Sinceramente, não são ruins, imagino que um soviético dos anos 70 viveria muito mais confortável em uma Khrushchyovka, do que um brasileiro em uma favela, ou um paulistano nesses Cury, Vivaz e tenda da vida com 25m2 sem vaga e sem lavanderia que são vendidos hoje.
Não entendo os br que enche a boca pra falar mau , no Brasil o pobre vivem em barraco e a classe média compra ape até que é bem melhor que esses só que fica a vida toda pagando, sem fala daquelas kitnet gourmet de 500 mil reais do centro de sp com 1 quarto .
Bem, já que a intenção era realmente construir em grande quantidade moradias para abrigar milhões, faz sentindo ter que fazer algo mais padronizado e barato, para ser construído em massa.
Adoro quando vocês falam sobre detalhes da ex união soviética, é muito informativo e é um pouco raro ver um russo falando sobre, eu confesso que não sabia muita coisa além da imagem que é passada pra nós uma imagem superficial e com esteriótipos, eu estudei história da Rússia mas com foco na Rússia imperial desde o início até os últimos Romanov gosto muito da história da Rússia e fico feliz em saber mais detalhes sobre, ótimo vídeo! Gostaria de ver mais sobre
Sim, isso é verdade. Na União Soviética você deveria esperar entre 5 a 10 anos para receber um apartamento como esse do Estado, mas depois disso você podia morar tranquilo sabendo que terá um teto sobre a cabeça e que um banco não virá tirar ele de você caso você fique sem trabalho (era quase impossível ficar sem emprego na URSS)
Muito esclarecedor então esse pequeno prédio foram construídos para resolver a questão da moradia, porque ouve um êxodo da população para os grandes centros.
Eu moro numa Krushchiovska aqui no Brasil. Cobstrutora tenda. E se eu nao pagar por 3 meses o banco tira. É um estresse e uma ansiedade sem igual pois nunca sei quando vou ter que ficar desempregada. No momento sou pj. Nem sempre sobra dinheiro.
Não são Krushchiovska mas são apartamentos de construtoras no estilo "Premium" para gente de classe média, o problema é que eles comercializam para o povo de baixa renda que quer morar num lugar decente, e isso se torna um problema quando chegam as cobranças. Temos os "Krushchiovskas" Brasileiros que são feitos para pessoas de baixa-renda, os famosos Cohab/CDHU, que passaram a ser construídos por uma lei que surgiram nos anos 70.
BRASÍLIA também foi toda construída em cima dos conceitos da arquitetura de Le Corbusier e por isso parece tanto com as cidades russas com prédios iguais, bairros compostos de quadras todas idênticas no formato, disposição, arquitetura e urbanismo,
Quem dera que tivéssemos isso não Brasil ao invez de Favelas. Moradia pequena mas digna. O conceito de pré fabricado tb é muito interessante. No Brasil deveríamos ter uma varanda e área pelo calor. Mas o resto eu acho show.
esse video ficou excelente!!!!!! gostei demais da narração detalhada e exclarecedora e nada enfadonha. no Japao temos os danchi que tem a aparencia muito parecida com esses khrushchyovka (que palavra dificil!!!!!!) que foram construidos entre as decadas de 60 e 80 para resolver o problema da falta de moradia ocasionado pela explosao democrafica em grandes centros urbanos. em geral nos danchi ha varias pracinhas escola, creche e comercio, correio, banco e em alguns ate uma mini prefeitura de forma que praticamente vc consegue viver sem sair do danchi. Hj em dia estao cada vez menos populares, muitos em estado de abandono. a maioria dos japoneses nao querem morar neles e em cidades com muitos extrangeiros, estes predominam. ha danchi onde uma boa parcela dos moradores sao brasileiros, outros dominados por chineses e recentemente alguns com muitos vietnamitas. aparentemente e funcionalmente os danchi me pareceram muito parecidos com os khrushchkovka. talvez seja provavel que o Japao tenha se baseado na experiencia russa. e muito parecido!
Eu moro em uma no Japão. O Japão é forrado desses predinhos de até 5 andares. Os da década de 60 são terríveis, o que eu moro hoje é da década de 80, é mais simpático, mas segue o mesmo padrão. Aqui estes os apartamentos pertencem ao governo, nos pagamos aluguel para o governo, e o aluguel, destes imóveis especificamente, varia com a renda da família. Eu pensava que era coisa de Japão.
@@leandrorighidesousa6112 olha, teoricamente, parece que não, não é considerado. Mas morando aqui há quase 19 anos, e comparando com tudo que eu tenho aprendido, na prática eu acho que é comunista sim. No mínimo flerta muito com o comunismo. A coisa aqui é muito camuflada.
Em Brasília tem os Famosos JK no Plano Piloto e o Cruzeiro Novo que nos acostumamos ver e achava que era invenção dos Construtores Oscar Niemeyer e Lúcio Costa… que nada … Copiaram ,coisas de Comunistas…. Se bem que morei num apto desse tipo que foi financiado pelo finado BNH na Zona Leste de São Paulo - SP, por 18 longos anos e deu para sobreviver…. Ainda existe na Vila Nova Silvia -Ermelindo Matarazzo…
Nao era o melhor mas era o essencial pra acabar com o défit habitacional, principalmente depoia da segunda guerra mundial, pra depois construirem predios um pouco melhores como veio com Brejnev e ir renovando, mas infelizmente veio a queda. Hoje em dia as empresas ja estão adotando esse padrão Kruschev, só q dessa vez menor, os famosos studios (vulgo kitnet) mas custando um montão, é rir pra nao chorar 😢
Exatamente, esse tipo de medida tivese sido aplicado no Brasil, evitaria a favelização causado pela falta de moradia. Muito ficam espantados mas na França e EUA tbm fizeram algo semelhante
@@zevlovezx8920 sim, aliás tinha antigamente até programas do governo municipal, sou de São Paulo capital, q era chamado de CDHU, q tinha essa intenção de trazer moradias populares, normalmente até os futuros moradores ajudavam a construir os conjuntos habitacionais, uma ideia de ajuda coletiva, mas hj em dia não tem mais eoq impera éa especulação imobiliária
a realidade é que essa queda da URSS foi um desastre/lixo. custei para perceber isso. era melhor um bloco soviético "ameaçando" o ocidente. pois fortificava o progresso das políticas trabalhistas nos países capitalistas, alavancando em melhorias sociais. atualmente, esses processos liberais só estimulam especulações imobiliárias, gerando cada vez mais jovens dependentes da moradia fixa dos pais e dificultando a tão sonhada casa própria. - aluguel caríssimo. financiar um apartamento é praticamente uma facada, também. - sem condições.
Não parece muito diferentes das Cohab de antigamente ou das Minha Casa Minha Vida de 40 m2 de hoje. Não é a melhor solução, mas resolve o problema de casas pras pessoas
Pra mim seria perfeito morar num apartamento desses... hoje vc compra um apartamento pelo resto da sua vida e nem praças tem pra crianças, nem pra vc. Aliás essas krushchyovskas tem calefação por instalação de gás. Tem tanta gente vivendo de aluguel em lugares que não são deles, acho bem melhor esse tipo de moradia
Acho q moro em uma cruchôvica...kk .. não concordo com as posições comunistas, mas esta solução foi bacana e plausível, com certeza eles teriam construído coisa melhor se não tivessem entrado na "pilha" da corrida armamentista americana.., quem quiser coisa melhor que um apartamento destes, então que lute, a vida é, e sempre foi assim...
Sinceramente, a ideia é boa demais..pode ter seus problemas,porem foram cosntruidas com um propósito de habitação, esse odio socialismo/socialismo vem justamente disso, você não vai ter luxo e não adinta você ter se outras pessoas não podem ter .. uns podem dizer que é a "socialização da pobreza" so que a humanidade deve trabalhar pra construir o que os seres humanos precisam! sem fragmentações ,ou divisões entre os seres humanos; é uma filosofia difícil de entender porque o capitalismo é foda,ele é sedutor.. pra entender como é,basta ver esses pequenos apartamentos ele cumpre a função de moradia, e so! Pra que você quer casa com 14 quartos ,mansões e afins , excessos que fragmenta os seres humanos e os coloca uns contra os outros..
Morar varias famílias em apartamento so , deve ser muito ruim Deus me livre.Pesquisa medica para saber se o predio com cinco andares podia ou não ter elevador 😂😂 😂😂😂😂 o povo sofre no capitalismo ou no socialismo não tem como correr .
Controverso é ter que entrar em um financiamento de trinta anos pra ter um apartamento de 38m² aqui no Ocidente. Viva a liberdade ocidental e o livre mercado🤡
O que mais me assusta e me causa pavor nessas khrushchyovka não é o tamanho pequeno mas o incômodo de dividir banheiro e principalmente cozinha com outras famílias, como sabemos todo condomínio tem famílias que se odeiam imagina ter que dividir cozinha com uma família inimiga afffff. E sem falar nas fofocas que a mulherada compartilhava nessas cozinhas. Eu preferia morar em uma pensão imunda igual eu morei aqui em São Paulo mas pelo menos eu podia fazer minha comida dentro do meu quarto embora o banheiro e a pia de lavar louça e o tanque de lavar roupas era compartilhado.
Sinceramente, não são ruins, imagino que um soviético dos anos 70 viveria muito mais confortável em uma Khrushchyovka, do que um brasileiro em uma favela, ou um paulistano nesses Cury, Vivaz e tenda da vida com 25m2 sem vaga e sem lavanderia que são vendidos hoje.
Muito bem colocado meu brother, vale ressaltar que um cubo de 25m2 é vendido a 30 anos financiado e custa mais de 170 mil reais , inacreditável.
Sem dúvida!
Não entendo os br que enche a boca pra falar mau , no Brasil o pobre vivem em barraco e a classe média compra ape até que é bem melhor que esses só que fica a vida toda pagando, sem fala daquelas kitnet gourmet de 500 mil reais do centro de sp com 1 quarto .
Bem, já que a intenção era realmente construir em grande quantidade moradias para abrigar milhões, faz sentindo ter que fazer algo mais padronizado e barato, para ser construído em massa.
Adoro quando vocês falam sobre detalhes da ex união soviética, é muito informativo e é um pouco raro ver um russo falando sobre, eu confesso que não sabia muita coisa além da imagem que é passada pra nós uma imagem superficial e com esteriótipos, eu estudei história da Rússia mas com foco na Rússia imperial desde o início até os últimos Romanov gosto muito da história da Rússia e fico feliz em saber mais detalhes sobre, ótimo vídeo! Gostaria de ver mais sobre
No Brasil também há "Khrushchyovkas" na qual o trabalhador demora 35 anos para quitar...kkk
Sim, isso é verdade. Na União Soviética você deveria esperar entre 5 a 10 anos para receber um apartamento como esse do Estado, mas depois disso você podia morar tranquilo sabendo que terá um teto sobre a cabeça e que um banco não virá tirar ele de você caso você fique sem trabalho (era quase impossível ficar sem emprego na URSS)
@@troikaidiomas Sim, o emprego lá era forçado né... e sem os bancos e escravização, a "economia" se esfacelou. Não é mesmo?
@@flavio6325 Sempre aparece um falando bobagens que aprendeu na universidade do zap zap ...
@@andersoncardoso255 É, bobagens
@@flavio6325 Não era forçado, você só não teria como se manter sem o emprego, como no mundo todo
Eram igualzinho os apartamentos da Cohab de hoje. Pequenos, apertados, mas funcionais e melhor do que morar num barraco
@@cecilianovais212 Acredito que a Cohab da prefeitura de Sampa, foi copiada da Khrushvika.
Muito esclarecedor então esse pequeno prédio foram construídos para resolver a questão da moradia, porque ouve um êxodo da população para os grandes centros.
Eu moro numa Krushchiovska aqui no Brasil. Cobstrutora tenda. E se eu nao pagar por 3 meses o banco tira. É um estresse e uma ansiedade sem igual pois nunca sei quando vou ter que ficar desempregada. No momento sou pj. Nem sempre sobra dinheiro.
@@francynepires7117 só por curiosidade, quanto vc paga por mês? E por quantos anos?
@@nacionalistadeipanema4276 pago em torno de 600 pra caixa e mais 300 de condominio. Sem contar as outras contas.
Esse financiamento é de 30 anos
@@francynepires7117 capitalismo é assim meu caro. A diferença aí era que a URSS dava de graça esses aptos.
Não são Krushchiovska mas são apartamentos de construtoras no estilo "Premium" para gente de classe média, o problema é que eles comercializam para o povo de baixa renda que quer morar num lugar decente, e isso se torna um problema quando chegam as cobranças.
Temos os "Krushchiovskas" Brasileiros que são feitos para pessoas de baixa-renda, os famosos Cohab/CDHU, que passaram a ser construídos por uma lei que surgiram nos anos 70.
Excelente vídeo! A narradora é ótima, e eu nunca havia ouvido falar nisso, apenas dos blocos cinzentos da URSS, mas não com esses detalhes todos.
BRASÍLIA também foi toda construída em cima dos conceitos da arquitetura de Le Corbusier e por isso parece tanto com as cidades russas com prédios iguais, bairros compostos de quadras todas idênticas no formato, disposição, arquitetura e urbanismo,
muito melhor do que as favelas, e melhor do que os studios caríssimos alugados em SP. se eu tivesse uma krushvka eu não venderia pra demolição.
Quem dera que tivéssemos isso não Brasil ao invez de Favelas.
Moradia pequena mas digna.
O conceito de pré fabricado tb é muito interessante.
No Brasil deveríamos ter uma varanda e área pelo calor. Mas o resto eu acho show.
esse video ficou excelente!!!!!! gostei demais da narração detalhada e exclarecedora e nada enfadonha.
no Japao temos os danchi que tem a aparencia muito parecida com esses khrushchyovka (que palavra dificil!!!!!!) que foram construidos entre as decadas de 60 e 80 para resolver o problema da falta de moradia ocasionado pela explosao democrafica em grandes centros urbanos. em geral nos danchi ha varias pracinhas escola, creche e comercio, correio, banco e em alguns ate uma mini prefeitura de forma que praticamente vc consegue viver sem sair do danchi. Hj em dia estao cada vez menos populares, muitos em estado de abandono. a maioria dos japoneses nao querem morar neles e em cidades com muitos extrangeiros, estes predominam. ha danchi onde uma boa parcela dos moradores sao brasileiros, outros dominados por chineses e recentemente alguns com muitos vietnamitas.
aparentemente e funcionalmente os danchi me pareceram muito parecidos com os khrushchkovka. talvez seja provavel que o Japao tenha se baseado na experiencia russa. e muito parecido!
Por favor! Mais vídeos de curiosidades e cultura! Por favor!
Lembrei do Filme Doutor Jivago, parabéns pelo canal !
Eu moro em uma no Japão. O Japão é forrado desses predinhos de até 5 andares. Os da década de 60 são terríveis, o que eu moro hoje é da década de 80, é mais simpático, mas segue o mesmo padrão. Aqui estes os apartamentos pertencem ao governo, nos pagamos aluguel para o governo, e o aluguel, destes imóveis especificamente, varia com a renda da família. Eu pensava que era coisa de Japão.
O Japão é comunista?
@@leandrorighidesousa6112 olha, teoricamente, parece que não, não é considerado. Mas morando aqui há quase 19 anos, e comparando com tudo que eu tenho aprendido, na prática eu acho que é comunista sim. No mínimo flerta muito com o comunismo. A coisa aqui é muito camuflada.
Com a diferença de que, na URSS, vc não pagava aluguel ao governo.
Pesquise tambem os MICRODISTRITOS, que é o mesmo conceito da SUPERQUADRA de Brasilia
Agora eu sei onde a MRV foi se inspirar kkkkk
Nossa, que documentário incrível! Parabéns pelo excelente trabalho, equipe Troika!
Adorei o vídeo! Esclareceu tudo! E a narradora é muito fofa e simpática! Posta mais! ❤
vai fazer eu chorar assim
Arrasou nessa narração, parabéns! Vídeo está ótimo!
Eu iria morar deboa em um desses apartamentos, sozinho né kkk
Em Brasília tem os Famosos JK no Plano Piloto e o Cruzeiro Novo que nos acostumamos ver e achava que era invenção dos Construtores Oscar Niemeyer e Lúcio Costa… que nada … Copiaram ,coisas de Comunistas…. Se bem que morei num apto desse tipo que foi financiado pelo finado BNH na Zona Leste de São Paulo - SP, por 18 longos anos e deu para sobreviver…. Ainda existe na Vila Nova Silvia -Ermelindo Matarazzo…
Mandem esse vídeo para o RS muita gente pobre precisando de moradias novas depois das enchentes
Esse tom irônico dela hein afinal o governo de lá tirou uma população gigantesca das casas de madeira
Ótimo vídeo e o assunto é deveras interessante.
Gostei de saber,mais informações é muito importante.
Não entendo o tom negativo do vídeo. Parece q a autora nunca viu a vida real de nós pobres. Esses são mansões para a maioria.
É a classe média pequeno burguesa.
Ótimo documentário! Parabéns pelo conteúdo!
Minha mãe morou em um!!! Q delicia de vídeo!!!!
Gostei do video, façam mais desses por favor kkk
Amei o vídeo, mas como se escreve Khrushchyovka na forma original?
Привеи!
Em russo ficaria Хрущевка.
А если ещё точнее, то "хрущёвка".
Isso no centro de São Paulo custando 3k e n ia sobrar um
Saudade do que não vivemos, URSS!
Nao era o melhor mas era o essencial pra acabar com o défit habitacional, principalmente depoia da segunda guerra mundial, pra depois construirem predios um pouco melhores como veio com Brejnev e ir renovando, mas infelizmente veio a queda. Hoje em dia as empresas ja estão adotando esse padrão Kruschev, só q dessa vez menor, os famosos studios (vulgo kitnet) mas custando um montão, é rir pra nao chorar 😢
Exatamente, esse tipo de medida tivese sido aplicado no Brasil, evitaria a favelização causado pela falta de moradia. Muito ficam espantados mas na França e EUA tbm fizeram algo semelhante
@@zevlovezx8920 sim, aliás tinha antigamente até programas do governo municipal, sou de São Paulo capital, q era chamado de CDHU, q tinha essa intenção de trazer moradias populares, normalmente até os futuros moradores ajudavam a construir os conjuntos habitacionais, uma ideia de ajuda coletiva, mas hj em dia não tem mais eoq impera éa especulação imobiliária
a realidade é que essa queda da URSS foi um desastre/lixo. custei para perceber isso. era melhor um bloco soviético "ameaçando" o ocidente. pois fortificava o progresso das políticas trabalhistas nos países capitalistas, alavancando em melhorias sociais. atualmente, esses processos liberais só estimulam especulações imobiliárias, gerando cada vez mais jovens dependentes da moradia fixa dos pais e dificultando a tão sonhada casa própria. - aluguel caríssimo. financiar um apartamento é praticamente uma facada, também. - sem condições.
No Brasil, a diferença das "Khrushchyovkas" está no "tradução" desta palavra difícil: "Minha casa minha vida".
Hahahahaha
Verdade 😂😂
Hoje descobri que moro num trem desses...rs...rs... Mas, tem isolamento acústico e o banheiro tem sua própria janela. Nada contra!!!
Muito instrutivo este video sobre os predios da antiga Uniao Sovietica, muito obrigado Marcos
Que preciosidade!
BRASILIA! Lucio Costa copiou tudo da URSS
Na Cidade Tiradentes tem um monte dessas Krushovskas.
FIZERAM MUITO PARECIDO LÁ EM BRASÍLIA 😮
Um segredo. Não é só na Russia que voce pode encontrá-las. No Brasil tambem.
Não parece muito diferentes das Cohab de antigamente ou das Minha Casa Minha Vida de 40 m2 de hoje. Não é a melhor solução, mas resolve o problema de casas pras pessoas
Pra mim seria perfeito morar num apartamento desses... hoje vc compra um apartamento pelo resto da sua vida e nem praças tem pra crianças, nem pra vc. Aliás essas krushchyovskas tem calefação por instalação de gás. Tem tanta gente vivendo de aluguel em lugares que não são deles, acho bem melhor esse tipo de moradia
Acho q moro em uma cruchôvica...kk .. não concordo com as posições comunistas, mas esta solução foi bacana e plausível, com certeza eles teriam construído coisa melhor se não tivessem entrado na "pilha" da corrida armamentista americana.., quem quiser coisa melhor que um apartamento destes, então que lute, a vida é, e sempre foi assim...
Socialismo: Prédios feios e pequenos, de graça
Capitalismo: morar debaixo da ponte
Uma escolha mto dificil realmente 😂
Morar em apartamento ninguém merece.
Apartamento de pobre com um monte de vizinhos chatos é muito ruim mas condomínios de luxo é mais tranquilo
Bom é morar na rua
9:00 reclamando de coisas q no Brasil em 2025 é raríssimo ter kskskskskskskksks
O Brasil também tem chama-se cdhu
Que voz boa de ouvir! O Brasil copiou direitinho! BNH, Promorar, Cohab… quem lembra?
Qria eu uma dessas kk to lutando p financiar uma pelo minha casa minha vida pra pagar em nao sei qtas décadas 😅
Pelo menos é melhor do que as favelas.
Essas khrushovkas dão de 1000 a 0 no meu MRV de 55m2, até pq o meu eu tive q pagar...
subie escada pra quem ta com saude em dia ate que vai ja um idoso ou com mobilidade ja é outra historia
parece o condominio que eu moro
Sinceramente, a ideia é boa demais..pode ter seus problemas,porem foram cosntruidas com um propósito de habitação, esse odio socialismo/socialismo vem justamente disso, você não vai ter luxo e não adinta você ter se outras pessoas não podem ter .. uns podem dizer que é a "socialização da pobreza" so que a humanidade deve trabalhar pra construir o que os seres humanos precisam! sem fragmentações ,ou divisões entre os seres humanos; é uma filosofia difícil de entender porque o capitalismo é foda,ele é sedutor.. pra entender como é,basta ver esses pequenos apartamentos ele cumpre a função de moradia, e so! Pra que você quer casa com 14 quartos ,mansões e afins , excessos que fragmenta os seres humanos e os coloca uns contra os outros..
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Ótimo vídeo!
Morar varias famílias em apartamento so , deve ser muito ruim Deus me livre.Pesquisa medica para saber se o predio com cinco andares podia ou não ter elevador 😂😂 😂😂😂😂 o povo sofre no capitalismo ou no socialismo não tem como correr .
Agora temos khruschovkas em sp custando 350k. E todos os comodos em 1 hhaha
Casas popular no Brasil é muito melhor do que morar em um baraco😂
Controverso é ter que entrar em um financiamento de trinta anos pra ter um apartamento de 38m² aqui no Ocidente. Viva a liberdade ocidental e o livre mercado🤡
Melhor que morar em favelas. Proto, falei!
Brasil 2024,16 milhões de pessoas vivem em favelas😅se for considerar as que moram em casas piores que essas só Deus sabe quantas são
Para o povo: cubículos. Para as elites comunistas: conforto aristocrático.
Sério que acham um absurdo prédio de cinco andares sem elevador? A MRV tá construindo um monte kkkkkk
Mãe Rússia
Cá entre nós...belo presente das maravilhas do comunismo.. Deus me livre....um verdadeiro inferno...
Kátia, sua voz é muito "doce"
Você é russa?
Não sei para mim mas as vezes olhando esses apartamentos em dias de neve dá uma sensação estranha para mim. Pararce um lugar meio depressivo.
A URSS era depressiva
Não eram deles, era do estado.
Brasilia é a Khrushchyovkas daqui
Parece apartamentos da Coreia do Norte.
Isso é uma casa de condomínio na praia grande😂
Paguei depressão só de ver
Igualzinho o mrv q eu moro
A CDHU são.iguais.
O comunismo e suas soluções “maravilhosas”!
@@carollopes9804 uma morada ruim só não é pior que morar na rua. Mas continua sendo uma moradia ruim.
@@miguelsbarreto blz, bom mesmo são as casas tentando copiar subúrbios estadunidenses em uma versão para pobre no Brasil
@@miguelsbarreto não querido, morar na rua não é moradia... capitalismo deu tão certo que temos favelas,aluguéis caros e rua...deu certo pra quem?
No Brasil "Khushchyovkas" são conhecidas como Minha Casa Minha Vida 😅😅😅😅 .
Do Governo Da Esquerda.
Qualquer conhecidência não e espanto.
Aí o governo de direita foi lá e mudou o nome pra "Casa Verde e Amarela"
O que mais me assusta e me causa pavor nessas khrushchyovka não é o tamanho pequeno mas o incômodo de dividir banheiro e principalmente cozinha com outras famílias, como sabemos todo condomínio tem famílias que se odeiam imagina ter que dividir cozinha com uma família inimiga afffff. E sem falar nas fofocas que a mulherada compartilhava nessas cozinhas. Eu preferia morar em uma pensão imunda igual eu morei aqui em São Paulo mas pelo menos eu podia fazer minha comida dentro do meu quarto embora o banheiro e a pia de lavar louça e o tanque de lavar roupas era compartilhado.
Вы путаете хрущёвку с коммунальной квартирой. Такие квартиры могут быть в любом доме. Но обычно одна квартира на одну семью.
Fofoqueira
Entendeu tudo ao contrário.As centenas de favelas tem mais privacidade? Aí até os tiros entram pela porta.
Não assistiu o vídeo inteiro?
mesmo no comunismo a classe politica separa o melhor para si.
Arquitetura distopica ta doido
Meu Deus, as pessoas viviam num lugar horrível! E não tinham direito de buscar algo melhor
História sombria e tenebrosa...