Você tá me falando que o fabricante não recomenda o próprio manual do produto ou você está me falando que a concessionária não recomenda o manual do fabricante?
A minha são doze, como mostro no manual. A kawasaki muda isso quase todo ano. Dependendo do ano da moto pode ser de doze ou de seis mil kms. De ano em ano ou dr seis em seis meses.
Ela usa só 2 litros? Maravilha!!! Dá até pra comprar o Motul 7100 100% sintético. Digo isso comparando uma 650 que utiliza 4 litros. Pode dizer que na troca de óleo a manutenção dela é mais em conta.
Kkkk os caras precisam que uma hora zoa o motor pra gerar venda de peças kkk eu não confio nos 12 mil de jeito nenhum prefiro gastar com óleo do que pagar tantos mil em um motor desse kkkk
eu vou usar 20w-50. moro no nordeste e aqui nunca fica abaixo de 20ºc... lembrando que o óleo 10w tende a ser mais fluido no frio, dessa forma em regiões tropicais e quentes o oleo pode ser menos viscoso no calor.
Olá, amigo. Boa noite. Versys importada, foram as de 2010 e 2011. Todas as outras foram montadas aqui. A Kawasaki já mudou umas 4 vezes o período de trocas de óleo da moto. Por exemplo: nas motos 21 às trocas são a cada 12k ou seis meses. Tenho vídeo no canal a esse respeito. Eu uso em viagem tranquilamente rodar 12k, com óleo sintético, ou 6k rodando na cidade sintético ou semi respeitando o prazo de um ano pra troca. O que vier primeiro.
Km de troca do óleo vai depender muito do uso da moto, se é severo ou não! Sobre o viscosidade é bem complicado alterar ! Se eu fosse vc colocaria um 100% sintético!
Km de troca é só seguir o manual. O próprio manual fala pra trocar em intervalos menores em caso de uso severo. Na próxima troca vou testar o óleo sintético, mas pro meu uso, o semi serve perfeitamente vez que normalmente não ultrapasso dos 6k em um ano.
minha versys tbm é 2016 fiquei puto hoje ao abastecer... o miolo do tanque ta duro de abrir entortei a chave da moto fechando ele... os caras do posto disseram q é mal de Kawasaki e que tem q passar WD 40 pra lubrificar
..lubrifique o trinco da tampa por dentro e o miolo da chave, soh vire a chave para destrancar, pra fechar aperte a tampa com os polegares, lubrifique mensalmente.
Eu tinha uma 2011... Tbm emperrava a tampa. Estou saindo da MT07 e voltando para um versys 2018. Engraçado que quando fui ver a moto na agência a primeira coisa que vi foi isso, e advinha: tbm parecia ser duro de abrir. Deve ser crônico esse problema.
A minha 2019 tbm tem o problema. Mas resolvi fácil . Pinga oleo Singer no miolo da chave algumas gotas que fica molinho. Faço isso toda semana na minha e acabou o problema! Mas desentorte a chave primeiro
Você me indica algum grupo de Whatsapp da versys 650 sou de BH e vou pegar a minha Versys semana que vem na consercionaria, já fui mecânico e eu mesmo faço a manutenção pós garantia.
..este eh o correto, fica 1/2 litro nas pecas superiores, quando se liga ja esta lubrificada, o nivel baixo soh eh visto em 90º, perpendicular, piso nivelado..
Mano do Céu... Eu comprei a minha Versys 650 esse ano... No manual diz que é de 6.000 km a 6.000 km, qual a diferença da minha moto pra sua? Sabendo que não houve alteração... Quero até postar uma foto do meu manual...
Cara, não sei. As vezes eles mudam a quilometragem de troca por requerimento das ccs ou até mesmo analisando o desempenho da moto com nosso combustível. De qualquer modo eu troco o óleo da minha a cada 6mil kms. Só em viagens que trocaria com 12mil kms e usando óleo sintético
Salve, gostei do seu canal, traz informações importantes sobre a versys 650 dessas versões novas, algo que é bem raro no RUclips! Parabéns e obrigado pelas informações! Uma pergunta, Já que a moto está beirando aos dois anos, já fez a troca do óleo das begalas?
Guilherme Reis opa, boa noite!!! Então, como já havia falado em outro vídeo no canal mandei minha moto pra revisão doa 24k e nessa revisão foi realizada a troca de óleo da suspensão. Vou postar um vídeo sobre a revisão, já antecipo. Mas já te digo que depois da revisão a moto é outra. Tá bem melhor
1,9 Já é acima que o manual manda. Manual fala em 1,8 trocando o filtro. 2,3 litros pega só quando o motor está esgotado. Tem algo errado, amigo. Ela tá pegando 500 mls a mais.
Pelo visto foi colocado muito a mais. Confere o nível de óleo do lado direito da moto. Ponha ela numa superfície plana e a mantenha nivelada. Tem duas marcações. Máximo e mínimo
Osmar, eu tenho uma ER6N que basicamente é o mesmo motor. Só uso a moto na estrada e nada de giros muitos altos. Eu nem comento com quantos km eu troco, pois observo os 6,000km com o motul. Aqui, todos os mecanico são categoricos na troca a cada 3,000km. Chega a me deixar inseguro. Os mesmo se dá com as 125cc que todos trocam a cada 1.000km. Eu sigo o manual e troco a cada 3,000 (oleo mineral ), já estou com 60,000 km e tudo de bom com o motor. Acho que existe muito desinformação.
Também acho. Troco a cada 6 mil kms e o manual manda com 12. Acho que o manual deve ter mais informação que Qualquer mecânico. Não gosto do óleo mineral, pois é fato que ele gera muita borra. Se o manual deixar opte por sintético ou semisintetico. Abraços
@@OsmarJr Sim, uso mineral só numa 125cc, justamente por que é o especificado no manual. Na realidade, uso na ER o motul 5.100, mas não sei ao certo se o motul é o melhor, ou apenas muito marketing em cima do produto.
@@MrAloysioguimaraes Entendi. Se o manual manda usar, use. Estou pensando em passar a usar só óleo sintético na minha moto. Qualquer óleo sintético é melhor que um motul semisintetico. O problema do semisintetico é que ele é uma mistura de mineral com sintético. Agora, não há proporções definidas em lei. Pelo que já vi o motul é melhor mesmo que os demais semisintetico pois tem mais óleo sintético em sua fórmula. O ideal, caso o manual permita, é usar óleo sintético. Tem um canal no RUclips, se chama de olho no óleo, dá uma olhada lá. Ele já me tirou muitas dúvidas. Abraços!
@@OsmarJr Conheço o canal, sim. O nome dele é Fabricio.,O manual da ER fala do semi-sintetico, porém dever ser a configuração mínimo. O sintético vai de boa, desde que seja 10w/40. Se for muito "fino" vai baixar óleo. Há uma turma, que mora em regiões mais quentes que usam o 20w/50. Mas esse eu só usaria se fosse sintetico. Tipo, Motul 7.100. Tava pensando em adotar esse, é mais caro, mas teria mais durabilidade. No momento, tô rodando 1.600km por mês. Mas dentro de um mês vou baixar esta quilometragem mensal. Dai, vou levar mais tempo para rodar 6.000km, por exemplo. Então, um sintético, posso durar mais no carter sem oxidar.
@@MrAloysioguimaraes tem um óleo sintético argentino, Elaion 10w50. Tô pensando em usar ele. Custa 27 Reais o litro. Faz teste, assim que acabar meu estoque de Motul, vou passar pra ele.
Pode ser o 20w50?
Perfeito!!! Nem na concessionária dão orientações tão precisas.
Bom dia! A kawasaki não recomenda mais o manual, fui trocar e ela me aconselhou a cada 6000, contudo, eu uso 90% dentro de cidade, troco com 4000.
Você tá me falando que o fabricante não recomenda o próprio manual do produto ou você está me falando que a concessionária não recomenda o manual do fabricante?
Amigo, a kawasaki lhe disse isso ou foi um mecânico ou funcionário de uma concessionária? Há muita diferença nisso
Esse óleo e semi sintético?
Sim
comprei a minha hoje e o vendedor me falou que tem que trocar a cada 1500km é mole?
Não sabe nem a hora que está com fome. Heheh.
É a cada 6 mil km o recomendado, amigo, em condições normais de uso
A minha são doze, como mostro no manual. A kawasaki muda isso quase todo ano. Dependendo do ano da moto pode ser de doze ou de seis mil kms. De ano em ano ou dr seis em seis meses.
Obrigado pela informação meu amigo...
Minha versys 650 2021 comprei nova agora com 3000km acendeu a luz de óleo que devo fazer mudar o óleo ou ir ao cocisionario?
Deve estar com nível baixo de óleo. O ideal é levar a um mecânico de confiança ou na cc
Ela usa só 2 litros? Maravilha!!! Dá até pra comprar o Motul 7100 100% sintético. Digo isso comparando uma 650 que utiliza 4 litros. Pode dizer que na troca de óleo a manutenção dela é mais em conta.
Em verdade ela pega 1,8 litros trocando o filtro.
Não vejo como um ponto positivo, é um motor que esquenta bastante, acredito que seja um desses fatores, pois o óleo auxilia na temperatura.
Peguei uma 2012 agora.. coloquei Motul 5100 10w40 pretendo trocar no meio termo, uns 4 ou 5 mil km.
tbm tenho uma 2012 abs com 85.000 km. uso esse oleo tbm . troco à cada 2.500km e sempre troco o filtro junto. leva 2,2 litros de oleo.
Show de bola
Kkkk os caras precisam que uma hora zoa o motor pra gerar venda de peças kkk eu não confio nos 12 mil de jeito nenhum prefiro gastar com óleo do que pagar tantos mil em um motor desse kkkk
A minha uso só pr passeio eu troco uma vez por ano porq não ando mais 3.000 por ano e vou faser 2 troca tô co m ela a dois anos
eu vou usar 20w-50. moro no nordeste e aqui nunca fica abaixo de 20ºc... lembrando que o óleo 10w tende a ser mais fluido no frio, dessa forma em regiões tropicais e quentes o oleo pode ser menos viscoso no calor.
Pode usar 15w50 5100 motul vai suporta mesma coisa do 20w50 com a vantagem da primeira partida óleo subir mais rápido 👍
Existe o 10w50, e melhor ainda, o 5w50, porém prepara o bolso.
20w50 não seu mecânico de RUclips.
Pelo que me lembro o manual da Versys autoriza o uso só 20w50. Não é mecânico de you tube não
Show gostei das dicas muito Bom parabéns pelo vídeo
Eu uso o 20w50
Show!
Boa noite amigo,o detalhe e q esse manual q vc ta usando como referencia nao e da versys nacional,a minha e uma 2020 e manda trocar a cada 6000 km.
Olá, amigo. Boa noite. Versys importada, foram as de 2010 e 2011. Todas as outras foram montadas aqui. A Kawasaki já mudou umas 4 vezes o período de trocas de óleo da moto. Por exemplo: nas motos 21 às trocas são a cada 12k ou seis meses. Tenho vídeo no canal a esse respeito. Eu uso em viagem tranquilamente rodar 12k, com óleo sintético, ou 6k rodando na cidade sintético ou semi respeitando o prazo de um ano pra troca. O que vier primeiro.
Km de troca do óleo vai depender muito do uso da moto, se é severo ou não! Sobre o viscosidade é bem complicado alterar ! Se eu fosse vc colocaria um 100% sintético!
Km de troca é só seguir o manual. O próprio manual fala pra trocar em intervalos menores em caso de uso severo. Na próxima troca vou testar o óleo sintético, mas pro meu uso, o semi serve perfeitamente vez que normalmente não ultrapasso dos 6k em um ano.
minha versys tbm é 2016 fiquei puto hoje ao abastecer... o miolo do tanque ta duro de abrir entortei a chave da moto fechando ele... os caras do posto disseram q é mal de Kawasaki e que tem q passar WD 40 pra lubrificar
Isso mesmo. Tenho até um vídeo no cabal falando sobre isso. Dá uma olhada aí. Seja bem vindo ai canal. Abraços!
..lubrifique o trinco da tampa por dentro e o miolo da chave, soh vire a chave para destrancar, pra fechar aperte a tampa com os polegares, lubrifique mensalmente.
LUCAS POLISELLI tenere tbm é assim ... Usa WD sempre depois de chuva ... Aí passa um óleo lubrificante depois .
Eu tinha uma 2011... Tbm emperrava a tampa. Estou saindo da MT07 e voltando para um versys 2018. Engraçado que quando fui ver a moto na agência a primeira coisa que vi foi isso, e advinha: tbm parecia ser duro de abrir. Deve ser crônico esse problema.
A minha 2019 tbm tem o problema. Mas resolvi fácil . Pinga oleo Singer no miolo da chave algumas gotas que fica molinho. Faço isso toda semana na minha e acabou o problema! Mas desentorte a chave primeiro
Pelo manual não seria o que ocorrer primeiro (tempo ou KM), ou seja, 6 meses ou 12.000km é recomendado a troca
Sim. É o que ocorrer primeiro: tempo ou km. No caso da minha 12 mil kms ou um ano
Osmar onde você fez essa compra de óleo e filtro? Passa aí valeu!!! Muito bom as informações
Comprei no ML. Não tenho mais os links.
Você me indica algum grupo de Whatsapp da versys 650 sou de BH e vou pegar a minha Versys semana que vem na consercionaria, já fui mecânico e eu mesmo faço a manutenção pós garantia.
Whatsapp eu não conheço. Indico o grupo do Facebook. Tem muita gente bacana lá. Como você é mecânico vai saber filtrar o que as pessoas dizem.
@@OsmarJr muito muito muito muito muito muito muito obrigado amigo
@@treinamentofuncionalctumam6586 TMJ
Qual o nome do grupo no Facebook?
@@hebertricardo606 Kawasaki Versys Brasil
no manual da minha 19 fala pra trocar com 6 K tb, acredito q pra 12 K seja o sintético, ñ o semi
Na minha 2016 fala pra trocar com 12k. Talvez na 19 tenham diminuído o tempo entre as trocas.
@@OsmarJr isso mesmo, na 19 já esta diferente do seu manual, pede de 6 em 6 mil ou de ano em ano.
Abraço
@@leandromozer3907 na 2021 mudou de novo: 12k rodados ou 6 meses. Fiz vídeo sobre isso.
@@OsmarJr que doidera, vou ver seu novo video depois, vlw
1.900 ml com a troca do filtro. 2.400 ml quando faz o motor.
Coloca o recomendado no manual depois olha o nível lateral é vê se não ficou no mínimo.
..este eh o correto, fica 1/2 litro nas pecas superiores, quando se liga ja esta lubrificada, o nivel baixo soh eh visto em 90º, perpendicular, piso nivelado..
Mano do Céu... Eu comprei a minha Versys 650 esse ano... No manual diz que é de 6.000 km a 6.000 km, qual a diferença da minha moto pra sua? Sabendo que não houve alteração... Quero até postar uma foto do meu manual...
Cara, não sei. As vezes eles mudam a quilometragem de troca por requerimento das ccs ou até mesmo analisando o desempenho da moto com nosso combustível. De qualquer modo eu troco o óleo da minha a cada 6mil kms. Só em viagens que trocaria com 12mil kms e usando óleo sintético
Salve, gostei do seu canal, traz informações importantes sobre a versys 650 dessas versões novas, algo que é bem raro no RUclips! Parabéns e obrigado pelas informações! Uma pergunta, Já que a moto está beirando aos dois anos, já fez a troca do óleo das begalas?
Guilherme Reis opa, boa noite!!! Então, como já havia falado em outro vídeo no canal mandei minha moto pra revisão doa 24k e nessa revisão foi realizada a troca de óleo da suspensão. Vou postar um vídeo sobre a revisão, já antecipo. Mas já te digo que depois da revisão a moto é outra. Tá bem melhor
Teve as manhãs no vídeo
Mandei trocar o óleo da minha colocou 15w50 e foi colocado 2.300 L de óleo...
1900 de oleo ficou baixo, fica assim mesmo?
1,9 Já é acima que o manual manda. Manual fala em 1,8 trocando o filtro. 2,3 litros pega só quando o motor está esgotado. Tem algo errado, amigo. Ela tá pegando 500 mls a mais.
@@OsmarJr ou foi colocado de mais né!
foi feita a troca do filtro.
Pelo visto foi colocado muito a mais. Confere o nível de óleo do lado direito da moto. Ponha ela numa superfície plana e a mantenha nivelada. Tem duas marcações. Máximo e mínimo
No mínimo vai vazar óleo pelo suspiro de óleo e no máximo um calço hidráulico ( acho que é isso). Aí senta e chora.
@@OsmarJr Esse 2,3 que comentou quando o motor esgotado, Quando trocamos o filtro não esgota todo o óleo ?
Osmar, eu tenho uma ER6N que basicamente é o mesmo motor. Só uso a moto na estrada e nada de giros muitos altos. Eu nem comento com quantos km eu troco, pois observo os 6,000km com o motul. Aqui, todos os mecanico são categoricos na troca a cada 3,000km. Chega a me deixar inseguro. Os mesmo se dá com as 125cc que todos trocam a cada 1.000km. Eu sigo o manual e troco a cada 3,000 (oleo mineral ), já estou com 60,000 km e tudo de bom com o motor. Acho que existe muito desinformação.
Também acho. Troco a cada 6 mil kms e o manual manda com 12. Acho que o manual deve ter mais informação que Qualquer mecânico. Não gosto do óleo mineral, pois é fato que ele gera muita borra. Se o manual deixar opte por sintético ou semisintetico. Abraços
@@OsmarJr Sim, uso mineral só numa 125cc, justamente por que é o especificado no manual. Na realidade, uso na ER o motul 5.100, mas não sei ao certo se o motul é o melhor, ou apenas muito marketing em cima do produto.
@@MrAloysioguimaraes Entendi. Se o manual manda usar, use. Estou pensando em passar a usar só óleo sintético na minha moto. Qualquer óleo sintético é melhor que um motul semisintetico. O problema do semisintetico é que ele é uma mistura de mineral com sintético. Agora, não há proporções definidas em lei. Pelo que já vi o motul é melhor mesmo que os demais semisintetico pois tem mais óleo sintético em sua fórmula. O ideal, caso o manual permita, é usar óleo sintético. Tem um canal no RUclips, se chama de olho no óleo, dá uma olhada lá. Ele já me tirou muitas dúvidas. Abraços!
@@OsmarJr Conheço o canal, sim. O nome dele é Fabricio.,O manual da ER fala do semi-sintetico, porém dever ser a configuração mínimo. O sintético vai de boa, desde que seja 10w/40. Se for muito "fino" vai baixar óleo. Há uma turma, que mora em regiões mais quentes que usam o 20w/50. Mas esse eu só usaria se fosse sintetico. Tipo, Motul 7.100. Tava pensando em adotar esse, é mais caro, mas teria mais durabilidade. No momento, tô rodando 1.600km por mês. Mas dentro de um mês vou baixar esta quilometragem mensal. Dai, vou levar mais tempo para rodar 6.000km, por exemplo. Então, um sintético, posso durar mais no carter sem oxidar.
@@MrAloysioguimaraes tem um óleo sintético argentino, Elaion 10w50. Tô pensando em usar ele. Custa 27 Reais o litro. Faz teste, assim que acabar meu estoque de Motul, vou passar pra ele.
Minha versys a troca é de 6 em 6 Mil km motul 5100 10w40
6mil tá ai no manual.
Na minha MT-03 que é 300cc vai com troca do filtro 2.100ml da uma conferida que você está rodando com menos óleo no motor.
Olá. Coloco o tanto que o manual exige, como cosnta no vídeo. Cc não tem nada a ver com volume de óleo. Isso é uma questão de projeto. Abraços!