Bom dia e se um dos conjugue tinha um tereno com uma parede e hoje tem a casa de baixo e de cima e tem carro ela tem direito na casa ja q o resto da casa foi construida juntos
Meu marido me traia com outra mesmo ja morando com ela com a ter comigo disendo que voltaria no ano seguinte,mais era maldade assim alimentando o meu sofrimento pois ele só estava me entertendo pra mim não pedir o divorcio pois ele na queria partilha os 50/por cento que tenho direito,quando eu não quis mais a humilhação que ele estava me fasendo me tratando como amante,eu disse quero o divorcio!ele disse não baichinho pertinho de mim!e comprou um carro de segunda pra mim mesmo sem eu saber dirigir financiado pelo Banco passado no meu nome tudo direitinho quando podia ter me dado a csa no meu nome,em 2020 ele deu entrada a previdencia e ficou calado eu desisti telefax uns 8 anos vez outra aceitava ele ficamos assim uns seis anos esporadicamente,então não quis mais faser o papel da outra e ele disse fica aí!tu não tem comida!arranja outro macho!e até hoge ele me humilha me dá um salário veio em casa e pediu pra mim da a sepultura que eu paguei mais de quatro mil,pra sepultar a mãe dele,pois ele diz que tudo é dele que eu não tenho direito a esses 50/por cento ele sustenta uma imã dele e a nora dessa irmã dele pois o marido dela está presso pegou 46 anos de prisão e certo que ele ajude outros,mais não me roubando os meus direitos não tenho condição de pagar um advogado não quero a denfessoria publica pois quero hoge um divorcio rápido e logo com a partilha de bens,quem ai pode me ajudar ele ficou com uma chácara onde tem garapé,eu na casa que é grande e não tenho como fazer reparos na mesma e ele te me ludibriado assim,não sei me defender.
Falando assim é mto bonito na prática quem leva a pior sempre é o homem. Minha ex ficou 07 anos morando no imóvel e eu pagando aluguel e toda vez que recorri meu direito de parte do aluguel, a ex dizia que não tinha condições de pagar e o juiz sempre aceitava as mentiras dela.
Ao contrário do que as pessoas gostam de pensar, casamento é sim um negócio (a quantidade de regulação do direito deixa isso bem claro). E, portanto, deve ser feito com extrema racionalidade e não com base em emoções como a maioria faz. Detalhe: a maioria se lasca também. Rsrs.
Excelente explanação Dr. Angelo! 👏👏 obrigada por esclarecer melhor para nós leigos. Deu pra entender porque muitos ficam presos à casamentos infelizes 😢😢
SOU CASADA COM REGIME UNIVERSAL DE BENS MAIS ESTOU SEPARADA DE CORPOS EU MORO NUM IMÓVEL QUE ESTA NO NOME DO MEU EX E CHEGOU UMA CARTA DIZENDO QUE O IMÓVEL VAI A LEILAO SE NÃO REGULARIZAR COMO POSSSO REGULARIZAR
Comprei um imóvel com a minha ex, após o casamento (comunhão parcial), mas com investimentos que já tinha antes de me casar. Investimentos que vieram principalmente como direitos trabalhistas após demissão de emprego. Tenho como retirar da divisão deste imóvel esse valor que já tinha antes de me casar?
Dr. Ângelo boa noite mim tire uma dúvida eu casei vivi a mais de 23 anos tive uma filha ai o meu esposo saiu de casa e quando casei ele ganhou um terreno da mae dele ele foi contruiu uma casa inacabada ai eu junto o ajudei a praticamente reformar a casa toda depois ele abadonou a casa e mim deixou pagando aluguel nao mim ajudou e ainda colocou minha filha contra mim e tirou ela de casa mandou o namorado pular o muro da minha casa sem eu esta em casa desde entao a casa ta fechada NÃO deixa eu entrar ele deu entrada no divórcio e está na justiça porque ele diz que eu NÃO tenho direito ele mim causou danos morais psicológico eu gostaria de saber quais São os meus direitos
Doutor sou casada parcial de bens .me separei meu marido entrou com divórcio no litigioso querendo a metade da minha casa .só que ela é de um dinheiro de herança do meu pai.nos tínhamos um carro que ele vendeu e não me deu nada.ele tem direito nesta casa
A resposta é simples, ele só tem direito na casa se a casa você compraram após vocês casarem. Independente de onde veio o dinheiro. Agora se a casa foi comprada antes da data que vocês casaram ele não tem dinheiro.
Bom dia Dr Angelo! Quando me casei, há 4 anos atrás, meus pais já haviam falecido, deixando uma casa e um carro de herança, que estão em processo de inventário. Eu e minha esposa decidimos nos divorciar. Gostaria de saber se, no divórcio, ela tem algum direito sobre os bens deixados por meus pais. Obs.: Nos casamos sob o regime de COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS.
Boa tarde eu estou separado e divorciado já faz 18 anos agora minha ex apareceu e quer aluguéis atrasado e parte da casa dia 13 agora vou ter audiência vamos ver oque vai dar já me falaram que ela não tem direito na época ela abandonou
Doutor me tire uma duvida. Sou casada em vom parcial de bens, meu mstido tem herança. Ajudei a contruir a casa no terreno doado pelos pais. Comprei um veiculo sem ele injetar nem um centavo. As despesas do veículo quem cuida sou eu, nunca me deu nenhuma manutenção do carro e wuet divórcio e quer metade do carro. Gostaria de saber de a lei vai repartir meu carro com ele e se lei vai obriga lo a me ressarcir tudo que gastei no carro aue ele nunca me ajudou em nada. Comprei o varro sozinha e eu nso morava com ele. Estavamos separados na época que comprei. Em dois meses quando ele viu que ru tinha conseguido comprar um bom carro ele quiz wue eu retornasse para casa. Existem muitos homens canalhas, o que a lei pode fazer por nós mulheres que somos a parte mais fraca e tivemos a infelicidade de de cadar com um canalha?
Boa noite dr! Comprei uma casa e está no nome da minha mãe. não sou casado no papel, só moro juntos ao tempo e temos uma filha. Enfim a pergunta é: Minha ex esposa tem direito da casa?? Mesmo estando a escritura no nome da minha mãe?? Desde já agradeço!!!🙏🏼🙏🏼
Poderia por favor me tirar uma dúvida? Se a esposa já tinha um imóvel antes do casamento e após o casamento o vende e compra outro e aluga, usa os valores dos alugueres com as despesas de casa. Esse fruto entra na partilha be bens no caso de divórcio? Veja bem, o dinheiro dos alugueres não estava guardado no banco e sim sendo desfrutado pelo casal e filhos. Obrigada!
Dr. Angelo boa tarde! Estou me divorciando e recebi uma herança dos meus pais falecidos, comprei um carro e o restante está aplicado, ele terá direito na partilha? Somos casados em comunhão parcial de bens. Obrigada.
boa noite , tnho dois imoveis em meu nome , uma CASA esta com varios anos de iptu atrasado qe esta quse indo para divida ativa o outro um APARTAMENTO o juiz declarou que deve ser passado para o nome da minha ex mulher , isso foi em 2020 , essa divida do iptu da minha CASA pode afetar no registro e transferencia do APARTAMENTO no cartorio de imoveis para minha esposa,
Eu e meu noivo decidimos adquirir um apartamento juntos. Optamos por colocar o imóvel em seu nome para reduzir o valor das parcelas, enquanto contribuo integralmente com a entrada. Planejamos nos casar em comunhão parcial de bens. Neste momento ele ficou desempregado. Embora o apartamento não esteja registrado em meu nome, visto que estou assumindo a responsabilidade financeira total, tenho direito ao imóvel?
Sua situação requer atenção especializada, pois envolve aspectos legais delicados.. É fundamental consultar um advogado especializado em direito de família para avaliar sua situação específica e garantir que seus direitos sejam protegidos.
Dr. no caso do imóvel ter sido comprado na vigência do casamento contudo com um valor de uma poupança anterior ao casamento e dividido na partilha de bens no divórcio?
Olá, no meu caso, estavamos casados a 13 anos, e a 3 anos demos início a um financiamento de uma casa, essa casa que está financiada , como fica na hora da divisão?
Boa Noite doutor ângulos então eu mi casei com uma mulher e agora divórciamos é aí que tá entra a partilha de bens só que eu costrui uma casa no quintal do meu pai só que eu antes de mi casar eu já tinha uma casa e eu vendi pra costrui no terreno do meu pai esta mole tem direito
Dr separamos a 15 anos e ele ficou com o nosso carro e eu fiquei com a casa. Porém somente agora eu dei entrada na dissolução, quero saber se ele tem direito a minha casa hoje ?
Boa noite Dr. Me responde eu e meu esposo compramos uma casa eu paguei mais,nao temos filhos ele tem um de outro relacionamento,quero saber se Deus o livre meu esposo falesce eu sou obrigada a vender a casa p dividir com o filho dele ou posso ficar o tempo q quiser.?
Boa noite! Em caso de falecimento do seu esposo, você pode ter direito ao chamado direito real de habitação, que permite que você permaneça na casa por um determinado período ou mesmo indefinidamente. Contudo, recomendo que você consulte um advogado de sua confiança para obter orientações precisas sobre seus direitos e obrigações em relação à propriedade, considerando o caso concreto.
Boa noite tive uma união estável por 1 ano comprei um carro financiado porém a ex esperou eu sair para trabalhar foi embora ainda fez uma concorrência/ b.o. contra Antônio com falça descrição dizendo que tinha um convívio perturbado porém nunca ouve/ nosso convívio era excelente. Bons jantares./ Boas viagem. Bons passeio oque fazer Dr.?
Comprei um apartamento antes do casamento, casei com partilha parcial de bens. E agora no divórcio ele tem direito a esse apartamento? Mesmo estando somente no meu nome? É financiado e pago as prestaçoes .. na vdd ele pediu até locação o imovel.
Boa noite Dr, eu possuia um carro quitado antes de conhecer a minha esposa e vivermos em comunhão parcial de bens, penso em trocar meu carro por outro melhor, apos a troca a minha esposa passa a ter direito no novo veiculo? Aguardo contato
Minha filha casou no padre adquirido bems.separarom Dividiron os bens com advogados a partilha só nos papéis cada um a sua parte mas os bens com tinta no nome dele .mas o ex-marido refinansiou a parte dela também bem pode pode ele fazer isso
Eu casei meu pai pediu p construir eu tenho direito ele morreu fiz envetario p tre filho comigo meu marido tem direito só que tudo que ele tem ele vende não me dá a minha parte
Se for demonstrado que é seu e tem um "laranja" na história, entendo que sim, pois existe uma fraude em questão, no entanto, precisa melhor analisar a questão!!! Minha sugestão é que o senhor faça uma consulta com um advogado de sua confiança relatando todo o ocorrido para o advogado avaliar o caso concreto.
Se o dinheiro guardado nessa conta foi durante a união de vcs sim ele tem , a não ser que vc prive que esse dinheiro veio de algo vendido ou recebido de algo que vc teve antes dele .
8 месяцев назад
Um dos cônjuges, tem um imóvel antes do casamento em comunhão parcial de bens. Pode vender o imóvel sem assinatura de um dos cônjuges?
Sua situação requer atenção especializada, pois envolve aspectos legais delicados, uma vez que vocês ainda não se casaram e a senhora reconhece, pelo texto, que não vivem em união estável. É fundamental consultar um advogado especializado em direito de família de sua confiança para avaliar sua situação específica e garantir que seus direitos sejam protegidos.
Doutor !! Minha esposa saiu de causa, por causa de discussão nao mandei ela sair.. esperou eu dormi e saiu de casa.. e foi pra casa da mae ja faz 2 meses mas nao entrou com pedido de separação pediu pra pegar as roupas dela eu deixei. agora esta querendo pegar a cama e guarda roupa da minha filha.. falei com ela q bens so na hora da separação ela disse q vai vim com policia pra pegar a cama e guarda roupa da minha filha. ela q saiu de casa nao bate nem nada so por causa de discução. policia nao pode mandar retirar bens materias nao estou certo? se ela quiser bens tem q entrar com pedido de separação pra gente dividir estou certo?
Fui casada por 18, anos. Casei jovem. Fui do lar por quase toda minha vida.cuidei de três filhos até que veio o divórcio. Meu ex marido é funcionário estadual. Único bem adquirido por todo esse tempo foi um apartamento financiado. Na partilha foi declarado que eu, que fiquei cuidando de três adolescentes sem nunca ter trabalhado fora, ficaria no imóvel e o ex cônjuge pagasse pensão alimenticia e pagasse a prestação do apartamento até que o mesmo fosse quitado e daí poderia passar para o nome dos três filhos. Esse imóvel pode ser vendido pelo ex sem precisar da justiça? Eu saí sem absolutamente nada desse casamento. Pois a pensão foi para as crianças. Agradeço se o doutor poder me esclarecer. O imóvel pode ser vendido? Pois meus filhos irão casar e sair do imóvel . Daí o ex quer vender ou obrigar eu pagar. A prestação do imóvel só que não foi assim o que determinou a justiça.
Dr, um homem solteiro tem uma casa, 10 anos depois se casou com comunhão parcial de bens com uma mulher divorciada com 3 filhos dela do marido anterior. Ele pode vender essa casa para seus irmãos e/ou sua mãe ou fazer um testamento para eles? Caso ele falecer sem ter vendido, a esposa dele e os filhos dela ficam com essa casa? Agradeceria muito, se pudesse esclarecer.
A casa é dele pode alienar, vender. Pois o patrimônio antecede o casamento. Salve o engano, ela só é herdeira em caso de falecimento, nesse caso tem direito ao imóvel na medida com os ascendentes.
Se existe um carro ou casa financiado pelo banco independente de parcelas,,,,como fica a situação do bem que esta em poder do banco, mesmo estando em dias,pois sabemos que o bem só é nosso guando quitado?
DR meu filho foi casado por 13 anos a esposa dele ganhou a casa quando eles já estavam juntos, agora eles si separaram e ela disse que ele não tem direito a casa porque tá no nome dela e ela ganhou do governo. Ela esta certa ou não Dr? Me responda por favor obrigada
Olá Teresinha... A princípio não pode... Precisa conversar com o advogado que a senhora contratou para realizar os requerimentos jurídicos para impedir esse tipo de situação que a senhora narrou...
Verdade. Querem me ressarcir somente 50%das parcelas pagas durante a uniao do terreno financiado. E nada NADA pela casa construida por que não tenho documentos dos gastos! Tenho fotos das crianças e eu na construção mas por que não tenho cupons de materiais de construção, não receberemos 1 centavo e o meu ex marido ficará com a casa de presente todinha pra ele sem me indenizar nada?!
A nao ser q paguem os um.perito para q este fale o valor da casa para partilhar, mas saira muito caro para mim q terei que pagar metade pelo serviço dele... misericórdia...
Boa Noite Doutor. Estou casado a 36 anos minha esposa recebeu uma herança do pai falecido à 10 anos com esse dinheiro compramos uma casa. Agora recentemente à mãe da minha esposa faleceu e deixou um terreno de herança prá ela. Em caso de divórcio eu tenho direitos de 50% na casa e no terreno . Regime Casamento. COMUNHÃO PARCIAL DE BENS. Aguardo resposta ansiosamente.
Tenho até pena da sua esposa, não sou o doutor, mas já que está tão ansioso e interessado nos bens que sua ESPOSA herdou, sinto informar que num eventual divórcio, o senhor não terá direito, pois são bens particulares da sua esposa, provenientes de herança e estes não se comunicam no divórcio. P.s. É cada tipo de gente, o homem casado há 36 anos com a mulher e ainda com interesse nos bens que a esposa recebe dos pais. Quando penso que já vi de tudo affff Maria.
@@alessandrapessoafariaspess3462é assim mesmo, meu ex quando eu recebi uma herança pediu o divórcio sem saber desse detalhe, se lascou. Jogou 33 anos de casamento e 3 filhos na lata de lixo por causa de dinheiro.
Doutor uma dúvida, estou me separando e já fui em 5 advogados, estou num impasse, pelo falo do meus ex sogro ajudar a gente a comprar nosso apto, o que eu quero saber é que esse valor de ajuda veio para beneficiar ambos os cônjuges, o que de fato eu quero saber é se esse valor entra da partilhada dos valores?
Sua pergunta estar incompleta, pois deveria constar o regime de bens. Supondo que seja o comunhão parcial, acredito que seu sogro fez doação a sua companheira ou companheiro. Se você pretende alegar que foi em favor dos dois, logo cabe a você prova. Boa sorte!
Boa noite! Tenho a mesma dúvida Doutor. Na constância do casamento minha ex sogra adquiriu uma casa, onde pagou uma entrada e o restante financiou, quem pagou o financiamento (em no e dela) fomos nós, no final do financiamento transferimos a casa para nosso nome, contrato de compra e venda, não consta em documento nenhum que o alor dado de entrada era de herança, pois nao existe herança de pessoa viva, nosso regime é parcial, investi dinheiro na casa, reformamos e agora ele alega ter 87 % do valor desse imóvel, dizendo que é de herança. Se na época da compra da casa o valor total era de 140 mil, foi pago 120 mil de entrada (dela) e o restante financiado pago por nós, mais custas de impostos. Esse é o cálculo certo? Se fosse herança ele teria 87% do valor atual da casa?
Entrei com uma medida protetiva com o meu marido, fiquei sabendo que ele arrumou uma advogada pra dar entrada no divórcio é ele quer que eu saia da casa mais trabalho em casa tenho um salão é uma lojinha
Olá Dr. Tenho 3 perguntas. Minha mulher e Eu nos conhecemos em mês 05/2013. Após cerca de uma semana, minha parceira mudou-se para minha casa e, a partir desse momento, iniciamos um relacionamento permanente de União Estável. Em 02/2020 minha esposa me traiu e sumiu da casa. Em mês 06/2020 eu abri processo na vara de família que Eu (o Autor) abri contra a minha mulher com pedido da metade dos bens que nos tivemos incluíam metade do ação trabalhista de minha esposa, e a minha esposa (o Ré) pediu metade da herança que recebi durante o regime de casamento. Questão 1 - Em ação judicial na vara de família posso pedir metade do ação trabalhista que começou alguns meses antes que nos conhecemos. O início do processo trabalhista do ré começou em 08/2012 e terminou em 2021. União estável início 05/2013 até 02/2020. Questão 2 - A ré tem direito à metade da minha herança que o autor recebeu em 2018? Questão 3 - Onde posso encontre os números das leis de que tenho direito da metade do ação trabalhista da minha mulher. Eu não estou satisfeito com meu advogado atual, ele um pouco folgado, também muito jovem que não tem experiência, posso mudar, ou trocar meu advogado no meio do processo para outro advogado? Desculpa pelo meu português, sou estrangeiro que vivo em Brasil a 15 anos, eu falo muito bem português mas escrever um pouco difícil para mim. Gostei muito o seu explicação no vídeo. Em que cidade você trabalha? Obrigado
A maioria dos homens descarta a mulher, outros trai , deixa o pisicologico da mulher abalado doente, termina hoje amanhã já está com outra, usa a mulher até qdo ele quiser, depois q não quer mais descarta, a mulher muitas vezes deixa d trabalhar p cuidar da casa, do esposo, filhos , depois o cara fala q construiu tudo sozinho, se ele for pagar uma baba, secretaria do lar, não vão ter condições, mas na hora da partilha a mulher sempre sai como interesseira, aproveitadora e o cara que aproveita da mulher depois q não quer mais descarta.
É verdade que muitas mulheres enfrentam desafios significativos durante o divórcio, especialmente quando dedicaram tempo e esforço para cuidar da família e da casa. Muitas vezes, elas se veem em situações onde são vistas como interesseiras ou aproveitadoras, enquanto o ex-marido pode tentar minimizar suas contribuições. É importante reconhecer e valorizar o trabalho doméstico e os cuidados familiares, que são fundamentais para o funcionamento de um lar. Em casos de divórcio, é essencial buscar orientação legal para garantir que os direitos de ambas as partes sejam protegidos e que a divisão dos bens seja justa.
Bem-vindo, Bem-vinda.
Bom dia e se um dos conjugue tinha um tereno com uma parede e hoje tem a casa de baixo e de cima e tem carro ela tem direito na casa ja q o resto da casa foi construida juntos
Meu marido me traia com outra mesmo ja morando com ela com a ter comigo disendo que voltaria no ano seguinte,mais era maldade assim alimentando o meu sofrimento pois ele só estava me entertendo pra mim não pedir o divorcio pois ele na queria partilha os 50/por cento que tenho direito,quando eu não quis mais a humilhação que ele estava me fasendo me tratando como amante,eu disse quero o divorcio!ele disse não baichinho pertinho de mim!e comprou um carro de segunda pra mim mesmo sem eu saber dirigir financiado pelo Banco passado no meu nome tudo direitinho quando podia ter me dado a csa no meu nome,em 2020 ele deu entrada a previdencia e ficou calado eu desisti telefax uns 8 anos vez outra aceitava ele ficamos assim uns seis anos esporadicamente,então não quis mais faser o papel da outra e ele disse fica aí!tu não tem comida!arranja outro macho!e até hoge ele me humilha me dá um salário veio em casa e pediu pra mim da a sepultura que eu paguei mais de quatro mil,pra sepultar a mãe dele,pois ele diz que tudo é dele que eu não tenho direito a esses 50/por cento ele sustenta uma imã dele e a nora dessa irmã dele pois o marido dela está presso pegou 46 anos de prisão e certo que ele ajude outros,mais não me roubando os meus direitos não tenho condição de pagar um advogado não quero a denfessoria publica pois quero hoge um divorcio rápido e logo com a partilha de bens,quem ai pode me ajudar ele ficou com uma chácara onde tem garapé,eu na casa que é grande e não tenho como fazer reparos na mesma e ele te me ludibriado assim,não sei me defender.
Bom dia se regime for comunhão total bens
Falando assim é mto bonito na prática quem leva a pior sempre é o homem. Minha ex ficou 07 anos morando no imóvel e eu pagando aluguel e toda vez que recorri meu direito de parte do aluguel, a ex dizia que não tinha condições de pagar e o juiz sempre aceitava as mentiras dela.
Ao contrário do que as pessoas gostam de pensar, casamento é sim um negócio (a quantidade de regulação do direito deixa isso bem claro). E, portanto, deve ser feito com extrema racionalidade e não com base em emoções como a maioria faz. Detalhe: a maioria se lasca também. Rsrs.
Verdade, essa maioria é constituída principalmente por homens.
Excelente explanação Dr. Angelo! 👏👏 obrigada por esclarecer melhor para nós leigos. Deu pra entender porque muitos ficam presos à casamentos infelizes 😢😢
Imperdivel . MUITÍSSIMO objetivo !
SOU CASADA COM REGIME UNIVERSAL DE BENS MAIS ESTOU SEPARADA DE CORPOS EU MORO NUM IMÓVEL QUE ESTA NO NOME DO MEU EX E CHEGOU UMA CARTA DIZENDO QUE O IMÓVEL VAI A LEILAO SE NÃO REGULARIZAR COMO POSSSO REGULARIZAR
Comprei um imóvel com a minha ex, após o casamento (comunhão parcial), mas com investimentos que já tinha antes de me casar. Investimentos que vieram principalmente como direitos trabalhistas após demissão de emprego. Tenho como retirar da divisão deste imóvel esse valor que já tinha antes de me casar?
Dr. Ângelo boa noite mim tire uma dúvida eu casei vivi a mais de 23 anos tive uma filha ai o meu esposo saiu de casa e quando casei ele ganhou um terreno da mae dele ele foi contruiu uma casa inacabada ai eu junto o ajudei a praticamente reformar a casa toda depois ele abadonou a casa e mim deixou pagando aluguel nao mim ajudou e ainda colocou minha filha contra mim e tirou ela de casa mandou o namorado pular o muro da minha casa sem eu esta em casa desde entao a casa ta fechada NÃO deixa eu entrar ele deu entrada no divórcio e está na justiça porque ele diz que eu NÃO tenho direito ele mim causou danos morais psicológico eu gostaria de saber quais São os meus direitos
Parabéns, excelente explicação!
Obrigado!
Doutor sou casada parcial de bens .me separei meu marido entrou com divórcio no litigioso querendo a metade da minha casa .só que ela é de um dinheiro de herança do meu pai.nos tínhamos um carro que ele vendeu e não me deu nada.ele tem direito nesta casa
A resposta é simples, ele só tem direito na casa se a casa você compraram após vocês casarem. Independente de onde veio o dinheiro. Agora se a casa foi comprada antes da data que vocês casaram ele não tem dinheiro.
Bom dia Dr Angelo!
Quando me casei, há 4 anos atrás, meus pais já haviam falecido, deixando uma casa e um carro de herança, que estão em processo de inventário.
Eu e minha esposa decidimos nos divorciar. Gostaria de saber se, no divórcio, ela tem algum direito sobre os bens deixados por meus pais.
Obs.: Nos casamos sob o regime de COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS.
Excelente ! Parabéns
É nessesario os dois estarem presentes nesse momento
Bens em nome do sogro é partilhado?
boa tarde sou separada mais tenho papel de convivência com ele se chega a falecer eu tenho direito em alguma coisa
Boa tarde eu estou separado e divorciado já faz 18 anos agora minha ex apareceu e quer aluguéis atrasado e parte da casa dia 13 agora vou ter audiência vamos ver oque vai dar já me falaram que ela não tem direito na época ela abandonou
Doutor me tire uma duvida. Sou casada em vom parcial de bens, meu mstido tem herança. Ajudei a contruir a casa no terreno doado pelos pais. Comprei um veiculo sem ele injetar nem um centavo. As despesas do veículo quem cuida sou eu, nunca me deu nenhuma manutenção do carro e wuet divórcio e quer metade do carro. Gostaria de saber de a lei vai repartir meu carro com ele e se lei vai obriga lo a me ressarcir tudo que gastei no carro aue ele nunca me ajudou em nada. Comprei o varro sozinha e eu nso morava com ele. Estavamos separados na época que comprei. Em dois meses quando ele viu que ru tinha conseguido comprar um bom carro ele quiz wue eu retornasse para casa. Existem muitos homens canalhas, o que a lei pode fazer por nós mulheres que somos a parte mais fraca e tivemos a infelicidade de de cadar com um canalha?
E quando o ex deixa a parte dele da casa para os filhos e a outra com a ex essa casa pode ser vendida pela ex ?
E como é feito na União estável ? União estável quero dizer , só foi morar junto ....
Boa noite dr! Comprei uma casa e está no nome da minha mãe. não sou casado no papel, só moro juntos ao tempo e temos uma filha. Enfim a pergunta é:
Minha ex esposa tem direito da casa?? Mesmo estando a escritura no nome da minha mãe??
Desde já agradeço!!!🙏🏼🙏🏼
Poderia por favor me tirar uma dúvida?
Se a esposa já tinha um imóvel antes do casamento e após o casamento o vende e compra outro e aluga, usa os valores dos alugueres com as despesas de casa. Esse fruto entra na partilha be bens no caso de divórcio? Veja bem, o dinheiro dos alugueres não estava guardado no banco e sim sendo desfrutado pelo casal e filhos.
Obrigada!
Dr. Angelo boa tarde! Estou me divorciando e recebi uma herança dos meus pais falecidos, comprei um carro e o restante está aplicado, ele terá direito na partilha? Somos casados em comunhão parcial de bens. Obrigada.
boa noite , tnho dois imoveis em meu nome , uma CASA esta com varios anos de iptu atrasado qe esta quse indo para divida ativa o outro um APARTAMENTO o juiz declarou que deve ser passado para o nome da minha ex mulher , isso foi em 2020 , essa divida do iptu da minha CASA pode afetar no registro e transferencia do APARTAMENTO no cartorio de imoveis para minha esposa,
Muito ruim o Som do vídeo!
Dr Ângelo. Preciso saber minha ex esposa fez um consórcio de carro antes do casamento entra na partilha de bens? Boa noite
Eu e meu noivo decidimos adquirir um apartamento juntos. Optamos por colocar o imóvel em seu nome para reduzir o valor das parcelas, enquanto contribuo integralmente com a entrada. Planejamos nos casar em comunhão parcial de bens. Neste momento ele ficou desempregado. Embora o apartamento não esteja registrado em meu nome, visto que estou assumindo a responsabilidade financeira total, tenho direito ao imóvel?
Sua situação requer atenção especializada, pois envolve aspectos legais delicados.. É fundamental consultar um advogado especializado em direito de família para avaliar sua situação específica e garantir que seus direitos sejam protegidos.
Dr eu juntei com uma pessoa o imóvel já era mel ela ajudo ampliar a casa qual direito dela
Dr. no caso do imóvel ter sido comprado na vigência do casamento contudo com um valor de uma poupança anterior ao casamento e dividido na partilha de bens no divórcio?
Se for rastreável a origem das transações, esse bem provavelmente será considerado particular.
Posso abrir mao de tudo e deixar pra ex ? Ou sou obrigado aceitar os 50%?
casei 2006.. 2007 comprei casa c fgts so meu... a casa e so minha ou partilha
Se for parcial de bens sim.
Olá, no meu caso, estavamos casados a 13 anos, e a 3 anos demos início a um financiamento de uma casa, essa casa que está financiada , como fica na hora da divisão?
E as dívidas Doutor? São divididos também?
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Ele mim traiu mim deixou por uma novinha e eu estou desempregada por favor mim ajude é fiquei com 5filhos na época é não recebo nada
Boa Noite doutor ângulos então eu mi casei com uma mulher e agora divórciamos é aí que tá entra a partilha de bens só que eu costrui uma casa no quintal do meu pai só que eu antes de mi casar eu já tinha uma casa e eu vendi pra costrui no terreno do meu pai esta mole tem direito
👍🏻
Gostaria de tirar uma dúvida, tô me divorciando,e meu marido comprou um carro pela empresa dele, queria saber se entra na partilha de bens
Um único imóvel. Na hora da venda, a mulher tem direito preferencial na compra do 50 % do ex?
Sim.
Dr separamos a 15 anos e ele ficou com o nosso carro e eu fiquei com a casa. Porém somente agora eu dei entrada na dissolução, quero saber se ele tem direito a minha casa hoje ?
Dr se o meu marido comprou o apartamento solteiro, porém quitou casado comigo eu tenho direito?
Bom dia! ..... Sim, você tem direito a partilha das parcelas pagas durante o relacionamento, mesmo ele tendo comprado quando solteiro.
Boa noite Dr. Me responde eu e meu esposo compramos uma casa eu paguei mais,nao temos filhos ele tem um de outro relacionamento,quero saber se Deus o livre meu esposo falesce eu sou obrigada a vender a casa p dividir com o filho dele ou posso ficar o tempo q quiser.?
Boa noite! Em caso de falecimento do seu esposo, você pode ter direito ao chamado direito real de habitação, que permite que você permaneça na casa por um determinado período ou mesmo indefinidamente. Contudo, recomendo que você consulte um advogado de sua confiança para obter orientações precisas sobre seus direitos e obrigações em relação à propriedade, considerando o caso concreto.
Boa noite tive uma união estável por 1 ano comprei um carro financiado porém a ex esperou eu sair para trabalhar foi embora ainda fez uma concorrência/ b.o. contra Antônio com falça descrição dizendo que tinha um convívio perturbado porém nunca ouve/ nosso convívio era excelente. Bons jantares./ Boas viagem. Bons passeio oque fazer Dr.?
@AntonioMedeirosdeJesus conta isso em video que eu mando o video pra todos os canais da machosfera. O pais inteiro tem que conhecer a cobra da sua ex
Comprei um apartamento antes do casamento, casei com partilha parcial de bens. E agora no divórcio ele tem direito a esse apartamento? Mesmo estando somente no meu nome? É financiado e pago as prestaçoes .. na vdd ele pediu até locação o imovel.
Boa noite Dr, eu possuia um carro quitado antes de conhecer a minha esposa e vivermos em comunhão parcial de bens, penso em trocar meu carro por outro melhor, apos a troca a minha esposa passa a ter direito no novo veiculo? Aguardo contato
Depende. Se a compra se originar de bens particulares, não terá direito, do contrário ela terá direito..
olá tenho em epresa que foi constituida antes da união, a pessoa tem direitos sobre os lucros que a empresa obteve durnte a união ?
Não era casado fiquei 4 meses com pessoa
Eu paguei móveis tudo
Não somos casado ela foi bora agora quer tudo moves certo isso?
Quando eu falo que o carro também é meu ele fica com raiva 😞
No meu caso foi omitido o direito a parte do saldo do FGTS , posso pedir depois que já saiu a sentença de partilha?
Engraçado me divorciei e o meu ex marido sempre foge para não me pagar a minha parte da partilha de bens
Como faz os móveis da casa se não houver acordo
Apresenta-se a relação de bens e estima-se valores. A partir daí partilha-se quem vai ficar com o que...
O casal divociado uma das parte faleceu . Tem direito à ...bênção
Saiu de casa agora quer os meus moveis de uso pessoal!tenho que repartir?
Se conparam juntos sim ele tem direito a metade de tudo.
Minha filha casou no padre adquirido bems.separarom Dividiron os bens com advogados a partilha só nos papéis cada um a sua parte mas os bens com tinta no nome dele .mas o ex-marido refinansiou a parte dela também bem pode pode ele fazer isso
Olá Evanir. Não entendi a pergunta.
Boa noite . Como posso te contatar ?
Me divorciei e meu ex-marido que vender a casa escondido o eu faço dr
Eu casei meu pai pediu p construir eu tenho direito ele morreu fiz envetario p tre filho comigo meu marido tem direito só que tudo que ele tem ele vende não me dá a minha parte
Boa noite!
Doutor tenho um veículo que nao está no meu nome, ele entra na partilha?
Se for demonstrado que é seu e tem um "laranja" na história, entendo que sim, pois existe uma fraude em questão, no entanto, precisa melhor analisar a questão!!! Minha sugestão é que o senhor faça uma consulta com um advogado de sua confiança relatando todo o ocorrido para o advogado avaliar o caso concreto.
Cabe reconversão ma partilha de bens?
Eu casei com comunhão parcial de bens mas não mim deu nada
No caso de conta bancária adquirida antes do casamento. Eu já tinha. Nesse caso meu marido tem direito a quantia DESSA conta?
Se o dinheiro guardado nessa conta foi durante a união de vcs sim ele tem , a não ser que vc prive que esse dinheiro veio de algo vendido ou recebido de algo que vc teve antes dele .
Um dos cônjuges, tem um imóvel antes do casamento em comunhão parcial de bens. Pode vender o imóvel sem assinatura de um dos cônjuges?
Sua situação requer atenção especializada, pois envolve aspectos legais delicados, uma vez que vocês ainda não se casaram e a senhora reconhece, pelo texto, que não vivem em união estável. É fundamental consultar um advogado especializado em direito de família de sua confiança para avaliar sua situação específica e garantir que seus direitos sejam protegidos.
Minha mãe e meu pai se divorciaram meu pai tem direito nós bens dela??
Doutor !! Minha esposa saiu de causa, por causa de discussão nao mandei ela sair.. esperou eu dormi e saiu de casa.. e foi pra casa da mae ja faz 2 meses mas nao entrou com pedido de separação pediu pra pegar as roupas dela eu deixei. agora esta querendo pegar a cama e guarda roupa da minha filha.. falei com ela q bens so na hora da separação ela disse q vai vim com policia pra pegar a cama e guarda roupa da minha filha. ela q saiu de casa nao bate nem nada so por causa de discução. policia nao pode mandar retirar bens materias nao estou certo? se ela quiser bens tem q entrar com pedido de separação pra gente dividir estou certo?
Olá, a princípio, retirada de bens móveis deve ser feito por meio de ordem judicial.
Poder se divocia sem dividi as coisa sendo q minha casa ta no nome do meu ex marido.e depois a casa vai se so dele porque ta no nome dele
Fui casada por 18, anos. Casei jovem. Fui do lar por quase toda minha vida.cuidei de três filhos até que veio o divórcio. Meu ex marido é funcionário estadual. Único bem adquirido por todo esse tempo foi um apartamento financiado. Na partilha foi declarado que eu, que fiquei cuidando de três adolescentes sem nunca ter trabalhado fora, ficaria no imóvel e o ex cônjuge pagasse pensão alimenticia e pagasse a prestação do apartamento até que o mesmo fosse quitado e daí poderia passar para o nome dos três filhos. Esse imóvel pode ser vendido pelo ex sem precisar da justiça? Eu saí sem absolutamente nada desse casamento. Pois a pensão foi para as crianças. Agradeço se o doutor poder me esclarecer. O imóvel pode ser vendido? Pois meus filhos irão casar e sair do imóvel . Daí o ex quer vender ou obrigar eu pagar. A prestação do imóvel só que não foi assim o que determinou a justiça.
@elianeribeiro6179 você chegou a pedir uma pensão para você? Por um período pelo menos ate conseguir um trabalho
Você tem direito a pensão, converse com um advogado
Meu ex colocou tudo em nome de outra pessoa pra não dividir comigo no divórcio,
Casei e ja tinhq uma casa de um terreno doado pela minha mae vend a casa e constru outra com o dinheiro meu marido tem direito
Dr, um homem solteiro tem uma casa, 10 anos depois se casou com comunhão parcial de bens com uma mulher divorciada com 3 filhos dela do marido anterior. Ele pode vender essa casa para seus irmãos e/ou sua mãe ou fazer um testamento para eles? Caso ele falecer sem ter vendido, a esposa dele e os filhos dela ficam com essa casa? Agradeceria muito, se pudesse esclarecer.
A casa é dele pode alienar, vender. Pois o patrimônio antecede o casamento.
Salve o engano, ela só é herdeira em caso de falecimento, nesse caso tem direito ao imóvel na medida com os ascendentes.
Se existe um carro ou casa financiado pelo banco independente de parcelas,,,,como fica a situação do bem que esta em poder do banco, mesmo estando em dias,pois sabemos que o bem só é nosso guando quitado?
DR meu filho foi casado por 13 anos a esposa dele ganhou a casa quando eles já estavam juntos, agora eles si separaram e ela disse que ele não tem direito a casa porque tá no nome dela e ela ganhou do governo. Ela esta certa ou não Dr? Me responda por favor obrigada
O meu caso é igual sabe de alguma coisa
Isso você não tem direito foi presente e isso não entra na partilha
Estou com pedido d divorcio meu marido quer me expulsar d casa sem nada
Olá Teresinha... A princípio não pode... Precisa conversar com o advogado que a senhora contratou para realizar os requerimentos jurídicos para impedir esse tipo de situação que a senhora narrou...
Sou casado e os bens comprei sozinho e são todos contrato de compra e venda a mulher tem direito a metade?
"Vai depender do Regime de Bens" Ex: Comunhão Parcial de Bens, tudo que foi Conquistado, durante o Casamento é de Ambos
Gostaria de uma explicação
Tenho um veiculo q nao esta no meu nome ... em uma separação esse veiculo entra tbm ?
Não, se não está no seu nome, pra efeitos legais não é seu.
Dr. No caso de benfeitorias como provar que foram feitas se o cônjuge esconde todas as notas de compras?Obrigada! Casamento Parcial de bens!
Verdade. Querem me ressarcir somente 50%das parcelas pagas durante a uniao do terreno financiado. E nada NADA pela casa construida por que não tenho documentos dos gastos! Tenho fotos das crianças e eu na construção mas por que não tenho cupons de materiais de construção, não receberemos 1 centavo e o meu ex marido ficará com a casa de presente todinha pra ele sem me indenizar nada?!
A nao ser q paguem os um.perito para q este fale o valor da casa para partilhar, mas saira muito caro para mim q terei que pagar metade pelo serviço dele... misericórdia...
o negócio pra elas ñ é gostar do marido e sim dos bens !meu filho vai casar também f# dido
Boa Noite Doutor.
Estou casado a 36 anos minha esposa recebeu uma herança do pai falecido à 10 anos com esse dinheiro compramos uma casa. Agora recentemente à mãe da minha esposa faleceu e deixou um terreno de herança prá ela. Em caso de divórcio eu tenho direitos de 50% na casa e no terreno .
Regime Casamento. COMUNHÃO PARCIAL DE BENS.
Aguardo resposta ansiosamente.
Tenho até pena da sua esposa, não sou o doutor, mas já que está tão ansioso e interessado nos bens que sua ESPOSA herdou, sinto informar que num eventual divórcio, o senhor não terá direito, pois são bens particulares da sua esposa, provenientes de herança e estes não se comunicam no divórcio.
P.s. É cada tipo de gente, o homem casado há 36 anos com a mulher e ainda com interesse nos bens que a esposa recebe dos pais. Quando penso que já vi de tudo affff Maria.
@@alessandrapessoafariaspess3462é assim mesmo, meu ex quando eu recebi uma herança pediu o divórcio sem saber desse detalhe, se lascou. Jogou 33 anos de casamento e 3 filhos na lata de lixo por causa de dinheiro.
Que vergonha um homem ser tão egoísta e querer explorar uma mulher. Isso é coisa de moleque.
Doutor uma dúvida, estou me separando e já fui em 5 advogados, estou num impasse, pelo falo do meus ex sogro ajudar a gente a comprar nosso apto, o que eu quero saber é que esse valor de ajuda veio para beneficiar ambos os cônjuges, o que de fato eu quero saber é se esse valor entra da partilhada dos valores?
Sua pergunta estar incompleta, pois deveria constar o regime de bens.
Supondo que seja o comunhão parcial, acredito que seu sogro fez doação a sua companheira ou companheiro.
Se você pretende alegar que foi em favor dos dois, logo cabe a você prova.
Boa sorte!
Como foi essa ajuda na época? Ajudou na conta de um de vcs? Transferiu direto para imobiliária? Etc
Boa noite!
Tenho a mesma dúvida Doutor.
Na constância do casamento minha ex sogra adquiriu uma casa, onde pagou uma entrada e o restante financiou, quem pagou o financiamento (em no e dela) fomos nós, no final do financiamento transferimos a casa para nosso nome, contrato de compra e venda, não consta em documento nenhum que o alor dado de entrada era de herança, pois nao existe herança de pessoa viva, nosso regime é parcial, investi dinheiro na casa, reformamos e agora ele alega ter 87 % do valor desse imóvel, dizendo que é de herança. Se na época da compra da casa o valor total era de 140 mil, foi pago 120 mil de entrada (dela) e o restante financiado pago por nós, mais custas de impostos. Esse é o cálculo certo?
Se fosse herança ele teria 87% do valor atual da casa?
Casamento é um negócio lucrativo para a mulher
Só se for pra mulher aleijada que não consegue fazer nada, pq eu sempre trabalhei
A ex q saiu de casa e levou tudo qdo eu n estava em casa..
Olá Jeronimo.. A princípio isso não pode.. Tem que ajuizar ação para fazer cessar a violação de seus direitos!!!
Quem tem carteira assinada pode pedir na partilha de bens a
previdência do inss ?
Se eu não for, mais a casa é minha ó que pode acontecer?
¹¹
EU NAO TENHO FILHOS NAO TENHO NADA SO O SALARIO B
PC SO INVALIDO E ELA ABODONOU A CASA MIM DEIXANDO MUINTO DOENTE FASENDO HEMODIÁLISE
Entrei com uma medida protetiva com o meu marido, fiquei sabendo que ele arrumou uma advogada pra dar entrada no divórcio é ele quer que eu saia da casa mais trabalho em casa tenho um salão é uma lojinha
Olá, espero que tudo se resolva da melhor maneira possível. Boa sorte!!
No decorrer da união estavel o esposo construiu casa no terreno doado pelo pai tenho direito na divisao dos bens?
Olá Dr.
Tenho 3 perguntas.
Minha mulher e Eu nos conhecemos em mês 05/2013.
Após cerca de uma semana, minha parceira mudou-se para minha casa e, a partir desse momento, iniciamos um relacionamento permanente de União Estável.
Em 02/2020 minha esposa me traiu e sumiu da casa.
Em mês 06/2020 eu abri processo na vara de família que Eu (o Autor) abri contra a minha mulher com pedido da metade dos bens que nos tivemos incluíam metade do ação trabalhista de minha esposa, e a minha esposa (o Ré) pediu metade da herança que recebi durante o regime de casamento.
Questão 1 - Em ação judicial na vara de família posso pedir metade do ação trabalhista que começou alguns meses antes que nos conhecemos.
O início do processo trabalhista do ré começou em 08/2012 e terminou em 2021.
União estável início 05/2013 até 02/2020.
Questão 2 - A ré tem direito à metade da minha herança que o autor recebeu em 2018?
Questão 3 - Onde posso encontre os números das leis de que tenho direito da metade do ação trabalhista da minha mulher.
Eu não estou satisfeito com meu advogado atual, ele um pouco folgado, também muito jovem que não tem experiência, posso mudar, ou trocar meu advogado no meio do processo para outro advogado?
Desculpa pelo meu português, sou estrangeiro que vivo em Brasil a 15 anos, eu falo muito bem português mas escrever um pouco difícil para mim.
Gostei muito o seu explicação no vídeo.
Em que cidade você trabalha?
Obrigado
Coitado dos homens no divórcio. Mesmo no regime de separação de bens, os homens se ferram
NÃO MESMO MEU EX MARIDO ME DEIXOU FERRADA 😢😢😢😢😢😢😢
Como??
Eu tô com dúvidas e nas dívidas como é dividido 😢😅
A maioria dos homens descarta a mulher, outros trai , deixa o pisicologico da mulher abalado doente, termina hoje amanhã já está com outra, usa a mulher até qdo ele quiser, depois q não quer mais descarta, a mulher muitas vezes deixa d trabalhar p cuidar da casa, do esposo, filhos , depois o cara fala q construiu tudo sozinho, se ele for pagar uma baba, secretaria do lar, não vão ter condições, mas na hora da partilha a mulher sempre sai como interesseira, aproveitadora e o cara que aproveita da mulher depois q não quer mais descarta.
É verdade que muitas mulheres enfrentam desafios significativos durante o divórcio, especialmente quando dedicaram tempo e esforço para cuidar da família e da casa. Muitas vezes, elas se veem em situações onde são vistas como interesseiras ou aproveitadoras, enquanto o ex-marido pode tentar minimizar suas contribuições. É importante reconhecer e valorizar o trabalho doméstico e os cuidados familiares, que são fundamentais para o funcionamento de um lar. Em casos de divórcio, é essencial buscar orientação legal para garantir que os direitos de ambas as partes sejam protegidos e que a divisão dos bens seja justa.
Esforço comum do casal onde só o homem conseguiu sozinho os bens e tem que dividir com a mulher 😂😂😂