@@RomirPlayHouse To lendo nada kk foi só pra não perder a piada. Com videos desse ''naipe'' quem precisa de manual? kk Não demora muito a Grow e as empresas que fazem jogos de tabuleiro lendários como War, vão começar a em vez de colocar manuais nas caixas, colocar links nas lojas direcionando pra esse canal. Top monstro
Em torno de 2h ?? Kkkkkk joguei com meus amigos começamos 14h, encerramos 20h. A propósito, melhor vídeo de explicação do jogo WAR. Super dinâmico, objetivo e fácil de entender. Amei, parabéns mano !
O war 2 demora demais mesmo..esses dias jogamos e fizemos várias pausas pra comer e banhar kkk...começar de tarde e fomos terminar depois da meia noite quando já estávamos cansado kk
Uma “frustração” que tenho na minha vida é de ter ganhado de presente o War 2 quando eu tinha uns 11 anos lá por volta de 1990 e não ter conseguido entender as regras. O tempo passou e nunca procurei aprender. Estou escrevendo isso antes de assistir o vídeo e desde já agradeço! Ainda vou comprar o jogo “novamente” e, finalmente, joga-lo! :D
Esse War II foi muito criticado quando lançou pq ele tinha regras muito avançadas pra época! Hoje, com os jogos modernos, ele pode até ser preferido por jogadores mais novos!
Ótimo vídeo explicativo. Muito bem explicado. Eu tinha esse jogo mas não sabia como jogar, pois o manual não explica muito bem. Sou muito grato por esse vídeo. Parabéns. Sucesso!!!
Olá amigo, ótimo vídeo parabéns! Gostaria apenas de fazer uma observação: Em 15:52 a informação está equivocada, o exército atacante mesmo tendo 3 peças no terrítório só pode rolar 2 dados de ataque, pois ocupação não ataca. A ocupação sempre pode ser utilizada como defesa, porém nunca como ataque. (Na situação mostrada no vídeo seriam 2 dados de ataque X 3 dados de defesa). Esse exemplo é demonstrado na página 6 do manual do jogo. Novamente parabéns =)
Você tem razão, mas o equívoco é até mesmo porque eu não estava usando o exemplo para explicar ataques terrestres, e sim, apenas fazer a ponte para a explicação de ataques aéreos. As explicações de ataques terrestres, como falei varias vezes no vídeo, está no meu episódio do jogo War (versão original).
@@RomirPlayHouse a partir da segunda rodada oa jogares calculam e colocam o exército so na sua vez? Mas o ultimo a jogar nao fica prejudicado nesse caso? Pode acontecer de sua vez estar com um exército pequeno. Ta certo isso?
Jogo war2 desde criança. E o difícil é jogar contra os demais jogadores quando eles se unem fazendo acordos.Nós aqui fazíamos uma espécie de ONU,que dava muita confusão e motivo de raiva e risadas.
boa noite meu amigo, vc tem o war 2? eu queria saber se pode me disponibilizara copia do manual original para que eu imprima. desde ja agradeço sua atençao
A distribuição de locais de forma a escolha de cada jogador facilita no seu objetivo. Seria interessante distribuir os territórios e depois sortear os objetivos
Show de bola. Muitas saudades de jogar esse também. Conheci ele no lançamento em 81 e nos divertimos muito. Comprei ele é estou ensinando os amigos a jogar. 👍🏽
Fala Romir estavamos procurando uma forma de jogar e que grata surpresa! meu filho ganhou esse jogo e estavam procurando uma forma e eu reconheci sua voz.... sensacional!!!
Eu com 42 anos na cacunda, realizei mais um sonho de infância, ontem, a cerca de 6 horas atrás, comprei o War, só que foi a versão II, novinho por R$ 99,99 na promoção.
Obrigada pelo vídeo!!! Eu jogo o I desde 1500 e bolinhas... comprei o II há um ano e meio. E nunca havia entendido como diabos dividia os territórios. Acho que agora foi! Vou ver na prática e retorno... rs
Vídeo muito explicativo. Voltei a jogar War depois de anos, porém, percebi algo que sempre me incomodou com relação ao jogo. O último jogador sempre tem uma desvantagem enorme visto que até chegar a vez dele ele já perdeu muitos exércitos. De todas as vezes que joguei pareceu haver um desequilíbrio nítido.
Na verdade está é uma sensação comum entre os jogadores mas que, na grande maioria das vezes, não se reflete no resultado da partida por alguns motivos. Primeiro, os últimos jogadores terão 1 território a mais que os demais jogadores caso a distribuição não seja exatamente igual entre eles, porque o primeiro jogador a ter a vez é o jogador após o que recebeu o último território. Além disto, após um jogador atacar o último jogador e, possivelmente, conquistar alguns territórios, ele terá que distribuir seus exércitos, dividindo seu poder e tornando-se, ele, um alvo fácil para os próximos jogadores, o que leva a um auto-equilíbrio do jogo. Isto só não ocorre caso todos os jogadores se organizem em ataque aos últimos ou caso o último jogador seja o objetivo de algum dos primeiros.
Esse jogo demora bem mais que o primeiro. Jogamos por mais de duas horas, após esse período um havia sido eliminado e em três pessoas ainda assim estavamos longe de terminar. É divertido no começo e ganha-se muito mais exercitos nessa versão, ainda mais com as cartas de troca, mas isso pode acabar deixando o tabuleiro bem cheio, então e bom ter cuidado ao rolar os dados pra que eles não batam no tabuleiro e acabem desarrumando todas as pecinhas.
Tem certeza que jogou com as regras corretas, principalmente referente aos ataques aéreos? A duração média da partida tende a ser menor que da versão básica justamente porque os ataques aéreos auxiliam na diminuição das forças de defesa.
Tava lendo no meu manual que é uma edição mais antiga e tem algumas diferenças, por exemplo: 1-os objetivos são entregues depois de preencher o tabuleiro. Embora eu ja jogue há muito tempo entregando os cartas de objetivo primeiro (inclusivé no war 1) 2-os bombardeiros recebidos por cartas, caso sobrem de um ataque bem sucedido voltam para a base. Tem um manual antigo na ludopedia que diz para voltarem para a caixa os bombardeiros que sobrarem, " nao importando de onde partiram os aviões, da base ou da caixa" interessante né (ainda bem que atualizaram) 3-transporte de exécitos: o texto diz: " O jogador pode trocar 2 cartas-territorio indicando quaisquer territórios ocupados por ele, adquirindo o direito de transportar um numero qualquer de seus exércitos de um território para o outro". Não diz que precisa ter a posse dos Territórios descritos nas cartas
As versões de uns bons anos para cá mostra mim a entrega dos objetivos antes da distribuição de territórios. Eu mesmo não conhecia versões diferentes. Quanto aos bombardeiros, eu tenho uma errata na descrição falando justamente isto: bombardeiros sempre retornam para a base, independente de onde tenham vindo. Agora, o transporte por cartas ainda pode ser feito. Basta trocar as cartas que descrevem os dois territórios e transportar aquela quantidade de exércitos. Agora, as cartas devem mostrar territórios que sejam seus, já que você só pode transportar entre territórios que pertençam a você.
@@RomirPlayHouse com relação aos bombardeiros voltando para a caixa, vc explicou conforme consta no manual antigo, (constante da ludopedia), na p.05, que diz exatamente como vc explicou. No final da mesma página, ele trata como uma "variante" retornar para a base e diz que o jogo pode ficar mais rápido, devido um maior poder ofensivo. Essa variante foi incorporada nos manuais mais atuais e virou regra. Aliás tem mais uma nova regra: Vc pode desistir do combate aéreo antes do final se quiser, p. 9 do novo manual
@@RomirPlayHouse No item 1, desta forma parece ser mais divertido, pois na escolha do território vago pelos participantes não é influenciado pelo objetivo já lido antes. Imagina ver que poderia ter colocado e não colocou mais exércitos num determinado continente ou vice-versa, totalmente dependente do acaso. Porém, vendo o objetivo antes e escolher os territórios na distribuição depois ( Os CEs já ocupados) pode facilitar a missão da carta-objetivo. Exemplo, se é para destruir um exército, vc colocará perto do mesmo e se é para ter um continente, a Ásia, vc colocará nas próximas vezes exércitos nos territórios deste continente que está no seu objetivo, podendo até entregar sua "má - intenção."
@@danjatoba897 No item 1, desta forma parece ser mais divertido, pois na escolha do território vago pelos participantes não é influenciado pelo objetivo já lido antes. Imagina ver que poderia ter colocado e não colocou mais exércitos num determinado continente ou vice-versa, totalmente dependente do acaso. Porém, vendo o objetivo antes e escolher os territórios na distribuição depois ( Os CEs já ocupados) pode facilitar a missão da carta-objetivo. Exemplo, se é para destruir um exército, vc colocará perto do mesmo e se é para ter um continente, a Ásia, vc colocará nas próximas vezes exércitos nos territórios deste continente que está no seu objetivo, podendo até entregar sua "má - intenção."
@@incitoinloco2050 Exatamente essa é a ideia: para agilizar o jogo. Ou seja, vc já coloca seus exército próximos dos objetivos. MAS, não pode só focar no seu, precisa ver onde seus adversário estão colocando os exércitos deles, pois se vc não dificultar, podem conquistar seus objetivos antes de vc. E desse jeito o jogo brilha logo no início. Já fica estratégico logo de cara.
Uma sugestão: vi em outros lugares que os símbolos dos dados azuis se apagam com facilidade após pouco uso. Eu passei esmalte transparente nas faces com os símbolos de ambos dados azuis. Esperei secar para usá-los.
Não vi nenhum outro vídeo que explique melhor as regras dos jogos que os seus. Tenho War II, banco imobiliário e Detetive. Vi o tutorial dos dois primeiros, por favor faz um explicando as regras do jogo Detetive da estrela. 😁
Parabéns. Muito show. Excelente didática e muito legal ter esses tutorias para mantermos vivos os grandes jogos da época. Estamos juntando uns amigos para recomeçar a jogar e sua aula nos ajudou muito a esclarecer algumas dúvidas. Só uma correção, os objetivos são entregues apenas depois do preenchimento do tabuleiro, podendo até ser antes, desde que os jogadores não vejam antes do tempo. Grande abraço.
Ricardo, acho que você se enganou. Tanto no War original quanto no War II os objetivos são entregues logo após os jogadores escolherem as cores. No primeiro War nem faz realmente diferença, porque a distribuição é completamente aleatória. Já no War II é inclusive estratégico, já que apenas a distribuição dos CIs é aleatória.
Tinha esquecido que no War I não é aleatório, por isso que não havia falado nisso então hehehe. No War II, ficou confuso essa parte, até por isso que toquei nesse assunto, porque no manual diz que o objetivo é entregue depois do preenchimento do tabuleiro. Ou seja, dava a impressão de que os jogadores não deveriam saber do objetivo antes, até porque, se eles souberem, já podem preencher o tabuleiro facilitando o próprio e se eles não souberem, teoricamente ficaria mais competitivo.
Mestre, na verdade, o meu War II, não sei porque, é diferente.. Ele é uma versão mais simples que a sua.. O meu War II é esse dessa foto: ricardoportolan.com.br/war2/caixa.jpg E na página 4, fala do objetivo: ricardoportolan.com.br/war2/regra.jpg Será que com a troca do modelo, eles mudaram essa parte da regra também?
Mestre, na verdade, o meu War II, não sei porque, é diferente.. Ele é uma versão mais simples que a sua.. E na página 4 do manual, fala do objetivo: "Em seguida à distribuição dos exércitos e dos territórios, é feito o sorteio dos objetivos, recebendo cada jogador 1 objetivo dentre os 20 existentes..." Será que com a troca do modelo, eles mudaram essa parte da regra também?
Nossa, mesmo sendo de 81 ele lembra muito o pandemic nas ações de utilizar as cartas. Interessante também foi essa regra de início de jogo para diminuir o desbalanceamento que o primeiros jogadores tinha por colocarem tropas antes. War 2 até que ficou mais estratégico, porém bem complexo para aqueles que são iniciantes e só conhecem o War 1.
No próprio vídeo do War 1 no site da grow e no manual fala para retirar as cartas de destruição dos exércitos que não estão participando. Enfim, o meu chegou hoje e não vejo a hora de JOGAAAAAAR
Ótimo vídeo, só um adendo em 19:22. Como citado no manual do jogo, após um ataque aéreo bem sucedido utilizando as cartas, os aviões que sobrarem retornam para a base aérea, e não para a caixa. "Caso sobrem aviões em combate após uma missão bem-sucedida, que tenha partido da base aérea ou da caixa, eles devem retornar para a base aérea."
Reparei sobre esse detalhe também, mas WAR 2 é um jogo com muitas regras e as vezes é normal se "equivocar"...não é atoa que antigamente as Pessoas não compreendiam as regras do WAR 2 e optavam por jogar com as regras básicas do WAR 1. WAR 2 tem que ser muito bem analisado antes de jogar 🤔
Desculpe a demora na resposta, mas como estava de mudança demorou até conseguir verificar as regras. Na verdade você tem razão e também não tem... curiosamente está foi uma das poucas regras alteradas no War II ao longo do tempo. Nas versões mais antigas os bombardeiros retornavam para a caixa, mas nas versões mais atuais eles realmente retornam para a base.
Tem um problema tanto do War quanto do War 2 que as regras não especificam solução. O sujeito conquista seu objetivo e não avisa, fica de gracinha querendo conquistar o mundo todo. Daí quando alguém diz que completou seu objetivo, tipo destruir um determinado exercito, o outro diz que não que já tinha conquistado o continente tal tal e que já tinha ganho antes. E aí, quem ganhou, quem completou o objetivo antes ou quem anunciou o objetivo conquistado primeiro?
As regras especificam sim. No momento em que um jogador atingir seu objetivo o manual diz que ele DEVE mostrar o objetivo e o jogo acaba. Nesta caso, se o jogador não mostrou o objetivo para acabar com a partida e outro jogador mostrou antes dele, o segundo jogador é que deveria ganhar.
O jogo de tabuleiro precisa ter regras fáceis de fácil entendimento.....pq é um passatempo pra se divertir com a família e os amigos....muitas vezes as pessoas não tem paciência pra " entender" o jogo e nem tem 6 horas pra gastar jogando um jogo.....por isso que prefiro o WAR 1 e ele é o melhor pra mim...
Concordo em partes contigo. As regras tem que ser claras, mas não necessariamente fáceis. Excelentes jogos tem manuais de mais de 20 páginas, e não por isto são ruins ou mal elaborados.
Romir, excelente vídeo! Uma dúvida de iniciante: a cada rodada tenho que recontar os territórios que possuo e dividir por 2 para realocar mais exércitos e alem disso colocar + 1 tropa por CE e +1 bombardeio na base por CE? Obrigado.
Seria interessante se você fizesse um tutorial de RISK. Ganhei RISK 4 estrelas a alguns anos e nunca tive interesse em aprender, porém agora que procurei aprender, não encontrei praticamente nada, e apreciei sua explicação, e sendo um jogo muito parecido com War, seria um vídeo relativamente menor. Parabéns pelo seu trabalho !!!
Já fiz isto no vídeo onde falo do War clássico. Como a base dele foi o Risk original, ao final das explicações do War eu cito as diferenças entre ele e o Risk. Você pode conferir lá: ruclips.net/video/4pN7Ee0M3Ko/видео.html
Eu não mostro porque é bem simples. Depois da distribuição dos Centros Estratégicos, cada jogador, em ordem, escolhe um território e coloca um exército nele, ocupando-o. Isto é feito até que todos os territórios estejam ocupados.
Olá Romir, muito boa a explicação no vídeo... parabéns!! Só me restou uma dúvida quanto ao ataque com os aviões: caso eu ataque com mais de 2 aviões... exemplo do vídeo que você mencionou 6 aviões para o ataque, como funciona a defesa desse ataque, uma vez que o dado só consegue se defender no máximo de 2 aviões, o ataque acontece com os outros 4 aviões sem possibilidade de defesa, ou seja a partir de 3 aviões o ataque é certo ou o jogador que irá se defender terá de jogar os dados novamente, buscando neutralizar o restante dos aviões?
Nobre Romir, lancei uma tese numa partida de WAR II que gerou polemica rs. Em minha vez, preenchi meus territórios com exércitos e decidi não fazer ataques, informando com a frase: "parei". Me referindo especificamente à ataques. No entanto, uns 5 segundos depois analisando o tabuleiro e sem mover exércitos, resolvi voltar atrás na decisão e manifestei interesse em proferir ataques. Obviamente gerou uma certa polemica pq os demais jogadores defedem a tese de que ao dizer "parei" eu não poderia voltar na decisão e deveria obrigatoriamente seguir com alguma outra ação subsequente como por exemplo, mover exércitos. A minha tese é que se eu ainda estou na minha vez e no meu tempo de jogo. Se não movi exércitos (etapa seguinte e opcional) eu mantenho a possibilidade de fazer o que eu bem entender. Acredito que se eu tivesse movido um único exercito, aí sim eu estaria impossibilitado de voltar a atacar. Portanto defendo que ainda não havia encerrado por completo a minha participação e nem tampouco passado a minha vez. Como exemplo, citei que durante os ataques, eu posso fazer por via aérea ou terrestre aleatoriamente alternando entre jogadores diversas vezes. parando e retomando como bem entender. Se o fato de eu parar de atacar de avião e manter alguns ataques terrestres momentâneos, não me impossibilita fazer novos ataques aéreos, inclusive à territórios já atacados anteriormente. O que vc considera realmente correto?
Eu tenho ele so que a capa dele eh diferente, nunca joguei pois nunca cheguei a entender o jogo, o jogo ta novo, as peças foram abertas uma vez, ganhei em 2012
2:22 O que tem de diferente do War I? Faltou dizer que o mapa tem alterações sutis. O mapa do War 2 é mais parecido com o do Risk. Agora, no War 2 temos Cuba, e a Islândia tem rota para a Suécia.
Romir Play House me tire duas duvidas, 1°quando eu ataco com aviões meu oponente tendo três exercito, eu matei um e ele derrubou meu único avião vou atacar ele com meus exercito terrestre contra os dois que sobrou? 2° todos começa o jogo sem aviões, vou adquirir aviões somente com as cartas que recebo no final da rodada??
Sua primeira dúvida, funciona assim mesmo. Até porque você nunca pode conquistar um território somente com aviões, porque eles nunca podem destruir o exército de ocupação. A cada rodada você recebe um avião para cada Centro Estratégico que você tiver.
Parabéns pelo vídeo e pela explicação, seu conteúdo é sensacional. Eu gosto bastante dos jogos estratégicos e conheci o WAR e WAR II na casa de amigos e assisto seus vídeos para poder entender as regras. Como não tenho o tabuleiro, gosto bastante e inclusive recomendo para quem não tem e queira praticar um jogo semelhante pelo celular é Wartime Glory, a prática e muitas estratégias de jogo que faço no WAR com os amigos adquiri muito por lá, já que não tenho o jogo físico. Romir, eu queria passar aqui também para te pedir um conteúdo sobre as dúvidas mais frequentes do WAR II. Sobre esse assunto já deixo as minhas dúvidas. Ataque Aéreo: A minha dúvida são sobre os danos desse tipo de ataque. Eu entendi o funcionamento do ataque aéreo pelo seu vídeo e é por isso que surgiu uma pequena dúvida sobre situações que o jogo pode oferecer, quando eu atacar um território que esteja protegido por mais de 10 soldados e eu utilizar 6 aviões e hipoteticamente eu não perder nenhum, o resultado do meu dado no ataque será multiplicado pela quantidade de aviões que eu coloquei para atacar aquele território? Centro de Informação: Ele é uma opção de jogo que pode ser utilizado por qualquer um jogador, mas a sua utilização no jogo tem que ser consensual para todos os jogadores utilizarem, ou seja, ou todos jogam com o centro de informação ou nenhum joga? Desde já agradeço pelo conhecimento e por tudo. Quando eu tiver mais dúvidas a medida que eu for jogando tentarei entrar em contato pelos comentários. Obrigado!!
Não importa a quantidade de aviões, eles só fazem um ataque por vez. Ter mais aviões só aumenta a probabilidade de sucesso. O uso dos CIs tem que ser acordado antes do jogo.
Oi Romir, assisti ao vídeo e li o manual, mas mesmo assim fiquei com 2 dúvidas... primeira, no war a ocupação inicial dos territórios eram feitas por distribuição das cartas aleatoriamente, mas nesta versão cada jogador escolhe na sua vez um território e coloca seu exército, até ai tudo certo, mas percebi que uma das primeiras etapas é a entrega da CARTA OBJETIVO, isso não facilita demais o jogo, sendo que eu posso escolher colocar o meu exército já no meu objetivo? Será que poderia o OBJETIVO SER ENTREGUE DEPOIS que os territórios já foram ocupados? Segundo, se tenho 3 cartas para fazer as trocas, e as 3 são apenas números, posso no início da minha jogada trocá-las por soldados e inserir em qualquer um dos meus territórios? Ou preciso combinar carta número com carta território para poder inserir a quantidade de soldados naquele território específico? Obrigada!
Até pode receber a carta objetivo depois, mas você estaria jogando uma variante. O jogo War II foi pensado já sabendo que os jogadores posicionarão seus exércitos com base em seus objetivos e isto está correto. Você sempre tem que combinar cartas numeradas com alguma carta de terreno.
olá denovo! O meu war II já chegou, irei marcar esse final de semana para jogar com a galera, mas com uma dúvida, as cartas de objetivos tem que ser pega depois de terem colocado todos os exércitos no tabuleiro? ou tem que ser antes de escolher os territórios do tabuleiro?
@@RomirPlayHouse Entendi, no war II tem aquela regra de que na primeira rodada só pode atacar um território, e na segunda rodada dois territórios, e da terceira em diante pode atacar quantos territórios quizer? ou já pode atacar quantos territórios quizer desdo inicio?
@@RomirPlayHouse Mas no vídeo você primeiro espalha? E em seguida a gente espera os soldados de acordo com os territórios, é nesse momento que entrega a carta ou já é no momento que a gente coloca os primeiros soldados?
Duas dúvidas. Primeira: eu posso atacar com aviões em locais em que eu não faço fronteira terrestre? Segunda: Após realizar um ataque aéreo num local, eu posso na mesma rodada, em seguida realizar ataques aéreos em outros locais? Ou é um território por rodada que pode ser atacado por aviões?
Sim para ambos. Você pode atacar onde não faça fronteira (embora não seja o ideal porque você enfraquece alguém que você não poderá atacar) e você pode fazer quantos ataques aéreos quiser.
Veja a situação: Se um jogador preferir não colocar um CI, ao longo do jogo ele conquista o território que tem CI de um adversário, ele pode usufruir das ferramentas do CI deste adversário? Assim o permitindo ver o objetivo deste adversário e também ver as cartas de outros adversários? Pergunto porque ele preferiu não entrar com seu CI até a segunda rodada e ao longo do jogo acaba conquistando o CI de algum dos adversários. Como fica?
Caramb!! War 2 é bem complexo, amigo, você poderia fazer o "como jogar" do War Batalhas Mitológicas e War Vikings?? Grato, ficou perfeita a sua explicação, mais 1 inscrito
Pfv vey uma duvida!! Nao entendi a questão de possuir territorio No meu war 1 ganha so uma carta quando vc consegui conquistar Mas nesse war 2 ganha três cartas??? Não entendi isso É complicado kkkkk
Efraym, funciona exatamente como você explicou. No War você ganhava apenas uma carta, mas no War II você ganha mais, porém você deve se atentar ao limite de cartas na mão.
Se você já tiver 5 cartas na mão e chegar ao final de uma jogada na qual você conquistou pelo menos um território, então o que acontece é que você não ganha carta alguma. Por isto é importante você usar as cartas e não acumular as cartas.
Boa noite Romir, muito bom o video, vai me ajudar a jogar! Porem tenho uma duvida, tenho uns amigos que reclamaram dos aviões, gostaria de saber se é possível jogar o WAR II sem os avioes, para ficar igual ao WAR I. Obrigado!
Infelizmente não para ficar exatamente como o War. A inclusão dos aviões não foi a única alteração entre o War e o War II. As cartas de território/reforço também foram significativamente alteradas, fazendo com que elas não sejam compatíveis com o método de jogo do primeiro War. Você poderia criar uma solução caseira para este inconveniente, mas não dá para jogar diretamente com as que vem no War II. Além disto, não tenho certeza absoluta, mas pode existir também alguma mudança no mapa. Teria que verificar se existe.
@@RomirPlayHouse acho que bati o record de td mundo aki. Comprei o jogo a uns 6 anos, qnd fui jogar li as regras, não entendi nada e guardei. Fui jogar pela primeira vez hj graças ao seu vídeo. Parabéns 👏👏👏
Três dúvidas sobre o War 2 1º dúvida: Quando eu uso uma carta de território + uma carta de número para usar aviões da caixa, eu posso seguir com o ataque até tirar quase todas as peças do oponente (sobrando 1) ou ele destruir meus aviões ou só posso fazer uma rolagem de dados? Deu para entender? 2º dúvida: os aviões que eu usei da caixa e que sobreviveram, posso colocar na base ao invés da caixa? 3º dúvida: se eu usei os aviões da caixa, mas não quero manter o ataque até o final, posso "cancelar" o ataque ao território e posicionar os aviões na base?
1. Sim, você pode continuar atacando até que você decida parar, acabem seus aviões ou sobre apenas um exército de defesa. 2 e 3. Aviões que sobram do ataque aéreo sempre voltam para a base.
Romir, estamos em plena pandemia e compramos este jogo no ultimo fim de semana! É muito legal porém pode me confirmar as dúvidas pelos tópicos?: 1 - Terminou a rodada conquistado um território, pego 3 cartas, certo? Caso eu passe para outro jogador sem ter conquistado nada, não pego carta nenhuma, procede? 2 - As cartas que pego, posso efetuar as trocas na minha próxima vez, correto? 3 - Se sou "dono" do Brasil e pego a carta do Brasil, um número 2 e um 3, posso colocar 6 exércitos no Brasil? É isso? 4 - Se tenho uma carta de território que não é meu, um número 2 e um 3, posso na minha vez, atacar este território (se for de meu interesse) com 6 aviões? É desta maneira?
Infelizmente não para ficar exatamente como o War. A inclusão dos aviões não foi a única alteração entre o War e o War II. As cartas de território/reforço também foram significativamente alteradas, fazendo com que elas não sejam compatíveis com o método de jogo do primeiro War. Você poderia criar uma solução caseira para este inconveniente, mas não dá para jogar diretamente com as cartas que vem no War II. Além disto, não tenho certeza absoluta, mas pode existir também alguma mudança no mapa. Teria que verificar se existe.
@@RomirPlayHouse Além disso o tabuleiro tem diferenças sutis, sendo mais parecido com o Risk, como a presença de Cuba e rota entre a Islândia e Suécia (essas coisas não tem no War I).
War é um ótimo jogo, mas tem seus defeitos, a vantagem da defesa é muito grande, e isso incentiva os jogadores a acumular tropas em territórios importantes, e as vezes isso trava o jogo, fazendo-o durar mais de 4 horas... Na versão original, chamada Risk, esse problema não ocorre pq a defesa só tem 2 dados, mas quando a Grow trouxe o jogo para o Brasil, incluiu o terceiro dado de defesa e devido a vantagem do empate, desequilibrou o jogo..... em minhas experiencias jogando War, uma boa forma de equilibrá-lo é retirar um dado amarelo da defesa (como no Risk) ou acrescentar um dado vermelho para o ataque (totalizando 4) e usar os 3 melhores resultados... fica mais interessante a segunda opção e o jogo flui melhor. fikdik :)
Andei fazendo as contas e você tem razão em dizer que a melhor jogada possível para a defesa é rolar 3 dados. Se tanto o ataque quanto a defesa possuem 3 dados cada, a defesa tem 38,3% de chance de não perder nenhum exército. Se o ataque utilizar 3 dados e a defesa, apenas 2 dados, a chance da defesa não perder nenhum exército cai para 29,3%. Mas a diferença geral fica em apenas 9%, ou seja, aproximadamente um ataque em cada 10 terá uma chance estatística de maior sucesso da defesa no caso de força-la a rolas apenas 2 dados (sempre levando em consideração que o ataque destrói um máximo de exércitos igual a quantidade mínima de dados rolados, que nesta abstração, seriam 2 dados da defesa).
A defesa é tão importante quanto o ataque, você não vai só atacar no jogo, as probabilidades de defesa serão utilizadas também pelo jogador que ataca, isto é, todos tem a mesma chance.
@@julianoleitao7529 verdade, mas o jogador que focar na defesa leva vantagem, e isso incentiva os jogadores a não atacar muito, o que faz o jogo demorar demais, pra muitos isso não é um problema, mas aquele jogador que deu azar e foi eliminado em 30 minutos tem que esperar de 3 a 4 horas enquanto assiste os outros jogando e isso e péssimo.... jogos como esse onde existe eliminação de jogadores, ser muito demorado é um problema, mas se o grupo não se incomoda com isso tudo bem, vai de cada grupo, no meu grupo, jogamos com um dado extra para o ataque e isso deixa a partida mais fluída e mais rápida, sem acumulação de tropas em um território só e etc. :)
Tenho algumas dúvidas: 1- Posso trocar as 5 cartas em uma mesma rodada (caso eu possua as 5) ou o limite de troca é somente de 3? 2- Caso eu possua uma carta com 2 territórios (tipo Índia e Vietnã), coloco um exercito em cada ou tenho que escolher um dos dois? 3- Posso utilizar as cartas em qualquer momento da minha jogada? 4- Posso fazer mais de uma jogada com as cartas na mesma rodada (tipo tenho carta do território Brasil e outra carta território Alemanha, no início coloco exercito no Brasil e faço outros ataques, aí posso utilizar a carta da Alemanha para colocar exercito lá também após os ataques? 5- Caso possua uma carta de um território que ainda não possuo (tipo México), aí na minha jogada eu conquiste o México, posso utilizar esta carta para colocar exércitos no território conquistado ou tenho que esperar a próxima rodada? 6- Existe passagem entre o Sudão e o Oriente Médio?
Indicação de idade: 12 anos
Eu com 25 lendo o manual: 🤯
Eu com 41, lendo o manual e quase tendo um avc
É para isto que eu faço vídeos: não precisar ler o manual. 😁
@@RomirPlayHouse To lendo nada kk foi só pra não perder a piada. Com videos desse ''naipe'' quem precisa de manual? kk Não demora muito a Grow e as empresas que fazem jogos de tabuleiro lendários como War, vão começar a em vez de colocar manuais nas caixas, colocar links nas lojas direcionando pra esse canal. Top monstro
Jogo WAR II desde os meus 11-12 anos, com certeza o jogo que mais me marcou, passei muitas horas jogando em família, animal.
Em torno de 2h ?? Kkkkkk joguei com meus amigos começamos 14h, encerramos 20h. A propósito, melhor vídeo de explicação do jogo WAR. Super dinâmico, objetivo e fácil de entender. Amei, parabéns mano !
O war 2 demora demais mesmo..esses dias jogamos e fizemos várias pausas pra comer e banhar kkk...começar de tarde e fomos terminar depois da meia noite quando já estávamos cansado kk
Pedro Augusto pausa para banhar é ? Kkkkk
Luis Silva eh uai
Tivemos que tirar uma pausa pra toma um banho e jantar kk
galera porque as franquia do war demora tanto?
já fiz jogo com 12 horas
Parabéns!! Só assim consegui entender esse jogo. Li o manual 3 vezes e não entendi nada! Vídeo muito bom!!
Vdd
Kkk
Uma “frustração” que tenho na minha vida é de ter ganhado de presente o War 2 quando eu tinha uns 11 anos lá por volta de 1990 e não ter conseguido entender as regras. O tempo passou e nunca procurei aprender. Estou escrevendo isso antes de assistir o vídeo e desde já agradeço! Ainda vou comprar o jogo “novamente” e, finalmente, joga-lo! :D
Eu ganhei o war 2 com 10 anos mas eu jogava com as regras do 1, pq eu n entendia
Esse War II foi muito criticado quando lançou pq ele tinha regras muito avançadas pra época! Hoje, com os jogos modernos, ele pode até ser preferido por jogadores mais novos!
faz um video explicando as duvidas frequentes do WAR 2 por favor, voce explica muito bem.
Não existe melhor explicação. Tinha o jogo a anos e não conseguia entender, parabéns!!
Que bom que ajudei!
Ótimo vídeo explicativo. Muito bem explicado. Eu tinha esse jogo mas não sabia como jogar, pois o manual não explica muito bem. Sou muito grato por esse vídeo. Parabéns. Sucesso!!!
Olá amigo, ótimo vídeo parabéns! Gostaria apenas de fazer uma observação: Em 15:52 a informação está equivocada, o exército atacante mesmo tendo 3 peças no terrítório só pode rolar 2 dados de ataque, pois ocupação não ataca. A ocupação sempre pode ser utilizada como defesa, porém nunca como ataque. (Na situação mostrada no vídeo seriam 2 dados de ataque X 3 dados de defesa). Esse exemplo é demonstrado na página 6 do manual do jogo. Novamente parabéns =)
Você tem razão, mas o equívoco é até mesmo porque eu não estava usando o exemplo para explicar ataques terrestres, e sim, apenas fazer a ponte para a explicação de ataques aéreos.
As explicações de ataques terrestres, como falei varias vezes no vídeo, está no meu episódio do jogo War (versão original).
Você tem o manual digital para compartir? eu perdi o mio.
Infelizmente não tenho, mas acho que a Grow tem ele no site deles
Romir Play House eu tem ele! 😊 se le alle!.
@@RomirPlayHouse a partir da segunda rodada oa jogares calculam e colocam o exército so na sua vez? Mas o ultimo a jogar nao fica prejudicado nesse caso? Pode acontecer de sua vez estar com um exército pequeno. Ta certo isso?
Jogo war2 desde criança.
E o difícil é jogar contra os demais jogadores quando eles se unem fazendo acordos.Nós aqui fazíamos uma espécie de ONU,que dava muita confusão e motivo de raiva e risadas.
Pouha deve ficar tenso desse jeito rsrs
quanto tempo dura as partida?
@@l0bo528 varia muito, pode durar 30 minutos ou um dia inteiro, vai das táticas de cada um, e principalmente o rolar dos dados
A melhor parte de jogar war é essa hauahau
@@l0bo528 jogando WAR com regras do RISK
ruclips.net/video/P_ci3Ig8UCw/видео.html
Excelente vídeo, me ajudou a entender os ataques aéreos e transportes de tropa entre centros estratégicos! Parabéns!
Caramba. Acabei de comprar este jogo e ele é muito COMPLICADO.
Mas vc foi pegar logo o mais complexo da franquia amigo rsrs boas batalhas a vc
@Heberth Ryan tmj!!!!
verdade eu achei uma merda muito complicado.
E msm
boa noite meu amigo, vc tem o war 2? eu queria saber se pode me disponibilizara copia do manual original para que eu imprima. desde ja agradeço sua atençao
A distribuição de locais de forma a escolha de cada jogador facilita no seu objetivo. Seria interessante distribuir os territórios e depois sortear os objetivos
Show de bola. Muitas saudades de jogar esse também. Conheci ele no lançamento em 81 e nos divertimos muito. Comprei ele é estou ensinando os amigos a jogar. 👍🏽
Eita bicho, o War já causa confusão aqui, imagina esse War II, a guerra vai ser real
Muito obrigada pelas explicações. Estava com esse jogo ocupando espaço uns 8 meses, sem saber jogar. Agora vai ser o mais novo vício da família!😊
Lucelia Maia e por que vc não pensou em ler o manual?
Dan Jatobá
Lógico que li. Contudo o manual não é claro acerca dos atacantes aéreos.
Que familia legal que joga War unida! Tem alguma irmã solteira pra me apresentar?
João Baptista Neto pior que não!!😂😂
Fala Romir estavamos procurando uma forma de jogar e que grata surpresa! meu filho ganhou esse jogo e estavam procurando uma forma e eu reconheci sua voz.... sensacional!!!
eu tenho esse War mais não sabia direito como jogar esse vídeo me ajudou muito continue assim
Eu com 42 anos na cacunda, realizei mais um sonho de infância, ontem, a cerca de 6 horas atrás, comprei o War, só que foi a versão II, novinho por R$ 99,99 na promoção.
Eu tbm
Onde
Em que site?
@@CanalMundoAberto7 comprei fisicamente, numa loja de brinquedos do shopping
@@LeonardoGuerreiro 42 também na veia! Jogo muito o War 2, é o melhor da franquia.
Obrigada pelo vídeo!!! Eu jogo o I desde 1500 e bolinhas... comprei o II há um ano e meio. E nunca havia entendido como diabos dividia os territórios. Acho que agora foi! Vou ver na prática e retorno... rs
Vídeo muito explicativo. Voltei a jogar War depois de anos, porém, percebi algo que sempre me incomodou com relação ao jogo. O último jogador sempre tem uma desvantagem enorme visto que até chegar a vez dele ele já perdeu muitos exércitos. De todas as vezes que joguei pareceu haver um desequilíbrio nítido.
Na verdade está é uma sensação comum entre os jogadores mas que, na grande maioria das vezes, não se reflete no resultado da partida por alguns motivos.
Primeiro, os últimos jogadores terão 1 território a mais que os demais jogadores caso a distribuição não seja exatamente igual entre eles, porque o primeiro jogador a ter a vez é o jogador após o que recebeu o último território.
Além disto, após um jogador atacar o último jogador e, possivelmente, conquistar alguns territórios, ele terá que distribuir seus exércitos, dividindo seu poder e tornando-se, ele, um alvo fácil para os próximos jogadores, o que leva a um auto-equilíbrio do jogo.
Isto só não ocorre caso todos os jogadores se organizem em ataque aos últimos ou caso o último jogador seja o objetivo de algum dos primeiros.
Parabéns pelo vídeo, eu tinha comprado a alguns anos atrás e tinha me esquecido de como jogar. Obrigado pela explicação.
Que bom que gostou!
Esse jogo demora bem mais que o primeiro. Jogamos por mais de duas horas, após esse período um havia sido eliminado e em três pessoas ainda assim estavamos longe de terminar. É divertido no começo e ganha-se muito mais exercitos nessa versão, ainda mais com as cartas de troca, mas isso pode acabar deixando o tabuleiro bem cheio, então e bom ter cuidado ao rolar os dados pra que eles não batam no tabuleiro e acabem desarrumando todas as pecinhas.
Tem certeza que jogou com as regras corretas, principalmente referente aos ataques aéreos? A duração média da partida tende a ser menor que da versão básica justamente porque os ataques aéreos auxiliam na diminuição das forças de defesa.
Tava lendo no meu manual que é uma edição mais antiga e tem algumas diferenças, por exemplo: 1-os objetivos são entregues depois de preencher o tabuleiro. Embora eu ja jogue há muito tempo entregando os cartas de objetivo primeiro (inclusivé no war 1)
2-os bombardeiros recebidos por cartas, caso sobrem de um ataque bem sucedido voltam para a base.
Tem um manual antigo na ludopedia que diz para voltarem para a caixa os bombardeiros que sobrarem, " nao importando de onde partiram os aviões, da base ou da caixa" interessante né (ainda bem que atualizaram)
3-transporte de exécitos: o texto diz: " O jogador pode trocar 2 cartas-territorio indicando quaisquer territórios ocupados por ele, adquirindo o direito de transportar um numero qualquer de seus exércitos de um território para o outro". Não diz que precisa ter a posse dos Territórios descritos nas cartas
As versões de uns bons anos para cá mostra mim a entrega dos objetivos antes da distribuição de territórios. Eu mesmo não conhecia versões diferentes.
Quanto aos bombardeiros, eu tenho uma errata na descrição falando justamente isto: bombardeiros sempre retornam para a base, independente de onde tenham vindo.
Agora, o transporte por cartas ainda pode ser feito. Basta trocar as cartas que descrevem os dois territórios e transportar aquela quantidade de exércitos. Agora, as cartas devem mostrar territórios que sejam seus, já que você só pode transportar entre territórios que pertençam a você.
@@RomirPlayHouse com relação aos bombardeiros voltando para a caixa, vc explicou conforme consta no manual antigo, (constante da ludopedia), na p.05, que diz exatamente como vc explicou. No final da mesma página, ele trata como uma "variante" retornar para a base e diz que o jogo pode ficar mais rápido, devido um maior poder ofensivo.
Essa variante foi incorporada nos manuais mais atuais e virou regra.
Aliás tem mais uma nova regra:
Vc pode desistir do combate aéreo antes do final se quiser, p. 9 do novo manual
@@RomirPlayHouse No item 1, desta forma parece ser mais divertido, pois na escolha do território vago pelos participantes não é influenciado pelo objetivo já lido antes. Imagina ver que poderia ter colocado e não colocou mais exércitos num determinado continente ou vice-versa, totalmente dependente do acaso.
Porém, vendo o objetivo antes e escolher os territórios na distribuição depois ( Os CEs já ocupados) pode facilitar a missão da carta-objetivo. Exemplo, se é para destruir um exército, vc colocará perto do mesmo e se é para ter um continente, a Ásia, vc colocará nas próximas vezes exércitos nos territórios deste continente que está no seu objetivo, podendo até entregar sua "má - intenção."
@@danjatoba897 No item 1, desta forma parece ser mais divertido, pois na escolha do território vago pelos participantes não é influenciado pelo objetivo já lido antes. Imagina ver que poderia ter colocado e não colocou mais exércitos num determinado continente ou vice-versa, totalmente dependente do acaso.
Porém, vendo o objetivo antes e escolher os territórios na distribuição depois ( Os CEs já ocupados) pode facilitar a missão da carta-objetivo. Exemplo, se é para destruir um exército, vc colocará perto do mesmo e se é para ter um continente, a Ásia, vc colocará nas próximas vezes exércitos nos territórios deste continente que está no seu objetivo, podendo até entregar sua "má - intenção."
@@incitoinloco2050 Exatamente essa é a ideia: para agilizar o jogo. Ou seja, vc já coloca seus exército próximos dos objetivos. MAS, não pode só focar no seu, precisa ver onde seus adversário estão colocando os exércitos deles, pois se vc não dificultar, podem conquistar seus objetivos antes de vc. E desse jeito o jogo brilha logo no início. Já fica estratégico logo de cara.
Parabéns Romir.
As regras descritas no manual podem soar meio confusas às vezes, o vídeo ficou muito bom!
Obrigado pelo apoio!
Uma sugestão: vi em outros lugares que os símbolos dos dados azuis se apagam com facilidade após pouco uso.
Eu passei esmalte transparente nas faces com os símbolos de ambos dados azuis.
Esperei secar para usá-los.
Obrigada moço. Tenho o war desde os 7 anos e nunca consegui jogar por não entender as regras
Vídeo muito bom! Me ajudou bastante
faço live de war toda noite 21 horas aqui no canal firma game, muitas dicas e partidas com o chat, apareçam, sigam o canal , abracos tmj
Melhor vídeo explicativo! Parabéns!!
Não vi nenhum outro vídeo que explique melhor as regras dos jogos que os seus. Tenho War II, banco imobiliário e Detetive. Vi o tutorial dos dois primeiros, por favor faz um explicando as regras do jogo Detetive da estrela. 😁
Está em meus planos
faço live de war toda noite 21 horas aqui no canal firma game, muitas dicas e partidas com o chat, apareçam, sigam o canal , abracos tmj
Parabéns. Muito show. Excelente didática e muito legal ter esses tutorias para mantermos vivos os grandes jogos da época.
Estamos juntando uns amigos para recomeçar a jogar e sua aula nos ajudou muito a esclarecer algumas dúvidas.
Só uma correção, os objetivos são entregues apenas depois do preenchimento do tabuleiro, podendo até ser antes, desde que os jogadores não vejam antes do tempo.
Grande abraço.
Ricardo, acho que você se enganou. Tanto no War original quanto no War II os objetivos são entregues logo após os jogadores escolherem as cores. No primeiro War nem faz realmente diferença, porque a distribuição é completamente aleatória.
Já no War II é inclusive estratégico, já que apenas a distribuição dos CIs é aleatória.
Tinha esquecido que no War I não é aleatório, por isso que não havia falado nisso então hehehe.
No War II, ficou confuso essa parte, até por isso que toquei nesse assunto, porque no manual diz que o objetivo é entregue depois do preenchimento do tabuleiro. Ou seja, dava a impressão de que os jogadores não deveriam saber do objetivo antes, até porque, se eles souberem, já podem preencher o tabuleiro facilitando o próprio e se eles não souberem, teoricamente ficaria mais competitivo.
Qual versão do manual fala isto? Eu acabei de verificar no meu e a distribuição do objetivo é o segundo passo da preparação.
Mestre, na verdade, o meu War II, não sei porque, é diferente.. Ele é uma versão mais simples que a sua..
O meu War II é esse dessa foto: ricardoportolan.com.br/war2/caixa.jpg
E na página 4, fala do objetivo: ricardoportolan.com.br/war2/regra.jpg
Será que com a troca do modelo, eles mudaram essa parte da regra também?
Mestre, na verdade, o meu War II, não sei porque, é diferente.. Ele é uma versão mais simples que a sua..
E na página 4 do manual, fala do objetivo:
"Em seguida à distribuição dos exércitos e dos territórios, é feito o sorteio dos objetivos, recebendo cada jogador 1 objetivo dentre os 20 existentes..."
Será que com a troca do modelo, eles mudaram essa parte da regra também?
Bem interessante também é o war Cards, pena não vender mais, porém ainda é possível encontrar o war Cards usado na internet.
Nossa, mesmo sendo de 81 ele lembra muito o pandemic nas ações de utilizar as cartas. Interessante também foi essa regra de início de jogo para diminuir o desbalanceamento que o primeiros jogadores tinha por colocarem tropas antes.
War 2 até que ficou mais estratégico, porém bem complexo para aqueles que são iniciantes e só conhecem o War 1.
Valeu é parabéns pelo vídeo explicativo e pelo ótimo canal
faço live de war toda noite 21 horas aqui no canal firma game, muitas dicas e partidas com o chat, apareçam, sigam o canal , abracos tmj
Excelente explicação, agora sim entendi o jogo!👏👏
Obrigado. Feliz por poder ajudar
No próprio vídeo do War 1 no site da grow e no manual fala para retirar as cartas de destruição dos exércitos que não estão participando. Enfim, o meu chegou hoje e não vejo a hora de JOGAAAAAAR
faço live de war toda noite 21 horas aqui no canal firma game, muitas dicas e partidas com o chat, apareçam, sigam o canal , abracos tmj
Obrigado atendi a jogar este jogo graças a vc! Obrigado de vdd!
Opa! Que bom que pude ajudar!!!
Olá! Ótimo vídeo, parabéns! Como sugestão, você poderia explicar o jogo enquanto simula uma partida. Acredito que ficaria mais didático.
Não gosto muito de play through.... 😞
queria também, pelo menos a 1 e a 2 rodada
Magnífico a explicação 👏🏽👏🏽👏🏽
Valeu!!!
Ótimo vídeo, só um adendo em 19:22. Como citado no manual do jogo, após um ataque aéreo bem sucedido utilizando as cartas, os aviões que sobrarem retornam para a base aérea, e não para a caixa.
"Caso sobrem aviões em combate após uma missão
bem-sucedida, que tenha partido da base aérea ou da caixa, eles devem retornar para a base aérea."
Reparei sobre esse detalhe também, mas WAR 2 é um jogo com muitas regras e as vezes é normal se "equivocar"...não é atoa que antigamente as Pessoas não compreendiam as regras do WAR 2 e optavam por jogar com as regras básicas do WAR 1.
WAR 2 tem que ser muito bem analisado antes de jogar 🤔
Desculpe a demora na resposta, mas como estava de mudança demorou até conseguir verificar as regras.
Na verdade você tem razão e também não tem... curiosamente está foi uma das poucas regras alteradas no War II ao longo do tempo.
Nas versões mais antigas os bombardeiros retornavam para a caixa, mas nas versões mais atuais eles realmente retornam para a base.
Romir, adorei o video! Muito bem explicado! Agora vou tirar as teias do jogo!
faço live de war toda noite 21 horas aqui no canal firma game, muitas dicas e partidas com o chat, apareçam, sigam o canal , abracos tmj
Tem um problema tanto do War quanto do War 2 que as regras não especificam solução. O sujeito conquista seu objetivo e não avisa, fica de gracinha querendo conquistar o mundo todo. Daí quando alguém diz que completou seu objetivo, tipo destruir um determinado exercito, o outro diz que não que já tinha conquistado o continente tal tal e que já tinha ganho antes. E aí, quem ganhou, quem completou o objetivo antes ou quem anunciou o objetivo conquistado primeiro?
As regras especificam sim. No momento em que um jogador atingir seu objetivo o manual diz que ele DEVE mostrar o objetivo e o jogo acaba.
Nesta caso, se o jogador não mostrou o objetivo para acabar com a partida e outro jogador mostrou antes dele, o segundo jogador é que deveria ganhar.
Parabéns melhor explicação sobre o jogo 👏👏👏
Valeu!!!
faço live de war toda noite 21 horas aqui no canal firma game, muitas dicas e partidas com o chat, apareçam, sigam o canal , abracos tmj
O jogo de tabuleiro precisa ter regras fáceis de fácil entendimento.....pq é um passatempo pra se divertir com a família e os amigos....muitas vezes as pessoas não tem paciência pra " entender" o jogo e nem tem 6 horas pra gastar jogando um jogo.....por isso que prefiro o WAR 1 e ele é o melhor pra mim...
Concordo em partes contigo. As regras tem que ser claras, mas não necessariamente fáceis. Excelentes jogos tem manuais de mais de 20 páginas, e não por isto são ruins ou mal elaborados.
Xadrez ♟️ vc acha com regras fáceis?
Até são… mas jogar bem é outra coisa
Baita vídeo, parabéns pelo trabalho
faço live de war toda noite 21 horas aqui no canal firma game, muitas dicas e partidas com o chat, apareçam, sigam o canal , abracos tmj
Romir, excelente vídeo! Uma dúvida de iniciante: a cada rodada tenho que recontar os territórios que possuo e dividir por 2 para realocar mais exércitos e alem disso colocar + 1 tropa por CE e +1 bombardeio na base por CE? Obrigado.
Exatamente. Esta é a primeira parte de todas as suas jogadas.
o que eh CE?
Centro estratégico.
No War II alguns territórios são especiais, dando direito a bombardeiros.
@@RomirPlayHouse obrigada pela resposta. Nem sabia que tinha War II! Aprendendo aqui com vc e as mensagens.
Seria interessante se você fizesse um tutorial de RISK. Ganhei RISK 4 estrelas a alguns anos e nunca tive interesse em aprender, porém agora que procurei aprender, não encontrei praticamente nada, e apreciei sua explicação, e sendo um jogo muito parecido com War, seria um vídeo relativamente menor. Parabéns pelo seu trabalho !!!
Já fiz isto no vídeo onde falo do War clássico. Como a base dele foi o Risk original, ao final das explicações do War eu cito as diferenças entre ele e o Risk. Você pode conferir lá: ruclips.net/video/4pN7Ee0M3Ko/видео.html
Romir Play House Certo, vou dar uma olhada, muito obrigado pela atenção, ótimo canal !!
Esse risk vale a pena? Encontra no Brasil? Tem em português? (Se é jogado no mundo todo, deve ser produzido em Portugal tambèm)
O Risk foi a inspiração do pessoal da Grow para criar o War e, tirando algumas regras, o jogo é muito semelhante, então não compensa ter ambos.
Muito bem produzido e bem explicado o video. Que tal apresentar o "Diplomacia" pro povo?
Eu até faria um vídeo dele, porque é um jogo extremamente interessante, mas acho que ele não está sendo publicado no Brasil.
Tem como jogar onlilne mas é muito avacalhado porque dá para as pessoas entrarem no jogo com multiplas contas assumindo varias potencias sozinho.
Muito bom o vídeo, consegui entender tudooo!!!!
Que legal que pude ajudar!
Quais jogos no estilo do WAR você já fez review. Dust? Attack? Algum outro?
Infelizmente não sou muito de jogos de guerra, e nem tem muitos no Brasil.
Boa tarde Romir, muito bom o vídeo
vc poderia mostrar como se monta as peças no tabuleiro,ficaria mais fácil a compreensão
Eu não mostro porque é bem simples. Depois da distribuição dos Centros Estratégicos, cada jogador, em ordem, escolhe um território e coloca um exército nele, ocupando-o. Isto é feito até que todos os territórios estejam ocupados.
Muito bem explicado. Muito obrigado.
Olá Romir, muito boa a explicação no vídeo... parabéns!! Só me restou uma dúvida quanto ao ataque com os aviões: caso eu ataque com mais de 2 aviões... exemplo do vídeo que você mencionou 6 aviões para o ataque, como funciona a defesa desse ataque, uma vez que o dado só consegue se defender no máximo de 2 aviões, o ataque acontece com os outros 4 aviões sem possibilidade de defesa, ou seja a partir de 3 aviões o ataque é certo ou o jogador que irá se defender terá de jogar os dados novamente, buscando neutralizar o restante dos aviões?
Com mais do que 2 aviões existe a certeza que um bombardeio acontecerá.
Nobre Romir, lancei uma tese numa partida de WAR II que gerou polemica rs. Em minha vez, preenchi meus territórios com exércitos e decidi não fazer ataques, informando com a frase: "parei". Me referindo especificamente à ataques. No entanto, uns 5 segundos depois analisando o tabuleiro e sem mover exércitos, resolvi voltar atrás na decisão e manifestei interesse em proferir ataques. Obviamente gerou uma certa polemica pq os demais jogadores defedem a tese de que ao dizer "parei" eu não poderia voltar na decisão e deveria obrigatoriamente seguir com alguma outra ação subsequente como por exemplo, mover exércitos.
A minha tese é que se eu ainda estou na minha vez e no meu tempo de jogo. Se não movi exércitos (etapa seguinte e opcional) eu mantenho a possibilidade de fazer o que eu bem entender. Acredito que se eu tivesse movido um único exercito, aí sim eu estaria impossibilitado de voltar a atacar. Portanto defendo que ainda não havia encerrado por completo a minha participação e nem tampouco passado a minha vez.
Como exemplo, citei que durante os ataques, eu posso fazer por via aérea ou terrestre aleatoriamente alternando entre jogadores diversas vezes. parando e retomando como bem entender. Se o fato de eu parar de atacar de avião e manter alguns ataques terrestres momentâneos, não me impossibilita fazer novos ataques aéreos, inclusive à territórios já atacados anteriormente.
O que vc considera realmente correto?
Depende muito de com quem você joga. Se realmente sua fase não acabou e você não moveu nada, eu considero que ainda é possível voltar atrás.
@@RomirPlayHouse Pois é, eu vejo dessa forma. Eles não queriam perder. Aquele jogo estava na minha mão kkk
Olá Romir, tudo bem? Ótima explicação do jogo, parabéns. Tenho uma dúvida. Uma vez que utilizou o Centro de Informações, posso retirá-lo do jogo?
Não... ele fica em jogo o tempo todo e pode ser usado a cada nova rodada.
Eu n sabia jogar w.a.r 2 mas graças à este vídeo aprendi
Feliz de poder ajudar! Obrigado por assistir.
Você poderia fazer um vídeo sobre o Gamão? Tenho uma vontade imensa de aprender!
Infelizmente os jogos clássicos (Ludo, xadrez, damas) não fazem parte do foco do canal. Mas talvez faça uma série especial sobre eles.
Muito obrigado!!!!! Ajudou muito mesmo!Parabéns Romir!
Eu tenho ele so que a capa dele eh diferente, nunca joguei pois nunca cheguei a entender o jogo, o jogo ta novo, as peças foram abertas uma vez, ganhei em 2012
Pelo vídeo da pra entender
Vlw, obrigadão, vídeo bem explicativo!!!
2:22 O que tem de diferente do War I? Faltou dizer que o mapa tem alterações sutis. O mapa do War 2 é mais parecido com o do Risk. Agora, no War 2 temos Cuba, e a Islândia tem rota para a Suécia.
Obrigado pela explicação.
Obrigado por assistir!
Romir Play House me tire duas duvidas,
1°quando eu ataco com aviões meu oponente tendo três exercito, eu matei um e ele derrubou meu único avião vou atacar ele com meus exercito terrestre contra os dois que sobrou?
2° todos começa o jogo sem aviões, vou adquirir aviões somente com as cartas que recebo no final da rodada??
Sua primeira dúvida, funciona assim mesmo. Até porque você nunca pode conquistar um território somente com aviões, porque eles nunca podem destruir o exército de ocupação.
A cada rodada você recebe um avião para cada Centro Estratégico que você tiver.
Parabéns pelo vídeo e pela explicação, seu conteúdo é sensacional. Eu gosto bastante dos jogos estratégicos e conheci o WAR e WAR II na casa de amigos e assisto seus vídeos para poder entender as regras. Como não tenho o tabuleiro, gosto bastante e inclusive recomendo para quem não tem e queira praticar um jogo semelhante pelo celular é Wartime Glory, a prática e muitas estratégias de jogo que faço no WAR com os amigos adquiri muito por lá, já que não tenho o jogo físico. Romir, eu queria passar aqui também para te pedir um conteúdo sobre as dúvidas mais frequentes do WAR II. Sobre esse assunto já deixo as minhas dúvidas.
Ataque Aéreo: A minha dúvida são sobre os danos desse tipo de ataque. Eu entendi o funcionamento do ataque aéreo pelo seu vídeo e é por isso que surgiu uma pequena dúvida sobre situações que o jogo pode oferecer, quando eu atacar um território que esteja protegido por mais de 10 soldados e eu utilizar 6 aviões e hipoteticamente eu não perder nenhum, o resultado do meu dado no ataque será multiplicado pela quantidade de aviões que eu coloquei para atacar aquele território?
Centro de Informação: Ele é uma opção de jogo que pode ser utilizado por qualquer um jogador, mas a sua utilização no jogo tem que ser consensual para todos os jogadores utilizarem, ou seja, ou todos jogam com o centro de informação ou nenhum joga?
Desde já agradeço pelo conhecimento e por tudo. Quando eu tiver mais dúvidas a medida que eu for jogando tentarei entrar em contato pelos comentários. Obrigado!!
Não importa a quantidade de aviões, eles só fazem um ataque por vez. Ter mais aviões só aumenta a probabilidade de sucesso.
O uso dos CIs tem que ser acordado antes do jogo.
Oi Romir, assisti ao vídeo e li o manual, mas mesmo assim fiquei com 2 dúvidas... primeira, no war a ocupação inicial dos territórios eram feitas por distribuição das cartas aleatoriamente, mas nesta versão cada jogador escolhe na sua vez um território e coloca seu exército, até ai tudo certo, mas percebi que uma das primeiras etapas é a entrega da CARTA OBJETIVO, isso não facilita demais o jogo, sendo que eu posso escolher colocar o meu exército já no meu objetivo? Será que poderia o OBJETIVO SER ENTREGUE DEPOIS que os territórios já foram ocupados?
Segundo, se tenho 3 cartas para fazer as trocas, e as 3 são apenas números, posso no início da minha jogada trocá-las por soldados e inserir em qualquer um dos meus territórios? Ou preciso combinar carta número com carta território para poder inserir a quantidade de soldados naquele território específico?
Obrigada!
Até pode receber a carta objetivo depois, mas você estaria jogando uma variante. O jogo War II foi pensado já sabendo que os jogadores posicionarão seus exércitos com base em seus objetivos e isto está correto.
Você sempre tem que combinar cartas numeradas com alguma carta de terreno.
Muito obrigado essa explicação me ajudou muito mesmo da de 2 anos kkkk
olá denovo! O meu war II já chegou, irei marcar esse final de semana para jogar com a galera, mas com uma dúvida, as cartas de objetivos tem que ser pega depois de terem colocado todos os exércitos no tabuleiro? ou tem que ser antes de escolher os territórios do tabuleiro?
No war II as cartas de objetivo são distribuídas antes da colocação dos exércitos em jogo.
@@RomirPlayHouse Entendi, no war II tem aquela regra de que na primeira rodada só pode atacar um território, e na segunda rodada dois territórios, e da terceira em diante pode atacar quantos territórios quizer? ou já pode atacar quantos territórios quizer desdo inicio?
O war II você só poderá realizar ataques a partir da segunda rodada. Mas poderá ser quantos quiser.
@@RomirPlayHouse Mas no vídeo você primeiro espalha? E em seguida a gente espera os soldados de acordo com os territórios, é nesse momento que entrega a carta ou já é no momento que a gente coloca os primeiros soldados?
Obrigado amigo pela força
Duas dúvidas. Primeira: eu posso atacar com aviões em locais em que eu não faço fronteira terrestre? Segunda: Após realizar um ataque aéreo num local, eu posso na mesma rodada, em seguida realizar ataques aéreos em outros locais? Ou é um território por rodada que pode ser atacado por aviões?
Sim para ambos. Você pode atacar onde não faça fronteira (embora não seja o ideal porque você enfraquece alguém que você não poderá atacar) e você pode fazer quantos ataques aéreos quiser.
Romir Play House show! Obrigado.
Veja a situação:
Se um jogador preferir não colocar um CI, ao longo do jogo ele conquista o território que tem CI de um adversário, ele pode usufruir das ferramentas do CI deste adversário? Assim o permitindo ver o objetivo deste adversário e também ver as cartas de outros adversários?
Pergunto porque ele preferiu não entrar com seu CI até a segunda rodada e ao longo do jogo acaba conquistando o CI de algum dos adversários. Como fica?
Sim, pode sim. Ele passa a controlar o CI de um oponente
Caramb!! War 2 é bem complexo, amigo, você poderia fazer o "como jogar" do War Batalhas Mitológicas e War Vikings?? Grato, ficou perfeita a sua explicação, mais 1 inscrito
Infelizmente eu não tenho o Batalhas Mitológicas (acho até que está esgotado), mas ainda pretendo fazer do Vikings)
vlw cara, queria saber também se eu seguir o teu passo a passo do WAR 1, eu consigo jogar Batalhas Mitológicas e o Vikings pelas regras normais?
Como disse, não tenho p Batalhas Mitológicas, então não sei, porém o Vikings pode ser jogado pelas regras
Básicas do War.
vlw cara brigadão, é porque o Batalhas Mitológicas tem a regra básica também, sendo assim vou acompanhar o teu tutorial, forte abraço!!!!
Vídeo massa! Parabéns!
Otimo video, eu tenho o WAR 2 DE 1980 RARIDADE !
Obrigado, muito útil
Pfv vey uma duvida!!
Nao entendi a questão de possuir territorio
No meu war 1 ganha so uma carta quando vc consegui conquistar
Mas nesse war 2 ganha três cartas???
Não entendi isso
É complicado kkkkk
Efraym, funciona exatamente como você explicou. No War você ganhava apenas uma carta, mas no War II você ganha mais, porém você deve se atentar ao limite de cartas na mão.
Cara Mto Obrigado!
Faz uma de como jogar "Detetive" bem explicado com o aplicativo e tudo do jogo
Solicitação anotada...
+Romir Play House 😉😉💪Obrigado ✌
Excelente vídeo!
E se eu tiver 5 cartas de numeros na mao, o que devo fazer nesta situação?
Se você já tiver 5 cartas na mão e chegar ao final de uma jogada na qual você conquistou pelo menos um território, então o que acontece é que você não ganha carta alguma. Por isto é importante você usar as cartas e não acumular as cartas.
faço live de war toda noite 21 horas aqui no canal firma game, muitas dicas e partidas com o chat, apareçam, sigam o canal , abracos tmj
Gostei. Obrigado.
Boa noite Romir, muito bom o video, vai me ajudar a jogar!
Porem tenho uma duvida, tenho uns amigos que reclamaram dos aviões, gostaria de saber se é possível jogar o WAR II sem os avioes, para ficar igual ao WAR I.
Obrigado!
Infelizmente não para ficar exatamente como o War.
A inclusão dos aviões não foi a única alteração entre o War e o War II. As cartas de território/reforço também foram significativamente alteradas, fazendo com que elas não sejam compatíveis com o método de jogo do primeiro War. Você poderia criar uma solução caseira para este inconveniente, mas não dá para jogar diretamente com as que vem no War II.
Além disto, não tenho certeza absoluta, mas pode existir também alguma mudança no mapa. Teria que verificar se existe.
Adorei o tutorial romi
faço live de war toda noite 21 horas aqui no canal firma game, muitas dicas e partidas com o chat, apareçam, sigam o canal , abracos tmj
Romir, posso realizer um ataque aéreo e logo em seguida (na mesma rodada) seguir com ataque terrestre? Ou devo esperar a próxima?
Pode sim. Justamente para isto serve o ataque aéreo: enfraquecer o território antes de um ataque terrestre.
@@RomirPlayHouse existe limite de ataques aéreos por rodada?
Não. Você pode atacar quanto quiser, desde que tenha ós requisitos
@@RomirPlayHouse acho que bati o record de td mundo aki. Comprei o jogo a uns 6 anos, qnd fui jogar li as regras, não entendi nada e guardei. Fui jogar pela primeira vez hj graças ao seu vídeo. Parabéns 👏👏👏
Três dúvidas sobre o War 2
1º dúvida: Quando eu uso uma carta de território + uma carta de número para usar aviões da caixa, eu posso seguir com o ataque até tirar quase todas as peças do oponente (sobrando 1) ou ele destruir meus aviões ou só posso fazer uma rolagem de dados? Deu para entender?
2º dúvida: os aviões que eu usei da caixa e que sobreviveram, posso colocar na base ao invés da caixa?
3º dúvida: se eu usei os aviões da caixa, mas não quero manter o ataque até o final, posso "cancelar" o ataque ao território e posicionar os aviões na base?
1. Sim, você pode continuar atacando até que você decida parar, acabem seus aviões ou sobre apenas um exército de defesa.
2 e 3. Aviões que sobram do ataque aéreo sempre voltam para a base.
Uma dúvida: Se eu tiver dois pontos estratégicos, eu recebo dois bombardeios a cada rodada?
Sim. Você recebe 1 bombardeiro para casa centro estratégico que você controle.
Valeu cara, muito bom seu vídeo ajudou muito!
faço live de war toda noite 21 horas aqui no canal firma game, muitas dicas e partidas com o chat, apareçam, sigam o canal , abracos tmj
Romir, estamos em plena pandemia e compramos este jogo no ultimo fim de semana! É muito legal porém pode me confirmar as dúvidas pelos tópicos?:
1 - Terminou a rodada conquistado um território, pego 3 cartas, certo? Caso eu passe para outro jogador sem ter conquistado nada, não pego carta nenhuma, procede?
2 - As cartas que pego, posso efetuar as trocas na minha próxima vez, correto?
3 - Se sou "dono" do Brasil e pego a carta do Brasil, um número 2 e um 3, posso colocar 6 exércitos no Brasil? É isso?
4 - Se tenho uma carta de território que não é meu, um número 2 e um 3, posso na minha vez, atacar este território (se for de meu interesse) com 6 aviões? É desta maneira?
Exato. Você está correto em todas.
@@RomirPlayHouse show! Agora bora guerrear aqui!! Abraços parabéns pelo canal!
muito bom!!! me ajudou muito!
Cara que jogo complicado kkk, o war 1 é bem mais simples de entender
Mas a diferença vale a pena. O War II é muito mais estratégico que o primeiro.
valeu mano adorei seu canal mais um incrito
Romir, é possível jogar o War 2 como se fosse o War "normal"? Sempre tem um que comenta que é muita regra e que o o outro era mais simples.
Infelizmente não para ficar exatamente como o War.
A inclusão dos aviões não foi a única alteração entre o War e o War II. As cartas de território/reforço também foram significativamente alteradas, fazendo com que elas não sejam compatíveis com o método de jogo do primeiro War. Você poderia criar uma solução caseira para este inconveniente, mas não dá para jogar diretamente com as cartas que vem no War II.
Além disto, não tenho certeza absoluta, mas pode existir também alguma mudança no mapa. Teria que verificar se existe.
@@RomirPlayHouse Além disso o tabuleiro tem diferenças sutis, sendo mais parecido com o Risk, como a presença de Cuba e rota entre a Islândia e Suécia (essas coisas não tem no War I).
+1 inscrito,vídeo bom demais
Parabéns pelo vídeo. Só uma pergunta: Caso você elimine um adversário que não seja seu objetivo, você ganha as cartas dele como no war (clássico)?
Sim. Exatamente como no original
War é um ótimo jogo, mas tem seus defeitos, a vantagem da defesa é muito grande, e isso incentiva os jogadores a acumular tropas em territórios importantes, e as vezes isso trava o jogo, fazendo-o durar mais de 4 horas... Na versão original, chamada Risk, esse problema não ocorre pq a defesa só tem 2 dados, mas quando a Grow trouxe o jogo para o Brasil, incluiu o terceiro dado de defesa e devido a vantagem do empate, desequilibrou o jogo..... em minhas experiencias jogando War, uma boa forma de equilibrá-lo é retirar um dado amarelo da defesa (como no Risk) ou acrescentar um dado vermelho para o ataque (totalizando 4) e usar os 3 melhores resultados... fica mais interessante a segunda opção e o jogo flui melhor. fikdik :)
Andei fazendo as contas e você tem razão em dizer que a melhor jogada possível para a defesa é rolar 3 dados. Se tanto o ataque quanto a defesa possuem 3 dados cada, a defesa tem 38,3% de chance de não perder nenhum exército.
Se o ataque utilizar 3 dados e a defesa, apenas 2 dados, a chance da defesa não perder nenhum exército cai para 29,3%.
Mas a diferença geral fica em apenas 9%, ou seja, aproximadamente um ataque em cada 10 terá uma chance estatística de maior sucesso da defesa no caso de força-la a rolas apenas 2 dados (sempre levando em consideração que o ataque destrói um máximo de exércitos igual a quantidade mínima de dados rolados, que nesta abstração, seriam 2 dados da defesa).
A defesa é tão importante quanto o ataque, você não vai só atacar no jogo, as probabilidades de defesa serão utilizadas também pelo jogador que ataca, isto é, todos tem a mesma chance.
@@julianoleitao7529 verdade, mas o jogador que focar na defesa leva vantagem, e isso incentiva os jogadores a não atacar muito, o que faz o jogo demorar demais, pra muitos isso não é um problema, mas aquele jogador que deu azar e foi eliminado em 30 minutos tem que esperar de 3 a 4 horas enquanto assiste os outros jogando e isso e péssimo.... jogos como esse onde existe eliminação de jogadores, ser muito demorado é um problema, mas se o grupo não se incomoda com isso tudo bem, vai de cada grupo, no meu grupo, jogamos com um dado extra para o ataque e isso deixa a partida mais fluída e mais rápida, sem acumulação de tropas em um território só e etc. :)
Tenho algumas dúvidas:
1- Posso trocar as 5 cartas em uma mesma rodada (caso eu possua as 5) ou o limite de troca é somente de 3?
2- Caso eu possua uma carta com 2 territórios (tipo Índia e Vietnã), coloco um exercito em cada ou tenho que escolher um dos dois?
3- Posso utilizar as cartas em qualquer momento da minha jogada?
4- Posso fazer mais de uma jogada com as cartas na mesma rodada (tipo tenho carta do território Brasil e outra carta território Alemanha, no início coloco exercito no Brasil e faço outros ataques, aí posso utilizar a carta da Alemanha para colocar exercito lá também após os ataques?
5- Caso possua uma carta de um território que ainda não possuo (tipo México), aí na minha jogada eu conquiste o México, posso utilizar esta carta para colocar exércitos no território conquistado ou tenho que esperar a próxima rodada?
6- Existe passagem entre o Sudão e o Oriente Médio?
1. Pode sim.
2. Você coloca em um dos territórios
3. Sim
4. Sim, mas não usando a mesma carta para duas trocas
5. Sim
6. Sim
Muito boa a explicação
faço live de war toda noite 21 horas aqui no canal firma game, muitas dicas e partidas com o chat, apareçam, sigam o canal , abracos tmj
Eu jogo o war 1 na escola com os amigos
Parabéns pelo vídeo.
faço live de war toda noite 21 horas aqui no canal firma game, muitas dicas e partidas com o chat, apareçam, sigam o canal , abracos tmj