Quando morávamos em Manaus, minha filha estudava numa escola particular bem conceituada, ela estava no pré-escolar. As professoras em uma reunião de pais, mensionaram um projeto que ensinaria língua tupi as crianças - eu achei o máximo. Mas, eu fui a única que achei isso, as outras mães e pais não quiseram pq não queriam que os filhos aprendessem “língua de índio” - na sala da minha filha a grande maioria eram filhos de militares que vinham de outros estados- principalmente do Sul - e pra eles era inaceitável estar em Manaus e os filhos terem que aprender língua Tupi. Resultado: o projeto não foi pra frente e as professoras ficaram super desapontadas - e EU tb, mas nessa luta eu estava sozinha. Detalhe: minha mãe é metade indígena.
Foram muito mente fechadas. Aprender uma lingua quando criança abre portas para aprender outras línguas com mais facilidade. E além do mais que as línguas indígenas são lindas e um patrimônio cultural do nosso país que não deve morrer.
@@giovanifm1984 a língua tupi-guarani é a língua indígena mais amplamente falada na América do Sul. Eu sei exatamente minha descendência, que é Munduruku, e a língua falada é um braço da língua Tupi, que é Wuy jugu, a qual infelizmente apenas sei algumas palavras. A língua que iriam ensinar na escola seria a Tupi-Guarani - que é uma especie de língua mãe de vários idiomas dos povos originários. Se comparado com idiomas como português e espanhol, o tupi-guarani seria o Latin. Tentei ser o mais clara e explicativa possível.
Quando eu dirigia uber uma vez levei um coroa que morava na beira-mar, do nada ele soltou que todo índio nao prestava.. certas pessoas nao merecem nem dez por cento da situação financeira e social que possuem...
O Marquês de Pombal foi quem proibiu o nheengatu (aqui na Amazônia) e outros idiomas indígenas de serem falados no Brasil, incluindo penas de morte ou ter a língua arrancada pra quem continuasse falando. Não fosse isso a Amazônia inteira provavelmente seria uma região no mínimo bilíngue, com os habitantes crescendo falando Nheengatu e português-br
@Toni2024T tudo isso que vc descreveu foi feito pelos bandeirantes em nome desse conceito de "civilização" que gerou uma sociedade burra, ignorante, mal educada e desconhecedora das próprias origens.
Trabalho no sertão de Alagoas em escola pública como professor e de fato na região há indígenas que são liberados para seus rituais e especialmente em Águas Belas há uma presença cultural e linguística muito forte. Espero que mantenham e aumentem.
Tenho 85 anos e tenho doença progressiva. Sou um engenheiro florestal e fui professor universitário. Mas que satisfação me deu assistindo a esse vídeo e ter conheckmento da diversidaddlinguística do Brasil. Que bom apagar mais essa ignorância antes de morrer. Obrigado, bela mestra.
Parabéns, somos professores , estou no outono da vida e também cultivo aprender até o último minuto. Passei isto a tanta gente... Como certamente você. Isto não morre conosco.
@fuku-vh8hc vai lá entao, premio nobel, explica a dinamica das migraçoes. Faça sua arte ó sabedoria do mundo. Aposto que nunca abriu um livro sobre o assunto kkk
@fuku-vh8hcisto não faz nem sentido. Mentir sobre o que ? Os humanos sempre se migraram por processo de sobrevivência ou conquista e reconquista. Os indígenas independentemente são os povos nativos desta terra e vc aja de respeitá-los como tal
@fuku-vh8hc Tem gente que bosteja com os dedos, incrível. Parceiro, você não tem estudo sobre o assunto, já percebi, e olha que eu estou começando a pesquisar coisas sobre os povos originários há pouco tempo, então vá estudar sobre o assunto se quer opinar em algo.
É lindo e romântico, mas infelizmente essas línguas são específicas de algumas regiões e não seriam muito bem valorizadas ou utilizadas no dia á dia. É muito difícil que um jovem deixe de aprender inglês, francês ou espanhol, que são línguas presentes no nosso cotidiano, para se dedicar à aprender línguas não globalizadas. É triste, más é assim.. 😢
@fuku-vh8hc Tu é muito burro mesmo ou só quer ser ignorante, as línguas da América são totalmente diferentes entre si, assim como as da Ásia. É só comparar elas, elas são completamente diferentes, não precisa ter muito conhecimento sobre linguistica pra isso, mas caso queira algo mais profundo, recomendo um canal de linguística muito bom: MOPC Linguística. Ele já fez vídeos apresentando vários idiomas da América, Ásia e outros continentes e comparou idiomas americanos e asiáticos e provou que não tem nada a ver.
Estou emocionada 🥹… tanta riqueza cultural perdida por desvalorização atribuída aos povos indígenas. Sou mestiça, e cresci vivenciando toda essa discriminação com os meus antepassados e por muitas vezes não gostávamos de ser associados as nossas raízes, pelo fato de representar algo “negativo, atrasado e selvagem” . Hoje, sinto um orgulho enorme do meu sangue indígena e passo isso pra minha filha tb💙
Gente, essa do assovio me pegou forte. Que incrível! Eu não consigo dimensionar a complexidade disso. Em minha ignorância eurocentrada não sabia disso. Fiquei perplexo e emocionado. Lindo d +
Aquele povo com uma linguagem expressa através de assobios, me deixou com um sorriso de encanto no rosto!! Que coisa tão mágica, quase um Avatar da vida real! E a outra com linguagem de sinais,também! Minha nossa,como não estamos dando o devido valor a toda essa riqueza extraordinária, que são as línguas das diferentes nações indígenas!😮
@@magicovento eu não conheço o comic, estava me referindo ao filme! Tem uma altura que Neytiri se comunica com os filhos através de assobios e estalidos, mas agora, tou curiosa pra ver o desenho!! Boa dica, obrigada!
Deveriam proibir o ensino de línguas que não fossem as nativas, principalmente a PESTE do INGREIS, que está acabando com o português; quem se interessasse estudaria por conta própria quantos idiomas quisesse. É absurdo impor línguas estrangeiras em escolas.
A LDB de 1996, diz que a educação deve ser bilíngue para os povos indígenas. Eles devem aprender primeiro a língua materna indígena e depois o português. Mas na prática não funciona assim.
Fiquei muito emocionada ao escutar esses idiomas nativos dos povos originários do Brasil. É ainda mais especial para mim porque sou intérprete nos EUA e sei a importância de uma pessoa ser comprendida no seu idioma materno. E é isso mesmo, falar o idioma nativo em casa perpetua a linguagem, aqui em casa mantenho o português com meu único filho... No Equador onde vivi muitos anos os idiomas indigenas são reconhecidos como oficiais, e muitos lugares governamentais tem as coisas escritas em espanhol e quichua. ❤ Sou apaixonada por idiomas, mas esse vídeo falou fundo no meu coração, porque mais que as linguagens falou da cultura indígena que ainda hoje luta pra sobreviver ❤❤❤❤
aqui no Paraguai também e reconhecido o guarani como língua oficial além do espanhol, muito legal essa inclusão boa parte dos paraguaios sabem um pouco de guarani não so os nativos indígenas
Parabéns pelo vídeo especialmente sobre o povo fulni-ô de Pernambuco. O meu sogro trabalhou na FUNAI-PE, e sempre os convidava para se apresentar em escolas. Até os abrigava em sua casa. Ele foi um dos pouquíssimos homens brancos a serem convidados para participar do Ouricuri. Uma honra inigualável.
Que incrível essa matéria! Adoraria ter aprendido TUPI como segunda língua na escola. Temos tantas e tantas palavras presentes no português de origem Tupi.
Minha bisavó era indigena Terena, de Mato Grosso do Sul. Eu a conheci e me encantava saber que eu era descendente dela. Infelizmente minha mãe esqueceu o pouco que aprendeu na infância. Lamento muito que os indígenas no Mato Grosso do sul sejam tão desrespeitados e humilhados. Sou parte deles e sinto orgulho disso. Vejo que atualmente há um esforço para manutenção ou resgate de linguas indígenas. Espero que nada seja perdido e que um dia o Brasil entenda que sua origem é indígena!!!!
Essas línguas são parte fundamental da cultura e identidade dos povos indígenas. No entanto, muitas delas estão ameaçadas de extinção devido a diversos fatores, como o avanço do agronegócio, desmatamento, invasão de terras e falta de políticas públicas adequadas. Agradeço à Camilla Costa e equipe de Jornalismo Visual da BBC por trazerem à tona essa importante questão. Os Kaingangs são uma das etnias indígenas do Brasil que enfrentam desafios significativos para preservar sua língua e cultura. É fundamental apoiar e valorizar a diversidade linguística e cultural dos povos indígenas, garantindo seus direitos e promovendo ações efetivas de proteção e revitalização das línguas indígenas.
O Guarany, livro de José de Alencar já enaltecia a importância da cultura indígena brasileira, no século 19. Carlos Gomes musicou a obra em forma de ópera! Imaginem a grandeza...
Um vídeo interessante e fascinante. Os ministérios da Cultura e da Educação deviam atuar na preservação e divulgação dessas línguas e culturas, urgente.
No Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, ao lado da estação Luz tem uma exposição sobre as línguas indígenas bem legal. Em alguns dias a entrada é gratuita.
Acho que o Brasil deveria fazer o que o Paraguai fez: oficializar e incentivar uma língua indígena no Brasil. Sei que os brasileiros tem dificuldade com o português, mas isso é cultural e uma boa educação vai ajudar nessa tarefa. Carecemos de uma atitude política nesse sentido!
Não é necessario, quem quiser aprender que vá atrás, assim como outros idiomas ninguém pode ser obrigado a aprender a menos que tenha vontade e interesse por motivos próprios.
O Paraguai foi um caso diferente, a população aprendeu falar o Guarany devido as guerras, pois eles não queriam que o inimigo soubesse o que eles estavam falando, por isso o idioma guarani se propagou e virou junto com o espanhol línguas oficiais
@@loradobanheiro seu cool, se nao sabemos portugues é por que nao eramos para falar portugues, mas sim a lingua natural brasileira, ou vc ja esqueceu que o brasil passou pro um processo de invasão ?
Que reportagem incrível. Quanta riqueza cultural temos nesse Brasilzão. Vejo gente viralizando vídeos de rituais do povo Maori (povo originário de algum pais europeu, cujo nome nao me lembro agora) e olhe o que temos aqui. Quantas línguas, quantas etnias e rituais. Eu sou apaixonada no ritual Quarup feito no Xingu. Não entendo como isso não é ensinado nas escolas, ou é ensinado de forma tão superficial. Somos um povo privilegiado por ainda ter povos originários resistentes à cultura do homem branco e que fazem de tudo para manter suas tradições tão ricas culturalmente.
Matéria incrível, muito bacana! Brasil rico, de muitas línguas, muitas culturas, devemos saber respeitar e abraçar todas elas, o país é grande, tem espaço pra todos, basta que haja amor ❤
@@andresantvi dialetos é as variações que a língua tem, o pajubá mesmo é o dialeto das travesti porém outros membros da comunidade LGBT+ utilizar. Já que é a úniao de várias línguas africanas, principalmente o iorubá com o português
Eu "saí" branco, como resultado da predominância europeia (italianos, finlandeses, lituanos e galeses principalmente) na minha composição étnica, mas tenho uma bisavó materna que descendia dos bravos botocudos, exclusivos de Minas Gerais, e dos Tupinambás. O Brasil e o mundo devem muito aos índios: estes domesticaram o milho, a batata-doce, a batata "inglesa" (que de inglesa nada tem!), o amendoim, a mandioca etc. Alimentos estes que amenizaram sobremaneira a fome de homens e animais no mundo. Que Deus abençoe os índios e todos seus descendentes! Abraço toda minha herança étnica, europeia e indígena, a despeito de não ter tido a oportunidade de conhecer nenhum dos meus bisavós - que eles estejam olhando por nós, seus descendentes, de onde estiverem!
Maravilhosa reportagem. Além de informativa sobre esses povos que compartilham a nossa terra - ou com quem nós compartilhamos a sua terra, se preferirem- a repórter é simpática, muitíssimo bem preparada e amplamente comunicativa. Parabéns.
Que reportagem linda! A valorização cultural e dialética dessas linguas devem ser cada vez mais estudadas e valorizadas. Parabéns por esse maravilhoso material!
Por muito tempo o Tupi foi a língua mais falada aqui nó Brasil,foi só nos últimos duzentos anos, que o português que usamos hoje foi elevado como lingua oficial, isso muito aconteceu pelo influência da vinda da família real para o Brasil nós meados do século dezenove. Mais mesmo não sendo mais o Tupi a nossa língua oficial,ela ainda vive nós nomes de muitos animais é plantas como jabuti é jabuticaba, em nomes de cidades, municípios é estados como Tatuapé, Carangola é Paraíba, é de rios como o Iguaçu, Araguaia é Parnaíba!!! Adorei a reportagem, é feliz natal para vocês é seu familiares!!!👍🎄🎅❤️🎆
Na verdade foi o Marquês de Pombal quem proibiu o nheengatu (aqui na Amazônia) e outros idiomas indígenas de serem falados no Brasil. Não foi influência foi proibição mesmo, incluindo penas de morte ou ter a língua arrancada pra quem continuasse falando.
@@patriciasousadasilva9077 Tenho uma específica raiva de duas pessoas históricas do Brasil: o Marquês de Pombal, que proibiu o uso da língua geral, e do Ruy Barbosa, que mandou destruir toda a documentação sobre o período escravagista. Sem ela, é virtualmente impossível recuperar a história de nossos antepassados negros.
@@SilpotterRuim foi o Marechal Deodoro Da Fonseca, se hj vc vai pra uma cidade isolada na Amazônia e todo mundo fala português é graças ao Marquês de Pombal, fora que ele foi o responsável pela reconstrução de Lisboa dps do grande terremoto ocorrido no século XVIII. Já Ruy Barbosa foi um grande jurista pro nosso país, admiro ambos.
Mato Grosso, fiquei surpreso por não falarem deles. O Mário Juruna foi o primeiro deputado nativo brasileiro em 82, houve projeto de intercâmbio com Alemanha, e eles participaram do Roots do Sepultura... e ainda menciono os Karajás da ilha do bananal no Araguaia, e há muitos mais é claro. Estudei psicologia na UFMT com 2 indígenas, o Soylo e a Nonoguari, foi ótimo.
Seria muito interessante nomear algumas línguas para estudo sério da nossa cultura brasileira. O próprio Padre Anchieta, segundo relatos históricos, considerara importante as línguas indígenas e até ensinava algumas delas. O Brasil pode reconhecer ainda essa essencial parte da identidade desse povo tão misto: os brasileiros. Como diria o cantor Cazuza " Não devemos ser caboclos tentando ser ingleses...", devemos valorizar todas as nossas vertentes identitárias.
Que lindo trabalho, parabéns! E muito bom saber que apesar dos desafios os povos indígenas conseguiram preservar ao menos um pouco da sua cultura e modo de vida 👏👏👏
Faltou vocês falaram do patchu-hã, língua "ressuscitada" pelo povo pataxó que vive em Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, no Extremo Sul da Bahia...
Olá Camilla Costa. Depois de 1 ano, estou vendo esta matéria interessantíssima sobre um tema tão relevante. Sendo breve, eu trabalho em uma faculdade no Estado do Maranhão (UNICENTROMA) que ensina o idioma GUAJAJARA para seus acadêmicos. Seria muito legal se a BBC fizesse uma materia mostrando os academicos falando um idioma "raiz", preservando uma historia, a historia do nosso povo, historia do Brasil.
Que triste tudo isso @nisadam5960! Lingua dos povos originários! Isso me dá tanto orgulho! É uma pena que existam pessoas muito atrás ainda, que não entendem a riqueza que seria aprender o Tupi ou suas ramificações. Tenho sangue Guajajara, com muito orgulho, herdado de minha bisavó.
Façam mais reportagens sobre as línguas indígenas!
Up
Façam sobre as etnias
up
Falta as línguas indígenas do Tocantins
Quando morávamos em Manaus, minha filha estudava numa escola particular bem conceituada, ela estava no pré-escolar. As professoras em uma reunião de pais, mensionaram um projeto que ensinaria língua tupi as crianças - eu achei o máximo. Mas, eu fui a única que achei isso, as outras mães e pais não quiseram pq não queriam que os filhos aprendessem “língua de índio” - na sala da minha filha a grande maioria eram filhos de militares que vinham de outros estados- principalmente do Sul - e pra eles era inaceitável estar em Manaus e os filhos terem que aprender língua Tupi.
Resultado: o projeto não foi pra frente e as professoras ficaram super desapontadas - e EU tb, mas nessa luta eu estava sozinha.
Detalhe: minha mãe é metade indígena.
Foram muito mente fechadas. Aprender uma lingua quando criança abre portas para aprender outras línguas com mais facilidade. E além do mais que as línguas indígenas são lindas e um patrimônio cultural do nosso país que não deve morrer.
Há uma miríade de idiomas indígenas, o fato de seres descendente indígena, não quer dizer que sejas Tupi.
@@giovanifm1984 a língua tupi-guarani é a língua indígena mais amplamente falada na América do Sul. Eu sei exatamente minha descendência, que é Munduruku, e a língua falada é um braço da língua Tupi, que é Wuy jugu, a qual infelizmente apenas sei algumas palavras. A língua que iriam ensinar na escola seria a Tupi-Guarani - que é uma especie de língua mãe de vários idiomas dos povos originários. Se comparado com idiomas como português e espanhol, o tupi-guarani seria o Latin. Tentei ser o mais clara e explicativa possível.
Quando eu dirigia uber uma vez levei um coroa que morava na beira-mar, do nada ele soltou que todo índio nao prestava.. certas pessoas nao merecem nem dez por cento da situação financeira e social que possuem...
O que esperar de parte desse povo atrasado lá do sul né..
O Marquês de Pombal foi quem proibiu o nheengatu (aqui na Amazônia) e outros idiomas indígenas de serem falados no Brasil, incluindo penas de morte ou ter a língua arrancada pra quem continuasse falando. Não fosse isso a Amazônia inteira provavelmente seria uma região no mínimo bilíngue, com os habitantes crescendo falando Nheengatu e português-br
O sudeste tambme era assim. So a aristocracia falava português, em SP, sul de Minas e MT todo mundo falava português
Mais uma limitação imposta aos brasileiros pelos "colonizadores" (ou melhor, invasores e exploradores).
Que desgraça!
@Toni2024T tudo isso que vc descreveu foi feito pelos bandeirantes em nome desse conceito de "civilização" que gerou uma sociedade burra, ignorante, mal educada e desconhecedora das próprias origens.
@Toni2024T aí quando são os brancos que fazem isso.. está tudo bem? Lá ele 😂 lógica de centavos
Trabalho no sertão de Alagoas em escola pública como professor e de fato na região há indígenas que são liberados para seus rituais e especialmente em Águas Belas há uma presença cultural e linguística muito forte. Espero que mantenham e aumentem.
cuide vc tbm para eles manterem sua cultura e em especial sua linguá
Tenho 85 anos e tenho doença progressiva.
Sou um engenheiro florestal e fui professor universitário.
Mas que satisfação me deu assistindo a esse vídeo e ter conheckmento da diversidaddlinguística do Brasil. Que bom apagar mais essa ignorância antes de morrer.
Obrigado, bela mestra.
Parabéns, somos professores , estou no outono da vida e também cultivo aprender até o último minuto. Passei isto a tanta gente... Como certamente você. Isto não morre conosco.
Que reportagem maravilhosa! Deveria ser levada a cada escola, a cada estudante brasileiro!
@fuku-vh8hc vai lá entao, premio nobel, explica a dinamica das migraçoes. Faça sua arte ó sabedoria do mundo. Aposto que nunca abriu um livro sobre o assunto kkk
@fuku-vh8hcisto não faz nem sentido. Mentir sobre o que ? Os humanos sempre se migraram por processo de sobrevivência ou conquista e reconquista. Os indígenas independentemente são os povos nativos desta terra e vc aja de respeitá-los como tal
@fuku-vh8hc Tem gente que bosteja com os dedos, incrível. Parceiro, você não tem estudo sobre o assunto, já percebi, e olha que eu estou começando a pesquisar coisas sobre os povos originários há pouco tempo, então vá estudar sobre o assunto se quer opinar em algo.
É lindo e romântico, mas infelizmente essas línguas são específicas de algumas regiões e não seriam muito bem valorizadas ou utilizadas no dia á dia.
É muito difícil que um jovem deixe de aprender inglês, francês ou espanhol, que são línguas presentes no nosso cotidiano, para se dedicar à aprender línguas não globalizadas.
É triste, más é assim..
😢
@fuku-vh8hc Tu é muito burro mesmo ou só quer ser ignorante, as línguas da América são totalmente diferentes entre si, assim como as da Ásia. É só comparar elas, elas são completamente diferentes, não precisa ter muito conhecimento sobre linguistica pra isso, mas caso queira algo mais profundo, recomendo um canal de linguística muito bom: MOPC Linguística. Ele já fez vídeos apresentando vários idiomas da América, Ásia e outros continentes e comparou idiomas americanos e asiáticos e provou que não tem nada a ver.
Estou emocionada 🥹… tanta riqueza cultural perdida por desvalorização atribuída aos povos indígenas. Sou mestiça, e cresci vivenciando toda essa discriminação com os meus antepassados e por muitas vezes não gostávamos de ser associados as nossas raízes, pelo fato de representar algo “negativo, atrasado e selvagem” . Hoje, sinto um orgulho enorme do meu sangue indígena e passo isso pra minha filha tb💙
Gente, essa do assovio me pegou forte. Que incrível! Eu não consigo dimensionar a complexidade disso. Em minha ignorância eurocentrada não sabia disso. Fiquei perplexo e emocionado. Lindo d +
Aquele povo com uma linguagem expressa através de assobios, me deixou com um sorriso de encanto no rosto!! Que coisa tão mágica, quase um Avatar da vida real! E a outra com linguagem de sinais,também! Minha nossa,como não estamos dando o devido valor a toda essa riqueza extraordinária, que são as línguas das diferentes nações indígenas!😮
Avatar o filme ou Avatar o desenho 😅? Porque se for Avatar o desenho, a Tribo da Água é baseada nos povos indígenas
@@magicovento eu não conheço o comic, estava me referindo ao filme! Tem uma altura que Neytiri se comunica com os filhos através de assobios e estalidos, mas agora, tou curiosa pra ver o desenho!! Boa dica, obrigada!
@@pollyanna8061 veja sim!!! É muito bom. Recentemente lançou o live action na netflix.
Isso sim é riqueza cultural!! Coisa mais linda!! Deveria ser muito mais valorizada! Ser ensinada em centro culturais.
É uma vergonha!
Deveria ser ensinado nas escolas....
@@CanalObinrinvocê está certo
Deveriam proibir o ensino de línguas que não fossem as nativas, principalmente a PESTE do INGREIS, que está acabando com o português; quem se interessasse estudaria por conta própria quantos idiomas quisesse. É absurdo impor línguas estrangeiras em escolas.
A LDB de 1996, diz que a educação deve ser bilíngue para os povos indígenas. Eles devem aprender primeiro a língua materna indígena e depois o português. Mas na prática não funciona assim.
@@rafaelacastrobomfim4220 Obrigado, Rafaela.
Fiquei muito emocionada ao escutar esses idiomas nativos dos povos originários do Brasil. É ainda mais especial para mim porque sou intérprete nos EUA e sei a importância de uma pessoa ser comprendida no seu idioma materno. E é isso mesmo, falar o idioma nativo em casa perpetua a linguagem, aqui em casa mantenho o português com meu único filho...
No Equador onde vivi muitos anos os idiomas indigenas são reconhecidos como oficiais, e muitos lugares governamentais tem as coisas escritas em espanhol e quichua. ❤
Sou apaixonada por idiomas, mas esse vídeo falou fundo no meu coração, porque mais que as linguagens falou da cultura indígena que ainda hoje luta pra sobreviver ❤❤❤❤
O Brasil é o pior do mundo nesse cenário 😢
aqui no Paraguai também e reconhecido o guarani como língua oficial além do espanhol, muito legal essa inclusão boa parte dos paraguaios sabem um pouco de guarani não so os nativos indígenas
Parabéns pelo vídeo especialmente sobre o povo fulni-ô de Pernambuco. O meu sogro trabalhou na FUNAI-PE, e sempre os convidava para se apresentar em escolas. Até os abrigava em sua casa. Ele foi um dos pouquíssimos homens brancos a serem convidados para participar do Ouricuri. Uma honra inigualável.
Isso mostrar como a língua mudar o conceito e como a gente enxergar o mundo.
Muda* enxerga*
@@Bruno_Patrick_de_Sousa_Brito se vc entendeu é prq esta no contexto, existe um linha tenue entre baba ovo e ajudante
Isso sim é cultura brasileira. Parabéns pela esplêndida reportagem.
O Brasil é português.
@@alexsandroalvesartecultura5116 kkkkkkkkk
@@alexsandroalvesartecultura5116 calado é um poeta! O Brasil é dos nativos! Não gostou, vai pra Portugal. Quero ver ser bem aceito lá 😂
@@felipebarroso1242quais nativos vc fala? Eu nasci aqui!
@@alexsandroalvesartecultura5116teu 🆒️
Que maravilha!! Povos lindos, com línguas tão inteligentes e especiais! E, tão poucos de nós brasileiros sabemos disso! Excente matéria!
As riquezas dos povos originários são incontáveis! 🙏🏽🙏🏼🙏🏿🌹❤️💋🇧🇷
Que incrível essa matéria! Adoraria ter aprendido TUPI como segunda língua na escola. Temos tantas e tantas palavras presentes no português de origem Tupi.
Minha bisavó era indigena Terena, de Mato Grosso do Sul. Eu a conheci e me encantava saber que eu era descendente dela. Infelizmente minha mãe esqueceu o pouco que aprendeu na infância.
Lamento muito que os indígenas no Mato Grosso do sul sejam tão desrespeitados e humilhados.
Sou parte deles e sinto orgulho disso.
Vejo que atualmente há um esforço para manutenção ou resgate de linguas indígenas. Espero que nada seja perdido e que um dia o Brasil entenda que sua origem é indígena!!!!
Quem fez essa reportagem merece um prêmio, de verdade. Simplesmente fascinante! 👏🏆
É importante conhecermos estas e outra peculiaridades para podermos compreendê-los e respeitá-los.
Essas línguas são parte fundamental da cultura e identidade dos povos indígenas. No entanto, muitas delas estão ameaçadas de extinção devido a diversos fatores, como o avanço do agronegócio, desmatamento, invasão de terras e falta de políticas públicas adequadas.
Agradeço à Camilla Costa e equipe de Jornalismo Visual da BBC por trazerem à tona essa importante questão. Os Kaingangs são uma das etnias indígenas do Brasil que enfrentam desafios significativos para preservar sua língua e cultura. É fundamental apoiar e valorizar a diversidade linguística e cultural dos povos indígenas, garantindo seus direitos e promovendo ações efetivas de proteção e revitalização das línguas indígenas.
A língua de Jesus também,n dura mais 50 anos
@@torbenelgardsson6247
Nada a ver.
Jesús Cristo, não tinha língua, criada por éle.
@@IgrejaBrasilBendito8193 a língua q ele pregava animal
q lindo saber q esses povos fazem parte do Brasil....q orgulhoooo
O Guarany, livro de José de Alencar já enaltecia a importância da cultura indígena brasileira, no século 19.
Carlos Gomes musicou a obra em forma de ópera! Imaginem a grandeza...
QUE COISA LINDA, COMO NÃO APRENDEMOS SOBRE NAS ESCOLAS??? obg bbc, nunca decepciona!
Um vídeo interessante e fascinante. Os ministérios da Cultura e da Educação deviam atuar na preservação e divulgação dessas línguas e culturas, urgente.
No Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, ao lado da estação Luz tem uma exposição sobre as línguas indígenas bem legal. Em alguns dias a entrada é gratuita.
Quais dias? Estou pensando em ir à Pinacoteca. Já aproveito para ir ao museu.
Acho que o Brasil deveria fazer o que o Paraguai fez: oficializar e incentivar uma língua indígena no Brasil. Sei que os brasileiros tem dificuldade com o português, mas isso é cultural e uma boa educação vai ajudar nessa tarefa. Carecemos de uma atitude política nesse sentido!
Atitude e vontade política também@@Rafael-vk8gl
Não é necessario, quem quiser aprender que vá atrás, assim como outros idiomas ninguém pode ser obrigado a aprender a menos que tenha vontade e interesse por motivos próprios.
O Paraguai foi um caso diferente, a população aprendeu falar o Guarany devido as guerras, pois eles não queriam que o inimigo soubesse o que eles estavam falando, por isso o idioma guarani se propagou e virou junto com o espanhol línguas oficiais
O pessoal não sabe nem português vai aprender tupi-guarani kkkk vai aplicar na entrevista de emprego numa multinacional? Kkk
@@loradobanheiro seu cool, se nao sabemos portugues é por que nao eramos para falar portugues, mas sim a lingua natural brasileira, ou vc ja esqueceu que o brasil passou pro um processo de invasão ?
Que reportagem incrível. Quanta riqueza cultural temos nesse Brasilzão. Vejo gente viralizando vídeos de rituais do povo Maori (povo originário de algum pais europeu, cujo nome nao me lembro agora) e olhe o que temos aqui. Quantas línguas, quantas etnias e rituais. Eu sou apaixonada no ritual Quarup feito no Xingu. Não entendo como isso não é ensinado nas escolas, ou é ensinado de forma tão superficial. Somos um povo privilegiado por ainda ter povos originários resistentes à cultura do homem branco e que fazem de tudo para manter suas tradições tão ricas culturalmente.
Que coisa linda!!! ❤ Emocionante conhecer essas culturas! Valorizar esse legado é resgatar nossa identidade nacional!
Que reportagem incrível. A cultura indígena deveria ser obrigatória no currículo escolar brasileiro.
Matéria incrível, muito bacana! Brasil rico, de muitas línguas, muitas culturas, devemos saber respeitar e abraçar todas elas, o país é grande, tem espaço pra todos, basta que haja amor ❤
Estou encantada com tanta riqueza! Façam mais reportagens sobre os povos originários, não podemos perder essas culturas ❤
Precisamos proteger nossas línguas e nossos dialetos oficiais além do português.
Nem a língua portuguesa é cultivada como deveria ser. Português no Brasil é decadente.
Não existe dialeto oficial, rapaz. Dialeto é sinonimo de sotaque, não de língua. Eu sou de MG e falo o dialeto mineiro, da língua portuguesa
@@andresantvi dialetos é as variações que a língua tem, o pajubá mesmo é o dialeto das travesti porém outros membros da comunidade LGBT+ utilizar. Já que é a úniao de várias línguas africanas, principalmente o iorubá com o português
@@andresantvi claro que existeksks, a linguagem é uma constante variavel, por exemplo um mineiro fala rocêz , esse é um dialeto tbm
@Alessandro-ul2yd mudas, não. Surdas.
Um dos vídeos mais lindo que a BBC já ofereceu! Foi incrível essa viagem!
Reportagem fantástica! Que incrível a multiplicada que nos cerca e nos constitui.
Voltei pra agradecer esse trabalho incrível de jornalismo! Eu me emocionei.
...nossas crianças merecem assistir essa reportagem. Sensacional!
Que maravilha de reportagem. Já quero mais
Eu "saí" branco, como resultado da predominância europeia (italianos, finlandeses, lituanos e galeses principalmente) na minha composição étnica, mas tenho uma bisavó materna que descendia dos bravos botocudos, exclusivos de Minas Gerais, e dos Tupinambás.
O Brasil e o mundo devem muito aos índios: estes domesticaram o milho, a batata-doce, a batata "inglesa" (que de inglesa nada tem!), o amendoim, a mandioca etc. Alimentos estes que amenizaram sobremaneira a fome de homens e animais no mundo.
Que Deus abençoe os índios e todos seus descendentes!
Abraço toda minha herança étnica, europeia e indígena, a despeito de não ter tido a oportunidade de conhecer nenhum dos meus bisavós - que eles estejam olhando por nós, seus descendentes, de onde estiverem!
Maravilhosa reportagem. Além de informativa sobre esses povos que compartilham a nossa terra - ou com quem nós compartilhamos a sua terra, se preferirem- a repórter é simpática, muitíssimo bem preparada e amplamente comunicativa. Parabéns.
Interessante. Façam sobre mais línguas indígenas, por favor!
Que reportagem linda! A valorização cultural e dialética dessas linguas devem ser cada vez mais estudadas e valorizadas. Parabéns por esse maravilhoso material!
Por muito tempo o Tupi foi a língua mais falada aqui nó Brasil,foi só nos últimos duzentos anos, que o português que usamos hoje foi elevado como lingua oficial, isso muito aconteceu pelo influência da vinda da família real para o Brasil nós meados do século dezenove.
Mais mesmo não sendo mais o Tupi a nossa língua oficial,ela ainda vive nós nomes de muitos animais é plantas como jabuti é jabuticaba, em nomes de cidades, municípios é estados como Tatuapé, Carangola é Paraíba, é de rios como o Iguaçu, Araguaia é Parnaíba!!!
Adorei a reportagem, é feliz natal para vocês é seu familiares!!!👍🎄🎅❤️🎆
Na verdade foi o Marquês de Pombal quem proibiu o nheengatu (aqui na Amazônia) e outros idiomas indígenas de serem falados no Brasil. Não foi influência foi proibição mesmo, incluindo penas de morte ou ter a língua arrancada pra quem continuasse falando.
@@patriciasousadasilva9077
Tenho uma específica raiva de duas pessoas históricas do Brasil: o Marquês de Pombal, que proibiu o uso da língua geral, e do Ruy Barbosa, que mandou destruir toda a documentação sobre o período escravagista. Sem ela, é virtualmente impossível recuperar a história de nossos antepassados negros.
@@SilpotterRuim foi o Marechal Deodoro Da Fonseca, se hj vc vai pra uma cidade isolada na Amazônia e todo mundo fala português é graças ao Marquês de Pombal, fora que ele foi o responsável pela reconstrução de Lisboa dps do grande terremoto ocorrido no século XVIII. Já Ruy Barbosa foi um grande jurista pro nosso país, admiro ambos.
Reportagem interessantíssima e necessária
Parabéns pela reportagem! Fantástica!
Poxa, continuamos descobrindo o Brasil! 😊 Excelente iniciativa! 🇧🇷
Caramba, eu diria q o Kheuol está mais para a França do que para o Brasil...
Para mim uma descoberta surpreendente o idioma Kheuol
Realmente. Tem muitas semelhanças com o Crioulo Haitiano (Kreyòl Ayisyen) que é derivado do Francês
Ela esqueceu de falar que é a segunda lingua mais falada aqui no Amapá
Xavante tbm é uma língua que eu acho muito bonita sonoramente!!! 💙
Onde é a região que os indígenas xavantes vivem?
@@radio2818 Sul do Brasil
@@radio2818Mato Grosso
Mato Grosso, fiquei surpreso por não falarem deles. O Mário Juruna foi o primeiro deputado nativo brasileiro em 82, houve projeto de intercâmbio com Alemanha, e eles participaram do Roots do Sepultura... e ainda menciono os Karajás da ilha do bananal no Araguaia, e há muitos mais é claro. Estudei psicologia na UFMT com 2 indígenas, o Soylo e a Nonoguari, foi ótimo.
@@RodrigoLaiho7 no Google apareceu Pelotas.
Excelente reportagem!
Mostra de uma nova perspectiva a Riqueza linguística e cultural do povos originários.
Todas são maravilhosas! Que orgulho ❤️ que cultura rica ❤ Amei todas as línguas
Seria muito interessante nomear algumas línguas para estudo sério da nossa cultura brasileira. O próprio Padre Anchieta, segundo relatos históricos, considerara importante as línguas indígenas e até ensinava algumas delas. O Brasil pode reconhecer ainda essa essencial parte da identidade desse povo tão misto: os brasileiros. Como diria o cantor Cazuza " Não devemos ser caboclos tentando ser ingleses...", devemos valorizar todas as nossas vertentes identitárias.
Quanto mais conheço o Brasil, mais tenho orgulho de ser brasileiro.
Somos um povo rico.
Simplesmente sensacional! Sou acreano, descendente de povos gaviões. Achei incrível a comunicação deles ❤
parabéns por ser acreano é tão dificil a gente ver um acreano msm aqui na net,vida longa ao acre
Linda reportagem. Parabéns, BBC por divulgar nossa cultura tao diversa e esquecida. Emocionante.❤❤❤😊
Que reportagem maravilhosa. Parabéns BBC.
Eu amei essa reportagem!!
Quanta riqueza cultural que há no Brasil. Simplesmente emocionado!
@Toni2024T vc que ridículo
12:37 Fantástico! Que riqueza! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼 Esse video precisa ser mostrado nas escolas.
Que reportagem preciosa! Gratidão por essa matéria de suma importância! ❤
PARABÉNS PELO VÍDEO.
Linda reportagem!!!! Parabéns BBC Brasil !
Meu Deus que vídeo maravilhoso, me emocionei demais, são línguas lindíssimas. Obrigada pela oportunidade.
Que maravilha de reportagem 😍👏
Parabéns!!! Isso sim é Jornalismo.
Fantástico! Esse vídeo deve ser visto nas escolas e pelo povo brasileiro! Muito para se pensar e a fazer Emocionante!!!
INCRÍVEL! Adorei demais
BBC nunca decepciona 😊
rede de tv que se redime; pesquise british horror history e jimmy savile; mudando dnv de assunto Felicidades e boas festas !!
Que reportagem legal...de vdd!!
Que reportagem maravilhosa! Parabéns à equipe que a fez!
Amei essa reportagem! A TV aberta deveria apresentar essa riqueza cultural brasileira!!❤❤❤
Que vídeo incrível!!! Caramba!
Belíssima reportagem, parabéns! Que seja ensinando nas escolas
Coisa mais rica que precisa ser mais valorizada e respeitada por todos os brasileiros.
Excelente matéria! Cada brasileiro merecia conhecer a riqueza cultural dos Povos Indígenas do Brasil.
Obrigada BBC News, por mais ótima reportagem, parabéns.👏👏👏👏👏👏
Que vídeo lindo! Explica tudo, deixando aquele gostinho de quero mais, pra gente aprofundar no assunto! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Muito interessante! Não sabia que existiam tantas línguas no território brasileiro.
Que lindo trabalho, parabéns! E muito bom saber que apesar dos desafios os povos indígenas conseguiram preservar ao menos um pouco da sua cultura e modo de vida 👏👏👏
Que matéria rica. Obrigada BBC News
continuem por favor, é um trabalho importante, muito lindo.
A lingua Kheuól tem muitas semelhanças com o Crioulo Haitiano (Kreyòl Ayisyen)
Que lindo, extraordinário!!! Fiquei muito surpresa e impressionada enquanto escutava essas línguas.❤
Reportagem foda
Que trabalho maravilhoso você trouxe até nós 👏👏👏👏
Muito boa matéria!
Incrível!! Reportagem muito rica em detalhes. Tudo muito curioso. Amei!
Que reportagem incrível! Infelizmente os brasileiros não valorizam nada dos nossos antepassados 😢
Já quero mais reportagens sobre os povos indígenas
Faltou vocês falaram do patchu-hã, língua "ressuscitada" pelo povo pataxó que vive em Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, no Extremo Sul da Bahia...
Eu sou descendente de indígenas com muito orgulho ❤ da minha bisavó na área de Mato Grosso
A valorização tem q ser reconhecida nacionalmente incluído politicas públicas
Nossa , que reportagem completa. Emocionante !
Poderíamos ter incluído uma dessas como idioma oficial. Mas não é assim...
Tupi pelomenos
Olá Camilla Costa.
Depois de 1 ano, estou vendo esta matéria interessantíssima sobre um tema tão relevante.
Sendo breve, eu trabalho em uma faculdade no Estado do Maranhão (UNICENTROMA) que ensina o idioma GUAJAJARA para seus acadêmicos. Seria muito legal se a BBC fizesse uma materia mostrando os academicos falando um idioma "raiz", preservando uma historia, a historia do nosso povo, historia do Brasil.
E eu esperando a Camilla Costa terminar a reportagem falando em uma dessas línguas...
Que triste tudo isso @nisadam5960! Lingua dos povos originários! Isso me dá tanto orgulho! É uma pena que existam pessoas muito atrás ainda, que não entendem a riqueza que seria aprender o Tupi ou suas ramificações. Tenho sangue Guajajara, com muito orgulho, herdado de minha bisavó.
Amei
Que vídeo mais rico esse! Obrigada pela oportunidade de ouvir um pouquinho alguns dos idiomas dos parentes!
otimo video
Muito bom o vídeo, importantíssimo ver um pouco da riqueza de nossas línguas indígenas!