Quando eu era mãe quase não tinha ninguém pra explicar como lidar com birra de uma forma tão empática! Que bom estar aprendendo isso agora que sou avó! Obrigada, Thiago!
Tenho 3 filhos (um casal de gêmeos de 2 anos e uma garotinha de 5) e depois que entendi a respeitar essas explosões de sentimentos consigo me focar no que realmente é necessário e conversar com eles e deixo fluir os sentimentos até passar. fico com eles para dar apoio. É muita cansativo e fico esgotada, mas sinto que estou fazendo o certo. Estou longe da perfeição, mas sinto uma melhora pelo menos nesse ponto. Obrigada Thiago!
Thiago, como sempre você é muito coerente naquilo que você fala. Está de parabéns. Eu preciso de confessar algo: antes de ser pai eu havia lido alguns textos seus e normalmente eu pensava que "nossa, esse cara é benevolente demais." Eis que chega nossa pimpolho e então ele, com seus três meses, me fez rever muitos conceitos e te dar toda a razão. Realmente, bebês precisam de colo. Eles precisam estar próximos. E não, não tem como um bebê ficar "mal acostumado" ou fazer birra. Uma das coisas que mais me marcaram na minha infância foi o sentimento de nunca ser ouvido e, definitivamente, eu não quero que o meu filho se sinta ignorado por mim. Sinceramente, eu acredito mesmo que teremos adultos muito mais equilibrados se simplesmente dermos ouvido aos nossos próprios filhos. Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho!
Demais, Lucas ! Fico tão feliz ao perceber que essa nova geração de pais está chegando muito mais consciente, buscando conhecimento e as melhores alternativas para a criação desses pequenos. Penso que nossas crianças realmente terão a capacidade de mudar a sociedade em que vivemos.
Muito bom! Confesso que já usei a estratégia do deixar chorar até cansar - aprendi com meus pais. Mas quando comecei a ler sobre Disciplina Positiva, sobre acolher os pequenos e ajudá-los a entender o que está acontecendo, percebi que meu filhote rapidamente parava com o choro. All we need is love!
Onde a gente curte milhões de vezes?! Cara, quando não somos pais é muito mais fácil apontar e criticar aí quando chegam os nossos a gente muda obrigatoriamente de postura. Sempre vi crianças fazendo "birra" e minha postura era dizer deixa chorar e não dá atenção. Hoje o meu baby tem 7 meses e quando não consegue executar alguma coisa se frusta e chora e se joga pra traz e o que eu faço?! Acalmo, abraço e peço que tenha calma que eu estou ali pra ajudar. Que bom que a gente pode mudar, que bom que a gente pode pagar nossa língua. Seu vídeo está perfeito. Parabéns mais uma vez por abordar um tema delicado com humor e mesmo assim sendo muito claro.
+Isis de Oliveira Silva Barreto França Ahhh, querida, muito obrigado pelo carinho! Não dá pra curtir um milhão de vezes, mas você pode compartilhar um milhão de vezes e ajudar mais pessoas a refletirem sobre o que é birra! :)
Agora imagina uma mãe de primeira viagem, com um bebê lindo de 4 meses, q se emociona e chora a cada video seu! Pensa num ser emotivo!! Obrigada pelos videos!
Como é bom saber que tem muitas pessoas nessa nova geração de pais e mães que estão começando a olhar diferente para nossas crianças. Minha filha tem 4 meses, pego no colo o tempo todo, dou muito amor, e não acredito que isso seja mimo ou manha. Pretendo ajudá-la a superar seus problemas e frustrações que virão, afinal não vai ser fácil para ela que acabou de chegar ao mundo. Mas compreender e ajudar nossos filhos não é o mais difícil. Mais difícil é conviver com família e amigos que não tem a mesma compreensão e torcem o nariz o tempo todo, cheios de julgamento.
+Gelma Muniz é muito difícil mesmo conviver com quem julga o que nós fazemos, mas a minha esperança é que os meus vídeos também traga reflexão para essas pessoas!
E tao bom encontrar uma pessoa tao gentil e humana como vc. Sou mae da Isabella de 1 ano e meio. Nao aguento mais ouvir das pessoas: "vira as costas, deixa ela chorar." " ela caiu? finge que nao viu se nao ela vai crescer mole" "Aplica o cry it out." "Ah voce se dedica demais a sua filha." Desde que ela nasceu queriam que eu deixasse ela chorando no berco pra fazer nossas vidas mais faceis.
Maria a mim acontece me o mesmo também tenho uma Isabela de 16 meses. Pratico o co-sleeping e não a deixo chorar eternamente em nenhuma situação. Não fiz isso com a minha filha mais velha e estou contente com os resultados a mais velha é super calma e a miuda mais querida do mundo...
Curti demais! Minha filha tem 3 anos e 4 meses e é super chorona. Tem uma baita dificuldade pra lidar com as frustrações desde as mais simples as mais complexas. Todo mundo da família morre de vontade de levar no psicologo e médicos o que pra mim só mostra que temos que tomar mais as rédeas e ver que somos nós que devemos mudar nossa rotina e hábitos pra que a criança se sinta mais alegre e confortável com todas as novidades. Criação com apego tem que ter paciência mas nunca vi uma geração tão esclarecida e feliz antes.
+Isadora Rx Obrigado pelo seu comentário! Acho que é isso mesmo: paciência e respeito, que essa geração vai crescer de uma maneira muito diferente da nossa.
Thiago você faz um trabalho muito bom... é muito bom ver um um trabalho como o seu bom para pais e mães, desfocando mitos, inclusive do fato de ser um homem, sem ser pediatra, que compreende com erros e acertos a paternidade. Culturalmente os homens são relegado a um papel de provedor apenas na criação de filhos... Claro que não é seu foco mas eu fico feliz vendo esse preconceito caindo. Vejo em vocês como eu, um homem feliz e realizado como pai. Parabéns
Tão importante que os pais tenham essa consciência! Os adultos precisam sintonizar e ler os comportamentos das crianças quando estas ainda não têm repertório para comunicar verbalmente suas frustrações e necessidades...
Minha filhota de dois anos e oito meses era muito birrenta e eu ficava completamente perdida. gritava, saculejava, ficava nervosa mesmo. Cheguei ate a dar umas boas palmadas. Depois ficava pessima , me sentia mal a ponto de chorar. Cuido dela praticamente sozinha.Ai comecei a ler e agora quando ela da sinais de que vai fazer manha eu pego no colo, abraço, tiro de onde está e tento entender o que ta acontecendo e incrivel como ela relaxa e como nos entendemos muito melhor. E assim q quero criar meu bebe com muito amor e compreensao. Abraços!
Cada dia mais sua fã!!!! Lidar com frustrações, com idéias e soluções diferentes da que nós ADULTOS esperamos não é nada fácil, imagine para os pequenos que ainda estão tentando se posicionar no mundo!? Esses olhares e julgamentos só nos mostra o quanto está faltando amor e compaixão no mundo!!! Meu filho tem 2 anos e 8 meses, extremamente curioso, explorador e atiiiiivo! Pensa em quantos olhares não recebo quando falo com ele para descer de algum móvel, quando peço a ele para fechar uma gaveta ou não abrir um armário? Depois de tantos stresses com isso decidi: FICO MUITO MAIS na minha casa, a fase exploradora passará e ele entende aonde está e qual o comportamento esperaremos dele com o tempo. Aqui sono é motivo para crise de choro, por isso, a rotina diária é indispensável para vivermos cada dia menos essas crises de "birra"!!! Gratidão!!!
Thiago se superando! Parabéns! Adoro seus vídeos! Aqui com Chico com 2 anos notamos bem que os dias, semana (às vezes mais de uma rsrs) difíceis vem acompanhadas de grandes desafios - uma mudança de casa, uma pessoa a mais outra a menos na casa, enfim.. eles são tão sensíveis que às vezes encontrar a razão não é tarefa fácil, mas estão lá sempre! Mas é bom conversar sobre a dificuldade de se manter calmo na hora da crise. Descansar, dormir, dividir tarefas, ter tempo para liberar nossa energia (que seja por 15 minutos fazendo algo para nós pais) é fundamental ;) Sigamos plantando o amor, respeito e a empatia! Parabéns pelo seu trabalho!!
Excelentes comentários e orientações. Minha pequena fez 5 meses e por aqui colo é vida!!! É triste escutar de amigos nossos que tem filhos da mesma idade afirmações de que aquele ser já tem a capacidade de manipular. Bom ter uma voz por aqui. Parabéns pelo trabalho!!! Abraços!
Muito massa sempre......la em ksa.....o colo, a conversa e a saída pela tangente como disse a Julia Linne são sempre os caminhos mais utilizados...e a minha pequena tem crescido e desenvolvido...e viva o acolhimento e a empatia aos pequenos...so pra completar minha gremlin tem 2 anos......
quantos filhos de 1 ano e 8 meses temos aqui... Kkkk incluindo o meu. pois é, muito complicado lidar com isso pq eu mesmo volta e meia me pego frustrado numa birra dele pq simplesmente ele para de escutar e vem gritos e mais gritos por mais que eu tente ajuda - lo falando calmo. Ando treinando constantemente p manter a calma e não virar 2 birrentos. Valeu pela dica... muita meditação e amor com o bichinho. Já melhorei muito tendo essa consciência.
Nossa muito bom este vídeo! Desde que comecei a falar filho pode chorar e abraço meu filho de 3 anos ele para de chorar logo....Quando falava não chora filho não precisa chorar parece q era pior e o choro era interminável....
Adorei seu vídeo, principalmente da forma tão direta e simples que você consegue falar sobre assuntos que parecem ser tão complexos, sem contar como são importantes para qualquer pai. Parabéns e obrigado por dedicar seu tempo para nos mostrar seu ponto de vista!
muito legal a forma em que você aborda esse assunto de maneira leve e fácil de entender,tenho um livro que fala sobre como entender esses momentos de estresse da criança pequena ,"A Criança mais feliz do Pedaço" do Harvey karp ele é um pediatra que começou a observar os pequenos e estuda -los e partir daí ele começou aplicar métodos muito legais ,vale a pena conhecer.
Muito bom! Estou feliz cmg de já pensar mais ou menos assim, mas o vídeo reforçou e ou acrescentou bem. Legal. Ainda não sou pai, não sei o que é receber chuva de olhares negativos por meu filho estar fazendo "birra", mas espero/imagino que quando acontecer comigo, vou entrar na terra do nunca e me preocupar só com meu filho e nada mais. Olhando de fora alguns casos, nem sempre é difícil de descobrir o que se passa. Já vi pai e mãe agasalhados e o filho chorando com camiseta de manga longa apenas; criancinha as 22:00 no shopping esperando o pai ou a mãe experimentar o oitavo terno ou sapato. Criança sente sono, frio, fome, sede e por aí vai. Talvez ele não esteja com nada disso e aí entra no que você me acrescentou está se adaptando e entendo sua no mundo e isso não deve haver meio de quantificar o quão duro é para cada um. Tem que ser respeitado.
E jamais subestimar o poder do "Puuuxa, minha filha, que triste você não poder desmontar o celular da mamãe! Que absurdo! Agora olha ali o au au..." Saída estratégica pela tangente funciona até com adulto...
Acho que cada criança é de um jeito, já são mini pessoinhas e as que tem a personalidade forte os pais sofrem com olhares de julgamento, como se estivesse algo errado na educação. Minha filha é dessas, desde recem nascida, cheia de personalidade. Agora com 2 anos, já passamos por situações constrangedoras, mas sempre lidamos com muita paciência, amor e carinho. O desgaste é grande, mas é a maneira que acreditamos dar certo. Adoro assistir seus videos, eles condiz bastante com a rotina aqui em casa. Parabéns! Espero ver em alguns deles sobre alimentação, principalmente em viagens e restaurantes!!! Socorro, difícil segurar sem ipad e celulares, me sinto culpada qndo apelamos para esses meios! Abraço
Thiago, mais uma vez obrigadaaaaa... Seus textos e vídeos, me fazem pensar muito e claro colocar em pratica! E adoraria ter mais ajuda sobre a tal fase dos 2 anos!
Parabéns! Mais um video show de bola. Ainda nao cheguei na fase da birra, meu bebe tem 5 meses, mas ja ouvi coisas absurdas a respeito. Adorei a explicação, faz todo sentido. Eu e meu esposo estamos lendo o livro Disciplina Positiva, indicação sua, estamos adorando.Obrigada! Bruna
+Fernando Custodio Que bom que estão gostando, Bruna! E o fato de vocês estarem pensando sobre essas questões com o bebê pequeno já vai ajudar na hora que ele crescer :)
Cara! Eu vim olhar teus videos pela indicaçao da Flavia Calina, ela falou muuuuiiiito bem do seu canal. este foi o primeiro video que ví e ameiii. Mais uma inscrita. Sou apenas uma tentante na esperança de um dia por em pratica tudo que estou aprendendo com a Flavinha e agora com Vc. wleu. 😘
muito bom!! eu tenho um baby de 1 ano e 8m e nesse final de semana fomos a praia... já imaginou a euforia misturada com cansaço depois de algumas horas... afff muitos olhares!!!
Adoro os seus vídeos Thiago!! Tbm penso que quando uma criança chora muito e faz de tudo para chamar a atenção é pq ela está pedindo ajuda. Não aguento quando estou na rua ou em qualquer lugar e vejo uma criança sendo repreendida, ou as vezes até levando uns tapas, só pq chorou. Isso me corta o coração. Com a minha filha eu tento sempre descobrir oq pode ser e ao mesmo tempo distraí-la com alguma coisa.
Sensacional! Essa abordagem de tentar entender os sentimentos das crianças é muito importante! Aprendi muito isso acompanhando você nas redes *te sigo em todas possíveis HAHAHA*! E acho que falar dos terrible two é legal pra essa temporada ein?! beijos de luz!
hahaha aeeeee! Obrigado por me seguir! Olha, tenho uma boa notícia então, porque acabei de gravar um vídeo sobre terrible two. Daqui a pouco tá no ar :D
Adorei seus vídeos e não faz nem meia hora que comecei assistir,preciso aprender a ser mãe estou tendo dificuldades com minha filha de 2 anos , estou grávida de seis meses e ando muito nervosa e não sabendo lidar com ela. :(
8 лет назад+1
Thiago, adorei seu canal e esse vídeo. Acredito que esse tema seja a preocupação de muitos pais. Fiz um vídeo recentemente sobre Disciplina Positiva e comentei sobre "Birra". Também não gosto muito dessa palavra, pois não cabe em crianças que estão aprendendo a ter contato com a realidade, os limites e o certo ou errado. Muito bom, parabéns! Já sou fã! ;) Abs Renata
Cada vez mais fã!!! Será que dava pra você me passar referências bibliográficas da Criação com Apego e Disciplina Positiva??? Eu estou fazendo disso que você fala um manual e tenho tido ótimas experiências com o meu pequeno de 2 anos. Obrigado!!
+RENATO LUIZ GONÇALVES DE OLIVEIRA Obrigado por acompanhar, querido! Lá no grupo de Criação com Apego no Facebook, tem uma lista de livros bacanas para ler ;)
+Paizinho, Vírgula! Thiagão, eu já mandei a solicitação para ser adicionado ao Grupo, mas ainda não fui. Acho que os moderadores estão sem ver as solicitações ou são muitas;) Valeu!
Adorei Thiago ! ( seu nome tem H? Hahaha) eu também detesto essa palavra!! Gravei um vídeo lá no canal sobre minhas ultimas experiências com a Analu nesse sentido. Não aguento mais ouvir que ela é mal acostumada porque fica comigo o dia todo. Eu e meu marido optamos pela criação com apego. Fico em casa com a Analu e pretendo permanecer assim por enquanto,mas é muito difícil explicar para as pessoas que eu não estou em casa por comodismo. Sem contar as inúmeras vezes que ouvi de pessoas muito próximas que a Analu ( que é uma criança extremamente sensível, carinhosa, meiga e delicada) precisa mesmo é de uns tapas para parar de ser "teimosa". E mesmo que ela fosse uma criança "difícil" violência já resolveu alguma coisa nesse mundo ?? É complicado lidar com a sociedade, mas permanecemos firmes em nosso propósito ! Já havia lido alguns posts seus... Não me lembro exatamente onde... Fiquei feliz em te encontrar por aqui ! Acabei de me inscrever... Até mais !
Oi, querida! Que bom que você curtiu o vídeo! E é muito difícil mesmo essa sensação de sempre estar remando contra a maré, mas permanecemos firmes! PS: meu nome tem H sim hahaha
show Thiago. eu sempre coloco o amor em primeiro lugar, mas tenho que ouvir um bando de gente me dizendo que tô mimando meu filho. isso porque já estou no terceiro filho, e são os 3 crianças maravilhosas. suas dicas são perfeitas e estarei partilhando para os que não entendem como criar um filho com Amor!!! e isso não quer dizer que não precisa dar educação. são coisas distintas. abraços
tenho uma filha de quase 4 meses, e ela está começando a sentar já. Tiveram a coragem de me falar que estou acostumando ela mal e agora ela faz manha pq só quer ficar sentada. realmente me deu vontade de dar uma de louca na hora. mas controlei
Bom vídeo, faz bastante sentido. Mas ainda fico com a dúvida: como fazer quando o motivo da crise é por que você não quer que a criança faça algo, tipo atassanar o irmão ou ir em um lugar perigoso?
Olá, parabéns pelo canal. minha Baby de 1,6 tá manhosa, fase carrapatinhos. Estou exausta e hj choramos juntas eu perguntava pra ela: como eu posso te ajudar pq eu não sei + o que você quer nem como te ajudar. Dias como hj em que nada tá bom, chora muito, e fica nervosa. Eu realmente não sei o que fazer. Pode me indicar um artigo, livro, etc? bjo
+Lucy Mizael oi! Entendo muito sua exaustão, porque nessas fases, os pequenos demandam muito mesmo. Eu escrevi um texto que talvez interesse você: paizinhovirgula.com/criacao-com-apego-birra-manha-e-afins/
Muito bom, eu já me afastei da minha filha de 1 ano e 9 meses, pelo menos umas 2 vezes, quando ela teve que extravasar a frustração... sempre que lembro disso me sinto culpado, nessas horas ela quer muito minha companhia, muito mais do que o normal, e eu simplesmente me afastei para tentar me acalmar primeiro, mas só de lembrar eu já fico triste de ter sido fraco nessas vezes, onde o choro dela acabava aumentando, isso não sai da minha cabeça. OBS: eu fico sozinho com ela todo dia de semana das 6h30 às 13h.
+Bruno Marton mas Bruno, sua reação é normal. Nós precisamos estar bem para cuidarmos bem dos nossos filhos, então esses afastamentos para nos acalmarmos acaba sendo importante. É muito diferente quando você se afasta só para "ensinar uma lição", entende?
Parabéns pelo vídeo Thiagão! Cara, preciso de sua ajuda! O que fazer quando seu filho só quer comer biscoito, vitamina e suco? Um dos meus meninos, Ulisses, não quer almoçar e jantar de jeito nenhum. Já tentamos todo tipo de comida. Na creche ele aceita comida, mas nem sempre. Só quando rola macarrão. Mas em casa ele não aceita. SOCORRO! kkkkkk
Cara, quando o Dante fica muito seletivo, a gente simplesmente deixa a comida que ele deve comer disponível. Por exemplo, se ele não quer comer o prato de almoço dele, tudo bem. Mas não vai comer mais nada, nem biscoito, nem fruta, nem nada. E alguma hora a fome chega, então a gente esquenta o prato dele e pronto!
O meu tem 1a11m, e no ápice da birra não há acordo... só quando ele percebe que estou de fato ao lado dele, o observando e esperando o momento dele baixar a guarda, ele se rende, se acalma e vem pra mamãe... mas não é fácil, principalmente com todos os pitacos da família sobre a forma como cuido dele... criação com apego é para os fortes!!!!
concordo plenamente, eu normalmente quando a minha bebé de 16 meses faz uma birra, eu tento não valorizar muito e ajudá la a alcançar o que ela pretende. Ela chora porque muitas vezes lhe tiram um brinquedo é normal não? devolvo lhe o brinquedo e ela acalma... acho que não estou a alimentar a birra, mas sim como diz no video a responder aquilo que o bebé não consegue pedir através das palavras, que é o brinquedo. :) a explicação do "Paizinho" concordo plenamente.. obrigada pelo video!
Minha filha faz poucas crises de choro, tem 2 anos e 7meses, e SEMPRE, SEMPRE que ela altera o comportamento, é pq realmente ela esta com algum problema! Odeio as manias de tacharem essa idade de "terriveis dois"! Acredito mais nos "terriveis papais e mamães"! E ai vem sempre alguém dizer... "Meu filho nessa idade fazia isso e eu resolvia assim... " pois então, essa é minha filha, e não somos iguais! Ainda acho que colo, carinho, conversa e amor resolvem tudo! Pelo menos aqui em casa funciona tri bem!
+Carolina Bastos disse tudo, Carolina. Acho que se todos começassem a olhar de verdade para o que as crianças estão sentindo, por trás de comportamentos, veriam que todas as crianças estão pedindo ajuda, mesmo sem saber como fazer isso de uma maneira "socialmente aceitável".
Thiago, muitas vezes já entendo os motivos da "birra" do meu filho. Geralmente ele fica frustrado quando por exemplo, não compro o brinquedo que ele quer, mas ele não só chora e se joga no chão, ele me ataca bate, puxa meu cabelo, quer me morder e eu não sei como lidar com isso. Eu procuro falar num tom firme, sem gritar, explicando que não dá pra ter tudo sempre, tento abraçá-lo (ele nunca quer) e mesmo assim não funciona. De verdade fico bem chateada, pq ele não faz isso de atacar com o pai nem com a tia e avó que convive bastante. Ele "exagera" na demonstração de insatisfação somente comigo. Já tentei pensar que talvez ele faça isso comigo pq se sente mais seguro pra ser quem realmente ele é, mas o que eu faço quando isso acontecer!? já sigo vc no face e no blog! obrigada
+Graziela Sant Anna oi, tudo bem? Então, você já sabe a resposta da sua pergunta! Como você disse, as crianças normalmente se expressam mais livremente com quem possuem um vínculo mais forte e seguro. Então, no seu caso, ele se sente seguro para expressar o que quer, porque sabe que isso não vai colocar em risco a relação. Sobre o exemplo que você deu, sugiro tentar algo diferente: empatize! Quando você não compra o brinquedo que ele quer, e ele se frustra, seja empática. Você percebeu que você só tentou justificar o fato de que você não vai comprar? Você só disse que ele não pode ter tudo sempre, mas não empatizou com os sentimentos dele. Tente, da próxima vez, mostrar a ele que você entende o que ele está passando: "puxa filho, você está muito triste mesmo, né? Eu vejo que você queria muito esse brinquedo, você acha ele legal? Eu também acho ele muito legal! Quem sabe da próxima vez a gente não consegue comprar, né?". Boa sorte!
Mânha, é uma palavra que me irrita bastante também! A primeira vez que levei minha filha para cortar o cabelo, ela não queria e mesmo assim eu forcei um pouco a barra. Ela voltou chateadissima pra casa e no elevador uma mulher perguntou porque ela estava chorando eu disse o que houve e a mulher disse: ah! É mânha. Eu respondi: mânha não! Imagina se alguém te leva no cabeleireiro e te força a cortar o cabelo, se vc iria gostar!
+Joana Costa Exatamente! Quando a gente empatiza, consegue entender que não é só "manha" ou "birra", porque a gente percebe os sentimentos que estão aflorando ali.
Oi Thiago! Parabéns pelo vídeo! Gostei muito, mas queria fazer uma crítica. Achei q dessa vez faltou dar um exemplo de com o lidar com a birra no caso concreto... tenho uma filha de quase três anos e todas as "birras" dela têm praticamente um único motivo, o sono. Entao, normalmente tento evitar q ela chegue no ponto crítico, mas quando isso acontece, tenho dificuldade em tirar ela do "transe". Nesse momento, ela não gosta nem q encoste nela (sabe q vai cair no sono se isso acontecer e ta lutando com todas as forças contra) a saída pela tangente não costuma funcionar. Ela já percebe a tática. É aí? Como lidar?! Quanto ao mais, excelente vídeo, pra variar! ;)
+Amanda Dumont oi, Amanda! Muito obrigado pela crítica, eu também senti falta disso, mas é complicado mesmo, porque a minha prioridade é manter os vídeos curtos, para que eles não fiquem muito monótonos, daí o exemplo acabou tendo que ficar de fora. Mas olha, prometo que vai ter mais vídeos sim e com exemplos!
Aqui estamos começando com as crises. Lucas tem 2a5m e agora grita, se debate, bate muito na gente e morde muito. Ja conversei bastante, tento nomear o que ele sente, tento dizer que ele pode ficar bravo, que todo mundo pode ficar bravo, mas que não pode bater porque machuca. Mas nada ajuda ele a parar com os tapas, empurroes e mordidas "/
+Nathália Drumond mas esse é o caminho mesmo! Não significa que fazendo isso vai resolver o "problema" instantaneamente, mas a longo prazo ele vai saber que mesmo quando se descontrola, tem alguém que vai dar amor para ele, ajudá-lo a entender o que ele está sentido e, principalmente, mostrar a ele maneiras saudáveis de lidar com tudo isso :)
Boa tarde, minha filha acorda quase todos os dias com uma irritabilidade, que infelizmente não sei como ajudar. Tendo mudar o foco, as minhas manhãs são super complicadas, ela fala, - quero colo, dou colo e ela se joga no chão, tento tirar a fralda da noite (desfraldou durante o dia)... ela me pede ou não me deixa tirar a fralda dela. Quer meu colo o tempo todo... tenho que me arrumar para trabalhar e fico doidinha, fazendo as coisas com uma mão só. Não sei como lidar mais com essa irritabilidade quando ela acorda... simplesmente deixo passar... vou fazendo as coisas à medida que ela vai deixando. O que você poderia sugerir para eu fazer qdo ela acordar não sofrer com irritabilidade?
Eu acho muito legal a teoria da empatia etc. Mas eu queria ouvir exemplos práticos. O que fazer quando uma criança se joga e grita no meio do supermercado? Quando faz escândalo no restaurante? Tem como ter filhos e não passar vergonha em público? Flávia Calina que te indicou.
Avaliação. A atitude de birra de fato controla várias atitudes dos pais no sentido também de aumentar ou diminuir a frequencia de outros comportamentos de muitos deles. E entendo que essa manipulação infantil nem sempre é consciente, proposital. E procurar entender essas necessidades e sentimentos que está por trás dessa birra. Acrescento também que a punição não necessariamente na psicologia comportamental está associado ao ato de bater ou gritar. A punição se refere ao estimulo que reduz a frequencia ou a tendencia de repetição de um comportamento indesejado. Até retirada de algum estímulo satisfatório para a criança na interação como a mesma no momento, como dar o colo que ela pede através da birra, até para não produzir dependencia excessiva em certas ocasiões diminuindo essa reação pode ser chamada de punição “negativa”. Ou mesmo o acréscimo (punição “positiva”) de algum estímulo aversivo na interação. Considero importante vários apontamentos nesse e em outros vídeos.
amei o video ,meu bebe ta com 2 anos e todo mundo fala na minha cabeça q ele e mainhozo birreto fico danada de raiva pous as pessoas não conhece meu filho e sim ele tem manias tem dele mesmo ele gosta se dormi comigo ao lado dele no quarto mais ele so dorme do quarto e quando tem mais alguem na casa sinto q ele tem dificuldade ai ele chora ,chora muito maia quando n tem niguem ele simplesmente dorme😊😊😊
tenho uma filha de 2 anos e 2 meses e eu gostaria de saber se deixa a criança de castigo num cantigo é bom ou ruim ajuda ou não na educação da criaça ?
kara,....meu filho é adolescente e está bem dificil...pra ajudar o meu marido não sabe lidar com ele e estamos vivendo em brigas constantes....será q vc consegue nos ajudar?!amo meu marido mas não aguento as brigas dos dois e estou com diagnóstico de depressão!!!!help!!!
fico muito na dúvida de como acolher! meu filho tem 1 ano e 3 meses e já faz "birras" quando é contrariado. eu normalmente externaliso que entendo o que ele esta sentindo e tento mudar o foco... o pior pra mim é o proprio avô chamar ele de manhoso... :(
+Karla E. Kaschel Perini acho que é esse o caminho mesmo para acolher. Se você sente que é assim que deveria acolher, então é isso mesmo! Quanto ao avô, é muita conversa para mudar esse pensamento, né?
Olá! Ainda não tenho filhos, estou com um a caminho. Uma vez a minha sobrinha veio em casa e queria comer na sala. Eu não deixei e ela abriu um berreiro, meus pais queriam pq queriam deixar ela comer e eu não deixei. Depois de um tempo consolada pela minha mãe ela parou de chorar. Isso ela tinha uns 3 anos. Em um outro almoço, ela me pediu pra comer na sala e eu falei que não novamente...e ela falou: Tudo bem!!! Agora eu fiquei um pouco confusa em relação a lidar com birra. Acabou que ela entendeu por si que na minha casa tinha regras e eu não fui flexível. Será que foi o certo mesmo eu ser inflexível? pois parece que ela absorveu o conceito das regras na minha casa.
+Gisele Artico eu acho que a discussão está além do certo e do errado, percebe? Você não tem filhos e na sua casa não se come na sala. Se você não quer flexibilizar isso, tudo bem, é uma regra da sua casa. Isso não significa que uma criança de 3 anos não possa chorar e extravasar toda a frustração por não conseguir o que deseja, é um comportamento normal dela. Acho que o caminho é esse mesmo, as crianças encontrarão limites naturais na vida e precisam ser ajudadas (acolhidas) para lidar com seus grandes sentimentos negativos, como aparentemente foi o que a sua mãe fez no dia. Se na próxima vez ela não demonstrou toda a frustração, é porque já imaginava a resposta negativa e conseguiu lidar com isso de uma maneira melhor.
E quando vc contraria a criança, tenta falar e ela continua, começa a gritar, espernear, se joga no chão e quer bater? Parece que quanto mais vc tenta se aproximar e conversar, mais o episódio se agrava. Nessas horas me afasto por um tempo e depois volto tentando conversar, tem hora que funciona, tem hora que fica ainda pior. Falar firme às vezes é o mesmo que nada. Não quero gritar, mas não consigo e acabo gritando.
+Sheyla GC Falar firme é o mesmo que nada porque não é disso que a criança precisa, na maioria das vezes. As crianças precisam de nossa ajuda para lidar com os grandes sentimentos que elas não conseguem controlar, como medo, raiva e frustração.
kkkkkk!!! qdo estou com paciência eu pego Bibil e beijo ela toda msm chorando...fico dizendo te amo, te amo, te amo. ela fica maluca e depois se acalma...
qual sua sugestão qndo estamos na rua e não podemos deixar o bebê de 1 a 5m fazer algo ele começa a se chorar e te bater e se jogar do seu colo, isso aqui é comum, acontece até pra coloca-lo no Sling qndo ele não quer..
Nessa época, eu tentava usar o tom da minha voz para tentar acalmá-lo e, ficava presente para oferecer colo. Se ele negasse colo, era sinal de que não estava pronto para contato físico, então, ficava ali perto dele, falando coisas reconfortantes e esperando ele extravasar as emoções que ele precisava extravasar.
Eu fazia um esforço tremendo para não deixar isso me afetar. Incomodar sempre incomoda, porque a gente se sente julgado o tempo todo, mas com o tempo consegui ignorar isso com mais facilidade.
+Paizinho, Vírgula! exatamente essa a impressão que tenho que estou senso julgada, e a gente acaba morrendo de vergonha..parece que não educamos nosso filho..
Ah, sei muito bem como é isso! Mas sei lá, a gente começa a ignorar ao ver que aquilo não é um bebê pirracento, mas um bebê com dificuldades para lidar com sentimentos grandes e negativos.
Esse lance do chorar, P mim eh muito difícil identificar o motivo. Ele só chora, do nada, sem ter acontecido algo Q eu possa entender o motivo. Como lidar? Ele vai fazer 3 semana Q vem.
+Karla de Cassia Martins mas Karla, ele é muito, muito, muito novo. Com 3 semanas, birra é algo que você não tem que se preocupar mesmo!!! Nesse período, tá todo mundo se adaptando: você ao mundo de ser mãe, em pleno puerpério, seu filho, se adaptando ao mundo exterior, e o pai também se adapta às novas funções que tem agora. Nessa época, o choro pode ser frio, fome, sono, incômodo, ou colo. Eles ADORAM colo, porque se sentem seguros e quentinhos. Outra coisa que ajuda muito é fazer a técnica do charutinho (dá uma pesquisada no Google, é uma maneira de "enrolar" o bebê em uma fralda para ele se acalmar). Com o tempo, você vai começar a sacar as diferenças entre um choro e outro. Ah, e se você puder, eu recomendaria que você procurasse por extero-gestação, que pode ajudar muito você nesse início! Uma ótima lua de leite para você, querida :)
Ahhhhhh sim, hahahahaha! Ele consegue se expressar bem? Se ele fala bem, você pode tentar perguntar para ele o que ele sente, tente investigar por que ele chora tanto!
Meu irmão,chupa dedo e, ele ao ir em uma das consulta com a Pneumologista ela ordenou pra q tirasse dele esse costume pq estava causando-o problemass .Bom,minha mãe colocou esparadrapo e ele não chupa mais porém ele deitar no chão e grita por não conseguir chupar o dedo.E, é só dar um pouco de mimo a ele q passa ou distrair-lo com brinquedo ou Galinha Pintadinha.Vc poderia fazer um video para os pais q tentam tirar o dedo ou a chupeta dos filhos
+Thalyta Maia oi, tudo bem? Qual a idade do seu irmão? Dependendo da idade, chupar dedo é algo super normal, que atende às necessidades de sucção do bebê, por exemplo. E mesmo que seu irmão já seja bem mais velho, métodos extremos que fazem a criança chorar nunca são bacanas. Mudar esses hábitos é sempre um processo doloroso para a criança e precisamos fazer isso de uma maneira gentil e carinhosa. Conte mais sobre o seu irmão para tentarmos ajudá-lo!
+Paizinho, Vírgula! Ele vai fazer 1 ano e 9m agr dia 18 e,esse habito esta causando problemas a ele mostrados na radiografia da quais ñ sei explicar direito.A medica falou q como ele ficava o dia inteiro chupando dedo ele falava poucas palavras em relação a ouutras crianças da mesma idade e o "ceu da boca" deleestá fundo.Ahhh e o esparadarpo foi ela q recomendou.
Entendo muito a sua aflição! Ele ainda é muito novo, e não deveria ser um problema chupar dedo. Eu recomendo que vocês procurem outra médica porque uma médica que manda amarrar as mãos de uma criança com esparadrapo não sabe nada de crianças.
A alimentação em bebês é algo que tem várias fases. Normalmente, depois de 1 ano, eles diminuem muito a quantidade de comida que ingerem, porque a taxa de crescimento deles dá uma queda. Então, se eles não crescem na mesma rapidez que cresciam quando bebês, não vão precisar comer tanto também. É importante também respeitar quando eles não estão com fome. Se ao meio-dia ele não quer comer, por que não esperar 1 horinha para oferecer novamente? Só é importante não deixar que ele coma outras coisas, principalmente besteiras.
Paizinho, Vírgula! Então...minha filha desde os oito meses começou com isso: sempre chora escandalosamente durante as refeições comigo ou com minha esposa. Com a babá isso raramente acontece, pois desde que isso iniciou ela foi firme com minha filha. No início achei que era falta de fome mesmo mas agora vejo que é birra pura, pois há refeições que desde a primeira colher ela já vira a cara e chora alto. E aí?
Paizinho, Vírgula! Outra questão...sobre esperar uma hora pra dar a comida, neste caso atrasaria toda a rotina dela de alimentação e sono (sim, ela tem rotina com horários determinados) e ficaria ainda mais irritada
minha filha e muito malina kkkkkkk ela.pega tudoexe em tudo e quando vou tirar,pegar ela.. ela se joga no chao chora e grita alto e o povo fala "nossa que menina birrenta" as vezes não sei o que fazer?? pq se eu sou algo que ela tá chorando o povo fala q não é certo e que ela vai achar que toda vez que ela chorar ela vai saber q sou o que ela que é tenso demais! !😵😵
+canal tudo simples por kelly vitalino quando a criança chora, ela não precisa ter aquilo que ela quer, seja um objeto ou uma vontade. O que ela quer, no fundo, é acolhimento, saber que as pessoas ao redor entendem que ela está muito triste com aquilo que não aconteceu do jeito que ela queria.
Quando eu era mãe quase não tinha ninguém pra explicar como lidar com birra de uma forma tão empática! Que bom estar aprendendo isso agora que sou avó! Obrigada, Thiago!
Tenho 3 filhos (um casal de gêmeos de 2 anos e uma garotinha de 5) e depois que entendi a respeitar essas explosões de sentimentos consigo me focar no que realmente é necessário e conversar com eles e deixo fluir os sentimentos até passar. fico com eles para dar apoio. É muita cansativo e fico esgotada, mas sinto que estou fazendo o certo. Estou longe da perfeição, mas sinto uma melhora pelo menos nesse ponto. Obrigada Thiago!
Thiago, como sempre você é muito coerente naquilo que você fala. Está de parabéns. Eu preciso de confessar algo: antes de ser pai eu havia lido alguns textos seus e normalmente eu pensava que "nossa, esse cara é benevolente demais." Eis que chega nossa pimpolho e então ele, com seus três meses, me fez rever muitos conceitos e te dar toda a razão.
Realmente, bebês precisam de colo. Eles precisam estar próximos. E não, não tem como um bebê ficar "mal acostumado" ou fazer birra. Uma das coisas que mais me marcaram na minha infância foi o sentimento de nunca ser ouvido e, definitivamente, eu não quero que o meu filho se sinta ignorado por mim. Sinceramente, eu acredito mesmo que teremos adultos muito mais equilibrados se simplesmente dermos ouvido aos nossos próprios filhos. Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho!
+Lucas Borges que comentário precioso, Lucas! Muito obrigado por vir aqui e contar :)
Demais, Lucas ! Fico tão feliz ao perceber que essa nova geração de pais está chegando muito mais consciente, buscando conhecimento e as melhores alternativas para a criação desses pequenos. Penso que nossas crianças realmente terão a capacidade de mudar a sociedade em que vivemos.
Gi Cózer :)
Muito bom! Confesso que já usei a estratégia do deixar chorar até cansar - aprendi com meus pais. Mas quando comecei a ler sobre Disciplina Positiva, sobre acolher os pequenos e ajudá-los a entender o que está acontecendo, percebi que meu filhote rapidamente parava com o choro. All we need is love!
+Fabiana Amorim Que bom que você percebeu a mudança que o amor pode oferecer!
Onde a gente curte milhões de vezes?! Cara, quando não somos pais é muito mais fácil apontar e criticar aí quando chegam os nossos a gente muda obrigatoriamente de postura. Sempre vi crianças fazendo "birra" e minha postura era dizer deixa chorar e não dá atenção. Hoje o meu baby tem 7 meses e quando não consegue executar alguma coisa se frusta e chora e se joga pra traz e o que eu faço?! Acalmo, abraço e peço que tenha calma que eu estou ali pra ajudar.
Que bom que a gente pode mudar, que bom que a gente pode pagar nossa língua. Seu vídeo está perfeito. Parabéns mais uma vez por abordar um tema delicado com humor e mesmo assim sendo muito claro.
+Isis de Oliveira Silva Barreto França Ahhh, querida, muito obrigado pelo carinho! Não dá pra curtir um milhão de vezes, mas você pode compartilhar um milhão de vezes e ajudar mais pessoas a refletirem sobre o que é birra! :)
Agora imagina uma mãe de primeira viagem, com um bebê lindo de 4 meses, q se emociona e chora a cada video seu! Pensa num ser emotivo!! Obrigada pelos videos!
Puxa, que honra e como o seu comentário me encheu de alegria! Eu que agradeço pelo seu comentário
Como o mundo seria diferente se todos olhassem para a criança com esse respeito. Obrigada!
+Meu Ninho aos poucos a gente muda o mundo
Como é bom saber que tem muitas pessoas nessa nova geração de pais e mães que estão começando a olhar diferente para nossas crianças. Minha filha tem 4 meses, pego no colo o tempo todo, dou muito amor, e não acredito que isso seja mimo ou manha. Pretendo ajudá-la a superar seus problemas e frustrações que virão, afinal não vai ser fácil para ela que acabou de chegar ao mundo. Mas compreender e ajudar nossos filhos não é o mais difícil. Mais difícil é conviver com família e amigos que não tem a mesma compreensão e torcem o nariz o tempo todo, cheios de julgamento.
+Gelma Muniz é muito difícil mesmo conviver com quem julga o que nós fazemos, mas a minha esperança é que os meus vídeos também traga reflexão para essas pessoas!
E tao bom encontrar uma pessoa tao gentil e humana como vc. Sou mae da Isabella de 1 ano e meio. Nao aguento mais ouvir das pessoas: "vira as costas, deixa ela chorar." " ela caiu? finge que nao viu se nao ela vai crescer mole" "Aplica o cry it out." "Ah voce se dedica demais a sua filha." Desde que ela nasceu queriam que eu deixasse ela chorando no berco pra fazer nossas vidas mais faceis.
Maria a mim acontece me o mesmo também tenho uma Isabela de 16 meses. Pratico o co-sleeping e não a deixo chorar eternamente em nenhuma situação. Não fiz isso com a minha filha mais velha e estou contente com os resultados a mais velha é super calma e a miuda mais querida do mundo...
Curti demais! Minha filha tem 3 anos e 4 meses e é super chorona. Tem uma baita dificuldade pra lidar com as frustrações desde as mais simples as mais complexas. Todo mundo da família morre de vontade de levar no psicologo e médicos o que pra mim só mostra que temos que tomar mais as rédeas e ver que somos nós que devemos mudar nossa rotina e hábitos pra que a criança se sinta mais alegre e confortável com todas as novidades.
Criação com apego tem que ter paciência mas nunca vi uma geração tão esclarecida e feliz antes.
+Isadora Rx Obrigado pelo seu comentário! Acho que é isso mesmo: paciência e respeito, que essa geração vai crescer de uma maneira muito diferente da nossa.
Thiago você faz um trabalho muito bom... é muito bom ver um um trabalho como o seu bom para pais e mães, desfocando mitos, inclusive do fato de ser um homem, sem ser pediatra, que compreende com erros e acertos a paternidade. Culturalmente os homens são relegado a um papel de provedor apenas na criação de filhos... Claro que não é seu foco mas eu fico feliz vendo esse preconceito caindo. Vejo em vocês como eu, um homem feliz e realizado como pai. Parabéns
+Osvaldo José Gomes é isso mesmo, querido! É exatamente isto que me motiva a fazer esse trabalho! Grande abraço :)
Tão importante que os pais tenham essa consciência!
Os adultos precisam sintonizar e ler os comportamentos das crianças quando estas ainda não têm repertório para comunicar verbalmente suas frustrações e necessidades...
Minha filhota de dois anos e oito meses era muito birrenta e eu ficava completamente perdida. gritava, saculejava, ficava nervosa mesmo. Cheguei ate a dar umas boas palmadas. Depois ficava pessima , me sentia mal a ponto de chorar. Cuido dela praticamente sozinha.Ai comecei a ler e agora quando ela da sinais de que vai fazer manha eu pego no colo, abraço, tiro de onde está e tento entender o que ta acontecendo e incrivel como ela relaxa e como nos entendemos muito melhor. E assim q quero criar meu bebe com muito amor e compreensao. Abraços!
+Eliana magalhães Que demais o seu relato e que bom que você percebeu a diferença quando passou a responder de uma forma diferente! Abraços!
Cada dia mais sua fã!!!! Lidar com frustrações, com idéias e soluções diferentes da que nós ADULTOS esperamos não é nada fácil, imagine para os pequenos que ainda estão tentando se posicionar no mundo!? Esses olhares e julgamentos só nos mostra o quanto está faltando amor e compaixão no mundo!!! Meu filho tem 2 anos e 8 meses, extremamente curioso, explorador e atiiiiivo! Pensa em quantos olhares não recebo quando falo com ele para descer de algum móvel, quando peço a ele para fechar uma gaveta ou não abrir um armário? Depois de tantos stresses com isso decidi: FICO MUITO MAIS na minha casa, a fase exploradora passará e ele entende aonde está e qual o comportamento esperaremos dele com o tempo. Aqui sono é motivo para crise de choro, por isso, a rotina diária é indispensável para vivermos cada dia menos essas crises de "birra"!!! Gratidão!!!
+Marina Meira Pois é, esses olhares são muito cruéis! Obrigado pelo seu comentário :)
Thiago se superando! Parabéns! Adoro seus vídeos!
Aqui com Chico com 2 anos notamos bem que os dias, semana (às vezes mais de uma rsrs) difíceis vem acompanhadas de grandes desafios - uma mudança de casa, uma pessoa a mais outra a menos na casa, enfim.. eles são tão sensíveis que às vezes encontrar a razão não é tarefa fácil, mas estão lá sempre! Mas é bom conversar sobre a dificuldade de se manter calmo na hora da crise. Descansar, dormir, dividir tarefas, ter tempo para liberar nossa energia (que seja por 15 minutos fazendo algo para nós pais) é fundamental ;) Sigamos plantando o amor, respeito e a empatia!
Parabéns pelo seu trabalho!!
+Michelle Oliveira Silva Muito obrigado, querida! Adorei seu comentário :)
Excelentes comentários e orientações.
Minha pequena fez 5 meses e por aqui colo é vida!!!
É triste escutar de amigos nossos que tem filhos da mesma idade afirmações de que aquele ser já tem a capacidade de manipular.
Bom ter uma voz por aqui. Parabéns pelo trabalho!!!
Abraços!
+Diego Vicente Obrigado! Realmente, é duro ouvir como as pessoas têm uma percepção de que bebês são manipuladores.
Muito massa sempre......la em ksa.....o colo, a conversa e a saída pela tangente como disse a Julia Linne são sempre os caminhos mais utilizados...e a minha pequena tem crescido e desenvolvido...e viva o acolhimento e a empatia aos pequenos...so pra completar minha gremlin tem 2 anos......
+Marcos Gomes de Melo viva o acolhimento!
quantos filhos de 1 ano e 8 meses temos aqui... Kkkk incluindo o meu.
pois é, muito complicado lidar com isso pq eu mesmo volta e meia me pego frustrado numa birra dele pq simplesmente ele para de escutar e vem gritos e mais gritos por mais que eu tente ajuda - lo falando calmo. Ando treinando constantemente p manter a calma e não virar 2 birrentos.
Valeu pela dica... muita meditação e amor com o bichinho. Já melhorei muito tendo essa consciência.
+Henrique Moll Sim, Henrique! Ter essa consciência é o passo mais fundamental na caminhada de uma criação respeitosa :)
Nossa muito bom este vídeo! Desde que comecei a falar filho pode chorar e abraço meu filho de 3 anos ele para de chorar logo....Quando falava não chora filho não precisa chorar parece q era pior e o choro era interminável....
Adorei seu vídeo, principalmente da forma tão direta e simples que você consegue falar sobre assuntos que parecem ser tão complexos, sem contar como são importantes para qualquer pai.
Parabéns e obrigado por dedicar seu tempo para nos mostrar seu ponto de vista!
+Michael Koerner muito obrigado, querido! Que bom que gostou :)
Ameii! Estou rindo hoje, mas já chorei antes! kkkkkkkkk Muito bom!! Gratidão!
Todos nós! Todos nós!
e a Flavia Calina tinha razão ,seu canal é excelente .Parabéns
muito legal a forma em que você aborda esse assunto de maneira leve e fácil de entender,tenho um livro que fala sobre como entender esses momentos de estresse da criança pequena ,"A Criança mais feliz do Pedaço" do Harvey karp ele é um pediatra que começou a observar os pequenos e estuda -los e partir daí ele começou aplicar métodos muito legais ,vale a pena conhecer.
Adorei o vídeo! Nossos pequenos precisam de amor e compreensão! sempre!
+Tatiana Garcia sim, isso mesmo! :)
Perfeito! Acompanho seus posts e agora vou ficar ligadona aqui no canal!
Próxima etapa é fazer o pai da minha filha assistir!
Boa sorte!
+Cristiane Mezzari Que bom que gostou! Agora é fácil do pai assistir, né? São só 4 minutos de vídeo!
Muito bom! Estou feliz cmg de já pensar mais ou menos assim, mas o vídeo reforçou e ou acrescentou bem. Legal. Ainda não sou pai, não sei o que é receber chuva de olhares negativos por meu filho estar fazendo "birra", mas espero/imagino que quando acontecer comigo, vou entrar na terra do nunca e me preocupar só com meu filho e nada mais. Olhando de fora alguns casos, nem sempre é difícil de descobrir o que se passa. Já vi pai e mãe agasalhados e o filho chorando com camiseta de manga longa apenas; criancinha as 22:00 no shopping esperando o pai ou a mãe experimentar o oitavo terno ou sapato. Criança sente sono, frio, fome, sede e por aí vai. Talvez ele não esteja com nada disso e aí entra no que você me acrescentou está se adaptando e entendo sua no mundo e isso não deve haver meio de quantificar o quão duro é para cada um. Tem que ser respeitado.
+Mateus Ferraroni que legal que você já reflete sobre essas questões mesmo antes de ser pai :)
Parabéns, graças a Deus alguém falando claramente sobre isso.
Obrigada vc me fez abrir os olhos e ver que as maioria das vezes eu e que me torno a crianca da situacao
+Elen Maria fico muito feliz em ter ajudado :)
E jamais subestimar o poder do "Puuuxa, minha filha, que triste você não poder desmontar o celular da mamãe! Que absurdo! Agora olha ali o au au..." Saída estratégica pela tangente funciona até com adulto...
+Julia Linne redirecionar e sair pela tangente, funciona todas as vezes!
Julia Linne amei sua saída ❤
Acho que cada criança é de um jeito, já são mini pessoinhas e as que tem a personalidade forte os pais sofrem com olhares de julgamento, como se estivesse algo errado na educação. Minha filha é dessas, desde recem nascida, cheia de personalidade. Agora com 2 anos, já passamos por situações constrangedoras, mas sempre lidamos com muita paciência, amor e carinho. O desgaste é grande, mas é a maneira que acreditamos dar certo. Adoro assistir seus videos, eles condiz bastante com a rotina aqui em casa. Parabéns! Espero ver em alguns deles sobre alimentação, principalmente em viagens e restaurantes!!! Socorro, difícil segurar sem ipad e celulares, me sinto culpada qndo apelamos para esses meios! Abraço
+Juliana Rocha Verdade, é um baita desafio. E obrigado pela sugestão de tema, vou anotar aqui para fazer vídeos futuros!
Conheci o canal por indicação da Flavia Calina e tô amando!
Parabéns pelo seu trabalho! :)
Não sou mãe, mas estou aprendendo!
Amo seus vídeos e já aprendi muito com eles! Estou citando seus vídeos para os pais que conheço e os que acompanham meu canal. Sucesso para vc 👏👏
Thiago, mais uma vez obrigadaaaaa... Seus textos e vídeos, me fazem pensar muito e claro colocar em pratica! E adoraria ter mais ajuda sobre a tal fase dos 2 anos!
+Milena Lopes obrigado por acompanhar! Ah, e pode ter certeza que tenho planos de gravar um vídeo sobre os 2 anos!
Vim pela Flávia. E tô amando 👏❤
Parabéns! Mais um video show de bola. Ainda nao cheguei na fase da birra, meu bebe tem 5 meses, mas ja ouvi coisas absurdas a respeito. Adorei a explicação, faz todo sentido. Eu e meu esposo estamos lendo o livro Disciplina Positiva, indicação sua, estamos adorando.Obrigada! Bruna
+Fernando Custodio Que bom que estão gostando, Bruna! E o fato de vocês estarem pensando sobre essas questões com o bebê pequeno já vai ajudar na hora que ele crescer :)
Cara! Eu vim olhar teus videos pela indicaçao da Flavia Calina, ela falou muuuuiiiito bem do seu canal. este foi o primeiro video que ví e ameiii. Mais uma inscrita. Sou apenas uma tentante na esperança de um dia por em pratica tudo que estou aprendendo com a Flavinha e agora com Vc. wleu. 😘
Eu tbm vim pela Flávia e é o primeiro vídeo que vi ..
amei o que vc disse. super me identifiquei detesto essa palavra birra!! concordo com tudoooo!!!
muito bom um pai falar isso!!!
Obrigado pelo comentário :)
muito bom!! eu tenho um baby de 1 ano e 8m e nesse final de semana fomos a praia... já imaginou a euforia misturada com cansaço depois de algumas horas... afff muitos olhares!!!
+Gerusa Eisfeld Milano esses olhares... É difícil ignorar esses olhares de julgamento, né?
vim pela dica da Flávia calina 😊 mas de verdade eu já to curtindo muito seus vídeos super inscrita parabéns e sucesso! 😉
tbm vim. ameeei o canal
Adoro os seus vídeos Thiago!! Tbm penso que quando uma criança chora muito e faz de tudo para chamar a atenção é pq ela está pedindo ajuda. Não aguento quando estou na rua ou em qualquer lugar e vejo uma criança sendo repreendida, ou as vezes até levando uns tapas, só pq chorou. Isso me corta o coração. Com a minha filha eu tento sempre descobrir oq pode ser e ao mesmo tempo distraí-la com alguma coisa.
Pois é, choro é uma maneira de comunicar, né?
Com certeza!
É o único jeito que o bebê tem de chamar a nossa atenção. 😉
Adorei!
+Rosana Silveira Lopes ;)
sensacional!
+Aline Martins Vieira :)
você foi genial! parabéns!!!
Sensacional! Essa abordagem de tentar entender os sentimentos das crianças é muito importante! Aprendi muito isso acompanhando você nas redes *te sigo em todas possíveis HAHAHA*! E acho que falar dos terrible two é legal pra essa temporada ein?! beijos de luz!
hahaha aeeeee! Obrigado por me seguir! Olha, tenho uma boa notícia então, porque acabei de gravar um vídeo sobre terrible two. Daqui a pouco tá no ar :D
O que é isso é um jogo comigo? ♡
hahahahaha
Perfeito!!!
+Debora Regina Magalhaes Diniz
Imagino que não seja fácil, mas gostaria de ver uma situação prática. Pode ser tipo um role playing. Mas parabéns pelos vídeos, estão ajudando muito.
Boa sugestão, vou pensar. Mas realmente não é tão simples pensar em algo com as crianças...
Adorei seus vídeos e não faz nem meia hora que comecei assistir,preciso aprender a ser mãe estou tendo dificuldades com minha filha de 2 anos , estou grávida de seis meses e ando muito nervosa e não sabendo lidar com ela. :(
Thiago, adorei seu canal e esse vídeo. Acredito que esse tema seja a preocupação de muitos pais. Fiz um vídeo recentemente sobre Disciplina Positiva e comentei sobre "Birra". Também não gosto muito dessa palavra, pois não cabe em crianças que estão aprendendo a ter contato com a realidade, os limites e o certo ou errado. Muito bom, parabéns! Já sou fã! ;) Abs Renata
+Amor de Família TV muito obrigado pelo comentário, Renata!
O pior é quando confunde crise sensorial de autista, com birra.
Isso doi o coraçao
+Rosana Coutinho nossa, imagino a tristeza que deve dar :(
Dica para os próximos vídeos: "como dizer NÃO sem dizer NÃO"... ou, baseado em um post antigo seu "a arte de não dizer não".
+Talita Alves obrigado pela dica! Esse daí tá separado mesmo pra fazer um vídeo :)
muito bom! adorei o vídeo!
+Simone Vilhena Obrigado!
Hahahaha adooooooooooooro os vídeos no meio do vídeo!
+Lara Morais Nogueira Bom demais, né? :D
+Paizinho, Vírgula! Eee vc me respondeu! Sou sua fã hahaha não pareee!!!!
+Lara Morais Nogueira ahahhaha claaaaro que respondo! Obrigado por acompanhar e pela força ;)
Cada vez mais fã!!!
Será que dava pra você me passar referências bibliográficas da Criação com Apego e Disciplina Positiva???
Eu estou fazendo disso que você fala um manual e tenho tido ótimas experiências com o meu pequeno de 2 anos. Obrigado!!
+RENATO LUIZ GONÇALVES DE OLIVEIRA Obrigado por acompanhar, querido! Lá no grupo de Criação com Apego no Facebook, tem uma lista de livros bacanas para ler ;)
+Paizinho, Vírgula! Thiagão, eu já mandei a solicitação para ser adicionado ao Grupo, mas ainda não fui. Acho que os moderadores estão sem ver as solicitações ou são muitas;) Valeu!
Prontinho, adicionado ;)
ganhou mais uma escrita ....amei seu canal parabens.
Que bênção esse vídeo, Thiago! Vou compartilhar :).
+Só quero ser MÃE :)
Adorei Thiago ! ( seu nome tem H? Hahaha) eu também detesto essa palavra!! Gravei um vídeo lá no canal sobre minhas ultimas experiências com a Analu nesse sentido.
Não aguento mais ouvir que ela é mal acostumada porque fica comigo o dia todo. Eu e meu marido optamos pela criação com apego. Fico em casa com a Analu e pretendo permanecer assim
por enquanto,mas é muito difícil explicar para as pessoas que eu não estou em casa por comodismo. Sem contar as inúmeras vezes que ouvi de pessoas muito próximas que a Analu ( que é uma criança extremamente sensível, carinhosa, meiga e delicada) precisa mesmo é de uns tapas para parar de ser "teimosa". E mesmo que ela fosse uma criança "difícil" violência já resolveu alguma coisa nesse mundo ??
É complicado lidar com a sociedade, mas permanecemos firmes em nosso propósito !
Já havia lido alguns posts seus... Não me lembro exatamente onde... Fiquei feliz em te encontrar por aqui ! Acabei de me inscrever...
Até mais !
Oi, querida! Que bom que você curtiu o vídeo! E é muito difícil mesmo essa sensação de sempre estar remando contra a maré, mas permanecemos firmes!
PS: meu nome tem H sim hahaha
Que lindo vídeo 👏🏻
show Thiago. eu sempre coloco o amor em primeiro lugar, mas tenho que ouvir um bando de gente me dizendo que tô mimando meu filho. isso porque já estou no terceiro filho, e são os 3 crianças maravilhosas. suas dicas são perfeitas e estarei partilhando para os que não entendem como criar um filho com Amor!!! e isso não quer dizer que não precisa dar educação. são coisas distintas. abraços
Obrigado por ajudar a divulgar! Abraços :)
Eu que te agradeço por ajudar a abrir a mente das pessoas para se tornarem mais seres humanos... Parabéns
Gratidão!!
tenho uma filha de quase 4 meses, e ela está começando a sentar já. Tiveram a coragem de me falar que estou acostumando ela mal e agora ela faz manha pq só quer ficar sentada. realmente me deu vontade de dar uma de louca na hora. mas controlei
Bom vídeo, faz bastante sentido. Mas ainda fico com a dúvida: como fazer quando o motivo da crise é por que você não quer que a criança faça algo, tipo atassanar o irmão ou ir em um lugar perigoso?
Você é muito legal lo
vi você na TV
Ahhhhhh! Ainda tô com vergonha de ter aparecido :P
Olá, parabéns pelo canal. minha Baby de 1,6 tá manhosa, fase carrapatinhos. Estou exausta e hj choramos juntas eu perguntava pra ela: como eu posso te ajudar pq eu não sei + o que você quer nem como te ajudar. Dias como hj em que nada tá bom, chora muito, e fica nervosa. Eu realmente não sei o que fazer. Pode me indicar um artigo, livro, etc? bjo
+Lucy Mizael oi! Entendo muito sua exaustão, porque nessas fases, os pequenos demandam muito mesmo. Eu escrevi um texto que talvez interesse você: paizinhovirgula.com/criacao-com-apego-birra-manha-e-afins/
muito bom!!!!!!!
Brigado, Dani!
Muito bom, eu já me afastei da minha filha de 1 ano e 9 meses, pelo menos umas 2 vezes, quando ela teve que extravasar a frustração... sempre que lembro disso me sinto culpado, nessas horas ela quer muito minha companhia, muito mais do que o normal, e eu simplesmente me afastei para tentar me acalmar primeiro, mas só de lembrar eu já fico triste de ter sido fraco nessas vezes, onde o choro dela acabava aumentando, isso não sai da minha cabeça. OBS: eu fico sozinho com ela todo dia de semana das 6h30 às 13h.
+Bruno Marton mas Bruno, sua reação é normal. Nós precisamos estar bem para cuidarmos bem dos nossos filhos, então esses afastamentos para nos acalmarmos acaba sendo importante. É muito diferente quando você se afasta só para "ensinar uma lição", entende?
Paizinho, Vírgula! Entendo, mas ela não entende essa diferença... :/
Parabéns pelo vídeo Thiagão! Cara, preciso de sua ajuda! O que fazer quando seu filho só quer comer biscoito, vitamina e suco? Um dos meus meninos, Ulisses, não quer almoçar e jantar de jeito nenhum. Já tentamos todo tipo de comida. Na creche ele aceita comida, mas nem sempre. Só quando rola macarrão. Mas em casa ele não aceita. SOCORRO! kkkkkk
Cara, quando o Dante fica muito seletivo, a gente simplesmente deixa a comida que ele deve comer disponível. Por exemplo, se ele não quer comer o prato de almoço dele, tudo bem. Mas não vai comer mais nada, nem biscoito, nem fruta, nem nada. E alguma hora a fome chega, então a gente esquenta o prato dele e pronto!
O meu tem 1a11m, e no ápice da birra não há acordo... só quando ele percebe que estou de fato ao lado dele, o observando e esperando o momento dele baixar a guarda, ele se rende, se acalma e vem pra mamãe... mas não é fácil, principalmente com todos os pitacos da família sobre a forma como cuido dele... criação com apego é para os fortes!!!!
+Patricia Dantas realmente, não é fácil e precisa de uma dose grande de empatia e paciência, mas é recompensador, né? ;)
Demais!!!! :)
concordo plenamente, eu normalmente quando a minha bebé de 16 meses faz uma birra, eu tento não valorizar muito e ajudá la a alcançar o que ela pretende. Ela chora porque muitas vezes lhe tiram um brinquedo é normal não? devolvo lhe o brinquedo e ela acalma... acho que não estou a alimentar a birra, mas sim como diz no video a responder aquilo que o bebé não consegue pedir através das palavras, que é o brinquedo. :) a explicação do "Paizinho" concordo plenamente.. obrigada pelo video!
Minha filha faz poucas crises de choro, tem 2 anos e 7meses, e SEMPRE, SEMPRE que ela altera o comportamento, é pq realmente ela esta com algum problema! Odeio as manias de tacharem essa idade de "terriveis dois"! Acredito mais nos "terriveis papais e mamães"! E ai vem sempre alguém dizer... "Meu filho nessa idade fazia isso e eu resolvia assim... " pois então, essa é minha filha, e não somos iguais! Ainda acho que colo, carinho, conversa e amor resolvem tudo! Pelo menos aqui em casa funciona tri bem!
+Carolina Bastos disse tudo, Carolina. Acho que se todos começassem a olhar de verdade para o que as crianças estão sentindo, por trás de comportamentos, veriam que todas as crianças estão pedindo ajuda, mesmo sem saber como fazer isso de uma maneira "socialmente aceitável".
+Carolina Bastos Tenho a mesma opnião......o amor aos filhos e o acolhimento em qualquer circunstancia resolve o problema....
Paciência e amor!
Thiago, muitas vezes já entendo os motivos da "birra" do meu filho. Geralmente ele fica frustrado quando por exemplo, não compro o brinquedo que ele quer, mas ele não só chora e se joga no chão, ele me ataca bate, puxa meu cabelo, quer me morder e eu não sei como lidar com isso. Eu procuro falar num tom firme, sem gritar, explicando que não dá pra ter tudo sempre, tento abraçá-lo (ele nunca quer) e mesmo assim não funciona. De verdade fico bem chateada, pq ele não faz isso de atacar com o pai nem com a tia e avó que convive bastante. Ele "exagera" na demonstração de insatisfação somente comigo. Já tentei pensar que talvez ele faça isso comigo pq se sente mais seguro pra ser quem realmente ele é, mas o que eu faço quando isso acontecer!? já sigo vc no face e no blog! obrigada
ahhh é ele tem 2a7m
+Graziela Sant Anna oi, tudo bem? Então, você já sabe a resposta da sua pergunta! Como você disse, as crianças normalmente se expressam mais livremente com quem possuem um vínculo mais forte e seguro. Então, no seu caso, ele se sente seguro para expressar o que quer, porque sabe que isso não vai colocar em risco a relação.
Sobre o exemplo que você deu, sugiro tentar algo diferente: empatize! Quando você não compra o brinquedo que ele quer, e ele se frustra, seja empática. Você percebeu que você só tentou justificar o fato de que você não vai comprar? Você só disse que ele não pode ter tudo sempre, mas não empatizou com os sentimentos dele. Tente, da próxima vez, mostrar a ele que você entende o que ele está passando: "puxa filho, você está muito triste mesmo, né? Eu vejo que você queria muito esse brinquedo, você acha ele legal? Eu também acho ele muito legal! Quem sabe da próxima vez a gente não consegue comprar, né?".
Boa sorte!
+Paizinho, Vírgula! Cara, com todo respeito, já te disseram que você é um misto de Marcelo Camelo e Ben Stiller? =o)
Abraço e parabéns pelo canal.
E sobre a terapia do abraco nessa hora de birras??
Mânha, é uma palavra que me irrita bastante também! A primeira vez que levei minha filha para cortar o cabelo, ela não queria e mesmo assim eu forcei um pouco a barra. Ela voltou chateadissima pra casa e no elevador uma mulher perguntou porque ela estava chorando eu disse o que houve e a mulher disse: ah! É mânha. Eu respondi: mânha não! Imagina se alguém te leva no cabeleireiro e te força a cortar o cabelo, se vc iria gostar!
+Joana Costa Exatamente! Quando a gente empatiza, consegue entender que não é só "manha" ou "birra", porque a gente percebe os sentimentos que estão aflorando ali.
Oi Thiago! Parabéns pelo vídeo! Gostei muito, mas queria fazer uma crítica. Achei q dessa vez faltou dar um exemplo de com o lidar com a birra no caso concreto... tenho uma filha de quase três anos e todas as "birras" dela têm praticamente um único motivo, o sono. Entao, normalmente tento evitar q ela chegue no ponto crítico, mas quando isso acontece, tenho dificuldade em tirar ela do "transe". Nesse momento, ela não gosta nem q encoste nela (sabe q vai cair no sono se isso acontecer e ta lutando com todas as forças contra) a saída pela tangente não costuma funcionar. Ela já percebe a tática. É aí? Como lidar?! Quanto ao mais, excelente vídeo, pra variar! ;)
+Amanda Dumont oi, Amanda! Muito obrigado pela crítica, eu também senti falta disso, mas é complicado mesmo, porque a minha prioridade é manter os vídeos curtos, para que eles não fiquem muito monótonos, daí o exemplo acabou tendo que ficar de fora. Mas olha, prometo que vai ter mais vídeos sim e com exemplos!
É isso aí, Thiago! Valeu pela atenção!
;)
por favor!!! como faço com o filhos dos outro, trabalho em uma creche, e temos todos os tipo de "sentimentos"pra lidar de uma vez só
Aqui estamos começando com as crises. Lucas tem 2a5m e agora grita, se debate, bate muito na gente e morde muito. Ja conversei bastante, tento nomear o que ele sente, tento dizer que ele pode ficar bravo, que todo mundo pode ficar bravo, mas que não pode bater porque machuca. Mas nada ajuda ele a parar com os tapas, empurroes e mordidas "/
+Nathália Drumond mas esse é o caminho mesmo! Não significa que fazendo isso vai resolver o "problema" instantaneamente, mas a longo prazo ele vai saber que mesmo quando se descontrola, tem alguém que vai dar amor para ele, ajudá-lo a entender o que ele está sentido e, principalmente, mostrar a ele maneiras saudáveis de lidar com tudo isso :)
Boa tarde, minha filha acorda quase todos os dias com uma irritabilidade, que infelizmente não sei como ajudar. Tendo mudar o foco, as minhas manhãs são super complicadas, ela fala, - quero colo, dou colo e ela se joga no chão, tento tirar a fralda da noite (desfraldou durante o dia)... ela me pede ou não me deixa tirar a fralda dela. Quer meu colo o tempo todo... tenho que me arrumar para trabalhar e fico doidinha, fazendo as coisas com uma mão só. Não sei como lidar mais com essa irritabilidade quando ela acorda... simplesmente deixo passar... vou fazendo as coisas à medida que ela vai deixando. O que você poderia sugerir para eu fazer qdo ela acordar não sofrer com irritabilidade?
Eu acho muito legal a teoria da empatia etc. Mas eu queria ouvir exemplos práticos. O que fazer quando uma criança se joga e grita no meio do supermercado? Quando faz escândalo no restaurante? Tem como ter filhos e não passar vergonha em público? Flávia Calina que te indicou.
O meu bebe tem 2anilho alias vai fazer e ele tem muita birra o q eu faço me ajuda ele chora de mas bjus abraço😉
Avaliação. A atitude de birra de fato controla várias atitudes dos pais no sentido também de aumentar ou diminuir a frequencia de outros comportamentos de muitos deles. E entendo que essa manipulação infantil nem sempre é consciente, proposital. E procurar entender essas necessidades e sentimentos que está por trás dessa birra. Acrescento também que a punição não necessariamente na psicologia comportamental está associado ao ato de bater ou gritar. A punição se refere ao estimulo que reduz a frequencia ou a tendencia de repetição de um comportamento indesejado. Até retirada de algum estímulo satisfatório para a criança na interação como a mesma no momento, como dar o colo que ela pede através da birra, até para não produzir dependencia excessiva em certas ocasiões diminuindo essa reação pode ser chamada de punição “negativa”. Ou mesmo o acréscimo (punição “positiva”) de algum estímulo aversivo na interação. Considero importante vários apontamentos nesse e em outros vídeos.
amei o video ,meu bebe ta com 2 anos e todo mundo fala na minha cabeça q ele e mainhozo birreto fico danada de raiva pous as pessoas não conhece meu filho e sim ele tem manias tem dele mesmo ele gosta se dormi comigo ao lado dele no quarto mais ele so dorme do quarto e quando tem mais alguem na casa sinto q ele tem dificuldade ai ele chora ,chora muito maia quando n tem niguem ele simplesmente dorme😊😊😊
+Teresa Cristina Nascimento as pessoas deviam se meter menos com as nossas vidas e cuidar de seus próprios problemas, né?
E quando a birra e acesso de raiva?Crise de irá? Como fazer com indentificar. O que fazer. E quando a criança não fala ???
tenho uma filha de 2 anos e 2 meses e eu gostaria de saber se deixa a criança de castigo num cantigo é bom ou ruim ajuda ou não na educação da criaça ?
kara,....meu filho é adolescente e está bem dificil...pra ajudar o meu marido não sabe lidar com ele e estamos vivendo em brigas constantes....será q vc consegue nos ajudar?!amo meu marido mas não aguento as brigas dos dois e estou com diagnóstico de depressão!!!!help!!!
Por favor fala mais da fase dos 2 anos! Pq atiram tudo no chão, se atiram e ficam tão "desobedientes"?? Ahhhh
+Ana Linares boa ideia, vou fazer um vídeo sobre isso sim!
pra criança de 10 anos como agir ? ele é birento
fico muito na dúvida de como acolher! meu filho tem 1 ano e 3 meses e já faz "birras" quando é contrariado. eu normalmente externaliso que entendo o que ele esta sentindo e tento mudar o foco... o pior pra mim é o proprio avô chamar ele de manhoso... :(
+Karla E. Kaschel Perini acho que é esse o caminho mesmo para acolher. Se você sente que é assim que deveria acolher, então é isso mesmo! Quanto ao avô, é muita conversa para mudar esse pensamento, né?
só acho que faltou citar de forma prática o que fazer.
Olá! Ainda não tenho filhos, estou com um a caminho. Uma vez a minha sobrinha veio em casa e queria comer na sala. Eu não deixei e ela abriu um berreiro, meus pais queriam pq queriam deixar ela comer e eu não deixei. Depois de um tempo consolada pela minha mãe ela parou de chorar. Isso ela tinha uns 3 anos. Em um outro almoço, ela me pediu pra comer na sala e eu falei que não novamente...e ela falou: Tudo bem!!! Agora eu fiquei um pouco confusa em relação a lidar com birra. Acabou que ela entendeu por si que na minha casa tinha regras e eu não fui flexível. Será que foi o certo mesmo eu ser inflexível? pois parece que ela absorveu o conceito das regras na minha casa.
+Gisele Artico eu acho que a discussão está além do certo e do errado, percebe? Você não tem filhos e na sua casa não se come na sala. Se você não quer flexibilizar isso, tudo bem, é uma regra da sua casa. Isso não significa que uma criança de 3 anos não possa chorar e extravasar toda a frustração por não conseguir o que deseja, é um comportamento normal dela. Acho que o caminho é esse mesmo, as crianças encontrarão limites naturais na vida e precisam ser ajudadas (acolhidas) para lidar com seus grandes sentimentos negativos, como aparentemente foi o que a sua mãe fez no dia. Se na próxima vez ela não demonstrou toda a frustração, é porque já imaginava a resposta negativa e conseguiu lidar com isso de uma maneira melhor.
Thiago, como falo com você? Tem algum e-mail? Beijos, Mariana
+Vida de Gestante e Mãe Prevejo coisa boa saindo desse contato... Junta a Flavia Calina nisso e vai ser a melhor salada de informação da vida!
+Vida de Gestante e Mãe oi, Mariana! Manda um email pra tqueiroz@paizinhovirgula.com :)
+Luciana Braz imagina! Seria demais
Ahhh Luciana Braz, que gracinha você!!! Obrigada pelo carinho!!! Vou mandar e-mail Thiago, vai ser ótimo! :)
Ansioso!!!
E quando vc contraria a criança, tenta falar e ela continua, começa a gritar, espernear, se joga no chão e quer bater? Parece que quanto mais vc tenta se aproximar e conversar, mais o episódio se agrava. Nessas horas me afasto por um tempo e depois volto tentando conversar, tem hora que funciona, tem hora que fica ainda pior.
Falar firme às vezes é o mesmo que nada. Não quero gritar, mas não consigo e acabo gritando.
+Sheyla GC Falar firme é o mesmo que nada porque não é disso que a criança precisa, na maioria das vezes. As crianças precisam de nossa ajuda para lidar com os grandes sentimentos que elas não conseguem controlar, como medo, raiva e frustração.
kkkkkk!!! qdo estou com paciência eu pego Bibil e beijo ela toda msm chorando...fico dizendo te amo, te amo, te amo. ela fica maluca e depois se acalma...
nossa to nessa fase.
A minha poe tudo fica brava e começa a chorar.Cai se machuca e não chora.Mas chega a rolar no chão quando é contrariada.😭😭
É uma fase cheia de descobertas, mas também cheia de desafios né?
qual sua sugestão qndo estamos na rua e não podemos deixar o bebê de 1 a 5m fazer algo ele começa a se chorar e te bater e se jogar do seu colo, isso aqui é comum, acontece até pra coloca-lo no Sling qndo ele não quer..
Nessa época, eu tentava usar o tom da minha voz para tentar acalmá-lo e, ficava presente para oferecer colo. Se ele negasse colo, era sinal de que não estava pronto para contato físico, então, ficava ali perto dele, falando coisas reconfortantes e esperando ele extravasar as emoções que ele precisava extravasar.
+Paizinho, Vírgula! você não se incomodava se estivesse em lugar público?
Eu fazia um esforço tremendo para não deixar isso me afetar. Incomodar sempre incomoda, porque a gente se sente julgado o tempo todo, mas com o tempo consegui ignorar isso com mais facilidade.
+Paizinho, Vírgula! exatamente essa a impressão que tenho que estou senso julgada, e a gente acaba morrendo de vergonha..parece que não educamos nosso filho..
Ah, sei muito bem como é isso! Mas sei lá, a gente começa a ignorar ao ver que aquilo não é um bebê pirracento, mas um bebê com dificuldades para lidar com sentimentos grandes e negativos.
so n ficou claro p mim oq fazer,na hora .
Esse lance do chorar, P mim eh muito difícil identificar o motivo. Ele só chora, do nada, sem ter acontecido algo Q eu possa entender o motivo. Como lidar? Ele vai fazer 3 semana Q vem.
+Karla de Cassia Martins mas Karla, ele é muito, muito, muito novo. Com 3 semanas, birra é algo que você não tem que se preocupar mesmo!!! Nesse período, tá todo mundo se adaptando: você ao mundo de ser mãe, em pleno puerpério, seu filho, se adaptando ao mundo exterior, e o pai também se adapta às novas funções que tem agora. Nessa época, o choro pode ser frio, fome, sono, incômodo, ou colo. Eles ADORAM colo, porque se sentem seguros e quentinhos. Outra coisa que ajuda muito é fazer a técnica do charutinho (dá uma pesquisada no Google, é uma maneira de "enrolar" o bebê em uma fralda para ele se acalmar). Com o tempo, você vai começar a sacar as diferenças entre um choro e outro. Ah, e se você puder, eu recomendaria que você procurasse por extero-gestação, que pode ajudar muito você nesse início! Uma ótima lua de leite para você, querida :)
+Paizinho, Vírgula! kkkkk eu disse que ele fará 3 anos, na semana que vem! desculpe, não me expressei direito!
+Karla de Cassia Martins mesmo assim, amei sua resposta! lindas palavras mesmo!!!
Ahhhhhh sim, hahahahaha! Ele consegue se expressar bem? Se ele fala bem, você pode tentar perguntar para ele o que ele sente, tente investigar por que ele chora tanto!
#omelhorvideo
Ahhhhh!
Meu irmão,chupa dedo e, ele ao ir em uma das consulta com a Pneumologista ela ordenou pra q tirasse dele esse costume pq estava causando-o problemass .Bom,minha mãe colocou esparadrapo e ele não chupa mais porém ele deitar no chão e grita por não conseguir chupar o dedo.E, é só dar um pouco de mimo a ele q passa ou distrair-lo com brinquedo ou Galinha Pintadinha.Vc poderia fazer um video para os pais q tentam tirar o dedo ou a chupeta dos filhos
+Thalyta Maia oi, tudo bem? Qual a idade do seu irmão? Dependendo da idade, chupar dedo é algo super normal, que atende às necessidades de sucção do bebê, por exemplo. E mesmo que seu irmão já seja bem mais velho, métodos extremos que fazem a criança chorar nunca são bacanas. Mudar esses hábitos é sempre um processo doloroso para a criança e precisamos fazer isso de uma maneira gentil e carinhosa. Conte mais sobre o seu irmão para tentarmos ajudá-lo!
+Paizinho, Vírgula! Ele vai fazer 1 ano e 9m agr dia 18 e,esse habito esta causando problemas a ele mostrados na radiografia da quais ñ sei explicar direito.A medica falou q como ele ficava o dia inteiro chupando dedo ele falava poucas palavras em relação a ouutras crianças da mesma idade e o "ceu da boca" deleestá fundo.Ahhh e o esparadarpo foi ela q recomendou.
+Paizinho, Vírgula! E,pf aq em casa ficamos muito tristes e comovidos quando ele chora.Pf se vc conhecer outros metodos nos ajude !
Entendo muito a sua aflição! Ele ainda é muito novo, e não deveria ser um problema chupar dedo. Eu recomendo que vocês procurem outra médica porque uma médica que manda amarrar as mãos de uma criança com esparadrapo não sabe nada de crianças.
E birra pra comer? Meu bebê de 14 meses mal come agora,às vezes nem com TV,e chora muito às vezes! Fico perdida ...
A alimentação em bebês é algo que tem várias fases. Normalmente, depois de 1 ano, eles diminuem muito a quantidade de comida que ingerem, porque a taxa de crescimento deles dá uma queda. Então, se eles não crescem na mesma rapidez que cresciam quando bebês, não vão precisar comer tanto também.
É importante também respeitar quando eles não estão com fome. Se ao meio-dia ele não quer comer, por que não esperar 1 horinha para oferecer novamente? Só é importante não deixar que ele coma outras coisas, principalmente besteiras.
+Paizinho, Vírgula! Pois e! Ele só quer mamar...comendo muito pouco...se deixar mama o dia inteiro.
Pode acreditar, que vai passar!
Paizinho, Vírgula! Então...minha filha desde os oito meses começou com isso: sempre chora escandalosamente durante as refeições comigo ou com minha esposa. Com a babá isso raramente acontece, pois desde que isso iniciou ela foi firme com minha filha. No início achei que era falta de fome mesmo mas agora vejo que é birra pura, pois há refeições que desde a primeira colher ela já vira a cara e chora alto. E aí?
Paizinho, Vírgula! Outra questão...sobre esperar uma hora pra dar a comida, neste caso atrasaria toda a rotina dela de alimentação e sono (sim, ela tem rotina com horários determinados) e ficaria ainda mais irritada
minha filha e muito malina kkkkkkk ela.pega tudoexe em tudo e quando vou tirar,pegar ela.. ela se joga no chao chora e grita alto e o povo fala
"nossa que menina birrenta"
as vezes não sei o que fazer?? pq se eu sou algo que ela tá chorando o povo fala q não é certo e que ela vai achar que toda vez que ela chorar ela vai saber q sou o que ela que
é tenso demais! !😵😵
+canal tudo simples por kelly vitalino quando a criança chora, ela não precisa ter aquilo que ela quer, seja um objeto ou uma vontade. O que ela quer, no fundo, é acolhimento, saber que as pessoas ao redor entendem que ela está muito triste com aquilo que não aconteceu do jeito que ela queria.
Tudo o que meu marido faz com nosso filho de 1 ano e meio 😔