Quando eu fiz a minha primeira timelapse do Brasil, em 2016, algumas pessoas reclamaram que os quadros passavam muito rápido e que não dava pra ver direito os detalhes. E a situação agora está pior, porque em cada quadro eu pus textos. Bom, as pessoas têm três opções, ou elas reduzem a velocidade do vídeo clicando no botãozinho da engrenagem que aparece na parte de baixo da tela, ou elas arriscam a sorte tentando pausar o vídeo no ano que elas querem consultar... ou então, elas esperam eu fazer uma segunda versão deste vídeo, na qual os quadros passarão mais devagar, para facilitar a pausa para consulta. Eu já pensava em fazer uma segunda versão, mas eu não prometo nada, ok 🤣
@@Moster1969-t9n, cara, fazer esse vídeo teve seus momentos meio "sobrenaturais", foram longos 8 meses de trabalho e essa metragem da música é um dos fatores que me deixaram com a pulga atrás da orelha kkkk Origado pelo prestígio!
Foi o preço que o Brasil aceitou pagar em 1904 pra conseguir o triângulo Japurá-Amazonas, e mesmo assim não conseguiu, precisou esperar mais 24 anos até a Colômbia concordar em se retirar em troca de benefícios. Esse acordo secreto foi uma jogada de mestre do Itamaraty.
??????? Me recuso a acreditar que esse vídeo existe. Não imagino quantas páginas de informações foram escritas pra concretizar essa versão final, além da dificuldade de achar/fazer uma expansão territorial acurada durante os primeiros anos de Brasil Colonial... Meu sinceros parabéns.
Estou usando uma tradução, não falo português. Este é um vídeo fantástico, um dos melhores recursos do RUclips quando se trata de história brasileira. Embora eu não consiga ler o português, a atenção aos detalhes ainda foi incrível.
Como TUDO que você entrega, esse vídeo esta perfeito! Parabéns por sua dedicação que é rara no RUclips de hoje. Além disso a trilha sonora esta excelente.
Valeu, man! Dá uma olhada na descrição do vídeo, na parte de créditos, a mixagem que eu montei foi usando trechos dos covers dessa galera aí, eles merecem o crédito.
@@Almagesto25ja estava vendo pois adoro ler mais sobre a história do Brasil "Colonial" e mentiras em volta disso. A música eu conheci graças ao seu antigo vídeo, é impressionante como uma música de Star Wars combina tanto com o Brasil. Ressalto denovo sua dedicação, pois aquele mapa das tribos e dos povos indígenas estava incrível, e olha que só foi usado na introdução!
@@Moster1969-t9n, eu levei bastante tempo pra terminar o mapa das tribos, mas a parte mais sofrida foi achar as fontes. Dei sorte porque alguém me avisou que o Arquivo Nacional tinha descoberto mapas antigos que foram restaurados e digitalizados, daí eu corri atrás desse mapa pra usar como base. Cara, a internet brasileira é muito ingrata, é extremamente difícil achar fontes boas, fotos e imagens em alta resolução, textos detalhados e completos etc...
Que vídeo sensacional. Eu nem posso deixar de falar da sensação de Nostalgia que me deu, assisti seu vídeo antigo faz tempo e ele me marcou, foi um dos motivos pra hoje eu ter vontade de cursar história e amar a história do meu país. Obrigado pelo seu trabalho cara.
Obrigado! Domingo à noite vou postar uma versão mais longa, assim fica mais fácil pausar e ler os quadros. Veja também a descrição do vídeo, ali tem detalhes importantes.
Antes eu desconfiava que os caminhos incas não foram apagados, mas depois que eu comecei a fazer a camada das estradas no vídeo eu passei a ter certeza, rs... percebi que eles não só continuaram existindo, mas vários trechos são as atuais rodovias asfaltadas.
@@carlosdecarvalho1784, observe o mapa com atenção no minuto 1:02 quando aparece o território controlado por Cosme Fernandes e, logo depois, é descoberto o Caminho de Peabirú pelos portugueses (por isso que o caminho fica colorido de azul.)
CARA, ISSO FICOU MUITO BOM, EU LEMBRO DE TER VISTO UMA PARECIDA, TENHO QUASE CERTEZA QUE É SUA, PELO AMOR DE DEUS MANO, SE VOCÊ LEVOU MUITO TEMPO PRA FAZER ISSO, PARABÉNS, VOCÊ ACABA DE GANHAR MAIS UM INSCRITO, MUITO RARAMENTE EU ME INSCREVO EM CANAIS, MAS O SEU VALE MAIS A PENA DO QUE O NORMAL, PARABÉNS!!
Nesse vídeo eu vi até a disputa da guiana essequiba entre Venezuela 🇻🇪 e Guiana 🇬🇾. Também vi a disputa do território de Tigre entre a Guiana 🇬🇾 e o Suriname 🇸🇷.
Acho que foram uns 2 ou 3 meses investigando a Questão do Pirara, a fronteira entre Guiana e Venezuela mudou várias vezes, algumas das quais não teve como incluir no vídeo.
@@Almagesto25 No mês que vem (dezembro) o presidente venezuelano Nicolás Maduro vai realizar um referendo para recuperar o território do Esequibo. Ele pretende ter aprovação do povo venezuelano, ainda não se sabe se vai ser por via diplomática ou intervenção militar.
@@ricardozan5881, no meu entender a Guiana Esequibo é território venezuelano, os ingleses o anexaram de forma totalmente ilegal e, decerta forma, criminosa. Volta lá no vídeo, no ano 1899, a agressão inglesa não foi só contra a Venezuela, eles também anexaram o nosso lado do divisor de águas do rio Esequibo e também o Triângulo New River, reivindicado pelos holandeses. A nossa sorte (azar dos venezuelanos) foi que os ingleses só anexaram essas regiões no papel, mas não conseguiram tomar posse do Pirara e nem do New River, mas Esequibo acabou tomada por causa do acesso menos difícil. Os ingleses abandonaram unilateralmente as negociações, do ponto de vista diplomático isso daria ganho de causa ao Brasil, Venezuela e Países Baixos. Mas a gente sabe como eram as coisas na Era Vitoriana, né?
@@ricardozan5881, como o proprio Maduro disse, se acontecer de a Venezuela readquirir esse território, ele devolverá ao Brasil o lado ocidental do divisor de águas. Pule lá pra 1904, você vai ver em cor branca a área que o Maduro disse que devolveria ao Brasil. Bom, independente de ele ser um ditador maníaco, isso é uma questão de estado, o estado venezuelano está 100% com a razão em reclamar esse território.
@@Almagesto25 É eu já vi o mapa na Wikipédia a fronteira do Brasil chegava até o rio Rupununi , isso dava ao Brasil direitos de navegação ao mar do Caribe pelos rios Rupununi e Essequibo. Com a decisão do rei italiano Vitor Emanuel III favorável ao Reino Unido, além do Brasil perder 60% do território do Pirara e esse acesso ao mar do Caribe, ainda teve que permitir aos britânicos direitos de navegação ao rio Amazonas por seus afluentes , os rios Mau e Tacutu.
Cara, tu inventou o mapping 2. Provavelmente o melhor vídeo sobre o tema sem exagero. E possivelmente o melhor ou um dos melhores vídeos de mapping que tem no YT. Estou até agora descobrindo coisa nova, só dando uma pausa aleatória no meio do vídeo 😵
😅Se pensar bem a coisa foi mais ou menos assim mesmo kk... Basicamente todas as disputas territoriais no continente tiveram a ver com elites urbanas querendo controlar distantes faixas de terra em lugares que eles nem faziam idéia de onde ficavam. Com o BR não foi diferente, mas no nosso caso tínhamos menos dificuldades pra acessar essas áreas distantes (graças aos rios) e por isso conseguimos muito território, enquanto os vizinhos na maioria das vezes tinham que se contentar (como você disse) com partilhas meio-a-meio.
Caramba, como esse vídeo só tem 3,6 mil visualizações? Esse vídeo é uma obra prima, esse video me fez me ter mais orgulho de ser brasileiro. Você merece mais popularidade, pois pelo excelente trabalho você merece 100 vezes mais!! Que vídeo sensacional.
Muito obrigado pelo elogio! Bom, na verdade, eu tava achando 3000 até muito haha... tenho só 200 inscritos e o alcance na rede é pequeno, quem sabe ele cresce? Tenho alguns vídeos na fila sendo editados, fique de olho, se meu laptop não falhar vou postar em breve.
Primeiro, QUE VIDEO MARAVILHOSO, segundo, eu percebi que este mapa tem muitas fronteiras que geralmente são desenhadas de forma diferente (como por exemplo, as disputas fronteiriças com o Paraguai, ou mesmo a fronteira do Brasil colonial na Amazônia (baliza de Pedro Teixeira), me pergunto o porque no geral as fronteiras históricas do Brasil são tão imprecisas? Nas fontes que tenho, geralmente mesmos as mais detalhadas não mostram os detalhes que o seu mapa mostrou. (ah, e quanto disso foi liberdade criativa?) Ótimo video!!!!
Obrigado pelo prestígio, fico contente que tenha gostado! Bom, eu estava já preparando um roteiro de uma videoaula sobre o Tratado de Madrid de 1750, mas estou impedido por motivos técnicos, estou com problemas com meu laptop. Mas basicamente o que posso responder por ora é que existem muito poucos historiadores em que podemos confiar quando se trata dos documentos oficiais da Coroa portuguesa. Já reparou que a imensa maioria dos livros publicados por historiadores têm como fontes outros historiadores? A maioria deles não consulta os documentos primários, isso é uma vergonha! Eu não tenho formação superior e sequer terminei o ensino médio, não era eu que devia estar ensinando essas coisas, acho que você deve entender a minha frustração, mas assim é o Brasil. Enquanto a videoaula não fica pronta, dê uma olhada na aba "comunidade", lá eu publiquei alguns dos meus mapas que explicam questões não mencionadas no vídeo.
@@Almagesto25 Ah, entendo.... Obrigado pela explicação! Bem, a historiografia do brasil (principalmente a tradicional) é bem tendenciosa as vezes, não estou surpreso, mas confesso que eu não tinha notado! Obrigado pelos avisos também!
Sobre o tema em foco, fiz um trabalho acadêmico na Faculdade de Direito, na época era a disciplina de "Problemas Brasileiros". O título era "A Expansão Territorial do Brasil", aliás vejo o vocábulo "expansão" mais apropriado do que "evolução". É que o primeiro significa conquistar algo que não se tenha, ou seja, crescer sobre uma superfície ainda não tocada, enquanto evoluir tem o sentido de se desenvolver sobre uma dimensão já existente. A história nos revela que o expansionismo territorial do Brasil é créditado ao sangue de bandeirantes e entradistas, guerras contra índios, castelhanos e muita astúcia política e diplomática. Tirei 10 neste trabalho, coisa rara na minha vida. Tive o suporte da Enciclopédia Delta La Rousse e outros livros de história. Ao ensejo, parabenizo o produtor deste trabalho de timelapse, que ficou impecável.
🙂 Obrigado pelo prestígio! Quanto ao título, minha decisão por evolução ao invés de meramente "expansão" se deve ao fato de que o projeto original do Brasil (que era um projeto missionário idealizado e financiado pela Ordem de Cristo e não pelo estado português) não enfatizava o território, mas sim o que seria feito nele no tocante ao seu significado profético. Assim, o Brasil já existia antes de seu território surgir. O que aconteceu em 1500 foi o Descobrimento de uma terra que já se conhecia, isto é, Portugal revelou ao mundo a missão desta terra, ele descobriu o véu que escondia a missão do Brasil (portanto, ao contrário do que reza a historiografia "genérica" hegemônica, Descobrimento não é "encontrar" algo, mas sim é uma Revelação). O dia 22/04/1500 foi uma data cerimonial para o Apocalipse do Brasil, isto é, para a Revelação do Brasil conforme a doutrina do abade Gioacchino da Fiore, da qual os templários e depois a Ordem de Cristo foram adeptos e tributários). É claro que houve expansão, mas foi apenas algo secundário em relação ao projeto original. Diferente de todos os demais impérios, o império português não era de conquista, mas sim de cultura, era um império milenarista de cultura, cuja política era o evangelismo e a miscigenação para criar aqui um povo novo, tutelado pela Ordem e pela Coroa. Portanto, era totalmente diferente dos impérios inglês, francês, holandês etc, esses sim foram impérios coloniais, de conquista e de expansão. Portugal nunca teve "colônias". Infelizmente, o projeto original do Brasil foi subvertido e abandonado no século XVIII conforme os liberais passaram a governar em Lisboa e a desviar a Coroa. A rainha Dona Maria I, a Piedosa (que a literatura marxista prefere chamar de "A Louca"), e que foi a primeira mulher a governar o Brasil, foi a última autoridade portuguesa a levar adiante o projeto templário e missionário do Brasil. Foi no fim do reinado de seu pai e início do reinado dela que se ajustaram os planos antigos de transferir a sede do reino, de Lisboa para Belém do Grão-Pará, capital do Estado do Maranhão, o que nunca se concretizou por causa da interferência dos liberais, especialmente do marquês de Pombal que pretendia extinguir o Maranhão para anexá-lo ao Brasil. Então, este vídeo pretende mostrar a evolução do que foi feito no território, independentemente de suas dimensões (até porque o Brasil também perdeu muito território, ele não só expandiu; perdeu a Banda Oriental, perdeu Angola, perdeu o Pirara, perdeu Mojos e perdeu Caquetá). Se você acompanhar as legendas que eu escrevi, vai perceber o meu esforço em fugir da historiografia genérica e focar no que realmente foi a política portuguesa para o Brasil (eu postei uma versão mais longa do vídeo, assim as pessoas poderão ler as legendas mais facilmente).
Não sei se expliquei bem... de fato houve "conquistas", mas o império português não era "DE" conquistas. De fato, isso se vê na própria titulatura régia a partir do Descobrimento, os monarcas portugueses não eram apenas reis, eram também senhores, o que remete à iniciativa privada (empresarial) do monarca separadamente da Coroa. O monarca era "Senhor da Guiné e da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia". Aqui se subentende que "conquista" tem a ver com assuntos militares relacionados às atividades econômicas em territórios que não pertenciam à "máquina pública" da Coroa portuguesa, mas ainda assim eram senhorios particulares (empresariais) do rei, e aqui a gente inclui as feitorias portuguesas do Oceano Índico que, para existirem, os portugueses pagavam "aluguel" aos reis locais. Eu particularmente acredito que "conquista" não só se refira ao comércio armado português, mas também aos serviços militares que os portugueses ofereciam aos reis do Oriente.
Obrigado! Eu já estou trabalhando na segunda versão do vídeo, que roda bem mais devagar. Enquanto isso, é possível reduzir a velocidade do vídeo clicando no botãozinho da engrenagem que fica na parte de baixo da tela.
Eu curti bastante desse vídeo, eu acho de longe o mais completo de todos que existem no youtube. Minha única crítica dura é que não é um dos mapas mais legíveis do mundo. eu acho que tem um pouco de excesso de informação, ex: países que não são o Brasil. E é acho que é só isso msm, de novo, trabalho fantástico
Eu ia colocar também uma camada de nuvens, mas um ser de outro planeta apareceu no meu quarto dizendo que isso ia ser chutar o pau da barraca e que era pra eu ficar na minha kkk... Fico contente que tenha gostado, eu agradeço o prestígio!
São os limites aproximados dos baixios dos rios Paraguai, Guaporé e Mamoré, quer dizer, as planícies baixas por onde eles correm. Se voltar atrás, vai ver que os paulistas queriam que a fronteira da capitania ficasse nos baixios pra manter esses rios dentro de São Paulo, mas desistiram disso com o tratado de 1750. Depois disso, os mato-grossenses ocuparam Santa Cruz de la Sierra duas vezes, em 1822 e 1825, eles acreditavam que o novo governo brasileiro iria permitir que eles anexassem essa intendência espanhola já que o império espanhol estava desmoronando. Isso lhes foi negado... então é curioso que daí em diante os presidentes do Mato Grosso mandam fazer mapas onde a fronteira segue os baixios, que é a linha verde que você vê, mas eles fazem isso de forma "velada". A situação só vai mudar 40 anos depois durante a Guerra do Paraguai.
Sim, mas no fim os colombianos voltaram atrás (em 1855), e fizeram bem em não aceitar. Porque aceitá-lo (em 1853) implicaria em reconhecer as fronteiras da Venezuela e do Peru com o Brasil, sendo que a Colômbia ainda tinha litígios territoriais com esses dois vizinhos. Se você olhar no meu mapa (quadro 1854), poderá ver que a pretensão venezuelana atravessava a linha Lleras-Lisboa bem no meio, então aceitar o tratado faria a Colômbia perder para a Venezuela uma área do tamanho de Santa Cataria.
Eu não posso provar, mas acredito que esse era o projeto original da Coroa desde o início, quer dizer, espalhar estados lusos pelo mundo, estados que fossem independentes dentro do império. Então o reino-unido que vimos surgir em 1815 chegou bem atrasado. Portugal sempre se esforçou em fazer do Brasil um estado independente, nos deu uma constituição em 1549, nos deu 3 reformas agrárias, nos deu casa da moeda própria e tantas outras coisas. O que estragou esse plano foi a administração liberal, os liberais (ao contrário do que rezam os intelectuais) aumentaram os impostos e centralizaram o poder, minaram a liberdade das capitanias. O marquês de Pombal até tentou trazer o absolutismo (é a partir daí que os livros dizem que a monarquia portuguesa era "absolutista").
@@Almagesto25É uma pena que a história foi tão deturpada e distorcida apenas para nós afastar da nossa origem lusitana, que é a base de todo esse Estado e de suas diversas nações, com certeza se o Reino Unido tivesse continuado estaríamos melhor. Entretanto, oque tem a dizer sobre a proibição de fábricas e indústrias no Brasil por decreto de Maria I?
@@Moster1969-t9n, sim, mesmo tendo sido apenas uma sombra do projeto original, também penso que o reino unido deveria ter continuado. O centralismo dos liberais no fim do séc XVIII e o golpe da "independência" foram os primeiros passos da ruína de Portugal e do Brasil. Sobre a proibição das indústrias, eu descobri que algumas províncias lá em Portugal também foram proibidas de desenvolver indústria, eu sempre achei essa manobra muito estranha porque ela corria na contramão das políticas emancipacionistas da Coroa. Na minha opinião, foi uma manobra centralista das elites de Lisboa e do Porto, quer dizer, é a primeira evidência de um lobby entre o governo e empresários. A crença popular diz que a proibição das indústrias prova que o Brasil era uma "colônia", mas eu não penso assim, a coisa era bem mais complexa. É o mesmo que acontece hoje, quando um cartel de empresas se alia ao governo para destruir a concorrência.
@@Almagesto25 Poderia me informa algum site ou PDF que esteja disponível essa plano original? Eu realmente me interessei pra ideia e gosto de pensar em universos alternativos. Também acho isso, querendo ou não, o desenvolvendo acelerado do Brasil para outro ramo além do agrícola iria prejudicar em muito as elites, não só no Brasil mas em todo Portugal. Você acha que as "colônias" espanholas também caíram na mesma falácia de serem colônias?
@@Moster1969-t9n, como eu disse, isso não tem como ser provado que seja do jeito que eu expliquei, na forma de uma política geral oficial. Mas pode ser que algum dia alguém ache documentos que provem por A+B que essa era a política oficial. O que a gente tem no momento, como evidência, são as políticas já realizadas, como a criação de uma casa da moeda no Brasil, a existência de institutos e cursos superiores (apesar de não serem universidades com campus). Lá no primeiro link da descrição você vai encontrar um artigo do Manuel Rodrigues Ferreira sobre a política portuguesa para o Brasil e como o Império iniciou a subversão da nossa independência. Outra evidência desse plano de império "multinacional" é a política de miscigenação, a Coroa portuguesa antes do séc XVIII era bastante devotada ao milenarismo heterodoxo (encorajado pelos templários) e isso implicava em que dentro do império não existisse apenas um reino, mas vários, por isso os reis portugueses portavam o título de senhor (senhor do Brasil, do Congo, da Índia etc). Os reis de Portugal não eram reis da Índia, mas senhores, pois Portugal reconhecia os rajás indianos, isso é bastante curioso! Angola também teve os seus próprios reis durante o governo português. Cedo ou tarde chegaria a hora de o Brasil ter o seu próprio rei, mas os maçons e os liberais destruíram esse projeto em 1822. Sobre os países hispanos, existe neles um grande movimento revisionista (que eu saiba é maior do que o nosso) que é contra a Leyenda Negra, que é como eles chamam a historiografia panfletária que fala sobre "colônias", "genocídios" etc... O governo espanhol na América foi muito parecido com o português.
É verdade, mas na época o Gúgo me deu a localização errada, o local correto é Grota do Angico SE, mas o lugar mostrado pra mim era Fazenda Angico RN Vou processar o Gúgo!
Não sei como essas coisas funcionam, acho que se o meu IP fosse dos EUA eu teria mais visualizações. No momento eu calculo +/- 100 visualizações por mês, um fiasco!
@@romaosaberbrzezinski7074, os mapas eu fiz no photoshop, camada por camada. Não sei se é o Historical Maps que eu tô pensando, lembro que ao longo do ano eu postei alguns frames isolados em grupos pra divulgar o meu trabalho. Tem como vc me passar o link pra ver se fui eu quem postou?
@@Almagesto25 você postou frames isolados msm, pois eu vi o mapa de 1889 faz uns meses nesse grupo que comentei. Mas cara, teu trabalho é primoroso pra quem gosta de mapas desse nível, tu faz mapas sob encomenda?
@@romaosaberbrzezinski7074, pois é, eu lembro que postei frames em vários grupos, na época o layout só existia na minha cabeça, bordas, letreiros e bandeiras não mostrava. Mapas por encomenda? Nunca fiz... se o Arquivo Nacional ou IBGE me contratarem, eu topo! kkkk...
Quando eu fiz a minha primeira timelapse do Brasil, em 2016, algumas pessoas reclamaram que os quadros passavam muito rápido e que não dava pra ver direito os detalhes. E a situação agora está pior, porque em cada quadro eu pus textos. Bom, as pessoas têm três opções, ou elas reduzem a velocidade do vídeo clicando no botãozinho da engrenagem que aparece na parte de baixo da tela, ou elas arriscam a sorte tentando pausar o vídeo no ano que elas querem consultar... ou então, elas esperam eu fazer uma segunda versão deste vídeo, na qual os quadros passarão mais devagar, para facilitar a pausa para consulta. Eu já pensava em fazer uma segunda versão, mas eu não prometo nada, ok 🤣
Eu reduzi a velocidade ao minimo e dar pra ir pausando e lendo o texto. Tem muitos detalhes. Um show de história do Brasil. 👏
@@edmilsonoliveira5623, sim, e se colocar em tela cheia dá pra ver melhor.
Eu não reclamo pois a música se encaixou perfeitamente com o tempo do vídeo kk
@@Moster1969-t9n, cara, fazer esse vídeo teve seus momentos meio "sobrenaturais", foram longos 8 meses de trabalho e essa metragem da música é um dos fatores que me deixaram com a pulga atrás da orelha kkkk Origado pelo prestígio!
Caraca nunca tinha ouvido falar dessa aliança Brasil-equador caso o Peru tivesse declarado guerra por causa do acre. Com certeza seria um grande E SE
Foi o preço que o Brasil aceitou pagar em 1904 pra conseguir o triângulo Japurá-Amazonas, e mesmo assim não conseguiu, precisou esperar mais 24 anos até a Colômbia concordar em se retirar em troca de benefícios. Esse acordo secreto foi uma jogada de mestre do Itamaraty.
???????
Me recuso a acreditar que esse vídeo existe. Não imagino quantas páginas de informações foram escritas pra concretizar essa versão final, além da dificuldade de achar/fazer uma expansão territorial acurada durante os primeiros anos de Brasil Colonial...
Meu sinceros parabéns.
☺Obrigado!
Estou usando uma tradução, não falo português. Este é um vídeo fantástico, um dos melhores recursos do RUclips quando se trata de história brasileira. Embora eu não consiga ler o português, a atenção aos detalhes ainda foi incrível.
Obrigado pelo prestígio!
this must be the greatest mapping video i've ever seen
Thanks, I hope the video was usefull.
Como TUDO que você entrega, esse vídeo esta perfeito! Parabéns por sua dedicação que é rara no RUclips de hoje. Além disso a trilha sonora esta excelente.
Valeu, man! Dá uma olhada na descrição do vídeo, na parte de créditos, a mixagem que eu montei foi usando trechos dos covers dessa galera aí, eles merecem o crédito.
@@Almagesto25ja estava vendo pois adoro ler mais sobre a história do Brasil "Colonial" e mentiras em volta disso.
A música eu conheci graças ao seu antigo vídeo, é impressionante como uma música de Star Wars combina tanto com o Brasil.
Ressalto denovo sua dedicação, pois aquele mapa das tribos e dos povos indígenas estava incrível, e olha que só foi usado na introdução!
@@Moster1969-t9n, eu levei bastante tempo pra terminar o mapa das tribos, mas a parte mais sofrida foi achar as fontes. Dei sorte porque alguém me avisou que o Arquivo Nacional tinha descoberto mapas antigos que foram restaurados e digitalizados, daí eu corri atrás desse mapa pra usar como base. Cara, a internet brasileira é muito ingrata, é extremamente difícil achar fontes boas, fotos e imagens em alta resolução, textos detalhados e completos etc...
Muito foda, parabéns, talvez seja um dos vídeos mais completos sobre história do Brasil que conheço e tudo isso em apenas 3 minutos.
Veja na descrição algumas das fontes que eu usei, esta é na verdade a minha segunda timelapse do Brasil, a primeira foi em 2016
@@Almagesto25 Eu sei cara, eu já vi essa de 2016 várias vezes no passado, gostava bastante daquele vídeo e esse está melhor ainda.
Que vídeo sensacional.
Eu nem posso deixar de falar da sensação de Nostalgia que me deu, assisti seu vídeo antigo faz tempo e ele me marcou, foi um dos motivos pra hoje eu ter vontade de cursar história e amar a história do meu país.
Obrigado pelo seu trabalho cara.
Obrigado! Domingo à noite vou postar uma versão mais longa, assim fica mais fácil pausar e ler os quadros. Veja também a descrição do vídeo, ali tem detalhes importantes.
@@Almagesto25 irei assistir, com certeza.
Nunca vi um vídeo do tema tão completo, tens o meu respeito.
Obrigado pelo prestígio!
Achei muito legal você falar sobre os caminhos incas, é fantástico pensar que já os incas ligavam o Oceano Pacifico e Atlântico
Antes eu desconfiava que os caminhos incas não foram apagados, mas depois que eu comecei a fazer a camada das estradas no vídeo eu passei a ter certeza, rs... percebi que eles não só continuaram existindo, mas vários trechos são as atuais rodovias asfaltadas.
@@Almagesto25Primeiro contacto entre europeus e os incas foi feito pelo portugues Aleixo Garcia, mais de 10 anos antes dos espanhois
@@carlosdecarvalho1784, observe o mapa com atenção no minuto 1:02 quando aparece o território controlado por Cosme Fernandes e, logo depois, é descoberto o Caminho de Peabirú pelos portugueses (por isso que o caminho fica colorido de azul.)
Para um cara que tem somente 186 inscritos é uma injustiça, deveria ter mais de 1 000 000, o melhor mapper que já vi, trabalho sensacional.
Obrigado por prestigiar! Fique ligado no canal porque estou com vários projetos na fila, só aguardando resolver uns problemas técnicos.
Estou sem palavras, que trabalho fantástico parabéns! Ja me inscrevi 👍
Obrigado pelo prestígio!
CARA, ISSO FICOU MUITO BOM, EU LEMBRO DE TER VISTO UMA PARECIDA, TENHO QUASE CERTEZA QUE É SUA, PELO AMOR DE DEUS MANO, SE VOCÊ LEVOU MUITO TEMPO PRA FAZER ISSO, PARABÉNS, VOCÊ ACABA DE GANHAR MAIS UM INSCRITO, MUITO RARAMENTE EU ME INSCREVO EM CANAIS, MAS O SEU VALE MAIS A PENA DO QUE O NORMAL, PARABÉNS!!
Muito obrigado!
Você lembra onde viu o vídeo? Na verdade, eu publiquei um vídeo parecido em outro canal em 2016.
@@Almagesto25 Era de um canal chamado, na época, de RED ALERT!, acredito que seja seu já que, atualmente, ele tem esse nome + o nome desse canal.
@@Wellingtonbrj, ah sim, aquele canal é meu também, foi lá que eu publiquei o vídeo de 2016.
Nesse vídeo eu vi até a disputa da guiana essequiba entre Venezuela 🇻🇪 e Guiana 🇬🇾.
Também vi a disputa do território de Tigre entre a Guiana 🇬🇾 e o Suriname 🇸🇷.
Acho que foram uns 2 ou 3 meses investigando a Questão do Pirara, a fronteira entre Guiana e Venezuela mudou várias vezes, algumas das quais não teve como incluir no vídeo.
@@Almagesto25
No mês que vem (dezembro) o presidente venezuelano Nicolás Maduro vai realizar um referendo para recuperar o território do Esequibo.
Ele pretende ter aprovação do povo venezuelano, ainda não se sabe se vai ser por via diplomática ou intervenção militar.
@@ricardozan5881, no meu entender a Guiana Esequibo é território venezuelano, os ingleses o anexaram de forma totalmente ilegal e, decerta forma, criminosa. Volta lá no vídeo, no ano 1899, a agressão inglesa não foi só contra a Venezuela, eles também anexaram o nosso lado do divisor de águas do rio Esequibo e também o Triângulo New River, reivindicado pelos holandeses. A nossa sorte (azar dos venezuelanos) foi que os ingleses só anexaram essas regiões no papel, mas não conseguiram tomar posse do Pirara e nem do New River, mas Esequibo acabou tomada por causa do acesso menos difícil. Os ingleses abandonaram unilateralmente as negociações, do ponto de vista diplomático isso daria ganho de causa ao Brasil, Venezuela e Países Baixos. Mas a gente sabe como eram as coisas na Era Vitoriana, né?
@@ricardozan5881, como o proprio Maduro disse, se acontecer de a Venezuela readquirir esse território, ele devolverá ao Brasil o lado ocidental do divisor de águas. Pule lá pra 1904, você vai ver em cor branca a área que o Maduro disse que devolveria ao Brasil. Bom, independente de ele ser um ditador maníaco, isso é uma questão de estado, o estado venezuelano está 100% com a razão em reclamar esse território.
@@Almagesto25
É eu já vi o mapa na Wikipédia a fronteira do Brasil chegava até o rio Rupununi , isso dava ao Brasil direitos de navegação ao mar do Caribe pelos rios Rupununi e Essequibo.
Com a decisão do rei italiano Vitor Emanuel III favorável ao Reino Unido, além do Brasil perder 60% do território do Pirara e esse acesso ao mar do Caribe, ainda teve que permitir aos britânicos direitos de navegação ao rio Amazonas por seus afluentes , os rios Mau e Tacutu.
Olá, vim pelo servidor do Tectus, aquele Festival de Mapping no Discord, seu trabalho é incrível, continue assim que eu cá estarei!
Obrigado!
Video fenomenal, merece mais reconhecimento
☺ Obrigado!
Absolutely outstanding work!!
😊Thanks!
@@Almagesto25 Yr welcome🤞
Excelente conteúdo! Parabéns pela pesquisa e montagem minuciosa. Um trabalho de fôlego. Vou compartilhar o link. Obrigado
Eu agradeço pelo prestígio, que fique registrado que a obra do IMUB teve peso no desenvolvimento deste projeto.
Nota 10!!
Obrigado!
Esse é DISPARADO o melhor video sobre o brasil, simplesmente FENOMENAL e deve ter dado um trabalho GIGANTESCO, PARABÉNS
Obrigado! Sim, foram 7 anos de pesquisa e 8 meses de edição, quase como criar um filho haha...
@@Almagesto25E tá de parabéns, tá comparável com os melhores vídeos de mapeamento que já vi
Cara, tu inventou o mapping 2.
Provavelmente o melhor vídeo sobre o tema sem exagero. E possivelmente o melhor ou um dos melhores vídeos de mapping que tem no YT.
Estou até agora descobrindo coisa nova, só dando uma pausa aleatória no meio do vídeo 😵
Obrigado pelo prestígio! Tem esta versão mais longa, fica mais fácil pausar pra ler: ruclips.net/video/ugEQf7tJ4mE/видео.html
Haha a história da America do Sul é um monte de disputas territoriais absurdas, pra na hora dos tratados o meio termo ainda ser lucrativo kk
😅Se pensar bem a coisa foi mais ou menos assim mesmo kk... Basicamente todas as disputas territoriais no continente tiveram a ver com elites urbanas querendo controlar distantes faixas de terra em lugares que eles nem faziam idéia de onde ficavam. Com o BR não foi diferente, mas no nosso caso tínhamos menos dificuldades pra acessar essas áreas distantes (graças aos rios) e por isso conseguimos muito território, enquanto os vizinhos na maioria das vezes tinham que se contentar (como você disse) com partilhas meio-a-meio.
Caramba, como esse vídeo só tem 3,6 mil visualizações? Esse vídeo é uma obra prima, esse video me fez me ter mais orgulho de ser brasileiro. Você merece mais popularidade, pois pelo excelente trabalho você merece 100 vezes mais!! Que vídeo sensacional.
Muito obrigado pelo elogio! Bom, na verdade, eu tava achando 3000 até muito haha... tenho só 200 inscritos e o alcance na rede é pequeno, quem sabe ele cresce? Tenho alguns vídeos na fila sendo editados, fique de olho, se meu laptop não falhar vou postar em breve.
Mano, trabalho magnifico, tem alguns problemas como você mencionou no comentário fixado, mas ainda ta incrível, deve ter demorado bastante pra fazer🎉
Muito obrigado! Sim, levou mais ou menos 8 meses de edição.
i think this might be the greatest mapping video of all time
haha... thanks! Welcome and stay tunned.
Maldito seja eu, por não ter encontrado antes esse, que é o melhor canal de todos os tempos
😅não seja tão dramático kk
Parabéns pelo incrível trabalho!
:) obrigado!
Primeiro, QUE VIDEO MARAVILHOSO, segundo, eu percebi que este mapa tem muitas fronteiras que geralmente são desenhadas de forma diferente (como por exemplo, as disputas fronteiriças com o Paraguai, ou mesmo a fronteira do Brasil colonial na Amazônia (baliza de Pedro Teixeira), me pergunto o porque no geral as fronteiras históricas do Brasil são tão imprecisas? Nas fontes que tenho, geralmente mesmos as mais detalhadas não mostram os detalhes que o seu mapa mostrou. (ah, e quanto disso foi liberdade criativa?)
Ótimo video!!!!
Obrigado pelo prestígio, fico contente que tenha gostado!
Bom, eu estava já preparando um roteiro de uma videoaula sobre o Tratado de Madrid de 1750, mas estou impedido por motivos técnicos, estou com problemas com meu laptop. Mas basicamente o que posso responder por ora é que existem muito poucos historiadores em que podemos confiar quando se trata dos documentos oficiais da Coroa portuguesa. Já reparou que a imensa maioria dos livros publicados por historiadores têm como fontes outros historiadores? A maioria deles não consulta os documentos primários, isso é uma vergonha! Eu não tenho formação superior e sequer terminei o ensino médio, não era eu que devia estar ensinando essas coisas, acho que você deve entender a minha frustração, mas assim é o Brasil. Enquanto a videoaula não fica pronta, dê uma olhada na aba "comunidade", lá eu publiquei alguns dos meus mapas que explicam questões não mencionadas no vídeo.
@@Almagesto25 Ah, entendo.... Obrigado pela explicação! Bem, a historiografia do brasil (principalmente a tradicional) é bem tendenciosa as vezes, não estou surpreso, mas confesso que eu não tinha notado! Obrigado pelos avisos também!
Sobre o tema em foco, fiz um trabalho acadêmico na Faculdade de Direito, na época era a disciplina de "Problemas Brasileiros". O título era "A Expansão Territorial do Brasil", aliás vejo o vocábulo "expansão" mais apropriado do que "evolução". É que o primeiro significa conquistar algo que não se tenha, ou seja, crescer sobre uma superfície ainda não tocada, enquanto evoluir tem o sentido de se desenvolver sobre uma dimensão já existente. A história nos revela que o expansionismo territorial do Brasil é créditado ao sangue de bandeirantes e entradistas, guerras contra índios, castelhanos e muita astúcia política e diplomática. Tirei 10 neste trabalho, coisa rara na minha vida. Tive o suporte da Enciclopédia Delta La Rousse e outros livros de história.
Ao ensejo, parabenizo o produtor deste trabalho de timelapse, que ficou impecável.
🙂 Obrigado pelo prestígio!
Quanto ao título, minha decisão por evolução ao invés de meramente "expansão" se deve ao fato de que o projeto original do Brasil (que era um projeto missionário idealizado e financiado pela Ordem de Cristo e não pelo estado português) não enfatizava o território, mas sim o que seria feito nele no tocante ao seu significado profético. Assim, o Brasil já existia antes de seu território surgir. O que aconteceu em 1500 foi o Descobrimento de uma terra que já se conhecia, isto é, Portugal revelou ao mundo a missão desta terra, ele descobriu o véu que escondia a missão do Brasil (portanto, ao contrário do que reza a historiografia "genérica" hegemônica, Descobrimento não é "encontrar" algo, mas sim é uma Revelação). O dia 22/04/1500 foi uma data cerimonial para o Apocalipse do Brasil, isto é, para a Revelação do Brasil conforme a doutrina do abade Gioacchino da Fiore, da qual os templários e depois a Ordem de Cristo foram adeptos e tributários). É claro que houve expansão, mas foi apenas algo secundário em relação ao projeto original. Diferente de todos os demais impérios, o império português não era de conquista, mas sim de cultura, era um império milenarista de cultura, cuja política era o evangelismo e a miscigenação para criar aqui um povo novo, tutelado pela Ordem e pela Coroa. Portanto, era totalmente diferente dos impérios inglês, francês, holandês etc, esses sim foram impérios coloniais, de conquista e de expansão. Portugal nunca teve "colônias". Infelizmente, o projeto original do Brasil foi subvertido e abandonado no século XVIII conforme os liberais passaram a governar em Lisboa e a desviar a Coroa. A rainha Dona Maria I, a Piedosa (que a literatura marxista prefere chamar de "A Louca"), e que foi a primeira mulher a governar o Brasil, foi a última autoridade portuguesa a levar adiante o projeto templário e missionário do Brasil. Foi no fim do reinado de seu pai e início do reinado dela que se ajustaram os planos antigos de transferir a sede do reino, de Lisboa para Belém do Grão-Pará, capital do Estado do Maranhão, o que nunca se concretizou por causa da interferência dos liberais, especialmente do marquês de Pombal que pretendia extinguir o Maranhão para anexá-lo ao Brasil. Então, este vídeo pretende mostrar a evolução do que foi feito no território, independentemente de suas dimensões (até porque o Brasil também perdeu muito território, ele não só expandiu; perdeu a Banda Oriental, perdeu Angola, perdeu o Pirara, perdeu Mojos e perdeu Caquetá). Se você acompanhar as legendas que eu escrevi, vai perceber o meu esforço em fugir da historiografia genérica e focar no que realmente foi a política portuguesa para o Brasil (eu postei uma versão mais longa do vídeo, assim as pessoas poderão ler as legendas mais facilmente).
Não sei se expliquei bem... de fato houve "conquistas", mas o império português não era "DE" conquistas. De fato, isso se vê na própria titulatura régia a partir do Descobrimento, os monarcas portugueses não eram apenas reis, eram também senhores, o que remete à iniciativa privada (empresarial) do monarca separadamente da Coroa. O monarca era "Senhor da Guiné e da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia". Aqui se subentende que "conquista" tem a ver com assuntos militares relacionados às atividades econômicas em territórios que não pertenciam à "máquina pública" da Coroa portuguesa, mas ainda assim eram senhorios particulares (empresariais) do rei, e aqui a gente inclui as feitorias portuguesas do Oceano Índico que, para existirem, os portugueses pagavam "aluguel" aos reis locais. Eu particularmente acredito que "conquista" não só se refira ao comércio armado português, mas também aos serviços militares que os portugueses ofereciam aos reis do Oriente.
This video feels like a fever dream lmao. But great job!
☺lol... indeed a fever dream!
This is so fascinating
Thank you!
Brabo Demais🍷🗿✌️😉
Valeu!
Olá muito bom o video, só acho que o video deveria ser mais devagar para prestar atenção no mapa.
Obrigado! Eu já estou trabalhando na segunda versão do vídeo, que roda bem mais devagar. Enquanto isso, é possível reduzir a velocidade do vídeo clicando no botãozinho da engrenagem que fica na parte de baixo da tela.
Eu curti bastante desse vídeo, eu acho de longe o mais completo de todos que existem no youtube.
Minha única crítica dura é que não é um dos mapas mais legíveis do mundo. eu acho que tem um pouco de excesso de informação, ex: países que não são o Brasil.
E é acho que é só isso msm, de novo, trabalho fantástico
Eu ia colocar também uma camada de nuvens, mas um ser de outro planeta apareceu no meu quarto dizendo que isso ia ser chutar o pau da barraca e que era pra eu ficar na minha kkk... Fico contente que tenha gostado, eu agradeço o prestígio!
Que incrivel!
This video is so good. Holy moley.
Thanks for your prestige.
im not even brazilian but this made me feel proud to be brazilian
Come to visit Brazil, you'll be welcomed!
2:17 oq aconteceu pra ter essas bordas verdes na fonteira brasil-bolivia?
São os limites aproximados dos baixios dos rios Paraguai, Guaporé e Mamoré, quer dizer, as planícies baixas por onde eles correm. Se voltar atrás, vai ver que os paulistas queriam que a fronteira da capitania ficasse nos baixios pra manter esses rios dentro de São Paulo, mas desistiram disso com o tratado de 1750. Depois disso, os mato-grossenses ocuparam Santa Cruz de la Sierra duas vezes, em 1822 e 1825, eles acreditavam que o novo governo brasileiro iria permitir que eles anexassem essa intendência espanhola já que o império espanhol estava desmoronando. Isso lhes foi negado... então é curioso que daí em diante os presidentes do Mato Grosso mandam fazer mapas onde a fronteira segue os baixios, que é a linha verde que você vê, mas eles fazem isso de forma "velada". A situação só vai mudar 40 anos depois durante a Guerra do Paraguai.
Q bom que tu tenha colocado o tratado lleras-lisboa
Sim, mas no fim os colombianos voltaram atrás (em 1855), e fizeram bem em não aceitar. Porque aceitá-lo (em 1853) implicaria em reconhecer as fronteiras da Venezuela e do Peru com o Brasil, sendo que a Colômbia ainda tinha litígios territoriais com esses dois vizinhos. Se você olhar no meu mapa (quadro 1854), poderá ver que a pretensão venezuelana atravessava a linha Lleras-Lisboa bem no meio, então aceitar o tratado faria a Colômbia perder para a Venezuela uma área do tamanho de Santa Cataria.
Não como posso dizer mas é só muito foda
Obrigado!
@@Almagesto25 eu q sinto obrigação de agradecer
This video is damn underrated
lol, maybe... I wish it wasn't like this.
Almagesto, qual é a sua opinião pessoal sobre o Reino Unido de Portugal e Brasil?
Eu não posso provar, mas acredito que esse era o projeto original da Coroa desde o início, quer dizer, espalhar estados lusos pelo mundo, estados que fossem independentes dentro do império. Então o reino-unido que vimos surgir em 1815 chegou bem atrasado. Portugal sempre se esforçou em fazer do Brasil um estado independente, nos deu uma constituição em 1549, nos deu 3 reformas agrárias, nos deu casa da moeda própria e tantas outras coisas. O que estragou esse plano foi a administração liberal, os liberais (ao contrário do que rezam os intelectuais) aumentaram os impostos e centralizaram o poder, minaram a liberdade das capitanias. O marquês de Pombal até tentou trazer o absolutismo (é a partir daí que os livros dizem que a monarquia portuguesa era "absolutista").
@@Almagesto25É uma pena que a história foi tão deturpada e distorcida apenas para nós afastar da nossa origem lusitana, que é a base de todo esse Estado e de suas diversas nações, com certeza se o Reino Unido tivesse continuado estaríamos melhor.
Entretanto, oque tem a dizer sobre a proibição de fábricas e indústrias no Brasil por decreto de Maria I?
@@Moster1969-t9n, sim, mesmo tendo sido apenas uma sombra do projeto original, também penso que o reino unido deveria ter continuado. O centralismo dos liberais no fim do séc XVIII e o golpe da "independência" foram os primeiros passos da ruína de Portugal e do Brasil.
Sobre a proibição das indústrias, eu descobri que algumas províncias lá em Portugal também foram proibidas de desenvolver indústria, eu sempre achei essa manobra muito estranha porque ela corria na contramão das políticas emancipacionistas da Coroa. Na minha opinião, foi uma manobra centralista das elites de Lisboa e do Porto, quer dizer, é a primeira evidência de um lobby entre o governo e empresários. A crença popular diz que a proibição das indústrias prova que o Brasil era uma "colônia", mas eu não penso assim, a coisa era bem mais complexa. É o mesmo que acontece hoje, quando um cartel de empresas se alia ao governo para destruir a concorrência.
@@Almagesto25 Poderia me informa algum site ou PDF que esteja disponível essa plano original? Eu realmente me interessei pra ideia e gosto de pensar em universos alternativos.
Também acho isso, querendo ou não, o desenvolvendo acelerado do Brasil para outro ramo além do agrícola iria prejudicar em muito as elites, não só no Brasil mas em todo Portugal. Você acha que as "colônias" espanholas também caíram na mesma falácia de serem colônias?
@@Moster1969-t9n, como eu disse, isso não tem como ser provado que seja do jeito que eu expliquei, na forma de uma política geral oficial. Mas pode ser que algum dia alguém ache documentos que provem por A+B que essa era a política oficial. O que a gente tem no momento, como evidência, são as políticas já realizadas, como a criação de uma casa da moeda no Brasil, a existência de institutos e cursos superiores (apesar de não serem universidades com campus). Lá no primeiro link da descrição você vai encontrar um artigo do Manuel Rodrigues Ferreira sobre a política portuguesa para o Brasil e como o Império iniciou a subversão da nossa independência. Outra evidência desse plano de império "multinacional" é a política de miscigenação, a Coroa portuguesa antes do séc XVIII era bastante devotada ao milenarismo heterodoxo (encorajado pelos templários) e isso implicava em que dentro do império não existisse apenas um reino, mas vários, por isso os reis portugueses portavam o título de senhor (senhor do Brasil, do Congo, da Índia etc). Os reis de Portugal não eram reis da Índia, mas senhores, pois Portugal reconhecia os rajás indianos, isso é bastante curioso! Angola também teve os seus próprios reis durante o governo português. Cedo ou tarde chegaria a hora de o Brasil ter o seu próprio rei, mas os maçons e os liberais destruíram esse projeto em 1822.
Sobre os países hispanos, existe neles um grande movimento revisionista (que eu saiba é maior do que o nosso) que é contra a Leyenda Negra, que é como eles chamam a historiografia panfletária que fala sobre "colônias", "genocídios" etc... O governo espanhol na América foi muito parecido com o português.
Lampião morreu em Sergipe. Tirando isso, vídeo surreal de bom e bonito
É verdade, mas na época o Gúgo me deu a localização errada, o local correto é Grota do Angico SE, mas o lugar mostrado pra mim era Fazenda Angico RN Vou processar o Gúgo!
Como esse video tem só 2.000 visualizaçoes?
Não sei como essas coisas funcionam, acho que se o meu IP fosse dos EUA eu teria mais visualizações. No momento eu calculo +/- 100 visualizações por mês, um fiasco!
What's up with the Star Wars music in the video?
Its rhythm sounds so Brazilian and its title (victory celebration) sounds so suggestive and appropriate.
@@Almagesto25 okay, nice choice
Eu já vi esses mapas no Historical maps no Facebook, tu publicou lá?
Não sei... Se isso aí for um grupo do FB, então eu publiquei hoje.
@@Almagesto25 sim, grupo de fb
@@romaosaberbrzezinski7074, os mapas eu fiz no photoshop, camada por camada. Não sei se é o Historical Maps que eu tô pensando, lembro que ao longo do ano eu postei alguns frames isolados em grupos pra divulgar o meu trabalho. Tem como vc me passar o link pra ver se fui eu quem postou?
@@Almagesto25 você postou frames isolados msm, pois eu vi o mapa de 1889 faz uns meses nesse grupo que comentei. Mas cara, teu trabalho é primoroso pra quem gosta de mapas desse nível, tu faz mapas sob encomenda?
@@romaosaberbrzezinski7074, pois é, eu lembro que postei frames em vários grupos, na época o layout só existia na minha cabeça, bordas, letreiros e bandeiras não mostrava. Mapas por encomenda? Nunca fiz... se o Arquivo Nacional ou IBGE me contratarem, eu topo! kkkk...
Абсолютный бразильский аутизм
🤣 Откуда вы знаете, что я аутист?
@@Almagesto25 видно по качеству исполнения работы. Ты молодец, но действительно стоило сделать видео помедленнее!
@@PistisSophia, y меня на канале есть более медленная версия.