A Suíça é um país racista?🤔

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 13 окт 2024

Комментарии • 84

  • @veranicemoreira8939
    @veranicemoreira8939 4 года назад +9

    Eu penso igual você ninguém é melhor do que ninguém,mas hoje infelizmente a maioria das pessoas são más em qualquer lugar do mundo.😢

  • @karolinereis4921
    @karolinereis4921 4 года назад +11

    Infelizmente são bastante racistas. Não são todos, mas maioria. Moro na Suiça e atualmente me encontro deprimida e isolada devido a isso.

    • @CristianeHeinrichsDeutsch
      @CristianeHeinrichsDeutsch  4 года назад +1

      Sim, mas não se deixe abalar❤️
      Caso precisar conversar, estou aqui, viu?🤗🥰

    • @kabum33
      @kabum33 8 месяцев назад

      Estou igual a você.

  • @deinha5221
    @deinha5221 8 месяцев назад +5

    Oi Cris, achei super interessante seu vídeo pois não sabia que alguns suíços eram preconceituosos. Atualmente, moro nos EUA e tenho enfrentado situações discriminatórias como racismo e xenofobia. Em uns dos meus trabalhos, sofri racismo por parte de uma senhora americana sulista, e ao reportar o que estava acontecendo aos meus ex-chefes, eles não fizeram absolutamente nada mesmo a empresa "pregando" sobre "respeito a diversidade cultural" e "repudio a atos discriminações e assédios. Uma outra situação é que uma das amigas da minha amiga, é suiça. Das pouquíssimas vezes que saímos em grupo, percebi que essa moça suiça me olhava c/olhar repugnante mesmo eu nunca ter feito nada a ela! Não sei se essa moça repudiava o fato eu ser preta e casada c/alemão-judeu pq ela tb disse que não gosta de judeus. Infelizmente, o preconceito existe em qualquer lugar do mundo, inclusive no Brasil. No Brasil, o preconceito é velado e em outros países, é extremamente explicito!

  • @kemosabeemportugal
    @kemosabeemportugal Год назад +3

    Cris olá tudo bem?
    Você morou no Brasil??❤
    Infelizmente essa é uma triste realidade hj eu moro em Portugal e também sinto isso!!!!

  • @rodriguesregismarcio
    @rodriguesregismarcio Год назад +2

    Obrigado Cristiane, quero fazer um passeio turístico pela Europa e por ser negro fiz a pesquisa prévia, grato pelo vídeo informativo 🙏🏾

  • @marlyasche9159
    @marlyasche9159 4 года назад +4

    Professora Cristiane, que bonito ver que ainda existe seres humanos assim, que enxergam o outro com carinho e respeito.
    A senhora me passa muito equilíbrio, uma essência linda e pureza de alma.

  • @vicenteamaro8990
    @vicenteamaro8990 4 года назад +1

    Por saber que ainda pessoas como você, e não são poucas, é que nutro um pouquinho de esperança por um mundo melhor!!
    Vielen Dank!!

  • @anabomfim1154
    @anabomfim1154 4 года назад +4

    Obrigada pelo vídeo! Trabalhei numa Bekarai como Putzfrau e quando eu terminava de limpar vinha uma colega minha de trabalho e sujava. E quando eu queria iniciar a limpeza em lugar, elas falavam não limpa agora aí não, ia para o lugar que falavam, depois diziam não começa daí. Ufa! Depois comecei a deixar sujo o lugar que eu limpava e depois eles sujavam me mandaram embora do trabalho. Sem uma explicação ao meu favor! Também não sabia falar e nem entender alemão naquela época! Mas como todos já comentaram, existe racismo no mundo todo!

  • @davidavido8365
    @davidavido8365 2 года назад +1

    Eu só negro e ao longo da sua abordagem percebi que és um exemplo de pessoa ♥️♥️♥️

  • @PretinhoDZ
    @PretinhoDZ 7 месяцев назад +1

    Gostei do vídeo informativo, claro e crível. Sem esconder nada e revelando o as pessoas insistem em negar que o pré conceito tem várias manifestações. Raça, origem, costumes, crenças e nada disso define quem somos como seres humanos.

  • @annamuller5313
    @annamuller5313 4 года назад +3

    Moro no cantão de bern e aqui os suíços tem muito racismo/xenofobia com os estrangeiros ...especialmente as crianças/adolescentes nas escolas fazem bulliyng , racismo e os professores não fazem nada , e tb alguns não alugam casas ou não dão trabalho (lehrstelle) so pq vc é estrangeiro eu sou portuguesa /russa sofri e sofro ate hj xenofobia :/
    (Com alemães eles não mexem muito pelo menos aqui)

  • @sousakarl9291
    @sousakarl9291 4 года назад +1

    Aquele canal antes de assistir o vídeo já deixo meu like.. parabéns pelo vídeo professora..

  • @tonstotch
    @tonstotch Год назад +7

    Primeiramente, o seu português é lindo demais. Eu sou branco (no Brasil pelo menos eu me declaro assim) e busco por um lugar onde eu possa viver em paz com minha família um dia, entretanto vejo que no mundo inteiro existe tal maldade e fico com receios.
    Mesmo aqui onde é um país miscigenado há gente disputando por tonalidade da pele, cor dos olhos ou cabelo para dizer quem é branco ou negro, enquanto os pardos e nativos indígenas precisam se encaixar entre um ou outro pars existirem.
    Estou cansado desse mundo e minha tentativa de ser aceito ou me encaixar, onde confundem tudo e julgam pessoas. Todos nós somos da raça humana e merecemos respeito, a etnia e o alelo genético dominante ou recessivo que cria diferentes belezas e cores deveria nos unir ao invés de um se achar mais que o outro e querer usar rótulos para desmerecer as pessoas. Concordo muito sobre, ninguém é melhor do que o outro seja por qualquer coisa, quando o próximo usa a religião ou sua cultura ao tentar propagar tal pureza, o ser humano que pratica isso merece um castigo judicial ou divino.
    Lamento o que você e teu pai tenham passado com outros brasileiros, porém caso soubessem que você era alemã iriam lhe tratar de outra forma e o preconceito deles talvez nunca seria exposto devido parte do sul meio que simpatizar com a história da Alemanha na WWII e etc, digamos que por aqui as coisas não andam bem e sim bem problemáticas atualmente.
    Abraços e desculpe se algo em meu comentário soou ofensivo, conheci o teu canal agora e seu vídeo me fez sentir melhor após algo ruim que passei com alguns preconceituosos dos Estados Unidos, triste vermos que eles saem dos países deles e são tratados bem aqui para nos tratar de forma cruel.

  • @Heverlismedrado
    @Heverlismedrado 4 года назад +2

    Belo posicionamento. Certa vez um psicanalista disse uma coisa interessante sobre tais problemas no mundo: "Eles não vão mudar. É a gente que tem que se vacinar contra eles, ser cabeça de pedra, ter uma mente forte". Tal psicanalista era gay e sobre sua sexualidade dizia: "eu sou gay, vocês querendo aceitar ou não"

  • @EdsonSalesPereira
    @EdsonSalesPereira 4 года назад +4

    Estou pasmo com suas informações. Jamais pensaria que isso acontecesse desse modo ainda... Obrigado, por expôr essas situações controvérsias e que devem ser amplamente repudiadas.

  • @mariaaparecidadossantosbar7104
    @mariaaparecidadossantosbar7104 4 года назад +2

    Bom dia a todos!
    Agora em português para explicar melhor.
    O preconceito não está somente na cor e na Suiça ou na Europa.
    O meu marido era italiano e me disse que,muitos italianos do Norte se julgam melhor do que aqueles do Sul.Também muitos italianos do Norte dizem que os portugueses não são Europeus.Aqui no Brasil,eu já sofri preconceito vindo dos meus próprios compatriotas brasileiros por causa da minha vestimenta.A minha arma de proteção é a cultura.Aprender outros idiomas ajuda muito a baixar a guarda das pessoas preconceituosas.No estabelecimento onde sofri preconceito a pessoa que me atendeu após me ouvir falar da Italia com às minhas clientes e que eu sabia falar italiano,ela começou a se aproximar de mim e eu me afastei dela.Detalhe:a pessoa que me discriminou morava num bairro ruim enquanto eu morava na Zona Sul onde tudo é bem mais acessível.O preconceito vem de longas datas desde antes do Jesus Cristo nascer.Eu não tenho religião mas,se lembrem que na passagem da bíblia fala do Jedus Cristo falando com uma senhora que na época não era bem vista pela sociedade devido ter. tido homem sem ter contraído matrimônio.Existe preconceito de todas às formas e jamais iremos acabar com eles.Direto ou indireto todos nós temos preconceito.Eu não sou perfeita e tenho cá os meus preconceitos.No entanto,estou estudando ainda mais para eliminar minha ignorância a respeito de muitas coisas.Preconceito é=IGNORÂNCIA.
    Falta de conhecimento sobre algo ou.alguém.Quando conhecemos acaba o mistério.Tschüss.

  • @herbertdasilvapereira
    @herbertdasilvapereira 7 месяцев назад +1

    Parabéns pelo relato sincero

  • @marcosdourado844
    @marcosdourado844 4 года назад +2

    Excelente vídeo, muito ponderado, há uma confusão entre preconceito, discriminação, racismo.

  • @marinaalemanha3228
    @marinaalemanha3228 4 года назад +13

    Guten Morgen, moro numa região na Alemanha onde há muitos estrangeiros e imigrantes e não vejo tantos casos de racismo. Mas, desde que cheguei aqui mudei muito meu estilo para me adaptar melhor a vida na Alemanha. Ja sofri preconceito aqui pelas minhas roupas, meus cabelos negros e cheios e também por não falar perfeitamente a língua. Mas, infelizmente o racismo existe também no Brasil. Obrigada pelo vídeo de hoje.

  • @quelkrug1271
    @quelkrug1271 4 года назад +2

    Cristiane, a loja em que seu pai tentou comprar uma moto em Curitiba, certamente, é a BMW pois é comum eles atenderem mal as pessoas havendo inúmeras reclamações na internet. Outra coisa... o que senti em Zürich foi preconceito mais de estrangeiros lá residentes do que dos nativos, a ponto de ficar com medo de grupos de rapazes (possivelmente provenientes do leste europeu) que andam pela cidade e encaram, riem e provocam as pessoas. Vi e vivi cenas como as que descreveu, ocorrida dentro do trem. É difícil demais entender isso.

  • @tatiana1500
    @tatiana1500 4 года назад +1

    Foi bem esclarecedor o vídeo.
    É um assunto bem complicado de se falar.
    Achei interessante a maneira que vc expôs os fatos relatando no início que era a sua opinião e fatos que vc presenciou.
    Triste saber que existe essa realidade.
    Mas sabemos que precisamos colocar a nossa voz. Falar a respeito também e ajudar a mudar essa situação.
    Moro na Alemanha, numa sofri ou vi preconceito relacionado a cor. Já ouvi falar. Mas nunca presenciei.
    Parabéns pelo vídeo e palavras.
    Respeito é tudo!

  • @ricardocamara1804
    @ricardocamara1804 4 года назад +1

    Professora Cristiane ;
    Concordo com o seu posicionamento em relação ao preconceito racial , que nenhuma pessoa é melhor que outra. O ser humano na sua maioria, leva em consideração as aparências efêmeras de corpo "perrfeito", com suas respectivas matizes de olhos variados, prevalecendo a cutis branca e esquecendo a beleza interior da alma. Lamentável os episódios de ódio que vão de encontro à cor negra e dentre outras etnias que são vistas com um olhar crítico em outras partes do mundo. No entanto, a pandemia, Convid-19, não faz distinção entre raça, cor, sexo clero e status social, leva tudo para um mesmo local onde um corpo é deteriorado e transformado em matérias orgânica. O que é essencial nesse mundo são as boas ações, o respeito, o amor que edificam o ser humano e deixam boas lembranças.

  • @vanildenascimentodeoliveir4146
    @vanildenascimentodeoliveir4146 4 года назад +2

    Guten Morgen Cristiane.
    Muito tristes esses relatos,mas, infelizmente,o preconceito existe em todo o mundo,mas,quando você sofre em seu próprio país,torna-se mais penoso,sentira isso na pele diversas vezes,quando vivia no Brasil,então,hoje,por estar morando em um outro país,eu serei sempre uma estrangeira,por mais que esteja integrada á cultura,então, não incomoda-me muito,comparado ao que vivenciara em minha própria Pátria.
    Bem,pelo que já pudera perceber aqui,o preconceito,aqui, já começa desde o momento no qual uma criança,estrangeira (a depender da sua etnia, será ou não mais profundo),ingressa no Jardim da Infância,por volta dos seus cinco aninhos, não por parte das demais crianças e sim,de alguns professores,eles simplesmente não querem ter trabalho a mais,então, já no início,consideram aquelas crianças aptas ou não para aprender não somente em relação ás matérias,idioma,mas, também á nível de comportamento,então, praticamente o seu futuro,chance de obter sucesso,inicia-se naquele período,onde serão constantemente avaliadas,e possam finalmente poderem iniciarem a vida escolar,ou seja,o Primário,algumas,antes disso,de acordo com as suas avaliações,são encaminhadas á psicólogos antes de seguirem em frente,isso,chocara-me logo no início,comprovando que,aqui, não querem perderem tempo com crianças que não estejam ao nível apropriado de aprendizado...

  • @ballackballack5880
    @ballackballack5880 4 года назад +2

    Se alguém quer saber se é diferente de alguém só dar um talho na pele e vai ver se a carne é branca e sangue vermelho , a única diferença que diferencia uma pessoa da outra é a cor do tecido, e outras tem amor e outras não tem amor só isso .

  • @ricardoecv1899
    @ricardoecv1899 2 года назад +1

    Rapaz, esse é meu maior medo de sair do Brasil. Apesar de o racismo existir aqui, eu vejo que é algo debatido, existem políticas públicas que se preocupam com isso e lutam contra o racismo, diferente de outras nações que se mantém imparciais quanto a isso. Sou de Salvador e 80% da população aqui é negra, o racismo aqui acontece com bem menos frequência.

  • @ballackballack5880
    @ballackballack5880 4 года назад +7

    Sou Brasileiro país que maior índice de Racismo é o nosso Brasil 🇧🇷 e todos brasileiros sabem quem disser que não sabe está com fogo na prega .

  • @samirdaibs1686
    @samirdaibs1686 4 года назад +1

    Parabéns e Obrigado pelo vídeo!

  • @luzfranca100
    @luzfranca100 4 года назад +1

    Olá, Boa Tarde Professora!
    Muito oportuno seu relato para que possamos ter idéia de como são as coisas por ai!
    É triste saber que em pleno século XXI, temos que conviver ainda com isto.

  • @ulyssesmilgrau5913
    @ulyssesmilgrau5913 4 года назад +2

    Olá professora! Poderia compartilhar como a Sra sofre como imigrante?Abraços

  • @katiamiranda
    @katiamiranda 4 года назад +1

    Olá, Professora!
    Bem...a respeito do assunto que expôs no vídeo, realmente é muito delicado e triste para se abordar. A DISCRIMINAÇÃO de todas as espécies, infelizmente e inacreditavelmente ainda existe, apesar de estarmos em pleno século XXI.
    Seu vídeo com seu posicionamento foi perfeito, concordo com toda as suas abordagens, o que me faz admira-la ainda mais como pessoa e ser humano.
    Em todos os lugares do mundo existe o preconceito, a xenofobia etc, apesar de nunca ter presenciado nenhum caso, o que de fato me chocaria bastante.
    Fico feliz por saber que és um ser humano especial e gostaria muito de assistir aos vídeos com seus relatos de preconceitos que também já passara.
    Beijinhos e fique com Deus 🙌🏼🥰😘

  • @joaodomingos123
    @joaodomingos123 4 года назад +1

    Hallo Sie Cristina, moro na região Nordeste do Brasil e não gosto nem um pouco mas ,isso tem que mudar . Com o respeito .

  • @simoesregina3286
    @simoesregina3286 4 года назад +1

    Ola Critina muitos parabéns pelo teu diálogo foi muito bom ouvir. Beijinho

  • @porgentileza5970
    @porgentileza5970 4 года назад +1

    É tanto preconceito, muita gente sofre tanto com isso.

  • @luzfranca100
    @luzfranca100 4 года назад +4

    Eu passei muito isso aqui no Brasil, NÃO HÁ VAGAS, isto quando na época os porteiros, eram obrigados a virar a placa, dizendo que a vaga já havia sido preenchida. É triste, só quem passou por isto sabe o quanto é dolorido,
    Imagino suas dores, em cada situação vivida!
    Um grande Abraço e vamos estudando!

  • @canaldagigi1536
    @canaldagigi1536 4 года назад +1

    Não sou Racista, sinto muito mesmo por isto😥 gracas a DEUS, pelos os paises onde passei, tive sorte. E os alemães não tem culpa do passado. Meu marido é Alemão, é um homem descente. Tenho muitos amigos Maravilhosos por cá.

  • @marciotemperante1
    @marciotemperante1 4 года назад +1

    É muito triste presenciar estas situacoes q vc narrou.

  • @danieladeoliveira3136
    @danieladeoliveira3136 4 года назад +6

    Esse tema me deixa tão triste, tão amendrontada, que preciso respirar fundo antes mesmo de ler notícias sobre racismo. Vi o título e já respirei fundo e pensei se iria ou não assistir. Porque o tema me quebra, é como se fosse um vampiro me sugando as energias. Eu tenho muito medo do racismo, eu vejo humanos racistas como se eles fossem monstros. Me dói. Estou na metade do vídeo e não estou aguentando mais ouvir as histórias. Obrigada por postar o vídeo. Até fiquei com medo de você dizer algo que eu não gostaria de ouvir a respeito do seu ponto de vista, porque gosto muito dos seus vídeos, e tive medo. É um tema que me apavora e evito ler sobre. É ótimo que tenha feito o vídeo. Agradeço por passar a mensagem de que Ninguém É Melhor Do Que Ninguém. Fique com Deus.
    💔

    • @danieladeoliveira3136
      @danieladeoliveira3136 4 года назад +2

      Eu sou brasileira e moro na Suiça. Sou portadora da doença vitiligo. Um português na Suiça (não um suíço) me disse que eu tinha muita sorte, que o vitiligo estava me salvando. ... Não sou negra e tenho a pele clara, e já escutei isso de um homem extremamente racista e que diz estar exercendo o direito dele em ser racista.
      Eu não soube o que dizer no momento que ouvi, e ainda não sei o que dizer.

  • @clarasobrinhosobrinho445
    @clarasobrinhosobrinho445 4 года назад

    Amei esse vídeo, faço uso das suas palavras, vc nós ensino a ser mais educada.obrigada

  • @Batatolandia
    @Batatolandia 4 года назад +2

    Alemão e suissos não digo todos mas a maioria são racista e xenofóbicos. Aqui na Alemanha não é alemão puro nascido aqui e Ausländer independente de ser do sul.

  • @analuizacampos1
    @analuizacampos1 4 года назад +3

    Aqui no Brasil, apesar de ser um país tão miscigenado, existe sim racismo, infelizmente! Eu acho um absurdo o racismo como também todo e qualquer tipo de preconceito...E aqui no Brasil por ser um país de tamanho semelhante a um continente, existe também os preconceitos entre as regiões Sul e Sudeste com as regiões Norte e Nordeste, acho isso muito triste e sem sentido... Grata a você, professora pelas palavras e esclarecimentos! 🙏☺️😽💗

  • @Batatolandia
    @Batatolandia 4 года назад +2

    Eu moro aqui na Alemanha e conheço a Suíça mas acho os dois países xenofobicos aqui na Alemanha os alemães não gostam de estrangeiros não digo todos mas são independente de ser branco negro não é alemão a maioria não gosta.

  • @AlineSouza-gj1qh
    @AlineSouza-gj1qh 4 года назад +5

    Me envergonho profundamente por ser brasileira no atual momento. O Brasil foi tomado pelo ódio, todos os dias vemos casos. Ainda mais, venho de uma região chamada nordeste, que historicamente sofre preconceito do sul. O Brasil está num caminho terrível

  • @yollandmarisamahina8393
    @yollandmarisamahina8393 4 года назад +3

    Olá querida professora eu sou a Marisa, sou africana (Angolana) e de pele negra. Moro na alemanha à 2 anos e 10 meses. Venho assistindo algumas de suas aulas à alguns meses, e têm me ajudado muito, a Senhora é muito simpática, simples, gentil e uma escelente professora. Gosto muito de acompanhá-la! Quanto a questão do racismo, concordo com toda sua opinião e mais uma vez acho que a Senhora tem um coração muito nobre. Fiquei chocada com alguns testemunhos que deu sobre o racismo na Suíça, e acho que tudo passa por uma questão de educação que cada pessoa obteve. A polícia tem o dever de garantir segurança e protecção à todo e qualquer cidadão e não o contrário tal como acontece em alguns casos. Aqui na alemanha também acontece, eu pessoalmente tenho sentido e presenciado o olhar e o tratamento de algumas pessoas nos lugares públicos. À tempos estive no consultório médico pediátrico com minhas duas crianças, enquanto aguardavamos na sala de espera uma delas começou a chorar e uma das três enfermeiras que vi lá, veio ter comigo eu não entendi muita coisa que ela falou mas a atitude, o tom de voz e o seu semblante expressavam muita arrogância, e desde aquela data eles nunca me permitiram ficar aguardando na sala de espera sempre que vou pra lá com minhas crianças, me mandam aguardar obrigatoriamente fora ao ar livre ainda que estiver chovendo. Eu não entendo porquê a diferença de cor causa tanta indiferença se na verdade somos todos iguais!. Enfim apesar de tudo também devo reconhecer que o racismo aqui na alemanha não é tão notável como em outros países e acho que é uma grande menoria da população que carrega este tipo de preconceito, a maioria da população me parece muito amável. Obrigada 🥰

  • @gregofilho8404
    @gregofilho8404 Год назад

    Tem mais racismo na Alemanha do que ai na Suíça ,onde morei ,agora os Suíços não gosta de alemaĕs,isso eu percebi na Suíça, aqui no Brasil também, até nas favelas o inimigo é chamado de alemão😅😅😅

  • @Micheljesus
    @Micheljesus 4 года назад +2

    você é alemã ou brasileira?

  • @mkznxx
    @mkznxx 3 года назад

    Entrei numa loja chamada cacau Brasil em Curitiba, não tinha ninguém na loja ,entrei e fiz meu pedido paguei,e pasmen ela foi atender outras pessoas e disse que eu teria que esperar pra ela me entregar meu pedido, eu carquei a boca nela

  • @ilzasilva6629
    @ilzasilva6629 4 года назад +1

    Isso é triste. Em todo lugar existe esse tipo de atitude. Eu sou brasileira e já passei por isso em Curitiba, fiquei chocada e nem tenho cor escura, imagino como os outros não sofrem. Já fui constrangida na Espanha, Portugal .Deus ama tds independente de cor , raça, nacionalidade etc etc.

  • @kabum33
    @kabum33 8 месяцев назад +1

    É.Mas finge que não é.

  • @DaniloMorbin
    @DaniloMorbin 3 месяца назад

    Uma mulher branca falando sobre racismo...que engraçadinho...rsrsrs

  • @suryanadriano5483
    @suryanadriano5483 4 года назад +1

    Polêmica

  • @maurendenisecoelho1414
    @maurendenisecoelho1414 4 года назад +2

    Hallo! Liebe Cris
    Existe preconceito de todos os tipos. Moro no Brasil, e há discriminação da cor da pele!
    Independente do lugar, sempre vamos encontrar dificuldade de aceitação das pessoas.
    Assisti o filme Escritores da Liberdade, um exemplo excelente de integração de raças.

  • @Batatolandia
    @Batatolandia 4 года назад +1

    Meu marido diz que ritler era austríaco não era alemão e disse que ritler tirou o passaporte alemão par poder ser chefe de estado na época por tanto ele acha injusto os alemães carregar está vergonha.

    • @annannyy9891
      @annannyy9891 4 года назад +5

      Estude sobre como o Hitler foi um chefe de estado. ..Ele foi preso na Áustria, e foi aceito pelo exército alemão. ...A culpa era da Alemanha sim!

    • @Batatolandia
      @Batatolandia 4 года назад

      Ann Annyy me explica!!

    • @MarceloSantos-et4cq
      @MarceloSantos-et4cq Год назад

      Aiinn meu marido disse🙄... Vá vc atrás de informações.

  • @adolfobewillir1991
    @adolfobewillir1991 4 года назад +5

    Só na Suíça 🇨🇭?? Seria bom, mas infelizmente o mundo todo, mas todo mesmo. Sou suíço e Brasileiro é moro na Alemanha 🇩🇪! O Brasil então nem se fala 🤷‍♂️

    • @CristianeHeinrichsDeutsch
      @CristianeHeinrichsDeutsch  4 года назад +6

      Hallo, Adolfo Bewillir
      Não sei se o Sr. viu o vídeo, mas em nenhum momento comentei que é só na Suíça, inclusive depois comentei que isso acontece no mundo todo :(

  • @yagonobre3398
    @yagonobre3398 3 года назад +1

    E eu achando que a Suíça era um exemplo de país, que nojo 🤮

    • @CristianeHeinrichsDeutsch
      @CristianeHeinrichsDeutsch  3 года назад +2

      Nem tudo é perfeito. 😉 E num todos os Suíços são iguais - graças a Deus🙏

  • @vitorhugodjatamalinke7854
    @vitorhugodjatamalinke7854 4 года назад +3

    E o Brasil não é?

    • @CristianeHeinrichsDeutsch
      @CristianeHeinrichsDeutsch  4 года назад +2

      Hallo, Victor Hugo Dos Reis
      Em nenhum momento comentei que é só na Suíça...

    • @vitorhugodjatamalinke7854
      @vitorhugodjatamalinke7854 4 года назад

      Cristiane Heinrichs Eu sei bem, foi só uma continuação do seu título! Valeu👍🏾

  • @LuisBrandt_
    @LuisBrandt_ 4 года назад +1

    Professora, em casa você só fala alemão?
    Seu marido não sabe português?