Eu tô presa nesse vídeo pq me sinto numa aula magnífica, prezerosa de assistir e mtu interessante! Estou aqui fazendo pesquisas para iniciar o projeto de um violão com o luthier de minha confiança e me deparo com esse senhor mtu sábio! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Conteúdo fantástico na minha opinião entre todas essas espécies a Cabreúva ê a mais linda madeira, grande abraço e obrigado pelo conhecimento transmitido.
Belo trabalho de classificação das nossas madeiras...mas faltou uma das madeiras mais usadas para construção e telhados antigamente. A Bicuiba. Linda madeira vermelha.
Estou começando no resgate de madeiras e ja encontrei algumas canjerana vermelha muito lindas estou começando a gravar vídeos para passar e também aprender pois precisamos muitos conhecimento pra indentificar uma madeira caida ou que ja foi cortada a muito tempo
Excelente vídeo! Na minha opinião, a rainha de todas essas madeiras é a canjerana, pois é de uma trabalhabilidade incrível, estabilidade excepcional, de altíssima durabilidade mesmo sob condições adversas e de um vermelho intenso, lindíssimo, é a madeira que mais se assemelha em cor ao verdadeiro mogno, ( o caribenho, não o brasileiro) já extinto.
Concordo em relação à cangerana. Gosto muito dela. A questão é que o Pau Brasil ainda vai na frente, pois, entre outras coisas. deu nome ao país. Abraço
Tenho aroreira aqui, e não é muiracatiara, aínda tenho aqui é se der vou te mandar para xiloteca a mais bela de todas, jacarandá do cerrado, ou Caviúna, Dalbergia miscolobium .
Esses vídeos recheados de informações e curiosidades sobre madeiras são fantásticos sr. Saydeles, parabéns! Olha só, faltou uma madeira "famosa", ela não se encaixaria nessa classificação de madeiras vermelhas? A Peroba. Seja a Peroba Rosa, a Peroba do Norte (aqui em SP é conhecida apenas como "peroba" e é grandemente utilizada em madeiramento de telhados). Forte abraço!
Me lembro de estar no mato com meu pai pra cortar uma vara ou outra de madeira com o facão, até topar com uma peroba que deixou o facão cheio de dentes😁
Ola. Com relação a Aroeira , nao sei se é a mesma nossa aqui do nordeste, mas ela é bem vermelha, super resistente e aqui ela é usada até como planta medicinal.
Aqui no Amazonas, chamamos de MARACATIÁRA, e ela tem dois tipos, a vermelha e a branca, a branca é coisa loco, se aproxima da estampa de uma onça pintada! linda de mais.
O nosso amigo Eduardo Luccas bem lembrou da peroba rosa! Sou paulista e um apaixonado pela peroba rosa! Tanto na cor como no acabamento e trabalhabilidade.
Onde o senhor consegue tanta variedade de madeiras? Rsrs 90% só vi em vídeo mesmo, parabéns continua assim o senhor tem excelentíssimo conhecimento para passar adiante! Obrigado
Que show de cultura!! Amo seus vídeos ! Adoro madeiras… aos pouquinhos estou fazendo algumas peças. Mas tenho sonho ainda de trabalhar com algumas madeiras de lei. Tenho uns tronquinhos de jacarandá mas eita madeira dura!! Obrigada por mais essa aula fantástica ! ❤️
Tem madeira q cheira mel. Qual é? Temos um restaurante dentro de uma madeireira, e lá cheira mel, maravilhoso! Algumas cheiram coco. Podia falar sobre isso
HAHAHA! Massa, essas lendas, podem achar que é papo, mas aqui pro lado do amazonas elas funcionam, um grande exemplo, é as árvores de óleo, tipo Andiroba e Copaíba, muitas pessoas aqui falam que tem que se falar algo na hora de extrair ou não olhar para o auto da árvore! mas enfim acredite quem quiser.
Tem várias espécies que são nomeadas como aroeira, entre elas a muiricatiara, são da mesma família mas acho que a aroeira em questão é a myracrodruon a aroeira verdadeira urundueva ou talvez a Schinopsis brasiliensis braúna do sertão que também é chamada de aroeira por alguns e são ambas da mesma família, aliás as três tiveram corte proibido em algumas situações e condicionados a plano de manejo aprovado pelo Ibama na mesma portaria de 1991, talvez a aroeira em questão seja a myracrodruon, aroeira verdadeira como é chamada também, madeira vermelha, densa e muito resistente
@@MadeiraPrima trabalhar com madeiras é uma mistura de arte e ciências diversas. Fantástico ter tanta informação de qualidade e disponibilizada com tamanha generosidade de forma livre. Estou encantado e na luta para aprender mais a cada dia
Olá, amei seu vídeo. Eu gostaria de saber sobre a madeira canela pinho e louro. Comprei uma mesa e cadeiras porém não vi nenhum vídeo sobre este tipo de madeira
Pelas pesquisas que eu já fiz, também achei a informação que muiracatiara é da família da aroeira. Eu devo ter aqui ainda um pedaço de poda de aroeira, se tiver levo aí para vc e já conheço a oficina.
Eu estou com angico vermelho q caio, se colocar ela pra colona pra aria, assim ela vai fica em contato com solo, oq eu quero saber se ela vai ficar podre rapido?
Conteúdo FANTÁTISCO,como sempre! Uma madeira avermelhada,bem comum aqui em MG,é a Sucupira... Gostosa de trabalhar,apesar das farpas! São dolorosas! Tenho usado algumas reaproveitadas,de antigos móveis que eu recebo de doações,a pessoa quer jogar fora e me avisa,"tem um móvel aqui,quer pro cê?". Eu pergunto: é madeira mesmo ou aglomerado? Aglomerado(MDP) não queima sabe... Quando a resposta é:"MADEIRA MESMO" ,vou buscar na hora! Sobre a Arueira,minha mãe falava a mema coisa! E falava também pra nem passar debaixo da sombra que dava alergia! Canal SENSACIONAL!Aprendi e aprendo demais com os conteúdos! Por favor meu caro,NÃO PARE! Saudações,de MG!
Parabéns pelo seu conhecimento e didática. Estou procurando conhecer os tipos de madeira e desenvolver hobby de marcenaria para fazer alguns pequenas e simples peças para deixar para minhas filhas, sobrinhas, sobrinhos e uma netinha. Acho que são lembranças que podem ser guardadas para toda vida. Suas aulas são uma viagem nesse mundo. Novamente deixo minha admiração pelo seu conhecimento e a firma tranquila e simples de tratar os temas. Saber transmitir o conhecimento é uma arte.
Trabalho com confecção de facas, gostaria de possível, que me informasse, quais as madeiras mais propícias a causar alergia, tendo em vista que usei pau ferro negro e passei muito mau, dês de já agradeço.
Na minha região as madeiras mais comuns são: Aroeira, Peroba, Angico, Peroba, Ipê, Jatobá, Baru, Pequi, Sucupira, Bálsamo, Amarelinho (a mais bonita) e outras
Excelente vídeo, como sempre, Cleber! Com relação à semelhança entre a aroeira e a muiracatiara (Astronium sp.), ela realmente procede em parte. Essas árvores são "primas" entre si, ambas Anacardiaceae (a família da manga, do cajá e do cajú). Mas há que se ter cuidado, pois o nome popular "aroeira" é utilizado para várias espécies de Anacardiaceae, algumas de madeira clara, como a aroeira-pimenteira e a aroeira-branca, e outras de madeira vermelha, como a urundeúva e outras. Essas últimas, sim, se assemelhando em alguns casos à muiracatiara.
Obrigado pelos esclarecimentos. É que encontrei em alguns sites essa informação. Por isso fiz a ressalva, mas para mim são madeiras diferentes, embora, agora com as suas informações, fique mais claro pra mim. A muiracatiara não temos aqui no sul.
@@MadeiraPrima. Olá sr Cleber , sempre que vejo os encontros de marceneiros fico na expectativa de ver acontecer um aqui em Porto Alegre, mas acho que quem consegue isso são os RUclipsrs daqui da região. Se tiver um aqui vou com certeza, forte abraço !!!
Ki vídeo maravilhoso...parece música aos meus ouvidos, fiquei maravilhado com suas informações sobre essas maravilhas da natureza....parabéns pelo vídeo, ganhou mais um inscrito. Sim o ( Ki ) no começo do vídeo foi proposital rsrssrsr.... Deus Te Abençoe !!!
Boa noite. Eu comprei angelim vermelho para fazer a estrutura de um mezanino na sala. O cheiro da madeira é muito ruim, tem cheiro de chulé. O que eu posso aplicar antes de começar a fazer o meu mezanino. Me disseram que se eu passar seladora depois verniz ou cera de carnauba pode eliminar o cheiro em 90%. Vc saberia me informar? Apesar que eu gostei muito dessa. O piso será de muiracatiara e os pilares de angelim vermelho.
Começando com uma série bastante interessante sobre madeiras! O pau brasil tem sítios de plantação. Ainda poucos, mas só deixam extrair para fazer arco de violino. Claro que cheio de restrições para conseguir. Havia uma árvore de pau brasil em um Grupo Escolar, mas era criança e não fui visitar. Hoje passo por lá e parece que não mais existe! Gostei do Programa de 2020! Parabéns Cleber!
Obrigado, Nanci. Durante um tempo foi tradição das escolas em plantar uma árvore de Pau Brasil. Não sei porque, mas nos anos 70 era comum. Muitas delas não vingaram ou foram mal cuidadas. Dependendo da região ela não se adapta. Abraço
Salve meu amigo!! Fico extremamente feliz por ter sido lembrado e que tenha gostado deste pequeno pedaço de madeira!! Grande abraço e siga sempre com seus ótimos vídeos!!! :)
Excelente vídeo, fiz uma mesinha de centro com Cabreúva, ficou linda, realmente é uma madeira muito perfumada. Sobre a questão da alergia, eu estava reaproveitando uns palanques antigos de cerne de guajuvira e tive muita alergia, tive muita coceira pelo corpo todo, parece que ela solta umas farpas junto com a serragem e aquilo fica pinicando no corpo por dias, mas a beleza dessa madeira é inigualável, poderia falar um pouco sobre essa madeira ja que ela é popular aqui no sul, abraços.
Sim. É a minha madeira preferida, muito linda. Não tinha notícias desse problema de alergia. Vou dar uma pesquisada. Vou alar dela quando fazer um programa sobre madeiras escuras, mas ainda me faltam muitas amostras.
Na verdade a madeira que resiste enterrado por mais de 100 anos é a canjerana, o angico resiste uns 30 ou 40 anos. Aqui no norte do RS quando uma pessoa de idade bastante avançada tem uma saúde boa se diz que ela é uma canjerana.
Já peguei está alergia , nó Paraná se. Chama bugreiro a famosa arùeira
As aulas do senhor são maravilhosas.
Quanta sabedoria, uma enciclopédia viva!!!!
Obrigada.
Obrigado, Patrícia, pela presença e comentário generoso.
Eu tô presa nesse vídeo pq me sinto numa aula magnífica, prezerosa de assistir e mtu interessante! Estou aqui fazendo pesquisas para iniciar o projeto de um violão com o luthier de minha confiança e me deparo com esse senhor mtu sábio! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Conteúdo fantástico na minha opinião entre todas essas espécies a Cabreúva ê a mais linda madeira, grande abraço e obrigado pelo conhecimento transmitido.
Sim. Alem disso cheira bem. Abrigado pela presença aqui, parceiro.
Concordo, infelizmente não é comerciàvel, creio que em estado de vulnerável
A aroeira e o anjico é Comum aqui no Nordeste
Belo trabalho de classificação das nossas madeiras...mas faltou uma das madeiras mais usadas para construção e telhados antigamente. A Bicuiba. Linda madeira vermelha.
Simplesmente maravilhosos os seus vídeos ,uma verdadeira aula. Boa tarde. Não me canso de assistir.
Faço muitos moveis com Eucalipto Rosa. Fica muito bonito.
Estou começando no resgate de madeiras e ja encontrei algumas canjerana vermelha muito lindas estou começando a gravar vídeos para passar e também aprender pois precisamos muitos conhecimento pra indentificar uma madeira caida ou que ja foi cortada a muito tempo
Cara ,bicho, o canal, madeira prima e cultura. 🤔🤔🤔🤔👏👏👏👏👏👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾🤝🤝🤝🤝💯💯💯💯💯💯💯
Boa tarde Mestre!
Olhando pra esses blocos de madeira eu vejo muitas guitarras 🎸🎸🎸🎸🎸🎸
Grande abração de SP
Bem explicado, a muita variedade de madeiras.
E como dizer q o gato,e parente da onça. Ou outros feninos ,🤔😺😺😺😺😺😺👏👏👏👍🏾👍🏾👍🏾
Excelente vídeo!
Na minha opinião, a rainha de todas essas madeiras é a canjerana, pois é de uma trabalhabilidade incrível, estabilidade excepcional, de altíssima durabilidade mesmo sob condições adversas e de um vermelho intenso, lindíssimo, é a madeira que mais se assemelha em cor ao verdadeiro mogno, ( o caribenho, não o brasileiro) já extinto.
Concordo em relação à cangerana. Gosto muito dela. A questão é que o Pau Brasil ainda vai na frente, pois, entre outras coisas. deu nome ao país. Abraço
@@MadeiraPrima sim, com certeza, se formos considerada o fato histórico sem dúvida o pau Brasil é nossa madeira símbolo
E vamos em frente... Abraço
Melhor canal!!! Inscrito e assistindo todos os vídeos. Obrigado mestre
Buenísimo video.
Una clase de História,felicitaciones y saludos desde Canelones, Uruguay.
Amei o vídeo! Muito interessante👍🏼🤝
Parabéns pelo seu conhecimento e por compartilhar conosco parabéns mesmo e sucesso!!!!
Bom dia
Não sabia que a aroeira produzia a alegria, eu conheço demais a aroeira.
Tenho aroreira aqui, e não é muiracatiara, aínda tenho aqui é se der vou te mandar para xiloteca a mais bela de todas, jacarandá do cerrado, ou Caviúna, Dalbergia miscolobium .
Agradeço, muito, Antonio. As duas são da mesma família. Muita gente confunde.
Faltou a nossa peroba aqui do meu estado do Paraná querido
Espetacularrrrrrrr vídeo, parabénssssss!!!
Sou fã do seu canal, já perdi as contas de vídeos, seu q já vi e Não canso de ver só maravilhas.
Bom canal de orientação,
vim pelo alexandre cesar luthier 7 meses depois do vídeo kkk, pra quem gosta de musica e instrumentos ter um canal desses no youtube é um privilégio!!
o trabalho que vocês fazem é muito bom. Aprendo um monte.
Esses vídeos recheados de informações e curiosidades sobre madeiras são fantásticos sr. Saydeles, parabéns!
Olha só, faltou uma madeira "famosa", ela não se encaixaria nessa classificação de madeiras vermelhas? A Peroba. Seja a Peroba Rosa, a Peroba do Norte (aqui em SP é conhecida apenas como "peroba" e é grandemente utilizada em madeiramento de telhados).
Forte abraço!
Esqueci de mencionar, mas não tinha à mão nenhum pedaço de peroba, mas vamos voltar ao tema. Abraço e obrigado pela participação.
Me lembro de estar no mato com meu pai pra cortar uma vara ou outra de madeira com o facão, até topar com uma peroba que deixou o facão cheio de dentes😁
Muito obrigado pela dicas.... e bom saber de madeiras...
Ola. Com relação a Aroeira , nao sei se é a mesma nossa aqui do nordeste, mas ela é bem vermelha, super resistente e aqui ela é usada até como planta medicinal.
Roxinho é linda demais e com características únicas.
Sim, tem essa característica única. Hoje, pelo preço, ela esta sendo usada mais em detalhes dos móveis.
Amigo, fala um pouco da Timborana, Madeira bastante utilizada na confecção de portas e janelas aqui no nordeste. Está 20% mais barato que o Jatobá.
Aqui no Amazonas, chamamos de MARACATIÁRA, e ela tem dois tipos, a vermelha e a branca, a branca é coisa loco, se aproxima da estampa de uma onça pintada! linda de mais.
Ela também é conhecida em algumas regiões como Gonçalo Alves. Uma das madeiras mais bonitas que a gente tem.
Excelente
Obrigado,
O nosso amigo Eduardo Luccas bem lembrou da peroba rosa! Sou paulista e um apaixonado pela peroba rosa! Tanto na cor como no acabamento e trabalhabilidade.
Sim, mas por incrivel que pareça, não tenho (ainda) amostras da peroba. Apenas a outra a peroba do campo. Abraço
@@MadeiraPrima eu devo ter algum pedaço aqui comigo. Moro em Caxias do Sul, se eu conseguir eu te mando ok?
Oba. No aguardo. Faz contato pelo face pra gente ver. Abraço
Ótimo vídeo, esclarecedor. Mas eu gostaria de saber mais sobre a Peroba.
Onde o senhor consegue tanta variedade de madeiras? Rsrs 90% só vi em vídeo mesmo, parabéns continua assim o senhor tem excelentíssimo conhecimento para passar adiante! Obrigado
A gente vai juntando pedaços pela vida. Tem alguns desses que estão comigo há muitos anos, outros recém chegaram. Abraço Rafael
Mestre, adoro seus vídeos. Porém, creio que Cabreúva não é Sândalo, mas sim Bálsamo.
Ótimo são paulo
Este ano vamos fazer um curso presencial ai em São Paulo.
Sou de Minas e tenho vários pedaços de aroeira. É uma madeira linda mesmo, avermelhada e com lindos veios.
Em algumas cidades históricas aqui de Goiás tem postes de iluminação e casas de aroeira que tem mais de cem anos.
Obrigado pela informação, Orival. É uma madeira de muita resistência. Abraço
Aqui no Mato Grosso do Sul a lenda da aroeira é a mesma, muito curiosas essas histórias do Brasil.
Ótimo video.
Muito curiosas, sim. Já recebemos muitas outras. Abraço
Olá obrigado. Tem algum vídeo por densidades, usos, externo, interno, móveis. Para marcenaria ou hobby para formão de entalhe. Obrigado.
Seu canal é excelente, pois se trata de um entretenimento útil. Nós entretêm ensinando algo proveitoso.
Gostaria de colaborar também, informando outros nomes regionais da cabreuva: balsamo roxo, balsamo mulato, oleo vermelho...
isso ai cleber
Abraço.
Que show de cultura!! Amo seus vídeos ! Adoro madeiras… aos pouquinhos estou fazendo algumas peças. Mas tenho sonho ainda de trabalhar com algumas madeiras de lei. Tenho uns tronquinhos de jacarandá mas eita madeira dura!! Obrigada por mais essa aula fantástica ! ❤️
Tem madeira q cheira mel. Qual é? Temos um restaurante dentro de uma madeireira, e lá cheira mel, maravilhoso! Algumas cheiram coco. Podia falar sobre isso
HAHAHA! Massa, essas lendas, podem achar que é papo, mas aqui pro lado do amazonas elas funcionam, um grande exemplo, é as árvores de óleo, tipo Andiroba e Copaíba, muitas pessoas aqui falam que tem que se falar algo na hora de extrair ou não olhar para o auto da árvore! mas enfim acredite quem quiser.
Faz parte do nosso folclore e da identidade nacional, por isso é importante a gente propagar. Abraço.
Assim que tiver tempo assisto. O like eu já deixo antes
Essa é uma parceria valiosa. Abraço
@@MadeiraPrima abraço amigos. Obrigado
E o Cambuí ? Em qual categoria se encaixa?
Viva...
Obrigado.
Eu gosto muito desses detalhe de madeiras
Temos o mesmo gosto, Leonardo
Tem várias espécies que são nomeadas como aroeira, entre elas a muiricatiara, são da mesma família mas acho que a aroeira em questão é a myracrodruon a aroeira verdadeira urundueva ou talvez a Schinopsis brasiliensis braúna do sertão que também é chamada de aroeira por alguns e são ambas da mesma família, aliás as três tiveram corte proibido em algumas situações e condicionados a plano de manejo aprovado pelo Ibama na mesma portaria de 1991, talvez a aroeira em questão seja a myracrodruon, aroeira verdadeira como é chamada também, madeira vermelha, densa e muito resistente
Essa é a realidade desse imenso pais. A nossa riqueza vegetal nos faz ter madeiras com nomes e usos diferentes. Obrigado pela explicação.
Rapaz, que vídeo!!! Fantástico!!! Eu poderia ouvi-lo o dia inteiro.
E os causos??? Virei fã.
Quantas cores...
Quantas possibilidades. ..
Maravilhas da natureza!
Parabéns sempre , pelas informações do canal! 🔝
Obrigado, Margarete. As possibilidades são muitas.
Que canal maravilhoso.
Obrigado. Nossos parceiros também são
@@MadeiraPrima trabalhar com madeiras é uma mistura de arte e ciências diversas. Fantástico ter tanta informação de qualidade e disponibilizada com tamanha generosidade de forma livre. Estou encantado e na luta para aprender mais a cada dia
Consegui e fiz alguns móveis de Cabreúva aqui no Pr. Incrível esta
Olá, amei seu vídeo. Eu gostaria de saber sobre a madeira canela pinho e louro. Comprei uma mesa e cadeiras porém não vi nenhum vídeo sobre este tipo de madeira
Aqui em natal tem muita massaranduba , um amigo meu usa pra fazer sombreiros grandes .
Sim, nessa região tem muita. Aqui na minha região não tem.
Boa noite meu mestre quanto a aroeira alergia fazer um chá da folha 🌿 Pedro de Gravataí
Ótima matéria.
Conheço pouco e consigo poucas madeiras, mas tento aproveitar ao máximo, com qualidade.
Pelas pesquisas que eu já fiz, também achei a informação que muiracatiara é da família da aroeira. Eu devo ter aqui ainda um pedaço de poda de aroeira, se tiver levo aí para vc e já conheço a oficina.
Sim. É da família, mas essa família é grande. Seja bem vindo. Estamos em obras aqui, mas será bem recebido. Abraço.
Eu estou com angico vermelho q caio, se colocar ela pra colona pra aria, assim ela vai fica em contato com solo, oq eu quero saber se ela vai ficar podre rapido?
Conteúdo FANTÁTISCO,como sempre!
Uma madeira avermelhada,bem comum aqui em MG,é a Sucupira...
Gostosa de trabalhar,apesar das farpas! São dolorosas!
Tenho usado algumas reaproveitadas,de antigos móveis que eu recebo de doações,a pessoa quer jogar fora e me avisa,"tem um móvel aqui,quer pro cê?".
Eu pergunto: é madeira mesmo ou aglomerado? Aglomerado(MDP) não queima sabe...
Quando a resposta é:"MADEIRA MESMO" ,vou buscar na hora!
Sobre a Arueira,minha mãe falava a mema coisa!
E falava também pra nem passar debaixo da sombra que dava alergia!
Canal SENSACIONAL!Aprendi e aprendo demais com os conteúdos!
Por favor meu caro,NÃO PARE!
Saudações,de MG!
Obrigado pela parceria e pela presença aqui.
Olá Cleber! Excelente explanação sobre madeiras vermelhas. Parabéns por compartilhar todo seu conhecimento conosco! Muito obrigado!!!
Nós que agradecemos a presença e a participação aqui. Abraço
Aqui no Pará esse cedro rosa e conhecida como cuaruba cedro.
Muito legal, Jadson. Não conhecia.
Parabéns pelo seu conhecimento e didática. Estou procurando conhecer os tipos de madeira e desenvolver hobby de marcenaria para fazer alguns pequenas e simples peças para deixar para minhas filhas, sobrinhas, sobrinhos e uma netinha. Acho que são lembranças que podem ser guardadas para toda vida. Suas aulas são uma viagem nesse mundo. Novamente deixo minha admiração pelo seu conhecimento e a firma tranquila e simples de tratar os temas. Saber transmitir o conhecimento é uma arte.
Obrigado Almir. Sucesso para ti e a família.
Angico e cabreúva são as minhas preferidas dessa lista.
É isso, São madeiras excelentes. A cabreúva tem um cheiro fantástico.
Muito legal. Sou do Paraná O Cangerana aqui conheço como Canjarana (Canharana)... E a lenda da Aroeira aqui é com o Bugreiro
Aqui também, em alguns lugares chamam de Canjarana. Não conheço o Bugreiro. Abraço
Que maravilha de vídeo, muito conhecimento, cultura... como não amar a marcenaria! Parabéns!!!
Obrigado, Elessandro, é sempre uma satisfação receber esse tipo de comentário.
Trabalho com confecção de facas, gostaria de possível, que me informasse, quais as madeiras mais propícias a causar alergia, tendo em vista que usei pau ferro negro e passei muito mau, dês de já agradeço.
Vamos pensar nesse programa. A questão, Marcelo, é que a alergia é diferente para cada pessoa. Por isso, fica difícil generalizar.
A massaranduba é bem comum de achar aqui em Minas com o nome de Parajú, muito usada no madeiramento de telhado.
Excelente madeira. Muita usada em madeiramento.
Cinamomo é uma das madeiras mais lindas. Essa lenda da aruera é verídica, peguei muito.
Muito legal seu depoimento.
Muito boa a aula, a Anagelin pedra e angelin vemelho são a mesma madeira ?tem a mesma resitencia? Sao resitententes para movies ?
Madeiras vermelhas são as minhas preferidas! Obrigado pelo vídeo.
São as preferidas de quase todos os design e marceneiros. Abraço Luis
Boa noite gostaria que falace sobre o balsamo
Parabéns! Adorei o vídeo!
Obrigado, Marcos.
Anjelim é ótimo pra fazer móveis sim.
É, mas dá um trabalho lixar....
Na minha região as madeiras mais comuns são: Aroeira, Peroba, Angico, Peroba, Ipê, Jatobá, Baru, Pequi, Sucupira, Bálsamo, Amarelinho (a mais bonita) e outras
Puxa. Acho que vou fazer uma visita e trazer uma mala cheira. Me faltam Peroba, Baru, Pequei e o amarelinho... A aroeira também como contei. Abraço
Pergunto a madeira boa é aquela que tem mais idade uma tipo jatobá????
Muito bom os seus videos. faca um videos sobre madeiras pretas. grande abraco
Está na nossa pauta.
Fantástico!!!👍
Excelente vídeo, como sempre, Cleber!
Com relação à semelhança entre a aroeira e a muiracatiara (Astronium sp.), ela realmente procede em parte. Essas árvores são "primas" entre si, ambas Anacardiaceae (a família da manga, do cajá e do cajú). Mas há que se ter cuidado, pois o nome popular "aroeira" é utilizado para várias espécies de Anacardiaceae, algumas de madeira clara, como a aroeira-pimenteira e a aroeira-branca, e outras de madeira vermelha, como a urundeúva e outras. Essas últimas, sim, se assemelhando em alguns casos à muiracatiara.
Obrigado pelos esclarecimentos. É que encontrei em alguns sites essa informação. Por isso fiz a ressalva, mas para mim são madeiras diferentes, embora, agora com as suas informações, fique mais claro pra mim. A muiracatiara não temos aqui no sul.
O jacarandá fica classificado em qual cor?
Bom dia meu amigo muito bom
Obrigado, Watson. Seja sempre bem vindo e participe.
Muito conhecimentos em poucos minutos.
Obrigado, parceiro.
Eai omi assim como vc tenho canal e tbm sou de Porto Alegre RS
Forte abraço
OLá, sou de Porto Alegre Rs. E sigo os canais dos dois!!
Que legal, gente. Uma hora dessas vamos promover um encontro com nossos parceiros aqui de Porto Alegre.
@@MadeiraPrima. Olá sr Cleber , sempre que vejo os encontros de marceneiros fico na expectativa de ver acontecer um aqui em Porto Alegre, mas acho que quem consegue isso são os RUclipsrs daqui da região. Se tiver um aqui vou com certeza, forte abraço !!!
Não tinha pensado nessa possibilidade, mas acho que não é nada difícil...
Passei lá. Parabéns pelo canal. Vale a pena ....
Ki vídeo maravilhoso...parece música aos meus ouvidos, fiquei maravilhado com suas informações sobre essas maravilhas da natureza....parabéns pelo vídeo, ganhou mais um inscrito.
Sim o ( Ki ) no começo do vídeo foi proposital rsrssrsr....
Deus Te Abençoe !!!
Obrigado, Elizeu.
Boa noite. Eu comprei angelim vermelho para fazer a estrutura de um mezanino na sala. O cheiro da madeira é muito ruim, tem cheiro de chulé. O que eu posso aplicar antes de começar a fazer o meu mezanino. Me disseram que se eu passar seladora depois verniz ou cera de carnauba pode eliminar o cheiro em 90%. Vc saberia me informar? Apesar que eu gostei muito dessa. O piso será de muiracatiara e os pilares de angelim vermelho.
Boa tarde, ótimo conteúdo, se possível fale do Vinhático. Abraços
Quando a gente voltar ao tema, vamos falar.
Começando com uma série bastante interessante sobre madeiras! O pau brasil tem sítios de plantação. Ainda poucos, mas só deixam extrair para fazer arco de violino. Claro que cheio de restrições para conseguir. Havia uma árvore de pau brasil em um Grupo Escolar, mas era criança e não fui visitar. Hoje passo por lá e parece que não mais existe! Gostei do Programa de 2020! Parabéns Cleber!
Obrigado, Nanci. Durante um tempo foi tradição das escolas em plantar uma árvore de Pau Brasil. Não sei porque, mas nos anos 70 era comum. Muitas delas não vingaram ou foram mal cuidadas. Dependendo da região ela não se adapta. Abraço
@@MadeiraPrima sabe me dizer se na região norte de Santa Catarina vinga plantar Pau Brasil?
Salve meu amigo!! Fico extremamente feliz por ter sido lembrado e que tenha gostado deste pequeno pedaço de madeira!! Grande abraço e siga sempre com seus ótimos vídeos!!! :)
Vc foi muito legal com a gente. Viabilizou este programa pois eu não poderia falar das madeiras vermelhas sem o Pau Brasil. Abraço
Excelente vídeo, fiz uma mesinha de centro com Cabreúva, ficou linda, realmente é uma madeira muito perfumada. Sobre a questão da alergia, eu estava reaproveitando uns palanques antigos de cerne de guajuvira e tive muita alergia, tive muita coceira pelo corpo todo, parece que ela solta umas farpas junto com a serragem e aquilo fica pinicando no corpo por dias, mas a beleza dessa madeira é inigualável, poderia falar um pouco sobre essa madeira ja que ela é popular aqui no sul, abraços.
Sim. É a minha madeira preferida, muito linda. Não tinha notícias desse problema de alergia. Vou dar uma pesquisada. Vou alar dela quando fazer um programa sobre madeiras escuras, mas ainda me faltam muitas amostras.
Boom dia,existe um livro sobre madeiras? Pode mi dizer como adiquerir um
Também senti falta da querida Peroba! Fiz alguns móveis utilizando ela, ficaram com aspecto dourado e muito bonito.
Sim, também esqueci de falar dela, mas não tenho amostra dela. Abraço.
O Eucalyptus pellita, quais possíveis usos para ele?
gosto muito dessas video aulas sobre madeiras Parabéns
Obrigado. Vc é um parceiro de muito tempo aqui do canal. Agradecemos a audiência e o prestógio.
A madeira capitão como ela e em que ela e usada?
Na verdade a madeira que resiste enterrado por mais de 100 anos é a canjerana, o angico resiste uns 30 ou 40 anos. Aqui no norte do RS quando uma pessoa de idade bastante avançada tem uma saúde boa se diz que ela é uma canjerana.
Muito legal, Renan. A canjerana é uma bela madeira, mas a gente sempre considera o angico mais duro, mas são tradições. Abraço.
bom dia, o angico-vermelho tem as mesmas qualidades do angico-preto? é considerada marrom ou vermelha?