Pessoal, recomendamos aqui alguns vídeos que podem interessar quem gostou desse: Por que Brasil continuou um só e América espanhola se dividiu após independência: ruclips.net/video/8gM6WJ-ED9A/видео.html E outra na linha de mitos históricos. Como mito das estátuas gregas brancas surgiu e alimentou falsa ideia de superioridade: ruclips.net/video/dlH8TQsg_KU/видео.html
Maravilhoso. Cultura da nossa América. Infelizmente renegada, espoliada, vencida. Eis o valor da História, da arqueologia, das Ciências...para fazer-nos ver o que já existe. Obrigado!
Somos uma civilização, a Ibero-América, nosos ancestrais a muito deixaram de lado a etnicidade para formar a coletividade muitirracial. Nao se culpe por se chamar Gondim e ser descendente de Portugas eles souberam se misturar muito bem com os indios e negros.
@@PelasVeredasAntigas Afro-americana* Os Europeus sempre foram minoria. Apenas foram apagando tudo o que podiam das culturas nativas e africanas. Apenas no final do século XVI, com as políticas eugenistas de trazer europeus para o Brasil a fim de embranquecer a população que eles passaram a ser demograficamente relevantes.
@@robet478 de fato, provavelmente tenho mais sangue europeu na veia do que qualquer outro, mas isso pouco me importa. Eu nasci no Brasil, cresci no Brasil, me identifico e pratico a cultura brasileira e se eu sou alguma coisa de europeu, sou no máximo um filho bastardo. Pouco me importa a suposta família biológica. O que importa é a família me criou.
Me diga, sua escola comemora o dia do Saci? Comemora o dia do Frevo?.... Não, mas comemora Halloween 🎃🎃🎃, a verdade é que as escolas brasileiras são muito globalizadas hoje em dia, valorizam mais a cultura, história e valores europeus e norte americanos do que a nossa própria cultura. Vc vê que nos só "aprendemos" sobre o folclore brasileiro, conhecendo seus personagens e histórias no ensino infantil, isso é claramente um desrespeito total com a cultura brasileira. Por que devemos nos vestir de assassinos e genocidas norte americanos como o Jason, Jeff the Killer quando temos tantos personagens os quais podemos criar histórias de terror?! Imagina um monstro como uma sombra de até 3 metros de altura, com olhos vermelhos e de gorro vermelho-sangue (Saci), uma indígena traumatizada e assasina de pés ao contrário, montado em um javali que ataca qualquer um que tente sozinho se aventurar na mata sem uma oferenda (Caipora) Você me pergunta "por que não aprendemos tudo isso na escola?" É por que ninguém nunca ligou pra essas coisas, nenhum aluno nunca questionou ou protestou, me diz se oq os portugueses fizeram foi descobrimento ou invasão, se você sempre confiar 100% nos livros nunca saberá a verdade...
E recomendo para vocês esta anterior explicando por que o Brasil se manteve como um único país enquanto a América espanhola se dividiu em vários: ruclips.net/video/8gM6WJ-ED9A/видео.html
Brasil, florão da América. Indico que todos visitem o Museu do Homem Americano, no estado do Piauí. Lugar que trás reflexão sobre a natureza e a História 👍🏾
Perfeita sua indicação. Estive lá em São Raimundo com uma turma de estudantes do curso de História. Percebí que mesmo sendo professor do curso de História a muitos anos, preciso conhecer mais as nossas histórias.
Eu fico imaginando quanto tempo levou desde os primeiros homens atravessarem o estreito de Bering até chegarem no extremo sul do continente. É chão dms.
Eu li em alguns artigos que existe a possibilidade de que as rotas migratórias dos primeiros habitantes das Américas também podiam ser por via marítima, no caso existem traços de DNA de origem Polinésia em algumas populações indígenas aqui da América do Sul.
Desde que o vídeo foi publicado eu assisti várias vezes para estudá-lo e usá-lo como material paradidático nas minhas aulas de História. Já utilizei tanto no ensino médio como no ensino fundamental comentando e me apoiando em outros materiais didáticos. Sempre que utilizo os alunos e alunas aprendem muito pela linguagem, pela pesquisa e pela construção narrativa do vídeo. Por mais conteúdos bons como este. Obrigado Camilla e BBC Brasil.
Que honra, Marcelos!! Temos também em texto. Aqui está, caso seja útil como material complementar à aula. www.bbc.com/portuguese/resources/idt-36af0f00-a464-4e05-8abc-0af6f62c5e3f#:~:text=Ao%20contr%C3%A1rio%20do%20que%20fizeram,pessoas%2C%20segundo%20estimativas%20mais%20recentes.
@@diego986 pois, não é. Mas é uma "reportagem" tão absurda, misturando, entre outros, séc XV com declínio da civilização Maia (dando a entender que é culpa dos europeus), que não merece credibilidade científica alguma. Não sabes reconhecer sarcasmo e ironia? É apenas uma coisa woak. BBC news Brasil sem qualidade.
@@linhaderesguardo meu caro não confunda BBC Brasil com Brasil Paralelo e afins! Ela não fez revisionismo histórico. Vc é que quer o fazer. Negar o extermínio (ainda que em parte involuntário devido a doenças) é ideologia. Como sugestão de leitura de um relato da época procure: A Short Account of the Destruction of the Indies - Bartolome de las Casas (Penguim Classics)👍
Por favor 🙏🏽 continuem com essa saga e a da colonização Europeia na África. Isso é muito importante para a humanidade em especial a juventude não branca.
@@galo6722 Essa coisa de negar o ócio sempre, junto a sacrifícios humanos tem uma estreita relação mesopotâmica... Principalmente qdo se trata de plebe, marginalidades, social, que lembre escravidão, chibatas, ou mesmo virgens...
Uma das situações mais frustrantes que experimentei foi ao ir ao Mexico e descobrir quanto conhecimento nossas escolas não nos passam. Nossa história é incrível, não podemos deixar a Europa nos apagar pra sempre.
Ninguém tá apagando nada. Quem tá apagando a história dos indígenas no Brasil é propio Brasil. Só falam dos escravos da África e pouco falam dos nativos do Brasil
É tudo uma questão de perspectiva. Pensando em ancestralidade alguns vão se identificar mais com os povos ORIGINÁRIOS das Américas, como deve ser o caso dela. Outros vão se identificar com os europeus genocidas que trouxeram doença, conversão forçada ao cristianismo, escravidão e morte aos povos nativos.
Que reportagem incrível. Se eu pudesse voltar no tempo, voltaria em alguma data antes de 1492 pra ver com os próprios olhos o quão maravilhoso devia ser o continente americano de norte a sul.
Uma vez li num livro de história que os povos nas Américas não conheciam os metais, sendo que no mesmo livro falava que os europeus ficaram fascinados pelos tesouros em ouro e prata que os astecas e incas tinham. É cada coisa absurda que vemos nos livros, ainda bem que temos a internet pra abrir nossa mente.
As tribos indígenas do Brasil não conheciam metais de fato, tanto que eles aceitavam machados, facas e em troca trabalhavam derrubando o pau-brasil. O problema é que voces acham que todo indígena é igual. Existiam milhares de etnias aqui, religiões, culturas. Quando tu se refere aos astecas eles estavam na América Central. Os portugueses jamais pisaram o pé la.
Minha sugestão: seria dar continuidade no post, relatando da onde os povos deste do Alasca ate o Chile sugiram, dando uma ênfase aos povos Andino Amazônicos, e também, a principalmente etnia raiz colonizadora, pré colonizações europeia em toda América..
O Senhor acha que a historiografia marxista admitiria dizer que houve invasões pré-invasoras? Mas so se a galinha tiver dentes. São descendentes tentando descreverr seus antepasaados como imvasores e opressores.
@@betosm3 Ja estudou sobre as guerras entre os astecas e como se matavam aos milhares? E como os incas destruiram seu império em guerras civis antes de serem desrruidos prlos espanhois?
Maravilhoso o vídeo, repleto de informações que nos mostram o quanto somos etnocentristas - quem disse que a nossa civilização é a mais avançada? A melhor, a mais justa, a mais equilibrada? E como diz a repórter, AINDA podemos aprender com essas outras civilizações que continuam presentes - por enquanto.
@@BBCNewsBrasil só faltou dizerem que também houve casos de abuso de recursos naturais por parte de povos nativos que acabaram destruindo o ambiente, exaurindo recursos e colapsando algumas das cidades, não só eles também faziam guerras e dominavam outros povos mas eles também eventualmente destruíram alguns ambientes, eles eram apenas humanos falhos como quaisquer outros hoje no final das contas. Um caso bem conhecido desse tipo de coisa acontecendo só que fora da América foi na Ilha de Páscoa, nativos destruíram completamente a floresta que cobria a ilha, na América existe evidência desse tipo de coisa acontecendo entre a América Central e do Norte também se não me engano.
@Alpha ne, os nativos da ilha de pascoa devastaram a ilha que moravam ao ponto que não tinham como plantar nem criar animais, morreu 90% da população com guerras pelos recursos, ao ponto que quando os europeus chegaram lá só tinham alguns velhos pra contar a história.
@@rockbarcellos Existia um costume indígena popular na época de que todos os homens ejaculavam dentro da mulher para que todos tratassem a criança como filho, e através da soma de sêmen, a criança cresceria mais forte. Esse tipo de atrocidade não é mencionada, apenas o caricato homem branco malvado que desvirtuou o "paraíso" que seria a América Latina.
@@rockbarcellos TINHAM O ESTRANHO HABITO DE COMER UNS AOS OUTROS , NÃO CONHECIAM A RODA , NEM A ESCRITA DE FORMA APRIMORADA E COM TODA CERTEZA MATARAM OS POVOS PRIMITIVOS ( consulte registros arqueologicos ) QUE VIVIAM NA AMERICA ANTES DELES ! COMPROVADAMENTE , QUEM INVENTOU O CONCEITO DE 0 FORAM OS ARABES , SÃO APENAS CONJECTURAS ESSAS AFIRMAÇÕES
Parabéns à BBC, em especial à Camila Costa pela excelente matéria. Como arqueólogo, logo notei que foram usadas fontes provindas dessa área do conhecimento. Vocês conseguiram falar de arqueologia e de seus desdobramentos (etnoarqueologia e arqueologia da paisagem) de uma forma didática. Parabéns!
Conteúdo incrível, e de dificílimo acesso. Peninha vem fazendo um trabalho incrível no RUclips sobre a história do Brasil e da América há algum tempo, que bom que esse tema tem ganhando força e gerado essa verdadeira aula da bbc também! A história de nossos antepassados deve ser cada vez mais abordada, pois, "povo que não sabe de onde veio, não sabe para onde vai."
@@MariaOctavia Sim, não é historiador, mas é um comunicador, e uma referência na área por saber estudar e comunicar a história do Brasil, o que muitos historiadores de formação falham em fazer. E se você viu mesmo os vídeos dele sabe que no final o próprio diz que tudo é um resumo e pra saber realmente sobre o tema você tem que ir atrás e LER.
@@MariaOctavia Poxa, mas eu não ligo que ele não seja historiador, muito menos mencionei isso... Mas que ele faz um trabalho de divulgação INCRÍVEL dando verdadeiras aulas de história, isso ele faz. E ele mesmo avisa em todo final de vídeo dele que o conteúdo tem sim generalizações... Mas eu gosto da ótica que ele tem da história do nosso país e que ele consegue passar de forma maestral.
@@pedroledoux9779 Então, eu não sei pq tanta indignação, pois na escola não nos é ensinado um milésimo do que se passa nesse vídeo. No vídeo, omitiram um Ritual Religioso Antropofágico, pois, creio eu, que não fosse o foco da matéria. O vídeo me pareceu querer passar mais um visão geral do desenvolvimento social dos nativos, que é comparado depois com a chegada dos europeus...
@@pedroledoux9779 tava demorando pra aparecer o tipico cidadão que só sabe criticar. Se você assistiu ao vídeo com o minimo de atenção, deve ter ouvido a jornalista falar que a vida nas Américas não era perfeita e que existia violência, desigualdade e afins. Se o vídeo fosse abordar de forma profunda o assunto, esse vídeo seria um documentário de várias horas. O foco do vídeo é um resumo mais voltado a como era o desenvolvimento da região.
Antes eu achava que a América era composta por índios que viviam pelados e se alimentavam através da caça. Esse vídeo me fez ver que não era bem assim a situação. Foi muito esclarecedor
@@Carcaravoa não isso, mais da metade dos indígenas foram dizimados por doenças. Literalmente grupos inteiros sumiram em poucos anos por que como eles viviam em relativo isolamento comparado com os europeus que tinham contato com africanos e asiáticos, os indígenas não tinham os mesmos anticorpos para lutar contra o tanto de doenças que os navegadores carregavam. A verdade é que até hoje tribos isoladas sofrem com a perda de muitos membros quando missionários os contatam sem se preocupar com a saúde das comunidades. A colonização poderia ter sido bem diferente se os europeus não fossem verdadeiras armas químicas pros povos nativos.
Eram mais evoluídos tecnologicamente que os nórdicos que ainda só tinham a tecnologia de armas e armadura de ferro pq copiaram de Roma, enquanto os astecas já tinham infraestrutura os nórdicos moravam em casinha de palha ainda
Que história precisa de ser largamente difundida? Que, antes da chegada dos europeus, os povos americanos estavam 5 000 anos atrasados, civilizacionalmente, em relação à Asia e à Europa?
@@TheVingadorT não é o q o video fala. Vc viu i video? A Europa esta adiantada em tech? Estamos em 2021, cheios de tech e 9 milhões de pessoas morrem de fome (ou relacionado) todo ano e nada é feito. Isso é ser evoluído?? Nunca vi o mundo fazer lockdown, parar por causa da fome. Quantos morreram no total em um ano por causa do virus sars2? 9 milhões?? O seu conceito de "ser, estar evoluido" precisa ser revisto. Se isso q somos, ou estamos, é "evoluido" (o q é um processo m andamento, etc)... se em 100+ anos industrializados (evoluidos, com tech) as condições pro ser humano estão em risco... Eu fico na dúvida de seus 5.000 anos de "evoluidos". Pense na sua afirmação e no fato do Brasil não ter nem 40% de saneamento básico. Nem água potável temos 100%, acho q não chega a 70%... O Brasil é evoluido? Responde ai?
@@EZMETAL grande confusão que vai nessa cabeça. O que eu referi foi que quando os europeus chegaram na América, os locais tinham um desenvolvimento civilizacional e tecnológico equivalente ao da idade da pedra na euro-ásia.
@@TheVingadorT Pelo visto vc não viu o video mesmo... E só te lembrando que Europa na verdade não existe e sim Euro-Asia, ou até mesmo Afro-Eurasia. Pelo visto sua afirmação foi errada de novo. Pelo seu conceito de separação a América é um continente só, sem Norte e Sul (como era, mas mudaram usando as placas tectonicas como desculpa e não massa cercada por agua, e assim vai). Você deve achar que a batata é inglesa, o milho Yankee, tomate italiano, melancia e banana e feijoada brasileira...
Vídeo genial! Obrigada, BBC! Bah, eu passei metade do vídeo com os olhos marejados, mas quando ela comentou dos canais na atual cidade do México e como isso não era um problema na era dos nativos... Caiu uma lágrima. Outro ponto interessante é essa falta de necessidade de construir monumentos perenes. Faz muito sentido, se tua base é a natureza viva - nada dura para sempre. Difícil não se deprimir ao imaginar o quê poderia ter sido desse lugar e desses povos não fossem os colonizadores malditos...
@@onildosilva4245 querido, há relatos de povos canibais em absolutamente todos os continentes. Mas não conheciam roda, escrita... Onde você está lendo isso? kkkkkkkkk
@@TheFuckYouBitch6969 havia sim canibalismo em todos os continentes, mas quem condenava isso eram as civilizações eticamente avançadas (sim, porque umas eram mais do que as outras, nem vale entrar com relativismo cultural). Maioria das populações indígenas da america não tinha escrita, facto! Maioria dos povos indígenas não tinha transportes com rodas, facto! Faz deles menos dignos de valor do que os outros, não! É a particularidade de terreno e de necessidade. Ponto!
@@Eu-Abreu a mesma civilização mais avançada que pouca higiene tinha, viva em regimes feudais, torturam e matavam pessoas aos montes, faziam diversos massacres. Defende mais COLONIZADOR que a gente gosta
a história da Ámerica é incrível!! eu tô impressionada, muito bom saber sobre como eles viviam antigamente e como eram. A verdadeira história é linda e incrível demais!!
Uau!!! Quanta informação INÉDITA pra mim!!! Eu amo história, mas essas informações foram profundas e impactantes!!! Parabéns! Façam mais vídeos sobre civilizações esquecidas.... Parabéns!
Parabéns demais pela matéria! Muito pertinente e, como várias pessoas que comentaram aqui, peço que considerem fazer uma série. Da domesticação das plantas e da construção da Amazônia Professor Charles Clement aqui do Inpa seria excelente referência, e Gilton Mendes aqui do PPGAS Ufam também, sobre o "pão de índio", passando pelo belíssimo trabalho de Carolina Levis e sobre o trabalho de Robert Carneiro sobre organização social, até o período atual. Muito bem feita a matéria Parabéns
por mais profissional que seja a camilla, dá pra sentir certa tristeza na entonação da voz dela narrando tudo o que foram e que poderiam continuar sendo as américas sem a invasão europeia, mas também ela passa um orgulho por compartilhar tudo o que já conseguimos ser. o vídeo ficou bem mais especial por isso, inclusive.
Já é um dos meus vídeos favoritos do canal, e o primeiro que vejo da Camilla Costa, que por sinal já é uma das minhas favoritas da BBC BR. Obrigado pelo vídeo!
4 curiosidades sobre a chegada de Colombo à América: A ideia partiu do navegador italiano Cristóvão Colombo. Ele chegou a apresentar seu projeto ao rei de Portugal, D. João II, mas o monarca rejeitou. Obstinado, Colombo seguiu rumo à Espanha e conseguiu o financiamento necessário com os reis católicos, Fernando e Isabel. Sua esquadra partiu do porto espanhol de Palos em 3 de agosto de 1492. Era formada pelas caravelas Santa Maria, liderada pelo próprio Colombo, Pinta, capitaneada por Martin Alonzo Pinzón, e Nina, sob o comando de Vicente Yáñes Pinzón. Um total de 120 homens compunha a tripulação. Para estimular sua tripulação, Colombo lançou um concurso em alto-mar: quem avistasse terra primeiro ganharia uma recompensa em ouro. O primeiro “Terra à vista!” foi gritado por Rodrigo de Triana em 12 de outubro de 1492. Ele nunca ganhou seu prêmio. Cristóvão Colombo ficou com o ouro, alegando ter visto uma massa cinzenta na noite anterior. Cristóvão Colombo acreditava que o lugar era uma ilha da Ásia. Aportou e batizou a terra de San Salvador. Regressou à Espanha levando provas de seu “sucesso”. Recebeu como recompensa o título de almirante e muitas terras. Morreu em 1506, convencido de que havia alcançado as Índias. É por isso que os nativos receberam o nome de “índios”.
Colombo (Pombo)? eventualmente estará a referir-se a Cristoval Colon. Em vida nunca assinou como Colombo ("Pombo" em italiano), nem nunca foi tratado como tal. Na época chamavam-no de Cristovão Colon ou Colom, foi assim que o tratou, em 1488, D. João II, rei de Portugal.
@@VictorPMarcos Em português a gente fala Colombo, em inglês falam Christopher no lugar de Cristóvão, que com certeza tbm não era o nome original italiano. Isso é super normal de tratando de figuras históricas, quantas pessoas não chama Mary Stuart de Maria? Então, normal.
@@eduardaarruda7719 compreendo os seus argumentos, mas Colombo é um nome italiano que quer dizer pombo, e a tese dele ser italiano já foi descartada. Este mês estão a finalizar testes DNA de com DNA de indivíduos espanhóis e portugueses, nenhum italiano.
Não existiram povos autóctones na Amazônia, nem em nenhum lugar das Américas. Os povos que viviam aqui pré-colombo migraram da Ásia para cá, provavelmente pelo Estreito de Bering.
You should highlight the immense contributions Africans made in the building of the Americas and how their cultures have shaped the Americas especially south America.
Eu li um livro com essas informações, tinha até uma espécie de engenharia de alimentos. Impensável até aquele momento saber isso. Que bom que descobriram tudo isso!
Muitas estradas brasileiras foram construídas em cima de trilhas feitas pelos povos nativos. Algumas dessas estradas em São Paulo tem nomes de bandeirantes, o que é muito simbólico.
Na verdade não se pode chamar de trilha algo que se liga uma civilização a outra. Trilha é subjetivo. Chamar de bandeirantes não é simbólico, mas sim roubo histórico. :)
@@nikassassins1403 aí gente não aguento mais gente burra, por acaso a gente chegou no branco dizimou o seu povo e pegou as invenções deles? Acho que não em
Parabéns BBC, reportagem fantástica.Continuem com esses documentários tão ricos de conhecimento. Principalmente para nós professores, se tornam um material excepcional.
Sorry cara, mas os nativos não eram sempre ecologicamente conscientes. Em sua maioria os nativos, principalmente no Brasil, se estabeleciam em uma área de forma predatória. Eles exauriam os recursos do lugar onde estavam, e posteriormente, se mudavam prá outra região onde faziam a mesma coisa. Não replantavam nem nada. Precisamos ser objetivos nas nossas análises da História das Américas. Se tudo fôsse tão lindo, perfeito e harmonioso como o vídeo quer fazer parecer, os europeus não teriam dominado o continente tão facilmente.
@@eriveltomartinsbarrosjunio9022 eles usaram duas coisas :bebida e a imposição da fé deles. Fazendo os nativos abandonarem o culto de suas divindidades .
@Nocoinersbtfo os europeus nunca pretenderam libertar os povos oprimidos pelos impérios mesoamericanos. não foi uma questão de heroísmo ou justiça por parte deles. não me venha com essa. como narrativa é bonito, mas não é verdade né. os nativos da América eram humanos como os europeus, sujeitos a mesma ganância e crueldade... mas tem que se admitir que foi claramente racista o levantamento historiográfico feito pelos europeus... pintaram os povos como brutos para justificar suas ações, e foram muito mais brutos que estes... dizimaram povos e culturas.
@@artaasd1109 nossas IAs são gerador de estática com machine learning e se alguma chegar a desenvolver qualquer coisa parecida com consciência é pq um humano programou para isso. não acontece sozinho ou naturalmente. tem que programar para isso, é uma máquina. ela vai pensar se você programar ela para isso. levantar estatística e machine learning não é pensar. Entre esolver cálculos e ter consciência de existência existe um abismo. não delire em ficção científica. vá estudar programação.
Outras plantas cultivadas pelos nativos aqui do Brasil mandioca, guaraná, açaí, abacaxi, pequi, jabuticaba, castanha, caju, erva mate e pinhão. Bebidas alucinógenas : ayuasca na Amazônia e Jurema no litoral Nordeste e sudeste .
@@thestone2009 o que eu encontrei de literatura sobre o assunto diz que o abacaxi é uma planta de temperatura tropical e subtropical de origem das regiões centro sul do Brasil, parte do Paraguai e norte da Argentina. Difundida no continente pelos nativos dessas regiões.
maravilhoso documentário! prestando um serviço para a humanidade e principalmente, para o Brasil, povo ainda com a mentalidade de colonizado! Gratidão!
Q bom que vcs falaram desse assunto pois é muito difícil falar com as pessoas sobre isso, muitos pensam que os nativos eram sem cultura e sabedoria,mas na real foram conquistados pois vários povos sabiam da sua existência
Como professora de história vim aqui comentar, já que vão ter muitos comentários detonando as escolas e falando que na internet se aprende muito mais, que em qualquer livro de história do 7° ano, ou 2° ano do ensino médio tem essas informações. Agora se os alunos lêem ou prestam atenção no que os professores explicam é outro assunto. O ensino da história se atualizou muito do período que eu estudei, ou até mesmo que a apresentadora estudou. Adoro as reportagens da BBC, acho muito ricas e gosto de usá-las nas aulas, mas recomendo a equipe: Que tal fazer uma reportagem sobre o estudo da história atualmente?
Como sou da linha indígena brasileira com Espanhol, centro do Brasil, sempre em 53 anos achei assim.... Obrigada por defender os povos que já moravam nas Américas.
Que reportagem incrível Camilla! Você trás sempre as melhores pautas e com um texto super fácil e interessante. Quem dera termos mais reporteres como você!
Camila Costa... O trabalho de compilar a historia para mostrar um novo descobrimento da América é encantador. Assim como você, eu nunca conheci tal ensinamento nas escolas por onde passei. A história contada é sempre a dos conquistadores, mas quando Ailton Krenak, um dos sábios desta terra mãe, fala com os mesmos sentimentos que a sua reportagem transmite, levanta-se o véu da ilusão para que todos conheçam a história verdadeira dos povos que aqui já estavam... Belíssimo trabalho... GosteI da menina em si que ainda usa franja, do cabelo atrevido, dos seus lábios... vermelhos...
A hestoria que segue e a dos que vencem,porque e a que lhes convém. Daí a importância das ciências, todas as ciencias e claro, de vocês da imprensa e jornalismo. Parabéns!
Numa das mais célebres passagens de Viagem à terra do Brasil, Léry faz algo pouco comum nos relatos de viajantes europeus sobre o novo mundo - ele dá voz a um velho índio do Rio de Janeiro. “Os tupinambás muito se admiram dos franceses e outros estrangeiros se darem ao trabalho de ir buscar o seu arabutan [pau-brasil]. Uma vez um velho perguntou-me: Por que vindes vós outros, maírs e perôs (franceses e portugueses) buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra? Respondi que tínhamos muita mas não daquela qualidade, e que não a queimávamos, como ele o supunha, mas dela extraíamos tinta para tingir, tal qual o faziam eles com os seus cordões de algodão e suas plumas. Retrucou o velho imediatamente: e porventura precisais de MUITO? Sim, respondi-lhe, pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas, tesouras, espelhos e outras mercadorias do que podeis imaginar e um só deles compra todo o pau-brasil com que muitos navios voltam carregados. - Ah! retrucou o selvagem, tu me contas maravilhas, acrescentando depois de bem compreender o que eu lhe dissera: mas esse homem tão rico de que me falas não morre? - Sim, disse eu, morre como os outros. Mas os selvagens são grandes discursadores e costumam ir em qualquer assunto até o fim, por isso perguntou-me de novo: e quando morrem para quem fica o que deixam? - Para seus filhos se os têm, respondi; na falta destes para os irmãos ou parentes mais próximos. - Na verdade, continuou o velho, que, como vereis, não era nenhum tolo, agora vejo que vós outros franceses sois GRANDES LOUCOS, pois atravessais o mar e sofreis grandes e terríveis incômodos, como dizeis quando aqui chegais, e trabalhais tanto para amontoar riquezas para vossos filhos ou para aqueles que vos sobrevivem! Não será a terra que vos nutriu suficiente para alimentá-los também? Temos pais, mães e filhos a quem amamos; mas estamos certos de que depois da nossa morte a terra que nos nutriu também os nutrirá, por isso descansamos sem maiores preocupações. (Viagem à terra do Brasil - capítulo 13)
podiam fazer um video sobre como era a gastronomia na Europa antes da vinda da batata, tomate e outros ingredientes americanos, deveria ser muito diferente
Esse é um dos melhores canais que eu conheço, eu tenho uma grande admiração pelo trabalho de vocês. Eu estudo arquitetura e no currículo temos que aprender muito sobre as primeiras civilizações europeias, as construções e organizações dos gregos, romanos, egípcios e etc. Porém nada se estuda à respeito das construções antigas aqui do nosso país e continente, onde havia a nossa flora e clima e os nossos recursos naturais num todo. Mas esse vídeo me deixou com um grande interesse no tema e com certeza irei me aprofundar mais no assunto. Obrigada! Um grande abraço a toda equipe!
Grande parte das singularidades dos povos ameríndios se devem por não terem disponíveis animais domesticáveis de grande porte para tração e alimentação. Os únicos que foram domesticados foram as lhamas e guanacos, mas estes eram fracos demais para tração e adaptados apenas para regiões montanhosas. Sem esses animais, não era necessário desmatar grandes áreas para pastagens, mantendo e manipulando a floresta para potencializá-la como fonte de alimento. Além disso, o comércio era limitado, já que não tinham carroças para carregar mercadorias. Aliás, a roda sequer foi inventada (apesar de terem seu conceito conhecido) por que seu uso primordial era para transporte. E sem conhecimento da roda, não tinham como usá-la em várias aplicações uteis, como moinhos de grãos e forjas. Por fim, sem o convívio próximo com animais domésticos, os humanos pré-colombianos contraíam poucas doenças que geralmente vem de animais, por isso sua resistência mais baixa. É incrível como apenas um fator pode mudar toda a vida de civilizações e povos de um continente inteiro, e inclusive pode até ter contribuído com seu destino. Quem sabe o que seriam desses povos se esse fator "limitante" não tivesse existido?
Tbm tem o fato da America ser em sentido norte-sul, enquanto a Eurásia é em sentido leste-oeste. O comércio foi muito importante para a Eurásia, motivo de umas das civilizações mais avançadas se localizarem no mediterrâneo é por causa do fluxo de pessoas, bens e ideias através do transporte marítimo
o museu nacional de antropologia provavelmente era o melhor. Tinham vários itens indigenas antigos e originais expostos. mas o museu queimou em 2018 então né...
Embora tenham existidos grandes civilizações antes do descobrimento, sua vulnerabilidade e fraqueza foram expostas pelo rápido desaparecimento. As civilizações que restaram não merecem tanto mérito, visto que são pobres, restritas, necessitam de auxílios para existir, não são adeptos da tecnologia atual, preferem viver como seus antepassados de uma forma precária, de forma insignificante, como são as comunidades dos índios na Amazônia.
A idéia do vídeo é interessante, mas deu um ênfase em como se eles vivessem em plena paz e harmonia uns com os outros, e mesmo quando menciona que havia "brutalidade e desigualdade" o fez de maneira muito superficial o que é no mínimo suspeito. Não mencionar as guerras que praticamente todas travavam com outras. Guerras tribais, registros de canibalismo, rituais antropofágicos, e um dos principais o sacrifício que era feito pelos Astecas ao deus sol que chegavam a ser oferecidos 2000 nativos em sacrifício, só templo de Huitzilopochtli foram encontrados mais de 136000 crânios em 1519. Inclusive sem a ajuda de outros povos indígenas teria sido impossível que os espanhóis derrotasse os astecas. A contribuição dos povos indígenas foi sem dúvidas muito grande no mundo e principalmente nas Américas, eu tenho muito orgulho de ser bisneto de uma indígena e carregar a ancestralidade dos povos nativos. Mas apresentar essa narrativa sem mencionar a brutalidade que era corriqueiro de muitas tribos e civilizações para passar a imagem de uma América pacífica durante a pré colonização é no mínimo desrespeitoso e omisso com a história dos mesmos.
@@gabrielgalli9355 Nada no vídeo, descrição ou na matéria deixa claro que haverá uma continuação do tema e mesmo que fosse uma introdução, como eu disse é algo que era intrínseco na cultura e dia a dia dos mesmo, algo difícil de se desvencilhar.
As pessoas são incapazes de perceber nuances. Sempre tem que ter o lado bonzinho (no caso os índios, que viviam mais conectados com a natureza que os elfos de Tolkien nessa versão da reportagem) e o malvado (no caso os europeus, que atrapalharam esse paraíso idílico)🙄🙄
O museu pré colombino, em Santiago no Chile, é um tapa na cara de tanto conhecimento. Aprendi muita coisa lá e já sabia do contexto apresentado no video. Tem muito a ser descoberto sobre os povos amazônicos ainda. E depois dessa viagem ao Chile e todas as experiências, eu e meus amigos, que estavam juntos, ficamos com uma sensação tão grande de desinteresse sobre tudo que vem após Colombo. Não encontro palavras para descrever o desprezo que ficamos sobre tudo que envolve os europeus colonizadores e sua estética.
Tenha deprezo por si mesmo então. Você é mais invasor que nativo, caro descendente dos colonos. Você sabe ao menos a cultura e nome da tua tribo ancestral? 😅
Creio que estamos todos totalmente surpresos com várias informações desse vídeo! Obrigado. E também obrigado à repórter que passou a informação de um jeito que achei autêntico e engajador!
É uma história fascinante, a matemática, astronomia e agricultura efetivamente impressionantes (essa última impactou todo o desenvolvimento cultural europeu). A própria descoberta da América, todo um novo continente, serviu para demonstrar como éramos sobretudo ignorantes dos limites do mundo, entronou a dúvida, ceticismo às tradições e curiosidade no coração dos europeus e colocou seu próprio mundo em perspectiva, inspirando diretamente ao racionalismo que levou ao iluminismo. Mas há um bocado de idealização no vídeo. Ele faz pensar que a maioria das nações indígenas à época eram comunas hippies pacíficas e autossustentáveis, quando de fato eram tribos frequentemente em guerra contra seus primos, pródigos em mumificar crianças e fazer sacrifícios humanos em massa (extirpando coração de prisioneiros vivos) nos tempos de dificuldade e, no caso do Brasil, alegre e frequentemente canibalizando uns aos outros. Grandes impérios mesoamericanos foram erguidos e caíram por conta de excessiva exploração e desmatamento do solo. As grandes pirâmides maias e de Teotihuacan eram de pedra, e foram abandonadas, arruinadas e tomadas pela floresta séculos antes dos espanhóis chegarem. Estes quase não encontraram resistência (muitas vezes foram vistos como semideuses e auxiliados) no processo de conquista, em poucas décadas subjugando impérios já decadentes. O filme "Apocalypto" mostra bem isso. Nenhuma dessas histórias, incríveis culturas e edificações seria hoje conhecida se não fosse pelos europeus.
O Livro de Mórmon conta a história desses povos e descreve com precisão suas estradas, fossos de defesa e quem eram os inimigos. Excelente a leitura deste livro. Recomendo.
Pessoal, recomendamos aqui alguns vídeos que podem interessar quem gostou desse:
Por que Brasil continuou um só e América espanhola se dividiu após independência: ruclips.net/video/8gM6WJ-ED9A/видео.html
E outra na linha de mitos históricos. Como mito das estátuas gregas brancas surgiu e alimentou falsa ideia de superioridade: ruclips.net/video/dlH8TQsg_KU/видео.html
Aguardamos mais vídeos sobre o tema.
Let's go Brandon
Tem um documentario da propria BBC, A Incrivel Jornada Humana, que teoriza como foi a chegada humana na America.
Equipe BBC, gostaria de mais material de estudos sobre o tema, conseguem me prestar algum suporte sobre fontes para essa reportagem?
@FT6 777
Quando disseram que devemos aprender com os nativos, não exageraram. Que reportagem incrível.
Simmmm
Na verdade os indígenas queimaram a Amazônia existem evidências arqueológicas e não citaram isso no vídeo
eles citaram que nao queimaram pra agricultura como fazemos provavelmente so para morar .. @@wesleydesantanadasilva
É como costumam dizer. A história sempre é contada pela ótica dos que "venceram". A América parecia incrível antes da chegada dos europeus.
Era nada, coletores-cacadores. Ainda existem, estao nas reservas.
Não era paraíso, era apenas mais avançada do que se pensava. Mas ainda havia coisas brutais e terríveis, afinal também eram humanos.
sim, era incrível mesmo...
os povos nativos só guerreavam, matavam, estupravam, comiam carne humana (vulgo astecas), assim como no resto do mundo...
@@markpendragon1982 nada muito diferente dos agressivos europeus que cometeram os maiores massacres conhecidos.
Era uma selvageria antes da chegada da civilização
Maravilhoso. Cultura da nossa América. Infelizmente renegada, espoliada, vencida. Eis o valor da História, da arqueologia, das Ciências...para fazer-nos ver o que já existe. Obrigado!
Somos uma civilização, a Ibero-América, nosos ancestrais a muito deixaram de lado a etnicidade para formar a coletividade muitirracial. Nao se culpe por se chamar Gondim e ser descendente de Portugas eles souberam se misturar muito bem com os indios e negros.
@@PelasVeredasAntigas Afro-americana* Os Europeus sempre foram minoria. Apenas foram apagando tudo o que podiam das culturas nativas e africanas. Apenas no final do século XVI, com as políticas eugenistas de trazer europeus para o Brasil a fim de embranquecer a população que eles passaram a ser demograficamente relevantes.
O mesmo aconteceu com os povos africanos...
Tu não é americano nativo e mis descendentes dos agressoes
@@robet478 de fato, provavelmente tenho mais sangue europeu na veia do que qualquer outro, mas isso pouco me importa. Eu nasci no Brasil, cresci no Brasil, me identifico e pratico a cultura brasileira e se eu sou alguma coisa de europeu, sou no máximo um filho bastardo. Pouco me importa a suposta família biológica. O que importa é a família me criou.
Assistir isso é tão incrível e revoltante ao mesmo tempo, como pode não aprendermos sobre isso na escola?
pq infelizmente na escola o conhecimento é raso so se mostra o que "cai no enem", so quem tem fome de conhecimento vai atras de ir além
Cabe a nós da próxima geração alterar a grade curricular
Porque o ensino brasileiro é ruim?
Não se ensina pq é revoltante kkkk.Jesus deixa os pardos conformados
Me diga, sua escola comemora o dia do Saci? Comemora o dia do Frevo?.... Não, mas comemora Halloween 🎃🎃🎃, a verdade é que as escolas brasileiras são muito globalizadas hoje em dia, valorizam mais a cultura, história e valores europeus e norte americanos do que a nossa própria cultura. Vc vê que nos só "aprendemos" sobre o folclore brasileiro, conhecendo seus personagens e histórias no ensino infantil, isso é claramente um desrespeito total com a cultura brasileira.
Por que devemos nos vestir de assassinos e genocidas norte americanos como o Jason, Jeff the Killer quando temos tantos personagens os quais podemos criar histórias de terror?! Imagina um monstro como uma sombra de até 3 metros de altura, com olhos vermelhos e de gorro vermelho-sangue (Saci), uma indígena traumatizada e assasina de pés ao contrário, montado em um javali que ataca qualquer um que tente sozinho se aventurar na mata sem uma oferenda (Caipora)
Você me pergunta "por que não aprendemos tudo isso na escola?" É por que ninguém nunca ligou pra essas coisas, nenhum aluno nunca questionou ou protestou, me diz se oq os portugueses fizeram foi descobrimento ou invasão, se você sempre confiar 100% nos livros nunca saberá a verdade...
Revelações que nós que carregamos no sangue a ancestralidade dessa terra sabíamos sem mesmo saber. Ótima reportagem, estou divulgando onde posso.
Que legal, Carlos Eduardo!!
Todos carregamos sangue. A história é feita de guerra e conquista.
Carregamos sangue de portugueses na esmagadora maioria incluindo os afro. Indígena em sua grande maioria morreu os vive em aldeias
@@zeusmegaman Sim, tanto que se não me engano 60% da população Brasileira masculina possui o haplogrupo R1a em sua genética
E recomendo para vocês esta anterior explicando por que o Brasil se manteve como um único país enquanto a América espanhola se dividiu em vários: ruclips.net/video/8gM6WJ-ED9A/видео.html
Vídeo necessário!!! Todas as escolas deveriam passar para valorizar nossa cultura ❤ Brasil 🇧🇷
Sim, é uma parte importante, mas a maior parte da nossa cultura é luso ibérica né e o BR nao valoriza
Brasil, florão da América.
Indico que todos visitem o Museu do Homem Americano, no estado do Piauí. Lugar que trás reflexão sobre a natureza e a História 👍🏾
Precisamos de mais museus como esse, né? Museus da história pré-colombiana.
@Unknown Error eu ligo
@@daniellemesmo em Santiago do chile tem o museu de história pre colombina, é fantástico!
Perfeita sua indicação. Estive lá em São Raimundo com uma turma de estudantes do curso de História. Percebí que mesmo sendo professor do curso de História a muitos anos, preciso conhecer mais as nossas histórias.
Nessa época nem dá para dizer que eram ""índios"". O homo sapiens tinha chegado recentemente às Américas.
Eu fico imaginando quanto tempo levou desde os primeiros homens atravessarem o estreito de Bering até chegarem no extremo sul do continente. É chão dms.
Papai Noel tbm acredita ou não?😣😣😰😁
Eu li em alguns artigos que existe a possibilidade de que as rotas migratórias dos primeiros habitantes das Américas também podiam ser por via marítima, no caso existem traços de DNA de origem Polinésia em algumas populações indígenas aqui da América do Sul.
@@nicollyfarao2401 Qual sua teoria, então, mestra? Compartilhe conosco.
@@nicollyfarao2401 qual sua teoria? Os índios que vieram da Ásia tem olhos puxados igual aos asiáticos, o dna confirma isso..
@@e.1513 já li sobre essa possibilidade tbm. Possível é, mas aí não seria chão demais, seria mar demais rs
Pra embarcações mto rudimentares.
Desde que o vídeo foi publicado eu assisti várias vezes para estudá-lo e usá-lo como material paradidático nas minhas aulas de História. Já utilizei tanto no ensino médio como no ensino fundamental comentando e me apoiando em outros materiais didáticos. Sempre que utilizo os alunos e alunas aprendem muito pela linguagem, pela pesquisa e pela construção narrativa do vídeo. Por mais conteúdos bons como este. Obrigado Camilla e BBC Brasil.
Excelente.
Parabéns.
Vou utilizar nas minhas aulas.
Que honra, Marcelos!! Temos também em texto. Aqui está, caso seja útil como material complementar à aula. www.bbc.com/portuguese/resources/idt-36af0f00-a464-4e05-8abc-0af6f62c5e3f#:~:text=Ao%20contr%C3%A1rio%20do%20que%20fizeram,pessoas%2C%20segundo%20estimativas%20mais%20recentes.
Colega, não te esqueças de dizer que a "reportagem" foi feita com meios e métodos dos colonizadores, inclusivamente a língua.
@@linhaderesguardo qual a relevância disso? A BBC Brasil é portuguesa?
@@diego986 pois, não é. Mas é uma "reportagem" tão absurda, misturando, entre outros, séc XV com declínio da civilização Maia (dando a entender que é culpa dos europeus), que não merece credibilidade científica alguma. Não sabes reconhecer sarcasmo e ironia? É apenas uma coisa woak. BBC news Brasil sem qualidade.
@@linhaderesguardo meu caro não confunda BBC Brasil com Brasil Paralelo e afins! Ela não fez revisionismo histórico. Vc é que quer o fazer. Negar o extermínio (ainda que em parte involuntário devido a doenças) é ideologia.
Como sugestão de leitura de um relato da época procure:
A Short Account of the Destruction of the Indies - Bartolome de las Casas (Penguim Classics)👍
Por favor 🙏🏽 continuem com essa saga e a da colonização Europeia na África. Isso é muito importante para a humanidade em especial a juventude não branca.
❤️❤️❤️🇲🇿
E do Egito que fica na África e fala árabe
@@andreantamigo6829 nossa vida é fazer negócio, nossa política é o alcorão. Azagaia de Moçambique que fala português com política árabe.
@@galo6722 Essa coisa de negar o ócio sempre, junto a sacrifícios humanos tem uma estreita relação mesopotâmica... Principalmente qdo se trata de plebe, marginalidades, social, que lembre escravidão, chibatas, ou mesmo virgens...
Uma das situações mais frustrantes que experimentei foi ao ir ao Mexico e descobrir quanto conhecimento nossas escolas não nos passam. Nossa história é incrível, não podemos deixar a Europa nos apagar pra sempre.
Ninguém tá apagando nada.
Quem tá apagando a história dos indígenas no Brasil é propio Brasil.
Só falam dos escravos da África e pouco falam dos nativos do Brasil
Moça, você é mexicana?
A história nas escolas é europetizada e vermelha
@@parazoario Isso que eu iria perguntar.
É tudo uma questão de perspectiva. Pensando em ancestralidade alguns vão se identificar mais com os povos ORIGINÁRIOS das Américas, como deve ser o caso dela. Outros vão se identificar com os europeus genocidas que trouxeram doença, conversão forçada ao cristianismo, escravidão e morte aos povos nativos.
Que reportagem incrível. Se eu pudesse voltar no tempo, voltaria em alguma data antes de 1492 pra ver com os próprios olhos o quão maravilhoso devia ser o continente americano de norte a sul.
Provavelmente você seria comido por alguma tribo canibal, como os astecas, os maias, os goitaca e Etc... Infelizmente
@@arthurreis1284 草草kkkkkkk essa foi boa
soh iria ver floresta.....
"Comer cara pálida. Gosto bom."
Eu voltaria pra afundar o barco do Colombo, aquele filho da pultaaaa
Pfvr continuem publicando vídeos com esse tema.
Adorei o vídeo 👏🏿👏🏿
Uma vez li num livro de história que os povos nas Américas não conheciam os metais, sendo que no mesmo livro falava que os europeus ficaram fascinados pelos tesouros em ouro e prata que os astecas e incas tinham. É cada coisa absurda que vemos nos livros, ainda bem que temos a internet pra abrir nossa mente.
Não conheciam metais ou rodas?
Eles conheciam, mas simplesmente não viam valor naquilo. Cerro rico é um bom exemplo disso.
As tribos indígenas do Brasil não conheciam metais de fato, tanto que eles aceitavam machados, facas e em troca trabalhavam derrubando o pau-brasil. O problema é que voces acham que todo indígena é igual. Existiam milhares de etnias aqui, religiões, culturas. Quando tu se refere aos astecas eles estavam na América Central. Os portugueses jamais pisaram o pé la.
Os do brasil.. os incas conheciam o ouro
Não conhecia o ferro
Minha sugestão: seria dar continuidade no post, relatando da onde os povos deste do Alasca ate o Chile sugiram, dando uma ênfase aos povos Andino Amazônicos, e também, a principalmente etnia raiz colonizadora, pré colonizações europeia em toda América..
O Senhor acha que a historiografia marxista admitiria dizer que houve invasões pré-invasoras? Mas so se a galinha tiver dentes. São descendentes tentando descreverr seus antepasaados como imvasores e opressores.
@@PelasVeredasAntigas não sabia que bundas eram capazes de escrever comentários. Que interessante.
@@PelasVeredasAntigas
Havia guerras, mas não morriam tantos quantos os europeus mataram.
@@PelasVeredasAntigas Dica : apaga teu comentário, ainda dá tempo. ;)
@@betosm3 Ja estudou sobre as guerras entre os astecas e como se matavam aos milhares? E como os incas destruiram seu império em guerras civis antes de serem desrruidos prlos espanhois?
Maravilhoso o vídeo, repleto de informações que nos mostram o quanto somos etnocentristas - quem disse que a nossa civilização é a mais avançada? A melhor, a mais justa, a mais equilibrada? E como diz a repórter, AINDA podemos aprender com essas outras civilizações que continuam presentes - por enquanto.
Exato, Luis! Obrigada!
@@BBCNewsBrasil só faltou dizerem que também houve casos de abuso de recursos naturais por parte de povos nativos que acabaram destruindo o ambiente, exaurindo recursos e colapsando algumas das cidades, não só eles também faziam guerras e dominavam outros povos mas eles também eventualmente destruíram alguns ambientes, eles eram apenas humanos falhos como quaisquer outros hoje no final das contas. Um caso bem conhecido desse tipo de coisa acontecendo só que fora da América foi na Ilha de Páscoa, nativos destruíram completamente a floresta que cobria a ilha, na América existe evidência desse tipo de coisa acontecendo entre a América Central e do Norte também se não me engano.
@Alpha ne, os nativos da ilha de pascoa devastaram a ilha que moravam ao ponto que não tinham como plantar nem criar animais, morreu 90% da população com guerras pelos recursos, ao ponto que quando os europeus chegaram lá só tinham alguns velhos pra contar a história.
@@rockbarcellos Existia um costume indígena popular na época de que todos os homens ejaculavam dentro da mulher para que todos tratassem a criança como filho, e através da soma de sêmen, a criança cresceria mais forte. Esse tipo de atrocidade não é mencionada, apenas o caricato homem branco malvado que desvirtuou o "paraíso" que seria a América Latina.
@@rockbarcellos TINHAM O ESTRANHO HABITO DE COMER UNS AOS OUTROS , NÃO CONHECIAM A RODA , NEM A ESCRITA DE FORMA APRIMORADA E COM TODA CERTEZA MATARAM OS POVOS PRIMITIVOS ( consulte registros arqueologicos ) QUE VIVIAM NA AMERICA ANTES DELES !
COMPROVADAMENTE , QUEM INVENTOU O CONCEITO DE 0 FORAM OS ARABES , SÃO APENAS CONJECTURAS ESSAS AFIRMAÇÕES
Que vídeo necessário!
Precisamos de mais vídeos assim, por favorzinho!🥰
Aqui no Marajó e no Tapajos tem civilizações incríveis. Tem os solos de terras pretas. Foram feitos por indígenas.
Ouvi falar que a criação de búfalos está destruindo os artefatos de cerâmica indígena.
Parabéns à BBC, em especial à Camila Costa pela excelente matéria. Como arqueólogo, logo notei que foram usadas fontes provindas dessa área do conhecimento. Vocês conseguiram falar de arqueologia e de seus desdobramentos (etnoarqueologia e arqueologia da paisagem) de uma forma didática. Parabéns!
Que bom que gostou, Leandro! Nossa reportagem tem mais detalhes e entrevistas com arqueólogos, etnólogos e antropólogos: bbc.in/3o0O2XV
Quanta riqueza e sabedoria dos povos que já aqui viviam. Eu adoro saber de suas histórias e modo de vida, que também são nossos!
Quanta romantização
E isso eu não aprendi na escola....
Não aprendi, mas vou ensinar!
Daora
Pois ensine que somos mais invasor e colono que outra coisa e q a base da nossa cultura é portuguesa mesmo aí no sul
Conteúdo incrível, e de dificílimo acesso. Peninha vem fazendo um trabalho incrível no RUclips sobre a história do Brasil e da América há algum tempo, que bom que esse tema tem ganhando força e gerado essa verdadeira aula da bbc também!
A história de nossos antepassados deve ser cada vez mais abordada, pois, "povo que não sabe de onde veio, não sabe para onde vai."
"Aula" que omitiu fatores como canibalismo, e uma cultura extremamente forte de sacrificios humanos no Mexico Asteca.
@@MariaOctavia Sim, não é historiador, mas é um comunicador, e uma referência na área por saber estudar e comunicar a história do Brasil, o que muitos historiadores de formação falham em fazer. E se você viu mesmo os vídeos dele sabe que no final o próprio diz que tudo é um resumo e pra saber realmente sobre o tema você tem que ir atrás e LER.
@@MariaOctavia Poxa, mas eu não ligo que ele não seja historiador, muito menos mencionei isso... Mas que ele faz um trabalho de divulgação INCRÍVEL dando verdadeiras aulas de história, isso ele faz. E ele mesmo avisa em todo final de vídeo dele que o conteúdo tem sim generalizações... Mas eu gosto da ótica que ele tem da história do nosso país e que ele consegue passar de forma maestral.
@@pedroledoux9779 Então, eu não sei pq tanta indignação, pois na escola não nos é ensinado um milésimo do que se passa nesse vídeo.
No vídeo, omitiram um Ritual Religioso Antropofágico, pois, creio eu, que não fosse o foco da matéria. O vídeo me pareceu querer passar mais um visão geral do desenvolvimento social dos nativos, que é comparado depois com a chegada dos europeus...
@@pedroledoux9779 tava demorando pra aparecer o tipico cidadão que só sabe criticar. Se você assistiu ao vídeo com o minimo de atenção, deve ter ouvido a jornalista falar que a vida nas Américas não era perfeita e que existia violência, desigualdade e afins. Se o vídeo fosse abordar de forma profunda o assunto, esse vídeo seria um documentário de várias horas. O foco do vídeo é um resumo mais voltado a como era o desenvolvimento da região.
Eu amo essa reportagem e mostro sempre aos meus alunos nas aulas de história das Américas
Antes eu achava que a América era composta por índios que viviam pelados e se alimentavam através da caça. Esse vídeo me fez ver que não era bem assim a situação. Foi muito esclarecedor
era grande coisa nao
Não, não... eles usavam terno, trabalhavam em seus escritórios, possuíam chácaras e se deslocavam com seus V8 bi turbo-flex
Já tinha wi-fi e 6g na época
Cara, o jeito que esse povo romantiza fatos históricos...
Sempre tem um nos comentários: "Indignado!"
"Revoltante!"
@@Anonimous279 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Excelente! Valeria a pena incluir legendas em outros idiomas, pelo menos em inglês. Adoraria compartilhar este conteúdo com os franceses.
Pelo amooorrr eu tenho um amigo canadense e ele iria gostar de saber mais do assunto... 😢
Esses conteúdos aí são cópias de vídeos produzidos nos canais em inglês. A BBC é britânica.
Muito bom, visitei Teotihuacan perto da Cidade do México e foi incrível observar como eram evoluídos. Construções de canais, tubulações, etc...
O problema era a defasagem armamentista, isso fez com que tais evoluções societárias desses nativos fossem reduzidas a pó frente a esses invasores.
@@Carcaravoa exato! E indo mais além eles também tinham muitos conflitos internos, entre diversas tribos, o que também enfraquecia bastante.
@@sbortolon2019 Exatamente, integralismo nessa hora é tudo!
@@Carcaravoa não isso, mais da metade dos indígenas foram dizimados por doenças. Literalmente grupos inteiros sumiram em poucos anos por que como eles viviam em relativo isolamento comparado com os europeus que tinham contato com africanos e asiáticos, os indígenas não tinham os mesmos anticorpos para lutar contra o tanto de doenças que os navegadores carregavam.
A verdade é que até hoje tribos isoladas sofrem com a perda de muitos membros quando missionários os contatam sem se preocupar com a saúde das comunidades.
A colonização poderia ter sido bem diferente se os europeus não fossem verdadeiras armas químicas pros povos nativos.
Eram mais evoluídos tecnologicamente que os nórdicos que ainda só tinham a tecnologia de armas e armadura de ferro pq copiaram de Roma, enquanto os astecas já tinham infraestrutura os nórdicos moravam em casinha de palha ainda
Devia ser incrível a presença massiva da natureza
Deu vontade de viver um pouco nessa época
Sim, com um monte de tribos indígenas se matando 😍
@@galoso8984 não se esqueça das tribos astecas que eram canibais e matavam e comiam uns aos outros...
Na terra do Faz de conta era assim !
Sim, com Portugueses escravizando indígenas e negros 😀
Que legal terem feito o video depois da matéria! Gostei muito de ter lido!
Legal, Tiago! Dose dupla!
Falta muita informação nos livros de história aqui do Brasil. Parabéns pela pesquisa e por repassar um conhecimento tão importante da nossa história.
A verdadeira História, que precisa ser largamente divulgada, difundida. Vivemos uma vida inteira de mentiras, que nos precedem há séculos.
Que história precisa de ser largamente difundida? Que, antes da chegada dos europeus, os povos americanos estavam 5 000 anos atrasados, civilizacionalmente, em relação à Asia e à Europa?
@@TheVingadorT não é o q o video fala. Vc viu i video?
A Europa esta adiantada em tech?
Estamos em 2021, cheios de tech e 9 milhões de pessoas morrem de fome (ou relacionado) todo ano e nada é feito.
Isso é ser evoluído??
Nunca vi o mundo fazer lockdown, parar por causa da fome. Quantos morreram no total em um ano por causa do virus sars2?
9 milhões??
O seu conceito de "ser, estar evoluido" precisa ser revisto.
Se isso q somos, ou estamos, é "evoluido" (o q é um processo m andamento, etc)...
se em 100+ anos industrializados (evoluidos, com tech) as condições pro ser humano estão em risco... Eu fico na dúvida de seus 5.000 anos de "evoluidos".
Pense na sua afirmação e no fato do Brasil não ter nem 40% de saneamento básico. Nem água potável temos 100%, acho q não chega a 70%...
O Brasil é evoluido? Responde ai?
@@TheVingadorT civilizacionalmente foi muito bom!!
@@EZMETAL grande confusão que vai nessa cabeça. O que eu referi foi que quando os europeus chegaram na América, os locais tinham um desenvolvimento civilizacional e tecnológico equivalente ao da idade da pedra na euro-ásia.
@@TheVingadorT Pelo visto vc não viu o video mesmo...
E só te lembrando que Europa na verdade não existe e sim Euro-Asia, ou até mesmo Afro-Eurasia. Pelo visto sua afirmação foi errada de novo.
Pelo seu conceito de separação a América é um continente só, sem Norte e Sul (como era, mas mudaram usando as placas tectonicas como desculpa e não massa cercada por agua, e assim vai).
Você deve achar que a batata é inglesa, o milho Yankee, tomate italiano, melancia e banana e feijoada brasileira...
Vídeo genial! Obrigada, BBC!
Bah, eu passei metade do vídeo com os olhos marejados, mas quando ela comentou dos canais na atual cidade do México e como isso não era um problema na era dos nativos... Caiu uma lágrima. Outro ponto interessante é essa falta de necessidade de construir monumentos perenes. Faz muito sentido, se tua base é a natureza viva - nada dura para sempre. Difícil não se deprimir ao imaginar o quê poderia ter sido desse lugar e desses povos não fossem os colonizadores malditos...
não conheciam roda, escrita, metalurgia, comiam carne humana
@@onildosilva4245 kkkkkkkkk onde isso?
@@onildosilva4245 querido, há relatos de povos canibais em absolutamente todos os continentes. Mas não conheciam roda, escrita... Onde você está lendo isso? kkkkkkkkk
@@TheFuckYouBitch6969 havia sim canibalismo em todos os continentes, mas quem condenava isso eram as civilizações eticamente avançadas (sim, porque umas eram mais do que as outras, nem vale entrar com relativismo cultural). Maioria das populações indígenas da america não tinha escrita, facto! Maioria dos povos indígenas não tinha transportes com rodas, facto! Faz deles menos dignos de valor do que os outros, não! É a particularidade de terreno e de necessidade. Ponto!
@@Eu-Abreu a mesma civilização mais avançada que pouca higiene tinha, viva em regimes feudais, torturam e matavam pessoas aos montes, faziam diversos massacres. Defende mais COLONIZADOR que a gente gosta
a história da Ámerica é incrível!! eu tô impressionada, muito bom saber sobre como eles viviam antigamente e como eram. A verdadeira história é linda e incrível demais!!
Uau!!! Quanta informação INÉDITA pra mim!!! Eu amo história, mas essas informações foram profundas e impactantes!!! Parabéns! Façam mais vídeos sobre civilizações esquecidas.... Parabéns!
Parabéns demais pela matéria! Muito pertinente e, como várias pessoas que comentaram aqui, peço que considerem fazer uma série. Da domesticação das plantas e da construção da Amazônia Professor Charles Clement aqui do Inpa seria excelente referência, e Gilton Mendes aqui do PPGAS Ufam também, sobre o "pão de índio", passando pelo belíssimo trabalho de Carolina Levis e sobre o trabalho de Robert Carneiro sobre organização social, até o período atual. Muito bem feita a matéria Parabéns
Assertivo demais ter essa mulher a frente desses conteúdos! Conteúdo riquíssimo, que da prazer de ficar horas vendo. Parabéns a Camilla e a BBC News 👏
Nossa! Amei a clareza da história dessas culturas tão ricas e bem contada
por mais profissional que seja a camilla, dá pra sentir certa tristeza na entonação da voz dela narrando tudo o que foram e que poderiam continuar sendo as américas sem a invasão europeia, mas também ela passa um orgulho por compartilhar tudo o que já conseguimos ser. o vídeo ficou bem mais especial por isso, inclusive.
Muito bom! Povos que deixaram uma grande herança, sendo ancestrais de nossa terra.
Excelente matéria!! Contando outra narrativa da mesma história, agora os nativos como protagonista. Parabéns BBC Brasil !
Meu Deus, melhor narrativa de um video!!! Que naturalidade e foco!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado por esse vídeo, o conteúdo de vocês é incrível. Por favor, publiquem outros vídeos abordando temas como esse!
Viva a América!
É ótimo ouvir essas grandezas de histórias,matérias que nunca tive o privilégio de estudar nas escolas!👏👍
A historia sendo recontada e redescoberta apartir do sul global! Lindo dms
Sim, mas somos mais colonos que nativos. Só países onde houve civilização mais avançada tecnologicamente houve maior herança indígena.
Já é um dos meus vídeos favoritos do canal, e o primeiro que vejo da Camilla Costa, que por sinal já é uma das minhas favoritas da BBC BR. Obrigado pelo vídeo!
4 curiosidades sobre a chegada de Colombo à América:
A ideia partiu do navegador italiano Cristóvão Colombo. Ele chegou a apresentar seu projeto ao rei de Portugal, D. João II, mas o monarca rejeitou. Obstinado, Colombo seguiu rumo à Espanha e conseguiu o financiamento necessário com os reis
católicos, Fernando e Isabel.
Sua esquadra partiu do porto espanhol de Palos em 3 de agosto de 1492. Era formada pelas caravelas Santa Maria, liderada pelo próprio Colombo, Pinta, capitaneada por Martin Alonzo Pinzón, e Nina, sob o comando de Vicente Yáñes Pinzón. Um total de 120 homens compunha a tripulação.
Para estimular sua tripulação, Colombo lançou um concurso em alto-mar: quem avistasse terra primeiro ganharia uma recompensa em ouro. O primeiro “Terra à vista!” foi gritado por Rodrigo de Triana em 12 de outubro de 1492. Ele nunca ganhou seu prêmio. Cristóvão Colombo ficou com o ouro, alegando ter visto uma massa cinzenta na noite anterior.
Cristóvão Colombo acreditava que o lugar era uma ilha da Ásia. Aportou e batizou a terra de San Salvador. Regressou à Espanha levando provas de seu “sucesso”. Recebeu como recompensa o título de almirante e muitas terras. Morreu em 1506, convencido de que havia alcançado as Índias. É por isso que os nativos receberam o nome de “índios”.
Colombo (Pombo)? eventualmente estará a referir-se a Cristoval Colon. Em vida nunca assinou como Colombo ("Pombo" em italiano), nem nunca foi tratado como tal. Na época chamavam-no de Cristovão Colon ou Colom, foi assim que o tratou, em 1488, D. João II, rei de Portugal.
Levando pro lado escroto, possivelmente ele transou com lhamas o que trouxe o sífilis para a humanidade
@@VictorPMarcos Em português a gente fala Colombo, em inglês falam Christopher no lugar de Cristóvão, que com certeza tbm não era o nome original italiano. Isso é super normal de tratando de figuras históricas, quantas pessoas não chama Mary Stuart de Maria? Então, normal.
@@eduardaarruda7719 compreendo os seus argumentos, mas Colombo é um nome italiano que quer dizer pombo, e a tese dele ser italiano já foi descartada. Este mês estão a finalizar testes DNA de com DNA de indivíduos espanhóis e portugueses, nenhum italiano.
@@VictorPMarcos E a tese de que era judeu também foi posta sobre a mesa.
Ótima Reportagem !!!
Parabéns !!
Espero que os cientistas consigam encontrar ainda mais informações, especialmente sobre os povos autóctones da Amazônia
Não existiram povos autóctones na Amazônia, nem em nenhum lugar das Américas. Os povos que viviam aqui pré-colombo migraram da Ásia para cá, provavelmente pelo Estreito de Bering.
@@Fernanda-sr9zl Isso é uma hipótese
You should highlight the immense contributions Africans made in the building of the Americas and how their cultures have shaped the Americas especially south America.
Eu li um livro com essas informações, tinha até uma espécie de engenharia de alimentos. Impensável até aquele momento saber isso. Que bom que descobriram tudo isso!
Muitas estradas brasileiras foram construídas em cima de trilhas feitas pelos povos nativos. Algumas dessas estradas em São Paulo tem nomes de bandeirantes, o que é muito simbólico.
Na verdade não se pode chamar de trilha algo que se liga uma civilização a outra. Trilha é subjetivo.
Chamar de bandeirantes não é simbólico, mas sim roubo histórico.
:)
Tá na hora de fazer algumas reparações históricas
@@talitinha148
Isso é muito nazista
@@gabrielgalli9355
Você se veste, usa e consome produtos de brancos. Será que estas, roubando do branco?
@@nikassassins1403 aí gente não aguento mais gente burra, por acaso a gente chegou no branco dizimou o seu povo e pegou as invenções deles? Acho que não em
Reportagem como essa só me faz sentir mais orgulho de ser americano do sul
Mas de descendência europeia!
@@16489257 não necessariamente, pode ser de negro, de índio ou de tudo misturado.
Parabéns BBC, reportagem fantástica.Continuem com esses documentários tão ricos de conhecimento. Principalmente para nós professores, se tornam um material excepcional.
Saber interagir de forma sustentável com a natureza é a verdadeira sabedoria. A ganância do branco é muito selvagem.
Sorry cara, mas os nativos não eram sempre ecologicamente conscientes. Em sua maioria os nativos, principalmente no Brasil, se estabeleciam em uma área de forma predatória. Eles exauriam os recursos do lugar onde estavam, e posteriormente, se mudavam prá outra região onde faziam a mesma coisa. Não replantavam nem nada. Precisamos ser objetivos nas nossas análises da História das Américas. Se tudo fôsse tão lindo, perfeito e harmonioso como o vídeo quer fazer parecer, os europeus não teriam dominado o continente tão facilmente.
@@eriveltomartinsbarrosjunio9022 eles usaram duas coisas :bebida e a imposição da fé deles.
Fazendo os nativos abandonarem o culto de suas divindidades .
@Nocoinersbtfo O ser humano é ruim, e é por esse motivo que eles não merecem e nem merecerão as IAs.
@Nocoinersbtfo os europeus nunca pretenderam libertar os povos oprimidos pelos impérios mesoamericanos.
não foi uma questão de heroísmo ou justiça por parte deles. não me venha com essa. como narrativa é bonito, mas não é verdade né.
os nativos da América eram humanos como os europeus, sujeitos a mesma ganância e crueldade... mas tem que se admitir que foi claramente racista o levantamento historiográfico feito pelos europeus... pintaram os povos como brutos para justificar suas ações, e foram muito mais brutos que estes... dizimaram povos e culturas.
@@artaasd1109 nossas IAs são gerador de estática com machine learning e se alguma chegar a desenvolver qualquer coisa parecida com consciência é pq um humano programou para isso.
não acontece sozinho ou naturalmente. tem que programar para isso, é uma máquina. ela vai pensar se você programar ela para isso. levantar estatística e machine learning não é pensar. Entre esolver cálculos e ter consciência de existência existe um abismo.
não delire em ficção científica. vá estudar programação.
Sempre fiquei com vontade saber como era a América antes dos invasores...
Ótimo conteúdo.
Amei TUDO!!! Viva os povos originários! Viva a ciência! Viva os pesquisadores! Viva a Camilla Costa!!!❤
Parabéns pelo vídeo!!! A BBC NEWS BRASIL sempre inovando e fazendo o que ela sabe fazer de melhor, passar uma informação confiável.
Outras plantas cultivadas pelos nativos aqui do Brasil mandioca, guaraná, açaí, abacaxi, pequi, jabuticaba, castanha, caju, erva mate e pinhão. Bebidas alucinógenas : ayuasca na Amazônia e Jurema no litoral Nordeste e sudeste .
Na verdade o Abacaxi é uma fruta tropical, já estava presente em toda a America quando os Europeus chegaram.
@@thestone2009 o que eu encontrei de literatura sobre o assunto diz que o abacaxi é uma planta de temperatura tropical e subtropical de origem das regiões centro sul do Brasil, parte do Paraguai e norte da Argentina. Difundida no continente pelos nativos dessas regiões.
Goiaba...
@@claudia.sousa0611 esqueci dela kkkk
Uma das principais é a pimenta, cuja grande variedade vem do cultivo pelos nativos
Uma das coisas mais lindas e impressionantes que vi na minha vida foi Chichen Itza… que civilização 😮
Matéria muito boa! Parabéns Camilla!!! Amei ❤️❤️❤️❤️❤️
Sou um auto didata em história das Américas e seu trabalho ficou perfeito!!!
Essa reportagem está sensacional! É muito valioso que nós saibamos da história do nosso continente e nossos povos, parabéns!
... a arrogância ... "isso eu não aprendi na escola"! Agora nos chega você cheia de sabedoria para nos "ensinar"!
Ótimo vídeo! Tive o prazer de aprender sobre as civilizações nativo-americanas na faculdade e esse vídeo foi uma boa atualização de informações.
Reportagem de excelente qualidade. Muito obrigado BBC por compartilhar esse conteúdo inestimável.
maravilhoso documentário! prestando um serviço para a humanidade e principalmente, para o Brasil, povo ainda com a mentalidade de colonizado! Gratidão!
Adorei a matéria, muito bem feito.
Leiam o antropólogo Antonio Risério
Maravilhosa reportagem!!! obrigado BBC!!!
Q bom que vcs falaram desse assunto pois é muito difícil falar com as pessoas sobre isso, muitos pensam que os nativos eram sem cultura e sabedoria,mas na real foram conquistados pois vários povos sabiam da sua existência
Como professora de história vim aqui comentar, já que vão ter muitos comentários detonando as escolas e falando que na internet se aprende muito mais, que em qualquer livro de história do 7° ano, ou 2° ano do ensino médio tem essas informações. Agora se os alunos lêem ou prestam atenção no que os professores explicam é outro assunto. O ensino da história se atualizou muito do período que eu estudei, ou até mesmo que a apresentadora estudou. Adoro as reportagens da BBC, acho muito ricas e gosto de usá-las nas aulas, mas recomendo a equipe: Que tal fazer uma reportagem sobre o estudo da história atualmente?
Veradade, reclamam da falta de algo, sendo que isso podew estar na sua frente 🤷♂🤦♀
Com certeza essa matéria é uma das melhores, muito informativa e fácil de se estudar parabéns
Como sou da linha indígena brasileira com Espanhol, centro do Brasil, sempre em 53 anos achei assim.... Obrigada por defender os povos que já moravam nas Américas.
Que reportagem incrível Camilla! Você trás sempre as melhores pautas e com um texto super fácil e interessante. Quem dera termos mais reporteres como você!
Camila Costa...
O trabalho de compilar a historia para mostrar um novo descobrimento da América é encantador.
Assim como você, eu nunca conheci tal ensinamento nas escolas por onde passei. A história contada é sempre a dos conquistadores, mas quando Ailton Krenak, um dos sábios desta terra mãe, fala com os mesmos sentimentos que a sua reportagem transmite, levanta-se o véu da ilusão para que todos conheçam a história verdadeira dos povos que aqui já estavam...
Belíssimo trabalho...
GosteI da menina em si que ainda usa franja, do cabelo atrevido, dos seus lábios... vermelhos...
A hestoria que segue e a dos que vencem,porque e a que lhes convém.
Daí a importância das ciências, todas as ciencias e claro, de vocês da imprensa e jornalismo.
Parabéns!
Gostaria de respirar o ar dessa época e contemplar a natureza como era.
Fico imaginando!!!
e tomar uma flechada na cara
@@gabrieldummer_ E ser escravizado por Portugueses ou comido por Indígenas
Ou ser dado em oferenda aos deuses com o coração arrancado
vai desistir quando for picado por um monte de mosquitos
@@pedroalves3161 mano larga de ser imbecil, todo comentário tu tratando indígena como se todos os milhares de povos fossem canibais
Incrível, lindo e ao mesmo tempo, revoltante. O quanto de seres humanos e suas histórias foram exterminados, ah como eu queria uma máquina do tempo
Adorei esse video. O mundo nunca vai conseguir se redimir de tanta violência e ignorancia contra povos diferentes. Paz na Terra 🌍 !
Numa das mais célebres passagens de Viagem à terra do Brasil, Léry faz algo pouco comum nos relatos de viajantes europeus sobre o novo mundo - ele dá voz a um velho índio do Rio de Janeiro.
“Os tupinambás muito se admiram dos franceses e outros estrangeiros se darem ao trabalho de ir buscar o seu arabutan [pau-brasil].
Uma vez um velho perguntou-me: Por que vindes vós outros, maírs e perôs (franceses e portugueses) buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra?
Respondi que tínhamos muita mas não daquela qualidade, e que não a queimávamos, como ele o supunha, mas dela extraíamos tinta para tingir, tal qual o faziam eles com os seus cordões de algodão e suas plumas.
Retrucou o velho imediatamente: e porventura precisais de MUITO?
Sim, respondi-lhe, pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas, tesouras, espelhos e outras mercadorias do que podeis imaginar e um só deles compra todo o pau-brasil com que muitos navios voltam carregados. - Ah! retrucou o selvagem, tu me contas maravilhas, acrescentando depois de bem compreender o que eu lhe dissera: mas esse homem tão rico de que me falas não morre? - Sim, disse eu, morre como os outros.
Mas os selvagens são grandes discursadores e costumam ir em qualquer assunto até o fim, por isso perguntou-me de novo: e quando morrem para quem fica o que deixam? - Para seus filhos se os têm, respondi; na falta destes para os irmãos ou parentes mais próximos. - Na verdade, continuou o velho, que, como vereis, não era nenhum tolo, agora vejo que vós outros franceses sois GRANDES LOUCOS, pois atravessais o mar e sofreis grandes e terríveis incômodos, como dizeis quando aqui chegais, e trabalhais tanto para amontoar riquezas para vossos filhos ou para aqueles que vos sobrevivem! Não será a terra que vos nutriu suficiente para alimentá-los também?
Temos pais, mães e filhos a quem amamos; mas estamos certos de que depois da nossa morte a terra que nos nutriu também os nutrirá, por isso descansamos sem maiores preocupações.
(Viagem à terra do Brasil - capítulo 13)
Fantastico!!!Mostrando o valor do continente americano e de suas populações.
E ainda está contribuindo e muito por isso muito obrigado muchas gracias América!!!
E pensar que esse lugar é onde nós nascemos também!
podiam fazer um video sobre como era a gastronomia na Europa antes da vinda da batata, tomate e outros ingredientes americanos, deveria ser muito diferente
Esse é um dos melhores canais que eu conheço, eu tenho uma grande admiração pelo trabalho de vocês. Eu estudo arquitetura e no currículo temos que aprender muito sobre as primeiras civilizações europeias, as construções e organizações dos gregos, romanos, egípcios e etc. Porém nada se estuda à respeito das construções antigas aqui do nosso país e continente, onde havia a nossa flora e clima e os nossos recursos naturais num todo. Mas esse vídeo me deixou com um grande interesse no tema e com certeza irei me aprofundar mais no assunto. Obrigada! Um grande abraço a toda equipe!
Grande parte das singularidades dos povos ameríndios se devem por não terem disponíveis animais domesticáveis de grande porte para tração e alimentação. Os únicos que foram domesticados foram as lhamas e guanacos, mas estes eram fracos demais para tração e adaptados apenas para regiões montanhosas. Sem esses animais, não era necessário desmatar grandes áreas para pastagens, mantendo e manipulando a floresta para potencializá-la como fonte de alimento. Além disso, o comércio era limitado, já que não tinham carroças para carregar mercadorias. Aliás, a roda sequer foi inventada (apesar de terem seu conceito conhecido) por que seu uso primordial era para transporte. E sem conhecimento da roda, não tinham como usá-la em várias aplicações uteis, como moinhos de grãos e forjas. Por fim, sem o convívio próximo com animais domésticos, os humanos pré-colombianos contraíam poucas doenças que geralmente vem de animais, por isso sua resistência mais baixa.
É incrível como apenas um fator pode mudar toda a vida de civilizações e povos de um continente inteiro, e inclusive pode até ter contribuído com seu destino. Quem sabe o que seriam desses povos se esse fator "limitante" não tivesse existido?
Tbm tem o fato da America ser em sentido norte-sul, enquanto a Eurásia é em sentido leste-oeste. O comércio foi muito importante para a Eurásia, motivo de umas das civilizações mais avançadas se localizarem no mediterrâneo é por causa do fluxo de pessoas, bens e ideias através do transporte marítimo
Falamos disso também no nosso especial interativo, Gamaliel! Já deu uma olhada? t.co/htGyOiPQrO?amp=1
@@BBCNewsBrasil Opa! Acho interessantíssimo o tema, muito obrigado por compartilhar o link!
Que maravilha de matéria! Quero indicações de museus sobre história do continente americano
Penn Museum tem umas palestras muito interessantes aqui no youtube.
o museu nacional de antropologia provavelmente era o melhor. Tinham vários itens indigenas antigos e originais expostos. mas o museu queimou em 2018 então né...
Meu avô se especializou no continente americano pré-colombiano só na faculdade, recomendo ler livros sobre.
Embora tenham existidos grandes civilizações antes do descobrimento, sua vulnerabilidade e fraqueza foram expostas pelo rápido desaparecimento. As civilizações que restaram não merecem tanto mérito, visto que são pobres, restritas, necessitam de auxílios para existir, não são adeptos da tecnologia atual, preferem viver como seus antepassados de uma forma precária, de forma insignificante, como são as comunidades dos índios na Amazônia.
Que vídeo maravilhoso! Parabéns à equipe envolvida nesse trabalho fantástico!
A idéia do vídeo é interessante, mas deu um ênfase em como se eles vivessem em plena paz e harmonia uns com os outros, e mesmo quando menciona que havia "brutalidade e desigualdade" o fez de maneira muito superficial o que é no mínimo suspeito. Não mencionar as guerras que praticamente todas travavam com outras. Guerras tribais, registros de canibalismo, rituais antropofágicos, e um dos principais o sacrifício que era feito pelos Astecas ao deus sol que chegavam a ser oferecidos 2000 nativos em sacrifício, só templo de Huitzilopochtli foram encontrados mais de 136000 crânios em 1519. Inclusive sem a ajuda de outros povos indígenas teria sido impossível que os espanhóis derrotasse os astecas. A contribuição dos povos indígenas foi sem dúvidas muito grande no mundo e principalmente nas Américas, eu tenho muito orgulho de ser bisneto de uma indígena e carregar a ancestralidade dos povos nativos. Mas apresentar essa narrativa sem mencionar a brutalidade que era corriqueiro de muitas tribos e civilizações para passar a imagem de uma América pacífica durante a pré colonização é no mínimo desrespeitoso e omisso com a história dos mesmos.
Calma que esse vídeo foi uma introdução ao tema. Pôde-se muito bem chegar a vir mais vídeos com esse conteúdo que você sugeriu, por exemplo.
@@gabrielgalli9355 Nada no vídeo, descrição ou na matéria deixa claro que haverá uma continuação do tema e mesmo que fosse uma introdução, como eu disse é algo que era intrínseco na cultura e dia a dia dos mesmo, algo difícil de se desvencilhar.
Esse vídeo foi só mais um romantizando fatos históricos...
@@CosmicGenerator qual fator?
As pessoas são incapazes de perceber nuances. Sempre tem que ter o lado bonzinho (no caso os índios, que viviam mais conectados com a natureza que os elfos de Tolkien nessa versão da reportagem) e o malvado (no caso os europeus, que atrapalharam esse paraíso idílico)🙄🙄
O museu pré colombino, em Santiago no Chile, é um tapa na cara de tanto conhecimento. Aprendi muita coisa lá e já sabia do contexto apresentado no video. Tem muito a ser descoberto sobre os povos amazônicos ainda. E depois dessa viagem ao Chile e todas as experiências, eu e meus amigos, que estavam juntos, ficamos com uma sensação tão grande de desinteresse sobre tudo que vem após Colombo. Não encontro palavras para descrever o desprezo que ficamos sobre tudo que envolve os europeus colonizadores e sua estética.
os povos pré-colombianos só não tinham uma coisa: a pólvora! rsrsrsrs
Tenha deprezo por si mesmo então. Você é mais invasor que nativo, caro descendente dos colonos. Você sabe ao menos a cultura e nome da tua tribo ancestral? 😅
Ótima reportagem! 😀
Está de parabéns, muito explicativo, me trouxe informações que nem imaginava como a respeito do milho
Creio que estamos todos totalmente surpresos com várias informações desse vídeo! Obrigado. E também obrigado à repórter que passou a informação de um jeito que achei autêntico e engajador!
Genial esse video , parabéns ao canal por espalhar conhecimento ao mundo
Muito bom! Excelente! Sou professora de História da Arte e vou citar o vídeo em minhas aulas! 👏🏻👏🏻
Esse é um vídeo que contém informações que todos americanos e todos europeus deveriam conhecer.
Legal conhecer um pouco da nossa história de uma forma diferente!!
É uma história fascinante, a matemática, astronomia e agricultura efetivamente impressionantes (essa última impactou todo o desenvolvimento cultural europeu). A própria descoberta da América, todo um novo continente, serviu para demonstrar como éramos sobretudo ignorantes dos limites do mundo, entronou a dúvida, ceticismo às tradições e curiosidade no coração dos europeus e colocou seu próprio mundo em perspectiva, inspirando diretamente ao racionalismo que levou ao iluminismo. Mas há um bocado de idealização no vídeo. Ele faz pensar que a maioria das nações indígenas à época eram comunas hippies pacíficas e autossustentáveis, quando de fato eram tribos frequentemente em guerra contra seus primos, pródigos em mumificar crianças e fazer sacrifícios humanos em massa (extirpando coração de prisioneiros vivos) nos tempos de dificuldade e, no caso do Brasil, alegre e frequentemente canibalizando uns aos outros. Grandes impérios mesoamericanos foram erguidos e caíram por conta de excessiva exploração e desmatamento do solo. As grandes pirâmides maias e de Teotihuacan eram de pedra, e foram abandonadas, arruinadas e tomadas pela floresta séculos antes dos espanhóis chegarem. Estes quase não encontraram resistência (muitas vezes foram vistos como semideuses e auxiliados) no processo de conquista, em poucas décadas subjugando impérios já decadentes. O filme "Apocalypto" mostra bem isso. Nenhuma dessas histórias, incríveis culturas e edificações seria hoje conhecida se não fosse pelos europeus.
Deixa eu adivinhar. Você é descendente de Europeu?
O Livro de Mórmon conta a história desses povos e descreve com precisão suas estradas, fossos de defesa e quem eram os inimigos. Excelente a leitura deste livro.
Recomendo.
AMEIII! Quero maisssss HAHAA