A gente tem bastante conteúdo de Mega Drive aqui, ó só! Os jogos pesadelo do Mega Drive: ruclips.net/video/Nni97NE6D-Q/видео.html Não gosta de Mega Drive, esses jogos vão mudar sua ideia: ruclips.net/video/XCD7bClOeLA/видео.html Jogos do Mega bonitos até hoje: ruclips.net/video/pgMJI1Jmzh8/видео.html
Tenho o achismo d q as limitações tecnológicas sempre permitiram a criação de obras-primas, em especial nos anos 90, tipo SMB3, Rocket Knight, Resident Evil, Mortal Kombat, Chrono Trigger, etc Era muita criatividade envolvida às vezes em menos de 300kb, e para algo dessa capacidade fazer sucesso, havia muita alma e boas soluções envolvidas, curtiria um vídeo disso Um exemplo """atual""" é eu ter achado Dragon's Dogma melhor q The Witcher 3, principalmente por terem usado com mais criatividade (em minha opinião) a tecnologia inferior da época.
Estou conhecendo a biblioteca do Mega Naquela época acabei escolçhendo ter um SNES e fiquei sem conhecer o Megão mto a fundo... Vou pegar as dicas de jogos aqui e fazer Lives com a galera pedindo jogos para conhecer a nostalgia alheia!
Cogu, você falou que quando saiu o Mega Drive tinha gente que ainda tava no Atari... em Setembro de 1991 eu ganhei o meu Top Game... sai do Atari pro Top Game... eu tava entrando na era 8 bits quando o Mega Drive já tinha 3 anos de mercado... mas essa era a realidade no Brasil mesmo, e eu curti demais meus games na época!
Muita gente vai se identificar com isso hahaha essa é exatamente a história nacional, e eu acho uma das coisas mais positivas do Brasil mesmo que a origem disso não seja tão legal. A gente acabou aproveitando mais as coisas nessa época, mesmo que não fosse a intenção.
Edu, tive Atari, vários top games e depois o Mega Drive. Todos foram incríveis, mas a sensação de ganhar e jogar o Atari foi surreal. Sensação incrível que guardo na lembrança até hj.
Isso é muito real! Eu tive meu primeiro videogame aos 10 anos de idade, em 1998, era simplesmente um Master System. Um Master em 1998 era evidentemente desatualizado hahaah mas me diverti muito com ele por muitos anos e me arrependo de tê-lo vendido na adolescência.
Minha vó comprou um mega no inicios dos anos 90 , pra ter na casa dela pros netos aproveitarem. É surreal o tanto que ela se doou pela família, nao éramos ricos. A gente ia na locadora e voltavamos recheados de fitas. Ela deixava de ter as coisas pra ela, andava de modo simplorio mas não economizava pra nos agradar. Escrevo isso com lagrimas nos olhos de saudade da véia. Descanse em Paz meu grande amor!!!
Vivi Mega Drive, joguei tudo, 32x e sega CD enfim...esse vídeo game me trouxe para o mundo dos jogos. Na época ele era sempre dito como inferior ao Super Nintendo que até chegava a ser chato, mas nem ligava, eu tinha um sistema multimídia em casa no meu quarto jogando final Fighter CD, Sonic CD, depois ia para Sonic 3, escutava meus cds de música e etc. Enquanto meu vizinho só jogava Mario World... Fui feliz com o Mega isso marca a gente demais e da muita saudade, um tempo que jamais irá voltar. Abraço
9:35 hoje em dia no Mega lançaram hacks que fizeram a versão do Mega de Rock'n Roll Racing superar a versão de SNES acrescentando mais dois carros na pista, totalizando 6, mais pistas, mais personagens e melhorias na inteligência artificial do jogo e colocaram mais um nível de dificuldade!! Vale até a pena um vídeo seu sobre esses hacks maravilhosos. O último lançado foi o V.17 topzera demais!!
No meu caso foi o contrário, eu e o meu bairro inteiro assim como a maioria dos brasileiros, tivemos o Mega Drive, mas eu também tinha muito respeito pelo Super Nintendo apesar de tudo.
@@3xperiment8 As pessoas mais carentes no meu bairro compravam o Master System, os mais afortunados, o Mega drive, que era o melhor e que tinha os melhores jogos... O Super Nintendo até que não era ruim, mas o problema dele era mais a lerdeza do processador, deixando os jogos lançados para ambos, (Mega e Super) sempre lerdo no Super. O cara pega um Mickey Mania por exemplo, o jogo carrega a cada mudança de tela, igual video game de CD. Muito fraquinho... Outro problema era o som abafado, tipo, as vezes parecia que o som vinha do guarda-roupa de tão abafado que era, mas apesar de ser bem inferior do que o Mega Drive, tinha a vantagem da palheta de cores melhor que o Mega, era mais coloridinho... As crianças menores gostavam. Rs
@@sf2zero Quando o Super Nintendo dominou as locadoras a pobrezada ainda tava com aqueles megas 3, cinza, 200 jogos na memória que era o que dava pra comprar 😅 engraçado que quando a nova geração do PlayStation chegou geral ainda jogava Super Star Soccer, Top Gear 3000, Megaman X2, X3, Super Bomberman 4, 5, Donkey Kong 3, Mario RPG. Já o mega só na saudade, nem acoplando uns 3 add-ons salvou 😅
Tive um Snes nos anos 90 e apos jogar ele horrores, fiz o que muitos consideraram uma loucura, troquei ele num Megadrive 3, e me diverti demais com ele. Uns 2 anos depois acabei comprando um N64, o qual devo ter jogado uns 2/3 da biblioteca no console mesmo na epoca, e acabei encostando o megão. Tenho ele ate hoje e comprei um everdrive no começo da pandemia, e joguei centenas de horas desde então. Tenho muito carinho pelos games das gerações até PS2, mas o velho mega figura tranquilamente no meu top 3 dos meus videogames favoritos.
Verdade é um dos poucos gamers retro que fala pra procurar os emu, ele sabe a realidade brasileira de que poucos podem ter acesso aos consoles originais além de ter essa paixão pelos games que contagia!
O console do Mega Drive não só foi um dos mais importantes e mais vendidos da história como também ele foi um dos primeiros consoles que eu consegui desde quando era mais jovem na minha época de presente de natal!! 😁
@@CuriosoLtd Ia fazer essa exata correção, é que no geral, o Brasil foi um dos maiores mercados da Sega, e deixou esse "gosto de sucesso" que não reflete bem a verdade. Sem desmerecer o MD e a Sega, só que ele não foi tão popular assim quanto fazem parecer.
O mega não foi meu primeiro console mas foi o primeiro que eu comprei com meu próprio dinheiro. Tenho um carinho especial por ele. Strider foi o game que me motivou a comprá-lo mas os games que mais me marcaram nele foram El Viento: À época,não lembro pq, chamavamos de "o jogo da mulher do Strider" e Streeets of Rage....the best soundtrack ever.
@@isaiaspuccinelli2309 Tão bom o controle que o padrão ficou obsoleto e a Sony e Microsoft imitaram o controle Snes. Tão bom o console que precisou de aparelhos respiradores (Sega CD, 32x) pra tentar sobreviver 😂
@@3xperiment8 se tornar padrão não quer dizer que é melhor. Quem jogou jogos de luta na era 16 bits sabe qual controle era melhor. Todos esses consoles que vc citou tem controles ruins para jogos de luta. Saberia citar alguma vantagem do controle do super Nintendo em comparação com o de 6 botões do mega drive?
Só conheci essa geração através dos emuladores, e o Mega é muito querido por mim por causa de Sonic, mas entre ontem e hoje, zerei Burning Force, OutRun e tô jogando Super Mônaco GP II, e tem tantos outros ainda pra jogar, esse console é incrível! E mais um vídeo ótimo como sempre Cogu, melhor maneira de terminar o domingo 😁
Ótimo vídeo, Cogu! Eu nunca tive mega-drive nem o SNES, meu pai não tinha condições de me dar um desses. O que eu ganhei foi um enganoso "Polystation", sim, eu pensei que era Playstation e, quando abri a tampa, vi aquela entrada para cartucho. Lembro dessa decepção até hoje! Mas, guardo com carinho os momentos que tive jogando nele! Então, em toda essa antiga guerra de console, eu sou o capenga time Polystation! 😅. Hoje tenho um PS5, mas não substitui a delícia de receber um console de presente, saudades do meu velho. Hoje eu o entendo mais que no passado. Enfim, ignore a minha divagação e reforço: vídeo de qualidade! Parabéns demais, Cogu!
Ligar o mega e ouvir a intro de Phantasy Star IV era lindo e arrepiante! Lembro de um amigo do meu irmão levando o Mega e o jogo em nossa casa, caraca, que jogo!! Trilha bem feita, faz o megão voar!!
Tive o mega na época e o controle de 3 botões que vinha com ele era péssimo! O direcional era duro e pontiagudo, dava muito calo nos dedos, mas tudo mudou com o controle de 6 botões, o direcional não possuía cantos pontiagudos, era todo arredondado, o acionamento era mais suave e o material mais rugoso, melhor pra deslisar o dedão usando a clássica manha da camisa sobre o direcional. O arranjo de seis botões era específico pro Super Street Fighrter II, deixando a jogabilidade bem próxima do arcade, ao contrário do controle do Snes, enfim, pro dono de Mega nos anos 90 o controle de 6 botões era compra obrigatória. Parabéns pelo trabalho!
@@terrordoserasa2667 Sim. Mesmo o Sega Saturn sendo tecnicamente superior. A diferença é que os jogos do ps1 e Saturn eram bem equiparados. Já os jogos do Snes são bem superiores aos do mega. Parece até outra geração.
O som do Mega é impressionante de tão bom, eu concordo plenamente que o pessoal não sabia tirar 100% dele. Pra quem ainda tem dúvidas, da uma olhada em jogos como Vapor Trail, Road Rash, Shinobi 3, The Adventures of Batman e Robin, isso pra não citar os mais famosos.
Eu sempre preferi o Mega. Até hoje lembro, la pra 2001, chegava da escola, almoçava e jogava o Sonic 3 & Knuckles até zerar, todo dia com um personagem diferente. Bons tempos.
@@3xperiment8 Só pela sua falta de informação grotesca em dizer que o Super Nintendo foi mais vendido do Brasil, você nem mereceria resposta nas outras baboseiras que disse, mas vou fazer breves citações... 1° O Mega Drive é o mais vendido do Brasil, isso são dados oficiais, não a minha opinião. Se você não viveu a época, e também nunca pesquisou sobre vendas, pesquise para não passar vergonha. 2° O super Nintendo é superior em quê? Em ter um processador com METADE da velocidade do Mega Drive? 3,56 MHz (Super) contra 7,56MHz do Mega? Kkk ou será que ele é melhor por ter aquele som abafado que parece um som saindo do guarda-roupas? Ou será que é melhor por ter uma resolução média menor do que a resolução média do Mega? Jogos com o campo de visão limitado, e muitas vezes até com TELA DE CARREGAMENTO, como é o caso de Mickey Mania, onde o jogo precisa carregar a todo instante no Super, como se fosse um vídeo game de CD... Ou será que o Super é melhor porque cancelaram a fase "Day-Toy-Na" no jogo Toy Story por limitação técnica da máquina, segundo entrevista do próprio diretor do jogo. Eu assisti isso, e você? 😄 Você é destes que vive de lendas ditas na internet. Acho curioso ver os Nintendistas dizendo que o Super é "melhor" ao mesmo tempo que a maioria dos jogos lançados para ambas plataformas, a versão de Mega sempre se sobressai. 😄
@@sf2zero O Super Nintendo só foi produzido no Brasil oficialmente a partir de 1994. Quando o mercado de importação já era enorme. Geral preferia importar que comprar nacional Playtronic. Então nem há como vc calcular quantos Super Nintendo foram vendidos 🤷 Mas só pelas locadoras sabemos que vendeu mais que o mega. Era 10 Snes pra 1 mega em qualquer locadora. Principalmente por causa de Top Gear e Superstar Soccer
Lembro até hoje, natal chegando e eu vendo esse presentão chegando pra min, o Mega Drive com uma fita de 10 jogos e sonic 2, fiquei só com essas duas por anos kkkkkk e me divertia muitooo, super hang on, street of rage, sonic 1 e 2, tetris, flif (nao lembro como escreve) , esse console, foi oque realmente me fez entrar nesse mundo de jogos, e sou apaixonado até hoje, grande video cogu!
Outro compositor ocidental que soube trabalhar bem com o chip do mega foi Matt Furniss, a trilha dele para Alien 3 do Mega é muito boa. Aliás, Alien 3 é um bom jogo para comparar Mega e SNES, porque são bem diferentes também.
Tive meu Mega Drive, depois de alguns anos com o Phantom System da gradiente (que rodava jogos do NES 8bits). Lembro ate hoje do meu coroa chegando em casa com a caixona invocada do Mega que vinha com Altered Beast junto, e logo depois comprei o Mystic Defender, Sonic e Mercs na saudosa Ultralar e Lazer la perto da Saens Pena no Rio. So lembranca boa do Mega.
Mega Drive é uma das melhores maquinas de todos os tempos. Muitos jogos bons! Eu tive snes (na epoca), e sempre pegava o mega emprestado dos amigos, pois tinha muito shnup e beat and up bom no mega!!!
No meu caso tinhamos um super nintendo e meu primo tinha um megadrive... A gente se zuava sempre falando que um era melhor do que o outro, mas no final eu queria ter um megadrive tmb e ele queria um super nintendo, e sempre que estamos juntos a gente tava jogando o super nintendo ou o megadrive, pq os dois tinham jogos bons... Eu lembro que ia na casa dele e curtia demais jogar kid chameleon.. bons tempos... Vídeo topzera, abraçoo
Mega Drive é meu video game do coração. La pra 92 eu tinha 9 anos e ainda tinhamos o atari. Um vizinho tinha Master System e um outro ganhou o mega drive. Lembro como se fosse hoje, a molecada indo na casa dele pra jogar World Cup 92... Era algo surreal pra epoca. Depois ele ganhou o Streets of Rage. Pqp... ficavamos horas e horas sentados no chao jogando. O que era aquilo pra quem jogava atari rsrs.... Meu pai nao tinha dinheiro pra comprar o Mega. Mas em 93 ele conseguiu e fez uma surpresa pra mim e meu irmao. Caraca, lembro demais da nossa felicidade... E joguei MUITOS anos de mega. Aluguei MTA fita. Joguei TUDO que tinha de melhor pro megao! Cadernos de passworld, dicionario do lado pra traduzir os jogos, revistas de game. Qnd alguns foram pro PS1, eu continuei no mega por um tempo ainda e mais pra frente meu pai comprou um N64 que tb foi legal demais. Depois ja trabalhando tive ps2, 360 e one... Hj jogo tudo de novo num powkiddy (portatil) diariamente e qnd posso compro outras coisas tipo PSP, NDS e comprei um PS2 de novo!
Como eu era do Fliperama infelizmente não tive contato com consoles nos anos 90,quando fui frequentar locadoras já era a época do PS1/PS2,obg pelo vídeo Cogu.👍🏻👍🏻👍🏻👏👏👏👏
Onde cresci, ninguém tinha ou sabia da existência do mega drive! Todos só tinham Super Nintendo, nas locadoras eram só SNES, ninguém imaginava a existência dele!
A parte da colve amarelando na panela me fez rir alto aqui... É incrível como o Cogu fala sobre games , vc ve o amor dele por jogos a cada palavra. Conheci o canal a pouco tempo e estou adorando, me identifiquei muito ... Talvez por ser um gamer das antigas tbm , tenho 41 anos, pai de duas filhas,que ama games. Cresci sempre tendo um vídeo game comigo. Meu primeiro foi um TV jogo , depois tive top game , turpo game , super Nintendo, psx , N64 , PS2 , Ps3 Wii , PS4 . E hoje tenho PC como principal plataforma.
A rivalidade "Mega versus Super" foi épica. Eu gostava muito do Sega Mega Drive, e especialmente por certas características melhores que o rival Super Nintendo, como ter jogos bem mais fluídos e rápidos, melhor resolução gráfica, melhor frequência sonora e preço mais acessível. E, aliás, achava o controle de 6 botões bem melhor. O tempo voa e passa; a nostalgia e memórias divertidas com amigos e meu irmão mais velho ficam, porém.
O mega não é mais rápido. O cpu só tem o clock mais alto. O Snes se bem programado ficam mais rapido que o mega. Exemplos: hook, Firepower 2000, Super Smash TV. Resolução faz zero diferenças em consoles 16 bit. Sendo assim, o Super Nintendo ganha praticamente em tudo, gráficos, som, melhores ports do arcade (sunsetriders, Turtles in Time) e o controle com botões de cima que ficou sendo o padrão por ser melhor e a Sony imitou. Mas o meguinha apesar de inferior é legal também.
@@3xperiment8Eu sinceramente, em minha opinião, vejo a maioria dos jogos do Mega Drive mais fluídos e rápidos, melhor inteligência artificial, quadros de animação de personagens, músicas mais frenéticas, jogabilidade menos travada - benefício da CPU. O som, do SNES, vejo ser prejudicado pela falta de apoio da CPU, musicas lentas e infinitas cornetas e buzinas (boa parte dos jogos), apesar de amostras (samples). Sobre o gráfico, na resolução vejo diferença em projeção 2D, SMD aparenta ter melhores contornos, as coisas são mais nítidas, variedade de texturas e traços artísticos, e pixels menores; já no SNES, o gráfico mesmo sendo mais colorido é mais serrilhado, borrado ou embaçado. Vejo som do Mega Drive mais definido e audível; porém rouco; Super Nintendo é mais abafado, apesar de cristalino, porém sem muita definição por conta da frequência baixa, e boa parte da trilha sonora de SMD é em sintetizadores FM, pouco samplers. Sobre o clock ou frequência, um fator muito importante pra um processador, o processador do Mega é o mesmo do SNK NeoGeo (mas de SMD tem clock menor), o clock é um termo utilizado para determinar a velocidade de um processador de um computador em Hertz (Hz). Basicamente, ele define a quantidade de ciclos que o componente consegue realizar a cada segundo, a do SMD é o dobro de SNES, mesmo que SNES tenha mais MIPS, o de SMD é o dobro de clock. SMD só exibia 64 cores simultâneas de 512 totais, as poucas cores, por outro lado, economizam processamento e memória. SNES é 256 simultâneas de 20K de paleta, porém a maioria dos jogos usa 128 cores em média pra poupar uso de CPU e memória. SMD apelava pra dithering em TV antiga e de tubo, mas realmente não fica tão colorido quanto SNES (há algumas exceções, mínimas). A resolução usada no SMD é mesma do NeoGeo; a do SNES (muito usada) é mesma do NES ou Nintendinho. Por fim, Mega Drive não tem FastRom ou SlowRom, embora tenha desejado ter existido vários jogos com chips especiais e não ter saído Sega-CD ou 32x (erro). Dados de hardware:Resolução: Sega Mega Drive: 320 x 224 / Super Nintendo: 256 X 224 Frequência sonora: Sega Mega Drive: 52 kHz / Super Nintendo: 32 kHz Processador: Sega Mega Drive: Motorola 68K de clock 7,67 MHz / Super Nintendo : Ricoh 5A22 de clock 3,58 MHz
@@hopetagulos Não li o textão inútil de fankid meguista, Só dei uma vista por cima. Vamos lá: Resolução faz Zero diferenças em games 16 bit. Veja MK2, Melhor jogo no Snes e com tela mesma proporção do arcade. 🤷 O mega tem apenas um clock mais alto e isso não serve pra medir velocidade total do processador. Um Pentium 4 tem um clock mais alto que um Intel core 2 duo. Mas o Intel core 2 ainda é mais rápido que um Pentium 4. O processador do Snes se bem programado fica mais rápido que o mega. Como visto no Super Smash TV até o DONO do canal de comparação VCDECIDE teve que admitir. O Snes consegue reproduzir qualquer tipo de som, até heavy metal. O mega só imita uma guitarra sintetizada como em Thunder force 4 e impossível reproduzir certos gêneros musicais como visto em Rock n roll racing. Por último e de bônus, o Mega não tem nem a a capacidade de rodar um Turtles in Time. Vlw
@@3xperiment8A arquitetura Intel 2 Duo e composta de dois núcleos interligados, de mesma frequência (somados) num processador, portanto um i2D de 2 GHz é superior a iP4 de 3 GHz (2x2=4 GHz no i2D). Outro ponto, um processador de última linha pode ser superior a um processador de nova arquitetura de primeira linha ou de pouco custo/benefício. Você cita proporção (sobre MK2), mas resolução é diferente de proporção (SNES é 8:7, apenas estica e embaça sprites assim); a proporção do arcade é 4:3 (a mesma de Mega Drive). Você insiste em citar jogos que, na verdade, rodam numa resolução inferior, e frequência sonora inferior, proporção 8:7 com sprites esticados e horizonte mais fechado, quase todos jogos de SNES estão assim, portanto diminui a participação da CPU, facilita. Existe uma demo e fanmade incompleta de Turtles Times pra SMD . E: _"não li o textão inútil de fankid meguista; só dei uma vista por cima...."_ então fica impossível conversar contigo *(paro por aqui)* , pois seu principal argumentar é insultar e não ler e ouvir os argumentos de alguém. Rsrs Eu falei sobre um pouco sobre os sintetizadores FM e amostras (mas, como você disse, não leu), uma forma musical distinta, evoca música eletronica e DJs, questão de gosto..... não fica em cornetas e buzinas, pelo menos.
Nasci nos anos 80 e essa frescura de A ou B não era tão forte, na verdade era uma alegria conhecer alguém com um console diferente daquele que eu tinha, conhecer novos jogos e etc. Tive a alegria de ter Atari, Master, Mega e SNES na época até hj tenho meu SNES e um Mega, amo os dois e a cada minuto com meus amigos num 1x1 ou em coop bate a saudades daquela época e nos da a chance de jogar jogos que ou alugavamos ou apenas sonhávamos! Valeu Cogu
Tem vezes que a Sega tinha razão. No Sonic 1 nós vemos a movimentação rápida da tela, dos cenários, com gráficos no máximo. É uma coisa que só o Mega Drive podia fazer. 😁
Cogu, parabéns por esse vídeo. Mais que um texto jornalistico ou um grande youtuber na área gamer - dá pra sentir aquele carinho, que é tanto comum com quem tem essa memoria nostalgica - como com quem se diverte até hoje com as "fitinhas antigas de locadora", vida longa para esse perfil, um grande abraço!
Boa noite, Cogu! Acompanho seu canal há um tempinho. Gostaria de parabenizar você pelo ótimo conteúdo e principalmente por esse seu jeito único e muito competente de nos transportar para esse mundo. Você transmite muita paixão na sua forma de narrar, nos presenteando com a verdadeira essência do mundo do videogames. Sempre com o sorriso espontâneo no rosto, o que hoje é raro de se ver, você realmente consegue nos contagiar com sua alegria e paixão pelos games. Parabéns e continue por muitos anos com essa alegria e paixão pelo que faz!
Meu primeiro vídeo game foi um clone do NES, um dos muitos clones na época. Não me recordo o ano com exatidão más acredito que foi por volta de 95. Realmente precisamos aproveitar ao máximo a era dos emuladores pois não sabemos até quando vai durar.
Cresci com o megão, e... como negar a grandeza do Sonic??? Mas desde sempre, mesmo quando pequeno, essa "couve amarelada", essa paleta limitada de cores sempre me irritou. Raros os casos que as cores ficam ótimas. Mas eu adoro os jogos do megão até hj. Sobre as músicas... streets 1, 2? Nossa, cara, não tem como não. Sonic 2, 3? Doideira! Que bom ter vídeo do Cogu domingo! Hehe
Sobre alguns pontos: (1) CORES: acredito que muitas vezes os devs não souberam se utilizar bem do potencial do hardware do Mega Drive. Ainda que limitado nesse sentido, dava para fazer muita coisa bonita nele. Sempre recomendo pro pessoal as hacks de cores feitas pelo Pyron ou pelo Linkuei (outros romhackers também fazem, mas as hacks de cor desses dois são as mais famosas). Somente ajuste de paletas e os jogos ganham vida nova e ficam lindíssimos. Eu só jogo o Toki/Juju com a hack de cores de arcade feito pelo Fusaru e Altered Beast com a junção das hacks arcade do Pyron (cor) e Linkuei (vozes), por exemplo. (2) BIBLIOTECA: como o Cogu disse, não é pequena, apesar de ser sim menor que a do SNES. Mas, em compensação, quem acompanha a cena "homebrew" tem visto a quantidade de novos jogos (muitos incríveis, que seriam facilmente AAA nos anos 90) que estão saindo pro MD, enquanto o SNES tem sido pouco ajudado nesse sentido (o que curiosamente é o inverso quando vamos pros consoles de 8-bits dessas duas empresas). Eu tenho arquivados aqui mais de 100 novos jogos de MD, fora muita coisa que existe e eu não tive acesso ainda, só para dar uma ideia. (3) CONTROLE: o original de 3 botões eu nunca gostei realmente, vou concordar plenamente com as críticas. Já o de 6 botões, tanto a versão ocidental (maior) quanto a japonesa (menor) são os melhores controles de qualquer videogame que já joguei. Não a toa fiz questão de comprar o M30 da 8bitdo (réplica desse controle) quando pude. (4) SOM: vai pela mesma linha das cores. Quem sabia usar aquele chip da Yamaha fazia coisas ótimas nele. E também mais recentemente a cena hacker veio pra ajudar nesse sentido. O Stephane Dalongeville (ele mesmo, o francês que criou o kit de desenvolvimento SGDK pro MD em tempos recentes e que tem sido usado a torto e a direito pela galera que tá fazendo novos jogos) trabalhou numa melhoria de alguns problemas com o chip de som, tanto que alguns jogos que tinham som criticado (os 2 Street Fighters por exemplo) também tiveram modernizações eliminando esses problemas. No fim das contas, acaba realmente caindo muito nesse ponto levantado mais pro final do vídeo, sobre investimento. Então tínhamos jogos fantásticos e também bombas nesses consoles. O ideal é experimentar e curtir o que te agrada mais.
Eu me deliciando na época com a trilha sonora de Street of rage, Sonic, Alien 3, Mortal kombat que gostava, e outros jogos mais, e a galera falando q o som do Mega era ruim, e eu sem entender nada kkk qnd escutava no snes o som abafado, pensava ué? essa galera ta de brinks. Mas depois entendi q os dois consoles tem um audio maravilhoso, mas com caracteristicas diferentes, que dependia do tipo de melodia para ficar perfeito em determinado tipo de audio. Tudo dependia de como cada produtora dos jogos lidava com isso, e não que o audio dos consoles eram ruíns.
Mega Drive era o que eu tinha, unindo a esse fato da salário mínimo ser baixo na época para nossos pais, tive "sorte" de ter tido justo um Mega que vinha 30 jogos na memória, então eu não tinha autonomia para ter ou alugar cartuchos/fitas. Eu tinha apenas 3 jogos de cartucho, Animaniacs, Arch Rivals e o Moonwalker que foi minha primeira experiência tanto com videogame quanto de Michael Jackson.
Que bacana eu nunca tinha pensado dessa forma no inicio do vídeo,eu tive a sorte de ter um snes e um primo ter o mega,morávamos no mesmo lote e jogamos os dois como se fosse nosso,tipo,"eu tive os dois na infancia"
Sou de 84 e desde que me entendo de gente eu gosto de vídeo game. Antes de ter meu primeiro videogame, via (e raramente jogava) os videogames nas casas de vizinhos ou primos mais afortunados. Meu sonho era ter um videogame (isso em 1991/1992). Lembro que o meu primeiro aparelho de entretenimento digital foi um mini game, aquele de dois botões (um em cada lado) com tela de cristal líquido com fundo pré-desenhado (não era o GameWatch). Fiquei super empolgado e adorava jogar nele! Uma das funções mais 'tecnológica' pra mim e que era até empolgante era o fato dele marcar a hora haha, mas meu sonho era ter um mini game da TecToy, que era bem mais avançado e vivia aparecendo nos comerciais de tv. Nesta época, meus vizinhos tinham um Atari 2600 e eu adorava apenas ficar assistindo, sonhando em ter um também. Eu até sonhava enquanto dormia com isso. Na rua de casa tinha uns fliperamas, mas o mais marcante pra mim foi o Arcade de Street Fighter 2! Sempre, depois da escola, eu passava neste barzinho pra ficar apreciando aqueles gráficos estonteantes e era uma maravilha tecnológica áudio-visual. Neste começo, era difícil pra mim, uma criança que era fascinada por videogames, mas meus pais eram bem pobres e não tinha condições de me dar um videogame (sempre foi muito caro). Somente em 1996 foi que meu pai conseguiu um Atari 2600 e pela primeira vez tinha um videogame em casa! Foi incrível a sensação, a euforia e até o cheiro (o mais marcante até hoje pra mim!) que exalava do equipamento eletrônico. Foi um experiência inesquecível! Um detalhe é que este videogame não era meu, de fato. Eu não tinha o controle sobre ele (tinha 12 anos), somente meu pai e minha mãe. Eu não podia pegá-lo a vontade pra jogar. Tanto é que não me lembro de como ele foi embora de minha vida (provavelmente meu pai o vendeu) e a única coisa que me lembro era de pedir incessantemente pra minha mãe por um outro. Isso levou mais de um ano e em 1997 ganhei meu verdadeiro primeiro videogame, um Turbogame da CCE. Veja bem, senhores, numa época que já existia o N64 e o Dreamcast iria ser lançando em breve, foi quando eu tive meu primeiro videogame, mesmo sendo de 1984. Como no Brasil as coisas eram mais atrasadas e bem difíceis para pessoas pobres... Depois deste primeiro videogame, não parei mais: Em 1997 o TurboGame quebrou e rapidamente minha mãe conseguiu comprar meu primeiro (e único, até hoje!) videogame na loja -> o Dynavision 4 Radical; Em 1998 eu troquei meu Turbo Game por um NES original!; Somente em 1999 eu entrei pela primeira vez nos 16bit com o MegaDrive. Troquei o NES por ele. Foi mágico ter aqueles gráficos em casa e foi uma das experiências mais empolgantes no mundo dos games que tive, logo com o Aladdin e Cold Shadow como primeiro jogo! Em 2000 consegui um SNES e sempre achei ele bem melhor que o MD, porém hoje eu não penso mais assim. Em 2001 consegui um N64 e neste mesmo ano um Saturn; Em 2003 consegui um PS1 e em 2004 consegui um Dreamcast. E neste mesmo ano migrei para os computadores, do qual estou até hoje! Sempre tive um ou outro console (como PS3, Wii, PSP, PSvita, DS, 3DS, entre muitos outros, mas como coleção), mas meu coração pertence ou PC, do qual consigo jogar todos os esses consoles antigos. Depois desse falatório todo, o que vale ressaltar é o quanto as coisas foram difíceis no Brasil e o quanto videogame era sempre atrasado por essas bandas. Enquanto o mundo estava jogando os games nos lançamento, nós tínhamos acesso à eles somente muitos anos depois. Somente depois de 2010 em diante que as coisas melhoraram pra nós e o mercado brasileiro passou a ser relevante e por nós termos mais poder de compra.
Eu cresci jogamdo o Super Nintendo,so depois conheci o mega e realmente acho o super melhor mais o mega também é um ótimo videogame e hoje posso ter os dois e é o melhor pois tem mais opções e vc tira suas próprias conclusões
Cara varia muito. O super Nintendo é realmente mais potente, mas essa questão de melhor fica limitado às coletâneas de jogos de casa. Eu particularmente falo do mega jogos que superam e muito jogos do snes, a diferença que o snes teve para se taxar de vez como "MELHOR" foi o fato de ter o super Mario world e a saga donkey Kong. De resto o mega tem jogos até superiores e tão bons quanto. Snes: Final Figth coletânea Mega: Street of rage coletânea. Snes: Castlevania 4 Mega: Castlevania Bloodlines que é o melhor castle antigo. Snes: Contra Mega Contra Hard corps que e super melhor que o de Nintendo. E por aí vai, a Nintendo teve sorte com dk, Mario e zelda ( que no mega tem o beyond of oásis que é semelhante, mas pouco conhecido).
cara conheci teu canal esses dias e te falar… como é bom assistir teus vídeos, a forma como que tu fala é muito prazeroso de ouvir, simplesmente único e mt bom
Cogu sempre fui muito ansioso, mas nos últimos tempos ta pior . Lance de querer fazer tudo e nao fazer nada. Com jogos não seria diferente. Sao tantas opções, ainda mais hoje em dia com tanta facilidade e acesso a infinitos títulos, que difícilmente consigo me diverir, completar algo e focar. Abro um penso no outro, queria jogar e zerar tudo, fico tao ansioso que no fim acabo vendo um filme, animação, lendo algo ou ate mesmo procrastinando pra nao precisar passar por isso. Mas amo jogos e queria conseguir focar mais, afinal é uma das variadas formas de arte . Conheci seu canal a uns tempos atras de bobeira (tanto que resolvi logar e postar esse comentário) nao acompanho nenhum RUclipsr, nunca fiz questão, mas teu trampo é foda. Sei la, nao tem relação com este video o comentário, mas como foi o último video seu que vi queria deixar esse desabafo, certeza que mais alguem passa por isso , e talvez algum possa me dar uma luz. Sim minha cabeca ta toda zuada talvez precise de ajuda psicológica e não conseguir jogar é so a ponta dos problemas(?)kkk
Meu primeiro videogame! Na época eu só tinha mais acesso a ele mesmo. Super Nintendo eu só joguei acho que uma vez na casa de um amigo. Só tive mais acesso ao universo da Nintendo na geração do 64 mesmo que eu jogava direto com meu primo. Só joguei Super Nintendo mesmo anos mais tarde via "você sabe o que" 😂. Mas eu me diverti muito com o Mega. Até hoje me espanto com quem torce o nariz para ele. Vale a apena dar uma chance para as joias que só tem lá.
Lembro que demorei pra me decidir pelo SNES O Mega foi um marco! Mesmo depois de comprar o SNES ainda fiquei com aquele sonho no Mega Drive Sonic fellings Tamo junto, Cogu!
Eu tive a oportunidade de escolher entre um e outro e optei acertadamente pelo Mega; porém, na época, fiquei com uma certa frustração por não poder jogar a versão de Snes Sunset Riders. Depois, com as duas versões disponíveis em casa, passei a achar a versão do Mega mais interessante.
@@rdgperuchi Hoje somos mais felizes tendo todas as bibliotecas... Porém, somos bem mais críticos em relação aos games... Escolhi o SNES na época com muita dificuldade.. mas não me arrependo.. Agora estou conhecendo aos poucos os títulos do Megão!
@@hbruplays916 Estes são os pontos positivos que vejo na versão do Mega em relação à do SNES: - Gráficos e áudio mais rústicos; eu, particularmente, gosto desse estilo, embora o SNES seja melhor nestes quesitos do ponto de vista técnico; ou seja, trata-se de uma preferência pessoal. - Possibilidade de atirar na diagonal sem se movimentar (melhor jogabilidade). - Detalhes de cenário exclusivos, como o elevador da fase do índio (que nem a versão de Arcade tem). - Dinâmica de jogo mais intensa: projéteis e reação dos vilões muito mais rápidos, mais inimigos na tela, projéteis explodem as dinamites etc. - Possibilidade de continuar do ponto em que morreu por meio de continues (maior fluidez do jogo se comparada à versão do SNES, cujos continues levam o jogador ao início da fase). - Dificuldade mais bem distribuída pelo jogo (no SNES, a dificuldade se concentra praticamente toda em duas outras três partes do game). - Bônus stages exclusivos e mais interessantes (outra preferência pessoal minha, já que nunca curti muito aquele de atirar nos inimigos que vão aparecendo na tela). - Última fase exclusiva e mais interessante (mais uma preferência minha) do que a versão "resumida" da fortaleza do Rose do SNES. - Ausência de censura, que levou a versão do SNES ao cúmulo de suprimir os índios da fase... dos índios. Por fim, nesta era em que temos acesso mais facilitado à versão do Arcade, a versão do SNES (que é uma espécie de réplica "piorada" da original) se tornou dispensável, enquanto os elementos diferenciados da versão do Mega fazem dele um jogo "novo", complementar, digamos, ao do Arcade; ou seja, desconsiderando eventuais versões surgidas posteriormente, como a versão do Snes nada apresenta de novo em relação à original, quem joga as versões do Arcade e do Mega já tem a experiência "completa" do Sunset Riders.
Mega é meu console favorito de todos os tempos e deixa eu puxar a sardinha pro ''blast processing power'': Pra mim, o som do yamaha YM2612 - o chip sintetizador de som do mega é incomparável. Como vc bem citou, quando usado corretamente, produzia um som cristalino, limpo, brilhante e inconfundível. Já o super nintendo usava a tecnologia PCM - que é um tecnologia que converte som analógico para digital - uma espécie de sampler - que, apesar de possibilitar uma gama maior de ''instrumentos'' virtuais, o fazia com uma qualidade boa mas não tão pristina. Já no quesito processamento, o mega faz parte da família de consoles que recebeu o incrível e versátil motorola 68000, inclusive alguns dos monstros dos anos 90 tb o receberam, como Amiga, Sharp X68000, as placas de arcade CPS1, CPS2 e o prestigioso NEO GEO também. Graficamente falando o mega, com todo respeito, ''dá um pau'' no super nintendo - enquanto os expoentes gráficos do snes talvez sejam DKC com seu belíssimo pseudo 3d usando técnica de pré renderização de modelos 3d e star fox com o 3d rudimentar, no mega dá pra ver usos brilhantes do 3d em jogos como red zone, the adventures of batman & robin e the lost world: jurassic park. Claro que no fim das contas é tudo uma questão de gosto. Não dá pra negar que o super nintendo tem jogos fantásticos, games que definiram padrões de época e influenciaram muita gente, mas se colocar os 2 consoles num ringue tecnológico pra trocar uns tapas .... ahhhh my friend, o snes volta pra casa ganindo, rs. No mais, excelente vídeo, Cogu. Fico super feliz quando vejo alguém trazendo à luz o querido Mega Drive. Parabéns pelo conteúdo.
O maior problema é do mega é que a ideia dos seus jogos eram muito arcade e isso foi ultrapassado ao chegar o snes, além que a tecnologia do snes foi feita pra se utilizar o melhor que era possivel na epoca, e com todo respeito o mega levou um pau do snes a ponto de ter video tendo que falar que o mega drive tem o seu valor
@@PauloRoberto-qp7yp comercialmente sim, sem dúvida super nintendo vendeu mais. MAS, como disse, tecnologicamente não. Quanto a jogos arcade: sim, muitos. Mas aí é gosto - subjetivo - n dá pra dizer que é problema.
@@PedroHagen Tecnologicamente não? bem se depois de mais de 30 anos que lançaram vc realmente acredita nisso acredito que não tem jeito de vc mudar de ideia sobre, mas cuidado se vc acredita nisso apenas por causa do processador
@@PauloRoberto-qp7yp verdade, 30 anos depois pra lançar um xenocrisis pro snes ele precisa de chipinho especial com tela esticada, enquanto pro mega não. E vc ainda acredita que o snes é superior rsrsrs
@@Devilhelll 30 anos depois e ainda não ultrapassou as vendas do snes, e cadê continuações de jogos exclusivos do mega drive? ainda vivem de sonic msm pq foi a única franquia do mega que sobreviveu ao tempo rsrsrs
O Mega Drive foi o console da minha infância ao lado o "Magic Computer PC 95"(inclusive consegui comprar um esses dias). Meu Mega Drive foi ganho, meus pais NUNCA teriam condições de comprar um na época, uns primos ricos que moravam distante estavam se desfazendo, quase jogaram fora, isso na época q o PS1 já estava bombando no BR, mas como você falou, quando o 16 bits chegou, as pessoas ainda tinham Atari aqui no BR, eu nunca me importei, me divertia e fui/sou feliz com o que eu tenho impendente da geração vigente.
Sou nintendista e uma mágoa que tive foi que meu primeiro console foi um megadrive. Na época eu tinha 12 anos e isso me deixou triste, pois todos meus amigos tinham Super Nintendo. Hoje, penso diferente e por isso, irei começar minha coleção dos consoles da Sega.
9:54 É engraçado você falar isso, Cogu. Eu adoro as trilhas sonoras dos vídeo games, e vai uma curiosidade também kkkkkk: Se você pesquisar pela trilha do Ice Cap Zone do Sonic the Hedgehog 3 no RUclips vai aparecer a música "The Jetzons - Hard Times", e se você ouvir as duas vai perceber que são bem parecidas! Adoro os seus vídeos! Todo sucesso do mundo pra ti! :)
Que vídeo! O respeito que você tem pela realidade de cada console, ter citado o quanto foi difícil pra nossa geração ter acesso, isso tudo mostra que você é um cara gigante. E que conhecimento vasto das bibliotecas cara, você tem uma bagagem monstra. Muito obrigado pelo vídeo e parabéns pelo seu trabalho!
Cara, obrigado por vc existir! Cada vídeo seu é uma viagem muito agradável no tempo! Eu tive um master system quando era pequeno, até q meu amigo comprou um mega. E eu ficava alucinado vendo ele jogar Sonic e alteredbeast.....tempo maravilhoso! O importante era jogar e ninguém ficava ligando pra qual console era melhor!
@@carloseduardodasilvafranca Shining Force, Phantasy Star, Sword of Vermillion... São poucos... Querer comparar com Final Fantasy, Chrono Cross, Super Mario RPG, Breath of Fire, Earthbound é forçar uma realidade que não existe. Shining Force e Phantasy Star são legais, mas estão anos luz atrás do FF6 e C. Trigger. Apresenta-me essa lista de RPGs do Mega... Tô curioso.
Mano vc tem certeza que não é o baterista dos Los Hermanos...kkk Brincadeira mano!! Vídeo sensacional. É bom ouvir um cara gente fina que une paixão e conhecimento!! Tamo junto!!
Todo domingo é a mesma coisa, sempre me sinto acolhido quando lança vídeo novo, você foi um presente que a plataforma do youtube já testemunhou, fala de coisas que já existe há muito tempo no youtube e, faz parecer algo novo.
A primeira vez que entrei nesse canal (que apareceu pra mim não sei como), reclamei pois o apresentador não falava o nome das coisas direito em inglês. Lembro que ele me deu uma resposta muito cortês (embora não lembre do exato conteúdo).Desde aquele tempo, continuo seguindo o canal, e noto 2 coisas: 1, Cogu tá mandando bem na pronúncia dos nomes. 2, Percebi que hoje, esté é meu canal favorito sobre jogos.
Cogu tocou em um ponto muito importante: que a maioiria de nós começou muito atrasado no mundo dos games. Ganhei meu primeiro console,o saudoso Dynavision 4,de duas de fitas,no natal de 95. Fui feliz com ele até o ano 2000 quando ele,infelizmente,estragou. Porém, após isso,comprei com o dinheiro que havia ganhado de aniversario o Master System Compact 3,com o Sonic na memória e fui muito feliz com ele até meados de 2007 e tive a infeliz ideia de vende-lo para comprar um PS1. Sendo eu uma pessoa simples,estava sempre atrasado em relação aos consoles. Em contrapartida,devido a uma negociação de trabalho do meu pai,acabei ganhando,em 99,um pc com modem para acessar a net. A partir dele que eu pude conhecer os emuladores e os jogos de Mega e SNES. Nos 8 bits,tenho carinho maior pelo Master por ver que a bivlioteca dele tem mais jogos que me agradam do que a do NES. Mas nos 16,o SNES supera o Mega em muita coisa. Porém,o Mega tem ótimos jogos que elevam ele ao patamar que ele merece. Quem não conhece ou tem um certo preconceito,eu convido a deixar isso de lado e jogar. Comece talvez pelos mais famoso ou de franquias mais conhecidas,como o Castlevania,Contra e Streets of Rage. Tenho certeza que,depois de jogar algums bons jogos,o preconceito vai embora.
O que muita gente esquece é que o Mega veio pra competir com o Nes. Lógico que com a vinda do SNES, o Mega teve que tirar leite de pedra. E não fez feio!
@@UPVideos365Days ninguem fala que não fez feio, mas ainda se ve gente falando que o mega drive era superior, é so vc ver os comentarios desse video que está cheio de o mega deu um pau no snes, além que o problema maior do mega é o legado, apenas o sonic sobreviveu ao megadrive, não se ve continuações dos jogos que tinham no megadrive. Por isso que ainda se tem tanta desavença, o snes foi superior ao mega drive mas ele trouxe sim muita felicidade pra quem o possuiu
08:31 a trilha sonora de Crusader of Centy é espetacular. Uma das melhores da era 16-bit. Fiquei feliz por você tê-lo citado aqui. É um dos melhores RPGs que já joguei. Simples, bom visual gráfico, boa jogabilidade, boa dificuldade, boa estória e, putz grila, uma trilha sonora excelente. Jogão. Quem nunca jogou está perdendo. Ótimo vídeo, cara. Vivi o final da era 16-bit na infância. A era do Playstation estava começando a pegar quando eu tinha meus 8 anos e ganhei o meu Mega Drive. Um vídeo game maravilhoso. Alguns amigos meus já tinham Snes, então eu convivi bem entre os 2 consoles. Mas não tenho dúvida, a biblioteca do Mega me agrada BEM mais que a do Snes. Questão de gosto. Mas o Top Gear fez falta... Poderia ter sido lançado no Sega CD com músicas arranjadas (assim como o Rock 'n Roll Racing 😒).
Tínhamos um Mega Drive e realmente os jogos eram muito difíceis. Me lembro que nunca consegui zerar nenhum, era muito moleque e quem jogava mais casca grossa eram meus irmãos. Eles zeraram os Sonic, Streets of rage, Golden Axe, Shinobi, vários outros.. Eu ficava mais brincando com games de luta, corrida como Road Rash, morrendo no Sonic.. Meus primos tinham o super Nintendo de fato eu achava as cores e gráficos dele melhores, mas não admitia por ser do "Team Sonic" kk Depois pegamos o sega Saturn ai eu já era maiorzinho e pude aproveitar melhor os games. Conheci clássicos como Resident Evil no Saturn, além dos games da sega que eram incríveis. Abração Cogu.. Pô cara queria muito ver vc fazendo conteúdo de games atuais também. Vc é um dos melhores. Parece um brother de infância falando! Muita paz pra vc meu nobre!!
Muito obrigado pelo video! Eu estava sentindo sozinho, pois tem um monte de gente chata falando de qualidade técnica, numa época em que a maioria dos brasileiros sonhavam com um console em casa. Lembro que ia na locadora jogar meia hora de Super Nintendo porque era caríssimo. Tive que abrir mão dos video games que tive para ter os novos. Sempre uma ou dua gerações atrás. Espero que os mais novos te acompanhe, pois você carrega o espirito dos gamers da nossa época.
nintendo era superior, tem certeza kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, faz o seguinte,, compara mortal kombat com todo aquele sangue e sem sensura com o nintendo pra criançadinha todo sensurado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Que maravilha, Cogu. Parabéns e obrigado. É a primeira vez que vejo um criador de conteúdo dando uma chamada (polida) nessa galera da "guerra de consoles", que por muitos anos foi um retrato do CLASSISMO e DESIGUALDADE no Brasil. O Mega foi meu primeiro videogame, quase em 1997. Aquele meguinha que vinha com o cartucho "6-pak", que me apresentou "apenas" Streets of Rage, Golden Axe, Revenge of Shinobi e Sonic a um preço que meus pais conseguiram pagar na época. Cada cartucho era uma grana nos anos 90 da inflação. 6 jogos em 1 era a melhor forma de prolongar a alegria do seu filho com aquele presente BATALHADO. Criticar ou atacar alguém pelas suas posses é uma das coisas mais baixas que existe. Tem grana pra comprar os lançamentos, a placa de video top de linha? Parabéns, aproveita a jornada. Mas respeita quem tá jogando no videogame clone de segunda mão...
Tive o Turbo Game (clone do Nintendinho) quando o Master System era o tal.. Depois ganhei de Natal um Snes, e o Mega já era festejado tanto pela molecada do bairro quanto nas locadoras. Só fui ter o Mega e o Master depois de barbudo rs. Acho insignificante NÓS meros mortais assalariados rsrs criarmos uma rixa entre os consoles, ambos foram e são maravilhosos. Cada qual em algum momento tem suas qualidades, seus pequenos 'defeitinhos, mas fizeram parte da vida de todos nós gamers da década de 90. Abç querido Cogu. Deus lhe abençoe grandemente.
Muito bom vídeo, Cogu! Viajei no tempo! Tava pensando aqui... Ganhei um Atari no Natal de 1989. Depois, ganhei um Master em 91. Custei a chegar aos 16 bits. Eu tinha 2 amigos só q tinham MD, o resto era só os "famiclones". Fui ter um Mega em 2017, quando a Tec Toy relançou. E foi emocionante.
Baita vídeo legal bem explicado no sentimento dos antigos donos da época. Tive o Mega em 91. Phantom em 90. Atari em 87 e o primeiro nosso foi o MSX em 86 e o Tele Jogo tbm. O Mega desmontei inteiro, limpei total, troquei cabos, fonte e controle novos, tá impecável aqui.
Curiosidade. O chip sonoro usado no Genesis (Mega Drive) eh quase (uma versao simplificada) o mesmo usado no Yamaha DX7 que eh um dos mais iconicos e sintetizadores FM utilzado por diversas bandas famosas dos anos 80. Por usar a sintese FM (frequency modulation), ele tem esse som meio esganissado e estridente, e tambem por ser um modelo de sintese de som bem complexo de se aprender e usar (quem for music maker vai entender).
Cara, eu tinha um snes, e meu primo, que era meu vizinho tbm, tinha um mega. E cara, que lembrança boa que eu tenho do megão: street of rage, sonic, strider, kid chameleon... E tenho certeza que meu primo tem boas lembranças do meu snes. Essa foi a geração de ouro dos games, onde os jogos eram criativos e com jogabilidade e fator replay enormes.
Só tive o Bitsystem na época, até meu primo ganhar um Genesis e a coisa ficar doida. Eu gostava de tudo, sempre, e hoje tenho quase todos os importantes.
Eu tive todos os aparelhos na época e já tinha um NES e um Master e pra pegar o Mega em 90 vendi o Master. O meu SNES peguei em 91, um amigo do meu pai trouxe dos EUA e fiquei com os dois e vendi o NES. Graças a Deus minha família sempre teve boas condições financeiras. Hoje tenho um PS5 e um PC Game. Parabéns pelo canal e que você cresça cada vez mais.
Ganhei um Master System 3 compact em 1994 novinho! joguei muito Sonic nele , até porque era o único jogo que eu tinha hahaha Depois de uns 3 anos , minha prima ganhou um Psone e me passou o Mega Drive ! Nossa eu achei incrivel a diferença gráfica em relação ao Master System! Nele sim joguei muitos jogos na época como por exemplo : Golden Axe I, Sonic 1 , 2 e 3 , International Super Star Soccer era maravilhoso! Castlevânia Bloodlines era fantástico!
A gente tem bastante conteúdo de Mega Drive aqui, ó só! Os jogos pesadelo do Mega Drive: ruclips.net/video/Nni97NE6D-Q/видео.html
Não gosta de Mega Drive, esses jogos vão mudar sua ideia: ruclips.net/video/XCD7bClOeLA/видео.html
Jogos do Mega bonitos até hoje: ruclips.net/video/pgMJI1Jmzh8/видео.html
Tenho o achismo d q as limitações tecnológicas sempre permitiram a criação de obras-primas, em especial nos anos 90, tipo SMB3, Rocket Knight, Resident Evil, Mortal Kombat, Chrono Trigger, etc
Era muita criatividade envolvida às vezes em menos de 300kb, e para algo dessa capacidade fazer sucesso, havia muita alma e boas soluções envolvidas, curtiria um vídeo disso
Um exemplo """atual""" é eu ter achado Dragon's Dogma melhor q The Witcher 3, principalmente por terem usado com mais criatividade (em minha opinião) a tecnologia inferior da época.
Estou conhecendo a biblioteca do Mega
Naquela época acabei escolçhendo ter um SNES e fiquei sem conhecer o Megão mto a fundo...
Vou pegar as dicas de jogos aqui e fazer Lives com a galera pedindo jogos para conhecer a nostalgia alheia!
@@psi.vasquez SMB3 é de 88.. hehe.. mas tá valendo!
@@MiRiNiOR incrível!!!
Foi meu primeiro console que meu pai me deu novo na caixa em 1997
Cogu, você falou que quando saiu o Mega Drive tinha gente que ainda tava no Atari... em Setembro de 1991 eu ganhei o meu Top Game... sai do Atari pro Top Game... eu tava entrando na era 8 bits quando o Mega Drive já tinha 3 anos de mercado... mas essa era a realidade no Brasil mesmo, e eu curti demais meus games na época!
tivemos na mesma epoca, saudades
Muita gente vai se identificar com isso hahaha essa é exatamente a história nacional, e eu acho uma das coisas mais positivas do Brasil mesmo que a origem disso não seja tão legal. A gente acabou aproveitando mais as coisas nessa época, mesmo que não fosse a intenção.
Edu, tive Atari, vários top games e depois o Mega Drive.
Todos foram incríveis, mas a sensação de ganhar e jogar o Atari foi surreal. Sensação incrível que guardo na lembrança até hj.
Isso é muito real! Eu tive meu primeiro videogame aos 10 anos de idade, em 1998, era simplesmente um Master System. Um Master em 1998 era evidentemente desatualizado hahaah mas me diverti muito com ele por muitos anos e me arrependo de tê-lo vendido na adolescência.
Eu tmbm só fui ter um master em 97 kkk joguei demais nossa.. época boa até
Minha vó comprou um mega no inicios dos anos 90 , pra ter na casa dela pros netos aproveitarem. É surreal o tanto que ela se doou pela família, nao éramos ricos. A gente ia na locadora e voltavamos recheados de fitas. Ela deixava de ter as coisas pra ela, andava de modo simplorio mas não economizava pra nos agradar. Escrevo isso com lagrimas nos olhos de saudade da véia. Descanse em Paz meu grande amor!!!
Que lindo cara... ❤️
❤
Ela foi genial. Porque na época a molecada não queria ir na casa dos avós porque não tinha nada pra fazer.
Vc foi um grande neto. Tenho certeza disso.
Vivi Mega Drive, joguei tudo, 32x e sega CD enfim...esse vídeo game me trouxe para o mundo dos jogos. Na época ele era sempre dito como inferior ao Super Nintendo que até chegava a ser chato, mas nem ligava, eu tinha um sistema multimídia em casa no meu quarto jogando final Fighter CD, Sonic CD, depois ia para Sonic 3, escutava meus cds de música e etc. Enquanto meu vizinho só jogava Mario World... Fui feliz com o Mega isso marca a gente demais e da muita saudade, um tempo que jamais irá voltar. Abraço
9:35 hoje em dia no Mega lançaram hacks que fizeram a versão do Mega de Rock'n Roll Racing superar a versão de SNES acrescentando mais dois carros na pista, totalizando 6, mais pistas, mais personagens e melhorias na inteligência artificial do jogo e colocaram mais um nível de dificuldade!! Vale até a pena um vídeo seu sobre esses hacks maravilhosos. O último lançado foi o V.17 topzera demais!!
Eu tinha SNES mas tinha muito respeito pelo Mega, eu diria que os dois marcaram definitivamente a historia dos videogames do Brasil
No meu caso foi o contrário, eu e o meu bairro inteiro assim como a maioria dos brasileiros, tivemos o Mega Drive, mas eu também tinha muito respeito pelo Super Nintendo apesar de tudo.
@@sf2zero Tristeza pelos mais carentes que não tinham condições de ter um Super Nintendo que é bem superior. Mas o meguinha era bom também.
Eu tenho a mesma opinião que você!
@@3xperiment8 As pessoas mais carentes no meu bairro compravam o Master System, os mais afortunados, o Mega drive, que era o melhor e que tinha os melhores jogos...
O Super Nintendo até que não era ruim, mas o problema dele era mais a lerdeza do processador, deixando os jogos lançados para ambos, (Mega e Super) sempre lerdo no Super. O cara pega um Mickey Mania por exemplo, o jogo carrega a cada mudança de tela, igual video game de CD. Muito fraquinho... Outro problema era o som abafado, tipo, as vezes parecia que o som vinha do guarda-roupa de tão abafado que era, mas apesar de ser bem inferior do que o Mega Drive, tinha a vantagem da palheta de cores melhor que o Mega, era mais coloridinho... As crianças menores gostavam. Rs
@@sf2zero Quando o Super Nintendo dominou as locadoras a pobrezada ainda tava com aqueles megas 3, cinza, 200 jogos na memória que era o que dava pra comprar 😅 engraçado que quando a nova geração do PlayStation chegou geral ainda jogava Super Star Soccer, Top Gear 3000, Megaman X2, X3, Super Bomberman 4, 5, Donkey Kong 3, Mario RPG. Já o mega só na saudade, nem acoplando uns 3 add-ons salvou 😅
Eu tinha Master, SNES e N64, meu amigo tinha Mega e PS1, então tive a sorte e o privilégio de aproveitar o melhor dos dois mundos.
Caraca, achava que era só eu que tinha pulado do Master pra o Snes kkkk
Entao vc concorda que o snes era superior ao mega driver.
Tive um Snes nos anos 90 e apos jogar ele horrores, fiz o que muitos consideraram uma loucura, troquei ele num Megadrive 3, e me diverti demais com ele. Uns 2 anos depois acabei comprando um N64, o qual devo ter jogado uns 2/3 da biblioteca no console mesmo na epoca, e acabei encostando o megão. Tenho ele ate hoje e comprei um everdrive no começo da pandemia, e joguei centenas de horas desde então. Tenho muito carinho pelos games das gerações até PS2, mas o velho mega figura tranquilamente no meu top 3 dos meus videogames favoritos.
Vc foi louco mesmo trocar o snes por um mega driver. Kkk
Rapaz teu trabalho aqui vai além do amor por videogame cogu, chega a ser um estudo antropológico, parabén!!!
Obrigado por valorizar meu trabalho, valeu demais
Verdade é um dos poucos gamers retro que fala pra procurar os emu, ele sabe a realidade brasileira de que poucos podem ter acesso aos consoles originais além de ter essa paixão pelos games que contagia!
O console do Mega Drive não só foi um dos mais importantes e mais vendidos da história como também ele foi um dos primeiros consoles que eu consegui desde quando era mais jovem na minha época de presente de natal!! 😁
Mentiroso kkk outro dia tu comentou em outro vídeo que não pegou a época dos consoles antigos, agora fiz que jogou mega drive kkk
ah depende, ele foi o 17 mais vendido, entre os mais vendidos ele não está, más com certeza é importante até hoje
@@CuriosoLtd Ia fazer essa exata correção, é que no geral, o Brasil foi um dos maiores mercados da Sega, e deixou esse "gosto de sucesso" que não reflete bem a verdade. Sem desmerecer o MD e a Sega, só que ele não foi tão popular assim quanto fazem parecer.
@@viniciusventrue o sucesso dele foi nos EUA onde chegou a dominar o mercado por algum tempo.
Ganhei o Mega no natal de 1991. Era impressionante a beleza dos jogos como Castle of Ilusion e Sonic.
O mega não foi meu primeiro console mas foi o primeiro que eu comprei com meu próprio dinheiro. Tenho um carinho especial por ele.
Strider foi o game que me motivou a comprá-lo mas os games que mais me marcaram nele foram El Viento: À época,não lembro pq, chamavamos de "o jogo da mulher do Strider" e Streeets of Rage....the best soundtrack ever.
Só quem jogou Comic Zone na época sabe o que é se maravilhar com os gráficos do Mega Drive. Eu tive esse privilégio maravilhoso.😍
Acho o som do earth warm Jim ficou mais legal no Mega que no SNES
Mano, o controle de 6 botões do mega drive é incrivel.
Embora o do Snes tenha sido melhor e virado o formato padrão. Até a Sony imitou.
seis botões pra fazer 2 comandos
O controle de 6 botões do megao era muito melhor que o controle do super nintendo. E não era só o controle que era melhor, o console também 😂.
@@isaiaspuccinelli2309 Tão bom o controle que o padrão ficou obsoleto e a Sony e Microsoft imitaram o controle Snes. Tão bom o console que precisou de aparelhos respiradores (Sega CD, 32x) pra tentar sobreviver 😂
@@3xperiment8 se tornar padrão não quer dizer que é melhor. Quem jogou jogos de luta na era 16 bits sabe qual controle era melhor. Todos esses consoles que vc citou tem controles ruins para jogos de luta.
Saberia citar alguma vantagem do controle do super Nintendo em comparação com o de 6 botões do mega drive?
Só conheci essa geração através dos emuladores, e o Mega é muito querido por mim por causa de Sonic, mas entre ontem e hoje, zerei Burning Force, OutRun e tô jogando Super Mônaco GP II, e tem tantos outros ainda pra jogar, esse console é incrível! E mais um vídeo ótimo como sempre Cogu, melhor maneira de terminar o domingo 😁
Ótimo vídeo, Cogu! Eu nunca tive mega-drive nem o SNES, meu pai não tinha condições de me dar um desses. O que eu ganhei foi um enganoso "Polystation", sim, eu pensei que era Playstation e, quando abri a tampa, vi aquela entrada para cartucho. Lembro dessa decepção até hoje! Mas, guardo com carinho os momentos que tive jogando nele! Então, em toda essa antiga guerra de console, eu sou o capenga time Polystation! 😅. Hoje tenho um PS5, mas não substitui a delícia de receber um console de presente, saudades do meu velho. Hoje eu o entendo mais que no passado. Enfim, ignore a minha divagação e reforço: vídeo de qualidade! Parabéns demais, Cogu!
Melhor console 16 bits da minha infância
Eu sou um homem simples. O Cogu lança video, e na primeira meia hora eu já cheguei aqui e dei meu like. This is the way.
Muito obrigado!!
Ligar o mega e ouvir a intro de Phantasy Star IV era lindo e arrepiante!
Lembro de um amigo do meu irmão levando o Mega e o jogo em nossa casa, caraca, que jogo!! Trilha bem feita, faz o megão voar!!
Tive o mega na época e o controle de 3 botões que vinha com ele era péssimo! O direcional era duro e pontiagudo, dava muito calo nos dedos, mas tudo mudou com o controle de 6 botões, o direcional não possuía cantos pontiagudos, era todo arredondado, o acionamento era mais suave e o material mais rugoso, melhor pra deslisar o dedão usando a clássica manha da camisa sobre o direcional. O arranjo de seis botões era específico pro Super Street Fighrter II, deixando a jogabilidade bem próxima do arcade, ao contrário do controle do Snes, enfim, pro dono de Mega nos anos 90 o controle de 6 botões era compra obrigatória. Parabéns pelo trabalho!
Nunca tive mega driver e nem super Nintendo só jogava na casa de amigos..Hoje jogo tudo deles emulado e acho maravilhoso os dois.
O megão é um console tão foda que até hoje estão desenvolvendo jogos pra ele.
A programação dele é mto fácil.
@@3xperiment8 que bom, assim continuam saindo jogos. Quem me dera ter conhecimento pra criar um jogo, deve ser muito maneiro.
@@3xperiment8e foi assim que o ps1 teve mais de 3000 jogos oficiais lançados
@@terrordoserasa2667 Sim. Mesmo o Sega Saturn sendo tecnicamente superior. A diferença é que os jogos do ps1 e Saturn eram bem equiparados. Já os jogos do Snes são bem superiores aos do mega. Parece até outra geração.
@@3xperiment8 se forçar mais caga
Ver o Sonic 1 rodando pela primeira vez foi surreal
mágico
Magic...
O som do Mega é impressionante de tão bom, eu concordo plenamente que o pessoal não sabia tirar 100% dele.
Pra quem ainda tem dúvidas, da uma olhada em jogos como Vapor Trail, Road Rash, Shinobi 3, The Adventures of Batman e Robin, isso pra não citar os mais famosos.
Seus vídeos são muito bons. Gosto do jeito como vc narra seus vídeos. Continue com esse trabalho. Nota 10!
Eu sempre preferi o Mega. Até hoje lembro, la pra 2001, chegava da escola, almoçava e jogava o Sonic 3 & Knuckles até zerar, todo dia com um personagem diferente.
Bons tempos.
Todo mundo prefere o Mega Drive, por isso ele foi o mais vendido do Brasil! Zero novidade. 😄
@@sf2zero Super Nintendo foi mais vendido que o meguinha no Brasil.
@@sf2zero O motivo de geral preferir o Super Nintendo é que além de ser tecnicamente superior o mega não consegue nem rodar um Turtles in Time 😂
@@3xperiment8 Só pela sua falta de informação grotesca em dizer que o Super Nintendo foi mais vendido do Brasil, você nem mereceria resposta nas outras baboseiras que disse, mas vou fazer breves citações...
1° O Mega Drive é o mais vendido do Brasil, isso são dados oficiais, não a minha opinião. Se você não viveu a época, e também nunca pesquisou sobre vendas, pesquise para não passar vergonha.
2° O super Nintendo é superior em quê? Em ter um processador com METADE da velocidade do Mega Drive? 3,56 MHz (Super) contra 7,56MHz do Mega? Kkk ou será que ele é melhor por ter aquele som abafado que parece um som saindo do guarda-roupas? Ou será que é melhor por ter uma resolução média menor do que a resolução média do Mega?
Jogos com o campo de visão limitado, e muitas vezes até com TELA DE CARREGAMENTO, como é o caso de Mickey Mania, onde o jogo precisa carregar a todo instante no Super, como se fosse um vídeo game de CD... Ou será que o Super é melhor porque cancelaram a fase "Day-Toy-Na" no jogo Toy Story por limitação técnica da máquina, segundo entrevista do próprio diretor do jogo. Eu assisti isso, e você? 😄
Você é destes que vive de lendas ditas na internet. Acho curioso ver os Nintendistas dizendo que o Super é "melhor" ao mesmo tempo que a maioria dos jogos lançados para ambas plataformas, a versão de Mega sempre se sobressai. 😄
@@sf2zero O Super Nintendo só foi produzido no Brasil oficialmente a partir de 1994. Quando o mercado de importação já era enorme. Geral preferia importar que comprar nacional Playtronic. Então nem há como vc calcular quantos Super Nintendo foram vendidos 🤷 Mas só pelas locadoras sabemos que vendeu mais que o mega. Era 10 Snes pra 1 mega em qualquer locadora. Principalmente por causa de Top Gear e Superstar Soccer
Lembro até hoje, natal chegando e eu vendo esse presentão chegando pra min, o Mega Drive com uma fita de 10 jogos e sonic 2, fiquei só com essas duas por anos kkkkkk e me divertia muitooo, super hang on, street of rage, sonic 1 e 2, tetris, flif (nao lembro como escreve) , esse console, foi oque realmente me fez entrar nesse mundo de jogos, e sou apaixonado até hoje, grande video cogu!
Outro compositor ocidental que soube trabalhar bem com o chip do mega foi Matt Furniss, a trilha dele para Alien 3 do Mega é muito boa. Aliás, Alien 3 é um bom jogo para comparar Mega e SNES, porque são bem diferentes também.
Meu primeiro console, tenho muito carinho pelo Mega.
Você teve o melhor do que os 16-BIT tinha a oferecer. Deu sorte!
O controle de 6 botões do mega era e é incrível até hj.
Tive meu Mega Drive, depois de alguns anos com o Phantom System da gradiente (que rodava jogos do NES 8bits). Lembro ate hoje do meu coroa chegando em casa com a caixona invocada do Mega que vinha com Altered Beast junto, e logo depois comprei o Mystic Defender, Sonic e Mercs na saudosa Ultralar e Lazer la perto da Saens Pena no Rio. So lembranca boa do Mega.
Mega Drive é uma das melhores maquinas de todos os tempos. Muitos jogos bons!
Eu tive snes (na epoca), e sempre pegava o mega emprestado dos amigos, pois tinha muito shnup e beat and up bom no mega!!!
No meu caso tinhamos um super nintendo e meu primo tinha um megadrive...
A gente se zuava sempre falando que um era melhor do que o outro, mas no final eu queria ter um megadrive tmb e ele queria um super nintendo, e sempre que estamos juntos a gente tava jogando o super nintendo ou o megadrive, pq os dois tinham jogos bons...
Eu lembro que ia na casa dele e curtia demais jogar kid chameleon.. bons tempos...
Vídeo topzera, abraçoo
MEGA DRIVE: MELHOR DESEMPENHO, CPU COM O DOBRO DE CAPACIDADE, MELHOR RESOLUÇÃO DE TELA TRAZENDO AO JOGADOR MELHOR JOGABILIDADE.
Mega Drive é meu video game do coração. La pra 92 eu tinha 9 anos e ainda tinhamos o atari. Um vizinho tinha Master System e um outro ganhou o mega drive. Lembro como se fosse hoje, a molecada indo na casa dele pra jogar World Cup 92... Era algo surreal pra epoca. Depois ele ganhou o Streets of Rage. Pqp... ficavamos horas e horas sentados no chao jogando. O que era aquilo pra quem jogava atari rsrs.... Meu pai nao tinha dinheiro pra comprar o Mega. Mas em 93 ele conseguiu e fez uma surpresa pra mim e meu irmao. Caraca, lembro demais da nossa felicidade... E joguei MUITOS anos de mega. Aluguei MTA fita. Joguei TUDO que tinha de melhor pro megao! Cadernos de passworld, dicionario do lado pra traduzir os jogos, revistas de game. Qnd alguns foram pro PS1, eu continuei no mega por um tempo ainda e mais pra frente meu pai comprou um N64 que tb foi legal demais. Depois ja trabalhando tive ps2, 360 e one... Hj jogo tudo de novo num powkiddy (portatil) diariamente e qnd posso compro outras coisas tipo PSP, NDS e comprei um PS2 de novo!
Como eu era do Fliperama infelizmente não tive contato com consoles nos anos 90,quando fui frequentar locadoras já era a época do PS1/PS2,obg pelo vídeo Cogu.👍🏻👍🏻👍🏻👏👏👏👏
Onde cresci, ninguém tinha ou sabia da existência do mega drive! Todos só tinham Super Nintendo, nas locadoras eram só SNES, ninguém imaginava a existência dele!
quem critica o Mega Drive é o mesmo que acha calcinha mais confortável que cueca
A parte da colve amarelando na panela me fez rir alto aqui... É incrível como o Cogu fala sobre games , vc ve o amor dele por jogos a cada palavra. Conheci o canal a pouco tempo e estou adorando, me identifiquei muito ... Talvez por ser um gamer das antigas tbm , tenho 41 anos, pai de duas filhas,que ama games. Cresci sempre tendo um vídeo game comigo. Meu primeiro foi um TV jogo , depois tive top game , turpo game , super Nintendo, psx , N64 , PS2 , Ps3 Wii , PS4 . E hoje tenho PC como principal plataforma.
Obrigado pelo carinho e por acompanhar os vídeos! Um abraço
A rivalidade "Mega versus Super" foi épica. Eu gostava muito do Sega Mega Drive, e especialmente por certas características melhores que o rival Super Nintendo, como ter jogos bem mais fluídos e rápidos, melhor resolução gráfica, melhor frequência sonora e preço mais acessível. E, aliás, achava o controle de 6 botões bem melhor. O tempo voa e passa; a nostalgia e memórias divertidas com amigos e meu irmão mais velho ficam, porém.
O mega não é mais rápido. O cpu só tem o clock mais alto. O Snes se bem programado ficam mais rapido que o mega. Exemplos: hook, Firepower 2000, Super Smash TV. Resolução faz zero diferenças em consoles 16 bit. Sendo assim, o Super Nintendo ganha praticamente em tudo, gráficos, som, melhores ports do arcade (sunsetriders, Turtles in Time) e o controle com botões de cima que ficou sendo o padrão por ser melhor e a Sony imitou. Mas o meguinha apesar de inferior é legal também.
"melhor frequência sonora" kkkk 😂 vou ali ouvir a música de rock n roll racing no mega.
@@3xperiment8Eu sinceramente, em minha opinião, vejo a maioria dos jogos do Mega Drive mais fluídos e rápidos, melhor inteligência artificial, quadros de animação de personagens, músicas mais frenéticas, jogabilidade menos travada - benefício da CPU. O som, do SNES, vejo ser prejudicado pela falta de apoio da CPU, musicas lentas e infinitas cornetas e buzinas (boa parte dos jogos), apesar de amostras (samples). Sobre o gráfico, na resolução vejo diferença em projeção 2D, SMD aparenta ter melhores contornos, as coisas são mais nítidas, variedade de texturas e traços artísticos, e pixels menores; já no SNES, o gráfico mesmo sendo mais colorido é mais serrilhado, borrado ou embaçado. Vejo som do Mega Drive mais definido e audível; porém rouco; Super Nintendo é mais abafado, apesar de cristalino, porém sem muita definição por conta da frequência baixa, e boa parte da trilha sonora de SMD é em sintetizadores FM, pouco samplers.
Sobre o clock ou frequência, um fator muito importante pra um processador, o processador do Mega é o mesmo do SNK NeoGeo (mas de SMD tem clock menor), o clock é um termo utilizado para determinar a velocidade de um processador de um computador em Hertz (Hz). Basicamente, ele define a quantidade de ciclos que o componente consegue realizar a cada segundo, a do SMD é o dobro de SNES, mesmo que SNES tenha mais MIPS, o de SMD é o dobro de clock.
SMD só exibia 64 cores simultâneas de 512 totais, as poucas cores, por outro lado, economizam processamento e memória. SNES é 256 simultâneas de 20K de paleta, porém a maioria dos jogos usa 128 cores em média pra poupar uso de CPU e memória. SMD apelava pra dithering em TV antiga e de tubo, mas realmente não fica tão colorido quanto SNES (há algumas exceções, mínimas).
A resolução usada no SMD é mesma do NeoGeo; a do SNES (muito usada) é mesma do NES ou Nintendinho. Por fim, Mega Drive não tem FastRom ou SlowRom, embora tenha desejado ter existido vários jogos com chips especiais e não ter saído Sega-CD ou 32x (erro).
Dados de hardware:Resolução: Sega Mega Drive: 320 x 224 / Super Nintendo: 256 X 224 Frequência sonora: Sega Mega Drive: 52 kHz / Super Nintendo: 32 kHz Processador: Sega Mega Drive: Motorola 68K de clock 7,67 MHz / Super Nintendo : Ricoh 5A22 de clock 3,58 MHz
@@hopetagulos Não li o textão inútil de fankid meguista, Só dei uma vista por cima. Vamos lá: Resolução faz Zero diferenças em games 16 bit. Veja MK2, Melhor jogo no Snes e com tela mesma proporção do arcade. 🤷 O mega tem apenas um clock mais alto e isso não serve pra medir velocidade total do processador. Um Pentium 4 tem um clock mais alto que um Intel core 2 duo. Mas o Intel core 2 ainda é mais rápido que um Pentium 4. O processador do Snes se bem programado fica mais rápido que o mega. Como visto no Super Smash TV até o DONO do canal de comparação VCDECIDE teve que admitir. O Snes consegue reproduzir qualquer tipo de som, até heavy metal. O mega só imita uma guitarra sintetizada como em Thunder force 4 e impossível reproduzir certos gêneros musicais como visto em Rock n roll racing. Por último e de bônus, o Mega não tem nem a a capacidade de rodar um Turtles in Time. Vlw
@@3xperiment8A arquitetura Intel 2 Duo e composta de dois núcleos interligados, de mesma frequência (somados) num processador, portanto um i2D de 2 GHz é superior a iP4 de 3 GHz (2x2=4 GHz no i2D). Outro ponto, um processador de última linha pode ser superior a um processador de nova arquitetura de primeira linha ou de pouco custo/benefício. Você cita proporção (sobre MK2), mas resolução é diferente de proporção (SNES é 8:7, apenas estica e embaça sprites assim); a proporção do arcade é 4:3 (a mesma de Mega Drive). Você insiste em citar jogos que, na verdade, rodam numa resolução inferior, e frequência sonora inferior, proporção 8:7 com sprites esticados e horizonte mais fechado, quase todos jogos de SNES estão assim, portanto diminui a participação da CPU, facilita. Existe uma demo e fanmade incompleta de Turtles Times pra SMD . E: _"não li o textão inútil de fankid meguista; só dei uma vista por cima...."_ então fica impossível conversar contigo *(paro por aqui)* , pois seu principal argumentar é insultar e não ler e ouvir os argumentos de alguém. Rsrs Eu falei sobre um pouco sobre os sintetizadores FM e amostras (mas, como você disse, não leu), uma forma musical distinta, evoca música eletronica e DJs, questão de gosto..... não fica em cornetas e buzinas, pelo menos.
Nasci nos anos 80 e essa frescura de A ou B não era tão forte, na verdade era uma alegria conhecer alguém com um console diferente daquele que eu tinha, conhecer novos jogos e etc. Tive a alegria de ter Atari, Master, Mega e SNES na época até hj tenho meu SNES e um Mega, amo os dois e a cada minuto com meus amigos num 1x1 ou em coop bate a saudades daquela época e nos da a chance de jogar jogos que ou alugavamos ou apenas sonhávamos! Valeu Cogu
Concordo plenamente, brother! Os dois consoles são ótimos!
Tem vezes que a Sega tinha razão. No Sonic 1 nós vemos a movimentação rápida da tela, dos cenários, com gráficos no máximo. É uma coisa que só o Mega Drive podia fazer. 😁
"só o mega podia fazer" oxe kkkk 😂
@@3xperiment8 em relação aos jogos infantilizados da nitendo da epoca kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@edvandojoao8319 Sei não heim, Mortal Kombat 2 é mais sangue e violência no Snes 😃 Já o meguinha, peida e não roda nem um Turtles in Time Kkkkkk 😂
Cogu, parabéns por esse vídeo. Mais que um texto jornalistico ou um grande youtuber na área gamer - dá pra sentir aquele carinho, que é tanto comum com quem tem essa memoria nostalgica - como com quem se diverte até hoje com as "fitinhas antigas de locadora", vida longa para esse perfil, um grande abraço!
Chip FM do mega é o meu favorito! Se existisse como ativar em outros vídeo game, eu ativaria.
Boa noite, Cogu! Acompanho seu canal há um tempinho. Gostaria de parabenizar você pelo ótimo conteúdo e principalmente por esse seu jeito único e muito competente de nos transportar para esse mundo. Você transmite muita paixão na sua forma de narrar, nos presenteando com a verdadeira essência do mundo do videogames.
Sempre com o sorriso espontâneo no rosto, o que hoje é raro de se ver, você realmente consegue nos contagiar com sua alegria e paixão pelos games.
Parabéns e continue por muitos anos com essa alegria e paixão pelo que faz!
Muito obrigado pelas palavras e pelo carinho! Vamo junto nessa jornada, um abraço!
Meu primeiro vídeo game foi um clone do NES, um dos muitos clones na época. Não me recordo o ano com exatidão más acredito que foi por volta de 95. Realmente precisamos aproveitar ao máximo a era dos emuladores pois não sabemos até quando vai durar.
Comecei no clone do nes tambem, o legado phantow system.
Cresci com o megão, e... como negar a grandeza do Sonic??? Mas desde sempre, mesmo quando pequeno, essa "couve amarelada", essa paleta limitada de cores sempre me irritou. Raros os casos que as cores ficam ótimas. Mas eu adoro os jogos do megão até hj. Sobre as músicas... streets 1, 2? Nossa, cara, não tem como não. Sonic 2, 3? Doideira! Que bom ter vídeo do Cogu domingo! Hehe
Mega Turrican é um espetáculo de jogo e trilha sonora.
Sobre alguns pontos:
(1) CORES: acredito que muitas vezes os devs não souberam se utilizar bem do potencial do hardware do Mega Drive. Ainda que limitado nesse sentido, dava para fazer muita coisa bonita nele. Sempre recomendo pro pessoal as hacks de cores feitas pelo Pyron ou pelo Linkuei (outros romhackers também fazem, mas as hacks de cor desses dois são as mais famosas). Somente ajuste de paletas e os jogos ganham vida nova e ficam lindíssimos. Eu só jogo o Toki/Juju com a hack de cores de arcade feito pelo Fusaru e Altered Beast com a junção das hacks arcade do Pyron (cor) e Linkuei (vozes), por exemplo.
(2) BIBLIOTECA: como o Cogu disse, não é pequena, apesar de ser sim menor que a do SNES. Mas, em compensação, quem acompanha a cena "homebrew" tem visto a quantidade de novos jogos (muitos incríveis, que seriam facilmente AAA nos anos 90) que estão saindo pro MD, enquanto o SNES tem sido pouco ajudado nesse sentido (o que curiosamente é o inverso quando vamos pros consoles de 8-bits dessas duas empresas). Eu tenho arquivados aqui mais de 100 novos jogos de MD, fora muita coisa que existe e eu não tive acesso ainda, só para dar uma ideia.
(3) CONTROLE: o original de 3 botões eu nunca gostei realmente, vou concordar plenamente com as críticas. Já o de 6 botões, tanto a versão ocidental (maior) quanto a japonesa (menor) são os melhores controles de qualquer videogame que já joguei. Não a toa fiz questão de comprar o M30 da 8bitdo (réplica desse controle) quando pude.
(4) SOM: vai pela mesma linha das cores. Quem sabia usar aquele chip da Yamaha fazia coisas ótimas nele. E também mais recentemente a cena hacker veio pra ajudar nesse sentido. O Stephane Dalongeville (ele mesmo, o francês que criou o kit de desenvolvimento SGDK pro MD em tempos recentes e que tem sido usado a torto e a direito pela galera que tá fazendo novos jogos) trabalhou numa melhoria de alguns problemas com o chip de som, tanto que alguns jogos que tinham som criticado (os 2 Street Fighters por exemplo) também tiveram modernizações eliminando esses problemas.
No fim das contas, acaba realmente caindo muito nesse ponto levantado mais pro final do vídeo, sobre investimento. Então tínhamos jogos fantásticos e também bombas nesses consoles. O ideal é experimentar e curtir o que te agrada mais.
Ótimo comentário, somou bastante!
Domingão do Coguzão, obrigado por salvar este dia tedioso.
Eu me deliciando na época com a trilha sonora de Street of rage, Sonic, Alien 3, Mortal kombat que gostava, e outros jogos mais, e a galera falando q o som do Mega era ruim, e eu sem entender nada kkk qnd escutava no snes o som abafado, pensava ué? essa galera ta de brinks. Mas depois entendi q os dois consoles tem um audio maravilhoso, mas com caracteristicas diferentes, que dependia do tipo de melodia para ficar perfeito em determinado tipo de audio. Tudo dependia de como cada produtora dos jogos lidava com isso, e não que o audio dos consoles eram ruíns.
Tem jogos recentes para Mega Drive. Meu amigo experimente o Xeno Crisis e depois fala pra nós a sua experiência. Abraço
Mega Drive era o que eu tinha, unindo a esse fato da salário mínimo ser baixo na época para nossos pais, tive "sorte" de ter tido justo um Mega que vinha 30 jogos na memória, então eu não tinha autonomia para ter ou alugar cartuchos/fitas. Eu tinha apenas 3 jogos de cartucho, Animaniacs, Arch Rivals e o Moonwalker que foi minha primeira experiência tanto com videogame quanto de Michael Jackson.
Que bacana eu nunca tinha pensado dessa forma no inicio do vídeo,eu tive a sorte de ter um snes e um primo ter o mega,morávamos no mesmo lote e jogamos os dois como se fosse nosso,tipo,"eu tive os dois na infancia"
Sou de 84 e desde que me entendo de gente eu gosto de vídeo game. Antes de ter meu primeiro videogame, via (e raramente jogava) os videogames nas casas de vizinhos ou primos mais afortunados. Meu sonho era ter um videogame (isso em 1991/1992). Lembro que o meu primeiro aparelho de entretenimento digital foi um mini game, aquele de dois botões (um em cada lado) com tela de cristal líquido com fundo pré-desenhado (não era o GameWatch). Fiquei super empolgado e adorava jogar nele! Uma das funções mais 'tecnológica' pra mim e que era até empolgante era o fato dele marcar a hora haha, mas meu sonho era ter um mini game da TecToy, que era bem mais avançado e vivia aparecendo nos comerciais de tv.
Nesta época, meus vizinhos tinham um Atari 2600 e eu adorava apenas ficar assistindo, sonhando em ter um também. Eu até sonhava enquanto dormia com isso. Na rua de casa tinha uns fliperamas, mas o mais marcante pra mim foi o Arcade de Street Fighter 2! Sempre, depois da escola, eu passava neste barzinho pra ficar apreciando aqueles gráficos estonteantes e era uma maravilha tecnológica áudio-visual.
Neste começo, era difícil pra mim, uma criança que era fascinada por videogames, mas meus pais eram bem pobres e não tinha condições de me dar um videogame (sempre foi muito caro). Somente em 1996 foi que meu pai conseguiu um Atari 2600 e pela primeira vez tinha um videogame em casa! Foi incrível a sensação, a euforia e até o cheiro (o mais marcante até hoje pra mim!) que exalava do equipamento eletrônico. Foi um experiência inesquecível! Um detalhe é que este videogame não era meu, de fato. Eu não tinha o controle sobre ele (tinha 12 anos), somente meu pai e minha mãe. Eu não podia pegá-lo a vontade pra jogar. Tanto é que não me lembro de como ele foi embora de minha vida (provavelmente meu pai o vendeu) e a única coisa que me lembro era de pedir incessantemente pra minha mãe por um outro. Isso levou mais de um ano e em 1997 ganhei meu verdadeiro primeiro videogame, um Turbogame da CCE. Veja bem, senhores, numa época que já existia o N64 e o Dreamcast iria ser lançando em breve, foi quando eu tive meu primeiro videogame, mesmo sendo de 1984. Como no Brasil as coisas eram mais atrasadas e bem difíceis para pessoas pobres...
Depois deste primeiro videogame, não parei mais:
Em 1997 o TurboGame quebrou e rapidamente minha mãe conseguiu comprar meu primeiro (e único, até hoje!) videogame na loja -> o Dynavision 4 Radical;
Em 1998 eu troquei meu Turbo Game por um NES original!;
Somente em 1999 eu entrei pela primeira vez nos 16bit com o MegaDrive. Troquei o NES por ele. Foi mágico ter aqueles gráficos em casa e foi uma das experiências mais empolgantes no mundo dos games que tive, logo com o Aladdin e Cold Shadow como primeiro jogo!
Em 2000 consegui um SNES e sempre achei ele bem melhor que o MD, porém hoje eu não penso mais assim.
Em 2001 consegui um N64 e neste mesmo ano um Saturn;
Em 2003 consegui um PS1 e em 2004 consegui um Dreamcast. E neste mesmo ano migrei para os computadores, do qual estou até hoje! Sempre tive um ou outro console (como PS3, Wii, PSP, PSvita, DS, 3DS, entre muitos outros, mas como coleção), mas meu coração pertence ou PC, do qual consigo jogar todos os esses consoles antigos.
Depois desse falatório todo, o que vale ressaltar é o quanto as coisas foram difíceis no Brasil e o quanto videogame era sempre atrasado por essas bandas. Enquanto o mundo estava jogando os games nos lançamento, nós tínhamos acesso à eles somente muitos anos depois. Somente depois de 2010 em diante que as coisas melhoraram pra nós e o mercado brasileiro passou a ser relevante e por nós termos mais poder de compra.
Eu cresci jogamdo o Super Nintendo,so depois conheci o mega e realmente acho o super melhor mais o mega também é um ótimo videogame e hoje posso ter os dois e é o melhor pois tem mais opções e vc tira suas próprias conclusões
Cara varia muito. O super Nintendo é realmente mais potente, mas essa questão de melhor fica limitado às coletâneas de jogos de casa.
Eu particularmente falo do mega jogos que superam e muito jogos do snes, a diferença que o snes teve para se taxar de vez como "MELHOR" foi o fato de ter o super Mario world e a saga donkey Kong. De resto o mega tem jogos até superiores e tão bons quanto.
Snes:
Final Figth coletânea
Mega:
Street of rage coletânea.
Snes:
Castlevania 4
Mega:
Castlevania Bloodlines que é o melhor castle antigo.
Snes:
Contra
Mega
Contra Hard corps que e super melhor que o de Nintendo.
E por aí vai, a Nintendo teve sorte com dk, Mario e zelda ( que no mega tem o beyond of oásis que é semelhante, mas pouco conhecido).
cara conheci teu canal esses dias e te falar… como é bom assistir teus vídeos, a forma como que tu fala é muito prazeroso de ouvir, simplesmente único e mt bom
Só o Mega Drive tinha o jogo do Show do Milhão!!
Que jogão hein...😂
Cogu sempre fui muito ansioso, mas nos últimos tempos ta pior . Lance de querer fazer tudo e nao fazer nada. Com jogos não seria diferente. Sao tantas opções, ainda mais hoje em dia com tanta facilidade e acesso a infinitos títulos, que difícilmente consigo me diverir, completar algo e focar. Abro um penso no outro, queria jogar e zerar tudo, fico tao ansioso que no fim acabo vendo um filme, animação, lendo algo ou ate mesmo procrastinando pra nao precisar passar por isso. Mas amo jogos e queria conseguir focar mais, afinal é uma das variadas formas de arte . Conheci seu canal a uns tempos atras de bobeira (tanto que resolvi logar e postar esse comentário) nao acompanho nenhum RUclipsr, nunca fiz questão, mas teu trampo é foda. Sei la, nao tem relação com este video o comentário, mas como foi o último video seu que vi queria deixar esse desabafo, certeza que mais alguem passa por isso , e talvez algum possa me dar uma luz. Sim minha cabeca ta toda zuada talvez precise de ajuda psicológica e não conseguir jogar é so a ponta dos problemas(?)kkk
Na verdade eu AMO a paleta de cores do Mega Drive.
Dá um charme foda. Característica marcante!
Eu também! Ela tem uma pegada sombria que me faz gostar ainda mais do console.
Se existisse Emulador com filtro que reduzisse a palheta de cores, eu ativaria.
Meu primeiro videogame! Na época eu só tinha mais acesso a ele mesmo. Super Nintendo eu só joguei acho que uma vez na casa de um amigo. Só tive mais acesso ao universo da Nintendo na geração do 64 mesmo que eu jogava direto com meu primo.
Só joguei Super Nintendo mesmo anos mais tarde via "você sabe o que" 😂.
Mas eu me diverti muito com o Mega. Até hoje me espanto com quem torce o nariz para ele. Vale a apena dar uma chance para as joias que só tem lá.
Lembro que demorei pra me decidir pelo SNES
O Mega foi um marco!
Mesmo depois de comprar o SNES ainda fiquei com aquele sonho no Mega Drive
Sonic fellings
Tamo junto, Cogu!
Eu tive a oportunidade de escolher entre um e outro e optei acertadamente pelo Mega; porém, na época, fiquei com uma certa frustração por não poder jogar a versão de Snes Sunset Riders. Depois, com as duas versões disponíveis em casa, passei a achar a versão do Mega mais interessante.
@@rdgperuchiPor que você achou o do Mega mais interessante?
@@rdgperuchi Hoje somos mais felizes tendo todas as bibliotecas...
Porém, somos bem mais críticos em relação aos games...
Escolhi o SNES na época com muita dificuldade.. mas não me arrependo..
Agora estou conhecendo aos poucos os títulos do Megão!
@@MiRiNiOR Algum tempo depois eu comprei um SNES e passei a curtir o que ambos têm a oferecer. 😃
@@hbruplays916 Estes são os pontos positivos que vejo na versão do Mega em relação à do SNES:
- Gráficos e áudio mais rústicos; eu, particularmente, gosto desse estilo, embora o SNES seja melhor nestes quesitos do ponto de vista técnico; ou seja, trata-se de uma preferência pessoal.
- Possibilidade de atirar na diagonal sem se movimentar (melhor jogabilidade).
- Detalhes de cenário exclusivos, como o elevador da fase do índio (que nem a versão de Arcade tem).
- Dinâmica de jogo mais intensa: projéteis e reação dos vilões muito mais rápidos, mais inimigos na tela, projéteis explodem as dinamites etc.
- Possibilidade de continuar do ponto em que morreu por meio de continues (maior fluidez do jogo se comparada à versão do SNES, cujos continues levam o jogador ao início da fase).
- Dificuldade mais bem distribuída pelo jogo (no SNES, a dificuldade se concentra praticamente toda em duas outras três partes do game).
- Bônus stages exclusivos e mais interessantes (outra preferência pessoal minha, já que nunca curti muito aquele de atirar nos inimigos que vão aparecendo na tela).
- Última fase exclusiva e mais interessante (mais uma preferência minha) do que a versão "resumida" da fortaleza do Rose do SNES.
- Ausência de censura, que levou a versão do SNES ao cúmulo de suprimir os índios da fase... dos índios.
Por fim, nesta era em que temos acesso mais facilitado à versão do Arcade, a versão do SNES (que é uma espécie de réplica "piorada" da original) se tornou dispensável, enquanto os elementos diferenciados da versão do Mega fazem dele um jogo "novo", complementar, digamos, ao do Arcade; ou seja, desconsiderando eventuais versões surgidas posteriormente, como a versão do Snes nada apresenta de novo em relação à original, quem joga as versões do Arcade e do Mega já tem a experiência "completa" do Sunset Riders.
O Dreem Cast tbm foi muito injusticado. O Mega Drive, realmente muita gente fala mal, mesmo sem conhecer ele de fato.
Mega Drive tinha game para guerreiros, Super Nintendo tinha game para meninos kkkkk😂
Tenta zerar Metal Warriors e Star Wars do Snes.
bem infantilizados eram os jogos, tbm o publico era tudo playboizinhos do nitendo kkkkkkkkkkkkkkkk
Descobri o canal há 2 dias. Cara, impressionante como vc fala bem e como a edição dos seus vídeos é agradável. Parabéns
Mega é meu console favorito de todos os tempos e deixa eu puxar a sardinha pro ''blast processing power'':
Pra mim, o som do yamaha YM2612 - o chip sintetizador de som do mega é incomparável. Como vc bem citou, quando usado corretamente, produzia um som cristalino, limpo, brilhante e inconfundível. Já o super nintendo usava a tecnologia PCM - que é um tecnologia que converte som analógico para digital - uma espécie de sampler - que, apesar de possibilitar uma gama maior de ''instrumentos'' virtuais, o fazia com uma qualidade boa mas não tão pristina.
Já no quesito processamento, o mega faz parte da família de consoles que recebeu o incrível e versátil motorola 68000, inclusive alguns dos monstros dos anos 90 tb o receberam, como Amiga, Sharp X68000, as placas de arcade CPS1, CPS2 e o prestigioso NEO GEO também. Graficamente falando o mega, com todo respeito, ''dá um pau'' no super nintendo - enquanto os expoentes gráficos do snes talvez sejam DKC com seu belíssimo pseudo 3d usando técnica de pré renderização de modelos 3d e star fox com o 3d rudimentar, no mega dá pra ver usos brilhantes do 3d em jogos como red zone, the adventures of batman & robin e the lost world: jurassic park.
Claro que no fim das contas é tudo uma questão de gosto. Não dá pra negar que o super nintendo tem jogos fantásticos, games que definiram padrões de época e influenciaram muita gente, mas se colocar os 2 consoles num ringue tecnológico pra trocar uns tapas .... ahhhh my friend, o snes volta pra casa ganindo, rs.
No mais, excelente vídeo, Cogu. Fico super feliz quando vejo alguém trazendo à luz o querido Mega Drive.
Parabéns pelo conteúdo.
O maior problema é do mega é que a ideia dos seus jogos eram muito arcade e isso foi ultrapassado ao chegar o snes, além que a tecnologia do snes foi feita pra se utilizar o melhor que era possivel na epoca, e com todo respeito o mega levou um pau do snes a ponto de ter video tendo que falar que o mega drive tem o seu valor
@@PauloRoberto-qp7yp comercialmente sim, sem dúvida super nintendo vendeu mais. MAS, como disse, tecnologicamente não. Quanto a jogos arcade: sim, muitos. Mas aí é gosto - subjetivo - n dá pra dizer que é problema.
@@PedroHagen Tecnologicamente não? bem se depois de mais de 30 anos que lançaram vc realmente acredita nisso acredito que não tem jeito de vc mudar de ideia sobre, mas cuidado se vc acredita nisso apenas por causa do processador
@@PauloRoberto-qp7yp verdade, 30 anos depois pra lançar um xenocrisis pro snes ele precisa de chipinho especial com tela esticada, enquanto pro mega não. E vc ainda acredita que o snes é superior rsrsrs
@@Devilhelll 30 anos depois e ainda não ultrapassou as vendas do snes, e cadê continuações de jogos exclusivos do mega drive? ainda vivem de sonic msm pq foi a única franquia do mega que sobreviveu ao tempo rsrsrs
O Mega Drive foi o console da minha infância ao lado o "Magic Computer PC 95"(inclusive consegui comprar um esses dias).
Meu Mega Drive foi ganho, meus pais NUNCA teriam condições de comprar um na época, uns primos ricos que moravam distante estavam se desfazendo, quase jogaram fora, isso na época q o PS1 já estava bombando no BR, mas como você falou, quando o 16 bits chegou, as pessoas ainda tinham Atari aqui no BR, eu nunca me importei, me divertia e fui/sou feliz com o que eu tenho impendente da geração vigente.
O Mega Drive faz parte da minha vida
Sou nintendista e uma mágoa que tive foi que meu primeiro console foi um megadrive. Na época eu tinha 12 anos e isso me deixou triste, pois todos meus amigos tinham Super Nintendo. Hoje, penso diferente e por isso, irei começar minha coleção dos consoles da Sega.
Domingando com o Cogumelando, obrigado por deixar nossos Domingos melhores ☺️
Quando o vídeo sai no Domingo, o fds brilha mais.
@@big_e_bil_games pois é
9:54 É engraçado você falar isso, Cogu. Eu adoro as trilhas sonoras dos vídeo games, e vai uma curiosidade também kkkkkk: Se você pesquisar pela trilha do Ice Cap Zone do Sonic the Hedgehog 3 no RUclips vai aparecer a música "The Jetzons - Hard Times", e se você ouvir as duas vai perceber que são bem parecidas!
Adoro os seus vídeos! Todo sucesso do mundo pra ti! :)
Que vídeo! O respeito que você tem pela realidade de cada console, ter citado o quanto foi difícil pra nossa geração ter acesso, isso tudo mostra que você é um cara gigante. E que conhecimento vasto das bibliotecas cara, você tem uma bagagem monstra. Muito obrigado pelo vídeo e parabéns pelo seu trabalho!
Cara, obrigado por vc existir! Cada vídeo seu é uma viagem muito agradável no tempo! Eu tive um master system quando era pequeno, até q meu amigo comprou um mega. E eu ficava alucinado vendo ele jogar Sonic e alteredbeast.....tempo maravilhoso! O importante era jogar e ninguém ficava ligando pra qual console era melhor!
Megão era muito foda! Acho que ele pecava apenas nos RPG! Street of Rage 2 é a obra prima, o estado da arte dos "bri di ru".
Então você não conhece os rpgs do mega
@@carloseduardodasilvafranca Shining Force, Phantasy Star, Sword of Vermillion... São poucos... Querer comparar com Final Fantasy, Chrono Cross, Super Mario RPG, Breath of Fire, Earthbound é forçar uma realidade que não existe. Shining Force e Phantasy Star são legais, mas estão anos luz atrás do FF6 e C. Trigger. Apresenta-me essa lista de RPGs do Mega... Tô curioso.
Mano vc tem certeza que não é o baterista dos Los Hermanos...kkk
Brincadeira mano!! Vídeo sensacional. É bom ouvir um cara gente fina que une paixão e conhecimento!! Tamo junto!!
Não consigo ser imparcial com o Mega Drive!Meu vídeo game favorito!
O favorito da maioria! E o melhor diga-se de passagem, apesar das falácias Nintendistas que escutamos por aí. 😄👍🏼
Como todo meguistazinho viúvo da sega, não consegue ser imparcial mesmo o Super Nintendo sendo superior. Kkk fato 😎
@@sf2zero infelizmente o mega drive é tão incapaz que não consegue nem rodar um Turtles in Time 😂😂
A sim nada contra o snes é super colorido os meus primos mais novos amavam aqueles jogos fofinhos!
@@robertakiranishihara238 Principalmente Mortal Kombat 2, o melhor e mais sangrentos dos ports arcade 😈 Já o do meguinha, ficou uma Bos. Kkkk 😂
A música da intro do Phantasy Star IV é maravilhosa!
Todo domingo é a mesma coisa, sempre me sinto acolhido quando lança vídeo novo, você foi um presente que a plataforma do youtube já testemunhou, fala de coisas que já existe há muito tempo no youtube e, faz parecer algo novo.
A primeira vez que entrei nesse canal (que apareceu pra mim não sei como), reclamei pois o apresentador não falava o nome das coisas direito em inglês. Lembro que ele me deu uma resposta muito cortês (embora não lembre do exato conteúdo).Desde aquele tempo, continuo seguindo o canal, e noto 2 coisas: 1, Cogu tá mandando bem na pronúncia dos nomes. 2, Percebi que hoje, esté é meu canal favorito sobre jogos.
O melhor de todos, meu primeiro vídeo game.
Cogu tocou em um ponto muito importante: que a maioiria de nós começou muito atrasado no mundo dos games. Ganhei meu primeiro console,o saudoso Dynavision 4,de duas de fitas,no natal de 95. Fui feliz com ele até o ano 2000 quando ele,infelizmente,estragou. Porém, após isso,comprei com o dinheiro que havia ganhado de aniversario o Master System Compact 3,com o Sonic na memória e fui muito feliz com ele até meados de 2007 e tive a infeliz ideia de vende-lo para comprar um PS1. Sendo eu uma pessoa simples,estava sempre atrasado em relação aos consoles. Em contrapartida,devido a uma negociação de trabalho do meu pai,acabei ganhando,em 99,um pc com modem para acessar a net. A partir dele que eu pude conhecer os emuladores e os jogos de Mega e SNES. Nos 8 bits,tenho carinho maior pelo Master por ver que a bivlioteca dele tem mais jogos que me agradam do que a do NES. Mas nos 16,o SNES supera o Mega em muita coisa. Porém,o Mega tem ótimos jogos que elevam ele ao patamar que ele merece. Quem não conhece ou tem um certo preconceito,eu convido a deixar isso de lado e jogar. Comece talvez pelos mais famoso ou de franquias mais conhecidas,como o Castlevania,Contra e Streets of Rage. Tenho certeza que,depois de jogar algums bons jogos,o preconceito vai embora.
O que muita gente esquece é que o Mega veio pra competir com o Nes. Lógico que com a vinda do SNES, o Mega teve que tirar leite de pedra. E não fez feio!
Já cansei de falar isso e eles falam que a gente não sabe o que fala então que se g... Na própria ignorância
@@UPVideos365Days ninguem fala que não fez feio, mas ainda se ve gente falando que o mega drive era superior, é so vc ver os comentarios desse video que está cheio de o mega deu um pau no snes, além que o problema maior do mega é o legado, apenas o sonic sobreviveu ao megadrive, não se ve continuações dos jogos que tinham no megadrive. Por isso que ainda se tem tanta desavença, o snes foi superior ao mega drive mas ele trouxe sim muita felicidade pra quem o possuiu
08:31 a trilha sonora de Crusader of Centy é espetacular. Uma das melhores da era 16-bit.
Fiquei feliz por você tê-lo citado aqui. É um dos melhores RPGs que já joguei. Simples, bom visual gráfico, boa jogabilidade, boa dificuldade, boa estória e, putz grila, uma trilha sonora excelente. Jogão. Quem nunca jogou está perdendo.
Ótimo vídeo, cara.
Vivi o final da era 16-bit na infância. A era do Playstation estava começando a pegar quando eu tinha meus 8 anos e ganhei o meu Mega Drive. Um vídeo game maravilhoso. Alguns amigos meus já tinham Snes, então eu convivi bem entre os 2 consoles. Mas não tenho dúvida, a biblioteca do Mega me agrada BEM mais que a do Snes. Questão de gosto. Mas o Top Gear fez falta... Poderia ter sido lançado no Sega CD com músicas arranjadas (assim como o Rock 'n Roll Racing 😒).
Obrigado pelo comentário! De todas as coisas legais que disse, achar mais um fã do (injustamente desconhecido) Crusader of Centy! Um abraço
mega drive foi meu primeiro video game. amo de coração.
Tínhamos um Mega Drive e realmente os jogos eram muito difíceis. Me lembro que nunca consegui zerar nenhum, era muito moleque e quem jogava mais casca grossa eram meus irmãos. Eles zeraram os Sonic, Streets of rage, Golden Axe, Shinobi, vários outros.. Eu ficava mais brincando com games de luta, corrida como Road Rash, morrendo no Sonic.. Meus primos tinham o super Nintendo de fato eu achava as cores e gráficos dele melhores, mas não admitia por ser do "Team Sonic" kk
Depois pegamos o sega Saturn ai eu já era maiorzinho e pude aproveitar melhor os games. Conheci clássicos como Resident Evil no Saturn, além dos games da sega que eram incríveis. Abração Cogu.. Pô cara queria muito ver vc fazendo conteúdo de games atuais também. Vc é um dos melhores. Parece um brother de infância falando! Muita paz pra vc meu nobre!!
Mega drive meu vídeo game favorito
É o meu segundo favorito, atrás do PS2
Muito obrigado pelo video! Eu estava sentindo sozinho, pois tem um monte de gente chata falando de qualidade técnica, numa época em que a maioria dos brasileiros sonhavam com um console em casa. Lembro que ia na locadora jogar meia hora de Super Nintendo porque era caríssimo. Tive que abrir mão dos video games que tive para ter os novos. Sempre uma ou dua gerações atrás. Espero que os mais novos te acompanhe, pois você carrega o espirito dos gamers da nossa época.
Tive um mega drive o Super Nintendo era superior porém o Mega tinha uns jogos bem elaborados como games com temáticas dark
nintendo era superior, tem certeza kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, faz o seguinte,, compara mortal kombat com todo aquele sangue e sem sensura com o nintendo pra criançadinha todo sensurado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Que maravilha, Cogu. Parabéns e obrigado. É a primeira vez que vejo um criador de conteúdo dando uma chamada (polida) nessa galera da "guerra de consoles", que por muitos anos foi um retrato do CLASSISMO e DESIGUALDADE no Brasil.
O Mega foi meu primeiro videogame, quase em 1997. Aquele meguinha que vinha com o cartucho "6-pak", que me apresentou "apenas" Streets of Rage, Golden Axe, Revenge of Shinobi e Sonic a um preço que meus pais conseguiram pagar na época.
Cada cartucho era uma grana nos anos 90 da inflação. 6 jogos em 1 era a melhor forma de prolongar a alegria do seu filho com aquele presente BATALHADO. Criticar ou atacar alguém pelas suas posses é uma das coisas mais baixas que existe.
Tem grana pra comprar os lançamentos, a placa de video top de linha? Parabéns, aproveita a jornada. Mas respeita quem tá jogando no videogame clone de segunda mão...
Tive o Turbo Game (clone do Nintendinho) quando o Master System era o tal..
Depois ganhei de Natal um Snes, e o Mega já era festejado tanto pela molecada do bairro quanto nas locadoras.
Só fui ter o Mega e o Master depois de barbudo rs.
Acho insignificante NÓS meros mortais assalariados rsrs criarmos uma rixa entre os consoles, ambos foram e são maravilhosos.
Cada qual em algum momento tem suas qualidades, seus pequenos 'defeitinhos, mas fizeram parte da vida de todos nós gamers da década de 90.
Abç querido Cogu.
Deus lhe abençoe grandemente.
Muito bom vídeo, Cogu! Viajei no tempo! Tava pensando aqui... Ganhei um Atari no Natal de 1989. Depois, ganhei um Master em 91. Custei a chegar aos 16 bits. Eu tinha 2 amigos só q tinham MD, o resto era só os "famiclones". Fui ter um Mega em 2017, quando a Tec Toy relançou. E foi emocionante.
3:35 foi uma indireta pro ps5
Baita vídeo legal bem explicado no sentimento dos antigos donos da época. Tive o Mega em 91. Phantom em 90. Atari em 87 e o primeiro nosso foi o MSX em 86 e o Tele Jogo tbm. O Mega desmontei inteiro, limpei total, troquei cabos, fonte e controle novos, tá impecável aqui.
Curiosidade. O chip sonoro usado no Genesis (Mega Drive) eh quase (uma versao simplificada) o mesmo usado no Yamaha DX7 que eh um dos mais iconicos e sintetizadores FM utilzado por diversas bandas famosas dos anos 80. Por usar a sintese FM (frequency modulation), ele tem esse som meio esganissado e estridente, e tambem por ser um modelo de sintese de som bem complexo de se aprender e usar (quem for music maker vai entender).
Cara, eu tinha um snes, e meu primo, que era meu vizinho tbm, tinha um mega. E cara, que lembrança boa que eu tenho do megão: street of rage, sonic, strider, kid chameleon... E tenho certeza que meu primo tem boas lembranças do meu snes. Essa foi a geração de ouro dos games, onde os jogos eram criativos e com jogabilidade e fator replay enormes.
Só tive o Bitsystem na época, até meu primo ganhar um Genesis e a coisa ficar doida. Eu gostava de tudo, sempre, e hoje tenho quase todos os importantes.
Eu tive todos os aparelhos na época e já tinha um NES e um Master e pra pegar o Mega em 90 vendi o Master. O meu SNES peguei em 91, um amigo do meu pai trouxe dos EUA e fiquei com os dois e vendi o NES. Graças a Deus minha família sempre teve boas condições financeiras. Hoje tenho um PS5 e um PC Game. Parabéns pelo canal e que você cresça cada vez mais.
Ganhei um Master System 3 compact em 1994 novinho! joguei muito Sonic nele , até porque era o único jogo que eu tinha hahaha
Depois de uns 3 anos , minha prima ganhou um Psone e me passou o Mega Drive ! Nossa eu achei incrivel a diferença gráfica em relação ao Master System! Nele sim joguei muitos jogos na época como por exemplo : Golden Axe I, Sonic 1 , 2 e 3 , International Super Star Soccer era maravilhoso! Castlevânia Bloodlines era fantástico!
Acho o áudio de vectorman maravilhoso.