"O Dia do Julgamento" - Canção Israelense da Guerra do Yom Kippur

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 10 фев 2025
  • Dia do Julgamento, do original Yom Hadin (יום הדין), é uma canção de guerra israelense produzida na época da Guerra do Yom Kippur, que durou entre 6 e 25 de outubro de 1973. A guerra teve início quando forças egípcias e sírias realizaram um ataque surpresa no território israelense, durante o dia do Yom Kippur (uma das datas mais importantes do judaísmo). Os invasores também contaram com apoio e forças expedicionárias de países como Arábia Saudita, Argélia, Jordânia, Iraque, Líbia, Kuwait, Túnisia, Marrocos, e até de Cuba e da *Coreia do Norte*.
    Apesar do elemento surpresa, não demorou para as Forças de Defesa de Israel (as FDI mencionadas na canção) forçarem as forças árabes a recuarem. A guerra se encerrou com um tratado de paz em que Israel devolveu a Península do Sinai ao Egito, em troca do reconhecimento de Israel por parte do Egito. Apesar do resultado da guerra ser inconclusivo, é comumente aceito que Israel obteve uma vitória militar (pois as FDI já estavam adentrando o território árabe no momento do cessar-fogo), e que tanto Israel quanto o Egito obtiveram uma vitória política (com Israel ganhando reconhecimento de um país árabe e o Egito recuperando a Península do Sinai).
    O mapa mostrado no vídeo reflete todo o território israelense após sua vitória na Guerra dos Seis Dias, que ocorreu entre 5 e 10 de junho de 1967. Após a vitória, Israel ocupou cerca de 70,000 quilômetros quadrados, compostos pelas Colinas de Golã (que pertenciam à Síria), a Cisjordânia (que pertencia à Jordânia), e a Faixa de Gaza e a Península do Sinai (que pertenciam ao Egito). Antes da guerra, e também hoje em dia, Israel possui ~22,000 quilômetros quadrados (desconsiderando territórios contestados). Ou seja, após a Guerra dos Seis Dias, Israel mais que triplicou de tamanho. Isso obviamente enfureceu os países árabes (especialmente os que haviam perdido seus territórios), e a tensão entre eles e Israel foi aumentando com o passar dos anos, até estourar em 1973, dando início à Guerra do Yom Kippur.
    Alguns elementos mencionados na canção:
    "Vocês cruzaram o canal" - Se refere ao Canal de Suez, que demarcava a fronteira entre Israel e Egito na época, e por onde os egípcios iniciaram a invasão.
    "Nas colinas e no deserto" - Se refere, respectivamente, às Colinas de Golã (por onde a Síria iniciou sua invasão) e ao deserto que abrange a Península do Sinai (por onde o Egito iniciou sua invasão).
    "Vocês vieram ao som do xofar" - O xofar é um antigo instrumento de sopro, sendo popular e inclusive considerado sagrado no judaísmo. É parecido com um berrante, porém produz um som mais estridente.

Комментарии • 3

  • @andreiaszortyka2300
    @andreiaszortyka2300 4 месяца назад

    Ótima edição 👏

  • @LuizinBR76
    @LuizinBR76 4 месяца назад +1

    Viva Israel 🇮🇱✡️🕎

    • @lotsky.
      @lotsky. 4 месяца назад

      Shalom! 🦾🗿🇮🇱