JANA VOU APROVEITAR OS PRIMEIROS 5 MINUTOS DE FAMA ENQUANTO UM MONTE DE GENTE AINDA NÃO COMENTOU SÓ PRA TE AVISAR QUE EU, MINHAS CACHORRAS, A GATA E MEU MARIDO TE ASSISTIMOS SEMPRE E TE AMAMOS.
Fora do Jornalismo tenho três canais que frequento com assiduidade. O Tese Onze, o Tempero Drag e esse " Modestíssimo Espaço" que, apesar da modéstia, é um espaço grande de aprendizagem.
Jana, eu acho que você deve ouvir com certa frequência elogios sobre o seu conteúdo e que ele é brilhante. Depois que eu comecei a acompanhar o seu conteúdo eu fui ficando tão atento a essas coisas, de como palavras e contextos se relacionam e toda a questão da análise do discurso. Esse assunto do Enzo deu oq falar mas com certeza a sua visão de análise de texto me parece ser a mais profunda que vi.
Quando vejo os vídeos de Jana, não consigo não pensar na frase de J.K.Rowling (sim, eu citarei HP, na voz de Dumbledore): "Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia (...)". Eu fico estupefata, gente! Rs. Amo!
O valor da referenciação aparece aqui. O Enzo Celulari assumiu o risco de toda essa polêmica porque deixou de fazer referência ao texto original, meio que se apropriando da ideia. Só pinçar a pergunta abre a possibilidade de debate, mas também abre a possibilidade de ser criticado, porque além da pergunta solta na rede, só o que se tem de elemento para começar o debate é a qualificação de quem pergunta.
Como não tenho nada a acrescentar, venho aqui usar deste espaço para contribuir com o algoritmo e espalhar as palavras da Jana, que deveria ser ouvida por muito mais pessoas.
Eu já cometi esse erro do Enzo. Foi exatamente a mesma coisa. Demorei para entender o outro lado. Acho que as vezes, nós veganos, estamos tão preocupados com a dor dos animais que simplesmente não vemos a dor dos humanos que causam o sofrimento de animais. É como se a pessoa que gera o sofrimento meio que vira um monstro de forma velada em nossas mentes. Nem entro na questão de realidade socioeconômica pq acho que vai além disso. Lembro do caso da fala polêmica da Xuxa, entra na mesma questão. Talvez seja uma paixão exacerbada pelos animais ou simplesmente uma cegueira social, ainda não sei exatamente o que seria, mas sei que é uma baita falha nossa (alguns veganos e me incluo).
oii Nathalie! Te recomendo muito buscar livros, vídeos e conteúdos da Melanie Joy, PhD. Ela é psicóloga social e vegana, a tese de doutorado dela foi um estudo sobre a psicologia e sistema de crenças por trás do consumo de animais ("Por Que Amamos Cães, Vestimos Vacas e Comemos Porcos?") e ela tem um livro maravilhoso sobre relação e comunicação entre veganes e não-veganes ("Beyond Beliefs: A Guide to Improving Relationships and Communication for Vegans, Vegetarians, and Meat Eaters"). Aprendi com ela que é muito comum pessoas veganas terem uma espécie de Transtorno de Estresse Pós-Traumático, mas é um transtorno que ocorre após testemunhar o trauma de um terceiro (no caso, os animais). Compreender a realidade das indústrias vira uma chave na nossa mente, nós percebemos que fizemos parte disso por muito tempo, o que nos enche de culpa e trauma, e fica fácil ver as pessoas que ainda consomem animais como perpetuadoras do sofrimento dos animais. Esse sentimento em relação à não-veganes é um dos sintomas do Estresse Traumático Secundário. Me ajudou muito aprender sobre isso, as horas que passei lendo os livros dela foram como horas bem gastas na terapia hahaha ❤🌻
@@oieusouababik nossa obrigada pela indicação, vou procurar e ler. Hoje até entendo melhor, mas ainda tem horas que meio que coloco os animais acima dos seres humanos sem perceber.
@@todomundobebe já vi o vídeo dela e sinto que ela está mais preocupada com humanos do que com animais, e acho que o que ela propõe não resolve o problema.
Aqui no interior da Paraíba, muita gente não tem carne na mesa, mais não por serem veganos ou vegetarianos (o que não tenho nada contra) mas por não terem condições financeiras de comprar. Essa sim, é a realidade 🇧🇷 Gratidão Jana, pela abordagem desse tema.
Quando eu tinha 17 anos, não tirei nota máxima nas redações no vestibular. Fui inclusive mal nas provas da unicamp, faculdade onde estudei, mas entrei de lista, com notas baixas. :)
Não há essa de "parar de comer carne" quando somos um dos maiores produtores bovinos do mundo. Vou retextualizar algo que uma youtuber que eu não gosto diz: "Veganismo sem luta de classe é jardinagem."
Exatamente! Aliás, com o real desvalorizado compensa mais ao agronegócio exportar tudo e só deixar os retalhos pra gente, a parte que ninguém quer comprar no exterior
Eu estava no mercado e vi uma embalagem de ovos veganos, fui ler a composição e fiquei chocada, o negócio era radioativo. Fora o salgadinho vegano etc. Geralmente vegano não se importa com questões ambientais ou com a própria saúde, apesar de ser totalmente contraditório. E isso virou uma modinha de rico, tem até veganos bolsonaristas .... rsrs
@@cintia_l2867 vegano bolsonarista é o que corre atrás das galinhas. Um absurdo achar que parando de comer carne vamos resolver o problema do sofrimento dos animais. Meu comentário foi feito antes de eu terminar de assistir o vídeo. Erro o meu, porque ela concluiu os dois temas perfeitamente.
Não há um único vídeo da Jana que eu assista e não imagine ela em um progama de exelente audiência dando essas aulas e recebendo o reconhecimento que essa mulher inteligente e brilhante merece. Parabéns Jana, outro excelente vídeo para este canal! ❤
Mais um vídeo extremamente pertinente, Jana! Me incomoda muito essa de "a esquerda reelegendo o BoIsonaro" por qualquer crítica a falas equivocadas e esse grupão do "contra o Bozo" que, de repente, tornam a pessoa alguém impecável e intocável. Acompanhei bastante no Twitter o que rolou nesse caso e vi muito esse discurso vindo não só de Felipe, mas também outras pessoas...
Sempre fico impressionada com sua capacidade intelectual de ir a fundo nas percepções que explana. Seus vídeos me dão a sensação de um banho daqueles nos quais sentimos o prazer da vida.
Jana, eu gostaria muito de ver um vídeo seu falando sobre os maiores problemas da comunicação nos dias de hoje. Eu percebo, do meu ponto de vista, que as pessoas não estão mais conseguindo se comunicar e se entender. Muitas vezes as essoas "entendem" o que querem e quase sempre para gerar o ódio e não a paz. Também percebo que "esse problema" está generalizado, tem uma parte nos comunicadores, nos receptores, nos canais, nas linguagens... E o que eu mais queria era uma solução, para conseguir me comunicar melhor (e que todos consigam isso também)
A questão aqui é entender o que vc está chamando de comunicação, porque esses "problemas" existem desde sempre. O mal-entendido é parte integrante da interação, não há com solucionar isso :) embora, claro, seja possível pensar como é que as pessoas interagem, como se falam através das redes e as mudanças que a comunicação pelas redes gera...
Jana, hoje mesmo entreguei um trabalho sobre análise do discurso, tava exausto de tanto ler sobre o assunto, mas você é perfeita, então eu tô aqui assistindo e amando… suas análises são sempre muito necessárias. o mundo seria muito melhor se tivesse mais janas ❤️
@@mariaembirra4421 “tô” é uma abreviação de “estou”, do verbo “estar”. Usamos muito essa abreviação na escrita informal. Uma outra forma de escrever seria “estou aprendendo”. A mesma coisa em “tava exausto”, também é uma abreviação do mesmo verbo, corresponde a “estava” :)
Exatamente jana!!! Pq alguém estaria preocupado em transformar pessoas em veganas, enquanto tem tanta gente que nem se quer acesso à alimentação. 👁️👄👁️
Entre outros motivos, a alimentação vegana é mais barata, logo a crença (equivocada) de que precisamos de carne para sermos saudáveis e bem nutridos, juntamente com o crescente aumento dos preços desses produtos, acaba prejudicando justamente os mais pobres, que com base numa crença equivocada acabam gastando o pouco dinheiro que tem de maneira ineficiente para nutri-los.
Condições de Produção (CP) - historicidade, e Formação Discursiva (FD) - ideologia... elementos para uma análise discursiva, segundo a AD, da Escola Francesa, fundada por Michel Pêcheux. 😉 Grande aula sobre interdiscursividade, Jana! 👏🏻👏🏻👏🏻
Um jornal aqui foi narrar um incidente com uma moça e no texto citou diversas vezes "a desempregada". Houve uma avalanche de criticas. O povo ta desperto
Muito interessante a reflexão, Jana! Um adendo: o Felipe Neto, pelo que eu sei, é ovolacto ou lactovegetariano, então o posicionamento dele não deve ser lido como um "posicionamento vegano". Claro que ninguém fala por todo um movimento de qualquer maneira, mas acho importante esse destaque.
Meu professor de filosofia, na UFPR, comentou que nossa turma apresentava uma "leitura rasa" de Aristóteles, como um "bom doutor" ele "apenas" se esqueceu de explicar o que isto era... Por isto sinto-me confortável com suas aula :) PS: Você ficou bonita com este cabelo, "mas" além de linda ficava charmosa antes :D
Li o twitter do Enzo e falei: chacota 😂 Mas não imaginava que ia reverberar tanto assim. Nas redes sociais parece q os diálogos tomam uma proporção muito maior do que tomariam na vida real.
Jana não é só a falta de alimentos é falta do gás de cozinha também, não adianta doar alimentos sem dar condições de prepara los ,temos que pensar em cozinhas coletivas nesse momento. O problema não é comer carne , precisamos de uma reforma agrária séria nesse país,enfim é muito trem como diz aqui em MG bj de BH.
Jana você não quer ser minha prof de linguagem? Na faculdade de direito temos essa matéria para ajudar a interpretar as leis, processos… minha prof coloca muito questões sociais pra gente pensar sobre. É muito legal e necessário!
uma aula, incrível. Uma aula de pesquisa. Aaaaaaiii nem consigo explicar agora tudo que pensei vendo esse vídeo. Outro dia volto aqui com calma. Amei. Pensando muito muito muito, no como esse vídeo se constrói. Bj
Eu não tinha visto toda essa discussão no Twitter, mas adorei o vídeo! O debate que tu propõe é muito importante e necessário já que temos tantas plataformas e modos de espalhar informações -- e consequentemente várias maneiras de entendê-las. Já pensei num projeto de aula sobre isso! hahahaa
Amo esse canal ! Antes de assistir já comento qualquer coisa e já dou like ! Não posso deixar de fazer isso NO início ! Já tenho certeza que o conteúdo é bom demais ! Obrigada Jana !!!
As vezes eu acabo pensando q gde parte das pessoas se alimentam de polêmicas, queria msm q tivesse tido a msm indignação/proporção sobre o Pazzuello, por exemplo. Eita Brasil cansativo... Aff
Acho interessante pensar que apesar da posição de previlegio que esse garoto tá ser motivo pra ele não pensar duas vezes em associar uma coisa a outra ("carne tá caro, então aproveite pra parar de consumir"). Eu acho que qualquer um na internet tá passível de pensar da mesma forma mesmo não podendo manter um padrão de vida de um vegano rico como ele. Porque na maioria das vezes nosso pensamento tenta estar mais próximo possível da certeza, e ignora os "poréns", por isso a gente constantemente comete deslizes sem perceber ou somos vítimas do famoso "ato falho", por exemplo. Não sei se fez sentido o que eu quis dizer. Mas vou deixar claro que eu não tô de acordo com a opinião do Enzo kkkk
Jana, você é incrível, eu adoro te acompanhar! Uma coisa, você viu o trecho polêmico da conversa da Xuxa com a Taís Araújo? Fiquei imaginando um vídeo seu sobre kkkkkk mas enfim, parabéns!
Ai, Jana! Dei muita risada com suas reações. Seguindo a lógica de Felipe Neto milionário é sinónimo de alienado, deve ser por isso que ele titubeia tanto..
É mesmo complicado entender um sentido que não seja cruel para essa narrativa e no momento atual. Se as pessoas tivessem de fato substituindo a proteína animal por outras alternativas, mesmo que involuntariamente, seria aceitável. Porém, enquanto uns têm a oportunidade de desfrutar uma picanha de R$1799 o Kg num único churrasco, tem gente que não faz ideia de como vai conseguir qualquer coisa nutritiva para a próxima refeição.
Sinceramente, tem hora que concordo com as pessoas que reclamam da chatice do mundo atual. Caramba, não vejo nenhum problema no que ele postou, pelo contrário, vejo uma reflexão. Óbvio que a resposta, diante da realidade brasileira, é o alto preço da carne bovina.
Agora me fez pensar em como a discussão mudou totalmente de direção depois do 🙄 entrar no meio, toda discussão é importante claro, mas acho que seria produtivo para o momento o enfoque na insegurança alimentar e como somos alienados diante disso.
Amo o the bosh da Jana seguido pelo "não é meixmo?". Hahaha! Sensacional!
hahahaha
Amamos isso !!! Muita coisa kkkkk não dá pra ter estômago pra certos assuntos sem essa the boche kkkk
Sim
kkkkkkkkkkkk
E que o dizer dessa fala de 8 segundos antes da vinheta?
São 4h20 da manhã. Sábado, mas eu deveria estar dormindo há horas, cacete! Ela me pegou!
JANA VOU APROVEITAR OS PRIMEIROS 5 MINUTOS DE FAMA ENQUANTO UM MONTE DE GENTE AINDA NÃO COMENTOU SÓ PRA TE AVISAR QUE EU, MINHAS CACHORRAS, A GATA E MEU MARIDO TE ASSISTIMOS SEMPRE E TE AMAMOS.
aaaahhh amei!!!
Fora do Jornalismo tenho três canais que frequento com assiduidade. O Tese Onze, o Tempero Drag e esse " Modestíssimo Espaço" que, apesar da modéstia, é um espaço grande de aprendizagem.
Jana, eu acho que você deve ouvir com certa frequência elogios sobre o seu conteúdo e que ele é brilhante. Depois que eu comecei a acompanhar o seu conteúdo eu fui ficando tão atento a essas coisas, de como palavras e contextos se relacionam e toda a questão da análise do discurso. Esse assunto do Enzo deu oq falar mas com certeza a sua visão de análise de texto me parece ser a mais profunda que vi.
Quando vejo os vídeos de Jana, não consigo não pensar na frase de J.K.Rowling (sim, eu citarei HP, na voz de Dumbledore): "Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia (...)". Eu fico estupefata, gente! Rs. Amo!
Obrigada
Mas isso é pq as varinhas do HP são acionadas por "palavras" proferidas em comando de voz? Rs
@@JohnBGood1 interessante apontamento, aguçou o potterhead aqui. Apesar, que bruxos poderosos podem realizar feitiços sem proferir os encantamentos
@@JohnBGood1 não. Nesse momento, Dumbledore estava falando sobre as palavras e seus sentidos, ou seja, o que falamos. Não se referia à magia.
O valor da referenciação aparece aqui. O Enzo Celulari assumiu o risco de toda essa polêmica porque deixou de fazer referência ao texto original, meio que se apropriando da ideia. Só pinçar a pergunta abre a possibilidade de debate, mas também abre a possibilidade de ser criticado, porque além da pergunta solta na rede, só o que se tem de elemento para começar o debate é a qualificação de quem pergunta.
Parece uma "bomba semiótica" só que para esvaziar os sentidos, bom, é o que me parece. Excelente aula 👏🏾😘
Como não tenho nada a acrescentar, venho aqui usar deste espaço para contribuir com o algoritmo e espalhar as palavras da Jana, que deveria ser ouvida por muito mais pessoas.
❤️
Eu já cometi esse erro do Enzo. Foi exatamente a mesma coisa. Demorei para entender o outro lado. Acho que as vezes, nós veganos, estamos tão preocupados com a dor dos animais que simplesmente não vemos a dor dos humanos que causam o sofrimento de animais. É como se a pessoa que gera o sofrimento meio que vira um monstro de forma velada em nossas mentes. Nem entro na questão de realidade socioeconômica pq acho que vai além disso. Lembro do caso da fala polêmica da Xuxa, entra na mesma questão. Talvez seja uma paixão exacerbada pelos animais ou simplesmente uma cegueira social, ainda não sei exatamente o que seria, mas sei que é uma baita falha nossa (alguns veganos e me incluo).
Eu, em muitos casos, chamaria de cegueira social. É triste.
oii Nathalie! Te recomendo muito buscar livros, vídeos e conteúdos da Melanie Joy, PhD. Ela é psicóloga social e vegana, a tese de doutorado dela foi um estudo sobre a psicologia e sistema de crenças por trás do consumo de animais ("Por Que Amamos Cães, Vestimos Vacas e Comemos Porcos?") e ela tem um livro maravilhoso sobre relação e comunicação entre veganes e não-veganes ("Beyond Beliefs: A Guide to Improving Relationships and Communication for Vegans, Vegetarians, and Meat Eaters"). Aprendi com ela que é muito comum pessoas veganas terem uma espécie de Transtorno de Estresse Pós-Traumático, mas é um transtorno que ocorre após testemunhar o trauma de um terceiro (no caso, os animais). Compreender a realidade das indústrias vira uma chave na nossa mente, nós percebemos que fizemos parte disso por muito tempo, o que nos enche de culpa e trauma, e fica fácil ver as pessoas que ainda consomem animais como perpetuadoras do sofrimento dos animais. Esse sentimento em relação à não-veganes é um dos sintomas do Estresse Traumático Secundário. Me ajudou muito aprender sobre isso, as horas que passei lendo os livros dela foram como horas bem gastas na terapia hahaha ❤🌻
A Sabrina do tese onze fala muito bem sobre a questão do veganismo e capitalismo
@@oieusouababik nossa obrigada pela indicação, vou procurar e ler. Hoje até entendo melhor, mas ainda tem horas que meio que coloco os animais acima dos seres humanos sem perceber.
@@todomundobebe já vi o vídeo dela e sinto que ela está mais preocupada com humanos do que com animais, e acho que o que ela propõe não resolve o problema.
Aqui no interior da Paraíba, muita gente não tem carne na mesa, mais não por serem veganos ou vegetarianos (o que não tenho nada contra) mas por não terem condições financeiras de comprar. Essa sim, é a realidade 🇧🇷 Gratidão Jana, pela abordagem desse tema.
Exatamente! Ou então comem salsicha e ficam com sérios problemas de saúde
Que parênteses esquisito, precisava mesmo dizer que não tem nada contra veganos?
Se eu tivesse a inteligência dessa mulher eu teria tirado mil no Enem.
Quando eu tinha 17 anos, não tirei nota máxima nas redações no vestibular. Fui inclusive mal nas provas da unicamp, faculdade onde estudei, mas entrei de lista, com notas baixas. :)
Não há essa de "parar de comer carne" quando somos um dos maiores produtores bovinos do mundo. Vou retextualizar algo que uma youtuber que eu não gosto diz: "Veganismo sem luta de classe é jardinagem."
Exatamente! Aliás, com o real desvalorizado compensa mais ao agronegócio exportar tudo e só deixar os retalhos pra gente, a parte que ninguém quer comprar no exterior
Eu estava no mercado e vi uma embalagem de ovos veganos, fui ler a composição e fiquei chocada, o negócio era radioativo. Fora o salgadinho vegano etc. Geralmente vegano não se importa com questões ambientais ou com a própria saúde, apesar de ser totalmente contraditório. E isso virou uma modinha de rico, tem até veganos bolsonaristas .... rsrs
@@cintia_l2867 vegano bolsonarista é o que corre atrás das galinhas. Um absurdo achar que parando de comer carne vamos resolver o problema do sofrimento dos animais.
Meu comentário foi feito antes de eu terminar de assistir o vídeo. Erro o meu, porque ela concluiu os dois temas perfeitamente.
@@cairerocha1004 , é aquela velha história de responsabilizar o indivíduo pelos danos ambientais causados pelas indústrias, pelo agronegócio.
Essa frase é de nenhuma RUclipsr, é do grande Chico Mendes grande ambientalista militante 💕
Toda vez que venho aqui aprender, eu vejo que em breve vou ver você na TV, além daqui no RUclips, fazendo essas discussões. 🥰
"muitos não têm, não é mesmo?" 🗣️
Jana: por favor, faz um vídeo da frase do Papa Francisco dito nesta semana de 24/05 à 28/05/21. Grata!
Por favor, Jana. Se possível, gostaria muito da sua análise
O problema do Brasil não são os bêbados, são os "homens de fé".
Tá faltando dar pro santo só pode.
Não há um único vídeo da Jana que eu assista e não imagine ela em um progama de exelente audiência dando essas aulas e recebendo o reconhecimento que essa mulher inteligente e brilhante merece. Parabéns Jana, outro excelente vídeo para este canal! ❤
Obrigada ❤️
Nooossa!!! Essas situações trazem uma Exaustão Mental heimm!!!
Que momento Cansativo Estamos Vivendo...até quando!!?? Afff!!
Nossa, Jana Viscardi e Rita Von Hunty ! Seria incrível❤
Né? Queria um Clube do Livro delas kkkkkkkkkk! ♡
Mais um vídeo extremamente pertinente, Jana!
Me incomoda muito essa de "a esquerda reelegendo o BoIsonaro" por qualquer crítica a falas equivocadas e esse grupão do "contra o Bozo" que, de repente, tornam a pessoa alguém impecável e intocável. Acompanhei bastante no Twitter o que rolou nesse caso e vi muito esse discurso vindo não só de Felipe, mas também outras pessoas...
Sempre fico impressionada com sua capacidade intelectual de ir a fundo nas percepções que explana. Seus vídeos me dão a sensação de um banho daqueles nos quais sentimos o prazer da vida.
Fico feliz em saber
Jana, eu gostaria muito de ver um vídeo seu falando sobre os maiores problemas da comunicação nos dias de hoje. Eu percebo, do meu ponto de vista, que as pessoas não estão mais conseguindo se comunicar e se entender. Muitas vezes as essoas "entendem" o que querem e quase sempre para gerar o ódio e não a paz. Também percebo que "esse problema" está generalizado, tem uma parte nos comunicadores, nos receptores, nos canais, nas linguagens...
E o que eu mais queria era uma solução, para conseguir me comunicar melhor (e que todos consigam isso também)
A questão aqui é entender o que vc está chamando de comunicação, porque esses "problemas" existem desde sempre. O mal-entendido é parte integrante da interação, não há com solucionar isso :) embora, claro, seja possível pensar como é que as pessoas interagem, como se falam através das redes e as mudanças que a comunicação pelas redes gera...
A imagem dos vídeos está perfeitaaa 😻
Muito obrigada! Tô tentando melhorar com o que tenho em casa.
Jana, hoje mesmo entreguei um trabalho sobre análise do discurso, tava exausto de tanto ler sobre o assunto, mas você é perfeita, então eu tô aqui assistindo e amando… suas análises são sempre muito necessárias. o mundo seria muito melhor se tivesse mais janas ❤️
❤️❤️
Estou aprendendo português. Agora fiquei com dúvida: Tô aprendendo? o verbo é "tar"?
@@mariaembirra4421 “tô” é uma abreviação de “estou”, do verbo “estar”. Usamos muito essa abreviação na escrita informal. Uma outra forma de escrever seria “estou aprendendo”. A mesma coisa em “tava exausto”, também é uma abreviação do mesmo verbo, corresponde a “estava” :)
Muito obrigado Jana por explicar formalmente o que eu pensava a respeito do assunto, mas não conseguia colocar em palavras haha
❤️❤️
Como é bom ouvir quem sabe! obrigada!
Onde eu moro está 60 contos o Kilo
Exatamente jana!!! Pq alguém estaria preocupado em transformar pessoas em veganas, enquanto tem tanta gente que nem se quer acesso à alimentação. 👁️👄👁️
Concordo.
Entre outros motivos, a alimentação vegana é mais barata, logo a crença (equivocada) de que precisamos de carne para sermos saudáveis e bem nutridos, juntamente com o crescente aumento dos preços desses produtos, acaba prejudicando justamente os mais pobres, que com base numa crença equivocada acabam gastando o pouco dinheiro que tem de maneira ineficiente para nutri-los.
É só alegria ver a notificação da Jana chegando 💙👏👏👏👏👏👏👏👏
Incrível! Toda vez que chega notificação da Jana, estou em ócio, ou seja, sempre consigo ver.
Eba!!
Eu fiz uma viagem com essa postagem do Enzo...obviamente sem seu brilhantismo!
Te ouvir é uma dádiva!!!
Vc é muito foda!!!😘
Condições de Produção (CP) - historicidade, e Formação Discursiva (FD) - ideologia... elementos para uma análise discursiva, segundo a AD, da Escola Francesa, fundada por Michel Pêcheux. 😉 Grande aula sobre interdiscursividade, Jana! 👏🏻👏🏻👏🏻
Um jornal aqui foi narrar um incidente com uma moça e no texto citou diversas vezes "a desempregada". Houve uma avalanche de criticas. O povo ta desperto
Muito interessante a reflexão, Jana! Um adendo: o Felipe Neto, pelo que eu sei, é ovolacto ou lactovegetariano, então o posicionamento dele não deve ser lido como um "posicionamento vegano". Claro que ninguém fala por todo um movimento de qualquer maneira, mas acho importante esse destaque.
Meu professor de filosofia, na UFPR, comentou que nossa turma apresentava uma "leitura rasa" de Aristóteles, como um "bom doutor" ele "apenas" se esqueceu de explicar o que isto era...
Por isto sinto-me confortável com suas aula :)
PS: Você ficou bonita com este cabelo, "mas" além de linda ficava charmosa antes :D
Uma aula de Análise do discurso! Obrigada, Jana! Amei! 😘
Tá linda Jana...💫😊💫 É tão bom te ver com o semblante mais feliz...💫💞💫
Bjinhos pro cê e a Milu.💞🐕💞
Nossa, aprendo tanto com você a cada video! Obrigada 😍
Adorooo quando vc coloca as ironias...😅😅😅 Tipo: 10:36 a 10:50...🙈
Eu rio junto.😅😅😅
Li o twitter do Enzo e falei: chacota 😂
Mas não imaginava que ia reverberar tanto assim. Nas redes sociais parece q os diálogos tomam uma proporção muito maior do que tomariam na vida real.
Minha sexta ficou mais doce com esse vídeo, obrigado! Seu conteúdo aqui é muito bom! Abraço virtual 🥰
Muito obrigada 😊
É ótimo ouvir o que você tem a dizer.
Conheci o canal hoje. Já ganhou uma nova seguidora!
Isso sim é influencer e uma pessoa que produz conteúdo! 👏🏻👏🏻👏🏻
Seja bem-vinda, Ligiane! ❤️
Obrigado Jana Viscardi!
Jana não é só a falta de alimentos é falta do gás de cozinha também, não adianta doar alimentos sem dar condições de prepara los ,temos que pensar em cozinhas coletivas nesse momento. O problema não é comer carne , precisamos de uma reforma agrária séria nesse país,enfim é muito trem como diz aqui em MG bj de BH.
Comer carne é problema sim
ótima análise! obrigado por esse vídeo ❤️
"achei que eu tinha que dar uma zuada, não é meiiixxmo"
Jana você não quer ser minha prof de linguagem? Na faculdade de direito temos essa matéria para ajudar a interpretar as leis, processos… minha prof coloca muito questões sociais pra gente pensar sobre. É muito legal e necessário!
Queria que você fosse minha orientadora 🙈🥰
E eu queria ser professora de uma universidade para poder fazer isso. UNIS, ME NOTEM. hahahah
uma aula, incrível. Uma aula de pesquisa. Aaaaaaiii nem consigo explicar agora tudo que pensei vendo esse vídeo. Outro dia volto aqui com calma. Amei. Pensando muito muito muito, no como esse vídeo se constrói. Bj
❤️
Que explicação incrível 🤍
Muito boa análise 🧐 e me esclareceu muito e velho telefone sem fio ….
A tirada com a “fórmula de lançamento” foi a melhor !! 🤣🤣🤣
Obrigado por existir, Janaísa. Te adoro
Comentando pelo engajamento.
💛
❤️❤️
Eu não tinha visto toda essa discussão no Twitter, mas adorei o vídeo! O debate que tu propõe é muito importante e necessário já que temos tantas plataformas e modos de espalhar informações -- e consequentemente várias maneiras de entendê-las. Já pensei num projeto de aula sobre isso! hahahaa
Obrigada por seu conteúdo, é excelente Jana 👏👏👏
Essa edição nova está show. Amei o cenário também. E o conteúdo impecável como sempre.
Tava perdida nessa polêmica. Vídeo excelente, obrigada!
De nada!
Eu amo uma mulher 🥰🥰🥰
Perfeito!🥰
Excelente
Ah, Jana! Como teu trabalho é bom, importante, poderoso!
Nossa que sorte, acabei de ver um post no insta sobre esse tema. Muito bom ver o que a Jana pensa
Tá muito chique Jana💋❤💋❤
;)
Mortaaaaaa com o fofocalizando kkkkkkkkkkkkkkkkkk te amo Jana ❤️
😂😅
Sempre cirúrgica. Muito obrigada por suas análises.
Jana vídeo maravilhoso!!!! Amei seu colar lindinho demais.
Mais um vez venho aqui agradecer por esse conteúdo com reflexões.
Valeu, Jana! 😘
Você é muito inteligente! Muito bom! 👏🏻
Quando vejo Clube do Livro da Prioli e do Karnal, eu fico "Jana Viscardi e Rita Von Huty, façam o de vocês, por favor!" ♡
🥰
Obrigada por essa aula.
Ahhh que maravilha te ouvir.
Loli ❤️
Cadê Milu?😍😍😍
Tava esperando por esse video... hehehe
Voltei no 10:37 3 vezes já... kkkk melhor parte!!
hahahah
Amo esse canal ! Antes de assistir já comento qualquer coisa e já dou like ! Não posso deixar de fazer isso NO início ! Já tenho certeza que o conteúdo é bom demais ! Obrigada Jana !!!
Jana, pergunta retórica: você é maravilhosa ou maravilhosa?
hahahaha
"Homem, branco e rico" são os sinais diacríticos... Jana! 😉😂😂😂😂😂
Preconceito isso
Perfeito!!!!!🥰
O que dizer de Felipe Netto querendo tirar vantagem da repercussão do post do outro. "Deus nos livrarai" kkkk
Suas análises são muito assertivas, Jana. Nutro uma admiração enorme pelo seu trabalho :)
jana pisando em ovos a cada frase rsrsrs, muito obrigado pela qualidade e pela reflexão, ajuda muito
Aqui é cuidado diário rs
As vezes eu acabo pensando q gde parte das pessoas se alimentam de polêmicas, queria msm q tivesse tido a msm indignação/proporção sobre o Pazzuello, por exemplo. Eita Brasil cansativo... Aff
Acho q muita gente se indignou com o Pazuello tb...
Jana seu conteúdo é muito útil.....seu canal precisa chegar em milhões de pessoas....aclarar a consciência do cidadão.
Obrigada, Janaina!
Muito interessante. Aliás, adorei teu canal 💜
Obrigada ❤️ seja bem-vinda
Esse momento é nosso! Obrigada, eu esperei muito por esse vídeo
Acho interessante pensar que apesar da posição de previlegio que esse garoto tá ser motivo pra ele não pensar duas vezes em associar uma coisa a outra ("carne tá caro, então aproveite pra parar de consumir"). Eu acho que qualquer um na internet tá passível de pensar da mesma forma mesmo não podendo manter um padrão de vida de um vegano rico como ele. Porque na maioria das vezes nosso pensamento tenta estar mais próximo possível da certeza, e ignora os "poréns", por isso a gente constantemente comete deslizes sem perceber ou somos vítimas do famoso "ato falho", por exemplo. Não sei se fez sentido o que eu quis dizer. Mas vou deixar claro que eu não tô de acordo com a opinião do Enzo kkkk
É sempre bom ouvir pontos de vista inteligentes. Parabéns pelo vídeo
Jana, você é incrível, eu adoro te acompanhar! Uma coisa, você viu o trecho polêmico da conversa da Xuxa com a Taís Araújo? Fiquei imaginando um vídeo seu sobre kkkkkk mas enfim, parabéns!
Jana, você é ótima!!! Gosto muito dos seus vídeos!
Muito obrigada, Mariana! Fico feliz
Ai, Jana! Dei muita risada com suas reações.
Seguindo a lógica de Felipe Neto milionário é sinónimo de alienado, deve ser por isso que ele titubeia tanto..
Não é porque o cara é contra o Bozo que ele não terá "elementos sem noção". O mundo é muito mais do que ser a favor ou contra o Bolsonarismo.
Olá...tive que procuraros vídeos, não recebo mais notificação 😑😔perdi vários agora vou ver todos.
Ai puxa
É mesmo complicado entender um sentido que não seja cruel para essa narrativa e no momento atual.
Se as pessoas tivessem de fato substituindo a proteína animal por outras alternativas, mesmo que involuntariamente, seria aceitável.
Porém, enquanto uns têm a oportunidade de desfrutar uma picanha de R$1799 o Kg num único churrasco, tem gente que não faz ideia de como vai conseguir qualquer coisa nutritiva para a próxima refeição.
Jana quando eu crescer quero saber analisar um discurso igual vc 😊
Muito bom!!!!
amo tanto esse canal ❤️
Sinceramente, tem hora que concordo com as pessoas que reclamam da chatice do mundo atual. Caramba, não vejo nenhum problema no que ele postou, pelo contrário, vejo uma reflexão. Óbvio que a resposta, diante da realidade brasileira, é o alto preço da carne bovina.
Excelente análise.
Agora me fez pensar em como a discussão mudou totalmente de direção depois do 🙄 entrar no meio, toda discussão é importante claro, mas acho que seria produtivo para o momento o enfoque na insegurança alimentar e como somos alienados diante disso.
Pois.
@@JanaViscardi Adorei esse "Pois".
Parabéns pelo seu trabalho de verdadeiro serviço público.
Jana você é 100000000000000000000