Olá Luciana, ótimo vídeo! Gosto muito desse tema de gestão financeira, mas é sempre bom ser minimalista para não ficar neurótico em calcular cada coisinha 🥲 Eu prefiro usar a regra 50/30/20, imagino que você deva conhecer, mas sei que essa é mais difícil para quem ganha pouco dinheiro, porém acho mais completa já que considera que você vai gastar até metade da sua renda mensal com as despesas fixas, separar 30% para lazer/compras diversas e ainda se mantém sempre investindo 20% para o futuro. Abraços, torcendo pro seu canal ir longe 🚀
Ei Lucas, muito obrigada por sempre contribuir com seus comentários aqui no canal 👏👏👏 😃. Conheço sim a regra 50/30/20. A lógica por trás dessas regras é a mesma: dividir a renda em categorias para as pessoas terem esse controle de quanto está sendo gasto com despesas necessárias, lazer e objetivos financeiros. Porque quando as pessoas mapeiam os gastos, fica mais fácil economizar e administrar bem as finanças.
É, para a situação de algumas pessoas, infelizmente não vai dar certo essa regra mesmo rsrs O jeito será fazer alguns ajustes nas porcentagens conforme indiquei no vídeo mesmo. Eu coloquei apenas 10% para lazer, porque às vezes precisamos abrir mão de alguns prazeres para mudarmos nossa realidade financeira. O valor destinado a objetivos financeiros e de longo prazo, por exemplo, pode trazer retornos e colaborar com a renda.
Tô adorando seus vídeos!
Olá Luciana, ótimo vídeo!
Gosto muito desse tema de gestão financeira, mas é sempre bom ser minimalista para não ficar neurótico em calcular cada coisinha 🥲
Eu prefiro usar a regra 50/30/20, imagino que você deva conhecer, mas sei que essa é mais difícil para quem ganha pouco dinheiro, porém acho mais completa já que considera que você vai gastar até metade da sua renda mensal com as despesas fixas, separar 30% para lazer/compras diversas e ainda se mantém sempre investindo 20% para o futuro.
Abraços, torcendo pro seu canal ir longe 🚀
Ei Lucas, muito obrigada por sempre contribuir com seus comentários aqui no canal 👏👏👏 😃.
Conheço sim a regra 50/30/20. A lógica por trás dessas regras é a mesma: dividir a renda em categorias para as pessoas terem esse controle de quanto está sendo gasto com despesas necessárias, lazer e objetivos financeiros. Porque quando as pessoas mapeiam os gastos, fica mais fácil economizar e administrar bem as finanças.
Quem ganha 1 salário mínimo então não tem lazer com 10% kkkk cara vai ter R$ 141 pra gastar de maneira livre kkkkk
É, para a situação de algumas pessoas, infelizmente não vai dar certo essa regra mesmo rsrs
O jeito será fazer alguns ajustes nas porcentagens conforme indiquei no vídeo mesmo. Eu coloquei apenas 10% para lazer, porque às vezes precisamos abrir mão de alguns prazeres para mudarmos nossa realidade financeira. O valor destinado a objetivos financeiros e de longo prazo, por exemplo, pode trazer retornos e colaborar com a renda.