O melhor filme até hoje de destroyer x u-boat é o "Raposa do Mar" mostrando o duelo entre um destroyer americano cujo comandante é protagoonizado por Robert Mitchum e um submarino alemão, cujo comandante é estrelado pelo ator Curd Jurgens.
Assinei a Apple tv+ só pra ver esse filme. Filmaço. Tem uma coisa que não fez sentido no filme. Toda vez que um uboat emergia, era padrão alguém subir imediatamente para a torre, pois na superfície ele precisa de olhos. O filme os mostrava cegos, torres vazias. Os rádios não tinham criptografia naquela época, então não era impossível o inimigo entrar na tua fonia e fazer gracinhas. Mas isso daria a posição do submarino de bandeja pro destróier. Meu pai serviu na FAB em 1945, não foi pra Itália. Mas um primo nosso era marinheiro em submarino na marinha inimiga, e um destróier o enviou pro fundo junto com seu uboat. Coisas da guerra.
Aqui uns comentários que achei interessantes no IMDb - Um dos comandantes de submarinos alemães provoca o Greyhound pelo rádio. Isso nunca teria acontecido na realidade. Cada barco da marinha encontrava a direção do sinal de rádio e, se um U-Boat quebrasse o silêncio do rádio, a triangulação revelaria sua posição exata. - Quando os submarinos vieram à tona, obviamente estavam faltando os números de submarinos alocados que, de outra forma, foram pintados na torre de comando e na lateral da proa. - Os U-boats são vistos disparando canhões de convés que estão posicionados mais perto da proa, indicando que a classe de U-Boat seria do Tipo IX; no entanto, o formato / design da torre de comando é o de um Tipo IA que teve o canhão de convés montado mais perto para a torre. Nenhum comandante alemão de U-BOAT faria de provocar o comandante americano via rádio em sã consciência, seria suícidio.
Bom dia. Quanto à triangulação das comunicações rádio do submarino, na época em questão, somente existiam para as faixas de frequência de HF (alta frequência) e MF (média frequência), feitas por estações localizadas em terra. A técnica chama-se radiogoniometria. A radiogoniometria para VHF e UHF (comunicações de curta distância) somente foi desenvolvida após a Segunda Guerra e usadas em navios de guerra até hoje. Comunicações em HF e MF são para grandes distâncias, quando o submarino necessita falar com a sua base ou outras unidades muito distantes. Quando faziam isso, eram "triangulados" pelas estações radiogoniométricas baseadas em terra (Rede de Radiogoniometria, ou Huff-Duff). A rede que comunicações que aparece no filme (comm entre navios) sendo interferida não era de HF nem de MF, portanto não podia ser triangulada.
Muito bons seus comentários e didáticos. porem aquele canhão duplo automático de 40 mm é Bofors sueco - fabricado sob licença pelos Aliados e , penso eu, até pelos alemães (Em 1962 fazia o NPOR Niteroi Infantaria Dez 61 Ago 63 fomos ao Campo de Gericinó onde tivemos a oportunidade de fazer o Tiro com morteiro 4.2 " = 105 mm , canhão sem recuo 57 mm e esta peça de 40 mm AA ) . O Oerlinkon é suíço , também fabricado sob licença. , os japoneses IJN copiaram uma arma naval AA quadrupla de 27 mm auto , era muita eficaz Parabéns Júlio César
filme excelente! ação vertiginosa, o próprio personagem do T.Hanks termina exausto de tanta correria, as artes agressivas nas torres dos U-boats não chegam a ser um problema, apenas realça o quanto eram realmente agressivas as ações dos mesmos, eram temidos, um verdadeiro pesadelo para qualquer comandante de navio na época, um U-boat caçando era morte certa!
E pensando melhor, "hackeamento do sistema de som" pode não ser a palavra adequada. Está claro que os navios de escolta operavam segundo um plano de comunicação em VHF, pois eles se falavam por voz. Se essas frequências ou até mesmo o plano tivesse vazado (por um descuido de quem opera o plano na estação rádio) seria possível um "estranho" entrar na fonia. Minha única dúvida é se os U-boat eram dotados de antenas de comunicação. De novo, improvável ou até mesmo irreal é o submarino emitir mensagens. Na verdade ele ficaria em silêncio e copiaria as mensagens que o GT trocaria.
Acabei de assistir, muito bom o filme ! Mas fiquei incomodado com todas as vezes q os u-boat iam atacar eram logo avistados os periscópios e eles logo subiam a superfície e não submergiam. A destruição do u-boat do desenho do Lobo foi tão rápida, pensei que ia ter um suspense, uma briga de gato e rato mais violenta. Foi puff !
Greyhound é muito bom, aquela tensão na travessia do Atlântico, os alemães fazendo pressão psicológica pelo rádio, a música que transmite suspense, o filme é muito bom.
Toda vez que Elizabeth Shoes aparece vale cada segundo, ela é linda e em qualquer filme seja de guerra ou não, ela é maravilhosa. Julio César não fale mal da Beth, mando-lhe um torpedo na oreia.
Fora as licenças poéticas, o filme foi sensacional. É já que temos o Batman Seixas fazendo a intro do quadro, tambem é preciso falar da dublagem, que estava fantástica.
Os alemães entrando na fonia me incomodou profundamente durante o filme. O resto é passável. Claro que justamente na cena congelada que aparece no seu video, a minha suspeita de que, se o DD tivesse continuado em trajetória reta, é bem possível que o segundo torpedo teria errado sem nem ter 'raspado' no casco da embarcação. É interessante notar que haviam outros tipos de espoleta em torpedos alemães, claro que no filme seria usada a espoleta mais conveniente. Encaro isso mais como uma forma de mostrar todos os perigos e desafios que se poderia encontrar ao cruzar o Atlântico naquele momento da Guerra, e no geral o filme é bom, mas ainda prefiro 'The Cruel Sea.'
Com relação ao "hackeamento" da fonia do Greyhound, o que me pareceu irreal foi o submarino ter de fato emitido qualquer som, mesmo que os sonares da época fossem mais limitados.
Alguns desses navios já operaram aqui no Brasil. Uma geração de marinheiros foram formados nesse tipo de embarcação e suas variantes. As situações de combate do filme, para quem está acostumado fazer exercícios/manobras contra submarinos, são exatamente como são mostradas.
Aquelas cenas na qual o submarino parte para o confronto direto com o destroyer, na superfície, é absolutamente irreal. Não haveria qualquer chance de vitória para o submarino em tal confronto. Mas é um filme, então...
A música do filme o mar revolto e todo aquela organização em cada posto do navio, show de bola. Sem falar nas táticas como: Zig Zag modificado. Sou fã.
Lindos comentarios Los torpedos en 1942 detonaban por campo magnético al pasar por debajo de la quilla Por otro lado sucedía que los torpedos fallaban Ej en Noruega un comandante ( creo que Prien) dijo que podian haber hundido una pequeña flota...hasta se salvo un portaviones por esas fallas en Noruega
Vi la pelicula Un error Los torpedos con estela solo se usaban por comandantes algumos de noche Los comandante preferian usar torpedos eléctricos que no dejaban estela (rastro visible)
Já vi sim... Tb achei muito boas as maneiras como as batalhas se desenrrolam... Os efeitos de computação são MUITO bons, pq vc não percebe isso pelo excelente render das cenas, e as tomadas do navio naquele mar grosso são tb muito boas. A ambientação é toda muito boa, realmente.
Muito boa a análise. Parabéns pelo conteúdo do canal, sempre agradável, objetivo e informativo. O filme é muito bem ambientado e envolvente. O único ponto que detaco é que, no início de 1942, consiguam afundar 4 U-boats em uma única viagem, mas a qualidade do filme faz isso passar sem manchas
"hackear" o sistema de comunicação se chama guerra eletrônica e é bem plausível, ainda mais naquela época que o sistema rádio era bastante rudimentar. Basicamente consiste em descobrir a frequência do inimigo e ouvir (apenas ouvir, sem transmitir) para antecipar a movimentação dos mesmos. Mas caso seja usado para provocar ou dar ordens diferentes a fim de causar confusão ou medo, já é um tipo de guerra psicológica. O único problema realmente com a cena é que em uma situação real, onde o inimigo está transmitindo provocação na sua frequência, você simplesmente troca de frequência e começa a falar em código, presumindo que mesmo trocando ele ainda pode estar ouvindo.
Eu assisti ontem foi top e com linguagem original sem legenda só as imagens e as ações diziam tudo. Excelente filme atual do ator e vim aqui no RUclips saber mais sobre Greyhound e deparei me com Sala de Guerra canal que curto muito e ensina muita história.
Incrível...vc pontuou EXATAMENTE as três únicas coisas que me incomodaram no filme: O canto da baleia,os alemães zuando no rádio e os U-Boat com tatuagem estilo Hot-Wheels.
KKKKKKKKKK concordo demais, oq mais me irritou foi a porra do som de baleia na trilha sonora, no começo eu fiquei estranhando pensando "que porra de barulho é esse?!"
Das boot, O barco aqui no Brasil, sem dúvida é o melhor filme que já assisti sobre u-boots. Inclusive é narrado na perspectiva alemã, algo bem incomum.
Júlio, muito bom seuas análises. Queria te pedir outros. Sugiro os filmes A ponte do Rio Kuait, Sniper Americano, O grande heroi, Corações de Ferro, Falcão Negro em Perigo, 1917, Midway. Pois é uma excelente forma de você continuar mostrando seu excelente trabalho de pesquisa. Tá lançado o desafio. Att. Penalber
Acabei de assistir e o filme consegue passar um pouco da tensão constante que os tripulantes passavam. Embora não seja uma história real, mesmo assim certas liberdades artísticas de fato soaram estranhas, como o desenho do lobo que mais parecia um emblema de grupo de paintball e a questão das mensagens alemãs pelo rádio.
Ainda não assisti , mas do traIler o que me incomodou foi a ideia que passou de ser uma briga restrita entre/aos dois barcos. Sabendo que o alvo PRIORITÁRIO do submarino era o comboio.
Não sei se tem em catalogo, a editora Record lançou o livro Submarino, de Lothar-gunther Buchheim, que virou um filme depois.Tenho o original que meu pai comprou na decada de 70. O melhor que já lí sobre guerra naval. Recomendo.
Assisti por 2 vezes e gostei muito. Filme enxuto e dinâmico. Quanto ao som de baleia, gostei muito, dava a impressão de orcas avançando para o ataque, criando um clima de aflição. Muito bom, vale a pena assistir.
Pra mim um ponto que me deixou um pouco triste foi o fato do filme ter somente 1h30!!! SÉRIO!! O filme é tão bom, trás uma temática muito legal e até pouco explorada nos cinemas, que deixa um gostinho de "quero mais"!! É um excelente filme de guerra anti-submarina!!! Gostei muito!!!
Vim do futuro, fev 24 , acabei de assistir o filme. Pena ele ter pouca divulgação por estar no na 🍎 tv + . Achei bom e concordo com a crítica , talvez quem não tem interesse no assunto da 2WW não curta tanto .
A frequência de comunicação deveria ser fácil localizar, tnt que todo mundo eacutava a transmissão dos alemães, mas não decodificavam.. Então seria possível transmitir na frequência americana... Improvável mas não impossível
Todo vilão de filme tem um emblema com algo sinistro assim como o personagem líder maligno é super confiante, acha graça e ri do inimigo por qualquer motivo.
Concordo, a produção alemã, Das Boot é o melhor filme sobre submarino durante a II Guerra Mundial. No Greyhood "Galgo cão próprio para corrida", talvez se referindo a corrida do comboio para sair do the black pit (ponto negro), isto é área sem cobertura aérea. A fala do comandante alemão só seria possível se na superfície entrasse na frequência de rádio do destróier. Nenhuma referencia a máquina enigma, cujo código foi quebrado depois de 1941. Considero um filme bom, mais para mostrar o drama relatado no final, sobre as vítimas da guerra no Atlântico.
Meu caro Júlio César, vi o filme e achei ele muito intenso na parte do combate como você mesmo disse. Dos filmes de 2ªGM, achei ótimo. Muito combativo e interessante, mostrando a guerra naval no conflito.
Gostei to filme também. Achei demais esses barulhos de baleia tb e nas cenas de combate como alguns submarinos apareceram fazendo ataque de superfície quando devia estar com profundidade de periscópio. Que um submarino possa atacar na superfície um cargueiro isolado tudo bem, mas querer servir de alvo para os canhões dos destróiers foi muito exótico.
Uma sugestão ao Sala de Guerra, pois notei que o assunto do rádio está em alta nos comentários, faça um video comentando sobre essa questão da quebra de silêncio do rádio no UBOAT, seria interessante consultar algum submarinista da Marinha para esclarecer, pelo que sei e já estive em um submarino quando fui Fuzileiro Naval, o silêncio é a palavra de ordem, qualquer tipo de barulho pode denunciar a posição, imagina um sinal de rádio. Fica a dica. Até os americanos nos foruns de filmes estão criticando a cena.
Olha só que interessante, eu tava assistindo o filme A última missão de 1973, com o Jack Nicholson, onde eles levam um marujo prisioneiro e o primeiro ônibus que eles pegaram na lateral ta escrito GREYHOUND.
Vi esse filme ontem, domingo. Achei sensacional, muito bom mesmo. O que eu mais curti foi a intensidade do filme, era pancada atrás de pancada e o clima em alto mar, realmente eu senti um certo apreço pelo tipo de ambiente em que a batalha se desenrolava, ainda mais ficar em alto mar naquele mar revoltoso, gelado e sombrio. Pra mim, é um filme 9/10 fácil.
Não vi o filme e vi os spoilers 😁 e assisti um filme com uma cena que também aparece o lance dos torpedos ! Acho que se chama U-517 e é bem legal também apesar das fantasias hollywodianas
Adorei o filme!! Sua análise, como sempre, é irretocável. Sem Perfeccionismo gostaria de contribuir, a correção da amurada está valendo, creio que o termo a navegação americana não estava preparada .... seria melhor “por a Marinha de Guerra americana” , e ponte de comando seria melhor substituir por passadiço (Mais usado na Marinha de Guerra) Morgen!!
Gostei do filme e gostei demais de sua análise. Simples, rápida e objetiva. Na outra que tivo o desprezer de ler o crítico aparentemente era engajado em defesa de algumas "minorias" que até sobre racismo dentro do navio o cara falou... pra pessoas que como eu so querem ver e entender um pouco mais de um bom filme, torna-se insuportável está lendo comentário do tipo. Mais uma vez, parabéns, ganhou um inscrito.
Nossa assisti esse filme, e pense em filme de guerra porreta, todos os detalhes desse filme são bem realista e deixam a gente vidrado na tela para ver o próximo movimento dos personagens.
Boa noite Júlio, que tal aproveitar o tema do filme e fazer um video sobre a história real do USS England que afundou 6 submarinos japoneses em apenas 12 dias! E ele era um Destroyer de Escolta classe Buckley, menor que os Fletcher.
Tem uma outra cena que me incomodou muito que foi a do navio do comboio raspando no destróier Se eles tinham um radar de superfície muito bom o eco de um navio desse porte devia estar gritando na tela do radar
Oi Júlio, Excelente matéria como de costume rsrs. No entanto a Batalha do Atlântico foi um dos maiores desafios dos aliados na primeira metade da Segunda Guerra. E o mais se destaca são os ases dos submarinos alemães afundando navios aliados. A minha curiosidade é exatamente contrária e acho que daria uma excelente matéria seria saber quem foram os maiores ases (destroiers, contratorpedeiros e aviões) dos aliados que mais aniquilaram submarinos durante toda a guerra? Abraço. 🤝🤝🤝
Ficção sempre se aproveita da licença poética, mas o filme é muito, muito bom, o clima de tensão dá uma boa ideia de como foi navegar por lá naquela fase da guerra, Tom Hanks realmente se dá bem falando da Segunda Guerra...
Assisti ao Filme e cheguei a mesma conclusão quanto ao som da baleia, nada haver... Minha esposa nem tinha se dado conta... Achei estranho todos aqueles desenhos nos submarinos, mas não tinha certeza, não cheguei a pesquisar, gostei da sua colocação. Essa cena de torpedo passando de raspão em navio não é novidade... Já vi em filmes navais...da década de 80 ou 90. Valeu mestre, gosto muito do seu trabalho!!
Apesar da idade, foi muito bem feito. E mais próximo da realidade ,pois, comandante responsável, não enfrenta navio de guerra na superfície nem muito menos manda recado via rádio.
Vi um filme e pensava que era um destes treileres que existem para dar vontade. Ou seja, vi o susto mesmo. Agora, aonde está fundeado este Contratorpedeiro na Luisiana? Estive em Nova Orleães e não vi.
Kkk... além de conhecer pessoalmente e ter vários autógrafos de importantes personagens da história, agora ainda se dá ao luxo de ter a introdução dos vídeos feita pelo Batman.... :) Só boas pessoas, carismáticas, inteligentes e dedicadas em tudo que faz, tem esse privilégio!!! Parabéns, cara.
Como falei no último vídeo do meu canal, "Greyhound" é um longa de guerra meio estranho por se passar todo em um único cenário, enquanto tudo que acontece ao redor (o mar e os navios inimigos) são feitos por CGI. Mas o roteiro, ainda que simples, consegue garantir bons momentos de emoção. Não é memorável, mas funciona dentro da proposta minimalista.
Poderia fazer um vídeo com crítica ao filme Operação final ( Last operation). Ele tem uma mistura de realidade com ficção, pois retrata sobre o sequestro e julgamento de Adolf Eichmann em 1960, além de uma trama envolvendo personagens. Com certeza renderia um bom vídeo!
Já teve um filme de guerra no pacifico com o mesmo titulo de até o último homem. Porém o enredo não era o mesmo com Richard Widmark. Gostaria que comentasse sobre este filme. Foi indicado ao oscar em 1942.
Graças a você acabei de assistir o filme nossa cheio de adrenalina ação atrás de ação tava procurando por um filme assim muito obrigado assistirei novamente acho que essa semana msm nota 10 pra esse filme
É um filme ótimo e mesmo eu já tendo visto, ele pode ir pro cinema que pago o ingresso, pois é o tipo de filme pra ver no telão, com um bom e alto som! P.s: Tem um bom filme de guerra chamado "FURY". Excelente também!
Fala amigo Júlio tudo blza? Aqui é Eduardo de Recife, o filme é muito bom e assino embaixo quando você aponta as falhas, ri demais quendo tu falasse sobre as ameaças alemãs no rádio, aquilo é hilário e ainda por cima, quando ele diz que o lobo está faminto e uiva no rádio, Kkkkkkk, fora esses erros que você apontou, é um ótimo filme, tudo de bom meu amigo, parabéns pelo canal.
Ótima análise e filme muito bom também, você fará a análise do Das Boot também? Considero esse um dos melhores filmes sobre a batalhas com submarinos da 2a guerra
O filme é muito bom, com ação constante, bem filmado e bem ambientado, tirando aqueles furos muito bem lembrados, nos quais o mais tolinho mesmo são as ameaças, vale a pena assistir...
Cara faz um review Battleship - Batalha dos Mares. Sei que a parte dos aliens não da pra comentar. Mais vale a pena saber se os navios faz tudo que mostra.
Tudo bem Júlio! Agora que assisti esse filme e gostei muito, mas uma coisa que me chamou a atenção e que você não comentou do review, são os submarinos alemães lutando na superfície! Era isso mesmo? Na superfície eles não eram alvos fáceis?
⚠️Correção: quando eu falo "amurada" quero dizer CASCO
"costado" meu amigo... mas pode dizer casco...
Pô Júlio.... Tive que parar de ver o vídeo! Mas, valeu aí pela dica 😁😁😁😁
Já vou passar esse filme 😁
@indradevaputra putra pra quê?
@indradevaputra putra 3...kkkkk
Cara, a entrada com a narração do Márcio, ficou muito show!!
eu ja estava esperando herbert richers kkkk
A voz do Márcio é uma dádiva.
O melhor filme até hoje de destroyer x u-boat é o "Raposa do Mar" mostrando o duelo entre um destroyer americano cujo comandante é protagoonizado por Robert Mitchum e um submarino alemão, cujo comandante é estrelado pelo ator Curd Jurgens.
E é um filme que há dois lados.
E tem um final, no mínimo, inusitado e explosivo! Imagine o que aqueles caras não fariam com a tecnologia e efeitos especiais de hoje.
Vdd. Muito bom filme.
Sobre a temática tem o alemão "das boot" - "O Barco" que fala justamente de um submarino alemão em missão. Excelente filme.
Prefiro Das Boot
O "Lado Negro da Força" 👍
Assinei a Apple tv+ só pra ver esse filme.
Filmaço.
Tem uma coisa que não fez sentido no filme. Toda vez que um uboat emergia, era padrão alguém subir imediatamente para a torre, pois na superfície ele precisa de olhos. O filme os mostrava cegos, torres vazias.
Os rádios não tinham criptografia naquela época, então não era impossível o inimigo entrar na tua fonia e fazer gracinhas. Mas isso daria a posição do submarino de bandeja pro destróier.
Meu pai serviu na FAB em 1945, não foi pra Itália. Mas um primo nosso era marinheiro em submarino na marinha inimiga, e um destróier o enviou pro fundo junto com seu uboat. Coisas da guerra.
Tenho "gatonet' asssisti do mesmo jeito, rs.
@@TheSinv 😂😂😂
Liberdade que Tom Hanks tomou e adaptou ao romance em que se baseou, afinal é cinema, neh?
Aqui uns comentários que achei interessantes no IMDb
- Um dos comandantes de submarinos alemães provoca o Greyhound pelo rádio. Isso nunca teria acontecido na realidade. Cada barco da marinha encontrava a direção do sinal de rádio e, se um U-Boat quebrasse o silêncio do rádio, a triangulação revelaria sua posição exata.
- Quando os submarinos vieram à tona, obviamente estavam faltando os números de submarinos alocados que, de outra forma, foram pintados na torre de comando e na lateral da proa.
- Os U-boats são vistos disparando canhões de convés que estão posicionados mais perto da proa, indicando que a classe de U-Boat seria do Tipo IX; no entanto, o formato / design da torre de comando é o de um Tipo IA que teve o canhão de convés montado mais perto para a torre.
Nenhum comandante alemão de U-BOAT faria de provocar o comandante americano via rádio em sã consciência, seria suícidio.
Concordo. Uma fonia tão longa assim no rádio permitiria usar o goniômetro sem nenhuma dificuldade.
Bom dia. Quanto à triangulação das comunicações rádio do submarino, na época em questão, somente existiam para as faixas de frequência de HF (alta frequência) e MF (média frequência), feitas por estações localizadas em terra. A técnica chama-se radiogoniometria. A radiogoniometria para VHF e UHF (comunicações de curta distância) somente foi desenvolvida após a Segunda Guerra e usadas em navios de guerra até hoje. Comunicações em HF e MF são para grandes distâncias, quando o submarino necessita falar com a sua base ou outras unidades muito distantes. Quando faziam isso, eram "triangulados" pelas estações radiogoniométricas baseadas em terra (Rede de Radiogoniometria, ou Huff-Duff). A rede que comunicações que aparece no filme (comm entre navios) sendo interferida não era de HF nem de MF, portanto não podia ser triangulada.
Muito bons seus comentários e didáticos. porem aquele canhão duplo automático de 40 mm é Bofors sueco - fabricado sob licença pelos Aliados e , penso eu, até pelos alemães (Em 1962 fazia o NPOR Niteroi Infantaria Dez 61 Ago 63 fomos ao Campo de Gericinó onde tivemos a oportunidade de fazer o Tiro com morteiro 4.2 " = 105 mm , canhão sem recuo 57 mm e esta peça de 40 mm AA ) . O Oerlinkon é suíço , também fabricado sob licença. , os japoneses IJN copiaram uma arma naval AA quadrupla de 27 mm auto , era muita eficaz Parabéns Júlio César
O filme é muito bom. Ha tempos não via um filme de guerra assim. A geurra no atlantico foi interessantissima.
filme excelente! ação vertiginosa, o próprio personagem do T.Hanks termina exausto de tanta correria, as artes agressivas nas torres dos U-boats não chegam a ser um problema, apenas realça o quanto eram realmente agressivas as ações dos mesmos, eram temidos, um verdadeiro pesadelo para qualquer comandante de navio na época, um U-boat caçando era morte certa!
E pensando melhor, "hackeamento do sistema de som" pode não ser a palavra adequada. Está claro que os navios de escolta operavam segundo um plano de comunicação em VHF, pois eles se falavam por voz. Se essas frequências ou até mesmo o plano tivesse vazado (por um descuido de quem opera o plano na estação rádio) seria possível um "estranho" entrar na fonia. Minha única dúvida é se os U-boat eram dotados de antenas de comunicação. De novo, improvável ou até mesmo irreal é o submarino emitir mensagens. Na verdade ele ficaria em silêncio e copiaria as mensagens que o GT trocaria.
Se os filmes "piratas" são o lado negro da força eu já sou um Sith kkkkkk
Acabei de assistir, muito bom o filme ! Mas fiquei incomodado com todas as vezes q os u-boat iam atacar eram logo avistados os periscópios e eles logo subiam a superfície e não submergiam. A destruição do u-boat do desenho do Lobo foi tão rápida, pensei que ia ter um suspense, uma briga de gato e rato mais violenta. Foi puff !
Realmente, foi muito rápido. Isso nos faz pensar em como os submarinos eram frágeis. Depois de 1944, afundaram aos montes.
Greyhound é muito bom, aquela tensão na travessia do Atlântico, os alemães fazendo pressão psicológica pelo rádio, a música que transmite suspense, o filme é muito bom.
Pelo nome do filme achava que era de um grupo de reconhecimento onde um veículo M8 Greyhound havia feito um ato heróico.....
Toda vez que Elizabeth Shoes aparece vale cada segundo, ela é linda e em qualquer filme seja de guerra ou não, ela é maravilhosa. Julio César não fale mal da Beth, mando-lhe um torpedo na oreia.
Fora as licenças poéticas, o filme foi sensacional. É já que temos o Batman Seixas fazendo a intro do quadro, tambem é preciso falar da dublagem, que estava fantástica.
Os alemães entrando na fonia me incomodou profundamente durante o filme. O resto é passável. Claro que justamente na cena congelada que aparece no seu video, a minha suspeita de que, se o DD tivesse continuado em trajetória reta, é bem possível que o segundo torpedo teria errado sem nem ter 'raspado' no casco da embarcação. É interessante notar que haviam outros tipos de espoleta em torpedos alemães, claro que no filme seria usada a espoleta mais conveniente. Encaro isso mais como uma forma de mostrar todos os perigos e desafios que se poderia encontrar ao cruzar o Atlântico naquele momento da Guerra, e no geral o filme é bom, mas ainda prefiro 'The Cruel Sea.'
Com relação ao "hackeamento" da fonia do Greyhound, o que me pareceu irreal foi o submarino ter de fato emitido qualquer som, mesmo que os sonares da época fossem mais limitados.
Alguns desses navios já operaram aqui no Brasil. Uma geração de marinheiros foram formados nesse tipo de embarcação e suas variantes. As situações de combate do filme, para quem está acostumado fazer exercícios/manobras contra submarinos, são exatamente como são mostradas.
Aquelas cenas na qual o submarino parte para o confronto direto com o destroyer, na superfície, é absolutamente irreal. Não haveria qualquer chance de vitória para o submarino em tal confronto.
Mas é um filme, então...
A música do filme o mar revolto e todo aquela organização em cada posto do navio, show de bola. Sem falar nas táticas como: Zig Zag modificado. Sou fã.
Lindos comentarios
Los torpedos en 1942 detonaban por campo magnético al pasar por debajo de la quilla
Por otro lado sucedía que los torpedos fallaban
Ej en Noruega un comandante ( creo que Prien) dijo que podian haber hundido una pequeña flota...hasta se salvo un portaviones por esas fallas en Noruega
Vi la pelicula
Un error
Los torpedos con estela solo se usaban por comandantes algumos de noche
Los comandante preferian usar torpedos eléctricos que no dejaban estela (rastro visible)
Você é um alemão tentando afundar um navio Canadense e do nada cai um monte de tomate na sua cabeça kkkkkk
Kkkkkkkk
Boa ll
Eu ri tanto quando ele falou que minha esposa perguntou se eu tava bem. Kkkkkkkk. Os tomates será que eram perfurantes ou he ? Kkkk
Já vi sim... Tb achei muito boas as maneiras como as batalhas se desenrrolam... Os efeitos de computação são MUITO bons, pq vc não percebe isso pelo excelente render das cenas, e as tomadas do navio naquele mar grosso são tb muito boas. A ambientação é toda muito boa, realmente.
Muito boa a análise. Parabéns pelo conteúdo do canal, sempre agradável, objetivo e informativo.
O filme é muito bem ambientado e envolvente. O único ponto que detaco é que, no início de 1942, consiguam afundar 4 U-boats em uma única viagem, mas a qualidade do filme faz isso passar sem manchas
Assisti ontem. E seus comentários foram os mesmos que do que eu achava.
"hackear" o sistema de comunicação se chama guerra eletrônica e é bem plausível, ainda mais naquela época que o sistema rádio era bastante rudimentar.
Basicamente consiste em descobrir a frequência do inimigo e ouvir (apenas ouvir, sem transmitir) para antecipar a movimentação dos mesmos. Mas caso seja usado para provocar ou dar ordens diferentes a fim de causar confusão ou medo, já é um tipo de guerra psicológica.
O único problema realmente com a cena é que em uma situação real, onde o inimigo está transmitindo provocação na sua frequência, você simplesmente troca de frequência e começa a falar em código, presumindo que mesmo trocando ele ainda pode estar ouvindo.
Eu assisti ontem foi top e com linguagem original sem legenda só as imagens e as ações diziam tudo. Excelente filme atual do ator e vim aqui no RUclips saber mais sobre Greyhound e deparei me com Sala de Guerra canal que curto muito e ensina muita história.
Eu assisti o filme!!! E percebi os detalhes com sua ajuda!!! Valeu, foi milimetricamente narrado!!!
Sua Análise stá Cômica e cheia de Realismo!
Até nas guerras os Exageros são Alarmante!!
Valeu!!!
Incrível...vc pontuou EXATAMENTE as três únicas coisas que me incomodaram no filme:
O canto da baleia,os alemães zuando no rádio e os U-Boat com tatuagem estilo Hot-Wheels.
KKKKKKKKKK concordo demais, oq mais me irritou foi a porra do som de baleia na trilha sonora, no começo eu fiquei estranhando pensando "que porra de barulho é esse?!"
Das boot, O barco aqui no Brasil, sem dúvida é o melhor filme que já assisti sobre u-boots. Inclusive é narrado na perspectiva alemã, algo bem incomum.
e feito por alemães hehehe, filme espetacular!!!
Júlio, muito bom seuas análises. Queria te pedir outros. Sugiro os filmes A ponte do Rio Kuait, Sniper Americano, O grande heroi, Corações de Ferro, Falcão Negro em Perigo, 1917, Midway. Pois é uma excelente forma de você continuar mostrando seu excelente trabalho de pesquisa. Tá lançado o desafio. Att. Penalber
Acabei de assistir e o filme consegue passar um pouco da tensão constante que os tripulantes passavam.
Embora não seja uma história real, mesmo assim certas liberdades artísticas de fato soaram estranhas, como o desenho do lobo que mais parecia um emblema de grupo de paintball e a questão das mensagens alemãs pelo rádio.
Ainda não assisti , mas do traIler o que me incomodou foi a ideia que passou de ser uma briga restrita entre/aos dois barcos. Sabendo que o alvo PRIORITÁRIO do submarino era o comboio.
Não sei se tem em catalogo, a editora Record lançou o livro Submarino, de Lothar-gunther Buchheim, que virou um filme depois.Tenho o original que meu pai comprou na decada de 70. O melhor que já lí sobre guerra naval. Recomendo.
Assisti por 2 vezes e gostei muito.
Filme enxuto e dinâmico.
Quanto ao som de baleia, gostei muito, dava a impressão de orcas avançando para o ataque, criando um clima de aflição. Muito bom, vale a pena assistir.
Pra mim um ponto que me deixou um pouco triste foi o fato do filme ter somente 1h30!!! SÉRIO!! O filme é tão bom, trás uma temática muito legal e até pouco explorada nos cinemas, que deixa um gostinho de "quero mais"!! É um excelente filme de guerra anti-submarina!!! Gostei muito!!!
A cabeça do Tom, envelheceu , e como nós , não conseguimos contar a História da forma que aconteceu.A História são momentos de lembrança ao acaso.
Gostei muito dos comentários a respeito desse novo filme sobre a Segunda Guerra, de Tom Hanks!
O mesmo eu não digo sobre Corações de Ferro ou Dunkirk
Vim do futuro, fev 24 , acabei de assistir o filme. Pena ele ter pouca divulgação por estar no na 🍎 tv + . Achei bom e concordo com a crítica , talvez quem não tem interesse no assunto da 2WW não curta tanto .
A frequência de comunicação deveria ser fácil localizar, tnt que todo mundo eacutava a transmissão dos alemães, mas não decodificavam.. Então seria possível transmitir na frequência americana... Improvável mas não impossível
Já havia assistido o filme e sua leitura foi fantástica. obrigado
Todo vilão de filme tem um emblema com algo sinistro assim como o personagem líder maligno é super confiante, acha graça e ri do inimigo por qualquer motivo.
Concordo, a produção alemã, Das Boot é o melhor filme sobre submarino durante a II Guerra Mundial. No Greyhood "Galgo cão próprio para corrida", talvez se referindo a corrida do comboio para sair do the black pit (ponto negro), isto é área sem cobertura aérea. A fala do comandante alemão só seria possível se na superfície entrasse na frequência de rádio do destróier. Nenhuma referencia a máquina enigma, cujo código foi quebrado depois de 1941. Considero um filme bom, mais para mostrar o drama relatado no final, sobre as vítimas da guerra no Atlântico.
Também fiquei me perguntando o porquê das cenas com a mulher.
O diretor devia estar devendo dinheiro pra ela 😂😂
Meu caro Júlio César, vi o filme e achei ele muito intenso na parte do combate como você mesmo disse. Dos filmes de 2ªGM, achei ótimo. Muito combativo e interessante, mostrando a guerra naval no conflito.
Gostei to filme também. Achei demais esses barulhos de baleia tb e nas cenas de combate como alguns submarinos apareceram fazendo ataque de superfície quando devia estar com profundidade de periscópio. Que um submarino possa atacar na superfície um cargueiro isolado tudo bem, mas querer servir de alvo para os canhões dos destróiers foi muito exótico.
Uma sugestão ao Sala de Guerra, pois notei que o assunto do rádio está em alta nos comentários, faça um video comentando sobre essa questão da quebra de silêncio do rádio no UBOAT, seria interessante consultar algum submarinista da Marinha para esclarecer, pelo que sei e já estive em um submarino quando fui Fuzileiro Naval, o silêncio é a palavra de ordem, qualquer tipo de barulho pode denunciar a posição, imagina um sinal de rádio. Fica a dica. Até os americanos nos foruns de filmes estão criticando a cena.
Julião, se for possível fala da série Das Boot que ta na segunda temp maravilhosa tb , seu canal é espetacular . Flw
Vi o filme original. Não sabia da série, onde está passando? Netflix?
A cara essa série e muito americana
Olha só que interessante, eu tava assistindo o filme A última missão de 1973, com o Jack Nicholson, onde eles levam um marujo prisioneiro e o primeiro ônibus que eles pegaram na lateral ta escrito GREYHOUND.
Vi esse filme ontem, domingo. Achei sensacional, muito bom mesmo. O que eu mais curti foi a intensidade do filme, era pancada atrás de pancada e o clima em alto mar, realmente eu senti um certo apreço pelo tipo de ambiente em que a batalha se desenrolava, ainda mais ficar em alto mar naquele mar revoltoso, gelado e sombrio.
Pra mim, é um filme 9/10 fácil.
Não vi o filme e vi os spoilers 😁 e assisti um filme com uma cena que também aparece o lance dos torpedos ! Acho que se chama U-517 e é bem legal também apesar das fantasias hollywodianas
4 canhões? Nossa que criatividade em usar armas para classificar filmes!
Top Julião!
Adorei o filme!! Sua análise, como sempre, é irretocável. Sem Perfeccionismo gostaria de contribuir, a correção da amurada está valendo, creio que o termo a navegação americana não estava preparada ....
seria melhor “por a Marinha de Guerra americana” , e ponte de comando seria melhor substituir por passadiço (Mais usado na Marinha de Guerra)
Morgen!!
Fala sobre a operação para eliminar o açougueiro de Praga, sobre a operação em si e não no filme.
Vi o filme recentemente e gostei muito. Muitas cenas de batalhas inusitadas, como o submarino passando bem ao lado do destroyer.
Fala do icônico filme Das Boot - este sim merece uma atenção especial!
Depois de ver o filme, voltei aqui pra ver esse vídeo e realmente fiquei me perguntando se entrar na fonia do inimigo seria realmente possível...
Gostei do filme e gostei demais de sua análise. Simples, rápida e objetiva. Na outra que tivo o desprezer de ler o crítico aparentemente era engajado em defesa de algumas "minorias" que até sobre racismo dentro do navio o cara falou... pra pessoas que como eu so querem ver e entender um pouco mais de um bom filme, torna-se insuportável está lendo comentário do tipo. Mais uma vez, parabéns, ganhou um inscrito.
Nossa assisti esse filme, e pense em filme de guerra porreta, todos os detalhes desse filme são bem realista e deixam a gente vidrado na tela para ver o próximo movimento dos personagens.
Poxaaa...to rezando pra Netiflix adquirir esse filme...não tenho Apple! !!Não sou endinheirado,infelizmente...😯😕😔✌👍
Mto bom o filme, ação intensaapesar dos erros, e para ver o lado dos alemães o filme das Boot!! Lembrei do Game de PC "Silent Hunter" que joguei mto
Boa noite Júlio, que tal aproveitar o tema do filme e fazer um video sobre a história real do USS England que afundou 6 submarinos japoneses em apenas 12 dias! E ele era um Destroyer de Escolta classe Buckley, menor que os Fletcher.
Fala do filme (A grande Batalha) que passa em Manila ... Do resgate de 500 prisioneiros americanos.
Tem uma outra cena que me incomodou muito que foi a do navio do comboio raspando no destróier
Se eles tinham um radar de superfície muito bom o eco de um navio desse porte devia estar gritando na tela do radar
Oi Júlio,
Excelente matéria como de costume rsrs.
No entanto a Batalha do Atlântico foi um dos maiores desafios dos aliados na primeira metade da Segunda Guerra. E o mais se destaca são os ases dos submarinos alemães afundando navios aliados.
A minha curiosidade é exatamente contrária e acho que daria uma excelente matéria seria saber quem foram os maiores ases (destroiers, contratorpedeiros e aviões) dos aliados que mais aniquilaram submarinos durante toda a guerra?
Abraço. 🤝🤝🤝
Por favor, nos presenteie com um vídeo sobre os Tuskegee Airmen!
Ficção sempre se aproveita da licença poética, mas o filme é muito, muito bom, o clima de tensão dá uma boa ideia de como foi navegar por lá naquela fase da guerra, Tom Hanks realmente se dá bem falando da Segunda Guerra...
Assisti ao Filme e cheguei a mesma conclusão quanto ao som da baleia, nada haver... Minha esposa nem tinha se dado conta... Achei estranho todos aqueles desenhos nos submarinos, mas não tinha certeza, não cheguei a pesquisar, gostei da sua colocação. Essa cena de torpedo passando de raspão em navio não é novidade... Já vi em filmes navais...da década de 80 ou 90. Valeu mestre, gosto muito do seu trabalho!!
A entrada do vídeo ficou espetacular! Parabéns!
O que você achou do filme O Barco: inferno no Mar 1981?
Apesar da idade, foi muito bem feito. E mais próximo da realidade ,pois, comandante responsável, não enfrenta navio de guerra na superfície nem muito menos manda recado via rádio.
Vi um filme e pensava que era um destes treileres que existem para dar vontade. Ou seja, vi o susto mesmo.
Agora, aonde está fundeado este Contratorpedeiro na Luisiana? Estive em Nova Orleães e não vi.
Kkk... além de conhecer pessoalmente e ter vários autógrafos de importantes personagens da história, agora ainda se dá ao luxo de ter a introdução dos vídeos feita pelo Batman.... :) Só boas pessoas, carismáticas, inteligentes e dedicadas em tudo que faz, tem esse privilégio!!! Parabéns, cara.
Obrigado meu amigo 😄
Parabéns pelos vídeos. Faz um sobre "Círculo de Fogo", direção: Jean-Jacques Annaud, um dos meus filmes de guerra favoritos
Como falei no último vídeo do meu canal, "Greyhound" é um longa de guerra meio estranho por se passar todo em um único cenário, enquanto tudo que acontece ao redor (o mar e os navios inimigos) são feitos por CGI. Mas o roteiro, ainda que simples, consegue garantir bons momentos de emoção. Não é memorável, mas funciona dentro da proposta minimalista.
Poderia fazer um vídeo com crítica ao filme Operação final ( Last operation). Ele tem uma mistura de realidade com ficção, pois retrata sobre o sequestro e julgamento de Adolf Eichmann em 1960, além de uma trama envolvendo personagens. Com certeza renderia um bom vídeo!
Faça mais análises de filmes, até mesmo filmes antigos, dê sua opinião. Tem tudo pra enriquecer o canal.
Já teve um filme de guerra no pacifico com o mesmo titulo de até o último homem. Porém o enredo não era o mesmo com Richard Widmark. Gostaria que comentasse sobre este filme. Foi indicado ao oscar em 1942.
Stephen Graham (Charlie Cole), creio que no papel de segundo oficial, também esteve em Band Of Brothers...
Os últimos filmes de guerra naval bons que eu assisti foram Das Boot e Master and Commander: The Far Side of the World e agora esse.
Das boot é uma ótima série. Aguardando a próxima temporada.
@@gildojr1606 Eu nem sabia que tinha uma série. Assisti o filme.
Show! Assisti depois que vi seu vídeo. Fiz como mandou. Parei o video aqui fui ver o filme e agora voltei ver o video. Achei o filme muito bom.
Valeu
Acabei de assistir pela primeira vez o filme, incrível, e obrigado pelo vídeo explicativo Júlio.
eu não achei q seria tão bom o filme, me surpreendeu mais é oq ele disse é mais para quem gosta de filmes de guerra, no caso eu adoro.
Graças a você acabei de assistir o filme nossa cheio de adrenalina ação atrás de ação tava procurando por um filme assim muito obrigado assistirei novamente acho que essa semana msm nota 10 pra esse filme
Excelente comentário.... bem realista e profissional. Eng. Rogerio Palma
Emblema do peixe-serra é de nosso querido U-96 do Das Boot.
Das boot
Em inglês: the boat
Em português: u-boat
Excelente meu amigo!!!! Quando vejo o sinalzinho do seu canal já venho correndo ver, pois sei que é algo maravilhoso!!!
como faço para assestir
É um filme ótimo e mesmo eu já tendo visto, ele pode ir pro cinema que pago o ingresso, pois é o tipo de filme pra ver no telão, com um bom e alto som!
P.s: Tem um bom filme de guerra chamado "FURY". Excelente também!
Fala amigo Júlio tudo blza? Aqui é Eduardo de Recife, o filme é muito bom e assino embaixo quando você aponta as falhas, ri demais quendo tu falasse sobre as ameaças alemãs no rádio, aquilo é hilário e ainda por cima, quando ele diz que o lobo está faminto e uiva no rádio, Kkkkkkk, fora esses erros que você apontou, é um ótimo filme, tudo de bom meu amigo, parabéns pelo canal.
Valeu Edu 😄
Ótima análise e filme muito bom também, você fará a análise do Das Boot também? Considero esse um dos melhores filmes sobre a batalhas com submarinos da 2a guerra
É isso mesmo???? Locução da intro do Marcio Seixas???? É isso mesmo meu Brasil???? Meu coração até palpitou! Hahahahahaha ❤️
Parei quando você avisou sobre os spoilers, rsrs... Vou ver o filme... Valeu!
O filme é muito bom, com ação constante, bem filmado e bem ambientado, tirando aqueles furos muito bem lembrados, nos quais o mais tolinho mesmo são as ameaças, vale a pena assistir...
Cara faz um review Battleship - Batalha dos Mares. Sei que a parte dos aliens não da pra comentar. Mais vale a pena saber se os navios faz tudo que mostra.
Tudo bem Júlio! Agora que assisti esse filme e gostei muito, mas uma coisa que me chamou a atenção e que você não comentou do review, são os submarinos alemães lutando na superfície! Era isso mesmo? Na superfície eles não eram alvos fáceis?
Cara, ficou muito bom essa locução.
Eles guardavam mesmo cargas de profundidade nos alojamentos? Os cozinheiros ajudavam a carrega-las?
Eu gostei dos elementos "ficcionais" como o "som de baleia", as pinturas e o "hack". Para quem não exige fidelidade, encontrou um filme bem tenso.
Sugestão de análise: Filme U-571 - A Batalha do Atlântico.