Ae Fernando :) Tava esperando esse vídeo desde o dia que você me contou. Dá pra ver algumas coisas interessantes: 1) Aos 1:30 tem um Gol branco, que eram usados pelos inspetores e chefes de grupo da Varig. Eu usei muito, mas em 87 eu era júnior ainda rs, só virei inspetor em 89. 2) Aos 5:10 tem carros ANDANDO na 23 de Maio e Bandeirantes! Isso não existe mais. 3) O inglês dos comissários era bem melhor nessa época. Abração Lito
Verdade, tbm achei o inglês bem melhor.. só fiquei com uma dúvida, os motores desse avião tinham o sistema de reverso para empurrar o ar para frente?? Quando ele tocou o chão notei o barulho característico do motor..
Oie Fernando! Chorei muito... fui comissária da Varig durante muitos anos, e esses dois aeroportos foram minhas casas durante muito tempo. De gênio, a idéia do seu querido pai filmar a decolagem e a chegada ao Rio. Sou carioca rss muito emocionada. A VARIG era orgulho nacional, levando o nome do Brasil ai mundo. A história mostra isso. Pena q acabou. Sabemos pq, mas não vem ao caso. Muitas saudades e muito obrigada, por trazer isso q foi uma parte da minha vida. Bjo no seu coração 😍❤
Varig... Varig... Varig... Lembraremos você, como se estivesse viva até hoje, afinal, está viva em nossos corações...
3 года назад+6
Que saudades! Fui Cameraman de Externas pelo SBT durante 30 anos e teve época em que íamos ao RJ 2 vezes por semana para fazer gravações para o "VIva a Noite", "Domingo Legal" (ambos apresentados pelo Gugu), TV Animal entre outros programas! O Electra fez parte de nossas vidas, em especial aquelas poltronas que ficavam no fundo do avião, que pareciam "sofás"! A gente chamava de "Sala da Externa", onde nossa Equipe Técnica corria para embarcar e garantir esses assentos! kkkkkkk!!! Valeu mais uma vez! Obrigado!!!
Bom dia Fernando Me Chamo Claudio Ramos, trabalhei na VARIG como comissário de bordo por quase 30 anos, de 1979 a 2006, quando foi decretada a sua falência. Foi uma vida profissional extraordinária, enriquecedora de conhecimentos e generosidade, até pq contribuíamos para que todos vocês ficassem encantados em voar com uma das melhores aviacões aéreas do mundo. Obrigado pelo seu vídeo e por me fazer recordar de momentos tão felizes da minha vida. Abraço
Deus Pai, que isso, quanta emoção ao ver essa RELÍQUIA. Gratidão por compartilhar. Tô que não me aguento de tanta saudade. Que delícia ouvir o Comissário o Comandante quando ele diz: Tripulação de cabine preparar para o pouso. Acho que o coração disparou.. Fui comissaria da Vasp na década de 70, e voava ponte aerea Congonhas e Santos Dumont nos Electras da Varig...meu marido ba época namorado e hoje já falecido não entendia porque eu tripulava avião da Varig se era funcionária da Vasp...eu também não entendia, mas ei amava demais aquele trabalho... Parabéns ao seu Pai por gravar e à você por nos mostrar e me proporcionar essa tamanha alegria nesses dias de isolamento e de tantas incertezas . Deus te abençoe
Na década de 70/80 eu morava em Santo André e passava os meus sábados, o dia todo, no aeroporto de Congonhas vendo Electras partir e chegar... Bela lembrança! Obrigado....
Eu nunca voei num Electra, mas me lembro quando eu tinha 13 anos de idade minha tia foi pra casa da filha dela que estava grávida e me levou com ela, ficamos lá por quase 3 meses e essa prima morava próximo ao aeroporto de congonhas e eu como ja era apaixonado por aviões, ficava sentado na calçada o tempo todo olhando os pousos e decolagens, e os aviões que mais me fascinavam eram o Electra e o Rockwell turbo commander. Numa ocasião, meu aniversário uma outra prima percebendo minha paixão pelos aviões, me levou para passear no aeroporto e esse foi o melhor presente de aniversário que ganhei, fiquei cara a cara com os meus ídolos, o Electra e o Rockwell, muito lindo, isso foi no ano de 1973, jamais me esqueci disso, quantas saudades. Quanto ao seu vídeo, muito bacana, parabéns por ter conseguido conservar essa maravilha e parabéns pelo canal.
Esses caras eram meus despertadores todas as manhãs, quando eu morava em Moema. O primeiro saía às 07:00. Às 06:40 + ou - os turbo hélices eram ligadas e eu sabia que era hora de levantar pra trabalhar. Fiz muita ponte aérea e sofri umas belas arremetidas no Santos Dumont. Parabéns pela publicação. Ah! Juro que vi o prédio onde morava quando o Electra taxiava hahaha Chorei...
Rapaz, ontem, assistindo o programa no SBT, operação Mesquita, e ele estava visitando a casa de um ex-piloto da VARIG, que pilotou por um bom tempo alguns destes electra!! O ara tem um acervo de objetos e utensílios da VARIG, que remete o tempo em eu viajei à trabalho e muito, nos aviões da Varig, Ah, também uma da minha infância, na qual a VARIG instalou um bi-motor desativado no Aterro do Flamengo, que era um dos passeios bombados para criançada!!! É, a VARIG foi empresa de excelência!!!!!
Tive o privilégio de voar nele uma vez quando era criança. O melhor foi a aeromoça que sentou do meu lado e ficou explicando o funcionamento da aeronave.
kkkkk de fato boa viagem ao lado aeromoça rsrs isso ai amigo eu viajava muito rj/sp cafe no rio almoço sp 1 vz por semana eu gostava rsrs minha empresa adquiria produtos Diadema e eu mesmo resgatava abraço a todos
Deu saudades, peguei a ponte aérea pouco antes do último vôo do Electra em 1991, foi 50 minutos para ir de SP ao Rio e na volta demorou 55 minutos, me lembro do espaço amplo, das bebidas gratis, etc. Milhões de horas de vôo durante décadas sem nenhum acidente.
so no ano de 1990 viajei 4 vezes con o Electra Rio-Sao Paulo, o atendimento de bordo era top, serviam Campari, Martini, Coca Cola, Café, Cha, Agua natural e com gas, lanchinhos e ainda davam cajuzinhos salgadinhos..foi uma experiencia inesquecivel com o Electra, as poltronas eram super confortaveis, largas , ate as janelinhas eram mais largas com cortinas, lembro que o ultimo voo de Rio-Sao Paulo demorou 1 hora e 5 minutos, embora a media era de 50 minutos...eu ia pro Rio de manha cedo e so voltava à noite
Era abril de 1967 quando pela primeira vez andei de avião, aos 21 anos de idade. Era um Electra da Varig. Fui completar estudos e este vídeo transportou-me àqueles dias de saudades. Em duas horas e trinta minutos de um voo direto entre Porto Alegre e S. Paulo com grande conforto. Bela recordação, obrigado!
Philipe Davis cara, quando ele dá aquela aumentada na potência no momento de ingressar na pista, esse som me arrepia. Dava pra ouvir a quilômetros de distância, dependendo do vento!
Meu caro Fernando, obrigado por este vídeo que infelizmente só vi hoje, 08.02.2020. Grande parte de minha carreira profissional, fiz a bordo deste avião, tenho 65 anos, ia muito ao Rio para atender clientes, não pude evitar ter os olhos marejados, muito obrigado por este presente. Um abração e que Papai do Céu lhe de sempre um bom vento de cauda e um céu de Brigadeiro na sua proa..... Abraços...
Olá Fernando, Meu nome é Alexandre Tasso Fragoso, fui comissário na VARIG formando pela própria VARIG, fiquei bastante emocionado com este vídeo. Eu me formei na turma 03 de 1985 e voei no ELECTRA II em 1985 e 1986, era uma grande responsabilidade uma vez que todas as autoridades, artistas, políticos e a alta cúpula da própria VARIG fazia uso regular do serviço da Ponte Área. Por várias vezes tive o prazer de atender o então presidente da VARIG Sr. Hélio Schimidt.
Fascinante também ver CGH como era , que eu achava muito charmoso e SDU. O Terraço já estava com vidraças, mas o charmoso restaurante em arco ainda estava como era. Nessa época, eu trabalhava na Promon e era coordenador da comunidade de engenheiros de computação na engenharia e tinha equipe em S. Paulo e Rio - até 1988. (Até 1970 vivia muito no Rio: lá moravam minhas bisavós, tia-madrinha, a avó materna e várias tias e primas mais distantes do lado do meu avô paterno que eu não conheci). Saudades dos muitos voos e do pessoal do Rio, colegas, gente boa e brilhante. Vídeo precioso, obrigado Fernando!
Obrigado pelo vídeo, eu viajei muito à trabalho entre Rio e São Paulo, mais de 10 anos, nos ELECTRAS e aquelas viagens sempre foram muito seguras, apesar de nem sempre tranquilas pelas turbulências devido às condições meteorológicas, principalmente nas chegadas a SP, mas, sempre enfrentamos tudo com aquela sensação de segurança transmitida pelo desempenho da aeronave e principalmente pela perícia dos seus tripulantes, a atenção dos comissários e os excelentes serviços daquele pessoal que fica sempre escondido, os da manutenção. Parabéns ao seu pai pela bela iniciativa e à você por tornar essa preciosidade acessível a todos nós. MUITO OBRIGADO !!!!
Voei muito nos L-188 da Varig no final dos anos 1970 , na década de 1980 e começo dos anos 1990 , pouco antes da desativação. São muitas estórias para contar , já perdidas no tempo. A gerações pós Electra não tem idéia o prazer de voar nestas aeronaves , assim como com Varig , cujo atendimento de bordo era muito bom. Belo vídeo postado , muito obrigado.
Adorei relembrar o Electra II. Eu tinha 12/13 anos em 1987. A rota de Congonhas passa por perto de onde morava e moro ainda. O som da aeronave era inconfundível. Só de ouvir, já sabia que era o Electra se aproximando. Seu barulho surdo fazia até tremer os vidros de meu quarto. Também existia os bimotores Fokker 50 da TAM e Rio Sul (também com ruído único e facilmente identificável).
Que Nostalgia vê o prédio da TAM. E saber que 20 anos dps iria acontecer um desastre. Parabéns canal aero por relembrar a aviação das antigas. Que belas imagens seu pai fez.
Pô Fernando! Assim tu mata o velho! Trabalhei na VARIG, de 77/79. Comecei no SDU e depois fui transferido para o GIG velho e depois para o GIG novo. Hoje Tom Jobim. No final do vídeo, que mostra o angar da VARIG, deu saudades maliuco! Vídeo maravilhoso. Nunca voei no Electra. Mas, entrava nele para trabalhar. Forte abraço e fica com Deus!
Muy bueno y excelente información relacionado a los lockheed electra, al puente aéreo desde Sao Paulo - Río de Janeiro. de Varig y muy buen vídeo. Gracias por compartirlo. Soy de Santiago de Chile.
Muito Bom! Obrigado por nos dar este presente. Fiz por muito tempo este trajeto nestes magnifico avião com a Varig e seus extraordinários funcionários em terra e no ar. Saudades e orgulho de ter vivido esta época. Aos funcionários da Varig que se manifestaram nos comentários, os meu respeito. Hoje moro em Brasília.
Parabéns pelo registro Fernando, De 1988 a 1995 viajei muito pela ponte aérea São Paulo - Rio de Janeiro à trabalho, me recordo muito bem que em 1992 fui para o Rio em um dos últimos voos do Electra II, houve uma arremetida por conta de outra aeronave taxiando em Santos Dumont. O vídeo me fez relembrar com muito carinho o som dos motores (característicos) quando era dado o acionamento de empuxo na decolagem e a revertida das pás na aterrissagem. Gratidão por pessoas como seu pai que registraram momentos tão felizes..
Fernando: Obrigado por postar esse vídeo. Em 1987 eu trabalhei na VASP, aeroporto de Congonhas, como estagiário. A trabalho pela VASP fiz inúmeras viagens nessa aeronave entre as duas capitais e felizmente todas praticamente foram Céu de Brigadeiro. A mais saudosa para mim foi um dia saindo de São Paulo o comandante anunciou que, devido as ótimas condições metereológicas e visibilidade, ele havia sido autorizado a voar em altitude mais baixa que o normal. Resultado: tivemos um voo panorâmico na ponte aérea do litoral entre São Paulo e Rio de Janeiro. Foi fantástico. Sinto muita falta de trabalhar na aviação. Obrigado pelo seu trabalho em nos agraciar com informações aeronáuticas.
Que saudade, fiz vários voos nesta ponte aérea com o Electra, era demais, lembro que quando havia alguma turbulência parecia que as pontas das asas estavam presas e todo o conjunto era que balançava. Parabéns por trazer de volta esta lembrança e emoção. Obrigado
Nem era minha época e também eu não era nascido mas moro no Rio próximo a cabeceira da RWY 15 "SBGL" e quando criança ainda presenciei idas e vindas das aeronaves inclusive a meu favorito B767 has cores da TransBrasil, hoje sou comissário e mesmo não em atividade deu para notar que o glamour se foi quando aviação Brasileira se afundou. Video Top e Nostalgico 👏👏🛫✈🛩
Que privilégio! Muito obrigado. Em 1987 eu tinha 22 anos e não havia voado ainda, mas minha paixão por aviões sempre foi enorme. Foi neste ano que, apenas, vi um Electra ao vivo. Voei bastante alguns anos depois, já na era atual de aeronaves. Ainda voo sempre que posso e amo.
Caro Fernando. Obrigado por divulgar uma "memória familiar" e, ao mesmo tempo, um pouco da história de nossa aviação. Lembro que foi por essa época que levei meu filho para seu primeiro voo, justamente nesse avião e nessa rota. Grande abraço!
fiz esse voo, ida-e-volta, cerca de 1980, tinha uns12 anos. Ja no retorno ao RJ, meu pai perguntou ao crew se eu poderia ver a cabine e o pedido foi concedido. Voltei ao RJ sentado na cabine todo restante do voo. O banking final, chegando no Santos Dumont a noite, as luzes....todos pilotos focados...muito maneiro! inesquecivel.
Belissimo video de uma aeronave que marcou uma epoca, esse som característico do Electra conseguiu encher nossos olhos de lágrimas, muita saudade e uma imensa dor em ver o triste fim da "Nossa Varig".
Nao da pra entender como os canais mais bem feitos, bem editados, com videos bem pesquisados tem poucos inscritos, e canais tipo whindersson nunes, q so tem uma camera e falaçao, tem um monte de inscritos! Aero pra mim é um dos melhores canais de aviaçao, junto com o Lito logico kkkkk
Emanuel Dias meu caro pq nem sempre quantidade é qualidade , nada contra ao cidadão que vc citou mas ele como muitos outros que existem no youtube nao produzem nada de bom que agregue ao intelecto humano resumindo é uma merda
Emanuel Dias verdade, mas é a "cultura" do brasileiro... muitos não sabem nem da história do meio que vivem,... São ensinados a não "gostarem da busca do conhecimento..."
Espetacular, parabéns. Esse "pássaro de prata" fez parte da minha infância. Quando eu passava férias escolares na casa de minha avó no Jabaquara, eu me deitava no chão do quintal e via os Electras chegando bem baixinho e não era raro ver eles pousando com dois motores cortados. Esse som dos motores me fez voltar no tempo em que se era feliz viver no Brasil. Grato.
Foi o segundo avião em que voei, em 1990. Meus pais resolveram passar um dia no Rio (mais por causa do vôo em si): saímos logo no primeiro horário de CGH (num Fokker F-27 da TAM) e voltamos à noitinha no VJM. Tempos memoráveis aqueles!
Obrigado por está preciosidade. me fez voltar exatamente neste ano 1987, fiz minha primeira viagem de avião para o Rio, foi lindo, maravilhoso, fantástico. uma sensação que revivi agora. falta palavras para descrever.
Sensacional, muito obrigado, Fernando você poderia fazer um especial sobre a histórias das principais fabricantes de avião e/ou empresas aéreas do mundo, mostrando como começaram, fusões, desafios que passaram.. ia ser show..
Adorei o vídeo. Tenho 67 anos e voei muitas vezes no Electra. Era um excelente avião. Saudades, saudades. Parabéns pelo vídeo. Uma raríssima relíquia. Guarde-o com muito carinho. Tupiara Altair
QUE MARAVILHA...ADOREI ...FUI TRIPULANTE DA CRUZEIRO DO SUL E VARIG POR 30 ANOS E ESTOU EMOCIONADO......OBRIGADO...PARABÉNS VARIG PELO SEU ANIVERSÁRIO HOJE 07/05/2020
Excelente compartilhamento da história da aviação do Brasil. Eu voei algumas vezes nestes quadrimotores nos anos 80. Sempre para fins de viagens de trabalho. O momenro da viagem era de muito charme, classe, excelente atendimento, tranquilidade e relaxante ao extremo. Além das cortinas de tecido, existia uma sala de estar com sofá, mesa de centro, com cinzeiros e os jornais de maiores circulação para a leitura. Hoje seria inadmissível conviver com passageiros fumantes em todas as partes da aeronave, inclusive no toilet. Imagine pessoas lendo jornal, com a brasa acesa nas pontas dos cigarros, nas mesmas mãos que seguravam o jornal? Era surreal. Nostálgico..este é termo do seu vídeo..parabéns.
A Lockheed criou verdadeiros MITOS dos ares. Uma pena terem parado com a aviação comercial, poderia ter sido uma das grandes hoje. Valeu por compartilhar isso conosco. Ah, eu até me esqueci de citar, mas, pelo fato de a filmagem estar em VHS, a qualidade de imagem e áudio está EXCELENTE.
Não fazem comerciais mas fazem F-22, F-35 ... Teve um grande escândalo em 1971 vendendo com corrupção para os Japoneses que levou a criarem legislação nos EUA proibindo corromper autoridades estrangeiras. Essa atividade migrou para a Europa ...
Muito legal ver esse vídeo dessa época, trouxe muitas lembranças e me emocionei. Em abril de 1987 eu tinha 11 anos de idade e fiz exatamente este trecho em Elektra junto com meu pai em minha primeira viagem de avião. Depois eu só fui voar novamente em dezembro de 1989. Essa vez em 1987 foi a única oportunidade que tive para voar em um Elektra - sinto-me um privilegiado por isso. Obrigado por compartilhar.
👏👏👏 Que privilégio ver uma cena destas chega até emocionar. Parabéns Fernando enquanto existirem canais assim podemos continuar a dar valor nessa plataforma. Parabéns pela qualidade de sempre. 🤟🤟
Eu voei esta Máquina Maravilhosa(L-188) como Flight Engineer durante alguns anos, morro de saudades das Tripulações, dos Amigos Colegas da Sala de Tráfego, e das Amizades feitas do solo. Não sei como Agradecer a Você pela realisação deste "Very Sentimental" video para mim, uma parte memorável da minha vida.Obrigadão !!!
Que saudades. Tive a oportunidade de viajar no Electra II nos idos de 86/87. Lembro-me bem que na minha primeira experiência os mecânicos ficaram circulando na aeronave por uns 15 minutos antes da decolagem. O comandante depois explicou que havia um "probleminha" com o sistema de pressurização e que a altitude que viajaríamos seria mais baixa ,mas seríamos compensados pela visão da paisagem. Valeu mesmo. Muito obrigado pela preciosidade apresentada.
Que saudades, estive lá também nos anos de 82/83! Trabalhava em uma empresa de computadores e tive a oportunidade de fazer alguns voos pela ponte aérea São Paulo - Rio. Curtia também os grandes turbo-motores com suas hélices. Obrigado por relembrar.
MUITO BONITA A HISTORIA E O MAIS IMPORTANTE SEU PAI ESTAVA LÁ ELE FAZ PARTE DA HISTORIA , TENHO UM POUCO DE CURIOSIDADE DE SABER UM POUCO DA HISTORIA PESSOAL DE SEU PAI SE POSSÍVEL FOR GRAVE UM VÍDEO SOBRE ELE SE NÃO FOR NÃO TEM PROBLEMA , UM GRANDE ABRAÇO E FICA A MINHA ELEVADA CONSIDERAÇÃO
Observando os Electras da Varig, me doe o peito de saudades dos anos 70, eu morava na Rua Souza Franco, 183, todos os dias muitos aviões em cima da casa que meus pais foram caseiros e os Electras, meus tios, dentre cinco, dois trabalharam os trinta e cinco anos na Empresa Celma, até hoje fazem manutenção e retificas de motores e turbinas de aviões, eu os ouvia atentamente sobre a manutenção, Muito bonito todos estes vídeos. Parabens.
Desde criança, adorava ir ao Santos Dummont. O som dos motores dos Electras ficaram na minha memória só de observá-los. Andei só uma vez no aparelho. Obrigado por compartilhar conosco.
Meu pai me levou pra andar de electra quanto em tinha 5 anos, em 1990, exatamente nessa mesma ponte aerea. Sensacional. Nunca vou me esquecer! Bons tempos, boas lembranças! Video top!
Bom demais, rever o Electra II , trabalhei na VARIG como Planejador de Escala de Tripulantes no GIG , foram 16 anos de muita Felicidade . Saudades eternas.
Voei pela primeira vez no Electra quando tinha por volta de 4 anos. A configuração das poltronas incluía uma espécie de “salinha” na parte de trás do avião. Me lembro do medo que tinha quando o avião pousava e as hélices mudavam um pouco de ângulo pra ajudar na redução da velocidade do avião e o barulho aumentava. Me agarrava no meu pai! Como ele voava mais baixo do que os jatos, era possível apreciar a paisagem lá em baixo mais claramente. Obrigado por repartir o vídeo e trazer tantas lembranças.
Showzaço. Adorei. Lembro que foi o primeiro avião que eu voei. O computador grande da empresa tinha quebrado, eram 18:00 de uma noite encoberta e garoando. Eu indo embora para casa quando meu gerente me pegou na escada e me mandou ir pra SP processar um serviço urgente. Nâo tive outra escolha se não ir mesmo morrendo de medo. O tempo todo no avião fiquei tenso. Os 50 minutos que anunciaram se transformaram em 1 hora e 30. Quando desci do aviâo o chão parecia mais firme. mas ainda teria a volta. No final deu tudo certo mesmo com toda tensão e foi muito bom. Só que eu sentei na janela após a asa e via o motor pela parte de traz mas foi fantástico. Celso Ramos
Eu lembro nos anos 53, 54 nos moravamos no sertao de Goias pois era lugar de dificil acesso. Naquele tempo tinha era Jeep, chevrolet importado comparado aos caminhoes de hoje era como as camionetes que puxam trailler, entao onde moravamos passava os avioes da Fab que vinham de Sao Paulo, parava em Goiania pra depois seguirem para o norte do Brasil, como Manaus, Belem, Araguaina, Sao Luiz, passavam baixinho agente pensava que ia pegar nas arvores, eram avioes cargueiros e de passageiros, assim dizia um dos meus tios que era tenente do exercito e fazia sempre a rota. Neste tempo as capitais do norte so podia chegar ate elas por navios ou avioes, e precisava ter muita paciencia pois eram muito lento os meios de transporte, nao havia rodovias, a BR-153 so foi inaugurada com bastante precariedade depois que Juscelino construiu Brasilia. Onde nos morava, nosso meio de transporte era a cavalo ou no carro de boi, nao existia nem carroca, os jovens de hoje nao sabem o que nossos pais e nossos avos passaram pra conseguirem o que os jovens tem hoje. A comunicacao era feita por cartas que as vzs levava ate 2 meses pra chegar no destinatario, tinha o telegrama mas era muito caro, pq e cobrado por palavras, agora hoje temos a televisao, o telefone, a internete, o Facebook, instagran, o cell, os carros modernos, onibus de luxo, caminhoes carretas, avioes de ultimo modelo, que transporta ate 600 passageiros, foi o progresso que chegou, por uma parte foi excelente mas por outra o progresso troxe atrazo para muitos, pois se meteram no mundo do crime, na drogadicao, roubos canalhadas que naquele tempo nao tinham, tinhamos paz, nao tinhamos violencias como esta agora com um futuro tenebroso e incerto.
Eu lembro bem ...quando vim de Minas pra morar em Goiás...próximo a Anápolis...quando passava os aviões...DC.3...Macdonell Douglas.....bons tempos aqueles...da mesma época que os Electras....só que os DC.3 tiveram fim primeiro que os Electras...
cara , QUE INCRÍVEL! o Electra era um sonho, que coisa linda. eu não pude viver nada disso , nunca pude ouvir o som dos motores , não pude voar pela pioneira . nasci em 2001 , alguns anos depois a estrela se apagou. essa gravação é uma relíquia mlk , fiquei maravilhado com tanta beleza, ouvir esse ruído tão suave, ver as hélices trabalhando , foi como se eu estivesse lá , se no Electra era lindo assim , imagine o Super Constelation? haha . sdds de tudo aquilo que não pude viver, das sensações que não pude sentir .... parabéns pelo canal e por compartilhar conosco uma coisa tão especial , like e mais um inscrito... 💪 👏 ❤ 🍃✈
Oi querido, fui comissária da gloriosa Varig. Q bom q ha pessoas como vc, valorizando a aviação das antigas, mesmo sem tê-la usado! Era maravilhoso voar no Eletra II. O Super Constellation era mesmo super, imenso, poltronas com estampa exclusiva, serviço de bordo de 1° mundo, um luxo! Bjinho.
Pra ser um VHS de 87 ta muito boa qualidade. Parabéns. Nessa época aí voar era show as aeromoças assim eram chamadas eram lindas pq eram selecionadas pela beleza mesmo e havia uma refeição inclusive com talheres de metais. Que alias muita gente levava.
Cara esse vídeo de um vôo do Electra ficará para história. Vc tem um tesouro inestimável nas mãos. Eu quando criança nessa época sempre via esses aviões em Congonhas. Pra mim sair de casa e pegar um ônibus que passava . frente ao aeroporto era um felicidade só. E claro como minha família era humilde não tinha condições de viajar de avião. E eu claro sempre sonhava em voar n Electra na ponte aérea. Parabéns pelo vídeo viu. 👏👏👏
Muito bom ! Legal ver também os carros e ônibus na 23 de Maio durante o taxiamento...é o prédio é posto de gasolina que foram destruídos naquele acidente horrível da TAM.
Obrigado em compartilhar este vídeo, nesta época eu viajava a trabalho, e frequentava a ponte aérea em torno de 3 vezes por semana, de repente eu poderia estar naquele momento, foi o que remeteu às minhas lembraças de muitas Saudades.
Parabéns por conservar até hoje, essa maravilha de tesouro arqueológico, meu xará... esse vídeo refrescou a minha memória, pois o meu 1°voo, foi justamente num Electra... eu só não gostei, é de lembrar que justamente em 1987, eu tinha 15 anos... tô véio! Hehehehe...
Boa tarde! Em 1987 trabalhando de office boy, sempre dava um jeito de terminar os serviços mais rápido só para subir no mezanino, que na época era aberto pelas entradas do antigo restaurante, antes das reformas, e ali ficar apreciando os pousos e decolagens dessas joias. Sonhei muito em voar em um deles mas não foi possível, foram aposentados antes que eu pudesse concretizar meu sonho. mas enfim, ver este vídeo me fez lembrar de uma época muito boa de minha vida! Obrigado Fernando!
Valeu, Fernando! Um resgate de um tempo de muito boas lembranças. Vídeos como esse mostram porque se tem saudades de uma aviação comercial que não era empanturrada de tecnologia mas sobrava em dar bons motivos para viajar de avião, mesmo que fosse por menos de 1 hora. Uma grande ideia trazer essa vídeo !
Fernando, rapaz chorei muito....quanta recordação boa, quando eu fiz meu primeiro vôo, tinha por volta de 6 anos, (por volta de 1980), fiz Ponte Aérea SP Rio, com meus pais, hoje, meu pai foi da FAB, já ganhou asas... Para ver como a coisa foi forte, cheguei a sentir o cheiro do querosene queimado e lembrei da vibração quando os motores aceleravam, muito obrigado!
nostalgia lura cara, meu pai trabslhava na lufthansa e voavamos de graça...minha tia morava em são paulo e íamos almoçar lá. as vezes a gente ia e voltava no mesmo dia e muitas vezes com a mesma tripulação. esse avião fez parte da minha infância e adolescencia. muito show esse vídeo, voltei no tempo.
Quando a pista de CGH era a 35, os Electras decolados passavam sobre minha casa, que fica a 5 nm, na restrição de cinco mil pés e maioria deles apagava os faróis de pouso acima de minha cabeça!
Voava muito no Electra. Meu pai morava no Rio, eu em São Paulo. Sempre passávamos as ferias juntos. Com certeza minha paixão por aviação vem do Electra. Muito obrigado por compartilhar esse video. Revivi uma parte importante da minha vida. Parabéns pelo canal. Um abraço.
Muito legal! Recordei o tempo em que também viajei de Electra na ponte aérea. Bons tempos! O avião era muito seguro e bem confortável. Lembro de um retorno do Rio tendo ido assistir o GP de F 1 com uns amigos e na volta viemos sentados no fundão do avião. Parecia uma sala de estar. Foi legal relembrar esse voo. Que bela lembrança seu pai registrou para a história.
Top demais Fernando, belas imagens pra ficar na memoria, nessa época eu tinha apenas 4 anos e nem ligava pra aviões, só me interessei depois dos 30 ai era tarde kkkkkkkkkk abraços.
conhecimento nunca e demais Valeu parceiro, mas pra aviação comercial não dá mais, somente táxi aéreo, piloto agricultura etc mas fazer o que kkk Feliz Natal
André brother... não é bem assim.. rsrs .. quantos anos depois dos 30 vc tem mano? se vc tiver 33, 35..ainda da tempo! so não pode deixar passar muito dos 40.. abraço
Quer matar a gente do coração? Sensacional, o Electra foi o meu primeiro voo de avião na vida. Era legal porque voava baixo, a rota passava em cima do meu bairro, dava para ver tudo bem mais fácil que hoje. No procedimento de taxi, tem pequeno detalhe é que quando avião estava indo para a cabeceira da pista para decolagem, na curva deu para ver o prédio e o posto de gasolina que foram atingidos no acidente da gol. E o final quando está no fim mostra o pateo do Santos Dumont, que a gente era obrigado a ir a pé até ao avião e ficava esperando naquela salinha pequena que quase não cabia todo mundo quando era sexta feira.
SENSACIONAL ESTA RELÍQUIA!!! PRINCIPALMENTE PQ VC DIGITALIZOU, CONSERVOU EM ÓTIMA QUALIDADE E DIVIDE ESTA MARAVILHA HISTÓRICA COM O PUBLICO: O "RONCO" DO MOTOR , O SOM AMBIENTE COM AS ORIENTAÇÕES DE VÔO DO PILOTO, AS IMAGENS DA ÉPOCA, TUDO PRESERVADO COMO SE A GENTE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO. PARABÉNS PELO TRABALHO E INICIATIVA!!!
Trabalhei por 15 anos numa empresa e nos anos 80 utilizava a Ponte Aérea e nunca poderia imaginar que sentiria tanta saudade de ter viajado no Electra. Nesse video a gente volta no tempo e o mais importante é que em 30 anos de operação nunca ocorreu nenhum acidente.
Se foi filmado no formato VHS original, ou seja, não o mini-VHS, fico imaginando o "mico" que seu pai pagou por estar segurando uma câmera tão grande no interior do avião, situação bem incomum na época.
MarcosZambrano> Pai dele não pagou mico! Todas as câmeras eram enormes, a gente acha pequenas, porque as de reportagem e TV eram monstras. Eu particularmente usava 8mm apartir dos anos 90
Sensasional o video, o primeiro vôo que fiz em minha vida foi no Electra, foi um vôo do Rio a São Paulo em outubro de 1975 quando fui convidado para um aniversário de um parente em São Paulo, só que quando cheguei na casa dêle já passava de meia-noite e todos já dormiam, perdi a festa, motivo: o Electra foi aterrizar no Viracopos, Congonhas naquela noite estava fechado, mas valeu minha experiência naquêle primeiro vôo, valeu pela emoção.
Ae Fernando :) Tava esperando esse vídeo desde o dia que você me contou.
Dá pra ver algumas coisas interessantes:
1) Aos 1:30 tem um Gol branco, que eram usados pelos inspetores e chefes de grupo da Varig. Eu usei muito, mas em 87 eu era júnior ainda rs, só virei inspetor em 89.
2) Aos 5:10 tem carros ANDANDO na 23 de Maio e Bandeirantes! Isso não existe mais.
3) O inglês dos comissários era bem melhor nessa época.
Abração
Lito
Aviões e Músicas sabia q vc inha ver esse video Lito
Verdade, tbm achei o inglês bem melhor.. só fiquei com uma dúvida, os motores desse avião tinham o sistema de reverso para empurrar o ar para frente?? Quando ele tocou o chão notei o barulho característico do motor..
Que bom que gostou Lito, e valeu pelos apontamentos, esse vídeo está cheio de detalhes mesmo! Abraços
Lembrei do lito msm kkkkkkk
Aviões e Músicas sou seu fâ tdbm sou de Rio branco Ac
Oie Fernando! Chorei muito... fui comissária da Varig durante muitos anos, e esses dois aeroportos foram minhas casas durante muito tempo. De gênio, a idéia do seu querido pai filmar a decolagem e a chegada ao Rio. Sou carioca rss muito emocionada. A VARIG era orgulho nacional, levando o nome do Brasil ai mundo. A história mostra isso. Pena q acabou. Sabemos pq, mas não vem ao caso. Muitas saudades e muito obrigada, por trazer isso q foi uma parte da minha vida. Bjo no seu coração 😍❤
VARIG viação aérea do Rio Grande do Sul, orgulho dos gaúchos, e do Brasil como diz você.
Varig... Varig... Varig... Lembraremos você, como se estivesse viva até hoje, afinal, está viva em nossos corações...
Que saudades!
Fui Cameraman de Externas pelo SBT durante 30 anos
e teve época em que íamos ao RJ 2 vezes por semana
para fazer gravações para o "VIva a Noite", "Domingo Legal" (ambos apresentados pelo Gugu),
TV Animal entre outros programas!
O Electra fez parte de nossas vidas, em especial aquelas poltronas que ficavam no fundo do avião,
que pareciam "sofás"! A gente chamava de "Sala da Externa",
onde nossa Equipe Técnica corria para embarcar
e garantir esses assentos! kkkkkkk!!!
Valeu mais uma vez!
Obrigado!!!
Bom dia Fernando
Me Chamo Claudio Ramos, trabalhei na VARIG como comissário de bordo por quase 30 anos, de 1979 a 2006, quando foi decretada a sua falência.
Foi uma vida profissional extraordinária, enriquecedora de conhecimentos e generosidade, até pq contribuíamos para que todos vocês ficassem encantados em voar com uma das melhores aviacões aéreas do mundo.
Obrigado pelo seu vídeo e por me fazer recordar de momentos tão felizes da minha vida.
Abraço
Pena que ele só filmou.fora nao filmou dentro..o serviço de bordo e tal
Você conseguiu voar em outra empresa após a falência da Varig?
Deus Pai, que isso, quanta emoção ao ver essa RELÍQUIA. Gratidão por compartilhar. Tô que não me aguento de tanta saudade. Que delícia ouvir o Comissário o Comandante quando ele diz: Tripulação de cabine preparar para o pouso. Acho que o coração disparou.. Fui comissaria da Vasp na década de 70, e voava ponte aerea Congonhas e Santos Dumont nos Electras da Varig...meu marido ba época namorado e hoje já falecido não entendia porque eu tripulava avião da Varig se era funcionária da Vasp...eu também não entendia, mas ei amava demais aquele trabalho... Parabéns ao seu Pai por gravar e à você por nos mostrar e me proporcionar essa tamanha alegria nesses dias de isolamento e de tantas incertezas . Deus te abençoe
Na década de 70/80 eu morava em Santo André e passava os meus sábados, o dia todo, no aeroporto de Congonhas vendo Electras partir e chegar... Bela lembrança! Obrigado....
Nessa épica não era qualquer um que podia ter uma filmadora e filmar um vôo. Parabéns para essa pessoa que soube aproveitar essa oportunidade.
Essa pessoa, era o pai dele.
Eu nunca voei num Electra, mas me lembro quando eu tinha 13 anos de idade minha tia foi pra casa da filha dela que estava grávida e me levou com ela, ficamos lá por quase 3 meses e essa prima morava próximo ao aeroporto de congonhas e eu como ja era apaixonado por aviões, ficava sentado na calçada o tempo todo olhando os pousos e decolagens, e os aviões que mais me fascinavam eram o Electra e o Rockwell turbo commander. Numa ocasião, meu aniversário uma outra prima percebendo minha paixão pelos aviões, me levou para passear no aeroporto e esse foi o melhor presente de aniversário que ganhei, fiquei cara a cara com os meus ídolos, o Electra e o Rockwell, muito lindo, isso foi no ano de 1973, jamais me esqueci disso, quantas saudades. Quanto ao seu vídeo, muito bacana, parabéns por ter conseguido conservar essa maravilha e parabéns pelo canal.
Esses caras eram meus despertadores todas as manhãs, quando eu morava em Moema. O primeiro saía às 07:00. Às 06:40 + ou - os turbo hélices eram ligadas e eu sabia que era hora de levantar pra trabalhar. Fiz muita ponte aérea e sofri umas belas arremetidas no Santos Dumont. Parabéns pela publicação. Ah! Juro que vi o prédio onde morava quando o Electra taxiava hahaha Chorei...
Na década de 1970 fiz vários voos para Brasília de Electra. Era sensacional, principalmente pelo atendimento a bordo. Bons tempos.
Cara que relíquia, este tipo de conteúdo não pode ficar escondido. Obrigado por nos mostrar esse raro acontecimento histórico.
Rapaz, ontem, assistindo o programa no SBT, operação Mesquita, e ele estava visitando a casa de um ex-piloto da VARIG, que pilotou por um bom tempo alguns destes electra!! O ara tem um acervo de objetos e utensílios da VARIG, que remete o tempo em eu viajei à trabalho e muito, nos aviões da Varig,
Ah, também uma da minha infância, na qual a VARIG instalou um bi-motor desativado no Aterro do Flamengo, que era um dos passeios bombados para criançada!!!
É, a VARIG foi empresa de excelência!!!!!
Cleber Costa Me lembro mto desse avião no Aterro, era um Douglas DC-3 se não me engano.
Era um Douglas DC3, que foi para o Campo dos Afonsos
Tive o privilégio de voar nele uma vez quando era criança. O melhor foi a aeromoça que sentou do meu lado e ficou explicando o funcionamento da aeronave.
kkkkk de fato boa viagem ao lado aeromoça rsrs isso ai amigo eu viajava muito rj/sp cafe no rio almoço sp 1 vz por semana eu gostava rsrs minha empresa adquiria produtos Diadema e eu mesmo resgatava abraço a todos
Deu saudades, peguei a ponte aérea pouco antes do último vôo do Electra em 1991, foi 50 minutos para ir de SP ao Rio e na volta demorou 55 minutos, me lembro do espaço amplo, das bebidas gratis, etc.
Milhões de horas de vôo durante décadas sem nenhum acidente.
so no ano de 1990 viajei 4 vezes con o Electra Rio-Sao Paulo, o atendimento de bordo era top, serviam Campari, Martini, Coca Cola, Café, Cha, Agua natural e com gas, lanchinhos e ainda davam cajuzinhos salgadinhos..foi uma experiencia inesquecivel com o Electra, as poltronas eram super confortaveis, largas , ate as janelinhas eram mais largas com cortinas, lembro que o ultimo voo de Rio-Sao Paulo demorou 1 hora e 5 minutos, embora a media era de 50 minutos...eu ia pro Rio de manha cedo e so voltava à noite
Era abril de 1967 quando pela primeira vez andei de avião, aos 21 anos de idade. Era um Electra da Varig. Fui completar estudos e este vídeo transportou-me àqueles dias de saudades. Em duas horas e trinta minutos de um voo direto entre Porto Alegre e S. Paulo com grande conforto. Bela recordação, obrigado!
o som de motor mais lindo na história da aviação.
Morava a uns 2km do SDU e conseguia escutar o bicho acionando, foda, maquinão!!
Philipe Davis cara, quando ele dá aquela aumentada na potência no momento de ingressar na pista, esse som me arrepia. Dava pra ouvir a quilômetros de distância, dependendo do vento!
Video ANTOLOGICO. Obrigado por compartilhar. Emocionante.
Meu caro Fernando, obrigado por este vídeo que infelizmente só vi hoje, 08.02.2020. Grande parte de minha carreira profissional, fiz a bordo deste avião, tenho 65 anos, ia muito ao Rio para atender clientes, não pude evitar ter os olhos marejados, muito obrigado por este presente. Um abração e que Papai do Céu lhe de sempre um bom vento de cauda e um céu de Brigadeiro na sua proa..... Abraços...
Olá Fernando,
Meu nome é Alexandre Tasso Fragoso, fui comissário na VARIG formando pela própria VARIG, fiquei bastante emocionado com este vídeo. Eu me formei na turma 03 de 1985 e voei no ELECTRA II em 1985 e 1986, era uma grande responsabilidade uma vez que todas as autoridades, artistas, políticos e a alta cúpula da própria VARIG fazia uso regular do serviço da Ponte Área. Por várias vezes tive o prazer de atender o então presidente da VARIG Sr. Hélio Schimidt.
O Lito (Aviões e Músicas) deve ter amado o vídeo, afinal trabalhou muuuuuito nesses aviões. Lindo vídeo e linda história. Parabéns Fernando. Abç.
Pensei o mesmo!!!
Fascinante também ver CGH como era , que eu achava muito charmoso e SDU. O Terraço já estava com vidraças, mas o charmoso restaurante em arco ainda estava como era. Nessa época, eu trabalhava na Promon e era coordenador da comunidade de engenheiros de computação na engenharia e tinha equipe em S. Paulo e Rio - até 1988. (Até 1970 vivia muito no Rio: lá moravam minhas bisavós, tia-madrinha, a avó materna e várias tias e primas mais distantes do lado do meu avô paterno que eu não conheci). Saudades dos muitos voos e do pessoal do Rio, colegas, gente boa e brilhante. Vídeo precioso, obrigado Fernando!
Putz, sensacional esse ronco e essas hélices e como ele se ergue, triunfante, acima das nuvens, charme só !!! Parabéns por você e seu pai, Fernando !!
Obrigado pelo vídeo, eu viajei muito à trabalho entre Rio e São Paulo, mais de 10 anos, nos ELECTRAS e aquelas viagens sempre foram muito seguras, apesar de nem sempre tranquilas pelas turbulências devido às condições meteorológicas, principalmente nas chegadas a SP, mas, sempre enfrentamos tudo com aquela sensação de segurança transmitida pelo desempenho da aeronave e principalmente pela perícia dos seus tripulantes, a atenção dos comissários e os excelentes serviços daquele pessoal que fica sempre escondido, os da manutenção. Parabéns ao seu pai pela bela iniciativa e à você por tornar essa preciosidade acessível a todos nós. MUITO OBRIGADO !!!!
Voei muito nos L-188 da Varig no final dos anos 1970 , na década de 1980 e começo dos anos 1990 , pouco antes da desativação. São muitas estórias para contar , já perdidas no tempo.
A gerações pós Electra não tem idéia o prazer de voar nestas aeronaves , assim como com Varig , cujo atendimento de bordo era muito bom. Belo vídeo postado , muito obrigado.
Adorei relembrar o Electra II. Eu tinha 12/13 anos em 1987. A rota de Congonhas passa por perto de onde morava e moro ainda. O som da aeronave era inconfundível. Só de ouvir, já sabia que era o Electra se aproximando. Seu barulho surdo fazia até tremer os vidros de meu quarto. Também existia os bimotores Fokker 50 da TAM e Rio Sul (também com ruído único e facilmente identificável).
Que Nostalgia vê o prédio da TAM. E saber que 20 anos dps iria acontecer um desastre. Parabéns canal aero por relembrar a aviação das antigas. Que belas imagens seu pai fez.
Vinte ou 9 anos?
Pô Fernando! Assim tu mata o velho! Trabalhei na VARIG, de 77/79. Comecei no SDU e depois fui transferido para o GIG velho e depois para o GIG novo. Hoje Tom Jobim. No final do vídeo, que mostra o angar da VARIG, deu saudades maliuco! Vídeo maravilhoso. Nunca voei no Electra. Mas, entrava nele para trabalhar. Forte abraço e fica com Deus!
Muy bueno y excelente información relacionado a los lockheed electra, al puente aéreo desde Sao Paulo - Río de Janeiro. de Varig y muy buen vídeo. Gracias por compartirlo. Soy de Santiago de Chile.
Muito Bom! Obrigado por nos dar este presente. Fiz por muito tempo este trajeto nestes magnifico avião com a Varig e seus extraordinários funcionários em terra e no ar. Saudades e orgulho de ter vivido esta época. Aos funcionários da Varig que se manifestaram nos comentários, os meu respeito. Hoje moro em Brasília.
Lito aposto que ficou feliz e ser emociono com esse video
Parabéns pelo registro Fernando,
De 1988 a 1995 viajei muito pela ponte aérea São Paulo - Rio de Janeiro à trabalho, me recordo muito bem que em 1992 fui para o Rio em um dos últimos voos do Electra II, houve uma arremetida por conta de outra aeronave taxiando em Santos Dumont.
O vídeo me fez relembrar com muito carinho o som dos motores (característicos) quando era dado o acionamento de empuxo na decolagem e a revertida das pás na aterrissagem.
Gratidão por pessoas como seu pai que registraram momentos tão felizes..
O cara falava mais inglês do que os flight attendant de voo internacional de hj...
Fernando: Obrigado por postar esse vídeo. Em 1987 eu trabalhei na VASP, aeroporto de Congonhas, como estagiário. A trabalho pela VASP fiz inúmeras viagens nessa aeronave entre as duas capitais e felizmente todas praticamente foram Céu de Brigadeiro. A mais saudosa para mim foi um dia saindo de São Paulo o comandante anunciou que, devido as ótimas condições metereológicas e visibilidade, ele havia sido autorizado a voar em altitude mais baixa que o normal. Resultado: tivemos um voo panorâmico na ponte aérea do litoral entre São Paulo e Rio de Janeiro. Foi fantástico. Sinto muita falta de trabalhar na aviação.
Obrigado pelo seu trabalho em nos agraciar com informações aeronáuticas.
Rapaz , que presentão seu pai nos fez 👏👏👏👏👏👏👏👏
Que saudade, fiz vários voos nesta ponte aérea com o Electra, era demais, lembro que quando havia alguma turbulência parecia que as pontas das asas estavam presas e todo o conjunto era que balançava. Parabéns por trazer de volta esta lembrança e emoção. Obrigado
Nem era minha época e também eu não era nascido mas moro no Rio próximo a cabeceira da RWY 15 "SBGL" e quando criança ainda presenciei idas e vindas das aeronaves inclusive a meu favorito B767 has cores da TransBrasil, hoje sou comissário e mesmo não em atividade deu para notar que o glamour se foi quando aviação Brasileira se afundou. Video Top e Nostalgico 👏👏🛫✈🛩
Que privilégio! Muito obrigado. Em 1987 eu tinha 22 anos e não havia voado ainda, mas minha paixão por aviões sempre foi enorme. Foi neste ano que, apenas, vi um Electra ao vivo. Voei bastante alguns anos depois, já na era atual de aeronaves. Ainda voo sempre que posso e amo.
Caro Fernando. Obrigado por divulgar uma "memória familiar" e, ao mesmo tempo, um pouco da história de nossa aviação. Lembro que foi por essa época que levei meu filho para seu primeiro voo, justamente nesse avião e nessa rota. Grande abraço!
Oi Elson, que legal! Esse vídeo é mesmo incrível! Abraços
fiz esse voo, ida-e-volta, cerca de 1980, tinha uns12 anos. Ja no retorno ao RJ, meu pai perguntou ao crew se eu poderia ver a cabine e o pedido foi concedido. Voltei ao RJ sentado na cabine todo restante do voo. O banking final, chegando no Santos Dumont a noite, as luzes....todos pilotos focados...muito maneiro! inesquecivel.
Mostrei ao meu pai. Ele voava bastante nesta ponte. Video reliquia
Que legal Rodrigo!
Imagem Linda 🙂
Belissimo video de uma aeronave que marcou uma epoca, esse som característico do Electra conseguiu encher nossos olhos de lágrimas, muita saudade e uma imensa dor em ver o triste fim da "Nossa Varig".
Nao da pra entender como os canais mais bem feitos, bem editados, com videos bem pesquisados tem poucos inscritos, e canais tipo whindersson nunes, q so tem uma camera e falaçao, tem um monte de inscritos! Aero pra mim é um dos melhores canais de aviaçao, junto com o Lito logico kkkkk
Emanuel Dias meu caro pq nem sempre quantidade é qualidade , nada contra ao cidadão que vc citou mas ele como muitos outros que existem no youtube nao produzem nada de bom que agregue ao intelecto humano resumindo é uma merda
Emanuel Dias tem o Aviões & Cia canal show tbm!
Porque lá só tem pirralho cabeça de vento abaixo dos 18 anos e antes que alguém me pergunte... não, eu não era cabeça de vento com essa idade.
Emanuel Dias verdade, mas é a "cultura" do brasileiro... muitos não sabem nem da história do meio que vivem,... São ensinados a não "gostarem da busca do conhecimento..."
além de felipe neto, kéfera, etc,... é por que maioria dos brasileiros são ignorantes e/ou não sabem valorizar a aviação e história do país
Espetacular, parabéns. Esse "pássaro de prata" fez parte da minha infância. Quando eu passava férias escolares na casa de minha avó no Jabaquara, eu me deitava no chão do quintal e via os Electras chegando bem baixinho e não era raro ver eles pousando com dois motores cortados. Esse som dos motores me fez voltar no tempo em que se era feliz viver no Brasil. Grato.
Foi o segundo avião em que voei, em 1990. Meus pais resolveram passar um dia no Rio (mais por causa do vôo em si): saímos logo no primeiro horário de CGH (num Fokker F-27 da TAM) e voltamos à noitinha no VJM.
Tempos memoráveis aqueles!
Obrigado por está preciosidade. me fez voltar exatamente neste ano 1987, fiz minha primeira viagem de avião para o Rio, foi lindo, maravilhoso, fantástico. uma sensação que revivi agora. falta palavras para descrever.
Sensacional, muito obrigado, Fernando você poderia fazer um especial sobre a histórias das principais fabricantes de avião e/ou empresas aéreas do mundo, mostrando como começaram, fusões, desafios que passaram.. ia ser show..
Adorei o vídeo. Tenho 67 anos e voei muitas vezes no Electra. Era um excelente avião. Saudades, saudades. Parabéns pelo vídeo. Uma raríssima relíquia. Guarde-o com muito carinho. Tupiara Altair
***Detalhe aos 5:02 o prédio da TAM do acidente JJ-3054 :(
carai e mesmo
E o posto de gasolina, se não me engano, com a mesma bandeira SHELL...
Nossa,é verdade! 😓
E o posto de gasolina ao lado.
SEU PAI FILMOU O SERVIÇO DE BORDO?
QUE MARAVILHA...ADOREI ...FUI TRIPULANTE DA CRUZEIRO DO SUL E VARIG POR 30 ANOS E ESTOU EMOCIONADO......OBRIGADO...PARABÉNS VARIG PELO SEU ANIVERSÁRIO HOJE 07/05/2020
Voei muito nesse avião, muito seguro, me emocionei com esse vídeo...
Parabéns !!!!👍
Excelente compartilhamento da história da aviação do Brasil.
Eu voei algumas vezes nestes quadrimotores nos anos 80. Sempre para fins de viagens de trabalho. O momenro da viagem era de muito charme, classe, excelente atendimento, tranquilidade e relaxante ao extremo.
Além das cortinas de tecido, existia uma sala de estar com sofá, mesa de centro, com cinzeiros e os jornais de maiores circulação para a leitura.
Hoje seria inadmissível conviver com passageiros fumantes em todas as partes da aeronave, inclusive no toilet. Imagine pessoas lendo jornal, com a brasa acesa nas pontas dos cigarros, nas mesmas mãos que seguravam o jornal? Era surreal.
Nostálgico..este é termo do seu vídeo..parabéns.
A Lockheed criou verdadeiros MITOS dos ares. Uma pena terem parado com a aviação comercial, poderia ter sido uma das grandes hoje.
Valeu por compartilhar isso conosco. Ah, eu até me esqueci de citar, mas, pelo fato de a filmagem estar em VHS, a qualidade de imagem e áudio está EXCELENTE.
Valeu Gustavo, que bom que gostou!
Pararam pq seus aviões eram fracassos, pena, podia realmente ser mais uma.
Não fazem comerciais mas fazem F-22, F-35 ...
Teve um grande escândalo em 1971 vendendo com corrupção para os Japoneses que levou a criarem legislação nos EUA proibindo corromper autoridades estrangeiras. Essa atividade migrou para a Europa ...
Muito legal ver esse vídeo dessa época, trouxe muitas lembranças e me emocionei. Em abril de 1987 eu tinha 11 anos de idade e fiz exatamente este trecho em Elektra junto com meu pai em minha primeira viagem de avião. Depois eu só fui voar novamente em dezembro de 1989. Essa vez em 1987 foi a única oportunidade que tive para voar em um Elektra - sinto-me um privilegiado por isso. Obrigado por compartilhar.
👏👏👏 Que privilégio ver uma cena destas chega até emocionar. Parabéns Fernando enquanto existirem canais assim podemos continuar a dar valor nessa plataforma. Parabéns pela qualidade de sempre. 🤟🤟
Eu voei esta Máquina Maravilhosa(L-188) como Flight Engineer durante alguns anos, morro de saudades das Tripulações, dos Amigos Colegas da Sala de Tráfego, e das Amizades feitas do solo. Não sei como Agradecer a Você pela realisação deste "Very Sentimental" video para mim, uma parte memorável da minha vida.Obrigadão !!!
Em. 1987 eu namorava uma. Mocinha e em julho do ano seguinte aconteceu algo terrível com ela. Casou-se comigo e estamos juntos ate hoje.
Kkkkkkkkk
Massa.........
Triste 😢
Sinto muito!
Como dizem casamento é que nem resfriado. Você contrai quando menos espera.
lamentável cara.
Que saudades. Tive a oportunidade de viajar no Electra II nos idos de 86/87. Lembro-me bem que na minha primeira experiência os mecânicos ficaram circulando na aeronave por uns 15 minutos antes da decolagem. O comandante depois explicou que havia um "probleminha" com o sistema de pressurização e que a altitude que viajaríamos seria mais baixa ,mas seríamos compensados pela visão da paisagem. Valeu mesmo. Muito obrigado pela preciosidade apresentada.
5:05 Posto que fiquei por muito tempo vendo avião....até o dia do acidente da tam. Que saudades do congonhas !!!!
Que saudades, estive lá também nos anos de 82/83! Trabalhava em uma empresa de computadores e tive a oportunidade de fazer alguns voos pela ponte aérea São Paulo - Rio. Curtia também os grandes turbo-motores com suas hélices. Obrigado por relembrar.
MUITO BONITA A HISTORIA E O MAIS IMPORTANTE SEU PAI ESTAVA LÁ ELE FAZ PARTE DA HISTORIA , TENHO UM POUCO DE CURIOSIDADE DE SABER UM POUCO DA HISTORIA PESSOAL DE SEU PAI SE POSSÍVEL FOR GRAVE UM VÍDEO SOBRE ELE SE NÃO FOR NÃO TEM PROBLEMA , UM GRANDE ABRAÇO E FICA A MINHA ELEVADA CONSIDERAÇÃO
BEM LEMBRADO
Observando os Electras da Varig, me doe o peito de saudades dos anos 70, eu morava na Rua Souza Franco, 183, todos os dias muitos aviões em cima da casa que meus pais foram caseiros e os Electras, meus tios, dentre cinco, dois trabalharam os trinta e cinco anos na Empresa Celma, até hoje fazem manutenção e retificas de motores e turbinas de aviões, eu os ouvia atentamente sobre a manutenção, Muito bonito todos estes vídeos. Parabens.
Emocionante ver uma aeronave como esta em vôo mesmo em video, imagina ver ela ao vivo !
Desde criança, adorava ir ao Santos Dummont. O som dos motores dos Electras ficaram na minha memória só de observá-los. Andei só uma vez no aparelho. Obrigado por compartilhar conosco.
Só eu que dar um like antes de ver? Porque tem certeza que vem coisa boa?
Meu pai me levou pra andar de electra quanto em tinha 5 anos, em 1990, exatamente nessa mesma ponte aerea. Sensacional. Nunca vou me esquecer! Bons tempos, boas lembranças! Video top!
Simplesmente sensacional....
Bom demais, rever o Electra II , trabalhei na VARIG como Planejador de Escala de Tripulantes no GIG , foram 16 anos de muita Felicidade . Saudades eternas.
Que absurdo você em algum momento ter pensado em não nos presentear com este vídeo rsrsrsrs. Parabéns!!!!! Bacana mesmo.
Poxa Carlos, antes tarde do que nunca!
haha
Abraços!
Voei pela primeira vez no Electra quando tinha por volta de 4 anos. A configuração das poltronas incluía uma espécie de “salinha” na parte de trás do avião. Me lembro do medo que tinha quando o avião pousava e as hélices mudavam um pouco de ângulo pra ajudar na redução da velocidade do avião e o barulho aumentava. Me agarrava no meu pai! Como ele voava mais baixo do que os jatos, era possível apreciar a paisagem lá em baixo mais claramente. Obrigado por repartir o vídeo e trazer tantas lembranças.
Show.... da pra notar no táxi de Congonhas o prédio onde viria a ser o terminal de cargas da Tam e o posto que foram destruídos no voo 3054.
lembranças, que até hoje ficam mal explicadas e quando vão ser bem explicadas são vetadas pelas empresas
Sim também notei isso
Pedro Calixto , Em 5.03 posto e predio.
O que existe hoje no local?
@@adelmofilho742 Uma praça memorial
Showzaço. Adorei. Lembro que foi o primeiro avião que eu voei. O computador grande da empresa tinha quebrado, eram 18:00 de uma noite encoberta e garoando. Eu indo embora para casa quando meu gerente me pegou na escada e me mandou ir pra SP processar um serviço urgente. Nâo tive outra escolha se não ir mesmo morrendo de medo. O tempo todo no avião fiquei tenso. Os 50 minutos que anunciaram se transformaram em 1 hora e 30. Quando desci do aviâo o chão parecia mais firme. mas ainda teria a volta. No final deu tudo certo mesmo com toda tensão e foi muito bom. Só que eu sentei na janela após a asa e via o motor pela parte de traz mas foi fantástico. Celso Ramos
Eu lembro nos anos 53, 54 nos moravamos no sertao de Goias pois era lugar de dificil acesso. Naquele tempo tinha era Jeep, chevrolet importado comparado aos caminhoes de hoje era como as camionetes que puxam trailler, entao onde moravamos passava os avioes da Fab que vinham de Sao Paulo, parava em Goiania pra depois seguirem para o norte do Brasil, como Manaus, Belem, Araguaina, Sao Luiz, passavam baixinho agente pensava que ia pegar nas arvores, eram avioes cargueiros e de passageiros, assim dizia um dos meus tios que era tenente do exercito e fazia sempre a rota. Neste tempo as capitais do norte so podia chegar ate elas por navios ou avioes, e precisava ter muita paciencia pois eram muito lento os meios de transporte, nao havia rodovias, a BR-153 so foi inaugurada com bastante precariedade depois que Juscelino construiu Brasilia. Onde nos morava, nosso meio de transporte era a cavalo ou no carro de boi, nao existia nem carroca, os jovens de hoje nao sabem o que nossos pais e nossos avos passaram pra conseguirem o que os jovens tem hoje. A comunicacao era feita por cartas que as vzs levava ate 2 meses pra chegar no destinatario, tinha o telegrama mas era muito caro, pq e cobrado por palavras, agora hoje temos a televisao, o telefone, a internete, o Facebook, instagran, o cell, os carros modernos, onibus de luxo, caminhoes carretas, avioes de ultimo modelo, que transporta ate 600 passageiros, foi o progresso que chegou, por uma parte foi excelente mas por outra o progresso troxe atrazo para muitos, pois se meteram no mundo do crime, na drogadicao, roubos canalhadas que naquele tempo nao tinham, tinhamos paz, nao tinhamos violencias como esta agora com um futuro tenebroso e incerto.
Eu lembro bem ...quando vim de Minas pra morar em Goiás...próximo a Anápolis...quando passava os aviões...DC.3...Macdonell Douglas.....bons tempos aqueles...da mesma época que os Electras....só que os DC.3 tiveram fim primeiro que os Electras...
cara , QUE INCRÍVEL! o Electra era um sonho, que coisa linda. eu não pude viver nada disso , nunca pude ouvir o som dos motores , não pude voar pela pioneira . nasci em 2001 , alguns anos depois a estrela se apagou. essa gravação é uma relíquia mlk , fiquei maravilhado com tanta beleza, ouvir esse ruído tão suave, ver as hélices trabalhando , foi como se eu estivesse lá , se no Electra era lindo assim , imagine o Super Constelation? haha . sdds de tudo aquilo que não pude viver, das sensações que não pude sentir .... parabéns pelo canal e por compartilhar conosco uma coisa tão especial , like e mais um inscrito... 💪 👏 ❤ 🍃✈
Oi querido, fui comissária da gloriosa Varig. Q bom q ha pessoas como vc, valorizando a aviação das antigas, mesmo sem tê-la usado! Era maravilhoso voar no Eletra II. O Super Constellation era mesmo super, imenso, poltronas com estampa exclusiva, serviço de bordo de 1° mundo, um luxo! Bjinho.
Pra ser um VHS de 87 ta muito boa qualidade. Parabéns. Nessa época aí voar era show as aeromoças assim eram chamadas eram lindas pq eram selecionadas pela beleza mesmo e havia uma refeição inclusive com talheres de metais. Que alias muita gente levava.
Cara esse vídeo de um vôo do Electra ficará para história. Vc tem um tesouro inestimável nas mãos. Eu quando criança nessa época sempre via esses aviões em Congonhas. Pra mim sair de casa e pegar um ônibus que passava . frente ao aeroporto era um felicidade só. E claro como minha família era humilde não tinha condições de viajar de avião. E eu claro sempre sonhava em voar n Electra na ponte aérea. Parabéns pelo vídeo viu. 👏👏👏
Muito bom !
Legal ver também os carros e ônibus na 23 de Maio durante o taxiamento...é o prédio é posto de gasolina que foram destruídos naquele acidente horrível da TAM.
Não sou de São Paulo. Então aquele é o posto que foi destruído com o acidente da TAM? A pista parece tão alta!
@@adelmofilho742 sim, no ponto do acidente a pista dos carros está em um nível bem abaixo da pista do aeroporto.
Obrigado em compartilhar este vídeo, nesta época eu viajava a trabalho, e frequentava a ponte aérea em torno de 3 vezes por semana, de repente eu poderia estar naquele momento, foi o que remeteu às minhas lembraças de muitas Saudades.
Até o ratinho aqui assistindo kkkkkkkk
Parabéns por conservar até hoje, essa maravilha de tesouro arqueológico, meu xará... esse vídeo refrescou a minha memória, pois o meu 1°voo, foi justamente num Electra... eu só não gostei, é de lembrar que justamente em 1987, eu tinha 15 anos... tô véio! Hehehehe...
Que legal Fernando, muito bom termos essas memórias e experiências. Abraços!
Fernando Rodrigues
15 anos só?... Nessa epoca eu ja era casado e viajava nesses Electra a trabalho... :-P
.
Boa tarde! Em 1987 trabalhando de office boy, sempre dava um jeito de terminar os serviços mais rápido só para subir no mezanino, que na época era aberto pelas entradas do antigo restaurante, antes das reformas, e ali ficar apreciando os pousos e decolagens dessas joias. Sonhei muito em voar em um deles mas não foi possível, foram aposentados antes que eu pudesse concretizar meu sonho. mas enfim, ver este vídeo me fez lembrar de uma época muito boa de minha vida! Obrigado Fernando!
Descubrimos de onde a veia aeronáutica e vidio do Fernando surgiu !!!!rsrs
Valeu, Fernando! Um resgate de um tempo de muito boas lembranças. Vídeos como esse mostram porque se tem saudades de uma aviação comercial que não era empanturrada de tecnologia mas sobrava em dar bons motivos para viajar de avião, mesmo que fosse por menos de 1 hora. Uma grande ideia trazer essa vídeo !
Fernando, rapaz chorei muito....quanta recordação boa, quando eu fiz meu primeiro vôo, tinha por volta de 6 anos, (por volta de 1980), fiz Ponte Aérea SP Rio, com meus pais, hoje, meu pai foi da FAB, já ganhou asas...
Para ver como a coisa foi forte, cheguei a sentir o cheiro do querosene queimado e lembrei da vibração quando os motores aceleravam, muito obrigado!
nostalgia lura cara, meu pai trabslhava na lufthansa e voavamos de graça...minha tia morava em são paulo e íamos almoçar lá. as vezes a gente ia e voltava no mesmo dia e muitas vezes com a mesma tripulação. esse avião fez parte da minha infância e adolescencia.
muito show esse vídeo, voltei no tempo.
Quando a pista de CGH era a 35, os Electras decolados passavam sobre minha casa, que fica a 5 nm, na restrição de cinco mil pés e maioria deles apagava os faróis de pouso acima de minha cabeça!
Voava muito no Electra. Meu pai morava no Rio, eu em São Paulo. Sempre passávamos as ferias juntos. Com certeza minha paixão por aviação vem do Electra. Muito obrigado por compartilhar esse video. Revivi uma parte importante da minha vida. Parabéns pelo canal. Um abraço.
EXCELENTE VÍDEO!
Você podia publicar mais vídeos históricos, principalmente da inesquecível VARIG!!
Muito legal! Recordei o tempo em que também viajei de Electra na ponte aérea. Bons tempos! O avião era muito seguro e bem confortável. Lembro de um retorno do Rio tendo ido assistir o GP de F 1 com uns amigos e na volta viemos sentados no fundão do avião. Parecia uma sala de estar. Foi legal relembrar esse voo. Que bela lembrança seu pai registrou para a história.
Nossa! Pousou na RWY20R do SDU. Raríssimo!!!
Webjet e azul chegaram a fazer isso, nad raríssimo
Mas*
Ótima lembrança. Fiz este voo MUITAS vezes quando mais jovem. Obrigado pela oportunidade de relembrar.
Top demais Fernando, belas imagens pra ficar na memoria, nessa época eu tinha apenas 4 anos e nem ligava pra aviões, só me interessei depois dos 30 ai era tarde kkkkkkkkkk abraços.
Muito legal poder ver esse material, né? Abraços!
André Pereira ainda há tempo amigo não desista dos seus sonhos
conhecimento nunca e demais Valeu parceiro, mas pra aviação comercial não dá mais, somente táxi aéreo, piloto agricultura etc mas fazer o que kkk Feliz Natal
Gostei e muito legal esse video esse aviao e um turbo eleçe
André brother... não é bem assim.. rsrs .. quantos anos depois dos 30 vc tem mano? se vc tiver 33, 35..ainda da tempo! so não pode deixar passar muito dos 40.. abraço
Quer matar a gente do coração? Sensacional, o Electra foi o meu primeiro voo de avião na vida. Era legal porque voava baixo, a rota passava em cima do meu bairro, dava para ver tudo bem mais fácil que hoje. No procedimento de taxi, tem pequeno detalhe é que quando avião estava indo para a cabeceira da pista para decolagem, na curva deu para ver o prédio e o posto de gasolina que foram atingidos no acidente da gol. E o final quando está no fim mostra o pateo do Santos Dumont, que a gente era obrigado a ir a pé até ao avião e ficava esperando naquela salinha pequena que quase não cabia todo mundo quando era sexta feira.
Como um Canal desses tem menos de 100mil, parabéns parceiro seu conteúdo é TOP
Somente alguém com muito carinho e admiração por aviões e aviação poderia resgatar uma preciosidade destas. Parabéns Fernando e obrigado!
Varig, Santos Dumont e Electra, combinação perfeita!
A fórmula do "charme da aviação".
SENSACIONAL ESTA RELÍQUIA!!! PRINCIPALMENTE PQ VC DIGITALIZOU, CONSERVOU EM ÓTIMA QUALIDADE E DIVIDE ESTA MARAVILHA HISTÓRICA COM O PUBLICO: O "RONCO" DO MOTOR , O SOM AMBIENTE COM AS ORIENTAÇÕES DE VÔO DO PILOTO, AS IMAGENS DA ÉPOCA, TUDO PRESERVADO COMO SE A GENTE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO. PARABÉNS PELO TRABALHO E INICIATIVA!!!
Os avisos não mudaram muito, rsrs!! Lindo vídeo!! Parabéns Fernando!!!
Obrigado Marilda!
Trabalhei por 15 anos numa empresa e nos anos 80 utilizava a Ponte Aérea e nunca poderia imaginar que sentiria tanta saudade de ter viajado no Electra. Nesse video a gente volta no tempo e o mais importante é que em 30 anos de operação nunca ocorreu nenhum acidente.
Se foi filmado no formato VHS original, ou seja, não o mini-VHS, fico imaginando o "mico" que seu pai pagou por estar segurando uma câmera tão grande no interior do avião, situação bem incomum na época.
não era tão incomum assim, e a câmera não era muito maior que uma handycam para mini-VHS.
MarcosZambrano> Pai dele não pagou mico! Todas as câmeras eram enormes, a gente acha pequenas, porque as de reportagem e TV eram monstras. Eu particularmente usava 8mm apartir dos anos 90
Certamente ele pagou um bilhete pra câmera kkkkk
Sensasional o video, o primeiro vôo que fiz em minha vida foi no Electra, foi um vôo do Rio a São Paulo em outubro de 1975 quando fui convidado para um aniversário de um parente em São Paulo, só que quando cheguei na casa dêle já passava de meia-noite e todos já dormiam, perdi a festa, motivo: o Electra foi aterrizar no Viracopos, Congonhas naquela noite estava fechado, mas valeu minha experiência naquêle primeiro vôo, valeu pela emoção.