Assisti 16 vídeos diferentes tentando aprender a jogar war,e somente esse vídeo seu me fez aprender o que não aprendi em outros 16. Parabéns! Vc é um herói
Neste carnaval 2023 fui a um hotel fazenda morada dos deuses onde não tem nenhuma TV, mas tinha WAR. O de luxo com soldados e tanques de combate. Ninguém sabia as regras ou mal lembrava delas. Eu li as regras, mas só na prática mesmo. E após ver este vídeo vi que estávamos ( 5 pessoas, 4 com mais de 42 anos e um menino de 14 anos) errando em alguns detalhes. Rsrsrs.
Parabéns pela iniciativa. Mas poxa Romir, não dá para jogar em Dois? Mas é claro que dá. Joguei a vida toda. Com adaptações e sem adaptações. Inclusive se ficarem só dois jogando no final o jogo prossegue, logo é possível sim jogar em dois. Além disso, tem umas três ou quatro formas de jogar em dois. A mais simples e conhecida é vc simular um exército neutro que não ataca. Olha que legal 1) usar apenas 3 exércitos, sendo um neutro (Branco por exemplo). Após colocar todos no tabuleiro, vence quem cumprir seu objetivo ou destruir todos os exércitos do jogador adversário (Neutro não ataca, só se defende, quem rola o dado amarelo do exército neutro é o outro jogador) 2) igualmente usa 3 exércitos, mas com 4 objetivos abertos, vence quem completar apenas um dos 4 objetivos. 3) jogar com as regras do RISK ruclips.net/video/P_ci3Ig8UCw/видео.html 4) em Dois jogadores mas com 4 exércitos sendo 2 neutros: ruclips.net/video/6fUxnTu2T5Y/видео.html
A diferença de jogar em dois desde o começo, sem adaptações, é que o segundo jogador tem uma desvantagem significativa. Em 3 jogadores, se os dois primeiros não balancearem o jogo, o terceiro também tem esta desvantagem, mas a tendência é que o segundo jogador ataque o primeiro jogador que, após seus próprios ataques, deve ter territórios mais fáceis de serem conquistados, balanceando um pouco melhor a desvantagem de jogar depois.
@@RomirPlayHouse Vc tem toda razão. E acrescento... Que se o segundo jogador atacar o terceiro (e isso acontece) vai complicar para ele. Mas isso é o War né, nem sempre a gente ganha, kkkkkk
@@RomirPlayHouse hola desde uruguay, tenemos una duda. Algo estoy haciendo mal porque generalmente nos quedamos con 1 ejercito en cada territorio, en ese caso como se sigue? No entiendo bien como recibis ejercitos en cada ronda, Algo nos esta faltando, agradezco puedas evacuarme las dudas. Un saludo
No início de seu turno, a primeira coisa que um jogador faz é receber novos exercícios iguais a metade da quantidade de territórios que controla, podendo distribuir estes exércitos por todos os locais que possui. Além disto, se tiver o controle de um continente completo, ele ganha mais exércitos para serem colocados naquele continente.
@@RomirPlayHouse muchas gracias por tu pronta respuesta, ya estamos suscriptos. Pero en el caso que un jugador se quede con solo un ejercito en sus territorios, ¿Como sigue si no puede atacar? Sera que perdió?
@@RomirPlayHouse ahora viendo tu video nuevamente (es que me cuesta el portugues😅) creo que entiendo que en cada turno recibo nuevos ejercitos segun los territorios ya sea si perdi algunos o gane algunos verdad? Mientras estoy en mi turno puedo atacar las veces que yo considere verdad? Muchas gracias nuevamente
Ótimas explicações para quem já conhece o war. Parabéns pelas dicas. Curti e me inscrevi. Tenho um filho de 7 anos que joga war, ele ama. Queria mais dicas de jogos de estratégia que sirva para crianças e adultos juntos.
Joguei muito (muito!!) War na adolescência e voltei a jogar nessas férias, nos reencontros de família, pós vacinas. Pra quem já jogou bastante, e com muitos jogadores na mesma partida, sugiro algumas alterações nas regras oficiais. 1) Na primeira rodada de ataques, limitar cada jogador a apenas 1 ataque. Isso reduz a desvantagem dos q ficam por último pra jogar. Sem essa regra, em partidas com 5 ou 6 jogadores, os q ficam pra jogar por último quase já não têm territórios pra contabilizar exércitos, e ficam prejudicados. 2) Nas rodadas seguintes, durante todo o jogo, limitar cada jogador a 3 ataques por rodada. Motivo: tb reduzir a desvantagem dos q jogam por último em cada rodada. 3) Contabilizar as trocas individualmente; isto é: cada jogador receberá os exércitos da tabela de troca contando apenas as suas próprias trocas. Na regra oficial, as trocas são sucessivas, o q, especialmente em jogos longos, acaba gerando um número absurdo de exércitos no tabuleiro, além de provocar distorções: um jogador quase destruído, com poucos territórios e sem dominar nenhum continente, é capaz de receber 70 exércitos numa troca e avançar contra um jogador já muito mais bem estabelecido.
Romir, eu sempre amei board games. Recentemente descobri seu canal quando eu buscava esclarecer algumas dúvidas a respeito do WAR, virei sua fã. Parabéns pelo canal, suas explicações são ótimas. E com certeza é um grande incentivo para quem ainda não se apaixonou pelos jogos de tabuleiro, se apaixonarem agora mesmo !! 🙂🙂 Tenho uma dúvida em relação a 3 diferentes versões do jogo Detetive que encontrei pra vender. Deixei a pergunta lá no vídeo "Detetive/Clue", quando possível me da um help por favor! Mais uma vez, parabéns pelo trabalho!!
Mas se olhar bem a linha da fronteira entre Oriente Médio e Egito, parece ter um espacinho mínimo de água entre os dois. Eu vim só pesquisar porque eu jogo sem poder invadir do oriente médio para o Egito.
@@whitneymascarenhas6048 Exato, po. Tem o canal de Suez ali kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Aqui a gente acabou definindo que não pode invadir por essa fronteira, por mero capricho nosso mesmo 😅
Quando conquistamos um continente, ganhamos exercitos de acordo com a tabela. Tudo bem se perder algum território depois dessa conquista? No caso, se outra pessoa tomar esse continente, ganha exército também? E se ele for reconquistado pela mesma pessoa de antes, ganha exército de novo?
Você ganha os exércitos na etapa de recebimento dos exércitos, não quando conquista o continente. Logo, você tem que ter o continente completo quando começar seu próximo turno.
@@RomirPlayHouse então se eu conquistei a Oceania, mas perdi um território até iniciar a próxima rodada, não tenho direito a exército? Achei que podia pegar na hora que conquistasse, a regra não é clara kkkkkk
@saraha7866 você só recebe exércitos no momento de recebimento. Se fosse ao contrário, você poderia gerar um efeito em cadeia ao conquistar um continente.
Uma dúvida: Na 1a rodada todos botam seus exércitos e aí começa jogo. Pergunto, na 2a rodada, todos botam suas peças e ai começa a roda ou cada irá botar seus exércitos na sua vez (acho isso ilógico, pois assim, o 1o a jogador, terá muita vantagem
Cada um coloca exércitos apenas na primeira fase de sua própria jogada. Na prática acaba não sendo tão injusto, porque se o primeiro jogador expandir demais com conquistas de territórios, isto significa que ele terá poucos exércitos para defendê-los, sendo alvo fácil para os jogadores que vem depois.
1- Em que momento pode trocar as 3 cartas para ter exércitos, antes do ataque ou depois? 2 - Logo que pegar a quinta carta já tem obrigatoriamente trocar as 3 cartas?
O jogador troca as cartas na etapa de recomento de novos exércitos de seu turno. Quando ele tiver 5 cartas é obrigado a fazer está troca no início de seu próximo turno.
Parabéns pelo conteúdo. DÚVIDA por favor. No momento do ataque eu decido continuar atacando contanto que não perca nenhuma batalha? Escolho atacar o Brasil com 4 exércitos e perco 3. Já que não posso atacar com apenas 1 exército restante posso decidir atacar na Europa por exemplo? A minha interpretação até o momento é que na minha vez posso continuar em diferentes continentes porém sempre vencendo e conquistando novos territórios. Obrigado.
você acha que daria para usar as regras de navio(do war vikings) no WAR 2?eu sei que no war 2 não tem valhala pra fazer barco nem portos,mas eu poderia falar que todo lugar que tenha rota marítima conta como porto,e ao invés de sacrificar soldados de valhala você deve abdicar de um numero de exércitos fixo que você receberia naquele turno(3 por exemplo),e eu para quem não tem miniaturas de navio use uma peca qualquer é só posicionar na rota marítima mesmo. TA ai uma regra que criei se achar interessante você já tem uma para talvez criar um video sobre o tema.(por algum motivo ninguém se arrisca a criar um video desses acho que seria legal)
Pode me falar mais sobre sua regra de navios, e tenho o war 1 e adaptei os aviões no war 1, imprimi porta avioes, agora quero implementar os navios... Criei regra dos aviões melhorada que ficou melhor que o War2... Se puder me ensinar mais sobre sua dinâmica com navios no war, por favor
Ô meu querido, claro que dá pra jogar War em 2 jogadores. Se no fim de uma partida é possível que restem 2, mecanicamente é possível. Agora, o mais indicado numa partida de 2 jogadores é escolher uma cor para ser o Exército Neutro e colocar 2 exércitos em cada território dele. O Exército Neutro obviamente não possui objetivo, recebe exércitos, ataca, desloca ou recebe cartas. Ele existe somente para "preencher" a partida de 2 jogadores.
Saludos desde Uruguay, tenemos el war 1, ese del video pero llegamos siempre a la misma duda, y es ¿Que pasa cuando 1 jugador se queda con 1 solo ejercito en sus territorios? Porque tengo entendido que no puede atacar y como sigue? Porque dices que se reciben ejercitos en cada ronda? No me estoy dando cuenta de eso ya que recibis ejercitos una sola vez segun la cantidad de territorios distribuidos y/o conquistando territorios y canjeando las cartas territorio. Que otra forma hay de recibir ejercitos? Muchas gracias y un fuerte abrazo desde cuchilla alta uruguay
Boa noite, amigo! Tudo certo? Eu tenho duas dúvidas Dúvida 1: Digamos que eu tenho 6 exércitos no território Ai quando eu ataco o inimigo 3x3 e perco 2 Eu jogo somente com 1 dado ou posso remanejar mais 2 exércitos pra atacar junto? Dúvida 2: quando conquisto o território com 3 exércitos, posso atacar outro território com 2 exércitos? Lembrando que 1 fica de ocupação no território né
Cada ataque é independente. Isto significa que a cada novo ataque, se você ainda tiver exércitos descontando o de ocupação, você sempre poderá completar para 3 exércitos. Após conquistar e mover exércitos, você pode continuar a usar eles para novos ataques, descontando o exército de ocupação.
Uma dúvida: sobre os continentes.. quando temos um continente inteiro, nós recebemos as tropas do mesmo apenas uma vez ou a partida inteira enquanto tivermos o continente?
Romir, eu acabei de comprar o War edição 50 anos e fiquei com uma dúvida: durante a fase de ataque, o deslocamento do exército para um território conquistado é de no máximo o número de peças do seu último ataque. (p.e. ataquei com 3 peças do território A contra o território B, logo posso passa no máximo 3 peças para o território B). Dessas 3 peças, 1 vira exército de ocupação, no território B. E então você pode atacar somente mais um território com 2 peças, caso você ganhe a batalha nesse território C, ficando um exército de ocupação em C. E só depois de finalizar a rodada de ataque, que poderia fazer a movimentação do exército pelo tabuleiro, certo? Queria saber se é assim mesmo que funciona
Eu tava vendo os vídeos da propria Grow, criadora do jogo e ela explica as regras das fases. Só nessa parte que fiquei um pouco confuso, e tive que assistir novamente o vídeo e ver se eu tinha entendido errado 🤦🏽♂️🤦🏽♂️😂😂 A Grow explica falando que ... As fases, Todos jogadores realizam respeitando a regras das fases. Todos em realizam a "primeira fase" que é o recebimento de exércitos. "Segunda fase Ataques". Após o jogador encerrar seus ataques, o "próximo jogador" realiza os seus ataques. Na terceira fase, um por um faz o deslocamento de exércitos. E por aí adiante. Um único jogador "não" pode realizar as 4 fases de imediato, receber exércitos e depois disso atacar e depois disso deslocamento e a 4° e última fase. Enquanto os outros não fazem nada. Porque assim o jogo não fica equilibrado dando a chance a cada um. Tem que ser um por um . Na regra diz que "todos recebem exércitos". Ou seja, assim que um terminou de receber exércitos, o próximo jogador irá começar a receber seus exércitos. Após "todos" receberem os exércitos, "todos" vão para a segunda fase que é o Ataque. Um por um Após um dos jogadores falar que não vai mais atacar, o próximo vai começar sua estratégia de ataque. E por assim adiante. Desse jeito cada um terá sua vez para realizar sua estratégia de ataque e deslocamentos. Mas se todos realizar as 4 fases e depois o segundo realizar também as 4 fases, e por aí adiante, o jogo não fica equilibrado. Também está nos jogos online, cada um dos jogadores recebem exércitos. Após todos terminarem de receber, todos vão para a fase de Ataque. E por aí adiante. Todos é que é que realizam as fases.
Na primeira rodada, todos os jogadores recebem exércitos, mas a partir da segunda rodada, cada jogador realiza exatamente as 4 fases antes do outro jogador fazer as dela. Se o vídeo da Grow mostra diferente, ele está errado, independente de ser da editora. O manual é extremamente claro e indiscutível nesta parte. Sobre o equilíbrio, não concordo contigo. O primeiro jogador vai atacar primeiro, mas ao fazer isto, ele vai dispersar suas unidades, tornando-se, ele mesmo, uma presa fácil para quem vem depois. O problema é que os jogadores não usam isto em sua vantagem, tentando partir para seus objetivos já no início do jogo, o que muitas vezes deixa o primeiro e o segundo jogador com mais vantagem acumulada ao longo das primeiras rodadas.
DUVIDA: Eu tenho 5 exercitos em um territorio, ex Brasil. Eu ataco Argentina com 3 e ganho na primeira. Devo mover 3 exercitos para a Argentina? Ou posso mover somente um e assim ficar com 4 para poder atacar a Venezuela com 3?
Olá, Obrigada pelo vídeo. Vc pode me passar as dimensões do tabuleiro? Estou participando de um processo de desenvolvimento de um jogo de tabuleiro e a ideia é que fosse do tamanho do tabuleiro do War, mas eu não tenho esse jogo aqui em casa. Ficaria grata se pudesse me passar
Esse war tem muitas caixas diferentes. Acredito que seja a mesma coisa. Só mudam as caixas. Sei que tem um war edição especial que vem as miniaturas no lugar dos discos. Mas os outros acho que só mudam as caixas mesmo.
@@RomirPlayHouse eu tenho esse war império romano há uns 8 anos mas nunca aprendi a jogar. A gente inventava nossas regras kkkk. Eu aprendi as regras agora com seus vídeos. Mas especificamente as regras desse war que vc explica aí no vídeo. Acredito que war império romano seja bem parecida as regras. Tô querendo muito comprar a edição war vikings. Parece ser bem legal.
Outra duvida: vamos supor que eu tenha uns 5 exercitos no Brasil e apenas 1 exército ( de ocupação ) na Venezuela, ae eu pego 2 de meus exercitos que estão no Brasil e movo pra Venezuela e passo minha rodada, depois que passou por todos os jogadores e chegou na minha vez novamente e eu fiz meus ataques e passei pra etapade mover meus exercito novamente, eu posso pegar aqueles 2 exercitos que movi para a Venezuela e voltar para o Brasil ??
Como se divide a vez de cada jogador? Pois ainda não joguei e pelo oq entendi, se pode atacar várias vezes em sua vez de jogar, então o que impede que um jogador fique atacando quantas vezes ele quiser até fazer seu objetivo?
Nada impede. O jogador pode fazer quantos ataques quiser e puder. O problema é que ele também vai perdendo exércitos no processo, o que impede que ele ataque ininterruptamente.
O Sudão nao faz fronteira com o oriente médio né?pq me falaram que faz sim,mas lendo na internet diz que a africa tem 4 fronteiras 1 com Brasil 2 com europa e 1 com Ásia,e no war online é impossível atacar o oriente médio com Sudão,e isso mesmo né?por que tem gente que insiste em dizer que faz fronteira(principalmente no 2 já que ta bem perto geograficamente),então vim perguntar.
Gostaria de saber como acontece se por exemplo consigo o meu objetivo de conquistar por exemplo a Europa, porém tenho mais objetivos. O que acontece se alguém invade a Europa, mesmo assim eu já teria conquistado meu objetivo de conquistar a Europa ou eu devo conquistar todos os meus objetivos ao mesmo tempo?
Dúvida: supondo que são 3 jogadores. Na 1a rodada, após os 3 jogadores terem terminado de preencher o mapa, apenas o jogador que vai atacar coloca exércitos (de maiorias, totalidades e total/2), ou todos os 3 colocam de uma vez? Ou seja, os exércitos são colocados por todos os jogadores antes do primeiro jogador atacar, ou cada jogador coloca seus exércitos apenas no momento em seja sua vez de atacar?
Não… Na primeira rodada todos os jogadores apenas recebem exércitos e colocam no tabuleiro. A partir da segunda rodada, cada jogador, na ordem de turno, recebe exércitos, realiza ataques, reorganiza os exércitos e eventualmente recebe cartas.
Boa noite, primeiramente parabéns pelo excelente vídeo. Tudo muito bem explicado. Gostaria de saber se há fronteira entre o território do Oriente Médio e o Sudão na África? Pois até onde sei, existe apenas a fronteira dele com o Egito. Abraços!!
Boa noite Romir. No free moviment, deslocamento dos exércitos, qual o número máximo de exércitos que podem ser deslocados de um território para o outro neste momento? Exemplo: tenho dois territórios contíguos. Em um deles tenho 10 e no outro só o de ocupação. Posso deslocar 9 exércitos? E pode fazer os deslocamentos em qualquer territórios meus, sendo contíguos, e quantas vezes quiser estando na minha vez?
@@RomirPlayHouse Obrigado, mas não compreendi. Por gentileza, como assim um único movimento por exército ? ( Excluindo os de ataque, máx. 3 , quando se conquista um território no combate)
Na realocação de exércitos, cada peça só pode se movimentar uma única vez! Não existe limite para quantas sem movem simultaneamente, mas cada peça individual, só se move uma única vez para um território vizinho.
Digamos que eu estou com 5 cartas de território. Sou obrigado a trocar com as 5 nas mãos? Caso eu opte por não trocar e consequentemente eu conquistasse um território EU NÃO IRIA RECEBER a 6 carta certo? Minha dúvida é se sou obrigado a trocar com 5 .... Seus vídeos são excelentes. Parabéns continue Assim... ✌🏼✌🏼👏🏼👏🏼
Primeiramente parabéns, quanta qualidade no video, outro ponto fiquei apenas com duas dúvidas: Caso eu conquiste o território e alguém o tome de mim na sequencia, perco a carta territorio conquistada ? e sobre o movimento das peças caso de ocupação posso mover mais que uma caso elas estejam lá ou apenas uma ?
Dúvida: quando um exército é derrotado, ele volta pra caixa. Mas esse mesmo exército pode ser utilizado novamente, até mesmo no território onde ele estava antes? Se eles podem ser usados novamente, não corre o risco de um território ficar eternamente ocupado, já que o jogador daquela cor pode recolocar o exército derrotado no mesmo território? Valeu a atenção.
Pode usar exércitos derrotados sim. Eles podem voltar ao tabuleiro na fase de recebimentos de exércitos do jogador. Um território só ficaria eternamente ocupado pelo mesmo jogador se ninguém atacar ele. 😁
Uma dúvida, destruir os exércitos vermelhos por exemplo, quer dizer que quem destruir a última peça dos exércitos vermelhos que é considerado o que destruiu neh? Então se esse for meu objetivo, eu destruí quase todos e sobrou só um e outro destruir aí eu perdi o objetivo é vou para o substituto neh?
Tô confuso no ataque , posso atacar com o mesmo exército mais de uma vez ? Caso meu inimigo tenha 4 e eu tbm 4 e cada um atacar com 3 e tirar 3 dados maiores que o dele, eu posso novamente atacar com os 3 até derrotar o que sobrou dele ou até perder todo meu exército ? Porque do contrário se eu tenho que ficar sabendo quais exércitos já atacaram ou não, quando eu tiver 10 exércitos no mesmo território vou me perder pra saber quantos já ataquei ou não, ainda mais quando vou perdendo exércitos. Outra dúvida , posso atacar se eu tiver menos exércitos ?
Pode sim. Não existe limite para a quantidade de vezes que um mesmo exército atacou. Você pode atacar com menos exércitos que o defensor e você pode atacar com menos exércitos do que você possui. Por exemplo, em um território onde você tem 10 exércitos, atacar com apenas 1. Atacar com poucos exércitos, porém, não faz sentido estatístico. Usar a maior quantidade possível de exércitos e sempre estatisticamente melhor.
Sei que o vídeo é antigo, mas joguei hoje o game e fiquei em dúvida sobre um ngc. Meu objetivo era dominar tanto a Oceania quanto a América do Norte, o objetivo do meu pai era derrotar o exército amarelo, a questão é que para mim ganhar eu teria que derrotar os exércitos amarelos que faltavam no continente, e fazendo isso meu pai ganharia também pois aqueles eram os últimos que faltavam.... O jogo terminaria em algum critério de desempate ou algo assim?
Se outro jogador eliminar os exércitos amarelos neste seu exemplo, o objetivo de seu pai passa a ser conquistar uma certa quantidade de territórios. Isto está escrito na carta de objetivo dele.
@@RomirPlayHouse na questão de CONQUISTAR territórios como objetivo do jogo, eu teria que atacar um território inimigo para poder conquistá-lo certo? E com isso teria que contar de cabeça quantos territórios eu conquistei ou anotar em algum lugar?
Não. Ter conquistado significa simplesmente ter o controle do território. No início do jogo você já tem, inclusive, uma certa quantidade de terrenos conquistados.
@@RomirPlayHouse Mas se meu objetivo for ter 15 territórios conquistados, e eu já tiver o controle de 15 territórios no início do jogo, significa que eu ganho?
Existem dois problemas aí. Primeiro, na melhor das hipóteses, você começa com 14 territorios (em uma partida em 3 jogadores). Segundo, até onde eu lembro, não existe objetivo de ter 15 territórios. O objetivo de territórios usual é ter 24 territórios. Existe, ainda, um objetivo que exige que você tenha apenas 18 territórios, mas que cada um tenha pelo menos 2 exércitos. Desta forma, não existe modo de começar ganhando.
O que é considerado "destruir os exércitos vermelhos"?. Seria destruir o último território ocupado pelo vermelho? Se eu destruir todos os outros territórios do vermelho, mas outro jogador destruir o último, então eu não cumpri o objetivo?
Exato. Você tem que ser o jogador que efetivamente eliminou o último exército vermelho para considerar que ganhou com este objetivo. Se você eliminou quase todos, mas outro jogador retirou o último, você não ganhou.
Olá Romir... Primeiramente parabéns pelo canal, adoro seus reviews!!!Descobri hoje que existe um War Game of Thrones... Vc já viu ou conhece esta versão?
Oi amigo!Estou com uma dúvida,poderia me ajudar?Se por exemplo:Eu possuo 3 exércitos no meu território e ataco um inimigo que só possui 1 éxercito e ele acaba ganhando na defesa,de onde ele tiraria mais 1 exército para colocar no seu novo território,sendo que o seu território anterior só possui 1 exército?Tira-se de outro território meu?
Você está cometendo dois erros conceituais. Primeiro, se você tem um território com 3 exércitos, isto significa que um deles é o exército de ocupação, o qual não pode ser usado em nenhum ataque. Isto significa que, no seu exemplo, você rolaria apenas 2 dados (pelos 2 exércitos que estão efetivamente atacando) contra apenas o exército de ocupação do seu inimigo (exércitos de ocupação só podem ser usados na defesa). Desta forma, e aí vem o segundo erro conceitual, mesmo que o exército defensor ganhe dos dois exércitos atacantes, ele nunca ganhará do exército de ocupação do atacante, porque o exército de ocupação atacante não participa do ataque. Isto significa que nunca, em hipótese alguma, um defensor conquistará o território do atacante em uma batalha.
Não. Independente do lado que perde, a quantidade máxima de exércitos perdidos e a quantidade de dados rolados pelo lado que menos dados usou. Neste exemplo, um lado rolou 3 dados e o outro apenas 1, então apenas 1 exército será perdido.
Oi Romir, a dúvida! Na primeira rodada, recebe os exércitos distribuí e não ataca, isso? Na segunda rodada, recebe novamente ataca? Não fica injusto com quem se defende com exércitos a menos?
Esta é uma dúvida frequente e a resposta é que depende. Se a mesa deixar, sim, você tem razão, e quem joga depois tem desvantagem. Mas ao atacar e conquistar muitos territórios, o jogador inicial também acabará com poucos exércitos por território, tornando-se, ele mesmo, um alvo fácil para os demais jogadores. Desta forma, se todos jogarem de forma inteligente no início da partida, tentando manter o jogo equilibrado, a vantagem do jogador inicial é balanceada pelos demais jogadores.
se no início do jogo eu tiver com 10 territórios e meu objetivo é conquistar 10, então eu tenho que conquistar além dos que eu já tenho?? então se caso eu conquistar o território X, e outra pessoa me tomar ele depois, eu ainda conto como um território conquistado ou não?? e se caso alguém tomar um território que não foi oq eu conquistei, e sim aqueles que eu ganhei no início do jogo, como fica essa soma? eu tenho que anotar pra saber quais eu conquistei ou necessariamente no final do jogo eu tenho que ter os que eu já tinha + os que a carta mandou eu conquistar?agradeço desde já
Não existe objetivo de conquistar 10 territórios. Apenas de conquistar 24 territórios ou de conquistar 18 territórios mantendo pelo menos 2 exércitos em cada. Os territórios inicias contam como territórios para o fim dos objetivos
Boa noite. Minha dúvida é se ao iniciar ou finalizar uma batalha, se pode movimentar os exércitos por exemplo: Tirando alguns da américa do sul, para a europa por exemplo, desde que eu tenha um território em ambos. Pode? ou só pode movimentar peças de territórios vizinhos?
me ajuda por favor, joguei um jogo de War e não sei quando podia revelar meu objetivo, posso revela-lo mesmo sem ser o meu turno, ou eu tenho que revelar ele durante a minha vez? E se for durante a minha vez, tem que ser em algum momento específico? Preciso muito da sua ajuda Resposta: O objetivo é revelado assim que for atingido, sendo esse o seu turno ou não. Obs: Eu coloquei a pergunta e resposta porque essa minha dúvida foi respondida pelo dono do canal em outro vídeo, e agora a-coloquei aqui para ajudar outros que possam ter tido a mesma dúvida.
Você revela assim que cumprir o objetivo. Porém não se esqueça que se o seu objetivo era destruir os exércitos de algum jogador e não foi você que destruiu, seu objetivo imediatamente muda para conquistar uma certa quantidade de territórios.
O meu objetivo era conquistar dois continentes e mais três territórios. Consegui concluir mas automaticamente destruí a cor que era o objetivo de outro adversário, ele também já tinha concluído o objetivo secundário que era conquistar 15 territórios, ouve um empate então?
A dúvida bizarra q eu tenho não tirou!! Pode ou não pode fazer a primeira troca de 4 com a segunda troca de 6 ao mesmo tempo se eu tiver cartinhas suficientes pra trocar
Você não tem como acumular tantas cartas. Eu explico no meu vídeo de regras que, ao acumular 5 cartas, você é obrigado a fazer uma troca quando for sua vez. Isto fará com que você diminua sua mão novamente para 2 cartas.
Tenho uma dúvida: se eu tenho o território A com várias tropas e ataco e conquisto o território B, movendo 3 tropas para lá. Findada a rodada de ataque, na rodada de movimentação/remanejamento, posso mover as tropas restantes do território A para fortificar o território B?
Oi Romir tu tem o jogo Civilization a New Order? Podia falar dele, Civilization é um jogo digital porém fez tanto sucesso que fizeram uma versão analógica que também é bom.
Quando você ganha um território, você deve mover pelo menos um exército e no máximo a quantidade de exércitos envolvida na última batalha. Depois de todos os ataques você ainda pode mover cada exército em um território.
Alguém sabe me dizer se depois da troca de cartas é obrigatório vc passar a vez ?e se pode trocar as cartas assim que pegar o trio de trocas ou tem que esperar uma próxima rodada ?
O que faço se eu for atacar um territorio com tres exercitos e o dado der:2, 2 e 1; enquanto o atacado tiver dois exercitos e der os resultados:4 e 1? Como ocorre a organizaçao dos exercitos que irao perder? Tipo:Ataque. Defesa 2 4 2 1 1
Boa tarde! Quando um jogador atinge seu objetivo e não bate na mesma jogada, o que acontece? Ex.: O objetivo é 18 territórios cada um com 2 exércitos, o jogador acabou conquistando 19 territórios e passou a jogada, ele continua no jogo e ainda tem possibilidade de ganhar?
Sim, só que ele corre o risco que outro jogador ganhe antes dele. Se, em uma situação assim, outro jogador cumpriu o objetivo de, suponhamos, eliminar os exércitos amarelos, este outro jogador que ganhou e não adianta o jogador que deixou passar reclamar que ele estava com o objetivo cumprido.
Boa noite. Nós estavamos jogando eo atacante jogou 3 pessas eo defensor duas a primeira peça deu empate ea segunda o atacante ganhou no caso quem ganhou ?
Se entendi direito, o atacante usou 3 dados e o defensor apenas 2. Se for isto, imagine a situação hipotética dos seguintes resultados: ataque com 6, 4 e 2; defesa com 6 e 3. Neste exemplo comparamos os maiores resultados e os segundos maiores, ou seja, 6x6 (empate) e 4x3 (ataque ganha). Neste exemplo, o atacante perde um exército (pelo empate, onde a defesa tem vantagem) e o defensor perde um exercido (pela derrota na segunda comparação). Note que ambos perderam um exército neste exemplo. Uma rolagem de dados não tem um vencedor ou um perdedor apenas, podendo existir baixas em ambos os lados.
A respeito da regra de movimentação entre territórios depende da interpretação que se dá das regras. Não há problemas em jogar da forma como você mostrou, desde que todos concordem com essa interpretação. Mas a forma que eu sempre joguei é de que o exército de ocupação que já estava naquele território não pode ser movido naquela rodada, mesmo que você tenha trazido novos exércitos para o território. Portanto, não sendo possível a movimentação de 1 exército ao longo de vários territórios consecutivos. Inclusive, essa é a regra aplicada no jogo online da Grow. Por exemplo: Digamos que eu tenha 1 exército na Sibéria, 3 exércitos em Tchita e 4 na China. Da forma que eu sempre joguei eu poderia mover 2 exércitos de Tchita para Sibéria e, se quisesse, mover 3 da China para Tchita. Então a Sibéria ficaria com 3 exércitos, Tchita com 4 e a China com 1. No seu exemplo seria possível mover 2 de Tchita para a Sibéria, depois 3 da China para Tchita e depois novamente 1 de Tchita para a Sibéria. Eu vejo um grande problema nessa interpretação, pois ela permite a movimentação de muitas peças entre territórios não contínuos. Para facilitar e evitar a mistura de exércitos na hora da movimetação, eu jogava com uma regra adicional que era não poder mais movimentar exércitos de um território depois de já ter movido para dentro dele. Ainda no meu exemplo, a movimentação precisa seguir a ordem de Tchita para a Sibéria e depois da China para Tchita. Se movimentar primeiro da China para Tchita, perde a oportunidade de movimentar de Tchita para a Sibéria. Ainda que na prática o resultado final fosse o mesmo, eu preferia jogar dessa forma para evitar misturar os exércitos que chegaram com os exércitos que já estavam lá. No jogo online não precisa disso, porque o próprio jogo faz esse controle não permitindo mover os exércitos que chegaram.
Mas justamente as regras falam que cada território deve permanecer com um exército de ocupação. Eu só achei o furo na lei. Se você prefere proibir em seus jogos, sem problema, mas este subterfúgio não infringe nenhuma regra do jogo.
@@RomirPlayHouse como eu disse, é uma interpretação sua. Se você prefere jogar assim com seus amigos, não vejo nenhum problema. Mas veja, se na Oceania eu tenho 2 exércitos em cada território e tiver território concatenado até a Groelândia, eu consigo levar 4 exércitos da Oceania para a Groelândia com a sua interpretação, e particularmente, não vejo muito sentido nisso. No jogo online (que é da Grow) você não consegue usar esse "subterfúgio", o que significa que a regra de fato não permite essa movimentação sem uma interpretação criativa. Mas enfim, no tabuleiro cada um é livre para criar as próprias regras ou para interpretá-las livremente. Desde que todos os jogadores estejam de acordo, é claro.
Acho que você não entendeu o furo nas regras que eu expliquei. Mesmo usando isto, seria impossível fazer o que você falou. Imagine que eu tenho 2 exércitos em cada território da Oceania. Eu posso mover 1 da Austrália para Bornéu e outro de Nova Guiné para Bornéu, que agora ficou com 4 exércitos. De Bornéu, eu deixo um dos novos exércitos como ocupação e movo 3 para China (onde também tinha 2). Mantenho um dos 3 movidos como ocupação e os outros 2 movidos já se deslocaram e devem ficar parados. Aí eu posso mover os 2 que estavam na China para Vladivostok (onde também tenho 2 exércitos). Um dos que chegou vira ocupação e o outro não pode mais se mover porque já se deslocou. Novo os dois que estavam em Vladivostok para o Alasca… e assim por diante. Note que, no fim da matemática, apenas 1 (um único e somente um único) exército conseguiu se mover adicionalmente através de diversos territórios usando o furo nas regras. Não é possível, de forma nenhuma, mover mais do que um único exército deste modo.
@@RomirPlayHouse sim, eu entendi. Mas a regra também não fala que eu tenho que mover todos os exércitos de uma única vez. Então eu poderia mover somente 1 exército da Austrália e levá-lo até a Groelândia. Depois fazer o mesmo com o exército da Nova Guiné e assim por diante, sempre trocando o exército de ocupação. Se eu posso trocar o exército de ocupação na primeira movimentação, eu posso trocar nas seguintes. Aí vem a questão: cada jogador não pode individualmente fazer a sua própria interpretação. Todos os jogadores do tabuleiro precisam estar de acordo. Mesmo a interpretação de que poderia levar 1 único exército também não é válida no jogo online, porque o próprio jogo não permite essa movimentação. O exército de ocupação permanece o mesmo até o final da rodada.
Não… você realmente não entendeu. Você conseguiria mover o da Austrália, mas não mais o de Nova Guiné, porque em algum lugar os exércitos de ocupação já foram movidos e não podem mais se mover. Imagine que Vladivostok é seu destino final e estava com apenas 1 exercito. 1) Austrália 2 / Bornéu 2 / nova Guiné 2 / china 2 / Vladivostok 1 2) Austrália 1 / Bornéu 2+1 / nova Guiné - 2 / china -2 / Vladivostok 1 (move 1 da austrália para Bornéu) 3) Bornéu 1+1 / nova Guiné 2 / china 2+1/ Vladivostok 1 (move 1 de Bornéu para China) 4) Bornéu 1+1 / nova Guiné 2 / china 1+1 / Vladivostok 1+1 (move 1 da China para Vladivostok) 5) Bornéu 1+2 / nova Guiné-1 / china 1+1 / Vladivostok 1+1 (move 1 de nova Guiné para Bornéu) 6) Bornéu 0+2 / china 1+2 / Vladivostok 1+1 (move 1 de Bornéu para China) 7) China 0+2 / Vladivostok 1+2 (move 1 da china para Vladivostok). 8) acabaram os movimentos possíveis. Mesmo movendo de 1 em 1, o que mudou foi 1 exército a mais no destino. Até seria possível conseguir mais exércitos no destino final, desde que você consiga usar rotas diferentes para chegar lá, o que, normalmente, não é tão simples nem tão fácil.
Esta resposta não está aqui porque esta não é uma das dúvidas que mais apareceram no canal. Mas eu explico isto no meu vídeo de regras do War, que você pode ver aqui: ruclips.net/video/4pN7Ee0M3Ko/видео.html
Ótimo vídeo, porém eu discordo de uma dúvida que foi respondida, se a defesa tem 3x ou mais exércitos, ela é obrigada a defender com os três, pois, nos manuais não existe essa escolha e no WAR ONLINE, você também não tem a opção de defender como menos possuindo muitos exércitos ... Por isso dá se a entender que você sempre defende com a quantidade máxima que possuir naquele território.
Quando eu domino 2 territórios eu pego as cartas dos 2 ou so de 1, e a carta que eu pego tem que ser do território que eu peguei ou aleatória? Por favor me ajuda
Independente de quantos territórios você conquiste, você só ganha as cartas uma vez por rodada. As cartas ganhas pela conquista sempre vem do monte de compras, aleatoriamente.
Suécia só tem fronteira com Moscou e Inglaterra. O Oriente Médio com Egito, Índia, Aral, Moscou e Polônia. Mas… o ideal neste tipo de situação é combinar com os demais jogadores antes de começar o jogo para não dar brigas
Alguem sabe dizer porque os fãns gostam mais do 1 do que do 2?Já perguntei para várias pessoas e ninguém sabe responder só falam que é,ao meu ver o 2 é uma evolução mais dinâmica do 1 e mais balanceda.
não tenho nada contra o war 1,sei q ele faz mais sucesso,a minha duvida é porquê os fãns n gostam muito do 2?acho o 1 bom. acho seu canal legal o melhor que já falou sobre war até agora se já não fosse inscrito me inscreveria
Obrigado por se dispor a nos ajudar. Tenho uma duvida. Eu tenho 4 exércitos, meu oponente também tem 4 no território vizinho. Posso escolher atacar utilizando apenas 1 dado? Se sim, meu oponente vai ser obrigado a utilizar também 1 dado?
Você pode escolher usar apenas um exército no ataque. Seu oponente pode defender com 3 e jogará 3 dados, mas a comparação só será feita entre seu dado e o maior resultado do oponente. Mas, já respondi isso anteriormente aqui e no vídeo original, estatisticamente SEMPRE vale a pena atacar com tudo que você puder. Isso aumenta a possibilidade de sucesso significativamente.
Você sempre perde, no máximo, a menor quantidade de exércitos envolvidos. Neste exemplo, a menor quantidade de exércitos era 1, então, no máximo, um lado perderá 1 exército.
@@RomirPlayHouse você não entendeu minha pergunta. Eu não falei que a defesa tinha somente 1! Se ambos tem 3 ou mais exércitos, e o ataque ganha os três dados na soma. Tira 1 só da defesa, ou tira os três?
Romir, tenho uma DUVIDA, caso o jogador estiver na vez dele, e ele me atacar com 3 exercito, e eu me defender com 3 exércitos e meus 3 dados de defesa foi maior que os 3 dele de ataque, ae ele perde e eu fico com o território dele certo ? Mesmo estando na vez dele de jogar, quando chegar a minha vez de jogar, eu ganho carta por ter dominado o território dele que conquistei apenas me defendendo ?
Negativo. Você nunca pode conquistar um território sendo o defensor. Além disto, acredito que neste exemplo exista um erro adicional: o atacante nunca, em hipótese nenhuma, pode usar o exército de ocupação para o ataque. Isto significa que mesmo que você ganhe de todos os exércitos atacantes, sempre sobrará pelo menos um exército ocupando o território de origem do ataque.
Existem diversas boas marcas no mercado: Bucaneiros, Meeple BR, Meeple Virus, Redbox (atualmente Buró) que você pode escolher. Porém, dependendo do que você procura, você pode encontrar substitutos razoáveis em lojas de embalagens.
Oii, td bem? Eu, meu pai e meu irmão jogamos WAR, nós compramos o jogo ontem mas temos uma dúvida. Quando chega minha vez eu vou repor meus exercitos.. Quando eu for atacar eu posso usar os exercitos q eu usei pra repor ou só na minha proxima vez? Se puder me ajudar agradeco 😊
@@RomirPlayHouse como assim, por exemplo, a gente começou War vikings, daí meus dois amigos ficaram com só 1 exército por território, sendo assim não tinham como atacar, o que acontece
Se você ficou com apenas um exército por território você é obrigado a passar a vez, mas no início de sua jogada você sempre ganha exércitos. Primeiro pela quantidade de territórios que você possui, depois pela totalidade de um continente, mas sempre, no mínimo, 3 exercitos
Mas uma pergunta. Se eu tiver o país posso trocar só a carta única ou não?ela deve ter auxílio de números ou não? Se eu tiver três carta de território eu posso trica as 3 ? Vale quantos exercitos
Espera um pouco… que war você está falando? No War básico, você troca quando tiver uma trinca de símbolos iguais ou diferentes, o que é impossível não acontecer com 5 cartas na mão.
No war 2 as cartas de troca funcionam de uma forma completamente diferente do war. Você poderia ter colocado esta pergunta em meu vídeo do War 2, para não gerar confusão para quem lê os comentários. De qualquer forma, no war 2 não existe trinca. Você troca territórios que você possui com ou sem números auxiliando. Se não tiver número, ele vale apenas 1 exército.
Eu entendo que essa movimentação constante é legal, mas dá na mesma, se for o primeiro ou o segundo botão, já que é da mesma cor e sempre deve ter uma tropa de ocupação, então dá na mesma mover a primeira ou a segunda segunda tropa. isso pra mim não faz sentido.
Muito pelo contrário. O efeito pode ser o mesmo, mas justamente fazer assim permite que cada exército seja movido apenas uma vez, seguindo as regras. Se você fizer diferente, está burlando as regras do jogo.
Assisti 16 vídeos diferentes tentando aprender a jogar war,e somente esse vídeo seu me fez aprender o que não aprendi em outros 16. Parabéns! Vc é um herói
Valeu… que bom que pude ajudar
Idem
O vídeo me lembrou os tempos de infância quando jogava com meus primos. Valeu.
obg amigo ajudou dms continue com esse trabalho incrível
Parabéns pela atenção e o carinho para com os seus inscritos,te desejo muito sucesso,acaba de ganhar mais um!
Meu caro muito obrigado! Por causa do seu vídeo comprei o WAR, pois me animei para jogar, e com sua explicação descomplicou muito!
Valeu mesmo!
Neste carnaval 2023 fui a um hotel fazenda morada dos deuses onde não tem nenhuma TV, mas tinha WAR. O de luxo com soldados e tanques de combate.
Ninguém sabia as regras ou mal lembrava delas. Eu li as regras, mas só na prática mesmo. E após ver este vídeo vi que estávamos ( 5 pessoas, 4 com mais de 42 anos e um menino de 14 anos) errando em alguns detalhes. Rsrsrs.
Parabéns pela iniciativa. Mas poxa Romir, não dá para jogar em Dois? Mas é claro que dá. Joguei a vida toda. Com adaptações e sem adaptações. Inclusive se ficarem só dois jogando no final o jogo prossegue, logo é possível sim jogar em dois. Além disso, tem umas três ou quatro formas de jogar em dois. A mais simples e conhecida é vc simular um exército neutro que não ataca. Olha que legal
1) usar apenas 3 exércitos, sendo um neutro (Branco por exemplo). Após colocar todos no tabuleiro, vence quem cumprir seu objetivo ou destruir todos os exércitos do jogador adversário (Neutro não ataca, só se defende, quem rola o dado amarelo do exército neutro é o outro jogador)
2) igualmente usa 3 exércitos, mas com 4 objetivos abertos, vence quem completar apenas um dos 4 objetivos.
3) jogar com as regras do RISK
ruclips.net/video/P_ci3Ig8UCw/видео.html
4) em Dois jogadores mas com 4 exércitos sendo 2 neutros: ruclips.net/video/6fUxnTu2T5Y/видео.html
Exército neutro ? Gostei demais ! Vou praticar, obrigado!
A diferença de jogar em dois desde o começo, sem adaptações, é que o segundo jogador tem uma desvantagem significativa.
Em 3 jogadores, se os dois primeiros não balancearem o jogo, o terceiro também tem esta desvantagem, mas a tendência é que o segundo jogador ataque o primeiro jogador que, após seus próprios ataques, deve ter territórios mais fáceis de serem conquistados, balanceando um pouco melhor a desvantagem de jogar depois.
@@RomirPlayHouse Vc tem toda razão.
E acrescento... Que se o segundo jogador atacar o terceiro (e isso acontece) vai complicar para ele. Mas isso é o War né, nem sempre a gente ganha, kkkkkk
Vídeo muito bom. Obrigado pelo seu trabalho e pela forma tão didática e simples que explica. Sou um entusiasta de board games, RPG's e afins. Valeu!
Obrigado a você por assistir
@@RomirPlayHouse Amigo, você é de SP capital? Conhece alguém que se reúna pra jogar War? Meu maior desafio é encontrar pessoas dispostas a jogar
Curitiba… 😁
Video muito bem feito,,o unico com explicação clara e objetiva. Parabéns pelo trabalho
Obrigado de verdade!
@@RomirPlayHouse hola desde uruguay, tenemos una duda.
Algo estoy haciendo mal porque generalmente nos quedamos con 1 ejercito en cada territorio, en ese caso como se sigue? No entiendo bien como recibis ejercitos en cada ronda, Algo nos esta faltando, agradezco puedas evacuarme las dudas.
Un saludo
No início de seu turno, a primeira coisa que um jogador faz é receber novos exercícios iguais a metade da quantidade de territórios que controla, podendo distribuir estes exércitos por todos os locais que possui.
Além disto, se tiver o controle de um continente completo, ele ganha mais exércitos para serem colocados naquele continente.
@@RomirPlayHouse muchas gracias por tu pronta respuesta, ya estamos suscriptos.
Pero en el caso que un jugador se quede con solo un ejercito en sus territorios, ¿Como sigue si no puede atacar? Sera que perdió?
@@RomirPlayHouse ahora viendo tu video nuevamente (es que me cuesta el portugues😅) creo que entiendo que en cada turno recibo nuevos ejercitos segun los territorios ya sea si perdi algunos o gane algunos verdad?
Mientras estoy en mi turno puedo atacar las veces que yo considere verdad? Muchas gracias nuevamente
Ótimas explicações para quem já conhece o war. Parabéns pelas dicas. Curti e me inscrevi. Tenho um filho de 7 anos que joga war, ele ama. Queria mais dicas de jogos de estratégia que sirva para crianças e adultos juntos.
Catan ou Carcassonne são excelentes indicações neste sentido.
Joguei muito (muito!!) War na adolescência e voltei a jogar nessas férias, nos reencontros de família, pós vacinas.
Pra quem já jogou bastante, e com muitos jogadores na mesma partida, sugiro algumas alterações nas regras oficiais.
1) Na primeira rodada de ataques, limitar cada jogador a apenas 1 ataque. Isso reduz a desvantagem dos q ficam por último pra jogar. Sem essa regra, em partidas com 5 ou 6 jogadores, os q ficam pra jogar por último quase já não têm territórios pra contabilizar exércitos, e ficam prejudicados.
2) Nas rodadas seguintes, durante todo o jogo, limitar cada jogador a 3 ataques por rodada. Motivo: tb reduzir a desvantagem dos q jogam por último em cada rodada.
3) Contabilizar as trocas individualmente; isto é: cada jogador receberá os exércitos da tabela de troca contando apenas as suas próprias trocas. Na regra oficial, as trocas são sucessivas, o q, especialmente em jogos longos, acaba gerando um número absurdo de exércitos no tabuleiro, além de provocar distorções: um jogador quase destruído, com poucos territórios e sem dominar nenhum continente, é capaz de receber 70 exércitos numa troca e avançar contra um jogador já muito mais bem estabelecido.
A número 3 eu sempre fiz com meus primos também, pois sempre achamos absurda a regra oficial kkkkkkkkkkk
Na Regra1 : todos os jogadores colocavam ao mesmo tempo os seus exércitos!
Melhor vídeo explicativo sobre o jogo! Obrigado 👏
Obrigado por assistir!
Romir, eu sempre amei board games. Recentemente descobri seu canal quando eu buscava esclarecer algumas dúvidas a respeito do WAR, virei sua fã. Parabéns pelo canal, suas explicações são ótimas. E com certeza é um grande incentivo para quem ainda não se apaixonou pelos jogos de tabuleiro, se apaixonarem agora mesmo !! 🙂🙂
Tenho uma dúvida em relação a 3 diferentes versões do jogo Detetive que encontrei pra vender. Deixei a pergunta lá no vídeo "Detetive/Clue", quando possível me da um help por favor! Mais uma vez, parabéns pelo trabalho!!
Vc é demais, cara!
A treta aqui em casa sempre foi se a fronteira entre o Oriente Médio e a África era válida hahahahahahaha
O Oriente Médio pode atacar o Egito correto? Só não pode atacar o Sudão, correto?
Eu jogo assim, mas linha recomendação é definir antes de começar a jogar, com os demais jogadores. Aí não dá treta…
Não existe treta. Oriente só da acesso na África pelo Egito… Ponto final…Não tem nada que ligue Oriente a nenhum outro território Africano…
Mas se olhar bem a linha da fronteira entre Oriente Médio e Egito, parece ter um espacinho mínimo de água entre os dois. Eu vim só pesquisar porque eu jogo sem poder invadir do oriente médio para o Egito.
@@whitneymascarenhas6048 Exato, po. Tem o canal de Suez ali kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Aqui a gente acabou definindo que não pode invadir por essa fronteira, por mero capricho nosso mesmo 😅
Parabéns pelo video,muito bom +1 inscrito
Agora sim entendi tudo kkkk vlw amigo salvou muitos de deixa jogo guardado kkkk já tava desanimado pra jogar kkkkkk vlw
Todos aqueles q gostam de War eu recomendo pesquisar um jogo chamado Imperial 2030, aposto q quem eh fã de war vai adorar o imperial
Parabéns pela dica, eu acabei de comprar !
Amigo imperial 2030 é sensacional.
Quando conquistamos um continente, ganhamos exercitos de acordo com a tabela. Tudo bem se perder algum território depois dessa conquista? No caso, se outra pessoa tomar esse continente, ganha exército também? E se ele for reconquistado pela mesma pessoa de antes, ganha exército de novo?
Você ganha os exércitos na etapa de recebimento dos exércitos, não quando conquista o continente.
Logo, você tem que ter o continente completo quando começar seu próximo turno.
@@RomirPlayHouse então se eu conquistei a Oceania, mas perdi um território até iniciar a próxima rodada, não tenho direito a exército? Achei que podia pegar na hora que conquistasse, a regra não é clara kkkkkk
@saraha7866 você só recebe exércitos no momento de recebimento. Se fosse ao contrário, você poderia gerar um efeito em cadeia ao conquistar um continente.
Aqui em casa jogamos diferente: fazemos apenas um ataque por rodada e se ganha exércitos somente quando faz combinações de cartas
Aí o jogo fica muito travado. Acaba favorecendo partidas que duram muito mais.
Mas é o correto de acordar com as regras veja o o vídeo oficial na RUclips da Grow.
Para a primeira rodada é perfeito ! Depois é WAR na veía! Kkkkkkk
Ótima explicação. Sanou minhas dúvidas!
Que bom que pude ajudar
Muito bom o vídeo mano. Me ajudou demais ❤❤
Que bom que pude ajudar!
Vídeo muito bom, parabéns!
Uma dúvida: Na 1a rodada todos botam seus exércitos e aí começa jogo. Pergunto, na 2a rodada, todos botam suas peças e ai começa a roda ou cada irá botar seus exércitos na sua vez (acho isso ilógico, pois assim, o 1o a jogador, terá muita vantagem
Cada um coloca exércitos apenas na primeira fase de sua própria jogada.
Na prática acaba não sendo tão injusto, porque se o primeiro jogador expandir demais com conquistas de territórios, isto significa que ele terá poucos exércitos para defendê-los, sendo alvo fácil para os jogadores que vem depois.
Como funciona os dados, defesa e ataque? Quantos dados o ataque pode usar e a defesa!
Cada lado usa a quantidade de exércitos envolvidos na batalha, com máximo de 3
1- Em que momento pode trocar as 3 cartas para ter exércitos, antes do ataque ou depois?
2 - Logo que pegar a quinta carta já tem obrigatoriamente trocar as 3 cartas?
O jogador troca as cartas na etapa de recomento de novos exércitos de seu turno.
Quando ele tiver 5 cartas é obrigado a fazer está troca no início de seu próximo turno.
@@RomirPlayHouse Obrigado pela resposta. Ótimo vídeo 👏.
Por gentileza, qual o seu WAR preferido, incluído os de mitologias e GoT e por quê ?
Gostava mais do original, mas já faz muito tempo que não jogo.
Parabéns pelo conteúdo. DÚVIDA por favor. No momento do ataque eu decido continuar atacando contanto que não perca nenhuma batalha? Escolho atacar o Brasil com 4 exércitos e perco 3. Já que não posso atacar com apenas 1 exército restante posso decidir atacar na Europa por exemplo? A minha interpretação até o momento é que na minha vez posso continuar em diferentes continentes porém sempre vencendo e conquistando novos territórios. Obrigado.
Você pode continuar atacando enquanto tiver exércitos para isto. Você que decide quando parar…
@@RomirPlayHouse agradeço a pronta resposta. Jogando novamente depois de 30 anos. Agora com meu filho de 9 anos.
você acha que daria para usar as regras de navio(do war vikings) no WAR 2?eu sei que no war 2 não tem valhala pra fazer barco nem portos,mas eu poderia falar que todo lugar que tenha rota marítima conta como porto,e ao invés de sacrificar soldados de valhala você deve abdicar de um numero de exércitos fixo que você receberia naquele turno(3 por exemplo),e eu para quem não tem miniaturas de navio use uma peca qualquer é só posicionar na rota marítima mesmo. TA ai uma regra que criei se achar interessante você já tem uma para talvez criar um video sobre o tema.(por algum motivo ninguém se arrisca a criar um video desses acho que seria legal)
Possível, é, mas teria que testar se não deixaria o jogo desbalanceado de alguma forma.
Irei testar e observar as consequências, thanks
Pode me falar mais sobre sua regra de navios, e tenho o war 1 e adaptei os aviões no war 1, imprimi porta avioes, agora quero implementar os navios...
Criei regra dos aviões melhorada que ficou melhor que o War2...
Se puder me ensinar mais sobre sua dinâmica com navios no war, por favor
Melhor vídeo sobre War
Obrigado mesmo!
Ô meu querido, claro que dá pra jogar War em 2 jogadores. Se no fim de uma partida é possível que restem 2, mecanicamente é possível. Agora, o mais indicado numa partida de 2 jogadores é escolher uma cor para ser o Exército Neutro e colocar 2 exércitos em cada território dele. O Exército Neutro obviamente não possui objetivo, recebe exércitos, ataca, desloca ou recebe cartas. Ele existe somente para "preencher" a partida de 2 jogadores.
A menos que os jogadores sejam muito ruins (ou azarados demais) o jogo nunca fica com apenas 2 jogsdores
Saludos desde Uruguay, tenemos el war 1, ese del video pero llegamos siempre a la misma duda, y es ¿Que pasa cuando 1 jugador se queda con 1 solo ejercito en sus territorios? Porque tengo entendido que no puede atacar y como sigue? Porque dices que se reciben ejercitos en cada ronda? No me estoy dando cuenta de eso ya que recibis ejercitos una sola vez segun la cantidad de territorios distribuidos y/o conquistando territorios y canjeando las cartas territorio.
Que otra forma hay de recibir ejercitos? Muchas gracias y un fuerte abrazo desde cuchilla alta uruguay
Video muito necessário
Boa noite, amigo! Tudo certo?
Eu tenho duas dúvidas
Dúvida 1: Digamos que eu tenho 6 exércitos no território
Ai quando eu ataco o inimigo 3x3 e perco 2
Eu jogo somente com 1 dado ou posso remanejar mais 2 exércitos pra atacar junto?
Dúvida 2: quando conquisto o território com 3 exércitos, posso atacar outro território com 2 exércitos? Lembrando que 1 fica de ocupação no território né
Cada ataque é independente. Isto significa que a cada novo ataque, se você ainda tiver exércitos descontando o de ocupação, você sempre poderá completar para 3 exércitos.
Após conquistar e mover exércitos, você pode continuar a usar eles para novos ataques, descontando o exército de ocupação.
@@RomirPlayHouse vlwww, muito obrigado!
Uma dúvida: sobre os continentes.. quando temos um continente inteiro, nós recebemos as tropas do mesmo apenas uma vez ou a partida inteira enquanto tivermos o continente?
A partida inteira, enquanto tiver ele
Toda rodada!
Romir, eu acabei de comprar o War edição 50 anos e fiquei com uma dúvida: durante a fase de ataque, o deslocamento do exército para um território conquistado é de no máximo o número de peças do seu último ataque. (p.e. ataquei com 3 peças do território A contra o território B, logo posso passa no máximo 3 peças para o território B). Dessas 3 peças, 1 vira exército de ocupação, no território B. E então você pode atacar somente mais um território com 2 peças, caso você ganhe a batalha nesse território C, ficando um exército de ocupação em C.
E só depois de finalizar a rodada de ataque, que poderia fazer a movimentação do exército pelo tabuleiro, certo? Queria saber se é assim mesmo que funciona
É exatamente assim que funciona
@@RomirPlayHouse muuuito obrigada!!! 👍 Gostei muito como você explica detalhadamente as regras... Já virei inscrita do canal!! 👏👏
Opa! Obrigado mesmo pelo elogio. Fico feliz de poder ajudar
Eu tava vendo os vídeos da propria Grow, criadora do jogo e ela explica as regras das fases. Só nessa parte que fiquei um pouco confuso, e tive que assistir novamente o vídeo e ver se eu tinha entendido errado 🤦🏽♂️🤦🏽♂️😂😂
A Grow explica falando que ...
As fases, Todos jogadores realizam respeitando a regras das fases. Todos em realizam a "primeira fase" que é o recebimento de exércitos. "Segunda fase Ataques". Após o jogador encerrar seus ataques, o "próximo jogador" realiza os seus ataques. Na terceira fase, um por um faz o deslocamento de exércitos. E por aí adiante.
Um único jogador "não" pode realizar as 4 fases de imediato, receber exércitos e depois disso atacar e depois disso deslocamento e a 4° e última fase. Enquanto os outros não fazem nada.
Porque assim o jogo não fica equilibrado dando a chance a cada um. Tem que ser um por um . Na regra diz que "todos recebem exércitos". Ou seja, assim que um terminou de receber exércitos, o próximo jogador irá começar a receber seus exércitos. Após "todos" receberem os exércitos, "todos" vão para a segunda fase que é o Ataque. Um por um Após um dos jogadores falar que não vai mais atacar, o próximo vai começar sua estratégia de ataque. E por assim adiante. Desse jeito cada um terá sua vez para realizar sua estratégia de ataque e deslocamentos. Mas se todos realizar as 4 fases e depois o segundo realizar também as 4 fases, e por aí adiante, o jogo não fica equilibrado.
Também está nos jogos online, cada um dos jogadores recebem exércitos. Após todos terminarem de receber, todos vão para a fase de Ataque. E por aí adiante. Todos é que é que realizam as fases.
Na primeira rodada, todos os jogadores recebem exércitos, mas a partir da segunda rodada, cada jogador realiza exatamente as 4 fases antes do outro jogador fazer as dela.
Se o vídeo da Grow mostra diferente, ele está errado, independente de ser da editora.
O manual é extremamente claro e indiscutível nesta parte.
Sobre o equilíbrio, não concordo contigo. O primeiro jogador vai atacar primeiro, mas ao fazer isto, ele vai dispersar suas unidades, tornando-se, ele mesmo, uma presa fácil para quem vem depois. O problema é que os jogadores não usam isto em sua vantagem, tentando partir para seus objetivos já no início do jogo, o que muitas vezes deixa o primeiro e o segundo jogador com mais vantagem acumulada ao longo das primeiras rodadas.
DUVIDA:
Eu tenho 5 exercitos em um territorio, ex Brasil. Eu ataco Argentina com 3 e ganho na primeira. Devo mover 3 exercitos para a Argentina? Ou posso mover somente um e assim ficar com 4 para poder atacar a Venezuela com 3?
Você pode mover de 1 até a quantidade usada no ataque para o novo terreno,
Olá, Obrigada pelo vídeo. Vc pode me passar as dimensões do tabuleiro? Estou participando de um processo de desenvolvimento de um jogo de tabuleiro e a ideia é que fosse do tamanho do tabuleiro do War, mas eu não tenho esse jogo aqui em casa. Ficaria grata se pudesse me passar
Top cara ajudou demais
Que bom que ajudei. Valeu por assistir
Esse war tem muitas caixas diferentes. Acredito que seja a mesma coisa. Só mudam as caixas. Sei que tem um war edição especial que vem as miniaturas no lugar dos discos. Mas os outros acho que só mudam as caixas mesmo.
Depende. Existem as edições especiais que mudam regras, como War Vikings e War Império Romano
@@RomirPlayHouse eu tenho esse war império romano há uns 8 anos mas nunca aprendi a jogar. A gente inventava nossas regras kkkk. Eu aprendi as regras agora com seus vídeos. Mas especificamente as regras desse war que vc explica aí no vídeo. Acredito que war império romano seja bem parecida as regras.
Tô querendo muito comprar a edição war vikings. Parece ser bem legal.
Se eu conquistar um território, eu movo um dos meus exércitos pro novo território ou coloco um novo no lugar?
Você deve mover um dos exércitos que saia obrigatoriamente do terreno que realizou o ataque.
Outra duvida: vamos supor que eu tenha uns 5 exercitos no Brasil e apenas 1 exército ( de ocupação ) na Venezuela, ae eu pego 2 de meus exercitos que estão no Brasil e movo pra Venezuela e passo minha rodada, depois que passou por todos os jogadores e chegou na minha vez novamente e eu fiz meus ataques e passei pra etapade mover meus exercito novamente, eu posso pegar aqueles 2 exercitos que movi para a Venezuela e voltar para o Brasil ??
Sem dúvida. Pode sim.
Como se divide a vez de cada jogador?
Pois ainda não joguei e pelo oq entendi, se pode atacar várias vezes em sua vez de jogar, então o que impede que um jogador fique atacando quantas vezes ele quiser até fazer seu objetivo?
Nada impede. O jogador pode fazer quantos ataques quiser e puder. O problema é que ele também vai perdendo exércitos no processo, o que impede que ele ataque ininterruptamente.
@@RomirPlayHouse ok, obrigado
O Sudão nao faz fronteira com o oriente médio né?pq me falaram que faz sim,mas lendo na internet diz que a africa tem 4 fronteiras 1 com Brasil 2 com europa e 1 com Ásia,e no war online é impossível atacar o oriente médio com Sudão,e isso mesmo né?por que tem gente que insiste em dizer que faz fronteira(principalmente no 2 já que ta bem perto geograficamente),então vim perguntar.
Eu sempre joguei com o Sudão fazendo fronteira com o Oriente Médio.
Eu acho que nem o Egito faz, porque tem uma linha minúscula de água entre eles.
Ajudou muito! Valeuu
Feliz de poder ajudar!
Gostaria de saber como acontece se por exemplo consigo o meu objetivo de conquistar por exemplo a Europa, porém tenho mais objetivos. O que acontece se alguém invade a Europa, mesmo assim eu já teria conquistado meu objetivo de conquistar a Europa ou eu devo conquistar todos os meus objetivos ao mesmo tempo?
Você precisa ter todos os seus objetivos simultaneamente para conseguir ganhar.
Muito obrigada por me esclarecer essa duvida.
Dúvida: supondo que são 3 jogadores. Na 1a rodada, após os 3 jogadores terem terminado de preencher o mapa, apenas o jogador que vai atacar coloca exércitos (de maiorias, totalidades e total/2), ou todos os 3 colocam de uma vez?
Ou seja, os exércitos são colocados por todos os jogadores antes do primeiro jogador atacar, ou cada jogador coloca seus exércitos apenas no momento em seja sua vez de atacar?
Não…
Na primeira rodada todos os jogadores apenas recebem exércitos e colocam no tabuleiro.
A partir da segunda rodada, cada jogador, na ordem de turno, recebe exércitos, realiza ataques, reorganiza os exércitos e eventualmente recebe cartas.
@@RomirPlayHouse não entendi! Na segunda rodada, todos colocam os exércitos ao mesmo tempo ou somente quando chegar na sua vez?
Somente quando chega a sua vez.
Nas cartas tem o nome de um País em cima, pra que serve esse país? Tipo voce pega um quadrado que tem Sudao escrito em cima, pra q servem?
Quando efetuando a troca, se o local de uma das cartas pertencer ao jogador, ele recebe 2 exércitos adicionais colocados naquele país respectivo.
Boa noite, primeiramente parabéns pelo excelente vídeo. Tudo muito bem explicado. Gostaria de saber se há fronteira entre o território do Oriente Médio e o Sudão na África? Pois até onde sei, existe apenas a fronteira dele com o Egito. Abraços!!
Se bem me lembro, só com o Egito
@@RomirPlayHouseMuito obrigado!! Então estou jogando certo kkkkkk
obrigado cara
Boa noite Romir.
No free moviment, deslocamento dos exércitos, qual o número máximo de exércitos que podem ser deslocados de um território para o outro neste momento?
Exemplo: tenho dois territórios contíguos. Em um deles tenho 10 e no outro só o de ocupação. Posso deslocar 9 exércitos?
E pode fazer os deslocamentos em qualquer territórios meus, sendo contíguos, e quantas vezes quiser estando na minha vez?
Pode sim. Não existe limite de movimentação, exceto um único movimento por exercitoz
@@RomirPlayHouse Obrigado, mas não compreendi.
Por gentileza, como assim um único movimento por exército ? ( Excluindo os de ataque, máx. 3 , quando se conquista um território no combate)
Na realocação de exércitos, cada peça só pode se movimentar uma única vez!
Não existe limite para quantas sem movem simultaneamente, mas cada peça individual, só se move uma única vez para um território vizinho.
@@RomirPlayHouse Ah. B👍za. Muito grato.
obrigado pela explicação
Como são as tricas? Ex? Faço a 1a troca, depois outro jogador troca tb, seria a 1a troca dele ou a 2a troca da mesa?
Segunda troca da mesa.
Digamos que eu estou com 5 cartas de território. Sou obrigado a trocar com as 5 nas mãos? Caso eu opte por não trocar e consequentemente eu conquistasse um território EU NÃO IRIA RECEBER a 6 carta certo? Minha dúvida é se sou obrigado a trocar com 5 .... Seus vídeos são excelentes. Parabéns continue Assim... ✌🏼✌🏼👏🏼👏🏼
Você não é obrigado, só ficará com o risco de não receber cartas novas.
Primeiramente parabéns, quanta qualidade no video, outro ponto fiquei apenas com duas dúvidas: Caso eu conquiste o território e alguém o tome de mim na sequencia, perco a carta territorio conquistada ? e sobre o movimento das peças caso de ocupação posso mover mais que uma caso elas estejam lá ou apenas uma ?
Você não perde a carta ganha.
Você pode mover para o novo território no máximo a quantidade de exércitos envolvida na batalha que ganhou o território.
Dúvida: quando um exército é derrotado, ele volta pra caixa. Mas esse mesmo exército pode ser utilizado novamente, até mesmo no território onde ele estava antes? Se eles podem ser usados novamente, não corre o risco de um território ficar eternamente ocupado, já que o jogador daquela cor pode recolocar o exército derrotado no mesmo território? Valeu a atenção.
Pode usar exércitos derrotados sim. Eles podem voltar ao tabuleiro na fase de recebimentos de exércitos do jogador.
Um território só ficaria eternamente ocupado pelo mesmo jogador se ninguém atacar ele. 😁
@@RomirPlayHouse Muito obrigado!
Por gentileza, são quantas peças exercitos (pequenos e grandes ) no War ? É que comprei um jogo usado ?. Grata
Se não me engano, 70 exércitos pequenos e 5 grandes.
@@RomirPlayHouse valeu !!!!!!!
Uma dúvida, destruir os exércitos vermelhos por exemplo, quer dizer que quem destruir a última peça dos exércitos vermelhos que é considerado o que destruiu neh? Então se esse for meu objetivo, eu destruí quase todos e sobrou só um e outro destruir aí eu perdi o objetivo é vou para o substituto neh?
Exato.
Aí eu choro sem ninguém perceber, porque todos vão saber que o seu objetivo é conquistar 24 territórios e ninguém vai permitir !!
@@georger.c.arcienega9197 Só irão saber se vc contar.
Tô confuso no ataque , posso atacar com o mesmo exército mais de uma vez ? Caso meu inimigo tenha 4 e eu tbm 4 e cada um atacar com 3 e tirar 3 dados maiores que o dele, eu posso novamente atacar com os 3 até derrotar o que sobrou dele ou até perder todo meu exército ? Porque do contrário se eu tenho que ficar sabendo quais exércitos já atacaram ou não, quando eu tiver 10 exércitos no mesmo território vou me perder pra saber quantos já ataquei ou não, ainda mais quando vou perdendo exércitos. Outra dúvida , posso atacar se eu tiver menos exércitos ?
Pode sim. Não existe limite para a quantidade de vezes que um mesmo exército atacou.
Você pode atacar com menos exércitos que o defensor e você pode atacar com menos exércitos do que você possui. Por exemplo, em um território onde você tem 10 exércitos, atacar com apenas 1. Atacar com poucos exércitos, porém, não faz sentido estatístico. Usar a maior quantidade possível de exércitos e sempre estatisticamente melhor.
Sei que o vídeo é antigo, mas joguei hoje o game e fiquei em dúvida sobre um ngc. Meu objetivo era dominar tanto a Oceania quanto a América do Norte, o objetivo do meu pai era derrotar o exército amarelo, a questão é que para mim ganhar eu teria que derrotar os exércitos amarelos que faltavam no continente, e fazendo isso meu pai ganharia também pois aqueles eram os últimos que faltavam.... O jogo terminaria em algum critério de desempate ou algo assim?
Se outro jogador eliminar os exércitos amarelos neste seu exemplo, o objetivo de seu pai passa a ser conquistar uma certa quantidade de territórios.
Isto está escrito na carta de objetivo dele.
@@RomirPlayHouse na questão de CONQUISTAR territórios como objetivo do jogo, eu teria que atacar um território inimigo para poder conquistá-lo certo? E com isso teria que contar de cabeça quantos territórios eu conquistei ou anotar em algum lugar?
Não.
Ter conquistado significa simplesmente ter o controle do território. No início do jogo você já tem, inclusive, uma certa quantidade de terrenos conquistados.
@@RomirPlayHouse Mas se meu objetivo for ter 15 territórios conquistados, e eu já tiver o controle de 15 territórios no início do jogo, significa que eu ganho?
Existem dois problemas aí. Primeiro, na melhor das hipóteses, você começa com 14 territorios (em uma partida em 3 jogadores).
Segundo, até onde eu lembro, não existe objetivo de ter 15 territórios. O objetivo de territórios usual é ter 24 territórios. Existe, ainda, um objetivo que exige que você tenha apenas 18 territórios, mas que cada um tenha pelo menos 2 exércitos.
Desta forma, não existe modo de começar ganhando.
O que é considerado "destruir os exércitos vermelhos"?. Seria destruir o último território ocupado pelo vermelho? Se eu destruir todos os outros territórios do vermelho, mas outro jogador destruir o último, então eu não cumpri o objetivo?
Exato. Você tem que ser o jogador que efetivamente eliminou o último exército vermelho para considerar que ganhou com este objetivo.
Se você eliminou quase todos, mas outro jogador retirou o último, você não ganhou.
Olá Romir... Primeiramente parabéns pelo canal, adoro seus reviews!!!Descobri hoje que existe um War Game of Thrones... Vc já viu ou conhece esta versão?
Estou pensando em ir atrás de uma cópia para fazer vídeo. Ele tem algumas coisas bem diferentes.
Já fiquei curioso! Bom tema para jogar com a rapaziada de hoje em dia !
Vídeo do War GoT já está disponível no canal.
A Carta Cringa pode ser trocada pelos exercitos ou apenas completar casor tenha duas figuras geometricas distindas????
Ela só completa as figuras geométricas.
Oi amigo!Estou com uma dúvida,poderia me ajudar?Se por exemplo:Eu possuo 3 exércitos no meu território e ataco um inimigo que só possui 1 éxercito e ele acaba ganhando na defesa,de onde ele tiraria mais 1 exército para colocar no seu novo território,sendo que o seu território anterior só possui 1 exército?Tira-se de outro território meu?
Você está cometendo dois erros conceituais.
Primeiro, se você tem um território com 3 exércitos, isto significa que um deles é o exército de ocupação, o qual não pode ser usado em nenhum ataque. Isto significa que, no seu exemplo, você rolaria apenas 2 dados (pelos 2 exércitos que estão efetivamente atacando) contra apenas o exército de ocupação do seu inimigo (exércitos de ocupação só podem ser usados na defesa).
Desta forma, e aí vem o segundo erro conceitual, mesmo que o exército defensor ganhe dos dois exércitos atacantes, ele nunca ganhará do exército de ocupação do atacante, porque o exército de ocupação atacante não participa do ataque. Isto significa que nunca, em hipótese alguma, um defensor conquistará o território do atacante em uma batalha.
@@RomirPlayHouse Mt obg!!
@@RomirPlayHouse mais o atacante perde dois exércitos ?
Não.
Independente do lado que perde, a quantidade máxima de exércitos perdidos e a quantidade de dados rolados pelo lado que menos dados usou.
Neste exemplo, um lado rolou 3 dados e o outro apenas 1, então apenas 1 exército será perdido.
Oi Romir, a dúvida! Na primeira rodada, recebe os exércitos distribuí e não ataca, isso? Na segunda rodada, recebe novamente ataca? Não fica injusto com quem se defende com exércitos a menos?
Esta é uma dúvida frequente e a resposta é que depende.
Se a mesa deixar, sim, você tem razão, e quem joga depois tem desvantagem.
Mas ao atacar e conquistar muitos territórios, o jogador inicial também acabará com poucos exércitos por território, tornando-se, ele mesmo, um alvo fácil para os demais jogadores.
Desta forma, se todos jogarem de forma inteligente no início da partida, tentando manter o jogo equilibrado, a vantagem do jogador inicial é balanceada pelos demais jogadores.
se no início do jogo eu tiver com 10 territórios e meu objetivo é conquistar 10, então eu tenho que conquistar além dos que eu já tenho?? então se caso eu conquistar o território X, e outra pessoa me tomar ele depois, eu ainda conto como um território conquistado ou não?? e se caso alguém tomar um território que não foi oq eu conquistei, e sim aqueles que eu ganhei no início do jogo, como fica essa soma? eu tenho que anotar pra saber quais eu conquistei ou necessariamente no final do jogo eu tenho que ter os que eu já tinha + os que a carta mandou eu conquistar?agradeço desde já
Não existe objetivo de conquistar 10 territórios. Apenas de conquistar 24 territórios ou de conquistar 18 territórios mantendo pelo menos 2 exércitos em cada.
Os territórios inicias contam como territórios para o fim dos objetivos
Boa noite. Minha dúvida é se ao iniciar ou finalizar uma batalha, se pode movimentar os exércitos por exemplo: Tirando alguns da américa do sul, para a europa por exemplo, desde que eu tenha um território em ambos. Pode? ou só pode movimentar peças de territórios vizinhos?
Você só pode mover seus exércitos na fase de reorganizar tropas entre territórios adjacentes
@@RomirPlayHouse só pode reorganizar tropas quando acaba a batalha? Não pode organizar no início?
A reorganização é uma fase específica, realizada apenas após a fase de batalhas estar completa
me ajuda por favor, joguei um jogo de War e não sei quando podia revelar meu objetivo, posso revela-lo mesmo sem ser o meu turno, ou eu tenho que revelar ele durante a minha vez? E se for durante a minha vez, tem que ser em algum momento específico? Preciso muito da sua ajuda
Resposta: O objetivo é revelado assim que for atingido, sendo esse o seu turno ou não.
Obs: Eu coloquei a pergunta e resposta porque essa minha dúvida foi respondida pelo dono do canal em outro vídeo, e agora a-coloquei aqui para ajudar outros que possam ter tido a mesma dúvida.
Você revela assim que cumprir o objetivo. Porém não se esqueça que se o seu objetivo era destruir os exércitos de algum jogador e não foi você que destruiu, seu objetivo imediatamente muda para conquistar uma certa quantidade de territórios.
Oq acontece ou oq tem q ser feito quando algum jogador desiste
O jogo acaba. Não existe esta possibilidade nas regras…
Então saiba com quem você vai começar a partida.
Olá amigo gostaria de saber o que fazer quando todas minhas cartas são apenas números? Parabéns pelos vídeos...
Você sempre pode descarta-las sem nenhum efeito, para abrir espaço na sua mão para novas cartas.
O meu objetivo era conquistar dois continentes e mais três territórios. Consegui concluir mas automaticamente destruí a cor que era o objetivo de outro adversário, ele também já tinha concluído o objetivo secundário que era conquistar 15 territórios, ouve um empate então?
Não. Para você ganhar, tem que chegar no seu turno. Você ganhou.
A dúvida bizarra q eu tenho não tirou!! Pode ou não pode fazer a primeira troca de 4 com a segunda troca de 6 ao mesmo tempo se eu tiver cartinhas suficientes pra trocar
Você não tem como acumular tantas cartas. Eu explico no meu vídeo de regras que, ao acumular 5 cartas, você é obrigado a fazer uma troca quando for sua vez. Isto fará com que você diminua sua mão novamente para 2 cartas.
Posso remanejar os exércitos em todas direções possíveis adjacentes?
Sim
Tenho uma dúvida: se eu tenho o território A com várias tropas e ataco e conquisto o território B, movendo 3 tropas para lá. Findada a rodada de ataque, na rodada de movimentação/remanejamento, posso mover as tropas restantes do território A para fortificar o território B?
Sem dúvida, lembrando que você é obrigado a deixar pelo menos um exército no território A como exército de ocupação.
Oi Romir tu tem o jogo Civilization a New Order? Podia falar dele, Civilization é um jogo digital porém fez tanto sucesso que fizeram uma versão analógica que também é bom.
Infelizmente não tenho... 😔
@@RomirPlayHouse eita mais tranquilo, parabéns pelo canal
@felipe vc se refere ao civilozation new dawn? Se for tenho e eh nto bom. Agora new order? Nao conheco...tem o link ai do jogo?
@@gabrielwalraven2308 eita vi agora que digitei errado, não é o New Order seria esse mesmo que você falou New Dawn (novo amanhecer)
Esse jogo nao teve hipe como outros que sao ate mais fracos. Ele eh mto show. Meu top5
Na parte de deslocar o exercito como quiser, nao entendi muito bem. N era so uma vez so quando finalizasse os ataques?
Quando você ganha um território, você deve mover pelo menos um exército e no máximo a quantidade de exércitos envolvida na última batalha.
Depois de todos os ataques você ainda pode mover cada exército em um território.
Alguém sabe me dizer se depois da troca de cartas é obrigatório vc passar a vez ?e se pode trocar as cartas assim que pegar o trio de trocas ou tem que esperar uma próxima rodada ?
Começou a pegar cartas, acabou seu turno. Você não pode fazer mais nada até chegar sua vez novamente.
Então quer dizer que a cada rodada conta o número de territórios e dividi por dois, dessa forma a gente ganha mais exércitos ? É isso?
Sim. Isto acontece no início de cada rodada
O que faço se eu for atacar um territorio com tres exercitos e o dado der:2, 2 e 1; enquanto o atacado tiver dois exercitos e der os resultados:4 e 1? Como ocorre a organizaçao dos exercitos que irao perder?
Tipo:Ataque. Defesa
2 4
2 1
1
Você compara os resultados dos dados exatamente como você mostrou.
Neste exemplo, o atacante perderia um exército e o defensou, outro.
@@RomirPlayHouse muito obrigado
Boa tarde! Quando um jogador atinge seu objetivo e não bate na mesma jogada, o que acontece? Ex.: O objetivo é 18 territórios cada um com 2 exércitos, o jogador acabou conquistando 19 territórios e passou a jogada, ele continua no jogo e ainda tem possibilidade de ganhar?
Sim, só que ele corre o risco que outro jogador ganhe antes dele.
Se, em uma situação assim, outro jogador cumpriu o objetivo de, suponhamos, eliminar os exércitos amarelos, este outro jogador que ganhou e não adianta o jogador que deixou passar reclamar que ele estava com o objetivo cumprido.
Obrigada Romir pela explicação 👍
Sempre que precisar
Boa noite. Nós estavamos jogando eo atacante jogou 3 pessas eo defensor duas a primeira peça deu empate ea segunda o atacante ganhou no caso quem ganhou ?
Se entendi direito, o atacante usou 3 dados e o defensor apenas 2.
Se for isto, imagine a situação hipotética dos seguintes resultados: ataque com 6, 4 e 2; defesa com 6 e 3.
Neste exemplo comparamos os maiores resultados e os segundos maiores, ou seja, 6x6 (empate) e 4x3 (ataque ganha).
Neste exemplo, o atacante perde um exército (pelo empate, onde a defesa tem vantagem) e o defensor perde um exercido (pela derrota na segunda comparação).
Note que ambos perderam um exército neste exemplo. Uma rolagem de dados não tem um vencedor ou um perdedor apenas, podendo existir baixas em ambos os lados.
A respeito da regra de movimentação entre territórios depende da interpretação que se dá das regras. Não há problemas em jogar da forma como você mostrou, desde que todos concordem com essa interpretação.
Mas a forma que eu sempre joguei é de que o exército de ocupação que já estava naquele território não pode ser movido naquela rodada, mesmo que você tenha trazido novos exércitos para o território. Portanto, não sendo possível a movimentação de 1 exército ao longo de vários territórios consecutivos. Inclusive, essa é a regra aplicada no jogo online da Grow.
Por exemplo: Digamos que eu tenha 1 exército na Sibéria, 3 exércitos em Tchita e 4 na China. Da forma que eu sempre joguei eu poderia mover 2 exércitos de Tchita para Sibéria e, se quisesse, mover 3 da China para Tchita. Então a Sibéria ficaria com 3 exércitos, Tchita com 4 e a China com 1.
No seu exemplo seria possível mover 2 de Tchita para a Sibéria, depois 3 da China para Tchita e depois novamente 1 de Tchita para a Sibéria. Eu vejo um grande problema nessa interpretação, pois ela permite a movimentação de muitas peças entre territórios não contínuos.
Para facilitar e evitar a mistura de exércitos na hora da movimetação, eu jogava com uma regra adicional que era não poder mais movimentar exércitos de um território depois de já ter movido para dentro dele. Ainda no meu exemplo, a movimentação precisa seguir a ordem de Tchita para a Sibéria e depois da China para Tchita. Se movimentar primeiro da China para Tchita, perde a oportunidade de movimentar de Tchita para a Sibéria. Ainda que na prática o resultado final fosse o mesmo, eu preferia jogar dessa forma para evitar misturar os exércitos que chegaram com os exércitos que já estavam lá. No jogo online não precisa disso, porque o próprio jogo faz esse controle não permitindo mover os exércitos que chegaram.
Mas justamente as regras falam que cada território deve permanecer com um exército de ocupação.
Eu só achei o furo na lei.
Se você prefere proibir em seus jogos, sem problema, mas este subterfúgio não infringe nenhuma regra do jogo.
@@RomirPlayHouse como eu disse, é uma interpretação sua. Se você prefere jogar assim com seus amigos, não vejo nenhum problema.
Mas veja, se na Oceania eu tenho 2 exércitos em cada território e tiver território concatenado até a Groelândia, eu consigo levar 4 exércitos da Oceania para a Groelândia com a sua interpretação, e particularmente, não vejo muito sentido nisso.
No jogo online (que é da Grow) você não consegue usar esse "subterfúgio", o que significa que a regra de fato não permite essa movimentação sem uma interpretação criativa.
Mas enfim, no tabuleiro cada um é livre para criar as próprias regras ou para interpretá-las livremente. Desde que todos os jogadores estejam de acordo, é claro.
Acho que você não entendeu o furo nas regras que eu expliquei.
Mesmo usando isto, seria impossível fazer o que você falou.
Imagine que eu tenho 2 exércitos em cada território da Oceania. Eu posso mover 1 da Austrália para Bornéu e outro de Nova Guiné para Bornéu, que agora ficou com 4 exércitos.
De Bornéu, eu deixo um dos novos exércitos como ocupação e movo 3 para China (onde também tinha 2).
Mantenho um dos 3 movidos como ocupação e os outros 2 movidos já se deslocaram e devem ficar parados.
Aí eu posso mover os 2 que estavam na China para Vladivostok (onde também tenho 2 exércitos).
Um dos que chegou vira ocupação e o outro não pode mais se mover porque já se deslocou.
Novo os dois que estavam em Vladivostok para o Alasca… e assim por diante.
Note que, no fim da matemática, apenas 1 (um único e somente um único) exército conseguiu se mover adicionalmente através de diversos territórios usando o furo nas regras.
Não é possível, de forma nenhuma, mover mais do que um único exército deste modo.
@@RomirPlayHouse sim, eu entendi. Mas a regra também não fala que eu tenho que mover todos os exércitos de uma única vez.
Então eu poderia mover somente 1 exército da Austrália e levá-lo até a Groelândia. Depois fazer o mesmo com o exército da Nova Guiné e assim por diante, sempre trocando o exército de ocupação. Se eu posso trocar o exército de ocupação na primeira movimentação, eu posso trocar nas seguintes.
Aí vem a questão: cada jogador não pode individualmente fazer a sua própria interpretação. Todos os jogadores do tabuleiro precisam estar de acordo.
Mesmo a interpretação de que poderia levar 1 único exército também não é válida no jogo online, porque o próprio jogo não permite essa movimentação. O exército de ocupação permanece o mesmo até o final da rodada.
Não… você realmente não entendeu.
Você conseguiria mover o da Austrália, mas não mais o de Nova Guiné, porque em algum lugar os exércitos de ocupação já foram movidos e não podem mais se mover.
Imagine que Vladivostok é seu destino final e estava com apenas 1 exercito.
1) Austrália 2 / Bornéu 2 / nova Guiné 2 / china 2 / Vladivostok 1
2) Austrália 1 / Bornéu 2+1 / nova Guiné - 2 / china -2 / Vladivostok 1 (move 1 da austrália para Bornéu)
3) Bornéu 1+1 / nova Guiné 2 / china 2+1/ Vladivostok 1 (move 1 de Bornéu para China)
4) Bornéu 1+1 / nova Guiné 2 / china 1+1 / Vladivostok 1+1 (move 1 da China para Vladivostok)
5) Bornéu 1+2 / nova Guiné-1 / china 1+1 / Vladivostok 1+1 (move 1 de nova Guiné para Bornéu)
6) Bornéu 0+2 / china 1+2 / Vladivostok 1+1 (move 1 de Bornéu para China)
7) China 0+2 / Vladivostok 1+2 (move 1 da china para Vladivostok).
8) acabaram os movimentos possíveis.
Mesmo movendo de 1 em 1, o que mudou foi 1 exército a mais no destino.
Até seria possível conseguir mais exércitos no destino final, desde que você consiga usar rotas diferentes para chegar lá, o que, normalmente, não é tão simples nem tão fácil.
Tenho uma dúvida q vc não respondeu: pra que serve trocar as cartas? Como trocar as cartas? Troco com um adversário?
Esta resposta não está aqui porque esta não é uma das dúvidas que mais apareceram no canal.
Mas eu explico isto no meu vídeo de regras do War, que você pode ver aqui:
ruclips.net/video/4pN7Ee0M3Ko/видео.html
Se o ataque tem 4 exércitos e a defesa tem 3 exércitos, a Defesa tb pode jogar com três dados, ou 1 fica sendo de base e no caso joga com 2 dados?
A defesa joga com o exército de ocupação. Neste caso, ela jogaria com 3 dados
Minha dúvida é: no mapa do War o Oriente Médio faz fronteira com o Egito?
Eu jogo usualmente fazendo fronteira, mas a melhor coisa é decidir antes de começar a jogar com os participantes.
Ótimo vídeo, porém eu discordo de uma dúvida que foi respondida, se a defesa tem 3x ou mais exércitos, ela é obrigada a defender com os três, pois, nos manuais não existe essa escolha e no WAR ONLINE, você também não tem a opção de defender como menos possuindo muitos exércitos ... Por isso dá se a entender que você sempre defende com a quantidade máxima que possuir naquele território.
Você pode defender com menos sim. O ponto é que não faz sentido nenhum. Você está se sabotando usando menos exércitos.
Ia deixar mais longo o jogo ! PelamordeDeus !!
Quando eu domino 2 territórios eu pego as cartas dos 2 ou so de 1, e a carta que eu pego tem que ser do território que eu peguei ou aleatória? Por favor me ajuda
Independente de quantos territórios você conquiste, você só ganha as cartas uma vez por rodada.
As cartas ganhas pela conquista sempre vem do monte de compras, aleatoriamente.
Eu quero saber somente se a Suécia faz fronteira com Alemanha e o oriente médio com o Sudão
Suécia só tem fronteira com Moscou e Inglaterra.
O Oriente Médio com Egito, Índia, Aral, Moscou e Polônia.
Mas… o ideal neste tipo de situação é combinar com os demais jogadores antes de começar o jogo para não dar brigas
Alguem sabe dizer porque os fãns gostam mais do 1 do que do 2?Já perguntei para várias pessoas e ninguém sabe responder só falam que é,ao meu ver o 2 é uma evolução mais dinâmica do 1 e mais balanceda.
Não sei se isto é realmente verdade. O original vende mais, acredito, simplesmente por ser o original.
não tenho nada contra o war 1,sei q ele faz mais sucesso,a minha duvida é porquê os fãns n gostam muito do 2?acho o 1 bom. acho seu canal legal o melhor que já falou sobre war até agora se já não fosse inscrito me inscreveria
Obrigado por se dispor a nos ajudar. Tenho uma duvida. Eu tenho 4 exércitos, meu oponente também tem 4 no território vizinho. Posso escolher atacar utilizando apenas 1 dado? Se sim, meu oponente vai ser obrigado a utilizar também 1 dado?
Você pode escolher usar apenas um exército no ataque. Seu oponente pode defender com 3 e jogará 3 dados, mas a comparação só será feita entre seu dado e o maior resultado do oponente.
Mas, já respondi isso anteriormente aqui e no vídeo original, estatisticamente SEMPRE vale a pena atacar com tudo que você puder. Isso aumenta a possibilidade de sucesso significativamente.
@@RomirPlayHouse outra dúvida: quando ataca com 3 dados tendo sempre quatro ou mais exércitos, se perder, perde 3 exércitos ou perde 1 só?
Você sempre perde, no máximo, a menor quantidade de exércitos envolvidos. Neste exemplo, a menor quantidade de exércitos era 1, então, no máximo, um lado perderá 1 exército.
@@RomirPlayHouse você não entendeu minha pergunta. Eu não falei que a defesa tinha somente 1! Se ambos tem 3 ou mais exércitos, e o ataque ganha os três dados na soma. Tira 1 só da defesa, ou tira os três?
3
Existe fronteira entre alemanha e suécia ou entre oriente médio e sudão?
Eu sempre joguei com o Sudão fazendo fronteira com o Oriente Médio. Já a Suécia, na minha opinião, só tem duas fronteiras: Moscou e Inglaterra.
Romir, tenho uma DUVIDA, caso o jogador estiver na vez dele, e ele me atacar com 3 exercito, e eu me defender com 3 exércitos e meus 3 dados de defesa foi maior que os 3 dele de ataque, ae ele perde e eu fico com o território dele certo ? Mesmo estando na vez dele de jogar, quando chegar a minha vez de jogar, eu ganho carta por ter dominado o território dele que conquistei apenas me defendendo ?
Negativo. Você nunca pode conquistar um território sendo o defensor.
Além disto, acredito que neste exemplo exista um erro adicional: o atacante nunca, em hipótese nenhuma, pode usar o exército de ocupação para o ataque. Isto significa que mesmo que você ganhe de todos os exércitos atacantes, sempre sobrará pelo menos um exército ocupando o território de origem do ataque.
Olá
Tenho dúvida sobre as trocas
Qual a dúvida?
Olá, estou adorando seus vídeos, me surgiu uma dúvida, qual marca de sleeves e onde comprar você me recomenda ?
Existem diversas boas marcas no mercado: Bucaneiros, Meeple BR, Meeple Virus, Redbox (atualmente Buró) que você pode escolher. Porém, dependendo do que você procura, você pode encontrar substitutos razoáveis em lojas de embalagens.
@@RomirPlayHouse excelente, sabe me dizer qual o tamanho mais adequado para as cartas da linha de jogo war da grow ?
@@allyssonbarbosa7048 eu comprei USA e deu certinho
Oii, td bem? Eu, meu pai e meu irmão jogamos WAR, nós compramos o jogo ontem mas temos uma dúvida. Quando chega minha vez eu vou repor meus exercitos.. Quando eu for atacar eu posso usar os exercitos q eu usei pra repor ou só na minha proxima vez? Se puder me ajudar agradeco 😊
Pode sim. Receber novos exércitos é a primeira fase da rodada, os ataques são a segunda fase.
@@RomirPlayHouse Me ajudou mt! Obrigada
E quando os jogadores ficam com só um exército em um território e não tem como ganhar mais exércitos?
Não importa quantos territórios você possui, você sempre recebe um mínimo de 3 exércitos.
@@RomirPlayHouse como assim, por exemplo, a gente começou War vikings, daí meus dois amigos ficaram com só 1 exército por território, sendo assim não tinham como atacar, o que acontece
Se você ficou com apenas um exército por território você é obrigado a passar a vez, mas no início de sua jogada você sempre ganha exércitos. Primeiro pela quantidade de territórios que você possui, depois pela totalidade de um continente, mas sempre, no mínimo, 3 exercitos
@@RomirPlayHouse ok, se eu fico sem possibilidade de atacar, no caso de estar cercado de exercícios maiores eu passo a vez então?
Você passa sempre que não quiser ou não puder mais atacar. E no início de sua jogada você sempre recebe novos exércitos.
Gostei muito
Obrigado
.jogo bom valeu!!
Mas uma pergunta. Se eu tiver o país posso trocar só a carta única ou não?ela deve ter auxílio de números ou não? Se eu tiver três carta de território eu posso trica as 3 ? Vale quantos exercitos
Espera um pouco… que war você está falando? No War básico, você troca quando tiver uma trinca de símbolos iguais ou diferentes, o que é impossível não acontecer com 5 cartas na mão.
Tou perguntando sobre war 2
No war 2 as cartas de troca funcionam de uma forma completamente diferente do war.
Você poderia ter colocado esta pergunta em meu vídeo do War 2, para não gerar confusão para quem lê os comentários.
De qualquer forma, no war 2 não existe trinca. Você troca territórios que você possui com ou sem números auxiliando. Se não tiver número, ele vale apenas 1 exército.
Obg
@hikelmerike8364 sem problema… sempre que precisar
Eu entendo que essa movimentação constante é legal, mas dá na mesma, se for o primeiro ou o segundo botão, já que é da mesma cor e sempre deve ter uma tropa de ocupação, então dá na mesma mover a primeira ou a segunda segunda tropa. isso pra mim não faz sentido.
Muito pelo contrário. O efeito pode ser o mesmo, mas justamente fazer assim permite que cada exército seja movido apenas uma vez, seguindo as regras. Se você fizer diferente, está burlando as regras do jogo.