SobreTudo - Entrevista com Mãe Ana de Xangô

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 сен 2024
  • Em dezembro de 2019, Mãe Ana de Xangô foi escolhida para assumir a liderança do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, um dos mais importantes do Brasil, após a morte de Mãe Stella de Oxóssi. A decisão, tomada por meio de um jogo de búzios conduzido pelo babalorixá Balbino Daniel de Paula, marcou um momento significativo na história do candomblé.
    Em participação no especial Sobretudo, do Portal M!, Mãe Ana de Xangô compartilhou suas emoções ao receber a missão de comandar o terreiro, expressando a honra e a responsabilidade de dar continuidade ao legado de suas antecessoras e de guiar a comunidade com sabedoria e devoção.
    Ao falar sobre como recebe a missão de comandar o terreiro, mãe Ana se disse "lisonjeada" com a escolha. "Me sinto lisonjeada por ser a escolhida de Xangô Opô Afonjá dentro de uma casa milenar fundada em 1910 por Mãe Aninha, uma Ialorixá também de Xangô e as sucessoras. Eu me sinto honrada em receber esse título por todas ancestrais que aqui passaram", ressaltou.
    Outro ponto destacado pela mãe de santo foi a "grande responsabilidade" da posição, sobretudo por se tratar de um universo "religioso" e "sagrado". "É um espaço sagrado, onde está, nas minhas mãos, que Xangô me entregou a casa dele para eu cumprir esse papel de liderança religiosa, de Ialorixá e suceder a minha mãe de santo. E eu falo verdadeiramente para o meu coração com o orixá, porque para o orixá não se mente", enfatizou.

Комментарии • 111