Gostei da ideia, fiz um desse alimentador, usei ao invés das tampinhas 2 dosadores de xaropes de farmácia, ficou top, a transparencia do copinho de xarope nos permite ver as abelhas se alimentando e o fim do alimento, consegui alimentar minhas Jataís.
Na época de seca e escassez de néctar é incrível como até a Jataí que é muito rústica e demanda menos recursos para sobreviver é atraída pela alimentação artificial. Um dia eu aproximei meu dedo indicador do Pito de entrada, no meu dedo tinha uma gota de xarope elas se esticavam se apoiando nas corbiculas ,se dependuravam doidas para consumir aquela gota de xarope, dava cócegas nos dedos, foi emocionante e ao mesmo tempo deu pena pelo fato delas se desarmarem do medo e baixarem a guarda assim por conta da necessidade daquele alimento naquela hora. Fiz a mesma coisa numa caixa de Canudo , a reação foi a mesma. É apenas um relato de algo que eu fiz uma vez, Não indico que se faça porque nossa pele tem a microbiota normal pra gente e não sabemos o que mais podemos estar carregando nas mãos mesmo lavando sempre.
Muito boa sua observação, mas se você estiver com as mãos bem lavadas em água corrente, com certeza as abelhas não encontrarão nada que não encontrariam em qualquer lugar que costumam frequentar. Um forte abraço e muito obrigado pela visita no meu canal, espero continuar contando com sua presença.
@@meliponarioabelhasdobrasil2327Muito boa sua explicação excelente pra quem tá começando já faz o certo desde o começo eu estou começando no momento tenho iscas na mata já faz uma semana estou ansioso pela captura susseso com a sua criação aí
Olá! Gostaria de agradecer por visitar meu canal no RUclips. Fiquei muito feliz em tê-la por lá e espero que tenha gostado do conteúdo que compartilho. Sua visita foi muito importanta e agradeço por dedicar seu tempo para conferir o meu trabalho. Espero que possamos manter contato e trocar ideias em breve. Mais uma vez, muito obrigado!
Muito bom esse método companheiro, pois já perdi 2 divisões de mandaçaia para as formigas aqui em casa, gostei muito desse método, pois ao colocar principalmente mel dentro.da caixa pra enchMe enfraquecido elas vem e matam todas se o enchame estiver fraquinho, pois a rainha em estava em pausa.de.postura
A mandaçaia eu alimento bastante, espero o enxame ficar bem forte antes da divisão e nos primeiros dias apos a divisão coloco bem pouco alimento. Não coloco mel só xarope. Mas não da para desgrudar o olho se não a formiga pega.
Olá, Almeida! Muito obrigado por visitar meu canal no RUclips. Sua visita foi muito apreciada e fiquei muito feliz em tê-lo por lá. Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilho e que tenha sido útil de alguma forma. Mais uma vez, muito obrigado por dedicar seu tempo para conferir o meu trabalho.
@@meliponarioabelhasdobrasil2327 Fiz ontem e funcionou perfeitamente e eu nunca havia alimentado minhas jataís antes, muito obrigada mesmo. Encheu a tampinha de abelhas e em poucas horas elas puxaram todo o xarope. Foi muito legal de ver. Aqui no litoral do Paraná está chovendo direto a mais de um mês elas quase não saem da caixa. De quanto em quanto tempo ofereço o xarope?
@@umaveterinarianacozinha Olá, Veterinária, não tenho como te responder, isso é meio intuitivo mesmo. O que você fez é o correto, alimentar após um longo período de chuva. Temos que ficar sempre atentos e alimentar sempre que acharmos necessário.
Que benção essa idéia! Deu ruim pras minhas abelhas pois eu fui salva-las de ataque de mosca soldado e reaproveitei o mel. Fermentou e matou quase todo o exame. Retirei mas só sobrou a rainha e mais 5 campeiras. Não sei se consigo salvar
Que pena! Mas não desista, a abelha Jataí é muito fácil de capturar em iscas, e logo logo vai começar a temporada de capturas. É só montar algumas iscas, colocá-las no lugar certo que pega bem fácil. Quanto a esta colônia que ficou sem operárias, o procedimento correto para tentar salvá-la seria retirar alguns discos com crias maduras de outra colônia bem forte e colocá-los dentro da caixa junto com a rainha. Em seguida, trocar de lugar com a colônia doadora. Lembre-se de que qualquer procedimento mais invasivo, como troca de caixa ou retirada de mel ou qualquer outro subproduto de uma colônia de abelha Jataí, só pode ser feito se esse enxame estiver bem forte. Enxames com problemas devem ser tratados antes de qualquer procedimento mais invasivo, pois se não tiverem operárias suficientes para recuperar a colônia e se defenderem dos invasores, correrão sérios riscos de morte. Espero que isso tenha ajudado! Se você tiver mais dúvidas ou precisar de mais informações, estou aqui para ajudar.
Fiz a transferência hoje. O enxame estava bastante populoso e o interior da isca bastante volumoso de cerume, no entanto uma reserva de alimentos bem insignificante...quase nada. Preparei bombons de pólen e xarope e na próxima quarta-feira vou abrir a caixa e oferecer pra elas.
@@ClebereoRanchoOliveira dependendo da região não é bom fazer transferências nesta época do ano, fique de olho e não deixe de alimentar e se colocar xarope dentro da caixa cuide para não fermentar.
Olá Adão, vou te deixar o link de como preparar o xarope, mas desconsidere a parte em que falo para colocar o limão depois que esfriar. Cheguei à conclusão de que é melhor colocar o limão para ferver junto com o açúcar e a água. ruclips.net/video/-wed7FxMu3c/видео.html
Para minhas jatais, eu fervo capim sidreira depois coloco açucar , Furei com agulha varios furinhos na tampa de um tubete , Coloco xarope no tubete e penduro 20cm de distância do enxane Elas vão la tranquilo ...
Para meio litro de agua coloque meio quilo de açúcar cristal e um quarto de limão taiti. Coloque tudo em uma panela de preferência de inox, leve ao fogo e deixe ferver até o açúcar derreter, use agua filtrada ou mineral. Se não me engano deixei um link no final deste vídeo que leva para o vídeo de como preparar o xarope.
A madeira serve para as abelhas não se afogarem. Você pode usar qualquer madeira cuja procedência conheça e que não tenha passado por nenhum tratamento com produtos químicos.
Em caso de alimentação externa, coloque só o que será consumido no dia. O alimento deve ser oferecido de acordo com a necessidade do enxame, se o enxame estiver fraco pode colocar até três vezes por semana. Enxame forte não precisa ser alimentado e não coloque mais alimento do que as abelhas estiverem consumindo.
Olá, duas vezes por semana já é o suficiente, mas você deve observar o movimento de entrada e saída das abelhas, se estiver fraco pode dar mais e se estiver forte pode dar menos.
Eu nao conhecia as abelhas Jataí. Elas haviam geradi uma colmeia em um armario da mjnha casa na paete externs da casa. Por nao conhecer, disfiz da colmeia e depois de um bom temoo, elas estso voltando, porem a colmeia esta em outro lugar. Comprei uma casa do INPA para tentar fazer xom que elas voltem. Nests compra tem ums cera alveolada. Nao oosso colocar a cera na entrada da casa, oorwue elas vao pegar e levar pars colmeia original. Como possi cokcoar esta cera no ninho, deitado ou de lado, oars incenticar as abelhas e wuem sabe trazet a abelha rainha?
@@Ilton-w7e Não entendi sua pergunta, mas, se você quer saber como se faz o xarope, vou te passar o link do vídeo. ruclips.net/video/-wed7FxMu3c/видео.htmlsi=D4KWttFvEsF01XPL
@@deltwasat Olá! A substituição da graxa por vaselina sólida pode ser uma opção, desde que seja testada, mas acho melhor você usar graxa que já foi testado e está funcionando perfeitamente. Alem disso você pode encontrar graxa em qualquer ferragem. Também é importante garantir que a vaselina seja de qualidade e não contenha nenhum componente tóxico para as abelhas ou para o meio ambiente
@@meliponarioabelhasdobrasil2327 Boa noite! Estou me referindo à vaselina vendida em farmácia que, pelo que sei, não contem qualquer aditivo e, ao menos em princípio, parece ser um produto biologicamente interessante. A vaselina seria, então, uma outra opção. Fiz um teste hoje e funcionou: montei um alimentador como você descreveu e a vaselina serviu como barreira pras formigas que durante algum tempo se aproximaram do alimentador mas acabaram desistindo. Quem gostou mesmo do suplemento foram as abelhas. Fiz uma mistura de água com açúcar cristal orgânico a 50%. Espero que esteja correto. Na verdade, não crio abelhas, mas há alguns anos surgiram as jataís numa fresta da parede na fachada de minha casa. Parece ser um enxame pequeno. Moro numa grande metrópole em bairro próximo ao centro da cidade, aqui nem tem tantas árvores ou plantas, portanto, nem sei como vieram parar aqui. Talvez por causa de um pé de acerola que constantemente tem flores e frutos.
@@deltwasat Se as formigas não passaram está ótimo, mas é bom continuar acompanhando de perto, pois a vaselina pode secar ou perder as propriedades com o tempo, espero que não! Já tentei usar óleo vegetal, mas não deu certo, as formigas acabaram passando. Quanto a receita do xarope é isso mesmo, você só deve acrescentar algumas gotas de limão.
Pode, mas alem de ficar mais caro não é bom ficar abrindo a caixa, pois como falei no vídeo sempre acaba morrendo abelhas. Neste modelo de alimentador você pode colocar mel de apis também, mas o xarope é suficiente.
Se você capturou um enxame de abelhas Jataí em uma caixa isca, é importante que você dê tempo para as abelhas se instalarem e se acostumarem com a nova localização antes de alimentá-las com xarope. Geralmente, recomenda-se que se espere pelo menos uma semana antes de oferecer alimento artificial, para que as abelhas possam começar a explorar a área ao redor da caixa e encontrar fontes naturais de alimento. Além disso, é importante garantir que a colmeia tenha um suprimento adequado de mel e pólen natural antes de oferecer alimento artificial. Quando decidir oferecer xarope para as abelhas Jataí, certifique-se de usar uma receita adequada para essa espécie e de oferecer o alimento em um alimentador apropriado para evitar contaminação e facilitar o acesso das abelhas. É importante também observar as abelhas para garantir que elas estejam aceitando e consumindo o alimento, e ajustar a quantidade e frequência de acordo com as necessidades da colmeia.
E não dá problema com abelha apis? Pois aqui em casa tive que tirar os bebedouros de beija flor pois juntava muita abelha apis tantas que os beija flores não conseguiam beber!
Pode sim. Por isso, é importante ensinar as abelhas a irem até o alimento para que o mesmo seja rapidamente consumido e não dê tempo das abelhas localizarem. Outro ponto importante é nunca usar recipientes muito grandes e colocar o alimentador sempre próximo à estrada.
voce mora na cidade ? como capturou as jatai ? comprou o enxame ou fez uma isca msm ?... Tenho vontade de tentar pegar aqui em casa mas nunca vi uma se quer, o que mais vejo é mirim no meu pé de manjericão.
Sim, moro em uma cidade. Resido em Porto Alegre, RS. Quase todas as jataís que tenho foram capturadas. Se onde você mora tem mirins, provavelmente também há jataís. Vá a uma praça próxima à sua casa em um dia com temperatura acima de 22 graus e procure nas flores das plantas. É um jogo de paciência; para quem não tem o olho treinado, não é fácil. Vou deixar os links de dois vídeos para você dar uma olhada. ruclips.net/video/eKZFpoZkGfk/видео.html ruclips.net/video/61Gc67AIsFI/видео.html
Olá, não entendi muito bem a sua pergunta, mas vou tentar responder. Eu não recomendo o armazenamento do xarope utilizado para alimentar abelhas nativas por muito tempo, pois ele pode ficar contaminado com bactérias e fungos e se tornar prejudicial para as abelhas. O xarope pode ser armazenado na geladeira por alguns dias, mas o ideal é preparar apenas a quantidade necessária para alimentar as abelhas por um período curto de tempo, geralmente de uma a duas semanas. Agora, se você estiver se referindo ao xarope colocado no alimentador, esse deve ser trocado todos os dias, então tente colocar apenas a quantidade que as abelhas estiverem consumindo.
As abelhas jataís, assim como outras espécies de abelhas sem ferrão, podem precisar de alimentação adicional em algumas situações, como quando há uma escassez de recursos naturais no ambiente ou quando a colônia é recém-estabelecida. Em geral, é importante monitorar o suprimento de alimento da colônia e fornecer alimento adicional quando necessário. A alimentação pode ser fornecida na forma de uma solução de açúcar (xarope) ou pólen artificial. Algumas situações em que pode ser necessário fornecer alimento adicional incluem: Durante a fase de estabelecimento da colônia: quando a colônia é recém-estabelecida em uma nova caixa, pode ser necessário fornecer alimento para ajudá-las a se estabelecer e começar a construir o ninho. Em períodos de escassez de recursos: durante períodos de seca, inverno ou outras condições climáticas adversas, pode haver uma escassez de recursos naturais para as abelhas. Nesses casos, pode ser necessário fornecer alimento adicional para ajudá-las a sobreviver. Durante a fase de produção de mel: quando a colônia está produzindo mel, pode haver uma demanda maior por alimento para as abelhas. Nesse caso, pode ser necessário fornecer alimento adicional para ajudá-las a produzir o mel. No entanto, é importante lembrar que o fornecimento de alimento adicional não deve ser visto como uma solução permanente. É importante garantir que as abelhas tenham acesso a recursos naturais adequados em seu ambiente, para que possam se alimentar e prosperar sem a necessidade de alimentação adicional.
Faço alimentação externa e o problema é que aparecem outras abelhas menores pretinhas (não consegui identificar qual tipo).e são em maior número . As jatai brigam com elas, mas isto não é bom pois ao invés de produzir mais ficam de briga entre elas. Existe forma de atrair cada um ao seu alimentador? Um específico para cada uma? Já coloco diversos alimentadores para evitar a briga, mas reincidem. Existe solução?
Olá, Nilson! Infelizmente, não tem como colocar um comedouro para cada espécie. Mas, por outro lado, dá para diminuir bastante as chances de outras abelhas ocuparem o comedouro. O que você deve fazer é justamente o que eu explico neste vídeo: você deve colocar o comedouro bem próximo à entrada e fazer com que as jataís ocupem-no o mais rápido possível, pois isso evitará que outras abelhas se aproximem. Essas abelhas que você descreveu possivelmente sejam alguma espécie de mirim, e depois que as jataís ocuparem completamente o comedouro, elas não virão mais. Lembre-se, quando uma batedora encontra alimento, ela precisa voltar à colônia para avisar as outras onde encontrou esse alimento
@@meliponarioabelhasdobrasil2327 Obrigado pelos esclarecimentos. Farei o sugerido. Estou iniciando na arte.rsrsrs. mas é gratificante ver elas trabalhando. . Quanto as abelhas mirim, certamente as são, não consegui localizar o ninho, até porque voam em direção a um outro quarteirão, logo, será dificil detectar a origem. Mas quanto as jataí estou preparando caixa para captura mesmo no meio urbano. Obrigado pelas explicações. Seguindo sempre.
@@NilsonPritsch As mirins também são encantadoras, e tão importantes para a natureza quanto as jataís, e logo logo você irá capturar um enxame delas também, pois são atraídas pela mesma isca da jataí. Ao contrário do que muita gente acredita, as mirins são mais comuns que as jataís. Elas só são mais difíceis de serem localizadas. Eu tenho cinco colônias delas aqui. Se tiver mais alguma dúvida ou encontrar mais alguma dificuldade, estarei aqui para te ajudar. Abraço!
Você deve alimentá-las apenas em períodos de pouca oferta de flores ou se o enxame estiver passando por problemas. No entanto, oferecer alimento de vez em quando, mesmo que estejam bem, não fará nenhum mal.
"Olá, Nilton! Tente mudar a marca da graxa, talvez a que está usando seja de má qualidade. Esta marca já estou usando há cerca de dois anos e ainda está funcionando bem, mas acho que em breve precisarei reaplicar
Tudo bem. É a primeira vez que estou tentando criar a abelha Jataí. Elas estão na minha casa em um armário e provavelmente devem está pegando da madeira para servir de alimento. Não tenho a abelha rainha e nem o enxame. Comprei uma casa do INPA e vou ficar próximo a este armário. Na verdade, há um tempo atrás, estas abelhas criaram a colmeia dentro deste armário. Agora elas estão voltando e gostaria de criar esta abelha da melhor forma possível. Alguém saberia tirar uma dúvida. Na compra da casa, ganhei uma cera alveolada. Não posso colocar a cera do lado de fora, porque a abelha poderá tirar dela e levar para sua colmeia. Preciso arrumar um jeito de incentivar para elas levarem o material retirado para dentro da casinha e trazer a abelhas rainha. Alguém com mais alguma orientação que possa me passar. Obrigado pela atenção.
@@Ilton-w7e Primeiro, você deve permitir que o enxame se instale sem qualquer interferência. Essa espécie de abelha é muito sensível, e qualquer tipo de intervenção pode fazê-las desistir de se instalar em determinado local. Após estarem completamente instaladas, é necessário respeitar um período mínimo de três meses antes de considerar qualquer tipo de manejo. Aproveite esse tempo para estudar sobre o assunto. Se precisar de mais informações , é só avisar!
Interrompa a alimentação até as arapuás esqueçam o caminho até o alimentador, quando você perceber que elas não estão mais aparecendo, poderá voltar com a alimentação normalmente.
Olá, quando outras abelhas aparecerem no alimentador, suspenda a alimentação por alguns dias até que as invasoras esqueçam onde encontraram alimento. Depois disso, retome a alimentação normalmente. Geralmente, arapuás e outras espécies de abelhas esquecem o caminho para a fonte de alimento assim que esta é removida.
De forma geral plantar arvores faz mais sentido, mas em casos específicos isso não é o suficiente, temos que levar outros fatores em consideração como: época do ano, clima, e condições gerais do enxame. Um enxame que perdeu grande parte de suas campeiras por ataque de abelhas pilhadoras ou ter sido resgatado de uma arvore caída ou cortada, vai precisar de alimentação, pois sem operarias para ir a campo não adiantará ter florada, cada caso é um caso e tem que ser avaliado de forma diferente. Se tiver mais alguma duvida ou critica estarei a disposição. Abraço!
As formigas são uma das principais ameaças às colônias de abelhas Jataí, por isso é importante tomar medidas para prevenir e controlar possíveis ataques. Quando você decidir alimenta-las use este alimentador, se você seguir o passo a passo corretamente não terá problemas.
como não tem como abrir a caixa? eu crio esta abelha e a minha caixa a cada ano eu abro ela para retirada de mel e no inverno colocar cera para elas ! depende de como vc faz esta caixa meu amigo!
Olá, Levando a vida, me desculpe se não consegui ser mais claro, mas eu quis dizer que é complicado não impossível. Eu e a maioria das pessoas que eu conheço cria abelhas apenas por Hobby não tiramos mel. Eu particularmente moro em área urbana, então mesmo que quisesse não poderia. Meu canal é voltado para criadores hobbystas e sempre tentamos causar o mínimo de estresse possível para as abelhas. Mas também não sou contra a colheita de mel. Abraço!
Olá Gsterblitch, o objetivo do vídeo não está relacionado a produção de mel e sim para fortalecer, salvar ou multiplicar enxame. Se tiver mais alguma duvida estarei a disposição. Abraço!
Gostei da ideia, fiz um desse alimentador, usei ao invés das tampinhas 2 dosadores de xaropes de farmácia, ficou top, a transparencia do copinho de xarope nos permite ver as abelhas se alimentando e o fim do alimento, consegui alimentar minhas Jataís.
Boa ideia!
Ótima dica
Show
Gostei essa parte como levar as jataí ate o alimentador porque jataí são as mais difícil de alimentar
Na época de seca e escassez de néctar é incrível como até a Jataí que é muito rústica e demanda menos recursos para sobreviver é atraída pela alimentação artificial.
Um dia eu aproximei meu dedo indicador do Pito de entrada, no meu dedo tinha uma gota de xarope elas se esticavam se apoiando nas corbiculas ,se dependuravam doidas para consumir aquela gota de xarope, dava cócegas nos dedos, foi emocionante e ao mesmo tempo deu pena pelo fato delas se desarmarem do medo e baixarem a guarda assim por conta da necessidade daquele alimento naquela hora. Fiz a mesma coisa numa caixa de Canudo , a reação foi a mesma.
É apenas um relato de algo que eu fiz uma vez, Não indico que se faça porque nossa pele tem a microbiota normal pra gente e não sabemos o que mais podemos estar carregando nas mãos mesmo lavando sempre.
Muito boa sua observação, mas se você estiver com as mãos bem lavadas em água corrente, com certeza as abelhas não encontrarão nada que não encontrariam em qualquer lugar que costumam frequentar.
Um forte abraço e muito obrigado pela visita no meu canal, espero continuar contando com sua presença.
ASF todo dia é uma experiência diferente 👏🏼👏🏼
As minhas pegam bem o xarope fora das caixas, eu coloquei na tampa pet com três bolinhas de cera dentro para não se afogarem.
Muito boa á dica .pois na época da falta de flores as abelhas sofrem muito com a falta de alimentos .
Valeu
Nossa obrigado
Obrigado pela dica já vou fazer ótimas festas p vc e família abs
Excelente explicação, mestre. Obrigado!
Muito obrigado!
@@meliponarioabelhasdobrasil2327Muito boa sua explicação excelente pra quem tá começando já faz o certo desde o começo eu estou começando no momento tenho iscas na mata já faz uma semana estou ansioso pela captura susseso com a sua criação aí
Gostei muito da dica! Parabéns!
Olá! Gostaria de agradecer por visitar meu canal no RUclips. Fiquei muito feliz em tê-la por lá e espero que tenha gostado do conteúdo que compartilho. Sua visita foi muito importanta e agradeço por dedicar seu tempo para conferir o meu trabalho. Espero que possamos manter contato e trocar ideias em breve. Mais uma vez, muito obrigado!
@@meliponarioabelhasdobrasil2327 Estamos juntos
Opa colega valeu oela ideia vou fazer pras minhas abelhas valeuuuu
show de bola, amigo.
Muito bom esse método companheiro, pois já perdi 2 divisões de mandaçaia para as formigas aqui em casa, gostei muito desse método, pois ao colocar principalmente mel dentro.da caixa pra enchMe enfraquecido elas vem e matam todas se o enchame estiver fraquinho, pois a rainha em estava em pausa.de.postura
A mandaçaia eu alimento bastante, espero o enxame ficar bem forte antes da divisão e nos primeiros dias apos a divisão coloco bem pouco alimento. Não coloco mel só xarope.
Mas não da para desgrudar o olho se não a formiga pega.
Valew muito obrigado
Gostei da sua explicação parabéns
Muito bacana!
inscrição e super like pelo exelente trabalho..
gostei d+ da dica...
Muito obrigado!
Sensacional gratidão!
Vou fazer este modelo, muito bem explicado 👍👍nota 10
Pode fazer que vai dar certo!
Top das Califórnia gostei! Uma dica importante
Muito obrigado!
bom trabalho
Olá, Almeida! Muito obrigado por visitar meu canal no RUclips. Sua visita foi muito apreciada e fiquei muito feliz em tê-lo por lá. Espero que tenha gostado do conteúdo que compartilho e que tenha sido útil de alguma forma. Mais uma vez, muito obrigado por dedicar seu tempo para conferir o meu trabalho.
Olha muito obrigado pela sua atenção e pela sua dedicação de ensinar que Deus te abençoe sempre um forte abraço sou muito grato por tudo!!
Muito obrigado!
Excelente trabalho
Excelente! Muito prático! Obrigada
Obrigado!
@@meliponarioabelhasdobrasil2327 Fiz ontem e funcionou perfeitamente e eu nunca havia alimentado minhas jataís antes, muito obrigada mesmo. Encheu a tampinha de abelhas e em poucas horas elas puxaram todo o xarope. Foi muito legal de ver. Aqui no litoral do Paraná está chovendo direto a mais de um mês elas quase não saem da caixa. De quanto em quanto tempo ofereço o xarope?
@@umaveterinarianacozinha Olá, Veterinária, não tenho como te responder, isso é meio intuitivo mesmo. O que você fez é o correto, alimentar após um longo período de chuva.
Temos que ficar sempre atentos e alimentar sempre que acharmos necessário.
Parabéns pela criatividade.
Obrigado!
Boa ideia parabéns.
Acabei de fazer aqui deu certo obrigado, essa era minha dificuldade, pôs ela não está am se alimentando
Beleza!
Busca amigo! Show! Chegando para apreciar seu trabalho! Grande abraço!🐝👍🏼🙌🏼🙏🏼🤝🏼
Obrigado e um abraço para você também.
Bom dia muito obrigado pelo vídeo explicou muito bem
Muito obrigado!
Muito bom conteúdo. Obrigado. Deus Abençoe Você...!
Olá, Clovis! Muito obrigado e um que Deus abençoe você também!
parabéns!
Tem que ficar esperto com as formigas
ótima ideia!
Pode tbm usar vaselina sólida ao invés de graxa.
Vou testar, valeu!
Deu certo obrigado
Que benção essa idéia! Deu ruim pras minhas abelhas pois eu fui salva-las de ataque de mosca soldado e reaproveitei o mel. Fermentou e matou quase todo o exame. Retirei mas só sobrou a rainha e mais 5 campeiras. Não sei se consigo salvar
Que pena! Mas não desista, a abelha Jataí é muito fácil de capturar em iscas, e logo logo vai começar a temporada de capturas. É só montar algumas iscas, colocá-las no lugar certo que pega bem fácil. Quanto a esta colônia que ficou sem operárias, o procedimento correto para tentar salvá-la seria retirar alguns discos com crias maduras de outra colônia bem forte e colocá-los dentro da caixa junto com a rainha. Em seguida, trocar de lugar com a colônia doadora. Lembre-se de que qualquer procedimento mais invasivo, como troca de caixa ou retirada de mel ou qualquer outro subproduto de uma colônia de abelha Jataí, só pode ser feito se esse enxame estiver bem forte. Enxames com problemas devem ser tratados antes de qualquer procedimento mais invasivo, pois se não tiverem operárias suficientes para recuperar a colônia e se defenderem dos invasores, correrão sérios riscos de morte.
Espero que isso tenha ajudado! Se você tiver mais dúvidas ou precisar de mais informações, estou aqui para ajudar.
Ótimo! Eu estava exatamente pensando como alimentar uma Jatai que vou transferir hoje, pois ela está muito fraquinha.
Toca xarope nelas que logo logo vão estar bombando!
Fiz a transferência hoje. O enxame estava bastante populoso e o interior da isca bastante volumoso de cerume, no entanto uma reserva de alimentos bem insignificante...quase nada. Preparei bombons de pólen e xarope e na próxima quarta-feira vou abrir a caixa e oferecer pra elas.
@@ClebereoRanchoOliveira dependendo da região não é bom fazer transferências nesta época do ano, fique de olho e não deixe de alimentar e se colocar xarope dentro da caixa cuide para não fermentar.
4:35 o que e esse xarope???
Boa Noite parabéns e como o senhor fais ese charope
Olá Adão, vou te deixar o link de como preparar o xarope, mas desconsidere a parte em que falo para colocar o limão depois que esfriar. Cheguei à conclusão de que é melhor colocar o limão para ferver junto com o açúcar e a água.
ruclips.net/video/-wed7FxMu3c/видео.html
@@meliponarioabelhasdobrasil2327 ok muito obrigado vó fazer asim tbm obrigado
Show
Para minhas jatais, eu fervo capim sidreira depois coloco açucar ,
Furei com agulha varios furinhos na tampa de um tubete ,
Coloco xarope no tubete e penduro 20cm de distância do enxane
Elas vão la tranquilo ...
Já fiz isso, também funciona, mas nunca coloquei capim cidreira. E como falei no vídeo aqui é complicado, pois quando menos espero esta cheio de apis.
. _Eu uso mel comprado, diluo ele com água, as abelhas ficam louquinha, até passam uma por cima da outra para sugar._ 😁
Também já usei está receita, mas como o xarope sai bem mais barato, optei pelo xarope.
Esse charope qual seria
Olá, da uma olhada neste vídeo ruclips.net/video/-wed7FxMu3c/видео.htmlsi=U06tfVzvDfcg5QpJ
show
Viu como e feito esse xarope qual quantidade de água e açúcar que coloca poderia me falar amigo deis já agradeço obrigado
Para meio litro de agua coloque meio quilo de açúcar cristal e um quarto de limão taiti. Coloque tudo em uma panela de preferência de inox, leve ao fogo e deixe ferver até o açúcar derreter, use agua filtrada ou mineral.
Se não me engano deixei um link no final deste vídeo que leva para o vídeo de como preparar o xarope.
E se atrair as africanas pode ter ataque a comeia?
Qual a quantidade da água e açúcar para charope vc indica ? Vou testar . Boa tarde
Olá, Amarildo! A quantidade de agua e açúcar é de um para um. Vou deixar o link do vídeo da receita aqui.
ruclips.net/video/-wed7FxMu3c/видео.html
e a madeirinha que tem para que serve e como faz?
A madeira serve para as abelhas não se afogarem. Você pode usar qualquer madeira cuja procedência conheça e que não tenha passado por nenhum tratamento com produtos químicos.
Quanto tempo pode deixar o xarope disponível pra elas
E quantas vezes por semana pode fornecer o charope
Em caso de alimentação externa, coloque só o que será consumido no dia.
O alimento deve ser oferecido de acordo com a necessidade do enxame, se o enxame estiver fraco pode colocar até três vezes por semana.
Enxame forte não precisa ser alimentado e não coloque mais alimento do que as abelhas estiverem consumindo.
Eu posso diluir mel com água e dá pra elas?
Sim, pode, mas não é necessário. O xarope já é suficiente.
Boa noite, voce coloca o xarope quantas vezes na semana ?
Olá, duas vezes por semana já é o suficiente, mas você deve observar o movimento de entrada e saída das abelhas, se estiver fraco pode dar mais e se estiver forte pode dar menos.
Qual xarope ? Ou como se faz este xarope ?
ruclips.net/video/-wed7FxMu3c/видео.htmlsi=tD50G6AzpB_YPXdy
Eu nao conhecia as abelhas Jataí. Elas haviam geradi uma colmeia em um armario da mjnha casa na paete externs da casa. Por nao conhecer, disfiz da colmeia e depois de um bom temoo, elas estso voltando, porem a colmeia esta em outro lugar. Comprei uma casa do INPA para tentar fazer xom que elas voltem. Nests compra tem ums cera alveolada. Nao oosso colocar a cera na entrada da casa, oorwue elas vao pegar e levar pars colmeia original. Como possi cokcoar esta cera no ninho, deitado ou de lado, oars incenticar as abelhas e wuem sabe trazet a abelha rainha?
O que você está colocando dentro da tampinha? O que mais tem dentro da tampinha?
@@Ilton-w7e Não entendi sua pergunta, mas, se você quer saber como se faz o xarope, vou te passar o link do vídeo.
ruclips.net/video/-wed7FxMu3c/видео.htmlsi=D4KWttFvEsF01XPL
Tem alguma outra opção sem ser a graxa?
Não conheço. Você pode encontrar este tipo de graxa em qualquer ferragem.
A graxa pode ser substituída por vaselina sólida?
@@deltwasat Olá! A substituição da graxa por vaselina sólida pode ser uma opção, desde que seja testada, mas acho melhor você usar graxa que já foi testado e está funcionando perfeitamente. Alem disso você pode encontrar graxa em qualquer ferragem. Também é importante garantir que a vaselina seja de qualidade e não contenha nenhum componente tóxico para as abelhas ou para o meio ambiente
@@meliponarioabelhasdobrasil2327 Boa noite! Estou me referindo à vaselina vendida em farmácia que, pelo que sei, não contem qualquer aditivo e, ao menos em princípio, parece ser um produto biologicamente interessante. A vaselina seria, então, uma outra opção.
Fiz um teste hoje e funcionou: montei um alimentador como você descreveu e a vaselina serviu como barreira pras formigas que durante algum tempo se aproximaram do alimentador mas acabaram desistindo. Quem gostou mesmo do suplemento foram as abelhas. Fiz uma mistura de água com açúcar cristal orgânico a 50%. Espero que esteja correto.
Na verdade, não crio abelhas, mas há alguns anos surgiram as jataís numa fresta da parede na fachada de minha casa. Parece ser um enxame pequeno. Moro numa grande metrópole em bairro próximo ao centro da cidade, aqui nem tem tantas árvores ou plantas, portanto, nem sei como vieram parar aqui. Talvez por causa de um pé de acerola que constantemente tem flores e frutos.
@@deltwasat Se as formigas não passaram está ótimo, mas é bom continuar acompanhando de perto, pois a vaselina pode secar ou perder as propriedades com o tempo, espero que não! Já tentei usar óleo vegetal, mas não deu certo, as formigas acabaram passando.
Quanto a receita do xarope é isso mesmo, você só deve acrescentar algumas gotas de limão.
Bom dia poso alimentar interno só com mel de apiss
Pode, mas alem de ficar mais caro não é bom ficar abrindo a caixa, pois como falei no vídeo sempre acaba morrendo abelhas.
Neste modelo de alimentador você pode colocar mel de apis também, mas o xarope é suficiente.
Me tira uma dúvida eu capturei uma exame de Jataí 4 dia eu já posso colocar alimentação
Se você capturou um enxame de abelhas Jataí em uma caixa isca, é importante que você dê tempo para as abelhas se instalarem e se acostumarem com a nova localização antes de alimentá-las com xarope.
Geralmente, recomenda-se que se espere pelo menos uma semana antes de oferecer alimento artificial, para que as abelhas possam começar a explorar a área ao redor da caixa e encontrar fontes naturais de alimento. Além disso, é importante garantir que a colmeia tenha um suprimento adequado de mel e pólen natural antes de oferecer alimento artificial.
Quando decidir oferecer xarope para as abelhas Jataí, certifique-se de usar uma receita adequada para essa espécie e de oferecer o alimento em um alimentador apropriado para evitar contaminação e facilitar o acesso das abelhas. É importante também observar as abelhas para garantir que elas estejam aceitando e consumindo o alimento, e ajustar a quantidade e frequência de acordo com as necessidades da colmeia.
E não dá problema com abelha apis?
Pois aqui em casa tive que tirar os bebedouros de beija flor pois juntava muita abelha apis tantas que os beija flores não conseguiam beber!
Pode sim. Por isso, é importante ensinar as abelhas a irem até o alimento para que o mesmo seja rapidamente consumido e não dê tempo das abelhas localizarem. Outro ponto importante é nunca usar recipientes muito grandes e colocar o alimentador sempre próximo à estrada.
Bom dia amigo qual é a medida pra fazer o xarope
ruclips.net/video/-wed7FxMu3c/видео.html
Esse meliponario é na cidade amigo ?
@@aquarismodanielleocardo7085 Sim, é Porto Alegre, RS, em área urbana.
voce mora na cidade ? como capturou as jatai ? comprou o enxame ou fez uma isca msm ?... Tenho vontade de tentar pegar aqui em casa mas nunca vi uma se quer, o que mais vejo é mirim no meu pé de manjericão.
Sim, moro em uma cidade. Resido em Porto Alegre, RS. Quase todas as jataís que tenho foram capturadas. Se onde você mora tem mirins, provavelmente também há jataís. Vá a uma praça próxima à sua casa em um dia com temperatura acima de 22 graus e procure nas flores das plantas. É um jogo de paciência; para quem não tem o olho treinado, não é fácil. Vou deixar os links de dois vídeos para você dar uma olhada.
ruclips.net/video/eKZFpoZkGfk/видео.html
ruclips.net/video/61Gc67AIsFI/видео.html
Qual é o nome do xarope
Não tem nome. Procure ai no meu canal que tem um vídeo com a receita.
Boa noite amigo
Eu tenho um litro de mel de ingeim acho q o mel da cana ta um pouco duro poço alimentar as jatai com ele ou NÃO 👍🏼🤝🏻
Não posso te responder porque nunca usei, mas acho que é melhor usar o xarope.
O cheiro da graxa não prejudica as abelhas? A minha que eu usei é muito fedorenta e tem cheiro muito forte.
A minha também tem cheiro forte, mas não tive problemas. Tente conseguir desta mesma marca.
Boa tarde, vou fazer. De quanto em quantos dias vc troca o xarope? Obrigada por responder. Sou a Carla do RS
Olá, não entendi muito bem a sua pergunta, mas vou tentar responder.
Eu não recomendo o armazenamento do xarope utilizado para alimentar abelhas nativas por muito tempo, pois ele pode ficar contaminado com bactérias e fungos e se tornar prejudicial para as abelhas.
O xarope pode ser armazenado na geladeira por alguns dias, mas o ideal é preparar apenas a quantidade necessária para alimentar as abelhas por um período curto de tempo, geralmente de uma a duas semanas.
Agora, se você estiver se referindo ao xarope colocado no alimentador, esse deve ser trocado todos os dias, então tente colocar apenas a quantidade que as abelhas estiverem consumindo.
@@meliponarioabelhasdobrasil2327 obrigada, consegui entender.
Quando se deve alimentar as jatais?
As abelhas jataís, assim como outras espécies de abelhas sem ferrão, podem precisar de alimentação adicional em algumas situações, como quando há uma escassez de recursos naturais no ambiente ou quando a colônia é recém-estabelecida.
Em geral, é importante monitorar o suprimento de alimento da colônia e fornecer alimento adicional quando necessário. A alimentação pode ser fornecida na forma de uma solução de açúcar (xarope) ou pólen artificial.
Algumas situações em que pode ser necessário fornecer alimento adicional incluem:
Durante a fase de estabelecimento da colônia: quando a colônia é recém-estabelecida em uma nova caixa, pode ser necessário fornecer alimento para ajudá-las a se estabelecer e começar a construir o ninho.
Em períodos de escassez de recursos: durante períodos de seca, inverno ou outras condições climáticas adversas, pode haver uma escassez de recursos naturais para as abelhas. Nesses casos, pode ser necessário fornecer alimento adicional para ajudá-las a sobreviver.
Durante a fase de produção de mel: quando a colônia está produzindo mel, pode haver uma demanda maior por alimento para as abelhas. Nesse caso, pode ser necessário fornecer alimento adicional para ajudá-las a produzir o mel.
No entanto, é importante lembrar que o fornecimento de alimento adicional não deve ser visto como uma solução permanente. É importante garantir que as abelhas tenham acesso a recursos naturais adequados em seu ambiente, para que possam se alimentar e prosperar sem a necessidade de alimentação adicional.
@@meliponarioabelhasdobrasil2327 como eu sei qdo está com problemas?
@@u2rael Melhor maneira é acompanhar o movimento de entrada e saída de abelhas, se tiver com uma movimentação boa está saudável.
Faço alimentação externa e o problema é que aparecem outras abelhas menores pretinhas (não consegui identificar qual tipo).e são em maior número . As jatai brigam com elas, mas isto não é bom pois ao invés de produzir mais ficam de briga entre elas. Existe forma de atrair cada um ao seu alimentador? Um específico para cada uma? Já coloco diversos alimentadores para evitar a briga, mas reincidem. Existe solução?
Olá, Nilson! Infelizmente, não tem como colocar um comedouro para cada espécie. Mas, por outro lado, dá para diminuir bastante as chances de outras abelhas ocuparem o comedouro. O que você deve fazer é justamente o que eu explico neste vídeo: você deve colocar o comedouro bem próximo à entrada e fazer com que as jataís ocupem-no o mais rápido possível, pois isso evitará que outras abelhas se aproximem.
Essas abelhas que você descreveu possivelmente sejam alguma espécie de mirim, e depois que as jataís ocuparem completamente o comedouro, elas não virão mais. Lembre-se, quando uma batedora encontra alimento, ela precisa voltar à colônia para avisar as outras onde encontrou esse alimento
@@meliponarioabelhasdobrasil2327 Obrigado pelos esclarecimentos. Farei o sugerido. Estou iniciando na arte.rsrsrs. mas é gratificante ver elas trabalhando. . Quanto as abelhas mirim, certamente as são, não consegui localizar o ninho, até porque voam em direção a um outro quarteirão, logo, será dificil detectar a origem. Mas quanto as jataí estou preparando caixa para captura mesmo no meio urbano.
Obrigado pelas explicações. Seguindo sempre.
@@NilsonPritsch As mirins também são encantadoras, e tão importantes para a natureza quanto as jataís, e logo logo você irá capturar um enxame delas também, pois são atraídas pela mesma isca da jataí. Ao contrário do que muita gente acredita, as mirins são mais comuns que as jataís. Elas só são mais difíceis de serem localizadas. Eu tenho cinco colônias delas aqui. Se tiver mais alguma dúvida ou encontrar mais alguma dificuldade, estarei aqui para te ajudar. Abraço!
Pode alimenta as jatai todo dia? Deixa o xarope a vontade
Você deve alimentá-las apenas em períodos de pouca oferta de flores ou se o enxame estiver passando por problemas. No entanto, oferecer alimento de vez em quando, mesmo que estejam bem, não fará nenhum mal.
JA USEI MUITO ESSE PROCEDIMENTO COM GRAXA!! COM O TEMPO A GRAXA SECA E AS FORMIGAS PASSAM MEIO COMPLICADO.
"Olá, Nilton! Tente mudar a marca da graxa, talvez a que está usando seja de má qualidade. Esta marca já estou usando há cerca de dois anos e ainda está funcionando bem, mas acho que em breve precisarei reaplicar
O nome da graxa nao deu pra ver, e será que pode ser graxa de sapatos? Valeu as dicas.😊
A marca da graxa é Lubrax. Quanto a você usar graxa de sapatos acho que não seria bom, pois não sei se funciona.
Tudo bem. É a primeira vez que estou tentando criar a abelha Jataí.
Elas estão na minha casa em um armário e provavelmente devem está pegando da madeira para servir de alimento. Não tenho a abelha rainha e nem o enxame. Comprei uma casa do INPA e vou ficar próximo a este armário. Na verdade, há um tempo atrás, estas abelhas criaram a colmeia dentro deste armário. Agora elas estão voltando e gostaria de criar esta abelha da melhor forma possível. Alguém saberia tirar uma dúvida. Na compra da casa, ganhei uma cera alveolada. Não posso colocar a cera do lado de fora, porque a abelha poderá tirar dela e levar para sua colmeia. Preciso arrumar um jeito de incentivar para elas levarem o material retirado para dentro da casinha e trazer a abelhas rainha.
Alguém com mais alguma orientação que possa me passar. Obrigado pela atenção.
@@Ilton-w7e Primeiro, você deve permitir que o enxame se instale sem qualquer interferência. Essa espécie de abelha é muito sensível, e qualquer tipo de intervenção pode fazê-las desistir de se instalar em determinado local. Após estarem completamente instaladas, é necessário respeitar um período mínimo de três meses antes de considerar qualquer tipo de manejo. Aproveite esse tempo para estudar sobre o assunto.
Se precisar de mais informações , é só avisar!
Mas o alimentador externo não proporciona o risco de saques e invasões de abelhas (tanto Apis quanto meliponas) de outros enxames?
O risco existe, mas como falei no vídeo ainda é a melhor opção.
Agora elas olhas e dizem caralho alimento na minha porta porraaa😂😂😂😂
Me responde uma coisa pq minha abelha Jataí morreu tudo dentro da minha caixa 😭😭
Friu... perdi ano passado 4 caixas
Acho que vaselina e bom também ate porque vaselina não tem quimica encontra nas farmácias
Estou com problemas com a abelha arapua, que vem perturbar no alimentador das jataís.
Interrompa a alimentação até as arapuás esqueçam o caminho até o alimentador, quando você perceber que elas não estão mais aparecendo, poderá voltar com a alimentação normalmente.
A graxa precisa ser BR lubrax ou pode ser qualquer uma outra 😂😂😂
Olá Rafael!, pode ser qualquer uma, mas se você conseguir a lubrax vai ser melhor, pois eu já testei e foi aprovada.
o problema abelha arapua fica atrapalhando a jatai alimentar
Olá, quando outras abelhas aparecerem no alimentador, suspenda a alimentação por alguns dias até que as invasoras esqueçam onde encontraram alimento. Depois disso, retome a alimentação normalmente. Geralmente, arapuás e outras espécies de abelhas esquecem o caminho para a fonte de alimento assim que esta é removida.
Melhor dizer q plantas devemos plantar
De forma geral plantar arvores faz mais sentido, mas em casos específicos isso não é o suficiente, temos que levar outros fatores em consideração como: época do ano, clima, e condições gerais do enxame.
Um enxame que perdeu grande parte de suas campeiras por ataque de abelhas pilhadoras ou ter sido resgatado de uma arvore caída ou cortada, vai precisar de alimentação, pois sem operarias para ir a campo não adiantará ter florada, cada caso é um caso e tem que ser avaliado de forma diferente.
Se tiver mais alguma duvida ou critica estarei a disposição.
Abraço!
No meu caso, assim não funciona, tem muita Apis por aqui e elas vem em exames
As Apis não aparecem
Podem aparecer, sim. Por isso, é bom ficar sempre atento e caso isso aconteça, suspenda a alimentação até que elas esqueçam o caminho.
Eu tô com medo de as formigas ataca
As formigas são uma das principais ameaças às colônias de abelhas Jataí, por isso é importante tomar medidas para prevenir e controlar possíveis ataques. Quando você decidir alimenta-las use este alimentador, se você seguir o passo a passo corretamente não terá problemas.
como não tem como abrir a caixa? eu crio esta abelha e a minha caixa a cada ano eu abro ela para retirada de mel e no inverno colocar cera para elas ! depende de como vc faz esta caixa meu amigo!
Olá, Levando a vida, me desculpe se não consegui ser mais claro, mas eu quis dizer que é complicado não impossível.
Eu e a maioria das pessoas que eu conheço cria abelhas apenas por Hobby não tiramos mel. Eu particularmente moro em área urbana, então mesmo que quisesse não poderia.
Meu canal é voltado para criadores hobbystas e sempre tentamos causar o mínimo de estresse possível para as abelhas.
Mas também não sou contra a colheita de mel.
Abraço!
Margarina é melhor que a Graça
Vou testar. Obrigado pela dica!
Desculpa mas MEL tem q ser de flor nao de açúcar..É mt louco ainda ter quem ache q o produto final sera mel e terapêutico
Olá Gsterblitch, o objetivo do vídeo não está relacionado a produção de mel e sim para fortalecer, salvar ou multiplicar enxame.
Se tiver mais alguma duvida estarei a disposição.
Abraço!