Opinião | DÉFICIT HABITACIONAL NO BRASIL | 17/08/2023

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 23 авг 2024
  • Atualmente, o Brasil possui um déficit habitacional de quase 6 milhões de domicílios, segundo a Fundação João Pinheiro. Por outro lado, em 2022 haviam quase 12 milhões de domicílios vazios no país, como apontou o Censo do IBGE.
    Como esse problema pode ser resolvido? Quais políticas públicas têm de ser feitas para conceder uma moradia para quem precisa?
    Para esclarecer o assunto, recebemos o arquiteto e urbanista Kazuo Nakano, professor do Instituto das Cidades da Unifesp, o demógrafo Roberto Luiz do Carmo, professor do Departamento de Demografia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP) e o pesquisador Frederico Poley, coordenador do núcleo de Habitação e Saneamento da Fundação João Pinheiro e responsável pelo cálculo do Déficit Habitacional e Inadequação de Moradias no Brasil.
    #JornalismoTVCultura #TVCultura #Opinião #Programa
    ▶️ BAIXE O APLICATIVO CULTURA PLAY ▶️
    - Play Store: bit.ly/3KUUHhI
    - Apple Store: apple.co/3LgEK72
    Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
    Siga as redes do Jornalismo TV Cultura!
    Facebook: / jornalismotvcultura
    Twitter: / jornal_cultura
    Instagram: / jornalismotvcultura
    TikTok: www.tiktok.com...
    Site: tvcultura.com.br/

Комментарии • 8

  • @ContaRico
    @ContaRico 18 дней назад

    Muito bom, parabéns pelo ótimo conteúdo!

  • @taynaracandida4672
    @taynaracandida4672 4 месяца назад +1

    Gostei muito dessa reportagem. Agradeço pelos esclarecimentos. Fiquei curiosa para conhecer experiências bem sucedidas de aluguel social.

  • @marciobarbado7150
    @marciobarbado7150 Год назад +6

    Me parece que há um entendimento óbvio da solução do déficit, a questão sempre foi como equalizar isso politicamente. Prefeitos, governadores e presidentes lançam sempre programas de retorno rápido, visando as próximas eleições. Habitação deveria ser programa forte de Estado, com garantias de implementação, com perenidade e estatística resultados. Um órgão que também seja responsável desde o mapeamento com precisão, propostas, implementações e medições dos resultados para ajustes qdo necessário.

  • @dragon3151
    @dragon3151 Месяц назад +2

    tenho certeza que todos sonham em ter um lar, mas infelizmente é quase impossível financiar uma casa, juros muito altos, até pelo minha casa minha vida tá dificil

  • @luanasobrinho1705
    @luanasobrinho1705 7 месяцев назад +2

    Qdo a gente fala de déficit por gênero, raça etc a gente começa levar para um lado militante .... Sou corretora de imóveis e o que considero que ocorre na prática é que, 1° o custo da construção civil é muito elevado, fazendo com que as grandes incorporadoras não consigam trabalhar com uma margem muito pequena de juros... Com isso, o valor dos imóveis fica elevado... A faixa 1 do MCMV, se não for uma pessoa que tenha um bom FGTS, não consegue comprar!

    • @luanasobrinho1705
      @luanasobrinho1705 7 месяцев назад +2

      Se o presidente não roubasse tanto, tinha casa pra essa faixa em programas habitacionais tipo CDHU

    • @MarcinhoRibeiroFishing
      @MarcinhoRibeiroFishing 4 месяца назад

      @@luanasobrinho1705 vc começou protestando o lado militante, mas em seu segundo comentário vc politiza a situação é acusa somente um presidente como ladrão.
      Mas é os outros oque fizeram, pois estudos apontam que no governo Lula foi oque mais benefíciou brasileiro com programas habitacionais como o cdhu e outros e o minha casa minha vida que facilita muito o financiamento a população pobre e carente.
      Vc não concorda muito com o governo fazendo um programa como o cdhu pois como corretora tira um pouco do seu mercado.
      Mas se vc pegar no programa do governo antecessor tivemos o casa verde e amarelo que dificultou a compra dos imóveis pois a taxa de juros subiu muito e as parcelas acabava ficando fixa, parcela esta que no antigo minha casa minha vida era regressiva.

    • @Artic2009
      @Artic2009 4 месяца назад

      @@MarcinhoRibeiroFishing Mas também, se pegarmos de 2002 até 2024, o PT ficou no poder por 16 anos, 8 anos de Lula, mais 6 de Dilma e agora mais 2 de Lula. Se não tivessem feito o mínimo do mínimo já seria demais.