você nos apresenta temas muitas vezes desconhecidos, polêmicos, porém, de suma importância, temas estes que nos esclarecem e/ou nos ensinam um pouco mais, e o que é de suma importância, sem nenhum envolvimento pessoal sobre eles, como é o caso de temas nevrálgicos, como por exemplo, sobre " religião" , o que eu admiro esta neutralidade sua, que com certeza, pelo menos de minha parte, demonstra cuidado e respeito vez que se trata de um terreno perigoso, resvaladiço e a sua postura é irrepreensível. Receba o meu caloroso abraço e admiração.❤
Quando adolescente, li num livro que a crucificação dos condenados era em cruz na forma de x, pois não se gastava muito tempo para erguer e era mais fácil para tirar os corpos, sendo ela ficava rente ao chão.
Olá professor acho que o texto dá pistas sim. Veja, a Tomé Jesus manda olhar o sinal DOS CRAVOS NAS MÃOS, isso só bate com as duas mãos, um cravo em cada uma, pois numa estaca seria UM CRAVO atravessando as duas sobrepostas. E quando ele é crucificado é colocada uma placa acima da cabeça. Logo, tinha madeira passando acima da cabeça, não seria um T, mas, um t. Bom canal.
acrescente a isto que ja foi provado que se estivesse de braço aberto a tensão sobre os músculos e tendões os teriam rasgado, tornando Jesus como um cordeira sacrificial improprio para o seu papel, um dos requisitos da lei era que o cordeiro não tivesse defeito (Lev. 5:15, 16, 18; 6:6) (João 1: 29)
é engraçado pensar que daqui, sei lá, 1000 anos, nossa civilização estará no mesmo "saco" temporal que as civilizações que conhecemos como antigas hoje. assim como é difícil para nós criar uma separação entre as civilizações antigas, para pessoas do futuro também será.
@@picadediamante8492 Porque são vulneráveis a obsolescência dos formatos e suportes, degradação dos dados, ciberataques e desastres naturais. Poucos anos atrás CDs e DVDs eram as mídias mais populares que existiam, hoje quase ninguém mais tem acesso aos leitores. Geração Z mal sabe o que é. Nunca produzimos tanta informação e ao mesmo tempo ela nunca foi tão efêmera, cada vez mais distribuída em servidores pelo mundo de forma difusa e impermanente. É mais fácil encontrar uma cópia de um livro físico de 200 anos do que de uma página de internet de 5 anos atrás.
Os Amish são o equivalente no cristianismo protestante dos judeus ultra ortodoxos. São extremamente parecidos: os homens usam roupas de linho, barbas longas e chapéus pretos. Até mesmo falam um dialeto germânico: se os judeus ultra-ortodoxos falam o iídiche ( variação do alemão medieval falado pelos judeus da Europa oriental), os Amish falam o "alemão da Pensilvânia", variação do alemão oriental do século 16. Li uma reportagem curiosa: um grupo de Amish foi se encontrar com judeus ultra-ortodoxos em Nova York e__ ou não!__ surpreendentemente se deram muito bem! Talvez porque tivessem muito em comum mais do que com as pessoas de seus próprios grupos religiosos.
Jesus carregou uma estaca até o local de execução, depois de ser pregado na mesma foi erguido em um esteio formando assim a cruz, concluímos que ele teve morte na cruz, isso era comum para o império romano.
Mas é importante levar em consideração tbm o fator biológico. A cruz era usada como uma forma de torturar mais, pois sua posição quebrava alguns ossos. Nós registros que temos, indicam que o corpo de jesus ao ser retirado, não havia sequer um membro fraturado. O que serial possível apenas na estaca.
@@Gil_casshern textos diferentes, escritos por diferentes pessoas e em diferentes locais relatando os mesmos acontecimentos. Isso é justamente uma validação histórica. Caso contrário nenhum texto histórico em nenhum contexto é válido e tudo que sabemos sobre história é mentira.
@@juliosilvadeoliveira6748 negativo. Primeiro que o fato dos evangelhos não citarem que haviam ossos quebrados, não significa que não tinham ossos quebrados. E segundo porque é totalmente possível sim que Ele tenha sido crucificado e que não tenha quebrado os ossos
No grego clássico, esta palavra, stau.rós, significava meramente uma estaca reta, ou poste. MAIS TARDE, veio também a ser usada para uma estaca de execução com uma peça transversal. The Imperial Bible-Dictionary reconhece isso, dizendo: “A palavra grega para cruz, [stau·rós], devidamente significava uma estaca, um poste reto, ou pedaço de ripa, em que algo podia ser pendurado, ou que poderia ser usado para estaquear [cercar] um pedaço de terreno. . . . Até mesmo entre os romanos a crux (da qual se deriva nossa cruz) parece ter sido originalmente um poste reto.” - Editado por P. Fairbairn, (Londres, 1874), Vol. I, p. 376
Legal pra caramba essa resposta sobre Troia. Merecia um vídeo específico (perdoe-me se já tem). Digo isso pq sempre que questionamos a historicidade de Moisés, Abraão ou até mesmo de Jesus ou o que quer que seja relacionado as figuras da mitologia Judaico-Cristã, SEMPRE, sem exceção, aparece o sabidão que vem argumentar que "é conveniente que os historiadores se questionam tanto sobre a existência ou não das coisas que são faladas na bíblia, mas não questionam com o mesmo escrutínio a veracidade da Guerra de troia, ou a existência de Sócrates, Platão, etc". A questão é que geralmente essas pessoas que falam isso não fazem a menor ideia de como discussões assim realmente existem, sim, sobre essas coisas serem fatos ou não, apenas não é algo tão falado pq, obviamente, as coisas que giram em torno do cristianismo no nossa sociedade ocidental ganham maior foco. Além de que não tem ninguém advogando que A Ilíada seja um livro histórico, não acredito que ninguém leia isso com esse pensamento, ou se sim, talvez sejam pouquíssimas pessoas bem desavisadas, então assim, meio tanto faz pra até mesmo do ponto de vista de influencia social, enquanto do outro lado, são os próprios leitores da bíblia que querem que ela seja verdade e fazem questão de ficar batendo ela pra cima alegando que aqueles contos são reais, causando assim, que haja essa discussão recorrente. Em resumo: não são os historiadores que ficam batendo na tecla de como a bíblia tem falhas históricas, na verdade é justamente o contrário, os argumentos sobre o que existe de fato ou não estão lá (assim como o que se sabe sobre a historia Grécia antiga ou o que quer que seja), são os próprios cristão que não aceitando os argumentos ficam levantando essa bola toda hora e isso vira um ciclo bem desgastante que muitas vezes impede até mesmo que um debate mais sério evolua, pq parece que é preciso sempre estar explicando as mesmas coisas repetidas vezes.
Puxa professor!!! Gostei muito da honestidade intelectual que vive usou nos vídeos sobre os diversos assuntos históricos e religiosos!!! A gente aprende muito mais com eles do que com várias versões que dizem sobre eles por aí!!! Gostei muito dele e pode ser usado muito como um meio de levar e abrir mais o diálogo em vez de criticar e atacar um conceito que a pessoa tem pela história como pela religião muito atacada até de forma sem argumentos! Gostei muito!!! Os seus vídeos servem muito como referência! Eu mesmo vou usá-lo para isso!!! Faz a gente e outras pessoas a ser mais toleráveis e abertas ao diálogo!!! Muito show cada um deles! Obrigado mesmo por esses corte!!! Muito bom em tudo!!! ✌🏻😄😊😉👍🏻☺️ Nota: Esta coletânea de livros apócrifos que o professor falou que tem dúvidas porque que não conhece, eu recomendo!!! Muito boa a tradução!!! Inclusive ela coloca uns detalhes do qual tem os trechos que foram corrompidos e entre colchetes o que foi acrescentado posteriormente. Assim, leva ao leitor avaliar se leva em consideração ou não os detalhes!!! Fica a dica!!! 😉👍🏻 Espero ter ajudado em algo com isso também!!! Valeu!!!! ✌🏻😄😊😉👍🏻
De acordo com o Dicionário Vine - O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento, stau·rós “denota, primariamente, poste ou estaca vertical. Em tais peças os malfeitores eram pregados para execução. O substantivo stau·rós e o verbo stauroō, amarrar a uma estaca ou poste, devem ser originalmente distinguidos da forma eclesiástica da cruz de duas vigas”. Além disso, a Bíblia usa a palavra grega xý·lon como sinônimo de stau·rós. (Atos 5:30; 1 Pedro 2:24) Essa palavra significa “madeira”, “viga”, “estaca” ou “árvore”. b Desse modo, a The Companion Bible (Bíblia Companheira) conclui: “Não há nada no grego do [Novo Testamento] que sequer sugira duas peças de madeira.”
Boa tarde a todos! Gostaria imensamente que você falasse sobre a teoria do COGUMELO JESUS E não abusando da sua pessoa, algo do autor dela. Eu acho um ponto de vista extremamente interessante!
Faz uma collab com o Prof. Jonathan, seria fantástico ver vocês dois juntos num vídeo ❤
6 месяцев назад+1
Já viu o podcast noites gregas? O professor moreno faz uma interpretação bem legal. Ele diz que com certeza existiram inúmeras guerras na antiguidade entre gregos e troianos, porém, a guerra como descrita por Homero, não aconteceu, por que os deuses participam ativamente daquela guerra e as intervenções divinas são o que deixam a poesia de Homero tão singular. Achei essa interpretação bem legal.
Professor. Poderia fazer alguns vídeos sobre histórias, contos e lendas indígenas aqui da América do Sul ? Como da Amazônia, chile, peru, etc ... Parabéns, o seu trabalho é excepcional !
Gostaria de sugerir ao sr que fizesse um vídeo a respeito da circunavegação do continente africano pelo faraó Pié, por volta do VI século AEC, obrigado.
Professor, eu de novo. Uma sugestão para novos vídeos. Eu conheci seu canal, pois estava pesquisando sobre história da humanidade e a relação com a percepção etc. Talvez uma abordagem mais direcionada, por exemplo uma caixinha de perguntas sobre profissões e quais os vestígios dessas profissões na história. Enfim, só parpite. Parabéns pelo trabalho. Gosto muito de assistir lavando louça. Adoro sua didática.
Nós católicos e os ortodoxos adoramos sim! Uma vez que foi ensinado pela tradição dessa forma, e é bíblico. Enquanto os judeus exigem milagres e os gregos buscam a sabedoria, nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, mas, para os que são chamados, quer dos judeus quer dos gregos, é Cristo força de Deus e sabedoria de Deus» (1Cor 1,22-23).
@@adrianobajCuriosidades Não se esqueça! Não é qualquer cruz é a cruz de Jesus!!! Não adoramos o objeto Cruz, mas o que ela significa dentro da mística cristã. A cruz para nós não é objeto de tortura, mas sim de redenção.
A cruz de Jesus está vazia e isso que adoramos porque Cristo está ressurreto a cruz é uma metáfora e a Cruz também pode ser vista como um altar a onde o cordeiro imaculado de Deus derramou seu sangue por nossa causa
Eu acredito firmemente que muito da história é coisa de contador de estória… E muitos estão sobre efeito de tóxico! Claro, isso para quem não acredita em contos, mas a quem acredita que se divirta
Apóstolo Paulo testifica que a cruz geralmente tinha o formato de uma cruz latina, com um travessão horizontal mais curto que o vertical. No entanto, o foco de Paulo não está no formato físico da cruz, mas sim em seu significado espiritual e simbólico. Quando o apóstolo fala da cruz de Cristo, ele está se referindo ao sacrifício de Jesus na cruz como o meio de redenção e salvação para a humanidade. Ele destaca que é por meio da morte e ressurreição de Cristo que os crentes são reconciliados com Deus e recebem o perdão dos pecados. Dessa forma, o formato específico da cruz não é o cerne da mensagem de Paulo. O que realmente importa é o profundo significado espiritual por trás desse símbolo, que representa o amor, a graça e a salvação de Deus para a humanidade. Alguns versículos em que Paulo fala sobre a cruz de Cristo incluem: 1. Gálatas 6:14 - "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo." 2. 1 Coríntios 1:18 - "Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus." 3. Filipenses 3:18 - "Pois muitos andam por aí, dos quais muitas vezes vos disse e agora vos digo chorando, que são inimigos da cruz de Cristo." Esses versículos ressaltam a importância da cruz de Cristo na vida dos cristãos e destacam o significado central do sacrifício de Jesus como o caminho para a redenção e a salvação. Paulo enfatiza que a cruz é o poder de Deus para a salvação daqueles que creem. Além de que quando Paulo fala sobre a "cruz" em suas epístolas, ele usa a palavra grega "stauros" (σταυρός), que é um termo genérico para um instrumento de tortura ou execução. Na época de Paulo, os romanos geralmente usavam a cruz latina, que tinha a forma de uma "T" ou de uma cruz com um travessão horizontal mais curto que o vertical, para crucificar criminosos. Portanto, ao se referir à "cruz de Cristo", Paulo provavelmente tinha em mente a cruz latina usada como instrumento de tortura e execução, onde Jesus foi crucificado. Embora a forma específica da cruz possa não ser o foco principal de seu ensinamento, o símbolo da cruz tinha um profundo significado espiritual para os seguidores de Cristo, representando o sacrifício redentor de Jesus e a esperança da salvação.
Então, eu li muito a bíblia e alguns manuscritos apócrifos, eu atualmente estou lendo o Livro de Urântia pela segunda vez, em minha opinião parece que é o que mais se aproxima de uma verdade, sei que não podemos ter certeza absoluta da verdade porque muitas coisas aconteceram a séculos atrás e muitas foram passada por tradição oral, você já teve a oportunidade de ler o Livro de Urântia, se sim, o que achou?
sobre a cruz, se ouve muito que Jesus literalmente foi pregado na cruz que estava destinada a Barrabás; e que por ser feita sob medida (cruz ou estaca, enfim), tiveram que deslocar o ombro de Jesus. Tem fontes seguras para afirmar essas questões?
Esses dias eu vi uma pessoa perguntando sobre o Quadrado Sator em alguma live e vc tinha dito q não conhecia o tema. Sugiro pesquisar pois e bem interessante! (E inspirou o Nolan a fazer o filme Tenet). Abraço!
Obrigado! Eram feitas de várias formas, algumas citadas no vídeo. Não havia uma padronização. Josefo, no primeiro século, é um dos autores que dá testemunho de várias execuções diferentes envolvendo madeira e pregos, todas elas chamadas pelo mesmo termo, daí a incerteza.
Jesus foi crucificado numa cruz=stauros romana e q a igreja usava esse simbolo desde o inicio. Σταυρός=cruz Στο όργανο θανατικής εκτέλεσης που χρησιμοποιήθηκε παλαιότερα και αποτελούνταν είτε από μία μυτερή κάθετη δοκό, είτε από δύο δοκούς συνδεδεμένες σε ορθή γωνία ή και σε σχήμα "Τ", στο οποίο δενόταν ή καρφωνόταν ο κατάδικος. . Σταυρός του Ιησού Χριστού=Stauros=Cruz de Jesus Cristo Quando Roma, com uma série de campanhas, transformou em suas províncias a Espanha , a Gália Narbônica , parte da Ásia Menor , enquanto subjugava a Grécia (em meados do século II a.C.) e a África cartaginesa , a pax romana foi imposta em todo o Mediterrâneo e em Roma. entrou na esfera espiritual do mundo helenístico, do qual se tornou herdeiro com a unificação da região mediterrânea. Evidências antigas mostram que a palavra cruz adquiriu seu significado atual sob a influência da palavra latina crux , que se referia a várias formas de crucificação. É interessante uma descrição relevante de Sêneca, o Jovem , contemporâneo de Jesus : Video istic crucis ne unius quidem generis sed aliter ab aliis fabricatas: [...] alii brachia patibulo explicuerunt (Disque. 6 [Cons. Marc.] 20.3) Vejo ali cruzes, não de um tipo, mas de diferentes: [...] em algumas estão com os braços estendidos sobre o patíbulo
Ótimo vídeo professor, assim como fez um vídeo sobre o concílio de niceia, poderia fazer vídeos sobre os demais concílios ecumênicos pois há pouco material sério no you tube falando deles
Muito bom, dei a sujestão desse tema da cruz ou estaca, não sei se levou em consideração a minha pergunta já que não fiz no Instagram, mesmo assim valeu demais doutor 😊🤝
Você pensa em estudar Filosofia? Gosta? Estuda em casa? Muito bom seu entendimento da escrita apocalíptica. É um discurso, isto é, existe encadeamento de ideias no texto, não palavras postas de maneira aleatória.
O texto do Novo Testamento diz que a placa de Pilatos foi posta em cima da cabeça de Jesus. Se Jesus tivesse sido pregado numa estaca como dizem as testemunhas de Jeová, o texto diria que a placa estava em cima das mãos dele.
Gosto muito do "jeitinho" que seus vídeos são feitos! Eu gostaria de perguntar se você poderia fazer um vídeo sobre a pangeia, e teoria sobre ela ou etc.
15:32 σταυρον (ΣΤΑΥΡΟΝ) aparece abreviado como Σ⳨ΟΝ - στρον (ΣΤΡΟΝ) - no papiro 75, um dos mais antigos manuscritos do Evangelho de Lucas e no 66, um dos primeiros manuscritos bem preservados do Novo Testamento.
Houve guerras pelas rotas comerciais no mar egeu entre os micenicos e cidades estados da confederação hitita, como depois houve o colapso da idade do bronze essas batalhas foram transformadas em lendas
Um pouco antes de pesquisar sobre The office, vejo essa capa. Eu curto os Amish pelo pouco que vi. A Primera vez que vi uma referencia disso foi num desenho de robô. Tinha uma comunidade que não aceitava tecnologia.
Amigo, tem um versículo nos evangelhos que você esqueceu mas que pode indicar sim o tipo de cruz que Cristo foi crucificado: Mateus 27:37 diz “ Acima de sua cabeça fixaram por escrito a acusação forjada contra ele:”Este é Jesus, o rei dos judeus”. Uma cruz no formato de “T” não atenderia a descrição acima, pois não haveria como fixar nada acima de sua cabeça. Uma cruz na forma de uma estaca simples também não pois nesse caso as mãos do crucificado estariam fixados acima de sua cabeça, portanto o tipo de cruz que melhor se encaixa na descrição é a cruz tradicional que temos.
A cruz romana era como conhecemos hoje! A cada dia os protexs criam uma nova heresia!! Vc acha q igreja de Cristo nao sabia q Jesus foi crucificado numa cruz=stauros romana e q a igreja usava esse simbolo desde o inicio?? Σταυρός=cruz Στο όργανο θανατικής εκτέλεσης που χρησιμοποιήθηκε παλαιότερα και αποτελούνταν είτε από μία μυτερή κάθετη δοκό, είτε από δύο δοκούς συνδεδεμένες σε ορθή γωνία ή και σε σχήμα "Τ", στο οποίο δενόταν ή καρφωνόταν ο κατάδικος. . Σταυρός του Ιησού Χριστού=Stauros=Cruz de Jesus Cristo Quando Roma, com uma série de campanhas, transformou em suas províncias a Espanha , a Gália Narbônica , parte da Ásia Menor , enquanto subjugava a Grécia (em meados do século II a.C.) e a África cartaginesa , a pax romana foi imposta em todo o Mediterrâneo e em Roma. entrou na esfera espiritual do mundo helenístico, do qual se tornou herdeiro com a unificação da região mediterrânea. Evidências antigas mostram que a palavra cruz adquiriu seu significado atual sob a influência da palavra latina crux , que se referia a várias formas de crucificação. É interessante uma descrição relevante de Sêneca, o Jovem , contemporâneo de Jesus : Video istic crucis ne unius quidem generis sed aliter ab aliis fabricatas: [...] alii brachia patibulo explicuerunt (Disque. 6 [Cons. Marc.] 20.3) Vejo ali cruzes, não de um tipo, mas de diferentes: [...] em algumas estão com os braços estendidos sobre o patíbulo
De acordo com o Dicionário Vine - O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento, stau·rós “denota, primariamente, poste ou estaca vertical. Em tais peças os malfeitores eram pregados para execução. O substantivo stau·rós e o verbo stauroō, amarrar a uma estaca ou poste, devem ser originalmente distinguidos da forma eclesiástica da cruz de duas vigas”. Além disso, a Bíblia usa a palavra grega xý·lon como sinônimo de stau·rós. (Atos 5:30; 1 Pedro 2:24) Essa palavra significa “madeira”, “viga”, “estaca” ou “árvore”. b Desse modo, a The Companion Bible (Bíblia Companheira) conclui: “Não há nada no grego do [Novo Testamento] que sequer sugira duas peças de madeira.”
Professor, obrigado e adorei esse formato. Poderia abordar algo sobre Melquezedeque? Se sobrar um tempinho, poderia investigar sobre as interversões do "sobrenatural" nas capacidades humanas? Explico. Há relatos em diversas sociedades e tempos sobre a capacitação sobre humana por partes das divindades, no antigo testamento há um momento em que as pessoas são capacitas para fazem serviços e artefatos que não tinham essa habilidade e isso é retratado em outros momentos por outras culturas. Recentemente isso vem sendo resgatado como parte do processo criativo, onde a criatividade é uma entidade extra corpórea, em contraste com as tecnologias de inteligência artificial que não nos capacitam mais, mas nos entregam algo a partir do ponto zero delas, não há experiência colateral ou repertório de nenhum modo.
Professor. A ideia de Jesus ser morto em estaca faz mais sentido porque a profecias judaicas davam conta que o Messias deveria morrer Aldino o que for pendurado no madeiro) e lá no hebraico é árvore.
Eu gostaria de morar como os Amish. Penso que os cristãos deveriam viver mais ou menos assim, mas não se fechar a quem desejar se juntar a eles, obviamente.
Sobre a questão da Cruz me trouxe uma dúvida. A crucificação era um método comum do império romano que no caso falavam latim (Crux), porque usar como referência a esse método uma palavra em grego que pode ocasionar essa dúvida?
Professor Tenho uma dúvida sobre os fenícios, se há inscrições no Rio de janeiro e Paraiba que registra sua passagem, acredita-se 800 a.c, porque não há evidências de civilização, e contato ou influência com o povo indigena; sei muito pouco; gostaria que fizesse um vídeo sobre esse assunto, ou me recomenda-se uma referência Desde já agradeço
👕 Insider: creators.insiderstore.com.br/EstranhaHistoria
Use o cupom ESTRANHA para 18% de desconto na primeira compra ou 12% de desconto nas demais.
Nenhum dos dois!
Ele (Jesus) pagou fiança e meteu o pé dessa merda de mundo.
A
Ele foi pendurado em um staurus ou seja estaca
@@DalecioDaSilvasouza Um desperdício de vida morrer por essa humanidade podre.
😊😊
Uma vez,minha irmã foi aos EUA e ela queria muito visitar uma comunidade Amish, e assim fez. Lá ela comprou várias lembranças,uma delas era uma boneca em trajes tradicionais. Ela mostrava para todo mundo informando que era artesanato feito por mulheres Amish. Até que um dia ela foi lavar a roupa da boneca e lá estava “ Made in China”.😅😅😅😅
"Todo dia, um malandro e um otário saem de casa. Quando se encontram, fecham negócio."
Produto fabricado por amishineses
Eles têm seu lado hipócrita
@@yukiler, um verdadeiro negócio da China kkkk
Hahahahahha eles estão infiltrados até nas comunidades Amish😂😂😂😂😂
Esses vídeos de respostas estão muito bons, assim o canal não fica preso a um tema só, como estava nas lives.
As lives agora voltaram à diversidade de temas. :)
Também gostei, pois o canal sendo de divulgação científica, quem acompanha está de certa maneira estudando e essas caixinhas acabam sendo o momento da aula onde o aluno tira a dúvida. Curti bastante 😊
De acordo com o Dicionário Vine - O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento, stau·rós “denota, primariamente, poste ou estaca vertical. Em tais peças os malfeitores eram pregados para execução. O substantivo stau·rós e o verbo stauroō, amarrar a uma estaca ou poste, devem ser originalmente distinguidos da forma eclesiástica da cruz de duas vigas”.
Além disso, a Bíblia usa a palavra grega xý·lon como sinônimo de stau·rós. (Atos 5:30; 1 Pedro 2:24) Essa palavra significa “madeira”, “viga”, “estaca” ou “árvore”. b Desse modo, a The Companion Bible (Bíblia Companheira) conclui: “Não há nada no grego do [Novo Testamento] que sequer sugira duas peças de madeira.”
@@henriquecaldeira De acordo com o Dicionário Vine - O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento, stau·rós “denota, primariamente, poste ou estaca vertical. Em tais peças os malfeitores eram pregados para execução. O substantivo stau·rós e o verbo stauroō, amarrar a uma estaca ou poste, devem ser originalmente distinguidos da forma eclesiástica da cruz de duas vigas”.
Além disso, a Bíblia usa a palavra grega xý·lon como sinônimo de stau·rós. (Atos 5:30; 1 Pedro 2:24) Essa palavra significa “madeira”, “viga”, “estaca” ou “árvore”. b Desse modo, a The Companion Bible (Bíblia Companheira) conclui: “Não há nada no grego do [Novo Testamento] que sequer sugira duas peças de madeira.”
Como falhar miseravelmente: faça uma pichação zombando da religião que vc odeia, e sua arte será usada 2 mil anos depois como evidência pelos estudiosos e inclusive praticantes dessa religião.
É a versão milenar de "foi cancelado e dobrou de seguidores no insta"
Pois é,mesmo assim é uma referência à religião, não ao personagem real da religião.
O Jesus dos textos bíblicos foi crucificado na cruz da deusa romana Vitória. Jesus foi criado por Roma.
?? Claro que não @@Gil_casshern
Conte mais sobre esse seu delírio
Essa pessoa que fez a pichação provavelmente até sabia como era o verdadeiro rosto de Jesus, mas preferiu desenhar uma cabeça de burro no lugar mantendo o mistério de como era Jesus fisicamente kkk
@@Gil_casshernhur dur kkkkkkkk ateu burr0
Para quem é apaixonado por historia, este canal caiu do céu.
Sugestão de pauta:
- Jardins Suspensos da Babilônia existiram?
- Jezabel era tão malvada como diz a Bíblia ?
- Ainda hoje há influência cultural de Alexandre na Índia ?
A Insider está dominando tudo.
Tanto que já tá ficando chato 🤦🏻♂️
Verdade, todo youtuber que eu acompanho tá fazendo propaganda da Insider 😅😅
Por isso a camiseta custa 200 conto, pra bancar o marketing.
Camiseta cara do caramba
@@clarice_porto na gringa camisetas desse tecido o pessoal paga no máximo 20 dólares, aqui eles picam a faca. Além de não ser grande coisa não viu.
O melhor canal de história do mundo, talvez até do Brasil. Um dos melhores canais de história do universo, quem sabe até, um dos melhores do planeta terra.
...quiça o melhor de BH, depois do canal do joão carvalho
Este canal é o melhor lá no norte da Coreia do Sul...
KKKKK piadão
@@99Gara99 João Carvalho? Plmds, quem lê wikipédia pra fazer vídeo não pode ser considerado sério.
Melhor canal da via láctea e arredores
Estou fazendo um detox de redes sociais por preencherem meu cérebro com muita informação inútil. É tão satisfatório encontrar aqui um canal como este, tão maravilhoso e esclarecedor. Muito obrigada ❤
Eu moro no Paraguay e estou constantemente em contato com Menonitas, as comunidades tem diferenças em quais sao mais ou menos adeptas de tecnologias, a solidariedade entre eles é algo muito verdadeiro.
Quanto mais eu assisto ao seu canal, mais eu percebo como "verdades" sobre a Bíblia são passadas sem conhecimento algum. Seu conteúdo é sensacional.
Mais um vídeo excelente do melhor canal de história do Brasil.
O melhor canal de história do RUclips Brasil!
*ISRAHELL JA DISSE QUE ELES VÃO TER QUE IR PRA GUERRA EM GAZA PARTICIPAR DO EXTERMÍNIO E GENOCÍDIO PALESTINO.*
❤ Olá meu Caro historiador Henrique (que tornou-se também um " garoto-propaganda" da INSIDER), a cada dia você nos apresenta temas muitas vezes desconhecidos, polêmicos, porém, de suma importância, temas estes que nos esclarecem e/ou nos ensinam um pouco mais, e o que é de suma importância, sem nenhum envolvimento pessoal sobre eles, como é o caso de temas nevrálgicos, como por exemplo, sobre " religião" , o que eu admiro esta neutralidade sua, que com certeza, pelo menos de minha parte, demonstra cuidado e respeito vez que se trata de um terreno perigoso, resvaladiço e a sua postura é irrepreensível. Receba o meu caloroso abraço e admiração.❤
Quando adolescente, li num livro que a crucificação dos condenados era em cruz na forma de x, pois não se gastava muito tempo para erguer e era mais fácil para tirar os corpos, sendo ela ficava rente ao chão.
Então, quer dizer que o Egito não conseguiu se expandir mais porque encontrou alguém que tinha uma expansão de domínio mais refinada?
Muito obrigada por responder minha pergunta =D !!! Tive um mini surto quando vi!
Eu que agradeço pela pergunta! :)
Olá professor acho que o texto dá pistas sim. Veja, a Tomé Jesus manda olhar o sinal DOS CRAVOS NAS MÃOS, isso só bate com as duas mãos, um cravo em cada uma, pois numa estaca seria UM CRAVO atravessando as duas sobrepostas. E quando ele é crucificado é colocada uma placa acima da cabeça. Logo, tinha madeira passando acima da cabeça, não seria um T, mas, um t. Bom canal.
acrescente a isto que ja foi provado que se estivesse de braço aberto a tensão sobre os músculos e tendões os teriam rasgado, tornando Jesus como um cordeira sacrificial improprio para o seu papel, um dos requisitos da lei era que o cordeiro não tivesse defeito (Lev. 5:15, 16, 18; 6:6) (João 1: 29)
@@mofoxbr4660 Os pes tambem foram pregados e tinha um suporte em baixo, assim q os bracos nao sustevam o peso do corpo
é engraçado pensar que daqui, sei lá, 1000 anos, nossa civilização estará no mesmo "saco" temporal que as civilizações que conhecemos como antigas hoje.
assim como é difícil para nós criar uma separação entre as civilizações antigas, para pessoas do futuro também será.
Se ainda houver humanidade....
hoje temos toneladas de registro, vai ser extremamente facil nos estudar
@@marcelogontijo7848o problema é a fragilidade desses registros, já que somos uma sociedade digital.
@@agamnne por que seria frágil?
@@picadediamante8492 Porque são vulneráveis a obsolescência dos formatos e suportes, degradação dos dados, ciberataques e desastres naturais. Poucos anos atrás CDs e DVDs eram as mídias mais populares que existiam, hoje quase ninguém mais tem acesso aos leitores. Geração Z mal sabe o que é. Nunca produzimos tanta informação e ao mesmo tempo ela nunca foi tão efêmera, cada vez mais distribuída em servidores pelo mundo de forma difusa e impermanente. É mais fácil encontrar uma cópia de um livro físico de 200 anos do que de uma página de internet de 5 anos atrás.
Os Amish são o equivalente no cristianismo protestante dos judeus ultra ortodoxos. São extremamente parecidos: os homens usam roupas de linho, barbas longas e chapéus pretos. Até mesmo falam um dialeto germânico: se os judeus ultra-ortodoxos falam o iídiche ( variação do alemão medieval falado pelos judeus da Europa oriental), os Amish falam o "alemão da Pensilvânia", variação do alemão oriental do século 16. Li uma reportagem curiosa: um grupo de Amish foi se encontrar com judeus ultra-ortodoxos em Nova York e__ ou não!__ surpreendentemente se deram muito bem! Talvez porque tivessem muito em comum mais do que com as pessoas de seus próprios grupos religiosos.
Que canal bom, se eu disser para minha mãe TJ que tem mais chances de ter sido uma CRUZ do que uma ESTACA ela vai pirar kkkkkkk.,
Jesus carregou uma estaca até o local de execução, depois de ser pregado na mesma foi erguido em um esteio formando assim a cruz, concluímos que ele teve morte na cruz, isso era comum para o império romano.
Os textos religiosos do cristianismo não validam a narrativa fictícia da crucificação como verdadeira.
Exato, a cruz romana era assim mesmo cruzada como esta na historia!
Mas é importante levar em consideração tbm o fator biológico. A cruz era usada como uma forma de torturar mais, pois sua posição quebrava alguns ossos. Nós registros que temos, indicam que o corpo de jesus ao ser retirado, não havia sequer um membro fraturado. O que serial possível apenas na estaca.
@@Gil_casshern textos diferentes, escritos por diferentes pessoas e em diferentes locais relatando os mesmos acontecimentos. Isso é justamente uma validação histórica. Caso contrário nenhum texto histórico em nenhum contexto é válido e tudo que sabemos sobre história é mentira.
@@juliosilvadeoliveira6748 negativo. Primeiro que o fato dos evangelhos não citarem que haviam ossos quebrados, não significa que não tinham ossos quebrados. E segundo porque é totalmente possível sim que Ele tenha sido crucificado e que não tenha quebrado os ossos
No grego clássico, esta palavra, stau.rós, significava meramente uma estaca reta, ou poste. MAIS TARDE, veio também a ser usada para uma estaca de execução com uma peça transversal. The Imperial Bible-Dictionary reconhece isso, dizendo: “A palavra grega para cruz, [stau·rós], devidamente significava uma estaca, um poste reto, ou pedaço de ripa, em que algo podia ser pendurado, ou que poderia ser usado para estaquear [cercar] um pedaço de terreno. . . . Até mesmo entre os romanos a crux (da qual se deriva nossa cruz) parece ter sido originalmente um poste reto.” - Editado por P. Fairbairn, (Londres, 1874), Vol. I, p. 376
Legal pra caramba essa resposta sobre Troia. Merecia um vídeo específico (perdoe-me se já tem). Digo isso pq sempre que questionamos a historicidade de Moisés, Abraão ou até mesmo de Jesus ou o que quer que seja relacionado as figuras da mitologia Judaico-Cristã, SEMPRE, sem exceção, aparece o sabidão que vem argumentar que "é conveniente que os historiadores se questionam tanto sobre a existência ou não das coisas que são faladas na bíblia, mas não questionam com o mesmo escrutínio a veracidade da Guerra de troia, ou a existência de Sócrates, Platão, etc".
A questão é que geralmente essas pessoas que falam isso não fazem a menor ideia de como discussões assim realmente existem, sim, sobre essas coisas serem fatos ou não, apenas não é algo tão falado pq, obviamente, as coisas que giram em torno do cristianismo no nossa sociedade ocidental ganham maior foco. Além de que não tem ninguém advogando que A Ilíada seja um livro histórico, não acredito que ninguém leia isso com esse pensamento, ou se sim, talvez sejam pouquíssimas pessoas bem desavisadas, então assim, meio tanto faz pra até mesmo do ponto de vista de influencia social, enquanto do outro lado, são os próprios leitores da bíblia que querem que ela seja verdade e fazem questão de ficar batendo ela pra cima alegando que aqueles contos são reais, causando assim, que haja essa discussão recorrente.
Em resumo: não são os historiadores que ficam batendo na tecla de como a bíblia tem falhas históricas, na verdade é justamente o contrário, os argumentos sobre o que existe de fato ou não estão lá (assim como o que se sabe sobre a historia Grécia antiga ou o que quer que seja), são os próprios cristão que não aceitando os argumentos ficam levantando essa bola toda hora e isso vira um ciclo bem desgastante que muitas vezes impede até mesmo que um debate mais sério evolua, pq parece que é preciso sempre estar explicando as mesmas coisas repetidas vezes.
Puxa professor!!! Gostei muito da honestidade intelectual que vive usou nos vídeos sobre os diversos assuntos históricos e religiosos!!! A gente aprende muito mais com eles do que com várias versões que dizem sobre eles por aí!!!
Gostei muito dele e pode ser usado muito como um meio de levar e abrir mais o diálogo em vez de criticar e atacar um conceito que a pessoa tem pela história como pela religião muito atacada até de forma sem argumentos!
Gostei muito!!! Os seus vídeos servem muito como referência!
Eu mesmo vou usá-lo para isso!!!
Faz a gente e outras pessoas a ser mais toleráveis e abertas ao diálogo!!!
Muito show cada um deles!
Obrigado mesmo por esses corte!!! Muito bom em tudo!!! ✌🏻😄😊😉👍🏻☺️
Nota: Esta coletânea de livros apócrifos que o professor falou que tem dúvidas porque que não conhece, eu recomendo!!! Muito boa a tradução!!!
Inclusive ela coloca uns detalhes do qual tem os trechos que foram corrompidos e entre colchetes o que foi acrescentado posteriormente. Assim, leva ao leitor avaliar se leva em consideração ou não os detalhes!!!
Fica a dica!!! 😉👍🏻
Espero ter ajudado em algo com isso também!!!
Valeu!!!! ✌🏻😄😊😉👍🏻
De acordo com o Dicionário Vine - O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento, stau·rós “denota, primariamente, poste ou estaca vertical. Em tais peças os malfeitores eram pregados para execução. O substantivo stau·rós e o verbo stauroō, amarrar a uma estaca ou poste, devem ser originalmente distinguidos da forma eclesiástica da cruz de duas vigas”.
Além disso, a Bíblia usa a palavra grega xý·lon como sinônimo de stau·rós. (Atos 5:30; 1 Pedro 2:24) Essa palavra significa “madeira”, “viga”, “estaca” ou “árvore”. b Desse modo, a The Companion Bible (Bíblia Companheira) conclui: “Não há nada no grego do [Novo Testamento] que sequer sugira duas peças de madeira.”
Menonitas sao muito fortes no interior de Goiás, Tocantins e SC.
15:58 Henrique encheu a boca pra falar "tora". Incrível.
Kkkkkkkkkkk
Lá ele.
Boa tarde a todos!
Gostaria imensamente que você falasse sobre a teoria do
COGUMELO JESUS
E não abusando da sua pessoa, algo do autor dela.
Eu acho um ponto de vista extremamente interessante!
Sou estudante de Arqueologia e gosto muito dos seus vídeos. Sempre tô assistindo 👏
Uma curiosidade que tenho, é de como era o mando antes de Jesus, quem era a pessoa que mais se aproximava dessa imagem que temos dele hoje
Para o judeus era Moisés até então, devido ao que aconteceu em êxodo
Depende do idioma.
Naquela época e ainda hoje existem muitas religiões.
Para a pessoa entender de historia guardar nomes locais...rapaz, tem que ser muito inteligente bicho kkk muito dedicado. rapaz, parabens.
Faz uma collab com o Prof. Jonathan, seria fantástico ver vocês dois juntos num vídeo ❤
Já viu o podcast noites gregas? O professor moreno faz uma interpretação bem legal. Ele diz que com certeza existiram inúmeras guerras na antiguidade entre gregos e troianos, porém, a guerra como descrita por Homero, não aconteceu, por que os deuses participam ativamente daquela guerra e as intervenções divinas são o que deixam a poesia de Homero tão singular. Achei essa interpretação bem legal.
Esse formato é muito bom professor!
Obrigado pela atenção e resposta!
parabéns pela impacialidade religiosa nos seus vídeos
Professor. Poderia fazer alguns vídeos sobre histórias, contos e lendas indígenas aqui da América do Sul ?
Como da Amazônia, chile, peru, etc ...
Parabéns, o seu trabalho é excepcional !
Vídeos excelentes! Gostei muito desse formato - é mais objetivo. Parabéns! E. Obrigafa por compartilhar o seu conhecimento conosco! 😃👍
Amei a thumbnail ❤
Este é o canal de história mais "bonito" do RUclips.
Excelente vídeo, ganhou mais um inscrito.
Gostaria de sugerir ao sr que fizesse um vídeo a respeito da circunavegação do continente africano pelo faraó Pié, por volta do VI século AEC, obrigado.
Professor, eu de novo. Uma sugestão para novos vídeos. Eu conheci seu canal, pois estava pesquisando sobre história da humanidade e a relação com a percepção etc. Talvez uma abordagem mais direcionada, por exemplo uma caixinha de perguntas sobre profissões e quais os vestígios dessas profissões na história. Enfim, só parpite. Parabéns pelo trabalho. Gosto muito de assistir lavando louça. Adoro sua didática.
eu queria tanto que ele falasse sobre Hipátia 😭
interssante vejo muitos que se dizem cristãos adorando a cruz um instrumento de tortura de JESUS
Nós católicos e os ortodoxos adoramos sim! Uma vez que foi ensinado pela tradição dessa forma, e é bíblico. Enquanto os judeus exigem milagres e os gregos buscam a sabedoria, nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, mas, para os que são chamados, quer dos judeus quer dos gregos, é Cristo força de Deus e sabedoria de Deus» (1Cor 1,22-23).
@@igormacedo1902 Mas dita pra adorar a cruz, mas valeu pela explicação
@@adrianobajCuriosidades Não se esqueça! Não é qualquer cruz é a cruz de Jesus!!! Não adoramos o objeto Cruz, mas o que ela significa dentro da mística cristã. A cruz para nós não é objeto de tortura, mas sim de redenção.
@@igormacedo1902 👍 VALEU
A cruz de Jesus está vazia e isso que adoramos porque Cristo está ressurreto a cruz é uma metáfora e a Cruz também pode ser vista como um altar a onde o cordeiro imaculado de Deus derramou seu sangue por nossa causa
Interessantíssimo . Adorei o formato , as perguntas e as resposta . Obrigada 🙏🏻🌷✨🙏🏻
Eu acredito firmemente que muito da história é coisa de contador de estória…
E muitos estão sobre efeito de tóxico!
Claro, isso para quem não acredita em contos, mas a quem acredita que se divirta
Eu sempre aprendo muito, muito com seus videos. Obrigado mesmo 👏🏻👏🏻
Apóstolo Paulo testifica que a cruz geralmente tinha o formato de uma cruz latina, com um travessão horizontal mais curto que o vertical. No entanto, o foco de Paulo não está no formato físico da cruz, mas sim em seu significado espiritual e simbólico.
Quando o apóstolo fala da cruz de Cristo, ele está se referindo ao sacrifício de Jesus na cruz como o meio de redenção e salvação para a humanidade. Ele destaca que é por meio da morte e ressurreição de Cristo que os crentes são reconciliados com Deus e recebem o perdão dos pecados.
Dessa forma, o formato específico da cruz não é o cerne da mensagem de Paulo. O que realmente importa é o profundo significado espiritual por trás desse símbolo, que representa o amor, a graça e a salvação de Deus para a humanidade.
Alguns versículos em que Paulo fala sobre a cruz de Cristo incluem:
1. Gálatas 6:14 - "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo."
2. 1 Coríntios 1:18 - "Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus."
3. Filipenses 3:18 - "Pois muitos andam por aí, dos quais muitas vezes vos disse e agora vos digo chorando, que são inimigos da cruz de Cristo."
Esses versículos ressaltam a importância da cruz de Cristo na vida dos cristãos e destacam o significado central do sacrifício de Jesus como o caminho para a redenção e a salvação. Paulo enfatiza que a cruz é o poder de Deus para a salvação daqueles que creem.
Além de que quando Paulo fala sobre a "cruz" em suas epístolas, ele usa a palavra grega "stauros" (σταυρός), que é um termo genérico para um instrumento de tortura ou execução. Na época de Paulo, os romanos geralmente usavam a cruz latina, que tinha a forma de uma "T" ou de uma cruz com um travessão horizontal mais curto que o vertical, para crucificar criminosos.
Portanto, ao se referir à "cruz de Cristo", Paulo provavelmente tinha em mente a cruz latina usada como instrumento de tortura e execução, onde Jesus foi crucificado. Embora a forma específica da cruz possa não ser o foco principal de seu ensinamento, o símbolo da cruz tinha um profundo significado espiritual para os seguidores de Cristo, representando o sacrifício redentor de Jesus e a esperança da salvação.
A cruz romana para punicao era como conhecemos, ou em t!! A igreja de Jesus sempre utilizou a cruz cruzada
Então, eu li muito a bíblia e alguns manuscritos apócrifos, eu atualmente estou lendo o Livro de Urântia pela segunda vez, em minha opinião parece que é o que mais se aproxima de uma verdade, sei que não podemos ter certeza absoluta da verdade porque muitas coisas aconteceram a séculos atrás e muitas foram passada por tradição oral, você já teve a oportunidade de ler o Livro de Urântia, se sim, o que achou?
Muito bacana, adoro seu canal 🤩
sobre a cruz, se ouve muito que Jesus literalmente foi pregado na cruz que estava destinada a Barrabás; e que por ser feita sob medida (cruz ou estaca, enfim), tiveram que deslocar o ombro de Jesus. Tem fontes seguras para afirmar essas questões?
Esses dias eu vi uma pessoa perguntando sobre o Quadrado Sator em alguma live e vc tinha dito q não conhecia o tema. Sugiro pesquisar pois e bem interessante! (E inspirou o Nolan a fazer o filme Tenet). Abraço!
Quando falou dos Amish eu lembrei de um episódio dos Simpsons, onde falam sobre eles e a capacidade se ajudarem a construir as coisas.
Seus vídeos mostram um bom conhecimento. Mas sobre a cruz é necessário perguntar como eram feitas as execuções na época, talvez isso leve a certeza
Obrigado! Eram feitas de várias formas, algumas citadas no vídeo. Não havia uma padronização. Josefo, no primeiro século, é um dos autores que dá testemunho de várias execuções diferentes envolvendo madeira e pregos, todas elas chamadas pelo mesmo termo, daí a incerteza.
Jesus foi crucificado numa cruz=stauros romana e q a igreja usava esse simbolo desde o inicio. Σταυρός=cruz Στο όργανο θανατικής εκτέλεσης που χρησιμοποιήθηκε παλαιότερα και αποτελούνταν είτε από μία μυτερή κάθετη δοκό, είτε από δύο δοκούς συνδεδεμένες σε ορθή γωνία ή και σε σχήμα "Τ", στο οποίο δενόταν ή καρφωνόταν ο κατάδικος.
.
Σταυρός του Ιησού Χριστού=Stauros=Cruz de Jesus Cristo
Quando Roma, com uma série de campanhas, transformou em suas províncias a Espanha , a Gália Narbônica , parte da Ásia Menor , enquanto subjugava a Grécia (em meados do século II a.C.) e a África cartaginesa , a pax romana foi imposta em todo o Mediterrâneo e em Roma. entrou na esfera espiritual do mundo helenístico, do qual se tornou herdeiro com a unificação da região mediterrânea. Evidências antigas mostram que a palavra cruz adquiriu seu significado atual sob a influência da palavra latina crux , que se referia a várias formas de crucificação. É interessante uma descrição relevante de Sêneca, o Jovem , contemporâneo de Jesus :
Video istic crucis ne unius quidem generis sed aliter ab aliis fabricatas: [...] alii brachia patibulo explicuerunt
(Disque. 6 [Cons. Marc.] 20.3)
Vejo ali cruzes, não de um tipo, mas de diferentes: [...] em algumas estão com os braços estendidos sobre o patíbulo
Eu nem gosto de religião, mas os vídeos são tão bons que não dá pra passar batido kkk
Ateu burr0
Aqui vejo os esclarecimentos históricos mais convincentes. Parabéns, Henrique!
Ahhh, eu sou posso mi escreve, não sei quantos vídeos bons assisti do seu canal hoje, que Deus continue ti enchendo de sabedoria 😊
Obrigado pelo vídeo ❤
Parabéns pelo novo formato Professor. Mas não deixe de fazer lives!😊
As lives continuam! Todo domingo à noite. :)
Ótimo vídeo professor, assim como fez um vídeo sobre o concílio de niceia, poderia fazer vídeos sobre os demais concílios ecumênicos pois há pouco material sério no you tube falando deles
Assistindo o vídeo em Parauapebas-Pá, capital do minério.
Muito legal essa forma respondendo perguntas professor.
Professor vou te dar uma sugestão de vídeo. O Concílio de Constança.
Excelente esse formato!
Muito bom, dei a sujestão desse tema da cruz ou estaca, não sei se levou em consideração a minha pergunta já que não fiz no Instagram, mesmo assim valeu demais doutor 😊🤝
Eu já assisti todos os vídeos do canal, mas como agora trabalho, vai ser difícil assistir todas as lives kkkk
Adorei esse formato de vídeo
Você pensa em estudar Filosofia? Gosta? Estuda em casa?
Muito bom seu entendimento da escrita apocalíptica. É um discurso, isto é, existe encadeamento de ideias no texto, não palavras postas de maneira aleatória.
Amo todos seus vídeo ❤
Só agradeço por essa obra!
O texto do Novo Testamento diz que a placa de Pilatos foi posta em cima da cabeça de Jesus. Se Jesus tivesse sido pregado numa estaca como dizem as testemunhas de Jeová, o texto diria que a placa estava em cima das mãos dele.
Gosto muito do "jeitinho" que seus vídeos são feitos! Eu gostaria de perguntar se você poderia fazer um vídeo sobre a pangeia, e teoria sobre ela ou etc.
15:32 σταυρον (ΣΤΑΥΡΟΝ) aparece abreviado como Σ⳨ΟΝ - στρον (ΣΤΡΟΝ) - no papiro 75, um dos mais antigos manuscritos do Evangelho de Lucas e no 66, um dos primeiros manuscritos bem preservados do Novo Testamento.
Se puder, fale um pouco sobre o livro dos mórmons.
Houve guerras pelas rotas comerciais no mar egeu entre os micenicos e cidades estados da confederação hitita, como depois houve o colapso da idade do bronze essas batalhas foram transformadas em lendas
A verdade aparecendo...muito bom.
validou o texto de joão. Graça e Paz
Fala Doutor, eu gostaria de ver um vídeo seu explicando a Rebelião Taiping. Abraços e parabéns pelo canal, conteudo muito bom.
Um pouco antes de pesquisar sobre The office, vejo essa capa. Eu curto os Amish pelo pouco que vi. A Primera vez que vi uma referencia disso foi num desenho de robô. Tinha uma comunidade que não aceitava tecnologia.
Boa tarde Henrique e seguidores do canal.
Gosto desse formato de perguntas e respostas e você é muito bom. Esse canal é o meu favorito. Parabéns pelo excelente trabalho
Em outro testo de atos usa uma palavra que dar a entender que foi em uma estaca ou uma árvore
Excelente canal! Esclarece muito e o formato de perguntas é bem dinâmico.
Amigo, tem um versículo nos evangelhos que você esqueceu mas que pode indicar sim o tipo de cruz que Cristo foi crucificado: Mateus 27:37 diz “ Acima de sua cabeça fixaram por escrito a acusação forjada contra ele:”Este é Jesus, o rei dos judeus”.
Uma cruz no formato de “T” não atenderia a descrição acima, pois não haveria como fixar nada acima de sua cabeça.
Uma cruz na forma de uma estaca simples também não pois nesse caso as mãos do crucificado estariam fixados acima de sua cabeça, portanto o tipo de cruz que melhor se encaixa na descrição é a cruz tradicional que temos.
No verdade tem como sim, ele pode estar logo a cima das mãos de Jesus.
As mãos pregadas e um pouco acima as acusações.
A cruz romana era como conhecemos hoje! A cada dia os protexs criam uma nova heresia!! Vc acha q igreja de Cristo nao sabia q Jesus foi crucificado numa cruz=stauros romana e q a igreja usava esse simbolo desde o inicio?? Σταυρός=cruz Στο όργανο θανατικής εκτέλεσης που χρησιμοποιήθηκε παλαιότερα και αποτελούνταν είτε από μία μυτερή κάθετη δοκό, είτε από δύο δοκούς συνδεδεμένες σε ορθή γωνία ή και σε σχήμα "Τ", στο οποίο δενόταν ή καρφωνόταν ο κατάδικος.
.
Σταυρός του Ιησού Χριστού=Stauros=Cruz de Jesus Cristo
Quando Roma, com uma série de campanhas, transformou em suas províncias a Espanha , a Gália Narbônica , parte da Ásia Menor , enquanto subjugava a Grécia (em meados do século II a.C.) e a África cartaginesa , a pax romana foi imposta em todo o Mediterrâneo e em Roma. entrou na esfera espiritual do mundo helenístico, do qual se tornou herdeiro com a unificação da região mediterrânea. Evidências antigas mostram que a palavra cruz adquiriu seu significado atual sob a influência da palavra latina crux , que se referia a várias formas de crucificação. É interessante uma descrição relevante de Sêneca, o Jovem , contemporâneo de Jesus :
Video istic crucis ne unius quidem generis sed aliter ab aliis fabricatas: [...] alii brachia patibulo explicuerunt
(Disque. 6 [Cons. Marc.] 20.3)
Vejo ali cruzes, não de um tipo, mas de diferentes: [...] em algumas estão com os braços estendidos sobre o patíbulo
@@markrock442 boa, concordo com vc
@@erickrian4462então o texto não diria que a inscrição estaria acima de sua cabeça, e sim a acima de suas mãos.
Ola Henrique, vc poderia fazer um video sobre como era as primeiras igrejas cristãs históricas? Ou como eram os cultos cristãos do primeiro século D.C
Se Tróia não existiu, quem que inventou os cavalos?
aí vc tem um ponto. 😂
Se os cavalos existem, então está provado a existência de Tróia.
O cavalo é uma invenção dos gregos pra enganar troianos.
Se os cavalos existissem né, pq na vdd ele são apenas dinossauros fantasiados.
@@Culteafins independente de ser dinossauro disfarçado ou não é o que conhecemos como cavalo
17:34 Pra ver a importância e poder do grafite. Um autor anônimo que ficou eternizado na história
Com relação à crucificação: não há fontes romanas que descrevam a cruz e o processo de crucificação?
Jesus é Ariano? Exitiu uma ligação entre o Rei Constantino e o Concílio de Nicéia? Obrigado e uma boa semana...
*Vivendo e aprendendo 😊*
Muito bom esse canal do Senhor doutor estranha
De acordo com o Dicionário Vine - O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento, stau·rós “denota, primariamente, poste ou estaca vertical. Em tais peças os malfeitores eram pregados para execução. O substantivo stau·rós e o verbo stauroō, amarrar a uma estaca ou poste, devem ser originalmente distinguidos da forma eclesiástica da cruz de duas vigas”.
Além disso, a Bíblia usa a palavra grega xý·lon como sinônimo de stau·rós. (Atos 5:30; 1 Pedro 2:24) Essa palavra significa “madeira”, “viga”, “estaca” ou “árvore”. b Desse modo, a The Companion Bible (Bíblia Companheira) conclui: “Não há nada no grego do [Novo Testamento] que sequer sugira duas peças de madeira.”
Professor, obrigado e adorei esse formato. Poderia abordar algo sobre Melquezedeque? Se sobrar um tempinho, poderia investigar sobre as interversões do "sobrenatural" nas capacidades humanas? Explico. Há relatos em diversas sociedades e tempos sobre a capacitação sobre humana por partes das divindades, no antigo testamento há um momento em que as pessoas são capacitas para fazem serviços e artefatos que não tinham essa habilidade e isso é retratado em outros momentos por outras culturas. Recentemente isso vem sendo resgatado como parte do processo criativo, onde a criatividade é uma entidade extra corpórea, em contraste com as tecnologias de inteligência artificial que não nos capacitam mais, mas nos entregam algo a partir do ponto zero delas, não há experiência colateral ou repertório de nenhum modo.
Professor. A ideia de Jesus ser morto em estaca faz mais sentido porque a profecias judaicas davam conta que o Messias deveria morrer Aldino o que for pendurado no madeiro) e lá no hebraico é árvore.
Louis Charbonneau-Lassay discorda. mas o brasileirinho médio do youtube do bostil bananil não está preparado pra isso.
A cruz romana para punicao era como conhecemos, ou em t!! A igreja de Jesus sempre utilizou a cruz cruzada
Boas questões - ótimas respostas
Eu gostaria de morar como os Amish. Penso que os cristãos deveriam viver mais ou menos assim, mas não se fechar a quem desejar se juntar a eles, obviamente.
Sempre grato pelos videos mestre!!!
Sobre a questão da Cruz me trouxe uma dúvida. A crucificação era um método comum do império romano que no caso falavam latim (Crux), porque usar como referência a esse método uma palavra em grego que pode ocasionar essa dúvida?
Professor
Tenho uma dúvida sobre os fenícios, se há inscrições no Rio de janeiro e Paraiba que registra sua passagem, acredita-se 800 a.c, porque não há evidências de civilização, e contato ou influência com o povo indigena; sei muito pouco; gostaria que fizesse um vídeo sobre esse assunto, ou me recomenda-se uma referência
Desde já agradeço