Lilia, que temática importante! Esse ano fui aprovada no vestibular de história e você foi e é uma das minhas maiores referências. Obrigada por trazer essas pautas pra informar e conscientizar a branquitude que, até hoje, reproduz o racismo de forma natural. Gratidão pelos seus ensinamentos! Um beijo!
Precisamos falar de branquitude não é? E se o racismo foi inventado pelos brancos cabe a nós sermos anti-racistas e atuarmos como aliados das agendas negras.
@@geovania9962 Me diz em q universo um branco sentiria-se ofendido por ser chamado, de "leite azedo" "palmito" "branquelo" nenhum. Ser caucasiano é um privilégio, não um empecilho, já, ser preto ou pardo, é outra estória.
@hsyegwi riiehejee é uma questão cultural que os brasileiros não tem autoridade para interferir. Podemos interferir no sacrifício de crianças negras em nossas periferias. Sacrificadas pelo tráfico e pela polícia
@@templatesparatudo os europeus nunca escravizaram africanos, eles so compraram escravos africanos que foram escravizados por africanos, mas fora isso os arabes escravizaram mais e tiveram mais escravos ao longo da histdria do que os europeus
Professora estive em São Paulo só pra ouvi- la sobre o livro 1984. Esse vídeo da senhora tem profunda relevância para mim...que em mais de 40 anos achava que machado de Assis era branco. Muito obrigado!
Oi professora Lili. Que bom que já voltou das férias! Amo seus vídeos. Para mim são muito pontuais, muito didáticos. Estão ampliando minha visão em vários aspetos. Muito obrigada.
Passando para dizer que minha prof de história do brasil da faculdade indicou seu livro como uma das obras base do curso e agora eu sou completamente apaixonada por você prof!!!
Nossa Lili, como agradeço pelo seu trabalho de trazer a verdadeira imagem da população brasileira. Continue descortinando nossa história. Mta Gratidão!!!
Sou um homem negro com muito orgulho. E tenho por companheira , uma mulher negra. No qual eu há amo muito . Em relação a missigenaçao, infelizmente isso é realidade, não se pode esconder isso. Nos lugares que vou , shopping, ipermercados, vejo campanhas e mais campanhas, colocando dois personagens! Uma mulher negra, e um homem branco. Teve uma vez que fui num ipermercado, onde no cartaz logo na entrada, tinha uma imagem de uma família totalmente inacreditável!! Uma mulher negra, com o homem branco, e duas filhas! Uma menina branca, e uma menina negra. Kkkkkkk Caramba !! Na hora que eu viiii !!! Tomei um susto, coisa que não tem nada haver. E infelizmente o governo insentiva o embranquecimento da população ate hoje. E agora me pareçe que eles voltaram com tudo. E infelizmente, eles estão conseguindo os seus objetivos. Creio eu! Que e um caminho sem volta, isso esta sendo muito ruim pra o meu povo, raça negra.
Eu que agradeço professora, muito obrigada por compartilhar o seu conhecimento, pesquisas e estudos com todos! Viva a democratização do conhecimento! Viva os Professores e as Universidades Públicas!!
Oba, a Lili está de volta! Nós aqui no sul sofremos este processo, propagada como a "Europa brasileira", por aqui a comunidade negra foi totalmente invisibilizada. E o maior simbolista brasileiro é negro e de Floripa, Cruz e Souza. Quem quiser saber um pouco mais sobre a face negra do sul maravilha, e a escravidão na época da pesca da baleia, olha o link do vídeo: ruclips.net/video/OIXQ0kcxsb4/видео.html
@@Catequesedodrey. e as pessoas sāo cegas, engraçado que para vcs mestiço só serve para para os negros usarem, e criar uma suposta maioria no Brasil, não caio nessa.
@@RomanceRouteChannel cara, vc tem noção o quão racista vc foi? Os negros são essa suposta maioria 56% da população. Mais preciso. Mas devido a falta de educação de qualidade que pessoas como você o privam eles estão na periferia ou no mundo do crime 😁
@@Catequesedodrey. Não são não, pura invenção, eu sou mestiço en não sou negro, nunca me vi como negro, nunca me chamaram de negro, essa "maioria" negra é apenas um movimento politico que visa ganhos politicos dividindo a população entre brancos e negros, neutralizando os mestiços que não parecem negros e nem se veem como tal, uma maioria negra no brasil não existe.
Fico me perguntando até quando a bomba relógio (cf Boa Esperança, Emicida) ainda tiquetaqueará. Todo dia vemos jovens negros sendo abusados, um sistema todo oprimindo tudo que há neles e por eles. Será preciso uma revolução negra para que a história deixe de ser escrita com o sangue dos irmãos?!
Simples e direto. Ótima exposição. Nas emoções devemos fazer nossas proprias escolhas. Isto não pode ser fruto de política de Estado, além de uma vergonhosa tentativa de supremacia racial. Veja-se o caso de Abdias do Nascimento que era até certo ponto racista, mas casou-se com uma mulher branca norte-america.
Além da competência da professora e equipe tem o lado profético também: a mulher do quadro faz "Arminha" e o seu filho traz uma "Laranja" na mão. Sugestivo, não?! E vão desculpando a ironia...
Quando lançou o livro "Memórias póstumas de Brás cubas" nos EUA, esgotaram no primeiro dia kkkkkk E um crítico americano comparou o Machado de Assis a Frank Kapka. Olha o nível de prestígio dele? E tem Br idiota que fala que o Machado não é nada demais kkkkkkkkkkkkk
@@vitoraguiar9376....Brasil sempre continuará a pagar caro por esse branqueamento ....como é possivel pensar que milhões de gentes vindas de Italia, Alemanha , Polónia etc possam alguma vez miscigenar -se com brasileiros nativos de outra cor..essa gente e seus descendentes vieram de paises onde casamentos mistos eram impossíveis. As grandes figuras da cultura brasileira ,negros e mulatos como Machado de Assis, André Rebouças, Carlos Gomes, e tantos outros , eram de herança cultural portuguesa. Esse é mundo é outro, é diferente, os portugueses se miscigenaram em Africa, Ásia e em Brasil.....esses que vieram de paises como Italia, alemanha...etc .é outra estória.
E as teorias, ao que parece, foram tomadas ao pé da letra: quem vem do exterior vai se deparar com essa REALIDADE nos Shoppings Centers, Hipermercados e áreas nobres das cidades, nas grandes corporações, e até nas praias.
Lili, oque você acha sobre a definição de latino ao invés de pardo? No meu registro tem que sou branco, mas evidentemente não me enquadro nesse padrão. Não gosto da palavra "pardo" por sua origem nessa teorias onde pardo seria um branco "sujado", então me defino como latino.
@@laurafernandez2848 compreendo isso, mas o uso da palavra Latino muitas vezes é para se referir a população latino americana como um todo. Todo latino americano compartilha de culturas e histórias semelhantes, sendo assim um elemento de identidade.
Isso é muito real até hoje. Uma mulher venho fazer uma pesquisa comigo, e me perguntou q etnia eu me identificava. Ela nem me deixou falar, e já disse "branca né" e eu "não, pardo" ela murchou. Até hoje não sei pq ela queria q eu me declara-se branco, sendo q tava na cara q eu era pardo.
Machado de Assis não foi "esquecido" por ser negro, ele foi "esquecido" por ter vivido no período da monarquia, e tudo o que teve influência monárquica durante o golpe da República tiveram que "sumir" para que novos símbolos fossem exaltados, mesmo que esses novos símbolos fossem apenas uma casca sem conteúdo.
A questão não é a pluralidade das etnias etc, mas o comportamento do brasileiro, de um modo quase que unanime da falta cometa de interesse em pensar em u.a nação com propósitos fortes do verdadeiro ordem é progresso. Essa pluralidade está agora divindade em grupelhos com interesses quase que particulares lutando nas ruas por interesses que não se agrega o fortalecimento da nação. Isso é frescura e falta de maturidade. Não há ordem ée muito menos um só propósito. O país ainda vive seus traços fortes um caráter de colônia, sem ordem.
É certo que o branqueamento não é mais uma teoria oficial no Brasil, mas até hoje convivemos com situações que remetem à tal ideia. Quais seriam as situações atuais?
Recentemente li uma repotagem sobre eugenismo no Brasil na revista super interessante que me faz pensar qual o problema dessa gente? esse uso da teoria da evolução de darwin; o discurso de odio; a cf de 34; é ridiculo....
Nossa,lembro que só soube que o Machado de Assis era negro no 1 ano do Ensino Médio. Eu achava que a expressão "casar bem" significava que se casou com uma pessoa de posses.
Eatava pensando sobre isso professora, aquela historia de " casou bem" pensei tbm em é um rapaz de "boa família" por ser branco e ter dinheiro. É triste ainda ouvir isso.
Esse tema é ainda um ponto nevrálgico na sociedade brasileira! Tanto negros como brancos e principalmente mestiços são diretamente afetados em todos os sentidos da vida pública e privada nesse pais em que o racismo estrutural é o grande entrave para que os direitos humanos sejam para todos!
Ler os livros ( os romances ) do Machado de Assis está na minha 'lista das coisas para fazer antes de morrer'. Espero não pensar nem por um segundo se ele era branco ou negro.
Oii, eu gostaria só de ressaltar que você falou a palavra mulata para se referir a mulher negra porém a origem desse termo é muito pesada e ofensiva para negros. A origem vem de quando os brancos para se "divertirem" botavam mulheres negras para cruzarem com diversos animais, entre ele, uma mula. Então veio o termo mulata.
Lilia, que temática importante! Esse ano fui aprovada no vestibular de história e você foi e é uma das minhas maiores referências. Obrigada por trazer essas pautas pra informar e conscientizar a branquitude que, até hoje, reproduz o racismo de forma natural. Gratidão pelos seus ensinamentos! Um beijo!
Precisamos falar de branquitude não é? E se o racismo foi inventado pelos brancos cabe a nós sermos anti-racistas e atuarmos como aliados das agendas negras.
@@geovania9962 Me diz em q universo um branco sentiria-se ofendido por ser chamado, de "leite azedo" "palmito" "branquelo" nenhum. Ser caucasiano é um privilégio, não um empecilho, já, ser preto ou pardo, é outra estória.
Quero que o Brasil inteiro tenha somente pessoas brancas de cabelo loiro e olhos azuis.
Seu livro O Espetáculo das Raças, maravilhoso. Sempre digo que vc, Lília e Emília Viotti são as grandes historiadoras do Brasil.
E são mesmo!👍🏼
Obrigada. Emília Viotti é grande mestra
Vidas negras importam. Muito importante esse vídeo. Principalmente agora nos nossos tempos.
Agradeço
@hsyegwi riiehejee é uma questão cultural que os brasileiros não tem autoridade para interferir. Podemos interferir no sacrifício de crianças negras em nossas periferias. Sacrificadas pelo tráfico e pela polícia
@@templatesparatudo os europeus nunca escravizaram africanos, eles so
compraram escravos africanos que foram escravizados por
africanos, mas fora isso os arabes escravizaram mais e tiveram
mais escravos ao longo da histdria do que os europeus
Toda vida importa
Professora estive em São Paulo só pra ouvi- la sobre o livro 1984. Esse vídeo da senhora tem profunda relevância para mim...que em mais de 40 anos achava que machado de Assis era branco. Muito obrigado!
Oi professora Lili. Que bom que já voltou das férias! Amo seus vídeos. Para mim são muito pontuais, muito didáticos. Estão ampliando minha visão em vários aspetos. Muito obrigada.
Lilia, você é divina! Um deleite ao conhecimento. Obrigado por continuar a informar em tempos de obscurantismo da História.
Parabéns professora, por desmitificar a ideologia do branqueamento do Brasil, de forma tão clara e concisa. Muito obrigado!
Passando para dizer que minha prof de história do brasil da faculdade indicou seu livro como uma das obras base do curso e agora eu sou completamente apaixonada por você prof!!!
Nossa Lili, como agradeço pelo seu trabalho de trazer a verdadeira imagem da população brasileira. Continue descortinando nossa história. Mta Gratidão!!!
Sou um homem negro com muito orgulho.
E tenho por companheira , uma mulher negra.
No qual eu há amo muito .
Em relação a missigenaçao, infelizmente isso é realidade, não se pode esconder isso.
Nos lugares que vou , shopping, ipermercados, vejo campanhas e mais campanhas, colocando dois personagens!
Uma mulher negra, e um homem branco.
Teve uma vez que fui num ipermercado, onde no cartaz logo na entrada, tinha uma imagem de uma família totalmente inacreditável!!
Uma mulher negra, com o homem branco, e duas filhas!
Uma menina branca, e uma menina negra.
Kkkkkkk
Caramba !!
Na hora que eu viiii !!!
Tomei um susto, coisa que não tem nada haver.
E infelizmente o governo insentiva o embranquecimento da população ate hoje.
E agora me pareçe que eles voltaram com tudo.
E infelizmente, eles estão conseguindo os seus objetivos.
Creio eu!
Que e um caminho sem volta, isso esta sendo muito ruim pra o meu povo, raça negra.
Em qual estado vc viu esses cartazes?
@@umfuturocanaldeconteudoskk5529 Goiás
Deveriam fazer esses cartazes aqui no norte do Brasil.
Comentário meio r*cista o seu, hein?
Qual o problema com pessoas m3stiç@s?
@@IzabellaMontreal só destrói uma raça linda como a minha
Eu que agradeço professora, muito obrigada por compartilhar o seu conhecimento, pesquisas e estudos com todos! Viva a democratização do conhecimento!
Viva os Professores e as Universidades Públicas!!
Quem deu dislike num vídeo desse ??
Que vídeo maravilhoso
Racistas, olavistas, brasilpalerdistas...
Que mulher é essa minha gente?! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Oba, a Lili está de volta! Nós aqui no sul sofremos este processo, propagada como a "Europa brasileira", por aqui a comunidade negra foi totalmente invisibilizada. E o maior simbolista brasileiro é negro e de Floripa, Cruz e Souza. Quem quiser saber um pouco mais sobre a face negra do sul maravilha, e a escravidão na época da pesca da baleia, olha o link do vídeo: ruclips.net/video/OIXQ0kcxsb4/видео.html
Já assisti, obg pela sugestão
Sulista negro existe?
Seus livros são maravilhosos, todos deveriam ler, principalmente brasileiros.
Machado de Assis branco foi foda..
Também não era negro, era mestiço, de qualquer forma o proprio se apresentava como branco.
@@RomanceRouteChannel pq se se apresentasse negro era tachado pela sociedade. Né querido?
@@Catequesedodrey. e as pessoas sāo cegas, engraçado que para vcs mestiço só serve para para os negros usarem, e criar uma suposta maioria no Brasil, não caio nessa.
@@RomanceRouteChannel cara, vc tem noção o quão racista vc foi? Os negros são essa suposta maioria 56% da população. Mais preciso. Mas devido a falta de educação de qualidade que pessoas como você o privam eles estão na periferia ou no mundo do crime 😁
@@Catequesedodrey. Não são não, pura invenção, eu sou mestiço en não sou negro, nunca me vi como negro, nunca me chamaram de negro, essa "maioria" negra é apenas um movimento politico que visa ganhos politicos dividindo a população entre brancos e negros, neutralizando os mestiços que não parecem negros e nem se veem como tal, uma maioria negra no brasil não existe.
Oficial, oficial não é. Mas que sempre esteve em prática, esteve. E nesse (des)governo essa questão está atualizadíssima.
Lili, mostra um pouco da sua biblioteca pra gente.
Faz umas indicações para os estudantes de História e humanas em geral ajudaria muito.
Sou sua fã!
Muito bom, Lili! Continue firme!
Fico me perguntando até quando a bomba relógio (cf Boa Esperança, Emicida) ainda tiquetaqueará. Todo dia vemos jovens negros sendo abusados, um sistema todo oprimindo tudo que há neles e por eles. Será preciso uma revolução negra para que a história deixe de ser escrita com o sangue dos irmãos?!
A maior revolução seria retornarem para a África e ajudarem seu povo.
@@brunafiorentino5069 felizmente compartilhamos nossa terra. Foram tirados à força da África e fizeram morada no Brasil. Mas isso já tem 500 anos.
@@brunafiorentino5069 e você para Itália?
@@jairoferreira9641 Exato.
Exato . E desconfio que lá será tratada como italiana de segunda classe , descendente de algum desterrado ou criminoso !!!
Importantissima essas questões Professora Lilia
Amando e aprendendo sempre com esse canal
Um dos temas do meu trabalho de conclusão de curso em direito
Excelente trabalho.
Simples e direto. Ótima exposição. Nas emoções devemos fazer nossas proprias escolhas. Isto não pode ser fruto de política de Estado, além de uma vergonhosa tentativa de supremacia racial. Veja-se o caso de Abdias do Nascimento que era até certo ponto racista, mas casou-se com uma mulher branca norte-america.
Dica:
Leiam Lélia Gonzalez
Mais uma aula de História! Obrigado pelos esclarecimentos tão válidos e importantes em meio a essa onda de obscurantismo. Parabéns pelo canal Lili!!!
Nossa amei todas suas explicações , terceiro vídeo que vejo hj!
Parabéns por trazer todo o seu conhecimento para além da academia!
Como eu não conhecia esse canal?
Um inscrito a mais, professora!
Ótima como sempre!!! Obrigado por mais essa aula!!
Acho que sou apaixonado por essa senhora.
Aula dos branqueamentos show.
Sempre brilhante.
otimo vídeo, estou usando com as minhas turmas do 3 ano agora que estamos tendo aula online
Muito boa a sua entrevista para o Tutaméia TV.
Essa professora é maravilhosa
Obrigada, Professora! Você sempre nos enriquece com seus vídeos!
adorei seu vídeo! muito didática e o tema importantíssimo
Excelente matéria!!
Fala mais sobre a Virgínia Bicudo e também de Neuza Santos! Grande abraço Lilia!
Parabens pelos comentários e é tudo verdade o q foi falado.
Além da competência da professora e equipe tem o lado profético também: a mulher do quadro faz "Arminha" e o seu filho traz uma "Laranja" na mão. Sugestivo, não?! E vão desculpando a ironia...
Se tiveram o peito de BRANQUEAR O GÊNIO MACHADO DE ASSIS, não precisamos dizer mais nada! Fim da várzea esse país!
Quando lançou o livro "Memórias póstumas de Brás cubas" nos EUA, esgotaram no primeiro dia kkkkkk
E um crítico americano comparou o Machado de Assis a Frank Kapka.
Olha o nível de prestígio dele?
E tem Br idiota que fala que o Machado não é nada demais kkkkkkkkkkkkk
@@vitoraguiar9376....Brasil sempre continuará a pagar caro por esse branqueamento ....como é possivel pensar que milhões de gentes vindas de Italia, Alemanha , Polónia etc possam alguma vez miscigenar -se com brasileiros nativos de outra cor..essa gente e seus descendentes vieram de paises onde casamentos mistos eram impossíveis. As grandes figuras da cultura brasileira ,negros e mulatos como Machado de Assis, André Rebouças, Carlos Gomes, e tantos outros , eram de herança cultural portuguesa. Esse é mundo é outro, é diferente, os portugueses se miscigenaram em Africa, Ásia e em Brasil.....esses que vieram de paises como Italia, alemanha...etc .é outra estória.
❤ fantástica mestra ❤
Professora, cria uma conta no twitter! Precisamos de você lá!
Ótima Reflexão !!!
Grata, Lilian!
A maior irresponsabilidade é misturar as Etnias. Coitada das crianças que não pediram para nascer nessa situação. Vera laks
Aula maravilhosa!
Uau ! amei o vídeo professora .
Muito obrigado pelo o seu trabalho.❤❤❤❤❤
Muito bom te assistir.
É muuuito presente esse tema sim!
Maravilhoso vídeo!
Excelente matéria
Será que podemos dizer aos Sulistas, (PR; SC; RS), que eles não são europeus?
olha o recalque querido a metade sul inteira do país do meio pra baixo de acha acima da metade norte pela influencia ocidental maior
se* nao so o sul
Tudo latino
alguém sabe onde posso encontrar o documento oficial do João Batista de Lacerda Sur Les Métis au Brésil?
Sou fã da Lilian!
Sempre ótima 👏👏👏👏
Obrigada pelos vídeos!!! Sempre muito esclarecedor. Sinto falta de referência bibliográfica que possa me ajudar a aprofundar no assunto.
Video maravilhoso
Uma aula sempre. Obrigado!
Excelente !
Olá!
Gostaria muito de uma explanação sua sobre, o que é ser brasileiro?
Ótimo vídeo!
E as teorias, ao que parece, foram tomadas ao pé da letra: quem vem do exterior vai se deparar com essa REALIDADE nos Shoppings
Centers, Hipermercados e áreas nobres das cidades, nas grandes corporações, e até nas praias.
Tô em choque
Fico pensando quem seriam os 11 q negativaram
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 o seu trabalho é sensacional !!!
Seus vídeos são ótimos!
Lili, oque você acha sobre a definição de latino ao invés de pardo? No meu registro tem que sou branco, mas evidentemente não me enquadro nesse padrão. Não gosto da palavra "pardo" por sua origem nessa teorias onde pardo seria um branco "sujado", então me defino como latino.
Latino es el de un país cuyo idioma viene del latín. Son latinos los italianos, franceses, brasileños, haitianos, peruanos, mexicanos.
@@laurafernandez2848 compreendo isso, mas o uso da palavra Latino muitas vezes é para se referir a população latino americana como um todo.
Todo latino americano compartilha de culturas e histórias semelhantes, sendo assim um elemento de identidade.
Existe o termo pardo sim, basta pesquisar no site do IBGE!
@@emanuelmartins3726 existe, porém não me identifico com sua origem e significado e meu fenótipo é branco.
Isso é muito real até hoje. Uma mulher venho fazer uma pesquisa comigo, e me perguntou q etnia eu me identificava. Ela nem me deixou falar, e já disse "branca né" e eu "não, pardo" ela murchou. Até hoje não sei pq ela queria q eu me declara-se branco, sendo q tava na cara q eu era pardo.
Vc é de qual estado?
@@HectorMartinez-sh9sl Rio Grande do Sul
@@dengue1775 E pq vc não é brancao e tem olho azul?
@@HectorMartinez-sh9sl Pq meu pai era branco e minha mãe parda
@@dengue1775 Pardos no rio grande do sul existem? Ué, pensei que era só brancos filhos de europeus, cabelo loiro, olhos azuis.
Alguém conhece onde posso encontrar aquela gazeta de notícias?
Leiam o espetáculo das raças pela dra. Obra prima!
Quanta verdade!!
Excelente
Machado de Assis não foi "esquecido" por ser negro, ele foi "esquecido" por ter vivido no período da monarquia, e tudo o que teve influência monárquica durante o golpe da República tiveram que "sumir" para que novos símbolos fossem exaltados, mesmo que esses novos símbolos fossem apenas uma casca sem conteúdo.
A questão não é a pluralidade das etnias etc, mas o comportamento do brasileiro, de um modo quase que unanime da falta cometa de interesse em pensar em u.a nação com propósitos fortes do verdadeiro ordem é progresso. Essa pluralidade está agora divindade em grupelhos com interesses quase que particulares lutando nas ruas por interesses que não se agrega o fortalecimento da nação. Isso é frescura e falta de maturidade. Não há ordem ée muito menos um só propósito. O país ainda vive seus traços fortes um caráter de colônia, sem ordem.
É certo que o branqueamento não é mais uma teoria oficial no Brasil, mas até hoje convivemos com situações que remetem à tal ideia.
Quais seriam as situações atuais?
Muito triste e ainda acontece!!!
Siga o exemplo de Wakanda, mesmo sendo um país fictício nos dá a idéia de como seria um país desenvolvido, mas que respeita as suas origens
Tds paises africanos sao lixos, não desenvolve por nada...
@@mfdd5715 para de falar merda, lixo é a sua vida
@@mfdd5715 claro ,depois de serem destruídos pela Europa
Recentemente li uma repotagem sobre eugenismo no Brasil na revista super interessante que me faz pensar qual o problema dessa gente? esse uso da teoria da evolução de darwin; o discurso de odio; a cf de 34; é ridiculo....
Nossa,lembro que só soube que o Machado de Assis era negro no 1 ano do Ensino Médio. Eu achava que a expressão "casar bem" significava que se casou com uma pessoa de posses.
Eatava pensando sobre isso professora, aquela historia de " casou bem" pensei tbm em é um rapaz de "boa família" por ser branco e ter dinheiro. É triste ainda ouvir isso.
Msm depois da barbárie e horror do nazismo, ainda se encontra quem defenda a eugenia, as vezes explicita, outras camufladas.Ótima explicação.
Me manda essa tese, queria ler
Misericórdia... :(
Vídeo ótimo
Esse tema é ainda um ponto nevrálgico na sociedade brasileira! Tanto negros como brancos e principalmente mestiços são diretamente afetados em todos os sentidos da vida pública e privada nesse pais em que o racismo estrutural é o grande entrave para que os direitos humanos sejam para todos!
Necessariaaaaa!!!
Lili você vai ficar mais presente no youtube ? espero que sim.
Misturar as Etnias deveria ser um crime inafiançável. Vera laks
Ler os livros ( os romances ) do Machado de Assis está na minha 'lista das coisas para fazer antes de morrer'. Espero não pensar nem por um segundo se ele era branco ou negro.
Quero vídeo todo dia! É muito egoísmo de minha parte?
há ainda a expressão 'limpar a barriga'.....
Isso sem falar das igrejas, tanto protestantes como a católica apresentam Jesus, seus discípulos e as suas famílias como pessoas brancas.
Assista a Dra Edmeia Willians, espetacular. Ela fala sobre o tema.
Chocada e decepcionada com a propaganda da Caixa!
Más quê dificuldade essas do humanos de se diferenciar da cor de Pele se já não bastasse à condição econômica e material
Oii, eu gostaria só de ressaltar que você falou a palavra mulata para se referir a mulher negra porém a origem desse termo é muito pesada e ofensiva para negros. A origem vem de quando os brancos para se "divertirem" botavam mulheres negras para cruzarem com diversos animais, entre ele, uma mula. Então veio o termo mulata.
Também achar que aqui tem africanos ( muitos misturados).