É tão gostoso ouvir Emicida falar. Ele é seguro, centrado e objetivo. Parece uma metralhadora, não faz uma pausa sequer, parece até ensaiado. Que retórica maravilhosa!!!
Olá pessoal! Eu estou com um canal no youtube e por aqui é a unica plataforma que tenho para divulgar meu trabalho. Lá eu falo sobre a manipulação em massa das redes sociais, também falo sobre pseudociência. Eu convido esse pùblico do GNT à visitar o canal. É só clicar no meu perfil. Agradeço desde já e cuidem-se.
Clóvis é maravilhoso. Meu Deus!! Eu não me canso de ouvir e recomendo pra quem veio até aqui o inédita pamonha podcast toda semana dele que é minha terapia semanal
Cara, ao invés deles ouvirem sua opinião e depois mostrarem as deles e fazerem uma troca, com os dois saindo bem, não. Eles te atacam como dinossauros.
Eu digo o que penso sabendo que serei ignorado, faz parte, mas, não vou moldar o meu discurso para ser popular. A voz do povo não é a de Deus, mas, sim, a de muita gente cheia de defeitos como eu sou também, cheio de defeitos.
Depois da morte de Ariano, que não concordava com quase nada, porém mantinha um respeito inabalável, o professor Clovis seria o Brasileiro mais importante da atualidade pra mim!!!
Nossa o professor Clóvis eu amooo Obrigada por isso! Quando eu falo eu não tenho problema em falar Mas não fico todos os dias nas redes sociais falando qualquer coisa Acho que é preciso ter noção do que vai falar Obrigada a vocês todos
Muito bom! Se anular é tão ruim quanto ser cancelado. É como um auto-apagamento! Tenho pensado bastante sobre o "Lugar de Fala", e a importância de dar voz a todos que já foram, socialmente, tão calados e oprimidos. E, também, refletido sobre a fala desprovida de lugar, referida pelo Vladimir Safatle no texto "Uma outra emancipação é possível", onde há um ponto em comum em que todos podem se pronunciar e tavez, a partir disso, enunciar imaginários impossíveis ou, ao menos, perspectivas melhores. E se imaginarmos a existência de falas situadas entre o lugar e o não lugar? Falas que sejam significativas, relevantes e criadoras de realidades, se encaradas como um "pensar com" e não, como um "pensar contra". Enfim. Não sei se a conquista do "lugar de fala" é viável a partir da repetição de um padrão excludente, mas acho que o desejo de conquista desse lugar é legítimo e precisa ser amplamente respeitado e escutado.
Fodasse toda e qualquer validação externa, a opinião de quem tem senso crítico e analítico(contrário de um militante q apenas réplica idéias) é construída em base da suas experiências e maturidade da vida, e da realidade na sua perspectiva de percepção da realidade. Respeitar a opinião alheia é o mínimo de quem tem educação, o resto é fanatismo militante, q só leva a sociedade a se dividir cada vez mais nessa engenharia do caos da programação neurolinguistica ideológica q todos estão sendo bombardeados ao longo da vida. E Fodas, é minha opinião, mas segundo toffoli, a liberdade de expressão está a SERVIÇO DA INFORMAÇÃO. Informação de quem pra quem? Acabou a liberdade de expressão e livre pensamento, bem vindo a ditadura das idéias e pseudo verdades da realidade moderna plasmada com sua fé INQUESTIONÁVEL, essa é a nova religião.
"Raramente diremos em espaço público o que pensamos." A depender do que você pensa não é mesmo pra ser dito. Minha avó sempre disse: Sua liberdade termina onde a do outro começa.
Penso que expressar opinião requer um mínimo de leitura e conhecimento sobre o assunto opinado, assim como manifestar opinião de forma respeitosa e argumentativa, sem intolerância, discurso de ódio e desinformação, é uma boa oportunidade de construir uma reflexão construtiva...
O problema são estes termos. Intolerância, discurso de ódio são termos muito vagos e tem seus usos monopolizados por um lado do espectro politico. Sabemos qual é esse espectro. Eu penso que não podemos cancelar, seja qual for a opinião, tenha ela ou não esses elementos negativos citados por você. Se a opinião ou discurso dito é tão depreciativo quanto parece, basta expor isso, tendo a vantagem de assim de expor quem disse, mostrando os erros.
Mas se você for mal entendido mesmo fazendo o bem, você vai ser chinelado e calado e sua opinião vai ser calada, junto com aquilo que você estava defendendo e não entenderam. Eles não vão se desculpar e vão estragar sua vida pelo resto dela. Isso é algo horrível, por que você não pode falar uma coisa boa ou ruim, se eles entenderem mal ou se você for uma pessoa tal, eles vão te chinelar. O cancelamento era para ser uma voz no escuro, mas agora está sendo um lunático no escuro. Isso machuca
Esse programa foi o melhor, iniciando pelo professor Clovis, encerrando com Emicida que como sempre concensso nas idéias. Mas todos foram perfeitos nos argumentos.
Tem uma questão sobre pessoas com mais conhecimento querer calar aqueles que sabem sim, mas não tem na ponta da língua, palavras bonitas... e essa tal superioridade trás com muito peso de interiorização aos mais simplórios, tenho sentido isso
Exatamente, o medo que o pessoal tem da cultura do cancelamento é.justamente porque aqueles que antes detinham o poder de falar o que quiser e nunca serem enfrentados, hoje tem que enfrentar o que qualquer minoria sempre enfrentou. Cancelar ou boicotar sempre existiu, os conservadora fazem isso direto (olha a campanha da Natura do dia doa pais) o problema aconteceu quando as pessoas ameaçam, xingam ou instigam a violência. Não comprar ou não seguir alguém é direito de qualquer um, assim como pedir para outros não seguirem PORÉM o limite fica no respeito alheio, respeito é o mínimo.
Cara, fiz login somente pra responder teu comentario. Conforme eu ia assistindo o video eu tava pensando: "Como eu curto esse debate mas deuses como seria melhor se tivesse um membro da comunidade LGBTQIA+". No final das contas são quatro homens cis hetero fazendo aquilo que sempre fizeram: falando e não ouvindo.
Ao mesmo tempo que somos bombardeados de informações, favorecendo mais frequentes mudanças de opinião, hoje cada opinião gravada e veiculada pelas mídias tradicionais e sociais são eternizadas. O que pode gerar várias contradições contra o discurso gravado e o pensamento atual das personalidades.
Apenas para contextualizar: o Facebbok censurou na minha página pessoal a foto "Povos da Floresta", por apresentar mulheres indígenas com os seios nus no ambiente da Floresta Amazônica. Também ameaçou de cancelar minha assinatura, caso voltasse a cometer essa infração.
@@maxnobre586 mas expôr a imagem de alguém publicamente sem o seu consentimento é crime . Ninguém pode ir na praia tirar fotos minhas e expôr a minha imagem..
Penso que "Não vou falar pra não ser mal interpretado" pode estar dando lugar também para "Não estou preparado para falar sobre isso" no momento em que pensamos duas ou três vezes antes de falar. Mas é importante que se fale, mesmo que seja para que o assunto seja levado para algum lugar em que você não se sente muito a vontade. É bom que haja a troca!
A cultura do cancelamento tem contribuído para que muitas pessoas se esforcem para não errar, perpetuando uma ideia de indivíduo perfeito que na realidade não existe. É preciso naturalizar o erro. Isso não significa que você deve compactuar com ele, mas apontá-lo com RESPEITO, fazendo a pessoa entender que errou e buscando contribuir para um possível processo de evolução.
Finalmente a esquerda tomando conhecimento de que a cultura do cancelamento é ruim. Eu sempre me achei de esquerda, mas depois que vi que para ser aceito em grupos de esquerdas tinha que apoiar cancelamento, fui obrigado a ir pro centro e discordar de todos. Não aceito cancelar uma pessoa de forma tão fácil e raza só porque ele gosta de mortadela ao invés de queijo. Todos nós somos seres humanos e estamos em processo constante de aprendizagem e mudança. O cancelamento só afasta as pessoas do conhecimento e da evolução. Bora parar de analisar as coisas superficialmente e tentar calar as pessoas, quem faz isso é Bolsonaro e o povo de extrema direita sem cérebro, somos melhores que isso. Menos cancelamento e mais conversa, o diálogo e a empatia
@@ednacandido2064 Vou te citar onde vejo muito disso. Foi no grupo LDRV do facebook. Muitas vezes o pessoal lá faz posts de deboches sobre alguém famoso e geral começa a cancelar. Às vezes até sem um motivo realmente forte, apenas cancelamento por cancelamento, como foi o caso que cancelaram o Victor Hugo do BBB, a maioria usando argumentos razos como apenas chato, gordo, feio, nojento. Victor Hugo passou por depressão depois do BBB. Ele já tentou abrir uma live no Instagram, só veio gente chingando ele e ele saiu da live chorando.
Mas o q é responsabilidade de se expressar exatamente? Para mim, se a pessoa não expressou nenhum tipo de preconceito (ou algo mais criminiso como racismo ou homofobia), vejo q o tal do cancelamento não passa de uma maneira hipócrita de censurar o outro.
Penso que se não for nada de construtivo, melhor calar. Ofensas e desrespeito nem pensar. Comentários que agregam e informam ok. E sempre importante checar a fonte da informação.Minha opinião
@@guilhermegarcia8750 o diálogo baseado em respeito mútuo é sempre bom. Divergências são da vida. Se pensarmos que cada um tem uma digital, podemos entender que somos todos diferentes. Até que ponto queremos entender? ter informações? nos importamos? fazemos algo? É preciso pensar.🤔
Cancelamento, as vezes é revanchismo. O que não pode é ser nazista, racista, misógino etc. Mas, tem gente que dá uma opinião normal que está sendo cancelado, isso que é ruim.
Engraçado que esse programa é um grande exemplo do tema tratado. É opinião pura! Todo mundo acha alguma coisa. Algumas das falas até viram meme É engraçado
Concordo totalmente com oq os integrantes do vídeo levantaram. Porém, acho que faltou citar algo no qual o cancelamento pode e deve ser devidamente aplicado: intolerância. Recentemente houve no twitter e no instagram exposeds de meninas que foram assediadas, e elas expuseram o nome e o que o seu respectivo assediador fez. Acredito que esse tipo de boicote social, se bem aplicado, pode ser um tanto quanto educativo, no que diz respeito ao cancelamento de pessoas racistas, homofóbicas, misógenos etc., tendo em vista que pressão social é algo realmente intimidador. Caímos naquele paradoxo né "tolerar o intolerante"... Por isso sou a favor em certos casos, mas em discussões políticas etc, jamais!
Eu discordo, casos graves assim, que são efetivamente crimes, devem ser julgados pela justiça e todos seus princípios, incluindo presunção de inocência, e não por desconhecidos que não sabem o que de fato aconteceu e estão sedentos por justiça com as próprias mãos. Isso ai já é cultura do linchamento.
Patece que ele falou, mas foi editado para caber todos no tempo determinado do vídeo. Quando passa a legenda CRITICAR dá a impressão que ele continuou a falar.
A nossa forma de falar e escrever, tem muito haver com a nossa vida, nossa vivência ,experiência real, e nossos hábitos e vícios do dia a dia, se tivermos. Sim, somos o que falamos o que sentimos em espécie, em toda situação, é como se fosse uma vivência além do social. E não devemos temer jamais, pois podemos nos repreender ser formos injustos nas nossas falas. Mas tudo tem limites, e sempre pagaremos um preço.
O que mais me preocupa é a manipulação. A gente sabe que pode buscar informação.. que a informação tá aí. Mas sinceramente vamos falar de crianças. Elas são manipuláveis a partir do momento que ela não tem acompanhamento, e como será esse cidadão no futuro. Amo a internet mas realmente tenho medo dessa manipulação em prol da publicidade.
Problema é que a figura do intelectual público no Brasil praticamente não se separa da do ativista. São gramscianos em maioria, intelectuais orgânicos na verdade. Em suma: há raros intelectuais públicos genuínos por aqui.
Acredito que o "medo de falar" também está associando ao medo de reconhecer em si mesmo os problemas que se encontram sob julgamento, uma vez que a nossa sociedade é racista, machista, lgbtfóbica... Tudo isso que criticamos e que está naturalizado, infelizmente, na cultura brasileira. Logo, o "cancelamento" aparece como instrumento no combate à certas práticas que precisam ser condenadas. Mas, é certo que devemos ter responsabilidade com as ideias que comunicamos e com a forma de expressá-las. E também buscar rever nossas práticas e políticas sociais.
NAO.. A PESSOA NAO FALA PORQUE QUANDO AGENTE FALA PRA AJUDAR VCS DISTORCEM.. FUI ADICIONAR 01 PESSOA NAS REDES SOCIAIS 👈 E ELA DISSE QUE SE SENTIA USADA ... NOS EUA.. UM CARA QUE TAVA INSTALANDO A MAO DO LADO DE FORA.. DISSERAM Q ELE TAVA FAZENDO GESTO RACISTA.. E ELE PERDEU O EMPREGO .. ENTAO SE FOR MILITANCIA DE MS FE .. EH MELHOR NAO FALAR
Pelo sim ,pelo não, aprendi desde cedo a ficar de boca fechada. Livrei-me de muita coisa por ter adotado esta cultura.Afinal que importa a opinião dos outros, a minha n interessa p ninguém.
Fodasse toda e qualquer validação externa, a opinião de quem tem senso crítico e analítico(contrário de um militante q apenas réplica idéias) é construída em base da suas experiências e maturidade da vida, e da realidade na sua perspectiva de percepção da realidade. Respeitar a opinião alheia é o mínimo de quem tem educação, o resto é fanatismo militante, q só leva a sociedade a se dividir cada vez mais nessa engenharia do caos da programação neurolinguistica ideológica q todos estão sendo bombardeados ao longo da vida. E Fodas, é minha opinião, mas segundo toffoli, a liberdade de expressão está a SERVIÇO DA INFORMAÇÃO. Informação de quem pra quem? Acabou a liberdade de expressão e livre pensamento, bem vindo a ditadura das idéias e pseudo verdades da realidade moderna plasmada com sua fé INQUESTIONÁVEL, essa é a nova religião.
@@randomavenger3048 basta não ser mais um perfil de militantes ideológicos q só sabem replicar idéias, mas na hora de discutir as idéias precisa recorrer ao seu guru, pq a falta de argumentos o assombra. Em outras palavras seja dono da sua tendência, e escolha a do senso crítico e analítico, bem diferente do senso comum q por ex. As mídias vendem as massas?
Não obstante todas as falas serem muito pertinentes, creio que a edição deveria privilegiar um pouco mais a fala do convidado; sobretudo por ser o professor Clóvis, que sempre tem muito a dizer. Abraço!
Costumo dizer que penso sempre diferente das pessoas ao meu redor , é difícil ter sua própria opinião é muita gente pra bater de frente mas sigo adiante ... Tem opiniões que não são respeitadas devido ao lugar de fala , um branco falar de racismo , um hétero falar do lgbtqi+ não são válidas .
Aulas remotas vem causando autocensura e medo de falar sobre determinados assuntos complexos, que pode gerar memes ou até injúria, calunia ou difamação dirigidas aos professores.
É isso mesmo que falaram aí que eu tenho visto: várias pessoas que são minorias e já sofreram demais, mas que por pensar diferente, não têm voz - muitas vezes veem muitos problemas e não se identificam, mas acabam silenciadas. A voz mais alta é sempre a mais simples (como dito no vídeo). Mas o problema é que esse simples é um retorno ao pensamento binário, onde ou é ou não é, ou é 8 ou 80, não tem meio termo. Passa-se a não levar em consideração o contexto, que é o problema de "interpretação de texto" que pessoas ignorantes têm. Pessoas essas que são as mais preconceituosas. Ou seja: é como se o oprimido adotasse a maneira de pensar do opressor. Coisa boa não sai daí. Claro, houveram muitas mudanças importantes graças aos movimentos de minoria, mas não significa que esse tipo de retórica está certo. Como disseram, já perdeu o sentido. Teve uma função no início, agora só tá trabalhando no sentido contrário. Infelizmente pessoas oprimidas têm de ser muito mais sábias e fortes, senão acabam sendo engolidas por pessoas em posição de privilégio. O tiro sai pela culatra e produzem uma geração mais fascista ainda.
Todos os assuntos tem essa questão. Tem gente que concorda e que não concorda. Só que hoje parece que quem não concorda tem voz. Parece até que tem mais voz, maior alcance do que quem concorda...
Clóvis é professor de alma! Lembro-me de alunos brilhantes em suas argumentações que temiam a "rejeição social", a partir de sua exposição pública. Um bom professor precisa ser "apoio" nessas horas, quando sua intermediação e "limpeza" na profundidade e ampliação do debate pode ser definitiva para evitar falantes acovardados e ouvintes passivos. Acho que é quando minha potência pedagógica chega ao ápice. Ainda mais com crianças. Sua naturalidade infantil é cheia de lógicas. Ouçam as crianças! Provoquem-nas! Há uma beleza argumentativa que beira a poesia!💜
Voto para o Professor Clovis como mais um integrante fixo do papo de segunda.
Sem chances
UP
nossa com certeza
Up
Concordo
É tão gostoso ouvir Emicida falar. Ele é seguro, centrado e objetivo. Parece uma metralhadora, não faz uma pausa sequer, parece até ensaiado. Que retórica maravilhosa!!!
Emicida é nota 10!!!!
Assiste a entrevista dele no programa"provocações" com o Antônio, é uma boa entrevista tbm.
@@douglas_silva_182 Abu entrou na mente do menino hahahaha
So o pessoal desse canal acha isso. La fora ele e piada
@@billybruto4928 lá fora onde ?pois aqui em Portugal ele é bem admirado também.
EMICIDA é demais, aprendam com quem tem sabedoria, analisem sua fala, ele é incrível!
Nem tanto calma ae
Que fala incrível! Esse cara tem um domínio das palavras que sempre me impressiona!
"O cancelamento é um gol contra"
Foda
@@gabrielleone5308, verdade. na entrevista com o pastor, ele não mandou bem. Nessa entrevista ele se saiu melhor.
"Menas"...
ele é incrivelmente demais!! pirei!!
Os canceladores são aqueles que se julgam superiores moralmente aos outros, pessoas que prátican tudo aquilo que condena.
O pior tipo de cancelamento que temos no Brasil é contra a narrativa das ciências. infelizmente.
Verdade!
Acho que é a questão a preservação ambiental! Ninguém se interessa sobre esse assunto...
Mas ai não cancelamento, é ignorância mesmo, na raiz do termo. Ignoram que essas pautas existem.
Olá pessoal! Eu estou com um canal no youtube e por aqui é a unica plataforma que tenho para divulgar meu trabalho. Lá eu falo sobre a manipulação em massa das redes sociais, também falo sobre pseudociência. Eu convido esse pùblico do GNT à visitar o canal. É só clicar no meu perfil.
Agradeço desde já e cuidem-se.
@@SemRotulagem Vai dar pra seu marido e vai lavar a louça
Professor Clovis!!!!! Sempre dizendo a coisa certa, sempre brilhante !!!! PERFEITO!!!! :)
Clóvis é maravilhoso. Meu Deus!! Eu não me canso de ouvir e recomendo pra quem veio até aqui o inédita pamonha podcast toda semana dele que é minha terapia semanal
O que está acontecendo nas redes sociais não é discordar de opiniões. Estão atacando a moral das pessoas que discordam. Isto e terrível.
Exatamente. Pesquisando a vida da pessoa, expondo ela e acabando com a vida não só virtual mas pessoal e profissional. um horror!
Cara, ao invés deles ouvirem sua opinião e depois mostrarem as deles e fazerem uma troca, com os dois saindo bem, não. Eles te atacam como dinossauros.
Adivinha de que lado são esses autoritários?
Cara, é impressionante como o Emicida discorre sua fala. Ele consegue ser muito mais objetivo em sua opiniões. Maravlhoso.
Eu amo o professor Clovis, já comprei livros, vi quase todas as palestras! Que felicidade vê-lo aqui!!!!
Já assistiu a aula dele sobre o Tempo, sobre Bourdieu e sobre beleza e arte??? Eu TB sou um viciado em Clóvis. As aulas são inacreditáveis.
Eu digo o que penso sabendo que serei ignorado, faz parte, mas, não vou moldar o meu discurso para ser popular.
A voz do povo não é a de Deus, mas, sim, a de muita gente cheia de defeitos como eu sou também, cheio de defeitos.
Professor Clóvis e Emicida, melhores falas que tiveram para mim.
Depois da morte de Ariano, que não concordava com quase nada, porém mantinha um respeito inabalável, o professor Clovis seria o Brasileiro mais importante da atualidade pra mim!!!
Que excelente conversa, cheia de informações importantes e me gerando muita reflexão !!👏
Emicida falando parece que da até uma calma na gente... ô homem foda!!!
Em tempos de fanáticos. Está dificil.
Conversa altamente enriquecedora! Parabéns à todos👏👏👏
Nossa o professor Clóvis eu amooo
Obrigada por isso!
Quando eu falo eu não tenho problema em falar
Mas não fico todos os dias nas redes sociais falando qualquer coisa
Acho que é preciso ter noção do que vai falar
Obrigada a vocês todos
Aprendo sempre com vocês e adoro as colocações do Francisco. ❤ Muito obrigada!
Sempre é bom ouvir o Professor Clóvis..... parabens galera!
Sou APAIXONADA pelo prof.Clovis💜💜💜💜💜💜💜
Precisamos DEMAIS do prof. Clovis no debate público.
Professor Clóvis, sempre brilhante :-)
Muito bom! Se anular é tão ruim quanto ser cancelado. É como um auto-apagamento! Tenho pensado bastante sobre o "Lugar de Fala", e a importância de dar voz a todos que já foram, socialmente, tão calados e oprimidos. E, também, refletido sobre a fala desprovida de lugar, referida pelo Vladimir Safatle no texto "Uma outra emancipação é possível", onde há um ponto em comum em que todos podem se pronunciar e tavez, a partir disso, enunciar imaginários impossíveis ou, ao menos, perspectivas melhores.
E se imaginarmos a existência de falas situadas entre o lugar e o não lugar? Falas que sejam significativas, relevantes e criadoras de realidades, se encaradas como um "pensar com" e não, como um "pensar contra". Enfim. Não sei se a conquista do "lugar de fala" é viável a partir da repetição de um padrão excludente, mas acho que o desejo de conquista desse lugar é legítimo e precisa ser amplamente respeitado e escutado.
Acredito que ponderar a opinião é sinal de sabedoria.
Será??
@@rafaledo84 seja atento em ouvir, tardio em falar!
Acredito que a maior sabedoria está em respeitar a opinião dos outros
Fodasse toda e qualquer validação externa, a opinião de quem tem senso crítico e analítico(contrário de um militante q apenas réplica idéias) é construída em base da suas experiências e maturidade da vida, e da realidade na sua perspectiva de percepção da realidade. Respeitar a opinião alheia é o mínimo de quem tem educação, o resto é fanatismo militante, q só leva a sociedade a se dividir cada vez mais nessa engenharia do caos da programação neurolinguistica ideológica q todos estão sendo bombardeados ao longo da vida.
E Fodas, é minha opinião, mas segundo toffoli, a liberdade de expressão está a SERVIÇO DA INFORMAÇÃO. Informação de quem pra quem? Acabou a liberdade de expressão e livre pensamento, bem vindo a ditadura das idéias e pseudo verdades da realidade moderna plasmada com sua fé INQUESTIONÁVEL, essa é a nova religião.
@@davimc1979 se expressou mal
Papo maravilhoso. E quando o Emicida fala, eu paro tudo para ouvi-lo
Grande Emicida! sabedoria nata. Parabéns ao pessoal como um todo, debate mais que ne
cessário.
Por mais programas com este nível.🙏
Esta entrevista me foi extremamente alegradora e elevadora da minha energia!! Eu tendo à concordar com todos voces 😂👍
Parabéns por essa entrevista com o professor Clóvis.
Fabio: Hoje as pessoas não param apenas para pensar... param para pensar em como agradar.
nossa em q meio vc vive? no meio q eu vivo as pessoas nao fazem questão nenhuma em agradar, são egoistas e egocentricas
@@morena6438 É uma camada de agradar com interesse pessoal.
@@curiosidadeboa vc é igenuo de mais.
"Raramente diremos em espaço público o que pensamos."
A depender do que você pensa não é mesmo pra ser dito.
Minha avó sempre disse: Sua liberdade termina onde a do outro começa.
Quem define onde a outra começa??
@@LopesRicarte temos que garantir os direitos uns dos outros. Essa é a garantia, com base nas leis
@@davimarioo mas isso é muito subjetivo
@@LopesRicarte não acho, basta ler a constituição, código penal,... Tá tudo lá
Penso que expressar opinião requer um mínimo de leitura e conhecimento sobre o assunto opinado, assim como manifestar opinião de forma respeitosa e argumentativa, sem intolerância, discurso de ódio e desinformação, é uma boa oportunidade de construir uma reflexão construtiva...
👏
O problema são estes termos. Intolerância, discurso de ódio são termos muito vagos e tem seus usos monopolizados por um lado do espectro politico. Sabemos qual é esse espectro. Eu penso que não podemos cancelar, seja qual for a opinião, tenha ela ou não esses elementos negativos citados por você. Se a opinião ou discurso dito é tão depreciativo quanto parece, basta expor isso, tendo a vantagem de assim de expor quem disse, mostrando os erros.
Mas se você for mal entendido mesmo fazendo o bem, você vai ser chinelado e calado e sua opinião vai ser calada, junto com aquilo que você estava defendendo e não entenderam. Eles não vão se desculpar e vão estragar sua vida pelo resto dela. Isso é algo horrível, por que você não pode falar uma coisa boa ou ruim, se eles entenderem mal ou se você for uma pessoa tal, eles vão te chinelar. O cancelamento era para ser uma voz no escuro, mas agora está sendo um lunático no escuro. Isso machuca
@@sayubaka3720Que bom que machuca até porque esses artistas e filosofos machucam pessoas por dentro também .
Cara Emicida é maravilhoso 👏👏👏👏👏
Gostei da analogia do Emicida, do gol anulado, a mim também lembra um "coito interrompido"
Esse programa foi o melhor, iniciando pelo professor Clovis, encerrando com Emicida que como sempre concensso nas idéias. Mas todos foram perfeitos nos argumentos.
O melhor são as caras do Emicida e Porchat ouvindo o professor. Ele é ótimo!
Papo massa, construtivo e reflexivo 🤗😍😍😍
Tem uma questão sobre pessoas com mais conhecimento querer calar aqueles que sabem sim, mas não tem na ponta da língua, palavras bonitas... e essa tal superioridade trás com muito peso de interiorização aos mais simplórios, tenho sentido isso
Eu acho que a palavra vale ouro e o silêncio vale prata. Mas tem momentos que o silêncio vale ouro.
Clóvis!!! Como não te amar??
Pura sabedoria do Emicida 🤗🤗🤗🤗
Emicida, muito bom ouvir suas explicações
Que falta faz uma mulher pra trazer a visão de alguém que cresce tendo sua liberdade de opinar podada.
Em qui século vc vive ,por favor opine
Exatamente, o medo que o pessoal tem da cultura do cancelamento é.justamente porque aqueles que antes detinham o poder de falar o que quiser e nunca serem enfrentados, hoje tem que enfrentar o que qualquer minoria sempre enfrentou. Cancelar ou boicotar sempre existiu, os conservadora fazem isso direto (olha a campanha da Natura do dia doa pais) o problema aconteceu quando as pessoas ameaçam, xingam ou instigam a violência. Não comprar ou não seguir alguém é direito de qualquer um, assim como pedir para outros não seguirem PORÉM o limite fica no respeito alheio, respeito é o mínimo.
Cara, fiz login somente pra responder teu comentario. Conforme eu ia assistindo o video eu tava pensando: "Como eu curto esse debate mas deuses como seria melhor se tivesse um membro da comunidade LGBTQIA+". No final das contas são quatro homens cis hetero fazendo aquilo que sempre fizeram: falando e não ouvindo.
O QUE ESTAO USANDO A MILITANCIA PRA BOTAR 01 DITADURA ..
Bem observado.
Adorei o posicionamento do Emicida👍
Ao mesmo tempo que somos bombardeados de informações, favorecendo mais frequentes mudanças de opinião, hoje cada opinião gravada e veiculada pelas mídias tradicionais e sociais são eternizadas. O que pode gerar várias contradições contra o discurso gravado e o pensamento atual das personalidades.
gostei do debate e o Emicida conclui maravilhosamente !
Está tendência e realidade pois quando vamos reproduzir o nosso pensamento analisamos o que dizer principalmente temas polêmicos .
Excelente bate papo.. Valeu..
Apenas para contextualizar: o Facebbok censurou na minha página pessoal a foto "Povos da Floresta", por apresentar mulheres indígenas com os seios nus no ambiente da Floresta Amazônica. Também ameaçou de cancelar minha assinatura, caso voltasse a cometer essa infração.
Pelo que eu sei , os indígenas vivem nu. Expor a nudez deles não deveria ser ilegal
@@maxnobre586 mas expôr a imagem de alguém publicamente sem o seu consentimento é crime .
Ninguém pode ir na praia tirar fotos minhas e expôr a minha imagem..
EMICIDA falou tudo! Perfeito! Foi o único que falou com propriedade! Deixou todos de boca fechada! 😀🤗🤗🤗🤗🤗
Cara vc falou muitoooooo bem!!!!
Leia mais sobre o professor Clóvis.
Adoro esse programa,é muito bom!!!!
Penso que "Não vou falar pra não ser mal interpretado" pode estar dando lugar também para "Não estou preparado para falar sobre isso" no momento em que pensamos duas ou três vezes antes de falar. Mas é importante que se fale, mesmo que seja para que o assunto seja levado para algum lugar em que você não se sente muito a vontade. É bom que haja a troca!
A cultura do cancelamento
tem contribuído para que muitas pessoas se esforcem para não errar, perpetuando uma ideia de indivíduo perfeito que na realidade não existe. É preciso naturalizar o erro. Isso não significa que
você deve compactuar com ele, mas apontá-lo com RESPEITO, fazendo a pessoa entender que errou
e buscando contribuir para um possível processo de evolução.
Finalmente a esquerda tomando conhecimento de que a cultura do cancelamento é ruim. Eu sempre me achei de esquerda, mas depois que vi que para ser aceito em grupos de esquerdas tinha que apoiar cancelamento, fui obrigado a ir pro centro e discordar de todos. Não aceito cancelar uma pessoa de forma tão fácil e raza só porque ele gosta de mortadela ao invés de queijo. Todos nós somos seres humanos e estamos em processo constante de aprendizagem e mudança. O cancelamento só afasta as pessoas do conhecimento e da evolução. Bora parar de analisar as coisas superficialmente e tentar calar as pessoas, quem faz isso é Bolsonaro e o povo de extrema direita sem cérebro, somos melhores que isso.
Menos cancelamento e mais conversa, o diálogo e a empatia
Cara eu digo que as suas palavras são minhas
Nossa...realmente tem que cuidar que grupos são esses ... Pois eu sou de esquerda e nunca me pediram isso.
@@ednacandido2064 idem, mas esta postura está sendo mais de esquerda. Na real, sempre foi.
@@ednacandido2064 Vou te citar onde vejo muito disso. Foi no grupo LDRV do facebook. Muitas vezes o pessoal lá faz posts de deboches sobre alguém famoso e geral começa a cancelar. Às vezes até sem um motivo realmente forte, apenas cancelamento por cancelamento, como foi o caso que cancelaram o Victor Hugo do BBB, a maioria usando argumentos razos como apenas chato, gordo, feio, nojento. Victor Hugo passou por depressão depois do BBB. Ele já tentou abrir uma live no Instagram, só veio gente chingando ele e ele saiu da live chorando.
Não cancelar, tambem é não criticar TODA a extrema direito e o Bozo só por causa de falas e posicionamentos mal pensados.
Medo do debate, medo da democracia
Emicida é demais, muito inteligente sou fã!!!
Temos que ter responsabilidade ao expressar uma opinião. 👀
Mas o q é responsabilidade de se expressar exatamente? Para mim, se a pessoa não expressou nenhum tipo de preconceito (ou algo mais criminiso como racismo ou homofobia), vejo q o tal do cancelamento não passa de uma maneira hipócrita de censurar o outro.
Penso que se não for nada de construtivo, melhor calar. Ofensas e desrespeito nem pensar. Comentários que agregam e informam ok. E sempre importante checar a fonte da informação.Minha opinião
@@denisebastos6192 ué mas o proprio cancelamento é ofensa e desrespeito. E na maioria das vezes por uma simples divergencia de opinião.
@@guilhermegarcia8750 o diálogo baseado em respeito mútuo é sempre bom. Divergências são da vida. Se pensarmos que cada um tem uma digital, podemos entender que somos todos diferentes. Até que ponto queremos entender? ter informações? nos importamos? fazemos algo? É preciso pensar.🤔
sim
Cancelamento, as vezes é revanchismo. O que não pode é ser nazista, racista, misógino etc. Mas, tem gente que dá uma opinião normal que está sendo cancelado, isso que é ruim.
Emicida sempre centrado, objetivo e seguro do que fala!
Sou muito fã do MCIDA, que cara fantástico.
Quem fala bêbado pensou sóbrio. Quem fala na raiva pensou calmo. Quem fala brincando pensou sério. E quem fala sem pensar... já pensou pra caramba.
Concordo, cara...
Vamos cancelar todo mundo!
Muito boa essa conclusão!!!
Verdade, obrigado por suas palavras de sabedoria superior, ôh ser iluminado e perfeito.
Não concordo.
Professor Clóvis no programa e a galera dizendo que o Emicida é demais, sensacional, fodao 🙄🙄🙄🙄🙄
Engraçado que esse programa é um grande exemplo do tema tratado. É opinião pura! Todo mundo acha alguma coisa. Algumas das falas até viram meme
É engraçado
Comentário excelente do Francisco.
Concordo totalmente com oq os integrantes do vídeo levantaram. Porém, acho que faltou citar algo no qual o cancelamento pode e deve ser devidamente aplicado: intolerância. Recentemente houve no twitter e no instagram exposeds de meninas que foram assediadas, e elas expuseram o nome e o que o seu respectivo assediador fez. Acredito que esse tipo de boicote social, se bem aplicado, pode ser um tanto quanto educativo, no que diz respeito ao cancelamento de pessoas racistas, homofóbicas, misógenos etc., tendo em vista que pressão social é algo realmente intimidador. Caímos naquele paradoxo né "tolerar o intolerante"... Por isso sou a favor em certos casos, mas em discussões políticas etc, jamais!
Concordo
Eu discordo, casos graves assim, que são efetivamente crimes, devem ser julgados pela justiça e todos seus princípios, incluindo presunção de inocência, e não por desconhecidos que não sabem o que de fato aconteceu e estão sedentos por justiça com as próprias mãos. Isso ai já é cultura do linchamento.
@@lazarosouzalima8416 E depois do linchamento quem linchou é inocente.
Discordo absolutamente.
esperarava que o clovis falasse mais, senti falta !
Patece que ele falou, mas foi editado para caber todos no tempo determinado do vídeo.
Quando passa a legenda CRITICAR dá a impressão que ele continuou a falar.
A nossa forma de falar e escrever, tem muito haver com a nossa vida, nossa vivência ,experiência real, e nossos hábitos e vícios do dia a dia, se tivermos. Sim, somos o que falamos o que sentimos em espécie, em toda situação, é como se fosse uma vivência além do social. E não devemos temer jamais, pois podemos nos repreender ser formos injustos nas nossas falas. Mas tudo tem limites, e sempre pagaremos um preço.
Depois de "lugar de fala", agora temos o "Lugar de Cala"
Nao existe essa porcaria. Basta apontar o dedo e falar FDS pronto
Perfeito
O que mais me preocupa é a manipulação. A gente sabe que pode buscar informação.. que a informação tá aí. Mas sinceramente vamos falar de crianças. Elas são manipuláveis a partir do momento que ela não tem acompanhamento, e como será esse cidadão no futuro. Amo a internet mas realmente tenho medo dessa manipulação em prol da publicidade.
Finalmente um jeito do João não ficar interrompendo todo mundo, dar tempo contado pra ele falar!
Problema é que a figura do intelectual público no Brasil praticamente não se separa da do ativista. São gramscianos em maioria, intelectuais orgânicos na verdade. Em suma: há raros intelectuais públicos genuínos por aqui.
Para onde vão nossos silêncios? Para uma represa que vai se romper a qualquer momento?
#somos70porcento
💕AMOR e LUZ💕
Emicida sempre inteligente em suas ideias e colocações na sociedade, na vida.
Emicida é um poeta, filósofo cantor ....cara é brabo
Debate interessante.
Acredito que o "medo de falar" também está associando ao medo de reconhecer em si mesmo os problemas que se encontram sob julgamento, uma vez que a nossa sociedade é racista, machista, lgbtfóbica... Tudo isso que criticamos e que está naturalizado, infelizmente, na cultura brasileira. Logo, o "cancelamento" aparece como instrumento no combate à certas práticas que precisam ser condenadas. Mas, é certo que devemos ter responsabilidade com as ideias que comunicamos e com a forma de expressá-las. E também buscar rever nossas práticas e políticas sociais.
NAO.. A PESSOA NAO FALA PORQUE QUANDO AGENTE FALA PRA AJUDAR VCS DISTORCEM.. FUI ADICIONAR 01 PESSOA NAS REDES SOCIAIS 👈 E ELA DISSE QUE SE SENTIA USADA ... NOS EUA.. UM CARA QUE TAVA INSTALANDO A MAO DO LADO DE FORA.. DISSERAM Q ELE TAVA FAZENDO GESTO RACISTA.. E ELE PERDEU O EMPREGO .. ENTAO SE FOR MILITANCIA DE MS FE .. EH MELHOR NAO FALAR
hoje vc cancela, amanhã será cancelado.
Hoje redes sociais e tudo indução de o ego de cada um com a sua linha de raciocínio mas em tudo somos induzidos e maioria das vezes e para o erro
Pelo sim ,pelo não, aprendi desde cedo a ficar de boca fechada. Livrei-me de muita coisa por ter adotado esta cultura.Afinal que importa a opinião dos outros, a minha n interessa p ninguém.
Esse cara é muito bom!
Sempre dou opinião mesmo que não agrade, só que não dou corda pra aumentar a discórdia!
Quem fala demais da bom dia a cavalo
Opinião é igual a c*, vc pode dar, mas primeiro deve verificar se o outro deseja
Fodasse toda e qualquer validação externa, a opinião de quem tem senso crítico e analítico(contrário de um militante q apenas réplica idéias) é construída em base da suas experiências e maturidade da vida, e da realidade na sua perspectiva de percepção da realidade. Respeitar a opinião alheia é o mínimo de quem tem educação, o resto é fanatismo militante, q só leva a sociedade a se dividir cada vez mais nessa engenharia do caos da programação neurolinguistica ideológica q todos estão sendo bombardeados ao longo da vida.
E Fodas, é minha opinião, mas segundo toffoli, a liberdade de expressão está a SERVIÇO DA INFORMAÇÃO. Informação de quem pra quem? Acabou a liberdade de expressão e livre pensamento, bem vindo a ditadura das idéias e pseudo verdades da realidade moderna plasmada com sua fé INQUESTIONÁVEL, essa é a nova religião.
@@davimc1979 Quem define o que que a opinião é embasada em senso crítico e analítico?
@@randomavenger3048 basta não ser mais um perfil de militantes ideológicos q só sabem replicar idéias, mas na hora de discutir as idéias precisa recorrer ao seu guru, pq a falta de argumentos o assombra.
Em outras palavras seja dono da sua tendência, e escolha a do senso crítico e analítico, bem diferente do senso comum q por ex. As mídias vendem as massas?
Mas eu não seguro. Eu opino sim.
Buonissima fala Francisc
Não obstante todas as falas serem muito pertinentes, creio que a edição deveria privilegiar um pouco mais a fala do convidado; sobretudo por ser o professor Clóvis, que sempre tem muito a dizer. Abraço!
Que saudade do professor.
Ave Emicida!
"Não há direito no abuso de direito. "Ministro Edson fachim Ninguém
Costumo dizer que penso sempre diferente das pessoas ao meu redor , é difícil ter sua própria opinião é muita gente pra bater de frente mas sigo adiante ... Tem opiniões que não são respeitadas devido ao lugar de fala , um branco falar de racismo , um hétero falar do lgbtqi+ não são válidas .
Aulas remotas vem causando autocensura e medo de falar sobre determinados assuntos complexos, que pode gerar memes ou até injúria, calunia ou difamação dirigidas aos professores.
Emicida fala e eu começo a aplaudir!
Sim, eu tenho medo de dizer tudo que penso. Esse Governo poderá me perseguir!
Bosco, Emicida não complica, simplifica!
Clóvis de Barros
Não consigo prestar atenção na fala do Chico Bosco. A distração estética é imensa.
Ter cuidado com o outro.
O anonimato da internet deu as pessoas um falso poder! Pessoalmente com certeza não devem abrir a boca para opinar sobre nada!
É isso mesmo que falaram aí que eu tenho visto: várias pessoas que são minorias e já sofreram demais, mas que por pensar diferente, não têm voz - muitas vezes veem muitos problemas e não se identificam, mas acabam silenciadas. A voz mais alta é sempre a mais simples (como dito no vídeo).
Mas o problema é que esse simples é um retorno ao pensamento binário, onde ou é ou não é, ou é 8 ou 80, não tem meio termo. Passa-se a não levar em consideração o contexto, que é o problema de "interpretação de texto" que pessoas ignorantes têm. Pessoas essas que são as mais preconceituosas. Ou seja: é como se o oprimido adotasse a maneira de pensar do opressor. Coisa boa não sai daí.
Claro, houveram muitas mudanças importantes graças aos movimentos de minoria, mas não significa que esse tipo de retórica está certo. Como disseram, já perdeu o sentido. Teve uma função no início, agora só tá trabalhando no sentido contrário.
Infelizmente pessoas oprimidas têm de ser muito mais sábias e fortes, senão acabam sendo engolidas por pessoas em posição de privilégio. O tiro sai pela culatra e produzem uma geração mais fascista ainda.
Todos os assuntos tem essa questão. Tem gente que concorda e que não concorda. Só que hoje parece que quem não concorda tem voz. Parece até que tem mais voz, maior alcance do que quem concorda...
Clóvis é professor de alma!
Lembro-me de alunos brilhantes em suas argumentações que temiam a "rejeição social", a partir de sua exposição pública. Um bom professor precisa ser "apoio" nessas horas, quando sua intermediação e "limpeza" na profundidade e ampliação do debate pode ser definitiva para evitar falantes acovardados e ouvintes passivos. Acho que é quando minha potência pedagógica chega ao ápice. Ainda mais com crianças. Sua naturalidade infantil é cheia de lógicas. Ouçam as crianças! Provoquem-nas! Há uma beleza argumentativa que beira a poesia!💜