Pessoal, longe de querer criticar o excelente trabalho de nosso magnífico Leandro, mas como engenheiro, preciso apontar alguns problemas que precisam ser consertados para que este projeto tenha um rendimento mínimo aceitável. Existem vários modelos de pastilha Peltier, esse modelo que o Leandro utilizou é o 12706, sempre o final do modelo irá indicar o quanto de corrente ela precisa para funcionar bem, que neste caso é 6A. Jamais, nunca, jamé, never, nem pensar, nem chorando, que uma fonte dessas universal vai fornecer 6A para a pastilha funcionar bem. Entendam que mesmo ela oferecendo 12v, o fundamental aqui é a corrente. A pastilha 12706 pode consumir até 90w de potência, ja que pode ser ligada em até 15v então o primeiro passo é trocar essa fonte universal de notebook por uma fonte de computador desktop e utilizar os fios preto e amarelo que caso a fonte seja boa, irá fornecer a corrente necessária. O segundo passo é que esse dissipador de computador que ele usou é dos antigos processadores LGA775 e ainda é dos piores, todo feito de alumínio (os melhores da época tinham o centro/miolo de cobre). Quanto mais massa (mais pesado) tiver o dissipador, mais calor ele irá conduzir ou seja, mais ele irá resfriar. Outro ponto a observar é que esse centro do dissipador que ele usou é redondo, e não pega toda a área da peltier que é quadrada de tamanho 4x4cm, ou seja, é um fator a mais para não resfriar bem o lado quente da pastilha. A solução para isso é usar um dissipador de calor do tipo torre, muito comum nos LGA1155 ou acima da intel, eles tem HeatPipes (Tubos de cobre) que transferem melhor o calor para as aletas de alumínio e consequentemente vão resfriar bem melhor o sistema. O terceiro passo é fazer uma divisória de EVA ou material isolante equivalente ao redor da peça, entre o lado quente e o lado frio da pastilha. Isso ja é feito nos bebedouros onde essa pastilha peltier é utilizada. Tem que fazer isso, porque senão o lado quente da pastilha irá esquentar o lado frio e o rendimento irá cair mais de 40%. Se nosso amigo Leandro fizer essas modificações, o projeto dele terá um resultado pelo menos o triplo melhor do que o vídeo apresentado. Um feliz natal a todos!
@@danielprimata Olá Daniel, que bom que gostou da resposta e espero que tenha lhe ajudado. Cursei engenharia da computação e meu foco é desenvolvimento de hardware e aplicação em sistemas embarcados, atualmente desenvolvi projetos no ramo aero espacial para a Cactus Rockets Design, uma equipe vencedora da Latin American Space Challenge 2023. Boa sorte com seu objetivo de se formar, mantenha-se firme!
Bom dia vinicius, muito top sua explicação, tenho umas pastilhas aqui mas estou colocando uma fonte de muitos amperes e tem um rendimento bem ruim, pode ser a fonte?
@@matheuss9188 Olá Matheus, espero que esteja bem. A chave para o bom desempenho da Peltier é resfriamento adequado do lado quente, precisa ser usado um dissipador grande. Nos bebedouros é um de alumínio de tamanho 20x20cm mais ou menos com um cooler forte. E claro, a fonte de energia é importante, a 12706 consome 6 Ampere em 15 Volts e em 12 Volts pode consumir 7,5 Ampere para manter a potência total de 90W. Eu recomendo usar uma boa fonte de desktop ou uma fonte colméia dessas usadas em circuito de CFTV. Fazendo isso ela vai criar até gelinho em cima do lado frio. Boa sorte com seu projeto!
Boa noite, uma melhoria seria isolar os dois lados da pastilha, pois possivelmente o ventilador puxa um pouco do ar quente pra dentro comprometendo o resfriamento.
Também pensei nisso, o ideal, seria cortar o furo onde a pastilha fica, com o tamanho exato da pastilha, ou mesmo do tamanho do dissipador menor, fazendo que apenas a parte que resfria fique dentro do tubo.
Achei muito top o projetinho, já e princípio para grandes projeto com uso desta pastilha. Já estou fazendo uns estudos para aplica no ventilador normal
Leandro o seu projeto está excelente. O problema são as pás da entoinha de computador que são projetadas apenas para resfriar próximo do cooler do computador e não é para uma distância maior. O que vai ter que procurar é um desses ventiladores de mesa chinês que tem as pás próprias para ventar mais longe. Creio que em loja de informática tem esse tipo de ventilador. Ou se você quiser estudar um pouco mais, tem um cálculo de criar umas hélices para cada tipo de velocidade. São os mesmos cálculos para hélices de aeromodelo (lembrei agora desse tipo de hélice!!) dá para colocar um motorzinho com essa hélice que falei e usar as pastilhas. É isso!!!
Amigo, isso é a solução dos meus problemas. Tenho uma estufa pra horta em casa e as minhas verduras sofrem muito com o calor de Manaus, mais o calor produzido das plantas. Esse equipamento deverá resolver meu problema pois, é um ambiente pequeno! Agradeço muito pelo vídeo, ficou mto fácil entender o funcionamento
Parabéns pela criatividade, continue sempre aperfeiçoando seu invento, esse então é muito útil, principalmente para estudantes e trabalhadores home office.
fiz um projeto com 15 peltier. isolando bem os dissipadores que esquenta e os que gela. usei dissipadores maiores em ambos os lados. com 15 cooler espalhados no pvc de 200mm. os cooler coloquei de 120mm maiores de alta rotação. e adaptei em cima da cama. ficou showww. gela legal a cama toda. coloquei um timer digital que programo pra desligar os peltier a cada 1hora e deixando só os cooler ligados. e os peltier fica em descanço por 15min. depois o timer religa os peltier. ficou bonito o projeto.
Acho que dá pra melhorar se você conseguir isolar bem os dois lados da pastilha de Peltier... Outra dica é você tentar fazer as entradas de ar de um jeito que o ar passe exclusivamente pelo dissipador do lado frio
Usa um dissipador.maior do lado frio. E não parafusar os dois dissipadores pq o parafuso transmite o calor para o lado frio. É só colar a pastilha nós dissipadores usando uma.mistura de super Bonder com pasta térmica.
Dahora Leandro.... Já que está com fonte de notebook então você tem aproximadamente 19 volts.... Mete um potenciômetro aí de 10K ou um step down ,pois as ventoinhas aguentam até o máximo da tensão da fonte e com o potenciômetro você regula a velocidade,vai que isso é top! Eu tenho esse projeto feito,e funciona bala bala!!!! Abraços
Ei brother, tô querendo fazer um desse, vc usou ventoinha comum de computador? Eu tenho essas ventoinhas e também tenho um mini ventilador de mesa que queria aproveitar pra fazer
Leandro eu gosto muito de assistir seus vídeos, mas eu acho legal avisar ao pessoal que as vezes o lado da peltier vem invertido e vale a pena fazer um teste com uma pilha AA só por garantia. Abraço e parabéns pela sua energia positiva.
boa noite Leandro!!! tem que colocar um dissipador mais robusto no lado quente da pastilha, assim ela consegue resfriar ainda mais e tampando pra ventoinha não puxar o ar quente!!!!Parabéns pelo projeto!!!
Amei o vídeo ,torço pra você inventar um ar desse para carro.
3 года назад+63
Eu tenho uma dica para um ar condicionado maior que deu para esfriar uma sala não muito grande, mais precisamente a loja da minha mãe. Usei 6 placas peltier, 12 blocos de refrigeração a água de alumínio com entrada e saída, alguns tubos de alumínio grandes retirados de umas antenas vhf velhas, duas bombas d’água de 5V, duas garrafas de 500ml e uma ventoinha radiador de carro e mais um controlador de corrente variável e dois botões liga/desliga. Fixei os dissipadores de água ligados em série em cada um dos lados das pastilhas com pasta terminar, do lado que ficava dentro la loja fiz uma serpentina com os tubos de alumínio (dobrei com o auxílio de um maçarico de cozinha pq se não os tubos partem-se), prendi a serpentina ao lado onde supostamente a placa fará frio, liguei o tubo de alumínio a uma das saídas do dissipador, na outra extremidade do dissipador (lado frio) liguei o tubo de alumínio a garrafa de 500ml, liguei outro tubo da garrafa a serpentina e fechei o circuito, fiz a mesma coisa mas nós dissipadores do lado onde supostamente sai o calor, fiz outra serpentina maior e fechei o circuito através de outros tubos de alumínio e outra garrafa de 500ml e a outra bomba e meti a outra serpentina para o lado de fora da loja. Enchi as duas garrafas com água e testei se as duas bombas faziam a água mover e voila. A loja tinha uma armação tipo saída de ar mas só seria de enfeite. Então prendi a serpentina a ventoinha do radiador de carro, um dos interruptores ligava e desligava as bombas, a ventoinha e as placas, o controlador de tensão permitia controlar a intensidade do vento e um terceiro botão comutador permitia numa posição fazer frio, no meio era só ventilados e na outra posição invertia o circuito da placa peltier e fazia calor. As bombas ajudavam a água fria circular na serpentina dentro da loja e a outra bomba fazia a água quente circular para a serpentina do lado de fora da loja e no inverno o contrário. Ficou super eficiente e silencioso e não se notou grande diferença na conta da luz. Nota: só ao fim de 2 anos tive de colocar mais água no reservatório de água quente :)
3 года назад+8
Isso parece um bocado complexo mas nem ficou muito caro, não é preciso gás refrigerador e se quem estiver a fazer também tiver o dom da arte faz um trabalho que até põe no chinelo um AC de fábrica é muito mais eficiente
Acho que na parte fria não precisa de água. Bastava você por as serpentinas para uma distribuição melhor do gelo e para aumentar a área de contato com o vento do ventilador.
Leandro professor pardal , valeu pelo trabalho para nos ensinar , sugiro alem de muuitas ideias legais , usar uma colmeia e usar agua para acumular gelo e a agua para hidratar o ambiente
Parabéns meu colega eu quero.achar também essas peças para fazer em um carro , pois a amperagem da pastilhas e dos cooler são muito baixas aí ficaria top em um carro,também acho se tiver como ter uma passagem de água em canos de cobre ia ser ideal,tem um vídeo que o cara faz um para refrigerantes assim ficou top.
⭐⭐⭐Parabéns pelo seu trabalho ⭐⭐⭐ 💁♂️ Gostei muito da ideia ⭐⭐⭐ 🤔 Eu acho que un desse 2.0💁♂️ ficaria ideal👍 na minha mesa do escritório 🏢 💁♂️ Fico no aguardo da versão 3.0 que vc sitou no vídeo 📹 100 👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Dica para melhorar o projeto. Use um dissipador maior no lado frio da pastilha, e faça uns furos logo no começo das "aletas" do dissipador.. Assim, voce tera um melhor fluxo de ar, e aproveitara mais o arrasto do vento nas aletas.. No lado quente da pastilha, tente isolar ao maximo do lado frio. Experimente usar algumas camadas daquela folha de EVA. Elas sao feitas de estuma e é um ótimo isolante termico. Tente usar um dissipador com Heat Pipe, pois assim, a dissipação do calor ficará mais longe.. Sobre a estrutura do projeto, a pastilha esfria mais se vc conseguir eliminar ao maximo o calor gerado por ela, por isso dei essas dicas.. coloque um cooler pequeno bem em cima do dissipador do lado frio, e um maior (porem com rotação mais baixa) na saida do projeto.. É que, por incrível que pareça, o cooler colocado do lado quente da placa (e do lado frio também) precisa jogar o ar para fora do dissipador, e não para dentro, como todo mundo jura que seria o certo. A razão para isso é que mais importante do que criar uma circulação de ar no dissipador, é que essa circulação se dê por sucção (gerando um micro sistema de baixa pressão). Nessas condições, a baixa pressão relativa de ar passando entre as aletas do dissipador promove a maior eficiência de resfriamento deste, uma vez que temperatura e pressão são grandezas diretamente proporcionais. Em outras palavras, quanto maior a pressão, maior a temperatura E VICE VERSA.
Cara parabens pela criatividade, kķkkk vou usar o projeto para resfriar meu processador, simples, barato, e 13 graus e excelente pro processador so tenho q pensar em um meio para a humidade pois ja vi que isso sera um problema
da para isolar o lado quente, para que o ar aquecido nao seja puxado pelo vacuo da ventoinha frontal, isso vai melhorar a eficiencia, parabens pelo video
O povo é muito exigente,oq mais vejo é comentários negativos para até mesmo esses Mine resfriadores de mesa que vendem no mercado,vejo mensagens de pessoas perguntando se vai gelar um quarto inteiro rs, resumindo, gosto muito dos seus vídeos,sou novo seguidor,ainda vou ver muitos vídeos seus e não vejo a hora do novo modelo 3.0 😂,abç e que Deus continue abençoando sempre.
Like! Eu também curto gambiarras e faço algumas. Uma sugestão: não acho legal colocar a pastilha conectada à ventoinhas dos dois lados, pois assim, você vai irradiar o ar quente e o frio no ambiente, tirando assim a eficiência do projeto. Uma sugestão: o lado frio, liga-se a ventoinha bem potente, para irradiar o vento frio e evitar a formação de gelo nas aletas de alumínio, pois se fechar de gelo, interrompe a ventilação. No lado da pastilha que aquece, poderia ser conectado um tipo de refrigeração por água, de modo que a água passasse por uma peça e circulasse, como um radiador, desta forma, não seria irradiado o calor no ar também. Por final, deve-se atentar para a formação de gotas de água no ambiente, já que no processo de resfriamento, o frio vai tirar umidade do ar, concentrando umidade e formando água. Claro que se a intenção é refrigerar um ambiente como um quarto, pela capacidade da pastilha Peltier, não atenderá, não haverá BTUs suficientes, então o melhor mesmo, como o rapaz falou, é comprar um arcondicionado mesmo.
@@marcosbianchi1587 Não sr. Marcos, eu não vejo como uma perda de tempo, para amenizar a temperatura de um quarto, o dispositivo deve ter potência sufience para criar uma temperatura negativa, um arcondicionado com pastilha Peltier, tem uma refrigeração insuficiente, mas o vídeo vale pelo curiosidade e pelo aprendizado de como estas coisas funcionam.
Parabéns cara ,ideia maneira !! E da sim para melhorar !!! Basta vc recortar a parte que resfria da mesma medida , assim vc vai conseguir uma eficiência melhor da parte que resfria ... Pelo que eu pude perceber, o buraco ficou muito grande, espondo a parte que aquece também para dentro ... Deixe mais juntinho o lado que resfria, assim terá um resultado melhor !! E faça uns buracos menores bem rente a base que resfria... Espero que tenha entendido o que eu quis dizer!! Abraço grande !
para ficar mais eficiente no dissipador que congela tem que passar por uma serpentina de agua bombeada recirculando ai sim entra o coller soprando ar entre a serpentina com agua resfriada. forte abraço.
Pela conservação de energia, o ideal é que a parte que esquenta jogue o ar pra fora da casa. Ou a resultante da temperatura do sistema fechade seria apenas ganho de calor.
Caramba até que gostei desse projeto, qual a versão mais melhorada poderia incluir mais ventiladores e mais pastilhas Peltier cara seria top, mas o seu projeto vai inspirar muita gente a fazer ele inversões bem melhoradas
E aí Leandro beleza, eu assistie o vídeo do professor Flávio ensinando a fazer uma placa de circuito impresso aí ele disse assim como fazer uma bancada com a serra circular usando a microrretifica como faz uma serra circular de bancada proficional sem ser caseira Leandro. Valeu.
da pra vc fazer na vercao 3.0 colocar varios desse mini ar do video ligados em serie ums 10 desse mini ar um do lado do outro vai almenta a potencia de refrigeramento
Eu acho super legal esses experimentos. Já fiz alguns testes e vou logo dizendo: É ineficiente. Eu comprei duas baterias de 220ah, 3 painéis solar, inversor de onda senoidal e todo o resto para funcionar um sistema de energia foto voltaico. Então não precisei me preocupar com gasto de energia. Como as pastilhas peltier são de 12v, não me preocupei com transformador. Usei um water cooler de um PC velho e coloquei do lado de fora do quarto (para não esquentar o quarto já que tem um "radiador" ). A única coisa que entrava era a mangueira que vinha do water cooler mas mesmo assim revesti com eva para evitar que esquentasse nem que fosse pouco. No final das contas a pastilha ficou entre -5 e -10°C. Mas o trabalho e o tanto de coisas que gastei não valem a pena. O bom é que a energia solar se usa para qualquer outra coisa, obedecendo a potência do inversor que é de 1500w (pico). Acho que vc terá um sucesso bem melhor fazendo algo parecido.
Pensei em fazer utilizando essas pastilhas mas em conjunto com aquele dissipador que passa a água por dentro, só que no formato do climatizador, que vai puxando a água do recipiente e vai descendo pela colmeia já refrigerado pela Peltier
Parabéns pelo projeto! Sugestão para a versão 3.0: Por tratar-se de algo portátil, seria interessante mudar a fonte de energia eliminando assim o fio preso a tomada e dando mobilidade ao equipamento. Abraço
Vou fazer um desse, trabalho de vigia em uma guarita bem pequena (só cabe um pessoa), e acho que um desse é suficiente pra refrescar o ambiente todo, vou ver se até faço um projeto usando duas pastilhas!
Gostei muito da sim para refrescar uma área maior até um carro (só fazer eles em série vários formando um quadrantes colocar dentro de uma caixa térmica e ligar na bateria ou numa placa solar fica a dica 🤓
Boa noite, um dica que dou é usar uma fonte comeia ou Atx, a pastilha puxar um boa corrente, da próxima vez tentar usar uma fonte de Pc, vai poder aproveitar o pwm (aí o cooler gira com mais eficiência), tentar usar tbm uma pasta térmica cinza, a taxa de troca de calor é maior. Sucesso!
Pessoal, longe de querer criticar o excelente trabalho de nosso magnífico Leandro, mas como engenheiro, preciso apontar alguns problemas que precisam ser consertados para que este projeto tenha um rendimento mínimo aceitável.
Existem vários modelos de pastilha Peltier, esse modelo que o Leandro utilizou é o 12706, sempre o final do modelo irá indicar o quanto de corrente ela precisa para funcionar bem, que neste caso é 6A. Jamais, nunca, jamé, never, nem pensar, nem chorando, que uma fonte dessas universal vai fornecer 6A para a pastilha funcionar bem.
Entendam que mesmo ela oferecendo 12v, o fundamental aqui é a corrente. A pastilha 12706 pode consumir até 90w de potência, ja que pode ser ligada em até 15v então o primeiro passo é trocar essa fonte universal de notebook por uma fonte de computador desktop e utilizar os fios preto e amarelo que caso a fonte seja boa, irá fornecer a corrente necessária.
O segundo passo é que esse dissipador de computador que ele usou é dos antigos processadores LGA775 e ainda é dos piores, todo feito de alumínio (os melhores da época tinham o centro/miolo de cobre). Quanto mais massa (mais pesado) tiver o dissipador, mais calor ele irá conduzir ou seja, mais ele irá resfriar. Outro ponto a observar é que esse centro do dissipador que ele usou é redondo, e não pega toda a área da peltier que é quadrada de tamanho 4x4cm, ou seja, é um fator a mais para não resfriar bem o lado quente da pastilha.
A solução para isso é usar um dissipador de calor do tipo torre, muito comum nos LGA1155 ou acima da intel, eles tem HeatPipes (Tubos de cobre) que transferem melhor o calor para as aletas de alumínio e consequentemente vão resfriar bem melhor o sistema.
O terceiro passo é fazer uma divisória de EVA ou material isolante equivalente ao redor da peça, entre o lado quente e o lado frio da pastilha. Isso ja é feito nos bebedouros onde essa pastilha peltier é utilizada. Tem que fazer isso, porque senão o lado quente da pastilha irá esquentar o lado frio e o rendimento irá cair mais de 40%.
Se nosso amigo Leandro fizer essas modificações, o projeto dele terá um resultado pelo menos o triplo melhor do que o vídeo apresentado.
Um feliz natal a todos!
Que comentário legal, ainda estou no ensino médio e pretendo me formar em engenharia física. Qual engenharia vc cursou?
@@danielprimata Olá Daniel, que bom que gostou da resposta e espero que tenha lhe ajudado. Cursei engenharia da computação e meu foco é desenvolvimento de hardware e aplicação em sistemas embarcados, atualmente desenvolvi projetos no ramo aero espacial para a Cactus Rockets Design, uma equipe vencedora da Latin American Space Challenge 2023.
Boa sorte com seu objetivo de se formar, mantenha-se firme!
Bom dia vinicius, muito top sua explicação, tenho umas pastilhas aqui mas estou colocando uma fonte de muitos amperes e tem um rendimento bem ruim, pode ser a fonte?
Eu quero saber quando vcs vão colocar um modelo desse a venda para por aqui no meu carajás da Gurgel
@@matheuss9188 Olá Matheus, espero que esteja bem. A chave para o bom desempenho da Peltier é resfriamento adequado do lado quente, precisa ser usado um dissipador grande. Nos bebedouros é um de alumínio de tamanho 20x20cm mais ou menos com um cooler forte. E claro, a fonte de energia é importante, a 12706 consome 6 Ampere em 15 Volts e em 12 Volts pode consumir 7,5 Ampere para manter a potência total de 90W. Eu recomendo usar uma boa fonte de desktop ou uma fonte colméia dessas usadas em circuito de CFTV.
Fazendo isso ela vai criar até gelinho em cima do lado frio.
Boa sorte com seu projeto!
O que movimenta a ciência não são as certezas e sim as dúvidas, excelente trabalho.
👏👏👏👏
Boa noite, uma melhoria seria isolar os dois lados da pastilha, pois possivelmente o ventilador puxa um pouco do ar quente pra dentro comprometendo o resfriamento.
🤔E amigo????
Também pensei nisso, o ideal, seria cortar o furo onde a pastilha fica, com o tamanho exato da pastilha, ou mesmo do tamanho do dissipador menor, fazendo que apenas a parte que resfria fique dentro do tubo.
Vdd
Verdade! Afinal o CPU Fan conduz o ar ao contrário.
Então no caso o cooler (CPU Fan ou cooler box Intel) está fazendo um trabalho de "push in pool".
Show de bola gostei do projeto já tenho uma pastilha😊
*LIKEZÃOOOOOOOO*
😁
Vc por aqui ? Kkk eu sou fã de vcs 😅
Dois genios criadores 👏👏👏👏
Muito top! Parabéns! Continue assim! Usando seu conhecimento e habilidades para o bem da humanidade!
Muito obrigado😀
Achei muito top o projetinho, já e princípio para grandes projeto com uso desta pastilha.
Já estou fazendo uns estudos para aplica no ventilador normal
Leandro o seu projeto está excelente. O problema são as pás da entoinha de computador que são projetadas apenas para resfriar próximo do cooler do computador e não é para uma distância maior. O que vai ter que procurar é um desses ventiladores de mesa chinês que tem as pás próprias para ventar mais longe. Creio que em loja de informática tem esse tipo de ventilador. Ou se você quiser estudar um pouco mais, tem um cálculo de criar umas hélices para cada tipo de velocidade. São os mesmos cálculos para hélices de aeromodelo (lembrei agora desse tipo de hélice!!) dá para colocar um motorzinho com essa hélice que falei e usar as pastilhas. É isso!!!
Mas a voltagem desses ventiladores de mesa chineses é diferente da pastilha e do cooler não?
high static pressure fan para pc
Poise
mas ele pode simplismente colocar um tubo na saida do ar, que vai servir de canalisador e direcionador do vento.
Tenho 2 ventiladores cooler 12v, ventila muito eu ñ sei quantas rpm , ele é da MECHATRONICS MD 9238H12B FSR DC 12 V O.88A .
Vc é um cara muito inteligente ,gostei do seu projeto .
Amigo, isso é a solução dos meus problemas. Tenho uma estufa pra horta em casa e as minhas verduras sofrem muito com o calor de Manaus, mais o calor produzido das plantas. Esse equipamento deverá resolver meu problema pois, é um ambiente pequeno! Agradeço muito pelo vídeo, ficou mto fácil entender o funcionamento
Muito bom gostei pra nós amante da gambiarra eh muito eficiente parabéns Leandro
Parabéns Leandro, excelente trabalho obrigado por compartilhar, continue 👏👏👏👏👏👍👍👆
Muito boa essa versão 2.0, subiu o nível desse mini ar condicionado de uma forma grandiosa!
Parabéns pela criatividade, continue sempre aperfeiçoando seu invento, esse então é muito útil, principalmente para estudantes e trabalhadores home office.
Super genial como todos os outros projetos!
Será uma verdadeira providência aqui no nordeste
Genial, me parece uma ótima opção para instalar no carro, pode ter um bom resultado
fiz um projeto com 15 peltier. isolando bem os dissipadores que esquenta e os que gela. usei dissipadores maiores em ambos os lados. com 15 cooler espalhados no pvc de 200mm. os cooler coloquei de 120mm maiores de alta rotação. e adaptei em cima da cama. ficou showww. gela legal a cama toda. coloquei um timer digital que programo pra desligar os peltier a cada 1hora e deixando só os cooler ligados. e os peltier fica em descanço por 15min. depois o timer religa os peltier. ficou bonito o projeto.
Posta vídeoooooo
Manda uma foto do seu ar Peltier pra todos terem uma idéia! blza?
manda o vídeo
Sabe a dinâmica dos ar condicionado portatil ? Ent, podia jogar o ar quente para fora de sua casa assim...
parabéns LEANDRO pelo seu projeto voce e um cara bastante inteligente falta e pessoas pra acreditar numa pessoa assim e investir em voce waleu
Muito bacana, Parabéns muito inteligente. 😊
Acho que dá pra melhorar se você conseguir isolar bem os dois lados da pastilha de Peltier... Outra dica é você tentar fazer as entradas de ar de um jeito que o ar passe exclusivamente pelo dissipador do lado frio
🤔🤔🤔E amigo???
Verdade!!
Concordo com vc Ives!
Colocando o ventilador bem próximo a pastilha
Usa um dissipador.maior do lado frio. E não parafusar os dois dissipadores pq o parafuso transmite o calor para o lado frio. É só colar a pastilha nós dissipadores usando uma.mistura de super Bonder com pasta térmica.
Dahora Leandro.... Já que está com fonte de notebook então você tem aproximadamente 19 volts....
Mete um potenciômetro aí de 10K ou um step down ,pois as ventoinhas aguentam até o máximo da tensão da fonte e com o potenciômetro você regula a velocidade,vai que isso é top!
Eu tenho esse projeto feito,e funciona bala bala!!!!
Abraços
Ei brother, tô querendo fazer um desse, vc usou ventoinha comum de computador? Eu tenho essas ventoinhas e também tenho um mini ventilador de mesa que queria aproveitar pra fazer
Muito Bom Leandro Parabéns Amigo ! Eu acho sua Criatividade única !!!😂😂😂
Valeu !
Melhor do que os que estão vendendo por aí. Os "Mine ar-condicionado para veículos".
Legal, vai ser bom no calor. 👍💁🎽
Tava sumido!
Bom assistir seus vídeos novamente.
Leandro eu gosto muito de assistir seus vídeos, mas eu acho legal avisar ao pessoal que as vezes o lado da peltier vem invertido e vale a pena fazer um teste com uma pilha AA só por garantia. Abraço e parabéns pela sua energia positiva.
boa noite Leandro!!! tem que colocar um dissipador mais robusto no lado quente da pastilha, assim ela consegue resfriar ainda mais e tampando pra ventoinha não puxar o ar quente!!!!Parabéns pelo projeto!!!
Vc é crânio brother! Dá para aprender muito com suas invenções!👍🤝🤜🤛✅
PARABÉNS LEANDRO FELIPE SEMPRE NOS BRINDA COM ÓTIMOS PROJETOS
Excelente ideia Leandro ! Parabéns. Vou fazer um pra mim rsrsrsr
Nossa ficou excelente , acho que dá pra colocar no meu corcel 2
Amei o vídeo ,torço pra você inventar um ar desse para carro.
Eu tenho uma dica para um ar condicionado maior que deu para esfriar uma sala não muito grande, mais precisamente a loja da minha mãe. Usei 6 placas peltier, 12 blocos de refrigeração a água de alumínio com entrada e saída, alguns tubos de alumínio grandes retirados de umas antenas vhf velhas, duas bombas d’água de 5V, duas garrafas de 500ml e uma ventoinha radiador de carro e mais um controlador de corrente variável e dois botões liga/desliga.
Fixei os dissipadores de água ligados em série em cada um dos lados das pastilhas com pasta terminar, do lado que ficava dentro la loja fiz uma serpentina com os tubos de alumínio (dobrei com o auxílio de um maçarico de cozinha pq se não os tubos partem-se), prendi a serpentina ao lado onde supostamente a placa fará frio, liguei o tubo de alumínio a uma das saídas do dissipador, na outra extremidade do dissipador (lado frio) liguei o tubo de alumínio a garrafa de 500ml, liguei outro tubo da garrafa a serpentina e fechei o circuito, fiz a mesma coisa mas nós dissipadores do lado onde supostamente sai o calor, fiz outra serpentina maior e fechei o circuito através de outros tubos de alumínio e outra garrafa de 500ml e a outra bomba e meti a outra serpentina para o lado de fora da loja.
Enchi as duas garrafas com água e testei se as duas bombas faziam a água mover e voila.
A loja tinha uma armação tipo saída de ar mas só seria de enfeite. Então prendi a serpentina a ventoinha do radiador de carro, um dos interruptores ligava e desligava as bombas, a ventoinha e as placas, o controlador de tensão permitia controlar a intensidade do vento e um terceiro botão comutador permitia numa posição fazer frio, no meio era só ventilados e na outra posição invertia o circuito da placa peltier e fazia calor.
As bombas ajudavam a água fria circular na serpentina dentro da loja e a outra bomba fazia a água quente circular para a serpentina do lado de fora da loja e no inverno o contrário. Ficou super eficiente e silencioso e não se notou grande diferença na conta da luz.
Nota: só ao fim de 2 anos tive de colocar mais água no reservatório de água quente :)
Isso parece um bocado complexo mas nem ficou muito caro, não é preciso gás refrigerador e se quem estiver a fazer também tiver o dom da arte faz um trabalho que até põe no chinelo um AC de fábrica é muito mais eficiente
Amigo, faz o vídeo mostrando como vc fez? Pra gente ter uma noção, como é pra fazermos.
Mano, isso merece um video!
Show... merece um vídeo sim.. parabéns 👏👏👏
Acho que na parte fria não precisa de água. Bastava você por as serpentinas para uma distribuição melhor do gelo e para aumentar a área de contato com o vento do ventilador.
Leandro professor pardal , valeu pelo trabalho para nos ensinar , sugiro alem de muuitas ideias legais , usar uma colmeia e usar agua para acumular gelo e a agua para hidratar o ambiente
Saudações meu amigo! DEUS lhe abençoe! Feliz natal e um ótimo ano novo! Forte abraço!
shou de bola , vamos chegar na versao 3.0
Parabéns meu colega eu quero.achar também essas peças para fazer em um carro , pois a amperagem da pastilhas e dos cooler são muito baixas aí ficaria top em um carro,também acho se tiver como ter uma passagem de água em canos de cobre ia ser ideal,tem um vídeo que o cara faz um para refrigerantes assim ficou top.
Muito legal para quem nao pode instalar um arcondicionado ou o ambiente é muito grande, sendo que a pessoa trabalhe no cantinho dela.
⭐⭐⭐Parabéns pelo seu trabalho ⭐⭐⭐
💁♂️ Gostei muito da ideia ⭐⭐⭐
🤔 Eu acho que un desse 2.0💁♂️ ficaria ideal👍 na minha mesa do escritório 🏢
💁♂️ Fico no aguardo da versão 3.0 que vc sitou no vídeo 📹
100 👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Muito bom Leo top como sempre
Top Leandro Fellipe, manda um salve pra Emerson contagem , MG
Parabéns cara, muito legal. A lógica do povo é a mesma de seca uma piscina com com uma seringa.
E otimo esta invensao poderia sim ser usado em dias quente proximo a cama ou em carro que nao tem ar
Eu sempre gosto de seus recursos tecnológicos,um abraço Wellington de Arcos mg
Leandro vc e o cara muito bom esse projetos
Que bom que fez a ideia do meu comment kkkk legal
Pra usar no carro fica legal, eu vi o projeto da geladeirinha portatil do manual do mundo ficou muito interessante
Ótima ideia amigo tenta fazer com aqueles mini ar condicionado que vende no mercado livre pra fazer com esse sistema de Peltier
Dica para melhorar o projeto.
Use um dissipador maior no lado frio da pastilha, e faça uns furos logo no começo das "aletas" do dissipador.. Assim, voce tera um melhor fluxo de ar, e aproveitara mais o arrasto do vento nas aletas..
No lado quente da pastilha, tente isolar ao maximo do lado frio. Experimente usar algumas camadas daquela folha de EVA. Elas sao feitas de estuma e é um ótimo isolante termico. Tente usar um dissipador com Heat Pipe, pois assim, a dissipação do calor ficará mais longe..
Sobre a estrutura do projeto, a pastilha esfria mais se vc conseguir eliminar ao maximo o calor gerado por ela, por isso dei essas dicas..
coloque um cooler pequeno bem em cima do dissipador do lado frio, e um maior (porem com rotação mais baixa) na saida do projeto..
É que, por incrível que pareça, o cooler colocado do lado quente da placa (e do lado frio também) precisa jogar o ar para fora do dissipador, e não para dentro, como todo mundo jura que seria o certo. A razão para isso é que mais importante do que criar uma circulação de ar no dissipador, é que essa circulação se dê por sucção (gerando um micro sistema de baixa pressão). Nessas condições, a baixa pressão relativa de ar passando entre as aletas do dissipador promove a maior eficiência de resfriamento deste, uma vez que temperatura e pressão são grandezas diretamente proporcionais. Em outras palavras, quanto maior a pressão, maior a temperatura E VICE VERSA.
parabens. estou sem palavras...
MERECE LIKE👋👋👋👋👋👋
Sua criatividade é muito boa
show de bola cara, parabens
Cara parabens pela criatividade, kķkkk vou usar o projeto para resfriar meu processador, simples, barato, e 13 graus e excelente pro processador so tenho q pensar em um meio para a humidade pois ja vi que isso sera um problema
Ficou ótimo esse projeto, parabéns mestre das gambiarras.
da para isolar o lado quente, para que o ar aquecido nao seja puxado pelo vacuo da ventoinha frontal, isso vai melhorar a eficiencia, parabens pelo video
Cara muito bom e divertido canal, parabéns mano, vc é um cara alegre. Inscrito e likesssssss,!
O povo é muito exigente,oq mais vejo é comentários negativos para até mesmo esses Mine resfriadores de mesa que vendem no mercado,vejo mensagens de pessoas perguntando se vai gelar um quarto inteiro rs, resumindo, gosto muito dos seus vídeos,sou novo seguidor,ainda vou ver muitos vídeos seus e não vejo a hora do novo modelo 3.0 😂,abç e que Deus continue abençoando sempre.
Like!
Eu também curto gambiarras e faço algumas.
Uma sugestão: não acho legal colocar a pastilha conectada à ventoinhas dos dois lados, pois assim, você vai irradiar o ar quente e o frio no ambiente, tirando assim a eficiência do projeto. Uma sugestão: o lado frio, liga-se a ventoinha bem potente, para irradiar o vento frio e evitar a formação de gelo nas aletas de alumínio, pois se fechar de gelo, interrompe a ventilação. No lado da pastilha que aquece, poderia ser conectado um tipo de refrigeração por água, de modo que a água passasse por uma peça e circulasse, como um radiador, desta forma, não seria irradiado o calor no ar também. Por final, deve-se atentar para a formação de gotas de água no ambiente, já que no processo de resfriamento, o frio vai tirar umidade do ar, concentrando umidade e formando água.
Claro que se a intenção é refrigerar um ambiente como um quarto, pela capacidade da pastilha Peltier, não atenderá, não haverá BTUs suficientes, então o melhor mesmo, como o rapaz falou, é comprar um arcondicionado mesmo.
Ou seja estamos perdendo tempo assistindo esse cara né?
@@marcosbianchi1587 Não sr. Marcos, eu não vejo como uma perda de tempo, para amenizar a temperatura de um quarto, o dispositivo deve ter potência sufience para criar uma temperatura negativa, um arcondicionado com pastilha Peltier, tem uma refrigeração insuficiente, mas o vídeo vale pelo curiosidade e pelo aprendizado de como estas coisas funcionam.
Show gostei. Vou fazer!!!!!
Parabéns cara ,ideia maneira !!
E da sim para melhorar !!!
Basta vc recortar a parte que resfria da mesma medida , assim vc vai conseguir uma eficiência melhor da parte que resfria
...
Pelo que eu pude perceber, o buraco ficou muito grande, espondo a parte que aquece também para dentro ...
Deixe mais juntinho o lado que resfria, assim terá um resultado melhor !!
E faça uns buracos menores bem rente a base que resfria...
Espero que tenha entendido o que eu quis dizer!!
Abraço grande !
To curtindo muito esses conteúdos
Show mestre.
Parabéns ficou bacana
para ficar mais eficiente no dissipador que congela tem que passar por uma serpentina de agua bombeada recirculando ai sim entra o coller soprando ar entre a serpentina com agua resfriada. forte abraço.
E aí gambearrista e nois tamo junto o robô ficou muito top hee!
Pela conservação de energia, o ideal é que a parte que esquenta jogue o ar pra fora da casa. Ou a resultante da temperatura do sistema fechade seria apenas ganho de calor.
Show cara!!
Achei uma boa ideia p tentar fazer no carro
Caramba até que gostei desse projeto, qual a versão mais melhorada poderia incluir mais ventiladores e mais pastilhas Peltier cara seria top, mas o seu projeto vai inspirar muita gente a fazer ele inversões bem melhoradas
Adoro uma gambiarra bem feita.
Parabéns pelo projeto!
Bacana ..... Ventilador de 10 Pol e ligando em série ou paralelo 6 placas Peltier!
E aí Leandro beleza, eu assistie o vídeo do professor Flávio ensinando a fazer uma placa de circuito impresso aí ele disse assim como fazer uma bancada com a serra circular usando a microrretifica como faz uma serra circular de bancada proficional sem ser caseira Leandro. Valeu.
da pra vc fazer na vercao 3.0 colocar varios desse mini ar do video ligados em serie ums 10 desse mini ar um do lado do outro vai almenta a potencia de refrigeramento
Eu acho super legal esses experimentos. Já fiz alguns testes e vou logo dizendo: É ineficiente. Eu comprei duas baterias de 220ah, 3 painéis solar, inversor de onda senoidal e todo o resto para funcionar um sistema de energia foto voltaico. Então não precisei me preocupar com gasto de energia. Como as pastilhas peltier são de 12v, não me preocupei com transformador. Usei um water cooler de um PC velho e coloquei do lado de fora do quarto (para não esquentar o quarto já que tem um "radiador" ). A única coisa que entrava era a mangueira que vinha do water cooler mas mesmo assim revesti com eva para evitar que esquentasse nem que fosse pouco. No final das contas a pastilha ficou entre -5 e -10°C. Mas o trabalho e o tanto de coisas que gastei não valem a pena. O bom é que a energia solar se usa para qualquer outra coisa, obedecendo a potência do inversor que é de 1500w (pico). Acho que vc terá um sucesso bem melhor fazendo algo parecido.
Muito top e funcional 👏😎
olá, gostei desse video tutorial. já conseguiu deixá-lo mais eficiente? desde já parabéns pela ideia
Gostei muito ar condicionado de mesa.
Pensei em fazer utilizando essas pastilhas mas em conjunto com aquele dissipador que passa a água por dentro, só que no formato do climatizador, que vai puxando a água do recipiente e vai descendo pela colmeia já refrigerado pela Peltier
Ficou bom.
Parabéns pelo projeto! Sugestão para a versão 3.0: Por tratar-se de algo portátil, seria interessante mudar a fonte de energia eliminando assim o fio preso a tomada e dando mobilidade ao equipamento. Abraço
Só se for bateria de moto!
Seus vídeos são muito interessantes projetos muito legais. Postei hoje no meu canal um vídeo de ar condicionado com Peltier tbm. Sucesso pra vc.
Vou fazer um desse, trabalho de vigia em uma guarita bem pequena (só cabe um pessoa), e acho que um desse é suficiente pra refrescar o ambiente todo, vou ver se até faço um projeto usando duas pastilhas!
Ficou limdooo
Adoreiii!! faz um pra miiiim??🙏🙏🙏🥺🥺
Gostei muito da sim para refrescar uma área maior até um carro (só fazer eles em série vários formando um quadrantes colocar dentro de uma caixa térmica e ligar na bateria ou numa placa solar fica a dica 🤓
Ficou muito top nota 30
E se instalar um 4 desses no teto de um quarto pequeno, deixando a parte que esquenta pra cima do forro, e só a parte que esfria dentro do quarto?
Parabéns Irmão Vou Fazer !
Gostei vou algo pra colocar no ainrl do meu carro 😊
O ideal é colocar outro dissipador com cooler na parte fria. Isolar bem entre os dois dissipadores com alguma isolante térmico. Top a idéia
Boa noite, um dica que dou é usar uma fonte comeia ou Atx, a pastilha puxar um boa corrente, da próxima vez tentar usar uma fonte de Pc, vai poder aproveitar o pwm (aí o cooler gira com mais eficiência), tentar usar tbm uma pasta térmica cinza, a taxa de troca de calor é maior. Sucesso!
é se eu usasse uma sequencia de 4 células dessas digamos em série ou algo parecido?
Excelente meu amigo! Aquelas aberturas laterais? Vai precisar realmente? O fluxo do primeiro couler não é suficiente?
Top!
Muito bom : )
Fico bem legal e forte tmj 👊
Cara muito Show!!!
Tenho um carro que não tem ar, já estou imaginando que poderia se usado no carro!
Você consegue fazer uma versão para carro?
Valeu Leandro gostaria de ter um desse no carro que trabalho acredito que ia ser muito útil
Gostaria de saber se é possível fazer o inverso, um aquecedor, já que eu onde estou morando é pouco frio.... obrigado
uma ideia interessante para colocar dentro do gabinete