Ele tá explicando. Na hora, dá pra fazer mais rápido. Mas TODO vídeo mais longo tem alguém ignorando isso pra ficar choramingando "ain se o prof demora, como que vou fazer em 3min??"
Tipo assim, eu olhei essa questão e sabia q daria trabalho fazer alguma coisa com o triangulo, mas consegui resolver. Eu só utilizei o quadrado. Eu peguei a diagonal do quadrado (q é a maior distancia possivel) e deu 5,6 , logo um diametro de 5,6 cm ou mais faria a peça da entrada do quadrado entrar no espaço da peça circular. Então só sobra as opções a) e b). Se o diametro fosse 4cm ou menor, a peça circular entraria na quadrada. Logo, a unica opção possivel é a b), sem sequer usar o triangulo ou o retangulo na questão. Achei assim mais fácil e mais rápido.
@@thais_dybax Vc trocou os números, pois só dá 6,8 se vc fizer 4 x 1,7. Ao fazer 4 x 1,4, dá 5,6 sim e dessa forma o quadrado se encaixaria no buraco para o círculo.
Gente eu fui tentar fazer essa questão, e resolvi simplesmente da seguinte forma: O diâmetro do círculo deve ser maior do que o lado da quadrado (que é 4), para assim o círculo não caber no quadrado. Logo temos uma certeza: d > 4. Depois disso, testei o contrário: inscrevi o quadrado de lado 4 no círculo. Nesse formato, o diâmetro do círculo será 4 raiz de 2, que da 5,6. Isso é, se o diâmetro do círculo fosse 5,6 o quadrado caberia dentro dele, o que também não pode ocorrer. Então ficamos que 4 < d < 5,6, restando a alternativa B.
Questão simples, na figura Q só caberia um círculo de diâmetro igual a 4, isso significa que a o diâmetro da círculo tem que ser X>4, daí calcula a diagonal do quadrado que é 5,6. Isso leva a perceber que o diâmetro do círculo tem que ser menor que 5,6. Então chega a conclusão que o diâmetro do círculo teria que ser: 4
Se fosse uma prova onde é necessário mostrar o que foi feito para encontrar a resposta concordo que seria necessário fazer os cálculos, mas se tratando de ENEM eu apenas faria análise lógica: das figuras apresentadas no problema a que mais se aproxima do circulo é o quadrado. Se o quadrado tem lado 4cm, o circulo deve ser feito o mais próximo de 4cm sendo maior que o mesmo. Logo eu marcaria 4,7cm.
de inicio tambem pensei assim mais seria necessario calcular pelo minimo pois o triangulo poderia necessitar de um diametro maior que 4,7 cm de qualquer forma ainda sim era bem obvil que nao
Questão ótima pra você por em prática os conhecimentos sobre inscrição e circunscrição, e o papel do Procopio é nos ensinar! Mas na prova, bastava fazer a do quadrado e já resolvia sem medo nenhum! 👏🏻
Professor, acho que dava pra resolver essa ai de um jeito muito fácil, muito simples. O maior problema era o triangulo que envolvia vários paranauês. Mas, se resolvesse apenas o mínimo e máximo do quadrado e retângulo já daria para ver que somente uma das respostas se encaixaria, que seria a B. O triangulo só seria necessário se tivesse mais do que uma opção compatível.
David Rodrigues Kra o do triângulo tbm era de boa... Para o círculo circunscrito no triângulo, o diâmetro máximo do triângulo só pode ser 2/3 da altura do triângulo..
Gostei da explicação pois mesmo que tenha um jeito mais simples o objetivo do professor sempre foi explicar passo a passo. Porém eu respondi essa questão também com menos de 1 minuto, usando o tamanho das figuras tu já vê que a mais óbvia é a broca de 4,7 cm de diâmetro. Continue assim com seu canal, firmes e fortes. Abraço
>> a propriedade usada para justificar o 2/3 da altura no triângulo é do baricentro (encontro das medianas) e não circuncentro ( encontro das mediatrizes), como o triângulo é equilátero o encentro ( encontro das bissetrizes) é coincidente com o baricentro e por isso a propriedade é válida. >> qnd resolvi essa questão, pra não perder muito tempo em achar o diâmetro mínimo, como eu já tinha o 4 cm, a altura do triângulo teria que ser 6 cm, como ela é inferior a esse valor, o diâmetro mínimo já seria o encontrado no quadrado. >> gosto muito das suas resoluções, também sou professora de matemática e gosto de ver seu jeito de resolução e comparar com o meu.
Como já dito nos comentários, se tivesse que provar cálculo ou se as opções fossem muito próximas, ia dar dor de cabeça mesmo. Mas se tratando de ENEM e com as opções disponíveis, eu consegui acertar fazendo de cabeça em menos de 2 minutos. É uma dica boa pq as vezes a galera perde tempo atoa em questões que parecem difíceis mas as alternativas tornam-a fáceis.
Agora Perceba! As questões do ENEM ficam mais fáceis quando você resolve elas em casa sem a pressão do tempo e com as explicações em video aula. hehe Otima explicação do Matematica Rio.
Muito simples, só usar o quadrado. Como o lado é 4, se o diametro do círculo for menor que 4 ele vai caber dentro do quadrado, e usando a formula pra descobrir o diametro do quadrado D=4x1,4=5,6. Ou seja tem que ser maior que 4 e menor que 5,6.
Eu fiz por eliminação bem rapidinho utilizando só o quadrado. Peguei a diagonal do quadrado ( maior distancia entre pontos ) que da 4*1.4 = 5,6. Ou seja as opções 3,4 e 5 já foram descartadas porque o quadrado entra no circulo. Faltava só analizar a 1 e a 2. De cara da pra ver que na opção 1 o circulo entra no quadrado ( diâmetro menor que os lados ). Logo a única opção que sobrou foi a 2. Item B
é uma questão bem bacana, bem elaborada. o problema é q além dessa temos mais 44 questões. sou a favor de questões complexas, mas menos questões na prova.
devo discordar, essa questão em si é muito ruim, pois so serve para separar entre quem intendeu o q é pra fazer e faz em menos de 1 minuto ou quem tenta fazer todos os cálculos em vão
Wagner Porto nada ver cara..... ainda bem que sua opinião é irrelevante. São 45 questões divididas entre dificuldades fácil, média e difícil. Não teria lógica nenhuma ter todas as questões difíceis na prova, pois várias pessoas não teriam capacidade de resolvê las
Eu acho que todas as videoaulas deveriam ser como essa(o professor explicando tudo oque está fazendo), para quem não souber algum detalhe, não se desgastar procurando a explicação no RUclips.
Professor, fazendo primeiramente apenas com o quarado: com o circulo circunscrito e inscrito nele, já acharíamos que a o diâmetro tem que ser maior do que 4 e menor do que 5,6. A única alternativa que corresponde a esse parâmetro é a serra II. Mas a aula completa é ótima para revisar o conteúdo, obrigada!
Questão simples, é só raciocinar que o valor do diametro da circunferência deve respeitar o valor dos lados do brinquedo 10cm , tal que, vc poderia eliminar as alternativas E e D. se o lado do quadrado vale 4cm, elimina-se a alternativa A. logo, o diametro deve ser maior que a lateral do quadrado e menor que a diagonal do quadrado (L raiz de 2). logo alternativa B.
Eu acertei essa. Tipo não usei todos esses cálculos, mas usei de raciocínios lógicos que não vou saber te explicar, mas acertei. tipo, também ficou entre 4 e 5, aí marquei letra B. meu caderno foi o cinza. Eng. Civil 2018 ❤😍
assinei uma plataforma que me manda questões do enem todos os dias para fazer junto a um cronometro para ter ideia do tempo que gasto em cada questão, nessa eu levei exatos 5 minutos e 17 segundos.
Gente com relação ao Triângulo você tem todos os valores para encaixar no teorema de Pitágoras você tem a hipotenusa que é o valor do lado do triângulo, você tem o valor de um dos catetos que é o valor do lado do triângulo ÷2.
Na verdade dá pra resolver isso em poucos segundos, é só perceber o seguinte: Para que o círculo não entre no quadrado, o diâmetro d precisa ser maior que 4, MAS não muito maior senão o quadrado que poderá entrar no círculo. (Não é letra A) Maior quanto ? - a diagonal do quadrado precisa ser menor que o diâmetro d (diagonal de quadrado, pelo teorema de Pitágoras é igual a L√2) Considerando √2=1,4 a diagonal teria 5,6 cm , logo o molde da alternativa c encaixaria perfeitamente e os das alternativas cde também encaixariam com facilidade (o que a gente não quer).
Se o quadrado tem 4cm e o círculo do desenho é pouco maior que isso daria pra chutar 4,7 porque o 7 seria os pedaços do lado do círculo que impediria ele de entrar no buraco do quadrado. Mas é duvidoso e acertaria nessa questão, mas em outra de usasse a mesma lógica poderia errar facilmente.
eu to vendo que várias pessoas só utilizaram o quadrado pra fazer a questão, e o retângulo e o triângulo? automaticamente se o círculo n entrar no quadrado, ele n irá caber mais em nenhum outro? eu n entendi pq só usa o quadrado
Se você já descobriu que o valor mínimo é 4, não precisa do máximo. Como só tem uma alternativa certa, ela tem que ser a menor possível considerando o tamanho mínimo. Assim vc acha o 4,7 gastando metade do tempo pela lógica :) espero que tenham entendido o meu pensamento
Não levi, a resposta da coruja é tão inteligente que voce nem consegue entender, presta atenção, se o valor minimo for 4 você já pode escolher a próxima broca (que é a 4,7), por que ela necessariamente vai ter que dar certo pois caso ela seja muito grande, você não poderá pegar uma broca menor, logo, ela jamais vai ser muito grande porque senão o exercício não teria resposta válida pois nenhuma broca serviria. Então não vou perder tempo calculando o valor máximo, se eu sei que a 4,7 jamais será grande demais. Existem basicamente duas verdades que levam a isso imediatamente apos descobrir que 4 é o minimo: 1º) A broca 4,7 não é pequena demais; 2º) A broca 4,7 jamais será grande demais, pois ela já é a menor dentro do limite mínimo. Logo, a broca 4,7 tem que servir.
sim, voce pode afirmar que seja a broca 9.4 tambem só calculando o minimo, mas ai que está a questão, se hipoteticamente essa broca 9,4 for muito grande, voce deveria ter pegado uma menor, mas que ainda fosse acima de 4, nesse caso hipotetico ainda poderia ser a 7,2 a 5,6 ou a 4,7 entao nesse caso sim, voce poderia estar errado ainda pois poderiam ser no minimo outras 3 brocas, mas ai que ta o pulo do gato, se voce escolher a broca 4,7 ao invez da 9,4, nesse caso, se voce estiver chutado errado com a 4,7 e a broca ser muito grande, então não existiria nenhuma outra broca válida, entendeu agora? Não é na sorte, é uma analise de hipoteses que comprova que a 4,7 vai ter que estar certa de qualquer forma.
Eu vi que você apagou todas suas respostas, mas espero que tenha entendido. Não é chute, é uma analise ate´interessante de se entender, aposto que você também vai achar inteligente quando entender. Eu não sei se chegaria a fazer essa analise na prova, mas me pareceu muito inteligente.
Se a base do triângulo vale 6,8, automaticamente ele já n pode ficar inscrito na circunferência, já que, de acordo com os outros polígonos, o diâmetro da circunferência tem que ser < 5. Algm confirma pra mim, pfv!
Bacana a sua resolução. Mas esse tipo de questão acho mais fácil fazer por observação e consideração de valores dados. Leva muito tempo pra fazer todos esses cálculos. Com relação aos polígonos circunscritos: é visual que a medida requerida é 4 (lado do quadrado). Me parece óbvio pelo valor dado do lado do triângulo equilátero, que o valor da altura ficaria algo um pouco menor do que 6, o que facilita a observação de que 2/3 da altura seria menor do que 4 (já que 6*2/3=4). Com relação aos polígonos inscritos, por observação e consideração dos valores dados,, também me parece óbvio que 4/3 da altura desse triângulo equilátero é maior do que a diagonal do quadrado e do que a diagonal do retângulo. Bastaria descobrir essas duas diagonais e está resolvido o problema.
Aí, galera, fiz essa questão de uma forma mais fácil e em 3 minutos. Usei a fórmula do quadrado e do triângulo inscrito numa circunferência: Quadrado: Lado = Raio * Raiz de 2 Triângulo equilátero: Lado * Raiz de 3 O lado vai ter que ser maior que o diâmetro, logo: 4 cm > raio raiz de 2 4 > 1,4r r
Essa questão, eu deduzi mentalmente. Pois, ao comparar as medidas prescritas de cada forma individualmente era evidente que a peça número(II) era mais que suficiente para satisfazer o pedido do enunciado. Forte abraço professor Rafael.
Não é tão chata assim porque como só existe uma resposta correta, bastaria calcular o mínimo OU o máximo. Mas realmente o enunciado é bem extenso e essa questão rouba muito tempo principalmente se quem tentar resolver não souber a fórmula da altura de triângulo equilátero.
Só olhei pro quadrado! Se ele tem 4 de lado, tem 4 raiz de 2 de diagonal, logo o buraco do círculo deve ser maior que 4 e menor que quatro raiz de dois! Visto que uma única opção atende a esses requisitos, nem fiz conta.
dava para resolver apenas utilizando as duas relacoes mais faceis:do quadrado e o circulo. (quadrado inscrito no circulo e circulo inscrito no quadrado)
Prof, eu fiz um círculo inscrito no quadrado e um círculo circunscrito ao quadrado, e vi que a diagonal do círculo tinha de ser maior que 4 e menor que 5,6, para o quadrado não caber no círculo e o círculo não caber no quadrado. Escolhi o quadrado pois era o que o circulo poderia se encaixar mais "facilmente" (ao meu ver). Tá certo?
Professor, eu fiz por outro jeito!Achei 16,56 a área da circunferência. Não entra nem 16_área do quadrado e fica menor que a área do triangulo equilátero(19,652)
Meu caro amigo, bela resolução. No entanto, se o círculo "não cabe" no quadrado de lado 4, ele não caberá nas demais figuras, eliminando o copo I. Por outro lado, se o copo II NÃO for a alternativa correta, ou seja, se ele circunscrever todas as figuras, os copos III, IV e V, também os circunscreverão... Ou seja, por absurdo, não haveria resposta correta. Portanto, conclui-se que o copo II (alternativa B) é o correto... Simples assim...
eu não fiz o triângulo... fiz tudo so pelo quadrado e o retângulo, foi arriscado mas cheguei na resposta. Porque eu sabia que ia cair no BICO então nem fiz o triângulo
caramba, você é foda, começei a acompanhar seus vídeos à pouco tempo, mais já lhe acho "foderastico" parabéns professor!! mais essa parada de "no minimo de 4" deu muito certo não! kkkkkkk... abraço!
O Rafael complica muito as resouções, essa está bem aquém do que foi pedido. O Enem é ardiloso, mas ao fazer muitas questões notamos os diversos caminhos mais "simples"
Eu nem calculei a diagonal do retângulo. Considerei 5,6 como diâmetro máximo e 4 como diâmetro mínimo e fui nas opções, a única que sobrava era letra B kkkkkkk
boa tarde professor Procópio, vídeo muito bom, professor, gostaria de saber se o senhor tem a lista de todos os conteúdos de matemática cobrados no Enem, quero fazer uma super revisão para 2017.
que loucura, por não saber calcular eu acertei pensando assim...5,6 entraria o quadrado dentro, e 3,8 passaria dentro do quadrado...logo fiquei com a letra B hahahaha
tomei um susto quando vi o tamanho do vídeo
Pois é, mas a questão não é tão difícil quanto parece
JEJWKRKEKD SIM😭😭
27 minutos pra um professor fazer, e eles querem que a gente faça em 3, com redação no mesmo dia.
Ele tá explicando. Na hora, dá pra fazer mais rápido. Mas TODO vídeo mais longo tem alguém ignorando isso pra ficar choramingando "ain se o prof demora, como que vou fazer em 3min??"
@@nightking3791 você é o bonzão, até o procópio disse que era bom pular. Muito provavelmente você chutou e acertou, o mérito nem é seu.
Esse ai faz Enem!!em que dia redação e matemática são juntas?
@@igorlourenco109 até 2016 eram juntas
@@igorlourenco109 Tomou na jabiraca , pra deixar de ser besta
Questão importantíssima pra fixar os fundamentos básicos da geometria plana.
Tipo assim, eu olhei essa questão e sabia q daria trabalho fazer alguma coisa com o triangulo, mas consegui resolver. Eu só utilizei o quadrado. Eu peguei a diagonal do quadrado (q é a maior distancia possivel) e deu 5,6 , logo um diametro de 5,6 cm ou mais faria a peça da entrada do quadrado entrar no espaço da peça circular. Então só sobra as opções a) e b). Se o diametro fosse 4cm ou menor, a peça circular entraria na quadrada. Logo, a unica opção possivel é a b), sem sequer usar o triangulo ou o retangulo na questão. Achei assim mais fácil e mais rápido.
eu fiz assim também, muito mais simples
tambem fiz dessa maneira, kkkk.....
Se ele tivesse resolvido a questão que nem você iria está reclamando pq ele não fez os cálculos...
porquê a diagonal do quadrado deu 5,6? Sua medida ficaria como 4(lado)√2 = 6,8, não?
@@thais_dybax Vc trocou os números, pois só dá 6,8 se vc fizer 4 x 1,7. Ao fazer 4 x 1,4, dá 5,6 sim e dessa forma o quadrado se encaixaria no buraco para o círculo.
Gente eu fui tentar fazer essa questão, e resolvi simplesmente da seguinte forma: O diâmetro do círculo deve ser maior do que o lado da quadrado (que é 4), para assim o círculo não caber no quadrado. Logo temos uma certeza: d > 4.
Depois disso, testei o contrário: inscrevi o quadrado de lado 4 no círculo. Nesse formato, o diâmetro do círculo será 4 raiz de 2, que da 5,6. Isso é, se o diâmetro do círculo fosse 5,6 o quadrado caberia dentro dele, o que também não pode ocorrer. Então ficamos que 4 < d < 5,6, restando a alternativa B.
Foi bom resolver por esse caminho para nos lembrar de cálculos que podemos usar em outros problemas.
Questão simples, na figura Q só caberia um círculo de diâmetro igual a 4, isso significa que a o diâmetro da círculo tem que ser X>4, daí calcula a diagonal do quadrado que é 5,6. Isso leva a perceber que o diâmetro do círculo tem que ser menor que 5,6. Então chega a conclusão que o diâmetro do círculo teria que ser: 4
Muito obrigada!
esse é o pensamento mais correto
fiz por esse raciocinio, bem mais pratico, apenas calculei o diâmetro da circunferência circunscrita no triângulo
Isso, ele complicou muito...
Amém. pensei exatamente isso.
Se fosse uma prova onde é necessário mostrar o que foi feito para encontrar a resposta concordo que seria necessário fazer os cálculos, mas se tratando de ENEM eu apenas faria análise lógica:
das figuras apresentadas no problema a que mais se aproxima do circulo é o quadrado. Se o quadrado tem lado 4cm, o circulo deve ser feito o mais próximo de 4cm sendo maior que o mesmo. Logo eu marcaria 4,7cm.
Marcos B também fiz assim!!
de inicio tambem pensei assim mais seria necessario calcular pelo minimo pois o triangulo poderia necessitar de um diametro maior que 4,7 cm de qualquer forma ainda sim era bem obvil que nao
Pensei exatamente o mesmo
Se eu fosse o marceneiro só faria um "uni duni te" xD
Teteuzinho105 eu tbm kkkkk
Salamê mingue
Questão ótima pra você por em prática os conhecimentos sobre inscrição e circunscrição, e o papel do Procopio é nos ensinar!
Mas na prova, bastava fazer a do quadrado e já resolvia sem medo nenhum! 👏🏻
Professor, acho que dava pra resolver essa ai de um jeito muito fácil, muito simples. O maior problema era o triangulo que envolvia vários paranauês. Mas, se resolvesse apenas o mínimo e máximo do quadrado e retângulo já daria para ver que somente uma das respostas se encaixaria, que seria a B. O triangulo só seria necessário se tivesse mais do que uma opção compatível.
Valeu pela alternativa. 👏👏👏
Verdade, o professor fez todos os cálculos pra depois ir nas opções, mas analisando as alternativas simultaneamente dava pra responder mais rápido.
na verdade não, a única conta q precisa fazer é a diagonal do quadrado, onde se percebe q 5,6 ou maior nao pode e q menor de 4 não pode também
David Rodrigues Kra o do triângulo tbm era de boa... Para o círculo circunscrito no triângulo, o diâmetro máximo do triângulo só pode ser 2/3 da altura do triângulo..
Isso é uma aula, não uma resolução de questão kkk
Que paciência do Procópio kkk
Gostei da explicação pois mesmo que tenha um jeito mais simples o objetivo do professor sempre foi explicar passo a passo. Porém eu respondi essa questão também com menos de 1 minuto, usando o tamanho das figuras tu já vê que a mais óbvia é a broca de 4,7 cm de diâmetro. Continue assim com seu canal, firmes e fortes. Abraço
>> a propriedade usada para justificar o 2/3 da altura no triângulo é do baricentro (encontro das medianas) e não circuncentro ( encontro das mediatrizes), como o triângulo é equilátero o encentro ( encontro das bissetrizes) é coincidente com o baricentro e por isso a propriedade é válida.
>> qnd resolvi essa questão, pra não perder muito tempo em achar o diâmetro mínimo, como eu já tinha o 4 cm, a altura do triângulo teria que ser 6 cm, como ela é inferior a esse valor, o diâmetro mínimo já seria o encontrado no quadrado.
>> gosto muito das suas resoluções, também sou professora de matemática e gosto de ver seu jeito de resolução e comparar com o meu.
Como já dito nos comentários, se tivesse que provar cálculo ou se as opções fossem muito próximas, ia dar dor de cabeça mesmo. Mas se tratando de ENEM e com as opções disponíveis, eu consegui acertar fazendo de cabeça em menos de 2 minutos.
É uma dica boa pq as vezes a galera perde tempo atoa em questões que parecem difíceis mas as alternativas tornam-a fáceis.
Agora Perceba! As questões do ENEM ficam mais fáceis quando você resolve elas em casa sem a pressão do tempo e com as explicações em video aula. hehe Otima explicação do Matematica Rio.
Muito simples, só usar o quadrado. Como o lado é 4, se o diametro do círculo for menor que 4 ele vai caber dentro do quadrado, e usando a formula pra descobrir o diametro do quadrado D=4x1,4=5,6. Ou seja tem que ser maior que 4 e menor que 5,6.
Tava querendo entender essas relações dos círculos dentro de retangulos, triangulos, quadrados e vice-versa. Em uma só questão apareceu tudo!
Rafael Procópio é o cara... muito bom trabalho, professor! obrigado!
Eu fiz por eliminação bem rapidinho utilizando só o quadrado. Peguei a diagonal do quadrado ( maior distancia entre pontos ) que da 4*1.4 = 5,6. Ou seja as opções 3,4 e 5 já foram descartadas porque o quadrado entra no circulo. Faltava só analizar a 1 e a 2. De cara da pra ver que na opção 1 o circulo entra no quadrado ( diâmetro menor que os lados ). Logo a única opção que sobrou foi a 2. Item B
Show de bola Prof Rafael...
"Agora perceba" em ± 9:40 faltou o expoente no L.
forte abraço, sigo acompanhando.
É verdade, mas acho que não comprometeu o entendimento. :) Obrigado!
Sem dúvida, claro que não compromete... Gostaria de conversar contigo. como faço?
obrigado pela atenção
Samuel Wagner
Ótimo título para o vídeo.😂 Você é o melhor professor brasileiro do RUclips!😉
hahaha Fiquei com raiva desse marceneiro!
é uma questão bem bacana, bem elaborada. o problema é q além dessa temos mais 44 questões. sou a favor de questões complexas, mas menos questões na prova.
devo discordar, essa questão em si é muito ruim, pois so serve para separar entre quem intendeu o q é pra fazer e faz em menos de 1 minuto ou quem tenta fazer todos os cálculos em vão
Wagner Porto nada ver cara..... ainda bem que sua opinião é irrelevante. São 45 questões divididas entre dificuldades fácil, média e difícil. Não teria lógica nenhuma ter todas as questões difíceis na prova, pois várias pessoas não teriam capacidade de resolvê las
Wagner Porto E ainda o tempo que seria menor, e que essas questões demandam muito tempo para resolvê las.
Fuvest, unicamp e vunesp meu parceiro
Então você está no lugar errado vai fazer FUVEST já que é muito bom em matemática e as questões do Enem estão simples para o seu grande nível 😒😐
É so calcular o diametro de um circulo circunscrito e do quadrado dentro do circulo, vai achar o diametro maximo e minimo, cortando as alternativas
Eu acho que todas as videoaulas deveriam ser como essa(o professor explicando tudo oque está fazendo), para quem não souber algum detalhe, não se desgastar procurando a explicação no RUclips.
Professor, fazendo primeiramente apenas com o quarado: com o circulo circunscrito e inscrito nele, já acharíamos que a o diâmetro tem que ser maior do que 4 e menor do que 5,6. A única alternativa que corresponde a esse parâmetro é a serra II. Mas a aula completa é ótima para revisar o conteúdo, obrigada!
Questão simples, é só raciocinar que o valor do diametro da circunferência deve respeitar o valor dos lados do brinquedo 10cm , tal que, vc poderia eliminar as alternativas E e D. se o lado do quadrado vale 4cm, elimina-se a alternativa A. logo, o diametro deve ser maior que a lateral do quadrado e menor que a diagonal do quadrado (L raiz de 2). logo alternativa B.
E essas relíquias da morte aí? 6:30
Maior conspiração Iluminati
Parabéns Prof. Aprendo muitos com essas resoluções!!!!
as melhores explicações são com você professor... valeu
Eu acertei essa. Tipo não usei todos esses cálculos, mas usei de raciocínios lógicos que não vou saber te explicar, mas acertei. tipo, também ficou entre 4 e 5, aí marquei letra B. meu caderno foi o cinza. Eng. Civil 2018 ❤😍
Passou?
Esse professor é FERAAA!
Procópio, VOCÊ É O CARA!
Da pra determinar a altura do triângulo equilátero de maneira mais simples usando as relações trigonométricas do triângulo retângulo
show de bola essa resolução, professor! Obrigado!!!
Essa questão é simples, basta calcular a diagonal do quadrado e olhar sua lateral
Calculei direto as circunferências inscrita e circunscrita ao quadrado e cheguei ao resultado.
assinei uma plataforma que me manda questões do enem todos os dias para fazer junto a um cronometro para ter ideia do tempo que gasto em cada questão, nessa eu levei exatos 5 minutos e 17 segundos.
Gente com relação ao Triângulo você tem todos os valores para encaixar no teorema de Pitágoras você tem a hipotenusa que é o valor do lado do triângulo, você tem o valor de um dos catetos que é o valor do lado do triângulo ÷2.
Gente, eu nunca me senti tão representado como quando ele disse: "pular".
Eu nem sabia o jeito de segurar o lápis para resolver esse negócio
Na verdade dá pra resolver isso em poucos segundos, é só perceber o seguinte:
Para que o círculo não entre no quadrado, o diâmetro d precisa ser maior que 4, MAS não muito maior senão o quadrado que poderá entrar no círculo. (Não é letra A)
Maior quanto ?
- a diagonal do quadrado precisa ser menor que o diâmetro d (diagonal de quadrado, pelo teorema de Pitágoras é igual a L√2)
Considerando √2=1,4 a diagonal teria 5,6 cm , logo o molde da alternativa c encaixaria perfeitamente e os das alternativas cde também encaixariam com facilidade (o que a gente não quer).
Acertei no chute, só considerei o círculo dentro das outras figuras e bateu
Se o quadrado tem 4cm e o círculo do desenho é pouco maior que isso daria pra chutar 4,7 porque o 7 seria os pedaços do lado do círculo que impediria ele de entrar no buraco do quadrado. Mas é duvidoso e acertaria nessa questão, mas em outra de usasse a mesma lógica poderia errar facilmente.
eu to vendo que várias pessoas só utilizaram o quadrado pra fazer a questão, e o retângulo e o triângulo? automaticamente se o círculo n entrar no quadrado, ele n irá caber mais em nenhum outro? eu n entendi pq só usa o quadrado
Achei que essa fórmula L raiz de 3/2 era coisa de vudu,mas era só o teorema de pitágoras aplicado na diagonal ali com ângulo reto..
fazer a raiz quadrada daqueles número dá um trabalhão mano
Se você já descobriu que o valor mínimo é 4, não precisa do máximo. Como só tem uma alternativa certa, ela tem que ser a menor possível considerando o tamanho mínimo. Assim vc acha o 4,7 gastando metade do tempo pela lógica :) espero que tenham entendido o meu pensamento
Coruja Amarela Fiz essa questão dessa forma que você disse, gastei menos de 3 minutos...questão fácil ao meu ver.
Vdd, muito inteligente.
Não levi, a resposta da coruja é tão inteligente que voce nem consegue entender, presta atenção, se o valor minimo for 4 você já pode escolher a próxima broca (que é a 4,7), por que ela necessariamente vai ter que dar certo pois caso ela seja muito grande, você não poderá pegar uma broca menor, logo, ela jamais vai ser muito grande porque senão o exercício não teria resposta válida pois nenhuma broca serviria. Então não vou perder tempo calculando o valor máximo, se eu sei que a 4,7 jamais será grande demais.
Existem basicamente duas verdades que levam a isso imediatamente apos descobrir que 4 é o minimo:
1º) A broca 4,7 não é pequena demais;
2º) A broca 4,7 jamais será grande demais, pois ela já é a menor dentro do limite mínimo.
Logo, a broca 4,7 tem que servir.
sim, voce pode afirmar que seja a broca 9.4 tambem só calculando o minimo, mas ai que está a questão, se hipoteticamente essa broca 9,4 for muito grande, voce deveria ter pegado uma menor, mas que ainda fosse acima de 4, nesse caso hipotetico ainda poderia ser a 7,2 a 5,6 ou a 4,7 entao nesse caso sim, voce poderia estar errado ainda pois poderiam ser no minimo outras 3 brocas, mas ai que ta o pulo do gato, se voce escolher a broca 4,7 ao invez da 9,4, nesse caso, se voce estiver chutado errado com a 4,7 e a broca ser muito grande, então não existiria nenhuma outra broca válida, entendeu agora? Não é na sorte, é uma analise de hipoteses que comprova que a 4,7 vai ter que estar certa de qualquer forma.
Eu vi que você apagou todas suas respostas, mas espero que tenha entendido. Não é chute, é uma analise ate´interessante de se entender, aposto que você também vai achar inteligente quando entender. Eu não sei se chegaria a fazer essa analise na prova, mas me pareceu muito inteligente.
Se a base do triângulo vale 6,8, automaticamente ele já n pode ficar inscrito na circunferência, já que, de acordo com os outros polígonos, o diâmetro da circunferência tem que ser < 5.
Algm confirma pra mim, pfv!
Bacana a sua resolução. Mas esse tipo de questão acho mais fácil fazer por observação e consideração de valores dados. Leva muito tempo pra fazer todos esses cálculos. Com relação aos polígonos circunscritos: é visual que a medida requerida é 4 (lado do quadrado). Me parece óbvio pelo valor dado do lado do triângulo equilátero, que o valor da altura ficaria algo um pouco menor do que 6, o que facilita a observação de que 2/3 da altura seria menor do que 4 (já que 6*2/3=4). Com relação aos polígonos inscritos, por observação e consideração dos valores dados,, também me parece óbvio que 4/3 da altura desse triângulo equilátero é maior do que a diagonal do quadrado e do que a diagonal do retângulo. Bastaria descobrir essas duas diagonais e está resolvido o problema.
Aí, galera, fiz essa questão de uma forma mais fácil e em 3 minutos.
Usei a fórmula do quadrado e do triângulo inscrito numa circunferência:
Quadrado: Lado = Raio * Raiz de 2
Triângulo equilátero: Lado * Raiz de 3
O lado vai ter que ser maior que o diâmetro, logo:
4 cm > raio raiz de 2
4 > 1,4r
r
Essa questão, eu deduzi mentalmente. Pois, ao comparar as medidas prescritas de cada forma individualmente era evidente que a peça número(II) era mais que suficiente para satisfazer o pedido do enunciado. Forte abraço professor Rafael.
Mais realmente se for calcular individualmente cada peça para conseguir a medida necessária é chata mesmo.
também fiz assim hahah
Hahaha
Não é tão chata assim porque como só existe uma resposta correta, bastaria calcular o mínimo OU o máximo. Mas realmente o enunciado é bem extenso e essa questão rouba muito tempo principalmente se quem tentar resolver não souber a fórmula da altura de triângulo equilátero.
você me tirou uma duvida e tanto valeu continue assim.
Só olhei pro quadrado! Se ele tem 4 de lado, tem 4 raiz de 2 de diagonal, logo o buraco do círculo deve ser maior que 4 e menor que quatro raiz de dois! Visto que uma única opção atende a esses requisitos, nem fiz conta.
15:27 é o sentimento de todos os vestibulandos kkkkkkkkkkkk
Eu usei a lógica e chutei. acertei. masss não indico chutar. Porém achei a questão muito complexa toma muito tempo e gasta energia desnecessária.
dava para resolver apenas utilizando as duas relacoes mais faceis:do quadrado e o circulo. (quadrado inscrito no circulo e circulo inscrito no quadrado)
Prof, eu fiz um círculo inscrito no quadrado e um círculo circunscrito ao quadrado, e vi que a diagonal do círculo tinha de ser maior que 4 e menor que 5,6, para o quadrado não caber no círculo e o círculo não caber no quadrado. Escolhi o quadrado pois era o que o circulo poderia se encaixar mais "facilmente" (ao meu ver). Tá certo?
Professor, eu fiz por outro jeito!Achei 16,56 a área da circunferência. Não entra nem 16_área do quadrado e fica menor que a área do triangulo equilátero(19,652)
se eu chutar a resposta e acertar sem fazer a conta a questão irá valer e ser considerado?
Uma dúvida, não entendi porque ele descartou os outros valores e só ficou com 4 e 5 , só falta isso para eu entender a questão.
_Agora perceba_ 😂👽
kkkkk
eu odeio esse "agora perceba"
Luiza Matos tmj, achava que só eu que não gostava, chatão isso kkk
@@luizamatos244 EU ODEIOOOOOOOO
Professor Rafael... eu chutei a questão 172 no Enem e acertei.
marcia Cristina aguiar damas sorte em kkkkk
Se eu não soubesse teria chutado mesmo kkk.Agora eu sei como se faz!!! valeu Procópio.!!
meu deus do céuuuuuuuuuuuu você é O CARA
otima didatica,parabens melhor do mundo
em 13:25 não seria 1/3 da altura ao invés de 2/3, porque 1/3 é o valor mínimo do raio, não é?
Meu caro amigo, bela resolução. No entanto, se o círculo "não cabe" no quadrado de lado 4, ele não caberá nas demais figuras, eliminando o copo I. Por outro lado, se o copo II NÃO for a alternativa correta, ou seja, se ele circunscrever todas as figuras, os copos III, IV e V, também os circunscreverão... Ou seja, por absurdo, não haveria resposta correta. Portanto, conclui-se que o copo II (alternativa B) é o correto... Simples assim...
Essa eu resolvi por dedução, quando vi que acertei fiquei mó felizão
Procópio se vc diz que pularia quem sou eu na fila do pão pra resolver ela 😂😂😂
Kkkkkkk :)
No Enem essa questão é considerada difícil?(Pelo TRI)
pra quê o MEC faz uma questão dessa ..
pra vc não passar
Teórica da seleção natural, só os mais aptos irão acertar essa questão
raffa betoneira
Então o sistema é mais excludente do que includente.
eu não fiz o triângulo... fiz tudo so pelo quadrado e o retângulo, foi arriscado mas cheguei na resposta. Porque eu sabia que ia cair no BICO então nem fiz o triângulo
Se eu fosse o marceneiro arranjava outro emprego...
professor!! e essa prova da Unicamp, mds, quando aparecia f(x) e x+y=a, eu já chutava kkkk, teve umas questões que eu buguei!!!
muito bom mestre
caramba, você é foda, começei a acompanhar seus vídeos à pouco tempo, mais já lhe acho "foderastico" parabéns professor!! mais essa parada de "no minimo de 4" deu muito certo não! kkkkkkk... abraço!
Questão IMBRAZAAADA!
Quanto tempo ele levaria para responde essa questão no enem
Parabéns, ganhou mais um inscrito!
Pra mim só não ficou claro uma coisa: o T dá de 4?
O Rafael complica muito as resouções, essa está bem aquém do que foi pedido. O Enem é ardiloso, mas ao fazer muitas questões notamos os diversos caminhos mais "simples"
Eu nem calculei a diagonal do retângulo. Considerei 5,6 como diâmetro máximo e 4 como diâmetro mínimo e fui nas opções, a única que sobrava era letra B kkkkkkk
ola professor me diga uma coisa pq la em 10:23 tinha dois 4 um era para fazer o mmc e o outro ?
cada prova do enem deveria ter 1 dia, com 5h para cada.
O titulo desse video é o melhor hahaha
eu pego a medida dos outros e meço a circulo. mentalmente. um pouco maior q o 4 dos lados do quadrado = 4,7
boa tarde professor Procópio, vídeo muito bom, professor, gostaria de saber se o senhor tem a lista de todos os conteúdos de matemática cobrados no Enem, quero fazer uma super revisão para 2017.
Faço tudo isso no meu site www.matematicario.com.br Abraços!
Kkkkk acertei essa na cagada. Eu só peguei o diâmetro do círculo e comparei com a altura do quadrado, ai escolhi o que tinha a opção mais próxima.
que loucura, por não saber calcular eu acertei pensando assim...5,6 entraria o quadrado dentro, e 3,8 passaria dentro do quadrado...logo fiquei com a letra B hahahaha
Era só fazer os cálculos usando somente o quadrado! Porque se for verdadeiro para ele, é também verdadeiro para os demais.
Questão complicada e nós temos pouco tempo para responder as questões do enem.
Triste
terrível, jamais conseguiria fazer isso no enem
Olha que eu pulei mesmo viu! Chutei e acertei.....
O objetivo do Enem é excluir o máximo de aluno possível
Ótima aula! Cheio das piadas,gostei !
iai professor blz..curta sempre seus vídeos e peço que vc da aulas de resolução do vestibular uema
Que bom que pulei essa merda
Não consegui fazer essa. Acertei 41 das 45, e essa foi uma que errei ;-;
Caramba. Qual foi sua técnica pra acertar tantas?
"MARCENEIRO MALDITO E GEOMETRIA" AHAHAHHAHA
Muito bom mesmo