Trabalhar com aplicativo: liberdade ou precarização? | Papo Rápido | Papo de Segunda

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 28 окт 2024

Комментарии • 652

  • @interrogacao567
    @interrogacao567 5 лет назад +138

    Trabalhe qntos eles se divertem, estude enqtos eles dormem e morra cansado e triste

    • @GabrielOliveira-kj4ir
      @GabrielOliveira-kj4ir 3 года назад +1

      Ou rico igual bill gates, jack ma, jeff bezos.... trabalhando 16-18 -20 horas por dia....

  • @antonioschwabcorrea6601
    @antonioschwabcorrea6601 5 лет назад +137

    Vejo muita gente ofendida com o debate, defendendo o aplicativo, afirmando que ele permite maior escolha e liberdade para o trabalhador.
    Quando a escolha é entre a labuta ou a fome. O trabalho ou o lazer. O lucro ou a saúde.
    Não há escolha.
    Lembremos que, no inicio da Idade Moderna pré Rev. Industrial, quando os camponeses são expulsos dos feudos na Inglaterra, muitos diziam que isso seria um avanço. Pois os camponeses não mais estariam sujeitos ao julgo de seu senhor. Estariam, portanto, mais livres para trabalhar como quisessem. Entretanto, as massas desempregadas apenas serviram para aumentar os suburbios das cidades, e o excesso da mão de obra faminta e desesperada foi um dos fatores que impulsionou o capitalismo industrial, uma vez que esses 'camponeses libertos' foram livres também para escolher entre morrer de fome nas sarjetas de Londres, ou trabalhar nas condições DESUMANAS das primeiras fábricas do mundo (naquela época BOA onde não tinha lei trabalhista e o trabalho infantil era normal, que nem defendem alguns ainda hoje.). Esse processo é descrito por diversos historiadores, inclusive um jovem Marx (antes do manifesto comunista).
    Você não acha isso nem um pouco parecido com o que vivemos hoje?
    O quanto custa essa 'liberdade' do trabalho informal? O empregador quer mesmo ter menos trabalho e ganhar o máximo possível pagando o mínimo possível pelo seu trabalho. Será coincidencia que esses serviços como Uber, Ifood, etc. Surgiram justamente na época em que o Brasil enfrenta a MAIOR crise de desemprego do país no século XXI?

    • @IFforliving
      @IFforliving 5 лет назад +12

      Amigo, esses aplicativos operam a nível mundial(refuta a teoria conspiratoria de que foram iniciados para se aproveitar da situação brasileira). Inclusive gostaria de mencionar que tais aplicativos não foram gerados para a formação de uma carreira, direito a férias, 13o e direitos trabalhistas diversos. O Brasil sofre com o desemprego e isso nada tem a ver com os aplicativos, inclusive, se não existissem sequer haveria a opção de trabalhar por tal via. Ninguém que possua carreira estabelecida recorre aos mesmos como meio de trabalho. Se você quiser extinguir os aplicativos, regule-os excessivamente, como o Brasil já faz em tantos outros setores e favorecendo estes oligopólios que aqui se encontram.

    • @heitorcornelius
      @heitorcornelius 5 лет назад +5

      Ignorar a revolução que os aplicativos fizeram na sociedade, levando mais possibilidades fundamentais aos POBRES e pessoas de menos renda para se locomoverem na cidade. é muita ideologia na mente tapando a obviedade. A bancada pensa o mesmo q vc e vc está numa bolha ouvindo o que ela tem a dizer... Se liga!

    • @antonioschwabcorrea6601
      @antonioschwabcorrea6601 5 лет назад +24

      @@heitorcornelius Revolução feita por Corporações anacionais que visão apenas o lucro?
      Olha. Tudo bem. Liberais demoram mais que a média para interpretar um texto. Explico novamente.
      Essas corporações surgiram no Globo, e no Brasil da mesma maneira, precisamente como alternativas para o desemprego, ou, devido a flexibilidade e 'liberdade' da burocracia, como possibilidade de complemento de renda.
      Isso é o que vocês afirmam, é esse mesmo o discurso dessas Coorporacoes. O que elas esquecem de dizer é o quanto elas de fato lucram com a desburocratização e com a existência de uma população ambas desprotegida em termos de direitos trabalhistas e desesperada devido à situação de instabilidade econômica de seus países.
      As Coorporacoes vendem o discurso de trabalho livre e flexível quando, na verdade, são só mais uma forma moderna de exploração da labuta informal. Pagam uma alíquota % ínfima comparada aos largos lucros e O MELHOR! Não são daqui, não tem filial nem mesmo SAC (Liga agora pro sac da uber buscando falar com um atendente humano. Não conseguirá!) E não pagam IMPOSTOS!!!!
      É claro que não são os aplicativos culpados pela situação deplorável de nosso Estado e Economia.
      Mas eles certamente se beneficiam e prejudicam quando se recusam a compartilhar os frutos do TRABALHO dos trabalhadores brasileiros com o Brasil, que justamente por estar quebrado oferece mão de obra livre pra essas mesmas Coorporacoes entende?
      Enquanto isso aparecem liberais e conservadores como vocês. Defendendo esses aplicativos e defendendo muitas vezes que se corte dos trabalhadores, dos aposentados, dos professores e dos demais. Ao invés de cobrar dessas instituições fantasmagóricas multibilionárias. O mínimo.
      Nenhuma dessas empresas quebraria se fossem fiscalmente responsabilizadas. Os trabalhadores se beneficiaram de direitos e estabilidade no emprego, e não merecem depender de migalhas de forma alguma.
      :)
      )

    •  5 лет назад +9

      @@IFforliving Amigo... isso está acontecendo no mundo todo, essa "nova escravatura" decorrente da crise, não tem só a ver com o Brasil, mas com o neo capitalismo no mundo, essa tristeza desumana. Em Portugal é igual e em vários países. E não é só das apps, os freelancers e pessoas ganhando abaixo dos ordenados mínimos e trabalhando 20h por dia por uma ninharia, com cursos universitários, mestrados em excelentes universidades e após anos de sacrifícios para tirar os cursos acabar no desemprego, enquanto muitos patrões e corruptos saqueiam os bancos com as poupanças dos trabalhadores sem qualquer punição. O argumento do Antônio, na minha ótica é bem válida e um paralelismo muito inteligente, pois estamos regredindo quase ao século XIX em condições de vida, sem grandes proteções para com os trabalhadores, sim. E não, não sou comunista. Sejam mais humanos e menos egoístas, por favor.

    • @Jeff97ECB
      @Jeff97ECB 4 года назад +3

      O jovem Marx que nunca trabalhou diga-se de passagem!

  • @VailerMeninalMarianaMiranda
    @VailerMeninalMarianaMiranda 5 лет назад +279

    Dá para aprofundar esse assunto lendo 21 lições para o século 21 do Yuval Noah Harari. Excelente livro.

    • @promosoi
      @promosoi 5 лет назад +3

      Obrigado pela dica!

    • @gerleigandra
      @gerleigandra 5 лет назад +1

      Obrigado.

    • @rafaelfagundes9706
      @rafaelfagundes9706 5 лет назад +2

      Realmente , ele faz uma previsão sobre o futuro do trabalho mundial , principalmente em países desenvolvidos .

    • @VailerMeninalMarianaMiranda
      @VailerMeninalMarianaMiranda 5 лет назад +2

      @@rafaelfagundes9706 Sim! Ele trás reflexões interessantes baseado em avanços tecnológicos. Via de regra o que acontece em países desenvolvidos chega de alguma forma aos outros algum tempo depois. É bom pensar o que possivelmente estaremos fazendo em 2050. :)

    • @revolucaoculturalnordestin9901
      @revolucaoculturalnordestin9901 5 лет назад +9

      Lê "O capital no século XXI", do Thomas Piketty. Se quiser, passa o WhatsApp que te mando em PDF.

  • @eduregas
    @eduregas 5 лет назад +107

    Estou trabalhando no momento em um aplicativo, em meu caso está sendo vantajoso, pois no momento estou fazendo faculdade e posso usufruir da flexibilidade dos horários, mas em casos de pessoas que dependem unicamente desse meio para sustentar sua casa é de dar dó. Tal situação de emprego é extremamente precarizante, ótimo assunto e ótimo debate!

    • @amauri1978
      @amauri1978 5 лет назад +5

      Ótimo ponto de vista.

    • @lopesbocudo6561
      @lopesbocudo6561 4 года назад +1

      😀😀😀😀

    • @sergioleite7010
      @sergioleite7010 3 года назад

      Também utilizo o aplicativo para compartilhar custos com demais. Sou representante comercial e utilizo os aplicativos para me auxiliar nos meus deslocamentos diários. Passar o dia dirigindo com aplicativos realmente é difícil pois o retorno financeiro é pequeno. Porém, para quem aufere uma renda mínima ou está desempregado pode ser uma boa saída momentânea sim!

  • @ODuduRocha
    @ODuduRocha 5 лет назад +48

    A automação mundial vai chegar de fato em 10 anos, e no Brasil vai chegar no máximo 2 anos depois dos EUA, a tecnologia hoje é rápida, não tem mais esse delay de antigamente, as nações do mundo já estudam uma forma de criar estilo de um BOLSA CIDADÃO, algo assim, só que mundial, isso já é conversa na ONU, pois o desemprego em massa vai acontecer sim, porém tbm milhões de trabalhos e profissões que ainda não existem serão criados. Pois a demanda de serviço é do que o ser humano precisa irá mudar, seu neto provavelmente pode trabalhar com de coisas que ainda não existem. Louco isso.

    • @canelacinzenta
      @canelacinzenta 5 лет назад +3

      Concordo com vc, mas esse é o lado positivo. No meu ver, o problema vai ser que várias pessoas não terão capacitação pra trabalhar nessas novas funções.

    • @cesao__
      @cesao__ 4 года назад

      Sim o “Universal Basic Income" vai rolar num futuro próximo e isso é inevitável

  • @Flavinhaaragao
    @Flavinhaaragao 5 лет назад +56

    infelizmente aquela marca q cobra 10 dolares escraviza tanto quanto aquela que custa 500 dolares. Existem documentários sobre isso e é muito triste.

    • @perdidanavida3380
      @perdidanavida3380 5 лет назад +5

      Eu ia falar que custa a mesma que 5000. A diferença é que a de 9.90 põe apenas um lado em situação análoga a de trabalho escravo, a mais cara explora o trabalho escravo, deturpa um conceito expondo padrões extremamente elevados fazendo com quem recorra a de 9.90 se sinta um criminoso e ainda faz todo mundo de idiota.

    • @fabiosousabjj
      @fabiosousabjj 5 лет назад +3

      Não tinha visto seu comentário e falei algo parecido no meu..
      E o João que anda sempre todo playba querendo falar uma parada dessas..
      Será que ele acha que a Nike, Gucci, Etc.. pagam bem?

    • @kauanyemanueli2526
      @kauanyemanueli2526 3 года назад

      quais documentários?

  • @cavalobrabo5078
    @cavalobrabo5078 4 года назад +13

    Chegamos a um momento que o trabalhador acha normal trabalhar durante 12 horas diárias, sem registro de carteira, sem leis trabalhistas, correndo risco, ferrando a saúde, sendo humilhado... Jesus, é o fim!

    • @jessicasousa3882
      @jessicasousa3882 8 месяцев назад +1

      Não só acha normal como se acha "livre"

  • @HugoCasali
    @HugoCasali 5 лет назад +76

    6:40 Um outro ponto nessa história é a exploração que antes os taxistas (ou qualquer meio de monopólio) fazia/faz com os consumidores. Era comum entrarmos em um taxi e ele ficar dando voltas pela cidade se notasse que o passageiro não conhecia o local ou mesmo fazer preço fixo (custando 3x mais do que custaria) caso tivesse algum evento por perto, ou mesmo na saida de baladas onde ficavam esperando pra cobrar sem taxímetro ligado.
    Creio que o problema tem várias outras camadas e a que eu gostaria de comentar é essa, o consumir esta sendo SEMPRE explorado de todos os lados, é claro que se oferecer um preço em conta ele vai correr para tal opção, creio não estarmos ainda no ponto de a grande maioria pensar "pq esse serviço é mais barato?" ainda, fica inviável tendo preços como ônibus a R$5,00, impostos absurdos que chegam a dobrar o custo do produto (sem a visão de serem revertidos em serviços públicos descentes) e outras tantas coisas.

    • @wanessagomes610
      @wanessagomes610 5 лет назад +1

      Ótimo seu comentário

    • @barbosacarreteiro
      @barbosacarreteiro 5 лет назад +3

      O valor das corridas dos táxis é mais caro, porq geralmente demora o intervalo de uma corrida para a outra, os motoristas de aplicativo ganham basicamente o mesmo que um taxista, mas ele trabalha 3 vezes mais para atingir esse valor.
      Quanto a valor de corrida, nos aplicativos se em uma região tiver muitos usuários com aplicativo ligado, e tiver poucos motoristas, o aplicativo vai aumentando o valor. Tem vezes que o aplicativo quase o dobro de uma corrida de táxi.

    • @gustavotriani5611
      @gustavotriani5611 5 лет назад

      Cara peguei 30 anos antes de usar aplicativo. Nunca vi isso. Acho que é mais mito verdade

    • @marcelocrisciullo
      @marcelocrisciullo 5 лет назад +3

      Aí vem o motorista e inventa o treme, treme pra ficar dando voltas sem sair do lugar e o passageiro pagar mais caro que o normal...
      Aí vem a uber e inventa o preço dinâmico pra cobrar 3x mais caro em dias que a pessoa mais precisa do transporte...
      O problema não está no serviço e sim no ser humano !
      Não existe nova tecnologia usando veiculos terrestres guiados por pessoas...
      Tudo bla,bla,bla !

    • @mauromoraes5737
      @mauromoraes5737 5 лет назад

      É aqueles dez porcento da classe

  • @alinelourenco2473
    @alinelourenco2473 5 лет назад +38

    Pessoas ganhando 7 reais para fazer um frete de comida no outro canto da cidade, ganhando de forma irrisória para sobreviver. É uma questão humanitária e de empatia. Concordar com exploração alheia em nome de um discurso lindo de empreendedorismo liberal é fácil, até essa a precarização atingir cada um de nós. Consciência de classe é preciso, um MEI não nos faz um "mestre do capitalismo".

    • @rosarocha5992
      @rosarocha5992 5 лет назад +6

      Sensata

    • @isaacmorais3112
      @isaacmorais3112 5 лет назад +3

      @Aline Lourenço, parabéns pelo comentário.

    • @MatheusHenrique-xv3ri
      @MatheusHenrique-xv3ri 5 лет назад +2

      só vejo mimimimi

    • @fitclubdisantos2874
      @fitclubdisantos2874 5 лет назад +3

      Então a solução é uma lei que obrigue o dono da pizzaria pagar 14 pela entrega? Qual seria a solução de uma luz aí? Porque o problema todos sabem.

    • @MatheusHenrique-xv3ri
      @MatheusHenrique-xv3ri 5 лет назад +6

      FALOU 'CONSCIENCIA DE CLASSE' JÁ SEI QUE SÓ VEM MERDA DEPOIS.

  • @brunoesuascoisas
    @brunoesuascoisas 5 лет назад +54

    Pô fiquei muito feliz com o vídeo!!!!
    Penso direto nisso. Sou proprietário de uma empresa que vive uma crise por sofrermos com um mercado cada vez mais dinâmico e incerto. E meu pai faz Uber então vivo cotidianamente os dramas de um mundo capitalista que está ruindo e ninguém consegue dar uma direção boa. Mas sinto ué nosso caminho só pode passar pelo ser humano reumanizado e não humano-máquina.

    • @heitorcornelius
      @heitorcornelius 5 лет назад +2

      "uma empresa que vive uma crise por sofrermos com um mercado cada vez mais dinâmico e incerto." Bicho, a crise da sua empresa é justamente alguém que pensa assim estar na gerencia dela. Vitimismo é bizarro e tem q ser combatido. Ou vc enxerga os reais problemas da sua empresa ou vc ta fodido. Boa sorte, espero que vc mude a sua visão das coisas ou procure algo diferente pra fazer no minimo...

    • @ricardoalho2973
      @ricardoalho2973 4 года назад +1

      Reais problemas da empresa é governo roubando a gente e botando empecilhos demais.
      Se aplicassem o dinheiro corretamente como fazem alguns países ninguem viveria nessa merda toda.

  • @Nanasundj
    @Nanasundj 5 лет назад +13

    O filósofo tocou num ponto interessante: o formato "antigo" do trabalho. Se tem algo que foi interessante nos movimentos contra o capital foi a organização e noção dos profissionais enquanto trabalhadores e a criação dos sindicatos. Acho que a mudança no formato do trabalho precisa tb impulsionar novas formas dos profissionais se enxergarem no mercado e se reorganizarem para que tenham margem de barganha com o sistema e possam exigir proteção.

    • @antonioschwabcorrea6601
      @antonioschwabcorrea6601 5 лет назад +7

      Como Marx disse categoricamente. E até hoje só se mostrou mais verdadeiro. O valor do trabalho é uma luta, um cabo de força entre o trabalhador e o capitalista. Somente o trabalhador pode impulsionar, por meio de esforço organizado, uma valorização de sua força de trabalho. Pro capitalista quanto menos vale o seu trabalho melhor.

  • @luizbodaum
    @luizbodaum 5 лет назад +5

    Eu comentei isso no Facebook, que é a criação dos sub empregos ou sub trabalhos ,e fui criticado por colegas que são entregadores, que são motorista de aplicativo, entenderam tudo errado ,vivemos um sério problema de semântica e interpretação,tanto que desisti um pouco de tentar explicar.

  • @augustopaiva9154
    @augustopaiva9154 5 лет назад +94

    Poxa falam tanto de lugar de fala, mas nao trouxeram nenhuma pessoa que trabalha em aplicativo?

    • @guilhermestabachsalustiano5357
      @guilhermestabachsalustiano5357 5 лет назад +34

      É pq ela ia perder dinheiro se ficasse sem pedalar, e daí não valia a pena

    • @hanscamaleone2924
      @hanscamaleone2924 5 лет назад +8

      ​@@guilhermestabachsalustiano5357 É simples, quem tem um emprego "normal", via de regra precisa trabalhar muito mais, para ganhar muito menos de quem trabalha com aplicativo. Esses caras do vídeo são bem intencionados, mas eles não deveriam falar com tanta propriedade sobre um assunto que não dominam. No minimo eles deveriam abrir o espaço para ouvir o contraditório, e chamar alguém que defende o livre mercado para o debate, eles iriam perceber rapidamente o quão ingenuo são os argumentos deles. Acontece que ao contrario da direita, a esquerda é bem conhecida por evitar o embate franco de idéias, essa é que é a verdade.

    • @loneytuneskali5079
      @loneytuneskali5079 5 лет назад +3

      amigo, eles mal deixam o emicida falar

    • @joaoluizmachado417
      @joaoluizmachado417 5 лет назад +3

      @@hanscamaleone2924 verdade, trabalho escravo e trabalhar um mês pra 1000 Reais, enquanto no app se tira 2 pra mais.Visao muito superficial.

    • @PedroAlves-xy3dp
      @PedroAlves-xy3dp 5 лет назад

      Eles não falaram das pessoas que trabalham em aplicativo em si, falaram de modo geral, de uma maneira mais ampla.

  • @covreequipamentos2209
    @covreequipamentos2209 5 лет назад +38

    Seria interessante alguém de fora perguntar se os funcionários da rede Globo possuem carteira assinada ou são PJ

  • @LuzianeLima
    @LuzianeLima 5 лет назад +43

    Ontem pedi um Uber e sempre gosto de conversar se a pessoa tem outra profissão, se trabalha só com o aplicativo. A maioria das vezes é completo de renda, conheço pessoas que preferem trabalhar por conseguir ter salário maior que a função de trabalho anterior e a flexibilidade. O senhor de ontem contou que já tinha sido gerente em grandes empresas, inclusive a níveis regionais, e agora pela idade sabe que não vai mais conseguir trabalho. No caso dele, contou que a renda não chega nem a 1/3 do que já teve pois sempre teve ótimos salários, padrão de vida e muitos benefícios. Percebi ele bem frustrado quanto a isso mas também falou “estou estudando para concurso e agradeço por termos alternativas hoje em dia como o Uber.”

    • @Edson9121988
      @Edson9121988 5 лет назад +9

      Sem falar que concurso...com o tempo...se tornará algo em extinção. Tá foda...prepare-se para uma mega crise estilo Venezuela.

    • @ahvahmanolo
      @ahvahmanolo 5 лет назад +2

      Amo as fanfics corporativas :)

    • @betolaranja7064
      @betolaranja7064 5 лет назад +10

      Desculpe , mas vc conheceu um alienado, ele não está ganhando dinheiro mas sim depreciando o próprio veículo e isso não é ganho , é troca .

    • @fitclubdisantos2874
      @fitclubdisantos2874 5 лет назад +1

      @Lucas Joao qual a solucao, alguém teria que falar em solução, discutir solução só falam ain o escrevo e o patrão? Lei pra obrigar o Uber a pagar mais? Fazer o cliente pagar mais? Registrar em carteira o motorista? Matar todos os patrões capitalistas e distribuir o dinheiro deles?

    • @rosangelasilva1074
      @rosangelasilva1074 5 лет назад

      Eu também. A. Maioria é um extra.

  • @FelipiMarques
    @FelipiMarques 5 лет назад +96

    Acho que esquema é fazer caminho inverso. Voltar para o campo. Está porra de cidade deu ruim.

    • @Mausmr
      @Mausmr 5 лет назад +11

      e vc está certissimo. Meu professor de estudos sócioeconômicos falava muito do "homem lento".. e como num estado de colapso das instituições e da própria sociedade, é o único que sucede na tentativa de sobreviver, pois nunca perdeu seus laços com a realidade. Sabe matar um animal e dele tirar sustento e vestimenta, sabe como, quando e onde plantas seus alimentos, confeccionar coisas que nós nessa vida contemporânea não fazemos ideia mais, pois tudo é tão fragmentado. Se essa bolha em que vivemos estoura, muita gente vai sofrer pq não terá nem reação, tamanha nossa dependência da informação.

    • @fabriciosantosaraujo9968
      @fabriciosantosaraujo9968 5 лет назад +1

      O problema é a violência brutal que chegou na zona rural.

    • @gabrielat7892
      @gabrielat7892 5 лет назад +1

      Ele esta certo, mas não nos parâmetros que você coloca. O povo do campo não é lento, naqueles moldes que foram criados em várias situações, como por exemplo o personagem Jéca Tatu. O estado, com seus beneficios e suas corrupções também se instala no campo, jogando com as regras do mercado e da estrutura agrária dominante. O que você traz tem pouca relação com questões econômicas, o não que quer dizer que não tenha, porém, são somente traços culturais, as relações entre o/a campones/a com a terra é muito diferente do que o que a cidade tem, uma cultura de respeito mutuo. Infelizmente com a revolução verde, tenta se quebrar isto impondo pelo mercado a necessidade de agrotóxicos, transgênicos e todo pacote industrial.

    • @fexcasanova
      @fexcasanova 5 лет назад +1

      @@fabriciosantosaraujo9968 sempre teve, meu pai é de 1945, e as histórias q ele conta...

    • @cortesdomercadofinanceiro_of
      @cortesdomercadofinanceiro_of 4 года назад +1

      Reclamam d + , se tivesse nós séculos passado hoje seria o paraíso , concordo em alguns pontos do vídeo porém comparar tempos passado com tempos atuais , não tem como , o mundo melhorou significanente.. agora idealizar um mundo bom para todos , isso nunca vai acontecer infelizmente , mas a realidade dói

  • @NoarmariodaCarol
    @NoarmariodaCarol 5 лет назад +33

    Queria saber qual é o nome do documentário que o Fábio cita que assistiu... tks!

    • @blacklabelmansociety
      @blacklabelmansociety 5 лет назад

      Ele falou que era da Vice.

    • @robertosouza7306
      @robertosouza7306 5 лет назад +2

      Coloque o título no RUclips " Uberizacao " pela rede TVt ou repórter brasil

    • @forrestgump728
      @forrestgump728 4 года назад +1

      Coloque o título no RUclips Uber Uberizacao..( produzido pela rede tvt e o repórter brasil)

  • @heidiane
    @heidiane 5 лет назад +62

    Um homem que trabalha na Uber, Hinode e outras e diz que é microempreendedor, grande ilusão.

    • @thautomotivo2353
      @thautomotivo2353 4 года назад +2

      O cara que trabalha com uber é sim um micro empreendedor.. comecei em 2015 com 1 carro... hj tenho 7 carros de aluguel.. E vivo disso.. isso se chama foco.. E vontade de trabalhar..

    • @luxius27ferrira40
      @luxius27ferrira40 4 года назад

      Se chama trabalhador.

    • @nazarenodantas5863
      @nazarenodantas5863 3 года назад

      O que está sendo discutido é que estão transformando o Ifood e os aplicativos como a única possibilidade de vida dos cidadãos. Uber e Ifood está se transformando , não em uma opção, mas como a única possibilidade de vida, e isso é terrível. Uma sociedade "mais sadia" se forma com médicos, professores, cientistas e técnicos, não com Ubers e afins...👍

    • @igorstudblaker9460
      @igorstudblaker9460 3 года назад

      @@nazarenodantas5863 eu comecei a trabalhar em uma metalúrgica pequena, pó de ferro fundido, sem experiência, mas isto me permitiu alçar vôos maiores. minha mãe trabalhava horas em costura, isto permitiu ter um teto,comida, roupas. hoje em dia, o povo está muito vitimista!

    • @igorstudblaker9460
      @igorstudblaker9460 3 года назад +1

      @@thautomotivo2353 Uber só funciona porque não tem vinculo empregatício, e a remuneração é por produtividade, o mais justo!

  • @VivianeSk
    @VivianeSk 5 лет назад +7

    Tem pessoas que falam que os aplicativos são trabalhos precarizados, mas na hora de dar uma gorjeta não dá um centavo, as pessoas tem que criar vergonha na cara e dar valor para TDS os trabalhos... A hipocresia é muito grande é só eles que não são explorados neh? O empregado é explorado tbm, se ele pegar um Uber e dar uma gorjeta isso muda...

    • @marinasantanna8851
      @marinasantanna8851 4 года назад

      Não estou te agedindo nem nada,mas vc não acha superficial sua afirmação?
      Se estas grandes midias "empresas " não paga impostos qual é o real benefício para população ?

    • @lene4429
      @lene4429 3 года назад

      Lute pelos seus direitos com a uber gorjeta ñ é renda e nem salário

  • @660dom
    @660dom 5 лет назад +16

    Um economista liberal faria muito bem para o programa, 4 pessoas com as mesmas ideias, um concordando com o outro. Fraco demais...

    • @heitorcornelius
      @heitorcornelius 5 лет назад +2

      e um dos formadores de opinião (emicida) tava mês passado cantando no festival Lula-Livre... esse acha que lula é inocente... um grande pensador né?

    • @caiopi1732
      @caiopi1732 4 года назад +20

      Mas não é questão de ter alguém com ideia diferente . A precarização do trabalho no Brasil não é uma questão de ideia ou opinião, é uma questão de fatos.

  • @matheusbrunello4217
    @matheusbrunello4217 5 лет назад +44

    Os aplicativos não são a razão dos problemas. O conceito dos aplicativos é trabalhar com o complemento de renda, quase como uma "carona". O problema é o excesso de pessoas dependendo unicamente deles como renda, o que aumenta a oferta a medida que diminui a demanda. Isso faz cm que o preço do serviço fique cada vez mais barato

    • @rosarocha5992
      @rosarocha5992 5 лет назад +4

      Seria um "complemento" . Mas não o que se "complementar" afinal não há emprego.

    • @PortaDaCozinha
      @PortaDaCozinha 5 лет назад

      Verdade. É o que mais acontece aqui no Canadá

    • @danicoelho8511
      @danicoelho8511 5 лет назад

      Perfeita observação!

    • @heitorcornelius
      @heitorcornelius 5 лет назад

      @@rosarocha5992 5% da população ta desempregada, e vc faz questão de ignorar os 95% empregados e resume toda a situação brasileira à um pessimismo no estilo: "fujam pras colinas, não há empregos!"

    • @rosarocha5992
      @rosarocha5992 5 лет назад +2

      @@heitorcornelius A população empregada está BEM empregads ou SUB empregada ??? Vá em uma fila quilométrica
      de procura de vagas de emprego e use sua teoria lá.

  • @yasyguasgyasygu
    @yasyguasgyasygu 4 года назад +4

    Eu acabo com esse vídeo em 1 autor. Leia Schumpeter! Pronto ^^ feliz em ter sanado suas duvidas!

  • @O10emcampo
    @O10emcampo 5 лет назад +5

    É uma boa análise... O Brasil está em um processo de Motorização.... Enquanto o mesmo tem duas aposentadorias e quer que ninguém se aposente .... Todos falam e ninguém escuta .... É um caos sistematizado pelo completa falta de capacidade de planejamento e gestão.

  • @r.b.1914
    @r.b.1914 5 лет назад +4

    Adoro ouvir a sabedoria do Emicida. A perspectiva dele é fora da nossa caixinha privilegiada.
    É inteligente e interessante. Óbvio que a situação econômica dele atual é ótima e merecida, mas olhar e experiência não se esquece. Vocês deveriam dar mais espaço para ele falar mais. :)

    • @marinasantanna8851
      @marinasantanna8851 4 года назад

      @Rafael Ferreira kkkl,ele nasceu em um país capitalista e extremamente desigual.

  • @dankaf.1930
    @dankaf.1930 5 лет назад +24

    Emicida ❤️
    Fala menos q todos mas é o melhor!!!
    Coloca em meia dúzia de palavras tudo q precisa ser falado.

  • @peronegra
    @peronegra 5 лет назад +5

    Meu Deus é o apocalipse!!! Quem sair por último apague a luz 💡Meninos vcs são ótimos gratidão 🙏 ☝️☝️☝️☝️

  • @DailyMotor1
    @DailyMotor1 5 лет назад +15

    Muito bom o papo. Obrigado.
    Sou motorista da Uber e o trabalho é escravizante sim...e só faço isso por que não tenho escolha

    • @heitorcornelius
      @heitorcornelius 5 лет назад +6

      "não tenho escolha" - Claro, pq tem alguém botando a arma na sua cabeça e te obrigando a ser Uber.

    • @henriquebarto3492
      @henriquebarto3492 4 года назад +1

      Escolha tem e só virar motorista de táxi

    • @paulosousa4219
      @paulosousa4219 4 года назад

      Parabéns pela sinceridade.

    • @vitorfurioso9202
      @vitorfurioso9202 2 года назад

      Ser Uber é uma escolha, se não fosse o Uber vc teria ainda menos opções.

  • @sergiotalel
    @sergiotalel 5 лет назад +5

    Senhores boa noite,
    Meu nome é Sérgio Tavares de aleluia,
    Tenho muito respeito e admiração por todos mas,este assunto e muito mais revelador do que isso.
    Vamos ver de uma outra perspectiva.
    Nos acostumamos com um modelo de trabalhador que:
    - acorda às 4 da manhã
    - enfrenta 2 horas de trem lotado
    - O patrão o vê como uma sombra
    - deveria ter um segura mas não o tem
    - leva 30 dias pra ganhar 950,00 reais
    - este modelo de trabalhador sai de cás as 5 da manhã e chega às 8 da noite.
    Este é apenas um dos vários modelos de trabalhadores nesta empreitada,
    O segundo modelo e aquele senhor ou senhora aposentado que vê mês a mês o seu salário sendo defasado.
    O terceiro modelo e o jovem que não passa tanta necessidade, mas antes da faculdade quer começar a juntar um trocado.
    Outro modelo e aquele profissional experiente e de boa formação mas que o “MERCADO “ decidiu que ele está velho ou no caso do Brasil o “MERCADO “ está quebrado.
    Acho que é sobre este que estão falando,
    Os senhores não falaram sobre uma possível defasagem na retomada do emprego formal já que no primeiro caso principalmente acredito que 90% não retornaram, também cabe no assunto, o ressurgimento das oficinas de pequeno porte...
    Gostaria muito de participar de um debate sobre racismo. Sou preto mas não concordo com a maneira que os próprios pretos lidam com o assunto.
    Gostaria de poder falar para uma grande massa sobre um assunto corriqueiro mas de uma forma inédita.
    Sérgio Tavares de aleluia.

  • @andreguilherme1246
    @andreguilherme1246 5 лет назад +2

    Gostaria que fizessem um papo de segunda com esse tema, com um empresário de pequena empresa da área metalúrgica e algum colaborador da área, acredito que teriam muito a oferecer ao assunto com maior propriedade.

  • @betolaranja7064
    @betolaranja7064 5 лет назад +2

    7:26 esse cara falou tudo!

  • @ludimilamslima
    @ludimilamslima 5 лет назад +2

    Só para pensar... um canal no RUclips com quase 60K de inscritos (ou seja praticamente NADA) gera mais renda que um cargo de professor de escola pública. As pessoas estão buscando alternativas porque o que deveria ser bom e seguro não está.

  • @alanamorim618
    @alanamorim618 5 лет назад +10

    Interessante né. O cunsumidor tem mudar o pensamento. Fácil falar isso quando você pode pagar mais pensando num mundo melhor. Mas a maioria dos brasileiros simplesmente não podem escolher. Vai pelo mais barato mesmo.

  • @jocides30
    @jocides30 5 лет назад +13

    O maior problema nesse país é que ninguém "puxa a fila do bom exemplo". Se o próprio Estado explora a população não valorizando seus profissionais (um exemplo básico é o caso dos professores), você vai esperar que a iniciativa privada, que visa apenas o lucro, faça isso?
    Outra questão que influencia são os altos impostos que encarecem os serviços e não temos nenhuma contrapartida, e muito pelo contrário: temos que contratar serviço particular para algo que já pagamos imposto pra receber.

    • @diegonexus3082
      @diegonexus3082 5 лет назад

      então ai você tem que entender a dinâmica que causa isso tudo, não existe isso de impostos altos demais e sim impostos regressivos, que incidem mais sobre os pobres (consumo) do que sobre ricos (propriedade e renda), tendo ainda altíssima sonegação (7 vezes maior que a corrupção vendida pela mídia como nosso maior problema) e principalmente o lobby de empresas privadas visando o sucateamento de direitos como saúde e educação, professor ganha mal porque conglomerados de cursinhos e escolas privadas querem assim, ai toda a classe média vai ter que ir lá encher os bolsos deles e defender privatização porque "tudo que é do estado não presta", sendo que na realidade é a iniciativa privada que corrói as instituições estatais por dentro
      o verdadeiro inimigo é sempre camuflado com essa cortina de fumaça da corrupção, mas o inimigo real é o capital
      é ele que nos explora

    • @jocides30
      @jocides30 5 лет назад +1

      @@diegonexus3082 "Não existe isso de que impostos são altos demais"??? Em que pais você vive??? Tem serviço e/ou produtos 50% é imposto, e isso é justo???? O Estado é sucateado sim. O que corrói esse país não é a iniciativa privada, é sim o Estado que está mergulhado na corrupção e descaso com a população pobre.
      Ao contrário do que você defende, a corrupção sim é um problema.
      Como eu disse meu caro: Ninguém quer puxar a fila do bom exemplo. Você quer culpar as empresas pela exploração da população sendo que quem devia proteger a sociedade da precariedade trabalhista e social também não está preocupado com isso, mas sim em benefício próprio ou pior: benefício de quem patrocina (pois as grandes corporações enjetam dinheiro em campanhas politicas).
      O Estado É SIM INEFICIENTE, e repito: não há contrapartida. Concordo que a classe C, B pagam mais (proporcionalmente) mas independente do fator "rico/pobre" o imposto aqui tem carácter punitivo e não construtivo! E sonegação??? Vai existir sempre, pois predomina-se a concepção da população de ser explorada, para sustentar o alto padrão da politica brasileira. O Estado é caro e isso ninguém discute hoje.
      As empresas apenas se comportam seguindo o maior princípio que rege esse país: a conveniência!

    • @eliascarreiro2214
      @eliascarreiro2214 3 года назад

      @@jocides30 Parceiro você é oq? É Keynesiano? É Liberal? É Ancap? É Socialista?
      Cara na minha concepção você tem que ter uma visão ampla da coisa, o que levou o desemprego, a crise econômica, a corrupção, qual é o maior culpado disso? Oq levou pessoas que fizeram faculdade no FIES de Engenharia mecânica agora trabalha de Uber? Foi a má gestão do governo do PT? Foi o socialismo? Foi o Liberalismo econômico que fez essa crise? Foi a burocracia? Ou foi a falta dela? Tem que taxar ricos ou não? Foi a pandemia? Ou ela apenas agravou algo já existente? Oq fazer para resolver e quais foram os agravantes disso? O Uber é Malvadão que explora seus colaboradores/empregados ou ela é uma opção de emprego em meio a crise onde ninguém contrata ninguém?
      Tantas perguntas sem respostas...
      Queria ver mais sua opinião sobre o assunto

    • @eliascarreiro2214
      @eliascarreiro2214 3 года назад

      @@diegonexus3082 Teoria da conspiração você dizer que os serviços públicos só são ruins pq a iniciativa privada boicota eles KKKKKKKK são ruins pq quem trabalha nas estatais vão ganhar de qualquer jeito independente da eficiência ou não, sem concorrência e com lucro garantido por meio do imposto que é tirânico essas estatais apresentam ineficiência oq faz a única alternativa de mudar essa situação a privatização para garantir a eficiência dessas empresas.
      Ótimo coloca essas leis trabalhistas que asseguram o trabalhador desses direitos e faça a única renda deles sumir em meio a concorrência, aí o pobre fica desempregado de vez e o Brasil continua nessa mediocridade assistencialista, mandarei links de vídeos para ver, claro, se você quiser.

    • @jocides30
      @jocides30 3 года назад

      @@eliascarreiro2214 Cara, primeiro: que necessidade de rotulação é essa? Independente de Keynesianismo, Liberalismo, Socialismo (que é uma merd@ diga-se de passagem) ou Ancap que confesso não saber o que é ... Independente disso tudo temos que ter uma visão lógica. Eu apenas foquei no lógico. O Estado é ineficiente, caro e é um vilão do cidadão, e as empresas privadas seguem a lógica do país, pois elas não podem viver à margem da realidade.
      Voce citou tantas situações que se fossemos discutir ficaríamos várias páginas escrevendo. Eu confesso que sigo mais a lógica liberal, onde o Estado deve ser minimo (saúde, educação e segurança apenas) e entregar a produção para o povo/empresas. A corrupção sim é um dos maiores vilões que impedem o desenvolvimento de uma nação. Independente de ser PT, PSDB, PMDB ou PQP a corrupção assola esse país desde sua fundação, e isso alimenta muita gente (Sarneys, Aécios, Lulas, Bolssonaros, Renans Calheiros, Joses Genuínos) eles e suas famílias vivem da corrupção, e ainda geram cadeias que perpetuam a realidade pois dependem dela.
      Sobre a precariedade das relações trabalhistas confesso que não sei te dizer ao certo o que pode ser. Talvez a saturação do mercado. A fuga de empresas. Que poderiam alavancar oportunidades para esses profissionais (exemplo é a Ford, Sony que foram embora desse país), o baixo poder de compra onde a inflação "come cada dia mais o nosso salário" e faz com que a pessoa que conclui sua faculdade tome medidas desesperadas para se manter, pois tudo hoje é caro e a recessão piora a oferta de emprego.
      Tudo que indagou é muito complexo e vale uma boa discussão.

  • @mizinhodabahia
    @mizinhodabahia 5 лет назад +1

    Bom papo! Qual o nome do documentário citado por Fábio? Tenho interesse em assistir.

  • @lacerdix
    @lacerdix 5 лет назад

    Ola bom dia! Aqui de Portugal,parabens pelo canal e assuntos q dizem respeito a todos nos Humanos ,todos por todos, abraço.

  • @lucivanialima4120
    @lucivanialima4120 5 лет назад +4

    Profissão hoje e algo bem complicado, os estudados tão desempregados ou em sub empregos, então como encorajar alguem diante de um cenário tão sombrio!!

  • @isisfonseca5637
    @isisfonseca5637 5 лет назад +4

    Eu sou Uber e não trabalho só pela grana . E um complemento de renda sim ... E uma forma que encontrei para combater a ansiedade, pra mim tb e terapia . Só acho q a Uber no caso poderia abaixa a taxa cobrada dos motoristas. Mas acho válido o trabalho por app

  • @13TheSpecialist
    @13TheSpecialist 4 года назад +3

    Crítica, mas ganha uma grana legal fazendo propaganda pra esses aplicativos ne?!

  • @ivanaglicia243
    @ivanaglicia243 3 года назад

    Maravilha de esclarecimentos, mas me diga o nome do documentário fiquei curiosa.

  • @anacarolinasantosgoncalves5637
    @anacarolinasantosgoncalves5637 5 лет назад +30

    Resumo hoje no Brasil estudo não vale nada.

    • @jocides30
      @jocides30 5 лет назад +6

      Nunca teve valor. Infelizmente.

  • @hanscamaleone2924
    @hanscamaleone2924 5 лет назад +15

    É interessante ver vcs falando sobre esse assunto com tanta pompa, parece até que sabem do que estão falando kkk

  • @souldimc954
    @souldimc954 5 лет назад +97

    "Colaborador" realmente na minha opinião, é apenas um nome mais agradável pra classe escravizada.

    • @rosarocha5992
      @rosarocha5992 5 лет назад +2

      com certeza

    • @BRUXAMODERNA
      @BRUXAMODERNA 5 лет назад +6

      O trabalhador por CLT sofre um problema que é trabalhar pelo salário fixo todo mês na esperança de uma possível promoção que pode levar anos, sem garantia que realmente aconteça. A maioria das pessoas se vê desmotivadas justamente por isso, o ser humano precisa de motivação para seguir em frente e a motivação não pode ser não faltar alimento na mesa, isso é o mínimo, onde está a dignidade do ser humano, o direito de trabalhar com o que ama e ser remunerado por isso.

    • @BRUXAMODERNA
      @BRUXAMODERNA 5 лет назад +1

      @@cristianegarcia3292 vc trabalha em quê?

    • @CheshireHimechan
      @CheshireHimechan 5 лет назад +1

      Gente, não vamos minimizar a palavra "escravidão". Motoristas de uber não chegam perto de serem escravos.
      Vc comparar crianças na favela que são usadas pra vender drogas com escravidão até faz sentido... Mas, motorista de Uber, dono de carro e casa próprias, ganhando 200 reais líquido em 8 horas (faz a conta com 20 dias laborais por mês) não chega nem perto de ser escravo, porque tem condições de pagar pelos direitos q faltam (como seguro do carro e aposentadoria privada).

    • @luamoreira469
      @luamoreira469 5 лет назад +2

      @@CheshireHimechan aonde se ganha 200 em 8 horas?
      Eu sou UBER, as vezes se ganha isso não é sempre então não se pode contar com isso sem contar com custos de manutenção depreciação do veículo além de possíveis multas

  • @thauanedionizio6595
    @thauanedionizio6595 5 лет назад +1

    É difícil mudar minha mente enquanto consumidora se eu não tenho escolha. Eu gasto horrores com a passagem só pra ir e volta do trampo, se eu achar uma camiseta bonita por $9,90 eu vou é sorrir atoa e avisar minhas amigas. E sim, concordo com a linha de raciocínio de vocês, com certeza tem gente se fudendo do outro lado, mas no dia a dia na nossa correria, com as moedas que a gente tem que conta vai ser bem difícil demonstrar empatia. Também tô preocupada com o lance de trabalhar com aplicativo, é como trabalhar por conta, se acidentou, ficou doente ou algo assim, já era, não tem garantia de nada, não tem pra onde correr. Tudo isso gera um certo receio, mas pensa comigo, os boletos não param de chegar, cê não tá conseguindo arrumar emprego, é como vocês disseram, vamos abraçar o que aparecer pra ir tapando os buracos ir se adaptando como da, aliás minha mãe já dizia isso: "pobre tem que se adaptar rápido as coisas", enfim, torcendo para que o pior não aconteça. E EU AMO ESSE PROGRAMA HAHAHAH ❤️

  • @joaovitorribeiro7084
    @joaovitorribeiro7084 3 года назад

    Que aula ❤️

  • @filipecarvalho1139
    @filipecarvalho1139 5 лет назад +25

    Os "colaboradores" a favor da reforma 😅😅😅

  • @beernardo22
    @beernardo22 5 лет назад +1

    belas palavras, so perdem para o silencio.

  • @tonlds
    @tonlds 5 лет назад +1

    As mudanças e o avanço tecnológico são inevitáveis. O jeito é com o tempo ir se adaptando, não tem jeito.
    A telefonista que trabalhava na central conectando ligações de uma pessoa à outra não existe mais e assim vai acontecer com diversas profissões. Não é fácil, mas infelizmente quem conseguir se adaptar e mudar mais rápido vai sobreviver melhor e muitos vão penar pra acompanhar as mudanças e elas estão acontecendo cada vez mais rápidas.
    Hoje em dia diversas profissões é preferível que vc tenha cursos ao invés da graduação.

  • @mc5819
    @mc5819 5 лет назад +6

    O que seria "abrir mão de certos confortos"? Pegar taxi? Não usar o caixa eletrônico? Não comprar no netshoes?
    Não tem como fugir da revolução tecnológica... isso é natural, quem não se adaptar vai ficar sem emprego.

  •  5 лет назад +17

    programa em que todos participantes concordam, que interessante....

  • @IsaBella-vb6ge
    @IsaBella-vb6ge 5 лет назад +1

    Excelente discussão 👏👏👏

  • @GabTerra
    @GabTerra 5 лет назад

    Eu tenho falado isso para todo mundo. O mundo vai mudar de tal forma que não conseguimos imaginar, mas dá para imaginar o estrago. O mundo está para virar de ponta cabeça e não estamos nos preparando para isso. Só de pensar me dá tristeza.

  • @decabrazil
    @decabrazil 5 лет назад +1

    Fabio, qual é o nome desse documentário?

  • @vitorcustodio5464
    @vitorcustodio5464 5 лет назад

    Eu entendo e super respeito a opinião de quem está preocupado com o futuro de toda essa situação e com o bem estar do trabalhador entretanto no meu ponto de vista, quando eu vejo alguém trabalhando em aplicativos eu vejo alguém que está completamente ciente do que está fazendo e correndo atrás de uma fonte de renda, caso esteja desempregado ou simplemente indo atrás de uma opção mais vantajosa que a CLT, nem todo Brasileiro é obrigado a trabalhar como funcionário para alguém, há pouco tempo atrás havia apenas uma maneira de fazer isso: abrindo uma empresa e se tornando um empresário, porém agora no século 21 temos os aplicativos que chegaram como uma alternativa para aquelas pessoas que simplesmente não se encaixam no sistema trabalhista do nosso País.

  • @danecab
    @danecab 5 лет назад +7

    Deixem o Emicida falar!
    Amo vcs!
    Mas percebam o quanto vcs três falam sem parar e acabam não dando espaço prá ele, que entrega aportes importantíssimos nas discussões.

  • @pauloguedes9821
    @pauloguedes9821 5 лет назад

    Socorro sou motoboy estamos sendo esplorados pelos aplicativos de motoboy e muitos moleques novos morrendo gostei tanto da matéria que estou repassando para todos obrigado Porchat!!!

  • @wanessagalindo6355
    @wanessagalindo6355 5 лет назад +1

    Meu sonho era no final de cada debate Emicida e Chico Bosco falar as referências deles, só quero.

  • @douglasmurfy
    @douglasmurfy 5 лет назад +8

    Um assunto rico destes, e nenhuma critica profunda ao capitalismo, estudar o marxismo é importante pra isto, não patinar.

  • @obrasildofuturo3117
    @obrasildofuturo3117 5 лет назад

    o problema e que o consumidor nao entende os fuxos de caixa e os custos de producao e servico. entao, como o consumidor pode reclamar algo?

  • @dinalivia
    @dinalivia 5 лет назад +2

    Qual o nome do documentário que Fabio Porchat comenta a respeito?

    • @dinalivia
      @dinalivia 5 лет назад +5

      Encontrei! É o "O Futuro do emprego e automação" (VICE - HBO 2019).
      Em inglês: VICE Special Report: The future of work

  • @julianaalves3438
    @julianaalves3438 5 лет назад +1

    Quem trabalhava no TÁXI falou isso o tempo todo. Os caras ficavam falando que era mimimi de táxista. Mas na verdade, abrimos precedentes para o trabalho escravo para TODAS as profissões. Todos serão atingidos por isso...

  • @forrestgump728
    @forrestgump728 5 лет назад +4

    São 5;42 da manhã
    .
    Claudia combinou com suas duas amigas pegar um uber do jardins a Congonhas..
    As moças vão fazer um curso em Minas, vão viajar por Congonhas
    ..Claudia, estudou adm, já foi pobre de raiz ( adorar tirar vantagem em tudo)
    Cláudia falou dentro do carro, que vendeu seu carro , e agora só andar de Uber " é baratinho "
    Vamos ver se a Claudia tem razão;;.
    .
    **jardins
    A
    **Congonhas
    .ônibus 3 pessoas = 12.90
    Taxi = 45.00 bandeira 2 ( muito caro)
    .
    Uber x = 18.50 podendo levar até 4 pessoas e bagagens
    ( ônibus p/ uber x = diferença de 5.50, pouquíssimo, ainda se fosse de ônibus teria que esperar 40 minutos por ônibus e atravessar a passarela)
    .
    Bora ver o lucro líquido do motorista;
    R,$ 18.50
    -30%
    ______
    12.95
    - 4,00 prestação do carro ou aluguel
    - 3,00 combustível ( trânsito chegada em Congonhas
    -1,00 Seguro verdadeiro
    -1,00 manutenção
    ___
    Sobra R$ 3.95
    Pelo menos pagou um café preto expresso
    Faça a simulação no seu celular as 5:40hs e veja se estou mentindo!!!
    🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  • @laugustinhak130368
    @laugustinhak130368 4 года назад +1

    Lauro Luiz Augustinhak, Turma: Triangulo 3 É o contraponto de novas tecnologias substituindo o trabalho formal dos taxistas e com isso aumentando o trabalho informal, porém sem as garantias trabalhistas. Esse novo sistema de transporte, beneficiou o usuário, como por exemplo, sabendo com antecedência o custo do serviço e com a rota pré traçada, impedindo de que turistas ou mesmo quem não conhece o trajeto, ser enganado, com rotas mais longas e consequentemente, pagar a mais pelo serviço. Como em qualquer situação de mudança, há que se avaliar os pontos positivos e negativos.

  • @andrewepa9580
    @andrewepa9580 4 года назад +1

    Quase um ano depois e dá para ver claramente como não melhorou nada. Infelizmente tem gente sem informação que defende isso

  • @diegocastro6794
    @diegocastro6794 5 лет назад +2

    Falta um contraponto no programa. Pra melhorar a reflexão.

  • @elisenicardozo9528
    @elisenicardozo9528 4 года назад +1

    Amo vcs, mas hoje estou amando mais o Emicida hehe, ahhh mas daí todos vcs falam coisas que eu me identifico que é difícil eleger um, mas agora já coloquei aqui🤭

  • @bialbuquerq
    @bialbuquerq 5 лет назад +1

    Alguém sabe o nome do documentário que o Fábio comentou?

  • @GamesSPIL
    @GamesSPIL 5 лет назад +29

    ótimo assunto, vocês são foda!!!

  • @ronaldoferreiradelima8528
    @ronaldoferreiradelima8528 4 года назад +2

    Se preparem, vem uma empresa com tuck tuck para fazer transporte por app, em São Paulo a prefeitura tentou proibir, porque e proibido fazer transporte remunerado com moto em São Paulo, porém um juiz liberou, não $e $abe com i$to aconteceu. O trânsito caótico vai piorar, os tuck tuck são lento e ocupa um espaço de um carro e polui muito mais que um carro, pós não possui catalizador.

  • @adrianamacedo6055
    @adrianamacedo6055 5 лет назад

    Alguém sabe o nome desse documentário que o Fábio fala? E onde está passando?

  • @soldadohelio
    @soldadohelio 4 года назад +2

    E essa pandemia veio pra arregaçar mais ainda o desemprego não só no Brasil como no mundo!

  • @victorcesar5264
    @victorcesar5264 4 года назад

    Sou desenvolvedor a mais de 6 anos e posso ver de perto como o mundo da tecnologia esta crescendo rápido.
    Pesquisa da Brasscom estima que, até 2024, a área de TI tenha um déficit de 290 mil profissionais. Estudo do Linkedin de 2019, listou as 15 profissões com as maiores taxas de contratação. Doze são da área de TI. O fato é que startups brasileiras prosperam, mas para garantir que não haja um “apagão técnico” nos próximos anos, é preciso investir em capacitação para as habilidades do futuro e políticas de incentivos. A inovação só acontecerá em um ambiente preparado e favorável.
    Outra estimativa interessante é a previsão que 70% das profissões que terá em 2030 ainda não existem.

  • @daianemilanimoreirapereira4692
    @daianemilanimoreirapereira4692 5 лет назад +4

    Deixem o Emicida falar.

  • @BOBjshz
    @BOBjshz 5 лет назад +1

    Qual é esse documentário que o porchat falou?

  • @ritamoura6076
    @ritamoura6076 5 лет назад +2

    O prama tinha que passar ao vivo no RUclips também junto com a tv

  • @KlenioRibeiro1
    @KlenioRibeiro1 5 лет назад

    QUE conversa BOA!!!

  • @matheusfernandesdessotti8544
    @matheusfernandesdessotti8544 5 лет назад +6

    O trabalhador do aplicativo é explorado sim, o cara com trabalho formal e com seus "direitos garantidos" também é explorado, o empresário também não escapa é outro explorado, o erro é na identificação de quem é o explorador; a própria sociedade, as empresas de tecnologia não são os exploradores, os governos SIM são os vilões. É uma pena que poucos percebem isso.

  • @naiarasmo
    @naiarasmo 4 года назад

    Trabalho sempre teve! o que falta é garantias para esses trabalhadores.

  • @monicavivendoemla5537
    @monicavivendoemla5537 5 лет назад

    Eu trabalho como Paralegal na area de Imigracao nos Estados Unidos como contratada, por caso, recebendo comissao. Trabalho em casa, sem supervisao de horario, com tarefas a cumprir e, tudo no computador por um programa de software .pago o imposto por cada pagamento que vai parte do meu INSS americano, o Social Security. E, posso ter outra atividade ou segundo trabalho de meio periodo. Conheco muita gente aqui trabalhando no mesmo esquema. Por enquanto, esta dando certo.

  • @EduardoCastilho
    @EduardoCastilho 4 года назад +2

    Enquanto não entenderem que imposto eh roubo e que estado não gera renda, vão ficar nessa discussão se autopunhetando e se achando superiores sem resolver porra nenhuma.

  • @jovitacruz2785
    @jovitacruz2785 5 лет назад

    Tenho uma pergunta um trabalhador perde a mão na prensa e os direitos não existe agora o que fazer?

  • @patriciacarvalho1135
    @patriciacarvalho1135 5 лет назад

    Muito interessante e importante essa pauta! Precisamos discutir, refletir sobre o assunto.

  • @TANDYNHO
    @TANDYNHO 5 лет назад +11

    Rede de supermercados adoram chamar seus explorados de colaborador.🤣

  • @VivianePSS
    @VivianePSS 5 лет назад

    Essa falta de estabilidade nos trabalho tem deixado as pessoas doentes, você fica ansioso por não saber como será o seu futuro. Eu mesma só sei que trabalharei pelo próximo 1 ano e pouco. Não sei o que vai acontecer e isso me preocupa muito.

  • @rafaelcampos7583
    @rafaelcampos7583 5 лет назад

    Qual é o nome do documentário que o Porchat comentou? Não encontrei...

  • @pequentecabecafria2745
    @pequentecabecafria2745 5 лет назад +19

    A vida não possui garantias. Por que o mercado de trabalho possuiria?
    Querem emprego, mas quem gerará esse emprego?

    • @_dxnnie_
      @_dxnnie_ 5 лет назад +8

      Porque enquanto a vida é natural e ao acaso, o mercado de trabalho atual é explorador e só serve para o enriquecimento de poucos.
      Quem deve gerar trabalho são as pessoas nas quais nomeamos para cuidar de nossos interesses em saúde, trabalho, educação, transporte, moradia etc.

    • @pequentecabecafria2745
      @pequentecabecafria2745 5 лет назад +1

      @@_dxnnie_
      Traduzindo: "quero que políticos sejam babás da minha vida e me dêem trabalho".
      Só gera emprego quem produz. Político não produz. Se o político te prometer isso, tá montando nas costas de alguém.
      E não, o mercado de trabalho não serve pro enriquecimento de poucos. Você e eu vivemos na época mais rica da história humana, e nunca essa riqueza foi tão distribuída.

    • @_dxnnie_
      @_dxnnie_ 5 лет назад +1

      Eu precisaria de muito mais fé na humanidade pra acreditar que a gente conseguiria viver em um mundo sem políticos, sem governo e que a sociedade se ajuste de forma justa e balanceada, mas não acho que isso é possível. Claro que não queria ter que contar com o governo, mas não vejo uma alternativa plausível.
      De fato, época bastante rica, mas 80% dessa riqueza ta na mão de 1% de pessoas.

    • @pequentecabecafria2745
      @pequentecabecafria2745 5 лет назад +1

      @@_dxnnie_
      Eu tampouco creio em mundo sem políticos ou sem governo. Mas não foi isso o que eu disse, meu ponto é outro. Político não gera emprego exceto montando nas costas de outrem que está de fato produzindo.
      Quanto aos mais ricos, o que me importa não é a presença dos mais ricos, mas que os pobres fiquem menos pobres. E isso nunca aconteceu com tanta eficácia como na contemporaneidade.

    • @nataliamedeiros1138
      @nataliamedeiros1138 5 лет назад

      Porque o mercado de trabalho precisa garantir saúde, segurança e conforto pro trabalhador. É simples. A preocupação principal n deveria ser sobre quem gera o emprego, mas sim sobre quem ocupa a vaga. Porque se os empregos cairem pra tamanha informalidade dos aplicativos, q empresas n sejam responsabilizadas pelo bem estar do próprio empregado a taxa de mortalidade e invalidez chagará a níveis muito maiores. E uma sociedade que morre muito é tão ruim quanto uma sociedade com a taxa de natalidade baixa. E sabendo que caminhamos pra uma redução global da taxa de natalidade, defender que os trabalhos caiam pra tamanha informalidade e que n deem garantias básicas é condenar o próprio sistema capitalista.

  • @FelipeOSoa
    @FelipeOSoa 5 лет назад

    Já tem programa pronto nos EUA para substituir advogados em processos de análise de contratos, por exemplo. A automação tá na porta mesmo e só a mudança na automação de veículos de grande porte, que TB já tem caminhão rodando com motorista só como assistente em fase final de teste, vai devastar esses trabalhadores. A solução no curto prazo, e talvez no longo, pode ser a Renda Básica Universal. É uma forma eficiente de redistribuir os lucros advindos dessa automação fina que vai rolar de forma massiva. Sem isso a própria economia vai quebrar, não vai ter mercado consumidor pra a produção gerada pela automação feita com I.A..

  • @daimon00000
    @daimon00000 5 лет назад +1

    É questão de escolha: lucro de poucos X exploração de muitos. Uma alternativa são as cooperativas.

  • @lucianoflores3190
    @lucianoflores3190 5 лет назад +6

    Engraçado um monte PJ discutindo CLT ahhhh tnc sou motorista de app e Estou satisfeito tenho uma vida digna, diferente de quando era CLT

    • @arielmonser1730
      @arielmonser1730 5 лет назад +4

      Pois e ... Cara eles poderiam pelos menos levar um motorista de aplicativo imparcial pra falar do tema,os caras só falaram bosta.

    • @lucianoflores3190
      @lucianoflores3190 5 лет назад +2

      @@arielmonser1730 comentam sem saber de nada e saem julgando e os mesmos preferem o contrato PJ para pagar menos impostos

    • @lucianoflores3190
      @lucianoflores3190 5 лет назад +2

      Problema e que eles mostram de uma forma pejorativa como se essas novas ideias fossem ruins e apenas exploração coisa que não é

    • @lucianoflores3190
      @lucianoflores3190 5 лет назад

      Entendo, nesta parte sim mas isso é o futuro, e nao podemos segurar

    • @lucianoflores3190
      @lucianoflores3190 5 лет назад +1

      Eu só nao acho que o governo deve ficar intervindo

  • @marcks.a8018
    @marcks.a8018 5 лет назад

    Do valor, só verdades, eu moro em Recife a galera aqui só entra no trabalho por indicação, levo o corriculo em vão, tô trabalhando carregando peso agora se não ficamos sem comer em casa

  • @fbelpis
    @fbelpis 5 лет назад +2

    Que despreparo para conversar sobre o assunto...

  • @toniogro
    @toniogro 5 лет назад +1

    Há uns 10 anos atras eu pegava bastante taxi e as histórias não eram tão diferentes assim não hein...
    antes os trabalhadores eram muito explorados também.
    A placa do taxi era de outra pessoa q já tinha muito dinheiro então o taxista se via na posição de ter q alugar o carro q deveria trabalhar fora o valor das radio taxis.

    • @mauromoraes5737
      @mauromoraes5737 5 лет назад

      Era uns dez porcento dos motoras
      Agora é todos

  • @pedromartins2569
    @pedromartins2569 5 лет назад

    conversinha de brasil pra variar ne... ve quem reclama disso aqui no US

  • @marcellemourablm
    @marcellemourablm 5 лет назад

    Sugiro a leitura do livro "O Privilégio da Servidão" do sociólogo Ricardo Antunes. Ele trada da precarização do trabalho nos dias de hoje e cita um tripé destrutivo no mundo do trabalho: precarização, informalidade e flexibilização. Além da aposta ilusória de esperança depositada no "empreendedorismo", que nada mais é, trabalhadores e trabalhadoras que estão fora do mercado de trabalho.

  • @mc5819
    @mc5819 5 лет назад +11

    Uber, rappi, netflix, nubank, etc, são soluçōes eficientes para problemas de serviços arcaicos que tínhamos a pouco tempo atrás.
    Não adianta querer regulamentar, o Estado apenas complicará a vida do cliente, do patrão e principalmente do trabalhador.

    • @victorlima4597
      @victorlima4597 5 лет назад +5

      A questão não é essa. O mote da discussão é que o emprego está sendo gerado, porém o trabalhador ganha menos a cada dia. E sempre surge a máxima do patrão: "reduza os encargos trabalhista, que geraremos mais empregos".

    • @mateusj.5781
      @mateusj.5781 5 лет назад +2

      @@victorlima4597 , se você estudasse o mínimo necessário para aprender a calcular o salário real de um funcionário, saberia que ele equivale a aproximadamente 80% a mais que o salário líquido que o funcionário recebe. E isso desconsiderando todos os outros gastos que o empresário tem para adaptar sua empresa às exigências das leis trabalhistas, como por exemplo os EPIs e EPCs, produtos de limpeza e higiene, e etc.
      No Brasil o salário é muito baixo para quem recebe e muito alto para quem paga. E tudo isso graças ao Estado inchado e intervencionista que faz de tudo para acabar com a vida do empresário que gera emprego, e consequentemente destrói a vida do pobre, pois esse por sua vez é o maior prejudicado. O rico saberá dar algum jeito para se virar caso o Estado o impeça de empreender, poderá investir em negócios que não carecem de funcionários ou pode simplesmente ir embora para outro país, já o pobre, esse apenas senta e chora na sarjeta dos desempregados.

  • @gabrielquatrochi7961
    @gabrielquatrochi7961 4 года назад

    Que documentário é esse que o Fabio menciona?

  • @rafaelwerther1580
    @rafaelwerther1580 5 лет назад

    Pena que o vídeo termina!!!!

  • @Rorther
    @Rorther 5 лет назад

    As pessoas alegam que a industrialização vai causar desemprego desde a era industrial. Mas o que ocorre de fato é que os empregos mudam, geralmente serão necessário empregos de maior capacitação, já que muitas vezes será necessário saber como operar a tecnologia. Mas por um outro lado, como beneficio é que os produtos e serviços se tornam MUITO mais baratos, já que o custo de produção cai drásticamente.

  • @debertycampos3219
    @debertycampos3219 5 лет назад +1

    Aplicativo da muito mais dinheiro que trabalhar como assalariado, esses caras pensam que todos recebem a quantia que eles recebem, porém a realidade do mercado geral é o salário mínimo, que sai menos de 40 reais por dia, na Uber vc consegue fazer livre sem muito esforço uns 100 reais livre por dia, óbvio que não vai ter muita coisa que tem em uma empresa os "direitos", mas no seu bolso vai entrar muita grana melhor se esforça um pouco mais e ganhar mais do que ficar fazendo o mínimo e recebendo essa mízeria de salário mínimo que não dá pra nada.

  • @fabis5553
    @fabis5553 5 лет назад

    Foda demais esse tema... obrigada por trazer a discussão

  • @diegonascimento9154
    @diegonascimento9154 5 лет назад +1

    Entendo a preocupação com os postos de trabalho, porém, essa perspectiva ignora o objetivo central das atividades. O objetivo do caminhão na estrada levando um produto do ponto A ao ponto B não é ocupar o caminhoneiro e sim atender a demanda das pessoas no ponto B. Ao considerar que o caminhoneiro, mesmo encarecendo o custo e a eficiência do objetivo central que é ter os produtos no ponto B, deva ser mantido. TODAS as pessoas no ponto B pagaram para que o caminhoneiro continue ocupado (não oferecendo o melhor serviço e nem o melhor preço). Assim deixando de lado a única razão de qualquer serviço ou produto existir que é o CONSUMIDOR. Esse argumento é usado com frequência, usei o exemplo genérico do caminhoneiro, mas se aplica a qualquer outro posto de trabalho professores, agricultores, médicos e etc...