Eu trabalho na Faria Lima e moro perto da Região. Mesmo antes da pandemia, nós finais de semana, já era um deserto. Basicamente é uma região que só funciona de segunda à sexta. Parabéns pela abordagem.
Curiosamente, a primeira medida tomada em Curitiba para revitalizar o centro foi misturar os tipos de uso, acho que foi no final dos anos 1980. Já deu tempo de os "urbanistas" terem aprendido.
Tesão é o centro de SP, se dessem um tapa no centro com segurança, tirando os malucos e colocando cafés, barzinhos e comércios, aí a Faria Lima iria pro saco de vez, ninguém nunca iria trocar um rolê no centro por esse lugar esquisito que virou a Faria Lima
Mas os proprios "malucos" do centro é sinal de que a economia da cidade e do país não vão bem. Quantos malucos desses poderiam morar no centro e trabalhar nesses cafes barzinhos.
Acho q vc n entendeu a essência de querer uma cidade densa e livre, a essência é não ter medo das pessoas se todos tem emprego e dignidade. Seu pensando de achar que os viciados são apenas malucos é o mesmo pensamento que faz as pessoas quererem moram e um prédio murado o mais longe do centro possível
Apesar do metro quadrado comercial na Faria Lima ser o mais caro da cidade, a avenida Paulista nestes quesitos apresentados no vídeo é 10 vezes melhor que a Faria Lima. Além disso, a Faria Lima tem apenas uma estação de metrô em uma ponta da avenida, no Largo da Batata. Já a Paulista, tem estações de metrô de ponta a ponta.
Faria Lima é um tapa na cara dos estagiários e prestadores de serviço de manutenção e limpeza. Chegam atrasados e o chefe (de mercedes) chama eles de vagabundos.
1. Paulista esta em plano topologico elevado. 2.Note que algumas torres da Paulista tem antenas. 3.A economia da Paulista esta mais diversificada. O Metro atende trabalhadores do ramo de Saude, Educacao, Corporativo, Comercio. A Faria Lima e um monolito do mercado financeiro e Legal Todos os fatores acima justificaram um volume de passageiros que viabilizasse o projeto da Linha Verde.
O fato de ter apenas uma estação é proposital e realmente está certo, não deseja-se andarilhos para incomodar os empresários ou até assaltar, tudo planejado.
@@williamsrenault6159 Nao esta correto..... A fuga da Paulista, no comeco dos anos 2000, segundo o que me foi ensinado, se deu por dois motivos... 1.Nao ha como erguer mais Helipontos na Avenida Paulista ( a prioridade era dada a hospitais, e ademais ha muitos edificios residenciais no entorno, o que complica o abuso de rotas de helicopteros que entao por la passavam ). Portanto a ANAC deu uma congelada em novas homologacoes. 2.A proporcao metro quadrado por vaga e alta demais na Paulista. Enquanto na Paulista, 60-100m²/vaga e comum, na Faria Lima, este numero oscila entre 35-55m²/vaga. 3.Sequestradores e assaltantes prefeririam fugir de carro em suas acoes. Assaltos a luz do dia, sao mais faceis de serem logrados na Faria Lima do que a Paulista. Atualmente vc tem o corredor 9 de Julho para servir uma ponta da Faria Lima, o corredor Eusebio Matoso, no meio, e a Linha Amarela na outra ponta. O fato e que na epoca, nao havia metro ali. Ponto Final. E como o Paulistano tem complexo de classe, ninguem quer pegar onibus ou trem. A Faria Lima tem o que se chama "Marquee Addresses" ou Enderecos de Prestigio. E so. Escritorios de Advocacia ( os quais tem abandonado os casaroes do Jardim Europa ) e Empresas do Mercado de Capitais adoram ali. O resto, pode viver sem ir la.
@@GustavoHenrique-bw9yw concordo, moro em Balneário desde quando nasci, porém, a urbanização da cidade é pitoresca. Por sinal, tem piorado com o tempo.
@@jonasbaptista8841 tem controvérsias, eu particularmente acredito que a quantidade de restrições das outras cidades fazem com que balneário tenha o tanto de prédios daquele jeito. É uma cidade boa de andar a pé e muito viva.
@@GustavoHenrique-bw9yw nessa questão de deixar as construir prédios altos a cidade é exemplo, eu quero que outras cidades do Brasil seguisse nesse caminho.
Não entendo como um Canal tão útil e informativo como esse tem tantas curtidas e visualizações e menos de 150.000 Inscritos!! Poxa gente...custa tanto assim se inscrever e fazê-lo chegar a no mínimo meio milhão (500.000!) de inscritos 🤔😒??
Querido Raul, divulgo sempre seu canal, ontem meu filho já entrou. Adoro suas lives, comprometidas sempre em nos advertir sobre as agruras por que passam as grandes metrópoles. Bjo bjo
Adoro a Faria Lima do jeito q ela é...traz uma paz em uma cidade q é um caos. Passo por ela toda semana de onibus e qd chego em pinheiros (cardeal arcoverde) da uma tristeza. Faria Lima não foi feito pra ser avenida paulista, q por sinal esta cheio de assaltantes e moradores de rua, coisa q anos atras não se via.
É um local feito para trabalhar, só isso, totalmente isolado e sem vida. Ter moradores de rua e assaltantes é reflexo das desigualdades sociais, não faz sentido a sua comparação. E quem vai pedir ajuda em um local isolado?
Dá uma pena passar na Faria Lima nos fins de semana. É vazio, sem vida, sem calor humano. Um dia estava passando por lá com um amigo e comentei exatamente o que o urbanista gringo comentou: Onde as pessoas paqueram aqui?rs O rico brasileiro precisa entender a relação de ocupação dos espaços, com qualidade de vida!
@@canalvariedades_2007 Uma cidade com 12 milhoes de habitantes e só tem uma avenida que tem vida, serio isso? E exatmaente esse problema que ele tá tratando no video.
Fala, meu xará! Eu tenho visto muito seus vídeos e sempre fica a impressão de que falta outro ângulo da questão, principalmente dos residentes e dos grandes incorporadores, por mais que eles sejam os "vilões" da sua versão existe a razão deles, sem a qual fica difícil colocar em prática as suas visões. Acho que faltam mais aspectos, a cidade já bem adensada, muito centralizada, o transporte é deficiente, a estrutura é precária. Apesar de tudo que coloquei aqui, parabéns, seu canal é muito necessário. Um abraço.
@@SergioAantonio é mais também é uma imbecilidade mais ainda transformar predio comercial em residencial, é menos empregos pra galera que mora em regioes distantes e fica uma ilha de ricos morando nesses predios, eu prefiro predio comercial mesmo que deserto do que esses predios virarem residencial pra gente de classe media alta morar e virar uma Cidade Jardim.
@@guilhermeapura2002 Você acha que alguém que está ganhando dinheiro vai transformar o prédio de comercial para residencial? Transforma porque não tem demanda...
@@guilhermeapura2002 E em nenhum momento o vídeo defendeu apenas a transformação dos prédios comerciais em residenciais, ele também defendeu o adensamento das áreas ao redor da avenida, áreas essas que realmente são residenciais e monopolizadas pelos ricos
Exatamente. O cara quer criar um monte de oferta sem nenhuma demanda real. O mercado se equilibra naturalmente! Realizar essas propostas do vídeo iria gerar um déficit financeiro bilionário e uma alocação ineficiente de recursos.
O conteúdo qdo é bom, agrada até quem nao entende do assunto. Olha eu aqui aprendedo sobre arquitetura, entendendo prós e contra e a realidade urbana da cidade. E só com poucas aulas, ai daquele que achar linda e maravilhosa a Sumaré ou o Carnaval do Anhembi. Falando nele, é um local totalmente desigual, ruim de transporte, de alimentaçao, de diversao, se come mal, arquibanda é desconfortáve;, banheiro é imundo e nos dias de hj é incabível, qualquer local que nao se carregue um celular, se use um guarda-volumes e outras coisas. Muito bom.
O centro velho de SP é onde estão os prédios com uma arquitetura riquíssima, inteligentes, feitos para pessoas usarem e não caixas de vidro(prédios feios e zero pensando no ser humano).
morei em londres e la vi muitos predios metade de baixo comercial e metade de cima residencial, mas a diferença la são as lojas de rua tem em todo o lugar, shopping center são raros.
Parabéns pelo seu canal. Vc poderia falar sobre o RetroFit Jacques Pilon Residence? Acho bem bacana o conceito de restaurar o centro de SP e os prédios emblemáticos da cidade
O prédio da Senador Queiros contém apenas kitnets espremidas e de metro quadrado caro. O prefiro por fora e bonito pirem estragaram com a metragem. Resultado , o incorporador se viu obrigado a alugar lo. .
@@AntonioCostaRealEstate quanta bobagem, pra quem mora sozinho e quer morar perto do trabalho, metrô e dos polos de entretenimento e comércio uma kitnet nesse prédio tá de ótimo tamanho.
@@showcaseSampa acredito q tenha sido planejado para esse público. O cara empreendedor solteiro, a profissional liberal solteira, estudantes e etc.... acredito q um ap amplo, seria caro. Esse público com grana, iria preferir outras regiões de SP.
Gostaria de assistir algo relacionado a urbanização na zona leste, especialmente na região do monotrilho prata, trecho que ganha cada vez mais predios residencias e até o presente momento não é atrativo para predios empresariais ou outros tipos.
Moro na região da Estação Oratório, e recentemente adquiri outro imóvel que está em construção ao lado desta estação (Imóvel este que será de escritórios, lojas no térreo e residencial à partir do 6º andar) . Como frequentador há mais de 20 anos da região, posso afirmar que nunca vi tamanho interesse das construtoras por nenhum outro lugar de São Paulo. No entorno de 2 quilômetros há quase 20 empreendimentos imobiliários/comerciais sendo construídos com conclusão entre 2022 e 2023. A região da Vila Prudente e adjacências tem muito potencial, especialmente pela rica mobilidade urbana (Linhas de Trem do Ipiranga, Metrô Vila Prudente da Linha Verde que liga à Av. Paulista em 15 Minutos, Monotrilho, ciclovias, parques e amplas calçadas.) E ainda há MUITO espaço à ser construído, pois a Avenida Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello é tomada por concessionárias de carros, que podem mudar de ramo nos próximos anos e dar espaço à diversos estabelecimentos comerciais e residenciais. Adoraria ver a opinião de especialistas sobre a região.
Legal @@johnnygalvao10 obrigado por compartilhar essa informação, a região tem ganhado várias obras mesmo, esse prédio comercial eu não sabia da sua existencia, espero que a região mude o seu segmento de muita lutas lojas de carro e ganhe mais diversidade em negócios.
Perfeito, Raul! Sei que sua agenda de "pedidos" é extensa, mas aguardo um vídeo sobre a V. Madalena e as vizinhas V. Beatriz e V. Ida. Ouvi tb sua participação na Radio CBN falando sobre kitnets/studios com menção ao Edifício Mara. Que bom se pudesse retomar essa tema!
Cheguei nesse video aleatoriamente, nao manjo nada de urbanismo, trabalho com desenvolvimento de software e nao sei como vim parar aqui Mas o conteúdo tá ótimo, entendi de boa! Linguajar simples no video para que todos entendam
Nossa que boa ideia, transformar prédios de escritório em residencial. Tomara façam isso na região da Paulista, porque eu detestaria ver aqueles prédios abandonados por lá, espero que a pandemia vá fazer o mercado de imóveis dar uma virada. Faria Lima, eu não me importo, coitado de quem trabalha lá. Canal bacana, me inscrevi, sou dos 12 mil.
Há 16 anos frequento a região uma vez por semana, atendendo meus clientes. É nítido o esvaziamento. A quantidade de locais para alugar e vender é enorme.
E vai continuar vaga. AS multinacionais nao estao mais vindo, e o Empresario Caboclo nao justifica pagar R$ 150 o metro quadrado que os proprietarios dos Edificios AAA pedem.
@@showcaseSampa Não estou nem falando de multinacional. A Sul América ocupava 3 edifícios. Hoje não ocupa nenhum. A Ticket refeição que operava próximo a estação Pinheiros foi para o Sul, o Banco Itaú desocupou um prédio inteiro. São as nacionais mesmo que estão saindo da região
@@vilmaeloy6119 Se vc se deu ao trabalho de ler a resposta, na integra, notara que eu fiz mencao aos dois. E a pontificacao permanece de pe. As multinacionais nao estao vindo ao ritmo pre crise de 2013. Em 2013, a fuga de capitai, em dolares , foi equivalente a soma dos previos 10 anos consecutivos em entradas de capital.
@Melhor 500 mil salvos, que 15 mil arrotando caviar Incorreto. O certo e recuperar e resgatar o Centro. Turismo gera empregos . E o Centro e a unica alternativa em termos de aluguel comercial barato. Nao ha nada de ser ver interessante na Faria Lima, pouco na Paulista, e muito menos na Vila Olimpia, Berrini e Chucri Zaidan, tirando-se a Hipica. Turistas e viajantes de negocios enchem cidades como Boston, Amsterdam, Montreal, Berlim, Lisboa, Milan, porque estas cidades tem apelos, notadamente na preservacao de seus acervos arquitetonicos, paisagismo, sensacao de seguranca. Ninguem faz turismo em Dubai. As pessoas so se deslocam para la por causa do excesso de dinheiro que por la existe.
Raul eu particularmente acho a Faria Lima muito linda, limpa e muito bem cuidada , os prédios menores que vocês estavam destacando são para serem ocupados por bares e restaurantes o que certamente iria atrair muitas pessoas , hoje eu gostaria de caminhar por lá, mas um fator que impede é a segurança pois ali os assaltos são constantes, se a prefeitura coloca-se a guarda municipal para fazer segurança nos finais de semana e incentivasse a instalação de telões tipo Times Square - Food Trucks - ciclistas - caminhadas, etc...iria dar mais vida naquele pedaço - pois é muito agradável passear pelo local. Não precisamos falar mal da arquitetura local é só colocar pessoas para movimentar o pedaço os prédios não atrapalham em nada .
Já viu os prédios? Não tem nada de atrativo no térreo, nada de comércio, nada de espaços para cadeiras, barzinhos, sem moradia o local é morto. Ali os prédios só tem entra e saída de veículos, tudo pensado para um trânsito rápido de pessoas e não de permanência. É horrível.
Igual aqui no RJ com a Barra da Tijuca, um monte de predios todos iguais espelhados e vazios, varios andares, um hall gigantes com marmore e elevadores com bancada no meio com duas recepcionistas
As Conversoes em NYC nao foram para kitnets A maioria foram para apartmentos com metragens acima de 100m2, e, em se tratando de edifícios de escritórios , com metragens acima de 300m2 / unidades. Casos como o Woolworth's, The Américan Thread Building, entre vários. O mesmo se deu com prédios Pre War em Downtown ( Tribeca, Village, Soho, Financial ). Ninguém em sao juízo vai gastar dinheiro comprando e reposicionando prédio PRÉ War para transformar em prédio de kitnet ou moradia subsidiada. Para isto é que tem o Bronx ( Coop City ) , Queens, Newark.
Vamos se inscrever no canal.👊 Espero que o plano diretor seja democrático e traga a fachada ativa para esta região, mais prédios residências e se possível moradia popular... 🙏
Espero que o Plano Diretor acabe. Nunca fez absolutamente nada de positivo pra cidade. Apenas espraiou ela (intencionalmente) e encareceu artificialmente todos os espaços, pois os custos da lei são repassados ao consumidor.
o pior é que isso já virou um modelo e se espalhou pelo Brasil. No interior de São Paulo é comum ver prédios residenciais de mais de 8 andares em meio a zona rural, ou ao que era, até então, uma zona de chácaras enquanto as zonas centrais permanecem com baixa densidade.
Eu ouço muito que em SP "o carro manda em tudo", mas a realidade é que NEM de carro a coisa funciona. Carros mandam em Los Angeles, Moscou, Shangai, Dubai... Nem a área pra carros aqui é bem pensada, o que dirá as vias de acesso até o prédio... A mentalidade do construtor aqui é que, quanto mais difícil o acesso, mais privilegiado você é de estar ali. Insano.
a mais de 5 anos eu já tinha na cabeça que sp tinha muito prédio comercial e seria legar converter em residencial.. hj vejo esse vídeo...espero que não demore que os investidores façam acontecer... principalmente dentro de um custo acessível.
Custo acessível não dá lucro. Incorporador enfia kitnet pois pode cobrar mais pelo metro quadrado. Vc quer algo bom e barato vá aos bairros menos badalados , compre a sobreloja , reforme a , e actrqnsforme em algo desejável e habitável. Ou se junte ao rebanho e entre na prestação. Beeeer
Logico vc é classe media entao pra vc é otimo residencial, mas pra quem depende de emprego e trabalha em escritorio é pessimo ter menos predios comerciais, nao chega de predio residencial, sao paulo é a cidade que mais tem predio residencial chega caramba já deu.
@@guilhermeapura2002 eu não sei exatamente como chegou a conclusão a qual classe eu pertenço. De qq forma eu acredito que muitas pessoas e empresas estão verificando que home office veio para ficar então possivelmente muitos predios comerciais terão alta vacancia e a conversao pode ser uma boa opção... enfim pensar positivo e sem julgamentos é muito bom. Boa sorte.
A parte entre o Largo da Batata e a Rebouças ainda tem um pouco de vida, e principalmente os prédios mais antigos que ainda tem lojas e tal... mas o que veio depois...
Da Rebouças a Avenida Cidade Jardim monumentos para acariciar o ego corporativista de multinacionais e seus MARIA Vai com as Outras e Fundos de Investimento.
@@showcaseSampa aí vão matar o que resta da Faria Lima... o mesmo que estão fazendo na rua dos Pinheiros... e Pinheiros que é um dos bairros mais legais da cidade, vai virar mais um bairro chuchu
@@gustavosoares6175 Mas e o que ira inexoravelmente acontecer. A faixa entre o Instituto Ohtake e a nova sede da Sul America, encobrindo o lado do Mercado Municipal a esquerda ja tem escavacoes para predios corporativos, , e os inferninhos ilhados entre a Faria Lima e Fernao Dias ja estao com os seus dias contados. Alias a minha previsao seriam escritorios, porem, como ha sobra de metro quadrado disponivel na Faria Lima,. possivelmente irao erguer predios de kitnets, que e a moda do momento entre os incorporadores. O Trecho da Cardeal Arcoverde entre o Largo da Batata ate o Shopping Eldorado, que era terra de ninguem, ja comecaram a erguer, afora com predominancia em predios residenciais.. A Rua Butanta, ja esta coberta de edificios de escritorios.
@@showcaseSampa sim inclusive o gigantesco que está em fase final no Largo. Repetindo o padrão do lado ruim da Faria Lima, e que também tem sido feito na Chucri Zaidan e sua sequência.
Aqui em Brasília também existem muitos problemas, um deles na minha opinião é o tal do "tombamento", engessou a cidade, não se pode mudar nada, o centro da cidade parou nos anos 60.
E vc acha isso ruim? Tira isso é acabam com o plano piloto... logo vão querer derrubar aqueles prédios e construir monstruosidades de 40, 50 andares e q nada vão contribuir
Quando se fala de Brasília fala-sw do plano piloto, ainda bem que é tombado, ficará preservad para sempre, mas pra mim o erro foi querer construir uma cidade com início e fim .
Tombamento e necessario. Ou a cidade viraria um canteiro de obras cheia de predios envidracados, ou qualquer que seja a vertente arqutetonica do momento. Overdose de mal gosto.. Com o tombamento possibilitou-se proteger edificacoes e bairros de descaracterizacao grotesca que os avancos de incorporadores promovem. Um predio tombado nao perde o seu potejncial economico. Ha quem aprecie o uso, seja para moradia, ou trabalho. Confere ao proprietario, ou usuario, o privilegio de popular algo autentico com caracteristicas unicas. Predios verticais ergudos na decada de 20, 30, 40, como por exemplo. sao construidos com pe direito elevado e janeloes, pois na epoca, nao havia a tecnologia do ar condicionado. O resultado disto sao ambimentes mais agradaveis e menos claustrofobicos. Da decada de 40-50 vc tem Art Deco. Sao Paulo, juntamente com New York City, Chicago, Buffalo NY, e South Beach FL, sao os unicos locais no mundo aonde existem exemplares desta vertente arquitetonica. Os Classicos ate a decada de30 sao o testemunho da qualidade construtiva promovida por imigrantes italianos, e do enriquecimento da classe mercante destes. Se voce prestar atencao, visitas guiadas para turistas estrangeiros sao direcionadas no Centro, pois nao ha nada que se interesse em ser visto, outrem da Paulista. Turista estrangeiro adora o Centro, sujo ou nao. Para que derrubar algo que foi bem feito, para durar, com vista no bem estar dos ocupantes, por um pre fabricado de mal gosto?
o trânsito vai virar um inferno. Eu adoro como as pessoas reclamam de morar numa cidade planejada, em que o trânsito flui até que bem. Venha para Goiânia, cidade do qual não teve um planejamento e quem você gasta quase duas horas para percorrer um percurso de 8km. Onde em um pequeno espaço tem tantos prédios com tantos andares que as ruas ficam intransitáveis.
O que eu percebo é que a visão de cidade perfeita, é construida atraves de uma economia saudavel onde pessoas dão o tom das cidades, qualidade de vida etc... Vejo que a faria lima foi pesada para o trabalho, sem qualidade de vida no entorno, cara entrar no escritorio trabalha e acabou, hoje existe estudos que mostrar que pessoas produzem mais em ambientes prazerosos, de vivencia, isso mudou com vale do silício . É interessante ver essas metamorfoses das cidades.
Raul, você já veio a Salvador depois da conclusão das linhas 1 e 2 do metrô de Salvador? Acho que precisamos do seu olhar astuto sobre as diversas problemáticas da estratégia adotada por aqui. Parabéns pelo canal!
Você realmente não curte prédios espelhados hein, eu acho lindo, acho que deveriam ter mais prédios assim ao redor do Brasil, não só por que acho bonito e dá um ar de modernidade, mas por ser diferente do que já estamos fartos aqui no Brasil, o contraste deles com prédios de arquitetura século 20 ou colonial eu acho muito legal.
Como este canal propõe reflexões incríveis sobre sociedade, política e coletivo. E melhor: ainda traz propostas de soluções. Tira o debate urbanístico das universidades e coloca na sociedade. Acho que um grande erro ainda é comparar São Paulo sempre com metrópoles do hemisfério norte e não olhar pra Nairóbi, Bangkok por exemplo, onde temos desafios econômicos e sociais mais próximos do Brasil.
bem ilustrado, o centro financeiro ja foi na Sé, passou para a Paulista, depois agora se concentra mais na Faria Lima, daqui a pouco sai de lá e vai para o Morumbi, etc etc etc e assim vai se espraiando ainda mais a cidade. que falta de projeto, falta de visão que temos. precisamos de um prefeito com um nível básico de letramento em urbanismo, não dá mais pra destruir a cidade desse jeito!!!
De uma vez por todas, entendam como funciona o Brasil: gente rica não quer ter contato algum com gente pobre e esse urbanismo é feito justamente com essa intenção, ou seja, que evite a diversidade e a circulação de pessoas comuns e de baixa renda. Para os Faria Limers, está perfeito assim. É isso!
Era assim há 100 anos atrás....hoje em dia gente rica se veste de mano e vai pra balada na favela (e as vezes nem volta) e gente pobre só usa Lacoste e só cola em rolê de rico, pra ostentar foto.
@@canaldojoe4214 Discordo com a sua opinião... Trabalhei na Faria Lima por alguns anos e posso assegurar que a galera prefere muito que seja vazio e "exclusivo" do que um lugar diverso. À ver a resistência pela linha 20 - Rosa do Metro (não pensando financeiramente).
Raul, por que adensar as 3 quadras entre FL e trem? O mais provável é que as unidades que saiam ali sejam caríssimas e o trabalhador não vai conseguir pagar. Sim, eu disse trabalhador porque MUITA gente que trabalha na FL não é banqueiro. O que falta ali, ao que me parece, são duas estações de metrô.
Eu Moro a 4 anos fora do Brasil, nesse contexto a cidade do Mexico dá um baile Na cidade de SP. Já no Geral , tambem o Mexico dá um baile em Turismo no Brasil.
@@williami7 Ué, e tem outra coisa no Brasil além de São Paulo? Todas as outra cidades são periféricas, incluindo o Rio de Janeiro, que está em franca decadência. Emprego e negócios solidamente só existe em São Paulo.
@@williami7 Errado, o méxico conta com Guadalajara, Mérida, Monterrey, Cancun, todas com forte turismo. Até a Argentina recebe mais turistas que o Brasil.
Vídeo muito bom, parabéns!! Seria interessante comentar sobre uma área bem proxima da faria lima que está cada vez mais abandonada tb, cada vez menos comercios e mais imoveis para alugar, falar sobre a joao cachoeira, clodomiro amazonas, miguel calfat, casa do ator e até mesmo um trecho da av. santo amaro (que mesmo com obras duvido que consigam reverter todo esse abandono)
Vale lembrar que Jan Gehl tbm eh um forte crítico da verticalização e dos adensamentos exagerados. Escala humana é o grande ponto de partida dos projetos urbanos dele. Verticalização por Verticalização tbm desumaniza a cidade.
Sao Paulo e mais verticalizado que New York City Tokio . E NYC tem justificativa, pois Manhattan e cercada pelo Rio Hudson, Leste e Oeste. E uma ilha. O mais proximo de Sao Paulo seria Chicago, que em planicie. porem ha um grande reservatorio d'agua, o Lago Michigan. A cidade e espalhada saindo se do inner loop, Lincoln Park ( Sprawling ).
O edifício Mirante do Vale, no Anhangabaú, está se tornando residencial. O problema é o valor do condomínio. 700 reais por mês para um studio de 36 m quadrados para um público de renda não tão alta, que deseja morar no centro velho.
Atualmente, a Avenida Brigadeiro Faria Lima é um dos principais polos empresariais e financeiros de São Paulo, que é a capital financeira do Brasil, logo sua arquitetura e urbanismo funcionam como representações sociais do empresariado e gestores financeiros.
O único prédio da Faria Lima cujo o pavimento térreo tinha uma série de lojas de diferentes tipos era o de número 1.811 sei porque trabalhei na Del Sur entre 2005 e 2007 no 9° andar acho.
De 1990/2000 a cidade cresceu 8%, de 2000/2010 teve crescimento igual de 8,2%; em 2013 o g1 publicou uma matéria dizendo que a cidade estagnou e cresceria menos. Porém não levaram em conta a falta de investimentos dos Estados com relação a infraestrutura, a centralização econômica na capital paulista (só pensaram na taxa de natalidade). De 2010/2020 o crescimento foi de 10,2%, ou seja, a cidade tá crescendo mais e chega a 12,4 milhões de habitantes 30 anos antes do previsto. Haja empregos, universidades e moradia pra esse povo todo.
Outra coisa do adensamento, se são Paulo já tem problema de transito agora, adensar só vai trazer mais problemas, primeiro tem que pensar em uma solução depois na ampliação.
sao paulo precisa parar de investir em novas áreas verticalizadas e voltar a investir no centro antigo da cidade, principalmente no reaproveitamento de edifícios antigos abandonados que possuem excelente estrutura e localização
A burguesia que mora lá perto não permite que pobre fique por lá se não for para trabalhar para eles....simples assim...de qualquer forma belo canal! parabéns!!!
Interessante a ideia do retrofit sou entusiasta deste tipo de intervenção porém penso que o caso abordado é sui generis visto que o sistema construtivo é diferenciado facilitando o uso desta técnica, a mesma técnica construtiva muito provavelmente não se encontrará em muitos outros edifícios. Infelizmente, tanto arquitetos quanto engenheiros brasileiros não sabem, ou não querem projetar no sistema industrial o que facilita deveras a conversão da edificação, creio ser também muito por culpa da cultura do brasileiro com este tipo de construção, uma mostra descomunal de falta de conhecimento e pragmatismo "estrutural" se é que posso dizer assim rsrs (desculpem o trocadilho). Ou seja o contratante também tem sua grande parcela de culpa neste caso pois quando escolhe um sistema construtivo opta por aquele "de sempre" pouco prático e extremamente caro e sujo. Resta-nos saber como agirá o mercado diante deste movimento pois somente ele "o mercado" dirá os caminhos a serem traçados...
Eu moraria no prédio em frente à Pça do patriarca no centro de São Paulo Edifício Barão de Iguape Com entrada pela rua Direita Sugestão para o proprietário
Sou fã do Raul, mas as criticas que ele vem fazendo à Faria Lima Estão meio fora de época: até agora, a Faria Lima só tem gente durante o expediente. A noite e fim de semana , deserta! Mas isto está mudando, devagar, mas está! Para mim um marco nessa mudança foi a abertura do B32 há poucas semanas. Passo lá com frequência e sempre tem gente olhando a baleia e tem até crianças brincando, a nova praça ficou atraente e já tem grupos de ginástica a usando. e tem um belo teatro que atrai gente à noite e nos fins de semana! E atrás foi aberto um grande restaurante asiático com arquitetura bem interessante que fica cheio toda noite! Tem também vários restaurantes novos na avenida ou a poucos passos dela. Tem até um bar chique que lota nas happy hours. E novos projetos que vão trazer muita gente como o shopping da JHSF ao lado do Pátio Malzoni, o open mall no Largo da Batata com ideias originais super interessantes. E vários residenciais grandes nas travessas. Falar genericamente num "esvaziamento" da Faria Lima soa falso numa avenida que possui o mais baixo índice de vacância dos prédios comerciais de SP e com vários projetos em desenvolvimento! A procura por escritórios continua forte na avenida! Nessa questão da Faria Lima discordo do Raul! Mas concordo com a critica que ele faz à Chucri Zaidan, lá não se vê perspectiva de melhora, ao contrário da Faria Lima!
Gente, engraçado ver que tivemos um candidato a prefeitura de São Paulo que teve como uma das principais pautas o plano diretor, que trata sobre tudo o que foi falado no vídeo. Basicamente o que falta são políticas públicas para permitir que o serviço imobiliário cresça e favoreça a vida do paulistano. Precisamos de adensamento nos lugares onde temos boas infraestruturas, como transporte público, saneamento, áreas verdes e que as pessoas posam morar perto dos seus trabalhos.
Onde vão morar as pessoas que não gostam de lugares super adensados? Vocês assumem que todos amam esse excesso e constância de movimento de pessoas de comércio e serviços mas não é assim, tem quem não goste. Tem quem prefira um movimento moderado e aprecia o sossego de final de semana.
Esse dinamarquês também disse estranhar os muros altos nas casas nobres de SP, devia andar no ladeirão do morumbi e iria entender os muros altos, aqui é brasil não Dinamarca. A Paulista está tomada de camelôs, e sem teto dormem dentro de agências bancárias pra escapar do frio. Logo vai estar como o centro antigo de SP.
@@vitumalatesta exatamente, é o conceito de olhos das ruas. Já vi gente falando que a faria lima tem potencial pra ser mais relevante que a paulista, nunca vai ser com esse monte de recuos e urbanismo carrocrata. A paulista tem vida nas calçadas, já a faria lima é monótona e só passa carros.
Jurandir, um dos motivos pra cidade ser insegura é o fato das residências nobres serem cercadas de muros. Com isso você mata a vida nas calçadas e quebra totalmente a sensação de segurança. São Paulo tem que seguir o modelo de Nova York, Vancouver, Toronto, Tokyo, etc, onde até mesmo edifícios de luxo tem uso misto, com fruição no térreo, fachadas ativas e sem aqueles recuos que enfeiam a cidade.
Esperava um aprofundamento no tema. Para o de foram os escritórios? Como estão os funcionários e onde estão? Entrevistas com os atores envolvidos. Como está a Faria Lima com mais exemplos. O comércio local. Com a Variante Delta e Delta Plus a caminho qual o futuro das cidades? Podem ser episódios. Sugiro um a barra funda e centro como temas. Morava num prédio de 4 andares em Perdizes. Em 4 meses o prédio ficou vazio. Todos, inclusive eu mudamos para casas ou foram para o interior. Sugestões. Abraços.
Pandemia veio e saira pela porta dos fundos. Sao Paulo ficou mais barata agora. Casa na Grande Sao Paulo, em bairro desejavel, continuara cara. E Paulistano nao e de pegar em um cabo de vassoura para limpar o quintal, quanto mais manter um jardim
Os objetos aqui observados são de interesse de diversos centros urbanos brasileiros, tal como Vitória, que também sofre com a degradação do antigo centro financeiro e histórico.
Av. REBOUÇAS/Pinheiros Não sou da área. Mas visto a quantidade de prédios mistos, com o térreo cheio de lojas, seria um indicativo de valorização da região mencionada e que corta a Faria Lima?
Parei de ver quando o arquiteto sugeriu acabar com casas e construir prédios. O charme de São Paulo ainda são as ruas arborizadas, os sobrados e as residências unifamiliares. Lamentável.
@@ERAUMAVEZERA diga isso para quem mora em cidades americanas, canadenses e muitas na Europa. O conceito lá é outro: dowtown com prédios altos e bairros residenciais com casas unifamiliares, árvores e parques. Essa é a maneira certa de viver e não o que a gente vê nesse país, ainda mais com tantos urbanistas malucos.
@@ERAUMAVEZERA não pense que vai encontrar ruas arborizadas no interior. Não há preocupação com a manutenção de áreas verdes em lugar algum. Não é a regra. Nossa qualidade de vida é muito ruim.
@@charlesdeperpignan4808 você tá totalmente por fora. Nos EUA já acontece o fenômeno chamado "sprawling", principalmente em Orlando, onde a cidade não conta com um transporte público eficiente. A demanda por carros é enorme, e as casas são todas espaçadas e cada vez mais distante dos polos de emprego. Esse modelo é ultrapassado, e na Europa acontece o oposto, principalmente em cidades como Paris, Barcelona, Milão, Berlim, etc. Os grandes centros são bem adensados, as pessoas moram perto do trabalho e do metrô. É isso que deve ser adotado em São Paulo, principalmente por ser imensa. Adensa a população em sua maioria no centro expandido, que é onde está os empregos e os polos de lazer e entretenimento, e as periferias ficam reservadas para bairros jardinados, ruas arborizadas e casas espaçadas.
@@charlesdeperpignan4808 Maneira certa de viver de acordo com os EUA, e pela dependência no carro e falta de transporte público desses locais, com certeza não é a maneira certa. E não tem dessas na Europa, lá cidades grandes são adensadas e o acesso a pé e por transporte público é fácil e conveniente, quer morar em uma cidade dos carros vai pra Brasília
O CEPAC inviabiliza a compra pelo valor que vale, as Construtoras são obrigadas a comprar e mesmo assim moradores saem prejudicados e não vendem por valor baixo, as Construtoras justificam que a prefeitura se torna sócia da nossa área residencial. Um absurdo!!!.E assim ficam prédios enormes( aprovados antes da mudança de zoneamento) em torno de ruas residências tampando iluminação congestionando bairro, e muitas ruas devido ao fluxo de veículos as casas começam a rachar e muitas a afundar devido assentamento do solo.
CEPAC, invencao do Maluf. Boa por sinal. Senao virava bagunca, construcoes sem criterio, e adeus a vista panoramica. E nenhum incoporador poria a mao no bolso para constr
@@showcaseSampa vc não entende Tony. O CEPAC devaloriza os imóveis dos proprietários , os bairros crescem sem estudo adequado, e quem bota mão na fatia é a Prefeitura. As Incorporadoras nunca saem perdendo. A Prefeitura autoriza o crescimento sem averiguar o quanto o solo não aguenta e prejudica o entorno. Exemplo do que está ocorrendo atrás do shopping Morumbi com a expansão da Berrini. Toda Chácara, Vila São Francisco, Vila das Acácias, sem planejamento muitas casas sendo prejudicadas. A associação do bairro já provou a inviabilidade das construções de edifícios por causo do solo arenoso , e veja se a Prefeitura fez algum estudo , crescimento sem critério. Da forma como CEPAC é não funciona. Funcionarira uma lei obrigando cada Incorporada ser responsável pela ampliação e urbanização de vias e parques do mesmo local onde irá erguer tais edifícios, mas não é assim que funciona. Uma vergonha uma lástima, cidade cresce sem critério algum. ....vc sabe por que houve o crescimento da Berrini como nova Paulista? A maior parte dos terrenos era do Maluf.
@@marcelodemeo2819 Esperar que incorporadores facam alguma coisa em prol do urbanismo..... Eu tenho um Viaduto do Cha que posso lhe vender. Aquela regiao era alagadica. A maioria dos edificios comerciais ocupa espaco outrora usado por fabricas. Construir casa em regiao de varzea nao e la muito inteligente.
Sugiro uma reportagem dando exemplos de urbanismo. Alguém conhece o espaço que existe atrás da Marble Tower em frente só Shopping Morumbi (Dr. Chucri Zaiden 1170)? Poderia ser tomado como exemplo.
Para aqueles que ventilam a possibilidade de converter edificios de escritorios em residencias, na Faria Lima, eu sugiro que parem de perder tempo com devaneios. Por varias razoes, entre muitas... 1.Existe apenas um numero reduzido de edificios que se prestariam para tal reposicionamento de ativo. quero dizer com isto, planta de conjuntos nos quais todos estao com prumada voltada para luz natural, acesso de portaria para PNE. Quase todos estes que se passariam no crivo, dao vista livre de conjunto para a Faria Lima e Jardim Europa/Jardim Paulistano. A marioria entre o Largo da Batata e a Avenida Reboucas. 2. Tais edificios sao condominios, portanto, sem unaminidade de condominos, nada acontecera. A maioria dos quais pertence a firmas de advocacia, os quais preferem manter endereco na Faria Lima. Exigencia de clientela que nao arreda o pe para ir ao Centro. Alias houve um exodo de escritorios de advocacia do Centro para a Faria Lima, quando os processos foram digitalizados. 3. Da Reboucas a 9 de Julho, a maioria dos predios sao desenhados para lajes corporativas, com 1-4 cjtos por andar. O layout de laje e pessimo para quaisquer outros fins outrem de conjuntos de escritorios corporativos. Posicionamento de poco de elevador nao bate ( a maioria poco ferradura, uns poucos poco core shaft ) , prumadas que nao dao luz natural, fachada que nao condiz com um tipico residencial. 4.Teria que se gastar uma pequena fortuna, em predios sujeitos a conversao, com adatacoes de uso, para concessao de habite-se. Condomino Brasileiro e mesquinho, nao cotiza com fundo de obra a nao ser que nao haja saida. 5.Mesmo que tais conversoes se materializassem em numeros expressivos ( improvavel ), os valores do metro quadrado para locacao ou venda estariam fora do alcance de 99,99% dos potencialmente interessados. Impacto a nivel de calcada, social, etc e tal, insignificante. 6. Aluga-se espaco de escritorio no Centro por ate R$15,00/m², enquanto na Faria Lima os mais antigos, a R$70,00/m². Se ha ativos sujeitos a reposicionamento, estes estarao no Centro. Regiao a qual, ha acesso pela linha Amarela ( Luz, Republica, Bom Retiro, Vila Buarque, Consolacao ). 7.Atras do corredor Faria Lima, nomeadamente Jardim Europa, Jardim Paulistano, estao alguns dos enderecos mais caros e exclusivos da cidade. Porque cargas d'agua alguem iria conceder moradias na Faria Lima e irritar os donos do dinheiro? 8. A maioria dos predios de vies corporativo no corredor sao bancados por fundos de Investimento imobiliarios, uns poucos pela elite endinheirada. Quem investe em laje ou predio, tem uma nocao de como os ciclos de entrada e fuga de capitais ocorre no pais. Este pessoal nao se assusta a toa. 9.Os valores na Faria Lima, para aquisicao ou locacao, criam barreiras de entrada que protegem o capital investido. 10. Para se ter perspectiva de como os "Faria Limers" estao se lixando para os queixumes do povo,, o contrato da Google no Patio Malzoni, concedia a locataria um ano de carencia. Para um contrato de locacao de 10 anos. Com o contrato atual expirando, na melhor das hipoteses, eles obteriam uma reducao no valor do aluguel para renovacao. O que, dep[endendo da conjuntura, poderia ate ser concedido. 11. Alguns predios na Faria Lima estao equipados com Heliponto homologado. Homologacoes da ANAC sao dificilimas em se obter. Ha associacoes de condominio que gastaram os tubos na justica para obter homologacao e perderam, apos 2-3 anos nisto. Esta discussao e conversa de botequim. E nao faltam palpiteiros de botequim nesta terra. .
Eu trabalho na Faria Lima e moro perto da Região. Mesmo antes da pandemia, nós finais de semana, já era um deserto. Basicamente é uma região que só funciona de segunda à sexta.
Parabéns pela abordagem.
Curiosamente, a primeira medida tomada em Curitiba para revitalizar o centro foi misturar os tipos de uso, acho que foi no final dos anos 1980. Já deu tempo de os "urbanistas" terem aprendido.
Tesão é o centro de SP, se dessem um tapa no centro com segurança, tirando os malucos e colocando cafés, barzinhos e comércios, aí a Faria Lima iria pro saco de vez, ninguém nunca iria trocar um rolê no centro por esse lugar esquisito que virou a Faria Lima
Centro precisa de moradia popular pra não esvaziar a noite e drogados tomarem conta da região inteira.
Mas os proprios "malucos" do centro é sinal de que a economia da cidade e do país não vão bem. Quantos malucos desses poderiam morar no centro e trabalhar nesses cafes barzinhos.
Acho q vc n entendeu a essência de querer uma cidade densa e livre, a essência é não ter medo das pessoas se todos tem emprego e dignidade. Seu pensando de achar que os viciados são apenas malucos é o mesmo pensamento que faz as pessoas quererem moram e um prédio murado o mais longe do centro possível
Apesar do metro quadrado comercial na Faria Lima ser o mais caro da cidade, a avenida Paulista nestes quesitos apresentados no vídeo é 10 vezes melhor que a Faria Lima. Além disso, a Faria Lima tem apenas uma estação de metrô em uma ponta da avenida, no Largo da Batata. Já a Paulista, tem estações de metrô de ponta a ponta.
Faria Lima é um tapa na cara dos estagiários e prestadores de serviço de manutenção e limpeza. Chegam atrasados e o chefe (de mercedes) chama eles de vagabundos.
Até o Centro é melhor q a Faria Lima.
1. Paulista esta em plano topologico elevado.
2.Note que algumas torres da Paulista tem antenas.
3.A economia da Paulista esta mais diversificada. O Metro atende trabalhadores do ramo de Saude, Educacao, Corporativo, Comercio. A Faria Lima e um monolito do mercado financeiro e Legal
Todos os fatores acima justificaram um volume de passageiros que viabilizasse o projeto da Linha Verde.
O fato de ter apenas uma estação é proposital e realmente está certo, não deseja-se andarilhos para incomodar os empresários ou até assaltar, tudo planejado.
@@williamsrenault6159 Nao esta correto.....
A fuga da Paulista, no comeco dos anos 2000, segundo o que me foi ensinado, se deu por dois motivos...
1.Nao ha como erguer mais Helipontos na Avenida Paulista ( a prioridade era dada a hospitais, e ademais ha muitos edificios residenciais no entorno, o que complica o abuso de rotas de helicopteros que entao por la passavam ). Portanto a ANAC deu uma congelada em novas homologacoes.
2.A proporcao metro quadrado por vaga e alta demais na Paulista. Enquanto na Paulista, 60-100m²/vaga e comum, na Faria Lima, este numero oscila entre 35-55m²/vaga.
3.Sequestradores e assaltantes prefeririam fugir de carro em suas acoes. Assaltos a luz do dia, sao mais faceis de serem logrados na Faria Lima do que a Paulista.
Atualmente vc tem o corredor 9 de Julho para servir uma ponta da Faria Lima, o corredor Eusebio Matoso, no meio, e a Linha Amarela na outra ponta.
O fato e que na epoca, nao havia metro ali. Ponto Final. E como o Paulistano tem complexo de classe, ninguem quer pegar onibus ou trem.
A Faria Lima tem o que se chama "Marquee Addresses" ou Enderecos de Prestigio. E so. Escritorios de Advocacia ( os quais tem abandonado os casaroes do Jardim Europa ) e Empresas do Mercado de Capitais adoram ali. O resto, pode viver sem ir la.
A produção desses vídeos é uma delícia de se assistir. Impecável.
Esse programa foi uma verdadeira aula sobre urbanização.parabéns
Este programa foi uma verdadeira aula de como os arquitetos brasileiros estão tão longe do que o mercado quer.
São Paulo foi e está sendo criado só para trabalho. Tive o privilégio de trabalhar no Conjunto Nacional na Paulista. A Avenida Paulista é fantástica.
O canal trata de SP, mas bem que alguém poderia fazer um vídeo falando do desastre urbanístico que é a minha cidade natal, Balneário Camboriú
Balneário tem muitos pontos positivos, quem caminha pela cidade e compara com outras cidades no Brasil sabe.
@@GustavoHenrique-bw9yw concordo, moro em Balneário desde quando nasci, porém, a urbanização da cidade é pitoresca. Por sinal, tem piorado com o tempo.
Não entendi, morro na Bahia, Balneário cheio de arranha-céu top é ruim ? pelos vídeos não parece, muito pelo contrário.
@@jonasbaptista8841 tem controvérsias, eu particularmente acredito que a quantidade de restrições das outras cidades fazem com que balneário tenha o tanto de prédios daquele jeito. É uma cidade boa de andar a pé e muito viva.
@@GustavoHenrique-bw9yw nessa questão de deixar as construir prédios altos a cidade é exemplo, eu quero que outras cidades do Brasil seguisse nesse caminho.
Arrasou, Raul! Amo seu trabalho, ainda mais quando cutuca os maus urbanismos e arquiteturas hehe
Parabéns pelo trabalho e empenho, amo São Paulo, como amante do centro, sinto falta dos anos 90, onde office boys (eu) vivia cada m2 da região
Nem imaginava que viria a decadência de hoje.
O objetivo da arquitetura da faria lima é muito claro , feito apenas pra os ricos e o máximo possível pra afastar os pobres não tenho dúvidas !
5:20 era o antigo Burger King da Faria Lima. Era um dos points de encontro da galera no almoço. Fechou e agora já era comer hambúrguer barato
E pq fechou ? N dava ninguém?
@@albertofranco122 talvez a pandemia... ali é tudo escritório, com a galera em home office não tem clientes
@@priscilaromano2364 ah sim. Bem lembrado
Esse antigo bk fechou faz quase 4 anos... Pelo que fiquei sabendo foi por causa do aluguel que era muito caro
Excelente espacio para conhecer a realidade urbana de SP...parabéns aos realizadores
Esse canal é muito importante, não só para São Paulo, mas também pra todo o Brasil!!
É para vermos a falta de planejamento, de projetos, de infraestrutura que as cidades tem no Brasil. 👏🏻
Curioso para saber como Raul reagiria a Brasília (plano piloto) de hoje. A diferença entre o projetado e como o espaço é ocupado.
Não entendo como um Canal tão útil e informativo como esse tem tantas curtidas e visualizações e menos de 150.000 Inscritos!!
Poxa gente...custa tanto assim se inscrever e fazê-lo chegar a no mínimo meio milhão (500.000!) de inscritos 🤔😒??
Querido Raul, divulgo sempre seu canal, ontem meu filho já entrou. Adoro suas lives, comprometidas sempre em nos advertir sobre as agruras por que passam as grandes metrópoles. Bjo bjo
Adoro a Faria Lima do jeito q ela é...traz uma paz em uma cidade q é um caos. Passo por ela toda semana de onibus e qd chego em pinheiros (cardeal arcoverde) da uma tristeza.
Faria Lima não foi feito pra ser avenida paulista, q por sinal esta cheio de assaltantes e moradores de rua, coisa q anos atras não se via.
É um local feito para trabalhar, só isso, totalmente isolado e sem vida. Ter moradores de rua e assaltantes é reflexo das desigualdades sociais, não faz sentido a sua comparação. E quem vai pedir ajuda em um local isolado?
Dá uma pena passar na Faria Lima nos fins de semana. É vazio, sem vida, sem calor humano.
Um dia estava passando por lá com um amigo e comentei exatamente o que o urbanista gringo comentou: Onde as pessoas paqueram aqui?rs
O rico brasileiro precisa entender a relação de ocupação dos espaços, com qualidade de vida!
vai pra Paulista, caraio.
@@canalvariedades_2007 Uma cidade com 12 milhoes de habitantes e só tem uma avenida que tem vida, serio isso? E exatmaente esse problema que ele tá tratando no video.
Nego pobre falando besteira pqp kkk
@@arthur2720 Oq?
@@canalvariedades_2007 Como pode se chamar variedades se é tão individualista?🤔
Excelente série!!! Não há arquitetura de qualidade nas cidades sem urbanismo
Esse canal me surpreendeu pela qualidade, parabéns.
Fala, meu xará! Eu tenho visto muito seus vídeos e sempre fica a impressão de que falta outro ângulo da questão, principalmente dos residentes e dos grandes incorporadores, por mais que eles sejam os "vilões" da sua versão existe a razão deles, sem a qual fica difícil colocar em prática as suas visões. Acho que faltam mais aspectos, a cidade já bem adensada, muito centralizada, o transporte é deficiente, a estrutura é precária. Apesar de tudo que coloquei aqui, parabéns, seu canal é muito necessário. Um abraço.
A razão deles é tomar o deserto de estruturas que se tornará São Paulo para eles
@@SergioAantonio é mais também é uma imbecilidade mais ainda transformar predio comercial em residencial, é menos empregos pra galera que mora em regioes distantes e fica uma ilha de ricos morando nesses predios, eu prefiro predio comercial mesmo que deserto do que esses predios virarem residencial pra gente de classe media alta morar e virar uma Cidade Jardim.
@@guilhermeapura2002 Você acha que alguém que está ganhando dinheiro vai transformar o prédio de comercial para residencial? Transforma porque não tem demanda...
@@guilhermeapura2002 E em nenhum momento o vídeo defendeu apenas a transformação dos prédios comerciais em residenciais, ele também defendeu o adensamento das áreas ao redor da avenida, áreas essas que realmente são residenciais e monopolizadas pelos ricos
Exatamente. O cara quer criar um monte de oferta sem nenhuma demanda real. O mercado se equilibra naturalmente! Realizar essas propostas do vídeo iria gerar um déficit financeiro bilionário e uma alocação ineficiente de recursos.
O conteúdo qdo é bom, agrada até quem nao entende do assunto. Olha eu aqui aprendedo sobre arquitetura, entendendo prós e contra e a realidade urbana da cidade. E só com poucas aulas, ai daquele que achar linda e maravilhosa a Sumaré ou o Carnaval do Anhembi. Falando nele, é um local totalmente desigual, ruim de transporte, de alimentaçao, de diversao, se come mal, arquibanda é desconfortáve;, banheiro é imundo e nos dias de hj é incabível, qualquer local que nao se carregue um celular, se use um guarda-volumes e outras coisas. Muito bom.
O centro velho de SP é onde estão os prédios com uma arquitetura riquíssima, inteligentes, feitos para pessoas usarem e não caixas de vidro(prédios feios e zero pensando no ser humano).
interessante sua observação.
Raul, eu amo os assuntos que vc apresenta e traz questionamentos!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns pelo trabalho Raul, continue!
morei em londres e la vi muitos predios metade de baixo comercial e metade de cima residencial, mas a diferença la são as lojas de rua tem em todo o lugar, shopping center são raros.
la não pode ter prédios tão grandes que comportem shoppings ou arranha céu, por isso todo charme.
Parabéns pelo seu canal. Vc poderia falar sobre o RetroFit Jacques Pilon Residence? Acho bem bacana o conceito de restaurar o centro de SP e os prédios emblemáticos da cidade
O prédio da Senador Queiros contém apenas kitnets espremidas e de metro quadrado caro.
O prefiro por fora e bonito pirem estragaram com a metragem.
Resultado , o incorporador se viu obrigado a alugar lo.
.
@@AntonioCostaRealEstate quanta bobagem, pra quem mora sozinho e quer morar perto do trabalho, metrô e dos polos de entretenimento e comércio uma kitnet nesse prédio tá de ótimo tamanho.
@@MariaJose-fj3il kitnet e caixinha de fosforo.
Nao se pode morar nisto. Vc nao consegue receber, nao ha espaco para trabalhar.
So da para um morador.
@@showcaseSampa acredito q tenha sido planejado para esse público. O cara empreendedor solteiro, a profissional liberal solteira, estudantes e etc.... acredito q um ap amplo, seria caro. Esse público com grana, iria preferir outras regiões de SP.
@@albertofranco122 Certo, empreendedor, no fim do dia, sonhando em ir para a sua caixinha de fosfora.
Brasileiro realmente e pobre de espirito.
Cara, estou curtindo muito os seus videos, o conteúdo é muito bom e a produção é impecável, parabéns
Gostaria de assistir algo relacionado a urbanização na zona leste, especialmente na região do monotrilho prata, trecho que ganha cada vez mais predios residencias e até o presente momento não é atrativo para predios empresariais ou outros tipos.
Moro na região da Estação Oratório, e recentemente adquiri outro imóvel que está em construção ao lado desta estação (Imóvel este que será de escritórios, lojas no térreo e residencial à partir do 6º andar) . Como frequentador há mais de 20 anos da região, posso afirmar que nunca vi tamanho interesse das construtoras por nenhum outro lugar de São Paulo. No entorno de 2 quilômetros há quase 20 empreendimentos imobiliários/comerciais sendo construídos com conclusão entre 2022 e 2023. A região da Vila Prudente e adjacências tem muito potencial, especialmente pela rica mobilidade urbana (Linhas de Trem do Ipiranga, Metrô Vila Prudente da Linha Verde que liga à Av. Paulista em 15 Minutos, Monotrilho, ciclovias, parques e amplas calçadas.) E ainda há MUITO espaço à ser construído, pois a Avenida Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello é tomada por concessionárias de carros, que podem mudar de ramo nos próximos anos e dar espaço à diversos estabelecimentos comerciais e residenciais. Adoraria ver a opinião de especialistas sobre a região.
Essa região é muito Cyberpunk.
A zona leste e isenta de CePAC.
Legal @@johnnygalvao10 obrigado por compartilhar essa informação, a região tem ganhado várias obras mesmo, esse prédio comercial eu não sabia da sua existencia, espero que a região mude o seu segmento de muita lutas lojas de carro e ganhe mais diversidade em negócios.
Perfeito, Raul! Sei que sua agenda de "pedidos" é extensa, mas aguardo um vídeo sobre a V. Madalena e as vizinhas V. Beatriz e V. Ida. Ouvi tb sua participação na Radio CBN falando sobre kitnets/studios com menção ao Edifício Mara. Que bom se pudesse retomar essa tema!
Parabéns pelo trabalho, Raul! Só faltou apresentar o vídeo de colete de farialimer, rs.
Sucesso para o canal!
Cheguei nesse video aleatoriamente, nao manjo nada de urbanismo, trabalho com desenvolvimento de software e nao sei como vim parar aqui
Mas o conteúdo tá ótimo, entendi de boa!
Linguajar simples no video para que todos entendam
Parabéns pelo trabalho Raul. Muito bom seu canal, pena que quem deveria estar aqui assistindo e apredendo não está rs.
Nossa que boa ideia, transformar prédios de escritório em residencial. Tomara façam isso na região da Paulista, porque eu detestaria ver aqueles prédios abandonados por lá, espero que a pandemia vá fazer o mercado de imóveis dar uma virada. Faria Lima, eu não me importo, coitado de quem trabalha lá. Canal bacana, me inscrevi, sou dos 12 mil.
Outro vídeo de conteúdo excelente.
Como sempre ótima reportagem. Parabéns
Há 16 anos frequento a região uma vez por semana, atendendo meus clientes. É nítido o esvaziamento. A quantidade de locais para alugar e vender é enorme.
E vai continuar vaga. AS multinacionais nao estao mais vindo, e o Empresario Caboclo nao justifica pagar R$ 150 o metro quadrado que os proprietarios dos Edificios AAA pedem.
@@showcaseSampa Não estou nem falando de multinacional. A Sul América ocupava 3 edifícios. Hoje não ocupa nenhum. A Ticket refeição que operava próximo a estação Pinheiros foi para o Sul, o Banco Itaú desocupou um prédio inteiro. São as nacionais mesmo que estão saindo da região
@@vilmaeloy6119 Se vc se deu ao trabalho de ler a resposta, na integra, notara que eu fiz mencao aos dois.
E a pontificacao permanece de pe. As multinacionais nao estao vindo ao ritmo pre crise de 2013.
Em 2013, a fuga de capitai, em dolares , foi equivalente a soma dos previos 10 anos consecutivos em entradas de capital.
@Melhor 500 mil salvos, que 15 mil arrotando caviar
Incorreto.
O certo e recuperar e resgatar o Centro. Turismo gera empregos .
E o Centro e a unica alternativa em termos de aluguel comercial barato.
Nao ha nada de ser ver interessante na Faria Lima, pouco na Paulista, e muito menos na Vila Olimpia, Berrini e Chucri Zaidan, tirando-se a Hipica.
Turistas e viajantes de negocios enchem cidades como Boston, Amsterdam, Montreal, Berlim, Lisboa, Milan, porque estas cidades tem apelos, notadamente na preservacao de seus acervos arquitetonicos, paisagismo, sensacao de seguranca.
Ninguem faz turismo em Dubai. As pessoas so se deslocam para la por causa do excesso de dinheiro que por la existe.
Raul eu particularmente acho a Faria Lima muito linda, limpa e muito bem cuidada , os prédios menores que vocês estavam destacando são para serem ocupados por bares e restaurantes o que certamente iria atrair muitas pessoas , hoje eu gostaria de caminhar por lá, mas um fator que impede é a segurança pois ali os assaltos são constantes, se a prefeitura coloca-se a guarda municipal para fazer segurança nos finais de semana e incentivasse a instalação de telões tipo Times Square - Food Trucks - ciclistas - caminhadas, etc...iria dar mais vida naquele pedaço - pois é muito agradável passear pelo local. Não precisamos falar mal da arquitetura local é só colocar pessoas para movimentar o pedaço os prédios não atrapalham em nada .
Já viu os prédios? Não tem nada de atrativo no térreo, nada de comércio, nada de espaços para cadeiras, barzinhos, sem moradia o local é morto.
Ali os prédios só tem entra e saída de veículos, tudo pensado para um trânsito rápido de pessoas e não de permanência.
É horrível.
Igual aqui no RJ com a Barra da Tijuca, um monte de predios todos iguais espelhados e vazios, varios andares, um hall gigantes com marmore e elevadores com bancada no meio com duas recepcionistas
As Conversoes em NYC nao foram para kitnets
A maioria foram para apartmentos com metragens acima de 100m2, e, em se tratando de edifícios de escritórios , com metragens acima de 300m2 / unidades.
Casos como o Woolworth's, The Américan Thread Building, entre vários.
O mesmo se deu com prédios Pre War em Downtown ( Tribeca, Village, Soho, Financial ).
Ninguém em sao juízo vai gastar dinheiro comprando e reposicionando prédio PRÉ War para transformar em prédio de kitnet ou moradia subsidiada.
Para isto é que tem o Bronx ( Coop City ) , Queens, Newark.
Vamos se inscrever no canal.👊 Espero que o plano diretor seja democrático e traga a fachada ativa para esta região, mais prédios residências e se possível moradia popular... 🙏
Espero que o Plano Diretor acabe. Nunca fez absolutamente nada de positivo pra cidade. Apenas espraiou ela (intencionalmente) e encareceu artificialmente todos os espaços, pois os custos da lei são repassados ao consumidor.
o pior é que isso já virou um modelo e se espalhou pelo Brasil. No interior de São Paulo é comum ver prédios residenciais de mais de 8 andares em meio a zona rural, ou ao que era, até então, uma zona de chácaras enquanto as zonas centrais permanecem com baixa densidade.
Enquanto houver Otário com mal gosto e umas economias para gastar , isto continuará acontecendo
Nao conhecia .. mas estou gostando muito do seu trabalho.. parabéns..
Sou apaixonado por essa cidade e queria muito entender melhor ela.
Eu ouço muito que em SP "o carro manda em tudo", mas a realidade é que NEM de carro a coisa funciona. Carros mandam em Los Angeles, Moscou, Shangai, Dubai... Nem a área pra carros aqui é bem pensada, o que dirá as vias de acesso até o prédio... A mentalidade do construtor aqui é que, quanto mais difícil o acesso, mais privilegiado você é de estar ali. Insano.
Tenho acompanhado seus Vídeos Seu canal é excepcional parabéns pelo trabalho e dedicação Very Like 👍👍👍
a mais de 5 anos eu já tinha na cabeça que sp tinha muito prédio comercial e seria legar converter em residencial.. hj vejo esse vídeo...espero que não demore que os investidores façam acontecer... principalmente dentro de um custo acessível.
Custo acessível não dá lucro.
Incorporador enfia kitnet pois pode cobrar mais pelo metro quadrado.
Vc quer algo bom e barato vá aos bairros menos badalados , compre a sobreloja , reforme a , e actrqnsforme em algo desejável e habitável.
Ou se junte ao rebanho e entre na prestação.
Beeeer
Há não a.
Logico vc é classe media entao pra vc é otimo residencial, mas pra quem depende de emprego e trabalha em escritorio é pessimo ter menos predios comerciais, nao chega de predio residencial, sao paulo é a cidade que mais tem predio residencial chega caramba já deu.
@@guilhermeapura2002 eu não sei exatamente como chegou a conclusão a qual classe eu pertenço. De qq forma eu acredito que muitas pessoas e empresas estão verificando que home office veio para ficar então possivelmente muitos predios comerciais terão alta vacancia e a conversao pode ser uma boa opção... enfim pensar positivo e sem julgamentos é muito bom. Boa sorte.
@@williamsrenault6159 valeu!
A parte entre o Largo da Batata e a Rebouças ainda tem um pouco de vida, e principalmente os prédios mais antigos que ainda tem lojas e tal... mas o que veio depois...
Da Rebouças a Avenida Cidade Jardim monumentos para acariciar o ego corporativista de multinacionais e seus MARIA Vai com as Outras e Fundos de Investimento.
E todo o colar a volta do Largo da Batata ja foi comprado.... por incorporadores.
Todas aquelas boates risca faca irao desaparecer.
@@showcaseSampa aí vão matar o que resta da Faria Lima... o mesmo que estão fazendo na rua dos Pinheiros... e Pinheiros que é um dos bairros mais legais da cidade, vai virar mais um bairro chuchu
@@gustavosoares6175 Mas e o que ira inexoravelmente acontecer. A faixa entre o Instituto Ohtake e a nova sede da Sul America, encobrindo o lado do Mercado Municipal a esquerda ja tem escavacoes para predios corporativos, , e os inferninhos ilhados entre a Faria Lima e Fernao Dias ja estao com os seus dias contados.
Alias a minha previsao seriam escritorios, porem, como ha sobra de metro quadrado disponivel na Faria Lima,. possivelmente irao erguer predios de kitnets, que e a moda do momento entre os incorporadores.
O Trecho da Cardeal Arcoverde entre o Largo da Batata ate o Shopping Eldorado, que era terra de ninguem, ja comecaram a erguer, afora com predominancia em predios residenciais..
A Rua Butanta, ja esta coberta de edificios de escritorios.
@@showcaseSampa sim inclusive o gigantesco que está em fase final no Largo. Repetindo o padrão do lado ruim da Faria Lima, e que também tem sido feito na Chucri Zaidan e sua sequência.
Muito bom as pautas colocadas no seu canal , muito informativo!! Parabéns!!
Esse canal é bom demais. Uma maravilha.
Aqui em Brasília também existem muitos problemas, um deles na minha opinião é o tal do "tombamento", engessou a cidade, não se pode mudar nada, o centro da cidade parou nos anos 60.
Aqui em sp é a msm coisa, horrivel isso.
E vc acha isso ruim? Tira isso é acabam com o plano piloto... logo vão querer derrubar aqueles prédios e construir monstruosidades de 40, 50 andares e q nada vão contribuir
Quando se fala de Brasília fala-sw do plano piloto, ainda bem que é tombado, ficará preservad para sempre, mas pra mim o erro foi querer construir uma cidade com início e fim .
Tombamento e necessario. Ou a cidade viraria um canteiro de obras cheia de predios envidracados, ou qualquer que seja a vertente arqutetonica do momento. Overdose de mal gosto..
Com o tombamento possibilitou-se proteger edificacoes e bairros de descaracterizacao grotesca que os avancos de incorporadores promovem.
Um predio tombado nao perde o seu potejncial economico. Ha quem aprecie o uso, seja para moradia, ou trabalho. Confere ao proprietario, ou usuario, o privilegio de popular algo autentico com caracteristicas unicas.
Predios verticais ergudos na decada de 20, 30, 40, como por exemplo. sao construidos com pe direito elevado e janeloes, pois na epoca, nao havia a tecnologia do ar condicionado. O resultado disto sao ambimentes mais agradaveis e menos claustrofobicos.
Da decada de 40-50 vc tem Art Deco. Sao Paulo, juntamente com New York City, Chicago, Buffalo NY, e South Beach FL, sao os unicos locais no mundo aonde existem exemplares desta vertente arquitetonica.
Os Classicos ate a decada de30 sao o testemunho da qualidade construtiva promovida por imigrantes italianos, e do enriquecimento da classe mercante destes.
Se voce prestar atencao, visitas guiadas para turistas estrangeiros sao direcionadas no Centro, pois nao ha nada que se interesse em ser visto, outrem da Paulista. Turista estrangeiro adora o Centro, sujo ou nao.
Para que derrubar algo que foi bem feito, para durar, com vista no bem estar dos ocupantes, por um pre fabricado de mal gosto?
o trânsito vai virar um inferno. Eu adoro como as pessoas reclamam de morar numa cidade planejada, em que o trânsito flui até que bem. Venha para Goiânia, cidade do qual não teve um planejamento e quem você gasta quase duas horas para percorrer um percurso de 8km. Onde em um pequeno espaço tem tantos prédios com tantos andares que as ruas ficam intransitáveis.
O que eu percebo é que a visão de cidade perfeita, é construida atraves de uma economia saudavel onde pessoas dão o tom das cidades, qualidade de vida etc... Vejo que a faria lima foi pesada para o trabalho, sem qualidade de vida no entorno, cara entrar no escritorio trabalha e acabou, hoje existe estudos que mostrar que pessoas produzem mais em ambientes prazerosos, de vivencia, isso mudou com vale do silício . É interessante ver essas metamorfoses das cidades.
Raul, você já veio a Salvador depois da conclusão das linhas 1 e 2 do metrô de Salvador? Acho que precisamos do seu olhar astuto sobre as diversas problemáticas da estratégia adotada por aqui. Parabéns pelo canal!
Seus vídeos são excelentes. Parabéns
Muito bom!
Você realmente não curte prédios espelhados hein, eu acho lindo, acho que deveriam ter mais prédios assim ao redor do Brasil, não só por que acho bonito e dá um ar de modernidade, mas por ser diferente do que já estamos fartos aqui no Brasil, o contraste deles com prédios de arquitetura século 20 ou colonial eu acho muito legal.
É sobre o excesso....sem contrastes trás uma forte sensação de frieza.
Como este canal propõe reflexões incríveis sobre sociedade, política e coletivo. E melhor: ainda traz propostas de soluções. Tira o debate urbanístico das universidades e coloca na sociedade. Acho que um grande erro ainda é comparar São Paulo sempre com metrópoles do hemisfério norte e não olhar pra Nairóbi, Bangkok por exemplo, onde temos desafios econômicos e sociais mais próximos do Brasil.
Solução? Não vi nenhuma, só muito falatório mesmo
Ja participei de vários retrofits no centro da cidade, tenho boas soluções para as instituições elétricas
bem ilustrado, o centro financeiro ja foi na Sé, passou para a Paulista, depois agora se concentra mais na Faria Lima, daqui a pouco sai de lá e vai para o Morumbi, etc etc etc e assim vai se espraiando ainda mais a cidade. que falta de projeto, falta de visão que temos. precisamos de um prefeito com um nível básico de letramento em urbanismo, não dá mais pra destruir a cidade desse jeito!!!
De uma vez por todas, entendam como funciona o Brasil: gente rica não quer ter contato algum com gente pobre e esse urbanismo é feito justamente com essa intenção, ou seja, que evite a diversidade e a circulação de pessoas comuns e de baixa renda. Para os Faria Limers, está perfeito assim. É isso!
Era assim há 100 anos atrás....hoje em dia gente rica se veste de mano e vai pra balada na favela (e as vezes nem volta) e gente pobre só usa Lacoste e só cola em rolê de rico, pra ostentar foto.
@@canaldojoe4214 Discordo com a sua opinião... Trabalhei na Faria Lima por alguns anos e posso assegurar que a galera prefere muito que seja vazio e "exclusivo" do que um lugar diverso. À ver a resistência pela linha 20 - Rosa do Metro (não pensando financeiramente).
@@marcelohenrique1040 qual galera ?
A lei limita a criatividade como você mesmo falou alguns órgãos por ego colocam problemas pra uma utilização melhor dos espaços!
Melhor canal!!
Raul, por que adensar as 3 quadras entre FL e trem? O mais provável é que as unidades que saiam ali sejam caríssimas e o trabalhador não vai conseguir pagar. Sim, eu disse trabalhador porque MUITA gente que trabalha na FL não é banqueiro. O que falta ali, ao que me parece, são duas estações de metrô.
Eu Moro a 4 anos fora do Brasil, nesse contexto a cidade do Mexico dá um baile Na cidade de SP. Já no Geral , tambem o Mexico dá um baile em Turismo no Brasil.
Cidade do Mexico é a capital do Mexico. Saiu dalí acabou o Mexico
@@williami7 Ué, e tem outra coisa no Brasil além de São Paulo? Todas as outra cidades são periféricas, incluindo o Rio de Janeiro, que está em franca decadência. Emprego e negócios solidamente só existe em São Paulo.
@@williami7 Errado, o méxico conta com Guadalajara, Mérida, Monterrey, Cancun, todas com forte turismo. Até a Argentina recebe mais turistas que o Brasil.
Vídeo muito bom, parabéns!!
Seria interessante comentar sobre uma área bem proxima da faria lima que está cada vez mais abandonada tb, cada vez menos comercios e mais imoveis para alugar, falar sobre a joao cachoeira, clodomiro amazonas, miguel calfat, casa do ator e até mesmo um trecho da av. santo amaro (que mesmo com obras duvido que consigam reverter todo esse abandono)
Vale lembrar que Jan Gehl tbm eh um forte crítico da verticalização e dos adensamentos exagerados. Escala humana é o grande ponto de partida dos projetos urbanos dele. Verticalização por Verticalização tbm desumaniza a cidade.
Sao Paulo e mais verticalizado que New York City Tokio . E NYC tem justificativa, pois Manhattan e cercada pelo Rio Hudson, Leste e Oeste. E uma ilha.
O mais proximo de Sao Paulo seria Chicago, que em planicie. porem ha um grande reservatorio d'agua, o Lago Michigan. A cidade e espalhada saindo se do inner loop, Lincoln Park ( Sprawling ).
O edifício Mirante do Vale, no Anhangabaú, está se tornando residencial. O problema é o valor do condomínio. 700 reais por mês para um studio de 36 m quadrados para um público de renda não tão alta, que deseja morar no centro velho.
Atualmente, a Avenida Brigadeiro Faria Lima é um dos principais polos empresariais e financeiros de São Paulo, que é a capital financeira do Brasil, logo sua arquitetura e urbanismo funcionam como representações sociais do empresariado e gestores financeiros.
Muito boa análise
O único prédio da Faria Lima cujo o pavimento térreo tinha uma série de lojas de diferentes tipos era o de número 1.811 sei porque trabalhei na Del Sur entre 2005 e 2007 no 9° andar acho.
De 1990/2000 a cidade cresceu 8%, de 2000/2010 teve crescimento igual de 8,2%; em 2013 o g1 publicou uma matéria dizendo que a cidade estagnou e cresceria menos. Porém não levaram em conta a falta de investimentos dos Estados com relação a infraestrutura, a centralização econômica na capital paulista (só pensaram na taxa de natalidade). De 2010/2020 o crescimento foi de 10,2%, ou seja, a cidade tá crescendo mais e chega a 12,4 milhões de habitantes 30 anos antes do previsto. Haja empregos, universidades e moradia pra esse povo todo.
Parabéns. Ótima matéria!!!!
Outra coisa do adensamento, se são Paulo já tem problema de transito agora, adensar só vai trazer mais problemas, primeiro tem que pensar em uma solução depois na ampliação.
sao paulo precisa parar de investir em novas áreas verticalizadas e voltar a investir no centro antigo da cidade, principalmente no reaproveitamento de edifícios antigos abandonados que possuem excelente estrutura e localização
A burguesia que mora lá perto não permite que pobre fique por lá se não for para trabalhar para eles....simples assim...de qualquer forma belo canal! parabéns!!!
Já tá cheio de cracudo lá kkkkk
Va até Itaquera! Na época da copa do mundo existiu um grande projeto que diziam ser o legado do evento onde nada saiu do papel!
O The Aleph é uma joia do Foster. Valeu de mais a referência
Certa vez ao sair do Metrô pelo Largo da Batata me deu fome, só achei um Habbib lá em baixo após o prédio da Japa ..Nunca mais andei por ali
Interessante a ideia do retrofit sou entusiasta deste tipo de intervenção porém penso que o caso abordado é sui generis visto que o sistema construtivo é diferenciado facilitando o uso desta técnica, a mesma técnica construtiva muito provavelmente não se encontrará em muitos outros edifícios.
Infelizmente, tanto arquitetos quanto engenheiros brasileiros não sabem, ou não querem projetar no sistema industrial o que facilita deveras a conversão da edificação, creio ser também muito por culpa da cultura do brasileiro com este tipo de construção, uma mostra descomunal de falta de conhecimento e pragmatismo "estrutural" se é que posso dizer assim rsrs (desculpem o trocadilho). Ou seja o contratante também tem sua grande parcela de culpa neste caso pois quando escolhe um sistema construtivo opta por aquele "de sempre" pouco prático e extremamente caro e sujo.
Resta-nos saber como agirá o mercado diante deste movimento pois somente ele "o mercado" dirá os caminhos a serem traçados...
Super interessante e qualidade impecável como sempre.
Fala, Raul. Poderia fazer um vídeo sobre a Região Portuária do Rio (estão convertendo prédios de escritório em moradias)? Obrigada
Eu moraria no prédio em frente à Pça do patriarca no centro de São Paulo
Edifício Barão de Iguape
Com entrada pela rua Direita
Sugestão para o proprietário
Que video incrível
Sou fã do Raul, mas as criticas que ele vem fazendo à Faria Lima Estão meio fora de época: até agora, a Faria Lima só tem gente durante o expediente. A noite e fim de semana , deserta! Mas isto está mudando, devagar, mas está! Para mim um marco nessa mudança foi a abertura do B32 há poucas semanas. Passo lá com frequência e sempre tem gente olhando a baleia e tem até crianças brincando, a nova praça ficou atraente e já tem grupos de ginástica a usando. e tem um belo teatro que atrai gente à noite e nos fins de semana! E atrás foi aberto um grande restaurante asiático com arquitetura bem interessante que fica cheio toda noite! Tem também vários restaurantes novos na avenida ou a poucos passos dela. Tem até um bar chique que lota nas happy hours. E novos projetos que vão trazer muita gente como o shopping da JHSF ao lado do Pátio Malzoni, o open mall no Largo da Batata com ideias originais super interessantes. E vários residenciais grandes nas travessas. Falar genericamente num "esvaziamento" da Faria Lima soa falso numa avenida que possui o mais baixo índice de vacância dos prédios comerciais de SP e com vários projetos em desenvolvimento! A procura por escritórios continua forte na avenida! Nessa questão da Faria Lima discordo do Raul! Mas concordo com a critica que ele faz à Chucri Zaidan, lá não se vê perspectiva de melhora, ao contrário da Faria Lima!
Gente, engraçado ver que tivemos um candidato a prefeitura de São Paulo que teve como uma das principais pautas o plano diretor, que trata sobre tudo o que foi falado no vídeo. Basicamente o que falta são políticas públicas para permitir que o serviço imobiliário cresça e favoreça a vida do paulistano. Precisamos de adensamento nos lugares onde temos boas infraestruturas, como transporte público, saneamento, áreas verdes e que as pessoas posam morar perto dos seus trabalhos.
Vcs tem instagram? Adorei o canal! Preciso de uma consultoria kk Queria alguém que indicassem!
Tem o insta do autor, @rauljustelores
Onde vão morar as pessoas que não gostam de lugares super adensados? Vocês assumem que todos amam esse excesso e constância de movimento de pessoas de comércio e serviços mas não é assim, tem quem não goste. Tem quem prefira um movimento moderado e aprecia o sossego de final de semana.
Esse dinamarquês também disse estranhar os muros altos nas casas nobres de SP, devia andar no ladeirão do morumbi e iria entender os muros altos, aqui é brasil não Dinamarca. A Paulista está tomada de camelôs, e sem teto dormem dentro de agências bancárias pra escapar do frio. Logo vai estar como o centro antigo de SP.
Eu me sinto mais seguro caminhando na Paulista do que na Faria Lima. Apesar dos problemas, na Paulista tem vida.
@@vitumalatesta exatamente, é o conceito de olhos das ruas. Já vi gente falando que a faria lima tem potencial pra ser mais relevante que a paulista, nunca vai ser com esse monte de recuos e urbanismo carrocrata. A paulista tem vida nas calçadas, já a faria lima é monótona e só passa carros.
Jurandir, um dos motivos pra cidade ser insegura é o fato das residências nobres serem cercadas de muros. Com isso você mata a vida nas calçadas e quebra totalmente a sensação de segurança. São Paulo tem que seguir o modelo de Nova York, Vancouver, Toronto, Tokyo, etc, onde até mesmo edifícios de luxo tem uso misto, com fruição no térreo, fachadas ativas e sem aqueles recuos que enfeiam a cidade.
Faz um vídeo sobre a avenida paulista
Esperava um aprofundamento no tema. Para o de foram os escritórios? Como estão os funcionários e onde estão? Entrevistas com os atores envolvidos. Como está a Faria Lima com mais exemplos. O comércio local. Com a Variante Delta e Delta Plus a caminho qual o futuro das cidades?
Podem ser episódios.
Sugiro um a barra funda e centro como temas. Morava num prédio de 4 andares em Perdizes. Em 4 meses o prédio ficou vazio. Todos, inclusive eu mudamos para casas ou foram para o interior.
Sugestões.
Abraços.
Pandemia veio e saira pela porta dos fundos.
Sao Paulo ficou mais barata agora.
Casa na Grande Sao Paulo, em bairro desejavel, continuara cara. E Paulistano nao e de pegar em um cabo de vassoura para limpar o quintal, quanto mais manter um jardim
Home office.
Os objetos aqui observados são de interesse de diversos centros urbanos brasileiros, tal como Vitória, que também sofre com a degradação do antigo centro financeiro e histórico.
Essa parte do adensamento de vias sem adensar a região é de fato um problema. Isso acaba criando ilhas que só podem serem acessadas pelo automóvel.
adoro mto seu canal
Ali tinha o Rio Pinheiros e era a rua Iguatemí...vcs esqueceram?????
Av. REBOUÇAS/Pinheiros
Não sou da área. Mas visto a quantidade de prédios mistos, com o térreo cheio de lojas, seria um indicativo de valorização da região mencionada e que corta a Faria Lima?
Parei de ver quando o arquiteto sugeriu acabar com casas e construir prédios. O charme de São Paulo ainda são as ruas arborizadas, os sobrados e as residências unifamiliares. Lamentável.
Melhor vc se mudar para o interior, aí sim vai ter casinhas e ruazinhas arborizadas. Esse é seu perfil
@@ERAUMAVEZERA diga isso para quem mora em cidades americanas, canadenses e muitas na Europa. O conceito lá é outro: dowtown com prédios altos e bairros residenciais com casas unifamiliares, árvores e parques. Essa é a maneira certa de viver e não o que a gente vê nesse país, ainda mais com tantos urbanistas malucos.
@@ERAUMAVEZERA não pense que vai encontrar ruas arborizadas no interior. Não há preocupação com a manutenção de áreas verdes em lugar algum. Não é a regra. Nossa qualidade de vida é muito ruim.
@@charlesdeperpignan4808 você tá totalmente por fora. Nos EUA já acontece o fenômeno chamado "sprawling", principalmente em Orlando, onde a cidade não conta com um transporte público eficiente. A demanda por carros é enorme, e as casas são todas espaçadas e cada vez mais distante dos polos de emprego. Esse modelo é ultrapassado, e na Europa acontece o oposto, principalmente em cidades como Paris, Barcelona, Milão, Berlim, etc. Os grandes centros são bem adensados, as pessoas moram perto do trabalho e do metrô. É isso que deve ser adotado em São Paulo, principalmente por ser imensa. Adensa a população em sua maioria no centro expandido, que é onde está os empregos e os polos de lazer e entretenimento, e as periferias ficam reservadas para bairros jardinados, ruas arborizadas e casas espaçadas.
@@charlesdeperpignan4808 Maneira certa de viver de acordo com os EUA, e pela dependência no carro e falta de transporte público desses locais, com certeza não é a maneira certa. E não tem dessas na Europa, lá cidades grandes são adensadas e o acesso a pé e por transporte público é fácil e conveniente, quer morar em uma cidade dos carros vai pra Brasília
A proposta dos super urbanistas é acabar com as poucas casas e áreas verdes que restam na cidade ?
O CEPAC inviabiliza a compra pelo valor que vale, as Construtoras são obrigadas a comprar e mesmo assim moradores saem prejudicados e não vendem por valor baixo, as Construtoras justificam que a prefeitura se torna sócia da nossa área residencial. Um absurdo!!!.E assim ficam prédios enormes( aprovados antes da mudança de zoneamento) em torno de ruas residências tampando iluminação congestionando bairro, e muitas ruas devido ao fluxo de veículos as casas começam a rachar e muitas a afundar devido assentamento do solo.
CEPAC, invencao do Maluf. Boa por sinal. Senao virava bagunca, construcoes sem criterio, e adeus a vista panoramica. E nenhum incoporador poria a mao no bolso para constr
@@showcaseSampa vc não entende Tony. O CEPAC devaloriza os imóveis dos proprietários , os bairros crescem sem estudo adequado, e quem bota mão na fatia é a Prefeitura. As Incorporadoras nunca saem perdendo. A Prefeitura autoriza o crescimento sem averiguar o quanto o solo não aguenta e prejudica o entorno. Exemplo do que está ocorrendo atrás do shopping Morumbi com a expansão da Berrini. Toda Chácara, Vila São Francisco, Vila das Acácias, sem planejamento muitas casas sendo prejudicadas. A associação do bairro já provou a inviabilidade das construções de edifícios por causo do solo arenoso , e veja se a Prefeitura fez algum estudo , crescimento sem critério. Da forma como CEPAC é não funciona. Funcionarira uma lei obrigando cada Incorporada ser responsável pela ampliação e urbanização de vias e parques do mesmo local onde irá erguer tais edifícios, mas não é assim que funciona. Uma vergonha uma lástima, cidade cresce sem critério algum. ....vc sabe por que houve o crescimento da Berrini como nova Paulista? A maior parte dos terrenos era do Maluf.
@@marcelodemeo2819 Esperar que incorporadores facam alguma coisa em prol do urbanismo..... Eu tenho um Viaduto do Cha que posso lhe vender.
Aquela regiao era alagadica. A maioria dos edificios comerciais ocupa espaco outrora usado por fabricas.
Construir casa em regiao de varzea nao e la muito inteligente.
Sugiro uma reportagem dando exemplos de urbanismo. Alguém conhece o espaço que existe atrás da Marble Tower em frente só Shopping Morumbi (Dr. Chucri Zaiden 1170)? Poderia ser tomado como exemplo.
Para aqueles que ventilam a possibilidade de converter edificios de escritorios em residencias, na Faria Lima, eu sugiro que parem de perder tempo com devaneios.
Por varias razoes, entre muitas...
1.Existe apenas um numero reduzido de edificios que se prestariam para tal reposicionamento de ativo. quero dizer com isto, planta de conjuntos nos quais todos estao com prumada voltada para luz natural, acesso de portaria para PNE. Quase todos estes que se passariam no crivo, dao vista livre de conjunto para a Faria Lima e Jardim Europa/Jardim Paulistano. A marioria entre o Largo da Batata e a Avenida Reboucas.
2. Tais edificios sao condominios, portanto, sem unaminidade de condominos, nada acontecera.
A maioria dos quais pertence a firmas de advocacia, os quais preferem manter endereco na Faria Lima. Exigencia de clientela que nao arreda o pe para ir ao Centro. Alias houve um exodo de escritorios de advocacia do Centro para a Faria Lima, quando os processos foram digitalizados.
3. Da Reboucas a 9 de Julho, a maioria dos predios sao desenhados para lajes corporativas, com 1-4 cjtos por andar. O layout de laje e pessimo para quaisquer outros fins outrem de conjuntos de escritorios corporativos. Posicionamento de poco de elevador nao bate ( a maioria poco ferradura, uns poucos poco core shaft ) , prumadas que nao dao luz natural, fachada que nao condiz com um tipico residencial.
4.Teria que se gastar uma pequena fortuna, em predios sujeitos a conversao, com adatacoes de uso, para concessao de habite-se. Condomino Brasileiro e mesquinho, nao cotiza com fundo de obra a nao ser que nao haja saida.
5.Mesmo que tais conversoes se materializassem em numeros expressivos ( improvavel ), os valores do metro quadrado para locacao ou venda estariam fora do alcance de 99,99% dos potencialmente interessados. Impacto a nivel de calcada, social, etc e tal, insignificante.
6. Aluga-se espaco de escritorio no Centro por ate R$15,00/m², enquanto na Faria Lima os mais antigos, a R$70,00/m². Se ha ativos sujeitos a reposicionamento, estes estarao no Centro. Regiao a qual, ha acesso pela linha Amarela ( Luz, Republica, Bom Retiro, Vila Buarque, Consolacao ).
7.Atras do corredor Faria Lima, nomeadamente Jardim Europa, Jardim Paulistano, estao alguns dos enderecos mais caros e exclusivos da cidade. Porque cargas d'agua alguem iria conceder moradias na Faria Lima e irritar os donos do dinheiro?
8. A maioria dos predios de vies corporativo no corredor sao bancados por fundos de Investimento imobiliarios, uns poucos pela elite endinheirada. Quem investe em laje ou predio, tem uma nocao de como os ciclos de entrada e fuga de capitais ocorre no pais. Este pessoal nao se assusta a toa.
9.Os valores na Faria Lima, para aquisicao ou locacao, criam barreiras de entrada que protegem o capital investido.
10. Para se ter perspectiva de como os "Faria Limers" estao se lixando para os queixumes do povo,, o contrato da Google no Patio Malzoni, concedia a locataria um ano de carencia. Para um contrato de locacao de 10 anos. Com o contrato atual expirando, na melhor das hipoteses, eles obteriam uma reducao no valor do aluguel para renovacao. O que, dep[endendo da conjuntura, poderia ate ser concedido.
11. Alguns predios na Faria Lima estao equipados com Heliponto homologado. Homologacoes da ANAC sao dificilimas em se obter. Ha associacoes de condominio que gastaram os tubos na justica para obter homologacao e perderam, apos 2-3 anos nisto.
Esta discussao e conversa de botequim. E nao faltam palpiteiros de botequim nesta terra.
.