O álbum obrigatório para a Unicamp é o Sobrevivendo no Infernos é, simplesmente, um dos melhores álbuns já lançados da música brasileira, podendo ser comparado com sucessos internacionais, como The Dark Side of the Moon e Sgt. Pepper's, por sua complexidade. Trata-se de um álbum que retrata o pensamento periférico de maneira exemplar, uma análise social sublime. É uma obra que deve ser sim obrigatório em um vestibular, quiçá, para todos os brasileiro. Esse pensamento do Arthur é mais um caso de racismo estrutural, o racismo velado, pois sabemos que ele nunca ouviu com atenção uma música dos racionais, provavelmente, vê como uma arte inferior, assim como o samba era visto há pouco tempo atrás.
@@emanueljorgebandeira6141 Sim, pq tudo oq vem do povo preto sempre é marginalizado. Foi assim com o Rock no começo, foi assim com o Samba, e é assim com o Rap. Arthur do val já tinha um preconceito com o Gênero, e pior ainda, ele simplesmente tirou de contexto as letras do Racionais, dizendo que as músicas faziam apologia ao crime (Quando na vdd sempre foi o oposto), só pra tentar provar o ponto dele.
A obra do Racionais é um recorte da sociedade, ou de uma parte dela, que nunca foi observada pelos olhos dos proprios entes daquela sociedade. Estudar literatura não é só sobre a forma, ou tecnicas de escrita. É também aprender sobre recortes sociais, sobre modelos de sociedade, a partir das lupas dos escritores, e daí vem o sentido de se estudar uma obra que fala sobre a vida nas favelas, e nas periferias, pela primeira vez observada pelas lupas dos escritores que vivem aquela realidade, e não por engravatados que tratam aquelas realidades com a frieza de cientistas.
@@kcoveredinglitter_ kkkkkkkk pois e, como levar a sério alguém que não saiu da adolescência ou que conhece mais a cultura de um outro país do que o próprio
Fala que racionais não merece crédito por ser “novo”, mas o rap no brasil ganha força justamente nos anos 80 e com eles na linha de frente. Não se pode falar de rap, movimento de resistência contra a desigualdade social (logo de grande importância cultural), sem falar de racionais no brasil.
Racionais é atemporal esse cara tá falando merda, o que ele não enxerga além da poesia é que o Racionais Mc's retratou o Brasil melhor doque qualquer livro de história, principalmente contando a história do preto e do periférico que representa mais da metade do nosso país, e não tem nenhum artista consagrado no Brasil que retratou tão bem o real cenário do nosso pais
O Mamãefalei simplesmente não tem contexto algum para ter a mínima noção do que seria necessário para um dia TALVEZ começar a pensar em entender o que se passa nesse álbum. Liberal safado simplesmente tá cagando pra esse tipo de coisa.
@@gs-nq6mwComo se fosse questão de "tempo" a importância dos racionais, que esse merda vai morrer e nunca chegará a 1% doque os racionais ou o Rap representa para o Brasil, culturalmente, socialmente e politicamente dizendo.
Mas quem disse que o vestibular é sobre a história do racionais? É sobre interpretação das letras que tratam sobre assuntos socioeconômicos das periferias do Brasil. Que mula!
O cara literalmente não sabe o que é tomar geral e acha que pode falar algo, racionais é o nome mais importante de um estilo musical e que representante a realidade de milhões de pessoas, o cara acha que só pq não é velho não é um clássico, a vdd é que racionais mostra uma realidade que eles tentam esconder, afinal, não existe meritocracia quando um tem condições de estudar e o outro tem que entregar marmita de bike pra não morrer de fome
As vezes para jovens que estão na periferia a única referência é racionais. Não tem grandes “clássicos” Racionais é atemporal e fala da realidade de milhões de jovens no Brasil, se você ouvir qualquer música deles de 30 anos atrás ainda cabe perfeitamente na nossa realidade de hoje
Se a referência dele só é Racionais, então ele é medíocre e preguiçoso pra consumir coisa melhor, cara que enxerga bandido como vítima é perigoso demais, absurdo exigir conhecimento na Universidade, e muita pessoa da periferia questiona essa narrativa, da falta de responsabilidade de criminoso como se fosse uma criança.
@@jones7651racionais nunca vitimizou bandido, pelo contrário, em todas as letras existe a mensagem de que o crime não compensa, ou é cadeia ou caixão.
Se eles fossem americanos ou europeus já teria ganho o Nobel de literatura, isso é certo! O fato do povo brasileiro não perceber isso ou o fato de um "parlamentar" falar asneira sobre o grupo é um grande indicativo da merda em que esse país se encontra, um país de Zé povinho de mentalidade derrotista e fracassada
Foda-se mas isso n é pra ter em grade curricular nem em vestibular, eu tbm gosto do racionais nem por isso tem que ter, primeiro pq tem gente muito mais artistas mais importante que eles, seja por poesias/poemas e por representar os preto.
esse cara é um panaca, mano. nunca leu um livro sequer na vida e enche a cabeça dos outros de senso comum, que também nunca leram nada na vida e caem no sofismo dessa desgraça
O cara diz com maior orgulho que aprendeu gírias em inglês com música, mas não sabe o q é "tomar geral". Realmente, ele não tem como dizer O QUE É CULTURA.
Incrível né? Um cara que nem o mamãe falei tem condições de responder alguma pergunta dessas ? Esse tais clássicos que eles citam tem sua relevância, mas cada obra tem a sua importância, na verdade tudo que vem do povo não é considerado por muitos como cultura, porquê muitos vêem o povo como apenas massas de manobra, por ex muitos não acha várias profissões boas como pedreiro, gari, faxineiro, serralheiro.Sabe porque o brasileiro e o mundo tem mente escravocrata. Eu quero que se foda os erudito! Eu quero que se foda os tais acadêmicos que vive na teoria. Povo é forte é o povo trabalhandor aculturado que mantém a porra da sociedade funcionando, o cara que tá pensando em andar de 600 ou jeta ou ate ser um emprendor ele ouve os cara que conseguiram,seja no funk,samba, rap, axé, sei lá. Machado de Assis é show mas não é mais importante do que o povo produz, na real vocês que querem menosprezar os feitos de pessoas que vem das favelas, que vem falando tô aqui também.
O Arthur Mole nem precisava dizer que "teve muita dificuldade na escola com literatura". Deu pra saber disso só na crítica que ele fez aos Racionais MC`s. Tem que estudar Racionais, Sabotage, MV Bill, Dina Di, 509E, Nina Simoni...
Caraaaa!!!! 30 anos. Machado Diassis nunca tirou nenhum muleke da vida do crime e fez dele um cidadão de bem. Agora pergunta aí quantos mulekes Racionais ajudou.
Nenhum, se acha que o cara tava pensando em praticar um crime e ouviu uma música dos cara e resolver n fazer mais? Larga mão de ser burro e ficar acreditando em clichês parceiro, quase n tem frases de eles falando pra n praticar nenhum crime nas músicas, e no máximo uma história que eles contam que alguém n se deu bem, e isso n faz quem quer entrar no mundo do crime parar porra nenhuma, se acha que o Brown tem mais peso na mente dos mlk do que mãe e pai, pô n fode, tu deve ser aqueles cara que usa os clichezao de "o sistema prejudica nós", sabe nem o que é sistema nem nada
@@flaviosouza8629 Amigo, eu nn sou o cara que diz o "sistema ferra nós" eu sou o cara que viu o pai ser assassinado, eu sou o cara que teve que trampar desde os 5 anos, eu sou o cara que viu a mãe trampar q nem louca pra criar nóis, eu sou o cara que levava 4 hrs de onibos pra estudar mano, eu sou o cara que conviveu a vida inteira com crime, eu sou o cara que ja pensou muitas vezes em entrar no crime pra ajudar meus irmãos a ter o minimo de dignidade... eu sou o cara que desitiu do crime, eu sou o cara que esculta racionais. Eu sou empreendedor sou formado em cinema, tenho uma produtora, e uma marca de roupa. Sou negro... sou favelado... sou um sobrevivente.. Sou um influenciado por Racionais M'cs... é um prazer te conhecer... Sim, esses 4 preto arrombado que fica berrando em cima do palco mudou minha vida... e eu toh cagando pro que tu pensa... Eu nn cometi muitos crimes por causa do racionais... tlgd.
Legal.Eu devo ter lido memorias de um sargento de milicias com uns 15.Muito bom livro.A reflexao que o protagonista faz ,no ultimo capitulo em particular,eh bem oportuna.
Eu entendo a visão dele, mas discordo. Racionais é, de fato, considerado um clássico. O álbum foi lançado em 1997 (quase 30 anos atrás), e basta olhar para outras obras daquele ano na gringa, como OK Computer e Life After Death, que são considerados clássicos. Analisamos letras de Renato Russo e Cazuza em vestibulares, portanto, não há motivo para não incluir Racionais nesse contexto. O motivo de detestar algo, não significa que isso não possa ser abordado no vestibular.
mamae falei provavelmente nunca leu um livro na vida e reclamando que "tem tantos clássicos melhores" pra serem usados em um vestibular é o fim. racionais fala da realidade do povo lascado da periferia e de coisas que estão acontecendo AGORA, mas o cara é tão limitado que acha q importante é só camões, machado de assis e etc. o bom é que ele prova q não necessariamente vc precisa ser inteligente pra ser um formador de opinião, já que nem se ele pegar uma letra do racionais e esmiuçar com toda a litaratura disponivel sobre o tema vai entender algo. um filho de papaizinho desse se metendo a falar sobre uma realidade q ele nunca sentiu na pele e ainda ter relevância só serve para as pessoas verem o quanto é necessário compreender que essas pessoas são privadas da sua voz e que cada vez mais é necessário que elas adentrem no debate público, já que esse está sendo formulado por quem não vivencia a miséria e não sabe nem interpretar uma música.
Uma dica aos apresentadores: não critiquem artistas (mesmo se não gostarem). So nesse corte vocês perderam de chamar vários trappers, a Valeska e perderem inscritos que gostam deles...
Monteiro Lobato, racista do careleoooo. Mano, esses caras são burros demais. Li Memórias de um Sargento de Milícia e não entendi, ahahh. Escutou, escutou Racionais e não entendeu também, sendo adulto, ahhahahaha!
"Racionais tem oque? 3 décadas? Nao atingiu tempo suficiente..." caramba! Como se fosse questão de "tempo" a importância dos racionais, que esse merda vai morrer e nunca chegará a 1% doque os racionais ou o Rap representa para o Brasil, culturalmente, socialmente e politicamente dizendo.
Esse Mamãe falei só fala merda. Desde a epoca que ele escolhia a dedo os políticos que ele queria constranger com as perguntinhas idiotas dele, e pagava de correto e "conservador". Bom..."conservador" ele é né, e "cidadão de bem" também.
Pessoal falando merda nos comentários. O Arthur não é obrigado a curtir o som dos caras e muito menos aceitar, que racionais seja pré-requisito pra alguma coisa. A galera, como sempre, mistura as coisas e começa a atacar o Arthur
Isso mesmo, a questão central que os críticos não entenderam é sobre o pré-requisito. Os racionais, legião urbana, Caetano Veloso e outros são importantes para a música, mas colocar como obrigação é forçar barra
@@artetafootballclub8227 Os críticos entenderam que Arthur não tem know-how pra questionar esse pré requisito, a começar pelo ponto q ele não entende nada da obra. Ele fala aqui mesmo que aprendeu várias gírias em inglês com uma música, mas não entende oq é "tomar geral". Se tivesse lido com mais atenção e tentado entender ao invés de lacrar, poderia compreender uma parte (enorme) da sociedade com a qual ele não tem o menor contato. É disso q se trata o vestibular, avaliar se vc tem conhecimentos variados.
@@cassilakirst637 Você não entendeu o argumento, a questão é a obrigação, obviamente que o vestibulando tem que ser obrigado a entender os escritores (intelectuais), mas colocar como obrigação ter conhecimento de um determinado nicho musical (entretenimento) é forçar a barra.
@@artetafootballclub8227 as questões envolvendo letras de música e coisas do tipo, sempre são de compreensão do texto e apresentam o trecho na prova. O conhecimento prévio é útil, por exemplo, pra não confundir "tomar geral" com "assaltar" ao invés de "blitz com revista". Pra mim parece só tentativa de manter essa realidade, q Racionais retrata, longe do olhar público.
O álbum obrigatório para a Unicamp é o Sobrevivendo no Infernos é, simplesmente, um dos melhores álbuns já lançados da música brasileira, podendo ser comparado com sucessos internacionais, como The Dark Side of the Moon e Sgt. Pepper's, por sua complexidade.
Trata-se de um álbum que retrata o pensamento periférico de maneira exemplar, uma análise social sublime.
É uma obra que deve ser sim obrigatório em um vestibular, quiçá, para todos os brasileiro. Esse pensamento do Arthur é mais um caso de racismo estrutural, o racismo velado, pois sabemos que ele nunca ouviu com atenção uma música dos racionais, provavelmente, vê como uma arte inferior, assim como o samba era visto há pouco tempo atrás.
Não gostar e não entender as letras de um gênero musical=racismo, oi?
@@emanueljorgebandeira6141 Sim, pq tudo oq vem do povo preto sempre é marginalizado. Foi assim com o Rock no começo, foi assim com o Samba, e é assim com o Rap. Arthur do val já tinha um preconceito com o Gênero, e pior ainda, ele simplesmente tirou de contexto as letras do Racionais, dizendo que as músicas faziam apologia ao crime (Quando na vdd sempre foi o oposto), só pra tentar provar o ponto dele.
"Eu acho errado estudar algo que vc não conhece pra ser engenheiro" parabéns mamãe falei, vc descobriu o vestibular
"Uma das minhas maiores dificuldades no período escolar foi literatura"
interessante notar que ele era ruim em interpretar texto e CONTINUOU assim
O cara nem sabe quem escreveu Macunaíma 😂
@@ygoralberto9072 O cara nem sabe o q é "tomar geral", disse q é assaltar.
lulista
@@leonewade4980argumentar não é seu forte, já entendemos
@@darkthorn279 muuuuu
A obra do Racionais é um recorte da sociedade, ou de uma parte dela, que nunca foi observada pelos olhos dos proprios entes daquela sociedade.
Estudar literatura não é só sobre a forma, ou tecnicas de escrita. É também aprender sobre recortes sociais, sobre modelos de sociedade, a partir das lupas dos escritores, e daí vem o sentido de se estudar uma obra que fala sobre a vida nas favelas, e nas periferias, pela primeira vez observada pelas lupas dos escritores que vivem aquela realidade, e não por engravatados que tratam aquelas realidades com a frieza de cientistas.
Besteira
@@christiandias2269 A FOTO DE ANIME, NUNCA FALHA KKKKKKKKKKKKKK
@@kcoveredinglitter_ kkkkkkkk pois e, como levar a sério alguém que não saiu da adolescência ou que conhece mais a cultura de um outro país do que o próprio
Perfeito
Fala que racionais não merece crédito por ser “novo”, mas o rap no brasil ganha força justamente nos anos 80 e com eles na linha de frente. Não se pode falar de rap, movimento de resistência contra a desigualdade social (logo de grande importância cultural), sem falar de racionais no brasil.
Racionais é atemporal esse cara tá falando merda, o que ele não enxerga além da poesia é que o Racionais Mc's retratou o Brasil melhor doque qualquer livro de história, principalmente contando a história do preto e do periférico que representa mais da metade do nosso país, e não tem nenhum artista consagrado no Brasil que retratou tão bem o real cenário do nosso pais
"racionais não passou no teste do tempo", porra os caras tão no topo vai fazer quantas décadas? E as letras continuam mais atuais doque antes
O Mamãefalei simplesmente não tem contexto algum para ter a mínima noção do que seria necessário para um dia TALVEZ começar a pensar em entender o que se passa nesse álbum.
Liberal safado simplesmente tá cagando pra esse tipo de coisa.
@@gs-nq6mwComo se fosse questão de "tempo" a importância dos racionais, que esse merda vai morrer e nunca chegará a 1% doque os racionais ou o Rap representa para o Brasil, culturalmente, socialmente e politicamente dizendo.
Racionais é um patrimônio Cultural Histórico do Brasil
Mas quem disse que o vestibular é sobre a história do racionais? É sobre interpretação das letras que tratam sobre assuntos socioeconômicos das periferias do Brasil. Que mula!
O cara literalmente não sabe o que é tomar geral e acha que pode falar algo, racionais é o nome mais importante de um estilo musical e que representante a realidade de milhões de pessoas, o cara acha que só pq não é velho não é um clássico, a vdd é que racionais mostra uma realidade que eles tentam esconder, afinal, não existe meritocracia quando um tem condições de estudar e o outro tem que entregar marmita de bike pra não morrer de fome
nao vi nenhum argumento pra pq isso deveria ser cobrado no vestibular
Racionais é uma bosta, hipócritas... era dos q se fazem de vitima
@@hil449pq é um recorte da sociedade, muito importante pra formação de um ser humano. Vc é burro ou se faz?
Vc vê a ignorância da pessoa: "Monteiro Lobato é mais importante que Mano Brown" Monteiro Lobato um racista
mandou bem
SIMMM
E se for ver na época de Monteiro Lobato, Machado de Assis tinha algum babaca que com a mesma falacia do mamae falei
Quem te disse isso???
@@esdrasdaniel6778 vá pesquisar
Tivemos de fazer resenha sobre "Um homem na Estrada", na Quinta-série no ano de 2002.
Melhor do que aprender sobre Carlos Drummond de Andrade.
As vezes para jovens que estão na periferia a única referência é racionais. Não tem grandes “clássicos”
Racionais é atemporal e fala da realidade de milhões de jovens no Brasil, se você ouvir qualquer música deles de 30 anos atrás ainda cabe perfeitamente na nossa realidade de hoje
Se a referência dele só é Racionais, então ele é medíocre e preguiçoso pra consumir coisa melhor, cara que enxerga bandido como vítima é perigoso demais, absurdo exigir conhecimento na Universidade, e muita pessoa da periferia questiona essa narrativa, da falta de responsabilidade de criminoso como se fosse uma criança.
@@jones7651 então ele é medíocre e preguiçoso por que escuta racionais. Dai dá pra ver como vc n é nada limitado...
@@jones7651racionais nunca vitimizou bandido, pelo contrário, em todas as letras existe a mensagem de que o crime não compensa, ou é cadeia ou caixão.
@@jones7651 Oooh mds kkkkkkkkk como a pessoa consegue ser tão ignorante assim
@@ianlemos6235 Você que é muito ignorante por negar o óbvio.
O cara nem sabe o peso artístico do racionais. A poesia. Se eles fossem americanos eles seriam o maior grupo de rap de todos tempos.
Se eles fossem americanos ou europeus já teria ganho o Nobel de literatura, isso é certo! O fato do povo brasileiro não perceber isso ou o fato de um "parlamentar" falar asneira sobre o grupo é um grande indicativo da merda em que esse país se encontra, um país de Zé povinho de mentalidade derrotista e fracassada
Foda-se mas isso n é pra ter em grade curricular nem em vestibular, eu tbm gosto do racionais nem por isso tem que ter, primeiro pq tem gente muito mais artistas mais importante que eles, seja por poesias/poemas e por representar os preto.
@@flaviosouza8629diga um só artista mais importante para os negros
@@flaviosouza8629diga um só artista mais importante para os negros
Quando ele falou que Monteiro Lobato é muito mais importante que Racionais eu sai do vídeo, eu não acredito que eu ouvi isso.
esse cara é um panaca, mano. nunca leu um livro sequer na vida e enche a cabeça dos outros de senso comum, que também nunca leram nada na vida e caem no sofismo dessa desgraça
E tá errado?
Monteiro Lobato era um racist4 safado
O cara diz com maior orgulho que aprendeu gírias em inglês com música, mas não sabe o q é "tomar geral". Realmente, ele não tem como dizer O QUE É CULTURA.
nunca saberá !!!! não viveu ;não sentiu, não faz a menor idéia do que se trata!!! nunca foi pobre! não conhece a realidade da maioria.
"tomar geral é assaltar" kkkkkk só consigo lembrar disso. Respeita o Racionais, a interpretação de texto do mami aí que é péssima.
Incrível né? Um cara que nem o mamãe falei tem condições de responder alguma pergunta dessas ? Esse tais clássicos que eles citam tem sua relevância, mas cada obra tem a sua importância, na verdade tudo que vem do povo não é considerado por muitos como cultura, porquê muitos vêem o povo como apenas massas de manobra, por ex muitos não acha várias profissões boas como pedreiro, gari, faxineiro, serralheiro.Sabe porque o brasileiro e o mundo tem mente escravocrata. Eu quero que se foda os erudito! Eu quero que se foda os tais acadêmicos que vive na teoria. Povo é forte é o povo trabalhandor aculturado que mantém a porra da sociedade funcionando, o cara que tá pensando em andar de 600 ou jeta ou ate ser um emprendor ele ouve os cara que conseguiram,seja no funk,samba, rap, axé, sei lá. Machado de Assis é show mas não é mais importante do que o povo produz, na real vocês que querem menosprezar os feitos de pessoas que vem das favelas, que vem falando tô aqui também.
O Arthur Mole nem precisava dizer que "teve muita dificuldade na escola com literatura". Deu pra saber disso só na crítica que ele fez aos Racionais MC`s.
Tem que estudar Racionais, Sabotage, MV Bill, Dina Di, 509E, Nina Simoni...
Mano Brown >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Monteiro Lobato
Racionais fala de uma realidade que você não encontra em um clássico escrito por um velho, branco e rico em 1800
Mais importante que racionais o cacete, Racionais é algo que representa toda uma população
Caraaaa!!!! 30 anos. Machado Diassis nunca tirou nenhum muleke da vida do crime e fez dele um cidadão de bem. Agora pergunta aí quantos mulekes Racionais ajudou.
Nenhum, se acha que o cara tava pensando em praticar um crime e ouviu uma música dos cara e resolver n fazer mais? Larga mão de ser burro e ficar acreditando em clichês parceiro, quase n tem frases de eles falando pra n praticar nenhum crime nas músicas, e no máximo uma história que eles contam que alguém n se deu bem, e isso n faz quem quer entrar no mundo do crime parar porra nenhuma, se acha que o Brown tem mais peso na mente dos mlk do que mãe e pai, pô n fode, tu deve ser aqueles cara que usa os clichezao de "o sistema prejudica nós", sabe nem o que é sistema nem nada
@@flaviosouza8629 Amigo, eu nn sou o cara que diz o "sistema ferra nós" eu sou o cara que viu o pai ser assassinado, eu sou o cara que teve que trampar desde os 5 anos, eu sou o cara que viu a mãe trampar q nem louca pra criar nóis, eu sou o cara que levava 4 hrs de onibos pra estudar mano, eu sou o cara que conviveu a vida inteira com crime, eu sou o cara que ja pensou muitas vezes em entrar no crime pra ajudar meus irmãos a ter o minimo de dignidade... eu sou o cara que desitiu do crime, eu sou o cara que esculta racionais. Eu sou empreendedor sou formado em cinema, tenho uma produtora, e uma marca de roupa. Sou negro... sou favelado... sou um sobrevivente..
Sou um influenciado por Racionais M'cs... é um prazer te conhecer... Sim, esses 4 preto arrombado que fica berrando em cima do palco mudou minha vida... e eu toh cagando pro que tu pensa...
Eu nn cometi muitos crimes por causa do racionais... tlgd.
@@flaviosouza8629 Amigão " as palavras nunca voltam vazias"
Tenha uma boa tarde! Eu preciso trabalhar agora.
Legal.Eu devo ter lido memorias de um sargento de milicias com uns 15.Muito bom livro.A reflexao que o protagonista faz ,no ultimo capitulo em particular,eh bem oportuna.
Racionais ser chamado de cultura é brincadeira, mas do Brasil não se pode duvidar de mais nada 😂😂😂
Vc que é foda
Eu entendo a visão dele, mas discordo. Racionais é, de fato, considerado um clássico. O álbum foi lançado em 1997 (quase 30 anos atrás), e basta olhar para outras obras daquele ano na gringa, como OK Computer e Life After Death, que são considerados clássicos. Analisamos letras de Renato Russo e Cazuza em vestibulares, portanto, não há motivo para não incluir Racionais nesse contexto. O motivo de detestar algo, não significa que isso não possa ser abordado no vestibular.
mamae falei provavelmente nunca leu um livro na vida e reclamando que "tem tantos clássicos melhores" pra serem usados em um vestibular é o fim. racionais fala da realidade do povo lascado da periferia e de coisas que estão acontecendo AGORA, mas o cara é tão limitado que acha q importante é só camões, machado de assis e etc. o bom é que ele prova q não necessariamente vc precisa ser inteligente pra ser um formador de opinião, já que nem se ele pegar uma letra do racionais e esmiuçar com toda a litaratura disponivel sobre o tema vai entender algo. um filho de papaizinho desse se metendo a falar sobre uma realidade q ele nunca sentiu na pele e ainda ter relevância só serve para as pessoas verem o quanto é necessário compreender que essas pessoas são privadas da sua voz e que cada vez mais é necessário que elas adentrem no debate público, já que esse está sendo formulado por quem não vivencia a miséria e não sabe nem interpretar uma música.
O Racionais depois de 33 anos com certeza jacé um classico
Uma dica aos apresentadores: não critiquem artistas (mesmo se não gostarem). So nesse corte vocês perderam de chamar vários trappers, a Valeska e perderem inscritos que gostam deles...
Fala da Treta do Racionais do Edy Rock que foi acusado de Estupro por uma mulher
'Muita forçação de barra exigir q as crianças saibam disso" q criança ta fazendo vestibular??
Monteiro Lobato, racista do careleoooo. Mano, esses caras são burros demais.
Li Memórias de um Sargento de Milícia e não entendi, ahahh. Escutou, escutou Racionais e não entendeu também, sendo adulto, ahhahahaha!
É vergonhoso saber que esses caras tem alcance. Exaltar o racista do monteiro lobato e diminuir Racionais
Músicas com apologia ao crime seria PROIBIDO em qualquer país sério...
Mas racionais n tem apologia, lerdao kkk é ao contrário
Otaku mongoloide
"Racionais tem oque? 3 décadas? Nao atingiu tempo suficiente..." caramba! Como se fosse questão de "tempo" a importância dos racionais, que esse merda vai morrer e nunca chegará a 1% doque os racionais ou o Rap representa para o Brasil, culturalmente, socialmente e politicamente dizendo.
Eu dei tanta risada com aquele video do mamae falei, foi um dos dias mais engracados que eu tive. Bela analise, so errou tudo.
Curti o CD ouçam e vão ver o quanto é importante moss agr fika aí de bla bla bla pq e uma música q vem da periferia e tiração viu
Ainda bem que esta inelegivel por 8 anos
Mais na rua não é não! Até Jack! Tem quem passe um pano.
o Filipe Alves ai do sao paulo só fala agua po, tem uqe ser redpillado
Oxe , Racíonais não é clássico?
Os caras cantam há mais de 30 anos ... Falou bosta .
Não, não é. Pode ser para você que gosta de RAP.
@@isracardoso31g vai dar meia hora de bund#@! Kkkkk , vai estudar !!!
@@isracardoso31gmorde as costas
@@isracardoso31gmorde as costas
Não pode colocar racionais pq não é clássico, mas se coloca Caetano Veloso é ditadura esquerdista kkkkk
Esse Mamãe falei só fala merda. Desde a epoca que ele escolhia a dedo os políticos que ele queria constranger com as perguntinhas idiotas dele, e pagava de correto e "conservador". Bom..."conservador" ele é né, e "cidadão de bem" também.
Monteiro lobato racista, otima referencia
-_-' gabriel o pensador > racionais -_-'
Mamãe falei merda
nego do poze
Racionais se renderam a lacração quando vieram a público pedir desculpa pelas músicas estilo cachorro e mulheres vulgares. Decepcionante.
"Quem tem boca fala o que quer pra ter nome, pra ganhar atenção das mulheres ou dos homens" Jesus Chorou - RACIONAIS MCS
o quê? onde tem isso? to por fora
E as músicas só retratam a realidade
Ahhh sim
Eu nunca vi eles falar isso
Esse cara é um panguão
Não gosto de racionais.
Pessoal falando merda nos comentários. O Arthur não é obrigado a curtir o som dos caras e muito menos aceitar, que racionais seja pré-requisito pra alguma coisa. A galera, como sempre, mistura as coisas e começa a atacar o Arthur
É que a burrice e ignorância dele é estonteante e ele quer falar com autoridade sobre coisas que ele não faz ideia
Isso mesmo, a questão central que os críticos não entenderam é sobre o pré-requisito. Os racionais, legião urbana, Caetano Veloso e outros são importantes para a música, mas colocar como obrigação é forçar barra
@@artetafootballclub8227 Os críticos entenderam que Arthur não tem know-how pra questionar esse pré requisito, a começar pelo ponto q ele não entende nada da obra. Ele fala aqui mesmo que aprendeu várias gírias em inglês com uma música, mas não entende oq é "tomar geral". Se tivesse lido com mais atenção e tentado entender ao invés de lacrar, poderia compreender uma parte (enorme) da sociedade com a qual ele não tem o menor contato. É disso q se trata o vestibular, avaliar se vc tem conhecimentos variados.
@@cassilakirst637 Você não entendeu o argumento, a questão é a obrigação, obviamente que o vestibulando tem que ser obrigado a entender os escritores (intelectuais), mas colocar como obrigação ter conhecimento de um determinado nicho musical (entretenimento) é forçar a barra.
@@artetafootballclub8227 as questões envolvendo letras de música e coisas do tipo, sempre são de compreensão do texto e apresentam o trecho na prova. O conhecimento prévio é útil, por exemplo, pra não confundir "tomar geral" com "assaltar" ao invés de "blitz com revista".
Pra mim parece só tentativa de manter essa realidade, q Racionais retrata, longe do olhar público.
Uau, eles são linguistas ?
Literatura brasileira é muito chato quem liga.
Defina literatura brasileira?
@@calcun4925 duvido que essa cara tenha pego um livro na vida haha
isso aí é simplesmente racismo e preconceito