Qual é o problema de saúde do Bolsonaro? Obstrução intestinal

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 21 июл 2021
  • 👇👇🏻👇🏼👇🏾RECADOS IMPORTANTES 👇🏾👇🏼👇🏻👇
    Responsáveis pelo canal:
    👩‍⚕️Thanielle Simionato
    Médica , Cirurgiã Geral e Ap. Digestivo
    CRMRS 36844/ RQE 28425/ RQE 32295
    CRMSC 29740 / RQE 19657/ RQE 19658
    👨🏻‍⚕️Vinícius Borgmann
    Médico, Cirurgião Geral e Oncológico
    CRMRS 36845/ RQE 28410/ RQE 35445
    CRMSC 29615 / RQE 19602 / RQE 19599
    👉🏻 As informações contidas nos vídeos NÃO pretendem substituir a consulta ao profissional médico, trata-se de vídeos meramente educativos, objetivando apenas orientar e ajudar a entender melhor doenças que acometem a população
    👉🏿A Medicina é uma ciência em constante mudança e quando divulgamos um vídeo novo utilizamos as informações baseadas no que temos disponível na literatura naquele momento. Por isso, os vídeos podem ficar desatualizados com o passar do tempo.
    ====================================================================
    Primeiro, uma passagem rápida sobre a anatomia. Após o alimento passar pela boca ele é levado ao estômago por um tubo, com o nome de esôfago. Do estômago ele é levado ao intestino fino, que basicamente, é responsável por absorver boa parte dos nutrientes. Por fim, o alimento é levado ao intestino grosso, onde grande parte do líquido presente é absorvido, dando as fezes a consistência mais firme, logo após saindo pelo canal anal.
    A obstrução intestinal acontece quando o intestino é incapaz de promover o conteúdo presente no sentido da boca ao canal anal, através dos movimentos normais que damos o nome de peristaltismo.
    Quando o assunto é obstrução intestinal, as causas podem ser diversas
    - Aderências ou também chamadas, bridas intestinais.
    - Hérnias de parede abdominal são responsáveis por cerca de 10% dos casos de obstrução intestinal, onde o intestino passa pelo buraco da parede abdominal impedindo o fluxo do conteúdo de dentro da alça do intestino.
    - infecções abdominais como apendicite, abscessos ou até mesmo doenças que inflamam o intestino, a exemplo de doenças de crohn e retocolite ulcerativa
    - Câncer de intestino, principalmente, do intestino grosso, é responsável por até 20% dos casos de obstrução intestinal
    - Outros canceres, que não o do intestino, também podem causar obstruções intestinais, principalmente quando evoluem e liberam o que chamamos de metástases.
    Agora, acho interessante saber o que se sente e quais são as consequências de se ter uma obstrução intestinal.
    Quais são os sintomas da obstrução intestinal. O paciente sentirá náuseas e vômitos, dor abdominal e parada de eliminação de gazes e fezes.
    As consequências do quadro de obstrução intestinal são causadas devido uma cascata de eventos, onde, se não interrompido o quadro de obstrução pode ter um desfecho muito grave, inclusive com risco de morte.
    Devido a obstrução intestinal, o paciente pode apresentar quadro de sofrimento do intestino. Este sofrimento pode resultar em rompimento da alça intestinal com infecção abdominal, o que pode ocasionar uma infecção generalizada.
    Além disso, os quadros de vômitos constantes podem resultar em perdas de componentes importantes para o corpo, além de água, levando a uma desidratação grave, causando um colapso na circulação. Isto pode levar ao sofrimento dos rins, causando insuficiência renal, com talvez perda permanente dos rins.
    Também, devido a distensão das alças do intestino, o volume abdominal pode aumentar, causando o que chamamos de síndrome compartimental, impedindo que o sangue chegue nos rins e no instinto, além de dificultar os movimentos da respiração.
    Enfim, acho que deu para entender porque a obstrução intestinal é algo tão grave e que deve ser manejado rápido, antes que estes eventos aconteçam né?
    Falando em manejo, como se trata mesmo este problema? Então vamos falar sobre isso.
    Notícia boa no meio de toda esta tragédia: boa parte dos casos de obstrução intestinal se resolvem se a necessidade de tratamento cirúrgico. Isso mesmo. O tratamento clínico de um caso de bridas, lembrado que bridas são 60% dos casos de obstrução intestinal, é muito efetivo.
    Ele se baseia em passar uma sonda pelo nariz, até que ela chegue até o estômago, a chamada sonda nasogástrica, que tem por objetivo esvaziar o estômago, e repor aquilo que o paciente perdeu durante os episódios de vômitos, todos os componentes importantes através de soro na veia, os chamados eletrólitos.
    Para quem acompanhou o quadro da última internação do presidente Jair messes Bolsonaro, sabe que este tratamento foi o suficiente, ele se recuperou de já recebeu alta. Entretanto, alguns casos, infelizmente, necessitam de tratamento cirúrgico para desfazer as bridas do intestino.
    Já quando a a causa são outras, que não bridas, dependendo do que seja o manejo pode ser clínico ou cirúrgico, como por exemplo nos casos dos canceres de intestino. Estes necessitam de ressecções e, as vezes, até resultam na chamada colostomia. No fim, dependo da causa da obstrução, para se decidir entre o tratamento clínico ou cirúrgico.

Комментарии • 4

  • @dr.inteligencia.artificial
    @dr.inteligencia.artificial Год назад

    Parabéns pelo video muito bem feito.

  • @adrianapires8659
    @adrianapires8659 Год назад +1

    O cara que causou todo esse mal vai pagar caro , a justiça do mundo falha agora a de Deus não 😗

  • @ancoradeouro
    @ancoradeouro 2 года назад

    O estômago dele tá cheio de carne e o estômago do povo tá vaziozinhooo.... Castigo