Linhas Cruzadas | Complexo de vira-lata | 16/05/2024
HTML-код
- Опубликовано: 26 ноя 2024
- Nesta semana, no Linhas Cruzadas, Andresa Boni e Luiz Felipe Pondé mergulham no sentimento de inferioridade brasileiro conhecido como Complexo de Vira-Lata.
Eles iniciam com a origem da expressão, cunhada por Nelson Rodrigues após a derrota do Brasil na Copa do Mundo de 1950. As conquistas futebolísticas nacionais superaram esse sentimento? Como fica o 7 a 1?
Eles analisam se o uso de termos estrangeiros e a valorização excessiva do exterior evidenciam esse complexo. A discussão se estende ao desejo de cidadania europeia e as implicações coloniais nessa autoimagem.
Não perca esta conversa envolvente no Linhas Cruzadas, todas as quintas às 22h.
#TVCultura #LuizFelipePondé #AndresaBoni #ComplexodeViraLata #Brasil
▶️ BAIXE O APLICATIVO CULTURA PLAY ▶️
Play Store: bit.ly/3KUUHhI
Apple Store: apple.co/3LgEK72
Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
Siga as redes da TV Cultura!
Facebook: / tvcultura
Twitter: / tvcultura
Instagram: / tvcultura
TikTok: www.tiktok.com...
Site: tvcultura.com.br/
A cultura é um canal gostoso de ver,com programas variados e agradáveis como este. Muito bom.
Eu dei uma gargalhada na senhora dizendo que tem descendência italiana sem ninguém perguntar, mais vira-lata impossível
E ela não entendeu nada kkkk
Bonita ela
Também achei uma idiotice!
Vira lata pero no mucho. O paradigma do viralatismo.
Não é o caso aqui. Em nenhum momento ela se coloca em posição de inferioridade ou insinua que o brasil é inferior a Itália. É apenas uma questão familiar. Saber separar, comentário do Mauro sobre futebol resume isso, brasil toma de 7, perde pra Croácia e se você reclama é chamado de vira lata? Não dá.
Melhor programa de Televisão! Parabéns TV Cultura!
Dessa vez vocês me levaram a refletir sobre meu comportamento e certas atitudes. Foi uma "bronca". Vou ter que rever alguns desses comportamentos. Que bom esse programa, que me ensina todas as semanas.
Parabéns! Taí a prova de que és uma pessoa inteligente! Rever valores, conceitos e mudar são para pessoas inteligentes. A autocrítica na medida certa é essencial para nosso crescimento enquanto ser humano.
parabéns pela reflexão, isso é para os corajosos o que é raro
Rapaz que reconhecimento é esse. Parabéns por nos dar uma visão ampla da vida de hoje em dia.
Muito bom!!! Adoro as análises do Pondé!!! Parabéns ao programa!!
Adoro Linhas Cruzadas. E o tema de hoje, super relevante. Programas assim de fato ensinam, convidam a reflexão, são provocativos na medida do respeito e da inteligência. Amo. Por uma televisão assim.
Melhor programa da televisão brasileira atualmente, estão levando o sistema brasileiro de telecomunicação nas costas.
Exato
Que máximo! Adorei o tema. Penso que infelizmente esse complexo é bastante comum entre nós, e a INTERNET hoje favorece comparações o tempo todo. Realmente comparar-se é de uma burrice absurda, e gera um ciclo vicioso, impedindo que a gente saia desse lugar.
Eu com a mudança pronta pra Europa, aparece a minha dose filosofica semanal com esse tema kkkk😂
Morando aqui há 6 anos posso te garantir que você irá encontrar muitos conterrâneos como os descritos nesse episódio, magnífico e interessantíssimo, que Nelson Rodrigues iria se delíciar observando. Seja bem vindo!
Boa sorte
@@patriciatavares9700e na vdd quem continua a morar lá acaba desenvolvendo esse complexo, se cuida...
@@thaism6878 fale por você esse tal complexo. Eu não gosto de generalizar, por isso, continuo afirmando que muitos dos nossos conterrâneos são como os descritos no vídeo, mas não todos e nem quem, por ventura, continue a morar (até porque não conheço ou conheci todos).
Não vivo sem vocês! Podé, nunca nos abandone.... por favor 🎉🎉🎉
Nelson Rodrigues ! Sensacional !!
Cada programa melhor que o outro. Andresa e Pondé têm uma química ótima. Não nos abandone
Ficou ótimo o final simples e descontraído. Pode até não parecer, mas é de uma profundidade para poucos. Aceitarmos como somos. Significa que sei quem sou, o que vim fazer aqui e que estou feliz com isso; por isso me aceito. woooow
Para deixarmos este "Complexo de Vira-Lata" , nós brasileiros deveríamos começar melhorando a moral, a ética e o intelecto e não terceirizar a culpa pelos nossos infortúnios. Com isto, acredito que o nosso país crescerá e se tornará a potência econômica e social que merecemos.
Excelente tema, ❤ esse programa.Concordo plenamente com a análise do Professor Ponde. 😢
Perfeito esse vídeo, esse tema 👏👏👏👏👏👏👏
Meu programa preferido. Muito bom !
São temas sensacionais.
Mas, hoje foi bem nossa realidade, nosso cotidiano. Parabéns 👏
Através desse programa, revi algumas ações minhas recentes e tomei algumas decisões. Duas delas: cancelei inscrição em canal de vendas e lives e sai de grupo de vendas e lives. Agradeço e agora minhas compras etc serão, a medida do possivel, norteadas de maior reflexão e autoconhecimento.
Sugestão: revise suas inscrições e não vá na conversa de certos youtubers e vendedores.
Só tem complexo de Vira-lata quem não se conhece.
Quem conhece a si mesmo, está longe de se sentir inferior.
Excelente !
Grande Mestre Pondé e uma satisfação imensa estar vivo e poder ouvi-lo
Bom dia Linhas Cruzadas !
Esse programa deveria ter parte 2 ...o tema tem muito a ser dito😅
Perfeito...
Muito bom, parabéns pelo conteúdo!
Melhor programa dos últimos tempos ❤️
Para mim o melhor exemplo de vira-lata é quando nos desculpamos pela falta de fluência em inglês em reuniões NO BRASIL com norte-americanos
Maravilha ❤
A boa dose de filosofia na TV. 👏👏👏
Muito bom!
Um dos melhores episódios das temporadas
Esse tema nunca esteve mais atual!!!🤷🏻♂️🤦🏻♂️. Excelente programa👏🏻.
Demais di bom!!!❤
Muito bom
Espetáculo!
O país precisa passar por um tratamento de identidade nacional somos um país que não nos identificamos como um mesmo povo.
Imagine Nelson Rodrigues fazendo uma crônica sobre 7x1...
Futebol é que nem óculos sem lente... Não é parâmetro... Há muita pre$$ão!
Criticar ao Brasil é desagradável. Criticar a insensatez do brasileiro é agradável.
Cara episódio cai como uma luva na caoticidade da minha vida
GRANDE NELSON.... OBRIGADO PONDÉ.
Aqui no Canadá, eu e meu filho percebemos um ar cético quando nós falamos.
Seja mais claro. Canadense cético de quê?
Como assim? Explica melhor
amo ele
Aquela música do titãs " não sou brasileiro não sou estrangeiro..." Arthur Schopenhauer faz um análise sobre os nacionalismos: são medíocres e, também, graças aos nacionalismos as guerras se perpetuam! Viva os cercamentos.
Portugal também sofreu, durante algum tempo, desse síndrome de vira lata, no futebol, e não só. Eu penso que isso se devia ao facto de o país ter vivido numa ditadura, que nos retitou toda a auto estima, porque eramos pobres e analfabetos, enquanto os outros países europeus eram ricos e mais desenvolvidos a todos os níveis. Hoje, já estamos a ultrapassar esse problema, principalmente ao nível das gerações mais jovens, que já têm uma formação mais nivelada com os outros jovens europeus, e já trabalham, em empresas multinacionais, lado a lado com os jovens de outras nacionalidades. Ou seja, até os nossos emigrantes deixaram de ser pessoas com uma escolaridade tão baixa. Continuamos a ser pobres, mas a melhoria na instrução, nos trouxe mais auto estima. O próprio desenvolvimento do país, como um todo, ao nível de todo o tipo de infraestruturas, também contribuiu para deixarmos os complexos de inferioridade para trás. E a vinda de tantos turistas para nos visitar, e até a vinda de pessoas ricas e oriundas de países desenvolvidos para se instalarem aqui, também nos trouxe orgulho e auto confiança.
Seu comentario... demonstra q continuam assim. Analise seu coment.
@@fatimadouro8948 Sim. Ainda existe esse síndrome em Portugal. Já foi pior, mas ainda existe.
Talvez a área onde existem mais vira-latas no Brasil seja a dos economistas. Toda solução econômica é importada.
concordo
O plano real não foi
excellent
Eu gosto de futebol é não sabia que desde 1966 existia essa coisa do jogador brasileiro não aguentar pressão. Pondé trazendo conhecimento ate em futebol.
Já tinha ganho 2 copas 🤔
@@luizantoniodeoliveira9974 ganhou, porém, sem aquela pressão de ganhar. Em 1958 foi uma surpresa e 1962 o Garrincha carregou. Entretanto, com a pressão de ganhar nunca ganhou (1966,1974,1982,2006 e 2014), quando desacreditado ganhou (1970, 1994 e 2002)
@@DieguitodeMoura 1994 tinha a pressão de 24 anos sem vencer
O resto até dá pra concordar
A observação do Pondé em relação à fala da antropóloga qdo ela tentou relacionar uma das possíveis origens do viralatismo brasileiro ao processo de colonização está um pouco equivocada na minha visão. É indevido refutar a perspectiva dela dizendo q o EUA foi colonizado tbm mas não tem complexo de vira-lata. Faltou lembrar q o Brasil foi uma colônia de exploração enquanto q a dos norteamericanos foi de povoamento.
Me poupe. Essa diferença não existe, colônia é colônia. Os americanos venderam o peixe de serem de povoação e o brasileiro comprou a ideia de ser de exploração.
Dizer que nunca tiraram nada dos EUA é pura mentira. Além disso a história claramente mostra que também fomos colônia de povoação, tanto que criaram universidades aqui no Brasil na época do império e diversos portugueses sairam de Portugal e ficaram no Brasil. O EUA teve até uma colonização mais agressivas onde mataram na bala a maioria dos nativos americanos, onde isso seria povoamento?
Finalizando essa visão faz parte da nossa síndrome de vira-lata.
Mto bom
Alguém já foi em um passeio turístico em Alagoas? Vergonhosamente o guia passava pelas casas dos políticos e dizia ,aqui mora fulano que foi condenado por corrupção, aqui temos o bairro pobre por culpa da corrupção, aqui pra fulano que roubou milhões no tal escândalo e assim vai ...... É vergonhoso
Essa dupla dá uma liga boa, até que enfim
Caraca toppp
Programa show, adoro sacarmos de Pondé,, Thais de Férias ❓😏
Thais tirou um periodo sabatico, mas talvez volte no futuro.
Ponde, acho seu estilo de vestuario muito bem apresentável. Abraço.
Boa noite povo!
Precisão no esclarecimento: não é questão de merecimento! 👍
Falando agora sobre a língua, como é tão normal as pessoas falarem termos em inglês no Brasil e achar isso natural e o espanhol ser tão distante.
Eu ouço músicas em espanhol e parace que eu estou em outro mundo, o espanhol é bem mais natural para mim!
😂😂😂😂😂 Doce ilusão tive quando os 7 da Alemanha em 2014 fosse trazer alguma reflexão construtiva, edificante para o complexo de vira lata do brasileiro.
Esqueceram de postar esse episódio no Spotify 😢
As vezes ligo o rádio do caminhão é dia inteiro as rádios tocando música em inglês, num país com uma população que mal sabe falar português; é muito engraçado kkkk
Eu tô assistindo vocês daqui no meu "barraco site" sabe como é ! Parede com parede, o vizinho acaba ouvindo , qdo acabou o vídeo o cachorro deles latiu.
Aí eu te pergunto, a sabedoria do povo deveria fazer parte da educação? Ser disciplina ? Eu conheço muito gente que sabe muito coisa e não estudou, o que é uma pena porque são pessoas inteligentíssimas. Eu conheço uma pessoa que não tem o estudo pedagógico mas com certeza não tem este complexo de vira-lata , preza tudo que aprendeu na vida.
Boa noite!
Os australianos e americanos não tem síndrome de vira-lata porque os ingleses não se sentem inferiores a ninguém 😅 moro na Inglaterra e posso confirmar isso. E obviamente eles passaram essa mentalidade de superioridade para os americanos e australianos!
Lembro de Jô Soares e Caetano Veloso se gabando por conhecerem alguns atores norte-americanos,rs.
👏🏽👏🏽
Quem é esse cara?
Um autêntico vira-lata
Concordo plenamente consigo!!! Em Angola, no tempo colonial respeitava-se o branco e temia-se o branco rico!!! As pretas bonitas e/ou intelectuais não se casavam com pretos!!! Os kikongos e kimbundus são/foram os que mais resistiram ao complexo de inferioridade em relação aos brancos; de tal sorte que em Luanda os fiéis empregados dos brancos eram os pretos do sul de Angola, principalmente no comércio (lojas)!!! Hoje, depois da independência teme-se e "respeita-se" o preto rico e/ou governante!!! Abraço.
por isso que o negro quando vence na vida ele vai atras de uma mulher branca pra nao se sentir mais inferior nao e
Sempre tive uma raiva tremenda dessas pessoas que fazem questão de adotar termos em inglês, chega dar nervoso. 😂😂😂
Eu conheço uma chinesa, na verdade, duas, que me confirmaram a veracidade do que foi escrito em um livroCrazyAsians Rich, na sei o título em português. Há um lugar que vende bolsas falsas, ou reais, cuja qualidade de fábrica foi descartada de marcas de super milionários e, muitos chineses de classe alta, old money em Twain compram. Deixem que e impressionante a similaridade. O meu amigo piloto descobriu na China o local que vendem como falsas, bolsas descartadas da linha de produção por causa de pequenos defeitos. Daí, eu pergunto, vc pagaria uma com defeito,ou uma na loja super cara, se fosse comprar.
O brasileiro está aos poucos mudando o seu foco do futebol e mirando para Brasilia.
Não sei em qual Brasil vc vive.
@@ldnr10 no seu Brasil de gente alienada que não é..😤
Acho infundado usar o Futebol Brasileiro para falar de complexo de vira-lata pelo simples fato de ser o país mais vencedor do futebol, mesmo que hoje esteja em um.momento ruim. Acho muito pior os brasileiros que saem daqui sempre falando mal, a super importância dos estrangeiros é dos produtos que eles fazem e principalmente a falta de importância e valorização do que é nacional e é bom.
Se isso fosse verdade mesmo nunca tinha ganho nada!! Em muitos momentos o Brasileiro mesmo com todos os problemas foi superior no futebol. Não concordo. Há coisas que fazem muito mais sentido que nao o futebol.
Esse programa é uma espécie de antídoto, contra a idiotice no atacado do mundo atual.
Concordo plenamente que o complexo de inferioridade não tem ligação direta com o Brasil Colônia.
Creio que o complexo de vira-lata tem a ver com uma necessidade de validação externa. O brasileiro e a cultura brasileira precisam aprender a se auto-validar. Talvez a visão de ser a colônia algo inferior não tenha sido totalmente superada.
Só nas 4 perguntas que ele respondeu no início do vídeo, já falou tudo sobre pessoas com síndrome de vira-lata.😂😂😂
O brasileiro sabe que seu país não é sério.... No senso coletivo tem se a ideia muito forte de vamos dar um jeito pra ver como é que fica.... Se não der certo se diz que foi feito o que era possível. Junta se a isso a ideia de que a grama do vizinho é sempre melhor e mais vistosa.... Pronto, autoestima coletiva que se foi. Se pensarmos em termos do nível de instrução e pronfudidade na formação do ensino ou no anseio individual..... Teremos um horizonte ainda mais desorganizado e caótico.
Assistindo ao programa lembrei-me de um fato recente : Quando um brasileiro viaja para o Exterior , nem que seja para dar um abraço no 💛 simpático e fofinho MICKEY MOUSE 😍 ( ☺🤭 ) , esforça-se para aprender o idioma inglês (ou do país visitado) e quando uma cantora vem para o 🇧🇷 consegue apenas aprender e repetir palavras escatológicas :
" b_ _ _ a s _ _ a" ... 🤮 ❗
(Respeito é bom e merecemos!).
Acorda, BRASIL ! 💚💛🇧🇷💛💚❗
Fora o ca ..lho que ela disse e a tv mostrou e adoraram.
Lembrar que morou tres anos em Portugal e sabe um pouco da cultura portuguesa e lusoafricana que aki, não mencionou porq foi orientada a não faze lo.
Sem dúvida , o povo , no Brasil , não tem complexo de vira-lata . Complexo de vira-lata trata de um ressentimento das elites por pertencerem à um país de tão poucas capacidades , nas mais diversas áreas , como é o Brasil . E isso porque o Brasil sofre de uma ausência quase total de capital humano . O nível de escolaridade da população é bastante baixo e padrão intelectual é recurso para 1% da população . Diante desse cenário , surge o viés da raça , a inconformidade com o fato de que o Brasil é um país miscigenado , como Eduardo Giannetti salientou -- a miscigenação incomoda as elites porque negros são significado de pobreza e muito baixa escolaridade . Ou seja , como poderemos alcançar o desenvolvimento , com consequente prosperidade , ou como poderemos vir a nos tornar cães de raça tendo uma população quase toda que não tem inteligência desenvolvida ?
🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Mas eu acho que essa opinião do Pondé sobre a influencia geopolítica do Brasil no caso do Irã, um exemplo de vira latisse, porque na época do Ahmadinejad, quem conseguiu um diálogo entre o Irã e o Ocidente, foi o Celso Amorim, justamente, pelo Brasil se dar bem com todos os países. Atualmente, o Brasil condenar o Israel, representa uma postura de não ser vira lata!
Talvez tenha um pouco a ver com o fato de estarmos há um bom tempo passando por uma decadência da cultura em geral, das artes, literatura, música. Isso acontece no mundo todo na verdade, mas acabamos olhando para o que resta de cultura que se mantém em outros lugares e os olhamos como mais civilizados...
A ditadura militar destruiu, com censura e tortura, a cultura brasileira que era uma das mais sofisticadas do mundo, tanto na musica, como literatura. A produção cultural brasileira na epoca foi castrada e o consumo cultural foi totalmente modificado, houve uma colonização cultural norteamericana, que desde a decada de 80 só produz porcaria, a tal herança maldita do regime militar
Acredito que a cultura russa e chinesa ainda está viva apesar de alguns avanços da modernidade.
O povo do Sul é superior mesmo, é só ver como estão reagindo perante a tragédia, vi várias pessoas que ficaram sem absolutamente nada, recusando mais água, ou alimentação, pq já tinham ganho o suficiente. Imagine que a maioria pegaria tudo que viesse pela frente...
Você tem completo de vira latas também.
Nas duas últimas Copas que o Brasil ganhou ele tinha além de ótimos times, líderes em campo que se garantiam, seja por si mesmos, como um Romário, seja outros que já haviam sido eleitos como melhores do mundo (validados portanto externamente).
Quando eu falo o que acontece no Brasil para os estrangeiros eles não levam a sério!
Amo esse programa 🌹
Acho que uma das questões é o estudo da história nas escolas, nós só estudamos a parte miserável, corrupta e covarde do Brasil. Essa questão do índio americano a gente v como guerreiros que lutaram até o fim. Já no Brasil não vemos essas coisas.
É a primeira vez que assisto sem a Thaís Oyama. O que aconteceu????? Por que ela saiu?????😢😢😢😢😢😢😢😢😢
Eu não sei como Pondé veria isso (imagino o que diria na verdade haha), mas eu sou muito Ponderiano.
Acredito que esse assunto pode ser mais amplo se o profissional na ária psicanálise análise esse tema
Visão de uma portuguesa de Portugal: em Portugal somos bastante auto-críticos mas não creio que tenhamos esse complexo de inferioridade tao acentuado; Quando assisto a debates temáticos feitos por brasileiros sobre o Brasil e sua história e ligação com o resto do mundo, sempre me espanta o quão pouco Portugal é mencionado. É como se Portugal não existisse ou pelo menos como se Portugal e o Brasil não tivessem uma relação especial mais forte em comparação com outros países para o Brasil. Parece que o Brasil é mais visível e importante para Portugal que o contrário ; O Brasil pode não ser uma potência militar mas é certamente uma potência política e está a ganhar cada vez mais destaque no contexto do novo Sul Global e dos Bricks. A influência no Brasil no mundo é superior aquela que o Pondé se parece aperceber. Fico feliz que não seja uma potência militar, como que dando o exemplo de que se pode ser grande, influenciador e ao mesmo tempo um país de paz.
Em Portugal valorizamos muito os produtos nacionais. Temos a percepção generalizada de que têm mais qualidade.
País de paz com uma violência urbana crescente.
O maior representante(original)do “Pedigree de Vira-lata” do Futebol Brasileiro está atualmente no Al-Hilal Saudi Football Club(Wannabe Europeu Footbll Club)😝😉
Vamos melhorar esse complexo! Hoje Trata-se de complexo de "Caramelo". É mais simpático!
Sem nenhum demérito a competência da Andresa mas o linhas perdeu uma das melhores coisas que tinha quando a Taís apresentava. Era uma conversa com diálogo fluido e profundo. Tinha o jogo rápido, tinha mais ironia, uma conversa sofisticada sem ser chique. Agora está mais próximo de uma entrevista. O Ponde tá parecendo professor da Andresa, não um filósofo tecendo sobre os temas. Uma pena.
Eu percebi isso nesse episódio.
Pondé precisa solicitar uma troca de colega na diretoria.
Ser ou não ser viralata é independente, pois todo animal tem um propósito aqui na terra sou brasileiro com muito orgulho e não tenho problema com o que pensam de mim é só minha opinião
E como tem! Quem é do Norte sofre com isso. Ainda acham que aqui andamos sobre jacaré, cobra, sei lá mais o que...
Preciso o Pondé. Exemplo de anti viralatismo: jogo final França x Argentina na última Copa. A França em ampla desvantagem, quando surge o talento, a liderança e o sangue frio de 13:55 MBappé marcando 3 goals seguidos e igualando a partida. Aliás, ambas as seleções são altivas.
Os brasileiros teriam esse complexo de inferioridade se tivessem o padrão de vida da Austrália ou Estados Unidos?
Não !
Talvez esse complexo seja uma das razões de não termos esse padrão de vida.
@@juliocesarfabianosaboia7330 o nome disso se chama amor condicional "só sei amar você se você for do meu jeito e do jeito que eu quero ,se não for desse jeito eu não sei amar você " ,amor por uma nação é igual casamento,na alegria e na tristeza,na pobreza e na riqueza até que a morte nos separe. Devemos amar nosso país até mesmo em caso de pobreza e não somente em momentos bons,mas os ruins também,isso define o complexo de vira lata,a pessoa que só sabe amar seu país se for rico e se for pobre não ama o país que vive , nome disse se chama covardia
Eu acho que o complexo de vira-latas do Pondé é focar na lógica de argumentar baseado nos estudos eurocentrados, o que o impede de considerar o colonialismo e o racismo como base fundamental para analisar o que quer que seja no Brasil. Acredito que se ele se aprofundasse mais em conceitos afrocentrados e não só eurocentrados, agregaria bastante em suas análises e opniões.
Nós somos miscigenados e não temos orgulho disso, e era para sentirmos orgulho de sermos miscigenados.