Boa mano, sou seu fã! Inscrito aqui ha mais de 1 ano. Mas nessa entrevista, concordei mais com os argumentos do cara.. minha opinião é a de que querendo ou não, racionais semeia uma ideologia que carece ser vista por ângulos diferentes. Por isso a necessidade de, se, posicionar racionais para base de exame para aprovação de estudos, outros temas que abordem socialmente um angulo diferente, sejam aplicados de forma equalizada
Acho que faltou um ponto importante, os Racionais não foram simplesmente um grupo que pedia direitos, eles foram/São a voz das periferias, eles contaram uma realidade que as elites nao vivem, contaram como era a vida em um dos lugares mais perigosos do mundo nos anos 80, se isso não é ser "clássico " eu não sei o que é. Existe uma periferia antes e depois de Racionais e eles serão lembrados para sempre pois o legado já está feito e será repassado eternamente!!
mano concordei totalmente com vc racionais é um grupo importante mudoua vida de muitos com as suas letras eu so acho q vc esqueceu d falar pra ele pq ele acha os racionais um lixo e diz gostar do pensador q disse varias vezes sr fã do racionais
@@ProjetoPLUGGED tbm concordei cara ,ainda não acho que o Racionais seja uma "coisa" grande para tá em uma prova que para responder precisa de um conhecimento sobre a banda
fabil, você não finge ser imparcial, você deixa o cara falar, você não da chilique de histeria, todas suas perguntas são sucintas. mano, tu deveria fazer mais entrevistas assim.
Eu comecei a seguir o Arthur a partir deste vídeo sobre Racionais, pq eu já seguia o Bruno, segui pra entender qq era desse cara (Arthur). e o mesmo que escrevi pra ele deixarei aqui tb.... tenho 45 anos, cresci na favela (zona sul de sp) hoje me considero de classe media, pq trabalho e estudei muito, e tenho uma filha de 13 anos, depois desse dia eu pedi para minha filha sentar comigo no meu Studio e conversar sobre, mostrei todos os videos, mostrei meus vinis do Racionais, contei mais um pouco da minha trajetória, e pedi para que ela prestasse a atenção na musica dos Racionais, minha filha curte kpop kkk, pois ela ouviu e teve momentos que me emocionei pausando a musica e contando historias de amigos que se foram, que fizeram mas escolhas na vida, e que o pai dela não fez.. ela achou tudo lindo, disse por varias vezes que criou um filme na própria cabeça, e hoje mais de 1 ano depois, as vezes eu ouço tocando musicas dos Racionais no quarto dela, e ela papeando com as amigas sobre o texto da musica... PRA MIM RACIONAIS FOI UM MARCO NA MINHA VIDA, aprendi vivendo tudo o que eles falavam nas letras.
@@rafamaster88 hoje nem tanto ,mas quando o Racionais começo era um movimento eles eram e é ainda é voz das periferias oq é rap ? rap são Narrativas de historias reais do povo da periferia sou classe média hoje tb ,hoje sou mestre de obras ,mas venho da classe baixa ,comecei de servente sempre escutando rap na obra ,ate hoje na obra no meu carro escuto rap
Acho legal ver que os inscritos do fabil são tão de boas quanto ele ahdhausuua Quase ninguém hateando, pessoal disposto a discussão sem brigar. Mt bom!
@@rodrigoj3894 As vezes a gente encontra alguém que tem as mesmas ideias e mesmo que estejam erradas, seguimos. Isto é um viés de confirmação. Mas quando abrimos a mente e pensamos fora da caixinha tentando entender os porquês do lado oposto e também o que está ao seu lado, aí veremos que Arthur ainda não é um cara preparado. Tem potencial. Mas virou político e já está fazendo o jogo.
@@CivilizedMenKilledMe ,vc tem razão ,eu continuo na caixinha ,tenho minhas dificuldades de compreender as coisas ,sou um pouco lento ,por isso procuro sempre ouvir os "2" lados ,não é fácil nem tão simples ,muito obrigado pela atenção .
Sou inscrito do mamãe falei, confesso, nunca vi um debate assim, sem gritos e com o total respeito!!! Planeta Novo, Parabéns por discordar, e mesmo assim, respeitar e abrir um debate sadio e de alto nível!! +1 Sub!!
@@arthursiuves4179 exatamente o oposto da proposta do video e da forma de pensamento que o fabil demonstrou nesse video, estando aberto ao dialogo, acho que quem deveria sair daqui eh tu mesmo
Foda-se o que você acha do Fabil ou Arthur, se concorda ou não. Esse debate está de parabéns. Diferente da grande maioria dos debates que temos hoje, aqui eles procuraram ENTENDER os lados contrários, mesmo que não concordassem. Ninguém tomou lugar de fala de ninguém, sem baixaria ou coisa do tipo. Estão de parabéns, foi uma aula de como debater sendo respeitoso e amigável.
Joao Paulo Duarte túnel Rebouças, ele divide a Z Sul (Lagoa , copa, Ipanema Leblon etc) do resto da cidade. Por isso dizemos aqui , que existem dois Rio de Janeiro, o antes do túnel e o depois do túnel.
@@maxpsilveira ah sim entendi... acho interessante essas questões valeu... os racionais nao citam a ponte (e nem se é uma metafora), mas dizem que é a ponte Joao Dias em Sampa, interesante
*Resposta ao comentário:* "Camões Lírico na quebrada, não serve pra nada!" O argumento do Fabil é interessante. O do Arthur também. De fato, o RAP se tornou uma ponte para o pobre aumentar sua percepção e noção de mundo/sociedade. Porém o Arthur falou algo que faz sentido "O que você gostaria? Que seu filho soubesse tudo, e fosse apto para entender e criticar Camões ou Racionais? Não se deve abaixar o nível da prova pra alcançar quem não tem ensino de qualidade. Precisa-se sim aumentar a qualidade de ensino da galera lá em baixo pra que ela possa subir." Racionais, o RAP, não é "conteúdo de crítica" em sim uma ponte você ter acessou, conseguir entender, e até mesmo de despertar você á olhar pra sociedade e ser crítico." Arthur (NESSE VÍDEO) não está dizendo que Racionais não serve pra nada. O que ele disse foi que o Racionais, basicamente, entendeu a realidade e traduziu para o pobre. No final do vídeo, eles falam exatamente isso (quando citam Martin Luther King). Minha opinião é que não se deve substituir Camões por Racionais, porém, Racionais pode sim ser utilizado, NAS ESCOLAS, como PONTE para que todos tenham oportunidade de manifestar, criar, ter, e ser, crítico ou um senso crítico. (e é isso que o Mano Brown sempre fez, ELE É PONTE E NÃO CONTEÚDO) **estou aberto a diálogos** VÍDEO MUITO BOM!
Sua interpretação sobre racionais e válida,mas como o fabil disse e faltou esclarecer, é o que o Arthur conhece sobre a periferia,e como deputado o que ele pensa ,racionais fala sobre a "realidade da periferia" do ponto de vista deles,sobre o que eles viveram ou passaram,agora escola e avaliação,o aluno está sendo testado em amplas visões até da sociedade,e a escola pegou um tema que a realidade é a periferia,e usou como base racionais,se fosse sobre arte poderia ,utilizar o Picasso.
Não conheço as letras dos Racionais nem de Camões. Porém, isso é um ótimo exemplo da liberdade de pensamento humano. Quando somos livres ou seja estamos em países que nos permitem pensar e expressar, vão surgir reflexões da vida do ponto de vista de pessoas em todos os espectros. De fato, racionais não está no topo da pirâmide como o Arthur falou. *Convenhamos realmente Racionais não passou pela prova do tempo.* O ponto é, para ser um critério de avaliação é necessário ou melhor é interessante que se coloquem as músicas que tiveram maior influência e impacto para os aspectos da cultura regional, nacional e até Ocidental. Uma ressalva para esse assunto é que há pessoas que se aproveitam do poder da música para criar coisas que são literalmente tóxicas para a mente e moral, tal como Funk Brasileiro, tal como o pagode Baiano que são puro apelo e controle de emoções.
É mais do que isso, racionais não é só ponte. Racionais fala do problema real das pessoas na periferia, conscientiza quem é e quem não é da periferia. Camões pode até ser bom, mas Racionais é protesto. O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, precisa de protesto, não de Camões.
O canal planeta novo foi a maior descoberta pra mim, comecei rindo com suas imitações do bolsonaro mas depois vi que você é muito mais que isso, é verdadeiramente inteligente, continue sempre e você representou bem ❤
Queria q as Pessoas Discutisem assim dessa Maneira civilizadas e com diferentes Opiniões, Qualquer coisa hj em dia as pessoas querem se matar ou causar intrigas,🤦🏻♂️Parabéns Pelo Trampo Fabil So Progresso🤘🏻🍃🥋
Eu entendi as duas bases, mas fico ao lado do fabil. Eu ouvi racionais a minha vida inteira e a primeira música que eu gravei na memória foi "vida Loka parte 1" e "eu não pedir pra nascer" do facção. Antes mesmo de desenvolver a leitura, já com 7 anos de idade. Mas só pude compreender as letras e o que o rap passava, quando tive a capacidade de interpretação. E realmente, "a vida é um desafio". Respeito e compreendo perfeitamente o que o Arthur disse. Porém, alguém que teve o conhecimento rico em literatura clássica e ouve racionais com suas letras agressivas, pode julgar ou sub jugar como algo irrelevante e não compreender que é um MANIFESTO para a sociedade em que vivemos. Contudo, não é só isso que o rap tem a nos mostrar mas me senti abraçado quando minha Cultura foi reconhecida como forma de estudo. Agradeço aqui, ao Racionais Mc's, Realidade Cruel, somos nós a justiça, facção central, eterno sabota, a família, entre outros por me fazer mais... E sou fã dos dois canais. admiro muita a posição política do mamãe. O fabil conheci faz 1 semana, pela interpretação da música " O rap é compromisso". Ótimo trabalho, sempre quis fazer isso e vc faz muito bem feito. Parabéns!
Ele reconhece, porém, sabe que há coisas mais importantes e que causaram mais impacto na sociedade, como o próprio Martim Luther King, como o próprio Fabil disse, que trocaria os Racionais pelo Luther King, porém não teve essa opção.
Eu acho q vcs talvez tenham visto essa questão pela perspectiva errada. Racionais não está sendo pautado como matéria de vestibular por ser acessível pra quem veio da periferia poder se dar melhor na prova, e sim por ser um recorte fiel, realista e didático de uma parte da sociedade pra quem justamente NÃO faz parte dela. Guimarães Rosa, que o próprio Arthur citou, falava sobre a realidade do sertão, e a obra dele não é matéria de vestibular por ser acessível pra quem veio de lá, e sim para nós que não conhecemos aquela realidade e aprendemos sobre ela através dessas obras. De qualquer forma, ótimo debate, espero que aconteça mais vezes com outras personalidades.
@@pablobelo670 TUDO QUE É ESCRITO,FALADO, COMPARTILHADO É LITERATURA. O ÚNICO GÊNERO QUE NAO É CONSIDERADO LITERATURA SÃO TEXTOS QUE SEU PRINCIPAL OBJETIVO É TRASNMITIR INFORMAÇÕES.
Na rua né não mesmo, mano ta falando de um assunto que ele mesmo disse que não sabe muito. Aqui na quebrada os menor não pede pra tocar camoes fuck mamãe chupei
q prazer ver duas pessoas debatendo civilizadamente de forma educada, hoje em dia é dificil debater e um escutar o outro, chega a da um sentimento bom vendo vcs conversando dessa forma
Sigo vocês dois faz anos, fico feliz demais com esse debate e o vídeo do Arthur sobre Racionais foi um dos poucos que discordei quase que completamente dele, fabil disse e questionou tudo que eu pensei na época que vi o vídeo do Arthur, parabéns por mostrar esse outro lado, tenho certeza que você abriu não só a mente do Arthur mas de muita gente
Oque muita gente não entende é que racionais é uma porta de entrada para o conhecimento. Realmente não é o "topo da pirâmide" como citado pelo amigo do vídeo, mas é uma forma que as pessoas da periferia tem para ter acesso a coisas que são realmente difíceis, onde o ensino é quase nulo. Lógico que temos vários outros autores tão ou mais relevantes quanto racionais, mas o pobre teria acesso a isso quando e como?
@@BrunoTr1col0r então se vc assiste um poderoso chefão vc é bandido? O filme retrata a realidade de um bandido eai? Ngm nega que O poderoso chefão faz realmente parte da história da América do Norte, quando havia a lei seca e tudo mais.. tu tá fazendo uma análise bem crua
@@BrunoTr1col0r n é só criminoso que precisa de bom advogado.. Quando seu filho é forjado pela polícia pra ser preso em "flagrante" n sabe a falta q faz um advogado bom. N consegue pegar a visão pq analisa apenas trechos.
Valorizo demais os espaços aqui na internet que dedicam o tempo para o debates de ideias divergentes. O caminho é esse! Parabéns ao Planeta Novo, Rafinha Bastos, Pondé e todos que ainda lutam pelo diálogo, independente da opinião política.
@@yanvictor7314, Eu entendo vc não gostar das batidas beat etc, respeito pq realmente gosto é pra ser diferente mesmo, assim como opinião. Mas seria uma boa vc ler a letra da música sabe? Já fiz muito isso, não gostar da música mixada uma letra encima de um beat e tal, mas fui lá ler a letra da música e gostei, me permiti ver além da primeira impressão. Se tu leu até aqui espero mesmo que me entenda, e principalmente entenda as letras do racionais, e outros raps tlvz. Recomendo (RAPADURA), ele é nordestino e trás uma dicção lírica impressionante
A proposta da Unicamp nos últimos anos é alguém que viveu e está contando o que viveu, por exemplo, Madame Bovary é um homem falando sobre a posição da mulher na sociedade do século 19, ai vc vê o livro que a Unicamp pede(A falência), é uma mulher do século 19, que escreve sobre a mulher do século 19. Outro exemplo, quarto de despejo, uma favelada que escreve como é viver na favela, e nessa msm linha, temos racionais, que são pessoas marginalizadas, que contam como é viver à margem da sociedade Espero que vc leia fabilzão, forte abraço
Exatamente por isso cara, essas obras que você citou mostram a descrição de um determinado período da história, ficará em evidência sendo lido em qualquer ano. Racionais é diferente, não faz parte de nenhuma matéria ao contrário desses autores que fazem parte da história e literatura. Estilos musicais devem ser preservados visto como algo que pode se assemelhar a um período histórico como o romantismo, naturalismo e etc... Racionais não se encaixa em nenhum quesito acadêmico, se relevar a história e letra das músicas podemos colocar qualquer artista como leitura obrigatória, qualquer um que faça música narrando a realidade vivida poderá ser colocada como matéria obrigatória. O Brasil do envergonha no quesito de educação.
Concordo plenamente. O lugar de fala, a despeito do mimimi, é indispensavelmente relevante em assuntos delicados como estes. A discussão que traz esse video, por melhor que seja, nasce vazia quando a parte que diz não ser válida a tal questão não tem nenhuma propriedade, vivencia, estudo, informação ou qualquer coisa do tipo sobre a prova, sua função social e todo seu processo criativo que envolve diversos profissionais qualificados e estudiosos da educação. É triste(porém necessário, e importante) que o fabil tenha de trazer esse tipo de discussão pro canal, mas é apenas um reflexo do que é nossa sociedade atualmente, que tamém reflete no governo. Temos os ministros mais desqualificados dos ultimos tempos em pastas extremamente importantes pro bem-estar social. Parabéns fabil pelo trabalho, o debate foi excelente e espero que vc traga mais videos desse tipo com convidados menos vazios.
@@opoetagalocego5128 Discordo. A luta por reconhecimento e valorização da cultura negra está presente em vários periodos da história humana. Dizer que Racionais, somente por ser música, "não faz parte de nenhuma matéria" e "não se encaixa em nenhum quesito academico", é desconhecer as diferenças entre Texto Literário e Não Literário. Dizer que o Brasil envergonha no quesito educação depois de uma asneira dessas é praticamente comprovar o quanto voce faz parte disso.
Se for um Debate político, o Brown vai tá mais perdido do que o Zetre fazendo Rap!! Eu amo Racionais, fez parte da minha adolescência e escuto até hoje... não sou fã do Arthur, mas vamos ser sinceros né... Mano Brown é lenda, mas debate é outros 500... não é só ficar falando gíria e no final completar com “Certo Mano?” Máximo respeito Fabil... entrevista foda!!
O que eu entendi que o rapaz quiz dizer foi que: Os Racionais são uma forma de que boas informações mesmo que dentro de um contexto limitado, mas que de alguma forma chegue e mostra pra aquela pessoa que ela pode seguir outro rumo na vida se não a o do crime ou qualquer outro tipo de vida marginal, pessoas essas que não as obteriam por outros meios dadas as suas privações. E essas musicas talvez sejam uma forma de que pessoas que não vivam naquele contexto de favela tenham uma noção de como realmente é.
O Rap é isso, Racionais relatou oque eles viveram, e viram entre 70,80,90,2000. (não só o tempo do grupo) Não vemos artistas de tanta expressão do Rap Nacional antes deles, pôs eles foram pioneiros. Ninguém fez tanto barulho quanto Racionais, que não precisaram da mídia e nem tiveram filtros para criar e divulgar sua arte. Se comunicavam com um povo sem educação, sem auto-estima, um povo sem um norte, fazer isso é louvável. Usaram dialetos e a liguagem do povo e ainda encaixavam analógias simples e analógias complexas (Que dispertam a curiosidade e o interesse). Existe muito ruido entre emissário e emissor, mas idependente deste ruido oque Os Racionais fizeram (Na minha) opinião é um clássico.
Faz sentido é clássico mas tem um porem.. não tão clássico a ponto de ser usado em uma pergunta de ensino superior, aumenta o estudo da pessoa pra ela poder entender algo mais da literatura. Obs: escuto racionais direto.
Escuto racionais desde os 10 anos 23 anos admirando as letras do grupo,me levou a tomar decisões como não usar drogas e não roubar!,,,porém sou Bolsonaro!,,,letra é letra,mano Brow é mano Brow!
Bom bom ele não é mas pra QM não é especiista nessa área tá ótimo, o problema é ele tentar ser mais claro no q ele fala e tentar deixar mais fácil para todos enteder, tenho certeza q teve muita gente q não entendeu algumas coisas q ele disse.
Sobrevivendo no inferno é clássico des de que foi lançado mas boy Branco nao ve afinal sempre teve representatividade, daqui 500 anos Racionais ainda será visionário
@@Harakiri177 por isso não é um exemplo a ser pego, só cresce quem consegue ter um exemplo palpável a ser seguido, deve realmente ser esse boy branco q ele citou
@@einsteintesla8940 por pessoas que querem conhecer a cultura periférica, a vivência de um mlk favelado nos anos 80 e 90, as histórias sobre pessoas que se perderam pro tráfico ou drogas, e etc.
@@neganlucile2898 É a opinião, mas de acordo com a academia onde aprofundam muito mais ele está errado. Da no mesmo se ele disser que não acredita na teoria da evolução, seria opinião pessoal dele mas a academia prova o contrário.
Fabil, velho, PARABÉNS. Dialogo perfeito, sem grito, perguntar bem encaixadas e tendo argumento. MamãeFalei cirúrgico, respondeu e colocou seus pontos de vista em cima do assunto. Como é bom ver pessoa conversando de forma civilizada. haha. sucesso!
Primeira vez que escutei racionais eu tinha 7 anos de idade e escuto até hoje, acho que os jovens entendem errado a letra dos cara e ligam isso ao crime. Racionais Mc's cantam a realidade de favela, do gueto, acho q falta um pouco de entendimento por parte da maioria da sociedade. Canal top continue assim parceiro, sucesso pra voce, Tmj.
Tão clássico que eu nunca ouvi uma música que seja deles. Não sou muito velho tenho apenas 15 anos, mas não acho que vou saber responder em uma prova alguma coisa relacionado a racionais por exemplo, mas se perguntarem sobre Martin Luther King provavelmente eu saiba já que ele sim tem uma história e nome de renome, não tô dizendo que racionais não tem renome mas entre racionais e Luther king, em renome e conhecimento Luther King vence. Como o Arthur disse racionais AINDA não é um clássico! Grifando *AINDA*
@@paulanabussa1092 é a mesma coisa dizer música clássica, sendo que muitos não ouviram música clássica, como Beethoven, Mozart entre outros. Porém continua clássica, assim como Racionais é clássico para muitos
@@wendel7982 o que alguns consideram é uma coisa, o que é na realidade é outra, um grande grupo de pessoas pode considerar q racionais é um classico, não quer dizer que realmente seja!
@@paulanabussa1092 sim, está no pensamento de cada pessoa, assim como os que gostam do Racionais, não generalizando, irão achar Beethoven entre outros, uma porcaria
Pra min racionais é importante pelo mesmo motivo do romantismo no Brasil ser importante, é um movimento que já existia mas foi remodelado e teve novas pautas quando chegou no Brasil.
Ficou meio generalizado seu argumento, você pode dizer o mesmo sobre qualquer modalidade. Por exemplo, o esporte/filosofia/alimentacao/desenho animado/dança foi algo que foi inserido na cultura e, então, foi remodelado.
Um dos melhores, senão o melhor debate que já vi de pessoas com opiniões divergentes! Parabéns aos 2! Ganharam meu respeito e admiração!! Que sirvam de exemplo!
Acho interessante o rap, nasci na periferia, cresci ouvindo rap, gosto muito, minha mãe com boa professora sempre me incetivou a estudar, sempre fui questionador, gosto de interpretar as letras, acho fantastico. Sempre ouvi as musicas retirando a melhor mensagem, tanto que hoje me considero bem sucedido, medico, concluindo minha formaçao em neurocirurgia. Todos os dias vou ao hospital, meu local de trabalbo, ouvindo grupos antigos " racionais, RZO, sabotage, cirurgia moral...." . Considero que essas musicas fizeram parte da formaçao do cidadão que sou hoje.
@Cesar Teles YHWDIM E você lá sabe o que é cultura ou subcultura? Mamãe falei nem sequer tem o hábito de ler e eu sei disso através do Rafael Raid. Em outro vídeo em que ele tenta dar uma carteirada falando mal dos Racionais e citando autores da literatura brasileira, ele ainda erra os nomes. Esse Artur representa bem a elite atrasada, ignorante e leitora de orelha de capa.
@@GabeHells99 concordo em partes, mas não se pode afirmar que a pessoa não tem hábito se não se convive com ela, e, pra mim, que tenho o hábito da leitura, sempre leio sozinho pelo foco e silêncio. Logo é evidente que a única pessoa que sabe que eu leio, sou eu.
O bom do Fabil é o espaço que ele dá pra ouvir a crítica, pq Geralmente na mídia eles buscam patadas pra ganhar audiência, e cortam de mais a crítica oposta. Bom vídeo.
Ninguém vai ler essa porra, mas foi bom pensar sobre essas coisas... 4 anos depois. Eu assisti o vídeo inteiro pra comentar. Comecei a escrever com 10 minutos, parei. Primeiro terminei de ver o ponto de vista pra ser coerente nas palavras. O foco no estudo é estrutura social! Não é sobre analisar um disco por ser do racionais, é sobre aprender estrutura da obra lírica, interpretar a favela pra estar ciente de outras realidades. A questão ali não é ser música de rap. Eu não sei o que tem mais valor cultural para as próximas gerações que fatos históricos... A questão inteira é o valor literário das letras, é uma narração de histórias (Storytelling), são poesias que contam uma história tão bem feita que te leva a refletir para interpretar. São tão fáceis de entender que você cria um filme na cabeça. Hoje em dia eu não sei a opinião do mamãefalei, mas pra mim é loucura pegar um disco dos anos 90 que a realidade era muito mais pesada e opressora, aquilo ali era o puro suco da imensa maioria, são coisas que ainda acontecem hoje em dia. Tem sim que estudar pra ter fundamento e falar sobre. Relatos que ninguém vai colocar em pauta numa escola particular da vida se não fosse implementado como matéria de estudo. Ninguém vai interpretar Camões sem ter lido Camões pra saber do que se trata. Agora sobre o disco, o valor ali está diretamente no Storytelling. Ópera, Rock, Bossa, Pagode o que for... O Rap que é o protesto, o único representativo de época que trouxe a narrativa da realidade das favelas no Brasil. (Hoje em dia tem vários outros gêneros). Se o Ludwig van Beethoven é mais clássico que o Racionais, foda-se. Se tem um livro clássico que tem 150 anos e não virou matéria de vestibular, uma hora pode estar lá... Beethoven e o clássico de 150 anos, mais uma vez, não representa a realidade da maioria. Ficar criando todo um cenário idealista em cima de uma coisa que foi a realidade absoluta da maioria esmagadora é falta de caráter. Lembrando que, pensando naquela época... Naquela época não tinha nenhuma besteira dessa analogia de camiseta colorida. Não tinha multiplas opções. A realidade era só uma, você é pobre fudido. Um exemplo na porta de casa (fácil de aprender) e outro, um sonho extremamente distante, para poucos, mas poucos mesmo. Hoje você pode ter a camisa do arco-íris? Que legal, na época do racionais se te doaram a camisa amarela genérica, pra ter a azul tinha que roubar. Ponto! 19:20 Exatamente, são visões de mundo completamente diferentes... Um grupo contou a realidade, a outra turma idealizou que conhecimento da história do Brasil é menos importante que estrutura lírica de Camões e derivados. E ai quando um bacana desses consegue um alto cargo político, como ele vai estar em prol de melhorar a condição dos pobres, se a faculdade dele é sobre coisas "inúteis" que não contribuem em nada para diminuir a desigualdade na estrutura social? A narrativa do Racionais conta a realidade do passado e ainda presente da nossa nação! E a influência absoluta, sem bla bla bla idealista, como descrito nas musicas era o crime. Você nasce e você cresce com isso ao seu redor, e é esse tipo de ambiente e ponto. Até hoje ainda é assim... Podemos estudar, mudar de ambiente, mas os primeiros exemplos na favela não é acordar cedo pra ouvir música clássica e jogar tênis. A realidade do privilegiado qualquer pobrezinho sabe como funciona, mas o boy não sabe como é do outro lado da ponte de fato. Eai hoje em dia que se pintou um quadro de que as coisas são melhores que antigamente (claro que é muito mais que a miséria). Mas fulano tem carteira assinada, tem um celular, tem uma moto. Quem está perdido nas neuroses da quebrada é porque é vagabundo e falta vergonha na cara (é o que dizem). "Hoje em dia todo mundo tem opção de ser o que quiser" (risos).
Uma boa: Somente lendo, assistindo e ouvindo as melhores obras para sabermos diferenciar o que é uma boa obra ou uma má obra. Eu acredito que o rap possa servir como matéria de pesquisadores para compreender um dos aspectos sociais, ou pelo aluno por conta própria, mas como matéria de estudo de uma educação superior, eu acho que é diminuir algo que deveria ser superior, elevado. Para mim é uma obrigação o aluno ser capaz de dissecar uma obra clássica estando no nível superior, senão, não estaria ele capacitado para estar ali. Um dos grandes problemas com o ensino mundial é que muitos estudam para passar e não para aprender. Há uma obra interessante - um livro leve - de um educador e filósofo americano, Mortimer J. Adler, que irá lhe explicar o porquê de muitos falharem, mesmo estando no grau de doutorado. Muitos passam, mas poucos realmente sabem pegar uma peça de texto clássica e tomar aquilo como base para uma crítica contemporânea. Obs: Ou talvez o ensino superior brasileiro tomou racionais como peça para igualar com a capacidade mental dos alunos. "Nada profundo demais por favor, ou minha cabeça vai doer".
Racionais conseguiu expor a realidade da periferia, coisa que o elitismo universitário desconhece e desconsidera completamente (pesquise e veja por si só o percentual de alunos de baixa renda dentro das universidades). Colocar o disco em uma prova é um nobre esforço de tentar fazer playboy enxergar a desigualdade do país, é uma tentativa de exercício de empatia com o cidadão marginalizado, que muitas vezes é julgado por essa mesma elite. Isso faz todo o sentido e é MUITO importante. Arthur pensa que universidade é curso técnico, ela também tem o dever de formar cidadãos, de expor as mazelas sociais do cotidiano para que os jovens enxerguem a necessidade de mudança. É assim que o mundo caminha e consegue evoluir.
De fato as universidades vêem uma realidade diferente de anos atrás, as pessoas de baixa renda estão entrando na faculdade. O ponto está em formar o cidadão. Você não forma um cidadão no ensino superior, nessa fase já se entra a situação do questionar do próprio mundo perante o cidadão. Poucos passam para essa etapa antes de atingirem a maioridade (Onde achamos que temos nossas convicções) e isso por si só seria um exemplo de genialidade. Racionais tem sua influência positiva durante a formação da personalidade, fala sobre desigualdade, possibilidade e mesmo sobre teóricos e artistas clássicos; Tendo isso em vista é bem mais lógico por essa pauta na região de atuação assim como o Fabil falou no local onde de fato se prepara um cidadão: o ensino médio. Desta maneira impulsiona-se o desejo de alguns pela letra e pelo objetivo acadêmico da área superior, que na minha opinião é uma das grandes mensagens deles. Minha visão é uma mescla da opinião do Fabil e do Arthur... É isso né :v
@@wesl_ Você forma um cidadão sim no ensino superior. Cidadania não é um curso com 40h de carga horaria que você conclui e pronto, e nem é limitada a um período restrito do ensino médio, é pra vida toda e as instituições de ensino devem prezar por isso, seja superior ou não. Racionais usa de personagens no disco para falar de um problema estrutural, complexo, estudado até hoje pelas Ciências Sociais, portanto sua área de atuação é universal, ele pode ser abordado no ensino médio, mas não exclusivamente nele. E sobre as pessoas de baixa renda entrando na universidade, é justamente por políticas públicas estudadas dentro das universidades que visam incluir o cidadão marginalizado no meio acadêmico, e essse mesmo discurso está presente em vários pedaços do disco.
Marxx M Esse exemplo sobre o curso de cidadania foi um tanto exagerado :v Bom... É um fato que a personalidade depois de uma certa idade é pouco maleável, o conceito de "Só sei que nada sei" é tão acadêmico que é irônico ser citado dessa forma (visto nossas últimas eleições em que a maioria absoluta se dividiu ferozmente sem chance de conversa, o constante aprendizado é ideal mas pragmaticamente é irreal). E o estudo das letras deles é apenas um reflexo do que eu disse sobre a universidade ser um local onde o indivíduo não se questiona em ideais pessoais e sim em questão do mundo a sua volta e seu funcionamento (O que coloca o Racionais lá porém não requisito mas como parte de um estudo de uma das áreas). Aí entra a outra questão que é... O objeto de estudo dele. Sociólogos, antropólogos e historiadores vão acabar chegando nesse material final não por que eles estão se descobrindo mas por que eles se interessaram antes e vão seguir com esse assunto. Logo, vejo uma falta de ligação entre por esse objeto de estudo num exame que vai colocar pessoas em diferentes áreas de atuação e portanto com um Norte decidido ao invés de aplicar no local onde pode haver evasão escolar, falta de interessa e a pessoa está de fato se formando; Coisas que sabemos serem efetivas para quem se interessa pela letra. / Sabe que acho que as tais políticas públicas apesar de macete do Enem não influíram muito nisso, na real acho que o Estado só tentou foder mais a gente kkkkkkk
Racionais é mal interpretado e uma das músicas que mais é mal interpretada é a eu sou 157. Se a maioria soubesse interpretar o que ele quer passar, não iriam colocar como apologia ao crime e sim como uma abertura de mente para essas pessoas sobre o mundo do crime, que não compensa.
Essa música é um Story Teller. Algo bem comum no rap. As pessoas conseguem entender Faroeste Caboclo como uma história que tem personagens e uma mensagem, mas quando escutam 'Sou 157' acham que é o Brown que ta assaltando kkkkkkkkkk
E vcs acham mesmo que a molecada da favelinha que moro, estão entendo a mensagem do Racionais? Fala sério, vamos parar de hipocrisia. Quando a música fala: Viver pouco como um rei ou muito como um Zé. Parceiro o " Zé" na favela é um coitado, e vcs acham que a molecada q viver muito como um Zé? E agora vcs vêm dizer que a música não faz apologia? Podem pesquisar e perguntar onde moro: vc quer viver pouco tendo a menina mais linda, uma BMW, DINHEIRO sem miséria mas correndo risco de ser preso ou como aquele tiozinho de 67anos, puxando carroça, pegando latinhas no Funk de havaianas com prego na correia, comprando fiado no boteco, e com o barraco todo pingando mas com a cabeça erguida. Oque vc acha mais agradável? Todos eles vai dizer prefiro viver menos e ter tudo que eu quiser! Não adianta falar que a música não fala assim que é hipocrisia!!! Se alguém falar que a musica está sendo interpretada erroneamente, então essa música foi feita pra intelectuais e não pro povo simples da periferia, que 99% não sabe nem interpretar uma placa de não estacione!!! Pronto falei
Bora deixar o Like, apoiar o diálogo é importante.
Boa mano, sou seu fã! Inscrito aqui ha mais de 1 ano. Mas nessa entrevista, concordei mais com os argumentos do cara.. minha opinião é a de que querendo ou não, racionais semeia uma ideologia que carece ser vista por ângulos diferentes. Por isso a necessidade de, se, posicionar racionais para base de exame para aprovação de estudos, outros temas que abordem socialmente um angulo diferente, sejam aplicados de forma equalizada
Acho que faltou um ponto importante, os Racionais não foram simplesmente um grupo que pedia direitos, eles foram/São a voz das periferias, eles contaram uma realidade que as elites nao vivem, contaram como era a vida em um dos lugares mais perigosos do mundo nos anos 80, se isso não é ser "clássico " eu não sei o que é. Existe uma periferia antes e depois de Racionais e eles serão lembrados para sempre pois o legado já está feito e será repassado eternamente!!
mano concordei totalmente com vc racionais é um grupo importante mudoua vida de muitos com as suas letras eu so acho q vc esqueceu d falar pra ele pq ele acha os racionais um lixo e diz gostar do pensador q disse varias vezes sr fã do racionais
DIALOGO , é uma das coisas que falta para o Brasil , e você fez isso lindamente ! Parabéns !
@@ProjetoPLUGGED tbm concordei cara ,ainda não acho que o Racionais seja uma "coisa" grande para tá em uma prova que para responder precisa de um conhecimento sobre a banda
fabil, você não finge ser imparcial, você deixa o cara falar, você não da chilique de histeria, todas suas perguntas são sucintas.
mano, tu deveria fazer mais entrevistas assim.
pois é, ta melhor que o Nando Moura kkkkkkk
Concordo
Tá apoiado
@@sirzzzz Qualquer um é melhor que o Nando Moura.
@@sirzzzz nando moura é uma alucinada
Satisfatório demais ver duas pessoas com opiniões opostas dialogando com respeito e inteligência.
Chega chorei. Bom demais
Esse mlke é bom nas idéias e sabe ouvir tb...
Deixei teu comentário com mil like mano!
@@lucasteixeira9207 por que você?
@@kainarb pq ele é foda
Eu comecei a seguir o Arthur a partir deste vídeo sobre Racionais, pq eu já seguia o Bruno, segui pra entender qq era desse cara (Arthur). e o mesmo que escrevi pra ele deixarei aqui tb.... tenho 45 anos, cresci na favela (zona sul de sp) hoje me considero de classe media, pq trabalho e estudei muito, e tenho uma filha de 13 anos, depois desse dia eu pedi para minha filha sentar comigo no meu Studio e conversar sobre, mostrei todos os videos, mostrei meus vinis do Racionais, contei mais um pouco da minha trajetória, e pedi para que ela prestasse a atenção na musica dos Racionais, minha filha curte kpop kkk, pois ela ouviu e teve momentos que me emocionei pausando a musica e contando historias de amigos que se foram, que fizeram mas escolhas na vida, e que o pai dela não fez.. ela achou tudo lindo, disse por varias vezes que criou um filme na própria cabeça, e hoje mais de 1 ano depois, as vezes eu ouço tocando musicas dos Racionais no quarto dela, e ela papeando com as amigas sobre o texto da musica... PRA MIM RACIONAIS FOI UM MARCO NA MINHA VIDA, aprendi vivendo tudo o que eles falavam nas letras.
Digno 🏆🇧🇷
slc irmão, sem palavras pprt👏👏
Muito bom irmão. Eu sou classe média tbm e sou do rock underground porém esse vídeo me fez querer conhecer Racionais!
@@rafamaster88 hoje nem tanto ,mas quando o Racionais começo era um movimento eles eram e é ainda é voz das periferias
oq é rap ? rap são Narrativas de historias reais do povo da periferia
sou classe média hoje tb ,hoje sou mestre de obras ,mas venho da classe baixa ,comecei de servente sempre escutando rap na obra ,ate hoje na obra no meu carro escuto rap
lindo
Debate de alto nível! Fabil entrevista mto bemm! Se possivel faz um quadro de entrevistas
Faz quadro de entrevistas brunoooooooo
S
Vdd, daria muito certo
Entrevista bem ? O cara fala todo travado, nervoso, vocabulário pobre... ele fala muito mal, com todo respeito.
@@joao-m ele tem argumento pra falar, qr critica que não constrói? fica quieto, a galera td ta gostando e vem com isso
Acho legal ver que os inscritos do fabil são tão de boas quanto ele ahdhausuua
Quase ninguém hateando, pessoal disposto a discussão sem brigar. Mt bom!
Diferente dos vídeos do Nelipe Feto
@@joao-m hshdsuhduahshaha
@@joao-m Pra que isso cara ._.)
vai toma no cuuu
@@joao-m kkkkkkk
Da até uma emoção quando duas pessoas educadas com pontos de vistas diferentes conversam e se respeitam.
Isso é raridade
Sem porrada na cara não é a mesma coisa
Cheguei aqui por ser seguidor do MAMÃE FALEI , gostei tanto desse rapaz que me inscrevi no canal , PARABÉNS .
O dia que sua mente abrir, vai desinscrever-se do canal do Mamãe.
@@CivilizedMenKilledMe ,tem coisas que eu discordo dele , mas acho isso normal ,ninguém agrada a ninguém 100%, mas por enquanto não vou seguindo ele.
@@CivilizedMenKilledMe ,tem coisas que eu discordo dele , mas acho isso normal ,ninguém agrada a ninguém 100%, mas por enquanto não vou seguindo ele.
@@rodrigoj3894 As vezes a gente encontra alguém que tem as mesmas ideias e mesmo que estejam erradas, seguimos. Isto é um viés de confirmação. Mas quando abrimos a mente e pensamos fora da caixinha tentando entender os porquês do lado oposto e também o que está ao seu lado, aí veremos que Arthur ainda não é um cara preparado. Tem potencial. Mas virou político e já está fazendo o jogo.
@@CivilizedMenKilledMe ,vc tem razão ,eu continuo na caixinha ,tenho minhas dificuldades de compreender as coisas ,sou um pouco lento ,por isso procuro sempre ouvir os "2" lados ,não é fácil nem tão simples ,muito obrigado pela atenção .
Sou inscrito do mamãe falei, confesso, nunca vi um debate assim, sem gritos e com o total respeito!!! Planeta Novo, Parabéns por discordar, e mesmo assim, respeitar e abrir um debate sadio e de alto nível!! +1 Sub!!
@@arthursiuves4179 aprenda a conversar com os outros irmão.
@@arthursiuves4179 mds cara
Kurt, Kkkkkkkkk Vai se fuder Boy
@@arthursiuves4179 exatamente o oposto da proposta do video e da forma de pensamento que o fabil demonstrou nesse video, estando aberto ao dialogo, acho que quem deveria sair daqui eh tu mesmo
@@luccasvaldisserra8376 oque foi que esse Zé ruela falou?
Mano como é bom ver vc defendendo o RAP com tanto respeito! Parabéns cara!
Caralho vei. O fabil é foda de mais. Alto nível de entrevista
Mano, isso td se resolveria numa batalha de rima com 3 rounds bate-volta com esse tema kkkkk
Verdade kakskskskaks
Sem panela
Mito do krlh kakakaka
Vick x Noventa
Hahahahah
Vim pelo Arthur mas fiquei inscrito nesse canal
O cara é muito bom.
Ganhou mais 1 inscrito
Que debate bom, conversa direita bons argumentos e com forma mt gostosa de assistir
Como tu sabe sendo que nem deu tempo de ver o debate inteiro?
Caike Siqueira k.o cagao
Que vídeo bom de assistir mane
Verdade, eu quase gozei com essa conversa gostosa
Esse Bruno Fabil é muito inteligente mano, perguntas extremamentes inteligentes, fala muito bem, parabéns 👏🏼 👏🏼👏🏼
Dá pra vê que vc é tão inteligente quanto ele.. só tu mesmo pra vê inteligente nesse cara pqp!
Foda-se o que você acha do Fabil ou Arthur, se concorda ou não. Esse debate está de parabéns. Diferente da grande maioria dos debates que temos hoje, aqui eles procuraram ENTENDER os lados contrários, mesmo que não concordassem. Ninguém tomou lugar de fala de ninguém, sem baixaria ou coisa do tipo. Estão de parabéns, foi uma aula de como debater sendo respeitoso e amigável.
Perfeito!!
Concordo 1000 % com você 👏👏👏👏👏👏👏👏
realmente, o mundo é diferente da ponte pra cá
Podes crer, no Rio é do túnel prá cá.
@@maxpsilveira qual túnel? Curiosidade...
Joao Paulo Duarte túnel Rebouças, ele divide a Z Sul (Lagoa , copa, Ipanema Leblon etc) do resto da cidade. Por isso dizemos aqui , que existem dois Rio de Janeiro, o antes do túnel e o depois do túnel.
Por que a cidade só é maravilhosa nessa parte, do túnel pra cá o Rio é feio que dói
@@maxpsilveira ah sim entendi... acho interessante essas questões valeu... os racionais nao citam a ponte (e nem se é uma metafora), mas dizem que é a ponte Joao Dias em Sampa, interesante
*Resposta ao comentário:* "Camões Lírico na quebrada, não serve pra nada!"
O argumento do Fabil é interessante. O do Arthur também.
De fato, o RAP se tornou uma ponte para o pobre aumentar sua percepção e noção de mundo/sociedade.
Porém o Arthur falou algo que faz sentido "O que você gostaria? Que seu filho soubesse tudo, e fosse apto para entender e criticar Camões ou Racionais?
Não se deve abaixar o nível da prova pra alcançar quem não tem ensino de qualidade. Precisa-se sim aumentar a qualidade de ensino da galera lá em baixo pra que ela possa subir."
Racionais, o RAP, não é "conteúdo de crítica" em sim uma ponte você ter acessou, conseguir entender, e até mesmo de despertar você á olhar pra sociedade e ser crítico."
Arthur (NESSE VÍDEO) não está dizendo que Racionais não serve pra nada. O que ele disse foi que o Racionais, basicamente, entendeu a realidade e traduziu para o pobre.
No final do vídeo, eles falam exatamente isso (quando citam Martin Luther King).
Minha opinião é que não se deve substituir Camões por Racionais, porém, Racionais pode sim ser utilizado, NAS ESCOLAS, como PONTE para que todos tenham oportunidade de manifestar, criar, ter, e ser, crítico ou um senso crítico.
(e é isso que o Mano Brown sempre fez, ELE É PONTE E NÃO CONTEÚDO)
**estou aberto a diálogos**
VÍDEO MUITO BOM!
Sua interpretação sobre racionais e válida,mas como o fabil disse e faltou esclarecer, é o que o Arthur conhece sobre a periferia,e como deputado o que ele pensa ,racionais fala sobre a "realidade da periferia" do ponto de vista deles,sobre o que eles viveram ou passaram,agora escola e avaliação,o aluno está sendo testado em amplas visões até da sociedade,e a escola pegou um tema que a realidade é a periferia,e usou como base racionais,se fosse sobre arte poderia ,utilizar o Picasso.
Não conheço as letras dos Racionais nem de Camões.
Porém, isso é um ótimo exemplo da liberdade de pensamento humano.
Quando somos livres ou seja estamos em países que nos permitem pensar e expressar, vão surgir reflexões da vida do ponto de vista de pessoas em todos os espectros.
De fato, racionais não está no topo da pirâmide como o Arthur falou.
*Convenhamos realmente Racionais não passou pela prova do tempo.*
O ponto é, para ser um critério de avaliação é necessário ou melhor é interessante que se coloquem as músicas que tiveram maior influência e impacto para os aspectos da cultura regional, nacional e até Ocidental.
Uma ressalva para esse assunto é que há pessoas que se aproveitam do poder da música para criar coisas que são literalmente tóxicas para a mente e moral, tal como Funk Brasileiro, tal como o pagode Baiano que são puro apelo e controle de emoções.
@@RafaelSilva-ti4mp camões não entra na periferia é um analfabeto
É mais do que isso, racionais não é só ponte. Racionais fala do problema real das pessoas na periferia, conscientiza quem é e quem não é da periferia. Camões pode até ser bom, mas Racionais é protesto. O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, precisa de protesto, não de Camões.
O canal planeta novo foi a maior descoberta pra mim, comecei rindo com suas imitações do bolsonaro mas depois vi que você é muito mais que isso, é verdadeiramente inteligente, continue sempre e você representou bem ❤
No começo achei que eles eram idiotas kkkkk mudei de idéia dps kkkkkk
Gostei muito disso mano duas opiniões diferentes argumentando de uma forma gentil e inteligente foda demais Fabil
Os dois subiram no meu conceito, debate, conversa, divergência, respeito e CIVILIDADE!
Krl, tomanocu, do jeito q o Fabil fala, ele passa muito mais credibilidade q um "reporter de verdade".
Parabéns, me impressionou
Queria q as Pessoas Discutisem assim dessa Maneira civilizadas e com diferentes Opiniões, Qualquer coisa hj em dia as pessoas querem se matar ou causar intrigas,🤦🏻♂️Parabéns Pelo Trampo Fabil So Progresso🤘🏻🍃🥋
Eu entendi as duas bases, mas fico ao lado do fabil. Eu ouvi racionais a minha vida inteira e a primeira música que eu gravei na memória foi "vida Loka parte 1" e "eu não pedir pra nascer" do facção. Antes mesmo de desenvolver a leitura, já com 7 anos de idade. Mas só pude compreender as letras e o que o rap passava, quando tive a capacidade de interpretação. E realmente, "a vida é um desafio". Respeito e compreendo perfeitamente o que o Arthur disse. Porém, alguém que teve o conhecimento rico em literatura clássica e ouve racionais com suas letras agressivas, pode julgar ou sub jugar como algo irrelevante e não compreender que é um MANIFESTO para a sociedade em que vivemos.
Contudo, não é só isso que o rap tem a nos mostrar mas me senti abraçado quando minha Cultura foi reconhecida como forma de estudo. Agradeço aqui, ao Racionais Mc's, Realidade Cruel, somos nós a justiça, facção central, eterno sabota, a família, entre outros por me fazer mais... E sou fã dos dois canais. admiro muita a posição política do mamãe. O fabil conheci faz 1 semana, pela interpretação da música " O rap é compromisso". Ótimo trabalho, sempre quis fazer isso e vc faz muito bem feito. Parabéns!
A importância do diálogo. É o tipo de vídeo que mostraria aos meus filhos
@@elielton56 pra mim é só a opinião dele. E eu entendi o que ele quis dizer. Você pode concordar ou discordar, mas não xingar. Perde o argumento
Ele reconhece, porém, sabe que há coisas mais importantes e que causaram mais impacto na sociedade, como o próprio Martim Luther King, como o próprio Fabil disse, que trocaria os Racionais pelo Luther King, porém não teve essa opção.
@@renatosantos8894 Perde a razão, o argumento continua "lá", abraço...
Desde os anos 90 fazendo sentido em 2019. Negócio não é o racionais, negócio é o sistema. Oq eles citam nas letras ocorre até hj
E isso, é um clássico e sempre será
Visionários.
@@Aloiol o sistema comete o mesmo erro, mas podemos dizer que eles foram visionários mesmo sem saber
@@Aloiol concordo com vc, pega tropa de elite, ve a critica. Ve se nao parece um filme de agr.
0% de putaria
0% mulheres dançando
0% pornográfica
100% talento
Oxi como assim noia
ue putaria e pornografia?
A piada foi Boa
Oxi noia
GENIAL KKKKKKKKKK
Não acredito que esse dia chegou
Eu também não kkkk
Do nada carai. Um vídeo é sobre marcha da maconha, no outro é com um político. Kkkjjk mais aleatório que esse canal impossível. Melhor canal mano ❤
ta ligado com a politica ue
cara, o Arthur é a favor da legalização da maconha kkkk
@@gabrielamaral4697 maconha é vida seu boyzinho 😎🔥
Não, ele disse que chamaria o Arthur pro debate, tem uns meses atrás isso
Marcha da maconha é totalmente politico kkkkk queremos a descriminalização POLITICA da maconha.....
Que vídeo top mano, duas pessoas debatendo com educação e respeito. Sensacional, parabéns aos envolvidos.
Eu acho q vcs talvez tenham visto essa questão pela perspectiva errada. Racionais não está sendo pautado como matéria de vestibular por ser acessível pra quem veio da periferia poder se dar melhor na prova, e sim por ser um recorte fiel, realista e didático de uma parte da sociedade pra quem justamente NÃO faz parte dela. Guimarães Rosa, que o próprio Arthur citou, falava sobre a realidade do sertão, e a obra dele não é matéria de vestibular por ser acessível pra quem veio de lá, e sim para nós que não conhecemos aquela realidade e aprendemos sobre ela através dessas obras. De qualquer forma, ótimo debate, espero que aconteça mais vezes com outras personalidades.
Tragam um Oscar pra esse comentário!! Definiu muito bem.
porra tirou ondaa, falou tudo
Racionais é referencia histórica, cultural, e na própria estética da obra, eu vi racionais em literatura com um professor genial.
Tudo a ver com uma prova de literatura, pra entender isso tem que ter base teórica literária.
@@pablobelo670 TUDO QUE É ESCRITO,FALADO, COMPARTILHADO É LITERATURA. O ÚNICO GÊNERO QUE NAO É CONSIDERADO LITERATURA SÃO TEXTOS QUE SEU PRINCIPAL OBJETIVO É TRASNMITIR INFORMAÇÕES.
MANARUANENAO
;)
Uqeixueubibieviofroidnuvidiudufabil
Carai é o froid mesmo
Na rua né não mesmo, mano ta falando de um assunto que ele mesmo disse que não sabe muito. Aqui na quebrada os menor não pede pra tocar camoes fuck mamãe chupei
@@MagrinRN Camões foi um poeta,não músico kkkkkkkk
Ta ai... Isso sim é democracia! Um debate saudável, sem ofensas e com os expondo seus posicionamentos!
Mano que vídeo maravilhoso
Dois contextos sociais totalmente diferente DEBATENDO ( e não discutindo) ... vídeo perfeito
Real
"Discutir" é troca de ideias!
Haha seu nome n tem "y"
Diálogo sensacional, sem gritaria, sem ninguém interromper. Apenas diálogo. Perfeito. Parabéns aos dois.
q prazer ver duas pessoas debatendo civilizadamente de forma educada, hoje em dia é dificil debater e um escutar o outro, chega a da um sentimento bom vendo vcs conversando dessa forma
Faz mais debates Fabil, você é bom nisso, sabe ouvir e falar, precisamos de mais conteúdos assim.
Sigo vocês dois faz anos, fico feliz demais com esse debate e o vídeo do Arthur sobre Racionais foi um dos poucos que discordei quase que completamente dele, fabil disse e questionou tudo que eu pensei na época que vi o vídeo do Arthur, parabéns por mostrar esse outro lado, tenho certeza que você abriu não só a mente do Arthur mas de muita gente
Oque muita gente não entende é que racionais é uma porta de entrada para o conhecimento. Realmente não é o "topo da pirâmide" como citado pelo amigo do vídeo, mas é uma forma que as pessoas da periferia tem para ter acesso a coisas que são realmente difíceis, onde o ensino é quase nulo. Lógico que temos vários outros autores tão ou mais relevantes quanto racionais, mas o pobre teria acesso a isso quando e como?
"O mundo é diferente da ponte pra cá "
vinho branco e um advogado bom- essa música é pra bandido
essa música é realidade
@@RodrigoPereira-ck2sh realidade de quem ? De quem tá no crime e precisa de um advogado bom ?
@@BrunoTr1col0r então se vc assiste um poderoso chefão vc é bandido? O filme retrata a realidade de um bandido eai? Ngm nega que O poderoso chefão faz realmente parte da história da América do Norte, quando havia a lei seca e tudo mais.. tu tá fazendo uma análise bem crua
@@BrunoTr1col0r n é só criminoso que precisa de bom advogado.. Quando seu filho é forjado pela polícia pra ser preso em "flagrante" n sabe a falta q faz um advogado bom. N consegue pegar a visão pq analisa apenas trechos.
Valorizo demais os espaços aqui na internet que dedicam o tempo para o debates de ideias divergentes. O caminho é esse! Parabéns ao Planeta Novo, Rafinha Bastos, Pondé e todos que ainda lutam pelo diálogo, independente da opinião política.
Eu detesto a música dos Racionais mas respeito pra cacete, e tenho certeza que ainda será lembrado daqui a 100 anos
Pq não é do meu agrado, não gosto da batida, não sou fã de rap. Música de protesto eu prefiro ouvir um worst, santa morte, oitão, etc.
E isso mano cada um gosta daquilo que vive e representa!
@@yanvictor7314, Eu entendo vc não gostar das batidas beat etc, respeito pq realmente gosto é pra ser diferente mesmo, assim como opinião.
Mas seria uma boa vc ler a letra da música sabe? Já fiz muito isso, não gostar da música mixada uma letra encima de um beat e tal, mas fui lá ler a letra da música e gostei, me permiti ver além da primeira impressão.
Se tu leu até aqui espero mesmo que me entenda, e principalmente entenda as letras do racionais, e outros raps tlvz. Recomendo (RAPADURA), ele é nordestino e trás uma dicção lírica impressionante
@@yanvictor7314 eu não detesto Racionais, até gosto de grande parte da discografia. Mas citou pedrada das boas aí hem, WORST é foda!
@@yanvictor7314 detesto kkkkkkkkkkkkk cala boca
A proposta da Unicamp nos últimos anos é alguém que viveu e está contando o que viveu, por exemplo, Madame Bovary é um homem falando sobre a posição da mulher na sociedade do século 19, ai vc vê o livro que a Unicamp pede(A falência), é uma mulher do século 19, que escreve sobre a mulher do século 19.
Outro exemplo, quarto de despejo, uma favelada que escreve como é viver na favela, e nessa msm linha, temos racionais, que são pessoas marginalizadas, que contam como é viver à margem da sociedade
Espero que vc leia fabilzão, forte abraço
Boa!
Exatamente por isso cara, essas obras que você citou mostram a descrição de um determinado período da história, ficará em evidência sendo lido em qualquer ano. Racionais é diferente, não faz parte de nenhuma matéria ao contrário desses autores que fazem parte da história e literatura. Estilos musicais devem ser preservados visto como algo que pode se assemelhar a um período histórico como o romantismo, naturalismo e etc... Racionais não se encaixa em nenhum quesito acadêmico, se relevar a história e letra das músicas podemos colocar qualquer artista como leitura obrigatória, qualquer um que faça música narrando a realidade vivida poderá ser colocada como matéria obrigatória. O Brasil do envergonha no quesito de educação.
Concordo plenamente. O lugar de fala, a despeito do mimimi, é indispensavelmente relevante em assuntos delicados como estes. A discussão que traz esse video, por melhor que seja, nasce vazia quando a parte que diz não ser válida a tal questão não tem nenhuma propriedade, vivencia, estudo, informação ou qualquer coisa do tipo sobre a prova, sua função social e todo seu processo criativo que envolve diversos profissionais qualificados e estudiosos da educação. É triste(porém necessário, e importante) que o fabil tenha de trazer esse tipo de discussão pro canal, mas é apenas um reflexo do que é nossa sociedade atualmente, que tamém reflete no governo. Temos os ministros mais desqualificados dos ultimos tempos em pastas extremamente importantes pro bem-estar social.
Parabéns fabil pelo trabalho, o debate foi excelente e espero que vc traga mais videos desse tipo com convidados menos vazios.
@@opoetagalocego5128 Discordo. A luta por reconhecimento e valorização da cultura negra está presente em vários periodos da história humana. Dizer que Racionais, somente por ser música, "não faz parte de nenhuma matéria" e "não se encaixa em nenhum quesito academico", é desconhecer as diferenças entre Texto Literário e Não Literário. Dizer que o Brasil envergonha no quesito educação depois de uma asneira dessas é praticamente comprovar o quanto voce faz parte disso.
A UFRGS pede o quarto de despejo ,tenho até que ler
Queria ver um debate entre o Mano Brown e o Arthur Mamãe Falei! Seria épico!
KKKKKKKKKKKKK O cara chamou racionais de lixo, só se for pro Brown espancar ele.
Brown nunca se rebaixaria a esse nível
@@bettagames3150 Brown teria que ter estudo pra debater com alguém kkk
Se for um debate político o mano Brown não vai nem entender as perguntas
Se for um Debate político, o Brown vai tá mais perdido do que o Zetre fazendo Rap!! Eu amo Racionais, fez parte da minha adolescência e escuto até hoje... não sou fã do Arthur, mas vamos ser sinceros né... Mano Brown é lenda, mas debate é outros 500... não é só ficar falando gíria e no final completar com “Certo Mano?” Máximo respeito Fabil... entrevista foda!!
muito bom, ver duas opiniões distintas, sem mimimi, so aquele velho e bom diálogo, cada um mostrando seu ponto de vista, com respeito e serenidade
O que eu entendi que o rapaz quiz dizer foi que: Os Racionais são uma forma de que boas informações mesmo que dentro de um contexto limitado, mas que de alguma forma chegue e mostra pra aquela pessoa que ela pode seguir outro rumo na vida se não a o do crime ou qualquer outro tipo de vida marginal, pessoas essas que não as obteriam por outros meios dadas as suas privações. E essas musicas talvez sejam uma forma de que pessoas que não vivam naquele contexto de favela tenham uma noção de como realmente é.
Isso
O Rap é isso, Racionais relatou oque eles viveram, e viram entre 70,80,90,2000. (não só o tempo do grupo)
Não vemos artistas de tanta expressão do Rap Nacional antes deles, pôs eles foram pioneiros.
Ninguém fez tanto barulho quanto Racionais, que não precisaram da mídia e nem tiveram filtros para criar e divulgar sua arte.
Se comunicavam com um povo sem educação, sem auto-estima, um povo sem um norte, fazer isso é louvável. Usaram dialetos e a liguagem do povo e ainda encaixavam analógias simples e analógias complexas (Que dispertam a curiosidade e o interesse).
Existe muito ruido entre emissário e emissor, mas idependente deste ruido oque Os Racionais fizeram (Na minha) opinião é um clássico.
Comentário sensacional! Parabéns irmão.
Faz sentido é clássico mas tem um porem.. não tão clássico a ponto de ser usado em uma pergunta de ensino superior, aumenta o estudo da pessoa pra ela poder entender algo mais da literatura. Obs: escuto racionais direto.
Ainda não tinha visto esse vídeo. Parabéns Fabil, sua consciência social e forma de expor suas ideias são muito respeitosas e inteligentes. Abraço
O Hip Hop é universal! Racionais Mc's e Public Enemy fez parte da minha educação e forma de pensar graças ao rap que sempre foi como um pai.
Muito bom o debate, parabéns Fabil pelo quadro. E parabéns ao Arthur também que se mostrou respeitoso e soube dialogar.
Excelente debate. Vim pelo canal do Artur e já me inscrevi.
Isso sim é uma CONVERSA de pessoas que têm ética, E sabe escutar os outros 👏👏👏👏🤘❤
Escuto racionais desde os 10 anos 23 anos admirando as letras do grupo,me levou a tomar decisões como não usar drogas e não roubar!,,,porém sou Bolsonaro!,,,letra é letra,mano Brow é mano Brow!
Concordo.
Vish ahehahrh melhor ir para outro estilo musical
@@Chapangaify nada a ver
Acho que você não é mais Bolsonaro...
Parabéns pelo diálogo fantástico paz educação e respeito !!!!!!!
Fabil, você é bom como entrevistador! Poderia entrevistar mais pessoas. Muito foda!
Bom bom ele não é mas pra QM não é especiista nessa área tá ótimo, o problema é ele tentar ser mais claro no q ele fala e tentar deixar mais fácil para todos enteder, tenho certeza q teve muita gente q não entendeu algumas coisas q ele disse.
@@elbigodon9172 ele deixa o entrevistado falar e sempre faz perguntas com claras imparcialidades, ele tem vocação sim pra ser entrevistador!
Sobrevivendo no inferno é clássico des de que foi lançado mas boy Branco nao ve afinal sempre teve representatividade, daqui 500 anos Racionais ainda será visionário
o seu comentario nos mostra claramente o ponto que o Arthur tocou... vc nao sabe nem oq é necessário para se tornar um clássico!! :)
@@Harakiri177 por isso não é um exemplo a ser pego, só cresce quem consegue ter um exemplo palpável a ser seguido, deve realmente ser esse boy branco q ele citou
@@edmilsonjunior7567 Concordo.
Estou chocada que nunca tinha visto esse vídeo !!! Gosto muito de ambos os canais. Muito legal!
Arthur, Racionais é arte contemporânea daqui a 100 anos (se ainda tiver sociedade) eles vão ser estudados ainda. E sim eles vão ser Os Racionais.
Estudados por quem?
@@einsteintesla8940 alguém que usa foto de cientista não saber quem vai estudar um movimento cultural é tão contraditório
@@einsteintesla8940 dois nomes fodas e não sabe quem estuda movimentos e acontecimentos sociais? Vc é patético
@@einsteintesla8940 por pessoas que querem conhecer a cultura periférica, a vivência de um mlk favelado nos anos 80 e 90, as histórias sobre pessoas que se perderam pro tráfico ou drogas, e etc.
Show galera. Racionais é foda! Não concordo com o mamãe falei. Só que é a opinião dele.
@@Emnest Ue ._.)
Henrique Viana as pessoas são obrigadas a gostar do que tu gosta ?
@@Emnest
Não tá errado não, é uma opinião pessoal, não concordo com ele, mas opinião é opinião.
@@neganlucile2898 É a opinião, mas de acordo com a academia onde aprofundam muito mais ele está errado. Da no mesmo se ele disser que não acredita na teoria da evolução, seria opinião pessoal dele mas a academia prova o contrário.
@@esmec100 As vezes a galera confunde opinião com interpretação equivocada
Fabil, velho, PARABÉNS.
Dialogo perfeito, sem grito, perguntar bem encaixadas e tendo argumento.
MamãeFalei cirúrgico, respondeu e colocou seus pontos de vista em cima do assunto.
Como é bom ver pessoa conversando de forma civilizada. haha. sucesso!
Fabil é melhor entrevistador do que muito jornal de TV que chama pra debate
ele é bom mas parece que ele ta nervoso
@@LeoDemke sim, sim. Mas se saiu bem ainda.
Não curto racionais, mas os caras são brabos.
Melhor miranha
Imagine esse deputado escutando facção central kkkk
Né realidade cruel , expressao ativa kkkkskk
@@sevaisentanacabeca kkkkk melhor ele nem escutar, o menino vai ter um ataque cardíaco, escutando.
Kkkkkkkkkkkkkkk
Magina kkkkk
Facção e muito pesado
Mandou bem Brunao...esqueceu alguns tópicos mas mandou bem...obrigado irmão...coisas que eu gostaria de ter dito...obrigado
Você é foda fabil ! Defendeu até o fim ... usou todos argumentos! Falou por nós ... Parabéns pelo trabalho!
Gratificante assistir um debate tão respeitoso de pessoas totalmente opostas, o que vale é o conhecimento.. nenhum lado é 100% certo.
Primeira vez que escutei racionais eu tinha 7 anos de idade e escuto até hoje, acho que os jovens entendem errado a letra dos cara e ligam isso ao crime.
Racionais Mc's cantam a realidade de favela, do gueto, acho q falta um pouco de entendimento por parte da maioria da sociedade.
Canal top continue assim parceiro, sucesso pra voce, Tmj.
Muito bom, sou fã dos 2 o arthur é foda! exemplo de politico a ser seguido!
Mano meus parabéns, é maravilhoso ver uma conversa de democracia pura como essa. É de pessoas assim q precisamos!!!
daora o debate civilizado, falta muito disso pro brasileiro começar a evoluir
Muito boa a entrevista. Vamos apoiar o diálogo.
Não precisamos esperar 100 anos, racionais Mc's já é clássico e histórico hoje!!!
E melhor,os caras estão vivão e vivendo, estão entre nós ainda.
Sim mano, da pra estudar tudo que os caras pensam enquanto eles tão aí, mas vão esperar o tempo passar pra estudar dps que não tiverem entre nós
Tão clássico que eu nunca ouvi uma música que seja deles.
Não sou muito velho tenho apenas 15 anos, mas não acho que vou saber responder em uma prova alguma coisa relacionado a racionais por exemplo, mas se perguntarem sobre Martin Luther King provavelmente eu saiba já que ele sim tem uma história e nome de renome, não tô dizendo que racionais não tem renome mas entre racionais e Luther king, em renome e conhecimento Luther King vence.
Como o Arthur disse racionais AINDA não é um clássico!
Grifando *AINDA*
@@paulanabussa1092 é a mesma coisa dizer música clássica, sendo que muitos não ouviram música clássica, como Beethoven, Mozart entre outros. Porém continua clássica, assim como Racionais é clássico para muitos
@@wendel7982 o que alguns consideram é uma coisa, o que é na realidade é outra, um grande grupo de pessoas pode considerar q racionais é um classico, não quer dizer que realmente seja!
@@paulanabussa1092 sim, está no pensamento de cada pessoa, assim como os que gostam do Racionais, não generalizando, irão achar Beethoven entre outros, uma porcaria
Faz mais entrevista com pessoas assim monstro, você é foda, representa!
Muito bom, muito bom! Sou fã de Racionais, sigo o Arthur, e tbm concordo com o Mamãe falei. Os dois fizeram um excelente trabalho. Parabéns.
Debate de qualidade, respeito e humildade para entender o pontos de vista opostos se torna um exemplo, parabéns a ambas as partes!
Faz um vídeo sobre a reforma da previdência, Fábio. Tmjjjj
Sonha kkkkkkkkk
Caralho, nao vi ainda o video pq estou trabalhando, ja salvei pra ver mais tarde.
Muito legal a parte da mamae falei escuta a voz do rap.
Fabil deu show, inteligente demais. Pensei que ele não ia desenrolar, me surpreendeu, e soube defender bem seus argumentos. S2 melhor canal atualmente
Pra min racionais é importante pelo mesmo motivo do romantismo no Brasil ser importante, é um movimento que já existia mas foi remodelado e teve novas pautas quando chegou no Brasil.
Ficou meio generalizado seu argumento, você pode dizer o mesmo sobre qualquer modalidade. Por exemplo, o esporte/filosofia/alimentacao/desenho animado/dança foi algo que foi inserido na cultura e, então, foi remodelado.
Parabéns Fabil, vc é melhor q muitos apresentadores de programas da televisão.
Um dos melhores, senão o melhor debate que já vi de pessoas com opiniões divergentes! Parabéns aos 2! Ganharam meu respeito e admiração!! Que sirvam de exemplo!
Tu é foda fabil,admiração total por você meu mano ♥️
Debate de auto nível, duas pessoas de opiniões divergentes mas duas muito pessoas sensatas
Bruno realmente admiro seu trabalho, voce e muito educado e sutil nas perguntas, parabens!!
Crlh man Bruno passou mó visão pro maemaei falei de vdd man meu parabéns man falou tudo de vdd ❤️✔️
Artur, valeu mano. Você é importante para o aprendizado de muitos o/
Acho interessante o rap, nasci na periferia, cresci ouvindo rap, gosto muito, minha mãe com boa professora sempre me incetivou a estudar, sempre fui questionador, gosto de interpretar as letras, acho fantastico. Sempre ouvi as musicas retirando a melhor mensagem, tanto que hoje me considero bem sucedido, medico, concluindo minha formaçao em neurocirurgia. Todos os dias vou ao hospital, meu local de trabalbo, ouvindo grupos antigos " racionais, RZO, sabotage, cirurgia moral...." . Considero que essas musicas fizeram parte da formaçao do cidadão que sou hoje.
seloco que papo foda, Racionais e Mamae falei tenho máximo respeito
Ninguem:
Ninguem mesmo:
Mamãefalei: CAMÕES LÍRICO
Lírico nao era o sobrenome de Camões, alguém tem que contar pra ele...
@@lucapilares6999 ?
@Cesar Teles YHWDIM E você lá sabe o que é cultura ou subcultura? Mamãe falei nem sequer tem o hábito de ler e eu sei disso através do Rafael Raid. Em outro vídeo em que ele tenta dar uma carteirada falando mal dos Racionais e citando autores da literatura brasileira, ele ainda erra os nomes. Esse Artur representa bem a elite atrasada, ignorante e leitora de orelha de capa.
@@GabeHells99 concordo em partes, mas não se pode afirmar que a pessoa não tem hábito se não se convive com ela, e, pra mim, que tenho o hábito da leitura, sempre leio sozinho pelo foco e silêncio. Logo é evidente que a única pessoa que sabe que eu leio, sou eu.
Esse e um canal que merece like e crescimento ao invés de pegadinhas fake onde a maioria dos jovens desperdiçam tempo
O bom do Fabil é o espaço que ele dá pra ouvir a crítica, pq Geralmente na mídia eles buscam patadas pra ganhar audiência, e cortam de mais a crítica oposta. Bom vídeo.
Seu vídeo foi didático, compartilhei e curti,ganhou mais um escrito.
Ninguém vai ler essa porra, mas foi bom pensar sobre essas coisas...
4 anos depois.
Eu assisti o vídeo inteiro pra comentar. Comecei a escrever com 10 minutos, parei. Primeiro terminei de ver o ponto de vista pra ser coerente nas palavras.
O foco no estudo é estrutura social! Não é sobre analisar um disco por ser do racionais, é sobre aprender estrutura da obra lírica, interpretar a favela pra estar ciente de outras realidades. A questão ali não é ser música de rap. Eu não sei o que tem mais valor cultural para as próximas gerações que fatos históricos...
A questão inteira é o valor literário das letras, é uma narração de histórias (Storytelling), são poesias que contam uma história tão bem feita que te leva a refletir para interpretar.
São tão fáceis de entender que você cria um filme na cabeça.
Hoje em dia eu não sei a opinião do mamãefalei, mas pra mim é loucura pegar um disco dos anos 90 que a realidade era muito mais pesada e opressora, aquilo ali era o puro suco da imensa maioria, são coisas que ainda acontecem hoje em dia. Tem sim que estudar pra ter fundamento e falar sobre. Relatos que ninguém vai colocar em pauta numa escola particular da vida se não fosse implementado como matéria de estudo.
Ninguém vai interpretar Camões sem ter lido Camões pra saber do que se trata. Agora sobre o disco, o valor ali está diretamente no Storytelling.
Ópera, Rock, Bossa, Pagode o que for... O Rap que é o protesto, o único representativo de época que trouxe a narrativa da realidade das favelas no Brasil. (Hoje em dia tem vários outros gêneros).
Se o Ludwig van Beethoven é mais clássico que o Racionais, foda-se. Se tem um livro clássico que tem 150 anos e não virou matéria de vestibular, uma hora pode estar lá...
Beethoven e o clássico de 150 anos, mais uma vez, não representa a realidade da maioria.
Ficar criando todo um cenário idealista em cima de uma coisa que foi a realidade absoluta da maioria esmagadora é falta de caráter.
Lembrando que, pensando naquela época... Naquela época não tinha nenhuma besteira dessa analogia de camiseta colorida.
Não tinha multiplas opções. A realidade era só uma, você é pobre fudido. Um exemplo na porta de casa (fácil de aprender) e outro, um sonho extremamente distante, para poucos, mas poucos mesmo. Hoje você pode ter a camisa do arco-íris? Que legal, na época do racionais se te doaram a camisa amarela genérica, pra ter a azul tinha que roubar. Ponto!
19:20 Exatamente, são visões de mundo completamente diferentes... Um grupo contou a realidade, a outra turma idealizou que conhecimento da história do Brasil é menos importante que estrutura lírica de Camões e derivados. E ai quando um bacana desses consegue um alto cargo político, como ele vai estar em prol de melhorar a condição dos pobres, se a faculdade dele é sobre coisas "inúteis" que não contribuem em nada para diminuir a desigualdade na estrutura social?
A narrativa do Racionais conta a realidade do passado e ainda presente da nossa nação!
E a influência absoluta, sem bla bla bla idealista, como descrito nas musicas era o crime. Você nasce e você cresce com isso ao seu redor, e é esse tipo de ambiente e ponto. Até hoje ainda é assim...
Podemos estudar, mudar de ambiente, mas os primeiros exemplos na favela não é acordar cedo pra ouvir música clássica e jogar tênis. A realidade do privilegiado qualquer pobrezinho sabe como funciona, mas o boy não sabe como é do outro lado da ponte de fato.
Eai hoje em dia que se pintou um quadro de que as coisas são melhores que antigamente (claro que é muito mais que a miséria). Mas fulano tem carteira assinada, tem um celular, tem uma moto. Quem está perdido nas neuroses da quebrada é porque é vagabundo e falta vergonha na cara (é o que dizem). "Hoje em dia todo mundo tem opção de ser o que quiser" (risos).
Uma boa: Somente lendo, assistindo e ouvindo as melhores obras para sabermos diferenciar o que é uma boa obra ou uma má obra.
Eu acredito que o rap possa servir como matéria de pesquisadores para compreender um dos aspectos sociais, ou pelo aluno por conta própria, mas como matéria de estudo de uma educação superior, eu acho que é diminuir algo que deveria ser superior, elevado. Para mim é uma obrigação o aluno ser capaz de dissecar uma obra clássica estando no nível superior, senão, não estaria ele capacitado para estar ali.
Um dos grandes problemas com o ensino mundial é que muitos estudam para passar e não para aprender. Há uma obra interessante - um livro leve - de um educador e filósofo americano, Mortimer J. Adler, que irá lhe explicar o porquê de muitos falharem, mesmo estando no grau de doutorado. Muitos passam, mas poucos realmente sabem pegar uma peça de texto clássica e tomar aquilo como base para uma crítica contemporânea.
Obs: Ou talvez o ensino superior brasileiro tomou racionais como peça para igualar com a capacidade mental dos alunos. "Nada profundo demais por favor, ou minha cabeça vai doer".
Caralho Fabil, Tu e Foda Mlk, que Debate ....
Arthur amei o debate vcs foram civilizados que bom ver pessoas educadas PARABÉNS
Racionais conseguiu expor a realidade da periferia, coisa que o elitismo universitário desconhece e desconsidera completamente (pesquise e veja por si só o percentual de alunos de baixa renda dentro das universidades). Colocar o disco em uma prova é um nobre esforço de tentar fazer playboy enxergar a desigualdade do país, é uma tentativa de exercício de empatia com o cidadão marginalizado, que muitas vezes é julgado por essa mesma elite. Isso faz todo o sentido e é MUITO importante. Arthur pensa que universidade é curso técnico, ela também tem o dever de formar cidadãos, de expor as mazelas sociais do cotidiano para que os jovens enxerguem a necessidade de mudança. É assim que o mundo caminha e consegue evoluir.
@@tuliocosta7216 mano,não opine sobre o que não entende!
De fato as universidades vêem uma realidade diferente de anos atrás, as pessoas de baixa renda estão entrando na faculdade. O ponto está em formar o cidadão. Você não forma um cidadão no ensino superior, nessa fase já se entra a situação do questionar do próprio mundo perante o cidadão. Poucos passam para essa etapa antes de atingirem a maioridade (Onde achamos que temos nossas convicções) e isso por si só seria um exemplo de genialidade. Racionais tem sua influência positiva durante a formação da personalidade, fala sobre desigualdade, possibilidade e mesmo sobre teóricos e artistas clássicos; Tendo isso em vista é bem mais lógico por essa pauta na região de atuação assim como o Fabil falou no local onde de fato se prepara um cidadão: o ensino médio. Desta maneira impulsiona-se o desejo de alguns pela letra e pelo objetivo acadêmico da área superior, que na minha opinião é uma das grandes mensagens deles. Minha visão é uma mescla da opinião do Fabil e do Arthur... É isso né :v
@@wesl_ Você forma um cidadão sim no ensino superior. Cidadania não é um curso com 40h de carga horaria que você conclui e pronto, e nem é limitada a um período restrito do ensino médio, é pra vida toda e as instituições de ensino devem prezar por isso, seja superior ou não. Racionais usa de personagens no disco para falar de um problema estrutural, complexo, estudado até hoje pelas Ciências Sociais, portanto sua área de atuação é universal, ele pode ser abordado no ensino médio, mas não exclusivamente nele. E sobre as pessoas de baixa renda entrando na universidade, é justamente por políticas públicas estudadas dentro das universidades que visam incluir o cidadão marginalizado no meio acadêmico, e essse mesmo discurso está presente em vários pedaços do disco.
Marxx M Esse exemplo sobre o curso de cidadania foi um tanto exagerado :v
Bom... É um fato que a personalidade depois de uma certa idade é pouco maleável, o conceito de "Só sei que nada sei" é tão acadêmico que é irônico ser citado dessa forma (visto nossas últimas eleições em que a maioria absoluta se dividiu ferozmente sem chance de conversa, o constante aprendizado é ideal mas pragmaticamente é irreal). E o estudo das letras deles é apenas um reflexo do que eu disse sobre a universidade ser um local onde o indivíduo não se questiona em ideais pessoais e sim em questão do mundo a sua volta e seu funcionamento (O que coloca o Racionais lá porém não requisito mas como parte de um estudo de uma das áreas). Aí entra a outra questão que é... O objeto de estudo dele. Sociólogos, antropólogos e historiadores vão acabar chegando nesse material final não por que eles estão se descobrindo mas por que eles se interessaram antes e vão seguir com esse assunto. Logo, vejo uma falta de ligação entre por esse objeto de estudo num exame que vai colocar pessoas em diferentes áreas de atuação e portanto com um Norte decidido ao invés de aplicar no local onde pode haver evasão escolar, falta de interessa e a pessoa está de fato se formando; Coisas que sabemos serem efetivas para quem se interessa pela letra. / Sabe que acho que as tais políticas públicas apesar de macete do Enem não influíram muito nisso, na real acho que o Estado só tentou foder mais a gente kkkkkkk
@@tuliocosta7216 mds mano, que vergonha de pessoas assim como vc!
Fabil como sempre muito inteligente! 👏🏾👏🏾❣️
Mano seria bom se todos debates fossem assim .... Cada um com a sua opinião e respeitando a do outros sem baixaria ...
Parabéns
Racionais é mal interpretado e uma das músicas que mais é mal interpretada é a eu sou 157. Se a maioria soubesse interpretar o que ele quer passar, não iriam colocar como apologia ao crime e sim como uma abertura de mente para essas pessoas sobre o mundo do crime, que não compensa.
Essa música é um Story Teller. Algo bem comum no rap. As pessoas conseguem entender Faroeste Caboclo como uma história que tem personagens e uma mensagem, mas quando escutam 'Sou 157' acham que é o Brown que ta assaltando kkkkkkkkkk
Favorita
Vdd, o mundo é diferente dá ponte prá cá
Mas man, os dois sabem disso
E vcs acham mesmo que a molecada da favelinha que moro, estão entendo a mensagem do Racionais? Fala sério, vamos parar de hipocrisia. Quando a música fala: Viver pouco como um rei ou muito como um Zé. Parceiro o " Zé" na favela é um coitado, e vcs acham que a molecada q viver muito como um Zé? E agora vcs vêm dizer que a música não faz apologia? Podem pesquisar e perguntar onde moro: vc quer viver pouco tendo a menina mais linda, uma BMW, DINHEIRO sem miséria mas correndo risco de ser preso ou como aquele tiozinho de 67anos, puxando carroça, pegando latinhas no Funk de havaianas com prego na correia, comprando fiado no boteco, e com o barraco todo pingando mas com a cabeça erguida. Oque vc acha mais agradável? Todos eles vai dizer prefiro viver menos e ter tudo que eu quiser! Não adianta falar que a música não fala assim que é hipocrisia!!! Se alguém falar que a musica está sendo interpretada erroneamente, então essa música foi feita pra intelectuais e não pro povo simples da periferia, que 99% não sabe nem interpretar uma placa de não estacione!!! Pronto falei