Excelente explicação. Muito esclarecedora 👏👏👏 lembrando que tudo isso é, a princípio, inconsciente. Só a terapia pode trazer isso a transparência e a possibilidade de uma cura!
é insuportável é uma dor contínua, enquanto vc está consciente e respirando dói, melhora com terapia eu admito mas as crises vão e vem sem aviso, sou borderline, tem dois tipos de border, o que explode e o que implode, sou do segundo tipo.
Boa noite! Já ouviu falar na DBT? Se não, pesquise, por favor! Acredito que seja algo que possa te ajudar. Já sofri muito e hoje ainda tenho questões a resolver, mas posso te dizer que transformou a minha vida - e olha que nem pude fazer o tratamento da maneira ideal, por questões financeiras. Não quero gerar expectativas ou difundir a falsa ideia de que existem curas milagrosas, mas pode ser uma esperança. Só agora, depois muitas terapias ineficazes e tratamentos fracassados, é que estou começando a experimentar a sensação de ter uma vida digna e a saber o que é paz. Se me permite, quero dar outra dica também, que é tentar adotar uma visão de mundo empática (lembrando que ter empatia é diferente de tolerar abusos, e a DBT nos ajuda a saber diferenciar) e caridosa o máximo possível, sem esperar ABSOLUTAMENTE NADA em troca, nem mesmo gratidão. Provavelmente você já deve ser uma pessoa que tem empatia, mas me refiro também às situações mais desafiadoras, àquelas nas quais até os ditos "saudáveis" dificilmente teriam. Isso é transformador, pois começamos a entender que existem muitos tipos de dores além das nossas e que as outras pessoas também têm suas questões, por isso nem todas as atitudes que nos machucam são deliberadas, e mesmo que algumas sejam, dizem mais sobre o outro do que sobre nós. Além disso, tira um pouco o foco dos nossos problemas e nos traz novas ferramentas para lidas com as nossas questões. Espero que fique bem e que não leve para o coração as palavras dos que rotulam como monstros pessoas sofrem com borderline. Tenho certeza que há coisas muito lindas em você, e que com o tempo aprenderá a deixá-las florescer. Não desista! Os fracassos e as falhas fazem parte do processo, porém se persistir, valerá MUITO à pena! Abraços! 🌼🙏🏻❤️
Como posso dizer isso a minha amiga, que ela é borderline? Sempre digo a ela para buscar terapia, como eu já faço. Mas ainda não faz, e a vejo sofrer e piorar com tempo.
Olá. O máximo que você pode fazer é sugerir que ela faça terapia pra se senti melhor, pra se relacionar melhor com os outros. Não há muito o que fazer. Nunca diga que ela é tem um transtorno. Não vai ajudar.
@@eurosangelalopes2024Pega ela pelos braços, dá um chacalhão e fala "GAROTA VOCÊ É BORDERLINE, VAI SE TRATAR" kkkkkkkkkk, brincadeira, conversa com ela, fala que você acha que ela pode ter tal diagnóstico e indica ela procurar um(a) psiquiatra.
As vezes sinto que borderlines estão cada vez mais acoados por causa do ódio que recebem. Eu cheguei a ser diagnosticada como borderline em uma consulta pelo psiquiatra improvisado daqui - foi bem intencionado, entendo a situação dele - e eu não achei ruim, na época as pessoas falavam do transtorno de forma mais compreensiva, tinha menos estigma, inclusive ressaltavam quanto certos artistas eram e que borders podiam ter traços positivos. Minha psicologa que me atende a 8 anos (entre idas e vindas, de acordo com a necessidade) insinuou que achava estranho o diagnóstico, a principio pensei "nah, claro que sou, poxa, é óbvio". Mas cá estou atrás de um neuropsiquiatra com suspeita de ser na real TDAH, porque de fato, mesmo quando eu aceitava o borderline, eu achava esquisito eu ser tão sem ciúme, calma, paciente, minha dependência parecer mais fruto de um achar que não dou conta das coisas da vida adulta pela minha desorganização - e nisso focar a terapia em como me organizar e poder ter minha vida solo, sem precisar de um "tutor", e dai sim se um dia acontecer, arranjar um amorzinho. Mas sabe... E se eu for mesmo border? São pessoas tão ruins assim? Sei que não são fáceis pois conheci dois não tratados, mas é verdade que também tem qualidades.
Eu tenho tdah é a mesma coisa um psiquiatra disse que tinha personalidade dependente. Eu tinha um recém nascido e outro de 1 ano e 9 meses claro que fiquei mal e precisando de rede de apoio. Mas os bordeline a que conheço que ganhou laudo faz um inferno da vida das pessoas. Mas acho que é narcisista pq não ama ninguém e só usa as pessoas e descarta.
@@biancacpwp5623 faz sentido TDAH ter traços de personalidade dependente porque é uma vida toda achando que você é "burra", incapaz de fazer um monte de coisa comum, até hoje eu me vejo incapaz de tirar carteira de carro, sei que saberia manusear maravilhosamente bem, mas quando começo a escutar explicação de como se faz um trevo, minha cabeça desiste de entender. Eu tenho dificuldade até com o que é direita e esquerda. Enfim, dá uma sensação mesmo que sua vida só vai andar se alguém te ajudar. Mas no meu caso, sobre experiência com border, pausei minha amizade com uma porque tava conflituoso, ela tava com alcoolismo no talo. Mas nossa, como ela ama. Quando eu comentava dela, as pessoas achavam que ela real queria algo romântico comigo, mas eu sei que não, realmente só a amizade dela é super intensa, super leal.
@@j.franco1514 me identifiquei eu demorei muitos anos pra aprender direita e esquerda. Amarrar os tênis, desengonçada pra dançar e nos esportes. E morro de medo de dirigir vou matar alguém.estou me formando em nutrição com muito sofrimento e uma nutricionista mentora que me ajudou nos relatórios. Sou mãe de um autista acho que os genes são meus.
Verdade! Para alguns, pessoa com borderline é praticamente sinônimo de pessoa ruim. Penso que essa estigmatização tão pesada só dificulte o diagnóstico e a aderência aos tratamentos, porque ninguém quer admitir para o mundo e nem para si ser algo tão terrível quanto o que dizem em alguns vídeos e comentários. O conteúdo desse vídeo é muito interessante, mas há certos comentários super pesados. Isso em pleno setembro amarelo... Aí você imagina alguém num momento de crise ou vulnerabilidade pesquisando sobre o tema e se deparando com esse tipo de coisa... acho "interessante" que para alguns outros diagnósticos relacionados à saúde mental - FELIZMENTE - já existe uma compreensão melhor, mas nesse caso grande parte dos sintomas são interpretados como falta de caráter.
@@mariliaduartedealbuquerque9457 no caso minha cunhada que ganhou laudo de bordeline. Deve ter manipulado o psiquiatra pq a mulher é ruim, super egoísta e manipulação os outros pra tirar vantagem material. Amigos, parentes, esposo. E depois sai difamando, troca de cidade frequentemente. No caso acho que é narcisista. Fora ela nunca convivi com outra pessoas que se diz bordeline.
Tem algo errado, dizer que o borderline não tem tempo para os outros? Ao contrário no meu caso...entre outras coisas aí q não fecham ...eu não tenho tanto medo do abandono...tenho medo é de perder as pessoas pra m@4te, meu bichinhos tbm ...por isso sair por aí dizendo os "diz que me diz", não é uma boa idéia. Como falam ?! Por todos no mesmo balaio não. Eu tenho diagnóstico TPB faz alguns anos já e muitas destas características não são minhas, depender do outro p tudo ? Qm dera hahahahah, fazer minhas vontades? Coitada de mim...enfim ...o ser humano não está preparado pra entender os outros....entendam como quiserem, .... abraços!
Sou o border mais narcisista no fim tudo se resume a mim Não vou mentir eu prefiro meu lado narcisista me sinto melhor Meu lado não narcisista eu me sinto uma pessoa fraca
Maravilhoso, sou bordeline.. e esse áudio foi enriquecedor
Bommm diaaa!!! Amei a explicações!!! Obrigada!!! Estou no último semestre de psicologia e estou amando!!!❤
Um ótimo dia para todos
@EdileneSantos-fg3eq amém, obrigada, igualmente 🙂
Nayara Lopes e Amanda Costa as Rainhas das minhas manhãs ! 🎉❤
Bom dia, tia Nayara! Doutora querida ❤️
Que lindo eu nasci gente, então vamos estudar a mente 🙌🏾🔥🦉
Amei as informações como sempre ❤
Essa dica " frasquinho saindo do forno " me deixou malaike* yha😅
Excelente explicação. Muito esclarecedora 👏👏👏 lembrando que tudo isso é, a princípio, inconsciente. Só a terapia pode trazer isso a transparência e a possibilidade de uma cura!
Muito bom❤
Sem palavras! Muito bom, quero aprender 🎉
Ótima explicação !!
Explicação perfeito.
muito bom gratidão pela a informação muito útil com certeza 🙏
é insuportável é uma dor contínua, enquanto vc está consciente e respirando dói, melhora com terapia eu admito mas as crises vão e vem sem aviso, sou borderline, tem dois tipos de border, o que explode e o que implode, sou do segundo tipo.
Boa noite! Já ouviu falar na DBT? Se não, pesquise, por favor! Acredito que seja algo que possa te ajudar. Já sofri muito e hoje ainda tenho questões a resolver, mas posso te dizer que transformou a minha vida - e olha que nem pude fazer o tratamento da maneira ideal, por questões financeiras. Não quero gerar expectativas ou difundir a falsa ideia de que existem curas milagrosas, mas pode ser uma esperança. Só agora, depois muitas terapias ineficazes e tratamentos fracassados, é que estou começando a experimentar a sensação de ter uma vida digna e a saber o que é paz. Se me permite, quero dar outra dica também, que é tentar adotar uma visão de mundo empática (lembrando que ter empatia é diferente de tolerar abusos, e a DBT nos ajuda a saber diferenciar) e caridosa o máximo possível, sem esperar ABSOLUTAMENTE NADA em troca, nem mesmo gratidão. Provavelmente você já deve ser uma pessoa que tem empatia, mas me refiro também às situações mais desafiadoras, àquelas nas quais até os ditos "saudáveis" dificilmente teriam. Isso é transformador, pois começamos a entender que existem muitos tipos de dores além das nossas e que as outras pessoas também têm suas questões, por isso nem todas as atitudes que nos machucam são deliberadas, e mesmo que algumas sejam, dizem mais sobre o outro do que sobre nós. Além disso, tira um pouco o foco dos nossos problemas e nos traz novas ferramentas para lidas com as nossas questões. Espero que fique bem e que não leve para o coração as palavras dos que rotulam como monstros pessoas sofrem com borderline. Tenho certeza que há coisas muito lindas em você, e que com o tempo aprenderá a deixá-las florescer. Não desista! Os fracassos e as falhas fazem parte do processo, porém se persistir, valerá MUITO à pena! Abraços! 🌼🙏🏻❤️
Que linda!!! 😍🫶❤️
Fico mais com o borderline. Carlos de peruíbe
Bom dia ❤
Como posso dizer isso a minha amiga, que ela é borderline? Sempre digo a ela para buscar terapia, como eu já faço. Mas ainda não faz, e a vejo sofrer e piorar com tempo.
Olá. O máximo que você pode fazer é sugerir que ela faça terapia pra se senti melhor, pra se relacionar melhor com os outros. Não há muito o que fazer. Nunca diga que ela é tem um transtorno. Não vai ajudar.
@@didatics muito obrigada ❤️
@@eurosangelalopes2024Pega ela pelos braços, dá um chacalhão e fala "GAROTA VOCÊ É BORDERLINE, VAI SE TRATAR" kkkkkkkkkk, brincadeira, conversa com ela, fala que você acha que ela pode ter tal diagnóstico e indica ela procurar um(a) psiquiatra.
Borderline costuma não reconhecer seu próprio transtorno
Ótima explicação, Amanda!
Eu me identifico com os dois.... Lamentável
As vezes sinto que borderlines estão cada vez mais acoados por causa do ódio que recebem. Eu cheguei a ser diagnosticada como borderline em uma consulta pelo psiquiatra improvisado daqui - foi bem intencionado, entendo a situação dele - e eu não achei ruim, na época as pessoas falavam do transtorno de forma mais compreensiva, tinha menos estigma, inclusive ressaltavam quanto certos artistas eram e que borders podiam ter traços positivos.
Minha psicologa que me atende a 8 anos (entre idas e vindas, de acordo com a necessidade) insinuou que achava estranho o diagnóstico, a principio pensei "nah, claro que sou, poxa, é óbvio". Mas cá estou atrás de um neuropsiquiatra com suspeita de ser na real TDAH, porque de fato, mesmo quando eu aceitava o borderline, eu achava esquisito eu ser tão sem ciúme, calma, paciente, minha dependência parecer mais fruto de um achar que não dou conta das coisas da vida adulta pela minha desorganização - e nisso focar a terapia em como me organizar e poder ter minha vida solo, sem precisar de um "tutor", e dai sim se um dia acontecer, arranjar um amorzinho.
Mas sabe... E se eu for mesmo border? São pessoas tão ruins assim? Sei que não são fáceis pois conheci dois não tratados, mas é verdade que também tem qualidades.
Eu tenho tdah é a mesma coisa um psiquiatra disse que tinha personalidade dependente. Eu tinha um recém nascido e outro de 1 ano e 9 meses claro que fiquei mal e precisando de rede de apoio. Mas os bordeline a que conheço que ganhou laudo faz um inferno da vida das pessoas. Mas acho que é narcisista pq não ama ninguém e só usa as pessoas e descarta.
@@biancacpwp5623 faz sentido TDAH ter traços de personalidade dependente porque é uma vida toda achando que você é "burra", incapaz de fazer um monte de coisa comum, até hoje eu me vejo incapaz de tirar carteira de carro, sei que saberia manusear maravilhosamente bem, mas quando começo a escutar explicação de como se faz um trevo, minha cabeça desiste de entender. Eu tenho dificuldade até com o que é direita e esquerda. Enfim, dá uma sensação mesmo que sua vida só vai andar se alguém te ajudar.
Mas no meu caso, sobre experiência com border, pausei minha amizade com uma porque tava conflituoso, ela tava com alcoolismo no talo. Mas nossa, como ela ama. Quando eu comentava dela, as pessoas achavam que ela real queria algo romântico comigo, mas eu sei que não, realmente só a amizade dela é super intensa, super leal.
@@j.franco1514 me identifiquei eu demorei muitos anos pra aprender direita e esquerda. Amarrar os tênis, desengonçada pra dançar e nos esportes. E morro de medo de dirigir vou matar alguém.estou me formando em nutrição com muito sofrimento e uma nutricionista mentora que me ajudou nos relatórios. Sou mãe de um autista acho que os genes são meus.
Verdade! Para alguns, pessoa com borderline é praticamente sinônimo de pessoa ruim. Penso que essa estigmatização tão pesada só dificulte o diagnóstico e a aderência aos tratamentos, porque ninguém quer admitir para o mundo e nem para si ser algo tão terrível quanto o que dizem em alguns vídeos e comentários. O conteúdo desse vídeo é muito interessante, mas há certos comentários super pesados. Isso em pleno setembro amarelo... Aí você imagina alguém num momento de crise ou vulnerabilidade pesquisando sobre o tema e se deparando com esse tipo de coisa... acho "interessante" que para alguns outros diagnósticos relacionados à saúde mental - FELIZMENTE - já existe uma compreensão melhor, mas nesse caso grande parte dos sintomas são interpretados como falta de caráter.
@@mariliaduartedealbuquerque9457 no caso minha cunhada que ganhou laudo de bordeline. Deve ter manipulado o psiquiatra pq a mulher é ruim, super egoísta e manipulação os outros pra tirar vantagem material. Amigos, parentes, esposo. E depois sai difamando, troca de cidade frequentemente. No caso acho que é narcisista. Fora ela nunca convivi com outra pessoas que se diz bordeline.
Eu tenho transtorno Borderline.😢 Estou com dupla personalidade.
Ela falando de diferenças que na verdade são semelhanças 😂😂😂
Tem algo errado, dizer que o borderline não tem tempo para os outros? Ao contrário no meu caso...entre outras coisas aí q não fecham ...eu não tenho tanto medo do abandono...tenho medo é de perder as pessoas pra m@4te, meu bichinhos tbm ...por isso sair por aí dizendo os "diz que me diz", não é uma boa idéia.
Como falam ?! Por todos no mesmo balaio não. Eu tenho diagnóstico TPB faz alguns anos já e muitas destas características não são minhas, depender do outro p tudo ? Qm dera hahahahah, fazer minhas vontades? Coitada de mim...enfim ...o ser humano não está preparado pra entender os outros....entendam como quiserem, .... abraços!
Meu pai é os dois. Ele é um coringa ninguém sabe como é a pessoa.Pior pessoa que existe
Tem alguém neste planeta que não tenha algum tipo de transtorno?
Eu me faço essa mesma pergunta todos os dias
nunca pensei nisso, eu poderia ser um pé de alface.... uma formiga..
❤🎉
Sou o border mais narcisista no fim tudo se resume a mim
Não vou mentir eu prefiro meu lado narcisista me sinto melhor
Meu lado não narcisista eu me sinto uma pessoa fraca
Você tem a obrigação de se tratar.
Sabe o quanto mau pode fazer as pessoas ao seu redor??
Nessa vida tudo que se planta se colhe .
Conhece algum borderline? Tire-o de sua vida, exclua, ignore, não mantenha contato. Esta gente é dispensável do círculo de convívio.
Credo, que horror.
Pior ainda são as pessoas narcisistas. Essas não são apenas dispensáveis. São demônios em forma de gente. Criaturas que não prestam nem pra adubo.
@@Clarinha_88827 meu círculo de amizades, minhas regras 🌼
Concordo plenamente, ninguém suporta!
Concordo! Experiência própria
Eu Falo que seria tão bom ser bicho...não pensar em nada... ficar só vivendo