Migração para o Linux. Devo migrar para o Linux ou instalar o Linux em Dualboot com Windows?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 авг 2024

Комментарии • 20

  • @movimentorosabranca
    @movimentorosabranca Месяц назад +2

    Boa tarde! Vou relatar minha experiência quando comecei no Linux. Eu usei primeiro o Ubuntu com interface Unity em 2013 em dualboot com o Windows, fui pegando as manhas entre um e outro, associando coisas e após dois meses eu já instalei só Ubuntu. Migrei para o Mint que achei bem mais fácil e depois para o Debian há dois anos. Hoje, eu uso Debian e alterno com o Fedora para saber mexer com diversos gerenciadores de pacotes. Uso apt e dnf na medida do possível. Importante é conhecer como mexer no gerenciador de pacotes e saber usá-los. Sem isto, via Terminal, é ser mero usuário(a) pouco aprendendo sobre soluções de problemas no Linux. Todo sistema tem problemas seja Windows, linha MAC, Linux, BSD e etc. Daí a importância em saber atualizar, subir um firewall, instalar e remover programas, saber como atualiza a versão para outra via Terminal sendo só o basicão no que estou citando na parte do Linux. Atualmente uso Fedora 40 com XFCE e Debian 12.6 com LXDE em máquina mais antiga de 32 bits. Experimente um Linux Mint em paralelo com o Windows só para citar um exemplo. É minha dica. Aqui no canal há vídeos que mostram como fazer um pen-drive bootável ou de arranque e como configurar a BIOS para dar a partida. É isto e sucesso para quem fará o dualboot. Não esqueça de desabilitar o secure boot caso dê algum problema quando suba o sistema. Abraços.

    • @fethatutoriais
      @fethatutoriais  Месяц назад +1

      Olá meu amigo. Agradeço o seus comentário com estas informações e relato de experiencia pessoal. Muito legal saber a sua trajetória no Linux e outros Sistemas. Eu gostava muito do Ubuntu 16 Unity, pois era ótimo para usar. Depois usei o Ubuntu Mate 18 32 bit por 1 ano e meio. Depois por uns uns meses o Zorin, e então me adaptei melhor com o Mint. Outras bases como arch, fedora e mandriva, não me dei muito bem. O Linux é o mqias uso, uso o Windows por causa do programas VB6 e Lazarus e principalmente pelo editor de vídeos Active Presenter, que só tem versão para Windows e no wine e playonlinux ele fica muito lento. Um forte abraço meu irmão.

  • @cristianosales7459
    @cristianosales7459 Месяц назад +1

    Muito bom vídeo, amigo! É muito interessante e bom saber que cada vez mais pessoas estão adotando sistemas linux.

    • @fethatutoriais
      @fethatutoriais  Месяц назад +2

      Olá. Agradeço o elogio ao vídeo. Verdade meu amigo é muito bom saber que mais pessoas estão usando Linux. E parece que este numero tende a aumentar. Um abraço.

  • @Dinho3dnapista
    @Dinho3dnapista Месяц назад +1

    Meu pc é um Dell Optiplex3060.
    Estou em processo de migração em dual boot com Windows 11 Pro.
    Meu desafio é tentar usar o Linux encontrando programas alternativos.
    Escolhi o Big Linux recentemente e estou gostando bastante.

    • @fethatutoriais
      @fethatutoriais  Месяц назад

      Olá. Muito obrigado por comentar. Sem dúvida o BigLinux é uma ótima distro. Um abraço.

  • @zekinha_linux_1979
    @zekinha_linux_1979 Месяц назад

    Eu tenho 6 computadores e só 2 estão com o Windows... um do meu filhote e outro da minha esposa. Os meus CDs do Ubuntu vieram de Inglaterra e de graça, bons tempos que dava para mandar vir 10 CDs logo de uma só vez... até vinham uns autocolantes também.

    • @fethatutoriais
      @fethatutoriais  Месяц назад +2

      Olá meu amigo. Agradeço o comentário. Me lembro desta época quando a nossa internet era muito lenta para baixar 1 CD do Ubuntu. A Canonical enviava gratuitamente CD do Ubuntu. Um abraço.

  • @nelkog
    @nelkog Месяц назад

    Olá Professor, creio que as exigências do windows 11 e o suporte do Windows 10 que vai expirar ano que vem podem ser um indicativo das pessoas buscarem outra alternativa. O Linux está cada vez mais intuitivo e praticamente existem programas similares do windows para linux e muitos outros para ambos os sistemas. Além disso tem o wine que possibilita executar programas do Windows . Enfim, são muitas as vantagens de usar o Linux. Abraço.

    • @fethatutoriais
      @fethatutoriais  Месяц назад

      Olá Nelson. Realmente exigências do Windows 11, com equipamentos bem mais caros, e o fim de suporte do Windows 10, muitos usuários encontrarão no Linux uma ótima alternativa e poderão usar sistemas atualizados. Além das vantagens que você citou é gratuito. Um forte abraço.

  • @ruancarlos3958
    @ruancarlos3958 Месяц назад

    Estou em processo de migração para Linux e usando o Mint em xfce, não me arrependo nem um pouco. O maior problema do Windows na minha humilde opinião é sua interface que é muito pesada e ao contrário do Linux não dá alternativa para uma mais leve.

    • @fethatutoriais
      @fethatutoriais  Месяц назад +1

      Olá. Agradeço o comentário. Linux Mint é a minha distro preferida. Realmente a interface do Windows é muito pesada. Requer Máquinas com mais recursos. Um abraço.

  • @malaquiassocratesgomesalve608
    @malaquiassocratesgomesalve608 Месяц назад

    Irmão mudei pro Davince resolve por ser o mais otimizado no windows e linux e ter muitas funções.

    • @fethatutoriais
      @fethatutoriais  Месяц назад +1

      Olá meu irmão. Agradeço a sugestão. Vou instalá-lo e ver se consigo mexer nele. Um abraço.

  • @albertvmaia
    @albertvmaia Месяц назад

    Eu ensino a criar um dual boot tenho um video de 11 horas explicando atualizando o Windows 7 completamente na ISO.

    • @fethatutoriais
      @fethatutoriais  Месяц назад +2

      Olá. Muito obrigado pelo comentário e pela informação. Mais tarde vou assistir ao vídeo. Um abraço.

    • @albertvmaia
      @albertvmaia Месяц назад

      @@fethatutoriais De nada eu raramente faço video agora para o RUclips eu me desanimei. agora meu foco é a faculdade, investimentos mais quando puder postarei um video recente. eu to pretendendo lançar um plataforma chamada Video de aplicativo brasileiro em outubro de 2024 estou estudando a forma de como as pessoas vão armazenar os videos e vou fazer que essa plataforma seja regularizada no cartório. ser um concorrente normal do RUclips restrito dentro do Brasil. mesmo assim obrigado um abraço.

    • @fethatutoriais
      @fethatutoriais  Месяц назад +1

      Olá. Eu que agradeço o seu feedback. Realmente produzir vídeos para o YT as vezes desanima, pois o alcance das views é muito pequeno. Desejo sucesso nos seus empreendimentos. Um abraço.

  • @josemarcospinto
    @josemarcospinto Месяц назад

    Uso o Windows desde 2007, até 2010 sem internet, nunca tive nenhum problema, só formato o disco e reinstalo o sistema quando troco de máquina ou de versão do sistema. Comecei a usar Linux de uns anos pra cá, para fins de aprendizagem; dito isso, posso afirmar que o Windows, em se tratando de usuário comum, (servidores, programação, etc... é outra coisa.) está anos luz a frente de qualquer distribuição Linux. O aumento de pessoas dizendo que usa Linux, em partes, se dá pela grande divulgação, muitas vezes, feita por canais patrocinados que querem vender seu peixe, mas, acredito que isso é algo bastante volúvel, a grande maioria não irão aguentar muito tempo no Linux. A onda deve ser durável porque há muitos usuários de computadores, então, um sai outro entra e assim vai, e também pelo grande número de distribuições Linux existentes, muitos ficarão tentando uma e outra na esperança de encontrar a distro certa..., mas, para quem tem uma máquina, minimamente, capaz de rodar o Windows 11 (Uso o Windows 11 em um i5 de terceira geração e roda muito bem com 12 Gb de ram DDR3), a menos que seja para fins de testes/aprendizagem, ou por um outro motivo bem específico, não recomendo fazer a migração; vai passar raivas, frustrações e constrangimentos desnecessários. Eu diria que neste momento de incerteza com os futuros sistemas da Microsoft, a melhor opção é a recomendação do amigo Fetha: Faça dual boot.

    • @fethatutoriais
      @fethatutoriais  Месяц назад +2

      Olá meu amigo. Obrigado pelo comentário rico em informações. Eu também tenho o Windows 11 em dualboot e acho um bo sistema, e muito bonito por sinal. No meu PC e onde instalo o que deu certo foi o Linux Mint. Realmente o dualboot é uma boa opção. Não acho necessário abandonar o Windows, pois o grande problema que vejo é encontrar programas alternativos, e muitas vezes não existem, como no caso do editor de vídeos que eu uso, que é desenvolvido no Visual C e os desenvolvedores não pretendem criar uma versão para Linux, ainda que fosse possível, pois segundo informações deles, usuários de windows não são possíveis pagadores de licença de software. Um forte abraço.