É a segunda vez que assisto esse profissional no canal. É um médico de uma área complexa como a Psiquiatria, e transmite humanidade. Isso é louvável! Fala com clareza e didática sobre esse tema tão complexo. Parabéns Doutor. Obrigada Carla, por esse presente.
Esse doutor falou tudo o que os outros médicos e psicóloga s não falam O tamanho da dor e do sofrimento que a gente passa Minha família é ignorante não acredita em mim acha que eu estou com frescura,e ainda sofro ameacinhas da minha mãe
"Instabilidade involuntária marcada por extremos que não são contextualizados. Não tem condições de autocontrole. Relacionamentos caóticos. Tem consciência de que a reação foi exagerada, mas não consegue controlar. Extrema angústia. Repulsa de si mesmo e dos outros. Impulsivo. Dificuldade de conseguir perseverar, de manter atividades com começo, meio e fim". Descreveu minha vida toda.
Fui casada com um border. Meu Deus foram 10 anos de intenso sofrimento. Passávamos 2 dias bons e no outro tudo virava um inferno. Tudo era motivo dele surtar, chorar, se bater, me ameaça e inclusive agressão física. Sempre explodindo por absolutamente tudo. Chegou um momento que eu não podia errar,não podia mais ser eu. Eu tinha q falar tudo q ele queria ouvir, nunca podia contraria lo . Com o passar do tempo eu não era mais eu. Eu tinha q pisar em ovos. Ele não podia ouvir um não ou qualquer coisa q ele se sentisse desrespeitado que o coro comia. Chegou em um nível q vivia com medo dele. Medo de tudo. Msg dele chegando no WhatsApp meu coração acelerava pq já tinha medo de ser algum surto, ou algo errado q eu tinha feito. Nos momentos q era contrariado brigava com mto ódio, usando palavras muito muito fortes para me agredir e ofender . Sentia q ele tinha ódio de mim. Ele Chorava, gritava, socava parede. Pelos motivos mais bobos do mundo. Por coisas q qualquer pessoa “ normal” iria simplesmente conversar. Era intenso, me vigiava, perseguia, stalkeava. Ciúme obsessivo. Já me trancou em casa diversas vezes com medo de eu abandona-ló . Via coisas q não eram realidades. Inventava q pessoas estavam me olhando e eu olhando e dando bola. Me afastou de tudo e todos. Eu trabalhava o dia todo e qdo ia pra casa eu ia triste, parecia q estava indo pra forca. Era horrível voltar pra casa, entrar na minha própria casa. Tudo pq era um campo minado, era um ambiente de incerteza . Eu nunca sabia se aquela noite terminaria bem ou seria mais uma daquelas madrugadas intermináveis de brigas, gritos e desespero. Enfim os 10 piores anos da minha vida. Sem sombra de duvidas o border é a pior personalidade para viver um relacionamento. Digo isso com muito respeito pelas pessoas aqui que possuem o transtorno. Mas é só um desabafo de quem viveu esse cativeiro emocional. Desejo a todos q possuem o transtorno q se tratem. E todos fiquem bem. Eu pela minha sanidade, saúde e pela minha vida decidi ir embora de vez. Peço a Deus q eu nunca mais volte pra aquela vida. Mais uma vez peço desculpas aos borders aqui , mas meu relato é de quem viveu o outro lado. Mas desejo a vcs que consigam tratamento e conseguirem levar uma vida decente, de paz a vcs e seus familiares!
Meu filho namorou uma Borderline insuportável irritante arrogante ciumenta!! No começo do namoro tirou o chip do celular dele e ficava me bloqueando no seu celular! Um dia ela arranhou feio o rosto do meu filho! 😢 Eu fiquei furiosa e falei que não gostava dela jamais seria minha nora!!
Sou bordeline e minha empatia por tudo é tão grande que eu não consigo deixar transbordar o meu sofrimento a outras pessoas. O meu drama a mim pertence , eu sei que não é culpa dos outros. Sofro em silêncio, me afasto, mas não deixo o que eu sinto perturbar outras pessoas.
Sim eu também sou assim nós somos empáticos até demais por isso somos presas para Narcisistas eu fui presa de um por três anos sofri o pão que o Diabo amassou e no fim das contas ele me colocou de frente com meu maior medo e me descartou eu fiquei muito mal
Sobre gatilho que dispara o transtorno: “ o desenvolvimento dos sintomas são progressivamente acentuados no final da adolescência começo da vida adulta e é caracterizada em pessoas que tiveram privação de afeto que ao longo dos primeiros anos de vida, não teve, o acolhimento, o apoio, o suporte que a maioria das pessoas tem.”
Ser border é viver literalmente no limite. Só quem vive na pele sabe, ser julgada pela impulsividade, a implosão dentro do emocional. Remédios e mais remédios para se estabilizar e uma hora algo sempre foge do controle. E o combo desgraça: ansiedade, insônia, irritabilidade extrema, dissociação entre tantos outros. Parabéns ao canal por abordar esse tema, eu sou border, com diagnóstico há 16 anos e sei o que eu passo, e ter um canal sério como esse, passando informações extremamente importantes, ajuda e muito a desmistificar "a frescura"que muitos pensam o que carregamos.
Depende do caso se comportar como uma criancinha mimada é frescura sim. Falta de empatia tbm não tem graça nenhuma, ter que se importar e compreender uma pessoa que caga para os sentimentos do outro, e só pensa nos próprios sentimentos e culpa o outro por tudo isso e por não entende-los, oque mais esses boderlines querem se nada, NADA mesmo supri suas necessidades insaciáveis, como preenxer um saco que tem o fundo furado como preenxer esse tipo de vazio? Essa é a minha maior e única dúvida.
É importante pensar que a ajuda do profissional adequado vai ser o começo pra saber lidar com o transtorno de personalidade borderline. Não desista de procurar ajuda do psiquiatra e psicólogo, vc vai melhorar com o tratamento, pois vai tomando consciência de como agir diante das crises. Desejo a vc muito boa sorte na sua busca de tratamento.
NUNCA imaginei que isso fosse tão sério... Uma coisa horrível, hoje 27 de abril de 2023 descobri que estou doente nos meus sentimentos, mas já estou buscando ajuda e creio que serei curado em nome de Jesus Cristo. Eu tenho 54 anos e sei como está agravado esse problema...
@@psionlinesoniaregina Boa dia vi um comentário seu numa live sobre Borderline, falando que vc atende pacientes com esse transtorno. É isso mesmo ou entendi errado? Meu nome é Marcilene e estou em busca de tratamento pra minha filha.
Vivo cansada de viver ,já no segundo dia de 2024 já tava arrasada pensando em viver mais um ano assim,desejo muito deixar esse mundo,já tentei mas fui salva a tempo,e tenho um filho adolescente que amo e ele a mim,só penso nele,o único motivo de estar aqui.
Tem pelo sus tbm, dependendo da situação não demore tanto para conseguir uma psicóloga....tbm há quem cobre valores simbólicos....sei que não é facil mas bata o pé e se faça ser ouvida e atendida...tenho feito psicoterapia e tem me ajudado muito.
Sempre fui a ovelha negra da família, a louca, barraqueira, encrenqueira, a que não tem limites, baixa autoestima, automutilação, negativa, pessimista e julgada ao extremo, até quando estive em depressão e a psiquiatra fez esse diagnóstico maldito. Odeio ser assim.
Recebi o diagnóstico hoje de border,tive diversas crises e fiquei internado por conta disso. Sou péssimo em me relacionar com as pessoas, eu não consigo controlar meus sentimentos, muitas vezes a sensação é agonizante e chega a um ponto de explosão, onde acabo me ferindo. Já tive outros pré diagnósticos ,entre bipolaridade, esquizofrenia entre outros. A última crise que eu tive me fez eu ser afastado do trabalho,e quando retornei me senti extremamente sufocado e sem pensar acabei me desligando. Agora estou sendo inserido em uma vaga, pra deficiências psicossociais com a ajuda do Caps espero que dê certo, tenho muito que aprender com a terapia espero melhorar.
MEU AMADO IRMÃO VOCÊ PODE SE CURAR, PROCURANDO UM CENTRO ESPÍRITA,OU FAZENDO TAMBÉM UMA REGRESSÃO DE VIDAS PASSADAS VOCÊ VAI SER CURADO DEUS NI COMANDO
Essa instabilidade emocional é devido a fatores da infância, nada me faz pensar o contrário, minha criança interior é sofrida, amarga, triste, meu principal gatilho é relacionamento, não sei lidar com ninguém que envolva algo mais profundo, evito ao máximo, parece que sou sufocar.
Realmente. Venho pesquisando sobre transtorno de personalidade narcisista, e os especialistas dizem q Boderline é comum em filhos de mães narcisistas patológicas. Já q a infância com mães tóxicas e distantes emocionalmente, é extremamente estressante e traumática, o q costuma gerar ansiedade, depressão e transtornos de personalidade.
Queria entender qual foi a infancia sofrida da minha mãe Teve pai e mãe, tudo na mão, escola e faculdade pagos Mas a mesma se casou com um vagabundo se separou e insistiu por anos morar com a minha avó (logo quando ele achou que ficaria livre dos surtos kkk) Minha infancia e adolescencia foram um inferno, nunca teve dialogo com a minha mae, ou era do jeito dela ou surtava, quebrava as coisas e me agredia Mas é claro, sempre se fazendo de vitima Insuportavel Tenho repulsa por gente transtornada depois de tudo que ja vivi com ela
O CAPS É UMA INSTITUIÇÃO MUITO BOA E HUMANA , PRECISEI DE AJUDA QUANDO ESTAVA VIVENDO O LUTO DIFÍCIL, COM A PERDA DE MEU FILHO , LÁ ELES TRABALHAM PARA MELHORAR A SAÚDE NO GERAL DOS PACIENTES .
Acabei de assistir ao vídeo, parabenizo tanto a entrevistadora como o médico. Ambos pontuaram muito bem e de forma muito respeitosa um perfil, cujo diagnóstico ainda é tão recente. Solidarizo-me com as pessoas corajosas que publicaram testemunhos de suas próprias condições. Deixo-lhes o meu abraço solidário e a esperança de que a tomada de consciência, o acompanhamento profissional adequado e a compreensão dos seus próximos os ajudem a enfrentar esse transtorno.
Eu sou mãe de uma Borderline,estou tentando incluir a medicação no hábito dela porém é bem difícil pra eles,pois ficar quieta ou parada ela parece estar ligada no 220 o tempo todo,eu a amo muito,o bom é que sou muito calma então quando ela sai fora dela eu a trago de volta perguntando o porquê da irritação e a acalmando, isso ajuda muito oferecer ajuda os acalmam
é disso q precisamos, ser escutados quando isso acontece, não ser ignorado, olho no olho, e escutar apenas escutar. Um abraço tem o poder que muitas palavras não tem
Como foi doloroso ouvir o que a Amber,sente,diz:Eu te odeio,não gosto de você mas não me deixe.Somente quem convive com esse transtorno sabe exatamente o quanto é sofrido,completamente vazio….
Boa noite. Sou Borderline,dei muito trabalho para meus pais, todos relacionamentos foram conturbados, alguns me pertubaram muito.Minha família são essenciais. Faço meditação há tempos.Gratidão ao Dr. Shalom.
Meu irmão tinha borderline, cometeu suicidio a 1 mês, não deixou carta nada, tinha planejamento para o dia seguinte, trabalhar levar minha vó no mercado, ele fez no impulso e infelizmente não foi acalmado no momento. Isso tirou meu chão minha vida
Eu sinto muito. 😥 Eu já fiz carta, mais ainda não tive coragem igual seu irmão. Infelizmente é um inferno viver com esse transtorno. Eu sofro com isso deis de muito novo, já fiz terapia e tomei medicamento. Só que ser border é nossa essencial, surreal 😢. Eu só não fiz nada ainda, pq ama minha irmã e ela tem depressão, não consegue aceitar a morte de pessoas que ela ama. Só que ela é linda, 23 anos, formada e muito gente boa. Ela merece ser feliz. Tenho medo de fazer algo e ela seguir meu caminho, fazendo a mesma coisa 😢 Vivo um dia de cada vez, numa luta terrível contra eu mesmo.
Meus sentimentos, mas para você a vida continua, são várias doenças, problemas psicóticos, alcoolismo, que afetam o ser humano, eu tive um irmão que também faleceu, era alcoólatra, usuário de cocaína, morreu de AVC, fazia tratamento, Deus te conforte
@@israelmendes4566 Nunca deixe de fazer tratamento, é essencial para se manter melhor. A minha mãe é borderline já tem 88 anos e continua medicada e com terapia.
Sinceramente, nunca ouvi uma aula palestra e explicações tão pontuais e esclarecidas como neste vídeo, estou maravilhado com o conteúdo deste vídeo que esclarecedor!!!! Parabéns aos dois
Fui diagnosticada como borderline em 2016 e nunca entendi essa questão do medo do abandono. Sou eu quem abandono as pessoas. Brigo, faço de tudo para que a pessoa se afaste de mim. Nunca lutei para que ninguém permanecesse. Hoje não tenho absolutamente ninguém, mas isso me faz sofrer muito.
Eu vivo trocando de parceiros e quando eu me sinto abandonada eu traio. Mas isso me mata de uma forma, é uma dor tão grande. Então me afogo nas drogas e no sexo. E como se eu fosse um pedaço de carne. Não tenho um pingo de amor próprio.
@@adriana-ie9jz talvez... Mas realmente não consigo ver por esse lado. Eu enjôo delas, abandono e não sinto falta. Mas depois me faz mal ver que sou absolutamente sozinha. É complicado. Dolorido
@@missaggialu faz parte também. Sou border e também sou assim, não consigo criar laços emocionais reais com a pessoas, tem uns picos de carência e dependência mas nunca dura mais que 2 semanas, depois elas começam a me irritar, me enojar, de só pensar nelas me causa náusea. não consigo amar ninguém de verdade, me aproximo das pessoas mas logo perdo o interesse nelas, pra mim todas são desinteressantes, mas mesmo não gostando de alguém, quando sou abandonada fico muito triste. É algo do tipo "eu não gosto de você, sei que você também não gosta de mim,mas fique comigo para não me sentir tão vazia". Amo muito minha família, daria minha vida por ela, mas isso não se estende ao outros e nem a mim mesmo. É um inferno, nunca vou amar ninguém, nem ter uma família, e nem nunca vou ser amada realmente. É triste, é um fardo que vou levar até o fim da minha vida, o fardo de viver sozinha, sozinha no meu mundo.
O entrevistado é ótimo! Didático e objetivo, já a entrevistadora, socorro! Primeiro, faz uma introdução enorme a cada pergunta, depois, a pergunta, daí ela parafraseia a pergunta umas duas vezes e, por fim, pergunta pro entrevistado "Entende o que eu estou dizendo?" Haja paciência!
Percebi, também, mas, só psicopatas são "normaisss ", e se Ela não for, com certeza, também tem problemas a superar como a agente. O importante é que o Dr.foi coerente , coeso eeee simples. Gratidão e fé viva, amém, porém, senti o que a pessoa do bem e sensível digitou a respeito da apresentadora.
Minha filha é border. Faz terapia desde o diagnóstico, porém tbm usa medicamentos. São pessoas que sofrem muito. Ela tem uma dependência emocional muito grande em relação a mim, porém ela mesma compreende que isso é pesado pra mim, e já consegue controlar.
@mariadelourdesperlotti2995, no começo, a minha era bem resistente à medicação e terapia. Parei e conversei seriamente com ela, pois é um transtorno de personalidade, algo com o qual ela terá que aprender a viver com isso, e chegará um momento em que não estarei mais aqui por ela. Ela compreendeu, e começou a levar o tratamento a sério 🙏
@@TiagoSilva-de3yx , Tiago, se vc quiser, pode virar meu filho. Mas não abandono minha bebezinha não. A sua mãe tem muitas características border ainda? Eu achei que na fase adulta as coisas iriam melhorar. Mas uma coisa já combinei com minha filha: ela não terá filhos. Expliquei a situação e ela entendeu
@@robertalopes8217 acompanho minha mãe desde dos 35 dela e ela tem 62 hoje. Continua a mesma, quando vc acha que melhorou, surta do nada por conta de uma gosta de agua no chao
Faço ioga e meditação,me ajuda demais! Psicoterapia artesanato e meu marido me admira muito!Tenho aprendido muito com a minha psicoterapeuta O negócio e cultivar amor próprio Gratidão doutor por seu belo trabalho
Sou mãe de uma borderline, sofremos muito até começarmos a entender oq estava acontecendo, PARABÉNS Drº ,vc vou claro, muito ditatico,me ajudou muito , obrigada
Eu nesse exato momento em crise há três dias já assistindo essa entrevista. Simplesmente é o inferno viver assim, é triste demais. Quando tinha 26 para 27 anos tentei suicídio saltando do prédio a única coisa que consegui foi adquirir uma deficiência física na minha tentativa eu pulei descalço nem eu consegui entender o pq disso. Genteeeeee é horrível demais esse transtorno. Eu preferia mil vezes ser só uma psicopata. Só durmo na base da quietiapina e aprazolam.
Já passei por topiramato, ácido valproico (e vaproato/divalproato de sódio) e agora lítio. Traços desde adolescência, tratamento há 8 anos, diagnóstico border há 5, 15 medicações tentadas no total.
@@Quinnthekween Eu sempre fui diagnosticada com depressão, mas eu sabia que nao era só isso, mas é difícil um médico te ouvir. Sao consultas de 10; 15 min....resumo: tomo esctalopram 20 mg ( ja tomo ha 6 anos) , a noite ácido volproico, risperidona, clonapezam. Vou tentar fazer essa terapia ( tcc) . Ja fiz algumas sessões com psico clínico . Ele é bom, mas vou tentar outra abordagem.
@@mariasantana2168 Antidepressivo me deixa eufória e depois desses 8 anos foi descoberto que provavelmente tenho TAB concomitante. Já tomei escitalopram.
Pior é ter gostado demais de uma pessoa assim. Terminarmos. Acho que ela nunca soube o quanto eu gostava e gosto dela. E eu sabendonque ela era Borderline. Que era "tratada"! Amei essa mulher !
Sou diagnosticada com transtorno bipolar e Borderline... eu tenho vontade de me rasgar ao meio, arrancar o coração do peito... a intensidade do sinto é infernal.
@@tudoperdidonoespaco Tive uma namorada assim, também, é uma intensidade que apaixona, porém foi bem conturbado, parece um vazio muito grande que vocês sentem..
Eu tenho diagnóstico de borderline, depressão grave e TOC religioso. Não tenho oscilações do humor. Nem crises de raiva, nem agressividade. Não sou impulssiva. Sempre depressivo, tristeza, dor, vazio, solidão. Medo de tudo.Não tenho auto multilação, nem vícios. Tenho Pensamentos de suicídio. Não cuido mais da minha higiene, nem dos meus afazeres. A vida tornou_se sem sentido. Eu creio no Senhor e Salvador Jesus Cristo para me socorrer.
cris, as vezes não soubemos receber, mesmo o que de ruim, nos imputaram, é preciso se humilde e deixar o fluxo da vida seguir, pois ela é nossa intensidade.
@@helencassiane623 toc geralmente se manifesta devido a ansiedade extrema. São pensamentos repetitivos que causam grande sofrimento e até crises de pânico.
O corpo de minha amiga, Marluce Fonseca, 37 anos, foi encontrado no dia 18 em São Paulo. Marluce ficou desaparecida por 10 dias e seus pertences foram encontrados no bairro de Tatuapé, em São Paulo. Não sabemos por quê foi para São Paulo (mineira, morava no Rio Grande do Sul), não sabemos o autor e nem a motivação do crime, mas sabemos que foi assassinada covardemente. Marluce era uma pessoa cheia de luz e alegria, uma grande perda para todos que a conheciam. Pedimos AJUDA para noticiar este crime e conseguir JUSTIÇA para Marluce, para que ela possa descansar em paz, sabendo que seu algoz não passará impune!
@@marciagoncalves9636 Ela foi às pressas para São Paulo sem avisar ninguém do motivo, mas temos a informação de um BO que ela registrou 2 dias antes de desaparecer, estavam invadindo suas redes sociais e a caluniando, e não era a primeira vez, já havia trocado 2 vezes de celular. É tudo muito estranho, não conseguimos montar uma linha de raciocínio, mas confio muito na competência polícia de São Paulo. Esperamos que a pessoa que fez isso seja punida :(
@@thaisalves4239 compreendo. Os números de ligações e mensagens de calúnia com certeza tem como rastrear de onde elas vieram. Sou do RS morro próximo a Montenegro me chamou atenção. Meus sentimentos.. estudo transtorno de personalidade antissocial futura psicóloga Investigativa. Segue a Dr Aline Lobato uma das profissionais de Criminal Profiling
Este transtorno é muito estigmatizado 😢 mesmo sendo uma porcentagem pequena que comete crimes, persistea ideia de que irão cometer. Embora eu entenda que a convivência é difícil, é mais perigoso pra própria pessoa, pensando no risco de morte
Eu fico tão triste pelo estigma do border, eu mesma só conhecia o explosivo q até me dá medo confesso, descobrir q sou desencorajado e um pouco implucivo! Falei pra uma pessoa e ele ficou com medo, justo eu q não matø nem uma abelha, nunca bati nos meus filhos, nunca agredi meus namorados e marido, sempre fui uma ótima filha, só faço muito mal a mim mesma! Um vazio q faz eu cometer coisas q não deveria fazer,mas apenas comigo 💔💔💔
Me identifiquei muito com os sintomas borderline. Me sinto só, meu medo de perder alguém é extremo. Medo de ficar só, medo da rejeição e abandono. Vou de uma alegria para uma extrema tristeza muito rapidamente. Sofro a ponto de sentir dores no peito (coração). Choro muito. Acho q as pessoas não me ama e que apenas me aturam. Me sinto rejeitada e tenho complexo de inferioridade. Sempre acho que o que faço não tem valor. Eu sofri muito com tudo e magoo demais as pessoaa que amo por oscilar no meu temperamento. Isso me fere e muitas vezes desejo a morte. É muito ruim sentir-se assim. Parece que morro a cada dia um pouco e não consigo ficar muito tempo feliz. A impressão que tenho é que sei que logo aquela alegria vai acabar e eu vou sofrer por ter vivido pouco e então eu saboto tudo pq ja me acostumei a sofrer e não quero sofrer 2 vezes por ter sido feliz e voltar a ser triste. Ser triste é uma condição que praticamente já aceitei. Rara as vezes que me permito ser feliz
Sou assim tbm e muito mais complicada,por isso moro no sítio e não gosto muito de contato com pessoas, me sinto pior que todos e tenho medo de brigar, qdo vejo já briguei dei escândalo e fico arrependida,eterno sofrimento
Dr parabéns, você foi o único que ja assistir que fala de um assunto sério, sem ser sarcástico e irônico. Gratidão pela explicação seria. Você é um profissional de respeito.
Eu cheguei nesse momento, separei, a maioria afastou, e Não quero mais fazer ninguém sofrer, estou me isolando. Mas não entendem, acreditam ser inconsciente, involuntario. E Terapia vai bem, até eu criar afeto pelo terapeuta, aí não me abro mais por medo de decepcionar.
Sempre sofri muito com a minha baixa tolerância a frustrações, pequenas até, raiva interna muito grande, inconformação, me achar deslocada do mundo real, por me achar muito imatura pra esse.mundo, ansiedade altissima. Vaaarios profissionais. Encontrei a ioga em 2017 e melhorei. Mas apos a menopausa piorei de novo, mas consigo meditar e fazer ioga. Consegui controlar o roer as unhas, o que sempre me causou vergonha.Mas o sofrimento é grande, o vazio, as patadas no marido e filhos. Agora achei o caminho...quase certo ser border...
Este médico sabe muito. prestem muita atenção e se preciso for, assistam outra e outra e outra vez até entender o porque eu escrevi isto aqui. Boa sorte. Parabéns doutor.. por outro lado entendo que o portador deste transtorno acaba sempre por se intetessar em relacionar -se amorosamente, com pessoas portadoras de transtornos ainda piores como por exemplo, a psicopatia grave.
Show de entrevista. Um profissional altamente qualificado, articulado e com uma didática claríssima. E uma excelente entrevistadora, que não inerrompe o entrevistado. Deixa ele concluir o raciocínio para então fazer outra pergunta, e sempre muito pertinente.
Não e fácil ser e conviver com border.. ao procurei ajuda pq eu já estava acabando com todas as minhas relações.. hj o tratamento é essencial para o controle emocional...
Parabéns,o senhor sim, doutor entende sobre esse problema, ninguém entende tão bem como eu sinto e me comporto como o senhor, pois convivo com isso desde de sempre, que Deus o abençoe.
Boderlaine atinge uma parcela pequena da população e dentre os homens a quantidade é menor ainda e mesmo assim infelizmente fui contemplado com essa porcaria, hoje tem 28 anos e provavelmente vou morrer de infarto antes dos 50 de tanto ódio que sinto as vezes
Vc que pensa que atinge mais mulheres doque homens, sabe esses homens que usam drogas ou bebem até enxer a cara e fica jogado nos bares ou sarjetas por ai.. Grande maioria deles são boderlines. A diferença é que muitos homens tem vergonha de procurar tratamento ou terapia por causa da cultura machista, que muito homens mesmo falam que psicólogo ou psiquiatra é coisa pra louco ou pra retardados. Então buscam acalmar ou suprir suas emoçoes na bebida nas drogas as vezes comendo compulsivamente, se cortando ou se auto destruindo de alguma maneira. Alguns até escolhe machucar os outros sentimentalmente principalmente, pq como ele se sente assim, então se acha no direito de machucar os outros tbm. Na verdade meu ponto de vista é que tem muito mais homens doque mulheres boderlines pq mulheres vão atrás de tratamento, já os homens busca se tratar sozinhos, até sexualmente compulsivos eu já vi por ai, como uma maneira de suprir o vazio que sente dentro de si.💔
Eu não pratico automutilação,mas tenho um sentimento de vazio, solidão, carência e angústia imensa. Sou pessimista desde os 17 anos. Sofro muito por dentro,mas às vezes brigo muito com as pessoas e com a minha família. Quando vejo, já briguei e me arrependo. É horrível!
Tenho o transtorno de personalidade limítrofe (Borderline),recebi o diagnóstico no começo de 2023,se eu fizesse tudo que tenho vontade já estaria pres@,não consigo manter relações,eu tenho tanto medo do abandono que acabo abandonando as pessoas antes que elas façam isso,é complicado.
Resumindo falta empatia 💔 Busca tratamento pra treinar empatia, é difícil depois de adulto mas não é impossível. Somente precisa querer e por em prática, saber e não praticar oque precisa fazer é o mesmo de não saber. Não se importar com os sentimentos do outro e ficar irritada quando os outros não se importa com os seus sentimentos é uma via de mão dupla mesmo, semelhante a um acidente frontal, péssimo emocionalmente pra ambos os lados. Agora se o outro se preocupa com seus sentimentos mas nada é o suficiente pra suprir os seu sentimentos, então obviamente o problema não está no outro como muitos boderlines costuma alegar 👍
@@DJC.KC.A..é muito fácil julgar qdo estamos fora...pela forma q critica vc N tem a mínima noção do q é ter TPB. Não sabe o sofrimento q essa pessoa passou desde a infância, frescura e falta de empatia é a tua visão, fora q o tratamento é caro e muitas pessoas não tem condições, vc já parou pra pensar q vc q deve ser "normal" deveria ser mais empatica? Que ser empático não é se colocar no lugar de alguém é sim respeitar a dor do outro, q a dor do outro pode ser tão simples pra vc , mas para o outro dói muito.... N existe dor pequena toda dor é dor... Pega visão ❤
@@joselyconceicao4210 dei dicas simples pra procurar se tratar, se vc se doeu sozinha é problema seu e não meu OK. Então agora eu devo ter empatia por pessoas que são abusivas pq estou machucando o ego delas então. . E devo aceitar e deixar serem como são birrentos e muitos vezes folgados e sem empatia. Oque eu posso fazer se boderlines não tem empatia, e isso está no dsm5 dos cluster B. Dizer que alguém não tem empatia não quer dizer que eu tbm não tenho, pois isso seria vc sendo um ditador monólogo abusivo, sem dar chances de direto a opinião de ninguém a não ser que seje elogios somente? A pessoa se ofende com um comentário que nem foi pra ela, e chega aqui vestindo a capuça me poupe né nem te conheço.
Profissional entrevistado mostrando um grande domínio e conhecimento da área. Claro, amplo e objetivo. Poderíamos ficar sem a palestrinha da entrevistadora no final querendo mostrar um conhecimento que não tem e dizendo "né?" ao final de cada frase...
Tenho border e namoro uma menina com Border quando a gente briga é bem ruim, mas se entendemos rápido e por sabermos da nossa condição logo nos entendemos e contra tudo e contra todos posso dizer que nosso relacionamento é bem feliz
Como sempre um ótimo conteúdo 👏. Gostaria muito que fizessem um documentário do caso Bruno Pereira e Dom Filipis mortos no Vale do Javari. Amo o canal, e como uma boa estudante de direito apaixonada pela área criminal não perco nenhum vídeo.
@@nuncajogueinasegundadivisao minha mente é um inferno, imagina conviver c essas sensações desde os 16 anos? Tudo q eu começo eu paro, me sinto inferior e incompleta. Já pensei mto em terminar minha vida .
@@mariasantana2168 não acredito que seja uma solução, aposta na terapia e em medicações até encontrar algo que te faça viver bem por um tempo , quando passar o efeito, tenta outra e assim vai.
@@Sarah-xi5mu o maior segredo desses tratamentos é praticar assim como o doutor falou com 44 e 45min no vídeo. Faça a técnica mindfulness assim que começar a crise de alguma ansiedade ou raiva etc.. Começa com 1 min por dia até completar 1 mês e no mês seguinte ou antes faça 2 min de meditação todos os dias é só 2 minutinhos de relaxamento e respiração profunda. No terceiro mês faça 3 min ou mais todos os dias e vai aumentando. Precisa práticar senão não funciona, seria o mesmo que querer correr uma maratona e não praticar não treinar primeiro. Acredite funciona é só começar a práticar e vc vai ver resultados com o tempo 👍 Espero ter ajudado😘
Ninguém me entende, eu sou taxada como louca, manipuladora, carente... Eu só quero mais amor no mundo. Minha ex me deixou por eu ser assim, as pessoas só fala q vai passar, mas não é o mesmo pra mim, é tudo mais intenso, o sofrimento, a vontade de morrer. Eu não sei mais o q fazer, me sinto sozinha
Aqui na minha cidade Ponta Grossa-Pr ouve um caso em que a filha era diagnosticada com esse problema e matou a mãe a facadas alegando que a mãe não queria dar o celular da filha e que para a filha obedecer usava arma de choque mas nessa a filha acabou matando a mãe, muito triste.
Eu sou border e minha esposa tem uma paciência cmg que não tem explicação, porem ja passei por situacao e relacionamentos complicados,ja tive muitas tentativas de suicídios e muitas marcas pelo corpo de alto mutilação 😢 é super difícil viver cm esses sentimentos excessivos nao tem explicação
Graças a Deus Tmbm encontrei um namorado super paciente comigo🙏🏾❤️ meu ex namorado era o oposto, egoista, intolerante, tinha ataques de raiva e me bateu uma vez. Me livrei dele quando conheci meu actual namorado 🥹❤️
Seria importante esclarecer que existem graus de bordeline. O que o médico descreveu são características de uma pessoa com grau alto de bordeline. Pessoas com grau leve de bordeline consegue levar uma vida mais tranquila , sem muito drama. No meu caso a única coisa que bateu com o que ele falou é o sofrimento exagerado , medo de ser abandonada, mas não tenho vícios , o sofrimento guardo somente para mim, escondo o sofrimento de todos.
@@marcelooosim, o implosivo ele tende a guardar para si, sufocar suas dores em si mesmo, acumulando. O explosivo joga pra fora em momentos de crise. Tem literatura sobre isso para pesquisar se quiser entender mais
Minha filha tem, é muitooooo sofrimento. Eu estou doente também. Não sei como lidar, já busquei ajudar psicólogica, mas o transtorno sai do nosso controle. Me sinto uma péssima mãe, por não saber lidar. Oro pra Jesus mudar esse quadro.
Não adianta só orar não, já levou no psiquiatra? Ela já toma os remédios? Faz terapia toda semana? Fora isso não melhora mesmo. Se você como mãe fizer isso por ela, ela será grata e você se sentirá em paz!
Eu sinto raiva e amor ao mesmo tempo ...e me sinto vazia, sozinha mesmo junto às pessoas. Também sinto ânsia das pessoas enjoo fácil meu casamento acabou porque eu não conseguia identificar se era medo decficar sozinha ou não gostava mesmo mais dele ....É horrível ser borderline.
Essa ê s segunda vez que esse programa ,muito bem explicado Eu sti qt e difícil lindar com pessoas que tem esse transtono bordelaine 😢tenho um filho asdim so decobrimos quando ja ia fazer 40 anos,nao podia seg questionado tomava desisoes absurdas por nao ser contrado para trabalhar tentava tudo qui aprendeu na faculdade fazer sozinho pra nao ficar srm trabalhar mesmo assim nao derram certo ,sofre muito pir nao ter um emprego no qui ele aprendeu,so Deus sabe quanto pai e mae sofre,nao sei ate qd vamos passar por isso nada da certo pra ele,so DEUS!!!
Sou bordr tempo todo em extase emocional . Esse picos de mudanças bruscas causaram muitos danos perdi minha casa , inrreparáveis. Esse dano,tbm nem sei quem sou .
No meu caso, impossível meditar, se consegue meditar não está querendo quebrar a cara de quem sugere que ela faça meditação!!!! Respeitosamente falando.
Minha mãe não se auto mutila mas toma tarjao preto. É só se sentir estressada e diz que vai tomar lorazepam, se tranca no quarto e toma uma porção de comprimidos aí de madrugada tá acordada rondando pela casa enchendo o saco
Creio que eu posso ter isso, nao tenho medo nenhum de ficar sozinha, nem busco atencao 24h de ninguem, mas meu humor se altera rapidamente de feliz pra triste, de calma pra irritada, se sou contrariada as minhas palavras e atitudes fogem do controle, e se entro em discussões perco totalmente o controle, coisinhas pequenas trazem muita irritabilidade, quando estou firme na presenca de Deus, tudo isso vai embora, parece que sou a pessoa mais controlada do mundo me sinto totalmente feliz e estável, mas quando me afasto de Deus, da minha comunhão com ele, tudo volta com força! Sinto que preciso da presenca de Deus, mas também de tratar isso profissionalmente, mas Deus me ajuda muito a controlar a mim mesmo, pois quando penso em me descontrolar ou pensar em coisas erradas algo me impede de cometer esses erros, creio que quem tiver esse transtorno busque a Deus e a um profissional, vai ajudar muito!
É a segunda vez que assisto esse profissional no canal. É um médico de uma área complexa como a Psiquiatria, e transmite humanidade. Isso é louvável! Fala com clareza e didática sobre esse tema tão complexo. Parabéns Doutor. Obrigada Carla, por esse presente.
Parabéns doutor 👏
Que médico perfeito, meu sonho seria passar com um médico desses 😢😢😢😢
S tá
Psiquiatra é o médico ideal para se tratar do transtorno d borderlaiine
Esse doutor falou tudo o que os outros médicos e psicóloga s não falam
O tamanho da dor e do sofrimento que a gente passa
Minha família é ignorante não acredita em mim acha que eu estou com frescura,e ainda sofro ameacinhas da minha mãe
"Instabilidade involuntária marcada por extremos que não são contextualizados. Não tem condições de autocontrole. Relacionamentos caóticos. Tem consciência de que a reação foi exagerada, mas não consegue controlar. Extrema angústia. Repulsa de si mesmo e dos outros. Impulsivo. Dificuldade de conseguir perseverar, de manter atividades com começo, meio e fim". Descreveu minha vida toda.
Pode ser somente falta de educação e mimo, mas é sempre mais fácil dizer que é um transtorno.
@@MarianaBFerreira as pessoas sofrem com isso. Gente mimada não. Gente mimada controla suas ações. Pessoas com transtornos não.
Desde da minha infancia luto contra. Varias vezes chorando pelos cantos. Nao sabia o que acintecia comigo. Fui entender com o advento da internet...
Meu pai era uma pessoa problematica. Batia em minha mae e nos?acredia. Comecei a trabalhar cedo. Agira vem um idiota dizer que gente mimada...
@@MarianaBFerreira "falta de educação e mimo". Realmente dá para perceber que te falta MUITO conhecimento e empatia.
Meu maior problema com o transtorno é a incapacidade de rotina e o medo de ser rejeitada.
Sim 😢
Fui casada com um border. Meu Deus foram 10 anos de intenso sofrimento. Passávamos 2 dias bons e no outro tudo virava um inferno. Tudo era motivo dele surtar, chorar, se bater, me ameaça e inclusive agressão física. Sempre explodindo por absolutamente tudo. Chegou um momento que eu não podia errar,não podia mais ser eu. Eu tinha q falar tudo q ele queria ouvir, nunca podia contraria lo . Com o passar do tempo eu não era mais eu. Eu tinha q pisar em ovos. Ele não podia ouvir um não ou qualquer coisa q ele se sentisse desrespeitado que o coro comia. Chegou em um nível q vivia com medo dele. Medo de tudo. Msg dele chegando no WhatsApp meu coração acelerava pq já tinha medo de ser algum surto, ou algo errado q eu tinha feito. Nos momentos q era contrariado brigava com mto ódio, usando palavras muito muito fortes para me agredir e ofender . Sentia q ele tinha ódio de mim. Ele Chorava, gritava, socava parede. Pelos motivos mais bobos do mundo. Por coisas q qualquer pessoa “ normal” iria simplesmente conversar. Era intenso, me vigiava, perseguia, stalkeava. Ciúme obsessivo. Já me trancou em casa diversas vezes com medo de eu abandona-ló . Via coisas q não eram realidades. Inventava q pessoas estavam me olhando e eu olhando e dando bola. Me afastou de tudo e todos. Eu trabalhava o dia todo e qdo ia pra casa eu ia triste, parecia q estava indo pra forca. Era horrível voltar pra casa, entrar na minha própria casa. Tudo pq era um campo minado, era um ambiente de incerteza . Eu nunca sabia se aquela noite terminaria bem ou seria mais uma daquelas madrugadas intermináveis de brigas, gritos e desespero. Enfim os 10 piores anos da minha vida. Sem sombra de duvidas o border é a pior personalidade para viver um relacionamento. Digo isso com muito respeito pelas pessoas aqui que possuem o transtorno. Mas é só um desabafo de quem viveu esse cativeiro emocional. Desejo a todos q possuem o transtorno q se tratem. E todos fiquem bem. Eu pela minha sanidade, saúde e pela minha vida decidi ir embora de vez. Peço a Deus q eu nunca mais volte pra aquela vida. Mais uma vez peço desculpas aos borders aqui , mas meu relato é de quem viveu o outro lado. Mas desejo a vcs que consigam tratamento e conseguirem levar uma vida decente, de paz a vcs e seus familiares!
Realmente é muito difícil conviver com um Border... sou Border e tenho dó meu filho que mora comigo
Eu passo por isso diariamente, suas palavras poderia ser exatamente dita por mim só que no meu caso eu que sou o marido que piso em ovos
Meu filho namorou uma Borderline insuportável irritante arrogante ciumenta!! No começo do namoro tirou o chip do celular dele e ficava me bloqueando no seu celular! Um dia ela arranhou feio o rosto do meu filho! 😢 Eu fiquei furiosa e falei que não gostava dela jamais seria minha nora!!
Eu tenho vivido o mesmo drama com o meu filho, pisando sempre em ovos
EU Fui diagnosticada com esse transtorno 😢e é horrível 😢meu marido sofre comigo mas tô fazendo tratamento psicológico espero melhorar😉
Sou bordeline e minha empatia por tudo é tão grande que eu não consigo deixar transbordar o meu sofrimento a outras pessoas. O meu drama a mim pertence , eu sei que não é culpa dos outros. Sofro em silêncio, me afasto, mas não deixo o que eu sinto perturbar outras pessoas.
Eu também queria conseguir viver sozinha e guardar tudo pra mim 😕
Eu me sinto exatamente assim 🥺💛
Bordeline implosivo?
Sim eu também sou assim nós somos empáticos até demais por isso somos presas para Narcisistas eu fui presa de um por três anos sofri o pão que o Diabo amassou e no fim das contas ele me colocou de frente com meu maior medo e me descartou eu fiquei muito mal
Ele mora numa caverna sozinho.
Kkk.
Conviver e ter relacionamentos vai respingar nos outros, sempre.
Sobre gatilho que dispara o transtorno: “ o desenvolvimento dos sintomas são progressivamente acentuados no final da adolescência começo da vida adulta e é caracterizada em pessoas que tiveram privação de afeto que ao longo dos primeiros anos de vida, não teve, o acolhimento, o apoio, o suporte que a maioria das pessoas tem.”
Ser border é viver literalmente no limite.
Só quem vive na pele sabe, ser julgada pela impulsividade, a implosão dentro do emocional.
Remédios e mais remédios para se estabilizar e uma hora algo sempre foge do controle.
E o combo desgraça: ansiedade, insônia, irritabilidade extrema, dissociação entre tantos outros.
Parabéns ao canal por abordar esse tema, eu sou border, com diagnóstico há 16 anos e sei o que eu passo, e ter um canal sério como esse, passando informações extremamente importantes, ajuda e muito a desmistificar "a frescura"que muitos pensam o que carregamos.
Mais saber isso não dá pra controlar?? Penso, que qd conhecemos o nosso diagnóstico fica mais fácil lidarmos .
Depende do caso se comportar como uma criancinha mimada é frescura sim.
Falta de empatia tbm não tem graça nenhuma, ter que se importar e compreender uma pessoa que caga para os sentimentos do outro, e só pensa nos próprios sentimentos e culpa o outro por tudo isso e por não entende-los, oque mais esses boderlines querem se nada, NADA mesmo supri suas necessidades insaciáveis, como preenxer um saco que tem o fundo furado como preenxer esse tipo de vazio?
Essa é a minha maior e única dúvida.
Bem isso...falou td... 😢
@@dalvatiburcio180 eu conheci o meu agora e preferia não saber pois não estou sabendo lidar, minha vida ta do avesso, é muito sofrido 😭😭😭
É importante pensar que a ajuda do profissional adequado vai ser o começo pra saber lidar com o transtorno de personalidade borderline.
Não desista de procurar ajuda do psiquiatra e psicólogo, vc vai melhorar com o tratamento, pois vai tomando consciência de como agir diante das crises. Desejo a vc muito boa sorte na sua busca de tratamento.
NUNCA imaginei que isso fosse tão sério... Uma coisa horrível, hoje 27 de abril de 2023 descobri que estou doente nos meus sentimentos, mas já estou buscando ajuda e creio que serei curado em nome de Jesus Cristo.
Eu tenho 54 anos e sei como está agravado esse problema...
Eu tbm 😢
Olá boa tarde...inicie a psicoterapia, atendo vários pacientes com esta questão.
Tenha calma, fui diagnosticada há 19 anos e, hoje, aos 48 anos estou mais controlada, vejo uma remissão dos sintomas.
Busca Jesus mesmo pq minha mãe tem esse transtorno e vira o capeta por qualquer banalidade
@@psionlinesoniaregina
Boa dia vi um comentário seu numa live sobre Borderline, falando que vc atende pacientes com esse transtorno. É isso mesmo ou entendi errado? Meu nome é Marcilene e estou em busca de tratamento pra minha filha.
Gente é triste demais. A vida é um sofrimento contínuo, é por isso que a taxa de suicídio é alta. Viver cansa.
Vivo cansada de viver ,já no segundo dia de 2024 já tava arrasada pensando em viver mais um ano assim,desejo muito deixar esse mundo,já tentei mas fui salva a tempo,e tenho um filho adolescente que amo e ele a mim,só penso nele,o único motivo de estar aqui.
ouça felipe,duram, viva a vida.ok. vai fazer sentido.
Tão triste ouvir que o que ajuda é a psicoterapia e saber que é tão caro!
Existe uma plataforma chama psymeet, consultas a preço social, R$ 30,00. Tem profissionais do Brasil inteiro. Vale a pena dar uma conferida.
Na verdade não é tão caro. Conheço diversos psicólogos excelentes que cobram 30 reais a sessão.
@@MoniqueFerreiraadv pois me passa pela graça
Pago 120 por sessão mas tá me ajudando,aos poucos a gente vai vendo o que precisa ser feito
Tem pelo sus tbm, dependendo da situação não demore tanto para conseguir uma psicóloga....tbm há quem cobre valores simbólicos....sei que não é facil mas bata o pé e se faça ser ouvida e atendida...tenho feito psicoterapia e tem me ajudado muito.
Sempre fui a ovelha negra da família, a louca, barraqueira, encrenqueira, a que não tem limites, baixa autoestima, automutilação, negativa, pessimista e julgada ao extremo, até quando estive em depressão e a psiquiatra fez esse diagnóstico maldito. Odeio ser assim.
Identifico muito
Que dó, vítima eterna
@@cucabeludo8209 Eternamente vítima.
Eu 😢
Resumiu a minha mãe
Recebi o diagnóstico hoje de border,tive diversas crises e fiquei internado por conta disso. Sou péssimo em me relacionar com as pessoas, eu não consigo controlar meus sentimentos, muitas vezes a sensação é agonizante e chega a um ponto de explosão, onde acabo me ferindo. Já tive outros pré diagnósticos ,entre bipolaridade, esquizofrenia entre outros. A última crise que eu tive me fez eu ser afastado do trabalho,e quando retornei me senti extremamente sufocado e sem pensar acabei me desligando. Agora estou sendo inserido em uma vaga, pra deficiências psicossociais com a ajuda do Caps espero que dê certo, tenho muito que aprender com a terapia espero melhorar.
Vai da certo! Não desista!
MEU AMADO IRMÃO
VOCÊ PODE SE CURAR, PROCURANDO UM CENTRO ESPÍRITA,OU FAZENDO TAMBÉM UMA REGRESSÃO DE VIDAS PASSADAS
VOCÊ VAI SER CURADO
DEUS NI COMANDO
Eu estou afastada faz 2 anos, mas descobri faz somente 2 meses estou sofrendo muito 😢😢😢😢😢
Vai dar certo dessa vez vai
Me diz uma coisa vce acha que uma pessoa que briga com os paes quando esta em crise e boderlaine
Essa instabilidade emocional é devido a fatores da infância, nada me faz pensar o contrário, minha criança interior é sofrida, amarga, triste, meu principal gatilho é relacionamento, não sei lidar com ninguém que envolva algo mais profundo, evito ao máximo, parece que sou sufocar.
Realmente. Venho pesquisando sobre transtorno de personalidade narcisista, e os especialistas dizem q Boderline é comum em filhos de mães narcisistas patológicas. Já q a infância com mães tóxicas e distantes emocionalmente, é extremamente estressante e traumática, o q costuma gerar ansiedade, depressão e transtornos de personalidade.
Queria entender qual foi a infancia sofrida da minha mãe
Teve pai e mãe, tudo na mão, escola e faculdade pagos
Mas a mesma se casou com um vagabundo se separou e insistiu por anos morar com a minha avó (logo quando ele achou que ficaria livre dos surtos kkk)
Minha infancia e adolescencia foram um inferno, nunca teve dialogo com a minha mae, ou era do jeito dela ou surtava, quebrava as coisas e me agredia
Mas é claro, sempre se fazendo de vitima
Insuportavel
Tenho repulsa por gente transtornada depois de tudo que ja vivi com ela
Sou border e sofro bastante principalmente nos relacionamentos por isso optei em
Ficar sozinha.
@@joceleneleonello6638 eu também.
Sou diagnosticada com Border e o meu maior medo é do abandono...d ficar sozinha.....é m u i t o dificil . ...dói na alma!!
Te entendo , sou border tbm e recebi o diagnóstico com meu 16 anos e até hj não consigo entender muitas coisas doq sinto... dói na alma msmo ser assim
acho que minha sogra tem isso.
Procure ajuda querida. Sem trate. Se vc quiser, consegue ficar bem.
Vc mora com alguém??? No caso desse medo de ficar sozinha... vc costuma se isolar ou necessita do " outro" sempre e a solidão lhe apavora???
Quando morrer ti vai ficar sozinha , ninguém é enterrado junto .Frescura de não saberem viver só
Esse doutor foi um dos melhores que já ouvi falando sobre o assunto
Concordo.
Borderlaine, é um transtorno muito triste. O Border, precisa de alguém para existir e isso é um risco a própria vida dele e da sua família.
Chatos para caralho, essencia do borderline é o amor egoista
essa necessidde é que machuca, mas não deve ser assim
Clarice. Vc se relacinou com bordelaine ou tem o transtorno?
O CAPS É UMA INSTITUIÇÃO MUITO BOA E HUMANA , PRECISEI DE AJUDA QUANDO ESTAVA VIVENDO O LUTO DIFÍCIL, COM A PERDA DE MEU FILHO , LÁ ELES TRABALHAM PARA MELHORAR A SAÚDE NO GERAL DOS PACIENTES .
Será que tem caps em Anápolis Goiás ?
Eu cheguei a bater na enfermaria do caps por impulsividade , estou sendo processada por crime
Em Capão da Canoa só mandam o pessoal fazer borboletas de biscuit.
Acabei de assistir ao vídeo, parabenizo tanto a entrevistadora como o médico. Ambos pontuaram muito bem e de forma muito respeitosa um perfil, cujo diagnóstico ainda é tão recente. Solidarizo-me com as pessoas corajosas que publicaram testemunhos de suas próprias condições. Deixo-lhes o meu abraço solidário e a esperança de que a tomada de consciência, o acompanhamento profissional adequado e a compreensão dos seus próximos os ajudem a enfrentar esse transtorno.
Eu sou mãe de uma Borderline,estou tentando incluir a medicação no hábito dela porém é bem difícil pra eles,pois ficar quieta ou parada ela parece estar ligada no 220 o tempo todo,eu a amo muito,o bom é que sou muito calma então quando ela sai fora dela eu a trago de volta perguntando o porquê da irritação e a acalmando, isso ajuda muito oferecer ajuda os acalmam
é disso q precisamos, ser escutados quando isso acontece, não ser ignorado, olho no olho, e escutar apenas escutar. Um abraço tem o poder que muitas palavras não tem
Como foi doloroso ouvir o que a Amber,sente,diz:Eu te odeio,não gosto de você mas não me deixe.Somente quem convive com esse transtorno sabe exatamente o quanto é sofrido,completamente vazio….
😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢
Simmm, eu sou border e é muito triste sentir e viver assim , sentimentos intensos e se sentir vazio nunca se sentir amado
@@johnchristopher3181 Verdade.Espero que você fique bem.
Eu vou é vazar da minha mae na primeira oportunidade ta doida?? Eu ein rsrs
Vou morar ate na china
seu amor é o seu preenchimento
Boa noite. Sou Borderline,dei muito trabalho para meus pais, todos relacionamentos foram conturbados, alguns me pertubaram muito.Minha família são essenciais. Faço meditação há tempos.Gratidão ao Dr. Shalom.
Sentiu muita diferença desde quando começou a meditar?
Oi topa dividir um ap com a minha mãe? Ela é border e aposto que vcs vao se dar muito bem rsrs
Que lindo... Eu também ! A meditaçao ajuda muitoooo!🌹
ENTREVISTADORA EM VEZ DE PERGUNTAR JÁ FALA AS RESPOSTAS
PARABÉNS DOUTOR
Meu irmão tinha borderline, cometeu suicidio a 1 mês, não deixou carta nada, tinha planejamento para o dia seguinte, trabalhar levar minha vó no mercado, ele fez no impulso e infelizmente não foi acalmado no momento. Isso tirou meu chão minha vida
Eu sinto muito. 😥 Eu já fiz carta, mais ainda não tive coragem igual seu irmão. Infelizmente é um inferno viver com esse transtorno. Eu sofro com isso deis de muito novo, já fiz terapia e tomei medicamento. Só que ser border é nossa essencial, surreal 😢. Eu só não fiz nada ainda, pq ama minha irmã e ela tem depressão, não consegue aceitar a morte de pessoas que ela ama. Só que ela é linda, 23 anos, formada e muito gente boa. Ela merece ser feliz. Tenho medo de fazer algo e ela seguir meu caminho, fazendo a mesma coisa 😢 Vivo um dia de cada vez, numa luta terrível contra eu mesmo.
Que triste
Meus sentimentos, mas para você a vida continua, são várias doenças, problemas psicóticos, alcoolismo, que afetam o ser humano, eu tive um irmão que também faleceu, era alcoólatra, usuário de cocaína, morreu de AVC, fazia tratamento, Deus te conforte
Infelizmente é assim
O sofrimento dele deve ter chegado num nível insuportável❤. As vezes eles nao falam, desistem de pedir ajuda...
Sinto muito
@@israelmendes4566 Nunca deixe de fazer tratamento, é essencial para se manter melhor. A minha mãe é borderline já tem 88 anos e continua medicada e com terapia.
Sou borderline e tive imensos problemas..
Hoje sou casada a 5 anos com um bipolar.
Nós nos ajudamos.
Sinceramente, nunca ouvi uma aula palestra e explicações tão pontuais e esclarecidas como neste vídeo, estou maravilhado com o conteúdo deste vídeo que esclarecedor!!!! Parabéns aos dois
Mais algum border vendo a entrevista e se emocionando 😭
Eu estou chorando aqui! Eu não acredito que vou ter que conviver com esse transtorno até morrer!
Só me sinto ainda mais culpada
Chorei demais
Odiei. Fraca, Essa Carla quer colocar os Borders na faixa dos violentos. Esqueceram de dizer q o Borders são os mais empáticos.
@@luadeus obrigada por rsse comentário! Precisava muito ler isso, as vezes eu esqueço que me simto assim pq sou extremamente empática e n por ser má
É muita dor. Até o tratamento de cetamina em dissociação. As vezes a sensação é estar no túnel da morte.
Fui diagnosticada como borderline em 2016 e nunca entendi essa questão do medo do abandono. Sou eu quem abandono as pessoas. Brigo, faço de tudo para que a pessoa se afaste de mim. Nunca lutei para que ninguém permanecesse. Hoje não tenho absolutamente ninguém, mas isso me faz sofrer muito.
Porque vc tem medo de ser abadonada então vc abadona as pessoas primeiro? Talvez...
Justamente pelo medo do abandono abandonamos primeiro
Eu vivo trocando de parceiros e quando eu me sinto abandonada eu traio. Mas isso me mata de uma forma, é uma dor tão grande. Então me afogo nas drogas e no sexo. E como se eu fosse um pedaço de carne. Não tenho um pingo de amor próprio.
@@adriana-ie9jz talvez... Mas realmente não consigo ver por esse lado. Eu enjôo delas, abandono e não sinto falta. Mas depois me faz mal ver que sou absolutamente sozinha. É complicado. Dolorido
@@missaggialu faz parte também. Sou border e também sou assim, não consigo criar laços emocionais reais com a pessoas, tem uns picos de carência e dependência mas nunca dura mais que 2 semanas, depois elas começam a me irritar, me enojar, de só pensar nelas me causa náusea.
não consigo amar ninguém de verdade, me aproximo das pessoas mas logo perdo o interesse nelas, pra mim todas são desinteressantes, mas mesmo não gostando de alguém, quando sou abandonada fico muito triste.
É algo do tipo "eu não gosto de você, sei que você também não gosta de mim,mas fique comigo para não me sentir tão vazia".
Amo muito minha família, daria minha vida por ela, mas isso não se estende ao outros e nem a mim mesmo.
É um inferno, nunca vou amar ninguém, nem ter uma família, e nem nunca vou ser amada realmente.
É triste, é um fardo que vou levar até o fim da minha vida, o fardo de viver sozinha, sozinha no meu mundo.
0:32 (única)
4:28 Terapia cognitivo comportamental (TCC) uma das primeiras abordagens.
6:53 privação do afeto
O entrevistado é ótimo! Didático e objetivo, já a entrevistadora, socorro! Primeiro, faz uma introdução enorme a cada pergunta, depois, a pergunta, daí ela parafraseia a pergunta umas duas vezes e, por fim, pergunta pro entrevistado "Entende o que eu estou dizendo?" Haja paciência!
O nível de respeito desse médico para com o assunto, é incrível. Porém, é visível o deboche velado da apresentadora.
Percebi, também, mas, só psicopatas são "normaisss ", e se Ela não for, com certeza, também tem problemas a superar como a agente. O importante é que o Dr.foi coerente , coeso eeee simples.
Gratidão e fé viva, amém, porém, senti o que a pessoa do bem e sensível digitou a respeito da apresentadora.
* a gente
Também achei debochada.
Exatamente!!! Tendenciando q Borderline é violento!! Horrível a entrevista. Não estudou nada antes. Essa Carla não sabe fazer entrevista.
47% dos profissionais de saúde nao querem atender borderline. E o estigma é imenso! Preconceito enormr
Minha filha é border. Faz terapia desde o diagnóstico, porém tbm usa medicamentos. São pessoas que sofrem muito. Ela tem uma dependência emocional muito grande em relação a mim, porém ela mesma compreende que isso é pesado pra mim, e já consegue controlar.
@mariadelourdesperlotti2995, no começo, a minha era bem resistente à medicação e terapia. Parei e conversei seriamente com ela, pois é um transtorno de personalidade, algo com o qual ela terá que aprender a viver com isso, e chegará um momento em que não estarei mais aqui por ela. Ela compreendeu, e começou a levar o tratamento a sério 🙏
Oi vamos trocar de familiares? Minha mãe é border deixa as duas se entenderem e vamos virar mae e filho rsrs
@@TiagoSilva-de3yx , Tiago, se vc quiser, pode virar meu filho. Mas não abandono minha bebezinha não. A sua mãe tem muitas características border ainda? Eu achei que na fase adulta as coisas iriam melhorar. Mas uma coisa já combinei com minha filha: ela não terá filhos. Expliquei a situação e ela entendeu
@@robertalopes8217 acompanho minha mãe desde dos 35 dela e ela tem 62 hoje. Continua a mesma, quando vc acha que melhorou, surta do nada por conta de uma gosta de agua no chao
Faço ioga e meditação,me ajuda demais!
Psicoterapia artesanato e meu marido me admira muito!Tenho aprendido muito com a minha psicoterapeuta
O negócio e cultivar amor próprio
Gratidão doutor por seu belo trabalho
Sou mãe de uma borderline, sofremos muito até começarmos a entender oq estava acontecendo, PARABÉNS Drº ,vc vou claro, muito ditatico,me ajudou muito , obrigada
Perguntas incríveis! Parabéns à entrevistadora, uma Pergunta melhor do que a outra!
Eu nesse exato momento em crise há três dias já assistindo essa entrevista. Simplesmente é o inferno viver assim, é triste demais. Quando tinha 26 para 27 anos tentei suicídio saltando do prédio a única coisa que consegui foi adquirir uma deficiência física na minha tentativa eu pulei descalço nem eu consegui entender o pq disso. Genteeeeee é horrível demais esse transtorno. Eu preferia mil vezes ser só uma psicopata. Só durmo na base da quietiapina e aprazolam.
sou borderline e tenho 19 anos, tem sido realmente difícil pra mim, obrigada pelo vídeo, principalmente pelo final dele, me ajudou.
Sou border desde adolescente e odeio. Sensação extrema de vazio, impulsividade. Depois de 3 anos, decidi esse mes tomar estabilizador de humor.
Eu tomo o carbolitium. E vc?
Já passei por topiramato, ácido valproico (e vaproato/divalproato de sódio) e agora lítio. Traços desde adolescência, tratamento há 8 anos, diagnóstico border há 5, 15 medicações tentadas no total.
@@Quinnthekween Eu sempre fui diagnosticada com depressão, mas eu sabia que nao era só isso, mas é difícil um médico te ouvir. Sao consultas de 10; 15 min....resumo: tomo esctalopram 20 mg ( ja tomo ha 6 anos) , a noite ácido volproico, risperidona, clonapezam. Vou tentar fazer essa terapia ( tcc) . Ja fiz algumas sessões com psico clínico . Ele é bom, mas vou tentar outra abordagem.
@@Quinnthekween como ta se tratando agora?
@@mariasantana2168 Antidepressivo me deixa eufória e depois desses 8 anos foi descoberto que provavelmente tenho TAB concomitante. Já tomei escitalopram.
Pior é ter gostado demais de uma pessoa assim.
Terminarmos.
Acho que ela nunca soube o quanto eu gostava e gosto dela.
E eu sabendonque ela era Borderline.
Que era "tratada"!
Amei essa mulher !
Sou diagnosticada com transtorno bipolar e Borderline... eu tenho vontade de me rasgar ao meio, arrancar o coração do peito... a intensidade do sinto é infernal.
@@tudoperdidonoespaco Tive uma namorada assim, também, é uma intensidade que apaixona, porém foi bem conturbado, parece um vazio muito grande que vocês sentem..
Ótimas perguntas da entrevistadora. Parabéns!
Eu tenho diagnóstico de borderline, depressão grave e TOC religioso. Não tenho oscilações do humor. Nem crises de raiva, nem agressividade. Não sou impulssiva. Sempre depressivo, tristeza, dor, vazio, solidão. Medo de tudo.Não tenho auto multilação, nem vícios. Tenho Pensamentos de suicídio. Não cuido mais da minha higiene, nem dos meus afazeres. A vida tornou_se sem sentido. Eu creio no Senhor e Salvador Jesus Cristo para me socorrer.
Vc está fazendo algum tratamento continuo?
TOC religioso se manifesta como? Poderia me dar algum exemplo
cris, as vezes não soubemos receber, mesmo o que de ruim, nos imputaram, é preciso se humilde e deixar o fluxo da vida seguir, pois ela é nossa intensidade.
Não tem oscilações de humor? Então, pode não ser borderline.
@@helencassiane623 toc geralmente se manifesta devido a ansiedade extrema. São pensamentos repetitivos que causam grande sofrimento e até crises de pânico.
O corpo de minha amiga, Marluce Fonseca, 37 anos, foi encontrado no dia 18 em São Paulo. Marluce ficou desaparecida por 10 dias e seus pertences foram encontrados no bairro de Tatuapé, em São Paulo. Não sabemos por quê foi para São Paulo (mineira, morava no Rio Grande do Sul), não sabemos o autor e nem a motivação do crime, mas sabemos que foi assassinada covardemente. Marluce era uma pessoa cheia de luz e alegria, uma grande perda para todos que a conheciam. Pedimos AJUDA para noticiar este crime e conseguir JUSTIÇA para Marluce, para que ela possa descansar em paz, sabendo que seu algoz não passará impune!
Lamento por tua amiga. Ela estava se relacionando com alguém de SP? Citou nome de alguém da cidade.. espero que a justiça seja feita. ⚖️
@@marciagoncalves9636 Ela foi às pressas para São Paulo sem avisar ninguém do motivo, mas temos a informação de um BO que ela registrou 2 dias antes de desaparecer, estavam invadindo suas redes sociais e a caluniando, e não era a primeira vez, já havia trocado 2 vezes de celular. É tudo muito estranho, não conseguimos montar uma linha de raciocínio, mas confio muito na competência polícia de São Paulo. Esperamos que a pessoa que fez isso seja punida :(
@@thaisalves4239 compreendo. Os números de ligações e mensagens de calúnia com certeza tem como rastrear de onde elas vieram. Sou do RS morro próximo a Montenegro me chamou atenção. Meus sentimentos.. estudo transtorno de personalidade antissocial futura psicóloga Investigativa. Segue a Dr Aline Lobato uma das profissionais de Criminal Profiling
Quem sabe ela possa ajudar a família
@@marciagoncalves9636 Muito obrigada, Marcia, vou seguir ela sim, toda ajuda é bem vinda. Obrigada, novamente, pela comoção ❤️🙏🏻
Este transtorno é muito estigmatizado 😢 mesmo sendo uma porcentagem pequena que comete crimes, persistea ideia de que irão cometer.
Embora eu entenda que a convivência é difícil, é mais perigoso pra própria pessoa, pensando no risco de morte
Eu fico tão triste pelo estigma do border, eu mesma só conhecia o explosivo q até me dá medo confesso, descobrir q sou desencorajado e um pouco implucivo! Falei pra uma pessoa e ele ficou com medo, justo eu q não matø nem uma abelha, nunca bati nos meus filhos, nunca agredi meus namorados e marido, sempre fui uma ótima filha, só faço muito mal a mim mesma! Um vazio q faz eu cometer coisas q não deveria fazer,mas apenas comigo 💔💔💔
Dr. Hewdy Lobo precisa ser entrevistado sempre, por favor, que profissional sagaz! 👏🏻👏🏻👏🏻
E a Carla entrevistando é sensacional. 🫶🏻
Me identifiquei muito com os sintomas borderline. Me sinto só, meu medo de perder alguém é extremo. Medo de ficar só, medo da rejeição e abandono. Vou de uma alegria para uma extrema tristeza muito rapidamente. Sofro a ponto de sentir dores no peito (coração). Choro muito. Acho q as pessoas não me ama e que apenas me aturam. Me sinto rejeitada e tenho complexo de inferioridade. Sempre acho que o que faço não tem valor. Eu sofri muito com tudo e magoo demais as pessoaa que amo por oscilar no meu temperamento. Isso me fere e muitas vezes desejo a morte. É muito ruim sentir-se assim. Parece que morro a cada dia um pouco e não consigo ficar muito tempo feliz. A impressão que tenho é que sei que logo aquela alegria vai acabar e eu vou sofrer por ter vivido pouco e então eu saboto tudo pq ja me acostumei a sofrer e não quero sofrer 2 vezes por ter sido feliz e voltar a ser triste. Ser triste é uma condição que praticamente já aceitei. Rara as vezes que me permito ser feliz
Parece eu falando, mas com o tempo as coisas se amenizam.
Procure um psiquiatra, assim você poder saber realmente se tem o transtorno
Você descreveu tudo que sinto
Sou assim tbm e muito mais complicada,por isso moro no sítio e não gosto muito de contato com pessoas, me sinto pior que todos e tenho medo de brigar, qdo vejo já briguei dei escândalo e fico arrependida,eterno sofrimento
Dr parabéns, você foi o único que ja assistir que fala de um assunto sério, sem ser sarcástico e irônico. Gratidão pela explicação seria. Você é um profissional de respeito.
Eu cheguei nesse momento, separei, a maioria afastou, e Não quero mais fazer ninguém sofrer, estou me isolando. Mas não entendem, acreditam ser inconsciente, involuntario. E Terapia vai bem, até eu criar afeto pelo terapeuta, aí não me abro mais por medo de decepcionar.
Tenho transtorno bipolar e borderline esses vídeo é um dos melhores que já ouvi
Sempre sofri muito com a minha baixa tolerância a frustrações, pequenas até, raiva interna muito grande, inconformação, me achar deslocada do mundo real, por me achar muito imatura pra esse.mundo, ansiedade altissima. Vaaarios profissionais. Encontrei a ioga em 2017 e melhorei. Mas apos a menopausa piorei de novo, mas consigo meditar e fazer ioga. Consegui controlar o roer as unhas, o que sempre me causou vergonha.Mas o sofrimento é grande, o vazio, as patadas no marido e filhos. Agora achei o caminho...quase certo ser border...
Este médico sabe muito. prestem muita atenção e se preciso for, assistam outra e outra e outra vez até entender o porque eu escrevi isto aqui. Boa sorte. Parabéns doutor.. por outro lado entendo que o portador deste transtorno acaba sempre por se intetessar em relacionar -se amorosamente, com pessoas portadoras de transtornos ainda piores como por exemplo, a psicopatia grave.
a entrevistadora tentando cacetar a gente, e o médico noa defendendo
lindooooo 😍😍😍😍😍
Show de entrevista. Um profissional altamente qualificado, articulado e com uma didática claríssima. E uma excelente entrevistadora, que não inerrompe o entrevistado. Deixa ele concluir o raciocínio para então fazer outra pergunta, e sempre muito pertinente.
Não e fácil ser e conviver com border.. ao procurei ajuda pq eu já estava acabando com todas as minhas relações.. hj o tratamento é essencial para o controle emocional...
Parabéns,o senhor sim, doutor entende sobre esse problema, ninguém entende tão bem como eu sinto e me comporto como o senhor, pois convivo com isso desde de sempre, que Deus o abençoe.
Boderlaine atinge uma parcela pequena da população e dentre os homens a quantidade é menor ainda e mesmo assim infelizmente fui contemplado com essa porcaria, hoje tem 28 anos e provavelmente vou morrer de infarto antes dos 50 de tanto ódio que sinto as vezes
Já tentou tratamento com terapeuta holístico?
@@dalvatiburcio180 na verdade não sei o que é isso, vou pesquisar!
Vc que pensa que atinge mais mulheres doque homens, sabe esses homens que usam drogas ou bebem até enxer a cara e fica jogado nos bares ou sarjetas por ai.. Grande maioria deles são boderlines.
A diferença é que muitos homens tem vergonha de procurar tratamento ou terapia por causa da cultura machista, que muito homens mesmo falam que psicólogo ou psiquiatra é coisa pra louco ou pra retardados.
Então buscam acalmar ou suprir suas emoçoes na bebida nas drogas as vezes comendo compulsivamente, se cortando ou se auto destruindo de alguma maneira.
Alguns até escolhe machucar os outros sentimentalmente principalmente, pq como ele se sente assim, então se acha no direito de machucar os outros tbm.
Na verdade meu ponto de vista é que tem muito mais homens doque mulheres boderlines pq mulheres vão atrás de tratamento, já os homens busca se tratar sozinhos, até sexualmente compulsivos eu já vi por ai, como uma maneira de suprir o vazio que sente dentro de si.💔
Não desista. Busque ajuda e busque a Deus. Saiba que você não está só ❤.
Posso te a ajudar com terapia. Sou terapeuta e psicanálise. Se interessar me acha no mensagens. Valdecira bezerra da Silva. Ou Cera bezerra.
Excelente explicação deu para definir bem a causa e consequência das doenças mentais. O importante e tentar amenizar o sofrimento..
Conheço muitas pessoas que tem borderline mas são de boa
Eu não pratico automutilação,mas tenho um sentimento de vazio, solidão, carência e angústia imensa. Sou pessimista desde os 17 anos. Sofro muito por dentro,mas às vezes brigo muito com as pessoas e com a minha família. Quando vejo, já briguei e me arrependo. É horrível!
Tenho o transtorno de personalidade limítrofe (Borderline),recebi o diagnóstico no começo de 2023,se eu fizesse tudo que tenho vontade já estaria pres@,não consigo manter relações,eu tenho tanto medo do abandono que acabo abandonando as pessoas antes que elas façam isso,é complicado.
Desse jeito 😢
Resumindo falta empatia 💔
Busca tratamento pra treinar empatia, é difícil depois de adulto mas não é impossível.
Somente precisa querer e por em prática, saber e não praticar oque precisa fazer é o mesmo de não saber.
Não se importar com os sentimentos do outro e ficar irritada quando os outros não se importa com os seus sentimentos é uma via de mão dupla mesmo, semelhante a um acidente frontal, péssimo emocionalmente pra ambos os lados.
Agora se o outro se preocupa com seus sentimentos mas nada é o suficiente pra suprir os seu sentimentos, então obviamente o problema não está no outro como muitos boderlines costuma alegar 👍
@@DJC.KC.A..é muito fácil julgar qdo estamos fora...pela forma q critica vc N tem a mínima noção do q é ter TPB. Não sabe o sofrimento q essa pessoa passou desde a infância, frescura e falta de empatia é a tua visão, fora q o tratamento é caro e muitas pessoas não tem condições, vc já parou pra pensar q vc q deve ser "normal" deveria ser mais empatica? Que ser empático não é se colocar no lugar de alguém é sim respeitar a dor do outro, q a dor do outro pode ser tão simples pra vc , mas para o outro dói muito.... N existe dor pequena toda dor é dor... Pega visão ❤
@@joselyconceicao4210 dei dicas simples pra procurar se tratar, se vc se doeu sozinha é problema seu e não meu OK.
Então agora eu devo ter empatia por pessoas que são abusivas pq estou machucando o ego delas então. .
E devo aceitar e deixar serem como são birrentos e muitos vezes folgados e sem empatia.
Oque eu posso fazer se boderlines não tem empatia, e isso está no dsm5 dos cluster B.
Dizer que alguém não tem empatia não quer dizer que eu tbm não tenho, pois isso seria vc sendo um ditador monólogo abusivo, sem dar chances de direto a opinião de ninguém a não ser que seje elogios somente?
A pessoa se ofende com um comentário que nem foi pra ela, e chega aqui vestindo a capuça me poupe né nem te conheço.
Tem boderline que acha que ter esse transtorno é ingresso pra agir como quiser, exige dos outros oque nem ela mesmo prática.
Excelente explicação! Me ajudou muito!!!
Muito esclarecedor! Gratidão
Ficamos felizes que tenha gostado😊
Profissional entrevistado mostrando um grande domínio e conhecimento da área. Claro, amplo e objetivo. Poderíamos ficar sem a palestrinha da entrevistadora no final querendo mostrar um conhecimento que não tem e dizendo "né?" ao final de cada frase...
Olá O.P.! Excelente a explicação desse Dr. Tenho uma amiga em q a filha tem esse Transtorno 😞 Triste demais 😔 Obrigada Querida 😘
Tenho border e namoro uma menina com Border quando a gente briga é bem ruim, mas se entendemos rápido e por sabermos da nossa condição logo nos entendemos e contra tudo e contra todos posso dizer que nosso relacionamento é bem feliz
Como sempre um ótimo conteúdo 👏.
Gostaria muito que fizessem um documentário do caso Bruno Pereira e Dom Filipis mortos no Vale do Javari.
Amo o canal, e como uma boa estudante de direito apaixonada pela área criminal não perco nenhum vídeo.
Dr Edi um sábio no conhecimento do borderline e o sofrimento do border! Gratidao 😊
Acho interessantíssimo os mais diversos assuntos que esse canal traz para nós!
Obrigada Dr. ..... muito satisfeita com seu vídeo e grata pela compreensão e explicação....sem palavras para agradecer 🙏🏻
Tenho border e em 44 anos de vida, já perdi toda credibilidade das pessoas, pq sou incapaz de manter um compromisso!
Ninguém acredita em mim quando falo algo
@@mariasantana2168 até a gente perde o ânimo para tentar fazer algo, pq já sabemos que não vamos continuar, é muito frustrante!
@@nuncajogueinasegundadivisao minha mente é um inferno, imagina conviver c essas sensações desde os 16 anos? Tudo q eu começo eu paro, me sinto inferior e incompleta. Já pensei mto em terminar minha vida .
@@mariasantana2168 não acredito que seja uma solução, aposta na terapia e em medicações até encontrar algo que te faça viver bem por um tempo , quando passar o efeito, tenta outra e assim vai.
@@Sarah-xi5mu o maior segredo desses tratamentos é praticar assim como o doutor falou com 44 e 45min no vídeo.
Faça a técnica mindfulness assim que começar a crise de alguma ansiedade ou raiva etc..
Começa com 1 min por dia até completar 1 mês e no mês seguinte ou antes faça 2 min de meditação todos os dias é só 2 minutinhos de relaxamento e respiração profunda.
No terceiro mês faça 3 min ou mais todos os dias e vai aumentando.
Precisa práticar senão não funciona, seria o mesmo que querer correr uma maratona e não praticar não treinar primeiro.
Acredite funciona é só começar a práticar e vc vai ver resultados com o tempo 👍
Espero ter ajudado😘
Ninguém me entende, eu sou taxada como louca, manipuladora, carente... Eu só quero mais amor no mundo. Minha ex me deixou por eu ser assim, as pessoas só fala q vai passar, mas não é o mesmo pra mim, é tudo mais intenso, o sofrimento, a vontade de morrer. Eu não sei mais o q fazer, me sinto sozinha
Como você está?
amiga, procura um psicólogo que entende de terapia cognitivo comportamental, faz terapia, ajuda muito!
Eu já faço terapia faz tempo. Mas os julgamentos me atrapalham.
@@May-xj9fejá conversou sobre isso na terapia? Talvez seja um ponto que precise ser melhor trabalhado junto ao psicólogo. Fique bem
Obrigado doutor abençoado por continuar encinando a gente
A melhor explicação que já tive desse transtorno
Me relacionei com um rapaz border, é muito difícil, eles se auto sabota, se auto prejudica
Aqui na minha cidade Ponta Grossa-Pr ouve um caso em que a filha era diagnosticada com esse problema e matou a mãe a facadas alegando que a mãe não queria dar o celular da filha e que para a filha obedecer usava arma de choque mas nessa a filha acabou matando a mãe, muito triste.
😱
Eu sou border e minha esposa tem uma paciência cmg que não tem explicação, porem ja passei por situacao e relacionamentos complicados,ja tive muitas tentativas de suicídios e muitas marcas pelo corpo de alto mutilação 😢 é super difícil viver cm esses sentimentos excessivos nao tem explicação
Graças a Deus
Tmbm encontrei um namorado super paciente comigo🙏🏾❤️ meu ex namorado era o oposto, egoista, intolerante, tinha ataques de raiva e me bateu uma vez. Me livrei dele quando conheci meu actual namorado 🥹❤️
@@belle3055esta com o seu namorado ? Parabéns
Nunca vi uma palestra de tanto entendimento, parabéns muito conhecimento, adorei
Esse doutor é maravilhoso essa repórter tbm muito obrigado ❤❤❤❤
Seria importante esclarecer que existem graus de bordeline. O que o médico descreveu são características de uma pessoa com grau alto de bordeline.
Pessoas com grau leve de bordeline consegue levar uma vida mais tranquila , sem muito drama. No meu caso a única coisa que bateu com o que ele falou é o sofrimento exagerado , medo de ser abandonada, mas não tenho vícios , o sofrimento guardo somente para mim, escondo o sofrimento de todos.
Eu sou assim
@anny2355 é? Tem certeza?!
@@marcelooosim, o implosivo ele tende a guardar para si, sufocar suas dores em si mesmo, acumulando. O explosivo joga pra fora em momentos de crise. Tem literatura sobre isso para pesquisar se quiser entender mais
@anny2355sim eu tenho o tipo silencioso.
Grau leve kkkkkkk
Grau leve de border já é nivel psicopata
Existem gatilhos sim! Traumas e negligência na infância são alguns deles.
@@gustavoluizribeiro8368 e quem disse que a pessoa com borderline é assim? Que comentário mais sem noção
@@gustavoluizribeiro8368 falou TUDOOO
Sim eu tive isso!!
Negligência pode ser emocional ou física …
Já tinha assistido vários psiquiatras tenho boderlaine descobrir a 7 meses e depressão grave recorrente mais este médico é ex excelente
Ótimo! Tragam sobre mais transtornos de personalidade.
Trabalho maravilhoso! 🫶🏻
Sensacional entrevista! Responsável e sensível!
Sou Border e sofro muito com isso. Não é fácil, a gente sente demais com muita intensidade. 😢
Eu também sou Bordeline não é fácil
essa intensidade é o que machuca quando não há ou acontece falta de reciprocidade, mas esperar perfeição no outro é algo adequado?
Minha filha tem, é muitooooo sofrimento. Eu estou doente também. Não sei como lidar, já busquei ajudar psicólogica, mas o transtorno sai do nosso controle. Me sinto uma péssima mãe, por não saber lidar. Oro pra Jesus mudar esse quadro.
voce ja tenta ajudar, já é otimo passo! vc é uma ótima mãe, nao tenha duvidas
Insista no tratamento dela. E como o Dr disse, se tiver que ir mudando de profissionais, que mude até q ela se adapte. Procure o CAPS. FORÇA!
Não adianta só orar não, já levou no psiquiatra? Ela já toma os remédios? Faz terapia toda semana? Fora isso não melhora mesmo. Se você como mãe fizer isso por ela, ela será grata e você se sentirá em paz!
precisa de remedios
Um ponto interessante que não foi mencionado, borderline tende a melhorar naturalmente conforme a idade vai avançando.
Pura verdade …
Sério? Será que posso ter esperança então?
Pelo que li, eles pode melhorar com tratamento, isso em anos. Sem acompanhamento é muito difícil o indivíduo aprender a se regular sozinho
@@missaggialucom tratamento, sim
Sim, mas é um melhora sutil. Depois dos 40 começa a melhorar um pouco, se o border tiver se tratando essa melhora pode ser bem mais significante.
Esse médico explica super bem.
Eu sinto raiva e amor ao mesmo tempo ...e me sinto vazia, sozinha mesmo junto às pessoas.
Também sinto ânsia das pessoas enjoo fácil meu casamento acabou porque eu não conseguia identificar se era medo decficar sozinha ou não gostava mesmo mais dele ....É horrível ser borderline.
Essa ê s segunda vez que esse programa ,muito bem explicado Eu sti qt e difícil lindar com pessoas que tem esse transtono bordelaine 😢tenho um filho asdim so decobrimos quando ja ia fazer 40 anos,nao podia seg questionado tomava desisoes absurdas por nao ser contrado para trabalhar tentava tudo qui aprendeu na faculdade fazer sozinho pra nao ficar srm trabalhar mesmo assim nao derram certo ,sofre muito pir nao ter um emprego no qui ele aprendeu,so Deus sabe quanto pai e mae sofre,nao sei ate qd vamos passar por isso nada da certo pra ele,so DEUS!!!
Uma amiga minha border, não se tratava e foi se destruindo até falecer aos 56 anos
😥 poxa
Inferno esse borderline na vida da gente.Pior são os outros confundindo a gente com os Narcisistas😢
Eu sou bonderline fui descobrir só esse ano eu fico.pessando como fiz as pessoas sofrerem e também sofri muito 😢e ainda sofro
Na hora fazemos o erro, e entendemos mais só após o erro. E sofremos muito pelo nosso erro e aí que nós auto machucamos
Sou bordr tempo todo em extase emocional . Esse picos de mudanças bruscas causaram muitos danos perdi minha casa , inrreparáveis. Esse dano,tbm nem sei quem sou .
No meu caso, impossível meditar, se consegue meditar não está querendo quebrar a cara de quem sugere que ela faça meditação!!!! Respeitosamente falando.
Obrigada por falarem sobre o tema 👏🏻👏🏻👏🏻
Como não ser considerado um bordelaine em meio a convivencia com narcisista a minha vida inteira.
Minha mãe não se auto mutila mas toma tarjao preto. É só se sentir estressada e diz que vai tomar lorazepam, se tranca no quarto e toma uma porção de comprimidos aí de madrugada tá acordada rondando pela casa enchendo o saco
Minha mãe é Narcisista. Eu só soube que sou Borderline aos 42 anos. Minha vida inteira foi arrasada.
Existem 256 tipos de borderline. Essa mulher precisa se informar. Existem profissionais que só trabalham com TPB
Creio que eu posso ter isso, nao tenho medo nenhum de ficar sozinha, nem busco atencao 24h de ninguem, mas meu humor se altera rapidamente de feliz pra triste, de calma pra irritada, se sou contrariada as minhas palavras e atitudes fogem do controle, e se entro em discussões perco totalmente o controle, coisinhas pequenas trazem muita irritabilidade, quando estou firme na presenca de Deus, tudo isso vai embora, parece que sou a pessoa mais controlada do mundo me sinto totalmente feliz e estável, mas quando me afasto de Deus, da minha comunhão com ele, tudo volta com força! Sinto que preciso da presenca de Deus, mas também de tratar isso profissionalmente, mas Deus me ajuda muito a controlar a mim mesmo, pois quando penso em me descontrolar ou pensar em coisas erradas algo me impede de cometer esses erros, creio que quem tiver esse transtorno busque a Deus e a um profissional, vai ajudar muito!
Descreveu minha vida, NÃO tenho medo de ficar sozinha, e só melhoro na presença de DEUS
@@carlensantana9176 Deus através do Espírito Santo, nos dá domínio próprio, paz e calma, creio que por isso melhoramos