Conheci o canal e o Tiguez a pouco tempo, e agora não perco um vídeo, gostaria de perguntar : Em quê, e pra quê você usa o WD40, o óleo Singer e Álcool no seu trabalho. Muito obrigado e virei seu fã Tiguez !!!
Tiguez é gênio, ver esse cara trampar nos instrumentos é algo fora de série. Saudade do tempo de adolescente que levava a guita e ficava praticamente o dia todo lá ouvindo as histórias dos caras... Muito bom, em breve, levarei a guita pra regulagem por ai, abraços.
Esses tempos levei no meu meca fazer uma manutenção no carro da minha mulher, precisava limpar a TBI (o corpo de borboleta), na nota fiscal, na descrição dos serviços, colocaram inclusive um spray pra limpeza lá, tipo um WD... daqui a pouco vão cobrar a hora das ferramentas...
Tiguez, vc e o cara!! Te conheço a uns quarenta anos, a primeira vez que levei um violão pra vc reparar, vc ainda estava acho que na maquerubi, foi hiper gente fina e fez um puta trampo, o violão ficou 10, depois levei + uns 2, vc já estava na bosque, TB ficaram blz; depois vc ficou famoso, foi pra Moema, fiquei com receio de levar uns violões pra vc ajustar, pois meu financeiro não permite exagero, mas + tô vendo que eu estava errado, parece que vc não mudou nada! Parabéns pelos vídeos, e sucesso !!
Tiguez, o que você acha das Gibson e fender chinesas ( réplicas ) você acha que a qualidade é parecida ou vale a pena pra quem não tem a mínima condição de comprar uma original ?
Tiguez querido! Pessoa do bem! Um profissional espetacular! Mas sobretudo, um ser humano incrível! Sempre mexeu nas minhas Gibson Les Paul Custom Shop. Nas minhas artist Murphy aged.... enfim em todas as minhas R9 collectors Choice inclusive.... a preços justos.... nunca me cobrou de acordo com os valores das guitarras. Abraço Tiga meu brother!
Grande Tiguez ! Estava eu "perdido" no RUclips, e "trombei" com você nesse canal. Muito legal, muitos anos de conhecimento (Rua Maquerobi, Avenida Bosque, e agora em Moema...). Preciso levar umas meninas para passar pelas mãos do amigo. E mais, quem puder DEVE, SEM DÚVIDA, levar seu(s) instrumento(s) para você trabalhar nele; regulagem bem feita e que dura o suficiente. Forte abraço, e parabéns pela iniciativa, reinvenção, e integração com novos meios e novos canais de informação a todos, junto da bela família, o mais importante.Luís Reis
Haha, além da baita experiência na profissão ele tmb é simpático pra caramba! O luthier que eu sempre levo meus instrumentos fala praticamente a mesma coisa que ele disse sobre os preços dos serviços, tabela geral de preços, descontos caso for fazer vários serviços de ajustes e reparos de uma só vez. Realmente faz todo o sentido.
@@PERgunteproCanguru Obrigado digo eu, com vc estou reciclando meus conhecimentos e aprendendo cada dia mais... Demais cara, o seu jeitão simples de explicar não tem pra ninguém! Ganhou um fã!
Valeu Sergio! No próximo episódio vamos aproveitar para explicar essa confusão entre eu e o Tiguez rsrs Muito obrigado por nos prestigiar ! Per Canguru
Fala Tiguez tudo certo? Gostaria de saber um pouco mais da marca DiGiorgio, vi algum vídeo seu que comentava um pouco sobre ela, eu tenho um DiGiorgio Signorina nº16 de 1987 que herdei da minha mãe e sou apaixonado pela sonoridade do instrumento, ouvi dizer que esse modelo era um instrumento de entrada na época, mas o acabamento é muito bom e comparei ele com alguns violões bons de amigos meus e ele fica sempre muito presente. Conheci o canal essa semana e já virei fã, parabéns pelo trabalho!
Pensamento interessante. Quem entendeu, entendeu. Pensamento bastante heterodoxo. E pelo que eu entendi é garantia certa de fidelidade do sujeito que vem procurar pelo serviço. Só troca algo se de fato tem necessidade. Do contrário não se troca e ponto final. Quanto mais preservar as características do instrumento melhor para o dono. Hahahahaha foi boa a sacada da concorrência. Entre um novato e um veterano. Fico com o veterano. Claro desde que o veterano não seja rabugento. E não tem jeito o novato tem a questão da afirmação. O que vale mesmo é a mínima cordialidade de ambas as partes e que sejam honestos entre si. E mais ainda consigo mesmo.
Olá Derockes Barcelona. A pintura inclui desmontar toda a guitarra, depois remontá-la e fazer uma regulagem completa. O valor do trabalho é por volta de mil e duzentos reais, mas o ideal é entrar em contato com a luthieria, até mesmo para mais detalhes, dúvidas ou agendamento. abraço Per
Me perdoa a sinceridade, mas acho caro pra caramba. Eu sei que o luhier tem que pagar as contas, mas o músico também. Uma generosidade por parte dos luthiers não seria mal e aumentaria a quantidade de clientes que vão poder levar pela primeira vez. Porra, ajuste/troca do nut por 150,00 reais? Isso não é muita consideração com o músico que já se fode pra comprar guitarra com um monte de imposto e ela vem semi-pronta ainda por cima. Desculpa a minha sinceridade
Opiniões são bem vindas Beto, não acho que todos devam pensar da mesma forma, justamente porque minha percepção é bem diferente. Se você assistir duas ou três vezes o vídeo vai notar que o Tiguez deixa claro uma coisa; "quem quer fazer aprende, quem não quer paga pra fazer ( exemplo da parede). Não acho que seja o músico quem deve colocar preço no trabalho do luthier, o que eu acho é que a "paga" é na maioria muito ruim, o percentual de direito autoral é ridículo, os instrumentos são extremamente caros ( e a cotação nunca esteve tão alta) e novamente como o Tiguez falou, é o prestador de serviços quem deve negociar com seu cliente, não é uma "Tabela de Preços da Categoria". Tem quem faça por 150, e quem faça por "deizão". O mesmo se aplica à tatuagem. O mesmo se aplica ao fotógrafo, ao encanador, ao dentista. ( lei da procura e oferta) Há um dito popular que diz; " Não é tal coisa que é cara, é você quem ganha pouco". Não digo que o músico precise aprender a trocar um nut ou passar pedra na escala, mas não acho que o luthier seja o problema. Como você mesmo mencionou, o principal problema são os altíssimos impostos, os mesmos que você paga e o profissional que cuida dos seus instrumentos também paga. Enquanto você recebe 200 reais por uma noite de trabalho na "voz e violão", outro artista movimenta 500 mil reais em um show. Discrepante? Mas não veja isso como uma verdade, não é a opinião do Tiguez nem é uma tentativa de mudar sua opinião, é uma visão diferente, só isso. Para finalizar posso te dizer o que é generosidade. Generosidade é um dos melhores luthiers do Brasil ( talvez do Mundo) compartilhar de graça seus conhecimentos em um muito modesto canal de skateboard para ajudar; músicos, aspirantes, leigos e entusiastas em geral, colocar-se à disposição dos internautas em responder todas as suas dúvidas enquanto poderia se dedicar somente ao seu trabalho remunerado. Já são 26 vídeos e aumentando. abraço meu amigo.
@@PERgunteproCanguru entendo. Isso não há o que discutir, o Tiguez vem sendo muito generoso em compartilhar as experiências aqui. Realmente, quanto ao salário, geralmente é a pessoa que ganha pouco também. Mas a gente tem que ser realista, a maioria ganha "pouco". Já sobre o preço, discordo um pouco. O cliente e o luthier tem que entrar em acordo quanto ao preço. Mas eu entendo, dá trabalho. Vi o vídeo do 4garage fazendo uma réplica do nut pra trocar, realmente fazer a réplica é mais complicado do q apenas trocar. Trabalho muito bonito, caprichado. É que geralmente penso que o valor do serviço não pode alcançar metade do valor do produto (que teve muito mais serviço pra ser feito) ou quase o valor inteiro. Pegue a strato de entrada da tagima, por exp, custa 600,00. Por isso que negociar ajuda bastante pra chegar num preço que agrade ambos. É só minha opinião, grande merda kkk Flw, desculpa o incômodo
Beto, é um assunto prá levar umas horas conversando tomando um belo café ! entendo seu ponto, eu comprei um violão usado por R$ 250 reais, sem pretensão de ser músico profissional, e quando vejo um encordoamento por esse mesmo valor dá até um frio na espinha! Acho que essa relação depende de bom senso mútuo. Se você tiver um carro ou moto pode ser esfolado na concessionária ou levar ao mecânico de confiança " do bairro". Fica de fora avaliar qual dos mecânicos é mais experiente, o treinado pela fábrica ou o que tem mãos e ouvidos privilegiados e aquele talento nato de quem "conserta qualquer motor". Mas o que eu quero te dizer é que seu comentário e opinião são acolhidos, não foram desrespeitosos ( senão nem estariam publicados) e foram bastante apreciados porque tem pontos relevantes. As respostas nos comentários também expressam a minha opinião ( como leigo mas apaixonado por música), em um momento oportuno é possível que o Tiguez dê continuidade no assunto do vídeo. Obrigado por nos prestigiar e compartilhar sua opinião conosco. abraço, Per Canguru.
@@PERgunteproCanguru vou aproveitar a atenção e pedir um assunto. Tenho dificuldade para tocar e gosto de guitrra BEM macia, às vezes até desço 1 tom/1 tom e meio na afinação só pra essa finalidade. Queria saber quais as alternativas para tornar uma guitarra mais macia, fácil nos bends e nos vibratos. Pode ser sugestão desde regulagem comum até outras modificações. Saber disso seria minha salvação na guitarra haha Abraço!
@@user-tn1po8ed3m Cara, vou me meter na conversa aqui pra te dar uma opinião sobre essa última pergunta sobre cordas macias. Veja bem, vai depender do estilo de som que vc quer tocar. Se vc quer tocar um som mais suave, como jazz ou mpb, não vai ser problema nenhum, tem guitarristas que tocam com encordoamento .08 até. Mas se vc quiser tocar um som mais pesado, quem sabe até um metal, aí não tem jeito, vc vai ter que fortificar os dedos, treinar com constância e criar calos, até pq bons bends e vibratos exigem força nos músculos dos dedos. Se for esse o seu caso, não caia na armadilha de ficar muito tempo insistindo com cordas macias, ou treinando num violão de nylon (eu fiz isso, não repita esse erro). Comece com encordoamento .10 e dependendo do estilo que tocar talvez precise até aumentar isso depois. Mas a maioria dos guitarristas de rock usam .10 para solo e .11 ou .12 para base.
Conheci o canal e o Tiguez a pouco tempo, e agora não perco um vídeo, gostaria de perguntar : Em quê, e pra quê você usa o WD40, o óleo Singer e Álcool no seu trabalho. Muito obrigado e virei seu fã Tiguez !!!
Já virei fã do canal, muito bom....
O tigues é muito fera...
Cara gente fina p caramba,daqueles que da vontade de ser amigo hehe, vida longa amigão.
Mandou bem mestre!
Sempre uma grande dica !!!!
Tiguez é gênio, ver esse cara trampar nos instrumentos é algo fora de série. Saudade do tempo de adolescente que levava a guita e ficava praticamente o dia todo lá ouvindo as histórias dos caras... Muito bom, em breve, levarei a guita pra regulagem por ai, abraços.
Aguardamos sua visita em nosso estúdio, obrigado por nos prestigiar !
Tiguez, ouço falar de vc faz uns 20 anos. E que grata surpresa foi assistir aos seus vídeos e ver que vc é um cara tão bacana! Um forte abraço!
Muito obrigado por nos prestigiar !
Um dia ainda vou levar para o tiguez a guita muito conhecimento aí
Muito boa essas dicas
confiança é tudo!!!
cara, cada vez mais fã do tiguez.. gente fina pra caramba, 100% humilde
Esses tempos levei no meu meca fazer uma manutenção no carro da minha mulher, precisava limpar a TBI (o corpo de borboleta), na nota fiscal, na descrição dos serviços, colocaram inclusive um spray pra limpeza lá, tipo um WD... daqui a pouco vão cobrar a hora das ferramentas...
Mestres dos mestres!!!
Muito top seu canal mestre Tiguez!!▶️🎸🎼
Tiguez, vc e o cara!! Te conheço a uns quarenta anos, a primeira vez que levei um violão pra vc reparar, vc ainda estava acho que na maquerubi, foi hiper gente fina e fez um puta trampo, o violão ficou 10, depois levei + uns 2, vc já estava na bosque, TB ficaram blz; depois vc ficou famoso, foi pra Moema, fiquei com receio de levar uns violões pra vc ajustar, pois meu financeiro não permite exagero, mas + tô vendo que eu estava errado, parece que vc não mudou nada! Parabéns pelos vídeos, e sucesso !!
Obrigado por nos prestigiar @roberto geraldo silva. Aguardamos sua visita em Moema! ( Per Canguru )
Tiguez, o que você acha das Gibson e fender chinesas ( réplicas ) você acha que a qualidade é parecida ou vale a pena pra quem não tem a mínima condição de comprar uma original ?
Tiguez querido! Pessoa do bem! Um profissional espetacular! Mas sobretudo, um ser humano incrível! Sempre mexeu nas minhas Gibson Les Paul Custom Shop. Nas minhas artist Murphy aged.... enfim em todas as minhas R9 collectors Choice inclusive.... a preços justos.... nunca me cobrou de acordo com os valores das guitarras. Abraço Tiga meu brother!
Muito obrigado por prestigiar e pelo seu depoimento! grande abraço John Tendolo. ( Per Canguru )
kkkkkkkkkkk
ai Tiguez vc e o melhor cara ! kkkkkkkkk
Seus vídeos são ótimos, e suas dicas são valiosas, o Tiguez é muito bem humorado. Parabéns pelos vídeos.
Obrigado por nos prestigiar !
"Sou velho e preciso de ajuda..." 😂😂😂.
Parabéns Tiguez! Te conhecer foi um privilégio! Vc é top!
Pô Tiguez! Eu comecei faz 2 anos e tô indo nessa linha tbm! Confiança é uma coisa que não tem preço. O que importa é atender o cliente. Abs.
Obrigado por prestigiar !
Grande Tiguez ! Estava eu "perdido" no RUclips, e "trombei" com você nesse canal. Muito legal, muitos anos de conhecimento (Rua Maquerobi, Avenida Bosque, e agora em Moema...). Preciso levar umas meninas para passar pelas mãos do amigo. E mais, quem puder DEVE, SEM DÚVIDA, levar seu(s) instrumento(s) para você trabalhar nele; regulagem bem feita e que dura o suficiente. Forte abraço, e parabéns pela iniciativa, reinvenção, e integração com novos meios e novos canais de informação a todos, junto da bela família, o mais importante.Luís Reis
@Luis Eduardo Reis, "estou aguardando sua visita em Moema para colocarmos o papo em dia, grande abraço, Tiguez"
@@PERgunteproCanguru Será um prazer Tiguez !
Olá. Gostaria de saber quais são asguitarra que tem o menor peso. Porque no geral elas são um pouco pesadas. Mas deve ter algumas que pese menos.
Tiguez, vc eh um cara nota 10! Seus vídeos são muito bons e divertidos. Continue fazendo para nós. Um forte abraço
Obrigado por nos prestigiar @brunovitorio, estamos a todo gás gravando novos episódios! grande abraço ( Per Canguru )
Haha, além da baita experiência na profissão ele tmb é simpático pra caramba!
O luthier que eu sempre levo meus instrumentos fala praticamente a mesma coisa que ele disse sobre os preços dos serviços, tabela geral de preços, descontos caso for fazer vários serviços de ajustes e reparos de uma só vez. Realmente faz todo o sentido.
Legal Rafael, bom saber que existe um consenso entre alguns luthiers por aí. Tiguez
@@PERgunteproCanguru :)
Me lembro do Tiguez tocando Baixo no Fabrica do som!
Valeu 👍
👍
Fala tiguez tudo bem , cara muito obrigado me ajudou muito essas dicas .sou seu fã até mais
Muito obrigado por nos prestigiar ! (Per Canguru )
Melhor vinheta do You Tube !!
Muito obrigado Sergio !
@@PERgunteproCanguru Obrigado digo eu, com vc estou reciclando meus conhecimentos e aprendendo cada dia mais... Demais cara, o seu jeitão simples de explicar não tem pra ninguém! Ganhou um fã!
Valeu Sergio! No próximo episódio vamos aproveitar para explicar essa confusão entre eu e o Tiguez rsrs Muito obrigado por nos prestigiar ! Per Canguru
Faz isso kkkkk... Mas o Tiguez mana bem demais e obrigado a você por nos blindar com as postagens!@@PERgunteproCanguru
muito bom!!!
Inscrição confirmada mestre, ótimo vídeo sou músico e faço trabalho de guitartech Tmj Deus no comando 👉🙌🙏🎸
Fala Tiguez tudo certo? Gostaria de saber um pouco mais da marca DiGiorgio, vi algum vídeo seu que comentava um pouco sobre ela, eu tenho um DiGiorgio Signorina nº16 de 1987 que herdei da minha mãe e sou apaixonado pela sonoridade do instrumento, ouvi dizer que esse modelo era um instrumento de entrada na época, mas o acabamento é muito bom e comparei ele com alguns violões bons de amigos meus e ele fica sempre muito presente. Conheci o canal essa semana e já virei fã, parabéns pelo trabalho!
Olá Guilherme, vou pedir ao Tiguez para falar um pouco mais sobre a marca e seus produtos, obrigado por nos prestigiar. (Per Canguru )
Os luthiers de BH tá precisando aprender a fazer orçamento com vc, pq estão metendo a mão e com um serviço meia boca, tá osso.
Pensamento interessante. Quem entendeu, entendeu. Pensamento bastante heterodoxo. E pelo que eu entendi é garantia certa de fidelidade do sujeito que vem procurar pelo serviço. Só troca algo se de fato tem necessidade. Do contrário não se troca e ponto final. Quanto mais preservar as características do instrumento melhor para o dono.
Hahahahaha foi boa a sacada da concorrência.
Entre um novato e um veterano. Fico com o veterano. Claro desde que o veterano não seja rabugento. E não tem jeito o novato tem a questão da afirmação. O que vale mesmo é a mínima cordialidade de ambas as partes e que sejam honestos entre si. E mais ainda consigo mesmo.
"Só troca algo se de fato tem necessidade. Do contrário não se troca e ponto final. " Precisão cirúrgica, concordo! (Per Canguru)
Gostaria de saber o valor para trocar a cor da minha guitarra tagima tw tg510 nova qro ela na cor branca perolizada. Quanto fica?
Olá Derockes Barcelona. A pintura inclui desmontar toda a guitarra, depois remontá-la e fazer uma regulagem completa. O valor do trabalho é por volta de mil e duzentos reais, mas o ideal é entrar em contato com a luthieria, até mesmo para mais detalhes, dúvidas ou agendamento. abraço Per
Oi , conheço seu canal ,e queria te fazer uma pergunta ?
Vale a pena comprar um Rickenbacker 4003 chinês?
" Vale muito ! Mas depende de uma ótima regulagem também. abraço, Tiguez"
Eu tbm to velho e precisando de ajuda heheheh!
Me perdoa a sinceridade, mas acho caro pra caramba.
Eu sei que o luhier tem que pagar as contas, mas o músico também.
Uma generosidade por parte dos luthiers não seria mal e aumentaria a quantidade de clientes que vão poder levar pela primeira vez.
Porra, ajuste/troca do nut por 150,00 reais?
Isso não é muita consideração com o músico que já se fode pra comprar guitarra com um monte de imposto e ela vem semi-pronta ainda por cima.
Desculpa a minha sinceridade
Opiniões são bem vindas Beto, não acho que todos devam pensar da mesma forma, justamente porque minha percepção é bem diferente. Se você assistir duas ou três vezes o vídeo vai notar que o Tiguez deixa claro uma coisa; "quem quer fazer aprende, quem não quer paga pra fazer ( exemplo da parede). Não acho que seja o músico quem deve colocar preço no trabalho do luthier, o que eu acho é que a "paga" é na maioria muito ruim, o percentual de direito autoral é ridículo, os instrumentos são extremamente caros ( e a cotação nunca esteve tão alta) e novamente como o Tiguez falou, é o prestador de serviços quem deve negociar com seu cliente, não é uma "Tabela de Preços da Categoria". Tem quem faça por 150, e quem faça por "deizão". O mesmo se aplica à tatuagem. O mesmo se aplica ao fotógrafo, ao encanador, ao dentista. ( lei da procura e oferta) Há um dito popular que diz; " Não é tal coisa que é cara, é você quem ganha pouco". Não digo que o músico precise aprender a trocar um nut ou passar pedra na escala, mas não acho que o luthier seja o problema. Como você mesmo mencionou, o principal problema são os altíssimos impostos, os mesmos que você paga e o profissional que cuida dos seus instrumentos também paga. Enquanto você recebe 200 reais por uma noite de trabalho na "voz e violão", outro artista movimenta 500 mil reais em um show. Discrepante? Mas não veja isso como uma verdade, não é a opinião do Tiguez nem é uma tentativa de mudar sua opinião, é uma visão diferente, só isso. Para finalizar posso te dizer o que é generosidade. Generosidade é um dos melhores luthiers do Brasil ( talvez do Mundo) compartilhar de graça seus conhecimentos em um muito modesto canal de skateboard para ajudar; músicos, aspirantes, leigos e entusiastas em geral, colocar-se à disposição dos internautas em responder todas as suas dúvidas enquanto poderia se dedicar somente ao seu trabalho remunerado. Já são 26 vídeos e aumentando. abraço meu amigo.
@@PERgunteproCanguru entendo. Isso não há o que discutir, o Tiguez vem sendo muito generoso em compartilhar as experiências aqui. Realmente, quanto ao salário, geralmente é a pessoa que ganha pouco também. Mas a gente tem que ser realista, a maioria ganha "pouco".
Já sobre o preço, discordo um pouco. O cliente e o luthier tem que entrar em acordo quanto ao preço. Mas eu entendo, dá trabalho. Vi o vídeo do 4garage fazendo uma réplica do nut pra trocar, realmente fazer a réplica é mais complicado do q apenas trocar. Trabalho muito bonito, caprichado.
É que geralmente penso que o valor do serviço não pode alcançar metade do valor do produto (que teve muito mais serviço pra ser feito) ou quase o valor inteiro.
Pegue a strato de entrada da tagima, por exp, custa 600,00.
Por isso que negociar ajuda bastante pra chegar num preço que agrade ambos.
É só minha opinião, grande merda kkk
Flw, desculpa o incômodo
Beto, é um assunto prá levar umas horas conversando tomando um belo café ! entendo seu ponto, eu comprei um violão usado por R$ 250 reais, sem pretensão de ser músico profissional, e quando vejo um encordoamento por esse mesmo valor dá até um frio na espinha! Acho que essa relação depende de bom senso mútuo. Se você tiver um carro ou moto pode ser esfolado na concessionária ou levar ao mecânico de confiança " do bairro". Fica de fora avaliar qual dos mecânicos é mais experiente, o treinado pela fábrica ou o que tem mãos e ouvidos privilegiados e aquele talento nato de quem "conserta qualquer motor". Mas o que eu quero te dizer é que seu comentário e opinião são acolhidos, não foram desrespeitosos ( senão nem estariam publicados) e foram bastante apreciados porque tem pontos relevantes. As respostas nos comentários também expressam a minha opinião ( como leigo mas apaixonado por música), em um momento oportuno é possível que o Tiguez dê continuidade no assunto do vídeo. Obrigado por nos prestigiar e compartilhar sua opinião conosco. abraço, Per Canguru.
@@PERgunteproCanguru vou aproveitar a atenção e pedir um assunto. Tenho dificuldade para tocar e gosto de guitrra BEM macia, às vezes até desço 1 tom/1 tom e meio na afinação só pra essa finalidade.
Queria saber quais as alternativas para tornar uma guitarra mais macia, fácil nos bends e nos vibratos. Pode ser sugestão desde regulagem comum até outras modificações.
Saber disso seria minha salvação na guitarra haha
Abraço!
@@user-tn1po8ed3m Cara, vou me meter na conversa aqui pra te dar uma opinião sobre essa última pergunta sobre cordas macias. Veja bem, vai depender do estilo de som que vc quer tocar. Se vc quer tocar um som mais suave, como jazz ou mpb, não vai ser problema nenhum, tem guitarristas que tocam com encordoamento .08 até. Mas se vc quiser tocar um som mais pesado, quem sabe até um metal, aí não tem jeito, vc vai ter que fortificar os dedos, treinar com constância e criar calos, até pq bons bends e vibratos exigem força nos músculos dos dedos. Se for esse o seu caso, não caia na armadilha de ficar muito tempo insistindo com cordas macias, ou treinando num violão de nylon (eu fiz isso, não repita esse erro). Comece com encordoamento .10 e dependendo do estilo que tocar talvez precise até aumentar isso depois. Mas a maioria dos guitarristas de rock usam .10 para solo e .11 ou .12 para base.